Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Esta vitória trouxe-nos um problema… mas se tiver de por a equipa B é o que farei»; Sp. Braga abusa do desperdício mas já está nos 16-avos-de-final (Rafa e Alan deram espectáculo)

Que política deve adoptar JJ? Na teoria um clube como o Sporting, com o pouco peso que tem na Europa, não se pode dar ao luxo de abdicar de uma competição como a LE, ainda para mais numa época em que montou o elenco para competir na Champions. 

O Sporting goleou o Lokomotiv, na 5.ª jornada da Liga Europa, mas Jesus reconhece que a continuidade nas competições europeias é uma dor de cabeça. «Esta vitória trouxe-nos um problema, pois jogaremos na quinta-feira [com o Besiktas, dia 10 de dezembro], depois jogaremos no domingo com o Moreirense [dia 13 de dezembro] e logo na quarta-feira com o SC Braga para a Taça de Portugal. Até lá vou pensar o que vou fazer», disse Jorge Jesus, garantindo que não vai trocar prioridades. «Se tiver de por a equipa B a jogar frente ao Besiktas é o que farei. Tenho muita confiança nos jogadores que trabalham comigo, por isso se jogar o A, o B ou o C é igual», vincou. Sobre a exibição de Gelson Martins, o técnico leonino reconheceu que tem utilizado esta competição para dar minutos aos elementos mais jovens do plantel. «Esta Liga Europa tem vários objetivos, mas é muito importante ir continuando a trabalhar com o Gelson e o Mattheus, que precisam de competição, intensidade e de conhecer o jogo, e é aqui que tenho arriscado no crescimento destes jogadores. O Gelson cada vez se está a afirmar mais, e penso que aos poucos deixa de ser promessa e passa a ser realidade», referiu.
Sp. Braga 2-1 Slovan Liberec (Ricardo Ferreira 42′ e Crislan 90’+2; Efremov 35′) – Que festival de futebol ofensivo. Com uma 2.ª parte de grande nível o Sp. Braga derrotou o Liberec e confirmou a passagem para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Crislan, já nos descontos, deu alguma justiça ao marcador, depois de os gverreiros terem desperdiçados várias oportunidades claras de golo. Quanto ao jogo, até começou melhor o Liberec com Kerber logo aos 5 minutos a atirar para grande defesa de Matheus. Logo a seguir foi Hassan a testar Koubec, mas a formação de Trpisovsky voltaria a reagir, estando melhor nos minutos seguintes. Bakos sozinho, no centro da área, atirou por cima, 4 minutos depois isolado toca ao lado, mas aos 36’ o Liberec não desperdiçou e chegou mesmo à vantagem. Passe longo de Pokorny para Efremov, que tira Djavan do caminho e atira para o fundo das redes. Reagiu o Sp. Braga, que a partir deste momento controlou o encontro até ao fim. Ricardo Ferreira atirou de cabeça para defesa apertada de Koubec, no mesmo minuto Hassan (a cruzamento de Djavan) envia a bola à barra também de cabeça, mas aos 42’ a bola entrou mesmo. Alan tabela com Hassan, antes de atirar para a baliza, onde surge Ricardo Ferreira a desviar na confusão. O segundo tempo foi de domínio claro, onde Rafa, Hassan (outra vez nos ferros), Crislan (após arrancada de Rafa) e outra vez Hassan (desta vez a passe de Alan) iam desperdiçando (pelo meio o Liberec teve um golo anulado). Aos 77’ Alan quase marcava, mas um defesa tirou a bola em cima da linha de golo e pouco depois Rafa (qual Giovinco) tira um defesa da frente com categoria mas falha na cara do guardião checo. Com tanta oportunidade falhada, sabia a injustiça o empate, mas Crislan, depois de mais uma arrancada fantástica de Rafa, não perdoou e ofereceu os 3 pontos a Paulo Fonseca. Individualmente, grande jogo de Rafa (melhor em campo) na esquerda, sempre a procurar movimentos interiores para ora combinar com Djavan (que portento no corredor) ora servir os avançados. Alan também fez um jogo fenomenal, sempre criterioso com bola demonstrando experiência e qualidade técnica (apresentou excelentes pormenores), sendo que o resto da equipa apresentou um bom nível, apesar de algumas falhas defensivas no primeiro tempo. Hassan esteve infeliz com duas bolas nos ferros, mas estes Gverreiros de Paulo Fonseca são um regalo de ver, especialmente quando os dois artistas estão em dia sim.

Equipas já Apuradas para os 16-avos-de-final:
– Borussia Dortmund
– Molde
– Nápoles
– Rapid Viena
– Krasnodar
– Lazio
– St. Étienne
– Basileia
– Tottenham
– Schalke 04
– Ath. Bilbao
– Liverpool
– Villarreal
– Sp. Braga

0 Comentários

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:03 pm

    Existem muitos jogos, mas o ideal é o Jesus fazer como fez hoje, isto é, não rodar totalmente e manter a equipa estabilizada com 4 ou 5 titulares.

    Em relação ao Braga, estava a ver que não ganhavam. Muito futebol, grande qualidade da equipa que mais joga neste momento em Portugal, mas muitas oportunidades desperdiçadas, sobretudo por intermédio de Hassan. Curiosamente acabou por ser o improvável Crislan a dar a vitória ao cair do pano, numa altura em que os placard's pareciam furados. Destaque para o Alan, que gosto deu vê-lo em campo esta noite.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:48 pm

      A partir do momento em que o Borussia perde , maior parte dos Placards ja foram furados.

      – Bernardo

    • Gusto Lousada
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:35 pm

      Nao obrigatoriamente,por acaso sofri muito com o jogo do Braga que tinha muito dinheiro em jogo, mas dos poucos jogos que nunca apostaria era do Dortmund pois jogo na russia com baixas temperaturas com o Dortmund ja apurado contra uma boa equipa é um pouco arriscado

  • Gonçalo Duarte
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:03 pm

    A prioridade é o campeonato logo para a LE,terá de se rodar a equipa,mas enquanto formos superiores ás outras equipas não podemos facilitar e não se pode exigir menos do que máxima dedicação,qualitativamente é o que for possível,sendo que a qualificação o é,logo é vencer o Besiktas com uma equipa de rotação e vencer Moreirense e Braga

    • Jaime Colaco
      Posted Novembro 27, 2015 at 6:08 am

      Bruno de Carvalho afirmou no início da época que montou para Jesus uma equipa de champions. Disse-o… Agora essa equipa de champions não chega p a Europa? Se tiver de recorrer á equipa "B" recorre???

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:03 pm

    Enorme Braga, poderia ter sido uma goleada… Impressionante Alan aos 37 anos, simplesmente incrível.

    A jogar desta forma contra o Benfica e os encarnados vão passar um mau bocado.

    Luis Freitas

  • Francisco Magalhaes Pinto
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:04 pm

    Simples,em vez de por todos os titulares ou todos os suplentes faz como hoje, o resultado foi bastante positivo.

    • Drillex
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:10 pm

      Concordo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:21 pm

      Concordo em absoluto, creio que apesar de tudo o plantel do Sporting tem qualidade mas como é lógico não é metendo uma equipa demasiado jovem e sem ritmo de jogo tudo à "balda" que se vai ter grandes resultados…acima de tudo é vencer em casa contra o Besiktas onde somos obviamente favoritos e apurar para a próxima fase, depois daí em adiante é esperar para ver.

      Miguel Oliveira

  • Harry Potter7
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:08 pm

    Mas que gozo me dá ver o Rafa a jogar, tanta qualidade num jogador tão jovem.

    Estou curioso para ver o futuro da nossa seleção, com tanta matéria prima de qualidade

  • tfintas
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:09 pm

    Está muito forte este Braga! Rafa novamente a fazer uma época de grande nível, Allan a mostrar que velhos são os trapos, e o resto da equipa também a bom nível.

  • H Soares
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:09 pm

    Rafa com Paulo Fonseca ganhou outra vida. Ele e Alan.
    Confessor que fui um dos que pedi o despedimentos de Fonseca do Porto. Reconhecia-lhe muito mérito mas achava que não tinha qualidade para um grande. Hoje reconheço que sofreu, o mesmo que RV sofre no Benfica hoje, elencos apetrechados de qualidade. Braga a jogar um excelente futebol.

    .

    • Drillex
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:15 pm

      Não compares o Paulo Fonseca ao Rui Vitória, um chegou demasiado cedo a um grande, o outro não tem nem nunca vai ter nível para um grande. O dedo mindinho do PF percebe mais de futebol que um Rui Vitória inteiro.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:21 pm

      Não concordo por uma razão,o futebol,para além de ter melhores resultados que RV,Paulo Fonseca fê-lo sempre com um futebol bem melhor,e com uma ideia de jogo aplicável num grande ao contrário de RV

    • The Monster
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:36 pm

      Nem um nem outro são treinadores para uma equipa grande.

    • Kafka I
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:37 pm

      O Paulo Fonseca tem uma ideia e principios de jogo de uma equipa grande, falta-lhe é uma personalidade mais forte, capaz de gerir egos de vedetas de um clube de top como Benfica/Porto/Sporting…

      Já o Stôr de Educação Fisica, é isso mesmo, um Stôr, e é bom é a dar aulas de ginástica..

    • Ninja
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:39 pm

      Um tem Licá, o outro Rafa. É a diferença dos Paulos.

      Isso e a pressão dos resultados.

  • bpstp
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:11 pm

    Penso o que JJ está a querer desculpar de antemão uma presumível eliminação da LE quer nesta fase ou na fase seguinte mas uma equipa como Sporting não deveria descurar uma competição Europeia como a LE onde tem boas chances de chegar longe, fazer algum encaixe financeiro e projectar-se na Europa.

    Uma eliminação precoce da LE é muito negativo para Sporting na medida em que caso esteja na LC do próximo ano, como é previsível, ficaria no 3º pote, o que colocaria perante 2 equipas "teoricamente" mais fortes do grupo. Relembro que o Benfica tem sido cabeça de série devido as boas campanhas na LE com JJ.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:22 pm

      Se for campeão fica no pote 1…

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:30 pm

      Jorge Jesus está a apostar tudo no campeonato porque sabe que consegue ser campeão. Mesmo não sendo favorito não é impossivel.

      Ganhar a liga não só é o maior objetivo e o que todos os adeptos querem como garantiria qualificação direta para a CL e lugar no 1º pote que para min como adepto do Sporting é a unica forma de passarmos e mesmo assim não teria certezas.

      Para min é a melhor estratégia, por mais que me custe ver-nos levar 3 do Skenderbeu e Lokomotiv em casa prefiro ter uma equipa fresca a lutar pelo campeonato até ao fim do que uma eventual passagem onde certamente iremos apanhar uma equipa descida da CL ou de 1º lugar na LE onde quase não teremos forma de ganhar.

      Pedro R

    • Rui Carvalho
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:35 pm

      se for pote 1 não passa o grupo…

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:46 pm

      Por norma o Benfica é que não tem passado o grupo sendo pote 1. Até foi a primeira equipa na história da LC (no ano passado) a ser pote 1 e ter ficado em último lugar do grupo. Algo completamente surreal e inédito.

      André Martins

    • Pedro Jorge
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:51 pm

      desculpar-se? depois de ter ganho da forma categórica como ganhou hoje? Se fosse o Kllop a dizer as verdades, não era desculpa nenhuma e o homem é do mais frontal que há…como é o JJ é desculpar-se depois da forma como ganhou hoje ao líder do grupo…enfim

    • Daniel Alves
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:12 pm

      Gonçalo

      O Sporting fica no Pote 1 da LC se ganhar a LE?
      Não queres dizer " O Campeão europeu entre directo no Pote 1 e o da LE é ordenado pelo ranking?"

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:20 pm

      Daniel
      Não,se for campeão português fica no pote 1 é o que quero dizer,a lei mudou este ano,por exemplo o PSV está no pote 1

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:23 am

      Os campeões vão para o pote 1 das 8 principais ligas salvo erro, depois os restantes épor classificação creio. o Gonçalo está correcto

    • Jose
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:48 am

      André Martins pode ter sido inédito, mas não é nada surreal, pois o Benfica na epoca passada tinha o pior plantel do grupo, apesar da diferença não ser muita, era um grupo equilibrado.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:49 am

      Lá está já são campeões em Novembro , encomendem já as faixas que os foguetes vêm a caminho.

      Luis

    • Daniel Alves
      Posted Novembro 27, 2015 at 3:31 am

      Gonçalo,

      percebi que estavas a falar de se apurar como vencedor da LE. Como campeão, sim, fica no pote 1. Eu sei as regras

    • Kafka I
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:00 am

      André Martins

      Não sejas mentiroso, o Benfica não foi nada a 1ª equipa a ser eliminada como último do grupo sendo cabeça de série…assim de repente o United em 2005/2006 também ficou em último sendo cabeça de serie, mas desde 91 duvido que o United tenha sido o 1º

      Mas adiante, a sério que queres mesmo falar de feitos "surreais" nas competições Europeias?

      Vou adorar ter essa discussão contigo, e para inicio de conversa podemos começar pelo facto do Sporting em 60 edições da Champions ter como maior feito UMA ÚNICA ida aos 4ºs de final da mesma…

      Até o Jesus que leva forte e feio aqui no blogue pelas suas participações Europeias, em 6 anos de Benfica conseguiu o mesmo que o Sporting em 60 anos…

      É caso para dizer e usando uma frase mítica do próprio Jesus

      "o Sporting teve literalmente de nascer 10 vezes para conseguir em 60 anos aquilo que o Jesus conseguiu em apenas 6 anos"

    • Theodore Jasper Detweiler
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:31 am

      Se me permitem a correcao, os primeiros classificados das 6 melhores ligas vão para o pote um juntamente com o vencedor da LC e LE.

      Continuaçao de bomm trabalho

    • Kafka I
      Posted Novembro 27, 2015 at 11:16 am

      Aliás rectificação, em 60 anos o Sporting conseguiu uns 4ºs de final da Champions e uma ida final da Taça Uefa…o Jesus em 6 anos conseguiu uns 4ºs de final da Champions e 2 idas á final da Taça Uefa…

      Objectivamente ainda fez melhor…quanto à Taça das taças não dá para comparar porque já não existe…mas quanto à campanha na Champions e Taça Uefa, o Benfica só precisou de 6 anos de Jesus para fazer melhor que o Sporting em 60 anos..e nem vou comparar os restantes 54 anos do Benfica

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:46 pm

      Kafka, sei que são proporções diferentes, mas o Di Matteo e mais uns 100 conseguiram em 6 meses mais do que o sporting na sua história. O Sporting nunca teve condições para fazer a mesma figura do que Porto e Benfica. Aliás, teve-as, mas quando as teve, não existia a UCL nem Liga Europa, nem nada…

  • Miguel'zinho
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:11 pm

    A questão é: vale mais chegar esta época longe na LE ou garantir o apuramento direto para a proxima Champions e quiça o pote 1? Concordo que esta equipa foi montada para jogar na Champions mas secalhar a estrutura pensava que nesta altura possivelmente não estavam em primeiro e que os 3 grandes iriam estar mais ou menos com os mesmo pontos, mas como o Sporting não se apurou para a Champions possivelmente entenderam em mudar o foco exclusivo para o campeonato nacional e apostar a 100%. Possivelmente é por causa disso que o Jesus tem esta postura na LE.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:44 am

      não a questão mesmo é desculpar o falhanço na champions quando montaram uma equipa para isso segundo o vosso Presidente, e agora afinal a Europa não interessa… nada de novo portanto , já no Benfica era assim…tudo o que JJ não consegue acabamos por vir a saber que nunca interessou…

      Rui Carvalho

  • Ribeiro
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:21 pm

    É só para dizer que o Rafa é um craque.

    • João Dias
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:36 pm

      Ainda é muito inconsistente. Têm que evoluir mais se quer subir de patamar.

    • João Melo
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:14 am

      Tens visto os jogos do Braga? Eu vi todos, no estádio, e, se há coisa que na presente época não pode ser apontada ao Rafa, é falta de consistência.

    • rui oliveira
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:21 pm

      Rafa está muito mais consistente, que continue assim!

    • raviept
      Posted Novembro 27, 2015 at 3:14 pm

      A questão é que o Rafa é um jogador de drible da ala para o meio, logo faz jogadas mais arriscadas e perde várias vezes a bola. As pessoas vêm isso como inconsistência, quando na verdade é apenas o estilo dele e é assim que deve jogar, pois é aí que está o seu talento. Precisamente, um dos problemas do Conceição na época passada foi obrigar o Rafa a adoptar um estilo de jogo mais conservador. Nessa época, o Rafa foi bastante consistente a defender, mas foram raras as vezes em que desequilibrou. Com Paulo Fonseca, é raro o jogo em que ele não é decisivo. Pode tentar 10 dribles por jogo e apenas acertar 2, mas os que acerta são decisivos.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:36 pm

    E por este tipo de declaraçoes que JJ nao e um treinador top , mas claro que nao e so por isso.

    Um treinador Top, consegue aliar 2 competiçoes de um bom nivel,e ter resultados nas 2.

    O pior e que os adeptos do Sporting rejubilam com a vitoria sobre o Benfica, mas depois, vejo alguns a desejar derrotas, mas isto e possivel?
    Um clube como o Sporting que na europa e fraquinho, descurar assim uma competiçao importante, nao demonstra la grande inteligencia.

    Isto e tudo muito bonito ,se for campeao, ficar no pote 1, mas se ficar em 2º ou 3º, ficam top 3, e depois nao se podem queixar.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:44 pm

      O objetivo principal é o campeonato,parece-me simples,se se tiver que abdicar da LE para ganhar o campeonato é o que vai ser feito,não vejo grande problema

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:49 pm

      Descuram uma competição importante?

      Mas quando o Sporting ganha um jogo na Liga Europa, secundariam logo a competição dizendo que é a segunda divisão europeia do futebol. São muitos poucos os grandes clubes europeus (portugueses, alguns espanhóis e equipas do leste) que valorizam a liga europa. Basta atentar no modo como os ingleses olham para este competição. Até se dão ao luxo de levar a jogo a equipa de reservas.

      André Martins

    • Rui Sá
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:00 pm

      Os adeptos do Sporting não desejam derrotas, apenas não ficam tão preocupados se forem nas competições europeias ao invés de serem no campeonato e/ou Taça de Portugal. Se é uma boa ou má estratégia, só mais para a frente se vai saber!

  • Nuno
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:37 pm

    Eu oiço muitos dizer que o jesus quer recuperar o prestigio do clube na europa.

    Eu pergunto: Mas qual prestigio? o sporting tem algum prestigio na europa?

    • Francisco A.
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:44 pm

      O Sporting na Champions é medíocre e na LE é um clube médio.

      Não há que negar.

    • SCP_fan
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:53 pm

      Se te informasses…
      – Taça dos Vencedores das Taças em 1964;
      – Vice-Campeão da Taça UEFA (2005);
      – 3ª equipa com mais presenças em épocas Europeias;
      – Primeira equipa a marcar um golo num jogo de uma competição Europeia;

      Só algumas coisas…

      SL

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:55 pm

      Tem uma taça das taças. Aliás é o único clube português que conseguiu tal feito. Sim, eu sei que é bastante pouco se compararmos com o currículo europeu dos nossos rivais mas a verdade é que se o Sporting não tem prestígio europeu então 99% dos clubes europeus também não o têm.

      O que que clubes como Arsenal, Man City, Spurs, Napoli, Roma, PSG, Lyon, etc… ganharam a nível europeu?

      André Martins

    • luis vieira
      Posted Novembro 26, 2015 at 10:59 pm

      Talvez a ideia seja essa: recuperar o prestigio perdido não? confesso que não percebi a sua pergunta, mais uma farpa desnecessária e depois são os sportinguistas que passam a vida a falar do benfica.

    • Nuno
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:21 pm

      Luis Vieira, eu não lancei farpa. Eu estou só a constatar um facto. Um clube não ganah prestigio europeu por ser a primeira equipa a marcar um golo na europa…

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:26 pm

      Eu acrescento:
      Maior goleada de sempre nas provas da UEFA: 16-1

      Carlos Dias

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:26 am

      Vocês e as vossas vitórias por recordes de jogos, o Nuno tem razão por muito que custe admitir.
      O Benfica foi bi campeão Europeu e até aceitaria a pergunta pois nos últimos 20 anos pouco tem feito, mas o pouco que o Benfica fez é um bom curriculo europeu com passagens aos quartos, eliminações de campeoes em titulo e campanhas fortes na Uefa.
      O Sporting salvo erro tem uma campanha forte na Uefa ( final em casa em 2005, creio) e mais nada para apresentar.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:55 am

      RREB fomos às meias em 2012. E já fomos várias vezes aos quartos. E aos oitavos da Champions em 2009…

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:56 am

      A mim não me custa admitir que o Porto e o Benfica têm mais currículo e dimensão. Mas não concordo que sejamos uns meros desconhecidos.

    • Nuno
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:21 am

      ZeMaria e o prestigio europeu ganha-se ao ir aos oitavos da champions? Ou ir aos quartos da Liga Europa?…

      RREB exacto. O Benfica foi a primeira equipa que ganhou a taça dos campeoes depois do Real. E um dos poucos clubes que ganhou duas vezes ( o porto tambem) e pertence ao lote restrito de equipas que revalidaram o titulo no ano seguinte.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:53 am

      Espectáculo, grande palmarés Europeu. A sério será possível algúem tipo o SCP-fan,sempre pensei que fosse ironia, afinal é a sério.

      Luís

    • SdvrSCP
      Posted Novembro 27, 2015 at 8:57 am

      Ainda hoje, passados mais ou menos 50 anos, temos a maior goleada de sempre da taça dos campeões, 16-1.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:23 pm

      Hoje já li de tudo, dois anos consecutivos em que chegar à final da LE e perde-la era mau e agora quartos e meias finais da LE já dão prestigio, assim como oitavos da LC, sportinguistas não se coloquem em bicos de pés, pior do que ser pequeno é ser pequeno e julgarem-se os maiores.

      Prestigio europeu não têm nem nunca tiveram, dizer o contrario é atirar areia para os olhos…

      DM

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:39 pm

      Era uma resposta para o RREB. Nunca disse que tínhamos o vosso prestígio europeu, disse que não concordava que não tivéssemos nenhum. Senão, das 234756593 equipas da Europa só 12 ou 13 é que tinham prestígio europeu.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:40 pm

      Já agora, como se mede o prestígio europeu? Só por curiosidade…É por vitórias na Liga dos Campeões?

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:44 pm

      André Martins, respondendo à sua pergunta

      Arsenal – uma taça das taças, tal como o Sporting
      Man City – uma taça das taças, tal como o Sporting
      Spurs – uma taça das taças e duas taças UEFA, tal como… Afinal não, bem melhor que Sporting
      Napoli – uma taça UEFA…
      Roma – único clube de que falou que nunca ganhou um titulo europeu, muito bem andré, bem tirada esta
      PSG – uma taça das taças e uma taça intertoto, melhor que o sporting, por margem mínima, mas melhor
      Lyon – uma taça intertoto, segundo clube de que fala que tem menos títulos ou neste caso títulos menos importantes que o sporting

      Isto tudo sem contar com presenças em finais de LE/UEFA/TT ou finais/meias finais de LC/TCE
      Se você fala assim destes clubes, imagine o prestigio do Sporting que tem UMA TT
      Você colocou clubes com uma taça das taças e duas uefa's como clubes sem prestigio europeu e vem dizer que um clube com uma taça das taças, uma final da uefa e uns míseros quartos de TCE como um clube cheio de prestigio, vamos lá ter um pouco de noção e informar-se minimamente antes de vir escrever no melhor blog desportivo nacional, depois andamos aqui pela caixa de comentários e até pensamos que estamos na caixa de comentários de um jornal desportivo…

      DM

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:54 pm

      Zé maria, obrigado pela resposta, tudo depende da interpretação, para mim prestígio é percentagem a um lote restrito de equipas, tipo as que já ganharam ou chegam recorrwntemente a finais ou meias finais. Isso é prestígio e da minha perspectiva o SCP nunca teve esse nível,senão como o Sporting o lote de equipas com prestígio passaria de prai 30 a 100, os números foram aleatórios para ajudar a explicar o meu ponto. Abraço e espero mesmo que ganhem prestígio este ano.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:02 pm

      "pior do que ser pequeno é ser pequeno e julgaram-se os maiores", uma frase importante que me deixa a pensar o que seria se o Sporting fosse um clube grande. Os melhores adeptos já temos ( quantidade não é qualidade), os títulos noutras modalidades também e mesmo no futebol depois de anos de sofrimento e angustia ( os adeptos sempre lá a apoiar os jogos inteiros e não 3 minutos e os cartões de sócio ficaram intactos) estamos outra vez no caminho certo e prova disso é que os últimos 2 títulos disputados em Portugal foram ganhos pelo Sporting, o que seria se fossemos grandes.
      Quanto á dimensão europeia, não me custa nada admitir que não temos aquela que queríamos, nem a que um clube da dimensão do Sporting merece, e que os nossos rivais tem uma maior dimensão europeia tanto em número de títulos ( o Porto então nem se discute) como em prestigio fruto destes últimos anos medíocres do Sporting na Europa.

      GF

    • Kafka I
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:05 pm

      DM

      Deixa-me só completar que a Roma de facto nunca venceu um titulo Europeu, mas já foi a um final da Champions…o Sporting foi a uns 4ºs de final

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 2:06 pm

      Obrigado RREB. Certo. Mas vejam lá se percebem o meu ponto e o de muitos sportinguistas. Não se trata de menosprezar a Liga Europa. É sempre bom jogar com equipas do nível do Besiktas, Lokomotiv, etc. Bem melhor para miúdos como o Matheus e o Gelson jogar contra essas do que contra o Desportivo das Chaves da segunda liga. Trata-se de, na altura da decisão, abdicar da Liga Europa em termos de jogadores. Isto é, temos campeonato e Taça de Portugal numa semana, com jogos decisivos. A meio da semana temos o Besiktas em casa. Nesse jogo devíamos jogar com os suplentes, mas isso não quer dizer que eu queria ser eliminado. Jogam as reservas, mas jogam para ganhar! Depois temos a equipa pronta para ir a Braga para a Taça.

      Eu estou contente com a vitória. Comecei o meu comentário no post anterior, dizendo que não estava contente com a utilização de Adrien, Ewerton e João Mário. A Liga Europa é importante e eu quero ganhá-la. Agora, passa para segundo plano quando temos uma Liga inteira pela frente!

      abraço e mais uma vez obrigado

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 3:01 pm

      GF, primeiro de tudo estamos a comentar sobre o prestigio de uma equipa de futebol na europa, a frase que transcreveste é comentário a esse mesmo assunto.
      Depois falas dos melhores adeptos, ou melhor dos auto intitulados melhores adeptos, não vou comentar, assim como não comentava se dissesses que o Sporting de Espinho tem os melhores adeptos do mundo, é uma afirmação tua e vale o que vale, ou seja, nada!!!
      Essa dos 3 minutos e cartões de sócio intactos também tem piada, acompanho futebol há bastante tempo, não só uma equipa como parece ser o caso e já assisti a épocas em que os "melhores adeptos do mundo" iam ao estádio só para mostrar lenços brancos no final do jogo, já assisti aos "melhores adeptos do mundo" a desejarem que o seu clube perdesse para o vizinho não ser campeão, poderia estar aqui o resto do dia a bater teclas sobre este assunto mas julgo que o senhor não merece e o meu patrão também não ia gostar muito da ideia. Só mais uma coisa não foram os últimos anos do Sporting a serem medíocres na Europa, foi sim toda a história, quem não se lembra das capas dos jornais em 2008 ou 2009, já não me recordo bem, que diziam algo do género, "Primeira vez do Sporting nos oitavos de final da Liga dos Campeões", TCE, moldes antigos da LC, melhor prestação – Quartos de Final.
      Só em tom de exemplo o Lima tem tantas finais europeias como o Sporting, se o Benfica tivesse ganho um titulo nestas duas finais consecutivas da LE podia-se dizer que o Lima tinha tanto prestigio Europeu como o Sporting, mais uma vez não se coloquem em bicos de pés, fica-vos mal…

      DM

    • Nuno
      Posted Novembro 27, 2015 at 3:13 pm

      Sim GF, os 8mil adeptos no Sporting Videoton são um exemplo.

      Agora com a vossa sobranceria, digam lá: quem tem mais prestigio?

      – O Celtic, Feynoord, Nottingham Forest, Aston Villa, Hamburgo, Steua Bucarest, Estrela Vermelha, Marselha? Ou o sporting?

    • Nuno
      Posted Novembro 27, 2015 at 4:02 pm

      Os melhores adeptos…. sim, aqueles que podem acabar em 6º lugar este ano. Mas se o Benfica acaba em 7º ficam contentes.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 6:58 pm

      Eu percebi perfeitamente que a frase era em relação ao prestigio europeu, que não sei se lês-te no meu comentário mas concordo que o Benfica e Porto tem mais, mas desde quando é que isso define a grandeza de un clube? O Arsenal é visto como inferior ao N.Forest ?
      Rapaz, o Sporting levou 8 mil pessoas com o Videoton numa fase em que as claques estavam sob protesto, já estava eliminado, não ganhava a ninguém e foi a uma sexta-feira onde o tempo não estava muito bom para ver um jogo. Mas também tive um pouco de trabalho, como tu, e no jogo do benfica-metalist estavam 10000, e foi em 2008/2009 o Benfica estava mal mas não estava mediocre.
      E acho que fui bastante claro quando disse que qualidade não é quantidade.

      GF

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:47 pm

    Uma coisa é rodar 4/5 elementos e manter uma base, como se fez hoje e mostra que a intenção não é, abandonar a Liga Europa. Outra é abdicar de 90% dos titulares, algo que já correu mal… se for possível passar, não se deve abdicar de uma competição europeia, seja ela qual for.
    Hoje só não fiquei satisfeito com a utilização de Ruiz, quem esteve no estádio percebeu perfeitamente como o costa riquenho acabou o prolongamento, jogando hoje mais 90 minutos, acho difícil que na segunda-feira esteja nas suas melhores condições, de resto, foi possível gerir sem comprometer o objetivo.

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:28 am

      Um boa gestão é a de manter sempre uma base forte de 5/6 titulares e dar minutos aos restantes, o Porto do Mourinho era eximio nisso, e já agora também é assim que se deve lançar jovens jogadores e nao aos conjuntos todos de uma vez, hoje fez uma boa gestão e honestamente acho que vocês tem plantel para tentar ir longe na Europa sem descurar a luta pelo campeonato.

  • Kafka I
    Posted Novembro 26, 2015 at 10:57 pm

    Como ontem aqui disse, numa perspectiva de vencerem o campeonato a melhor coisa que podia acontecer ao Sporting, eram serem eliminados agora da Taça Uefa e o Porto ir para a Taça Uefa…ao que parece Jesus por estas declarações também pensa assim…

    • Daniel Agostinho
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:22 pm

      Óbvio, o Benfica fará mais três jogos na Champions e depois fica sem a carga semanal.
      Neste momento o único alvo a abater é o Porto que "precisa" de levar com a Europa.

      Nisso todos concordam.

    • Kafka I
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:27 pm

      O Benfica não é metido nem achado na luta pelo título, isso é um assunto que só diz respeito a Sporting e Porto…

    • Pedritxo
      Posted Novembro 26, 2015 at 11:54 pm

      Kafka,

      Dou-te razão do que dizes sobre como o Benfica tem jogado, ou melhor não jogado, mas o Benfica a bem ou a mal tem hipóteses de ser campeão.

      Imaginemos que o Benfica acaba por ser campeão, o que vais dizer ou fazer?

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:07 am

      Exatamente Kafka! E já agora, que passe o Benfica às meias da Champions.

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:29 am

      Creio que se o Benfica for campeão o Kafka tem de tatuar a frase " O Stor tramou-me" :D

    • SdvrSCP
      Posted Novembro 27, 2015 at 9:01 am

      Pedritxo, o Kafka é convicto, e tem tido este discurso desde o inicio da época, mas se ganharem vai ficar felicíssimo e vai festejar o campeonato, como é óbvio a felicidade de ser campeão vai ser maior do que ficar chateado por não ter razão.

    • Kafka I
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:05 am

      SdvrSCP

      Não diria melhor…o facto de eu não acreditar que o Benfica tenha alguma hipótese de ser campeão, não invalida que não deseje que o Benfica o seja e adorava NÃO ter razão..

      Quantos adeptos do Boavista em Agosto de 2000 acreditavam que iam ser campeões nacionais? aposto que NENHUM…em Agosto de 2000 se alguém dissesse que o Boavista podia ser campeão, qualquer adepto do Boavista diria "isso não faz sentido nenhum, nunca vai acontecer"…e no entanto em Maio de 2001 os adeptos que em Agosto de 2000 não acreditavam no titulo festejaram-no evidentemente…

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:59 pm

      Tenho ideia de o Boavista ser nessa altura bem mais forte do que o Braga é agora por exemplo. Não era uma luta a 4 (3 grandes mais o Boavista), mas ir ao Bessa era sempre um sufoco. Mas claramente que não eram candidatos.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 26, 2015 at 11:02 pm

    O Sporting tem opções no banco para atacar em força o campeonato e fazer uma boa campanha na Liga Europa (tal como nas restantes competições), basta para isso que Jesus em fez de rodar toda a equipa faça como hoje e deixe alguns dos titulares em campo fazendo uma mescla com os habituais suplentes.
    Janeiro está ai à porta e o plantel irá ter pelo menos mais três jogadores (Schelotto, Zeegelaar e Bruno César) mas pelo que tem sido veiculado a entrada de mais um central é algo que deve mesmo acontecer, talvez até mais um ponta-de-lança e (se ainda for possível) um extremo (espero que o Adrien continue mas se ele sair J. Mário passará para o miolo e terá de se arranjar um extremo para titular … Carrillo ainda vais a tempo de renovar).

  • Diogo C
    Posted Novembro 26, 2015 at 11:51 pm

    Eu acho que não deviamos descartar a Liga Europa como se não fosse nada.
    É certo que queremos ser campeões visto que já não somos há muito tempo, mas apesar de ser a nossa prioridade também acho que devia ser nosso dever fazer boa figura na Europa e isto passa por passar aos 16avos e depois ir o mais longe possível.

    O jogo de hoje prova que o problema não está na equipa que entra em jogo mas sim na forma como aborda o jogo. Tivemos hoje uma atitude diferente dos jogos anteriores o que nos permitiu vencer de forma inédita na Rússia. É essa atitude que temos de ter sempre.

    Temos de ter capacidade de jogar em 2 competições diferentes e com a chegada de novos reforços vamos ter um plantel com mais soluções, onde podemos refrescar a equipa mas que essas mesmas mudanças têm que nos permitir sempre lutar pela vitória, seja em que competição for.

  • Zé Maria
    Posted Novembro 26, 2015 at 11:53 pm

    Há uma coisa que eu não percebo aqui. Que projeção e prestígio é que a Liga Europa dão sinceramente? Alguém considera o Sevilla superior ao Porto? Quantas LE ganharam os andaluzes e quantas ganhou o Porto? Evidentemente que só a Champions hoje em dia (no passado a Taça UEFA era importante) dá prestígio. Por isso ainda bem que JJ pensa assim. Se vencermos com suplentes e reservas ótimo, caso contrário, sacrifica-se a LE óbvio.

    • RREB
      Posted Novembro 27, 2015 at 12:30 am

      Dá mais prestigio do que nao estar lá ;) parece obvio que dá visibilidade, alarga a marca pois sempre serão mais pessoas a ver jogos do Sporting que apenas os tugas e ainda algum guito.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:11 am

      Zé Maria o Sevilla ganhou (só..) 4 LEuropa/Taça UEFA.
      A Taça UEFA era importante e agora a Liga Europa, que é a mesma coisa com outro nome, já não é?

      Carlos Dias

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:45 am

      Carlos Dias, foi precisamente por isso que mencionei o Sevilla. Ganhou 4 e agora? São mais prestigiados que o Porto que só ganhou 2? Não foi só o nome que mudou, antes fosse. Foi a competitividade.

      RREB, sem dúvida. Mas trata-se de não colocar em risco a luta pelo campeonato que nos pode dar acesso à Champions (se formos campeões somos cabeças de série). Lutar pelo título já é demasiadamente penoso para nós, com Liga Europa até ao fim torna-se praticamente impossível (se em Maio festejar os dois títulos cá estarei para dar a mão à palmatória, mas sinceramente não me parece).

    • Pedritxo
      Posted Novembro 27, 2015 at 9:49 am

      Para o Sporting ate a intertoto dava prestigio, porque na Europa e fraquinho.

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:27 am

      A questão é que o Porto tem duas Champions, e duas intercontinentais, e uma supertaça, e duas uefas, se apenas tivesse duas uefas e mais nada, e o Sevilha tivesse quatro, era obvio qual seria o clube mais prestigiante.

      Jozef

    • Nuno R
      Posted Novembro 27, 2015 at 10:36 am

      A Taça UEFa, nos seus antigos moldes era até mais complicada que a própria Taça dos Campeões.
      Tinham os segundos a quintos classificados de Espanha, Itália, Inglaterra, etc… corresponderia a termos uma LE com Real, Atletico, City, Arsenal, United, Porto, Roma, Dortmund, Wolfsburgo, …

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:57 pm

      Jozef, então estás a dar-me razão. Mais vale ir à Champions, ficando em 1º ou em 2º, do que tentar tudo na Liga Europa. Ou não?

      Pedritxo, mais uma farpa desnecessária, nem mereces que te responda.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 27, 2015 at 1:57 pm

      Nuno R, era precisamente isso que queria dizer…

  • Anónimo
    Posted Novembro 27, 2015 at 8:52 am

    Andre Martins,

    Uma mentira repetida n vezes nao passa a ser verdade.
    O Benfica nao foi a primeira equipa do pote 1 a ficar em ultimo na fase de grupos. Assim de repente lembro-me do Man Utd em 05/06, curiosamente com o Benfica a ficar em 2o nesse mesmo grupo.

    Wey

  • JT7
    Posted Novembro 27, 2015 at 10:28 am

    Melhores marcadores da Liga Europa 15/16:
    6 golos: Aritz Aduriz (Athletic) 5 jogos 387 minutos 2 assistencias

    5 golos: Raúl Bobadilla (Augsburg) 4j 281m 0a

    4 golos:
    Fernandão (Fenerbahçe) 5j 213m 0a
    Pierre-Emerick Aubameyang (Dortmund) 3j 230m 0a
    Abubakar Oumaru (Partizan) 4j 241m 1a
    Manolo Gabbiadini (Napoli) 4j 288m 0a
    Franco Di Santo (Schalke) 5j 318m 1a
    José Callejón (Napoli) 5j 340m 2a
    Andrija Živković (Partizan) 4j 360m 1a

    3 golos:
    Filip Djordjević (Lazio) 2j 86m 0a
    Federico Bernardeschi (Fiorentina) 4j 257m 0a
    Georges-Kévin N'Koudou (Marseille) 4j 278m 2a
    Kris Commons (Celtic) 4j 294m 2a
    Matheus Pereira (Sporting CP) 4j 302m 1a
    Fredy Montero (Sporting CP) 4j 314m 3a
    Klaas-Jan Huntelaar (Schalke) 4j 332m 0a
    Mohamed Elyounoussi (Molde) 4j 348m 2a
    Steffen Hofmann (Rapid Wien) 5j 369m 1a
    David Lafata (Sparta Praha) 5j 388m 1a
    Guillaume Gillet (Anderlecht) 5j 432m 0a
    Baye Oumar Niasse (Lokomotiv Moskva) 5j 439m 3a
    Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moskva) 5j 450m 0a

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 27, 2015 at 10:52 am

    Se o cansaço não se fizer sentir o Benfica vai sofrer tanto na pedreira.

    Está a jogar muito este Braga, dá gosto ver a qualidade de jogo e as movimentações da equipa.

Deixa um comentário