Debast e Ioannidis continuam a ser apontados com alguma intensidade ao Sporting e Amorim, não confirmando os nomes, diz que a próxima época está a ser tratada e que é importante fechar o plantel cedo.
Percebo a ideia do RA de fechar o plantel o quanto antes até pela questão das convocatórias do Euro 2024 (poderá haver valorizações de potencias alvos leoninos). Não obstante, efetuo um exercício das contratações que o Sporting deveria efetuar e tendo em conta os nomes que já foram veiculados:
Entradas:
Debast (central);
Ioannidis (ponta de lança);
Jota Silva (Extremo e avançado); – Este elemento poderia ser útil para a variabilidade tática do Sporting e penso que o estilo de jogo do RA é onde este jogador poderá ter mais sucesso;
Laurienté (Extremo) – É virtuoso, destro e joga a extremo-esquerdo. Se o Sassuolo descer o Sporting poderá ter aqui uma boa opção preço/qualidade;
Dorgu (Lateral esquerdo) – Ainda é jovem e está afirmar-se no Lecce, mas não engana, vai ser dos melhores laterais esquerdos do mundo.
Milinković-Savić (Guarda-redes) – Extra-grandes é o melhor guarda-redes da série A par do Di Gregorio (que é bastante caro). Está numa boa idade, 27 anos e tem um preço acessível para o Sporting. Tem uma caracteristica que agrada a RA, joga bem com os pés.
Saídas:
Paulinho;
Esgaio;
Nuno Santos;
Diomonde;
Neto; e
Adan.
A saída de tantos jogadores que tem bastante peso no balneário poderá não ser apreciada, mas o Sporting se quiser elevar o nível e não sofrer de problemas de profundidade, terá que atacar o mercado.
PS – Tenho o pressentimento que o próximo ano será o ano de afirmação do Fresneda.
Cody Madison
Posted
Maio 10, 2024 at
2:36 pm
Olheiro da 2ª,
__
Hoje o Record dá como notícia de que o Marcus Edwards deverá sair no fim da época o que obrigará o Sporting a ir buscar um extremo.
__
SL ?
Olheiro da 2ª
Posted
Maio 10, 2024 at
3:56 pm
Sim, esqueci-me de referir a saída do Edwards que ficou aquém do que era expectável.
Mantorras
Posted
Maio 10, 2024 at
2:36 pm
Nao entendo a panca com o Jota Silva. Acho um jogador que esta epoca e o seu melhor e dificilmente faz melhor que isto, e ate repetir nao sera facil. Tecnicamente e muito limitado para jogar num grande. Tambem nao sei porque que o Nuno Santos e desvalorizado. Tem um excelente pe esquerdo, tem muito golo e assistencia para aquela posicao, pode tambem jogar a extremo, onde deixa a desejar, mas sempre da opcoes ao treinador. Para sair alguem nao seria o Reis?
—-
Para mim, a maior prioridade do Sporting, alem de tapar a saida do Gyo, se esta acontecer, e ter alternativa ao Pote. Nenhum outro jogador pode ser MC, MO ou extremo/avancado como ele, e jogar entre linhas, ser um hibrido na maioria dos jogos, etc. Acho que Amorim o ve como um elemento essencial e se calhar nao era mal pensado ter um suplente que possa ser esse hibrido.
Olheiro da 2ª
Posted
Maio 10, 2024 at
4:07 pm
Vi 6 jogos ao vivo do Jota Silva (Faro, Luz, Estoril e 2x em Guimarães). Não tenho dúvidas que a par do Cristo González (embora este seja menos versátil) são os jogadores extra-grandes que melhor se adaptam ao futebol do Sporting.
Da mesma maneira, que há uma desconfiança do Jota Silva, tambem houve do Nuno Santos quando o Sporting o comprou. O Jota Silva obviamente não seria para titular mas para um plantel que precisa de profundidade com qualidade é o ideal.
Por fim, a sugestão de venda do Nuno Santos (jogador que aprecio bastante, embora o feitio truculento) deve-se a 2 fatores: renovação contínua da equipa e desejo do jogador fazer o contrato da vida dele.
Mantorras
Posted
Maio 10, 2024 at
5:49 pm
Tenho a certeza, no entanto, que estas melhor informado que eu quanto as qualidades deles, mas da liga, por exemplo, alem do Cristo, gosto do Guitane e do Belloumi, e sendo para o banco/rotacao, acho o Guitane alguem capaz de entrar e mexer com os jogos, ou para fechar os jogos em contra ataque, e o Belloumi e um excelente projecto de jogador.
—-
Sempre que vi o Jota pareceu-me que tem um primeiro toque muito defeituoso, estraga muitas jogadas por causa disso, e se o Vitoria pedir mais de 15M por ele, acho demasiado caro, ainda por cima para o banco. O Nuno Santos por acaso sempre gostei, na altura gostava que tivesse voltado ao Benfica, mas nao aconteceu, mas conheco-o bastante bem, e se calhar sou meio biased (sim, o feitio dele e do piorio).
Olheiro da 2ª
Posted
Maio 11, 2024 at
7:28 am
O Belloumi é um miudo que é um excelente jogador (o clube que pertence é o meu clube predileto e acompanhei grande parte dos jogos no São Luís) e tem um talento inegável e muito acima da média, contudo vai na primeira época ao mais alto nível (desconsiderando a competição em sub-23). É um jogador que precisa de mais uma época para ganhar “gasóleo” para os 90 minutos, visto que por norma aos 60-70 minutos “rebenta”. O José Mota seria/é o treinador ideal para ele consolidar esse crescimento e depois ter as portas abertas para dar “o salto” e afirmar-se em níveis de maior exigência. Adicionalmente Belloumi é esquerdino, gosta de derivar para terrenos interiores, um pouco à semelhança do Trincão e parece-me que o Amorim não pretende um jogador desses moldes (mesmo com a saída de Edwards). Havendo Trincão e Pote (a época mais prolífera em termos de golos foi a extremo-direito).
Relativamente ao Guitane. Vi 2 jogos e talvez possa estar enviesado na análise. É um jogador com grande talento mas que se alheia do jogo facilmente e que tem um feitio bastante irregular (considero-o muito parecido ao Edwards).
Artur Trindade
Posted
Maio 11, 2024 at
11:01 am
Já aqui disse há dias que espero que Amorim traga o Belloumi numa perspectiva de ser competição direta do Geny, até na capacidade de poder jogar como ala direito, ala esquerdo, extremo esquerdo ou direito, faz 4 posições no esquema de Amorim, grande potencial de crescimento, pela capacidade técnica, física, tática, remate e idade.
Neville Longbottom
Posted
Maio 10, 2024 at
5:51 pm
O Jota é um extremo vertical. O Sporting abdicou deste tipo de jogador (importante numa fase inicial do RA), mas desde que o Sporting deixou de jogar em transição para assumir o jogo, Amorim dispensou-os, lembro-me do Jovane e do TT. Não faz sentido contratar alguém deste estilo e estou convicto que Amorim rejeitaria até o Bale nos seus tempos áureos. Jota Silva é bom jogador, é útil mas, a não ser que o Sporting altere a sua forma de jogar não faz sentido nenhum, mesmo para dar profundidade.
Olheiro da 2ª
Posted
Maio 11, 2024 at
7:37 am
Jota Silva extremo vertical? Discordo em absoluto dessa afirmação. Basta ver a maioria dos golos dele, onde dá o último toque e qual o movimento que faz (por exemplo o golo dele no São Luís, que para mim é um excelente trabalho de equipa atrais o Farense para abertura do espaço e depois no momento certo colocarem a bola no espaço), vem da posição de 2º avançado no lado esquerdo, para aparecer no lado direito). Fez mais 3 golos com um movimento idêntico.
Jota Silva é um jogador que tem a capacidade de começar como extremo, mas com a dinâmica da equipa, funciona como avançado e no Sporting, quando há Paulinho e Gyokeres, há muito essa variabilidade tática. Consegue jogar nas 3 posições da frente, o que num contexto de rotação é importantíssimo.
Angelo GJ
Posted
Maio 10, 2024 at
4:08 pm
Mantorras esse jogador seria o Gustavo Sá, mas ainda está verde para o Sporting e o Famalicão não venderia barato. Outras opções(igualmente caras) seriam, Sudakov (Shaktar) ou Fabian Rieder(Rennes), talvez o mais barato dos três já que não se adaptou bem ao campeonato francês.
Mantorras
Posted
Maio 10, 2024 at
5:51 pm
O Gustavo seria boa opcao, sem duvida, mas concordo contigo que seria caro demais e ainda precisa de “jogar sempre” para crescer. Ouvi falar no Damsgaard, que tem o mesmo agente do Hjulmand. Nao sei ate que ponto tem algum resticio de verdade…
Angelo GJ
Posted
Maio 10, 2024 at
4:03 pm
Não achas o Mililnkovic-Savic algo limitado no jogo de pés e que o contexto da Série A o beneficia muito (ter de defender muitos remates saídos de cruzamentos), como beneficiava o Onana no Inter, por exemplo. O Muric do Burnley, igualmente forte entre os postes e ótimo com pés não seria uma opção melhor para uma equipa como Sporting que cada vez mais utiliza o GR como elemento ativo no processo de construção?
Olheiro da 2ª
Posted
Maio 11, 2024 at
7:42 am
Não concordo totalmente, que seja um Keeper que beneficia dos cruzamentos e até o acho competente com os pés. Sugeri o Milinkovic-Savic em detrimento do Muric por parecer-me que será mais barato e porque parece-me melhor que o Muric no essencial: a defender.
Neville Longbottom
Posted
Maio 10, 2024 at
5:34 pm
Discordo muito do Jota Silva. Não estando em causa a capacidade competitiva do jogador, em que é que ele se enquadra no estilo de jogo do RA? Acho que é mesmo um peixe fora de água.
Angelo GJ
Posted
Maio 10, 2024 at
1:40 pm
Faz sentido, e só não percebo porque que os outros clubes (FCP e Benfica) sendo ou tendo sido estáveis há mais tempo que o Sporting é nunca geriram estes assuntos da mesma maneira (será pouco profissionalismo?).
Não fugindo muito do tópico, penso que com a chegada de Ioannidis e De Bast, ficam a faltar um guarda-redes, médio defensivo, extremo e se o Sporting quiser ter os melhores em todas as posições, um LE. Apostava em Muric para baliza, Tomas Handel para concorrer com o Hujlmand, Iling Junior para as alas e Patrick Dorgu para lateral.
Anomalias
Posted
Maio 10, 2024 at
2:12 pm
A menos que o Morten saia, não vejo porque contratar um médio.
Temos Morita, Bragança e Mateus Fernandes, que certamente estará no plantel. Diria até que deve ser o único emprestado com lugar (quase) garantido.
GR e laterais, para os dois lados, assim como um extremo, seria a minha ideia.
Angelo GJ
Posted
Maio 10, 2024 at
5:15 pm
Se os jogos com o Benfica que é uma equipa muito desequilibrada que pressiona mal e pouco deram indicações que as opções do Sporting para o meio-campo podem ser suficientes, os jogos contra FCP e da Liga Europa, especialmente contra a Atalanta mostraram que falta ali mais qualquer coisa ao meio-campo. E convém considerar que para o ano o Sporting estará na Liga dos Campeões, num formato novo onde o modelo está mais próximo ao de uma liga, logo terá muitos mais jogos parecidos com os que teve contra Atalanta e Porto do que outros. Numa perspetiva de crescimento, competitividade e profundidade de plantel, o Sporting ganharia muito com o Handel(ou outro médio defensivo) que é um médio que no processo de construção não fica a dever a Morita ou Hjulmand, e até é melhor do que Bragança globalmente. Ter Hjulmand e Handel para 6, Morita, Bragança e Mateus Fernandes para 8, numa época onde serão o alvo a abater internamente e inseridos em várias competições só faz sentido e felizmente o Rúben Amorim já evoluiu no entendimento de que ter profundidade é bom, faltam os adeptos agora.
Neville Longbottom
Posted
Maio 10, 2024 at
5:32 pm
Temos Essugo e Koba também.
Mushy
Posted
Maio 10, 2024 at
9:51 pm
Dois juntos não valem (para já) uma perna de um jogador que possa trazer competitividade ao plantel para posição 6
Mushy
Posted
Maio 10, 2024 at
9:55 pm
O bom é passar o campeonato, como este ano, sempre com os mesmo e tendo um banco fraco sem soluções. Ou achar que o Morita é nr6 para fazer o mesmo do Morten.
Sim vamos jogar em várias frentes e não há necessidade de sobrecarregar os jogadores com tantos jogos se houver um plantel equilibrado e a posição 6 temos apenas UM e mesmo assim não é aquele 6 destruidor como um Palhinha e Ugarte para dar mais soluções consoante decorre o jogo.
Zaydou Youssouf era perfeito para ter um 6 diferente do Morten e com qualidade e trazer outro tipo de dinamica que se possa querer colocar em campo
Petrol
Posted
Maio 10, 2024 at
4:25 pm
1º parágrafo não faz qualquer sentido. Nesta época o Benfica ficou com o plantel fechado muito cedo ao contrário de Sporting e Porto. O problema foram os alvos que foram contratados, seja por falta de qualidade ou por não encaixarem no modelo de jogo. O Sporting apesar de ter fechado o plantel mais tarde acertou em cheio nos reforços e daí deu-se a diferença. Quanto ao defeso que se avizinha ainda é muito cedo para se tirarem conclusões. Ainda não há nem contratações nem vendas oficiais portanto é esperar para ver
Angelo GJ
Posted
Maio 10, 2024 at
5:19 pm
Tens razão, o Benfica fechou várias contratações na temporada passada antes da época iniciar, Jurasek e Cabral, foram os únicos a serem fechados após a pre-época. O meu FCP fica sozinho nas culpas então.
Veridis Quo
Posted
Maio 10, 2024 at
5:09 pm
Hjulmand, Morita, Dani, Mateus, Koba e ainda há o Pote em caso de urgência. Não me parece necessário reforçar o meio campo, a não ser que alguém saia. Muito menos com o Handel, que tem um perfil semelhante ao Bragança.
Veridis Quo
Posted
Maio 10, 2024 at
3:17 pm
O Debast não me encanta propriamente, apesar de lhe ver qualidades óbvias e margem de progressão naquilo que não gosto no seu jogo. Mas ao dia de hoje, tem ali coisas que para um central me deixam muito de pé atrás, como já tinha dito no post do Porto-Sporting, creio. O Ioannidis, não conhecendo a fundo, o registo de golos ser francamente pobre num campeonato como o grego deixa-me preocupado. Várias épocas pobres a esse nível e mesmo esta, tem muito golo de penalty a aumentar a estatística. Deixa red flags, desse ponto de vista. Do que vi, é bastante possante, segura muito bem a bola de costas no apoio frontal e trabalha defensivamente, mas não é propriamente na linha do Gyokeres, no que diz respeito ao ataque à profundidade. Parece-me ter mais jogo de pivot de futsal de receber, segurar e esperar, do que receber e virar para atacar a defesa ou desmarcar-se muito na profundidade e dar soluções aí.
Antonio Clismo
Posted
Maio 11, 2024 at
10:23 am
Ioannidis é para substituir o Paulinho, nunca o Gyokeres.
Antonio Clismo
Posted
Maio 10, 2024 at
4:15 pm
Tenho as minhas reservas com Debast e Ioannidis. Não sei se mentalmente estão preparados para mudarem de país e continuarem a sua evolução sem baixas de rendimento.
O Debast chegaria e a única pessoa que fala neerlandês é o St. Juste..
O Ioannidis chegaria e a única pessoa que fala grego é o Sotiris que já sabe que não fica no plantel…
.
Não será fácil replicar os tiros certeiros de scouting que foram o Hjulmand e o Gyokeres…
Miguel Lopes
Posted
Maio 10, 2024 at
5:35 pm
Mas o Debast não é belga!? Qual a razão para não falar pelo menos Francês?
De certeza que na escola, teve que aprender o Francês, além do Neerlandês e Alemão.
filipe19
Posted
Maio 10, 2024 at
5:56 pm
Por vezes vens cá com cada argumento. Então quem é que fala sueco ou dinamarquês? O Morita não fala português como tão pouco fala inglês. Sinceramente nem sei como o pessoal comunica com ele mas até agora não foi problema qualquer de ele ter uma boa carreira bem longe da sua zona de conforto. Nem quero saber como aquilo correu nos Açores. Enfim, ele evolui e não houve baixas de rendimento.
Os jogadores são profissionais carrago, e é assim que têm que enfrentar as suas tarefas. E o clube é o responsável de manter os seus ativos bem dispostos. Se eles tiverem qualidade desportiva para ajudar o clube o resto acontecerá de modo natural.
Mushy
Posted
Maio 10, 2024 at
9:49 pm
Sorte do Sporting é que todo o plantel sabia falar sueco e dinamarquês…
Mais uma tirada sem lógica do mesmo de sempre aqui do grupo.
Debast não está pronto, titular todos os jogos, internacional….na mesma onda “quem é diomande que ninguém conhece e deve ser um fiasco..
Mas no entanto miúdos do Sporting a jogarem numa 3ºdivisão já estão prontos segundo as tuas teorias.
Como podemos levar-te a sério algum dia?
Rated R
Posted
Maio 11, 2024 at
8:05 am
Não se leva… só escreve pq tem dedos… :D :D :D
OTioVermelhudo
Posted
Maio 11, 2024 at
8:48 am
Pois concordo em parte com o argumento.
Direi que será difícil para ambos agarrarem a titularidade e rebentarem com a escala.
Daí ser importante para o Sporting não perder o Beowulf na próxima época e com isso ir metendo o Aquiles aos poucos.
Não é nada fácil chegar de um campeonato mais fraco, como o grego, e agarrar a titularidade num clube que vai à Champions e tem a pressão de se apresentar como o principal candidato ao título.
———
Relativamente à defesa, parece que o Sporting tem ali soluções engraçadas.
A manutenção do Inácio e do Reis permitem a continuação de centrais esquerdos com bom toque de bola.
O novo Desailly é bom jogador, mas o Sporting tem no Bárésma alguém com muito potencial. Por ser mais baixo e mais ágil, o português até tem mais capacidade de subir com bola controlada, coisa que este Sporting do Amon aproveita bem num campeonato como o português. É de facto muito interessante ver um grande com praticamente 9 jogadores em campo com solidez técnica para não queimar a redondinha e ter centrais a fazer de defesa laterais em determinados momentos.
——–
Vai ser uma época de chorar a rir.
Vamos ter Porto a colar as fraturas, Sporting a ter de gerir possíveis vontades de dar o baza e … o meu Benfica.
Ahah… O que dizer do Benfica… Ui ui ui…
O Rogério vai ter de apresentar um futebol sólido, caso contrário será criticado mesmo que dê 3 a clubes pequenos.
É uma reedição do que lemos com o sábio. É de rir a bom rir ou não é? O Tio disse… Era piada. Claro. The jokes on you.
Belo ano que se avizinha.
Acho que vamos todos curtir, desde que não sejamos facciosos, haverá coisas bem boas para analisar.
Knox_oTal
Posted
Maio 11, 2024 at
4:28 pm
Parecem-me excelentes opções! Seriam claramente mais valias ao plantel… mas igualmente importante será o dossier das saídas! St. Juste e Edwards deveriam ser vendidos para ter fundo de maneio, e Esgaio e Paulinho tem aqui um fecho de ciclo apropriado e tentaram um último bom contrato das carreiras.
.
Sendo assim, para compor o plantel, contando já com os nomes da notícia, apostava em 2 GR’s (Velho para segunda opção, Muric do Burnley para titular e emprestava Israel a um clube da Liga para jogar e evoluir sem pressão), Jota Silva do Vitória e um lateral esquerdo, ainda que gostava de ver Vinagre a ser reabilitado mesmo assim. Se tal fosse possível, nesse caso emprestava Fresneda e apostava num lateral direito com mais experiência ou algum jovem da Academia que se mostrasse mais pronto Barroso ou eventualmente Travassos (a ver como volta na pré época).
.
Neto também deveria terminar enquanto jogador e integrar a equipa técnica eventualmente, parece-me importante junto do grupo e a passar a mensagem de Amorim. Koba é assumir o erro e emprestar ou vender se possível ser grande prejuízo.
.
Quanto a jovens, Essugo deveria ter outro empréstimo, tal como Afonso Moreira. Sendo que Quenda deve integrar a equipa principal e ir aparecendo aqui e ali.
.
Outro ponto importante, se realmente quiserem atacar o bicampeonato e se afirmarem na Europa, é manterem Amorim, Gyokeres e Inácio (não estou muito por dentro da tesouraria leonina mas a vender por obrigação que seja o Diomande, mas idealmente até o costa-marfinense devia ficar).
.
GR – Muric, Velho, Pinto
Defesas – Debast, Eduardo Quaresma, Coates, Diomande, Inácio, Reis
Alas – Catamo, Travassos/Fresneda/Barroso, Nuno Santos, Vinagre/contratação (Lelo? Reinildo empréstimo com opção?)
Médios – Hjulmand (e como segundo capitão talvez), Morita, Mateus Fernandes, Bragança
Avançados – Jota Silva, Trincão, Ioannidis, Pote, Gyokeres, Quenda (e numa lógica de dar profundidade ao plantel e se a carteira o permitisse tentaria o David Costa do Lens, acho que casaria muito bem com as ideias do Amorim)
.
Saudações desportivas
33 Comentários
Olheiro da 2ª
Percebo a ideia do RA de fechar o plantel o quanto antes até pela questão das convocatórias do Euro 2024 (poderá haver valorizações de potencias alvos leoninos). Não obstante, efetuo um exercício das contratações que o Sporting deveria efetuar e tendo em conta os nomes que já foram veiculados:
Entradas:
Debast (central);
Ioannidis (ponta de lança);
Jota Silva (Extremo e avançado); – Este elemento poderia ser útil para a variabilidade tática do Sporting e penso que o estilo de jogo do RA é onde este jogador poderá ter mais sucesso;
Laurienté (Extremo) – É virtuoso, destro e joga a extremo-esquerdo. Se o Sassuolo descer o Sporting poderá ter aqui uma boa opção preço/qualidade;
Dorgu (Lateral esquerdo) – Ainda é jovem e está afirmar-se no Lecce, mas não engana, vai ser dos melhores laterais esquerdos do mundo.
Milinković-Savić (Guarda-redes) – Extra-grandes é o melhor guarda-redes da série A par do Di Gregorio (que é bastante caro). Está numa boa idade, 27 anos e tem um preço acessível para o Sporting. Tem uma caracteristica que agrada a RA, joga bem com os pés.
Saídas:
Paulinho;
Esgaio;
Nuno Santos;
Diomonde;
Neto; e
Adan.
A saída de tantos jogadores que tem bastante peso no balneário poderá não ser apreciada, mas o Sporting se quiser elevar o nível e não sofrer de problemas de profundidade, terá que atacar o mercado.
PS – Tenho o pressentimento que o próximo ano será o ano de afirmação do Fresneda.
Cody Madison
Olheiro da 2ª,
__
Hoje o Record dá como notícia de que o Marcus Edwards deverá sair no fim da época o que obrigará o Sporting a ir buscar um extremo.
__
SL ?
Olheiro da 2ª
Sim, esqueci-me de referir a saída do Edwards que ficou aquém do que era expectável.
Mantorras
Nao entendo a panca com o Jota Silva. Acho um jogador que esta epoca e o seu melhor e dificilmente faz melhor que isto, e ate repetir nao sera facil. Tecnicamente e muito limitado para jogar num grande. Tambem nao sei porque que o Nuno Santos e desvalorizado. Tem um excelente pe esquerdo, tem muito golo e assistencia para aquela posicao, pode tambem jogar a extremo, onde deixa a desejar, mas sempre da opcoes ao treinador. Para sair alguem nao seria o Reis?
—-
Para mim, a maior prioridade do Sporting, alem de tapar a saida do Gyo, se esta acontecer, e ter alternativa ao Pote. Nenhum outro jogador pode ser MC, MO ou extremo/avancado como ele, e jogar entre linhas, ser um hibrido na maioria dos jogos, etc. Acho que Amorim o ve como um elemento essencial e se calhar nao era mal pensado ter um suplente que possa ser esse hibrido.
Olheiro da 2ª
Vi 6 jogos ao vivo do Jota Silva (Faro, Luz, Estoril e 2x em Guimarães). Não tenho dúvidas que a par do Cristo González (embora este seja menos versátil) são os jogadores extra-grandes que melhor se adaptam ao futebol do Sporting.
Da mesma maneira, que há uma desconfiança do Jota Silva, tambem houve do Nuno Santos quando o Sporting o comprou. O Jota Silva obviamente não seria para titular mas para um plantel que precisa de profundidade com qualidade é o ideal.
Por fim, a sugestão de venda do Nuno Santos (jogador que aprecio bastante, embora o feitio truculento) deve-se a 2 fatores: renovação contínua da equipa e desejo do jogador fazer o contrato da vida dele.
Mantorras
Tenho a certeza, no entanto, que estas melhor informado que eu quanto as qualidades deles, mas da liga, por exemplo, alem do Cristo, gosto do Guitane e do Belloumi, e sendo para o banco/rotacao, acho o Guitane alguem capaz de entrar e mexer com os jogos, ou para fechar os jogos em contra ataque, e o Belloumi e um excelente projecto de jogador.
—-
Sempre que vi o Jota pareceu-me que tem um primeiro toque muito defeituoso, estraga muitas jogadas por causa disso, e se o Vitoria pedir mais de 15M por ele, acho demasiado caro, ainda por cima para o banco. O Nuno Santos por acaso sempre gostei, na altura gostava que tivesse voltado ao Benfica, mas nao aconteceu, mas conheco-o bastante bem, e se calhar sou meio biased (sim, o feitio dele e do piorio).
Olheiro da 2ª
O Belloumi é um miudo que é um excelente jogador (o clube que pertence é o meu clube predileto e acompanhei grande parte dos jogos no São Luís) e tem um talento inegável e muito acima da média, contudo vai na primeira época ao mais alto nível (desconsiderando a competição em sub-23). É um jogador que precisa de mais uma época para ganhar “gasóleo” para os 90 minutos, visto que por norma aos 60-70 minutos “rebenta”. O José Mota seria/é o treinador ideal para ele consolidar esse crescimento e depois ter as portas abertas para dar “o salto” e afirmar-se em níveis de maior exigência. Adicionalmente Belloumi é esquerdino, gosta de derivar para terrenos interiores, um pouco à semelhança do Trincão e parece-me que o Amorim não pretende um jogador desses moldes (mesmo com a saída de Edwards). Havendo Trincão e Pote (a época mais prolífera em termos de golos foi a extremo-direito).
Relativamente ao Guitane. Vi 2 jogos e talvez possa estar enviesado na análise. É um jogador com grande talento mas que se alheia do jogo facilmente e que tem um feitio bastante irregular (considero-o muito parecido ao Edwards).
Artur Trindade
Já aqui disse há dias que espero que Amorim traga o Belloumi numa perspectiva de ser competição direta do Geny, até na capacidade de poder jogar como ala direito, ala esquerdo, extremo esquerdo ou direito, faz 4 posições no esquema de Amorim, grande potencial de crescimento, pela capacidade técnica, física, tática, remate e idade.
Neville Longbottom
O Jota é um extremo vertical. O Sporting abdicou deste tipo de jogador (importante numa fase inicial do RA), mas desde que o Sporting deixou de jogar em transição para assumir o jogo, Amorim dispensou-os, lembro-me do Jovane e do TT. Não faz sentido contratar alguém deste estilo e estou convicto que Amorim rejeitaria até o Bale nos seus tempos áureos. Jota Silva é bom jogador, é útil mas, a não ser que o Sporting altere a sua forma de jogar não faz sentido nenhum, mesmo para dar profundidade.
Olheiro da 2ª
Jota Silva extremo vertical? Discordo em absoluto dessa afirmação. Basta ver a maioria dos golos dele, onde dá o último toque e qual o movimento que faz (por exemplo o golo dele no São Luís, que para mim é um excelente trabalho de equipa atrais o Farense para abertura do espaço e depois no momento certo colocarem a bola no espaço), vem da posição de 2º avançado no lado esquerdo, para aparecer no lado direito). Fez mais 3 golos com um movimento idêntico.
Jota Silva é um jogador que tem a capacidade de começar como extremo, mas com a dinâmica da equipa, funciona como avançado e no Sporting, quando há Paulinho e Gyokeres, há muito essa variabilidade tática. Consegue jogar nas 3 posições da frente, o que num contexto de rotação é importantíssimo.
Angelo GJ
Mantorras esse jogador seria o Gustavo Sá, mas ainda está verde para o Sporting e o Famalicão não venderia barato. Outras opções(igualmente caras) seriam, Sudakov (Shaktar) ou Fabian Rieder(Rennes), talvez o mais barato dos três já que não se adaptou bem ao campeonato francês.
Mantorras
O Gustavo seria boa opcao, sem duvida, mas concordo contigo que seria caro demais e ainda precisa de “jogar sempre” para crescer. Ouvi falar no Damsgaard, que tem o mesmo agente do Hjulmand. Nao sei ate que ponto tem algum resticio de verdade…
Angelo GJ
Não achas o Mililnkovic-Savic algo limitado no jogo de pés e que o contexto da Série A o beneficia muito (ter de defender muitos remates saídos de cruzamentos), como beneficiava o Onana no Inter, por exemplo. O Muric do Burnley, igualmente forte entre os postes e ótimo com pés não seria uma opção melhor para uma equipa como Sporting que cada vez mais utiliza o GR como elemento ativo no processo de construção?
Olheiro da 2ª
Não concordo totalmente, que seja um Keeper que beneficia dos cruzamentos e até o acho competente com os pés. Sugeri o Milinkovic-Savic em detrimento do Muric por parecer-me que será mais barato e porque parece-me melhor que o Muric no essencial: a defender.
Neville Longbottom
Discordo muito do Jota Silva. Não estando em causa a capacidade competitiva do jogador, em que é que ele se enquadra no estilo de jogo do RA? Acho que é mesmo um peixe fora de água.
Angelo GJ
Faz sentido, e só não percebo porque que os outros clubes (FCP e Benfica) sendo ou tendo sido estáveis há mais tempo que o Sporting é nunca geriram estes assuntos da mesma maneira (será pouco profissionalismo?).
Não fugindo muito do tópico, penso que com a chegada de Ioannidis e De Bast, ficam a faltar um guarda-redes, médio defensivo, extremo e se o Sporting quiser ter os melhores em todas as posições, um LE. Apostava em Muric para baliza, Tomas Handel para concorrer com o Hujlmand, Iling Junior para as alas e Patrick Dorgu para lateral.
Anomalias
A menos que o Morten saia, não vejo porque contratar um médio.
Temos Morita, Bragança e Mateus Fernandes, que certamente estará no plantel. Diria até que deve ser o único emprestado com lugar (quase) garantido.
GR e laterais, para os dois lados, assim como um extremo, seria a minha ideia.
Angelo GJ
Se os jogos com o Benfica que é uma equipa muito desequilibrada que pressiona mal e pouco deram indicações que as opções do Sporting para o meio-campo podem ser suficientes, os jogos contra FCP e da Liga Europa, especialmente contra a Atalanta mostraram que falta ali mais qualquer coisa ao meio-campo. E convém considerar que para o ano o Sporting estará na Liga dos Campeões, num formato novo onde o modelo está mais próximo ao de uma liga, logo terá muitos mais jogos parecidos com os que teve contra Atalanta e Porto do que outros. Numa perspetiva de crescimento, competitividade e profundidade de plantel, o Sporting ganharia muito com o Handel(ou outro médio defensivo) que é um médio que no processo de construção não fica a dever a Morita ou Hjulmand, e até é melhor do que Bragança globalmente. Ter Hjulmand e Handel para 6, Morita, Bragança e Mateus Fernandes para 8, numa época onde serão o alvo a abater internamente e inseridos em várias competições só faz sentido e felizmente o Rúben Amorim já evoluiu no entendimento de que ter profundidade é bom, faltam os adeptos agora.
Neville Longbottom
Temos Essugo e Koba também.
Mushy
Dois juntos não valem (para já) uma perna de um jogador que possa trazer competitividade ao plantel para posição 6
Mushy
O bom é passar o campeonato, como este ano, sempre com os mesmo e tendo um banco fraco sem soluções. Ou achar que o Morita é nr6 para fazer o mesmo do Morten.
Sim vamos jogar em várias frentes e não há necessidade de sobrecarregar os jogadores com tantos jogos se houver um plantel equilibrado e a posição 6 temos apenas UM e mesmo assim não é aquele 6 destruidor como um Palhinha e Ugarte para dar mais soluções consoante decorre o jogo.
Zaydou Youssouf era perfeito para ter um 6 diferente do Morten e com qualidade e trazer outro tipo de dinamica que se possa querer colocar em campo
Petrol
1º parágrafo não faz qualquer sentido. Nesta época o Benfica ficou com o plantel fechado muito cedo ao contrário de Sporting e Porto. O problema foram os alvos que foram contratados, seja por falta de qualidade ou por não encaixarem no modelo de jogo. O Sporting apesar de ter fechado o plantel mais tarde acertou em cheio nos reforços e daí deu-se a diferença. Quanto ao defeso que se avizinha ainda é muito cedo para se tirarem conclusões. Ainda não há nem contratações nem vendas oficiais portanto é esperar para ver
Angelo GJ
Tens razão, o Benfica fechou várias contratações na temporada passada antes da época iniciar, Jurasek e Cabral, foram os únicos a serem fechados após a pre-época. O meu FCP fica sozinho nas culpas então.
Veridis Quo
Hjulmand, Morita, Dani, Mateus, Koba e ainda há o Pote em caso de urgência. Não me parece necessário reforçar o meio campo, a não ser que alguém saia. Muito menos com o Handel, que tem um perfil semelhante ao Bragança.
Veridis Quo
O Debast não me encanta propriamente, apesar de lhe ver qualidades óbvias e margem de progressão naquilo que não gosto no seu jogo. Mas ao dia de hoje, tem ali coisas que para um central me deixam muito de pé atrás, como já tinha dito no post do Porto-Sporting, creio. O Ioannidis, não conhecendo a fundo, o registo de golos ser francamente pobre num campeonato como o grego deixa-me preocupado. Várias épocas pobres a esse nível e mesmo esta, tem muito golo de penalty a aumentar a estatística. Deixa red flags, desse ponto de vista. Do que vi, é bastante possante, segura muito bem a bola de costas no apoio frontal e trabalha defensivamente, mas não é propriamente na linha do Gyokeres, no que diz respeito ao ataque à profundidade. Parece-me ter mais jogo de pivot de futsal de receber, segurar e esperar, do que receber e virar para atacar a defesa ou desmarcar-se muito na profundidade e dar soluções aí.
Antonio Clismo
Ioannidis é para substituir o Paulinho, nunca o Gyokeres.
Antonio Clismo
Tenho as minhas reservas com Debast e Ioannidis. Não sei se mentalmente estão preparados para mudarem de país e continuarem a sua evolução sem baixas de rendimento.
O Debast chegaria e a única pessoa que fala neerlandês é o St. Juste..
O Ioannidis chegaria e a única pessoa que fala grego é o Sotiris que já sabe que não fica no plantel…
.
Não será fácil replicar os tiros certeiros de scouting que foram o Hjulmand e o Gyokeres…
Miguel Lopes
Mas o Debast não é belga!? Qual a razão para não falar pelo menos Francês?
De certeza que na escola, teve que aprender o Francês, além do Neerlandês e Alemão.
filipe19
Por vezes vens cá com cada argumento. Então quem é que fala sueco ou dinamarquês? O Morita não fala português como tão pouco fala inglês. Sinceramente nem sei como o pessoal comunica com ele mas até agora não foi problema qualquer de ele ter uma boa carreira bem longe da sua zona de conforto. Nem quero saber como aquilo correu nos Açores. Enfim, ele evolui e não houve baixas de rendimento.
Os jogadores são profissionais carrago, e é assim que têm que enfrentar as suas tarefas. E o clube é o responsável de manter os seus ativos bem dispostos. Se eles tiverem qualidade desportiva para ajudar o clube o resto acontecerá de modo natural.
Mushy
Sorte do Sporting é que todo o plantel sabia falar sueco e dinamarquês…
Mais uma tirada sem lógica do mesmo de sempre aqui do grupo.
Debast não está pronto, titular todos os jogos, internacional….na mesma onda “quem é diomande que ninguém conhece e deve ser um fiasco..
Mas no entanto miúdos do Sporting a jogarem numa 3ºdivisão já estão prontos segundo as tuas teorias.
Como podemos levar-te a sério algum dia?
Rated R
Não se leva… só escreve pq tem dedos… :D :D :D
OTioVermelhudo
Pois concordo em parte com o argumento.
Direi que será difícil para ambos agarrarem a titularidade e rebentarem com a escala.
Daí ser importante para o Sporting não perder o Beowulf na próxima época e com isso ir metendo o Aquiles aos poucos.
Não é nada fácil chegar de um campeonato mais fraco, como o grego, e agarrar a titularidade num clube que vai à Champions e tem a pressão de se apresentar como o principal candidato ao título.
———
Relativamente à defesa, parece que o Sporting tem ali soluções engraçadas.
A manutenção do Inácio e do Reis permitem a continuação de centrais esquerdos com bom toque de bola.
O novo Desailly é bom jogador, mas o Sporting tem no Bárésma alguém com muito potencial. Por ser mais baixo e mais ágil, o português até tem mais capacidade de subir com bola controlada, coisa que este Sporting do Amon aproveita bem num campeonato como o português. É de facto muito interessante ver um grande com praticamente 9 jogadores em campo com solidez técnica para não queimar a redondinha e ter centrais a fazer de defesa laterais em determinados momentos.
——–
Vai ser uma época de chorar a rir.
Vamos ter Porto a colar as fraturas, Sporting a ter de gerir possíveis vontades de dar o baza e … o meu Benfica.
Ahah… O que dizer do Benfica… Ui ui ui…
O Rogério vai ter de apresentar um futebol sólido, caso contrário será criticado mesmo que dê 3 a clubes pequenos.
É uma reedição do que lemos com o sábio. É de rir a bom rir ou não é? O Tio disse… Era piada. Claro. The jokes on you.
Belo ano que se avizinha.
Acho que vamos todos curtir, desde que não sejamos facciosos, haverá coisas bem boas para analisar.
Knox_oTal
Parecem-me excelentes opções! Seriam claramente mais valias ao plantel… mas igualmente importante será o dossier das saídas! St. Juste e Edwards deveriam ser vendidos para ter fundo de maneio, e Esgaio e Paulinho tem aqui um fecho de ciclo apropriado e tentaram um último bom contrato das carreiras.
.
Sendo assim, para compor o plantel, contando já com os nomes da notícia, apostava em 2 GR’s (Velho para segunda opção, Muric do Burnley para titular e emprestava Israel a um clube da Liga para jogar e evoluir sem pressão), Jota Silva do Vitória e um lateral esquerdo, ainda que gostava de ver Vinagre a ser reabilitado mesmo assim. Se tal fosse possível, nesse caso emprestava Fresneda e apostava num lateral direito com mais experiência ou algum jovem da Academia que se mostrasse mais pronto Barroso ou eventualmente Travassos (a ver como volta na pré época).
.
Neto também deveria terminar enquanto jogador e integrar a equipa técnica eventualmente, parece-me importante junto do grupo e a passar a mensagem de Amorim. Koba é assumir o erro e emprestar ou vender se possível ser grande prejuízo.
.
Quanto a jovens, Essugo deveria ter outro empréstimo, tal como Afonso Moreira. Sendo que Quenda deve integrar a equipa principal e ir aparecendo aqui e ali.
.
Outro ponto importante, se realmente quiserem atacar o bicampeonato e se afirmarem na Europa, é manterem Amorim, Gyokeres e Inácio (não estou muito por dentro da tesouraria leonina mas a vender por obrigação que seja o Diomande, mas idealmente até o costa-marfinense devia ficar).
.
GR – Muric, Velho, Pinto
Defesas – Debast, Eduardo Quaresma, Coates, Diomande, Inácio, Reis
Alas – Catamo, Travassos/Fresneda/Barroso, Nuno Santos, Vinagre/contratação (Lelo? Reinildo empréstimo com opção?)
Médios – Hjulmand (e como segundo capitão talvez), Morita, Mateus Fernandes, Bragança
Avançados – Jota Silva, Trincão, Ioannidis, Pote, Gyokeres, Quenda (e numa lógica de dar profundidade ao plantel e se a carteira o permitisse tentaria o David Costa do Lens, acho que casaria muito bem com as ideias do Amorim)
.
Saudações desportivas