Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Darwin é o jogador mais valioso fora das Big 5; Inácio está em 3.º

Imagem: https://football-observatory.com/

Corresponde à realidade? O Sporting dificilmente recusaria uma proposta na ordem dos 30 ME por Inácio, mas a verdade é que há poucos centrais promissores, ainda por cima já com a bagagem do jovem luso, que aos 20 anos já tem duas épocas como titular numa equipa que luta pelo título.

De acordo com o mais recente relatório do Observatório do Futebol (CIES), Darwin Nunez, avaliado em 70,7 milhões de euros, é o jogador com mais valor de mercado a atuar fora das Big 5. O avançado do Benfica supera Antony, do Ajax, que tem sido apontado ao Man Utd e, segundo este estudo, tem um valor de mercado de 57,5 ME. Gonçalo Inácio, do Sporting, avaliado em 52,2 milhões, completa o pódio. Matheus Nunes (49,5 ME) e Pedro Gonçalves (49,2 ME), o benfiquista Gonçalo Ramos (42,9 ME) e o portista Diogo Costa (41,4 ME) também figuram no Top 10.

59 Comentários

  • O Pocahontas
    Posted Maio 3, 2022 at 1:16 pm

    Foi a Gestifute que fez esta tabela?
    Valores absolutamente ridículos e faltam muitos jogadores de outras ligas fora das Big-5.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 3, 2022 at 4:00 pm

      Esta lista é a primeira póstuma do Raiola; e olhe que não estou a mandar nenhuma posta!

    • fernando pimentel
      Posted Maio 3, 2022 at 4:20 pm

      A Gestifute controla o mercado portugues/ a sexta liga mundial, portanto numa lista destas vai estar sempre muito bem posicionada.

  • João Ribeiro
    Posted Maio 3, 2022 at 1:17 pm

    Duvido que algum dia o Pedro Gonçalves renda um valor idêntico. Acho que é um belíssimo jogador, mas neste contexto e neste modelo de jogo. Acho que é um jogador pouco versátil para rendar em diferentes modelos de jogo. Acho-o muito semelhante ao Siem de Jong, que era um médio que marcava imensos golos e rendia imenso no Ajax, mas fora daí fez muito pouco, tendo caraterísticas muito idênticas às do Pote.

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 3, 2022 at 1:32 pm

    Lista sem sentido parece feita por jornalistas portugueses.

    Nem Adeyemi que é pretendido por meio mundo aparece…

  • brunosilva386
    Posted Maio 3, 2022 at 1:41 pm

    Lol O Vitinha deve ser jogador de cricket, só pode …

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 3, 2022 at 1:41 pm

    O Inácio é muito pouco apreciado em Portugal e tem muito pouca projeção mediática. Até tenho dúvidas que vá ao mundial (o que seria uma excelente notícia). Do meu lado desejo que se mantenha assim.

    O Matheus Nunes dá mais nas vistas e calhava muito bem na Premier por exemplo, mas falta-lhe a capacidade para desmontar blocos o que dificultaria a presença em equipas que enfrentam blocos todas as semanas.

    A parte boa desta época do Pote é que é outro não vai seguramente à seleção e pode ficar longe dos holofotes.

    SL

  • El Pipito
    Posted Maio 3, 2022 at 1:46 pm

    Pote é fraco. Até gosto do Gonçalo mas nunca pode valer isso. Esta malta sabe que o Vitinha e o Fábio Vieira existem?

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 3, 2022 at 1:54 pm

      O Vitinha ainda não tenho a certeza mas o Fábio Vieira nunca viram jogar de certeza.

      Um médio que faz 23 golos numa liga como a Portuguesa nunca pode ser fraco, sendo que este ano foi decisivo na Champions também.

      • El Pipito
        Posted Maio 3, 2022 at 2:32 pm

        Antes de mais, médios são o Palhinha, Matheus Nunes, Bragança, Ugarte e etc. Depois, para além dos golos, o que é que o Pote acrescenta? Sendo que este ano não tem feito a mesma quantidade de golos, a pergunta é “O que é que o Pote acrescenta?”.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Maio 3, 2022 at 2:55 pm

          O Pote tem 10 assistências este ano.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 3, 2022 at 3:10 pm

          Pote é médio no Sporting mas nem 2 anos tem de clube. Antes disso foi médio a carreira toda. No próximo ano deverá recuar no terreno novamente.

          Vou dar o exemplo do Sporting 2-0 Boavista deste ano. Vê o jogo e vê o que faz o Pote. Depois se calhar falamos.

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 3, 2022 at 1:59 pm

      Devem existir por aí aos montes médios ofensivos com 23 anos com 38 golos e 13 assistências em duas épocas num grande

      • El Pipito
        Posted Maio 3, 2022 at 2:30 pm

        Amigo, eu como não vejo futebol pelo excel, sei que o Pote é fraco. Só a capacidade de finalização (que tem sido inexistente esta época) o salva da banalidade que é.
        Klaasen também marcou 20 golos no Ajax a médio centro e flopou em todo o lado. Estatísticas valem o que valem. Pote nunca pode ter apenas a capacidade de fazer golos. Não é ponta de lança. Tem que ter muito mais.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 3, 2022 at 3:11 pm

          Como é que um gajo que ganha o jogo ao Dortmund da foma que ele o faz tem uma capacidade de finalização “inexistente”?

          O Pote tem 14 golos esta época…Quantos médios da Europa têm mais? Se te lembrares de cabeça de 5 é muito…

        • Bayern de Monchique
          Posted Maio 3, 2022 at 4:13 pm

          Não precisas de ir tão longe. Do outro lado da 2.ª Circular houve um que fez 45 golos e 42 assistências em 2 épocas ahah

          Concordo contigo no que à estatística diz respeito. Ter uma ótima estatística não significa que sejas um grandíssimo jogador mas não diria que o Pedro Gonçalves seja fraco. Em Famalicão mostrou ser um médio bastante interessante e em Alvalade mostrou ser um segundo avançado com muita aptidão para golo. Não é jogador de 50M mas também não é fraco.

          Fraco era o Lino ou o Areias, Shaffer ou André Almeida ahah

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 3, 2022 at 4:21 pm

          Pronto. Se sabes que o Pote é fraco nem vale a pena…

          Com Excel ou não o Pote numa época menos boa, com três paragens por lesão, fez 15 golos e 10 assistências e nem era o principal batedor de penaltis.
          Desliga-se um pouco do jogo, mas a sua capacidade técnica e visão de jogo é fantástica.
          Acho que nunca terá nível para um colosso, mas longe de ser fraco.

        • Stromp1906
          Posted Maio 4, 2022 at 11:32 am

          O Pote é fraco e não vale um tostão, o Darwin andou ano e meio a dominar bolas que pareciam pedras da calçada, vale 100 milhões…
          Impossível discutir futebol sem óculos de côr.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Maio 3, 2022 at 2:51 pm

        Isto. Até pode nem ser jogador para mais do que o campeonato português (o que eu duvido seriamente), mas daí a ser fraco vai uma distância grande.

    • disturbed17
      Posted Maio 3, 2022 at 4:18 pm

      “Pote é fraco”
      Não é preciso mais nada para saber o teu nível de avaliação.

  • Nickles
    Posted Maio 3, 2022 at 1:59 pm

    Nunca na vida Diogo Costa, Pote e Ramos valem mais que 30M

  • fanatic
    Posted Maio 3, 2022 at 2:23 pm

    O meu top 10:

    1. Darwin
    2. Antony
    3. Vitinha
    4. Gravenberch
    5. Matheus Nunes
    6. Gakpo
    7. Adeyemi
    8. Diogo Costa
    9. Rafa
    10. Fábio Vieira

    Nota: Nao estou a contar com o Sarabia que pertence ao PSG

  • MM
    Posted Maio 3, 2022 at 2:31 pm

    Esta lista so mostra como somos os maiores a inflacionar os nossos jogadores, ha mt merito nisso!
    Curioso para saber em quanto avaliaram o Carmo…se o Inacio vale 52M o Carmo deve valer facilmente uns 35M!

    • Tiago Silva
      Posted Maio 3, 2022 at 6:59 pm

      Acho o Carmo um melhor central do que o Inácio. O David Carmo é um central incrível, basta ver a diferença na defesa do Braga quando ele voltou à titularidade. Para mim é o maior ativo do Braga.

  • edgardavids
    Posted Maio 3, 2022 at 2:32 pm

    Convém ler os critérios do estudo do Football Observatory, fatores como idade e duração do contrato influenciam os cálculos deste estudo.

    Vitinha é avaliado em 36.6 (contrato até 2024)
    Fábio Vieira é avaliado em 32.9 (contrato até 2025)

    Os jogadores do Sporting e o D. Costa estão protegidos até 2026.

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 3, 2022 at 2:37 pm

    Vitinha e Fábio Vieira atrás do Diogo Costa e do Gonçalo Ramos não faz qualquer sentido para mim. Mesmo o Inácio à frente do Matheus Nunes e talvez do Pote (desceu o nível este ano, mas continua com números muito bons) é surpreendente. Acho-o um central promissor, mas cada vez que vejo jogos do Sporting, ele faz cagada. É natural dada a sua tenra idade e ainda inexperiência, mas não o acho assim tão cotado como esta lista leva a crer.

    Quanto ao Darwin em primeiro, creio que é absolutamente indiscutível. Tem tudo para se transferir por um valor acima dos 100M (absurda a diferença entre o Benfica e o Porto em vendas atualmente; o Diaz quando cá estava ofuscava o Darwin e saiu por menos de metade do valor pelo qual o uruguaio vai sair).

    • DICAS
      Posted Maio 3, 2022 at 4:11 pm

      Diga-me lá que jogos do Inácio viu porque foi mesmo azar apanhar jogos maus dele quando ele para além de ser um monstro ofensivamente, defensivamente é extremamente sólido e regular !

      Diga me lá em que jogos ele fez “cagada” ?

      Fosse outro clube só podia sair por 60M mesmo a fazer cagada atrás de cagada como a última época do Ruben dias não é ?

      • Tiago Peixoto
        Posted Maio 4, 2022 at 12:42 pm

        Vi poucos admito, especialmente os de maior dificuldade (Porto, Benfica, Champions, por ai).

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 5, 2022 at 10:52 am

          O Inácio esteve impecável no Dragão para o campeonato pelo que acho estranha essa observação. Foi dos melhores em campo na Luz, por isso ainda mais estranho. Ou não estamos a falar dos mesmos jogos.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 3, 2022 at 4:32 pm

      Não deves ter visto muitos jogos do Inácio, então. É que já vai com quase 70 na equipa principal do Sporting e se 10 deles foram abaixo de aceitável é muito.
      Isto numa posição crítica e com 20 anos, onde acresce a dificuldade de jogar com o pé trocado na maioria das vezes e ter a responsabilidade quase única de ser ele a construir tudo de trás. De vez em quando dá buraco, como todos os centrais do mundo não chamados Van Dijk, mais ainda por ter 20 anos (!) e ter tido 45 jogos na época (primeira vez na carreira com esta densidade competitiva e com responsabilidade de lutar por todos os títulos e com passagem da fase de grupos da Champions).
      Não sei quantos centrais encaixam nestes moldes de ter 20 anos, quase 70 jogos por uma equipa principal nas big 6, num candidato ao título e já com experiência de Champions. Isto sem ter passado por uma equipa B numa segunda divisão ou ter tido um empréstimo.

      Para se comparar, o Ricardo Carvalho só estabiliza no plantel do Porto aos 24 anos, o Pepe com 20 andava entre Marítimo e Marítimo B e o Van Dijk lutava para não descer na Eredivisie.

      O Inácio até pode nem sair numa grande transferência, pode ter uma quebra e baixar o rendimento, mas o que tem feito até aqui é absolutamente incrível e ter um nível entre o bom e excelente em 55 ou 60 dos 70 jogos que já fez é surreal.

      A avaliação que fazes dele é ires a uma floresta e só olhares para meia dúzia de árvores.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Maio 3, 2022 at 5:48 pm

        Em que parte do meu comentário é que eu estou a dizer que o Inácio vale 50M?
        Até há um comentário meu acima a dizer que dificilmente o Inácio terá propostas de mais de 30M.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Maio 3, 2022 at 5:51 pm

          E já agora, o Schlotterbeck mesmo assim é 2 anos mais velho que o Inácio, só para se ter noção. Fez agora a sua primeira época com mais de 17 jogos. Não jogou na Champions também.

  • coach407
    Posted Maio 3, 2022 at 3:05 pm

    Darwin vale 60-100M€.

    Matheus Nunes 45-55M€.

    Diogo Costa, Gonçalo Inácio, Pote e Gonçalo Ramos 30-45M€

    No geral, são valores que fazem sentido com exceção do Gonçalo Inácio (52M€ é um bocado estúpido) e o Pote que também estará mais próximo dos 30M€ que dos 50M€. O resto se acontecesse não seria surpreendente.

    • O Pocahontas
      Posted Maio 3, 2022 at 4:15 pm

      O Gonçalo Ramos vale entre 15 a 20M€ e com muita propaganda de marketing. Uma moedinha em como vai para o Valencia ou Wolves. Carrossel Mendes não falhará.

      • offtopicguy93
        Posted Maio 3, 2022 at 4:32 pm

        Verdade sim senhor, o benfica é o clube do carrossel… que o digam Bernardo cancelo Ruben ederson oblak Ramires David Luiz etc etc

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 3, 2022 at 4:22 pm

      Em que medida é que o Gonçalo Ramos vale entre 30 a 45M?
      E mesmo o Pote e o Inácio, dificilmente terão propostas acima dos 30M.

      • coach407
        Posted Maio 3, 2022 at 11:54 pm

        Tal como o Darwin não vale 100M€.

        Esses jogadores, na minha opinião, andam mais próximos dos 30M€, mas o Fábio Silva foi por 40M€ portanto surpreende vender o Inácio, Pote ou Ramos por 40M€? Nada que já não tivessemos visto. Daí o intervalo.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 3, 2022 at 4:07 pm

    De Ketelaere deveria estar no top 3, só pelo facto de ter um contrato a terminar mais cedo justifica ter um valor mais baixo que os restantes.

  • El Bandido
    Posted Maio 3, 2022 at 5:10 pm

    Tive a opurtunidade de ver o Benfica Famalicão bem perto do relvado, estava com um amigo e houve um jogador que nos chamou claramente à atenção… pela negativa: A quantidade de passes e receções de bola miseráveis por parte do Gonçalo Ramos foi uma coisa absolutamente extraordinária… 40 milhões? 15 milhões era muito…

  • Borsalino
    Posted Maio 3, 2022 at 5:30 pm

    Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves, Gonçalo Ramos e Diogo Costa neste momento, não valem o valores acima colocados.
    Estanho não ver Adeyemi, Tsygankov ou Noah Lang.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 3, 2022 at 6:55 pm

      O Tsygankov desceu bastante o nível nesta última temporada e mesmo na passada não rendeu tanto. Acredito também que todos os jogadores do campeonato ucraniano se tenham desvalorizado. Quanto ao resto concordo.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 3, 2022 at 6:10 pm

    E pronto Gonçalo Inácio e Gonçalo Ramos continuam com a “cabeça a prémio” em Portugal (já para não falar no Pote)… enfim há coisas que não consigo entender no nosso futebol!!! Dois jovens com 20 anos e dos melhores sub-21 na Europa nas suas respectivas posições…

    Quanto à lista e os seus valores, vale o que vale e não é muito! Mas há quem faça disto um “cavalo de batalha”… O que não falta fora das Big-5 é talento jovem, incluindo obviamente Portugal.

    No que diz respeito ao resto, neste pequeno jardim à beira-mar plantado não brotam apenas flores, também brota muita palermice (no meio do futebol mais conhecida por clubite)!!!

  • Miguel Lopes
    Posted Maio 3, 2022 at 7:11 pm

    Por esses valores, o Varandas vende os 3 e eram muito bem vendidos.

  • Richrad
    Posted Maio 3, 2022 at 8:28 pm

    Temos tudo para depois do mundial colocarmos um sistema de 3 defesas.

    Absurdo ver as prestações do Inácio quando com a sua tenra idade já faz mais jogos de Liga, UCL que outras tantas promessas de 20 anos.
    As críticas ou as desconfianças são normais para um jovem que nem à frente do Quaresma estava quando Amorim virou o tabuleiro em Alvalade.

    Da mesma forma que o Darwin é esta época um diamante… na sua primeira era “recambiado para o Almeria”. Ou que Pote com 22 anos, melhor marcador da Liga… um médio “8”, “10”, “9.5”?! e que este ano é um autêntico flop e “só” leva três mãos cheias de golos.

    O futebol mais que a vida é momento e todos nos esquecemos que a o opinião pública colocava Costa como suplente do Marschesin, Vitinha e Vieira a rodar nos B…

    Mas é bom no panorama nacional isto ser a discussão do dia. Há talento, só falta a FPF abrir os olhos.

  • Kacal
    Posted Maio 4, 2022 at 2:52 pm

    Para mim sim corresponde à realidade. Falamos de um avançado de 22 anos que à frente dele em golos só Haaland, Mbappé e Vlahovic na sua posição e idade. Neste momento após os 2 craques (Vlahovic já foi transferido) é sem duvida o alvo de todos os colossos.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 4, 2022 at 3:05 pm

    Portugal nunca valorizou o que bom tem na formação.

    Não tenho dúvidas de que se o Messi fosse português e tivesse feito a formação em Portugal teria estado numa equipa B até aos 25 anos e depois tinha feito uma carreira entre a II Liga e a Liga 3…

  • Kacal
    Posted Maio 4, 2022 at 6:39 pm

    Ah acrescento apenas que Vitinha não aparecer nesta imagem tem pouco sentido, a meu ver.

    Os GR são das posições menos valiosas, basta ver o top de transferências da história. Claro que foi aumentando e temos um ou outro GR que chegaram a números elevadíssimos mas no geral outras posições valem mais.

    Posto isto, estar ali o Diogo Costa e não estar o Vitinha quando ambos são titulares no mesmo clube e na mesma Liga e o Diogo até é mais velho uns meses faz zero sentido, não percebo como não consideram o Vitinha mais valioso.

    Só se for porque já esteve no Wolves e foi uma passagem discreta, mas isso não devia ter tanta importância, a meu ver.

Deixa um comentário