Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dinastia Aveiro: Cristiano Ronaldo I, Cristiano Ronaldo II

2006/2007– Atitude confiante. Rosto fechado, desafiando o Mundo. Gestos teatrais. Dominante. Irritante. Uma qualidade imensa. E ele sabe disso. Uma fome de vencer lendária. A bola ri quando toca no pé de veludo. A bola a gargalhar e mais um adversário no chão. Movimentos ligeiros, ágeis, serpenteantes. E a bola ainda por perto, tão obediente! Pega no jogo “pelas orelhas! Que jogada maravilhosa, pena que a ultima decisão nao tenha sido a melhor. Falhará a Bola de Ouro, mas todos percebem que os próximos anos serão dele.


2014/2015– Atitude confiante. Rosto fechado desafiando o Mundo. Gestos teatrais. Dominante. Irritante. Uma qualidade imensa. E ele sabe disso. Uma fome de vencer lendária. A bola, pobrezinha, chora quando toca no pé metálico. A bola, desgraçada, em prantos quando Cristiano vai ao chão ao tentar dominá-la. Movimentos robóticos, musculados, rectilíneos. E a bola pela linha lateral, tão rebelde! Ele está a jogar? Olha, um toque, golo, olha…outro golo. Falhará a Bola de Ouro e todos percebem que os melhores anos já lá vão, mas que a máquina continuará com uma produtividade que nunca mais acaba.
Falar de Cristiano Ronaldo, é falar da maior transformação de um jogador de futebol a que o Mundo já assistiu. E falar também do único que apesar da metamorfose, consegue ser um dos melhores de sempre, no antes e no depois.
Mas o Mundo do futebol tem sido muito injusto com ele! Oh se tem! Mais odiado que amado. Em todas as análises, factores extra-futebol pesam muito. E depois há Messi. E como em todos os bons enredos, tudo se polariza. O Bem e o Mal. O Herói e o Vilão. E nesta visão maniqueista esquecemos o essencial: estamos perante 2 monstros. Provavelmente, os melhores que já jogaram este jogo. E eu ainda vi Maradona, mas não deixo que a nostalgia da minha infância me tolde a realidade. Quantas épocas ao mais alto nível fez Maradona? Incomparável! Sem Mexico 86, Maradona seria “apenas” mais um grande. Genial, o mais genial sem dúvida, mas não o melhor jogador. Só teremos noção da verdadeira dimensão destes dois daqui a uns 20 anos.
Hoje olho Cristiano e já não o reconheço. Mas ouço tantas barbaridades contra ele…que é apenas fruto do trabalho, que sempre foi um jogador vulgar fora da área, que só sabe marcar golos. A memória é curta, mas eu nao esqueço. Rapazes, o Cristiano há 10 anos era todo ele TALENTO. Todo ele habilidade, com uma relação apaixonada com a bola. Em 2006/2007, Ronaldo SEM GOLOS já era o principal favorito à Bola de Ouro, antes do jogo da vida de Kaká em Old Trafford. E ainda nesse ano veio um golo Maradoniano do pequeno génio decalcado do Pibe, que arrumou Cristiano para o 3.º lugar…injusto, digo eu.
Quando hoje falam dele, como se de um Gerd Muller ou Jardel se tratasse, todos esquecem que os golos passaram a ser tão valorizados, apenas e só como um parâmetro mais objectivo para distinguir estes dois titãs. É uma competição à parte. Os dois, sem golos, já eram os melhores há 10 anos. De longe! E quando eles arrumarem as botas, os golos serão novamente menos valorizados, como em tempos de Zidane e Figo. Mas foi precisamente esta obsessão pelo golo que destruiu o casamento de Cristiano com a bola. Como uma amante, insaciável e irresistível que o manipula como quer.
Alguém o orientou para isso. E ele acreditou. Acreditou que com números teria mais possibilidades de vencer o seu rival. Como te enganaram Cristiano! Não esquecer que para perdurar, há que perturbar, há que provocar comoção! A memória emocional é sempre mais duradoura, mais intensa. Quem desperta mais simpatia nos adeptos? George Best ou Bobby Charlton? Maradona ou Van Basten? É a capacidade de nos surpreender, de nos fazer sonhar, que nos conquista definitivamente. E tu perdeste isso. Infelizmente perdeste. Em nome do Golo, louvado seja, no satânico altar que lhe dedicaste! Daqui a 20 anos poucos valorizarão quantos Pichichis cada um de vocês conseguiu (mesmo que a imprensa viciada em estatística o vá lembrando com insistência), mas certamente que ainda muito se falará na queda caricata de Boateng. Entras nos livros de recordes, mas não entras no coração dos adeptos! E esse é afinal o lugar mais importante do Mundo do Futebol. O que aconteceu ao drible? Onde está a magia? E não, não me digas que os trintas são os responsáveis. O processo começou há muito tempo…mas sabes que o que ficará para a história é a imagem robotizada dos teus últimos anos certo, Robotnaldo?
Mas confesso. Sou e sempre serei um defensor encarniçado de Ronaldo. Agora é moda e passível de ridicularização qualquer sentimento patriótico-futebolístico. Mas não passa disso…de uma moda. Está tudo correcto se amarmos incondicionalmente o nosso clube, mas é coisa do passado amarmos Portugal. Se racionalizarmos tudo, no fundo nem uma coisa nem outra fazem sentido. Mas é o lado irracional da paixão futebolística que suporta este desporto! E esta modinha de onde vem? Talvez porque muitos já esqueceram como Portugal e os portugueses eram invisíveis no Futebol de outras eras. E estão agora mal habituados. Mas eu cresci absorvendo com emoção, qualquer elogio a Futre. Qualquer noticia a engrandecer o nosso ratinho atómico do Calcio, Rui Barros. E foi com muita satisfação que assisti ao surgir do enorme Cristiano Ronaldo. Lá quero saber se o rapaz tem uma personalidade insuportável. Quero saber sim, da sua qualidade em campo. Um português com reais possibilidades de passar à História como o melhor de sempre. E poderia ter acontecido, se…se não existisse Messi!
Ao não existir, Cristiano não perseguiria tanto o golo. Seria rei absoluto durante uma década (pensem nisso, uma década!) e estaria mais descontraído para proporcionar também entretenimento. Os números não seriam tão impressionantes, é um facto, mas seria um mal menor. Assim, toda a sua carreira foi condicionada. E a frustração visível em cada acção, cada vez mais azedo, dentro e fora de campo. Como um Salieri a perseguir Mozart, mas reconhecendo no seu intimo, que jamais o alcançará. Ainda assim, Cristiano está muito mais próximo de Messi, do que muitos nos querem fazer crer. Poderia agora dizer, que deveríamos era desfrutar dos dois, enquanto duram, porque não vamos assistir novamente a semelhantes fenómenos a co-existir numa mesma era. Mas…o drama, o drama… é que eu próprio não consigo apreciar devidamente Messi. Maldito. Já vos falei do numero de golos que Ronaldo alcançou nos últimos 6 anos? Quero ver quem acabará a carreira com mais pichichis! E o recorde de golos da Champions, de quem é? Ah pois! Golo! Mais um penalty, toma! Elas contam é lá dentro!

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): João Santos

0 Comentários

  • El Torto
    Posted Maio 14, 2015 at 12:50 pm

    Concordo com quase tudo, mas penso que é o golo que lhe dá tanto crédito. Se continuasse o jogador que era em Manchester penso que não passaria de ser um Robben ou um Alexis, muito desiquilibrador, mas por vezes inconsequente e nesse estilo de jogo nunca seria capaz de competir com o Messi, porque Messi constroi e cria melhor que o Ronaldo.

    • Mário Rebelo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:01 pm

      Mais ou menos isso. A magia de Messi sempre foi e será superior à magia do Ronaldo. Por muito que o português a tenha. E nem me falem das assistências, o Messi consegue criar jogadas com passes impossíveis com bastante mais facilidade que o Ronaldo. Ambos o fazem, mas nota-se que é inato no argentino, enquanto que no Ronaldo teve muito trabalho detrás. O que também é de louvar, mas como disse o João Santos, não entra nos corações dos adeptos.

    • Sebastião América
      Posted Maio 14, 2015 at 1:24 pm

      O penalti que ele marca ontem resulta de uma jogada em que o Cristiano arrancou, deixou 2 jogadores para trás e assistiu o James.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 14, 2015 at 1:46 pm

      Sebastião, é precisamente por te lembrares que ele fez isso que deixou de ter magia.

    • Sebastião América
      Posted Maio 14, 2015 at 2:31 pm

      É exactamente o contrário. Por não se lembrarem disto é que ele deixou de ter magia.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 14, 2015 at 3:10 pm

      Achas que eu sei decor todas as fintas do Messi? Estaria tramado… É por tu saberes em que minuto e segundo eles fez as fintas que ele deixou de ser esse tipo de jogador. É como encontrar uma coca cola no deserto

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 3:47 pm

      Sinceramente não percebo esta falsa questão da falta de magia de Ronaldo. Se dedicarem 10 minutos a ver o video dos 10 melhores golos de Ronaldo na longínqua época de 2013/2014 tem golos de pé direito, esquerdo, onde usa a finta curta para deixar para trás três adversários e fuzilar o guarda redes, golos que parecem um coice. Isto numa só época e não fica por aqui o leque de soluções.

      Para concluir quando se falar na jogada do Boateng (que é um golo soberbo), eu continuo a achar que nos meus 29 anos de vida o melhor 'golo' que vi foi num amigável Portugal-Espanha onde Ronaldo deita Pique e faz um chapéu a um Casillas com a parte de fora do pé e 5 metros de espaço se tanto entre ele e a baliza.

      João Figueiredo

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 3:49 pm

      Acho um bocado exagero falar que o Ronaldo quase nem finta nem tem magia , mesmo neste últimos anos podem enumerar bastantes lances fantásticos no um para um, mas é óbvio o Ronaldo marca mais golos que é só encostar mas penso que isso se traduz no estilo de jogo do Real que é um futebol de contra ataque e de transições rapidíssimas e o Ronaldo bastantes vezes pega no jogo do meio campo e consegue estar la para "encostar". E não concordo na parte que diz sobre entrar ou não no coração dos adeptos porque por bastantes vezes o Ronaldo faz coisas fantásticas com a bola que trás alegria aos adeptos fora os golos que ele faz.

      Cumps

      Luís

  • Kevin Keagan
    Posted Maio 14, 2015 at 12:51 pm

    Tudo muito giro mas o Ronaldo neste momento não tirava o lugar ao Gaitán no Benfica.

    O Jesus não ia querer um extremo banal no 1 contra 1, que nunca arrisca as acções individuais, que não defende, nem se sacrifica pela equipa.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 12:59 pm

      ainda que um bocado exagerado o teu comentário faz algum sentido. numa equipa com uma ideia de jogo colectivo bem vincada o Ronaldo é uma peça fora do baralho. porque não constroi nem participa nos momentos defensivos e porque como já mostrou muitas vezes que não quer jogar na única posição em que ele podia ter este comportamento, a de 9.

      dragão 86

    • The Monster
      Posted Maio 14, 2015 at 1:01 pm

      Boa piada.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 14, 2015 at 1:02 pm

      O Jesus punha-o a avançado e marcava 100 golos na Liga Portuguesa. Não percebo a duvida. Se o pussessem no Sporting ate o capel era rei das assistencias.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:04 pm

      Muita gente tem dificuldade em comparar o rendimento dos atletas em contextos diferentes. Comparar um jogador como o Ronaldo com qualquer que joga em Portugal é demasiado ridículo.

      pedro

    • Mário Rebelo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:05 pm

      Tudo bem, nao quer um extremo que não desequilibre. E "O" Ronaldo, será que também não queria? Não é por não "conseguir" desequilibrar que passa a ser pior que o Gaitán (aos olhos do JJ), nem que ele o usasse como ponta. São jogadores para posições diferentes, o Gaitan tem mais em comum com o Messi que com o Ronaldo.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 14, 2015 at 1:05 pm

      Claro que não tirava, isto porque se estivesse no Benfica tirava o lugar era ao Lima, a jogar no meio. Que raio de comentário.

    • Kevin Keagan
      Posted Maio 14, 2015 at 1:06 pm

      Como marca 100 golos na selecção?

      No Benfica marcava 20, 25, golos como o Jonas ou Lima. Os golos deles no Real Madrid são quase todos de penalti ou de encostar. E para serem de encostar tem que haver quem crie esses lances, como o Benzema, Bale ou Marcelo. No Benfica como há menos qualidade, tal como na selecção, ele ia sofrer com isso.

    • Francisco Pacheco
      Posted Maio 14, 2015 at 1:09 pm

      Bem, sou fã incondicional do Messi mas 2 pessoas a concordarem com isto deixa-Me perplexo.
      Mas quem é Gaitan?? Como é que se pode dizer tal disparate quando se o Ronaldo fosse para o slb TODOS os benfiquistas passavam meses a celebrar, mas ha duvidas que o Ronaldo comia/sentava/humilhava todos os ld's da nossa liga? Que seria melhor marcador com uns 50+ golos?
      Enfim..
      Passando à frente, Ronaldo é um jogador quase perfeito. Não defende mas como um user aqui já disse jogar com ele é começar a ganhar 1-0 (ou mais) merece o vosso respeito e a vossa consideração. Ultimamente observa-se o cr à lupa para poder dizer parvoíces como esta do Gaitan mas com outros jogadores (como Hazard) qualquer drible é valorizado com o Ronaldo qualquer falha é que é valorizada.
      Concluindo, desde que Ronaldo na bola de ouro decidiu picar o Messi o argentino entrou em modo maradona e esta de facto num nível de sonho mas Ronaldo é o 2 melhor. Respeitem no porque nao foi por ele que o real nao conquistou a 11a

    • Pedro
      Posted Maio 14, 2015 at 1:12 pm

      Claro! O Messi também não tiraria o lugar do Jardel no Benfica. Agora, se puseres o Ronaldo na frente do ataque, onde ele possa fazer golos, se calhar dava resultado, pois é nisso que ele é o melhor e foi nisso que ele se "transformou", num goleador.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 14, 2015 at 1:13 pm

      Eu não sou fã do Ronaldo, mas fico estupefacto com o que leio aqui. Tem 21 assistencias e 55 golos (so esta epoca). Sao todos de encostar e de penalty?

    • Pedro
      Posted Maio 14, 2015 at 1:15 pm

      Tem que haver quem crie, e também tem que haver quem esteja lá para os marcar!! E o Ronaldo está!

    • Sebastião América
      Posted Maio 14, 2015 at 1:30 pm

      Mas a questão é, quem é que tirava lugar ao Gaitan? E quem é que pára este Gaitan? É que o Gaitan esta época (em que fez 20 jogos no máximo) já ultrapassou a qualidade do Nani e agora acaba de ultrapassar a barreira de qualidade do Cristiano Ronaldo. e se o Cristiano não tirava o lugar o Gaitan, no máximo o único que tirava era o Messi.

    • João Magalhães
      Posted Maio 14, 2015 at 1:50 pm

      Sebastião,

      O melhor Gaitán nunca chegará ao nível internacional do melhor Nani. Comparar o incomparável. O único jogador em Portugal que conseguiria aproximar se disso é o Jackson.

    • HM
      Posted Maio 14, 2015 at 1:52 pm

      Sebastião, talvez nem o Messi tirava.

    • Pedro
      Posted Maio 14, 2015 at 1:58 pm

      O Di Maria!

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 14, 2015 at 2:25 pm

      João Magalhães, acrescento aí o Óliver que sendo tão novo e tendo tanta qualidade, em condições normais tem tudo para dar muito ao futebol. Julgo que globalmente no futuro será superior ao que oe melhor Nani já foi.

    • Magalhães
      Posted Maio 14, 2015 at 2:29 pm

      No mundo do futebol falado, ouvem se tantas barbaridades.

    • Sebastião América
      Posted Maio 14, 2015 at 2:30 pm

      João Magalhães,

      Ironia.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 2:50 pm

      Não tenho grandes dúvidas que o Ronaldo no Benfica marcava no minimo 35 golos no campeonato.

    • José Leal
      Posted Maio 14, 2015 at 3:15 pm

      Kevin Keagan, no worries… O Jesus não vai ter o problema de deixar o Ronaldo no banco porque de certezinha que o próprio Ronaldo não ponderaria o ingresso no Benfica. Assim fica toda a gente satisfeita…

    • iuri miguel
      Posted Maio 14, 2015 at 5:34 pm

      olha o torto do haxbal!

      Ronaldo ja nao é o melhor do mundo em quase todas as fases do jogo (so é melhor na fase da finalizacao) como messi é e essa é a principal diferença

    • Alexis
      Posted Maio 14, 2015 at 7:20 pm

      Hahaha conseguiste espancar uma boa oportunidade para estar calado. Sou benfiquista e fã do Gaitán mas dizer que o CR não lhe tirava lugar é de quem nada percebe de futebol. Em 4-4-2 não tirava o lugar porque não jogaria a extremo, mas tirava o lugar a qualquer um dos avançados. Em 4-3-3 (ou 4-2-3-1) tira o lugar a qualquer jogador do mundo (pela esquerda e Messi pela direita – só para não virem dizer que o Messi sentava-o).

    • Diogo Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 8:22 pm

      Este comentário é bastante perspicaz…

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 8:33 pm

      O Gaitan sabe fintar?

      Varela

    • Alexis
      Posted Maio 14, 2015 at 9:29 pm

      Varela basta rever o golo do Lima ao Sporting para tu mesmo responderes a essa escusada pergunta..

  • Mauro Marques
    Posted Maio 14, 2015 at 12:57 pm

    A comparação Salieri/Mozart foi bastante feliz :)

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:20 pm

      Foi sim senhor.
      E a verdade é que em cada 10 que conhecem Mozart, se calhar 3 conhecem Salieri.

      Mas dizer que Messi tem mais magia do que Ronaldo alguma vez teve não é verdade.
      Os dribles do Messi são à base de mudanças de velocidade e direção rápidas. Os dribles do Ronaldo no Man Utd não eram bem só isso. Aquilo que o Messi fez ao Boateng com, lá está, mudança de velocidade e direção rápidas sem grandes reviengas, e que teve o eco que teve, já Ronaldo fazia 3 e 4 vezes ao mesmo jogador numa só jogada, e não só com mudanças de direção e velocidade mas com aquilo que gostamos de chamar finta.

      LA

  • João Magalhães
    Posted Maio 14, 2015 at 1:01 pm

    Gostei do texto e revejo-me em algumas passagens. Grande orgulho por ver jogadores do nosso país a brilhar lá fora, a conquistarem adeptos de outros países e a honrarem as nossas selecções. A minha geração está mal habituada a estas gerações de jogadores nacionais, sempre presentes nas competições internacionais, com boas prestações, a jogar nos melhores campeonatos e clubes do mundo. Portugal foi um vazio internacional durante algumas décadas, até à chegada do senhor Carlos Queiroz à federação, que continua a ser criticado por aqueles que não entendem a génese do futebol nacional das últimas décadas.

    Quanto ao Ronaldo, transformou-se numa máquina de execução técnica. Finalização, velocidade e inteligência nos movimentos. O melhor avançado das últimas décadas. A questão do " Foi o trabalho que o levou aqui" é daquelas que repetidas muitas vezes passam a ser verdade. O Ronaldo é um predestinado, chega a uma equipa de luxo do Sporting, que lutava por títulos, com 16 anos e começa a ganhar o lugar. Fortíssimo em todos os aspectos que envolvem bola, já era forte pelo ar, já marcava golos de cabeça ( Meia final do euro 2004 à Holanda), e no drible era um terror para os adversários.
    Sinceramente, eu julgo que as comparações com o Messi vão ser mais interessantes daqui a uns anos. O Messi é o melhor 8, o melhor 10 e o melhor 9. Vai ser lembrado como o melhor de todos os tempos e o Ronaldo como um dos melhores avançados de sempre, que conseguiu rivalizar com o melhor de todos os tempos, o que só o enaltece.

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 1:27 pm

      Concordo inteiramente com o teu último parágrafo, o Messi é o melhor 8, o melhor 9 e o melhor 10, em suma talvez o jogador mais completo da história, ou seja, o que domina melhor mais capítulos do jogo, e o Cristiano tem todo o mérito por ter conseguido lutar contra uma "monstruosidade" destas, e até lhe ter ganho alguns duelos, apesar de perder a guerra como Salieri perdeu para Mozart…

      E isto só enaltece e dá ainda mais merito, tanto ao Cristiano como ao Messi, pois se não co-existissem em simultâneo ficaria sempre a dúvida de "ah nunca tiveram rivais de jeito"…

      Portanto Messi ganhará esta guerra mas poderá dizer que teve um adversário à sua altura, e o Cristiano perderá mas perderá de pé, como só os grandes sabem perder, consciente que fez tudo o que podia e não podia e que só perdeu para alguém que não é deste Mundo

      E nos adeptos ganhámos, porque assistimos a esta "guerra" ao vivo e a cores e assistimos a história em directo…

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2015 at 1:47 pm

      Messi tambem e o melhor 5,6,11, e se tentar a sorte ate a lateral sera o melhor do mundo simplesmente porque ganha a bola quando quer e ate de cabeca ja o vi ganhar a matuloes de 2 metros.

      Dito isto, para mim Ronaldo e o melhor avancado do mundo portanto o Messi nao ganha a camisa 7 de CR.

      Jonas

    • João Magalhães
      Posted Maio 14, 2015 at 1:48 pm

      Verdade. Tenho imensas dúvidas que algum jogador conseguisse esta rivalidade com o Messi, ainda para mais durante tantos anos. Tens que ser realmente um fenómeno para o conseguir. Um fenómeno físico,técnico e mental. Tem também uma máquina de propaganda que valoriza imenso a sua imagem, mas com Messi acontece o mesmo, não estivéssemos nós nesta era da informação.

      Se o Cristiano conseguisse ganhar uma competição com Portugal, julgo que ficaria nos 5 melhores jogadores de todos os tempos. Caso contrário, tenho-o como um dos 10 melhores de todos os tempos, com toda a certeza, e como um dos três melhores avançados de sempre.

    • Paulo Pereira
      Posted Maio 14, 2015 at 1:49 pm

      Comentário perfeito, Kafka! Não diria melhor.

    • João Gonçalves
      Posted Maio 14, 2015 at 1:56 pm

      Ia escrever um comentário mas o teu último parágrafo já resume o que ia dizer.. Completamente de acordo que engrandece muito o CR ter vivido na era de Messi e ter sido o único comparado ao argentino nessa era..
      E como diz o Kafka ganhamos nós ao ver essa guerra e vimos um duelo (Barcelona – Real) a ser elevado a um nível olímpico.

    • Alexis
      Posted Maio 14, 2015 at 7:23 pm

      Kafka I na mouche!! Aliás como há uns tempos concordamos nem um nem outro seriam o que são hoje sem a concorrência do outro. Gosto mais de Messi mas nunca direi que CR não passa de um jogador banal..

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 8:34 pm

      Messi o melhor 8, 9, 10??

      Ironia suponho. Se calhar o CR7 nao e o melhor 9 do mundo.

      Na minha modesta opiniao sobrevaloriza se messi. Qnd ele fizer alguma coisa fora do Barça avisem

      Bernardo

    • Alexis
      Posted Maio 14, 2015 at 9:30 pm

      Bernardo por essa lógica de ideias o Maldini não foi ninguém, o Scholes, Giggs, Totti.. e por ai fora.. que raio de argumento tão estupido..

    • Ricardo.
      Posted Maio 15, 2015 at 1:53 am

      Ronaldo não perde o duelo, nem Messi o ganha. Nem o contrário.
      Os adeptos do futebol é que tiveram o privilegio de assistir a dois exímios artistas ao longo da última década.

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 14, 2015 at 1:04 pm

    Parabéns João!
    Belíssimo artigo (mais um!), com o qual concordo em absoluto.
    Goste-se ou não do estilo, goste-se ou não dessa metamorfose (confesso que também eu preferia o Ronaldo de Manchester), Ronaldo terá sempre o seu lugar no panteão dos grandes futebolistas de todos os tempos.
    Ganhou o que tinha que ganhar, quer individual quer colectivamente, baterá todos os recordes no maior clube do Mundo, é uma referência do mundo do futebol mas é também cada vez mais desprezado pelos seus conterrâneos, que pelo contrário se deveriam encher de orgulho de (ainda) terem um dos melhores jogadores de futebol que o jogo já viu (o mesmo se aplica a Mourinho). Existir Messi (ou Guardiola no outro espectro) não deveria dar o direito aos seus admiradores (estrangeiros mas principalmente portugueses) de ao idolatrarem o melhores dos outros, renegarem os seus.
    Para mim foi, tem sido e continuará a ser nos próximos anos, um prazer enorme poder ter apreciado todos estes alienígenas da bola no seu auge.
    E já agora, Cristiano, faz um favor a ti próprio: bate todos os recordes que ainda te faltam no Real, e vai-te embora, os espanhóis não só não te merecem como ainda terão que levar com o teu nome nos registos históricos durante décadas!

  • Guilherme Silva
    Posted Maio 14, 2015 at 1:07 pm

    Excelente texto, descreve na perfeição a carreira de Cristiano, os meus parabéns. Adorei a comparação Salieri/Mozart.

    No que toca à essência do texto, eu valorizo imenso o Cristiano simplesmente porque tudo o que alcançou foi com trabalho duro. Não nasceu para ser o melhor do mundo, como Messi, mas trabalhou para isso e acima de tudo mereceu-o. A jogar à bola prefiro sem sombra de dúvida o argentino, mas valorizo imenso o madeirense por tudo o que conseguiu na carreira, e por todos os recordes que ainda irá bater. Pode ser que consiga qualquer coisa pela selecção, é o desejo de todos nós.

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo excelente texto.

    • Vítor Cerqueira
      Posted Maio 14, 2015 at 1:42 pm

      Sempre comparei a rivalidade Messi/Ronaldo a Goku/Vegeta. Enquanto um puxa os seus limites ao máximo e dá tudo o que tem o outro é intrinsicamente melhor.

    • Paulo Pereira
      Posted Maio 14, 2015 at 1:51 pm

      Essa é provavelmente a comparação mais acertada que já vi. Muito bom!

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 14, 2015 at 1:52 pm

      Curiosamente para além de preferir Messi também sempre fui um Vegeta fan boy :)

  • Luís Resende
    Posted Maio 14, 2015 at 1:10 pm

    Ronaldo nunca seria rei durante uma decada, tinha muita habilidade e já era um mostro fisico mas se tivesse continuado no mesmo registo de Manchester nunca teria voltado a ganhar uma bola de ouro. Mudou e é muito mais jogador do que era nesses tempo, falta-lhe a genialidade dos deuses do Olimpo da história do futebol Messi, Zidane, Maradona etc mas sempre lhe faltou.l

  • CRF
    Posted Maio 14, 2015 at 1:18 pm

    Graças a Ronaldo o Real Madrid está para os Portugueses quase como a seleção nacional.. Ontem assisti à 2ª parte do jogo num café e a cada perdida de um jogador Blanco era um coro de suspiros e impropérios. Foi Ronaldo que conquistou isso, quando ele abandonar Madrid os Portugueses com ele abandonaram em massa as fileiras da armada Blanca e darão tréguas à Catalunha e ao seu Barcelona.

    Concordo basicamente com tudo o que disse no texto, mas face à insistente queda de Boateng tenho a dizer o seguinte, Boateng fintou-se a si próprio.. Messi estava a correr e Boateng roda o corpo no sentido contrário à corrida de Messi porquê? antecipar o movimento para dentro de Messi?! Pois bem.. Foi só continuar em frente que a fisica tratou de Boateng quando este se arrependeu do que tinha feito. Já vi grandes fintas de Messi, mas uma que nunca vi não irei recordar.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:27 pm

      Quando o Ronaldo abandonar a selecção, será interessante ver a proximidade dos adeptos à equipa. A Federação confunde a selecção com o Cristiano, uma espécie de Ronaldomania, que parece que os 22 ao lado dele servem para enfeitar.

      José Maria

    • Pedro Barata
      Posted Maio 14, 2015 at 1:28 pm

      Eu era madridista antes da chegada de Ronaldo, continuarei a ser quando ele se for embora.

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 1:32 pm

      Boa parte desses adeptos também já foi do Barça quando o Figo lá estava, e depois mudaram para o Real quando o Figo para lá foi e quando o Cristiano sair do Real mudarão para onde ele for e depois mudarão para outro qualquer de um jogador que gostem mais…

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 14, 2015 at 1:45 pm

      Nem todos são madridistas em Portugal, e vendo a bola no café, se não fores ou festejares um golo do Barça quase te batem.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 1:53 pm

      Extao Kafka,
      Clube só tenho um, o Sporting. O meu sentimento para com clubes estrangeiros não passa de simpatia que se prende com determinados jogadores, treinadores ou adeptos. No caso de Real é precisamente por causa do Ronaldo que neste momento simpatizo com a equipa e gosto de os ver ganhar.
      Já agora o Ronaldo no United para a próxima época é que era um espetáculo (Wishful Thinking)!

      André.

    • Nuno R
      Posted Maio 14, 2015 at 1:53 pm

      Boateng dá o corpo para o lado para o qual Messi naturalmente iria. Ainda mais quando o avançado vem em movimento. É um movimento defensivo básico. Se ele tenta fechar de frente, o Messi vai para dentro e fica de frente para a baliza.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 14, 2015 at 2:08 pm

      O Boateng leu bem os indicadores do Messi… Mas estavam errados.

    • TF
      Posted Maio 14, 2015 at 2:16 pm

      Essa do Boateng é pra rir só pode..

      Vá ao Youtube ver esse video com calma e vai reparar que Boateng só vai para dentro porque Messi dá um ligeiro toque para lá. Mas como este tem sempre a bola colada ao pé enquanto o Alemão ainda se está a preparar para ir para dentro, já o Argentino está a tocar a bola noutra direcção. A finta é simples, é verdade, como aliás são todas as fintas de Messi (não há cá vírgulas, nem coisas do género), mas é tremendamente eficaz.

      A vantagem de ser pequeno é que lhe permite ter uma agilidade acima dos demais. Juntando isso à qualidade técnica que aquele pé esquerdo possui e estão aí todos os ingredientes para desequilibrar qualquer adversário daquela forma.

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 1:21 pm

    Quanto tempo acham é que vai ser preciso para voltar a ter um jogador do nosso país a lutar por melhor do mundo? E melhor não digo um tipo do nível de hazard, sanchez ou assim.

    Digo Messi ou Ronaldo, ou até neymar..Porque melhor do mundo circunstancialmente pode acontecer tipo cannavaro ou assim…

    Pedro

  • Chano
    Posted Maio 14, 2015 at 1:24 pm

    CR7 precisava dos golos. Querendo ou não, para além do que nos fica no coração, as estatísticas também ecoam pela eternidade.
    EXCELENTE TEXTO. PARABENS!

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 1:31 pm

    Pouco comento, mas não podia deixar passar em branco este artigo!!! Muitíssimo bem escrito, sim Sr.

    EFreitas.

  • Mike-UK
    Posted Maio 14, 2015 at 1:39 pm

    O texto e' belissimo e concordo com tudo.
    Nao sou um saudosista barroco dos anos em Manchester.
    O Cristiano de Manchester, assim tivesse ficado, virtuoso e rebelde, teria iniciado o declinio ha' 3 ou 4 anos. Como Ronaldinho ou Ronaldo ou Maradona antes dele. As fintas, o teatro, o desequilibrio, a magia de levantar o estadio no 1 contra 1 perdem-se com a maturidade. Quaresma esta' ai para o provar. Mesmo Messi, ja' nao marca os golos de 2007 de pegar na bola antes do meio campo. Nao precisa, cresceu, evoluiu, sabe mais do que sabia antes e aprendeu com os anos onde tem de estar para fazer o que sabe.
    As fintas do puto de 23 nao sao precisas no homem de 30. Facto. E quem o quiser contrariar e' um romancista, um purista mas, acima de tudo, um autista.
    O Ronaldo que galgou metros e subiu 'a area e' o jogador que evoluiu, tal como Zlatan, sao muito semelhantes na forma como evoluiram e se tornaram mais famosos por serem letais nos ultimos 10 metros do que na capacidade (e necessidade) em correrem 30 metros com a bola nos pes para fintar o mundo.
    E, ainda assim, o que muitos se esquecem: fomos ao Brasil depois de 3 arrancadas de 40 metros de Ronaldo com a bola nos pes na Suecia. Foi ele contra eles.
    Leio no artigo que Cristiano e' o vilao no livro que esta' a escrever com Messi.
    Mas tambem leio nesta caixa de comentarios que o Cristiano nao tirava o lugar ao Gaitan.
    Quem duvida que um dos maiores problemas da carreira dele e' o sitio de onde vem, que e' o sitio onde nasceu e despontou para o futebol, e' alguem que nao conhece a imprensa que temos. E ai Ronaldo tambem foi vitima de si mesmo, quando em pleno estadio da luz mostrou o piu-piu para o publico ao ser substituido em 2006. Ou quando em 2009, num pontape' do meio da rua eliminou o Porto nos quartos da liga dos campeoes e disse que aquele golo lhe dava um gosto especial.
    Ha' aqui, muito, o preconceito da origem. Os brasileiros tem-no com Portugal, gostavam que o colonizador fosse maior, bonito e garboso como os Ingleses, mas saiu-lhes os feios e pequenos dos Portugas. Em Portugal, Cristiano nasceu no lado errado da segunda circular.
    Se tivesse nascido no sitio certo estavamos a invadir a suica todos os anos com tanques e chaimites e pessoal armado a cada cerimonia da bola de ouro.
    Nunca foi o menino de ouro, aqui, que foi, por exemplo em Manchester.
    E' pena. Desculpa Ronaldo, dos 3, o Sporting e' o mais pequeno, merecias mais sorte.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 14, 2015 at 1:48 pm

      Não concordo nada com isso que estás a dizer, e a prova disso é a quantidade de adeptos do Real que há cá desde que o Ronaldo chegou a Madrid. Dizer que Ronaldo não é o menino de ouro português é completamente absurdo, e dás aí o exemplo até dos emigrantes, mas no verão quando chegam é só camisolas da selecção e do Real com o 7 nas costas, e claro que não falta o melhor brinco de diamante à lá CR7. Nesta altura, é o maior símbolo português e vires dizer que por cá não é reconhecido só por ter jogado no Sporting é patético.

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 1:49 pm

      Esse teu complexo de inferioridade, e mania de perseguição é ridicula e absurda…até no Cristiano Ronaldo vocês conseguem acreditar que o Mundo está contra vocês, enfim.

    • José Carlos
      Posted Maio 14, 2015 at 1:57 pm

      Poupa nos o choradinho. O Sporting é sempre perseguido, nao ha paciência.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 14, 2015 at 2:03 pm

      O pessoal do Barça só o odeia pela mesma razão que os Portugueses… É Sportinguista. Mas excelente comentario.

      PS: Ja vi uma reportagem espanhola a dizer que o Ronaldo e a sua familia eram Benfiquistas antes dele ir para o Sporting. Portanto, como consideram o JJ Sportinguista, posso considerar o Ronaldo Benfiquista… Continuo a não gostar dele.

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 2:04 pm

      Guilherme

      Subscrevo a 100% o teu comentário

    • João Magalhães
      Posted Maio 14, 2015 at 2:10 pm

      O Ronaldo não é adepto do Sporting. O falecido Pai era Benfiquista, o que naturalmente levava o Cristiano a apoiar o clube. Depois disso, não sei se manteve o mesmo amor ao clube, pelo que duvido que seja adepto de algum clube em Portugal Continental.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 14, 2015 at 2:20 pm

      Acreditem se quiserem mas o meu Pai é amigo/colega do Irmão dele, o Hugo e ele disse que eram todos Benfiquistas mas que estão gratos ao Sporting e têm carinho por ambos os clubes.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 2:40 pm

      Não é assim tão descabido o comentário do Mike UK, eu também acho que em determinada altura da carreira de Ronaldo em que foi duramente criticado pelos portugueses, isso aconteceu muito por culpa do clube de onde veio, aliás conheço vários amigos do SLB e das claques organizadas do Benfica, que até dizem que a sua seleção é o Benfica e que se estão marimbando para a seleção, voçês acham que se lá estivesse um "Eusébio" a postura seria a mesma? Se Ronaldo fosse formado no Benfica ai certamente seria muito mais consensual em Portugal.

      Svan Vath

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 3:31 pm

      Fiquei agora a saber que o Maradona só durou 3 4 anos a top.
      Pelos visto só o Ronaldo e o Messi tiveram a top grande parte da carreira,lê se cada coisa aqui que fico estupefacto.

    • Mongul Veloso
      Posted Maio 14, 2015 at 3:42 pm

      Por favor, poupem o auditorio aos vossos falsos moralismos. E muito menos me venham com conversa de emigrante com a camisola da seleccao que isso e' mesmo de quem nao tem mais nada para dizer ou que nao sabe por onde atalhar.
      Alguem duvida que a defesa nacional do CR seria 5000% maior caso ele tivesse sido formado no clube com mais adeptos em Portugal? E' preciso invocar Simao Sabrosa para que se recordem do que foi preciso para que esse jogador fosse elevado ao nivel de aclamacao que o seu talento merecia? E' preciso recordar-mos a propria bipolarizacao em torno de Luis Figo? E compara-la com Rui Costa e a sua unanimidade?
      Precisamos de recordar o menino de ouro Joao Vieira Pinto, que era enorme na luz e aclamado melhor jogador da sua geracao quando estava de 'aguia ao peito e Figo alinhava no Barcelona e na mudanca de paradigma quando se mudou para Alvalade e o linchamento em praca publica de que foi alvo no mundial 2002 depois de ter "agredido" um arbitro e comparar esse mesmo linchamento com o que se passou com Luisao ha' dois ou tres anos atras? Ha' tamanho descaramento entre adeptos do Benfica que os faz sinceramente, coerentemente como aqui e' invocado tantas vezes, o conceito da coerencia, dizer que se Ronaldo tivesse nascido na Luz que o tratamento seria igual? Pelo publico e pela imprensa?
      Ronaldo estava a despontar para o mundo como um dos maiores talentos em potencia que o mundo veria e os desportivos portugueses faziam capas com o aparecimento do Joao Pereira meus caros, se nao o sabem que se informem.
      Ronaldo merecia muito mais respeito da parte dos portugueses, e telo-ia ganho se tivesse nascido em berco de ouro.
      E' muito por isso que estamos hoje aqui nesta caixa de comentarios a discutir isto, e' por causa desse horrivel complexo da origem, e' por isso que ele nao sera' Eusebio.

    • Octávio Alvarez
      Posted Maio 14, 2015 at 9:54 pm

      O que Ronaldo fez na Luz foi consequência dos constantes assobios do público, ao invés levantei-me na superior sul do antigo Alvalade para aplaudir Rui Costa (eu entre muitos) no final de um Sporting x Milão.
      Já defendi em outras ocasiões a "infelicidade" da origem de Ronaldo, mas respeitarei opiniões contrárias, o certo é que foi este o país que tentou que o grande Rui Costa fosse equiparado a um Figo extremamente superior em tudo futebolisticamente. Como se costuma dizer "descubra as diferenças"

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 1:57 pm

    É um dos melhores de sempre, está tudo dito. Quanto à metamorfose achp que Ronaldo foi inteligente, basta ver que conseguiu manter-se no topo do futebol mundial por mais de 10 anos e ainda vai continuar. Considero que ao deixar-se das fintas e ao concentrar-se nos golos protege-se, fica menos exposto às entradas dos adversários, deixa de fazer correrias de quilómetros com a bola colada ao pé em todos os jogos. Assim está conservado, tem 30 anos mas continua a marcar 50 golos por época com toda a facilidade. Quantos jogadores na história conseguiram isto? Nenhum, pelo menos ao mais alto nível.
    É verdade que o espectáculo fica a perder, os adeptos preferiam o outro Cristiano Ronaldo, mas se ele queriam ser reconhecido como um dos melhores de sempre, atingiu o objectivo porque os números ninguém lhe tira.

    Pedro Lima

  • Nakamura.
    Posted Maio 14, 2015 at 1:58 pm

    Ronaldo basicamente é isto : brinca menos, marca mais
    Agora banal? nunca foi, não é agora que será.

  • Jonas
    Posted Maio 14, 2015 at 2:00 pm

    "Maturity brings many things. When I went to see them play against City, some of his decision-making in terms of passing was brilliant. One-touch passing, good crosses. In the six years we had him, you just saw his game grow all the time, and he was a fantastic player. Now you see the complete player. His decision-making, his maturity, his experience, plus all the great skills he has got, they all make him the complete player". Alex Ferguson January 2013

    Havera sempre quem pense que Ronaldo perdeu tecnica porque ja nao faz dribles estonteantes, mas eu vejo-o a dominar a bola com o joelho, o peito, o ombro, a biqueira da bota e acho que o que Ronaldo tem e uma tecnica fenomenal! Para mim e o melhor avancado do mundo que eu vi jogar e ate tenho idade suficiente para me lembrar do Ronaldo fenomeno ser falado como reforco do Benfica (e depois do Porto) ou o Bebeto do Guimaraes ou ainda o Ronaldinho Gaucho do Estrela da Amadora.

    Jonas

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 3:37 pm

      Que idade é essa?O Romário sim foi falado para o Benfica o Ronaldo veio cá jogar pelo Cruzeiro no Restelo mas nem Benfica nem Porto o tentaram contratar então essa do Bebeto para o Guimarães foi quando?Em final de carreira ou quando era a estrela do Flamengo depois do Vasco e depois do Corunha e foi sempre transferido por milhões e ia o Guimarães busca lo.

    • The Monster
      Posted Maio 14, 2015 at 4:02 pm

      Essa história do Romário para o Benfica desconheço, mas é público que quando jogava no Vasco da Gama, e este veio fazer um amigável ao Porto, o Pinto da Costa falou com ele para vir para o Porto, o Quinito é que inviabilizou o negócio.
      O Roberto Carlos podia ter assinado pelo Porto quando ainda era um perfeito desconhecido, o Porto estava interessado nele e em Geraldão, mas só podia trazer um jogador, comprou Geraldão e teve sucesso, mas hoje é fácil de dizer que a escolha mais acertada seria Roberto Carlos.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 4:20 pm

      Rapaz o Geraldão veio para o Porto o Roberto Carlos nem juvenil era.
      Onde lês-te algo assim?A História do Romário não é nenhuma ele quando saiu do Vasco tinha dois interessadosBenfica e PSV os dois finalistas da taça dos campeões do ano anterior o PSV pagou mais foi para lá,o próprio falou nisso numa vinda a Portugal

    • The Monster
      Posted Maio 14, 2015 at 5:03 pm

      A história do Roberto Carlos e do Geraldão foi contada pelo próprio Pinto da Costa, se estava a mentir ou não, não sei.
      A do Romário é pública, repito, pública, podes comprova-la no maior motor de busca do mundo, ou no youtube, como quiseres.
      Já essa história do Romário ter dito que veio a portugal não sei onde foste busca-la, continuo a procurar informação e cada vez mais me convenço que estás a mentir.

    • The Monster
      Posted Maio 14, 2015 at 6:05 pm

      Há, afinal o Pinto da Costa estava mesmo a falar a verdade, já que essa história foi confirmada pelo próprio Roberto Carlos.
      Tens aqui a prova:
      https://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=817076
      Não faz lá muito sentido visto que como dizes o Roberto Carlos nem juvenil era( vá lá que sabes fazer contas), mas foi confirmada pelo próprio.
      Está visto que aqui o mentiroso és tu.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 6:35 pm

      Quando o Romário veio cá a Portugal pah não disse que o Romário disse que veio a Portugal.
      Se o Pinto disse vale o que vale ia contratar um miúdo de 14 anos para o Porto que jogava num clube de bairro mas a palavra do Pinto vale o que vale isto é se tu o dizes que ele disse isso.
      Rapaz lê e não me chateies mais.
      https://pt.blastingnews.com/desporto/2015/01/benfica-quatro-craques-mundiais-que-quase-foram-reforcos-00219959.html

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 6:53 pm

      Miúdo acalma te nos comentários porque o mundo é pequeno principalmente a nossa cidade.Um conselho só.
      Eu nunca tive que ir a tribunal defender me de nada aos olhos da lei tenho muito mais credibilidade do que o teu presidente.

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2015 at 7:06 pm

      O Ronaldo veio jogar a Portugal pelo Cruzeiro e na altura os jornais falaram que o Benfica e depois o Porto estariam interessados mas o jogador acabou por ir para o PSV se nao me engano.

      O Bebeto esteve para vir para o Guimaraes, na altura falava-se de 1 milhao de contos o que era muito, mas sim ele era uma jovem estrela do Vasco da Gama na altura. Talvez por isso tenha preferido ir para um clube "pequeno" de Espanha que passou a discutir titulos quando ele entrou na equipa.

      Ja agora sao 35 anos, e quando era miudo "devorava" jornais desportivos porque adorava saber tudo sobre o Benfica e o Man Utd, nomes completos dos jogadores, estatisticas, tudo :-)

      Jonas

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 7:35 pm

      Jonas

      O Bebeto já era consagrado no Brasil na altura que foi para o Deportivo já tinha uns 27 28 anos.
      Os jornais podem ter escrito isso mas como sabemos é mentira nenhum clube português tinha 1 milhão de contos para dar por um jogador quanto mais o Vitória.

    • The Monster
      Posted Maio 14, 2015 at 7:43 pm

      Foi a tribunal defender-se aos olhos da lei e foi… ilibado.
      Deste-te ao trabalho de ler o link que eu meti? Não me parece.
      A tua credibilidade está ao nível do Veiga quando disse que o Robinho estava contratado pelo Benfica, ou do Vieira que passa a vida a enganar-vos.
      E o que iam esses jogadores fazer para o Benfica? Estragarem-se como muitos outros.

    • Jonas
      Posted Maio 15, 2015 at 9:50 am

      Filipe, ok eu nao vou discutir a qualidade dos jornais portugueses e a capacidade de inventar contratacoes a torto e a direito mas tenho a ideia que foi o proprio Bebeto que contou essa historia numa entrevista. Tambem tenho a ideia que o jogador passou por um periodo de menor fulgor no Brasil antes de dar o salto para Espanha mas nao me lembro ao certo, ja la vao muitos anos :-)

      The monster, o que nao falta na historia recente do Benfica sao estorias que nos envergonham porque levamos barretes e fomos inocentes e tudo o mais que possas dizer, mas nao temos um apito dourado, um Calheiros, uma amarelinha nem nada que se pareca na nossa historia e isso faz toda a diferenca.

      Jonas

  • Nuno R
    Posted Maio 14, 2015 at 2:00 pm

    A progressão física de Ronaldo tiroou-lhe flexibilidade necessária para o drible. Correndo embalado e "sem obstáculos", continua a ser veloz. O problema é fintar os bonecos que vão aparecendo pelo caminho.
    Agora, há a questão psicológica. Ronaldo era feliz, jgava futebol como quem jogava à bola. Hoje carrega o mundo nos ombros. É obcecado. Com Messi, com os números, com os recordes. Isso tira-lhe discernimento. Tem de acalmar. Ver o filho e perceber que há outras coisas na vida (se calhar é diferente ter um filho e comprar um…).
    Ele vai deixar um legado, sem dúvida. Mas no poderoso real ganhou o quê… um campeonato? Muito pouco. E no fim, por mais bolas de ouro ou pichichis, contam é os trofeus colectivo.

    • João Magalhães
      Posted Maio 14, 2015 at 2:13 pm

      A nível de clubes, o Ronaldo Fenómeno não ganhou nenhuma Champions. Isso tira lhe algum mérito? Não vai ser por aí que o Cristiano vai perder algum reconhecimento.

      Gostava de ver o Ronaldo no Bayern Munique. Jogou no maior clube de Inglaterra, no maior de Espanha, e gostaria de o ver no maior da Alemanha. Seria uma carreira riquíssima em termos de clubes.

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2015 at 2:14 pm

      Bom ponto no que toca a questao psicologica. Ronaldo e tao grande que quando o Real Madrid falha um objectivo meio mundo escreve que Ronaldo falhou, ja nao e o mesmo, Messi e que e, etc. Isto na equipa mais cara da historia! Mesmo os adptos do RM nao teem problemas em assobia-lo e apontar-lhe o dedo a cada falha.

      Messi tem a vantagem de, apesar ter tido falhas e ja algumas vezes ter sido "apenas" o segundo melhor do mundo, ter sido sempre amado e acarinhado pelos adeptos do Barcelona. Quando o seu clube falha a culpa e dos outros que nao fazem o suficiente para o ajudar ou dos treinadores ou seja la quem for.

      Jonas

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 2:27 pm

      João Magalhães

      Eu concordo contigo que um jogador não se pode definir pelos títulos colectivos e o exemplo do Fenómeno é o melhor de todos, agora no meu ponto de vista e tendo como base alguns adeptos do Real que conheço e já obtive feed-back, no coração dos adeptos do Real por mais recordes que o Cristiano bate a nível de Real Madrid (e vai batê-los todos, já só faltam 15 ou 16 golos para ultrapassar o Raul), o Di Stéfano continuara a ser o nº1 no coração dos adeptos do Real Madrid e porquê?

      Devido aos títulos colectivos, é que o Cristiano arrisca-se a bater todos os recordes e mais algum no Real mas depois tudo esmiuçado os adeptos apenas festejaram 1 campeonato e 1 Champions em 6 anos, ou seja, para os adeptos em especifico do Real é normal que acabem por ter Di Stefano como nº 1

      Mas tirando este aparte concordo inteiramente contigo ou seja, à escala global e desprovendo-nos de qualquer afeição ao Real Madrid os feitos de Cristiano deverão ser tidos em conta pelos títulos individuais e não colectivos e a prova disso é o Fenómeno que nunca ganhou a Champions mas para mim é o melhor jogador da sua geração mesmo tendo sido o único a não a ter vencido…

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 2:48 pm

      Jonas

      Isso não é verdade, o Messi em 2013 e 2014 levou bastante "porrada" da parte da comunicação social por não estar ao nível que nos habituou

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 3:04 pm

      No real ganhou um campeonato? Epá que eu me lembre ganhou o ano passado uma Champions League, o que já tinha ganho também em Manchester… Ganhou um Mundial de Clubes…Taça do Rei( que o Real não ganhava há 20 anos), isto sem falar nas supertaças que pouco importam.
      Realmente, deve haver por aí muitos jogadores que têm mais currículo coletivo.

      Diogo Tobias

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2015 at 3:13 pm

      Kafka, e verdade que Messi teve alguns problemas com a CS na epoca passada por ter tido varias exibicoes fracas, por ter vomitado durante dois ou tres jogos e ainda os problemas com o fisco, mas mesmo assim nao se compara com o que e feito regularmente a CR7.

      Basta lembrar que ate ao final houve discussao sobre a atribuicao da bola de ouro e a treta que foi a nomeacao do melhor jogador no Mundial.

      Jonas

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 3:28 pm

      Digo Tobias

      "Que eu saiba" também escrevi que ganhou 1 Champions e" que eu saiba" também cingi a minha análise ao que ele fez no Real Madrid, porque "que eu saiba" aos adeptos do Real Madrid interessa é o que ele fez no Real Madrid porque "que eu saiba" escrevi que estava a analisar na óptica dos adetpos do Real Madrid

      Porque "que eu saiba" um adepto do Real Madrid está-se a barimbar para aquilo que o Manchester United ganhou e vice-versa

      E por fim "que eu saiba" eu não comparei o Cristiano com "muitos jogadores por aí", comparei sim com o Di Stefano que caso não saibas ganhou o seguinte pelo Real Madrid

      – 8 Campeoantos em 11 possiveis
      – 1 Taça Espanha em 11 possiveis
      – 5 Ligas Campeões ganhas mais 2 finais perdidas em 11 perdidas, portanto 7 finais em 11
      – 1 Taça Intercontinental em 1 possivel (a taça só foi criada no último titulo europeu do Real)

      Não existia Supertaça Europeia e Supertaça Espanha na altura

      Portanto como vez o palmarés do Di Stefano é sim muito superior ao do Cristiano e portanto na óptica dos adeptos do Real Madrid, Di Stéfano continuara a ser o nº 1, porque em 6 anos de Crisitano houve muitos recordes individuais mas tudo esmiuçado deu apenas 1 campeonato e 1 Champions

      Sim porque "caso tu não saibas" a Taça Espanha, Supertaças e Taça Intercontinental são titulos menores para os adeptos do Real Madrid, o que importa é campeonato ou Champions

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 3:34 pm

      "em 11 possíveis e não em 11 perdidas evidentemente

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 3:42 pm

      Kafka

      O Di Stefano vai ser sempre o maior não só pelos títulos mas porque foi ele que revolucionou o futebol do Real para muitos acham que o Real foi sempre o maior de Espanha mas não é verdade existe um antes Di Stefano e um depois.
      Como no Barça para os mais velhos o Cruyff vai ser sempre maior que o Messi pelo que fez pelo clube sem ele no existia o Barça actual tanto como jogador como treinador existe jogadores que são mais do que o que fazem em campo golos e títulos.

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 4:29 pm

      Concordo Filipe, foi com Di Stéfano que a balança pendeu de vez para o Real Madrid…até essa altura Real, Barça e Atlético Bilbao estavam muito similares

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 2:08 pm

    O ronaldo do manchester united, sua penúltima época lá, e o da primeira e segunda época (esta menos) no Real Madrid foi o melhor Ronaldo que houve. Para mim so nessas épocas ele apresentou nível de Bola de Ouro. Curiosamente só ganhou 1 nessas 3 épocas (2 delas o messi esteve imparável) Esse Ronaldo tinha magia, levava equipas às costas com a sua atitude vencedora, driblava, desiquilibrava, tinha atitude colectiva, marcava, etc.
    As duas últimas bolas de ouro do Ronaldo ( e 1 do Messi tb) foram só ganhas pela 'marketingzaçao' da rivalidade Messi – Ronaldo. Rivalidade essa que foi gerada e globalizada pela imprensa espanhola naquelas épocas de mourinho – guardiola, em que o real e o barça tinham de longe os melhores planteis do mundo e jogavam entre elas 6 a 7 vezes por ano. A bola de ouro quase parecia um premio ao 'melhor marcador entre ronaldo e messi' do que um prémio ao melhor jogador do mundo naquela época.
    O Ronaldo, na minha opinião, foi levado por essa rivalidade ( muito mais que o Messi, simplesmente pq até ele sabe que o messi é melhor..) e começou a basear o seu jogo nas estatísticas. Nao tenho duvidas que se tornou num dos melhores goleadores do mundo, quem sabe de sempre, mas aquela magia, aquilo que (pelo menos a mim) faz levar os adeptos ao estádio, foi-se perdendo. Sim, marca 60 golos por época, é monstruso, mas fá-lo por ele e para ele. É dos jogadores mais individualistas na maneira de ver o jogo que existem. Mtas vezes aparenta preferir o sucesso individual ao coletivo ( e nao é so desta epoca). Mas o que é que o real ganhou nos ultimos 6 anos?? Uma liga, uma taça e uma champions. Um jogador q se quer intitular como o melhor de sempre tinha de fazer muito mais pela equipa do que ele faz.
    Sei que nisto quase ninguem concordará, mas para mim ha ja hoje em dia, 10 a 15 jogadores que eu preferia ter na minha equipa ao ronaldo..

    Ps. Esta ambiçao que ele tem é obviamente algo que se tem de louvar. É dos atletas que mais trabalhou para o sucesso na historia do desporto e vai obviamente entrar no olimpo do futebol.

    Tintim

    • JNB
      Posted Maio 14, 2015 at 5:28 pm

      Epah tirou-me as palavras! É exactamente a minha maneira de pensar! Para mim o Ronaldo e como o Cardozo (com as devidas diferenças, apesar de achar que não são muitas). Ele marca golos como o Cardozo, mas não contribui em mais nada para o jogo da equipa e muito menos para o espectáculo. Marcar 60 golos ate eu marcava, se 20 fossem de pênalti, 20 de encostar a frente da baliza, como o Cardozo fazia, mas espectáculo e para a equipa nada acrescentam! Não gosto do Ronaldo como não gostava do Cardozo, mesmo por isso. Já não da espectáculo como antigamente. O seu comentário e tudo o que penso.

    • JNB
      Posted Maio 14, 2015 at 5:32 pm

      Para mim o melhor do mundo não e o que mais golos marca, mas sim o que me faz ir ao estádio e amar este desporto, aquele que 2 ou 3 vezes por jogo me faz levantar da cadeira e dar graças por o ve jogar. O Ronaldo não faz isso, faz levantar não por fintat meia equipa, ir para a área e rematar ao ângulo, ma apenas por rematar e marcar. Faltando brilhantismo das grandes jogadas

  • Nuno R
    Posted Maio 14, 2015 at 2:10 pm

    Não confundam técnica com habilidade.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 3:44 pm

      Realmente já disse enumeras vezes isso aqui mas continua pelo que vejo que a maioria não sabe mesmo a diferença não há nada a fazer.

  • David Dos Anjos
    Posted Maio 14, 2015 at 2:11 pm

    so para dizer que do jeito que esta a jogar o CR poderá jogar até aos 45 anos sem problema !!!

  • SENSEI
    Posted Maio 14, 2015 at 2:18 pm

    Os meus parabéns ao João Santos por este texto. Simplesmente brilhante! Ao nível dos próprios Ronaldo e Messi.

    Concordo integralmente com tudo o que a minha capacidade intelectual alcança (pois não conheço Salieri e não vi Maradona a jogar).

    Sem nada a acrescentar a este texto fenomenal,
    Os melhores cumprimentos.

  • Gulev
    Posted Maio 14, 2015 at 2:26 pm

    Não me cativa em nada o jogo do CR7, gostava de o ver em Manchester depois foi a feira das vaidades em grande.

    A única coisa que ficará na minha mente depois de ele abandonar o futebol é que foi o único jogador que eu vi que nunca foi festejar um golo de outro colega de equipa.

  • Domingos Araújo
    Posted Maio 14, 2015 at 2:34 pm

    Desde a muito que acompanho este blog, sendo que devido a minha vida pessoal/profissional não consigo acompanhar tanto como o queria…
    Mas não podia de deixar passar esta oportunidade para manifestar a minha opiniao.
    Desde já dou os meus parabéns ao Sr João Santos por este artigo está absolutamente fantfantástico.
    Só tenho acrescentar um ponto tudo aquilo que o Messi no futebol é natural, é verdadeiro gênio com o talento natural… Ronaldo é diferente, o Ronaldo conseguiu tudo a base de esforço, dedicação e empenho…pode não ser o melhor jogador do mundo mas sem dúvida alguma que é o jogador mais professional do mundi

  • Cristiano
    Posted Maio 14, 2015 at 2:37 pm

    Muito bom texto! Os meus parabéns.
    De facto é um privilégio assistir à história em "directo", são dois monstros, como Português quero que seja sempre Ronaldo a ganhar e gosto muito de o ver jogar.
    Outro facto importante é que o trio do Barça está agora no máximo das suas capacidades, enquanto que Bale, está muito em baixo, Benzema esteve um mês de baixa, e Ronaldo fazia dupla com Chicharito…
    Mas o que é factual, Messi tem a capacidade de abre-latas que Ronaldo neste momento não tem.
    Tenho acompanhado ultimamente com mais atenção os jogos do Barça e Messi é completamente de outro planeta, está, na minha opinião, num nível que eu nunca vi!
    Messi tem classe, técnica aquele perfume que não está ao alcance de todos.
    Ronaldo é um atleta que batalha todos os dias para melhorar, competitivo ao máximo e um finalizador letal e de movimentos inteligentes!

  • Magalhães
    Posted Maio 14, 2015 at 2:40 pm

    Dos melhores textos que já li aqui, muitos parabéns!
    Quanto ao assunto, sou um REInaldo Fã. Ronaldo suou e tentou! Nao perde! Apenas não ganha… Para um monstruoso argentino de "meia leca" que fascinou o mundo futebolístico. Sou um jovem ainda, só me lembro dos fins de carreira de Zidane, Figo e Ronaldo "O Gordo". Não tenho bagagem para o " melhor de sempre". Contudo, é magnífico o impacto e a beleza das duas bestas no futebol! Daqui a uns anos, choraremos por mais um jogo de beneficiencia, só para podermos ter a alegria de os ver mais uma vez. Quiçá, jogando juntos…

  • João
    Posted Maio 14, 2015 at 2:43 pm

    Não concordo com a Análise feita em relação ao melhor jogador de sempre, não estou a falar do Ronaldo, estou a falar do Maradona. Não há como comparar estes dois ao Deus do futebol, coitados dos dois, o Maradona construía golos de qualquer nesga que lhe dessem, ninguém tinha aquela magia, aquela inteligência, aquela ratice, e quem viu jogar e quem vê os vídeos, vê um jogador construir golos desde o meio campo ou as vezes até mais atrás. Não era um jogador que ficava no ultimo terço à espera que a bola chegasse.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 14, 2015 at 2:47 pm

    Fabuloso texto!

    Só faltou realçar mais o ódio que tanta gente tem ao rapaz,simplesmente porque sim ou porque gostam mais de Messi.

    Considero o Real o maior clube do mundo mas é ao mesmo tempo um clube ridículo,principalmente pela forma como é gerido e pelos seus adeptos. Seria curioso,muito curioso se o Ronaldo tem saído de Manchester para o Barcelona em vez de ir para Madrid.

    • Patrick
      Posted Maio 14, 2015 at 4:32 pm

      A minha opinião está sintetizada no teu comentário.

      Na eventualidade do Ronaldo ir para o Barça, teria sido de facto muito curioso: o relacionamento com Messi e com Guardiola. A forma como o clube ia proteger os dois jogadores, as declarações dos companheiros sobre quem merece ganhar a bola de ouro e quem é o melhor e mesmo o nível que ambos iriam apresentar, sem dúvida que se ambos encontrassem um ponto de ligação e se conseguissem ter um relacionamento estável seria épico vê-los jogar lado a lado.

    • Galileu Galilei
      Posted Maio 14, 2015 at 4:47 pm

      Não sei porque mas eu gostava de ver agora o Ronaldo no Chelsea. Teria mais hipóteses para conquistar titulos coletivos.

  • Rodrigo
    Posted Maio 14, 2015 at 2:53 pm

    Bom texto, João. Gostei especialmente da abertura, está soberba. Parabéns!

    Quanto ao Ronaldo, tambem nao me agrada o facto de pouco contribuir para o jogo colectivo da equipa e de ser ter focado tanto nos golos e nos numeros em geral. E certo que o golo ainda e o que conta mais no futebol, mas o futebol e um espectaculo e um jogador com esta dimensao tinha a obrigaçao de ter outro impacto nos outros momentos do jogo que nao apenas a finalizaçao. Quando me dizem que o Ronaldo e mais completo que o Messi torço sempre o nariz. Nao preciso de os comparar para apreciar ambos, mas e inegavel que o Ronaldo e mais completo a nivel fisico apenas, tendo tambem vantagem no jogo aereo e na potencia do remate. No entanto, Messi tem os numeros e tudo o resto. Marca, assiste, desequilibra, desmarca, finta, controla o ritmo do jogo, serpenteia, decide. Estamos perante 2 dos melhores futebolistas de sempre e provavelmente perante a maior rivalidade conteporanea da historia do futebol, pelo que resta apreciar os anos de carreira que lhes restam e contar aos nossos sucessores o que foram Messi e Ronaldo.

  • Stalley VM
    Posted Maio 14, 2015 at 3:05 pm

    O Cristiano Ronaldo neste momento da carreira não tem nada a provar, limpou tudo no Real Madrid (apesar de 1 campeonato e 1 Champions, ser muito pouco, isto falando em grandes competições) e em Manchester, quer individualmente quer coletivamente, na Selecção é o melhor marcador e o mais internacional, para o ano bate o Figo (se tudo correr bem).

    Se acaba-se hoje a carreira já estaria nos melhores de sempre, o mesmo falo de Messi, é sempre complicado falar, porque vem sempre "ah viste o outro jogar?" etc

    Não sei se ainda chegará á 4º Bola de Ouro, para o ano duvido que passe de um 3º lugar (devido a muitos fatores. Só lhe falta um titulo para a Selecção era em 2004, mas a Grécia levou a melhor, neste momento não vejo Portugal a ganhar uma grande competição.

    Quanto ao seu feitio, já teve algumas atitudes menos boas, (todos os jogadores têm, mas devido ao mediatismo, uns sofrem mais que outros) mas quando falam em Humildade ou Arrogância, para mim humildade tem limite, se "eu sou bom numa coisa" e tenho "dados" que o comprovam, não vou dizer o contrário só para agradar "aos outros" ou para ficar bem, este é sempre um tema complicado de se falar, depende da prespetiva de cada um…

    O tema Messi vs Ronaldo, este ano Messi leva vantagem e neste momento e daqui para frente Messi será sempre mais jogador do que Ronaldo, mas aqui nem vale a pena escrever mais nada, já que é um assunto mais que "batido".

    SL!

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 3:06 pm

    A magia tinha-a o Maradona. Com a bola nos pés nunca existiu outro igual. O mais proximo seria Zidane e agora Messi que acrescenta muitos golos à sua conta. Estes nasceram futebol. O CR7 foi formado para jogar futebol, como eu fui formado para medecina. Ronaldo juntou a paixão pelo seu emprego, a sua qualidade trabalhada, a sua condição fisica e MENTAL. Senão vejamos, No sabado passado falhou um penalty contra o Valencia. Ontém assumiu a marcação do penalty contra a Juventus que podia ser o da qualificação. Cristiano é o jogador de futebol mais completo de sempre.
    CO

    • Kafka I
      Posted Maio 14, 2015 at 3:18 pm

      Não concordo nada com o último parágrafo, o Cristiano nem de perto é o jogador mais completo de sempre… Messi é muito mais completo que o Cristiano por exemplo…Messi domina por completo todas as posições ofensivas do meio campo para a frente, tanto pode ser 8 como 9 como 10, e em todas elas é um jogador de classe Mundial…

      O único capitulo onde Messi perde para o Cristiano é no jogo de cabeça, em todos os restantes capitulos do jogo o Messi é igual ou superior na minha opinião, logo não concordo de todo que o Cristiano seja o mais completo..

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 3:30 pm

      Quem joga melhor com os dois pés?
      E estamos a falar deste exacto momento ou na carreira completa dos jogadores?

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 3:38 pm

      Kafka, sinceramente, acho que ambos tem pontos fortes e pontos em que não são assim tão fortes (não digo fracos já que não acredito que nenhum tenha realmente pontos que sejam fracos). Mas além do jogo de cabeça acho Ronaldo superior a messi no remate de meia distancia. Tal não se tem verificado tão recentemente já que raramente pega na bola cá atrás neste momento, mas até ao ano passado a diferença em número de golos entre os dois a mais de 15 metros era grande
      Carlos Pena

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 3:46 pm

      Penso que Ronaldo é superior a Messi em finalização e jogo de Cabeca (aqui ele é o melhor do mundo). se resto Messi é superior.

      Ze Maria

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 4:05 pm

      Mais completo de sempre o Di Stefano,Cruyff,Zico,Platini,Puskas por aí fora estão a rir se como perdidos.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 4:06 pm

      O Ronaldo supera o Messi em jogo aéreo, capacidade física e qualidade do pior pé, na finalização são semelhantes e basta ver os golos de ambos, no resto o Messi é superior.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 4:14 pm

      Como diz e bem o autor do texto…"mas não deixo que a nostalgia da minha infância me tolde a realidade".

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 4:47 pm

      Um jogador completo defende organiza a equipa sabe congelar o jogo sabe fazer a equipa respirar quando precisa são muitas facetas durante o jogo que faz um jogador completo não é a treta do chuta com os 2 pés e com mais força e cabeceia e salta mais alto e tretas dessas o Isaias também chutava com força com os 2 pés acertar na baliza é que era mais dificíl.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 5:10 pm

      Parabéns ao Neuer então,é o jogador mais completo de sempre. Já agora também faz tudo em casa,passa a ferro e lava a roupa,entre outras tarefas domesticas.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 5:23 pm

      Filipe Ribeiro,

      Concordo com o teu comentário, não sou nenhum expert e portanto não vou dizer o contrário, contudo não referi que o Ronaldo é um jogador mais completo de sempre, apenas falei os aspectos em que considero o Ronaldo superior ao Messi, também o teu comentário não deve ser em resposta ao meu, digo eu, mas concordo.

    • Cesar Torres
      Posted Maio 14, 2015 at 5:36 pm

      Kacal I, quando falas em capacidade física, estás a falar de q? É que vejo mais vezes o Ronaldo no chão a chorar e a simular faltas…

    • gps
      Posted Maio 14, 2015 at 5:58 pm

      Julgo que o Zico nem estará nos 10 melhores do Brasil (e até simpatizo com ele por ser descendente de portugueses), basta lembrar nomes como Pelé, Garrincha, Ronaldo, Rivaldo ou Ronaldinho

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 14, 2015 at 6:38 pm

      Dados no campeonato

      Messi: 40 golos, 11 pé direito, 25 pé esquerdo, 4 cabeça
      Ronaldo: 42 golos, 26 pé direito, 5 pé esquerdo, 10 cabeça, 1 outro

      Por aqui se vê quem é o mais forte com o pior pé. Ah, e essa do físico é uma falácia. Tem corpo, mas não tem agilidade e equilíbrio por exemplo… que me lembre são características do físico.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 6:39 pm

      Kacal

      Não era para ti era para o irônico Ricardo que percebe tanto de bola como eu de tricot.

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 14, 2015 at 6:40 pm

      Ronaldinho na Canarinha não está ao nível dos outros nomes.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 6:55 pm

      César Torres,

      Falo em força, velocidade e capacidade de choque (até altura e impulsão noutro contexto), isso de estar sempre no chão e a simular faltas nada tem a ver com a capacidade física, é uma maneira de ele estar e agir em campo, se gosto ou não é outra conversa.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 7:38 pm

      O Zico não estar no top10 de melhores brasileiros.Nem sei o que te diga,depois Ronaldinho e Rivaldo como comparação mas prontos cada um com a sua.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 7:45 pm

      Filipe Ribeiro,

      Sim, sim, eu entendi. :-)

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 7:47 pm

      Fábio Teixeira,

      Não sabia desses dados, por aí indica que a diferença não é assim tanta, continuo a achar que o Ronaldo é melhor com o pior pé, no entanto esses dados comprovam que o Messi também é muito bom com o pé direito.

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 14, 2015 at 9:50 pm

      Kacal, é mais do dobro.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 10:51 pm

      Ok Fábio, agora não quer dizer que o Messi seja superior, esses dados são desta época e além disso o Messi pode ter tido mais oportunidades de chutar com o pé contrário, agora eu acho que o Ronaldo é mais eficiente com o pior pé, posso estar enganado e é o mais provável, no entanto é essa a sensação que tenho.

  • Landim
    Posted Maio 14, 2015 at 3:20 pm

    É pena. Mas muito provavelemente o top 3 da Bola de Ouro será ocupada por Deus, Neymar e provavelmente… Suarez e porque?
    Ou os deuses do futebol nos irão trair ou o Barcelona ganhará Campeonato e Liga dos Campeões, CR7 se não ganhar nada, não serão os golos do campeonato que o irão colocar à frente de Messi. Neymar, tem feito uma excelente época e a juntar aos titulos este ano não deve fugir o top 3… e mais abaixo temos o Suarez que apesar de ter estado castigado.. Fez uma excelente época… e pode almejar um lugar no top 3… lutando com CR7…

    Este ano não não há Mundial.. Não há Europeu… Não há Robben.. Ribery… Não há seleccao alema e o Bayern fez pouco na Champions… o Chelsea não tem jogadores para este patamar.. muito menos o PSG… mesmo a Juventus não tem um claro destaque.. no entanto existe uma competição que pode ou não salvar ao top 3 da Bola de Ouro ao Ronaldo… A Copa América.. vamos ver o que fazem o Neymar e o Suarez nesta competição… reza Ronaldo.

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 3:21 pm

    Na minha visao, Ronaldo sempre trabalhou o dobro de todos os jogadores inclusive messi. Poucos o engrandecem, mesmo os portugueses(!!!!) preferem messi a ronaldo. Ronaldo e um poço de força, trabalha como ninguem no futebol, NAO TEM UMA EQUIPA A JOGAR PARA ELE HA 10 ANOS, luta muito pelos titulos individuais.. E qual e o problema disso? Ao lutar por esses titulos individuais ajuda a equipa nos titulos colectivos! É mais uma motivaçao! Messi n argentina e idolatrado, ca em portugal Ronaldo leva assobios, pessoas gritam por messi.. Porque? Porque ele é muito melhor, e bem mais dificil ser-se melhor jogador do mundo cm maior parte das pessoas nao gostando dele do que ser-se melhor do mundo com toda a gente idolantrando messi.
    E normal a descida de forma de ronaldo, o tempo passa.. E qnd for messi a baixar de forma? Vao dizer o que?

    Julio Flores

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 4:39 pm

      Lá está a questão bacoca do patriotismo. O Ronaldo leva assobios cá e o Messi é idolatrado na Argentina? Não, Júlio, procure informar-se e não fazer esse papel de vítima. Em Portugal, a grande maioria das pessoas está grata ao Ronaldo, pelo mérito que teve em subir na vida (apenas às suas custas), por tudo o que conquistou e pelo reconhecimento que deu ao nosso pequeno Portugal. Agora se muitas dessas pessoas consideram o Messi um jogador mais dotado futebolisticamente é outra história. Uma coisa não impede a outra. O problema são os irracionais que deitam abaixo o CR7 só porque sim, e esses meu caro, acredito serem mesmo uma minoria ressabiada e invejosa. Agora, as pessoas racionais, independentemente de preferirem o Messi ao CR7, estarão sempre gratas por tudo o que foi feito pelo CR7.
      Em relação ao Messi na Argentina, fica sabendo que a pressão que ele tem constantemente por ser comparado ao maradona, especialmente depois de perder a final no ano passado com a Alemanha, é absurda. Muitos argentinos acham que ele só joga bem no Barcelona, apelidando-o de "pecho-frio", e estarão sempre prontos para criticar o Messi. Assim como em Portugal com o CR7, os críticos farão sempre parte do dia-a-dia, quiçá pelas expectativas estarem sempre tão altas depois do que eles têm feito e, ao mínimo descuido, estarão prontos para o ataque.
      Jorge S.

  • José Leal
    Posted Maio 14, 2015 at 3:29 pm

    Nos tempos de Manchester, o Ronaldo tinha muito mais drible e finta que o Messi. Aquilo que sempre os distinguiu foi o poder de decisão! Uma qualidade em que o Messi sempre sobressaiu dos demais jogadores e na qual o Ronaldo era fraco no início da carreira. No início da carreira (Sporting e primeiros anos de Manchester), quantos golos falhados ou assistências mal feitas fazia o Ronaldo depois de protagonizar grandes jogadas, autênticas obras primas. O desperdício era muito grande e nesse capítulo o Messi sempre foi fantástico desde muito novo.

    Ora, o Ferguson começou a trabalhar o Ronaldo precisamente no seu poder de decisão, o que se veio a traduzir num maior aproveitamento em número de golos.

    Hoje o Ronaldo em detrimento de lances fantásticos no 1×1 procura ser eficiente no seu jogo. Todos nós percebemos que o Messi dos últimos tempos tem mais genialidade e fantasia que o Ronaldo, mas não é por isso que o Ronaldo passou a ser um jogadore "banal" como muitos pintam. Muito pelo contrário, penso que o Ronaldo se tornou, com mérito próprio, no jogador que pretendia ser aos 30 anos. Muito poucos conseguem fazer isto. Para além do mais não posso ignorar como o futebol é imprevisível e o que era verdade para a opinião pública há 6 meses ("Ronaldo soberbo e Messi banal") hoje é mentira ("Ronaldo banal e Messi soberbo").

    Há uns tempos, numa tertúlia futebolística com uns amigos, comentei há uns tempos que nos dias de hoje, o Ronaldo e o Messi fariam uma dupla quase perfeita. O estilo de jogo que ambos praticam actualmente encaixa-se tão bem que seriam uma dupla bombástica. Pode ser que ainda venha a acontecer

    • PJ
      Posted Maio 14, 2015 at 3:42 pm

      Subscrevo! É exatamente aquilo que penso, nao poderia ter dito melhor.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 4:10 pm

      Mais drible do que o Messi sabes o que é o drible certo?Ninguém tem o drible do Messi ou teve.
      Fintas e habilidade é algo completamente diferente de drible.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 4:15 pm

      O Ronaldo Fenômeno e o Ronaldinho estão no chão a rebolar a rir. O Fenômeno está desgraçado porque agora não se consegue levantar!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 4:50 pm

      Tu não sabes o que é drible também por isso não vale a pena.

    • Luís Martins
      Posted Maio 14, 2015 at 5:24 pm

      Sim, Filipe Ribeiro. Já toda a gente percebeu que só tu é que sabes tudo, e que qualquer coisa que outra pessoa diga que vá contra aquilo em que acreditas está errada.

      Mas dou-te os parabéns por conseguires aparecer a responder a praticamente todos os comentários.

    • José Leal
      Posted Maio 14, 2015 at 5:34 pm

      Ricardo Ricard, o que motivou o riso aos dois craques? PS:O Ronaldinho já se levantou da "piscina do outro dia"?…

      Filipe Ribeiro, tu sabes o que é o Drible? Acho que estás a confundir-te todo… mas como grande enciclopédia que és podes dar-nos uma definição científica da expressão… Certo?

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2015 at 5:57 pm

      "Ninguém tem o drible do Messi ou teve"

      Pronto…Lá foram os Ronaldos para o chão…

    • José Leal
      Posted Maio 14, 2015 at 6:09 pm

      Exactamente Ricardo, o Filipe Ribeiro poderia usar "pelo menos" o youtube para não dizer estas coisas…

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 14, 2015 at 6:42 pm

      Uma coisa são dribles, outra são habilidades. O Ronaldo de Manchester era mais habilidoso do que o Messi com a bola, mas nunca na vida tinha melhor drible.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 6:43 pm

      Não,não sei tudo mas sei o básico e qualquer pessoa que saiba o básico sabe a diferença entre drible e finta como técnica para habilidade se vocês não sabem nem isso nem vale a pena discutir.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 7:41 pm

      Fábio

      Aleluia deve se contar pelos dedos quem sabe a diferença pelos vistos.

    • Kacal I
      Posted Maio 14, 2015 at 7:51 pm

      Concordo com o Fábio, Filipe e José, drible e habilidade são coisas diferentes e o Messi em drible é superior ao Ronaldo, eu confesso que sou fã do Ronaldo por três razões, uma delas é por ser português, outra é pela sua ambição, força de vontade e capacidade de trabalho (tudo o que ultrapassou para chegar ao topo) e outra é o seu estilo de jogo, gosto de um jogador rápido e matador na procura de golo.

    • José Leal
      Posted Maio 14, 2015 at 8:56 pm

      Fábio Teixeira e Filipe Ribeiro, a sério que do meu comentário inteiro a única coisa que querem comentar é a diferença entre drible e habilidades? Drible e finta? Really?…

      Sinceramente a única razão para isso tudo é quererem defender o vosso querido Messi até ao último centímetro de cabelo porque ai do Ronaldo que seja ou já tivesse sido melhor do que ele em alguma coisa…

      Vamos lá ver se nos entendemos para não estarmos aqui numa "não" conversa! O drible e a habilidade/finta (ou outra coisa que qualquer que lhe queiram chamar) são dois atributos que dois jogadores têm e que NÃO estão dissociados. Para que um seja bom o outro tem que lá estar. Entenda-se que fintas/habilidades não são só voltas ao mundo, vírgulas, cuecas ou cabritos… Também há fintas de corpo simples, nas quais o Messi é o mestre…

      Ambos têm/tiveram estilos de fintas/habilidades diferentes mas em que o principal objectivo é: ultrapassar o adversário. Portanto é indiferente qual delas utilizam para que sejam bem sucedidos.

      Mais uma vez: O drible e a finta/habilidades estão associadas uma à outra! Não é possível ser bom a driblar se não fores bom a fintar!! Pela vossa lógica o valdes e o Neur tão no top 5 do drible…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 9:17 pm

      Mas ainda não entendeste nos meus comentários que nunca fui pro Messi Pro Barça Pro Mourinho ou Anti nada falo apenas do que acho nem critico gostos de ninguém isso são criancices .
      Agora a falar de futebol nunca na vida se pode dizer que o Ronaldo alguma vez teve um drible ou técnica superior ao Messi podias falar de bastantes coisas que é superior a ele mas nisso não,depois dizeres para eu ver videos do youtube isso é o vosso mal vão ver o viva futbol e coisas dessas e prontos ficam maravilhados estes é que são os reis,quando maior parte daquilo é habilidade apenas e isso tem muito no futebol agora jogadores técnicos cada vez menos.

    • José Leal
      Posted Maio 14, 2015 at 10:17 pm

      Nem faço ideia do que seja o "viva futbol", só para veres o quanto eu ligo ao youtube. Agora, para quem não vê jogos pode ser um bom veículo de informação. Dá para ver o resumo dos jogos e fica com umas ideias.

      Mas adiante, ainda bem que não és anti nada porque eu também não. Só não estava a ver onde querias chegar com a diferença entre drible/habilidades/fintas… Perguntaste-me se eu sabia o que era e volto a dizer-te, para mim os 3 estão completamente interligados e dependentes uns dos outros. O que realmente é diferente disto é a técnica. Isto sim, é completamente independente do resto…

      Mas pronto, para ti o Messi é o melhor de sempre no drible, isso eu não discuto porque é a tua opinião. Que certamente está entre os melhores de sempre não tenho dúvidas

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 11:01 pm

      Digo que é o melhor de sempre e nem costumo ir por aí porque o que vi enquanto outros do passado é um "se" era mais difícil com a bola,chuteiras,relvados da altura o Messi tem um drible que a bola está colada ao pé por isso é que é muito difícil tirar lhe a bola depois com o facto de ter um centro de gravidade baixo e a explosão que tem sem quase impossível parar houve grandes jogadores com grande capacidade de drible mas não como a dele.
      Agora fintas habilidade isso é bem diferente o Messi como outros do passado também sabiam fazer virgulas roletas e tudo mais mas não usam porque não querem não faz parte da sua forma de jogarem.

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 3:37 pm

    Kafka, se calhar o meu orgulho de português exagere no mais "completo", mas também digo que CR pode jogar a extremo esquerdo e direito e avançado centro, joga bem com os dois pés e de cabeça. O melhor seria responder como Del Piero " qual o melhor? é como se tivesse de escolher entre a propria mãe e pai ". e eu acrescento " e o filho" Pois como devem ter reparado, para mim Maradona é o melhor. Assim no Barcelona, Naples ou seleção Argentina, menos golos, menos épocas a 100 % mas o melhor. Também suponho que dentro de alguns anos, quando deixarem o futebol, estes CR e Messi vão ser ainda muito mais valorizados.
    CO

  • PJ
    Posted Maio 14, 2015 at 3:40 pm

    Boas! Antes de mais queria felicitar o autor por este excelente texto!

    Cristiano Ronaldo foi o jogador que mais gosto me deu ver jogar! Ainda me lembro daquelas arrancadas frente à Rússia no Euro 2004 ou da forma como levava ao desespero os defesas da PL ou daquele livre impossível que marcou ao Arsenal ou do golo do ano que marcou ao Porto ou do golo (anulado) que marcou a Espanha… Se aquilo não é talento então não sei o que será.

    O Cristiano jogava com alegria e isso era notório. Quando era miúdo queriamos todos ser como ele, partir para cima dos adversários e passar por 1, 2, 3 as vezes pelo mesmo duas vezes. Reconheço qualidade a todos os outros, mas para mim aquele Cristiano da finta fácil, das arrancadas serpenteantes, com aquela confiança que só ele tem, foi o melhor jogador que vi jogar.

    Alguns comentários entristecem-me profundamente porque não são capazes de analisar a situação correctamente. Neste Real Madrid é impossível ter estabilidade, é uma dança de treinadores e jogadores contaste, e uma direcção mais preocupada em vender do que em vencer que se torna impossível jogar de outra forma que não seja para marcar golos.

    E depois estas comparações entre um jogador que claramente esta no auge da carreira e outro em que o sol já se começa a por, não me parecem muito justas. O Cristiano é o que é e para mim foi o melhor!

  • Kacal I
    Posted Maio 14, 2015 at 4:03 pm

    Palavras para quê?? que texto magnifico e adorei ler, os meus Parabéns João Santos e… Obrigado!!!

    Não tenho nada a acrescentar e subscrevo cada letra do texto.

    Hoje em dia o Ronaldo é um jogador de jogar simples fora de área e correr em direcção a ela para finalizar e cada vez mais é um PL, não há como negar que se tornou um finalizador de excelência e no jogo aéreo é fantástico, o Messi é um talento puro e um génio, o Ronaldo é a eficiência em pessoa e um verdadeiro matador, à sua maneira são ambos dos melhores de sempre e soberbos, o Ronaldo fez uma mudança complicado e que nem todos conseguem, ser dois jogadores de futebol totalmente diferentes em 10 anos, eu confesso que sou patriota nestas coisas, no entanto também gosto da força de vontade, ambição e capacidade de trabalho do Ronaldo e gosto do seu futebol, sem esquecer que fora dos relvados não o vejo como arrogante e má pessoa, não o conheço pessoalmente mas acho que sei quem ele é, por estas e por outras foi, é e será sempre o melhor para mim e o meu favorito já é de certeza.

  • J.M.
    Posted Maio 14, 2015 at 5:55 pm

    Acho que a maior diferença entre um e outro é que o C.Ronaldo teve de abdicar da (para mim) melhor parte do seu jogo, imprevisibilidade, 1vs1, magia, aquilo que a maior parte dos adeptos gosta ao ver futebol ( Zidane, Ronaldinho, Ronaldo e outros) para se tornar no jogador que é. Um finalizador do outro mundo, frio e calculista que fez dos seus golos o seu jogo. Quanto a Messi, conseguiu evoluir os apectos que no inicio lhe faltavam sem precisar de de abdicar da sua essencia para se tornar num finalizador fantastico. Será sempre Messi, depois Ronaldo e quem sabe Neymar (que me faz lembrar o C.Ronaldo quando era mais novo, mas com muitos mais golos).

    Tal como no futsal o Ricardinho sabe que o Falcão será sempre o nº1, o Messi para mim será sempre melhor que o C.Ronaldo.
    "Já foi eleito duas vezes o melhor futsalista do mundo, mas não se vê como tal. Para ele o número um é o brasileiro Falcão. «Para mim é o melhor. Eu posso ser bom, mas ele é muito bom. É uma lenda», refere."

    ps.Se o Messi fosse portugues e o C.Ronaldo argentino o Messi continuaria a ser superior. Eu vejo Futebol, nao vejo nacionalidades.

  • Luís Pacheco
    Posted Maio 14, 2015 at 6:43 pm

    Comentário fabulos…
    Subescrevo por completo
    Ronaldo podia ter treinado mais o golo… Podia mas n precisava de se tornar o jogador que é hoje..
    Ronaldo esta tranasformado numa maquina de fzr golos mas que n desiquilibra, que n consegue chegar perto da velocidade que tinha em Manchester…
    Ronaldo e daqueles jogadores que se n marca n se percebe que ele esta em campo
    Apesar de fzr suposiçoes ser dificil acho que ronaldo n ira ficar na historia pois recordes sao facilmente batidos mas magia fica smp na mente das pessoas…
    Ronaldo: n sei quem te transformou neste tp de jogador mas por mt que ganhes 21 milhoes p/ ano nunca seras do nivel de outros pois a bola so quer que a coloques na baliza n quer que tentes fzr fintas pois n consegues
    Tenho pen

  • Anónimo
    Posted Maio 14, 2015 at 6:56 pm

    Só quero dizer que este é o melhor texto que já li aqui e um dos melhores textos sobre futebol que já li na minha vida. Sr. João Santos, uma vénia. Muitos Parabéns.

    Fábio Monteiro.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 14, 2015 at 7:47 pm

    A comparação com o Mozart e o Salieri foi o melhor momento do post. E também o mais devastador para Ronaldo.

  • Pedro Neves
    Posted Maio 14, 2015 at 9:22 pm

    O Messi este ano vai ganhar mais troféus que o cristiano em 6 de real madrid. Podem apontar.

  • Sérgio Brito
    Posted Maio 14, 2015 at 9:34 pm

    Parabéns! Gostaria de ter escrito este texto. É tudo (mesmo tudo) o que sinto acerca do Ronaldo!

  • Marcos Daniel
    Posted Maio 14, 2015 at 11:06 pm

    Fewest touches of the starters (who played 90 minutes) in the CL semifinal yesterday: Bonucci, Varane [40]; Ronaldo [39]; Casillas [29]

    Revelador

  • Nuno Costa
    Posted Maio 15, 2015 at 3:06 pm

    Texto fantástico! Dos melhores que já cá li, e não podia estar mais de acordo com cada palavra.

    Nuno Costa

  • Carlos
    Posted Maio 15, 2015 at 10:46 pm

    Comentário lírico e feito muito provavelmente por quem nem sequer pensou na vertente profissional.

    Eu na faculdade também fazia modelos fantásticos, ideias que iriam revolucionar o mundo e por aí adiante, mas quando se chega ao mercado de trabalho passei a trabalhar com a cabeça colada ao Excel? Agrada-me? Não. O que ganho pelo que não me agrada permite realizar outras coisas também elas muito importantes? Sem dúvida.

    Para quem jogou futebol, vai uma pergunta, conhecem muitos extremos que tenham tido uma duração de carreira a altíssimo nível superior a 10 anos? Provavelmente conhecem, só que os que o conseguiram ou passaram a jogar a médios interiores (Giggs), ou foram para campeonatos cada vez menos exigentes. E por fim temos os extremos que jogando na sua posição, foram acumulando lesões e lesões ao ponto de ficarem debilitados de jogar, tivemos Garrincha, tivemos Overmars e agora temos Robben.

    Se Cristiano Ronaldo continuasse a jogar como jogava no Manchester United, acham que ainda hoje estava inteiro? Fez isso na 1a época de Real Madrid e quase que o arrumavam de vez com entradas ao joelho. Cristiano Ronaldo fez o que tinha que fazer para continuar a jogar futebol a mais alto nível e a proteger o seu físico, uma decisão inteligente. Essa treta de "magia" é mesmo isso, "treta", alguma vez Cristiano Ronaldo tinha de sacrificar o seu corpo e o seu ganha pão só porque a maioria dos pré-adolescentes, adolescentes e adultos imaturos que cresceram com consolas querem é ver driblezinhos e arrancadas a 35 km/h que levam defesas a fazer carrinhos que colocam carreiras em risco?

    Cristiano Ronaldo tomou uma opção de carreira que lhe permitiu ser o Melhor do Mundo, o Melhor das duas Maiores Ligas do Futebol Mundial, ter a maioria dos records na Premier League, superar todas as médias da Liga Espanhola e ser o melhor jogador de sempre do seu País. Se calhar é melhor jogar como o Overmars e acabar no Go Ahead Eagles com o joelho estoirado, mas com "o reconhecimento dos fãs" que já nem se lembram dele, ou como o Robben, que por cada 2 jogos que faz tem de descansar 1 ou 2.

    E mesmo relativamente a análise de carreira de Cristiano Ronaldo, é um excelente futebolista, ganha muito dinheiro mas utiliza-o e bem para melhorar a sua imagem, as suas capacidades de comunicação e fora do futebol tem várias opções de carreira, só o simples facto de a nível de social media estar 30 passos à frente dos restantes futebolistas permite-lhe um dia fazer tudo o que bem entenda ao nível de futebol…mas pronto, tinha de deitar isso tudo por terra por meia dúzia de fãs de consolas que não sabem ver futebol de forma madura…

    A quem faz estes comentários românticos só tenho de lhes dizer que acordem para a vida adulta.

    • Vitor M.
      Posted Maio 15, 2015 at 11:55 pm

      eh diabo que encontrámos agora o homem mais cinzento do mundo. A vida tem sido dura hein? Para ti uma palavra: Messi. Ele renunciou à sua essencia? Nao…e ainda tem os joelhos inteiros.
      Acho engraçado que alguns partilhem dessa opiniao. Que Ronaldo teria que optar por uma ou por outra coisa: ou era um brinca na areia ate aos 30, ou era um poço de potencia sem habilidade que nao consegue fintar nem um pino, para se proteger. E nao há ponto intermedio? Nao poderia ter optado por ser um jogador mais equilibrado? Nao teria que ser um extremo à antiga, sempre a procurar um menisco rasgado, mas tambem nao tinha que ser o jogador cinzento e pragmatico que é hoje! Acho que tu gostas é de identificares com ele. Os dois ficam com a cabeça colada ao Excel. Tu a contares nao sei o que, ele a contar os golos.
      Para mim Ronaldo deveria ter continuado a evoluir no jogo sem bola como fez e obviamente seria sempre mais maduro que o Ronaldo puto de Manchester,com melhores decisoes, mais frio na finalizaçao,etc. Mas dava jeito que nao tivesse perdido a tal magia de que muitos falam. Poderia nao marcar 45 golos por Liga, mas marcaria uns 35 e contribuiria muito mais com os desequilibrios para tornar a sua equipa mais forte.
      Eu tambem sou um lirico parece e ha muito que penso exactamente o mesmo sobre ele. Finalmente vejo que se tornou agora opiniao generalizada.

    • J.M.
      Posted Maio 16, 2015 at 10:30 am

      Exacto Vitor M.

Deixa um comentário