Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Darwin tem de preparar melhor a receção da bola»

É o ponto fraco do uruguaio? O primeiro toque parece ser o seu calcanhar de Aquiles.

José Gomes treinou Darwin Nuñez no Almería e, em entrevista à Renascença, apontou um pormenor técnico que pode tornar o avançado ainda mais temível para os adversários. “A forma como tem os apoios antes do primeiro toque, antes da receção. Deve preparar o momento antes de receber a bola, sobretudo quando está no corredor central, em que há mais pressão, em que tem menos espaço e tempo para decidir”, anotou o técnico português, complementando que “melhorando a colocação dos apoios para poder ficar de frente para a baliza que quer atacar – porque ele a partir desse momento é muito forte – este pequeno detalhe do controlo e da colocação dos apoios, irá permitir-lhe passar para um nível seguinte. E o nível seguinte é o máximo”.

25 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Abril 19, 2022 at 6:58 pm

    Concordo e mesmo assim tem melhorado bastante a esse nível, onde era muito fraco. Se conseguisse jogar melhor entre-linhas (esse pormenor dos apoios na receção ajuda muito), poderia ser um avançado mais completo e assim ainda mais temível. O seu forte é claramente o ataque à profundidade e a procura do espaço, isso não lhe afeta esses parâmetros, porque ele até recebe bem em velocidade, mas necessita de melhorar nesse aspeto.

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 19, 2022 at 7:42 pm

    Para mim a principal lacuna continua a ser na decisão.
    Nunca vai ser primoroso tecnicamente porque não nasceu com isso, mas pode decidir melhor os momentos de largar a bola

    • Mantorras
      Posted Abril 19, 2022 at 8:35 pm

      Evoluiu muito nesse aspecto, embora ainda tenha muitas falhas.

      • Filipe Ferreira
        Posted Abril 20, 2022 at 9:21 am

        As falhas continuam a ser notórias.

        • Mantorras
          Posted Abril 20, 2022 at 6:26 pm

          Verdade, mas assim numa matematica forjada diria que agora ja vai num 50-50. Ou seja, decide bem metade das vezes.

          Antes nao sabia sequer jogar no meio, destruia quase tudo em que tocava, era bastante sofrivel. Recuava e so sabia “virar e acelerar” (cheguei a comentar aqui sobre isso, fazia sempre o mesmo), e hoje ja recua tocando de primeira em quem esta de frente, e vira-se e corre sem bola. Uma ou outra vez erra, mas acerta facilmente metade. Trabalho basico, eu sei.

          Antes, praticamente nunca levantava a cabeca, agora ja tem o costume de olhar, mesmo que isso o atrapalhe, depois temos que separar os falhancos tecnicos (onde adianta demais ou passa mal porque passa para tras, ou no pe quando o colega pede na frente, etc) daqueles que sao puramente decisao.

          Na decisao, ele ja costuma decidir bem no momento inicial, ou seja, se vai para dentro ou para fora, que e o primeiro passo, e no segundo momento ainda erra muito, ao decidir alvejar a baliza ou servir alguem. Mas ha uma evolucao nitida e julgo ira continuar a evoluir, ainda nao bateu no tecto.

    • Kacal
      Posted Abril 20, 2022 at 12:50 am

      Já evoluiu bastante nisso, o 2º golo contra o Benfica comprova-o. Mas sim ainda tem que melhorar mais.

      • Filipe Ferreira
        Posted Abril 20, 2022 at 4:39 pm

        O 2º golo do Benfica não comprova nada.
        Não é por causa de um lance ter dado em golo que comprova alguma coisa. Continua a pecar na decisão, às vezes complica o mais fácil, outras vezes não levanta a cabeça à procura de companheiros. Nesse caso levantou, mas não raras vezes com colegas em boa posição vai para o remate ou lance individual.

        • Kacal
          Posted Abril 20, 2022 at 8:56 pm

          Como disse concordo que é um aspecto a melhorar ainda mais, mas que já melhorou bastante em relação ao que era parece-me evidente. O 2º golo contra o Sporting é um dos exemplos, eu tenho visto mais dele esta época nos jogos que vi (inclusive contra o BSad no jogo anterior, por exemplo) não é por nada que tem tido grandes números e marca em quase todos os jogos, o que comprova que tem melhorado nesse aspecto também.

  • J Silver
    Posted Abril 19, 2022 at 9:21 pm

    Nunca é tarde para discutir a evolução de Darwin.

  • Richrad
    Posted Abril 19, 2022 at 11:07 pm

    Acabei de ler um user que refere a gestão danosa do FCP para com o Diaz comparando com este potencial de mercado do Darwin.

    Mentira ou verdade, uma venda do Darwin nunca seria abaixo dos 60M como se pederia pelo Diaz nesta altura e… Este valor falando no início da época para o Uruguaio.

    O Darwin queiramos ou não está a ser um monstro e a carregar um clube às costas ( não específico a equipa porque contínuo convicto que esta fase do SL Benfica somente ou 99% se deve ao avançado).
    E com rubrica na edição da UCL, esta valorização claro que é inflacionada pelo mediatismo da competição ( Diaz nunca valeria 60M ao ser campeão nacional e a esbarrar nos oitavos da Liga Europa).

    O Darwin é um fora de série. Não tem a técnica perfeita? Basta ver a evolução de um sepo como o Slimani para ver que não existem impossíveis para melhorar nem que seja um dedo do pé.
    O que não é possível de alterar é o ADN de um atleta, de um verdadeiro atleta.
    Quem recupera ( ou está a recuperar) de uma lesão já crónica e prematura como Darwin, teria tudo para seguir outras vidas de Jefren’s ou Jese’s. Da mesma forma valorizo o espírito de sacrifício e insistência como de Coates ( de patinho feio a líder dos leões), valorizo igualmente a determinação e garra de Ugarte ou de Gilberto ( cada um com as suas características distintas).

    Tudo para dizer… que o Darwin poderá ter as deficiências técnicos táticas mas que perante as suas valências e papel visto num clube da dimensão do Benfica demonstra que terá sucesso em qualquer competição.
    Ronaldo com 30 hat-tricks depois dos 30, Benzema ou Lewa a fazer das melhores temporadas após os 30, Zlatan a continuar a ter influência já nos 40 e já não vou a Quagliarella ou Joaquin, evidenciam o registo cada vez mais presente nos avançados.

    Não seja por 60 ou 100M, o Darwin irá para um clube de acordo com a sua dimensão, não tenho dúvidas… com foi Diaz e pelo preço “justo”.

    SL

    • The Mo
      Posted Abril 20, 2022 at 5:23 pm

      A montra da champions não pode servir com justificação para o Darwin valer o dobro do Diaz, o Felix sem montra de champions, e com apenas 6 meses de liga portuguesa saiu por 120M.
      E futebolisticamente falando, o Diaz é claramente melhor que Darwin, tem quase a mesma idade, estava( e está) numa forma absurda desde a copa da América onde foi dos 3 melhores jogadores juntamente com Messi e Neymar, e destacou-se na champions pelo Porto, assim como nas competições internas onde foi de longe o melhor jogador.
      Posto isto, é injusto o Diaz valer 45M e o Darwin valer de 80M para cima.

      • SrDelgado
        Posted Abril 20, 2022 at 10:55 pm

        Acho fácil de justificar a diferença de valores, em primeiro lugar Darwin é visto como um avançado puro, Díaz é visto como um extremo. Em segundo lugar Darwin tem muitos golos e isso valoriza imenso o seu valor de mercado. Não quero com isto dizer q um é melhor q o outro simplesmente compreendo a diferença de preço.

    • fernando pimentel
      Posted Abril 20, 2022 at 6:17 pm

      Isto, o Darwin e como estes novos centrais de quase 2 metros de altura. Bastam ser mais ou menos para valer imediatamente uns 20 milhoes. Quem compra Darwin compra um “bicho” que tambem e bom jogador.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 20, 2022 at 4:23 pm

    O Darwin com as deficiências que são tão notadas por muitos é 90% do Benfica e vale 80M, quando for trabalhado (tem potencial para isso), já não será no Benfica e será top mundial.
    Mas é engraçado como continua a ser tratado por muitos benfiquistas como um espécime menor, apenas porque não joga bonito, como o Taarabto, que tem magia no drible.

    • Borsalino
      Posted Abril 20, 2022 at 4:59 pm

      Também acho que os adeptos do Benfica deveriam dar mais valor ao que o Darwin tem feito, e isso chateia-me (já fui crítico dele no passado). Mas quando referes que continua a ser tratado por muitos Benfiquistas como um espécime menor, referes-te aos Benfiquistas cá do blog ou de um forma geral? É que cá no blog não vi muitos comentários depreciativos, apenas de reparos que o Darwin deveria fazer no seu jogo para melhorar.

      • Artur Trindade
        Posted Abril 20, 2022 at 9:42 pm

        Ainda há umas semanas disse aqui que era o melhor/mais influente jogador da liga, ao que fui confrontado com a impossibilidade de um jogador físico poder se aproximar sequer do patamar de um mágico como Félix, curiosamente dito por um user que aprecia de sobremaneira a magia de Taarabt.
        Não tem mal apreciar os dribles e cuecas desses jogadores, mas demonstra fundamentalismo ou ignorância, considerar esses atributos como primordiais na valorização dos praticantes.
        Não existe qualquer parecença no jogo de Darwin e Diaz, 2 jogadores físicos, que usam a corrida para desequilibrar, com Félix, e se realmente desequilibram mais o jogo, são melhores nesta fase da carreira.
        A magia está nos olhos de quem vê, não é traduzível em números, e se os mágicos não apresentam números, são piores.
        Como é possível encontrar tantos defeitos no melhor jogador da liga portuguesa? Não são defeitos, mas oportunidades de melhoria, bastante possíveis e prováveis num jogador com tanta margem de evolução.

        • DYI
          Posted Abril 21, 2022 at 9:26 am

          Perdeste toda a razão com este coment´rario. Em primeiro lugar dizer que o Darwin é o melhor jogador da liga é bastante debat+ivel. Em segundo, tanto Darwin como Luiz Diaz são mais velhos que o João Félix, por isso não percebo como podes dizer que são melhores nesta fase da carreira. Como se o Félix não tivesse sido 3 vezes o jogador que o Darwin foi naquela época dele no Benfica.

          • Artur Trindade
            Posted Abril 21, 2022 at 12:29 pm

            Félix e Darwin têm ambos 22 anos.
            Félix aos 19 anos era melhor que o uruguaio.
            Quando se viu Darwin pela 1ª vez, quem sabe de scouting não pensou no que Darwin era ou é, mas sim na imensa margem de progressão que tinha/tem, um pouco como Matheus Nunes, é uma coisa física, de aceleração, a parte técnica vai evoluindo.
            A evolução acelerada que está a ocorrer em ambos, é normalíssima.

            Em 2022, Darwin é melhor que o português (opinião pessoal), tem claramente melhor encaixe em diferentes contextos, renderia tanto no Atlético como no City. Para Félix andamos todos a suspirar para Guardiola o encaixar no seu 11.
            Darwin aproveita o espaço vazio, faz as suas jogadas, e Félix está muito dependente da bola no pé, por ser pouco competente fisicamente, e não o vejo a passar a ser um atleta.
            Claro que para muitos esta análise fria, é pura heresia, porque o Félix tem magia, toque de bola e coiso e tal.

    • Mantorras
      Posted Abril 20, 2022 at 6:16 pm

      Na verdade ele e tratado como aquilo que e. Um jogador que tropecava na bola e nao acertava um passe, mas que apesar de por vezes ter dificuldades em correr em linha recta, tem um poderia fisico impressionante e vai abafando tudo por ca.

      Sempre foi essa a opiniao generalizada. Reconhecendo os erros e as virtudes, alias, normalmente e assim na opiniao popular, sem camuflar nada, e sem papas na lingua. Tambem o Taraabt e visto como genial na cueca, mas tem cerebro de ervilha… ou conheces alguem que o ache bom taticamente ou a pautar o jogo?

      O que normalmente a opiniao popular nao se da ao trabalho de explicar (embora o saiba) e que o jogador vai evoluir, e se corrigir algumas coisas torna-se sobe patamares… No caso do Darwin, ja evoluiu imenso so num ano, demonstrando que trabalha durante a semana, decide muito melhor e joga melhor ao primeiro toque, alem disso, parece que as crises psicologicas tambem ficaram la atras e julgo que esta mais maduro e confiante. No entanto, esta a jogar “sem pressao” (ele e os outros), e assim e mais facil, quando jogarem por algo mais tera de ser reavaliado.

      O Clismo e que provavelmente vai vir com outra charada qualquer e explicacao delirante para mostrar o quanto um simples halterofilista-velocista consegue ser jogador e sair para uma grande equipa (sera?), ja que nao perde uma oportunidade para desvalorizar o homem e acaba invariavelmente a esconder-se atras do preco dele.

      • Antonio Clismo
        Posted Abril 21, 2022 at 1:42 pm

        Para os benfiquistas o darwin vale mais do que Haaland neste momento..

        Marcou muitos golos este ano? Marcou. Mas metade deles foram marcados contra BSads com meia dúzia de jogadores em campo e outras equipas pequenas que não deram luta sequer.

        Seferovic também já marcou 30 golos numa época. Foi vendido?
        Que eu saiba não..

        • Littbarski
          Posted Abril 21, 2022 at 2:54 pm

          Tinha ideia que o Darwin valorizou internacionalmente por se ter tornado o jogador com mais golo, pelo Benfica, numa só edição da Liga dos Campeões.
          Não me recordo de nessa competição ele ter marcado qualquer golo a uma equipa com meia dúzia de jogadores, de memória, parece-me que o Benfica jogou contra o Barcelona, Bayern, Liverpool, Ajax e Dinamo de Kiev e o Uruguaio marcou a quase todas.

          Acredito que temos de valorizar a formação e que o Darwin tem muitas lacunas no seu jogo, mas não podemos cair no ridículo de criticar só porque sim. Não me parece que o futebol português possa evoluir a comprar só jogadores foram, mas também parece impossível manter-nos constantemente no topo só a apostar em jogadores da formação.
          Vejamos o Ajax cuja última equipa minimamente competitiva a nível europeu deve ter sido aquela em que havia, Ibra, Piennar, Trabelsi, Van der Vart e companhia, já à mais de 15 anos e teve de ser voltar para jogadores experientes, como Blind para elevar o nível dos jovens da casa.

        • Mantorras
          Posted Abril 21, 2022 at 4:11 pm

          Nem tu acreditas no que escreves, mas aprecio a tentativa forcada.

          Ninguem nunca no mundo, nem o pai do Darwin alguma vez disse ou pensou que ele fosse melhor que o Halaand. Ja tu passas a vida a fazer do Darwin inferior ao Tiago Tomas. Mas tu podes, porque tu manjas totil disto, ne Cassano?

        • Mantorras
          Posted Abril 21, 2022 at 4:15 pm

          A formacao do Benfica estava pelas horas da morte. A do Sporting uma maravilha. Levou 4 do Dinamo e ia envergonhar Portugal. Ja meteste a viola no saco?

          Podes dizer o que quiseres, vivemos num pais livre (ainda), mas depois nao pecas para ser levado muito a serio quando es tao claramente da escola do Cassano em relacao ao Benfica e ao Darwin, e “as biased as it gets”.

          Boa sorte nesse mundo conto de fadas.

        • Borsalino
          Posted Abril 21, 2022 at 5:19 pm

          Já vi a quem o Arthur Trindade se referia, quando falou em users que constantemente tentam diminuir o Darwin.
          Darwin é o melhor atleta, jogador e ativo do clube. Tem carregado a equipa nestas últimas semanas.

Deixa um comentário