Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dois casos de Covid-19 no Sporting

Veremos se os leões conseguem evitar outro surto, depois de terem tido 21 casos no início da época. A nível desportivo a situação para já não é preocupante, tendo em conta que são dois habituais suplentes, no entanto Amorim também não tem Nuno Santos e Coates para o próximo jogo, o que o limita de opções.

Antunes e Matheus Nunes acusaram positivo à Covid-19. Os dois jogadores do Sporting já se encontram em isolamento e estarão assim de fora na partida frente ao Vitória SC, agendada para Sábado.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

26 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Março 18, 2021 at 4:45 pm

    Chegou a vez do departamento médico e organização do Sporting serem postos à prova.

    • Ricard Bapt
      Posted Março 18, 2021 at 4:58 pm

      Boas…
      Outra vez ?
      O surto q atingiu 21 elementos do plantel no inicio da epoca q ate condicionou o apuramento pra liga europa nao contou ?

    • Pactum Santorum
      Posted Março 18, 2021 at 5:06 pm

      Isso significa que os do Moreirense e Benfica não estiveram? Até ver, só existiram vantagens em ter o plantel todo infetado de uma vez porque agora estão a carburar bem, como o do Sporting ficou-se por metade dos jogadores na altura…

    • Filipe Ferreira
      Posted Março 18, 2021 at 5:24 pm

      Já o foram no início da época. E novamente em Janeiro. Estiveram à altura nos dois momentos e acredito que estarão uma vez mais

    • Goncalo Goncalves
      Posted Março 18, 2021 at 5:29 pm

      Outra vez*

    • Cruzz
      Posted Março 18, 2021 at 5:42 pm

      Chegou a vez?? Durante esta época a equipa do Sporting já teve por 2 vezes baixas provocadas pela covid19 (sendo esta a terceira). E se não “tiveram grandes problemas” como outros, acho que aí está a prova da organização do departamento médico do clube. Na minha opinião, o objetivo principal não passa por minimizar estragos mas sim tentar que a covid19 não entre no seio do plantel e estrutura.

  • cdiogo77
    Posted Março 18, 2021 at 4:47 pm

    Expectável, mais cedo ou mais tarde iria acabar por acontecer. Felizmente acabou por calhar numa altura em que iremos parar para as seleções.

    O Sporting tem adotado medidas muito restritivas, com os jogadores a equiparem-se nos quartos e não partilharem balneário na Academia no entanto o contacto é muito e o risco de transmissão existe sempre. Provavelmente irão surgir mais casos, é uma questão de tentar limitar ao máximo e agir com a máxima segurança.

  • josediogo
    Posted Março 18, 2021 at 4:49 pm

    Péssima notícia, até porque poderão haver mais.
    O mal menor é que após este jogo haverá pausa de seleções e farão a quarentena nesse periodo de tempo.

  • Pao com Presunto
    Posted Março 18, 2021 at 4:50 pm

    Oportunidade ideal para RA começar a chorar também… está claramente em causa um título “pandémico”!

    Mais a sério, não me parece que o discurso mude, até pela vantagem pontual considerável (também não me parece que o fizesse se estivesse na “mó de baixo”), mas é a 2º vez esta época, e creio que seja a primeira (e única?) equipa, pelo menos em Portugal, com 2 “surtos” na mesma época desportiva (veremos se chega a surto, como o negrito do VM sugere).

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 18, 2021 at 5:14 pm

    Por enquanto há soluções. Matheus Reis para a esquerda e centro da defesa e Bragança para o meio campo. Podem ainda ser chamados Bruno Paz e Gonçalo Costa, por exemplo.

    Espero que não venha aí um surto, mas vem aí a paragem das seleções e pode ajudar a tratar disso.

  • Goncalo Silva
    Posted Março 18, 2021 at 5:17 pm

    Pergunto sem perceber muito da coisa: os jogadores que foram infetados no início da época são motivo de preocupação por uma possível reinfecção, ou ainda estarão “imunes”?
    Seja qual for o caso, não é uma boa notícia, mas tal como no caso do Inter de Milão acabou por calhar na fase onde o impacto é menor em termos desportivos. Acho que deveria acontecer o mesmo do que foi feito ao Inter: cancelar o jogo deste fim de semana e impedir que jogadores do Sporting compareçam nas seleções. Seria um rude golpe para Nuno Mendes, Palhinha e Porro, mas penso que seria para o bem de todos.

    • cdiogo77
      Posted Março 18, 2021 at 6:08 pm

      Relativamente às possíveis re-infeções, a comunidade científica ainda não tem resposta para isso. Ainda não sabemos qual a duração da imunidade que se adquire após a infeção e inclusive deverá ser variável de pessoa para pessoa. Quanto ao cancelamento dos jogos, já sabemos que sobretudo os benfiquistas vão dizer que é patético etc etc. É obvio que o jogo vai acontecer atenção, mais que óbvio. Mas tal como defendi na altura do Benfica, a lógica mandaria que sempre que isto ocorresse os jogos fossem adiados. É assim que acontece em toda a Europa mas em Portugal as coisas são sempre diferentes. O Benfica ter jogado naquela altura foi absolutamente surreal!
      Quanto à ida às seleções, deduzo que todas as federações testem os jogadores à chegada..ora isso será já na 2a feira, já tendo passado mais de 5 dias desde o contacto com Matheus Nunes portanto já existe alguma segurança caso sejam negativos nessa altura.

    • Ricksanchez
      Posted Março 18, 2021 at 6:25 pm

      Sendo que o meu conhecimento é também duvidoso, digo apenas que acho que a “imunidade” ao vírus em questão diminui com o passar do tempo, podendo então ocorrer a reinfeção.

      Concordo que se deva cancelar o jogo por precaução (sendo eu adepto Benfiquista) não seria sensato apenas pensar que se para nós foi como foi, então para os outros deve ser igual. Devemos aprender com erros, e numa questão de saúde pública, o importante é mesmo isso: a saúde. Evitar a propagação a todo o custo.

  • Ricardo F.
    Posted Março 18, 2021 at 5:31 pm

    Certamente haverão mais. Veremos as consequências, tendo sempre em conta que haverá a paragem para as seleções e isso permitirá um isolamento menos problemático. Oxalá de repente não apareça uma dezena de infetados antes do jogo de sábado.

    Já são cinco baixas para o Guimarães. Apesar de só um deles ser titular, o banco já fica limitado. Fazendo antevisão e não contando com possíveis inaptidões até lá, estou curioso para ver a substituição do Coates. Será troca por troca ou deslocamento do Inácio para a esquerda, do Feddal para o meio e entrada do Neto para a direita? Cheira-me a demasiadas mexidas, esta última possibilidade, porém dava outra fluidez à circulação, com o Inácio e o Neto a conseguirem procurar melhor a respetiva linha.

    Esta é claramente uma das questões que tem piorado o momento ofensivo do Sporting, porque se o Inácio é melhor com bola do que o Neto, a verdade é que o pé esquerdo à direita limita e inclina alguns movimentos e jogadas. Prefiro de longe o jovem central ao veterano, mas a saída do Neto também coincidiu mais ou menos com a “quebra” ofensiva. E é absurdo como estou a relacionar a saída do 11 de um central mediano com bola com a diminuição da produção ofensiva, mas, não sendo a causa maior, explica algumas coisas.

    Por outro lado, a substituição do Nuno Santos também me dá curiosidade. Será Jovane ou Tabata para troca direta? Ou aproveitará Amorim para colocar Paulinho num duplo avançado com TT e o Pote atrás deles, como já aconteceu algumas vezes, baralhando o plano do Guimarães?
    SL

    • Filipe Ferreira
      Posted Março 18, 2021 at 6:19 pm

      Ou entra Neto e passa Inácio para o centro, ou entra o Matheus Reis e passa o Feddal para o centro. Duvido muito que exija a tantas alterações como sugeriste.
      Quanto ao Nuno Santos eu apostaria em Paulinho e fazendo TT cair na ala, criando essa capacidade que falas de passar o sistema para um sistema com 2 avançados mais declarados e o Pote como 3º médio

    • Pedro Santos
      Posted Março 18, 2021 at 6:30 pm

      Não percebo a perseguição ao Inácio. Como é que se pode relacionar o menor fulgor ofensivo com a entrada de um central que é muito bom com a bola nos pés? Não é muito mais lógico falar de um Porro em baixo de forma e que não está a saber adaptar à maneira como as equipas o defendem? Ou então o João Mário que tem baixado o nível desde o jogo com o Porto (este sim emperra o jogo!)? E a menor produção ofensiva do Pedro Gonçalves? E o facto de o Tiago Tomás não conseguir segurar uma bola e não conseguir ligar o jogo com os colegas? E o Nuno Santos que só sabe jogar na profundidade e é banal a criar/desequilibrar? Não é isto tudo mais preponderante?
      Outro ponto acerca disto, o jogo em que o Inácio ganhou o lugar foi contra o Gil Vicente em que a equipa com a entrada dele melhorou a olhos vistos. Concordo que em alguns momentos o facto de ser canhoto no lado direito o limita muito, principalmente em momentos em que a equipa adversária pressiona alto e ele, sendo canhoto, acaba por ter menos soluções naquele lado. Mas sinceramente no momento de organização ofensiva não vejo em que é que o Inácio limita seja o que for.

      • Chomate
        Posted Março 18, 2021 at 10:27 pm

        Esqueceram-se do jogo contra o Gil Vicente, da assistência do Inácio contra o Marítimo, na final da taça da liga tbm. Jogando no lado direito sendo canhoto pode ser limitativo, mas também já vimos o Inácio tirar partido disso , e esses lances demonstram-no. O Inácio é o que melhor conduz a bola e mete bolas entre linhas dos centrais do Sporting. Tira lo para ter mais bola é um contra senso. Todos os aspetos que apontaste tem sido mais preponderantes para o menor fulgor ofensivo, e acrescentava a ausência do Paulinho, que vai ajudar muito daqui para a frente, particularmente a ligar com o Pote.

      • Filipe Ferreira
        Posted Março 19, 2021 at 10:06 am

        Não acho que seja uma perseguição ao Inácio, pelo menos eu próprio já tinha comentado aqui esta questão do Inácio e não foi nesse sentido. Acho que é claramente o central com maior qualidade na saída de bola do plantel e portanto não o sentaria nunca, a minha ideia seria sempre passa-lo para a esquerda onde pudesse jogar de maneira mais confortável. A minha questão com o Inácio é precisamente a dificuldade que ele por vezes mostra em ligar com o Porro por ter que ajeitar a bola ou quando é pressionado perder a linha de passe. Mas de resto concordo, aliás eu já referi também praticamente tudo isso que falaste, o João Mário traz tranquilidade com bola mas acrescenta 0 criatividade e 0 rotura (Daniel Bragança ganha neste sentido). O Pote já há imenso tempo que vem mascarando a falta de desequilíbrios com golos e assistências (enquanto isso durar eu agradeço). O TT é insuficiente, apesar de ser um grande lutador e o Nuno Santos neste ano civil se já fez algum jogo bom, eu nem me lembro. Tudo isto somado, temos um guarda redes com dificuldades na saída de bola, um central desconfortável e outros dois que não são nenhuns prodígios com bola e de vez em quando se lembram de oferecer a bola ao adversário. Um Porro a começar a acusar o desgaste, um meio campo onde Palhinha por muito bom que seja, não é no momento com bola que se destaca e um João Mário que acrescenta pouco igualmente. E para terminar, uma frente de ataque a cair aos bocados. Espero que o Paulinho venha revitalizar a equipa. Por outro lado, defensivamente estamos impecáveis.

  • Macaco
    Posted Março 18, 2021 at 5:54 pm

    Agora quero ver o JJ e afins a tirarem credito ao COVID e mudarem o discurso.
    Há gente que come muito queijo e só olha para o umbigo.
    Desejo que isto não se alastre a mais nenhum atleta da forma como ja aconteceu no passado.
    Enfim…
    Se o JJ chorar podemos dizer que levou com um pau também?
    Ele fica tão bem quando ta caladinho… ou então que arranjem tradutor.

    • Logen
      Posted Março 18, 2021 at 10:25 pm

      2 casos ?
      Se tiverem mais 3/4 eu quero ver se não começam a falar também agr 2 ?
      Que interferência tem
      Confundir um surto a meio da época com mais de 25 infetados na estrutura toda de um clube com 2 casos e no mínimo surreal

      • BrunoV
        Posted Março 18, 2021 at 11:19 pm

        Para se ter 25 casos, na mesma altura, é porque é preciso ser incompetente, quando antes já tinham “casos esporádicos”, baixaram a guarda com esses casos?

        Durante o decorrer da época. nos outros clubes apareceram casos às “pingas”, mas nesse foi um surto bastante grande.

        • Macaco
          Posted Março 21, 2021 at 8:56 am

          Ora nem mais.
          Incompetencia leva a ter em dias 20 ou 30 casos…
          Má gestão do bigodes e da sua mega super hiper fixe equipa

      • Macaco
        Posted Março 21, 2021 at 8:55 am

        No inicio da epoca foram vinte e muitos e ninguem reclamou certo?
        Já agora os surtos começam ogo com 15 ou 20?
        Começou com 1 ou 2

  • Estigarribia
    Posted Março 18, 2021 at 6:12 pm

    Sendo dois suplentes não é assim tão preocupante já que, como já disseram noutros comentários, há Matheus Reis e Daniel Bragança para os seus lugares.

    Coates, Nuno Santos, Matheus Nunes e Antunes são baixas que farão falta á equipa e não pressinto nada de bom para o Vitória de Guimarães. Acho que não ganhamos este fim de semana.

    Saudações Leoninas

  • O do Contra
    Posted Março 18, 2021 at 8:45 pm

    Se eu tiver a pensar bem, o panorama real da coisa é o seguinte:

    – Com os PCR de pré-jogo feitos o restante plantel vai mesmo a jogo
    – Sporting depois de Sábado só volta a jogar dia 03/04
    – Sporting tem 15 dias até ao próximo PCR de pré-jogo
    – 2 Jogadores que se tudo correr bem, no dia 28 têm alta
    – Pausa das seleções faz com q a cadeia de transmissão seja interrompida ( de uma maneira geral)
    – Neto e Tabata estão na imunidade dos 3 meses por isso dificilmente apanharão
    – Paulinho teve lesionado e a treinar á parte por isso teve um contacto menor (mas é tudo muito relativo)
    – Os infetados do Início da época terão ainda alguma imunidade mesmo que não seja tão forte como a do Tabata e do Neto

    Resumindo apesar de ser preocupante, porque com a saúde não se brinca, o cenário podia ser bastante pior.

    As rápidas melhoras e que o restante plantel esteja bem e por consequência q o plantel do Vitória fique bem também

  • BrunoAlves16
    Posted Março 18, 2021 at 9:09 pm

    Matheus é baixa de peso. Não tem estado no onze mas é claramente um dos mais valiosos do plantel e até acho que deveria ser titular frente ao Vitória. Deverá manter-se João Mario no onze ou quem sabe Rúben surpreende com a titularidade de Bragança.
    Antunes não é titular mas retira opções de banco. De relembrar que João Pereira está castigado e Matheus Reis pode jogar de inicio no centro esquerda, não restando opções para as alas (que Matheus também pode fazer). Poderemos ver a estreia de Hevertton no banco da equipa principal.

Deixa um comentário