Escândalo no futebol português, é assim que o As classifica a actual situação do desporto Rei em Portugal depois de ter entrevistado o ex-árbitro Marco Ferreira, que acusa Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, de condicionar os árbitros que dirigem os jogos do Benfica. O juíz madeirense que foi relegado para o 2.º escalão depois de uma época em que até apitou a final da Taça de Portugal diz que estes casos não são mais falados por outros árbitros terem medo das consequências.
Partes da entrevista de Marco Ferreira ao diário espanhol:
“Eu e muitos companheiros meus recebemos chamadas do presidente do Conselho de Arbitragem, Vítor Pereira, na semana em que somos nomeados para dirigir jogos do Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos e muitos opositores, entre eles pessoas do próprio Conselho de Arbitragem e muitos clubes da I Liga. Não o querem ali. O único dos grandes que o apoia é o Benfica”.
“Na derrota em Braga, em outubro, ainda na oitava jornada, o jogo correu-me mal. Mas para os dois lados. Depois desse jogo, o Benfica contestou-me e disseram-me que nunca mais apitaria um dos jogos mais quentes. E desde aí nunca mais apitei qualquer jogo importante. Na época anterior fui considerado o segundo melhor árbitro de Portugal, atrás de Proença. Apitei o Benfica-Sporting, duas vezes o FC Porto-Benfica… Os jogos correram bem”
Não podem errar contra o Benfica? “Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. Não estou a dizer isso. O que eu digo é que Vítor Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia. Por isso não quer que um árbitro que desagrade ao Benfica apite os jogos desse clube. O Benfica nunca falou comigo e pediu qualquer favorecimento. Mas, Vítor Pereira sim. Na semana em que tinha um jogo do Benfica ligava-me para que eu tivesse cuidado e que o jogo corresse bem. Só fazia isso com os jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. E fazia isso com muitos companheiros árbitros.
O que dizia Vítor Pereira: “Depois do Braga-Benfica de que falei fui nomeado para um Rio Ave-Benfica. Essa semana ligou-me duas vezes. Na última chamada disse-me que se não fizesse um bom jogo não poderia nomear-me para o Benfica-FC Porto, que era em abril. Disse para ter cuidado, que aquele era “o jogo do título do Benfica”. Disse-lhe que não era, que o Benfica tinha quatro pontos de vantagem para o FC Porto. E ele respondeu: ‘É muito diferente jogar contra o FC Porto em abril com quatro pontos de diferença do que com dois ou um’. Isto, segundo o meu ponto de vista, é grave. Estava a referir-se claramente ao Benfica”.
Quanto ganha um árbitro internacional em Portugal? – “Depende dos jogos. Mas ganha um salário fixo de 2500 euros mês. Mais 1200 por cada encontro da I Liga e 800 da II”.
Tem conhecimento que em algum momento o Benfica tenha oferecido dinheiro para ser favorecido? – “Creio que não. E gostava de deixar claro que o Benfica nunca me contactou. Nunca! Acredito que isto é uma iniciativa de Vítor Pereira com o intuito de agradar o único clube que o apoia”.



0 Comentários
Sombras
Isto é no mínimo hilariante.
Um árbitro que é corrido e faz todo o escabeche que fez por o ter sido, com entrevistas mirabolantes aquando da sua saída, agora, passados meses é que se lembrou de as revelar.
Se foi mesmo pressionado, porque não denunciou logo?! É que se teria evitado muitíssima polémica. Se foi assim tão colocado de parte por errar nos jogos com o Benfica, como é que foi premiado a apitar a final da Taça?
Isto na minha opinião, até pode ser verdade, uma vez que todos sabemos o traste que vítor pereira é, mas parece-me uma ridícula tentativa de Marco Ferreira lavar a roupa suja. E já agora, também num timming extremamente conveniente para si mesmo.
Já agora, se o VP é tão benfiquista assim, podia-nos ter poupado as diversas Proençadas dos últimos anos contra o FCP.
Manuel
A guerra contra Vitor Pereira e o Benfica continua por parte dos suspeitos do costume. A intenção é manter o ruido bem vivo.
E logo plantaram uma notícia em forma de entrevista a um ex-árbitro num jornal espanhol, com o qual têm boas ligações há muito tempo, de um dos piores árbitros que se viu em relvados portugueses, aproveitando o rancor que sente por VP, foi despromovido porque é incompetente quando fez várias arbitragens deploráveis a pior que eu vi foi esse jogo de Braga, só comparável nos tempos modernos à arbitragem de Olegário Benquerença o ano passado no Rio Ave-Porto. Que já foi explicada como foi montada a marosca e do qual existem vídeos para quem quiser ver. O árbitro foi desprovido e muito bem e que eu saiba não foi o Vitor Pereira que o despromoveu.
Tentam mais uma vez com a manutenção do ruído condicionar o jogo de amanhã. O desespero dos intervenientes e de quem está a trabalhar por fora deve estar a atingir níveis nunca antes vistos. Mas pode ser que se enganem.
O que se observa aqui é uma forma de aliança Sporting com o Porto, porque é este último que tem as ligações privilegiadas com os AS de Madrid. Mas alguém em Madrid sabe quem é Marco Ferreira, um árbitro conhecido em Portugal apenas pelas piores razões, se não tivesse havido um arranjinho por parte dos "interessados" em Portugal a combinar a entrevista? Mas pensam que as pessoas não percebem o que se passa?
O Porto está interessado em ver o Benfica à maior distância possível como aconteceu no ano do Vilas Boas para se poder concentrar na Champions, já que o orçamento que acabou de sair dificilmente será cumprido sem uma caminhada longa e bem sucedida na Champions. As finanças estão cada vez piores como eu já afirmei mais do que uma vez e estão cada vez mais dependentes de proveitos contingentes como são as receitas das vendas de jogadores. Até os adeptos já perceberam isso.
Para que isso possa acontecer o Benfica tem de ser afastado o mais rapidamente do título para com tempo poderem ir descansando os jogadores no jogos internos deixando-os à vontade para os jogos mais puxados da Champions. Chama-se a isso tirar aproveitar a conjuntura e a guerra surda movida pelo BC.
É um "déjà-vu", pois já vimos a mesma coisa não só na época do Vilas Boas como também em 2004 na época do Mourinho. De onde saiu o Apito Dourado.
Anónimo
Claro Manuel, tudo o que sai cá para fora sobre o Benfica é culpa do Sporting e do Porto.
Oh Guerra…ups, Manuel tire-me essas palas enormes e analise a noticia imparcialmente até porque se formos a ver ninguém acusa o Benfica de nada, apenas se acusa o Vitor Pereira mas se a carapuça serve.
João Miguel
Manuel
Não é preciso acusar, basta atira porcaria e esconder a mão. Mas alguém acredita que de repente há um jornalista em Espanha que ouviu falar em Marco Ferreira que nem em Portugal era conhecido? E resolveu ir à Madeira entrevistá-lo? Mas andamos a dormir?
Em blogues azuis já se fala há muito tempo que alguém entrevistasse Marco Ferreira e enviasse as declarações dele para Espanha. Há meses que falam nisso! Meses!!!!
E logo por acaso no dia anterior a um Benfica-Sporting – pumba! – aí está uma entrevista num jornal de Madrid a alguém que é incompetente e foi bem despromovido mas que ficou com rancor a quem nem sequer é culpado nisso, VP que não só o Porto como também Sporting querem ver pelas costas?
Ninguém lhe pergunta a razão da classificação tão baixa, apenas fala nas "conversas" (foi apenas uma "conversa" mas ele mente e utiliza o plural), aconselhando-o a arbitrar bem. Não admira pois já tinha feito outras arbitragens miseráveis. Não foi apenas em Braga.
Quem anda aqui com palas? O Sporting trabalha com 3 agências de comunicação, não nos podemos esquecer. O que ele diz é um chorrilho de mentiras e de insinuações e espero que o coloquem em tribunal para provar aquilo que insinua.
Anónimo
Bem dito Manuel. Só não vê quem não quer.
Timing denuncia tudo!!!!
Marco Ferreira um homem tão isento e tão honesto, só quando saiu do poleiro é que decidiu contar que andava a ser pressionado. Ao menos fazia denuncia anónima como em Espanha.
Volto a relembrar, este senhor queria voltar arbitrar jogos "importantes", quando recebeu a PIOR CLASSIFICAÇÃO de um árbitro na história!?
Rui Cunha
Miguel'zinho
Rui Cunha, então recebeu a pior nota da história e é nomeado para a final da Taça de Portugal??? Que coincidencia estranha….
Manuel
E nem de propósito. Hoje, Vitor Pereira, que toda a gente sabe é sportinguista desde pequeno, vai processar Marco Ferreira por declarações insultuosas – e mentirosas digo eu – e será impossível para essa personagem e para quem o guiou a provar o que diz. Provavelmente terão de ajudá-lo com o pagamento dos custos do processo e da condenação certa.
E hoje – olha a coincidência!! – Lopetegui vem falar na mesma coisa, respondendo a um jornalista que levava a pergunta preparada e na ponta da língua, "não há mais nada a dizer, já tudo foi dito", tentando convencer os incautos que o campeonato da época passado foi ganho pelo Benfica com ajuda do árbitros e de Vitor Pereira.
Mas pensam que andamos a dormir? Esta gente já faz isto há mais de 30 anos! Só que hoje é mais difícil sem que haja resposta imediata!
Espero que o Benfica também processe Marco Ferreira porque a intenção não é apenas atingir Vitor Pereira pois quem o promove quer é atingir o Benfica.
P.Pereira
Manuel, não é V.Pereira que é Sportinguista. O pai dele, sim.
luis vieira
Rui Cunha já que refere que o Timing denuncia tudo gostava que me respondesse a algumas perguntas, para saber se aqui o Timing denuncia alguma coisa:
Porque razão saiu na impressa a história dos SMS de JJ ter mandado ao jogador do Benfica 1 dia antes do derbi para a supertaça?
Porque razão o processo do JJ saiu apenas uma semana antes do começo deste derbi?
Porque razão Footbal Leaks revela no total uns 30 documentos do Sporting, uns 10 do Porto e apenas 7 do Benfica em que estes ultimos dizem sempre a mesma coisa?
Porque razão o Footbal Leacks divulgou os documentos sobre o Sporting no dia logo a seguir ás intervenções de BC na Assembleia geral e logo no dia seguinte após BC ter ido há TVI?
Gostava de saber a sua opinião quanto às minhas perguntas.
Anónimo
Na entrevista Marco Ferreira explica que não podia denunciar este caso visto que existem sanções previstas para os arbitros, que no activo, critiquem publicamente o conselho de arbitragem.
Para os que acham que a noticia foi encomendada por Lopetegui, Marco Ferreira diz que escolheu o jornal AS visto ser reconhecido internacionalmente, daí o impacto ser maior.
Deixo um conselho a todos, antes de falar e de comentar percebam que a noticia resumida do VM e das outras fontes nacionais são mesmo isso, um resumo que não contem tudo. Começa-se a a provar que algumas das intrevenções de BDC não são assim tão descabidas quanto alguns acharam e que o tão famoso "colinho" parece ser tudo menos uma invenção..
Saudações Leoninas
João
Manuel
João! Tretas! E só acredita quem quer! O Lopetegui hoje assim como o twiter do João Gabriel dizem tudo, que é uma pessoa muito bem informada e muito bem contactada!
BDC terá de provar o que afirmou em tribunal! Se não fizer o mesmo que fez quando das investigações da Comissão da liga em que negou tudo, disse que estava ironizar e só lhe faltou dizer que estava a mentir.
Não houve colinho nenhum, se houve clube ajudado pelas arbitragens foi o Porto que devia ter ficado em 3º lugar o Sporting em 2º. É só rever os jogos.
Mas o campeonato do Sporting é ficar à frente do Benfica, o Paulo Bento já o tinha afirmado depois de treinar o Sporting. As palavras dele são elucidativas.
Não será este ano que o Sporting ganha o campeonato, quando continua a fazer jogo do Porto.
Mongul Veloso
Então mas quando tinha sido despromovido em Julho, isso não tinha sido aqui considerado unanimemente como uma grande injustiça? Que era árbitro de categoria? Que tinha sido invisível, como todos os árbitros o tem de ser, em vários jogos? Até aqui li benfiquista a dizerem que a melhor actuação de um árbitro num derby tinha sido a deste senhor naquele derby que se disputou no dia seguinte porque a cobertura do estádio do benfica se desintegrou com rajadas de vento fortes?
Hoje…… Como que por magia………. O senho foi bem despromovido e foi incompetente………….
Enfim, o que eu não percebo é como é que depois da vergonha que foi o apito dourado, nem meia dúzia de anos se passaram e outro clube veio e fez igual ou pior. Como é que as autoridades, justiça e gente do futebol deixam que quase imediatamente voltem a acontecer influências, desta vez sem contacto directo ao árbitro mas a quem manda neles.
Neste cas não culpo sequer o benfica. Como sportinguista culpo o meu clube por não se saber antecipar e não saber roubar como ou pior do que os outros. Se todos roubam, todos têm de saber roubar. Quem não sabe é incompetente a duplicar.
Depois deste descalabro a mensagem é esta: não vale a pena tentar endireitar o que nasceu torto e tentar actuar com justiça e molduras penais, agora tem de ser todos a roubar.
Manuel
Para quem tem dúvidas de quem teve colinho o ano passado é só ler isto. Não admira que tenham inventado mais um cliché igual a tantos outros para desviar as atenções. Só até à jornada 24.
2ª Jornada – Paços de Ferreira 0-1 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta de Indi. – (Minuto – 00:43)
6ª Jornada – Sporting 1-1 FC Porto
Perdoada a expulsão de Quaresma. – (Minuto – 03:35)
7ª Jornada – FC Porto 2-1 SC Braga
Penalty contra o Porto nos descontos não assinalado. – (Minuto – 04:41)
10ª Jornada – Estoril 2-2 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta de Casimiro. – (Minuto – 08:30)
Perdoada a expulsão a Danilo. – (Minuto – 09:03)
Jornada 11 – FC Porto 5-0 Rio Ave
Perdoada a expulsão a Brahimi por pontapear um jogador do Rio Ave. – (Minuto – 10:19)
1-0 do Porto precedido de falta. – (Minuto – 10:44)
Penalty contra o Porto não assinalado por falta de Danilo. – (Minuto – 11:12)
Penalty contra o Porto por ”defesa” de Herrera dentro da área não assinalado. – (Minuto – 11:25)
Perdoada a expulsão de Casimiro por agressão. – (Minuto – 11:41)
(Tudo com o jogo 1-0 para o Porto ainda.)
Jornada 14 – FC Porto 4-0 Setúbal
Jackson faz o 2-0 em posição irregular. – (Minuto – 15:13)
Jornada 17 – Penafiel 1-3 FC Porto
0-1 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:07)
1-3 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:19)
Jornada 20 – Moreirense 0-2 FC Porto
1-0 do Porto no Moreirense de canto inexistente. (Link)
Jornada 22 – Boavista 0-2 FC Porto
1-0 irregular do Porto no Bessa. O árbitro apita para a falta, faz a sinalética e a bola nunca pára para a marcação da mesma. (Link – Minuto 1:51)
A expulsão do Jackson Martinez perdoada no Bessa, que dá 2 assistências para o Tello no jogo a seguir frente ao Sporting. (Link)
Jornada 24 – Braga 0-2 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta sobre Pardo. (Link)
Vejam os vídeos.
Manuel
Aqui estão alguns factos até à jornada 24.
Liga 2014/15
2ª Jornada – Paços de Ferreira 0-1 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta de Indi. – (Minuto – 00:43)
6ª Jornada – Sporting 1-1 FC Porto
Perdoada a expulsão de Quaresma. – (Minuto – 03:35)
7ª Jornada – FC Porto 2-1 SC Braga
Penalty contra o Porto nos descontos não assinalado. – (Minuto – 04:41)
10ª Jornada – Estoril 2-2 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta de Casimiro. – (Minuto – 08:30)
Perdoada a expulsão a Danilo. – (Minuto – 09:03)
Jornada 11 – FC Porto 5-0 Rio Ave
Perdoada a expulsão a Brahimi por pontapear um jogador do Rio Ave. – (Minuto – 10:19)
1-0 do Porto precedido de falta. – (Minuto – 10:44)
Penalty contra o Porto não assinalado por falta de Danilo. – (Minuto – 11:12)
Penalty contra o Porto por ”defesa” de Herrera dentro da área não assinalado. – (Minuto – 11:25)
Perdoada a expulsão de Casimiro por agressão. – (Minuto – 11:41)
(Tudo com o jogo 1-0 para o Porto ainda.)
Jornada 14 – FC Porto 4-0 Setúbal
Jackson faz o 2-0 em posição irregular. – (Minuto – 15:13)
Jornada 17 – Penafiel 1-3 FC Porto
0-1 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:07)
1-3 precedido de fora de jogo. – (Minuto – 16:19)
Jornada 20 – Moreirense 0-2 FC Porto
1-0 do Porto no Moreirense de canto inexistente.
Jornada 22 – Boavista 0-2 FC Porto
1-0 irregular do Porto no Bessa. O árbitro apita para a falta, faz a sinalética e a bola nunca pára para a marcação da mesma. (Link – Minuto 1:51)
A expulsão do Jackson Martinez perdoada no Bessa, que dá 2 assistências para o Tello no jogo a seguir frente ao Sporting. (Link)
Jornada 24 – Braga 0-2 FC Porto
Penalty contra o Porto por falta sobre Pardo.
Pedro Costa
Até pode ser verdade, mas vindo de um árbitro que tem andado super rancoroso para com o Vítor Pereira… Vale o que vale. Gostava de ter visto estas declarações antes do Marco Ferreira ter sido despromovido…
Mário Rebelo
"Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. O que digo é que o Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia."
Para isto funcionar o Benfica tem de saber que foi ajudado (qual seria o sentido de o Pereira ajudar o Benfica se este último não soubesse?), e se sabe e deixou acontecer é o mesmo que pedir para ser feito.
Quero ver se isto vai ter consequências. Provavelmente não.
Logen
Como é obvio tem que ser investigado ,e se existir algum tipo de pressão ,punir os infratores !
Mas vejamos ;
Vitor Pereira ligava a pedir para não errar … Bem dito assim não tem mal nenhum .
Este senhor está com uma azia tremenda ,e claro , vai cair em cima de VP ,agora enquanto teve lá ,de certeza que não achava nada fora do normal.
Apurem os factos ,e se existir alguém que usou o seu poder em beneficio de outros que haja punição.
Mas o arbitro em circuntancia nenhuma acusa o SLB
Jose Vilela
Nao Vitor Pereira ligava para nao errarem contra o Benfica, se fosse a favor nao havia mal nenhum. Dizia frases " Atençao porta-te bem se queres o outro jogo", " Atençao aos erros contra o Benfica", "Olha que a vitoria do Benfica em Rio Ave lhes da o titulo"
Isto nao é pressionar o arbitro ?
Mário Rebelo
Sim, explicitamente ele até diz que o Benfica nada lhe disse nem o pressionou. Mas depreende-se que eles (Benfica) tinha de, no mínimo, ter conhecimento.
Por agora já ficava satisfeito ao ver um processo ser levantado ao Vitor Pereira, pelo menos apurar se isto é verdade (as chamadas) e tentar fazer com que mais árbitros falem.
Nuno R
Timing is everything…
O spinning chegou em força à bola. Por isso mesmo as agências de comunicação dos clubes vão buscar reforços à política.
Anónimo
Se for verdade, o que interessa o timing? Reduz de alguma forma a gravidade da situação? Altera a verdade desportiva de algo que já foi alterado? Ou a currupção só é feia quando é contra nós?
PSG
Nuno R
QUem somos "nós"?
Kibinho
O Nuno R é sportinguista…
Pedritxo
Isto a ser verdade, e muito grave e pede a demissao do Vitor Pereira.
Isto a ser verdade, e se o Benfica tiver feito algo para favorecer essa situaçao, tem que ser punido , se bem que estas declaraçoes nao apontam para esse facto e o Benfica esta livre das acusaçoes do Marco Ferreira.
O que compreendo das declaraçoes de Marco Ferreira é que, Vitor Pereira esta agarrado ao poder, e como o Benfica o apoiava, ele pedia aos arbitros para nao errar contra eles, e o Benfica nao tem nada a ver com isto.
ATENÇAO, Marco Ferreira nao diz que o V.Pereira pede para FAVORECER o Benfica, mas sim pede para ter cuidado para NAO ERRAR, o que e muito diferente.
realista15
Não errar só com o Benfica
Anónimo
é diferente de facto, mas isso impede de influenciar a verdade desportiva?
PSG
Anónimo
Adaptando a uma situaçãoa actual, a televisão de Angola diz que o Luaty Beirão "passou a ter um comportamento diferente em relação aos alimentos"… Podemos ser menos ingénuos sff?
Rui Pedro
Luis la liga
O que mata o futebol portugues e isto. Sao as suspeitas de corrupcao. Nao acho que as arbitragens sejam tao mas e sao ate bem melhores que da premier league. Mas que garantias me da que este arbitro que deu a entrevista nao esta a ser corrompido?
Rui Ferreira
Arbitragens boas? Melhores que as a premier league? Deixa-me adivinhar: és apologista do manto protector?
realista15
Portanto crítica as suspeitas de corrupção, levantando uma suspeita de corrupção.. parece legítimo. Não estou com isto a fazer qualquer juízo de valor relativamente às arbitragens. Mas parece me consensual que este é o tipo de afirmações que nso podem por e simplesmente ser varridas para debaixo do tapete, dizendo (como muitos estão a dizer) que o árbitro esta a agir condicionado pelo facto de ter sido posto de parte e etc etc.. isso é uma tentativa de normalizar uma declaração que não é normal
Miguel Pedro
Por isso é que eu não vejo jogos da liga portuguesa e da liga espanhola,é só interesses.Ainda há muita corrupção em Espanha e Portugal.Benfica,Porto,Barcelona e Real Mardrid controlam tudo.
Anónimo
Se havia dúvidas da influência do Benfica em tudo o que é orgãos de comunicação social em Portugal e lugares de responsabilidade tanto em arbitragem como em outras áreas de relevo ficam aqui dissipadas.
Hoje em dia é o Benfica que puxa os cordelinhos no futebol nacional.
Pedro Iria
Joe Johnson
Nem mais, é só ver que depois das acusações de BC, o record, correio da manha e revista sabado têm todos a mesma capa a falar de um processo do benfica ao JJ para fazer esquecer a outra historia
AndP
Nada de novo para os mais atentos…como já dizia o outro.. "mais cego é aquele que não quer ver"
Diogo Moura
Como Benfiquista, isto a ser verdade é muito grave. Tudo bem que Marco Ferreira nega convictamente que o Benfica o contactou, mas só o facto de o Presidente do Conselho de Arbitragem pressionar diversos árbitros para fazerem "uma boa arbitragem" só porque o Benfica era o único clube que apoiava é vergonhoso. É mais uma enorme nódoa no futebol português que irá fazer correr muita tinta no futebol português.
CRF
A despromoção de Março Ferreira teve contornos muito estranhos.. Embora ache o Timing desadequado também entendo que provavelmente está entrevista não seria publicada à excepção de um ou dois jornais fora do âmbito desportivo (e não estou a falar do Correio da manhã).
Relativamente ao conteúdo, pessoas inteligentes perceberão que o visado é o Vítor Pereira, que como é sabido, passou de excelente árbitro para um medíocre designados de árbitros em função dos jogos.. Permitindo que Capelas e Paixões permaneçam a receber o ordenado que se lê acima sendo muito mais incompetentes que o Marco Ferreira.
À nação Benfiquista só digo isto: Antes de criticarem a idoneidade deste homem e partirem para o insulto, dizendo que é adepto deste ou daquele, vejam ou revejam a final da Taça de Portugal.. Aos que ainda assim ficarem com duvidas, remeto para o parágrafo anterior.. Se ainda assim não estiverem convencidos, vão ao médico, alguém pôs o dedo na ferida..
Francisco Pinto
Brace yourselves, the truth has been spoken…
Pedro
Isto é novidade para alguém? Ele já o tinha dito, foi preciso ir falar a um jornal espanhol para se fazer ouvir.
Obviamente não vai acontecer nada ao Benfica, todos sabemos isso. Ou alguém tribunal estrangeiro pega nisto, como o TAS, ou a FIFA ou então já não se fala disto daqui a um mês, porque é assim que acontece em Portugal com todos os assuntos que envolvem o Benfica.
Anónimo
Foi preciso ir a um jornal espanhol? Como se o Lopetegui não tivesse grandes amigos no AS… Já no ano passado houve uma notícia acerva do suposto favorecimento do Benfica. E que eu saiba, o que ele diz não é que o Benfica compra os árbitros. VP tem o Benfica como apoiante, e tenta agradar ao clube da Luz. O Proença de certeza que não vai olhar mais para os clubes que o apoiaram…
Bruno
Logen
Lê por favor a parte da entrevista que a VM publicou …
Parece que só viste " Benfica , escândalo ,corrupção "
Lima
É apenas cortesia
MosqueteiroSLB
Haha já se percebeu quem é que ele culpa por ter sido relegado. Desde que o foi gosta de falar demasiado… mas só o faz depois obviamente. O dinheiro tem que continuar a entrar.
Mais uma vez, o timming não é nada suspeito.
Por fim, ele admite que faz um mau jogo contra o Benfica e que a partir daí começa a receber chamadas para não o voltar quando o Benfica joga. É óbvio que só lhe ligam quando o Benfica joga, pois foi o Benfica que se queixou de ser prejudicado.
Obvio que não podia ir arbitrar o jogo mais importante da época depois de fazer porcaria sempre que arbitrava o Benfica.
E os jogos que ele diz que lhe correram bem… num deles o Sporting marca em fora de jogo. No outro, no dragão, há um penalti escandaloso marcado contra o Benfica que nos fez perder. Felizmente já éramos campeões e metemos a equipa B e, infelizmente, essa arbitragem tendenciosa passou em claro. Óbvio que ele se esqueceu de referir isso.
E quanto a caixas? Nada?
JC
Ele falou que outros colegas se queixam do mesmo. De receberem chamadas quando vao apitar o Benfica. Ele nao acusa o Benfica em nenhum momento, diretamente.
TIRA OS OCULOS…e diz, honestamente. Se esta noticia fosse sobre o Sporting e o Porto o que dirias? Quero ouvir, quero mesmo ouvir…
MosqueteiroSLB
JC que falou de outros colegas? Então eles que se pronunciem. Eu também posso fazer acusações e dizer "outras pessoas concodam comigo" o que não o torna verdade. Esse é um argumento utilizado por quem pretende enganar os mais distraídos e infelizmente funciona. Ele que diga os nomes dessas pessoas.
Claro que não acusa o Benfica, a única prova que ele tem da "pressão" foi ter prejudicado diversas vezes o Benfica e depois avisaram-lhe que arbitrasse bem se queria ser nomeado para jogos importantes do Benfica. O Marco Ferreira era um mau árbitro, e o lugar em que ficou não prova nada.
JC sei lá o que dizia. Dependendo do árbitro. Se fosse, por exemplo, o Capela a falar de pressões do Sporting da arbitragem, vindo de um árbitro que o clube tem razões de queixa, então também não ligaria. Tens que te perguntar: o árbitro tem tendências a tentar prejudicar para o Benfica? Obviamente que as tem, pois sempre nos prejudicou. Foi posto no seu lugar. Em vez de tentar provar o seu valor na 2º divisão, decidiu ganhar dinheirinho a dizer histórias a jornais.
Se fosse o Porto talvez dissesse, mas o Porto tem antecedentes na arbitragem portuguesa que o Benfica não tem.
Anónimo
Os hipocritas do costume.
Se esta entrevista fosse sobre o SCP faço ideia as injurias e ofensas que aqui não apareceriam.
Só não vê, quem não quer..
Agora esse viscoso do Vitor Pereria deve ser imeditamente investigado.
Pedro Mendes
Anónimo
Está à vista de todos de quem não tem palas nos olhos par ver que o Benfica tem sido beneficiado constantemente. Mas tudo normal (no pássa nada).
Tiago Moita
Andreia Alves
Isto é muito grave, muito mesmo que acaba por explicar o porquê de algumas das nomeações, não só para jogos do Benfica, como do Porto e do Sporting. Recordo aqui que o Pedro Henriues desde que anulou um golo ao Benfica por mão de Miguel Vitor nunca mais os apitou, e acabou por ver a sua carreira terminada. Marco Ferreira que igualmente teve em jogos em que o Benfica não ganhou, viu a sua carreira terminada. Curiosamente os árbitros Paulo Baptista e Duarte Gomes são consantemente nomeados. Já nem se fala no Capela, que tem a carreira que tem e continua a arbitrar o Benfica, tendo estes um saldo 100%vitorioso com este árbitro. Aos poucos, tudo se vai sabendo, e as coisas vão ficando clarificadas.
Anónimo
Essa "avaliação" primária desta situação é aberrante. Por essa ordem de ideias, confira se houve algum árbitro que deixou de apitar por causa do apito dourado ou se no final desta época, algum dos árbitros que tem levado ao colo o Sporting (e têm sido muitos) se retirará.
Duarte
MosqueteiroSLB
Sim, porque o Capela nunca prejudicou o Benfica… espera que afinal já o fez.
O Capela é um mau árbitro. Para todos. Mas ficou na retina um jogo e como têm uma memrória muito selectiva esquecem-se do resto.
Ao invés desses árbitros tiveste o Proença a pejudicar sempre o Benfica e continuar a ser nomeado. A pressão aí não resultou?
SCP_fan
Capela prejudicou o Benfica? Onde?
Gil 0 – 5 Benfica
Benfica 6 – 0 Estoril
Benfica 1 – 0 Gil
V. Setúbal 0 – 5 Benfica
Penafiel 0 – 1 Benfica
Benfica 2 – 0 Sporting
Benfica 3 – 0 Paços
Moreirense 0 – 2 Benfica
Olhanense 0 – 0 Benfica
Benfica 1 – 0 Sporting
Marítimo 0 – 1 Benfica
Benfica 5 – 0 Leixões
Benfica 1 – 0 Estrela da Amadora
13 jogos, 12 vitórias, 1 empate e pasme-se…. 0 golos sofridos! Zero!
E isto inclui uma vitória por 1-0 com um golo irregular (vs Gil) e 3 penaltys por marcar a favor do Sporting!
Ah já sei expulsou o Aimar…
Que prejuízo…
SL
MosqueteiroSLB
SCP perdes a tua credibilidade quandas avalias uma arbitragem pelo resultado. O facto do Benfica ganhar não quer dizer que a arbitragem seja boa. Este ano ganhámos ao Moreirense e levámos um golo fora-de-jogo.
3 penaltis a favor do Sporting para quem acha que é dever dos jogadores se desviarem quando um do Sporting vai contra ele.´
Já agora, essa expulsão do AImar não te esqueças de dizer que foi antes dos 2 jogos decisivos dessa época, frente a Braga e… Sporting.
S.L.Benfica
incrivel falar no Paulo Batista quando ele validou o golo do Estoril em fora de jogo antes do jogo com o porto (época 2012/13). SCP_fan, você diz 3, porque não diz 5? ou daqui a 1 mês já são 6… por favor, desses 3 só houve 1 penalti por marcar, o resto não houve nada! mas sim atiranço do Capel para a piscina e ir contra outros jogadores. ah, não se esqueça do Cardozo ter sido expulso contra o Sporting por…. ter dado uma palmada na relva por frustação. e já agora, preciso de falar do Proença, Xistra, Artur Soares Dias, Jorge Sousa, etc…? não!
Manuel
O João Capela é adepto do Sporting. Mas há histórias antigas que não foram esquecidas.
"A descrição baseia-se em apontamentos feitos após o jogo no dia 25/6/2005.
Jogava-se em Odivelas o encontro que decidia o título no campeonato nacional de juniores. O Benfica liderava com 9 pontos mais um que o Sporting. Ao Benfica chegava-lhe um empate.
Luís Zambujo marca o 1º golo aos 30 minutos de penalidade. Como o caudal ofensivo do Benfica era avassalador desloquei-me para a linha lateral no meio-campo defendido pelo Sporting CP.
Em boa hora o fiz pois por volta dos 33 minutos o árbitro assinala bem um pontapé livre directo junto à grande-área do Sporting CP. O avançado Ricardo Nunes marca com classe ao 2º poste fazendo a bola entrar e bater na rede lateral da baliza do adversário. Estava feito o 2º golo. O guarda-redes do Sporting (Mário Felgueiras) na tentativa de defender caiu dentro da baliza com a bola a bater no seu peito depois de ressaltar na rede lateral por dentro da baliza. Quando sente a bola a tocar no corpo (cerca de 1 metro dentro da baliza) empurra-a para fora.
Eu onde estava, mesmo no enfiamento do limite da grande-área do Sporting, olhei para o árbitro que tinha de ver a legalidade do golo e o gesto antidesportivo do guarda-redes, mas não! João Capela limitou-se a fitar-me (não era para mim, mas para o árbitro auxiliar que estava mesmo à minha frente a cerca de três/quatro metros, e que tinha a cabeça baixa a fixar o relvado – à procura da vergonha? – não dando qualquer indicação). Nem queria acreditar. Nunca tinha visto nada igual, ao vivo, num campo de futebol, nem voltei a ver. Um roubo descarado, o 2-0 próximo do intervalo, para um clube que necessitava de empatar para se sagrar campeão. O capitão Luís Zambujo protestou e levou com o cartão amarelo da ordem.
Por todo o recinto sentia-se o que se passara. Os Benfiquistas vociferavam com João Capela, eu questionava o árbitro auxiliar se estava cego enquanto os sportinguistas se encolhiam perante tamanho desfalque.
O Benfica não se intimidou, continuando a dominar o jogo. Cerca dos vinte minutos da 2ª parte Zezinando que andava à procura de confusão, agarra Brezovacki. Este para se libertar empurra o adversário. João Capela corre para o local, mostra cartão vermelho ao futebolista do Benfica e amarelo a quem tinha criado a confusão. O Benfica com menos um jogador, a ser empurrado pelo árbitro e a ter vantagem no marcador (chegando o empate) deixou de atacar passando a tentar o contra-ataque.
A um quarto-de-hora do final do campeonato nacional de juniores, com o Benfica em vantagem no jogo (1-0) e no campeonato dá-se o golpe final. Numa jogada junto à grande-área do Benfica, Tiago Gomes tira a bola a Nani. Este atira-se para o chão simulando uma falta inexistente. O árbitro corre tresloucado para o local onde a simulação foi feita e, em vez de punir Nani por simulação, assinala um livre frontal do qual resultaria o golo do empate.
A equipa fica destroçada. Cinco minutos depois, o SCP coloca-se em vantagem. João Capela passa a fazer uma excelente arbitragem (como fizera até ao 1-0) e o SCP em contra-ataque faz mais dois golos.
Assim se perdeu (foi roubado) mais um título ao Benfica na Formação".
Jose Vilela
O Capela é um dos 5 amigos que o Benfica pede para os jogos em casa, agora imaginem se beneficiasse o Benfica, isto é mesmo atirar areia para os olhos.
Expulsou Aimar porque deu uma patada num jogador da Olhanense como era jogador do Benfica é obvio que devia de ter passado impune como passaram as do Enzo frente ao Moreirense a época passada.
TheRikardoN
Manuel
O que é que uma coisa tem a haver com a outra, por essa ordem o Proença é portista.
Anónimo
Depois daquele jogo vergonhoso em Braga, queria continuar apitar "jogos importantes"?
Rui Silva
Tiago Marques
Não deixa de ser interessante que o jornal "bola" tenha feito eco desta notícia mas com a menor relevância possível. Justificam assim a decisão do árbitro em fazer estas revelações em Espanha e não em Portugal. É de salientar também que o "record" ainda não se deu ao trabalho de noticiar esta revelação.
É impressão minha ou o futebol, de um modo geral está a deixar que se vejam as vergonhas? FIFA, UEFA, Espanha, Portugal,…
Gonçalo Guedes
"Disse-me para ter cuidado que aquele era o jogo do titulo do Benfica" so isto ja diz tudo …
Miguel Costa
A podridão do futebol português ao mais alto nível. Se se soubesse da missa a metade…
Nickles
É que nem sabem um quarto da missa. Aconselho a recuarem 30 anos.
ratchet
E isto vem apenas confirmar que o Sporting é o único grande que na sua história não interferiu minimamente nas arbitragens, o que só realça os valores que moram em Alvalade. A única tentativa foi de um tal Pereira Cristóvão, um ser insignficante que foi imediatamente afastado do clube após se saber do sucedido. Tenho pena que o meu Benfica não siga o exemplo.
Anónimo
Então? Há provas de o Benfica ter comprado árbitros? Ou algum dirigente do Benfica? Que eu saiba, e por enquanto, não.
Bruno
ACT7
Até tentaram comprar um arbitro na madeira e correu mal ahahah
Tiago Sousa
O Pereira Cristóvão não tentou comprar arbitro nenhum, ele tentou sabotar o arbitro…
Anónimo
Pelo menos é uma das versões. A verdade é que lhe meteu lá o belo do dinheiro, e quando se é descoberto tenta-se ser punido o menos possivel.
Bruno
Diogo Fernandes
Engraçado que a comunicação social portuguesa não dá qualquer destaque a esta entrevista, porque será? Porque será que Marco Ferreira não teve convite para entrevistas em Portugal, só em Espanha? Ah esperem, deve ser o Bruno de Carvalho que lhe está a pagar. E depois o Vitor Pereira não sabia da caixinha dourada…convém
Ricardo Caliço
Claro que o benfica não contactava os arbitros, isso é a função do VP. Mas se o homem diz que nem sabia dos jantares agora vai dizer que isto é mentira e pronto, fica tudo por aqui. É a estrutura no seu melhor. Por cá daqui a dois dias e já não se fala mais disto. O normal. Ja enoja tudo o que vai descobrindo e continua tudo igual.
Rui Magalhaes
Só depois de ser despromovido é que fala e diz tudo e mais alguma coisa. Isto pode ser a pura verdade como a pura mentira de alguém desesperado para lhe dar toda a atenção. Agora acredita quem quiser acreditar e todos podem falar o que quiser mas o Benfica em muitos dérbis foi beneficiado como prejudicado.
Anónimo
Interessante mas, tal como diz o Marco, também me parece que é uma questão de Vítor Pererira, a ser verdade o que é dito, tentar manter boas relações com o seu único aliado, sem nunca passar dos limites de lei, apesar de poder ser éticamente reprovável. Não me parece razão para escândalos por aí além.
Já há muitos anos que vejo futebol e tirando os anos de ouro do Pinto da Costa sempre vi os grandes a serem tantas vezes prejudicados quanto beneficiados e mesmo neste anos do "colinho" como sportinguista não sinto que o Benfica foi empurrado para o titulo e Sporting e Porto afastados. Num jogo és ajudado no outro já não, é assim mesmo o desporto, sobretudo um que está tão exposto ao erro humano.
TheUnbroken
Anónimo
Bem, concordo. Mas o eticamente reprovável aqui em Portugal é normal. Não é ilegal, mas é imoral. Não deixa de ser grave, mas não é a primeira vez que Lopetegui usa os amigos do AS para lançar notícias destas.
Bruno
Diogo Fernandes
Mas calma que agora como se trata do Benfica lá vem dizer queé uma cabala que é tudo falsidades. Os mesmos que agora o dizem esquecem-se do que diziam quando se tratou do Futebol Clube do Porto. É a coerência que muitos se esquecem. Com isto não quero comparar as situações mas a ser verdade é mais uma situação que envergonha o futebol nacional. E onde há fumo há fogo. Era bom que estas situações fossem clarificadas, mas quem cala consente e pelos vistos é o que se está a verificar. Apenas fico triste, e clubismos à parte, com estas situações que teimam em reinar no futebol português, estes jogos de bastidores que não trazem dignidade nenhuma e envergonham os verdadeiros adeptos do futebol. Seja qual for o clube envolvido!
MiguelSantos
Escandalo!!!
Espero bem que a imprensa não "abafe" isto!
Rua Vitor Pereira já chega desta vergonha!
Tiago Peixoto
Teve de ir a Espanha para poder contar a verdade já que em Portugal a imprensa abafa sempre estas situações em relação ao Benfica.
O mais ridículo é que se fosse com o Porto ou com o Sporting já havia casos em tribunal e as capas dos jornais não falavam de outra coisa, mas como é o Benfica nada se diz (já o caso das prendas aos árbitros se fosse com um dos outros dois não se falaria de outra coisa). Parece o Benfica realmente goza de um manto protector em Portugal.
gepeto
benfica foi beneficiado o campeonato passado olha a novidade
Anónimo
De facto!! No entanto não são poucos os comentarios a desvalorizar estas declarações, e até msm a
descredibilizar. Comentarios como "timing" ou até msm vir com exemplos que o benfica foi prejudicado quando ja era campeão, ou são para rir, ou são as palas do costume… Só os outros é que roubam e influenciam, o Benfica nunca…
Filipe Mota
Mister JóJó
E o Porto foi pouco? Até conseguiram transformar derrotas por 0-1 em vitórias por 5-0 tal foi a roubalheira. E nem vale a pena relembrar a decada de 90 com tempos de compensação de 7 e 9 minutos para o Porto ganhar. Todos temos telhados de vidro, até o Sporting que da ultima vez que foi campeão, teve 18 penalties em 34 jornadas.
Rui Amaral
e novidades ?!
acho que é conhecimento geral que o benfica controla as instituições que organizam/mandam no futebol por cá
e atenção que isto nao se aplica so ao futebol !
vejam mais modalidades que percebem
JC
E começa a tornar-se obvio…o futebol sempre foi podre. SEMPRE. Depois, existem os ciclos de poder. Antes dos anos 80, os de Lisboa dominavam os "meandros". Com Pinto da Costa, o Porto conseguiu impor-se no jogo sujo durante 20 anos. E de há uns anos para cá, o Benfica voltou a movimentar tudo.
Só quem é muito inocente, é que pode achar que os arbitros não influenciam o desfecho dos campeonatos. Em vez dos adeptos andarem estupidamente a acusar-se, com base na cegueira clubistica, deveriam unir-se para EXIGIR transparência e penas pesadas para quem tentar furar o sistema. O Sporting terá sido o menos beneficiado nos ultimos 30 anos, mas não se iludam…TODOS procuraram entrar nos jogos de Poder. Uns foram mais bem sucedidos que outros. Se Bruno Carvalho pudesse, faria exatamente o mesmo!
Mister JóJó
Comentário mais verdadeiro que este não há, parabéns. Tivesse o Sporting a capacidade de entrar em jogos destes e era certinho. Mas eu sempre prefiro ter o Benfica e o Porto a mandarem nos árbitros, do que o Porto apenas.
DeltRed
Ainda dizem que os árbitros ganham mal…
Esta situação só envergonha quem gosta de futebol
miguellopes
Dúvidas houvessem em relaçãoà maneira como decorreu o campeonato 2014/2015, julgo que ficaram todas dissipadas
Anónimo
Que a verdade venha ao de cima e a justiça seja feita.É óbvio e claro, o que se tem passado e não pode passar 'em claro' , não é justo para as outras equipas, finalmente se fala nisto, pois o futebol e os adeptos estão a ser enganados e merecem mais.
João Teixeira Dias
Anónimo
Só questiono oporquê do Marco FERREIRA ter de dar uma entrevista em Espanha? Porque será que nenhuma comunicação social tem interesse em desenvolver este assunto. Resposta só pode ser o manto protector perdura
Filipe b
R. Cun
O Biavista desceu de divisão porque Valentim Loureiro, à data presidente da liga e sem qualquer ligação ao clube do Bessa (não era sócio ou dirigente), ligou a UM arbitro e lhe disse "olhe que eu vou estar atento. Eu vou ver o jogo". Mais não digo…
Ricardo F.
Com tantos jornaleiros em Portugal e é preciso ser um jornal espanhol a fazer esta entrevista. Por cá continua-se a assobiar para o lado. Há muito que Marco Ferreira se tem vindo a insurgir contra Vítor Pereira e o estado atual da arbitragem, era só uma questão de tempo até sair algo deste género.
SL
Francisco A.
Para mim, o Marco Ferreira só peca em não mandar estas informações cá para fora enquanto era árbitro.
Nuno R
Francisco… eu tenho muita coisa a dizer sobre o meu patrão. Não o digo, porque preciso do emprego. Quando sair, direi a terceiros (interessados) a minha opinião sobre o mesmo e relatarei algumas das suas decisões mais polémicas.
Anónimo
Que eu saiba o VP não é o patrão dele.
Bruno
Nuno R
Patrao, superior…
Na realidade o meu "patrão" também não o é, apenas manda em mim.
Márcio Costa
Um verdadeiro escândalo o que se passa em Portugal e no futebol português! É incrível a proteção que é dada ao benfica pelos midia, nomeadamente jornais e blogs que fazem um manto protector a volta das escandaleiras do clube encarnado. Desde da porta 18, a oferta de jantares, pressão feita sobre os árbitros com telefonemas,etc se fosse com outro clube seria primeira página garantida durante semanas. Acho tudo isto vergonhoso. Na minha opinião medidas judiciais deviao ser tomadas
Francisco A.
Se houvesse justiça em Portugal, o Benfica, o Porto e Sporting tinham sido despromovidos.
Mas, a uns vai-se tapando os olhos e os outros é que ficam com a má fama.
Fábio Lourenço
Só por curiosidade: o Benfica perdeu nos dois jogos: 2-1 em Braga e 2-1 em Vila do Conde!
Agora perguntem: acreditas no que o Marco Ferreira diz?! Sinceramente não sei! Umas coisas devem ser verdade, outras devem ser mentira… outras conta-as à maneira dele!
Anónimo
Entao o VP que venha desmentir. até agora nada. e o MF já nao é a primeira vez que diz isto.
Se calhar nao diz nada..porque se desmente pode ser que saiam mais histórias
PSG
TugaChampion
Olha quem é ele! "Na derrota em Braga, em outubro, ainda na oitava jornada, o jogo correu-me mal. Mas para os dois lados." Ora, não assinalou um penalti a favor do Braga. Já para o Benfica, não assinalou 2 penaltis e não expulsou pelo menos 2 jogadores do Braga, um logo no início do jogo. Isso não é "correr mal para os 2 lados".
"Na época anterior fui considerado o segundo melhor árbitro de Portugal, atrás de Proença. Apitei o Benfica-Sporting, duas vezes o FC Porto-Benfica… Os jogos correram bem""
Realmente, se ficaste em 2º atrás do Proencinha, diz tudo sobre o estado da arbitragem em Portugal. Mas, o Porto-Benfica correu-te bem? Só podes estar a gozar. Então esse foi o jogo em que não expulsaste 2 jogadores do Porto por agressão, uma delas do Fernando.
Ainda bem que correram contigo, a arbitragem ficou um pouco mais limpa.
MosqueteiroSLB
Nem mais. E frente ao Sporting também levámos um golo fora-de-jogo e houve alguns lances mais duvidosos.
Mas obviamente que lhe "correram bem". É a chamada memória curta.
Filipe Gouveia
O jogo em que existiu o golo em fora de jogo do Montero foi o Sporting – Benfica, apitado por Hugo Miguel. O Benfica – Sporting não teve casos de arbitragem e ficou 2-0. Não sofreram qualquer golo muito menos em fora de jogo.
Se não sabes não inventes
MosqueteiroSLB
Tens razão FIlipe, no post diz que ele arbitrou dois jogos do Benfica-Sporting e fiz confusão.
Jose Vilela
Se calhar esta a falar do jogo da taça que é resolvido com 1 golo fora de jogo do Cardozo e uma mao do Luisao ? É esse jogo que esta a referir ?
S.L.Benfica
esse lance do penalti do Braga procedeu de um fora de jogo não marcado. e MosqueteiroSLB, esse Sporting Benfica foi arbitrado pelo Hugo Miguel em que não marcou um penalti a favor do Benfica
MosqueteiroSLB
Jose Vilela nesse jogo da taça que te referes não te esqueças de dizer que o golo do Sporting é precedido de dois foras-de-jogo, e há uma jogada onde o Cardozo fica de baliza aberta anulada por pseudo fora-de-jogo mal marcado ao Silvio. Ou seja com uma boa arbitragem o Benfica teria estado a ganhar 3-0 e não 3-1, onde permitiu o empate.
Depois a mão não é do Luisão é do André Almeida, assim como houve um penalti por marcar sobre o Luisão, que o Patrício teve o fair play de deixar que não fôssemos prejudicados e assim deixou a bola entrar.
Sim, SLBenfica, já corrigi.
Jose Vilela
Ja me tinha esquecido que o Benfica nunca é ajudado, pior cego é aquele que nao quer ver.
Stanislas Wawrinka
Não me espanta minimamente e, clubismos à parte, penso que qualquer pessoa imparcial reconhece que o Benfica foi beneficiado em variadissimas situações de arbitragem na primeira metade da última época, com influência directa nos resultados finais…
Nuno S
Clubismos à parte devias também referir que o Sporting e o Porto também foram beneficiados em inúmeras situações com influência directa nos resultados. Mas claro, clubismos à parte haha
Anónimo
Talvez queando finalmente um árbitro tiver um autocolante com algo escrito na testa do género "Fui corrompido pelo Vitor Pereira e neste jogo vou favorecer o Benfica" se faça algo em Portugal. Até lá juro que não existe razões para nos queixar-mos na obscuridão e falta de transparência que sofre a arbitragem. Julgo não terem existido grandes situações de dúvidas de equipas favorecidas e roubos declarados nos últimos anos. Pouca coisa.
Rui Pedro
The Mask
Este tipo de coisas deixa-me desgostoso ou como os americanos dizem undone.
Primeiro porque sou benfiquista e este tipo de coisas cria suspeição à volta das nossas últimas conquistas.
Depois porque já sei como isto vai ficar, fica sempre pela metade. Aliás na conversa dele já se entende que ele está a dizer uma coisa que pode signiifcar que o Benfica foi favorecido por essas conversas de Vitor Pereira mas vem logo desdizer quando afirma que a iniciativa é de Vitor Pereira.
Eh pá? É aquela velha história: Quem duvidava (rivais) ficou com a certeza, quem tinha certezas (benfiquistas) ficou agora na dúvida.
A suspeição está criada e venha agora a telenovela para parir um rato no fim…
Mas atenção se realmente o Benfica pediu para ser beneficiado então que nos mandem para a segunda e que façam questão de punir os nossos dirigentes.
João
Pois em Portugal não se paga a ninguém para ganhar jogos mas os clubes (todos) querem ter influência sobre quem decide os arbritos para que os que os prejudicam não os apitem outra vez.
são os jogoa de influência
TiagoSong
Infelizmente, isto não me deixado chocado ou surpreendido. O estado atual do futebol Português é vergonhoso. Isto só vai ao encontro das propostas feitas para implementar um sistema de sorteio (e que a liga concordou). Acabava-se com o poder de condicionar árbitros pelas nomeações.
Marcos André
Aquele momento em que reparas que no estrangeiro dão mais importância à podridão do nosso futebol do que a nossa própria comunicação social. Cá a malta finge que nada se passa, apesar de tudo apontar para o mesmo. É triste lutar contra sistemas podres e instalados que em nada beneficiam o desporto.
S.L.Benfica
aquele momento em que reparas no jornal que ele deu a entrevista o Lopetegui tem vários amigos e contactos lá….
Miguel
Continue a abafar o caso
Peter Prospar
Pum. Adeus Vítor Pereira.
Filipe
E sendo verdade ou nao, com isto o nome do Benfica fica internacionalmente na lama. E agora com o derby amanha pergunto me em que estado é que está o arbitro para arbitrar esse jogo
santos
isto e muito grave, mas tb nao e nada que ja nao se saiba aos olhos de adeptos nao facciosos
nao e senhor guerra???
Anónimo
Pena a nossa CS abafar isto e não dar voz a este árbitro, muitas verdades viriam ao de cima!
Este também é um chorão como dizem os Benfiquistas , deve ser por nenhuma equipa da Madeira ganhar o campeonato…
Miguel Silva . SL
João Pimenta
Como benfiquista não me preocupo nada com as notícias que tem vindo, pq é mt bonito deitar para o ar mas provas nem vê-las, neste caso tal como o Porto com o apito dourado alguém vai apanhar por tabela e será o Vitor Pereira na altura foi o Boavista nesta tb vai ser outro, Benfica e Porto são demasiado poderosos para acontecer algo
Emanuel Monteiro
Que seja feita uma averiguação dos factos e a comprovar.se as afirmações de Marco Ferreira que proceda á justiça, e que seja exemplar para prevenir futuras situações semelhantes.
Assim se humilha o futebol Português.
Obrigado Benfica por enalteceres Portugal da pior maneira.
Anónimo
Ui meu deus que escândalo!!! Um árbitro que desce de divisão fica ressabiado e diz mal do seu "patrão" onde se já viu este filme, e claro tinha que vir o nome do Benfica para "vender", e o mais engraçado e que os jogos que ele fala o Benfica perdeu tanto em Braga como com o Rio Ave onde e marcado pênalti contra o Benfica e em Braga quem foi prejudicado foi o Benfica. Mas pronto já se sabe o que certas virgens ofendidas vão dizer…
Toupas
Ricardo Ricard
Seria escândalo se viesse de uma pessoa credível. Este Marco Ferreira é um triste que toda a gente sabe muito bem como é que chegou a arbitro de primeira categoria,onde chegou a ter a pior nota de sempre num jogo de um arbitro internacional Português. Sempre favoreceu descaradamente o Fcp e prejudicou descaradamente o Benfica.
João Oliveira
Obrigado Ricardo por esta pérola, todos os dias não falhas!
MosqueteiroSLB
Nem mais Ricardo. Só liga a este árbitro que tem uma memória curta e bastante selectiva. Nunca teve nível, e desde que foi relegado prefere ganhar dinheiro a fazer favorezinhos.
Emanuel Monteiro
E mais. Seria ainda mais credivel se o clube enunciado fosse outro que nao o Benfica!
Nuno R
Valha-nos o Ricardo para aferir da credibilidade das pessoas.
O historiador que afirma que o SLB e FCP aldrabaram a data de fundação não é credível, o Marco Ferreira não é credível, presumo que o Vitor Pereira faça parte do lote dos credíveis, mas vou esperar pela sentença-
Anónimo
Nuno R, o que o historiador disse foi que Cosme Damiao nao foi fundador do Benfica.
Bruno
Nuno R
Tem razao, a data refere-se ao porto e o fundador ao benfica.
Obrigado pela correcção
bpstp
Este é o tal que ano passado foi relegado para segunda liga e começou desde logo a disparar em todas as direcções. No entanto o que disse é grave e deve ser averiguado.
Gonçalo Pereira
Estrondo, eu nem percebo como os media portuguesa nao dao qualquer importancia a isto, nem a isto nem aos almocos de ha duas semanas atras, se acontecesse ao porto ou sporting meu deus, ate fico curioso para ver o q os gloriosos acham disto
Manuel
Não dão importância porque sabem que isto é um entrevista plantada pelos suspeitos do costume pois em Espanha alguém conhece ou sabe quem é Marco Ferreira? O rancor do homem é tão grande que foi apenas aproveitado a favor de interesses obscuros porque querem ver VP pelas costas e naturalmente atirar porcaria para cima do Benfica porque amanhã há derby. Ou pensam que a altura do ruído pois escolhida por acaso?
O Sporting está a trabalhar com 3 agências de comunicação e estas têm de justificar o que facturam.
Daniel Alves
Isto devia ser investigado porque uma coisa é, como Marco Ferreira diz, o VP dizer aos arbitros para favorecer o Benfica porque o clube o apoia. Outra coisa seria se alguem no Benfica dissesse ao VP para dar uma palavrinha ao árbitro para ajudar.
VP claramente tem muita gente contra si, mais dos que apoiantes certamente, e fará tudo o que puder para ficar onde está. Arrastar o Benfica para isto é que não pode ser e o Benfica devia tirar-lhe o apoio o mais rápido possível. Caso contrário vai continuar com histórias destas.
Em relação aos jogos que ele arbitrou, realmente foram bons. No Porto Benfica da Taça esqueceu-se de expulsar o Herrera e o Fernando por entradas sobre Salvio e Fejsa respectivamente. Nesse jogo de Braga, já percebi porque se queixa de ter tido 2 ou 2,5 na nota. Se acha que prejudicou os dois lados por igual, está tudo dito. E em relação ao jogo do titulo (claramente o Benfica-Porto) o Benfica também perdeu, num jogo em que não esteve bem e onde lance que dá o penalti que dá o 1-1 nasce de um livre que não existe. além de Ukra ter entrado e ter feito faltas que cheguem para ver amarelo e ser expulso.
Marco Ferreira claramente ficou reçabiado por ter descido de divisão. Não se percebe é como foi escolhido para apitar a final da Taça se já sabiam que ele ia descer. Desde aí tem feito declarações a tentar desacreditar VP, o que se percebe. Que se investigue , e que no fim o Benfica, não tenha nada haver com isto.
Paulo Teixeira
Es el manto protector.
Admin
Bem, a ser verdade é gravíssimo. Vitor Pereira vai ter muito que explicar. A verdade deve vir ao de cima, para bem de todos. Para esclarecer se o Benfica está por detrás destes telefonemas ou não. Todos os cenários estão abertos, no meu ponto de vista, embora me pareça mais credível que seja pelo apoio do clube e uma decisão de Vitor Pereira. Ainda dizem que o sr. "redes sociais" fala demais. Já lhe dou o benefício da dúvidas. Cumprimentos a todos
Rúben A.
Isto é uma tentativa dos espanhóis atirarem areia para si próprios, fazendo passar o escândalo do vizinho para amenizar o próprio escândalo.
No entanto, a azia de um árbitro despromovido tem de ser relativizada e o próprio Vítor Pereira se não tem o apoio de todos , ou pelo menos da maioria, deveria promover eleições no comité.
Cumprimentos,
Rúben A.
Rodrigo Ferreira
Não ganham nada mal. 2500 fixos mais 4800 se apitarem 4 jogos, por exemplo. Nada mau.
Quanto ao Vítor Pereira, há muito tempo que as nomeações são duvidosas. Por isso defendo que já deveria ter saído, mas infelizmente não parece haver alguém interessado. O próprio Proença preferiu o prato grande naturalmente.
NFM *
"Antes do Benfica-Porto disse-me para ter cuidado que aquele era o jogo do titulo do Benfica".
I rest my case.
Ruben
O Benfica ganhou ou perdeu esse jogo ?
Francisco Vieira
Ruben, acho que o Benfica perdeu, mas não vejo qual é o interesse disso. Até porque o resultado nem sempre é proporcional à exibição do árbitro.
Mas percebo a tua intenção.
Francisco A.
Rúben, e mesmo que tivesse ganho não há corrupção?
Joao X
Ruben, isso nao interessa pra nada. Aquelas palavras sao o que interessa aqui
Ruben
Perguntei só porque não percebi o teor do comentário do NFM que foi um bocado vago. E não sabia de qual Benfica-Porto é que ele estava a falar já que não tenho por hábito conhecer os árbitros dos jogos de cor e salteado. Mas pronto as virgens ofendidas como de costume sentem-se insultadas e saltam logo todas para responder.
De resto, se me disserem o jogo em questão posso avaliar melhor a performance do árbitro (isto com os meus olhos, como é óbvio). Mas acalmem a pipoca e não se exaltem amigos
The Monster
Independentemente do resultado que não reflecte a prestação do árbitro, o Benfica foi beneficiado nesse jogo, Samaris devia de ter ido para a rua, levou amarelo no penalti mas devia de ter levado vermelho por cortar a trajectória da bola com o braço quando esta ia para a baliza,
Manuel
O Benfica-Porto foi arbitrado pelo Jorge Sousa e acabou empatado. O tipo não sabe o que diz.
Ruben
Monster esse erro não é escandaloso. Lembro-me de erros bem piores a favor do Benfica (noutros jogos) por onde vocês podiam pegar. A questão que eu aqui ponho é que este árbitro, dos jogos que me lembro, acabou por nunca ter grande influência nos resultados dos jogos do Benfica. Lembro-me que ele sempre foi mau, aliás ele e o Capela para mim eram dois dos piores árbitros que por aí andavam. Se o VP de facto anda com esses telefonemas não há provas do envolvimento do Benfica nisto. O que o Benfica deveria fazer era retirar-lhe o apoio para se afastar definitivamente desta história e não ver o seu nome manchado
Vermelho
The Monster, estou um pouco como o Ruben e não sei o jogo que se trata. Desculpe mas devido a conhecer os seus comentários aqui do blog não consigo acreditar que o Benfica sai beneficiado do jogo apenas por ser você a dizer, não costuma ser imparcial. Pode indicar o jogo em concreto para ir avaliar o jogo?
The Monster
Vermelho, Rio Ave 2-1 Benfica da época passada.
Vá ao Youtube e veja com os seus próprios olhos.
Kafka I
O the monster é um miúdo com piada, mas como sabem não é para ser levado a sério o que ele diz, já que ele apenas consegue ver os lances que lhe interessam, portanto é deixa-lo falar
Pedro Fernandes
The Monster, chega a ser irónico falares desse jogo em que, sabe-se lá como, Lionn acaba em campo só com um amarelo depois de distribuir porrada a torto e a direito e, no lance em que o senhor fala, esse penalty existe devido a um mergulho do Ukra que, pasme-se, é coroado com uma falta que não existia.
Anónimo
Uma entrevista que não surpreende os que analisaram com olhos de ver alguns jogos da época passada do Benfica… pode não haver vontade de beneficiar, mas há indubitavelmente medo de prejudicar o clube do chefe, medo de ser calado, de ser mal avaliado, de ser excluído e despromovido, de perder o ganha-pão… quem pode censurar os árbitros?
O que está mal não são as pessoas, mas sim o sistema de nomeação de árbitros, que concentra todo o poder numa só pessoa e torna este viés inevitável.
PS: o AS a dar uma lição de jornalismo aos nossos jornais indígenas
Sedranreb
Anónimo
Em vésperas de derbi, um jornalista amigo de Lopetegui entrevista um árbitro anti-Benfiquista ressabiado por ter descido de divisão. Com todos os tinimos possíveis, concede a entrevista antes do jogo com o clube do seu coração.
Coincidências…
Nuno
Francisco A.
Era bom que os 3 jornais desportivos em Portugal fossem mais imparciais e trabalhassem mais a notícia através da investigação, do que, noticiarem investigações. Era da forma que havia um melhor cuidado na informação e se deixassem de se colocar como porta-voz dos clubes.
Anónimo
Até quando é que se vai tentar pôr pressão no Benfica?
Eu percebo o desespero, somos bicampeões e a coisa não agrada a todos. Mas esta entrevista ao As do Marco Ferreira (sim, esse que utilizou o facebook para dizer o que nós sabemos a época passada) é mais do mesmo.
O Marco Ferreira que é um anti-benfiquista primário, como aliás nem é preciso conhecê-lo, porque ele próprio o faz questão de demonstrar diz que houve pressões. Ora a pressão resultou tão bem que o Benfica perdeu 2 dos 3 jogos que ele apitou.
O melhor de tudo é que o jornalista que fez esta 'entrevista' é o amigo do Lopetegui que já tinha mandado umas larachas no final da época passada falando em roubos ao Porto. 'Entrevistas' dizem eles. Em vésperas do clássico.
Sancho
Francisco A.
Quando o sub-director do jornal Marca ou Ás ( não sei precisar o jornal) difamou o Porto, devido ao seu historial, o Porto era campeão, mas, a crónica também não era combinada pois não?
O Apito Dourado não chegou a Lisboa, porque, não quiseram que lá fosse investigado. Vir com antis é camuflar a questão que são as pressões dos árbitros. A pressão não foi os resultados dos jogos do Benfica, como se os árbitros tenham que ajudar o Benfica, mas, sim, a coincidência que dos 3 jogos que o Marco Ferreira arbitrou 2 o Benfica perdeu, e o Marco F. foi despromovido. Quando há tantos árbitros medíocres que têm a possibilidade de continuar a arbitrar na I liga, o 2ª melhor de há 2 épocas ser despromovido, alguma coisa se passa.
Anónimo
Quem fez essa notícia na Marca falou do Porto e da Juventus.
Bruno
Manuel
O subdirector da Marca não difamou ninguém porque fez um artigo de opinião e deu apenas a sua opinião baseada em factos! ok? Factos não são difamam. Difamação é o que Marco Ferreira está a fazer por intermédio de pessoas que combinaram a "entrevistado", porque se dissesse isto em Portugal seria processado e desafiado a provar em tribunal as acusações falsas que faz.
Vermelho
Francisco, em tudo o que dizes entendo o teu ponto de vista e há realmente "alguma mão" na despromoção do Marco (VP provavelmente assim o quis), no entanto, essa curiosidade do Benfica perder 2 dos 3 jogos em que ele apitou, não foi porque o Benfica jogou mal, foi mesmo porque houve aquela mão contra o Benfica por parte deste árbitro. Braga-Benfica foi um escândalo total, por exemplo.
Tiago Santos
Isto a ser verdade é muito grave, rua com o Vítor Pereira. Custa-me ver o nome do Benfica ligado a estas coisas, ainda para mais se não tem nada a ver com o assunto. Há que apurar verdades.
Alexis
Tiago, "a ser verdade…"
O que eles querem é mesmo isso, rua com o Vitor Pereira. Depois assume um do interesse deles.. e asdim domina a liga quem eles querem (Proença) a federação quem lhes agrada (Gomes) e a arbitragem um que lhes dê jeito…
Não entendes a jogada? Fala um arbitro despromovido por arbitragens pessimas, entre elas a que lhe deu a pior classificação de sempre de um arbitro internacional (ressabiamento?). Esse arbitro fala com amigos do treinador de um rival. Esse arbitro fala a dois dias de um classico… tudo isto não te cheira mal?
Zuheb Kassam
Difícil perceber como um homem corrupto e incompetente ainda está no comando da arbitragem em Portugal. Este Vitor Pereira é do pior que há, e está mais do que claro que o interesse dele passa por favorecer um único clube. É uma pena que a federação anda de olhos vendados, se fosse num país mais sério este homem já estava na rua.
#foravitorpereira
El Shourito
Ui nem queria imaginar se fosse o Porto aposto que já era logo notícia logo as 13h nos telejornais e já ocupava logo as 3 capas
E a diferença de tratamentos que temos… infelizmente temos muitos jornalistas,juízes,políticos etc. aficionados ao Benfica enfim qual estado socialista norte coreano ou uma república islâmica do Irão
Mas em Maio independentemente de tudo vamos tar nos Aliados a festejar contra tudo e contra todos!
Salvador Marques
No passa nada
Francisco Vieira
Não se sabe se é verdade ou mentira, mas são acusações muito graves e tem de haver sérias investigações. Vejo muitos sportinguistas e portistas a assumir que é tudo verdade e muitos benfiquistas a assumir que é tudo mentira, quando, obviamente, nenhum deles sabe a verdade.
Uma coisa é certa, cada vez me sinto mais afastado do futebol…
Luís Ribeiro
Mas dps do q fez em Braga queria o quê?
Este attencion whore tá desesperado e quer mama, até já vai a espanha para dar entrevistas. Onde isto vai parar…
Manuel
Ele não foi a Espanha, porque lá ninguém sabe quem ele é. Isto foi uma "entrevista" plantada através de agências de comunicação no dia anterior a um Benfica-Sporting, do mesmo modo que BC foi a um programa de TV levantar teorias da suspeição e algumas afirmações mentirosas, que ainda terão de ser provadas e que ele provavelmente terá de provar em tribunal.
ACT7
A questão aqui é o timing desta noticia, dia antes de um derby já por si só bem aquecido.
Outra coisa é o Benfica nunca perde com capelas e afins, assim como o Porto nunca perdeu com este senhor.
Como é que o Benfica vai perder com o Capela se este só arbitra jogos fáceis? logo a probabilidade de o Benfica ganhar é maior, assim como acontece com o Porto.
Agora que me digam que os 3 grandes são sempre beneficiados acredito, são prejudicados um jogo são beneficiados 4. Quem é mais prejudicado são as equipas pequenas.
Erros de arbitragem vai sempre haver. E nós adeptos contribuímos para isto. Eu estou a ver um jogo do Porto no café contra a equipa X. Há um penalty que é como uma casa a favor do Porto. O meu amigo chega de seguida e pergunta como foi o golo. E a maior parte de nós diz foi uma roubalheira do cara*** não era penalty em lado nenhum… O típico adepto português assim, seja com que clube for.
Depois este senhor diz ser chamado atenção, seria mistério que não fosse depois dos erros que cometeu em Braga.
Agora depois de descer de categoria e por falta de qualidade anda por aí a puxar a brasa a sardinha dele e a culpar quem o desceu.
MosqueteiroSLB
Só uma pergunta: isto faz do JJ outra vez um mau treinador, ou continua a ser bom?
ZéBife
Estava a ver que ninguem dizia isto.. espero que as direcções anteriores do sporting vejam aqui um argumento de gestão danosa, 5 milhoes ano a um treinador banal que só ganha devido a arbitragens compradas, é um excandalo, bem se via na champions.
Estive Lá
Lembro-me perfeitamente desse jogo em Braga. Simplesmente vergonhoso. Porque o Benfica perdeu. Se ganhasse já era normal. Como o jogo da PlayStation na luz. Quanto a estas pressões concordo com muitos. Isto estava à vista de todos. Basta ver nos últimos anos quem controla. Antes era o Porto, agora é o Benfica. Como o Sportint quer o mesmo, andam com coisas. Nem sei como estamos tão bem no ranking da uefa.
Flávio Trindade
Mais do mesmo na arbitragem em Portugal.
Ponto 1. Os árbitros internacionais como referiu o Rodrigo acima, são principescamente pagos.
Têm o direito ao erro? Claro que têm, como qualquer profissional em qualquer área.
Agora, um profissional que ganha mais que o Primeiro Ministro do País onde vive, tem que estar sujeito ao escrutínio público. Sujeito às regras da profissão que exerce (sejam elas boas ou más) e Marco Ferreira é mais um dos variadíssimos árbitros portugueses que pura e simplesmente não tem competência para arbitrar quanto mais para ser árbitro internacional… (se é o único? Não, infelizmente há muitos mais e muitos deles continuam a passear a incompetência deles nos relvados).
Logo esta atitude, que não começou agora relembre-se, não é mais que puro ressabiamento do próprio.
Note-se, e chamava a atenção para isto, quando surge a primeira entrevista de Marco Ferreira a falar neste assunto e note-se quando esta aparece…
2. Estamos em Portugal. A corrupção compensa. E esta é a grande diferença entre Portugal e Itália.
A Juventus com muito menos provas do que nos vários processos que correram em Portugal foi parar à 2 Divisão…
Portanto o mesmo que vai acontecer ao Benfica foi o mesmo que aconteceu ao Porto…ou que aconteceria ao Sporting, ou seja nada.
3. As virgens ofendidas que deixem de o estar, porque quem anda no futebol, sabe perfeitamente que tão importante do que o jogo jogado, é o jogo jantado com direito a fruta, caixas Eusébio e brindes da Guiné Equatorial.
Nuno R
Flavio, nem mais.
O mais "giro" é ver alguns afirmarem que isto é tudo limpo, a arbitragem não conta, joguem à bola, e depois gritarem assustados "olhó sistema, eles querem controlar a arbitragem e a disciplina".
O problema vai para lá do futebol, este é apenas um subsistema da sociedade. Aliás, nem é coicindência que alguns "cromos" estejam nesta caderneta e noutras, sempre ligados a esquemas e situações menos claras, tal como o presidente do Belem, o amigo do Engenheiro #44.
O Vitor Pereira é tão igual a uma chefia intermédia da FP, ou um desses tipos de cartão rosa/laranja que vai fazendo pela vida, coçando umas costas aqui e ali para manter a carreira em andamento.
Mas pronto, a malta já tem com que se divertir até Domingo, agora seguem-se os erros pro e contra do Marco Ferreira, vem o Capela, o Paixao, o Calheiros, o Calabote, e assim por diante.
Anónimo
Proximo Best-Seller em Portugal:
Eu, Marco
PSG
Nuno R
Quem irá promover esse?
Fazer book tours é sempre cansativo..
Vermelho
Isto é um pouco ridículo. Marco Ferreira já tinha dito algo do género por cá e deu agora entrevista em espanha apenas para se fazer ouvir. Curiosamente, o único árbitro que o fez, obviamente por ter descido de divisão. não estou a dizer que é mentira, mas em lado algum li que o Benfica fazia escolher árbitros, apenas me parece que ele está a criticar Vitor Pereira que, aparentemente, é seguidor do clube da luz. Será também de admirar que as arbitragens feitas por este senhor nos jogos do Benfica resultassem em erros "demasiado óbvios" sempre contra o Benfica? (Não é preciso pesquisar muito, Braga-Benfica fala por si).
Não acho merecida a sua despromoção mas acho completamente ridiculo o que ele está a fazer, falo como Benfiquista mas se tratasse do Porto ou Sporting teria a mesma opinião, pois em lado algum ele acusa o clube de fazer algo. (Pelo menos diretamente)
Posto isto, se há infração por parte do clube da Luz, mostrando algumas provas será o suficiente para realmente haver punição.
Por fim, e aquilo que acho mais relevante em tudo isto, é que é apenas uma situação que vem num "timming" perfeito para este árbitro, daí eu achar que tudo isto que foi dito (pela segunda vez) é apenas, e só apenas, por esta razão mencionada – timming.
Nuno R
O timing será propositado ou mera coincidência, conforme a opinião de cada um.
Haverá certamente quem ache isto tudo perfeitamente natural, que saiam notícias destas na véspera de um derby, como saíram outras em vésperas de jogos importantes para A ou B… coincidências da vida.
Do conteúdo, pouca coisa nova em relação ao que este árbitro (ex) dissera antes, com uma pequena excepção… a posição de Vitor Pereira.
Do que aqui se trata é de criar um cenário que seja, não diria favorável, mas simpático para um clube que apoia o Vitor Pereira. Como diria o outro, sejamos sérios… isto não é corrupção no sentido lato da palavra, e caso avancem para esse plano, nunca será provado, mas sim criar um clima que permita a sobrevivência política de um elemento, neste caso Vitor Pereira.
É bem sabido que o Benfica é o único apoio de peso que VP tem, e por isso tudo fará para mantê-lo. Do estigma de "amigo" dos encarnados também não escapa, e na verdade, bem fez por isso.
Há uns atrás, quando o Benfica se queixou veementemente da arbitragem (porque sim, o Benfica e os seus dirigentes também atacaram os árbitros), VP sentiu a necessidade de, mesmo contra os seus árbitros, vir dar palestras sobre determinados lances, quase que "justificando" as decisões semanais dos seus subordinados. Curiosamente ou não, nunca mais o fez… mesmo em situações em que esses esclarecimentos eram devidos, como em questões dúbias como a mão na bola vs bola na mão, ou quando há atrasos vs toque intencional, etc..
Para que fique claro, na minha opinião (subjectiva e não factual), isto não é corrupção nem é criminalmente punível. Mas sim, há um sistema montado, sustentado pelo amiguismo e troca de favores que infelizmente é apanágio da nossa sociedade, em todos os sectores. E VP é uma das cabeças do Polvo, como diria o Dias da Cunha. Infelizmente, como o passado nos ensina, não há vontade de cortar a cabeça ao polvo e começar do zero, mas sim a vontade de substituir um polvo por outro, ou ser o califa em vez do califa.
KG
Isto não é corrupção ? Persuadir arbritos para tomar decisões a favor de determinado clube, ameaçar juizes a ter um determinada linha de conduta que nada se revê com a imparcialidade que devia nortear a sua profissão, não é corrupçao ? A sua opinião "subjetiva" é que isto não é criminalmente punivel . Concerteza desconhece ou categoricamente ignora que os crimes criminalmente puniveis não tem grande margem de arbritariedade, são mesmo objetivos, claros e concretos caso contrário colocariam em causa todo o sistema penal e previsibilidade/ segurança juridica . Digo-lhe mais, acarretar ordens de um orgão superior que vão contra o codigo de conduta profissionalmente imposto e que põe em causa a integridade/seriedade do seu oficio envolvendo terceiros sendo o mesmo juiz de desporto, É corrupção !
Nuno R
Para ser corrupção tens de ter 2 actos ligados, o pedido e o favorecimento.
O VP não pedia nada, apenas que os árbitros tvessem cuidado e apitassem bem.
Depois tinhas de provar que tinha havido benefício, e que esse benefício tinha sido consequência do pedido…
Isto de unir os pontos é bonito, mas em tribunal valem provas, e mesmo essas…
JP
parabens Nuno pela referencia as celebres conferencias de Vitor Pereira. por aqui ve-se a falta de categoria de Vitor Pereira como dirigente
Evp
Depois das caixas com os vouchers dos jantares. Agora é esta noticia do Homem que arbitrou os jogos em que o Benfica perdeu, como resultado foi despromovido. Teve de ir dar uma entrevistas para espanha pois cá a CS não não publicava nada como é normal em casos que envolve o clube da luz. Ainda vêm falar do apito dourado… Não é só o Porto que está lá nas gravações também está lá o Vieira a escolher arbitros.
Ainda existe duvidas sobre o Manto Protector! Aos poucos quer queiram ou não o Bruno de Carvalho tem razão sobre estes esquemas que muitos tentam camuflar.
Peter´s
É uma vergonha para o nosso futebol, infelizmente existem demasiados interesses e deixou de ser desporto, é política, é dinheiro…
Rui Miguel Ribeiro
Este ressabiado vai viver até ao fim dos seus dias a atacar o Vítor Pereira e o Benfica. Devia era ter vergonha na cara de algumas arbitragens que fez!
Anónimo
É preciso ser muito fanático para dizer uma coisa dessas. A verdade está aí à porta e veio para ficar… Boa sorte, vão precisar.
João Teixeira Dias
Jose Vilela
Se falasse dos outros rivais ja nao era ressabiado era uma pessoa credivel.
Anónimo
Caiu na lama em toda a Europa, esse clubezinho de iniciais SLB.
Esta é a verdade.
Lopes Sousa
Rui Miguel Ribeiro
Olha, três amigos do Marco Ferreira! Estou mesmo com azar.
Rui Miguel Ribeiro
Você deve perceber de lama pelos vistos. E deve ser aborrecido detestar-se o maior clube português, que continuará a ser, chame-lhe o senhor o que lhe chamar.
Rui Miguel Ribeiro
* Fanático talvez seja você que desde que seja contra engole tudo.
* Seria ressabiado na mesma.
* Referir-se assim ao Benfica demonstra que é….pequenino.
Robert Gere da Reboleira
Espero que seja investigado, porque lembro-me bem dos jogos dele com o Benfica, no último Braga-Benfica então foi impecável. O Talisca leva com a chuteira na cara do Danilo e o árbitro mandou seguir… ajudar o Benfica… pois pois
KG
Para quem acompanhou a época passada com "olhos de ver",estas declarações não podem constituir nenhum tipo de novidade mas sim o clarear daquilo que na época se passou e provavalmente se continua a passar …
Acho curioso que o facto de haver uma manchete num jornal Espanhol acerca do nosso pais customa levar a consequente eco na imprensa Portuguesa mas o jornal abola decidiu ignorar o caso ao contrário dos outros meios de informação, talvez por a noticia não lhes interessar, talvez por ir contra os seus interesses, talvez pela parcialidade pelos caracteriza, infelizmente, nada de novo
Anónimo
Meus caros,
O que interessa é o futebol, este tipo de declarações só ganham relevo porque cada vez mais, a maioria dos adeptos, tem necessidade de tentar desculpabilizar a falta de resultados com factores exteriores.
Vamos parar de uma vez por todas com estas teorias do controlo dos meandros, dos apitos dourados e vamos dar realmente valor e relevo ao que é importante.
Vamos ligar realmente ao jogo jogado, ao apoio as nossas equipas e vamos parar com a culpa é de quem apita ou do relvado ou do que for.
São 11 contra 11, sempre será assim e só assim poderemos desfrutar do futebol realmente. Tenho saudades de ser criança e só ver a minha volta realmente a paixão pelo jogo.
Bernardo Costa
Anónimo
Desculpa meu caro se se luta por querer que aquele jogo lindo que todos nós amamos seja limpo.
É preciso denunciar todas estes sejam eles de quem forem, Benfica, Sporting, Porto ou o famoso Cucujães para que o futebol volte a ter o brilho que nós adeptos e futebolistas lhe damos.
João miguel
Anónimo
Caro João Miguel,
O brilho só se perde porque, insistentemente, queremos acreditar que o futebol, esta todo sujo.
Sejamos honestos e imparciais, o Benfica, Porto, Sporting, seja quem for, são só prejudicados ou beneficiados? Será tão descabido ligar a um arbitro a pedir para não cometer erros?
Eu olho para estas declarações, como um acto de desespero, porque passado tanto tempo de tudo acontecer, porque só agora fazer estas declarações?
Para que fique claro eu não sou apoiante de nenhum dos 3 grandes, vivo em Londres e apoio o Arsenal. Simplesmente acho que todo este alarido só acontece porque cada vez mais querem vender aos adeptos que só não ganham porque não os deixam ganhar.
Bernardo Costa
Anónimo
Se fosse adepto do benfica, estaria envergonhado do meu clube, pois é bom ganhar, mas só dignamente e merecidamente, o que não tem acontecido, que humilhação, os adeptos do benfica que nem nisto acreditam , devem viver noutro mundo, porque está à frente da vossa cara.
Frederico Lousada
Anónimo
Como adepto do benfica sinto-me humilhado, nunca pensei que fosse possível, nas tudo indica que é verdade,a confirmar-se tenho vergonha do clube que apoio, pois fui feito de fantoche, fomos todos, enquanto festejava golos, estava o presidente a ligar ao vitor pereira, a 'agradecer' pelas vitórias, RUA LFV,quero o benfica limpo, que vergonha, que humilhação, muito triste já me estragaram o sábado.
Filipe Sousa Alves
Robert Gere da Reboleira
deves pensar que as pessoas andam a dormir… adepto do Benfica… certo.
eu tenho na memória os jogos deste senhor, mas o mais certo é ele vir desmentir nos tribunais.
Zecarias
O homem acusa o Vítor Pereira, até força a sua opinião várias vezes que o Benfica poderá estar inocente, mas a carapuça parece servir a muitos.
Manuel
O gajo não inocenta o Benfica, há muita maneiras de acusar, ele não quer é ser processado. O fito é provar que o Benfica ganhou o campeonato do ano passado com ajuda do Vitor Pereira, que Porto e Sporting querem ver pelas costas. E que o Porto e adeptos continuam a afirmar foi oferecido ao Benfica com a ajuda do famoso colinho!
A carapuça serve a quem engendrou a tramóia iguais a outras semelhantes que já foram feitas.
VítorHugo
"Mais um frete do 'As' ao amigo basco. Já Marco Ferreira continua a perseguir fantasmas. A incompetência não se justifica, assume-se", escreveu Gabriel este sábado, na sua conta na rede social Twitter.
Anónimo
"As", o mesmo jornal que ainda no final da época passada fez o frete ao João Gabriel ao deixá-lo escrever um texto de opinião nesse mesmo jornal. Caso para dizer: pimenta no c* dos outros para mim é refresco. Esse João Gabriel realmente saiu cá um artista…
Rui Pedro
Manuel
Uma coisa é um artigo de opinião, outra completamente é uma "entrevista" plantada com intenções muito claras de atingir pessoas e instituições.
Sou de opinião que o Benfica e João Gabriel deviam fazer um comunicado a publicar no AS a denunciar esta personagem e a quem ele fez o frete.
Anónimo
Mas agora o João Gabriel deve também fazer um comunicado a par do Benfica, mas o homem é chamada ao barulho em que contexto? O João Gabriel confunde-se com a instituição Benfica?
Rui Pedro
Manuel
O João Gabriel é o Director de Comunicação do Benfica. Não sei se sabe o que isso significa e quais são as responsabilidades inerentes ao cargo. Provavelmente não!
hra
Não percebo porque é que se usa e a abusa da palavra escândalo para situações normais.
Estas chamadas estão dentro dos parâmetros legais considerados pela UEFA, uma vez que uma chamada deste género não deverá custar mais do que 0,20€ + IVA, muito longe do valor do limiar da corrupção.
Tiago
Muito bom!
Nuno R
Haja quem tenha humor…
Nuno R
Vou tentar explicar a alguns mais desatentos
Noticias ou entrevistas a falar mal do benfica sao plantadas e baseadas em mentiras de pessoas mal intencionadas.
A falar mal dos outros sao investigações credíveis com mero intuito informativo.
Kafka I
Então eu também te vou explicar que o mesmo é valido ao contrário, é que quando há noticias a falar mal do Sporting ou do Porto são tudo mentiras e pessoas mal intencionadas e quando é a falar mal do Benfica é tudo gente muito credivel
O mais engraçado de tudo é o MArco Ferreira agora ter passado a ser uma pessoa muito credivel, só mesmo quem é muito criança ou não esta por dentro do meio, é que desconhece todo o passado do MArco Ferreira e quem é que o pôs na 1ª divisão etc etc…
Mas pronto fica com a bicicleta
Anónimo
Estou ansioso para que me explique como Marco Ferreira chegou à primeira divisão. Certamente que me vai explicar também o mistério da eterna permanência do Bruno Paixão na 1.ª liga o Capela internacional e a fulgurante ascenção do Hugo Miguel passando por cima dos testes físicos.
Por outro lado não deixa de ser interessante criticar o Marco Ferreira pelo que diz, mas sim pela credibilidade deste. O chamado ataque ao Homem. Bem mais fácil que debater o que diz.
Rui Pedro
Manuel
Falar mal dos outros e descrição de factos são duas coisas totalmente diferentes. Mentir é!
Não se preocupem porque nunca irão branquear aquilo que passou por mais que tentem!
O Apito Dourado e tudo o mais que se sabe, porque o AD foi apenas um apêndice, o topo do iceberg, as coisas eram muito mas mesmo muito piores. São muitas as centenas de documentos e testemunhos durante muitos anos que existem a provar o que eu digo. E também sei onde encontrá-los!
A tramóia de hoje é mais uma na senda de outras que já são conhecidas e muitas outras que não são.
Nuno R
Quem o pôs terá sido o mesmo que pôs o Paixao? Ou que promoveu uns cromos para manter a quota.
Nao sei se enfiaste alguma carapuça, ou tomaste dores alheias.
A minha opinião sobre momento e conteúdo está aqui escrita, por isso lições de moral deixa-as para o padre, ou para o Manuel, tenha ele tempo.
Bicicleta nao quero, nao sei que fazer com ela.
Nuno R
Manuel, tens bom remédio
Pegas nessas centenas de documentos e levas à PGR.
Ou em alternativa crias um blog e publica-os.
Quanto a "mentir"… Quem és tu ou eu para afirmar que o homem mente ou diz a verdade? Tu la sabes se o que ele diz é verdade, mentira, ou meia verdade.
Escusas de responder, nao te quero tirar tempo, bem sei que tens muito que comentar.
Kafka I
Eu não vesti carapuça nenhuma, só te lembrei que o que tu disseste (de quando falam mal do Benfica é uma cabala e quando falam mal dos outros é tudo muito sério) é tão válido como o seu contrário (quando falam do Sporting e Porto também é tudo uma cabala e quando falam mal do Benfica é tudo gente muito séria)…
Rui Pedro
Eu não estou a criticar nem deixar de criticar, eu não tenho é 10 anos de idade e portanto sei bem quem é o MArco Ferreira e o seu passado, portanto só me dá vontade de rir…mas fica coma bicicleta que parece que o Nuno R não a quer..
Nuno R
Oh kafka, por vezes desiludes…
Lê alguns comentários, e tenta distinguir os profissionais dos amadores. Às vezes é preciso fazer bonecos…
Se ainda assim não chegaste lá… Mea culpa, tentarei não ser tão subliminar da próxima vez (estou a mentir, claro).
Desculpa não aceitar a bicicleta, mas se for um carrinho de rolamentos ou daqueles a pedais, aceito de bom grado. Tambem nao digo que nao a um voucher, desde que tenha bebida incluída (champanhe nao, que isso nao é coisa que acompanhe um bom bife)
Ricardo Miguel
Agora é uma bicicleta… Estão demasiado habituados a dar prendas!
Manuel
Nuno, toda essa informação já está publicada em blogues. É público, é fácil, é só procurar.
Leva é muito tempo a ler.
Zecarias
Alguma vez ele não desiludiu? A conversa é sempre a mesma.
Sandy Melo
O Benfica, no ano passado, fez quase 15 jogos em superioridade numérica. Isso diz tudo. Não podem falar do FCP em relação ao apito dourado porque o LFV também está envolvido nesse processo, inclusive tens escutas a escolher árbitros. Agora, prendas e pedidos de favorecimento do cargo mais alto da arbitragem em Portugal. SL
MosqueteiroSLB
Se fosse a ti estudava um bocado melhor as escutas do LFV. Mas pronto uma mentira cotnada muitas vezes não passa a ser verdade, por muito que os facciosos tentem.
MosqueteiroSLB
E já agora, em vez de falares do número das expulsões, fala se foram justas ou não. Vais ter uma surpresa.
Sandy Melo
https://m.youtube.com/watch?v=kgB1SNWwRCI
Carlos Costa
Chega de mandar areia para os olhos das pessoas. Já são casos a mais! Não pode ser tudo mentira. Esta direção do benfica é criminosa e tem de ser responsável pelos actos que comete
Alexis
Que coincidencia!!! Alias tantas coincidencias numa só!
1- o "homem" fala com os jornalidtas amigos do Lopetegui
2- fala o arbitro com a pior classificação de sempre para um internacional
3- fala do jogo do Braga (nem preciso lembrar o que se passou) e do do Rio Ave (mais uma "boa" actuação) que inclusivé o Benfica perdeu (como que a sustentar que quando o Benfica perde, arruma-se com o arbitro)
3- "não ataca" o Benfica… mas fa-lo a 2 dias do derby!
4- ataca o Vitor Pereira… coincidencia ou não o que ele quer é promover o triangulo da liderança afecta a um so clube: Proença na liga (e todos sabem quem o pôs lá) Fernando Gomes na Federação (todos sabem o seu passado ligado a um determinado clube) e agora venha um da conveniencia desse mesmo clube para liderar a arbitragem!
Tudo isto na semana em que determinado presidente veio para a imprensa dizer algo como "se nos oferecessemos jantates, estavamos mortos" – esquecendo-se que o que eles ofereciam era fruta e cafe com leite!!! Que moral! "Ai se fosse connosco!" Se fosse convosco? Quando foi convosco nada aconteceu!!! Nada… subtrairam pontos que em nada alterou, castigou-se o presidente quando estavamos de ferias!!!
Coincidencias estas pressoes directas e indirectas ao Benfica de ha duas semanas para cá (desde que o proximo jogo do Benfica seria o Derby e depois da vitoria.. em Espanha!)
De facto muitas coincidências…
Rui Miguel Ribeiro
Pois é Alexis, e eu também não acredito em coincidências destas…..
Alexis
Pois Rui… mas quanto a mim, não há coincidencias… adoro é a postura de anjo do Lopetegui…
Incrível como o arbitro dá esta entrevista mas apenas e só ao AS… de facto uma das justificações para a contratação do Lopetegui era a rede de contactos e conhecimentos deste… ja sabemos quais…
Nuno R
– o timing é suspeito
– a entrevista é planeada/encomendada
– todos os clubes o fazem, TODOS têm centrais de propaganda e agências de comunicação a fazer este tipo de serviços
– o conteúdo terá verdades, mentiras, e 50-50
– o conteúdo deve gerar investigação, dê em processos ou arquivamentos
– VP está agarrado ao tacho, é público que não tem os árbitros com ele
– VP tem de responder, e nao fazer-se de morto (e colocar "processos" não chega, uma acusação pública merece resposta igual)
Até Domingo
Anónimo
é só timings e coincidências. Parem constantemente de desviar a conversa! Tanto isto como as refeições e outras coisas não acontecem por acaso nem de "boa vontade". Isto são interesses. Parem de fugir. As pessoas responsáveis têm de ser punidos e acabou. Em 2010 o FC Porto perdeu 6 pontos devido a "refeiçoes". Se fosse no FC Porto tudo seria diferente e a justiça já teria atuado. Mas isto trata-se de um clube imune..ou "imundo" como dizia um ex-treinador.. enfim. Justiça Portuguesa
Danilo Fernandes
Sérgio
Faz sentido então que o Benfica não quisesse o sorteio de árbitros e preferisse depender de Vitor Pereira…
Rodrigo Aleixo
E pumba…só mais uma prova do poder de um certo clube em Portugal, isto como é óbvio vai ser abafado cá em Portugal, e a única coisa falada vai ser que o VP processou um arbitro. Tal como aqueles famosos SMS que o Record publicou…alguém se lembra?
Pois..apareceram na capa de um dia(um tema que põe em causa também a veracidade do nosso futebol) e no dia a seguir nada se falou e o tema foi esquecido.
Óbvio que hoje já se coloca o timing disto, pena que os mesmos que falem em timing hoje, foram os mesmos que quando apareceu o processo do "1 euro por apoiante" o timing não se colocava pois o Benfica obviamente iria ter os seus motivos para tal.
Enfim , isto é escandaloso, o VP é um cancro no nosso futebol e só lá está devido a um único clube, Benfica.É como ele diz, tem que satisfazer bem o Benfica senão acaba o tacho.Mas não acredito nada que isto seja investigado, visto que a rede que hoje o Benfica tem na CS social e entidades o mais provável é que o arbitro seja processado e nem se investigue, isto é como a FIFA, teve de ser o FBI a investigar, porque cá na Europa todos preferiram estar calados. E como o caso da Wolfswagen que na UE sabia-se que havia suspeitas mas preferiu-se não fazer nada.
Por fim, aqueles que ficaram tão indignados pelo Vilafranquense não ter recebido a parte do Sporting, afirmando que é isto que "estraga o futebol português" gostava de saber o que é isto para o futebol português.
ps:Um aparte deste assunto é que o presidente do Cucujaes foi a Alvalade a convite de BdC e o Sporting vai inaugurar uma das suas infraestruturas, coisas de um presidente que só olha para o seu umbigo.