Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espetáculo! Portugal conquista Liga das Nações; Nuno Mendes deu show (secou Yamal e brilhou no ataque); Ronaldo também marcou; Diogo Costa fez a diferença nos pênaltis; Leão intimidou a Espanha

3.º título para a Equipa das Quinas em 10 anos e mais uma bonita página escrita na Era Dourada do futebol português. Nunca Portugal teve tanto talento ao dispor, inclusive tem vários dos melhores do Mundo em cada setor, e mesmo perante uma seleção espanhola que vinha sendo vista quase como um bicho-papão, não se amedrontou e consegue mais uma vez chegar à glória. A questão que se coloca agora é se faz sentido continuar com o discurso de underdog ou assumir finalmente a candidatura ao título Mundial. Nuno Mendes fez mais uma exibição incrível (decisivo no ataque e na defesa, secando completamente Yamal) e foi claramente o jogador mais determinante de Portugal nesta final-four e, numa fase em que se tem associado o nome de Vitinha à Bola de Ouro, o lateral mostrou que tem argumentos tão bons ou melhores para entrar na luta. Também Diogo Costa fica fortemente ligado a este título, fazendo outra vez a diferença nos penáltis, depois de também ter sido importante frente à Alemanha, enquanto Ronaldo aumenta a sua Lenda com mais um golo e mais um título. Bruno Fernandes e Leão também tiveram impacto, mas principalmente há que destacar a resiliência e sentido de compromisso da seleção portuguesa (recuperou de dois jogos em que começou a perder) e nisso também tem mérito Roberto Martínez, apesar das escolhas duvidosas (à imagem de Fernando Santos, ficará na História pelo troféu, mas poucos o lembrarão como o obreiro). Já La Roja, que era a detentora do troféu, teve uma exibição globalmente melhor que a portuguesa, ficando a lamentar o desacerto em ambas as áreas (poucas finalizações para a quantidade de ataques e muita passividade defensiva). Oyarzabal e Zubimendi voltaram a provar que são underrated, Pedri assistiu e voltou a estar ao seu nível (a equipa caiu muito com a sua saída), mas Mingueza foi uma debilidade e Yamal ou Nico Williams (um remate perigoso a abrir e pouco mais) não apareceram.

Portugal 2-2 Espanha (Nuno Mendes 26′ e Ronaldo 61′; Zubimendi 21′ e Oyarzabal 45′)

Portugal conquistou a Liga das Nações pela 2.ª vez ao bater a Espanha nas grandes penalidades. Os espanhóis estiveram a vencer por duas vezes, com tentos de Zubimendi e Oyarzabal, mas Nuno Mendes voltou a estar em grande e foi decisivo para a Equipa das Quinas ao fazer o 1-1 e realizar uma grande jogada que originou o 2-2 de Ronaldo. O jogo decorreu assim para penáltis, onde Diogo Costa voltou a fazer a diferença ao parar o remate de Morata e deu o troféu a Portugal.

XI Portugal: Diogo Costa; João Neves, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; Vitinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes; Francisco Conceição, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo.
XI Espanha: Unai Simón; Mingueza, Le Normand, Huijsen, Cucurella; Zubimendi, Pedri, Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Nico Williams, Oyarzabal.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

105 Comentários

  • Nunop
    Posted Junho 8, 2025 at 9:49 pm

    Sem palavras para a exibição do Nuno Mendes. Inacreditável a influência que consegue ter no jogo a partir da posição de lateral. Não me lembro disto desde o Marcelo/Dani Alves.

  • beterrabapragmatica
    Posted Junho 8, 2025 at 9:51 pm

    Foi um belo Nuno Mendes vs Espanha. Novamente um tronco a fazer 180 minutos, um líder que nem tem estofo para ver os penaltys e que obviamente chora que nem um bebé como se tivesse ganho a Champions. Jogo agridoce para Portugal, ganha um troféu e garante mais um mundial a pastar. Para o ano há mais choradeira e textos do Chagas Freitas sobre Deuses dos abdominais.

    • Honestly
      Posted Junho 8, 2025 at 10:12 pm

      Acho que o Bernardo não fez assim tanto tempo… Não é preciso exagerar

      • beterrabapragmatica
        Posted Junho 8, 2025 at 10:28 pm

        O Bernardo curiosamente saiu quando estava a jogar melhor. Mas teve uma época fraca, e está num mau momento. O titular ali, para qualquer pessoa com um QI acima de um jumento, seria o João Neves, em vez de andar perdido a lateral direito. Mas o que se pode fazer…

    • Chuck23
      Posted Junho 8, 2025 at 11:38 pm

      A máquina do Ramos fez uma meia hora incrível. Nem o vi…
      Podia ter sido eu que fazia melhor ou igual…

      • beterrabapragmatica
        Posted Junho 9, 2025 at 8:06 am

        Ahahah percebes tanto disto como de moda contemporânea, e cheira-me que não és estilista.

  • Jasomp
    Posted Junho 8, 2025 at 9:52 pm

    Que coisa linda! Logo contra os espanhóis, que foram levados ao colo o jogo todo! A começar nos golos ilegais que marcaram .

    Duelo Nuno Mendes – Yamal foi muito falado. Ganhou Nuno Mendes. E de goleada. Melhor lateral do mundo e melhor que qualquer jogador espanhol em campo.

    Vitinha – Pedro. Ganhou Vitinha. Pedri esteve discreto. Até o Isco a entrar fez melhor.

    Rafael Leão entrou e deixou os espanhóis em pânico. Gostei de ver isso.

    Das melhores vitórias de sempre. E continuo a ter a ideia, que ninguém me tira, que o nível médio de talento da seleção portuguesa é superior ao espanhol. Mas este coletivo espanhol ganha a Portugal na consistência coletiva.

    Campeões!!!

  • Art Vandelay
    Posted Junho 8, 2025 at 9:52 pm

    Tal como eu ontem avisei, Portugal tem melhor equipa que a Espanha e hoje mais uma vez isso ficou demonstrado, então quando passaram a jogar com 11 jogadores no o prolongamento essa superioridade ainda foi mais evidente… Já os iluminados do Filipe19 e do Márcio Ricardo (aka Luke Skype walker) hoje vão inventar uma desculpa qualquer para o disparate que disseram ontem

    • Jasomp
      Posted Junho 8, 2025 at 10:05 pm

      Portugal tem melhores individualidades a nível de talento mas a Espanha tem uma força coletiva superior. Acho que é isto.

      • Art Vandelay
        Posted Junho 8, 2025 at 10:25 pm

        A qualidade colectiva não conta para analisar a valia per si de uma equipa, porque a qualidade colectiva depende do treinador e muitas vezes o mesmo treinador basta mudar o sistema e essa qualidade varia, basta ver o PSG que o ano passado colectivamente era fraco e este ano já era forte e o treinador até era o mesmo
        **
        A análise sobre qual é a melhor equipa incide sobre o seu respectivo 11 titular, depois haverá treinadores que sabem exponenciar melhor ou pior o colectivo que têm a dispor, mas a análise da valia incide sempre na valia individual dos jogadores

      • Art Vandelay
        Posted Junho 8, 2025 at 10:26 pm

        E nisso a Espanha não tem a menor chance com Portugal, como hoje mais uma vez se viu, o 11 de Portugal é muito melhor que o da Espanha e até deu para Portugal jogar com 10 jogadores durante os primeiros 90 minutos

        • Martines
          Posted Junho 9, 2025 at 11:00 am

          Com 10 ? Fogo é verdade que o Bernardo pouco acrescenta mas tb não há necessidade de dizer que é menos 1

        • Reverendo
          Posted Junho 9, 2025 at 6:39 pm

          Eu ia jurar que o Ramos jogou 35 minutos. Quase uma parte. Dele só me lembro da substituição de entrada em campo para a saída daquele que, mais uma vez, estava lá, leu o lance, ganhou a posição, e a meteu lá dentro, exactamente como um 9 deve fazer, para que tenhas tido a oportunidade de ao menos ir a prolongamento. Mas, já sabemos o que a casa gasta. Agora começa a narrativa do Mundial. Ninguém te leva a sério.

      • beterrabapragmatica
        Posted Junho 8, 2025 at 10:30 pm

        Concordo a 100%. Espanha é muito mais equipa. Vamos sobrevivendo de individualidades nós. A sorte é que as nossa individualidades são mesmo MUITO boas. E será uma pena se esta geração acabar por não vencer um troféu importante. Merecem.

    • Luke Skywalker
      Posted Junho 8, 2025 at 11:06 pm

      Vai festejar, caríssimo. Ninguém quer saber disso. Nota: não aprendes e continuas a achar que sou outra pessoa, quando já me viste várias vezes a dizer muito bem do Messi e para mim é um dos melhores de sempre. Mas agora o Messi não é tema, mas sim Portugal (e o CR7 também, se quiseres), portanto, é seguir em frente. Bons festejos e um bem haja.

      • BusInTown
        Posted Junho 9, 2025 at 6:07 pm

        Festejar? Mas a Argentina ganhou algum título?
        Ele só festeja vitórias dos outros países frente a Portugal ou da Argentina.

    • AndreChaves9
      Posted Junho 9, 2025 at 6:33 am

      Não tem nem individual nem coletivamente. E daqui a um ano vai estar ainda mais longe de o ter.

    • ACT7
      Posted Junho 9, 2025 at 9:27 am

      Kafka o Avisador e eu a pensar que era Kafka o tradutor.
      Portugal tem uma seleção top e toda gente sabe disso, super completa em todos os setores do campo e ainda conta com 6 ou 7 substitutos tão bons como os que jogam.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 8, 2025 at 9:54 pm

    Como eu ontem avisei, Portugal é um dos 3 principais candidatos ao titulo Mundial, a par da França e da Inglaterra… São as 2 únicas seleções que têm nível individual similar a Portugal

    • El Bandido
      Posted Junho 9, 2025 at 12:07 am

      Começa a campanha para o mundial!!! Já em 2022, em que o Brasil e a Argentina eram (largamente) favoritas para as casas de apostas do MUNDO TODO. Este senhor teve a proeza de fazer da Argentina um conto de fadas ao nível do Leicester… Uma equipa que levava um número record de jogos sem perder na altura em que o mundial começou…

      Já agora, para quem tem curiosidade, Os favoritos para 2026 são:

      Espanha, França e Brasil no 1o lugar

      Inglaterra

      Argentina

      Só depois vêm Alemanha e Portugal empatados… Ou seja, para as casas de apostas, Portugal nem sequer é top 5 de seleções favoritas a ganhar o Mundial 2026, por isso sugiro que o senhor Kafka aposte largo em Portugal, já que por outro ponto de vista, se Portugal ganhar e ele ficar triste, pelo menos ganha dinheiro.

  • Kacal
    Posted Junho 8, 2025 at 9:55 pm

    Para já o que tenho a dizer é PORTUGAL ALLEZ ALLEZ VAMOSSSSSS!!!! Celebremos todos juntos e desfrutamos porque esta Selecção tem qualidade para isto a Espanha é muito boa mas não podemos menosprezar uma Selecção como a nossa e nós temos que olhar qualquer um nos olhos e acreditar. Que Roberto Martínez deixe de inventar com João Neves a lateral direito e meta ele ao lado do Vitinha no meio-campo de resto entrada em falso mas respondemos sempre à altura e na 2a parte e 1a parte prolongamento fomos melhores e merecíamos até vencer antes dos 90 mas veio nos penaltis gigante Diogo Costa orgulho de ti Dragão! Desta vez caiu para nós também merecemos! E CR7 a sofrer e a chorar com 40 anos quando já ganhou tudo mostra que podem chamar-lhe tudo mas não há ninguém com mais fome que ele! Yamal és craque e vais marcar uma geração mas tem lá calma que não se ganha sempre. Está é nossa!! FORÇA PORTUGAL!! Levanra a taça que também é tua Ronaldo boraaaa

  • Mantorras
    Posted Junho 8, 2025 at 9:55 pm

    Primeira parte fraquinha, muitos jogadores abaixo do que devem (Bernardo, Bruno, Inacio, Chico, Neto, Ronaldo, ate o Diogo e o Neves). Depois quando se esperava que saisse Bernardo e um dos extremos, indo o Neves para o meio, veio outro Neves para o meio. Nao sei porque nao saiu o Neto mais cedo…
    —-
    Valeu que o Nuno Mendes decidiu jogar por 4, e alem de segurar o Lamine, ainda conseguiu ser uma mota e ir la a frente fazer estragos. Jogo absolutamente memoravel do Nuno, mais um, mas este fica mais na retina, porque secar o Yamal é retirar o melhor jogador da Espanha do jogo, e fazer isto numa final. Sem palavras. Merece tudo o miudo. Foi sair a jogar, foi estar pressionado e sair em drible, foi arrancadas fenomenais, foi um golaco, foi mais 4 ou 5 jogadas de craque, tem la pelo menos mais 3 cruzamentos de golo, e ainda salva la atras 2 lances de muito perigo. No fim, vai bater o penalty e parecia o Zidane contra Portugal. Bilhete no sete. Acho, muito sinceramente, que merecia um perfect 10 neste jogo.

    • bruno2000
      Posted Junho 9, 2025 at 7:35 am

      Acho que já podemos dizer que Inácio beneficia do contexto em Portugal (Sporting e defesa 3).
      Que diferença entre ele e o Renato Veiga…

      • Mantorras
        Posted Junho 9, 2025 at 10:45 am

        Ontem teve um mau jogo, pediram-lhe para acompanhar o Oyarzabal, e esse tipo de coisas é onde o Inacio mais tem dificuldades, claro, principalmente em dupla. A 3 ainda da para ir ate ao meio campo e alguem cobrir o seu espaco sem comprometer totalmente a largura, em dupla o buraco nao vai a lado nenhum. É preciso ir e voltar, ser rapido a reagir e a recompor, porque esses movimentos foram precisamente para poder jogar entre linhas, ou no caso do central acompanhar, aproveitar o espaco que fica… e nao é a toa que faziam isso do lado do Yamal…
        O Inacio nao é um jogador rapido nem muito agil, demora um pouco mais que o ideal a recompor e quando recompoe demora um pouco a ler a jogada novamente, parece que fica meio perdido durante uns segundos (ou foi a sensacao que me deu). O que é normal, ele esta mais habituado a ver sempre o jogo de frente, nao a fazer piscinas. Mesmo em posso, esta habituado a ter um pouco mais de tempo e espaco para pensar, e faz menos a diferenca na saida na seleccao, mas tudo isto é mais ou menos normal/esperado. O pessoal que nega o contexto e a diferenca que isso faz esta mais interessado em defender cores de clubes do que discutir futebol, mas logo a seguir vao dizer que no futebol de elite os detalhes fazem a diferenca, como se o contexto onde quase sempre jogaste nao fosse um pormaior.

        • bruno2000
          Posted Junho 9, 2025 at 3:57 pm

          Em suma, o Inácio não é melhor que o Renato Veiga nem que o Tomás Araújo. Tem sobrevivido com a questão de ter um ótimo pé esquerdo.

        • _Mushy_
          Posted Junho 9, 2025 at 4:19 pm

          Viste o jogo com Alemanha e o jogo de R.Dias e o Inácio?? foram praticamente perfeitos.
          Sabes qual foi a diferença?!?
          Ter havido um Ruben Neves no meio campo a pressionar e a cobrir os espaços e a cortar linhas, coisa que o Bernardo tenta mas não é eficaz.
          Algo que se viu novamente na 2ª parte com a Espanha e que acalmou a defesa que andava aos papeis até ele entrar

          • Mantorras
            Posted Junho 11, 2025 at 7:58 am

            Nao concordo. Eu explico qual foi a diferenca que vi neste jogo.
            O Inacio, se tiver que sair e ir acompanhar ate ao meio campo… tem dificuldades.
            Posso entender que se calhar “um jogo nao sao jogos”, mas foi o que vi.
            Para ficar claro, o lugar ao lado do Ruben, para mim, é dele.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 9, 2025 at 9:04 pm

        Em que medida é que jogar no Sporting e numa defesa a 3 beneficia o Inácio?
        .
        Voltamos ao mesmo depois de anos a fio? Ninguém tem coragem de criticar o Inácio pelo jogador que é? É um central jeitoso em determinados contextos mas muito limitado para este nível. Não tem nada a a ver com jogar num clube qualquer ou numa defesa a 3 ou a 7.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 8, 2025 at 9:56 pm

    O Mendes hoje demonstrou mais uma vez que é o melhor lateral esquerdo do Mundo, foi o melhor jogador hoje e desta fase final

    • Acnology
      Posted Junho 8, 2025 at 9:59 pm

      Melhor lateral da história do futebol português! Nunca tivemos um lateral tão completo em todos os momentos do jogo

  • Luke
    Posted Junho 8, 2025 at 10:00 pm

    O Nuno Mendes é subvalorizado. A malta vem para aqui dizer que ele é o melhor lateral esquerdo do mundo como se isso fosse sequer discutível… quando ele para mim este ano devia disputar a Bola de Ouro. Ligue 1, Champions, Liga das Nações… e sempre a ser MVP nos momentos fulcrais.

    • disturbed17
      Posted Junho 8, 2025 at 10:14 pm

      Pensei nisso o jogo todo, se os defesas não fossem também eles subvalorizados, seria claramente um dos favoritos ao prêmio.

    • Fute123
      Posted Junho 9, 2025 at 5:20 pm

      ahahahahah a época do Dembele foi melhoe do que N.Mendes…enfim e tirar as palas

  • Rosa Melano
    Posted Junho 8, 2025 at 10:00 pm

    Bola de ouro para Nuno Mendes já! O que joga este senhor!

  • Tiago Silva
    Posted Junho 8, 2025 at 10:16 pm

    Campeões!!! Não foi perfeito, mas conseguimos aguentar esta fortíssima Espanha e tivemos alguns momentos por cima! Isto é o trabalho de um forte investimento no jogador português, temos criado muito talento e temos a melhor equipa de sempre. Esperemos que isto seja alavancado para mais conquistas e quem sabe de um Mundial!
    *
    Só quero acrescentar: Nuno Mendes, o claro MVP! Melhor lateral esquerdo da atualidade com avanço e vamos ver se não aparecerá como candidato à Bola de Ouro! Acho que o merece pelo que fez nesta temporada! Secou o Salah, secou o Saka, hoje secou o Yamal! Sempre dos jogadores mais fiáveis defensivamente em todos os jogos que está. E ofensivamente é incrível a forma como aparece no ataque, a sua capacidade de correr metros com bola, o seu pulmão gigante e capacidade de aceleração, joga facilmente com o pé direito e tem capacidade de desequilíbrio quer pelo passe como pelo drible (hoje foi o jogador com mais dribles!). Fico a torcer por ele ou pelo Vitinha para vencer a Bola de Ouro! Nota também para o jogo do Ruben Dias, imperial em todas as suas ações e ainda liderou a defesa com muita categoria!

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 8, 2025 at 10:25 pm

    Nuno Mendes…depois devolve o Yamal ao Barcelona e não te esqueças dele no bolso…

    Que jogo absolutamente demolidor de Nuno Mendes.

    Ganhar é bom, mas ganhar à Espanha é ainda melhor.

    Apesar de alguns erros de casting que podiam ter deitado tudo a perder, Martinez voltou a corrigir, em boa hora e a atitude dos jogadores fez o resto.

    O único português que não ganhou (completamente) hoje foi Pedro Proença que lá terá que fazer umas ligações a alguns treinadores desempregados a dizer que afinal não vai dar…

    Nota curiosa:

    O novo equipamento de Portugal já nos rendeu dois títulos depois dos S17 agora a Seleção Principal. É continuar a boa maré.

  • LittleMozart
    Posted Junho 8, 2025 at 10:32 pm

    Só vi a partida a espaços mas achei um encontro pobre de ambas as partes, na realidade jogou-se ao nível que esta competição merece. O evento desportivo do dia foi claramente a final masculina de Roland Garros.

    O Nuno Mendes é o tipo de jogador que consegue carregar sozinho uma equipa às costas, o que é impressionante tendo em conta que se trata de um lateral. E só tem 22 anos. Como ele não houve muitos na história do futebol.

    Já não há palavras para descrever Cristiano Ronaldo… é um fartote de rir dentro e fora de campo, mas quando toca na bola lembra-me um pouco o saudoso Emile Heskey e aí escorre-me uma lágrima porque esses eram bons tempos. Talvez esteja a ser injusto com o Heskey.

    Que venha o Mundial de Clubes.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Junho 8, 2025 at 11:37 pm

      Partida pobre? Com emoção até ao final? Que tipo de jogo gostas já agora?

      • LittleMozart
        Posted Junho 9, 2025 at 10:39 am

        Em termos de futebol jogado considero que foi pobre. Muito pausado e com poucas “grandes oportunidades” de golo (segundo o Sofascore foram cinco), mas sou suspeito porque vibrei imenso com o ténis antes, onde tivemos mesmo de tudo, não apenas emoção até ao fim.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Junho 9, 2025 at 1:28 pm

          Ok, com o desgaste do final de época as vezes é dificil, mas foi um jogo com golos 2-2 e emoção até ao final.

    • NCM
      Posted Junho 9, 2025 at 9:12 am

      Capacidade de análise brilhante. Não deixes o twu emprego. Não quero que passes fome. Cumprimentos.

      • LittleMozart
        Posted Junho 9, 2025 at 1:28 pm

        Bem, para quem num comentário acima diz que vem para o blog com o objectivo de trocar ideias minimamente interessantes, devo reconhecer que essa tua resposta foi um enorme contributo para este espaço. Cumprimentos.

  • Artur Trindade
    Posted Junho 8, 2025 at 10:34 pm

    Vitória agridoce para alguns que juraram ser impossível isto acontecer com Cristiano Ronaldo em campo.
    As 3 taças que vencemos foram levantadas pelo melhor jogador europeu de sempre, maior jogador de sempre aos 40 anos, com a difícil tarefa de fazer estas aparições contra as melhores equipas mundiais, vindo do natural entorpecer da liga onde joga ultimamente. Marcou um golo que não foi de encostar, e esteve à altura desta competição com 2 golos nos jogos decisivos.

    Orgulho em Nuno Mendes, ou quando um lateral esquerdo não pode ser candidato a BO, sendo o único dos 3 do PSG que tem nível mundial, é obviamente alheio ao contexto coletivo PSG, ao tiki-taka de Luiz Enrique herdou do Barça de Cruyff, tal como Guardiola.
    Nuno Mendes joga em França, mas seria perfeito em qualquer outra liga, Vitinha nota-se que precisa desse contexto, baixa muito quando o espeço aumenta, precisa de provar que pode render noutras ligas/contextos, e Neves pode vir a ser esse jogador global, apenas o tempo o dirá (até pela idade).
    Dizer que Nuno Mendes é o melhor lateral do mundo é muito redutor, é insuperável a defender (Yamal andou o tempo todo a fugir dele) mas é o dínamo do ataque, aquilo que Rafael Leão não consegue ser nesta equipa.

  • Luke Skywalker
    Posted Junho 8, 2025 at 11:01 pm

    Está feito! Fortíssimos. Mais um título. Esta geração merece muito isto. Concordo plenamente com o VM sobre o Nuno Mendes…acho que tem tantos ou mais argumentos do que o Vitinha para “lutar” pela Bola de Ouro deste ano. Por fim, sai mais um troféu internacional para o CR7 (desejo um bom descanso e uma boa semana aos tugas daqui que provavelmente não ficaram lá muito contentes com isto, porque não deverá ser fácil, acredito) e logo com um golo. Já fez o primeiro golo numa final por Portugal e foi importante neste jogo. Menos um “argumento” para alguns. Siga.

    • beterrabapragmatica
      Posted Junho 9, 2025 at 8:01 am

      Para quem viu o jogo com pelo menos um olho aberto foi mais uma exibição ao seu nível recente, ou seja, uma nulidade. Os “argumentos” aplicam-se na perfeição. Tal como os de ser o pior líder que existe escondendo-se e chorando numa competição secundária, mas hey… cada um agarra-se ao que pode.

      • NCM
        Posted Junho 9, 2025 at 9:22 am

        Agora chorar é também razão de crítica ou ficar nervoso e preferir não ver os penalties. Quando odiamos perdemos qualquer racionalidade e equilíbrio e fazemos figuras bem tristes. Acho que a exibição foi fraca (não deve fazer 2 jogos completos em 4 dias contra seleções de topo, como é óbvio) mas no golo foi oportuno e atacou o espaço como um jogador de área (que numca foi) deve fazer. Nesse momento esteve bem e é isso que ele ainda pode dar à seleção.

        • beterrabapragmatica
          Posted Junho 9, 2025 at 2:05 pm

          Pode chorar à vontade. Mas há que haver coerência. Ou bem temos um jogador emotivo e que vive o jogo. Ou bem temos um líder que aparece nos momentos importantes. Não podes ter um jogador emotivo, que ao mesmo tempo aparece nos jogos importantes e não sente a pressão, mas chora quando a equipa precisa dele e ainda lidera, mas enquanto está escondido nas costas do colega. Dá para entender a confusão de argumentos que aqui vai? Quase tão absurdo como alguém que é super competitivo e só pensa em ganhar e depois nas entrevistas fala de bolas de ouro, “I score more goals” e coisas do género. Que por si só é quase tão absurdo como quem diz que um tipo de 40 anos que não ganhava nada coletivamente há mais de 5 anos e joga no clube mais rico da Arábia é o melhor que temos, finalizando com “jogava quem então, um gajo da equipa que ganhou a Champions queres ver?”.

          • bruno2000
            Posted Junho 9, 2025 at 3:55 pm

            Joga no clube mais rico da Arábia. Assim se vê o ódio e o parco conhecimento futebolístico.

          • Miguel Lopes
            Posted Junho 9, 2025 at 10:02 pm

            Existe um treinador que também não quer ver penaltis, imagina quem é….
            Não sabes… É um tipo que não percebe nada de futebol e até é Espanhol, por acaso, as piores qualidades do mundo.

  • Jasomp
    Posted Junho 8, 2025 at 11:36 pm

    E dizer também que o Cucurella é um Esgaio espanhol. Que coisinha limitada.

  • Veridis Quo
    Posted Junho 9, 2025 at 1:42 am

    Talvez se comece a perceber a real dimensão do que é o Nuno Mendes, como venho realçando. É um fenómeno. É o melhor lateral português de sempre e só pelo que fez até aos 22 anos, tal o nível monstruoso em todos os capítulos de jogo, podia acabar hoje a carreira que já não ia ter assim tantos laterais à frente dele a nível mundial.
    Há muito poucos na história, que eu tenha visto, que conjuguem tanto atributo a um nível de topo como ele.

    • Aboubakar93
      Posted Junho 9, 2025 at 7:37 am

      Sim se pensarmos que só tem 22 anos, é surreal.

    • Jeco Baleiro
      Posted Junho 9, 2025 at 11:18 am

      A discussão sobre se é ou não o melhor lateral português de sempre já nem devia existir. É destacadamente e sem rival. O seu tecto neste momento é ser comparado aos melhores da história, Facchetti, Maldini e Roberto Carlos. Mantendo este nível mais uns anos é à mesa destes que se vai sentar. Um monstro.

  • Knox_oTal
    Posted Junho 9, 2025 at 5:22 am

    Muito bom! Conquista à portuguesa, muito sofrimento, muita crença e superação! Individualidades de alto nível e uma capacidade de reacção assinalável, apesar dos erros de casting que o seleccionador insiste em cometer. Ganhámos esta Liga das Nações apesar do Roberto Martinez, tal é a qualidade deste grupo!!!
    .
    Nas tais individualidades, destacar Vitinha claro, não sabe jogar mal e dá uma fluidez de jogo incrível, Bruno Fernandes pela liderança e resiliência, Rúben Dias pela exibição imperial de um dos melhores do Mundo na sua posição, de Diogo Costa por dizer presente quando precisamos dele, e “last but least”, grande destaque a Nuno Mendes, um tratado a todos os níveis, sabe literalmente fazer tudo e bem. Porventura a melhor exibição que já vi um lateral fazer com a camisola das Quinas, Miguel teve uma fase em que era determinante também mas este miúdo carregou a equipa nesta final four… quanto a mim top-5 mundial na época, pelo menos!
    .
    Quanto a Martinez, teve sorte de ainda ter ido a tempo, mais uma vez, para emendar a mão. Boas entradas de Semedo e, mais tarde, de Leão (apesar de errático na definição, pôs em sentido os espanhóis).
    .
    No que toca aos tugas sauditas, muito obrigado pelo penalti decisivo ao Rúben Neves (e uma entrada cinzenta em jogo) mas se for para continuar nas Arábias que dê lugar a outro, não faz sentido ser convocado neste momento. Quanto ao Cristiano, uma Lenda incrível na selecção, obrigado por levantares um terceiro caneco, obrigado por mais um golo, de encostar certo, mas estavas lá (depois de mais uma exibição cinzenta) mas haja bom senso, sai pela porta grande de medalha ao peito e deixa brilhar estes miúdos!!!
    .
    Um caneco para a Tuga, e que bem soube este contra os supostos supra sumos espanhóis (o Pedri joga muito, Zubimendi e Oyarzabal muito underrrated, Yamal not impressed mas vai ser uma lenda). Parabéns à equipa, gozem muito merecem!!!
    .
    E um onze com Costa; Semedo (ou um Tiago Santos relançado), Dias (C), Inácio, Mendes; João Neves, Vitinha e Bruno Fernandes (adoro o Bernardo mas não pode ser titular neste momento); Trincão (com o descanso merecido), Ramos e Leão, podemos efectivamente sonhar com o Mundial! Não inventes Martinez!!!
    .
    Saudações desportivas, #tugapower

    • beterrabapragmatica
      Posted Junho 9, 2025 at 7:58 am

      Já teve várias oportunidades para sair pela porta grande mas está habituado a fazê-lo de outra maneira e… you can’t teach an old dog new tricks. Vai continuar a arrastar-se até jogar com o filho.

    • NCM
      Posted Junho 9, 2025 at 8:42 am

      O Leão não tem a constância nem o rendimento para ser titular numa seleção candidata ao Mundial. É um jogador importante para entrar em determinados contextos mas é um jogador sem compromisso defensivo e que “desliga” muitas vezes durante o jogo. Ontem esticou o jogo e colocou a defensiva espanhola em dificuldades mas falta-lhe o killer instint para fazer folos nesses momentos e matar o jogo. E raramente recuperou defensivamente. Dá sempre a sensação de não estar muito preocupado com o jogo e o resultado. O Bruno Fernandes correu durante 120 lm para compensar os colegas e equilibrar o meio campo. Jogadores com essa mentalidade é que são essenciais e não o Leão. Acho que nunca vai atingir o nível que se esperava quando foi considerado o melhor jogador no campeonato italiano e é pena.

      • Knox_oTal
        Posted Junho 9, 2025 at 6:54 pm

        Em termos de postura e inconsistência do Leão, estamos totalmente de acordo! E o onze que dei era só um exemplo, por daqui a um ano muito pode mudar ainda.
        .
        Aliás durante o prolongamento, o jogador espanhol que tenta o golo de meio campo, fá-lo depois de Leão perder a posse de forma algo desplicente e depois recupera a passo na “perseguição” ao tal jogador espanhol. É um exemplo, que podia ter custado caro, entre vários de situações que levam qualquer treinador e adepto a arrancar os cabelos! E também desconfio que atinja o seu máximo (ou perto disso) do seu potencial!!!
        .
        No entanto, também é verdade que não temos assim tantos jogadores como ele, que podem decidir um jogo, uma final, num lance de rasgo, de génio! E os adversários também sabem disso, daí ter condicionado a Espanha só com a sua presença! Noutro enquadramento, por exemplo com um 9 mais pressionante, podemos nos dar ao luxo de mais jogos de Leão a titular. Todavia, volto a concordar que não mostra para já o suficiente para ser daqueles indiscutíveis no onze, mas na convocatória, enquanto jogar e tiver destaque em boas Ligas e clubes importantes, penso que é uma presença obrigatória e muito benéfica.
        .
        Resumindo, muito talento, pouca cabeça… e num grupo, sem passar certos limites, também saudável ter um Maverick, um wild card! Há é que saber enquadrá-lo, se Martinez é o homem certo para essa missão, tenho dúvidas mas vamos ver!!!
        .
        Obrigado pelo feedback, saudações desportivas

    • Pablo2
      Posted Junho 9, 2025 at 11:19 am

      um comentário anterior acabou por envelhecer rápido…

      • Knox_oTal
        Posted Junho 9, 2025 at 6:42 pm

        Obrigado por seres um leitor assíduo, não é recíproco!
        Mantenho tudo o que disse no outro post, e cá para mim mantenho a coerência (sabes o que é?!?) neste!
        Vá lá fazer os deveres da escolinha em vez de andares pela net…
        .
        Muita força nessa luta

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 9, 2025 at 5:29 am

    Depois da noite de ontem será que Nuno Mendes pode ser candidato à bola de ouro? Tem a desvantagem do seu clube já ter apostado num cavalo, o Dembelé, mas a jogar assim… Roberto Carlos, que eu me recorde, foi o único lateral da história a meter-se na disputa destes prémios, sendo segundo num ano.

    Previsivelmente o duelo entre Lamal e Mendes iria fazer faísca, e Portugal equilibra o jogo anulando o melhor jogador espanhol. No resto a Espanha melhor na primeira parte, equilíbrio na segunda, num jogo lento e sensaborão de fim de temporada. Os jogadores parecem cansados, o que é normal, Portugal demonstrou mais vontade de competir, a determinada altura os jogadores espanhóis passaram a gerir bola, e a tocar por tocar.

    A obcessão de Luis de la Fuente com Morata deveria entrar nos livros de psiquiatria, isso e a loucura das ronaldetes com um pino que tivemos em campo, que não fez nada durante 90 minutos, e marcou um golo que é a própria definição do que é ter pura sorte, um balão de ressalto que lhe vai parar aos pés na entrada da pequena área. Acho irreal as coisas que se escrevem, tipo que ele decidiu, e não a sorte a total azelhice de Cucurella, mas lá está, não peçam honestidade a esta gente

    Ganhámos pela segunda vez a Liga das Nações, que é mais ou menos a Taça da Liga da UEFA em seleções. Uma prova que tem a importância que tem. Quando vi isto comparado ao Mundial do Messi em 2022 fiquei esclarecido sobre tudo.

    • Martines
      Posted Junho 9, 2025 at 6:51 am

      Bola de ouro…que ridiculo

    • Aboubakar93
      Posted Junho 9, 2025 at 7:11 am

      Deve estar a ser um início de semana complicado para ti. As melhoras.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 9, 2025 at 8:00 am

        Não peçam honestidade a esta gente. Aplica-se.

        As melhoras para ti também, tiveste cá uns anitos, para o teu queridinho ganhar alguma coisa precisou da melhor geração de jogadores da história do futebol português a servi-lo. E ele paradinho como um pino…

        • Aboubakar93
          Posted Junho 9, 2025 at 4:20 pm

          Tu confundes não dizer mal e não destilar ódio com ser “as ronaldetes”. Perdes mais tu tempo a falar do “meu queridinho” do que eu, talvez aqui o fanático sejas mesmo tu e mais alguns e menos os que acusas de o serem.
          *
          Já foste avisado por varios users, estás a ficar mais parecido com o Kafka do que imagina, tal é o hate. Quem vem há anos a debitar textos sobre Ronaldo e que não quer saber dele nem do futebol dele e ainda assim consegues estar presente em todos os posts dele da Arábia és precisamente tu. E agora falas em honestidade? Um dia destes faço uma pesquisa e colo um resumo de todos os teus comentários, para veres o quão triste o teu discurso é.
          *
          Olha, para quem não quer saber do homem, tens uma assiduidade fantástica, mais ainda dos tais “ronaldetes”
          *
          Depois, chamas de “as ronaldetes” queres esclarecer porque dizes no feminino ou vais fugir como já o fizeste quando te perguntaram? Mentalide baixinha tens tu.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Junho 9, 2025 at 5:51 pm

            Eu sei que tenho o amor da ronaldagem…

            Cumprimentos à madre superiora.

            • Aboubakar93
              Posted Junho 9, 2025 at 6:41 pm

              Portanto não esclareces e voltas a fugir à resposta, não esperava outra coisa. Não sou madre superiora, mas no que toca a educação, civismo e respeito… Nisso não tenho dúvidas, não preciso de insultar ninguém para provar o meu ponto. Uma boa semana para ti.

    • Pipo90
      Posted Junho 9, 2025 at 8:16 am

      Perguntei ao ChatGPT,

      Roberto Carlos foi, de facto, o LE que mais perto esteve de ganhar. Ficou em 2o, atrás do R9.

      Maldini ficou 2 vezes em 3o.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 9, 2025 at 8:27 am

        Não me lembrava do Maldini. Esse tem a piada de ter sido escolhido para o prémio em duas posições diferentes, em 1995 como lateral esquerdo, e em 2003 já como central.

        • Miguel Lopes
          Posted Junho 9, 2025 at 10:21 pm

          Fabio Cannavaro em 2006 venceu a Bola de Ouro e era defesa.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Junho 10, 2025 at 12:21 pm

            Leste o meu texto ou não tiveste a instrução primária? Qual é a parte dele que não entendeste e te escapou? LATERAL a vencer a Bola de Ouro?!

            Enfim ronaldagem, não podemos esperar muito desta gente.

            • SportingFan1906
              Posted Junho 10, 2025 at 5:19 pm

              O que é que o comentário do Miguel Lopes tem a ver com o Ronaldo? Porque é que o Paulo tem esta obsessão doentia com a “ronaldagem”?

    • NCM
      Posted Junho 9, 2025 at 8:23 am

      Ir à procura de comentários idiotas nas redes sociais para falar mais do mesmo é intelectualmente desonesto. Existem pessoas que acreditam e afirmam que a Terra é plana e que as vacinas provocam autismo. Ninguém de bpm senso compara as 2 competições mas também não faz sentido comparar o histórico da Argentina com Pottugal antes de Messi e Ronaldo. Portugal nunca tinha estado numa final de 1 Europeu e só se tinha apurado para 3 Mundiais e a Argentina era bicampeã Mundial e era a recordista de vitórias na Copa América com 15 vitórias. Aliás a Argentina é a seleção mais vitoriosa com 23 títulos oficiais. Portugal não tem obrigação de ser campeão do mundo e não é favorito (mas é um dos candidatos) só por ter uma seleção de grande qualidade. Os 2 jogadores não partem no mesmo patamar em termos de seleção e a prova é que os argwntinos eram muito criticos do Messi por não conseguir guiar a seleção ao título mundial porque são sempre candidatos e 1 das grandes seleções mundiais.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 9, 2025 at 9:21 am

        As ronaldetes visam desonestamente dizer que as regras são as mesmas que antes, e que um Mundial disputado por 16 equipas e um Euro por 8 era a mesma coisa que hoje, onde qualquer equipa que alinhe com 11 lá vai. Mas bom já que gostas tanto de números, a ver se o Ronaldo ao ir para o sexto Mundial consegue finalmente igualar os 9 golos que o Eusébio marcou num único e em seis jogos…

        • NCM
          Posted Junho 9, 2025 at 9:32 am

          Ninguém está a comparar a dificuldade do apuramento no passado para a actualidade nem falei disso. O que falei foi do nível e estatuto de 2 seleções que nunca foram iguais em termos de dimensão e resultados e por esse motivo a exigência dos adeptos nunca foi igual mas também a possibilidade de ganhar grandes competições também não é igual. O Eusébio é o 2° melhor jogador da história do futebol português e fez um Mundial melhor que qualquer Mundial do CR mas também nunca mais estve presente em nenhuma grande competição internacional. Vamos esquecer que o Bemfica foi talvez a 2° melhor equipa europeia da década de 60 e era a nase da seleção e por isso deveriam ter estado presente em mais competições. Ninguém exigia que estivessem em todoas as competições ou que vencessem um título mas tirando p Mundial de 66 o resto foi fraco, e não é por esse motivo que a carreira e a importância de Eusébio saem diminuidas. PS: essa conversa das ronaldetes não é para mim de certeza e já enjoa. A troca de.ideias minimanente interessante é o meu objectivo neste blogue e por.isso comentei a tua opinião. Existem certos users aqui que nem comento nasa deles pq não vale a pena. Acho que não é o teu caso. Cumprimentos.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Junho 9, 2025 at 12:30 pm

            O futebol português era um antes e depois de Eusébio, quando ele aterrou em Lisboa, Sporting e Benfica tinham 10 títulos cada um. Quando saiu ao fim de 15 anos, venceu 11 campeonatos e desequilibrou o futebol português para sempre. Levou o Benfica a quatro finais numa década, algo que nunca mais ninguém fez antes ou depois. Fala-se no paradigma do futebol português mas quem o pôs no mapa foi Eusébio, não foi Ronaldo. Ah e depois dele houve continuadores, Chalana, Futre, Figo, Rui Costa, Paulo Sousa. O problema é que escreves como uma ronaldete, uma vez que queres propositadamente apagar a história do futebol no nosso país, algo comum na seita religiosa.

            Mas eu nunca disse que ele não FOI o nosso melhor jogador, eu não ponho um pelinho no jogador que ele FOI. Mas já não o é, e já não o é há algum tempo, é um jogador retirado que joga nos camelos e impõem a sua presença por decreto. Se queres recusar-te a ver isso é lá contigo.

            • NCM
              Posted Junho 9, 2025 at 3:43 pm

              Nisso estamos de acordo. Foi o melhor jogador e já não é. O motivo para continuar titular é porque a FPF não quer abdicar da sua galinha de ovos de ouro. Lembro-me de ouvir falar que aconteceu o mesmo com Eusébio e os jogos parriculares que a seleção fazia e dos cachets que cobrava desde que esticesse garantida a sua presença. Eu acho que ele ainda tem lugar noa convocados mas nunca deveria jogar 2 jogos completos em 4 dias. Neste momento deveria muitas vezes entrar a partir do banco. Era mais útil dessa forma. Agira esperar que seja o jogador a pedir para ir paea o banco e não jogae quando o próprio selecionador não sabe ser líder é não conhecer a personalidade egocêntrica do Ronaldo e a sua obsessão pela carreira.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 9, 2025 at 9:56 am

        Portugal nunca tinha estado numa fase final de um Europeu? Desde quando? Fomos as meias-finals em 84…

      • LittleMozart
        Posted Junho 9, 2025 at 1:43 pm

        O estatuto e o histórico não só não ganham jogos, como valem de muito pouco dentro de campo. Segundo o Transfermarkt, a selecção de Portugal tem um valor de mercado total de 1,01 mil M€, apenas superada por Inglaterra (1,40 mil M€), Espanha (1,32 mil M€) e França (1,23 mil M€). A Argentina, por exemplo, cifra em 761,50 M€. É isto que importa discutir e aquilo que verdadeiramente define o favoritismo das equipas, além obviamente das dinâmicas colectivas.

        • Pablo2
          Posted Junho 9, 2025 at 3:31 pm

          Essa é boa, se o estatuto não ganham jogos, valor de mercado eh que ganha? a sério que este o teu argumento? Uma equipa é favorita pelo seu valor de mercado?

          • LittleMozart
            Posted Junho 9, 2025 at 5:30 pm

            O valor de mercado é um barómetro da qualidade individual. A sério que tenho de explicar isto?

  • Mantorras
    Posted Junho 9, 2025 at 7:59 am

    Lindo ver a malta do Sporting novamente apaixonada pela seleccao.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 9, 2025 at 9:53 am

      Alguém em particular ou a malta toda do Sporting? Alguma posição oficial do clube?
      A mim por exemplo serviu pouco para enfiar a carapuça. Isto a mim diz-me muito pouco.

      • Mantorras
        Posted Junho 9, 2025 at 1:21 pm

        É uma piada, nao é para levares a serio.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 9, 2025 at 6:01 pm

          E qual o contexto da piada? Há muitos sportinguistas que não gostaram da seleção ter ganhado? Mais do que noutros clubes?

          • Mantorras
            Posted Junho 11, 2025 at 7:52 am

            Ha um clima, entre muita malta do Sporting que por aqui anda, de criticar a seleccao e os seleccionadores, nao apenas este, dizendo a boca cheia que é um antro para valorizar jogadores de outros clubes, que nao convocam injustamente os jogadores do Sporting, que ate é melhor nao irem, que descansem e tal… e nao, nao vejo isso por parte dos outros clubes ao mesmo nivel, alias, os outros clubes sao os que mandam na seleccao e tudo, segundo eles.

    • _Mushy_
      Posted Junho 9, 2025 at 4:12 pm

      Dá direito a mais um processo contra o Sporting

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Junho 9, 2025 at 8:02 am

    Roberto Martinez ganhou muita moral e só se vai embora se quiser, acho que o Cristiano até deu uma força especial para isso com umas declarações pré jogo.
    É um tipo muito simpático, espanhol que canta o nosso hino nacional porque está ao serviço da federação portuguesa e com este gesto mostra compromisso, respeito e sentimento. Fica-lhe bem.
    Fez novamente a adaptação do João Neves à lateral. Hey, se não jogou bem é culpa do atleta. Não se esqueçam da narrativa que andaram a martelar, adaptações nunca são más o atleta é que tem de mostrar compromisso. Sei que foi muito usada para o United, portanto agora usem também. Se afinal já não der podem pedir ajuda ao doutor Francisco de Vaselina e Ramos que ele comenta aqui e dá-vos literalmente uma mãozinha.
    Nuno Mendes esteve fantástico, já foi dito, realçar também o gesto de Cristiano quando marcou o golo a dizer que é o número 1. Qualquer coisa como sou o vosso número 1.
    Muito bom, de facto do futebol é uma comédia total já muita gente aqui disse e tem razão, Cristiano tem também este lado muito lúdico com as suas expressões faciais, lágrimas e declarações.
    Algo me diz que muita gente até queria que o Neves falhasse a penalidade decisiva mas lamentavelmente ou talvez não vão continuar a levar com o homem. Viúvas com Amorim, Roberto Martinez com o Neves. Hey, se tu podes ele também pode.
    Parabéns à seleção, foi um jogo muito interessante e uma vitória memorável.

  • João
    Posted Junho 9, 2025 at 8:18 am

    Respeitem N.Mendes

  • porra33
    Posted Junho 9, 2025 at 8:57 am

    A Liga das Nações é uma espécie de Euro B às prestações, mas um título de selecções é sempre um título e este é bem mais saboroso que o primeiro de 2019 quando ainda não se percebia bem a importância da competição. Agora passou a ter mais valor e a servir de tábua de salvação e de suporte a muito boa gente. É uma competição dificil de analisar na globalidade porque os jogos ocorrem num grande período de tempo, não sei se Portugal terá sido a melhor equipa da competição toda mas terá sido top 3. Parece uma competição que ninguém se preocupa muito em perder mas que sabe bem ganhar. Para Portugal tendo em conta a escassez de títulos internacionais seniores é uma competição valiosa!
    .
    Analisando o jogo há vários equívocos de Martinez, a insistência de J. Neves na lateral direita onde foi atropelado por Nico Williams, a titularidade de F. Conceição que apesar da boa meia final se sabia que é um jogador com pouco impacto fora dos últimos 30 m e Portugal raramente lá chegou na primeira parte e finalmente o recuo de Vitinha a tirar do jogo a sua influência com bola. Outro factor do sucesso de Portugal foi a retirada de Pedri, que claramente carregava a organização ofensiva da Espanha e a transição. É verdade que no final a Espanha teve posse de forma inocua e só criou perigo com remates de longe mas é muito mais dificil controlar um jogo sem bola, e Portugal raramente conseguiu disputar a posse na fase final, foi uma estratégia de risco que resultou mas é um pôr-se a jeito que facilmente corre mal.
    .
    Pela positiva, o jogo posicional de Vitinha mesmo demasiado recuado foi estando sempre bem posicionado no último terço português, Bernardo foi voluntarioso, Neto foi de menos a mais, Veiga entrou bem e Ronaldo acabou por finalizar a única oportunidade que teve.
    Depois há o super jogo de Nuno Mendes, a exibir-se ao nível do auge de Jordi Alba ou Marcelo, mantendo o nível mais uns anos e certamente entrará nessas contas. Nuno Mendes está a dar continuidade à super época onde se fartou de secar extremos de classe mundial e gerar golos e assistências. A certa altura quando andou lesionado tive receio que fosse uma espécis de St. Juste ou seja um daqueles jogadores que era muito forte quando estava disponivel e com ritmo, mas cujo físico não acompanhava e tinha muitas lesões. Felizmente ultrapassou essa fase e exibe-se consistentemente a alto nível tanto no aspecto defensivo como ofensivo. Não só tem as características físicas e técnicas como também mentais e consegue assumir para si a responsabilidade sem receio de falhar. Para mim é aí que se diferencia: momentos em que arranca e pode desequilibrar a equipa defensivamente mas vai na mesma porque tem confiança na sua técnica, nos seus companheiros e no seu físico que lhe permite recuperar defensivamente caso perca a bola. Um senhor jogador.
    .
    Há que desfrutar do sucesso mas parece-me que Martinez tem aqui uma boa possibilidade de sair na mó de cima sem dar mais uma prestação insonsa da selecção num Mundial. Não me parece que vá acontecer porque é sofre de sindrome de lapa e o patrão dele Ronaldo gosta muito dele. A selecção de tiki taka da Temu que foi implementado é muito sujeito a ser absorvido por equipas mais fortes especialmente se a qualidade individual baixar.

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 9, 2025 at 9:58 am

    Feliz pelo Nuno Mendes, pelo Inácio, Trincao e pelo Bruno. Pote e Rui Silva também pareciam contentes. Quase não dei pelo Palhinha.
    .
    Agora espero que se foquem no que interessa que é descansar e preparar bem a próxima época.

  • Luchocapitan
    Posted Junho 9, 2025 at 10:27 am

    Em conversa com um amigo durante o jogo, ponderámos se o João Neves à direita não seria uma armadilha de Portugal.
    A verdade, e foi quase uma constante durante o jogo, é que a Espanha atacou muitas vezes pelo lado do João (enquanto esteve lá dentro), passando mal é certo, mas anulando o Lamine e dando descanso ao Nuno para depois destruir tudo. Não sei se a minha análise faz sentido, mas se isto foi feito com intenção, let them cook

  • _Mushy_
    Posted Junho 9, 2025 at 4:23 pm

    O mesmo desperdício de qualidade ao colocar João Neves na direita.
    Contra Alemanha, Trincão foi uma nulidade, com Espanha, Xico foi igualmente uma nulidade.
    Lado direito era inexistente porque João muitas vezes ia para o meio campo e o R.Dias passava para o lado direito, ficando o Trincão ou o Xico completamente sozinhos sem apoios.
    Nos dois jogos a entrada do Semedo e sem invenções o lado direito passou a funcionar.
    É um desperdício andar com J,Neves no lado direito e ver o Bernardo no meio onde o J.Neves faria igual ou melhor.

  • Fute123
    Posted Junho 9, 2025 at 4:50 pm

    Boa vitoria para Portugal!
    Fico parvo quando vejo os tuguinhas dizerem que o N. Mendes merece a bola de ouro ! Alguem viu a temporada dele no PSG? Foi bom mas nao foi dos melhores. Dembele facilmente levará o trofeu.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 9, 2025 at 5:59 pm

      Eu penso que é precisamente por terem visto a sua temporada no PSG que os “tuguinhas” dizem isso. Qual seria o motivo alternativo? Terem visto a temporada que fez noutro clube?

Deixa um comentário