Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Corona em definitivo a lateral direito? A resposta de Sérgio Conceição

Agarrou em definitivo o lugar? Manafá e Saravia demonstraram fragilidades e Tomás Esteves parece não contar ainda nesta altura.

Jesús Corona parece ter agarrado a posição de lateral direito em definitivo e o técnico do FC Porto comentou essa situação, na antevisão do duelo frente ao Vitória SC. “Desde que estou aqui não digo que o Corona tem tantas unidades de treino a lateral como a extremo ou a 10, mas anda lá perto. Faz parte do nosso trabalho. Para nós não é surpresa”, atirou o treinador dos dragões.

VM
Author: VM

15 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 31, 2019 at 2:13 pm

    A verdade é que tem sido um dos melhores quando joga a lateral, a melhor fase do Porto na época passada também foi com ele a lateral. Tem correspondido muito bem e penso que foi para ficar. A profundidade que dá permite ao Baró/Otávio a terem liberdade para jogar por dentro.

  • Kacal
    Posted Agosto 31, 2019 at 2:24 pm

    Assumindo o Corona como lateral direita em definitivo, abre-se um problema que é o Saravia ter custado quase 6 milhões aos 25 anos e ser preterido por uma adaptação e que já estava no clube há muito tempo. Se o objectivo era apostar no Corona, tinha contratado um extremo direito em vez do Saravia. Se acreditavam no argentino, então acreditaram mal ou deviam insistir mais um pouco. Seja como for os laterais direitos não ficarão muito motivados assim. Manafá também foi contratado há pouco mais de 6 meses e preterido também, o Tomás não é grave já que tem 17 anos e terá o seu ano de equipa B.

    Sobre a adaptação em si, pode resultar porque o Corona é um jogador que ofensivamente e tecnicamente é dotado por ser um extremo e portanto não falta profundidade ao corredor, é até veloz e tem boa atitude competitiva pelo sangue mexicano, aprendendo a defender e posicionar-se na posição pode ser um caso de sucesso e tenho visto melhorias, contra o Benfica esteve bem, é dar-lhe continuidade, ficamos é com menos opções na ala direita. De resto, o Corona como extremo nunca “explodiu” realmente como o seu potencial indicava e foi sempre oscilando de rendimento, pouco consistente e não iria atingir outro patamar, a lateral quem sabe não resulta e o atinge.

    • Rodrih125r
      Posted Agosto 31, 2019 at 3:35 pm

      Concordo plenamente, aliás fisei a questão da lateral direita no post do Benfica-Porto.. se Corona é para a lateral é menos uma opção para extremo.. a política de contratações tem sido ridicula nos ultimos anos.

      Por outro laddo, acredito que se Tecatito “aprender” as funções de lateral possa vir a render mais até do que a extremo, pelo menos de forma consistente.. para o campeonato acredito que dará perfeitamente mas continuam a see quase 8/10 milhoes estourados em dois laterais para apostar no melhor extremo do plantel para a posição.. nao faz sentido

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2019 at 4:20 pm

        Concordo totalmente com o teu comentário e opinião, Rodrih125r.

        É um atestado de incompetência aos 2 laterais contratados e falta saber, tal como disse, se o SC já pensava no Corona para lateral direito e foi ele a escolher também Saravia ou se apenas foi mais uma contratação sem sentido e para esbanjar dinheiro.

      • jlgoncal
        Posted Agosto 31, 2019 at 4:32 pm

        O Porto fez o melhor mercado que alguma vez tinha feito este ano.

        Contratou 7 elementos para jogarem… 5 são titulares o outro é o Nakajima, que tem os mesmos problemas do Saravia no posicionamento só que no caso do Nakajima é no posicionamento pós perda de bola e na recuperação em equilíbrio defensivo e o restante o Saravia que é um Internacional Argentino e titular do campeão argentino com os problemas que frisei acima mas que é um bom jogador e se não conseguir evoluir para o modelo europeu, siga de volta pelo mesmo preço.

        Criticar este mercado do Porto é simplesmente ser intelectualmente desonesto e para além de a equipa ter 2 jogadores por posição em todas as posições do terro e inclusive ter 3 a 8 que eu acho que é desnecessário que o Bruno Costa permaneça no plantel e que deveria ser emprestado até segunda-feira.

        • Kacal
          Posted Agosto 31, 2019 at 6:42 pm

          Este ano a política de contratações, em termos desportivos, foi realmente de qualidade e claramente positiva, financeiramente nem tanto. Mas é escusado já estar a atacar os outros com isso do desonesto intelectualmente, nem foi para mim, mas é desnecessário, chill man!!

        • Rodrih125r
          Posted Agosto 31, 2019 at 8:16 pm

          Como intelctualmente desonesto que sou, acho que escrevi nos “nos ultimos anos”.. sim este ano foi melhor.. mas contratar um central por 3 milhoes (com qualidade mas já com idade avançada) quando tinha saído o ano passado a custo zero tendo agora um ordenado duplicado ou triplicado em comparação de quando saiu? Isto quando há Pepe, Osorio, Mbemba e os Diogos??Saravia por 6 milhoes quando a aposta recairá num extremo que já estava no plantel?? Isto é uma boa política de contratações ou é esbanjar dinheiro?

          O próprio negócio do Nakajima foi ridículo até porque nao creio que vá ter muitos minutos com SC, posso e quero estar redondademente enganado..

          Portanto, na opiniao de uma pessoa intelectualmente desonesta 3 das 7 contratações foram más do ponto de vista financeiro, indisuctivelmente, sendo que duas delas podem ser más desportivamente..

          O staff do Porto nao pode andar sempre a contratar Fernandos Andrades e Manafás, vá lá que aprenderam um bocadinho com Marchesín, Zé Luis, Uribe e Diaz mas mesmo assim ainda têm muito trabalho para me fazer esquecer o resto.

          Cumprimentos

    • FCPenta
      Posted Agosto 31, 2019 at 4:08 pm

      Por acaso não vejo problema nesta questão. É duplamente positiva a fixação a LD, primeiro retira pressão de Saravia numa fase inicial de adaptação, o argentino tem de dar um passo atrás para dar dois em frente, não pode ser o cêpo que o pintam.
      Segundo, permite a Manafá fixar-se na LE, que é a posição dele! Não gosto particularmente do jogador mas não o consigo criticar quando está a jogar fora de posição… Lembro-me bem de Ricardo Pereira a jogar no lado esquerdo quando era LD e foi um suplício!

      Tomás Tavares tem de ser blindado antes de jogar na equipa principal um minuto que seja e não lhe faz mal nenhum jogar na B uma época, não esquecer que é a primeira época dele lá…. Tudo a seu tempo.

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2019 at 6:41 pm

        Bem sou menos otimista, mas espero que tenhas razão, será bom sinal e admitirei o mau julgamento.

        De resto, concordo totalmente com tudo que disseste, sobretudo na parte do Tomás. O que critico é gastar 7/8 milhões em 2 laterais e agora estarem encostados para jogar o Corona adaptado e ficarmos com menos opções nas alas, mas acho que estão a ser bem encostados.

    • jlgoncal
      Posted Agosto 31, 2019 at 4:27 pm

      Não percebo qual é o stress…

      Começando pelo Tomás… Tomás tem 17 anitos acabados de fazer e não aguenta 70m na competição senior… ele acaba todos os jogos rebentado ou substituído na B. Não está minimamente pronto para as exigências físicas de jogar com homens. Está pior que o Manafá quando chegou em Janeiro.

      Manafá… Manafá veio em Janeiro para ser uma opção e não para ser titular… ora estavamos sem um lateral em condições mas Manafá provou de imediato que não era esse lateral. Tem velocidade e é voluntarioso mas é isso e nada mais que isso. Defensivamente é uma nódoa e ofensivamente ainda é pior… Agora o Porto ataca continuadamente em 90% dos jogos e um lateral com as características que o Manafá tem é útil vindo do banco.

      Saravia e os 6M… 6M hoje em dia é barato e é um jogador de 25 anos com mercado, para mais vem de um campeonato em que se pode defender em zona para um campeonato em que se tem de marcar em cima a partir do meio campo para trás.

      Ora isso origina um período de adaptação pois esses erros não é com 1 ou 2 treinos que se corrigem e é preciso muito mais tempo para se ver o que está ali.

      Para além disso, Saravia tem pézinhos de jogador, sabe se posicionar no último terço ofensivo e um Cruzamento qb. A nível de corte no chão, tem um bom timing agora tem de aprender os momentos de marcação em cima e os momentos de arranque, assim como os momentos de cortar para dentro e dar a linha, pois na Europa isso é o essencial para um lateral não andar sempre a ser comido.

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2019 at 6:38 pm

        Vejo que estás muito confiante, espero que tenhas razão nesse caso. Se não vês mal nenhum, aceito e respeito. Eu vejo, mas se o Saravia tem tanto mercado, não deverá ter problema em ser vendido de volta. Ou poderá ser outro Alan Ruiz…

        Sobre o stress, não há stress nenhum sobre o Corona ser aposta, acho que deixei explicito que concordo e acho bem. Tenho stress é com apostar no nosso melhor extremo, a par do Luis Díaz, um dos 3 melhores jogadores da época passada no meu ver, enquanto 2 laterais direitos que foram contratados por 7/8 milhões nos últimos 6 meses, andam pela bancada, esse é o meu stress, é dinheiro deitado fora. E 6 milhões é barato, haja dinheiro. Quantos laterais contratamos por 6 ou mais milhões? Foram assim tantos? Danilo, Alex Sandro, Telles? Mas todos esses eram mais novos e deram craques cá, mas o argentino não sendo aposta poderá dar “flop” e foi dinheiro deitado fora. Do Tomás não critiquei, vai jogar na equipa B e tem apenas 17 anos, não tem problema não ser aposta já, referia-me aos outros dois e não acho que algum deles tenham capacidade para jogar no Porto, apenas tenho stress com termos gasto dinheiro neles e estarmos agora a adaptar um jogador à frente deles, mas se não rendem, acho bem a aposta em Corona.

    • Valderrama
      Posted Agosto 31, 2019 at 5:13 pm

      Kacal acho que o plano original seria o Saravia assumir a lateral direita mas tenho muitas dúvidas que não dê flop. Quanto ao Corona, concordo em parte com a avaliação. Os primeiros anos foram de facto de grande irregularidade mas acho que no ano passado melhorou muito e esteve mais regular. Na minha opinião, claramente um dos três melhores do Porto na época passada

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2019 at 6:39 pm

        Também tenho essas duvidas todas, Valderrama. E sem jogar pior ainda, mas vamos esperar e ver.

        De resto, concordo totalmente. Para mim também foi um dos 3 melhores jogadores da época passada, mas a verdade é que o seu potencial quando chegou do Twente era para bem mais do que foi até ao momento e quis dizer que não se afirmou totalmente nem demonstrou a capacidade de dar o “salto” para um colosso.

    • coach407
      Posted Agosto 31, 2019 at 6:39 pm

      Acho que esta mudança não se deve só à desilusão que foi o Saravia… o próprio Corona estava a desiludir portanto foi uma solução que juntou o útil ao agradável.

      No entanto vim responder-te por outro motivo. Disseste que o Corona não deu o salto esperado e eu pensei “pois não, nem o Brahimi, nem o Tello, nem o Adrián (em Espanha jogava muito na esquerda), nem o Paulinho, nem o Jota (no Porto), nem o Iturbe…” até que chego à conclusão que o FC Porto, depois de James e Hulk, até teve alguns investimentos em extremos que tinham potencial para explodir… e nenhum explodiu. Nem Lopetegui, nem Nuno, nem Conceição… vamos ver agora o que se faz com o Nakajima e o Luis Díaz, mas é interessante ver o potencial que passou pelo Porto nos últimos largos anos e parece que ficou tudo com um amargozinho de boca.

      • Kacal
        Posted Agosto 31, 2019 at 11:44 pm

        Sim, mas apesar de tudo o Corona foi, pelo menos para mim, um dos 3 melhores jogadores da época passada na equipa e é um dos 2 ou mesmo o melhor extremo que temos, não deixa de ser esquisito ser adaptado a lateral direito quando em pouco mais de 6 meses contratamos 2 laterais direitos por cerca de 7/8 milhões, isto sem contar com João Pedro e Saidy Janko que sobem o valor para mais de 10 milhões, em que nenhum era e é uma jovem promessa, nem provaram ser claras mais-valias e estão encostados ou emprestados, é uma política má. O Saravia ainda pode dar algo, mas sem jogar ficará mais dificil, a ver vamos.

        Sobre o resto, concordo totalmente. Foquei-me no Corona porque é o tema deste post e lembro-me que “partia tudo” na Eredivisie como fizeram Tadic, Ziyech e afins, veio por cerca de 10 milhões para o Dragão e chegou a falar-se do interesse do City nessa altura, mas depois teve altos e baixos sem nunca “explodir” ao nível do seu potencial e ser consistente, mas sim é verdade o que disseste e é realmente estranho e deixa um amargozinho na boca.

Deixa um comentário