Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Definidos os possíveis adversários do FC Porto na Liga dos Campeões (o “português” Dínamo foi eliminado, Dnipro e Celtic também ficaram por esta fase); Benzema renova pelo Real até 2019; Howard Webb termina carreira de árbitro

Qual o adversário ideal? Parece claro que à excepção do Athletic todas as equipas estão perfeitamente ao alcance dos dragões, mas defrontar os belgas ou dinamarqueses era meio caminho andado para chegar à fase de grupos – Besiktas (eliminou o Feyenoord com um hattrick de Demba Ba), Lille, Standard Liège, FC Copenhaga e Athletic Bilbao são os possíveis adversários do  FC Porto  no sorteio do play-off de acesso à Liga dos Campeões. Os azuis e brancos por serem cabeças de série evitam o Arsenal, Bayer Leverkusen, Nápoles e Zenit  (o conjunto de Villas-Boas, apesar dos 3-0 na 2ª mão, sofreu para eliminar o AEL). Destaque ainda para a eliminação do Dnipro (pode precipitar a saída de Konoplyanka), Celtic (novamente batido pelo Legia) e do “português” Dínamo Zagreb (apesar de ter vencido na Dinamarca o conjunto croata foi surpreendido em casa pelo AaB). 

À semelhança de Khedira (um caso ainda por resolver) terminava contrato no final desta época – Karim Benzema prolongou o vínculo que o liga ao Real até 2019. O avançado francês está em Madrid desde 2009.

Um dos árbitros mais conhecidos no Mundo apesar de nem ser o melhor inglês na actualidade – Howard Webb, apesar de ainda “só” ter 43 anos, decidiu terminar a carreira de árbitro. Mesmo assim, o ex-sargento da polícia britânica vai continuar a trabalhar na área: será director técnico da associação de árbitros profissionais ingleses – será o responsável pelos padrões a que devem obedecer os juízes do futebol inglês. Para além disso, pela sua visibilidade, vai ser uma espécie de “rosto” do organismo, com a função de educar e informar o público sobre a arbitragem.

0 Comentários

  • Jorge Faria
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:31 pm

    VM, como curiosidade, quem é, na vossa opinião, o melhor árbitro inglês?

    • Visão de Mercado
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:35 pm

      O Michael Oliver pode ser um dos melhores de sempre.

    • João Lains
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:53 pm

      Concordo, também via no Artur Soares Dias uma espécie de Mike Oliver, mas ainda hoje me vem à cabeça o seu desempenho num célebre Braga-Guimarães.

      Martin Atkinson ou Mark Clattenburg, são os meus preferidos em Inglaterra.

      Referência de sempre, Urs Meier.

      Melhor da actualidade, Bjorn Kuipers.

      Piores? Qualquer espanhol e o italiano Tagliavento.

      Menção: Knut Kirchner, apesar do pouco crédito que lhe é dado.

    • Kacal l
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:52 pm

      E aquele "desempenho" no Benfica-Porto da época passada??? mau demais…

    • Anónimo
      Posted Agosto 7, 2014 at 6:11 pm

      João Lains,

      É Vitória e não Guimarães. O nome do clube é: Vitória Sport Clube.

      Foi uma correção agradável. Não para incendiar :)

      Digo isto, porque connheço muitos vitorianos e eles não gostam nada que tratem o clube por "Guimarães".

      Marco Silva

  • Anónimo
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:33 pm

    Acho que há de ter cuidado com o Lille tem para mim uma das melhores defesas da Europa e com elementos como Mavuba ou Origi, um excelente treinador e uma equipa que já se conhece bem (ao contrário do Porto) podem não ser assim um adversário tão acessível para a equipa portuguesa.
    Acho que o Copenhaga seria o adversário mais fácil!

    João

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:44 pm

      Já agora VM, gostaria de saber se vocês vão fazer algum artigo sobre as principais ligas europeias (França, Holanda, Inglaterra, Espanha, etc..) como aquele que fizeram sobre o Braileirão 2014 à uns meses? Acho que seria bem interessante!

      João

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:55 pm

      Caro João,
      Não se esqueça que uma das principais esperanças de Portugal e do Manchester City (o que por si só já demonstra o potencial do jogador), têm de contar com o Ronny Lopes. O Lille têm uma equipa bastante "engraçada" mistura irreverência (Ronny Lopes Origi, Ryan Mendes) com experiência (Kalou, Kjaer, Mavuba). Tambem gostaria de destacar um dos melhores laterais direitos da Ligue 1, Corchia e o Marvin Martin que é uma das estrelas fora dos atuais 2 papões franceses (Mónaco e PSG).

    • João Lains
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:10 pm

      Era, o Martin nunca mostrou metade do que havia feito no Sochaux.

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:12 pm

      Concordo Miguel com o teu comentário, só não concordo com a parte do Ryan Mendes para mim não passa de um jogador banal, sinceramente nunca vi nada de especial dele no Lille.
      Quanto ao Rony, acho que esta é a primeira oportunidade que vou ter de o ver a jogar, vi alguns jogos nas seleções de formação de Portugal e um ou outro jogo dele no City, mas é impossivel tirar ilações sobre ele a partir de um nº tão reduzido de jogos.
      Kjaer para mim é top mundial, só de pensar que o PSG pagou 50M por D. Luiz quando tinha o dinamarquês ali na "vizinhança"..
      Gosto muito do Martin e do Corchia também, acho que especialmente o primeiro é verdadeiramente underrated!

      João

    • LuisRafaelSCP
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:36 pm

      O Monaco é que devia ter avançado para o Corchia..

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 10:07 pm

      Concordo Luis, está milhas à frente de Raggi, tem um potencial enorme e teria sido um jogador muito bom para Jardim evoluir. Este mercado de transferências do Monaco ou vai ser bastante surpreendente nesta reta final (Agosto) ou tendo em conta o seu poderio financeiro, foi completamente desleixado e mal preparado. Já para não falar que perderam tambem a oportunidade, daquele que para mim tinha sido a contratação ideal para a posição, o Aurier!

      João

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 6, 2014 at 10:32 pm

      Sim, João. Isso que falaste das principais ligas vai ser feito.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Agosto 6, 2014 at 10:35 pm

      João eu acho que ele já não apresenta os números que o caracterizaram no Sochaux, mas continua a ser vital no Lille. O Ryan Mendes é tipo Carrillo todos sabemos que potencial mas é bastante irregular. O Kjaer foi o central que recomendei para o Monaco (juntamente com o Aurier), mas isto foi antes de ter lido nas noticias que o dono do Monaco tinha fechado a torneira à custa do divorcio milionário.

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 11:05 pm

      No comentário mais acima eu queria dizer que o Corchia é underrated e não o Martin!

      Estou há espera então Fábio. o francês começa já daqui a dois dias :P

      João

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 6, 2014 at 11:06 pm

      Quem é que é vital no Lille? É que se for o Martin, estão muito enganados. Se há coisa que ele não é, é vital.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 6, 2014 at 11:56 pm

      Não te preocupes João! :)

    • Kacal l
      Posted Agosto 7, 2014 at 1:12 pm

      O Martin destacou-se no Sochaux e prometia, mas no Lille não tem rendido nem metade, e é uma pena pois tem muita qualidade.

  • Luis La Liga
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:33 pm

    Acho que o Howard Webb sempre foi fraquíssimo em termos técnicos. Agora, tinha qualidades humanas muito boas. Gosto muito do Clive Wilkes.
    Vi o jogo do Zenit. O que é que aconteceu com Witsel? Hulk não amudereceu nada desde a passagem pelo Porto. Continua a querer resolver tudo sozinho e tem muitas decisões disparatadas, como remates do meio campo. Penso que com Villas Boas vai finalmente melhorar.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:34 pm

    De realçar a lesão de Clasie para além da eliminação do Feyenoord!

  • Joel
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:35 pm

    Besiktas tem uma boa equipa, Lille também, mas é na minha opinião, inferior, Atl Bilbau é sempre um perigo, Copenhaga tem surpreendido algumas vezes nos ultimos anos, Standard é uma equipa mediana. Resumindo, à boa maneira portista, não interessa quem vem, é sempre para ganhar. Com maior ou menor facilidade somos sempre favoritos e temos obrigação de ganhar. PORTO

  • Guilherme Silva
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:39 pm

    O essencial é evitar o Atl Bilbao como vocês referiram. Penso que em jogadores somos superiores a eles, mas como equipa estamos mais fracos. Mesmo assim, caso os apanhemos, também acredito que passamos, temos quase essa obrigação tendo em conta o estatuto e o investimento feito este ano.

    O Standard parece-me também acessível, assim como o Copenhaga. Besiktas e Lille, penso que também somos melhores que eles, mas na teoria seria mais complicado, embora o favoritismo estivesse do nosso lado na mesma. Vi a primeira parte do jogo do Besiktas, e não me pareceram nada de especial, pareceu-me que viviam essencialmente de jogo directo para o Demba Ba, e caso os apanhemos e por aí que os temos que anular. A favor deles têm claramente o ambiente fantástico que têm sempre que jogam em casa.. E era engraçado ouvir a ovação que fariam ao Quaresma também.

  • andre
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:40 pm

    Muito do sucesso do Porto vai passar por esta eliminatoria. Se não se qualificam para a fase de grupos da champions lá se vai muito do otimismo que tem sido gerado até este momento. Era um rombo no barco.
    Bilbao e Besiktas são adversários a evitar, assim como o Lille. O Standard é uma equipa já com niveis competitivos de assinalar em virtude do campeonato já ter iniciado. O ideal seria o Copenhaga, equipa mais fácil deste lote.

  • Silva
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:41 pm

    E alguns ainda acreditavam que o Wilson Eduardo ia valorizar na Liga dos Campeões.

  • César Silva
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:41 pm

    Standard de Liège a menos difícil.

    • César Silva
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:57 pm

      Perderam 3 ou 4 titulares, Opare- FCP, Vainqueur- Dinamo Moscovo, Batshuayi- Marselha e surpreendentemente, ou talv€z não, Imoh Ezekiel rumou ao Catar.

  • Ricardo F.
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:49 pm

    O Zenit acabou por vencer com naturalidade, apesar de o segundo golo só ter surgido aos 88. Depois da expulsão de Danielzinho, o AEL não saiu do seu meio campo (literalmente) e as oportunidades para os russos foram-se sucedendo em catadupa. Só o guarda redes, o ferro e alguma falta de inspiração na hora de finalizar evitaram um resultado (muito) mais dilatado.
    É impressão minha ou o Hulk está a ficar meio trapalhão no 1×1? Já no Mundial fiquei com esta ideia e hoje deixou escapar umas quantas bolas quando tentava fintar.
    Alguém me sabe esclarecer de onde veio Rondon? Apareceu a fazer golos regularmente na época passada e já tinha ouvido falar dele, mas nunca tinha visto um jogo completo. Hoje confesso que gostei bastante do seu futebol. Aparentemente é uma versão melhorada do Slimani, pois pareceu-me igualmente forte de cabeça e voluntarioso, mais possante fisicamente e superior com os pés.
    Acrescento que Zezinho se lesionou a meio da primeira parte, altura em que entrou o também conhecido Diego Barcellos.
    SL

    • Guilherme Silva
      Posted Agosto 6, 2014 at 8:57 pm

      O Rondon que veio do Rubin Kazan, e antes estava no Málaga. Quando saiu para a Rússia lembro-me de ele ser apontado constantemente a clubes ingleses e alemães, é um excelente avançado de área, e desde que veio para o Zenit que marca golos regularmente. Já no ano passado (penso que foi em Janeiro que foi transferido) reparava ao ver os golos dos jogos do Zenit que ele "picava o ponto" regularmente.

      Penso que seria uma opção interessante para o campeonato inglês, muito poderia físico, segura bem a bola, e finaliza muito bem, tendo um jogo aéreo bastante interessante.

    • Ricardo F.
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:16 pm

      Obrigado Guilherme.
      Concordo que seria provavelmente uma boa opção para o campeonato inglês. Quem sabe num Arsenal para funcionar como uma alternativa diferente de Giroud (até me parece que as suas caraterísticas encaixam melhor na EPL e poderia fazer mais estragos do que o francês). Mas já se sabe das dificuldades de "tirar" um jogador da Rússia
      SL

  • Anónimo
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:51 pm

    Esta eliminatória vai ser fulcral para o FCP, porque se passarem vão continuar muito optimistas e continuam a ser a "equipa" mais forte. Se perderem, vai começar a ser metido tudo em causa e o barco pode desmoronar.

    Ass.: Diogo

  • illmatic
    Posted Agosto 6, 2014 at 8:55 pm

    Se o Porto falha o apuramento, a época ficará arruinada e poderá ser uma catástrofe a nível financeiro. Dito isto, está completamente ao alcance, será uma vergonha se não passarem.

    Cumps

    • porquinhodaindia
      Posted Agosto 7, 2014 at 2:15 pm

      Concordo em absoluto. Enquanto virtual membro do Pote 1,ex-vencedor da UCL e pertencente ao lote dos clubes com mais participações na UCL, o FC Porto já moldou para si a obrigação de estar presente na fase de grupos da UCL.

  • João Lains
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:06 pm

    Um pouco off topic, mas gostava de ver o Arteta no Athletic Bilbao, acho que o negócio faria sentido para as três partes.

    Com a chegada há muito prometida de um médio de cariz defensivo para o Arsenal, o seu espaço na equipa deve ficar ainda mais reduzido, até porque a última temporada já não foi propriamente famosa.

    O Bilbao perdeu o Herrera, e tem no Arteta um dos poucos jogadores bascos de qualidade indiscutível que ainda não joga ou jogou no clube. A participação na Liga dos Campeões podia funcionar como um incentivo.

    O único entrave é o seu salário.

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:31 pm

      Se fosse uma troca Iturraspe-Arteta acho que ambas as partes ficavam a ganhar. Mas se for apenas Arteta para o Bilbao não vejo como o arsenal podia ganhar com isso.
      Acho que é também um pouco injusto criticar a última época do Arteta porque ele estava a jogar numa posição que não é a dele e dava para ver claramente que ele não sabia jogar ali (mau posicionamento, mau timming..)

      João

    • Rúben Cardoso
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:31 pm

      Tem-se falado bastante nisso. Há boas probabilidades de tanto ele como o Nacho rumarem a Bilbao.

    • Bruno Fonseca
      Posted Agosto 6, 2014 at 9:41 pm

      Seria bom ver o Arteta no Athletic Bilbao, deve perder espaço no Arsenal e ainda por cima é basco.

      Rúben Cardoso, Nacho também seria bom, só uma pergunta ele é basco?

    • Anónimo
      Posted Agosto 6, 2014 at 10:05 pm

      É basco sim senhor, foi formado no Osasuna e depois transferido para o Málaga.

      João Miguel

    • Bruno Fonseca
      Posted Agosto 7, 2014 at 8:52 am

      Obrigado João Miguel.

  • Rabensandratana I
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:08 pm

    Os adversários "teoricamente" mais acessíveis serão possivelmente o Royal Standard de Liège e o FC Kobenhavn que não começou bem o campeonato, qualquer adversário é complicado, já que a equipa do FCPORTO ainda não está totalmente rotinada.
    Acima de tudo, temos de ter espírito de entreajuda e nunca menosprezar estes adversários, alguns deles já com alguns jogos no campeonato do respectivo país.

    Relativamente ao Howard Webb nunca gostei do seu critério, demasiado espalhafatoso, gostava de ser protagonista e quase sempre beneficiava as equipas mais fortes, sempre prejudicou as equipas portuguesas, alguns dos seus jogos arbitrados foram autênticos roubos de igreja.
    Para mim, ainda bem que acabou a carreira de arbitragem.

  • HR
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:24 pm

    Concordo com o que tem sido dito relativamente aos adversários, o ideal seria Standard ou Copenhaga e o Bilbao é de evitar a todo o custo!

    Somos individualmente superiores a qualquer uma das equipas possíveis, mas a equipa está junta à pouco tempo e as rotinas ainda estarão muito deficientes quando forem os jogos.

    PS: Obrigado Besiktas, venha o Clasie!

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:30 pm

    24 oportunidades do Salzburg conta 4 do Karabakh.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:32 pm

    Standard ou Copenhaga, parecem ser os adversários mais "acessíveis". Qualquer um dos outros 3, é capaz de criar dificuldades ao Porto, com especial destaque para o Atlhetic e Lille, que são os mais difíceis.

  • Anónimo
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:36 pm

    Gostava que fosse um Lille – Porto para eliminar os franceses e ganhar pontos no ranking.

    Bancada sul.

  • Bruno Fonseca
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:44 pm

    Standard é na minha opinião o adversário mais acessível, a evitar sem duvida o Athletic e o Lille.
    Pena o Dínamo Zagreb não seguir em prova, pois tem lá portugueses.

    Fico feliz pela renovação do Benzema, penso que não lhe é dado o devido valor, para o estilo de jogo é do melhor para o Real e joga muito para a equipa.

  • Kacal l
    Posted Agosto 6, 2014 at 9:58 pm

    Standard Liège ou Copenhaga são os mais acessíveis, não quero o Lille que é uma boa equipa de França e perigoso, e não quero o Athletic porque são fortes em casa, depois o Besiktas pode ser um osso duro de roer, sobretudo com o Demba Ba (grande PL e matador, só precisava de mais oportunidades) e jogar na Turquia nunca é fácil, portanto espero que nos calhe os belgas ou os dinamarqueses, sem dúvida., mas nenhum adversário é fácil e é preciso manter altos níveis de concentração e dar tudo nas duas mãos, só assim chegaremos à fase de grupos da Champions, mas acredito que vamos conseguir.

    Decisão acertada do Real Madrid, o Benzema é um dos melhores PL do Mundo e dos mais completos, e é dos poucos que encaixam que nem uma luva no Real Madrid, portanto é positivo para todas as partes e acredito que o francês vai continuar a ser peça chave no ataque do Real.

    Quanto ao Howard Webb, não me interesso muito por árbitros ou arbitragem, apenas gosto que os árbitros sejam competentes e não gostem de dar nas vistas, é a única coisa que peço, mas o Webb é um dos melhores árbitros ingleses dos últimos tempos e é competente (em geral), e é normal que continue com um cargo na arbitragem inglesa, portanto é uma boa decisão.

  • Flávio Trindade
    Posted Agosto 6, 2014 at 10:32 pm

    Mais acessível: Kobenhavn.
    Mais difíceis: Athletic e Besiktas.

  • porquinhodaindia
    Posted Agosto 6, 2014 at 11:45 pm

    Independentemente do adversário, FC Porto tem obrigação de marcar presença na fase de grupos da UCL. Se não o fizer a época fica claramente comprometida quer em termos desportivos (como motivar um grupo de jogadores depois de gorada a possibilidade de participar na melhor competição do mundo de clubes) quer em termos financeiros (depois do investimento feito, FC Porto necessita do dinheiro da UCL).

  • Anónimo
    Posted Agosto 6, 2014 at 11:47 pm

    Luis pinto: acho que o athletic era um belissimo teste para nos! seje quem for vamos ganhar

Deixa um comentário