Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

De vendedor a comprador

Depois de anos a viver acima das suas possibilidades, depois de perder o apoio do maior banco da comunidade valenciana que durante muito tempo sustentou o clube, o Valencia junta-se agora a uma lista que não parece ter fim de clubes adquiridos por milionários. A conjuntura económica obrigou o Bancaja a unir-se a outros bancos (sendo o principal o Caja Madrid) formando assim um dos maiores bancos espanhóis, o Bankia. Resultado? O Bankia fechou a torneira ao Valencia e preocupou-se em recuperar o investimento. A sede do banco que mais ajudava o clube passou de estar a 100 metros do Mestalla para estar a 2 km…do Santiago Bernabéu. Sendo o desfecho o que muitos esperavam. O clube foi adquirido por mais um magnata (Peter Lim) e com a “ajuda” de um Português (Jorge Mendes). 


Qual será então o futuro do clube? Grande parte da divida provém de um estádio meio construído em Benicalap, na zona oeste da cidade. O “Nou Mestalla” (o valênciano para Novo Mestalha) terá capacidade para 75 mil pessoas e será um dos mais espetaculares da Europa. O estádio está meio construído e com as obras paradas há anos mas é bem provável que seja uma das prioridades deste novo projeto. Mas nem só de novas instalações vive um clube. O magnata Peter Lim e com a ajuda e um dos principais empresários no mundo do Futebol, Jorge Mendes (que também anda nisto com o Mónaco) já adquiriu André Gomes e Rodrigo (pelo menos pertencem a um fundo do magnata) e apesar de não estar claro se Lim ou Mendes estiveram envolvidos na transferência, Otamendi também será reforço “che” (este já assinou mesmo com o emblema Blanquinegre).
O VFC, tal como outros clubes espanhóis ou os clubes Portugueses, é um clube vendedor. Passar para o patamar de não-vendedor/comprador poderá trazer grandes resultados ao clube. Imaginem que o Valencia não era obrigado a vender os seus melhores jogadores…hoje poderia ter Silva, Villa, Soldado, Isco, Mata, Jordi Alba, etc…enfim poderia com certeza ombrear com os melhores clubes do mundo. Mas o maior medo da afición valenciana é quem é Peter Lim? Será um magnata ao nível daqueles que investem sem olhar para os números ou um daqueles que investiu no Racing de Santander ou mesmo no Málaga? Teremos que esperar para ver mas o Valência apresenta efetivamente algo que muitos clubes não têm, uma grande afición (a 4º de Espanha), fica numa cidade com uma população superior às cidades de Lisboa e Porto juntas e joga numa das principais ligas no mundo. Estes ingredientes podem levar ao sucesso um clube que têm bastante potencial e veremos se daqui a uns anos quando pensamos em Valência se nos lembramos da Formula 1, da Copa América, da Cidade das Artes e das Ciências ou se nos lembramos do futebol.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM: aqui!): Luís Leite

0 Comentários

  • MM
    Posted Maio 20, 2014 at 11:20 am

    Já é conhecido o destino de Rodrigo e espero que também de André Gomes… O avançado hispano-brasileiro será com certeza jogador do Valencia na próxima época, já que o seu passe pertence ao novo dono do clube, que certamente não irá abdicar dos seus serviços. O português é uma incógnita porque ainda não tem futebol (duvido que alguma vez terá) para jogar a titular ao mais alto nível. Mesmo assim não estará afastada a hipótese de fazer parte do plantel do Valencia, se não fizer, penso que será emprestado a uma equipa menor da liga espanhola, onde poderá jogar mais regularmente. Não esquecer também as contratações fechadas do Otamendi e Rodrigo de Paul, que trarão mais qualidade ao plantel. Vamos ver se ficarão com Vargas e como se vão movimentar no mercado, se Pizzi será o treinador escolhido para o projeto, ou se veremos alguma surpresa (não me admiraria nada que Jesus fosse a escolha e não me admiraria nada que aceitasse um projeto deste tipo). Será um defeso movimentado certamente…

  • sadf
    Posted Maio 20, 2014 at 11:28 am

    ok tudo bem tem potencial

    mas por exemplo o garay com 27 anos vai sair do benfica para tar 3 ou 4 anos a espera para ganhar alguma coisa?

    Quando no benfica pode ganahr todos os anos titulos?

    como projecto desportivo não acho o indicado para ele, e mesmo para andre gomes e e rodrigo….mas estes tao vendidos nao tem escolha…

    Cumpts

  • Paza
    Posted Maio 20, 2014 at 11:29 am

    O próximo é o Jorge Jesus para treinador … Entradas : Otamendi – Garay – A.Gomes – Rodrigo – Jackson mais dois ou 3 …

    • João Carvalho
      Posted Maio 20, 2014 at 12:51 pm

      E tu deves ser o consultor particular do Peter Lim. O Valência tem jogadores próprios e com 60M€ para investir não vai longe.

  • Pedro Ramos
    Posted Maio 20, 2014 at 11:33 am

    Dar os parabéns ao leitor Luís Leite pelo bom artigo que proporcionou. Concordo em tudo o que foi dito, e eu próprio já tive o privilégio de conhecer "de perto" a realidade da "afición" do clube e também a cidade (espectacular cidade, diga-se), que respira autenticamente futebol. Em relação ao que esperar do Valência para 2014/2015, não tenho a mínima dúvida que veremos um Valência altamente reforçado "by Jorge Mendes", e estou em crer que Rodrigo (Benfica) fará parte desse plantel. Resta agora esperar para ver se de facto Peter Lim entrou no projecto "de corpo e alma", ou apenas se trata de mais um caso de "puro lazer", tal e qual o que se passou, como disse e bem, primeiro no Racing Santander (actual 2ª B de Espanha) e mais recentemente no Málaga, que irá passar por sérias dificuldades nos próximos tempos.

    • Bruno Conde
      Posted Maio 20, 2014 at 3:31 pm

      Sem ser no Real Madrid e Barcelona, os clubes espanhóis estão a passar por tempos muito difíceis. Pelo menos ainda vão tendo receitas para manter os clubes abertos. Os clubes portugueses deviam apostar mais na formação se quiserem durar mais 5 anos. É que não estou a ver nenhum milionário interessado em clubes de Portugal, uma vez que tem escassas receitas comparativamente a Espanha e Inglaterra

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2014 at 11:50 am

    Partindo do princípio que as maiores aficiones de Espanha são do Real Madrid e do Barcelona, e que a 4ª é do Valência. Qual é a 3ª?

    Duarte

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 20, 2014 at 11:58 am

      Presumo que seja a do Atlético ou do Athletic.

    • Kafka
      Posted Maio 20, 2014 at 12:07 pm

      Por acaso também fiquei nessa dúvida, se o Valência era de facto a 4ª maior aficion, até porque o Bilbao principalmente tem uma grande base de apoio, porque "representa" o País Basco, logo penso ser o Bilbao a 3ª e depois Atlético de Madrid e Valência disputam o 4º lugar

    • Luis Leite
      Posted Maio 20, 2014 at 1:18 pm

      O Atletico de Madrid é a 3º equipa de Espanha. O valencia, até por o Levante ser muito mais pequeno e por o Sevilla e o Betis dividirem uma cidade grande consegue ser a 4º força. A ausência de um grande rival na região faz com que o clube tenha grande influencia na comunidade valenciana mas ao mesmo tempo a equipa tem dificuldades em encontrar um rival à sua altura.

      O grande rival dos ultimos anos tem sido o villareal (outro clube que tambem tem dono) que fica nos arredores de Castellon de la Plana.

      O Athletic têm é uma afición fenomenal mas em termos numéricos não são superiores à do valencia (e a cidade de Bilbau é relativamente pequena).

      Por curiosidade no facebook nota-se a diferença:
      Valencia: 1,6 milhoes
      Athletic: 438 mil
      Sevilla: 547 mil
      Betis: 289 mil
      Atletico Madrid: mais de 5 milhoes

      Mas que os adeptos do Athletic sao se calhar os melhores e os mais fiéis isso é provável.

    • Kafka
      Posted Maio 20, 2014 at 4:59 pm

      Obrigado pela informação Luis Leite, tinha a ideia errada, pois pensava que o Bilbao por representar o Pais Basco tivesse uma base de apoio maior, mas bem vistas as coisas faz sentido ser como dizes, pois o Pais Basco tem apenas cerca de 2.5 milhões de Habitantes…e alguns desses 2.5 milhões ainda são da Real Sociedad

    • Tiago
      Posted Maio 20, 2014 at 4:59 pm

      Atheltic tem menos adeptos porque reparte o país Basco com a Real Sociedad. No facebook até tem mais "adeptos" que o próprio Bilbao.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2014 at 5:56 pm

      Isso de ver o numero de adeptos do Facebook, induz em erro. Se a Real Sociedad foi á champions na época passada o numero de gostos vai aumentar exponencialmente por causa da estrangeirada que coloca gosto só para acompanhar a equipa.

      Tiago.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 20, 2014 at 11:52 am

    A imprensa "che" já dá como certo o Rodrigo para a próxima época. É um clube que sempre apreciei por Espanha, quando comecei a ver futebol mais a sério eram uma das melhores equipas da Europa (no ano em que ganharam campeonato e Taça UEFA), e tinha excelentes jogadores nos seus quadros (Aimar, Baraja, Albelda, Ayala, Ricardo Oliveira, Vicente, Marchena, Mista, Carboni, Rufete). Veremos o que acontece a este emblemático clube.

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 20, 2014 at 12:18 pm

      Anos de ouro de Aimar, Baraja, Mista e de Vicente, que luxo ver essa equipa!

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 20, 2014 at 12:23 pm

      Era mesmo!

      Já agora, aconselho a todos tentarem acompanhar, na SportTV, a transmissão das anteriores finais da Liga dos Campeões, vão ser transmitidas as últimas até sexta-feira. Têm sido serões absolutamente fantásticos! Recordar aquelas finais entre Liverpool e Milan, a mítica final entre Bayern e United, ou a afirmação do Real Madrid perante o super-Valencia… o futebol era magnífico.

    • João Lains
      Posted Maio 20, 2014 at 12:57 pm

      O Vicente é um dos meus jogadores favoritos, pena as lesões que atormentaram toda a sua carreira.

    • André Pinho
      Posted Maio 20, 2014 at 1:17 pm

      E o Mendieta? Mítico capitão, que jogador! Acho que nunca foi campeão pelo Valência, mas foi um dos primeiros jogadores de classe Mundial a despontar no clube (na era moderna). Teve uma carreira uns furos abaixo do que merecia…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 20, 2014 at 2:11 pm

      Sim, o Mendieta também era um ídolo, um craquezão. Mas se não me falha a memória, ele saiu em 2001, estava a falar mais pela super-época de 2003-2004.

    • Tiago
      Posted Maio 20, 2014 at 5:06 pm

      Particularmente gostei mais da equipa de 99/00, Mendieta, Gerard, Kily González, Claudio Lopez, Ilie e por aí fora.. Fantástica.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 21, 2014 at 8:33 am

      Nessa época, só acompanhei o futebol de uma equipa, que foi campeã cá em Portugal :P

    • Tiago
      Posted Maio 22, 2014 at 9:25 pm

      Também segui muito bem essa equipa Rúben! Muito bem mesmo! ;)

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 20, 2014 at 11:57 am

    Depois de 2 recusas, Peter Lim conseguiu comprar o Valência.
    Como refere e bem no texto o Luis Leite, trata-se de um dos clubes que largam na segunda fila da grelha (estando a primeira destinada aos colossos Real e Barcelona) a par do Atlético.
    O clube é bom, as infraestruturas também o são, os adeptos são apaixonados. Até aqui tudo bem.
    Contudo não me parece que esta compra esteja destinada a ter sucesso a curto/médio prazo.
    Porquê?
    1. O clube de Valência está muito atrás dos 3 grandes neste momento. Conquistar a La Liga nos próximos 3 anos só por milagre ou por manifesta incompetência dos seus rivais. Ou seja, é um caso bem diferente de um PSG ou de um Mónaco, onde o investimento que foi feito chegou para pôr estes clubes automaticamente na linha da frente.

    2. Se observarmos todos os clubes que foram alvo de aquisições milionárias, constatamos que apenas o Chelsea conseguiu ter sucesso interno imediato (fruto do trabalho de Mourinho). O City demorou 3 épocas a ganhar o seu primeiro campeonato, e mesmo o PSG só a segunda o conseguiu. Notamos também que em termos internacionais, apenas o Chelsea conseguiu sucesso. Nenhum dos outros ganhou nenhuma competição internacional. Logo, o risco em Valência é ainda superior e não prevejo que os espanhóis vençam nada a não ser Copas do Rei e Ligas Europas (e mesmo assim…)

    3. A condição financeira do Valência actual não é a mesma dos outros clubes que foram comprados. O clube está cheio de dívidas, com um novo estádio para construir e acabar de pagar, e o plantel actual não é mais que mediano. Portanto, é bom que Peter Lim venha carregado ($$$) e paciente, porque senão pode ser outro Málaga.

    4. Uma das razões que apressam o sucesso desportivo é o nome do treinador (Foi assim com Mourinho, Ancelotti e até mesmo Mancini). Uma das promessas que Lim teve que fazer para garantir a compra foi a manutenção de Pizzi como técnico…sinceramente e tendo em conta que acompanha o magnata nesta investida, não me parece que Pizzi vá durar muito tempo

    Finalmente e em jeito de observação, para Peter Lim acho que o negócio foi mau (o tempo o dirá se não será mesmo ruinoso) mas para Jorge Mendes foi fantástico. Reabre o mercado espanhol (onde estava mais que queimado), e constrói mais um El Dorado para as suas transferência milionárias (e comissões).
    Rodrigo e André Gomes darão um (ou dois) passo atrás na carreira, assim como outros jogadores portugueses o farão, uma vez que os 60M de Lim destinados a reforços serão na sua integralidade destinados a jogadores da carteira de Mendes.

    • Kafka
      Posted Maio 20, 2014 at 12:12 pm

      Concordo com a tua análise, só não punha o Atlético Madrid no mesmo patamar de Real e Barça, porque claramente este ano foi atipico e o Atlético Madrid agora vai estar mais 10 ou 15 anos pelo menos sem vencer um campeonato …diria que o Barça e o Real são 2 gigantes, e o Atlético é um clube grande apenas, não é por esta época de sonho que podem ser postos no mesmo patamar dos 2 maiores clubes da história do Futebol Mundial…

      De resto concordo com toda a tua análise, nada há a acrescentar da minha parte..

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 20, 2014 at 12:25 pm

      Sim Kafka.
      Real e Barça estão num patamar à parte.
      O Atlético terá contudo uma vantagem face à concorrência, que é a manutenção de Simeone, e continuará a ser uma equipa altamente competitiva. E isso face a um novo Valência será notório.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 20, 2014 at 1:48 pm

      O Manchester City só não teve sucesso mais cedo porque o Mancini é a par do Ranieiri dos treinadores mais incompetentes que existe na Europa.

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 20, 2014 at 2:51 pm

      José Nuno Alves,

      Não partilho a tua opinião sobre o Mancini. Não o acho tão mau quanto pintam.
      Mas com Pellegrini não mudou muito também, porque conseguiram ser eliminados pelo pior Barcelona dos últimos 10 anos.
      No caso do City falta estofo e atitude de campeão.
      Vejo aliás o PSG bem mais forte e bem mais preparado do que o City para vencer um título europeu.

  • João Lains
    Posted Maio 20, 2014 at 12:02 pm

    Fico sempre entusiasmado com este tipo de projectos, sinceramente não me interessa de onde provem o dinheiro, só espero que ele seja utilizado de forma sensata e que o plantel seja reforçado com critério. Espero uma grande revolução no Valência e, de certo modo, isso até se exige. Existem imensos jogadores que vão entrar no último ano de contrato com o clube e esta é a última oportunidade para amealhar algum dinheiro com estes negócios e acertar as renovações.

    Jonas perdeu toda a preponderância que tinha na equipa; Banega tarda em confirmar todo o seu potencial; Rami foi alvo de muitos elogios neste período em que esteve cedido ao Milan; João Pereira não tem impressionado em particular e o Barragán que está na mesma situação contratual, é relativamente mais novo e pode oferecer mais à equipa; Diego Alves merece a renovação de contrato; Guaita, resta saber se está disposto a continuar na sombra do brasileiro; Bernat está com a cotação em alta, seria um erro perder um jogador destes nesta altura; Postiga, Míchel e Ricardo Costa são descartáveis. Isto analisando, caso a caso, quem entra no último ano de contrato.

    Depois existem outras peças fundamentais com o Mathieu, Parejo, Feghouli e o Alcácer.

  • Kafka
    Posted Maio 20, 2014 at 12:05 pm

    É uma boa noticia para o VAlência e os seus adeptos, e que pode voltar a fazer do VAlência a 3ª maior força de Espanha, atrás dos 2 Gigantes Real e Barça, mas mesmo assim será complicado aspirarem a títulos e conseguirem fazer frente ao poderio extremo de Real e Barça, mas veremos como vai correr

  • Gonçalo Mano
    Posted Maio 20, 2014 at 12:07 pm

    Bom artigo, os meus parabéns,

    Na minha opinião, Peter Lim não será o típico investidor como o sheiks do City e do PSG.

    A razão? Simples, é substancialmente mais pobre.

    A Visão empresarial de Peter Lim levá-lo-à financiar a finalização das obras e continuar a utilizar o Valência como porta giratória de jogadores para os grandes da Europa.

    A partir daqui é que vem a incógnita, como bem disse o Luís Leite.
    Peter Lim terá a paciência par aguentar o Valência durante vários anos?

    Se sim, facilmente a porta giratória acabará e o Valência tornar-se-à um dos grandes da Europa, sem necessitar de vender para manter a "porta aberta".

    Se não, temos mais um Málaga, com consequências imprevisíveis para um dos clubes que mais gosto em Espanha (Muito por culpa do ENORME Pedrag Mijatovic).

    Aguardemos por novos capítulos, na certeza porém de que o grande vencedor desta aquisição é…. Jorge Mendes.

  • Diogo Freitas
    Posted Maio 20, 2014 at 12:26 pm

    Atenção Luis Leite que Valencia nao tem (nem de perto nem de longe) mais populacao do que Lisboa e Porto juntas! Basta ir à wikipedia para conferir isso. (Olhe para a populacao metropolitana)

    • Luis Leite
      Posted Maio 20, 2014 at 1:32 pm

      Populaçao cidades (que foi o que referi):

      Porto: 237 591
      Lisboa: 547 733
      Total: 785 324

      Valência: 800 666

      Fonte: wikipedia em Portugues

      É verdade que a area metropolitana nao é muito grande mas a cidade nao deixa como referí se ser maior que Lisboa e Porto. Obviamente nao contei com a area metropolitana mas falava mais do potencial da cidade. Se olhar para a area metropitana do Porto ou de Lisboa vai encontrar tambem bastantes clubes profissionais, ao invés, em Valencia para alem do Levante sinceramente nao me ocorre nenhum. Isso também é relevante.

  • André Costa Gomes
    Posted Maio 20, 2014 at 12:27 pm

    Valencia tem mais população que Lisboa e Porto juntas!? É preciso investigar um pouco antes de mandar estas postas… Já que as cidades se medem a nível metropolitano e não pelos limites oficiais.

    Population Valencia (2010) INE
    • City 809,267
    • Urban 1,561,000

    Population Porto (2011)
    – city 237,584
    – metro 1,672,664

    Só para dizer que até o Porto tem mais ou menos a mesma população. Nem preciso de colocar Lisboa…
    Quanto à afición, também não sei de onde vieram esses dados.

    • Luis Leite
      Posted Maio 20, 2014 at 1:41 pm

      É uma maneira de ler mas estao se a focar no lado errado. O que eu quis dizer é que pouca gente conhece valencia e associam mais a uma cidade pequena ou media que outra coisa. Em termos de uma area urbana nao é muito grande mas está se a esquecer por exemplo de que na area metropotina do Porto ha vários clubes profissionais. Porto, Boavista, Leixoes, Penafiel, Arouca, Paços, Rio Ave (e com certeza encontro mais) e ainda podia juntar à lista o benfica e o scp porque tem muitos adeptos . Se for a Valencia vai ver que a influencia do clube é maior do que a do FC Porto no Porto (eu viví nas duas cidades) logo em termos de potencial é melhor o clube espanhol.

      Adeptos: https://www.abc.es/realmadrid/noticias/20131108/abci-real-madrid-equipo-seguidores-201311081146.html

    • André Costa Gomes
      Posted Maio 20, 2014 at 2:40 pm

      Eu não associo Valencia a uma cidade pequena, é uma cidade média como o Porto. Mas tem de reparar que as cidades em Espanha foram pensadas de uma maneira diferente, aliás só em Portugal é que os limites das cidades são tão reduzidos e é por isso que as zonas metropolitanas não funcionam como um todo, como na maioria das cidades europeias. A maioria das cidadezinhas que circundam Porto (Matosinhos, Gaia, Gondomar, etc) ou Lisboa (Amadora, Queluz, Odivelas, etc) seriam parte da cidade numa grande cidade europeia (os chamados distritos/bairros – Berlim tem Kreuzberg, Neukolln, Schoneberg, etc, mas é tudo Berlim). Só para explicar que isso da populaão da cidade tem mais a ver com a lógica portuguesa de fragmentar as cidades.

      Significantes na cidade do Porto são apenas o FC Porto, Boavista e Leixões. Penafiel, Arouca, Paços e Rio Ave não fazem parte da zona metropolitana do Porto, talvez o Varzim possa ser incluído. Valencia tem o Valencia e também o Levante, não esquecer. Ambos na primeira liga.

      O potencial do Valencia é sem dúvida maior que o do FC Porto e isso nunca foi o cerne da questão, mas não é pela sua população ser maior que a do Porto. É por estar na melhor liga do mundo e num país sem mentalidade que só existem três clubes. E não concordo que o FC Porto tenha menos influência no Porto que o Valencia em Valencia, mas pronto, opiniões.

    • Luis Leite
      Posted Maio 20, 2014 at 3:18 pm

      É verdade que as cidades espanholas estão organizadas de maneira diferente. Em Portugal, nomeadamente no Porto e Lisboa as pessoas vivem fora da cidade e trabalham nessas cidades. Mas se comparar com Madrid e Barcelona nao é muito diferente ainda que as areas metropolitanas sejam mais pequenas em escala do que o Porto e Lisboa. Sevilha, Zaragoza ou Valencia é que são organizadas de outra maneira.

      Tem razão que Penafiel e Paços nao fazem parte da area metropolitana do Porto (mas o Arouca e Feirense cabem na lista), mas por exemplo fica mais perto da Invicta Penafiel que Setubal fica de Lisboa (e setubal faz parte da AM de Lisboa). Esse é o perigo de levar isto ás areas metropolitanas. Setúbal é uma area de influencia dos clubes de Lisboa ou do Vitoria? Essa é a dificuldade de por os números nas áreas metropolitanas.

  • pavão
    Posted Maio 20, 2014 at 12:29 pm

    A questão do volume populacional de Valencia comparado com Lisboa e Porto é um pouco enganadora…quando se fala em população de grandes cidades deve-se ter em conta a àrea metropolitana e não a população da cidade em si. Em relação ao Valencia enquanto clube, acho que grande parte da população, pelo menos europeia, já relaciona Valencia com o futebol, é importante não esquecer que o Valencia não há muito tempo venceu duas La Liga, e teve por duas vezes na final da Champions no inicio do século…o facto de ter atravessado um período menos bom não apaga o historial que o clube tem, e aí é que recai a grande diferença para o Málaga e Racing, e por isso é que me parece que o que vai acontecer com o Valencia será mais parecido com o que se passou com Chelsea e City(clubes com muito menos historial do que o Valencia) do que com Malága e Racing, dado que o Valencia já tem tudo o que precisa para ser um grande clube, falta apenas dinheiro.

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2014 at 12:35 pm

    Actualmente, existem 4 jogadores que parecem ir para Valência, o Rodrigo de Paul, o Otamendi, o Rodrigo e o André Gomes, veremos o que se seguirá. É um projecto muito ambicioso, porque fazer isto na liga espanhola é complicado. Tentar competir com Real e Barça, é muito complicado, para não dizer impossível. É, uma tentativa meritória, mas muito arriscada.
    Bom artigo, a explicar circunstâncias que podem ter influenciado a compra do clube. Tem uma boa base de adeptos e agora dinheiro a ser injectado, agora depende, das ambições do dono e daquilo que Barça e Real fizerem.
    Saudações
    Crow

  • Rabensandratana
    Posted Maio 20, 2014 at 12:50 pm

    O Valência na minha modesta opinião dificilmente fará frente aos gigantes de Espanha, basta ver que o clube está mergulhado de dívidas.
    Lim, das duas uma, ou investe largos milhões de euros em contratações e respectivos salários principescos ou isto é só uma brincadeira e termina como terminou o Málaga.

    Penso que o Lim antes de investir em contratações e salários deverá ter de canalizar muitos milhões para pagar grande parte das dívidas do clube, caso contrário a FEF não permitirá este tipo de brincadeiras, penso eu.

    Jorge Mendes está todo contente já que poderá fazer mais uns quantos negócio milionários com o clube valenciano e claro ganhar as respectivas comissões estratosféricas.

  • Ricky_cord
    Posted Maio 20, 2014 at 1:04 pm

    É preciso não esquecer que ainda não há muito tempo, o Valência era uma das equipas mais fortes de Espanha, tendo conseguido vários títulos importantes. E sem recorrer a fundos deste tipo…

  • Gabriel
    Posted Maio 20, 2014 at 1:07 pm

    O valência é considerado o terceiro clube de Espanha a nível de sócios ( 65.000) assim como a nível de torcidas organizadas , é também terceiro a nível de títulos internacionais atrás do Real Madrid e do Barcelona , ocupa o quinto lugar em títulos nacionais (14) .

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2014 at 1:18 pm

    o unico que para ja saiu a ganhar e o jorge mendes, peter lim ate ver vai ser so estourar dinheiro, pois o clube ta cheio de dividas, tem o estadio para acabar e tem um plantel mediano que nao corresponde a grandeza do clube.

    este defeso penso que sera o mais interessante dos ultimos anos, ha muitos clubes que precisam de mudar radicalmente ou alguma coisa pelo menos.
    Man United,Arsenal?,Tottenham?.Chelsea?.Monaco,Valencia?,Barça,Milan?,Hamburgo(tem dinheiro para isso e precisa mesmo) todos estes clubes devem fazer uma revoluçao ou mini-revoluçao, fora o que me estou a esquecer.

    Fora o city,roma,dortmund,psg,liverpool,real madrid que contratarao sempre bons jogadores.

    E depois o atletico madrid,sevilla,porto,benfica que perderao alguns jogadores fulcrais e terao que ir ao mercado buscar alguem provavelmente.
    O proprio leverkusen a perder lars bender tera que investir num medio.

    Para mim sera um mercado entusiasmante.

    Pedritxo

  • Ricciardo
    Posted Maio 20, 2014 at 1:33 pm

    O problema do Valência e de outros clubes de segunda linha em Espanha começa e acaba na forma de desigual de como são repartidos os direitos de TV, é certo que Real Madrid e Barcelona hoje tem um poderio muito grande e que só o Atlético de Simeone conseguiu quebrar isso, mas quando clubes como o Atlético Madrid, ganham 30/40 milhões em direitos de transmissão, por ano, e o Real Madrid faz contratos de 1000 milhões para 5 temporadas, está tudo dito…

    tem a ver com a descentralização dos direitos, curiosamente no futebol Europeu só Portugal e Espanha tem os direitos descentralizados, em Inglaterra, França, Alemanha e Italia os direitos estão centralizados existindo uma lógica em cada um desses países depois para haver a repartição, que na esmagadora maioria dos casos é muito mais equilibrada do que ocorre quer em Espanha, quer em Portugal

    por exemplo, um clube da prémier League que desça de divisão ganha mais em direitos de TV que o Atlético Madrid, que seguramente nos próximos anos irá negociar em alta as suas transmissões, o que do ponto de vista negocial é bom ter liberdade para o fazer, mas do ponto de vista da competição entre clubes é mau…

    nunca é bom haver monopólios, porque retiram a competitividade e condicionam a subsistência dos outros…

    O Valência, o Atlético Madrid, o Sevilla, Bilbau e outras equipas em Espanha deveriam ser mais competitivas, se em Espanha houvesse uma melhor repartição dos direitos de tv…

    isso de dar 80% do dinheiro a duas equipas e dividir os outros 20 pelas restantes nunca dá bom resultado…

    .

    • Narcisse
      Posted Maio 20, 2014 at 2:10 pm

      Quando essas duas equipas são as que mais adeptos têm e as que mais contribuem com adeptos para o sucesso das transmissões porque é que haveriam de ganhar o mesmo que as outras?

      Porque é que o Benfica, que gera 100 Milhões em receitas de publicidade, tem de distribuir esse dinheiro por todos os clubes da liga, se o mérito de o canal áquela hora ter tantas visualizações ser do seu e só seu proprio mérito?

      Se me vem falar em Inglaterra, em que para além de terem 5 vezes a população Portuguesa têm sempre estádios cheios, e tanto há adeptos do Nottingham Forest (2a divisão), como há adeptos do City, em que é que isso pode ser comparável ao campeonato Português?

      Na maior parte dos casos, só existem monopólios porque a concorrência não tem capacidade/investimento para competir com os grandes. Quando isso acontece, das duas uma, ou arranjam muito dinheiro (Chelsea/City) e conseguem, mesmo com prejuizos gigantes, competir com outros, ou então os grandes ajudam os pequenos e tornam-se todos medianos. E eu pergunto. Acha isto possivel? Porque é que o Mcdonalds deveria apoiar o Burger Ranch a impor-se no mercado Português, se são concorrentes directos?
      Não faz sentido algum…

    • Julio
      Posted Maio 20, 2014 at 6:03 pm

      Ricciardo,

      também não exageres. Podes discordar ao máximo da distribuição, mas a proporção 80-20 é um enorme exagero. Na realidade Barça e Real Madrid recebem cerca de 50% (isto é, cada uma 25%) do valor total e o resto é dividido pelas restantes equipas.

  • Kacal l
    Posted Maio 20, 2014 at 2:00 pm

    Bom post, com o novo rico Valência, Parabéns! Luís Leite. :-)

    Não sou contra estes milionários que compram os clubes, desde que os projectos sejam bem pensados e montados, com ambição, por mim está tudo bem.
    O Málaga e o Racing Santander não tinham a história do Valência, nunca foram grandes clubes, se olharmos para o que o Chelsea e o Man City são agora, se calhar pensamos que é impossível o Valência chegar ao nível deles, mas se formos atrás no tempo para ver o que eram o Chelsea e o Man City, percebemos que o Valência é um clube com muito mais história que os dois emblemas ingleses e até com mais conquistas, basta ver o palmares do Valência e ver o palmares do Chelsea e do Man City, antes de ficarem milionários, o Valência tem estado numa má fase e o Atlético de Madrid ultrapassou-os como 3º melhor clube em Espanha ou 3º grande, mas no inicio deste século o Valência era claramente o 3º melhor clube em Espanha.
    O Peter Lim não me parece que seja tão rico como esses "sheiks" e russos que andam por aí, há sempre o medo dos adeptos que ele seja apenas mais um desses que investem à balda e não querem saber do futebol e depois vai-se a ver e afinal não têm tanto dinheiro quanto isso e os clubes ficam ainda piores do que estavam antes desses "milionários", caso do Málaga.
    O Valência está numa liga de top, tem uma das maiores "aficións" em Espanha e é um clube com história e grandeza, não é um clube qualquer, portanto acredito que este projecto tenha pernas para andar e que o sucesso seja alcançado, não será fácil competir com o Real Madrid e o Barcelona, mesmo com este Atlético de Simeone, mas parece-me que é um bom projecto e pode funcionar bem a médio prazo.
    Quanto ao plantel, é preciso haver uma "revolução", alguns jogadores estão no clube, mas não rendem e deviam sair (Banega, Jonas, etc) e outros devem ser mantidos (Diego Alves, Mathieu, Bernat, Parejo, Feghouli e Paco Alcácer), mas também resolver alguns casos (Guaita, Ricardo Costa, Rami, João Pereira, Guardado, Piatti, etc), é certo que o Valência já assegurou quatro reforços (Otamendi, André Gomes, Rodrigo De Paul e Rodrigo), sendo que o português deve ser emprestado para rodar e jogar com regularidade (pelo o que se diz), mas há "matéria-prima" para fazer um plantel de qualidade, vamos ver quais os reforços que vão chegar a Valência, o treinador deve ser mantido, mas não é certo que fique a médio prazo, se as coisas não correrem bem, vai sair logo, os proprietários novos gostam de ter os seus treinadores, vamos ver.

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 20, 2014 at 3:05 pm

      Kacal,
      Concordo em quase tudo sobre os jogadores, menos na questão do André Gomes, que não só irá jogar como irá ser titular.
      O principal problema do André Gomes é a falta de intensidade que empresta ao jogo, e em Ligas como a portuguesa, ou a italiana ou a inglesa isso é um problema. Na Espanha o ritmo é outro, as marcações são bem mais abertas e qualquer jogador médio em Espanha parece melhor do que é na realidade. Aliás basta ver o exemplo do campeão Atlético. Foi campeão apenas e só porque deu ao seu jogo uma intensidade e uma rotação bem mais elevadas do que é habitual.
      Acredito que a grande surpresa do Valência possa ser Nico Gaitan… (e não Garay)e que quer João Pereira quer Ricardo Costa, mesmo Jonas devam permanecer.
      Um onze com Diego Alves; João Pereira, Otamendi, Mathieu, Bernat; Feghouli, Parejo, André Gomes, Gaitan; Rodrigo e Paco Alcacer.
      Há ainda Guaita, Victor Ruiz, Javi Fuego, Jonas, De Paul….matéria prima interessante e que poderá ser suficiente para uma classificação no top 4 (consequente apuramento para a Champions)

    • Kacal l
      Posted Maio 20, 2014 at 3:52 pm

      Flávio Trindade,

      Pois… até concordo, mas eu não falei por falar, li uma noticia hoje que o Rodrigo vai assinar, assim como o André Gomes, mas o português deve ser mesmo emprestado, por isso é que falei.

    • Julio
      Posted Maio 20, 2014 at 5:58 pm

      Flavio,

      discordo em absoluto, não sei que jogos ves em Espanha, mas intensidade raramente falta. Há é maior evolução tecnico-tactica do que nas outras ligas.

      Aliás, nota-se a dificuldade das equipas espanholas nos jogos europeus em aguentar a intensidade dos adversários. Os resultados têm sido fraquinhos, não é?

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 20, 2014 at 10:02 pm

      Julio,
      São opiniões.
      Espanha tem dois dos 3 melhores clubes do Mundo (Real e Barça, o outro será o Bayern), logo isso ajuda.
      Mas se porventura virmos o Messi a jogar numa Liga que não a espanhola dar-me-à razão… e para não parecer demasiado patriótico dificilmente Ronaldo conseguirá marcar noutra Liga de top o mesmo número de golos que marca em Espanha.
      Fala dos resultados das equipas espanholas e eu relembro-lhe a facilidade com que Bayern e Dortmund trucidaram Real e Barcelona (não vai muito tempo).
      Aliás, o próprio Sevilla só não foi goleado no Dragão pelo Porto porque teve sorte, e nunca se impôs ao Benfica super desfalcado e já sem fulgor.
      Aliás caso não existam fenómenos estranhos a Espanha terá sérias dificuldades no Brasil.

  • Saci Pererê
    Posted Maio 20, 2014 at 2:02 pm

    Curioso que vivo em Valência e nesta cidade não chegam ao 1 milhão de habitantes, imagino que Lisboa e Porto devem ter sofrido um genocídio desde que lá fui há menos de dois meses.
    Quanto aos grandes ícones de Valencia, Ciudat de las Arts y Ciencies (50 milhões por ano de manutenção), Fórmula 1 (nunca mais se realiza aqui, fica o circuito abandonado e poupa-se 30 milhões ao ano, num evento que durava pouco menos que uma semana), Copa América é o exemplo mais grave de despesismo e inutilidade, o porto está completamente abandonado e os pavilhões das equipas foram todos "despejados" desapareceram milhões de euros em material, tipo Expo 98).

    O Valencia é o clube com mais adeptos na cidade, mas o Levante também leva 15 000 média por jogo, com orçamento de compra de jogadores de 0 euros, tem possivelmente e para mim o melhor GK da liga espanhola e um dos melhores do mundo, Keylor Navas.

    • André Pinho
      Posted Maio 20, 2014 at 2:23 pm

      Um bem haja meu caro,

      Nunca tive o prazer de visitar Valência, mas o conhecimento e a opinião ainda são de borla. E eu concordo em absoluto com a segunda frase do seu comentário: Valência é uma cidade modelo de muito do que está mal na cultura Ibérica (Mediterrânica): slogans demagógicos e eventos pontuais de escala mundial, tudo um embrulhado num planeamento de vistas curtas: está criado um efeito "bola de neve oca" que vai alimentando uma imagem agradável, mas que por ser insustentável (despesismo e inutilidade, nem mais) acaba por colapsar sobre o próprio peso.

    • Narcisse
      Posted Maio 20, 2014 at 2:37 pm

      Para não falar na área balnear envolvente, em quea propaganda é mais do que muita, e a qualidade não é metade do "oferecido". Os monstros imobiliários são mais do que muitos, tal como cidades-fantasma e uma região que vive muito do Turismo.
      As quebras têm sido gigantes e a realidade não corresponde ao que é dito por ai…

  • Tiago
    Posted Maio 20, 2014 at 5:01 pm

    Até a própria Real Sociedad tem mais "adeptos" no facebook que o Bilbao. Daí não haver tanto adepto do Bilbao, por repartir o país Basco com a Real Sociedad.

  • DcMister96
    Posted Maio 20, 2014 at 6:01 pm

    Penso que o Valência vá ser um projeto de longo prazo por parte do Peter Lim, pois deve ter a ambição de levar de novo o clube à ribalta, visto que nos últimos anos tem perdido os seus melhores jogadores para clubes como o Barcelona e City. Estou curioso para ver o que o atual treinador pode fazer com tanto dinheiro para transferências, caso fique. A meu ver não tem estofo para treinar um clube como o Valêcia.
    Para a próxima época poderá haver quatro clubes a lutar pelo título caso o Simeone fique no Atlético, se bem que acho que o Atlético não irá conseguir meter este nível para o próximo ainda para mais com as saídas de jogadores como Diego Costa, Courtois regresso ao Chelsea e talvez o Diego Costa e o Filipe Luís o acompanhem

    • Kafka I
      Posted Maio 20, 2014 at 6:54 pm

      Mas alguma vez haverá 4 equipas a lutar pelo título para o ano? para o ano será uma luta a 2 apenas entre Real e Barça e o Atlético Madrid vai voltar ao que sempre foi, este foi um ano atípico, mas para o ano voltam a ficar a 15 pontos do Real e do Barça…

Deixa um comentário