Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Épico! Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam medalha de Ouro

Melhores jogos de sempre? Quatro medalhas, um ouro, que é o primeiro de sempre fora do atlelismo, e vários diplomas. Ainda por cima soube a pouco, já que se esperava mais de Pimenta, Gustavo Ribeiro, Jorge Fonseca e da dupla João Ribeiro e Messias Batista, o que diz bem da nossa prestação. Veremos é se vai servir para um reforço no investimento ou vamos continuar a deixar a andar (ter um máximo de 4 medalhas é pouco para um Pais tão grande, ou se calhar é muito, já que o foco no futebol é quase total).

Iuri Leitão e Rui Oliveira conquistam ouro no madison, dando assim a 4.ª medalha a Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris. Recorde-se que Leitão já tinha sido prata no Omnium.

70 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:01 pm

    Foi a primeira vez que vi em direto este desporto! Fiquei fã! Parabéns ao Iuri e ao Rui, o Iuri é a segunda que leva!

    • Acnology
      Posted Agosto 10, 2024 at 7:53 pm

      Excelente! Ainda por cima logo quando já não esperava mais nenhuma medalha, mas o Iuri Leitão veio mesmo com tudo para estes jogos!

      E foram logo 2 medalhas nos mesmo jogos, não será feito inédito para um atleta em Portugal?

      Parabéns campeões!

    • Acnology
      Posted Agosto 10, 2024 at 7:55 pm

      * obviamente, este comentário não era em resposta ao Neville! My bad

  • Nuno Silva
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:01 pm

    Que lindo!
    Confesso que não sabia da existência desta vertente do madison
    Parabéns aos 2!
    Que JO do Iuri.
    Bastou o governo ter investido mais numa modalidade e os resultados estão à vista

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:02 pm

    Bravo rapazes!!! Fabuloso, empolgante e avassalador.

    Na estreia nos jogos olimpicos o ciclismo salvou a honra do convento e mostrou que quando se criam condições competitivas os resultados aparecem. Um dia maravilhoso e memorável, uma página de ouro na história do ciclismo e do desporto português.

  • Jan the Man
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:09 pm

    Que loucura, parabéns Rui, parabéns Iuri!!

    É certo que muito provavelmente beneficiámos de azar alheio para chegar ao primeiro lugar, mas há que tirar o chapéu à forma como a equipa portuguesa correu, simplesmente incrível.

    Num dia que começa com uma desilusão na canoagem (é talvez o desporto onde Portugal foi mais dominante nos últimos anos), onde não fomos capazes de transformar o esforço em medalhas, o ciclismo volta a surpreender e a meter esta edição de JO no patamar das melhores.

    O Iuri Leitão passa em poucos dias do anonimato a herói nacional! Brutal

  • oMeuUserName
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:12 pm

    Que coisa incrível! Que gestão de prova exímia, que final arrasador a destruir a concorrência, então o Iuri foi qualquer coisa de incrível!

  • DNowitzki
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:27 pm

    O ciclismo a dar cartas!

  • filipe19
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:29 pm

    É no que dá quando se investe e acredita nas coisas. O que torna esta história ainda mais incrível é que há dez anos nem havia um espaço para a pratica deste desporto. Simplesmente incrível! Parabéns a todos envolventes deste projeto na Anadia.
    O PM acabou de dizer que isto seria um incentivo em continuar a investir no desporto, vale o que vale quando os nossos ministros abrem a boca, mas eu espero bem que nestes momentos se abra os olhos a todos os benefícios que o desporto traz ao nosso bem estar.

  • Jasomp
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:30 pm

    Só posso encarar este recorde de 4 medalhas como um recorde pobre. Continuamos a ter prestações ao nível de países de terceiro mundo, o que não é admissível tendo em conta que somos um país organizado, com boas infraestruturas e com um clima propenso à prática desportiva.
    Mas vivemos num país em que as crianças são umas mimadas e que os pais não inculcam a prática desportiva.

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:33 pm

    Sem tirar o brilhantismo deste resultado, GB cai (como é que a Holanda não é penalizada mas enfim), Itália cai quando eram líderes (culpa própria), GB perde 20 pontos ficando fora da corrida, e no meio deste caos Portugal gere de forma brilhante a corrida, ganha 20 pontos (uma lap), marca em vários sprints e ganha a medalha de ouro com justiça.
    ——————————
    Belíssimo resultado mas que infelizmente não irá mudar nada. Portugal continua e continuará a ser um país de um desporto (futebol) e os outros (jogos olímpicos) ou têm patrocínios ou vivem de migalhas. Talvez um dia Portugal tenha uma política como aqui no UK temos. Sim o futebol tem uma grande expressão aqui, mas o rugby, cricket (LA 2028) e uma grande tradição em modalidades olímpicas (também ajuda o imenso montante de dinheiro que a National Lottery ganha, país de gamblers, cuja boa parte é distribuída em diferentes modalidades) faz com que o UK ganhe tantas medalhas. Tal nunca irá acontecer com Portugal por isso é aproveitar estes triunfos…

    • oMeuUserName
      Posted Agosto 10, 2024 at 9:54 pm

      Tanto a queda do britânico como a do italiano, foram quedas dos corredores em descanso, e ambos voltaram à corrida pouco depois, pelo que, aparte as possíveis dores pela queda, a corrida em si não foi afetada, e não foi pela queda que os britânicos levaram uma volta de avanço (eles próprios dizem que a corrida foi demasiado intensa para eles). Os únicos que podiam ter interferido com a estratégia portuguesa seriam os espanhóis, que estavam perto aquando da queda do seu ciclista, e pareciam estar com uma estratégia parecida. Mas faz parte da corrida, tal como o Iuri na quinta foi eliminado por uma confusão com o francês que o Iuri não percebeu o que se passou.
      ……
      Sem querer tirar brilhantismo, lá vieste tirar algum brilhantismo…

    • SportingFan1906
      Posted Agosto 10, 2024 at 10:32 pm

      Sem tirar o brilhantismo deste resultado, passou um parágrafo só a tentar tirar o brilhantismo. Foram melhores que os outros e ganharam, feito enorme do Iuri e do Rui.

  • El Bandido
    Posted Agosto 10, 2024 at 5:58 pm

    Acho injusto dizer que Portugal é um País “tão grande”… O estado do Texas sozinho equivale a 4 ou 5 vezes o tamanho de Portugal…

    Também ver modalidades como o Break (Se ainda não viram, por favor vejam a “atleta” australiana nesta prova”), e não existir futsal, futebol de praia, hoquei, padel… enfim…

    Portugal está 46o no medalheiro… Não me parece vergonha nenhuma…

    • Jasomp
      Posted Agosto 10, 2024 at 6:17 pm

      País grande se tiveres em conta que temos mais população que grande parte dos países que compõe o mundo.

      • oMeuUserName
        Posted Agosto 10, 2024 at 9:45 pm

        Grande parte? Há cerca de 90 países com mais população que Portugal, não somos propriamente top20 de população.

        • Jasomp
          Posted Agosto 11, 2024 at 8:35 am

          E quantos países tem o mundo?

          • oMeuUserName
            Posted Agosto 11, 2024 at 10:26 am

            Há 206 países a participar nestes jogos, ou seja, estamos quase a meio. Por isso, não consigo dizer que somos maiores que “grande parte” dos países…

            • Jasomp
              Posted Agosto 11, 2024 at 12:27 pm

              Dizes que estamos no lugar 90 e tal em número de habitantes e também dizes que há mais de 200 países a competir. Isso não é grande parte? Ou eu é que sou doido?

    • filipe19
      Posted Agosto 10, 2024 at 6:41 pm

      Existe o hóquei, o field hóquei que é jogado por milhares de pessoas pelo mundo ao contrário do hóquei em patins. Campeões foram os neerlandeses que ganharam a final contra a Alemanha após a decisão nas grandes penalidades.
      Também acho que o futebol de praia e o futsal deviam aqui estar, em contrapartida o futebol podia sair, porque não vão os melhores e, desta forma, a modalidade é completamente desvalorizada. Eu acho que independe das nossas oportunidades nessas modalidades dava muito mais gozo aos espetadores ver o futebol de praia e o futsal.
      Compara Portugal com países como a Roménia, Bélgica, Hungria, Irlanda, a ambição num futuro próximo devia aproximar-se destes países. Eu acredito que se houvesse mais oferta e melhores condições também haveria uma cultura além do futebol. Talvez ainda estamos no inicio, quem sabe

      • Art Vandelay
        Posted Agosto 10, 2024 at 7:20 pm

        Futsal e Futebol Praia não estão e muito dificilmente estarão porque a FIFA e o COI estão em constante braço de ferro, em vez de cooperarem são rivais porque organizam os 2 maiores eventos desportivos do Planeta (JO e Mundial de futebol) e como tal nenhum dos 2 precisa um do outro, então nunca se entenderam nem nunca se vão entender…
        **
        Com isto o futsal que pertence á FIFA mas não tem a notoriedade do futebol é que sai bastante prejudicado, porque o Futsal (e o futebol praia) bem que precisava dos JO para crescer enquanto modalidade, só que como pertence à FIFA nem a FIFA quer nem o COI quer ter mais 1 competição do “rival” FIFA ainda para mais para ajudar essa competição

    • Nuno R
      Posted Agosto 10, 2024 at 8:46 pm

      O break existe como modalidade de exibição (é ver a amostra que vem em 28). Proposta pelo país organizador. É perguntar aos francius o porquê do break e nao do futsal.

      • Art Vandelay
        Posted Agosto 10, 2024 at 9:06 pm

        Não é aos franceses, é à FIFA…se a FIFA quisesse ter o Futsal nos JO sentava-se à mesa com o COI e chegariam a um acordo..mas a FIFA está de costas voltadas para o COI

        • Nuno R
          Posted Agosto 10, 2024 at 9:52 pm

          As modalidades de demonstração,
          que podem ser passadas a base, são propostas pelos organizadores. Houve karate, ha break, havera baseball e lacrosse. Como houve hoquei, em Barcelona.
          Outro ponto é o número de atletas, que nao pode ultrapassar certo valor. Oito equipas de futsal sao quase 100 atletas. A única chance era substituir o futebol, só não o fazem pelo feminino.

        • Nuno R
          Posted Agosto 10, 2024 at 10:00 pm

          Nao é só a fifa querer, é o coi querer. Nós adoramos futsal (e hoquei), mas tem assim tanta disseminação que valha a pena ser desporto olímpico? Tirando pouca Europa, Argentina e Brasil, alguém joga a serio?
          Preferem investir nos skates e escaladas (aparece pessoal de todos os lados, portanto deve ser global), e nas modalidades locais…

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Agosto 11, 2024 at 5:13 am

      O meu contributo tardio para este debate.

      Há duas formas de ver as coisas, ou o copo está meio cheio ou meio vazio. Nunca tivemos tão bons resultados, nunca tivemos tanto investimento e aposta nas mais diversas modalidades e sobretudo nunca na nossa história tivemos tão boas infraestruturas para a prática desportiva. E isso nota-se que foi um esforço de todos, atletas e clubes em primeiro lugar, mas federações, autarquias e governos também. Basta andar pelo interior do país para se perceber isto, muito mudou nas últimas décadas. Isto é o copo meio cheio, e não, eu não embarco na ladainha da falta de apoios, que na realidade existem para os atletas, federações e clubes do ciclo olimpico como toda a gente sabe.

      O copo meio vazio? A Grécia é um país da nossa dimensão e com um nível de riqueza semelhante ao nosso. Ganhou 8 medalhas olímpicas, o dobro das nossas. Participou em muito mais modalidades, teve atletas em muitas finais. Isto tem que nos fazer pensar no caminho que há para fazer. E em tudo o que temos que melhorar a todos os níveis.

  • El Bandido
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:00 pm

    Já agora, somos um país de futebol, porque as pessoas gostam de futebol… A argentina por exemplo é semelhante… Quantas medalhas têm? A culpa não é de quem governa… O pessoal queixa-se que não há investimento, mas quem é que costuma ir assistir a provas de atletismo regularmente em Portugal? Ou quem é que mete os filhos no atletismo? Temos futebol porque “compramos” futebol…

    • Jasomp
      Posted Agosto 10, 2024 at 6:17 pm

      Os países sul-americanos são tradicionalmente pobres em termos olímpicos.

      • filipe19
        Posted Agosto 10, 2024 at 6:44 pm

        O Brasil ganhou 20 medalhas, não acho mau

        • Jasomp
          Posted Agosto 10, 2024 at 8:30 pm

          Muito pouco para a dimensão da população. Proporcionalmente temos muito mais.

          • filipe19
            Posted Agosto 10, 2024 at 9:49 pm

            E quantas pessoas no Brasil não vivem na miséria e não têm acesso nem se quer a um duche como deve ser quanto mais a uma piscina?
            Eu quando escrevi pensei nesse aspeto mas deixei o comentário na mesma porque no fim deve ser ela por ela. Obviamente também temos pessoas em situações precárias mas não me compares isso com o Brasil por favor.
            E depois repara no comentário do homemdabeirabaixa que menciona o ensino como um ponto crucial do desenvolvimento da cultura desportiva. Queres comparar o Brasil connosco nesse aspeto? Para alguns pode parecer que não mas somos um país muito mais desenvolvido do que o Brasil, tendo isso em conta, ainda fico com ideia que as 20 medalhas do Brasil não são assim tão mau

    • ohomemdabeirabaixa
      Posted Agosto 10, 2024 at 8:47 pm

      Desculpa se escolho o teu comentário para dizer o que se segue uma vez que muitos outros vão nessa mesma linha de raciocínio.
      Sabes que o gosto cultiva-se, como aliás quase tudo no que se refere a nós humanos.
      A actividade física/desportiva (que não o é) a par das relacionadas com a mente (que o são independentemente da qualidade) deveria ser uma das bases estruturais da nossa sociedade.
      Isto para dizer que a aprendizagem física/desportiva deveria constar dos currículos de qualquer grau de ensino.
      Claro que isso obrigaria ao consequentemente investimento em todos os estabelecimentos escolares deste país.
      Esse sim é o investimento que interessa.
      Se qualquer país quer ter cidadãos bem formados não pode descurar essa área como infelizmente acontece em Portugal.

  • beterrabapragmatica
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:25 pm

    É impossível discordar da maioria dos comentários que dizem sermos um páis de um desporto só, e quando (após um feito épico) temos de ouvir os comentadores a falar inúmeras vezes de Ronaldo apetece atirar a televisão da janela. Não há limites à bajulação, se calhar foram as lágrimas dele que os motivaram a ganhar uma medalha de ouro.

    • Acnology
      Posted Agosto 10, 2024 at 7:49 pm

      Os próprios atletas festejaram como o Ronaldo, como é que queres que não falem no homem? É proibido?

      Críticas o povo português, mas não vi mais ninguém falar em futebol neste post… Curioso

      • Luke Skywalker
        Posted Agosto 10, 2024 at 10:22 pm

        Tal e qual. Mais do mesmo…

      • beterrabapragmatica
        Posted Agosto 11, 2024 at 3:19 am

        Talve tenhas dificuldade de interpretação, mas não é so um comentário, são vários que referem que somos um país que se foca apenas num desporto (futebol, para que entendas). Acrescento ainda que em momento algum disse que era contra isso ou critiquei o povo português, até porque acredito que ninguém é obrigado a apoiar o que não quer e tem direito de seguir o desporto que mais lhe interessa. Terminando, sim fizeram o festejo mas daí a dizer “quem não o tem como ídolo” e “ronaldo que neste país ganhou o euro 2016” (como se o tivesse conquistado sozinho) já é esticar a corda, pelo menos na minha visão, talvez porque como português não o tenho como ídolo nem me identifico minimamente com a sua postura ou o que representa.

        • Acnology
          Posted Agosto 11, 2024 at 9:21 am

          Mas mais ninguém falou no Ronaldo, só tu. Futebol no geral sim, e concordo que tudo o que seja recursos, é 99.9% investido no futebol.

          E depois, por muito que te custe, o homem foi um desportista no topo da elite, achas assim tão rebuscado que qualquer atleta tuga, de qualquer desporto, o tenha como meta e objectivo? Não sei que admiração é a tua. Pode ter atitudes reprováveis (muitas até), mas em termos de elite, talvez apenas o Pimenta lhe chegue aos calcanhares.

          Mas, repito, mais ninguém falou no Ronaldo, pois a cegueira do futebol já existia muito antes deste aparecer, e existirá mesmo depois da sua reforma. Menos hate amigo

          • beterrabapragmatica
            Posted Agosto 11, 2024 at 5:54 pm

            Perde uns segundos a ler o teu comentário e vê o que disseste. Agora podes inventar o que quiseres mas respondi ao que está lá escrito portanto não vale a pena desviar a conversa. E acredito que não sejam todos os atletas a idolatra-lo. Em vez de menos hate, pensa antes em ter mais atenção ao que dizes.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:28 pm

    A correlação entre o número de habitantes e as medalhas não deveria ser levado tão ao extremo.
    .
    Por exemplo, a Austrália tem só 25M de pessoas e tem dezenas de medalhas. A Índia que tem 1400M de pessoas tem tantas medalhas como Portugal…
    .
    O velódromo de sangalhos foi construído em 2009 e agora começam a aparecer os frutos.
    .
    Querem medalhas no atletismo? Invistam. Querem medalhas no tiro ao alvo? Invistam. Quere. Medalhas na natação? Invistam. Querem medalhas no ténis? Invistam.

    • Art Vandelay
      Posted Agosto 10, 2024 at 7:13 pm

      Exacto, a populaclção bviamente que ajuda (Portugal nunca poderá ter o mesmo número de medalhas da China ou EUA, porque desde que eles mantenham o investimento, terão sempre mais recursos a nível humano para encontrar melhores atletas), mas o factor principal não é a população mas sim como tu dizes e bem é o investimento, tanto que dos 10 países com mais medalhas nestes Jogos Olímpicos, só 2 (EUA e China) estão entre os 10 países mais populosos do Mundo …
      **
      E já agora a Nova Zelândia que tem apenas 5 milhões de habitantes (metade da população portuguesa) está nestes jogos com 9 Ouros, 7 pratas e 2 bronzes…. só nestes jogos olímpicos a Nova Zelândia tem mais ouros que Portugal em mais de 100 anos de história

  • OTioVermelhudo
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:40 pm

    Pois muitos parabéns aos campeões, um ourinho sabe sempre bem.
    Não vi a performance, mas espero ver em breve.
    Ca bom!

  • Art Vandelay
    Posted Agosto 10, 2024 at 6:43 pm

    4 medalhas é brutal tendo em conta que isto é um País onde todos os recursos financeiros e humanos dedicados ao desporto estão inteiras dedicados ao futebol….
    **
    Isto é uma conversa que existe de 4 em 4 anos, mas vamos ser sérios nada vai mudar, amanhã acabam os JO e na 2ª feira Portugal voltará a ser um País exclusivamente dedicado ao futebol …
    **
    Se podia ser diferente? Eu acho que sim, porque para mim o gasto estruturado no desporto não é uma despesa mas sim um investimento, principalmente a nível de melhoria de saúde da população (secalhar é preferível o Estado Português gastar 2 ou 3 milhões eur em investimento desportivo do que gastar 5 ou 6 mil milhões eur em problemas de saúde relacionados com a obesidade que cada vez é maior nas crianças e essas criança se são gordas agora, não é em adultas que vão ficar magras e vão ter mais problemas de saúde etc) e para além da melhoria da saúde a longo prazo da população em geral, o desporto dá aínda outras valias como a resiliência e o sentido de coletivo e entre-ajuda etc etc…
    **
    Portanto pôr todas as crianças deste País a praticar as mais diversas modalidades devia ser um objetivo do Estado e não ser visto como uma despesa mas um investimento para o futuro …ora depois criando está base, as medalhas e os resultados olímpicos vêm por arrasto

    • Art Vandelay
      Posted Agosto 10, 2024 at 7:35 pm

      **gastar 2 ou 3 mil milhões

    • Romeu Paulo
      Posted Agosto 10, 2024 at 8:15 pm

      Vou tocar apenas num ponto, o investimento em desporto e os benefícios para a sociedade.

      Existem estudos que comprovam que por cada 1 euro que é investido em desporto, poupa-se pelo menos 100 euros na saúde (começa-se a acreditar que é mais).

      E não é só na saúde, nomeadamente no combate à obesidade, mas o desporto ajuda a criar hábitos saudáveis, ajuda a criar disciplina e espírito de compromisso, o que permite complementar outras áreas como a educação por exemplo.

      Quanto aos feitos olímpicos, são verdadeiros milagres dada as condições existentes.

      Existe a falácia de que em Portugal só se aposta no futebol, mas em Portugal nem no futebol se investe, simplesmente o investimento desportivo é inexistente.

      • Art Vandelay
        Posted Agosto 10, 2024 at 8:25 pm

        Ora nem

      • Art Vandelay
        Posted Agosto 10, 2024 at 8:30 pm

        Ora bem
        *
        Se bem que eu acho que a maioria da população portuguesa também não tem noção dessa relação de + investimento no desporto igual a poupança na saúde e portanto até o próprio governo terá sempre muita dificuldade em implementar um investimento grande em desporto, porque a população não iria aceitar e perceber, porque para a maioria das pessoas o gasto em desporto é despesa mais nada

      • oMeuUserName
        Posted Agosto 10, 2024 at 9:38 pm

        Por acaso, esta medalha até é um bom, mas raro, exemplo de investimento no desporto, e está longe de ser um milagre. É resultado do investimento na criação de um velódromo de alta qualidade em Sangalhos, que começa a dar frutos. Há que replicar isto noutros desportos, obviamente! Mas este até é um mau exemplo para falar em milagres, porque estas duas medalhas claramente não caíram do céu.

        • Romeu Paulo
          Posted Agosto 10, 2024 at 10:35 pm

          Houve investimento em infraestruturas, o que é de louvar e um excelente ponto de partida, mas no resto os apoios ainda são muito diminutos, daí falar em milagre.

          E como é óbvio nenhuma medalha cai do céu, só com muito trabalho, dedicação e tempo investido.

          • oMeuUserName
            Posted Agosto 11, 2024 at 10:23 am

            Não sei como são os apoios em detalhe, mas a ideia que tenho é que neste caso eles até têm excelentes condições, daí os frutos terem aparecido…
            Quanto ao cair do céu, referia-me mais aos casos em que, mesmo a treinar em más condições e a pagar coisas do próprio bolso, alguns atletas chegam às medalhas. Aqui parece-me um raro exemplo de algo bem feito: deram-se condições de excelência aos atletas e os resultados apareceram…

    • MansoFrancisco
      Posted Agosto 10, 2024 at 8:38 pm

      Ora tocaste num ponto importante. E aqui vemos a falta de visão do governo. A Alemanha ter iniciado um projecto piloto em que investia à uns anos no desporto (infra estruturas a nível de rua como pistas, parques ao ar livre) uns bons milhões em vista a poupança de centenas de milhões em saúde. Pergunto me como é que ninguém vê isto?
      Acho que em Portugal não há investimento estruturado nenhum em nenhum desporto, pelo menos público

      • filipe19
        Posted Agosto 10, 2024 at 9:37 pm

        Ninguém vê? Aqui no blog existem algumas pessoas que se aperceberam da situação só que esses, incluindo a mim, pelos vistos não são políticos.
        Portugal investe no desporto 0,7% do bip e está no meio da tabela da UE a par da Alemanha p.ex.. Agora como e aonde esse dinheiro é investido isso não sei, mas sei, que Portugal tem, se não me falha a memória, à volta de 14 centros de alto rendimento. O velódromo de Sangalhos é um deles. Depois há outros para a canoagem p.ex., em Montemor se não estou em erro, no Jamor, em Peniche e na Nazaré para as modalidades do surf e por aí fora. Quem quiser pode pesquisar e ver aonde eles ficam e o que se lá pratica.

        • MansoFrancisco
          Posted Agosto 11, 2024 at 9:48 am

          Quando digo que ninguém vê, referia me a classe política deste país

          • filipe19
            Posted Agosto 11, 2024 at 10:51 am

            O Montenegro numa entrevista ontem falou sobre este assunto e até disse que foi “avisado” pelos atletas para manter os investimentos. Ele mencionou os benefícios do desporto para a nossa saúde e falou sobre os mesmos assuntos que nós estamos a discutir aqui. Agora o que um politico diz e que põe em pratica já é outra história. E é aqui é que está o problema. :(

      • PerrinAybara
        Posted Agosto 10, 2024 at 9:44 pm

        Porque não é só fazer. Fazer “é fácil”. É ver todos os que são feitos que estão ao abandono por falta de manutenção.

        • Art Vandelay
          Posted Agosto 10, 2024 at 10:19 pm

          Claro, não basta construir as infraestruturas, depois é preciso contratar treinadores a tempo inteiro para projectarem a fazerem evoluir os potenciais atletas e claro é também preciso criar sinergias entre TODAS as escolas do País e os respectivos centros de alto nível rendimento e depois dar condições de financeiras aos atletas para que a modalidade seja apelativa e as crianças e jovens não tenham de abandonar a modalidade por falta de capacidade financeira dos pais e falta de conciliar os treinos e provas com as escolas
          **
          O Desporto devia ser uma coisa pensada e projectada em conjunto pelo ministério da Educação, ministério da saúde e ministério das infraestruturas

        • MansoFrancisco
          Posted Agosto 11, 2024 at 9:50 am

          O investimento não passa so a nível de infraestruturas mas também de um planeamento pensado e de um projecto de futuro para não termos mais estadios como Algarve, Coimbra e Aveiro. É necessário uma estrutura e não apenas infraestruturas.

  • Nuno R
    Posted Agosto 10, 2024 at 8:19 pm

    Obviamente , daqui a uma semana ninguém quer saber, porque temos o Benfica-Arouca, o Porto tem uma deslocação complicada ao Bessa, e o Nuno Santos pode ou não levar um sumarissimo. E quem liga a isto é porque o clube dele está em baixo no campeonato. E países que se vangloriam do hóquei em campo são fraquitos na bola, que realmente é o que interessa.
    O resto é o costume, é como andar a discutir as causas dos incêndios e o que se devia e podia fazer. Todos sabem os problemas, todos apresentam soluções, e no fim fica igual.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Agosto 10, 2024 at 8:45 pm

    É óbvio que nada vai mudar. O desporto nas Olimpíadas é também uma forma de “confronto” geopolítico. Há muito em jogo nos Jogos Olímpicos. Portugal tem uma cultura desportiva deficiente e dificilmente isso mudará! O constante “tira e põe” da disciplina de Educação Física na contagem para a média de acesso ao ensino superior e o aborto (sim, convém chamar as coisas pelos nomes) que é o Desporto Escolar, agravam esta situação. E quando me refiro ao aborto que é o Desporto Escolar, não estou a falar dos alunos e professores, mas sim das entidades que regem a educação em Portugal.

    Por exemplo:

    1) Sou a favor da regionalização desportiva escolar, ou seja, que existam regiões em Portugal especializadas em determinadas modalidades desportivas (os melhores numa determinada modalidade no 10.º ano poderiam, se quisessem, ir para escolas que ofereçam essa especialização desportiva).
    2) Defendo a obrigatoriedade de TODOS os alunos praticarem desporto escolar até ao 12.º ano (não podendo praticar a modalidade na qual são federados até ao 9.º ano). Por exemplo, joguei futebol desde cedo até aos escalões seniores, mas numa prova amadora de triatlo no desporto escolar, ganhei, e uma ex-atleta dessa modalidade elogiou-me, dizendo que eu tinha potencial para ser um atleta de topo nacional. Como a maioria dos jovens na “idade das parvoíces”, ignorei as palavras dessa ex-triatleta.

    Haveria mais medidas a implementar para fomentar estes desportos, mas prontos com estas 2 os nossos resultados a longo prazo iriam melhorar substancialmente e quiçá o objetivo seria obter 10 medalhas em cada edição dos JO.

    • DNowitzki
      Posted Agosto 11, 2024 at 1:43 pm

      Nem o serviço militar é obrigatório e agora praticar uma modalidade passava a sê-lo!

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 12, 2024 at 1:15 am

      Não funcionaria a não ser num regime autocrático. Em democracia vamos obrigar os miúdos a praticar desporto (ou uma modalidade)? Bastava sentarem-se no chão todos os treinos. Ou as pessoas estão nos desportos por gosto ou não estão.

  • Nuno R
    Posted Agosto 10, 2024 at 9:08 pm

    A ditadura do futebol é em si sobrevalorizada. Não é que os estádios estejam cheios. Há é clubismo. E muita “indústria ” em redor, desde o comentário à análise científica.
    Seria interessante também saber quantas academias e escolinhas apareceram nas últimas décadas por esse país. Muito pai vê aí um melhor investimento que pôr o petiz na natação.

  • Luke Skywalker
    Posted Agosto 10, 2024 at 9:13 pm

    Demorei a comentar, porque vivi de forma emotiva este momento indescritível! Vi quase toda a prova em direto, juntamente com a minha esposa, e senti-me como se estivesse no lugar dos meus familiares que também acompanharam em direto as medalhas de ouro de um Carlos Lopes ou de uma Rosa Mota.

    Além disto tudo, ainda temos a primeira medalha portuguesa de sempre fora do atletismo e o primeiro atleta português (IL) a vencer 2 medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos. Lendário.

    Obrigado, Iúri e Rui! Que momento espetacular e para a história ?

  • SportingFan1906
    Posted Agosto 10, 2024 at 10:27 pm

    Muitos parabéns ao Rui e ao Iuri, fantástico! Nota especial para o Iuri, que em dois dias se tornou um dos desportistas portugueses mais bem sucedidos nos jogos de sempre!
    Quanto à parte final do negrito, apesar de concordar que Portugal devia fazer bem melhor nos jogos olímpicos, não por culpa dos atletas (claro!) mas por culpa da falta de investimento e de interesse da população, mas não consigo perceber como alguém se refere a Portugal como “um país tão grande”. Somos um país pequeno e não particularmente rico, que nunca vai ser uma potência olímpica, mas mesmo assim idealmente devia ter mais do dobro das medalhas que tem nos jogos e nem estou a pedir muito.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 12, 2024 at 1:13 am

      Há uma coisa que não concordo. Se há falta de interesse da população, então porque é que Portugal devia fazer bem melhor?

  • kiterioVFC
    Posted Agosto 11, 2024 at 2:23 pm

    Brilhante!
    Brilhante!

    Foi tudo fantástico! Os jogos do Iuri foram geniais! O maior feito de sempre de um tuga na minha opinião.

    Consegui colocar a minha mulher e a minha filha a vibrarem aqui em casa com a corrida e a Vitória.

Deixa um comentário