Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estação final ou apeadeiro de passagem?

Muito se tem falado da transferência de Diogo Leite para o Valência. Caso se venha a confirmar este movimento, mais não é, que a confirmação do estranho paradigma que envolve o FC Porto. Enquanto outros emblemas (como o Ajax), procuraram afirmar a sua identidade através de um padrão de jogo, o clube azul e branco sempre o procurou fazer através da tão badalada mística, onde o “Portismo” assumia um papel nuclear. Cientes que temos um mercado reduzido (10 milhões) e que não somos um campeonato que seja sobejamente acompanhado internacionalmente, temos necessariamente de recorrer a outras estratégias para nos impormos além fronteiras. Quando somos instados a olhar para as conquistas internacionais do clube, percebemos que existem sempre grandes pilares no balneário. Jogadores que sentem, mais que o clube, a cidade, porque de facto esta simbiose é difícil de destrinçar. Em 87 vemos João Pinto, Fernando Gomes ou Jaime Pacheco. Em 2004 vemos Baía, Jorge Costa, ou Deco. De facto, a única exceção foi 2011, no entanto esse balneário alimentou-se de uma situação em concreto da época anterior, como combustível para a campanha que realizou nesse ano. Quando analisamos as potencias mundiais, percebemos que nem essas abdicam das suas referências nacionais, mesmo sendo os clubes que muitos jovens ambicionam chegar, nascendo na zona do globo que o destino definiu. Não estranhamos que qualquer miúdo sonhe jogar num Barcelona, ou num Real Madrid, mas a probabilidade de sonhar com a mesma força jogar por um clube português é bastante mais diminuta.

Não deixa de ser um pouco estranho, como é que uma estrutura que já venceu tudo o que há para ganhar (interna e externamente), e que por esse motivo teria a obrigação de conhecer os fatores preponderantes que conduziram a tal sucesso, venha a caminhar no sentido oposto. E por consequente, venha a afundar um clube que os próprios ergueram, quer ao nível das conquistas, quer ao nível do património.

O FC Porto foi, até ao dia de hoje, o único clube, em Portugal, campeão da  II liga com a sua equipa B. No entanto, dessa equipa onde despontavam jogadores como Rafa Soares, Francisco Ramos, João Graça ou Tomás Podstawski, o único que teve uma aposta regular na equipa principal foi André Silva, com uma fatia importante de pressão dos adeptos para que o fosse. O FC Porto teve o capitão mais jovem de sempre na Liga dos Campeões, um jogador que já à época se via que podia ser um elemento marcante para a história do clube, mas não hesitou vende-lo por uns míseros 17 milhões, para ficar com Herrera que esta época abandonou o clube a custo zero, fazendo o clube perder o seu capitão a troco de nada pelo segundo ano consecutivo. O clube preferiu perder Gonçalo Paciência por uns “desprezíveis” 3 milhões de euros, quando hoje contrata um jogador da idade do Zé Luís pelo preço que custou (e para mim, pessoalmente, é bem menos jogador que o primeiro). Perdeu Diogo Dalot por incapacidade de gestão (e provavelmente porque este também teve em conta a carreira que os seus antecessores da formação “não tiveram”) e neste momento arrisca-se a cometer o mesmo erro com o Tomás Esteves. Após mais uma geração ter feito história, o próprio presidente do clube veio publicamente dizer que essa geração seria o futuro do FC Porto. Volvido um ano, quase nenhum joga (exceção ao Romário Baró até ao momento da lesão) e num momento de aperto, os miúdos que cresceram com o sonho de se afirmarem na equipa principal parecem estar na linha da frente para serem empurrados do barco. Não querendo fazer o papel de cartomante, posso dizer ao dia de hoje, que com quase toda a certeza, daqui a 3/4 épocas da base: Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós, Pedro Justiniano, Tomás Esteves, Fábio Vieira, Romário Baró, Vítor Ferreira, Angel Torres e Fábio Silva não teremos visto quase nenhum ser aposta na equipa principal e já nem teremos essa hipótese pois muitos deles provavelmente não estarão contratualmente ligados ao clube. Cabe aos dirigentes decidirem que FC Porto construir. Se querem ser a estação final da viagem, ou apenas um apeadeiro de passagem.

Visão do Leitor: Santander

46 Comentários

  • Luis1983
    Posted Abril 13, 2020 at 1:33 pm

    O motivo para o Porto vender o Diogo leite é o mesmo de ter vendido o Ruben neves e o André Silva. Mais valias. Um jogador formado no clube, desde que não tenha havido nenhuma transferência, contabilisticamente vale 0, fazendo com que a venda destes jogadores, contabilisticamente,seja mais aptecivel

    • Santander
      Posted Abril 13, 2020 at 2:03 pm

      Confesso que a contabilidade está longe de ser o meu forte… Mas em primeiro lugar o custo de um jogador da formação nunca poderá ser 0… É necessário incluir toda a despesa que dá a estrutura da formação (mesmo que o custo prático seja residual)… Em segundo lugar mesmo que o custo seja 0 é necessário perceber o ponto de venda… Porque a nível de marca é bastante melhor vender um jogador por 40/50M para um colosso do que vender para a 2ª liga inglesa por um valor de 17M… Em terceiro lugar é necessário incluir aquilo que se gasta para depois contratar jogadores que vêm por não haver alternativas… Talvez se nunca tivesse sido vendido o Herrera poderia ter saído a custo 0 e não teria havido a necessidade de estourar quase 10M no Uribe (mais prémios e salários) que com 29 anos estará longe de representar uma grande mais valia financeira no futuro.. É exatamente como o Paciência que referi no post.. Foi despachado e depois disso já se foi comprar jogadores como Fernando Andrade ou o Zé Luís que no meu entender não são sequer do mesmo nível que o português, por isso será que a sua venda significou uma mais valia de 3M ou a juntar as compras que foram necessárias fazer para suprir a sua ausência a mais valia que gerou já vai bem no negativo?
      Por isso parece-me ser redutor afirmar que o custo de um jogador da formação é de 0 por isso o valor da transferência significa uma enorme mais valia… Mas acabo como comecei… Sou um leigo e de contabilidade percebo pouco!

      • Luis1983
        Posted Abril 13, 2020 at 3:01 pm

        “Os direitos desportivos dos jogadores poderão ser reconhecidos como um ativo na demonstração de Balanço quando for provável que os benefícios económicos futuros fluam para a sociedade e o ativo tenha um custo mensurado com fiablidade. Ora,os jogadores de formação,por não ser possível mensurar com fiablidade, valem zero

      • Luis1983
        Posted Abril 13, 2020 at 3:15 pm

        Vou tentar dar um exemplo muito simplificado (e valores diferentes) para explicar a situação. Ruben neves é vendido por 10m e tem 9m em custos com salários/comissões/etc . Mais valia gerada é igual a 10m. Herrera é vendido por 10m e tem 9m em custos, mais valia gerada é de 1m

        • Santander
          Posted Abril 13, 2020 at 4:34 pm

          Luis percebo a ideia! O que quis dizer é que isso até pode ser verdade numa folha de contas de Excel, mas que na prática para mim a questão é um pouco mais complexa que isso! Até porque há um valor não tangível muito grande em todos os jogadores… Será que esses 17M do Neves não poderiam ser bem superiores só em entradas diretas na Champions que derivado (não só mas também) à sua ausência não foi possível por falta de qualidade? Já para não falar e termos de marca o impacto que bons resultados desportivos representam…

          • Luis1983
            Posted Abril 13, 2020 at 7:01 pm

            Sim claro, atenção que eu não disse que era uma boa medida , disse que provavelmente era o motivo. Isto é uma forma de embelezar as contas do clube. O clube não ganha mais (obrigatoriamente) por vender os jogadores da formação, mas contabilísticamente eles vão gerar uma mais valia superior,que entra diretamente para o apuramento de resultados. Ou seja, no caso específico do Porto,vão reduzir o prejuízo

        • Aurinegro
          Posted Abril 13, 2020 at 4:39 pm

          Não percebi bem essas contas simplificadas.

          • Luis1983
            Posted Abril 13, 2020 at 7:03 pm

            Vou tentar explicar de outra forma. Temos o jogador X que vem da formação e o jogador Y. Ambos os jogadores custaram ao clube 5m e foram os dois vendidos por 10m. O jogador X vai gerar 10m em mais valias,o jogador Y so 5.

  • André Dias
    Posted Abril 13, 2020 at 1:40 pm

    Bom post.

    O FCP é 8, o SLB é o 80.

    No Dragão há potencial que não é aproveitado em detrimento de “talento” estrangeiro que se revela uma desilusão. Gasta-se dinheiro mal gasto e desperdiçam-se jovens com imenso potencial.

    Na Luz dão-se oportunidades a jovens que por vezes não têm valor para integrar a equipa A ou simplesmente ainda não estão preparados para tal. Parece haver um pensamento generalizado no clube de que a academia tem capacidade para lançar um Renato ou um Bernardo todos os anos.

    Dois rivais que não conseguem encontrar um meio termo. O primeiro que o fizer tem tudo para dominar internamente. Claro que continua a ser necessário acertar nas apostas nos jovens e nos reforços que se contratam, no futebol há sempre uma certa quota de imprevisibilidade e por vezes uma estratégia perfeita pode não surtir o resultado desejado, mas ambos têm potencial para fazer mais e melhor.

    • Pedro Leal
      Posted Abril 13, 2020 at 2:22 pm

      Acho complicado o Porto conseguir dominar internamente como tu referes, pelo menos a curto/médio prazo, devido à sua situação financeira atual, que os vai obrigar a vender alguns dos seus melhores jogadores ainda esta época e mesmo com uma aposta bem pensada nos jovens duvido que consigam montar uma equipa tão forte para conseguir dominar.

      • André Dias
        Posted Abril 13, 2020 at 2:48 pm

        É certo que a situação financeira actual complica o futuro do FCP mas estamos a falar de um clube que “só” precisa de um título de campeão e de uma boa prestação na Champions para encaixar dezenas de milhões.

        Dou como exemplo o período pós-Lopetegui. Falou-se de all-in com o espanhol e previa-se um futuro complicado mas bastou uma época positiva em termos desportivos para se verificar uma recuperação financeira.

        Com isto não quero menosprezar a situação actual, que até se pode agravar caso haja uma provável crise provocada pela pandemia, mas o futebol é um meio volátil e pobre em certezas. Não vale a pena traçar já um cenário demasiado pessimista para o futuro.

    • Santander
      Posted Abril 13, 2020 at 2:42 pm

      André francamente não me parece que o Benfica seja o 80… Acho que a estratégia do Benfica é de longe a mais acertada! Podemos discutir as fracas prestações europeias, mas esse problema para mim é bem mais complexo do que justificar com a aposta na formação.. Na altura de Jesus com um grande plantel só por uma vez passaram da fase de grupos… Nas últimas 12 participações da prova (que vai até 05/06) só passaram da fase de grupos 4 vezes, no entanto em 3 dessas 4 vezes atingiram os 1/4.. Também é preciso ver há quanto tempo não estavam numa final europeia, quando jesus os colocou lá…

      Por isso parece-me curto justificar que o Benfica tem tido algum insucesso, o que nem me parece, pois ganhar 5 em 6 campeonatos e chegar aos 1/4 da champions nesse período, para mim está longe de ser um insucesso…

      Agora o que me parece é que o Benfica faz uma coisa muito bem feita e muito dificil de fazer que é segurar os jovens nas alturas complicadas… Seria muito mais fácil encostar o Ferro (mas no ano passado estava tudo deliciado com ele) e é ao segurar os jogadores nos momento difíceis que muitas vezes se ganham esses mesmos jogadores.. Concordo que nem todos estejam prontos e nem todos tenham qualidade, mas penso que isso também é acautelado… Porque se assim não fosse não tinham ido buscar o Caio Lucas ou o RDT e tinham feito um all in no Jota…

      • André Dias
        Posted Abril 13, 2020 at 7:35 pm

        Em 16/17 fomos tetracampeões. A partir daí sucederam-se más decisões.

        Num só mercado vendemos Ederson, Semedo, Lindelof e Mitroglou. Chegaram Svilar e Krovinovic. Mais de 130M em vendas, investiu-se apenas 9M no plantel. Como resultado falhámos o penta, ficámos pela fase de grupos da Champions e demos novo balão de oxigénio ao FCP que estava em plena crise desportiva e dava sinais de crise financeira.

        Na época seguinte gastámos 25M em reforços quando só tínhamos feito 68M em vendas. Fomos campeões mas voltámos a ficar pela fase de grupos da CL. Porque apesar de nos reforçarmos consideravelmente continuámos sem colmatar a saída de Lindelof (subiu Ferro) e Semedo (apostou-se em Corchia?).

        Inicia-se a época actual e o investimento dispara graças à venda de Félix. Mas apesar de gastarmos 63M em reforços continuamos sem substituir Lindelof (Ferro mantém-se a titular) e Semedo (subiu o demasiado verde Tavares). Perdemos a liderança no campeonato e a nossa transição defensiva é completamente medíocre.

        Daí ter dito que o Benfica é 80. Depois de três anos e cerca de 400M recebidos em vendas continuamos sem colmatar duas lacunas graves com esperança que dois miúdos sejam suficientes.

        Não digo que o SLB esteja a ter insucesso mas desperdiçou a enorme vantagem desportiva e financeira que tinha sobre o FCP e na Europa tem sido miserável (três épocas seguidas sem passar a fase de grupos).

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 13, 2020 at 3:02 pm

      Bem dito.

    • Knox_oTal
      Posted Abril 13, 2020 at 3:52 pm

      Quanto ao Benfica, estou de acordo que não há Bernardos, Félix’s ou até Renatos e Guedes todos os anos mas o talento continua lá. Simplesmente esta época a gestão dos jovens foi um desastre, aliás a gestão do grupo no geral foi sofrível! Quem evolui de forma claramente positiva ou aumentou de forma substancial o seu rendimento nesta época?!?

    • Daniel Alves
      Posted Abril 13, 2020 at 5:49 pm

      O Benfica não aproveitou Bernardo Silva e Cancelo e agora quer dar oportunidade a tudo o que mexe para não deixar fugir outro talento igual. Parece-me ser umas razões para esta aposta desmesurada na formação.

      • André Dias
        Posted Abril 13, 2020 at 6:14 pm

        Não sei se é por isso. Não saíram em final de contrato nem foi batida nenhuma clausula. O Benfica não os aproveitou porque não quis.

        • Daniel Alves
          Posted Abril 13, 2020 at 8:00 pm

          Provavelmente não é assim tão simples. O Benfica na altura respeitou as decisões do treinador que tinha, mas claramente ficarão tão queimados que no final da época até o mandaram embora.

          • André Dias
            Posted Abril 13, 2020 at 8:37 pm

            Certo. E também pode ter sido um retribuir de favores a Jorge Mendes (Hélder Costa e Cavaleiro foram vendidos por 15M cada).

            Só quis dizer que a palavra final é do clube. Se o Benfica realmente quisesse manter Bernardo e Cancelo não havia nada que o pudesse impedir. No final a (má) decisão de os vender veio de cima.

            • Daniel Alves
              Posted Abril 14, 2020 at 9:13 pm

              Claro. Eu na altura disse que achava bem o Bernardo ser emprestado, se não havia lugar para ele, mas critiquei a clausula que puseram. Que pusessem um valor absurdo ou então não punham. Mas depois também pensei que se calhar o Monaco só aceitou o empréstimo porque tinha a opção de comprar.
              Só estou a dizer que o Benfica escolheu na altura o treinador acima do projecto, e que depois de verem o Cancelo e o Bernardo a afirmarem-se quando aqui o Benfica não tinha grande alternativa ao Maxi e andava a jogar com o Bebé nas alas, ficaram lixados e decidiram virar o projecto todo para o Seixal.

  • mega3
    Posted Abril 13, 2020 at 1:45 pm

    Simplesmente a SAD é uma cambada de incompetentes que o que interessa é as comissões mais nada.
    Exemplos;
    Andre Pereira – nao vale nada mas renova-se (xandinho)
    Madi Queta – não vale nada mas renova-se (caldeira)
    Diogo Dalot – bom jogador mas sai de graça (SAD tem problemas com agente dele)
    Tomas Esteves – bom jogador mas sai de graça (SAD tem problemas com agente dele)

    Para SAD o que interessa é as comissões mesmo que sejam jogadores que nunca na vida tinham qualidade para vestir a camisola do porto, por isso é que para o PORTO o que interessa menos é os miúdos da formação já que esses não dão comissões.

    Por fim os cartilheiros da SAD também chamados “PUROS” mandam a cartilha a dizer que os jovens são uns ingratos e não merecem nada mesmo sabendo a verdade que um jovem nunca na vida vai aceitar ser suplente de um manafa ou marcano desta vida.

  • FNSP
    Posted Abril 13, 2020 at 1:45 pm

    Poderiam e deveriam aproveitar o facto da UEFA andar em cima do clube com o fairplay financeiro e apostar mais na formação. Despachar alguns jogadores que não sentem o clube e apostar na prata da casa.

    • mega3
      Posted Abril 13, 2020 at 2:00 pm

      E como achas que a SAD vai aguentar sem as suas comissões com jogadores TOP mundial tipo manafa e f andrade?

      • FNSP
        Posted Abril 13, 2020 at 3:24 pm

        Isso é a podridão do nosso futebol aqui em Portugal. Porto e Benfica infelizmente são peritos nisso

  • Tiago Silva
    Posted Abril 13, 2020 at 1:50 pm

    É um ponto muito bem visto e na qual concordo. Acho que a aposta na formação deveria ser fundamental, principalmente em tempos de crise como esta. Talvez o Diogo Leite tenha que sair já para equilibrar as contas do clube e a verdade é que é um dos jogadores mais apetecíveis do plantel atual, mas que se aposte no Diogo Queirós em vez do Marcano, no Diogo Costa em vez do Marchesín, no Baró em vez do Otávio, no Vítor Ferreira em vez do Uribe, no Tomás Esteves em vez do Manafá, no Fábio Silva em vez do Zé Luís.

    Os miúdos têm muita qualidade, mas precisam de continuidade e numa aposta séria, ainda para mais quando não se tem dinheiro para ir buscar mais valias. E os miúdos são a melhor opção quer em termos desportivos como financeiros (isto quando se tem qualidade claro).

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 13, 2020 at 1:57 pm

    Acredito que outros tenham potencial para serem jogadores de bom nível como:

    Ricardo silva
    Pinheiro
    Justiniano
    Afonso sousa
    Valente
    Gonçalo borges e joão mário têm qualidade mas o rui barros não está a conseguir retirar nada deles.

    Tambem não se esperava outra coisa do rui barros.. Ou mesmo do tulipa que está à frente dos sub19 ninguém sabe a fazer o quê..

    • mega3
      Posted Abril 13, 2020 at 2:03 pm

      Sabes porque o rui barros é treinador da B? porque com ele a SAD pode meter o lixo que compra sem ninguém criticar.

      Sabes porque o tulipa que foi o pior treinador da formação esta nos sub 19? por ser amigo do Luís Gonçalves e porque come tudo que a SAD mete nos sub 19 este ano veio uma cambada de lixo e nenhum se aproveita.

  • Marcos
    Posted Abril 13, 2020 at 2:10 pm

    Ha quem precise de encher os bolsos e aproveitar enquanto on presidente é um senhor que já não tem condições para exercer…

  • RicardoFaria
    Posted Abril 13, 2020 at 2:12 pm

    Infelizmente a política praticada pelo meu clube vai continuar enquanto os mamões não saírem do clube.
    A situação crítica a nível financeiro também não ajuda mas a culpa do clube ter chegado a este estado também é dos mamões e incompetentes que la andam.

    Saudações DesPortistas!

  • Nazgul
    Posted Abril 13, 2020 at 2:40 pm

    È preciso cuidado, o Porto raramente aproveita um jovem do clube, mas o Benfica aproveita muita porcaria este ano temos o caso do Tomás Tavares que è medíocre em tudo, não se vê ali nada de especial assim como o Varela que custou o penta!

  • Luis1983
    Posted Abril 13, 2020 at 2:46 pm

    Valor contabilístico é muito diferente do valor real digamos assim. Um jogador de formação vale zero por ser muito difícil aferir o real valor dele, além de que daria aso a muitas jogadas contabilísticas entendes? Se deixassem os clubes avaliar os jogadores de formação era uma borga,era a ver quem era o mais criativo. Para uniformizar e por não haver melhor modelo,decidiu se que valem todos zero. Eu já não estudo contabilidade para as sociedades desportivas desde 2014 mas não acho que tenha mudado. Caso queiras saber mais,pesquisa por ativos intangíveis as sociedades despot

  • Kacal
    Posted Abril 13, 2020 at 3:21 pm

    Concordo totalmente com post e o seu conteúdo, penso o mesmo e subscrevo cada palavra! Espero que possam haver mudanças profundas e entre “sangue novo” em breve, só aí voltaremos a entrar numa espiral de crescimento novamente. Nada mais a dizer, tudo dito. Acrescento só que no caso de Diogo Dalot também foi precipitação dele sair porque caso renovasse iria ser titular de certeza porque Ricardo Pereira saiu e ele é bem melhor que o que temos e iria ser aposta, acredito, até porque já vinha a ser a principal alternativa a Ricardo Pereira e Telles quando estes não podiam jogar ou eram descansados, isto antes da lesão que teve. Os restantes, estou de acordo.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 13, 2020 at 4:27 pm

    Texto fantástico e que, infelizmente, reflete a realidade do nosso clube. É por demais incompreensível os negócios realizados por esta direção. Como é possível um clube como o FC Porto, um clube conhecido mundialmente, um clube consagrado internacionalmente, ter na sua SAD sanguessugas que olham para o clube apenas como um meio de proveito próprio. Como é que estas pessoas chegaram as estes cargos? Há muito tempo que o Porto necessita de sangue novo e maneira como temos (des)aproveitado a formação nos últimos anos só realça isso mesmo.
    É vergonhoso que um clube da nossa dimensão apenas trabalhe com certos empresários e só contrate do catálogo de certos empresários. Isto vai levar o clube à sua destruição. Obrigar os miúdos da formação a assinar por certos empresários para poderem renovar pelo clube do coração é doentio também. Quanto ao Dalot não tenho conhecimento da situação, mas em relação a vários outros jogadores, foram pressionados para isso. A título de exemplo, o Diogo Queirós esteve com um pé em Inglaterra porque foi “obrigado” a assinar pelo Alexandre Pinto da Costa para renovar pelo clube que representa desde os 11 anos. Felizmente, com a conquista da Youth League, ganhou mais “nome” e renovou mantendo o empresário. No entanto, Tomás Esteves, que deve sair pelos míseros 10M pela cláusula, não renovou por, entre o facto de não ter sido aposta quando era claramente o melhor disponível, foi pressionado para assinar pelo filho do nosso falecido presidente.
    Deixa-me extremamente frustrado ver isto a acontecer no meu clube e é preciso que os adeptos façam mais pressão para alterar o nosso rumo.

  • dleao
    Posted Abril 13, 2020 at 5:25 pm

    Artigo magnífico. Totalmente de acordo!
    Na minha opinião, é o melhor cronista do VM! Fico atento a tudo o que escreve, pois não só escreve bem e assertivamente, como faz uma análise ímpar do problema. Parabéns!

  • AngeloGJ
    Posted Abril 13, 2020 at 7:18 pm

    A lenga lenga do costume, com todo respeito pelo autor do texto mas tenho que discordar de algumas coisas, concordo quando diz que foi um erro vender Ruben Neves e não Danilo ou Herrera (por propostas até superiores), ou deixar sair o Gonçalo Paciência para ficar com Fernando Andrade e pessoalmente penso que em pouco tempo pode ser bastante superior ao Zé Luís (que neste momento ainda e superior ao Paciência, há pessoal que só começou a acompanhar o Zé Luís quando este ingressou no FCP), acrescento ainda que foi um erro vender também o Ricardo Pereira (que já veio em entrevistas dizer que não queria ter saído) ou o Eder Militão após apenas uma época, tudo isso para mim e’ uma falta de planeamento e visão a curto/médio prazo gritante mas acho que é necessário entender :

    1. O FCP de hoje “sofre” de sucessivos erros do passado o que significa que todas as épocas o FCP vai correr atrás do prejuízo até o dia em que decidir começar a planear as épocas muito antecipadamente(decidir quem sai antes da época começar, e começar a preparar quem entra antes da época acabar), coisa que não acho que está a ser feita.
    2. O FCP por estar a correr atrás do prejuízo vai ser sempre obrigado a vender qualquer jogador que desportivamente renda e valha pouco mas que a nível de mercado seja valioso e possa garantir uma mais valia avultada, que são os casos de alguns jovens da formação, como Diogo Leite ou Tomás Tavares.

    Se concordo que as saídas de jogadores como Ruben Neves, Dalot, Eder Militao, Gonçalo Paciência ou até André Silva não deveriam ter acontecido das formas que aconteceram discordo que deixar sair Tomás Tavares ou Diogo Leite são possíveis ma’s saídas, digo isto com levando em conta o facto de que eles são valiosos mas que desportivamente acrescentam verdadeiramente muito pouco a equipa, por exemplo falou-se muito ao longo desta época que o Tomás deveria subir a A e render Manafa ou Saravia que certamente faria melhor, mas pergunto a quem teve tal ideia é opinião se acompanhou os jogos do Tomás num contexto desportivo inferior (segunda liga), se não digo-vos já que o que se viu dele deixou MUITO a desejar, notou-se falhas gritantes a todos os níveis, e uma falta de precação para aquele nível também gritante, defensivamente fraco, ofensivamente fraco, muito egoista e individualista, em relação ao Diogo Leite sempre que o nível do adversário era no mínimo mediano o jogador comprometeu e deixou a desejar quer está época quer a época passada e sempre que foi utilizado(inclusive na seleção), portanto nestes dois casos não estamos a falar de jogadores que já comprovam uma qualidade extra ordinária( para as suas idades) como são Baró, Vitor Ferreira ou Fábio Silva, estamos a falar de dois jogadores que estão a demonstrar muito pouca qualidade, eu só posso avaliar por aquilo que vejo, e aquilo que vejo sinceramente não vejo porque de tanto alarido por dois jogadores que só mostraram potencial a nível de sub-19 nas a nível sénior ainda nada mostraram, mas parece-me que há quem está a avaliar alguns jogadores da formação por aquilo que não veem, baseado-se sabe-se lá em que, quando o FCP vendeu o André Silva falou-se nos bastidores que o FCP não acreditava que o jogador podia tornar-se num jogador de nível mundial daí ter aceitado deixar saí-lo e até os dias de hoje o jogador continua a tentar singrar no futebol, portanto quem sabe se Diogo Leite ou Tomás Tavares não estão para a direção como estava André Silva, eu pessoalmente via com muito maus olhos o FCP deixar sair o Fábio Silva, Vitor Ferreira ou Baro jogadores que além do potencial já vão mostrando qualidade a este nível, há casos e casos, não acho que esteja tudo mal só porque o FCP está disposto a fazer dinheiro com Diogo Leite e Tomás Tavares repito jogadores que ainda não mostraram qualidade a este nível.

    • Santander
      Posted Abril 13, 2020 at 7:43 pm

      AngeloGj o texto serve para isto mesmo.. Para gerar debate! Por acaso tenho por hábito acompanhar jogos dos outros escalões do F.C. Porto. Para começar só uma pequena provocação! O Tomás do Porto é Esteves e não Tavares, daí poder haver um pequeno lapso da sua parte relativamente à qualidade observada!!

      É perfeitamente normal que haja essas quebras de qualidade, o Tomás por exemplo jogou 10 jogos pela equipa B, é impossível ter ritmo e treinando na equipa A nem entrosado está… Depois o Leite nunca foi aposta de forma consistente… Casas dão todos e não me parece que o Mbemba, o Marcano ou o Chidozie deem menos… E todos eles já tiveram uma continuidade superior do que o Leite… Lógico que nem todos vão singrar nem todos vão dar jogadores e o que custa a ver é a facilidade com que são despachados.. Não sei se leu o texto mas falo inclusivamente da equipa que foi campeã há uns anos da II liga por isso não falo só desta fase em que as opções estão obviamente limitadas a necessidades de faturação a curto prazo… Já em relação ao Fábio Silva também discordo de todo, acho que se está a fazer muito alarido, não digo que não tenha potencial porque obviamente que tem, mas está longe de ter tido o impacto que refere… Já em relação ao André Silva penso ser um caso ligeiramente diferente pois 38M por ele é praticamente irrecusável, como seria para qualquer miúdo da formação atual e dado o contexto de urgência de venda…

      • AngeloGJ
        Posted Abril 13, 2020 at 9:47 pm

        Santander.

        1. Os outros nao é por muita continuidade que renderam, renderam porque das poucas oportunidades que tiveram nao comprometeram sempre, falando do mais novo da lista que mencionaste, o Chidozie na estreia foi o melhor jogador do FCP num jogo de grau de importancia elevado, eu compreendo a linha de pensamento, e repara, na epoca passada o Leite comecou a titular (desde a pre-epoca que vinha sendo titular) na minha opiniao apenas porque era da formacao (SC vinha a pre-epoca toda a dizer que apostaria na formacao entao tinha que cumprir com a sua palavra) porque o Mbemba na altura estava lesionado e porque o Militao era inferior ao Leite(segundo a maioria dos portistas), ora o Leite comprometeu em TODOS os jogos que fez ate que o SC decediu apostar no Militao, o brasileiro trouxe estabilidade na defesa e meio campo defensivo do FCP, ou seja nao so nao comprometeu como excedeu as expectativas, para mim qualquer jovem que queira vingar numa top team (e o FCP é uma top team) tem que estar pronto para no minimo nao comprometer, e a verdade é esta os outros nas poucas oportunidades que tiveram comprometeram no minimo muito menos do que o super grande futuro central do FCP.

        2. Em relacao a equipa que foi campea com Luis Castro, eu acompanhei essa equipa, e para mim os melhores jogadores eram:
        *Jose Sa
        *Raul Gudino
        *Joao Costa
        *Chidozie Awaziem
        *Igor Lichnovsky
        *Diogo Verdasca
        *Erik Palmer Brown
        *Jorge Fernandes
        *Rafa Soares
        *Vitor Garcia
        *Mikel Agu
        *Tomas Podtawski
        *Omar Govea
        *Chico Ramos
        *Pité
        * Joao Graca
        *Fede Varela
        *Ismael Diaz
        *Gleison
        *Leoardo Ruiz
        * Andre Silva

        Podemos dizer que nao foram aproveitados pela equipa principal, MAS temos de olhar aos factos e nao apenas fantasiar, desta lista quantos deram jogadores de nivel para um FCP?(Eles foram campeoes a 4 anos atras)

        Jose Sa (nivel de suplente)
        Andre Silva

        Numa lista com varios nomes apenas 2 jogadores ate os dias de hoje evoluiram para o nivel de uma top team como o FCP, podemos presumir que se fossem aposta teriam sido ou seriam nos dias de hoje melhores jogadores do que sao mas nao penso que se fazem criticas só com hipoteses, portanto se o FCP talvez apostasse nestes jogadores para a alegria de muitos adeptos o nivel da equipa talvez fosse bem inferior aquilo que ja é neste momento, é que nem para suplentes muitos destes nos dias de hoje ou nos ultimos 4 anos serveriam.

        Como ja disse compreendo a tua linha de pensamento mas estou a sustentar o meu comentario e “critica construtiva” em factos e nao hipoteses, tambem eu gostaria que os jovens da formacao nao estivessem apenas a fazer numero e que em idade adulta fossem apostas na equipa principal mas acima de tudo é preciso ter qualidade inegavel para isso, nao é por ser da formacao e ganhar campeonatos de jovens ou ser campeao numa segunda liga que os jogadores devem ser aposta na primeira equipa, acima de tudo tem de haver qualidade (merito) para isso, e quem for aposta aproveitar as oportunidades que lhes sao dadas.

        Eu tenho comigo que o pessoal reve-se nestes jovens da formacao, ao ponto de que defendem que estes jovens devem ser aposta porque sao da formacao tao somente, nao sera isto tentar viver no mundo do futebol aquilo que nao consigo na vida ?(pergunta retorica)

    • Turiacus
      Posted Abril 14, 2020 at 4:33 pm

      Pessoalmente partilho da opinião do autor deste texto mas também concordo com alguns pontos que mencionas no teu comentário.
      A realidade é que o Diogo Leite tem estado a um mau nível e tem cometido bastantes erros quando o nível do adversário sobe um bocado, estando até na origem de alguns golos sofridos.
      No entanto, acredito que este teve menos margem de erro. Recordo-me uma fase em que o Marcano esteve francamente mal e continuou a jogar, quando aí podia ter sido dada uma oportunidade ao Diogo Leite.
      Em relação ao Tomás Tavares não me vou manifestar já que não o tenho acompanhado na equipa B.
      Por fim, vou ter que concordar com o que o Santander diz em resposta a este comentário sobre o Fábio Silva. Acho que os adeptos estão a exigir em demasia que se utilize o jogador quando já mostrou várias vezes contra equipas de primeira liga que ainda não está preparado para este nível.
      E não, não faz melhor do que o Soares pelo menos na minha modesta opinião. Não há necessidade de saltar etapas no seu crescimento (tem apenas 17 anos) e deve é jogar com regularidade na equipa B e sim ir jogando nos jogos das taças como tem sido feito e bem.
      Para terminar, a necessidade de vender estes jogadores ao desbarato é tudo fruto da má gestão da nossa direção. Compramos jogadores fracos, com qualidade duvidosa para encher bolsos aos mamões da SAD e agentes e depois ficamos com planteis com jogadores fracos que ninguém quer comprar, entramos em crise financeira e temos que vender os miúdos porque são os únicos que apresentam mercado para fazer milhões.
      Podíamos poupar dinheiro não comprando jogadores de qualidade duvidosa e apostando antes nos miúdos e com o dinheiro que poupávamos conseguíamos ir buscar 1/2 reforços com real qualidade.

  • Af2711
    Posted Abril 13, 2020 at 7:23 pm

    O Porto compra o passado e vende o futuro.

  • Fantantonio
    Posted Abril 13, 2020 at 8:26 pm

    Excelente artigo e concordo com tudo e até acho que é uma realidade geral do nosso futebol atualmente que apenas o Benfica tenta contrariar porque está praticamente “obrigado” pela política da direção de contratar yes man para enaltecer a marca Seixal e atirar aos leões tudo o que mexe na formação. Na realidade, a maior parte dos jogadores que têm algum crédito ou demonstram qualidade nos seus clubes nas camadas jovens raramente consegue alcançar um lugar entre os regulares na primeira equipa e cada vez há menos os ditos símbolos do clube devido a essa situação. A sorte é que o jogador português sai com qualidade da formação e temos conseguido ter boas fornadas a singrar lá fora porque estas situações têm também influência na qualidade de opções disponíveis para a seleção nacional.

    Deixo uma ressalva no entanto, não acho que os milhões que se diz que o Valencia oferece pelo Diogo Leite representem um mau negócio, pois não se trata de um jogador que pareça ter o impacto desportivo que outros no plantel para a sua posição têm, nem parece ter muito mais potencial que Diogo Queirós e não me parece ter o peso no balneário que alguém como um Rúben Neves tinha.
    Além disso, toda a gente sabe que o Porto necessita de vender obrigatoriamente para equilibrar as contas este ano.
    Portanto, acho vendo que por esse ponto de vista, se não for o Diogo Leite, quem é que o Porto vai conseguir vender por um valor significativo que ajude a equilibrar as contas, tendo em conta que os planteis de SC têm sido construídos com jogadores feitos ou já com alguma veterania, com vista a ter sucesso desportivo a curto-prazo? Alex Telles, Danilo e quem mais?

    Se o Porto, como outros, quiser mudar o paradigma precisa de um plano a médio e longo-prazo, mas isso pode custar títulos e uma massa adepta habituada a ganhar também não lida bem com isso. Enquanto isso não acontecer, na minha opinião, vai ser sempre igual: 2 ou 3 no plantel, 1 ou 2 até jogam com alguma regularidade, isto nos melhores cenários que temos visto nas passadas temporadas, mas o resto passa ao lado.

Deixa um comentário