Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Estou no Sporting, o meu clube do coração, e no Europeu, que mais posso pedir?”

Vai conseguir ganhar o lugar no Sporting? Amorim já demonstrou que gosta das suas qualidade e lança-o quase sempre com resultados adversos, mas não é fácil tirar o lugar a Palhinha e João Mário.

Daniel Bragança brilhou na vitória dos sub-21 de Portugal frente à Suíça, e depois do jogo reconheceu que está a atravessar o melhor momento da carreira. “Sim, posso dizer que sim. Tive excelentes anos, mas agora estou no patamar mais acima, estou muito feliz, quero desfrutar, nem quero pensar muito nisso, apenas desfrutar e ser feliz. Estou no Sporting, o meu clube de coração, estou no Europeu de sub-21, o que posso pedir mais? Estou feliz e a aproveitar”, afirmou o médio. Já questionado sobre a titularidade no Sporting, referiu: “A prova tem de ser todos só dias. Tento aproveitar o momento, desfrutar e não pensar muito. Continuar com o meu trabalho, com a minha humildade e dia após dia fazer o meu trabalho como sempre. Tenho o prazer de fazer aquilo que gosto e penso em fazer o meu trabalho. O que tiver de acontecer acontecerá”.

34 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Março 31, 2021 at 10:12 pm

    Grande Dani Bragança! Tenho uma grande esperança neste miúdo. Gostava que ficasse muitos anos e que fosse o nosso Capitão. Vê-se que é um jogador que ama o clube e que se sente cá bem.

    Saudações Leoninas

  • Diogo Cordeiro
    Posted Março 31, 2021 at 10:13 pm

    Grande talento que o Sporting tem nas maos. Para o proximo ano o Sporting vai ter competiçoes europeias e vai ter que rodar mais a equipa. Vai ter com certeza mais tempo de jogo.

  • Abbas
    Posted Março 31, 2021 at 10:15 pm

    Para o ano é titular no lugar do João Mário.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Março 31, 2021 at 10:28 pm

    Tendo em conta as opções do Amorim, eu diria que tem o Nunes em melhor conta.
    Se isso não mudar, e se o Sporting apostar no João Mário ou noutro nome com algum peso, então mais vale o Bragança rodar.
    É tão simples quanto isto. O jogador necessita de muitos minutos para evoluir ainda mais.

    Amorim acha que ele já tem o que é preciso? Tudo bem, vamos a isso.
    Amorim vê o Bragança como um jovem com potencial para jogar uns joguinhos de vez em quando? Mais vale rodar.

    Para terceira escolha temos opções de sobra nos quadros do clube. Falo de jogadores com boas épocas num passado recente e que seriam suficientes para essa tal terceira opção – Eduardo Henrique, Misic, Matheus Oliveira…

    • Sporting1906
      Posted Março 31, 2021 at 10:43 pm

      Bragança é craque e é para manter, não é para rodar. Mesmo que se aposte no João Mário, o Bragança pode fazer muitos minutos vindo do banco e é um suplente de luxo, especialmente quando comparado com esses nomes que indicou. E com o tempo naturalmente vai subir o nível e tornar-se titular.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Abril 1, 2021 at 7:42 am

        Ele até pode ser craque, mas a verdade é que tem jogado pouco. 423 minutos em 16 jogos? Manifestamente pouco para um “craque”. Manifestamente pouco para um jogador que tem de jogar.

        Sem jogos e experiência muito dificilmente se torna titular num clube como o Sporting. Isso só acontecerá se não houver mais ninguém. Há João Mário. E não acredito que o clube não tente manter ou contratar um nome forte para a posição.

        Os nomes que dei são suficientes para fazerem os tais 423 minutos que o Bragança fez este ano. A lógica é esta. Para o ano fará mais que isto? Talvez. Mas acredito que o Nunes esteja à frente na hierarquia.

    • Miguel SADSC
      Posted Março 31, 2021 at 10:56 pm

      E imagine-se uma lesão grave ao JM, Palhinha ou Matheus. Não me parece nada demais ter 4 médios para aquelas duas posições. O Bragança é claramente alguém que o RA gosta, tal como o Matheus. Vai ter mais tempo de jogo para o ano e vai ser importante. Não faz sentido ir rodar. Basta uma lesão num deles e fica logo a ser importante tê-lo a ele e não a Eduardos.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Abril 1, 2021 at 7:49 am

        Tudo o que dizem do Bragança eu ouvi do Eduardo. Novo Fabinho, grande figura do Belenenses, jogador de equipa grande…
        Já não presta? Então?

        Não consigo imaginar o Bragança a fazer de Palhinha. Não o imagino a sujar os calções daquela maneira. Tem características diferentes.

        Mais facilmente ele se torna um jogador de topo se jogar com bastante regularidade. No Sporting, até ver, é apenas solução de recurso. Se continuar neste registo, evoluirá muito mais lentamente. São opções.

        Novamente: se é para continuar com números como os desta época – 423 minutos em 16 jogos (espaçados temporalmente) – então o jogador não evolui como poderia evoluir se competisse com regularidade.

        • Filipe Ferreira
          Posted Abril 1, 2021 at 10:49 am

          O jogador não evolui só nos jogos, evolui nos treinos também e com as experiências dos mais velhos. O Bragança tem vindo a ter mais minutos nos últimos tempos e tem sempre justificado a aposta e vai continuar a ser aposta daqui até ao fim da temporada. Na próxima temporada caso JM não fique, será um forte candidato à vaga.
          Mesmo jogando pouco, agora em meia dúzia de dias somou 152min pela seleção e foi um dos jogadores mais preponderantes.
          É importante notar que o Sporting não teve competições europeias, foi afastado cedo da taça de Portugal e a taça da liga foi mais reduzida este ano, pelo que o número de jogos foi mais baixo e daí não houve tanta necessidade de rotatividade, mas num ano “normal” teria bem mais minutos. E nos dias de hoje é importante ter um plantel com várias opções, uma vaga de lesões é o suficiente para abrir espaço a novos jogadores. Hoje em dia uma “lesão” aparece de um dia para o outro, como é o caso do virus. O Matheus testou positivo e isso levou à estreia de um menino de 16 anos. Imagine-se se o Dani não estivesse no plantel, se calhar o menino teria que ser titular em vez de entrar aos 85.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Abril 1, 2021 at 12:00 pm

            Tudo se resume a opções: ter um jogador bom a jogar “pouco”, ou ter um jogador pior no plantel mas possibilitar ao jovem que ganhe muitos minutos noutro contexto?

            Eu prefiro a segunda opção. Aliás, eu teria emprestado o Bragança no início da temporada. Muito provavelmente, contabilizaria cerca de 2000 minutos neste momento.

            Treinar faz “crescer”? Faz. Mas treinar e jogar ainda é melhor.
            Muito melhor.

            Novamente, tens soluções no clube suficientemente boas para a pouca utilização que o Bragança tem tido.

            Terá mais minutos na próxima época? Acredito que sim. Os suficientes para um jogador jovem e talentoso como ele? Creio que não.

            • Sporting1906
              Posted Abril 1, 2021 at 6:24 pm

              Não temos soluções suficientemente boas para fazer os minutos que Bragança fez. Nenhuma das sugestões que o Motoqueiro sugeriu serve minimamente. O Matheus e o Bragança não são titulares mas são alternativas importantes no plantel e vão aprendendo quer jogando quer treinando com os outros jogadores e, em particular, com o João Mário e o Palhinha. Além disso, na próxima época o Sporting vai estar em mais competições e toda a gente vai jogar mais minutos.

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Abril 1, 2021 at 8:02 pm

                Um jogador que foi top 3 dos box to box no campeonato Grego não é suficiente para fazer 423 minutos?

                Um jogador que já fez boas temporadas no Guimarães e no Estoril não é suficiente para ser terceira opção?

                Um jogador que foi um dos destaques do campeonato no Belenenses não serve para ser reserva como o Bragança é neste momento?

                Respeito a opinião, mas não concordo. Servem muito bem. Qualquer um deles serve e sobra para ser opção de recurso. Bragança já estaria muito melhor se tivesse a rodar.

                No próximo ano pode novamente jogar pouco. Para a sua evolução é mau.
                Mas se tiver muitos minutos, boa. Ainda bem.

                • Sporting1906
                  Posted Abril 2, 2021 at 11:30 am

                  Não, nenhum deles é bom o suficiente. E o Bragança não faz muitos minutos mas tem sido muito útil vindo do banco, não acredito que tivéssemos os mesmos pontos que temos com qualquer um desses em vez do Bragança no plantel. Mas já me apercebi que o Motoqueiro acha que bons jogadores não podem estar no banco, logo só podemos ter 11 jogadores de qualidade.

        • Miguel SADSC
          Posted Abril 1, 2021 at 10:54 am

          Não me ouviste a mim a dizer. Não presta para o nível do SCP, como já não prestava o ano passado. O Bragança não tem que fazer de Palhinha, tem que fazer de Bragança. Já se jogou com Matheus e JM, pode perfeitamente jogar-se com Matheus e Bragança. O Daniel é bastante agressivo e recupera muitas bolas, como se viu ontem. Não é por ter 1.70M e ter técnica que não se mexe e só quer atacar.
          O Bragança tem poucos minutos mas tem vindo a ter mais e já se viu nuances em que pode ser titular em vários jogos com o 3-5-2, sendo que vai haver mais competições para o ano. Vai ser mais aposta, vão haver mais jogos (logo mais lesões provavelmente) e mais minutos para ele. Só faz sentido rodar se não estivesse pronto. Já está, está entrosado com a equipa e vai ter minutos. Mandar outra vez embora era quebrar a confiança dele, ainda para mais se fosse para trazer um desses. Não faz qualquer sentido.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Abril 1, 2021 at 12:09 pm

            Bragança recuperou bolas contra a Suíça sub 21? Ainda bem.

            Mas isso não significa que tenha o que é preciso para dar a consistência defensiva a um clube que se quer candidato a títulos. Acho eu…
            Contextos completamente diferentes. Um jogo prova o quê? Nada.

            O Eduardo tem características interessantes, mas jogou num contexto desfavorável. Uma época má não prova tudo. As análises não podem ser tão superficiais. Sinceramente, acho que tem capacidade para ser terceira opção.

            Exacto: o Bragança vai ter mais minutos… Mas eu acho que um jogador como ele tem é de ser titular numa equipa. Tem de jogar com muita regularidade, num esquema que o favoreça e na posição que melhor se adapte a ele.

            Neste esquema do Sporting, é na posição de João Mário que ele poderá fazer realmente a diferença. Mas está tapado. O problema está aqui.
            Tem de jogar com muita regularidade para atingir um patamar superior.

    • Mantorras
      Posted Março 31, 2021 at 11:27 pm

      Se tivesse que prever o futuro, diria que o miudo esta a ser bem gerido, se eventualmente a ideia e ele ser importante ja no proximo ano.

      Esta num contexto de Sporting, e alguns miudos resultam melhor sem emprestimo, e pode ser que seja o caso aqui, nao sei. Ele ja me parece capaz de fazer muitos jogos e render, por isso vai se continuar a mostrar este ano, e para o ano sera importante. O Sporting para o ano tem champions, querera manter-se forte internamente, e mesmo com J.Mario ou equivalente, o miudo pode ter muito espaco para jogar. Ser titular e sair em alguns jogos, entrar noutros, 90min aqui e ali, permitindo rodar os outros, experimentar a champions e fazer uma epoca num grande, como candidato e campeao em titulo. Parece me que isto contribuira mais para evoluir do que jogar uma epoca apenas no campeonato, mesmo se num clube onde seria sempre indiscutivel.

      Ele tambem tera momentos de forma, como todos, e se o treinador for justo e o souber gerir, acabaremos por ver sempre uma boa versao dele, e sera melhor para ele e para a equipa.

      Claro que pode nao acontecer nada disto, mas ao contrario do que se passa muitas vezes, ele esta a ter tempo para crescer, e quando isso acontece, e natural que pareca sempre que devia estar um passinho a frente.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Abril 1, 2021 at 7:54 am

        Novamente, no meu comentário previ ambas as situações. Se o jogador continuar a ser aposta intermitente, então mais vale rodar e fazer muitos minutos.

        Prefiro ter um jogador mais rodado para terceira opção do que um jogador com talento mas que precise de jogar mais. São opções.

        Ele está a ser bem gerido? Está. É visto como terceira opção e até pode continuar a ser útil. Porém, se o objetivo é termos ali um futuro jogador de elite, então é necessário que jogue com bastante regularidade. Não é o que tem acontecido, e acredito que o Sporting mantenha a aposta num jogador com mais experiência para aquela posição.

    • FVRicardo
      Posted Abril 1, 2021 at 3:03 pm

      No Sporting temos de nos habituar a ter 2 jogadores por posição com valia semelhante, tal como acontecia nos rivais há uns anos. Foi assim que o Porto ganhou tudo em 2011, foi assim que o SLB conquistou o tetra, foi assim que o próprio Sporting fez aquela ápoca do “quase”.
      Não podemos continuar com planteis grandes onde só se vê qualidade em 13/14 (ou menos) como acontecia com JJ. Querem-se plantéis curtos (21/22/23 jogadores), mas com muita qualidade.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Abril 1, 2021 at 5:48 pm

        São opções. Se nesta fase da época acham que os míseros minutos que ele fez contribuíram assim tanto para a evolução dele… Eu respeito, mas discordo em absoluto.
        O que ele fez qualquer dos jogadores que eu citei poderia fazer. Mal jogou.

        Num clube menor teria o quíntuplo de tempo de jogo.
        Desta forma, 21/22 teria um Bragança muito melhor.

  • Liedshow
    Posted Março 31, 2021 at 10:53 pm

    O meu jogador favorito do Sporting. O talento que tem aliado à sua inteligência em campo fazem com que seja um jogador especial, daquele que não enganam ninguém e que nos deixam pregados a televisão. Espero que consiga ganhar o lugar no meio nos proximos tempos porque um jogador desta qualidade é um crime estar sem jogar. Caso haja um reforço para o meio com a provavel saida do João Mário então a melhor opção seria emprestar a uma equipa da metade superior da Primeira Liga, para ver se continua a ganhar ritmo e a ganhar calo para voltar e agarrar definitivamente o lugar.

    SL

  • Joao Silvino
    Posted Março 31, 2021 at 11:25 pm

    Se JM não ficar pode ser uma boa solução mas ainda assim acho arriscado. Para o ano, com mais jogos devem haver mais minutos para todos. Imagino que Palhinha, JM, Bragança, Matheus Nunes e até Pote possam fazer grandes épocas sem haver grandes monopolios nas posiçoes do meio campo. Temo bastante que alguns destes saiam…

    Em relação ao Pote eu gosto mesmo é de o ver precisamente no meio campo, acho que lá à frente as melhores qualidades dele são desaproveitadas.

  • Fantantonio
    Posted Março 31, 2021 at 11:28 pm

    Prefiro o Bragança ao Matheus Nunes em ambas as vagas no nervo, quer no lugar do Palhinha, quer do João Mário, muito porque tem uma leitura de jogo e uma cultura tática um pouco anormais, para além de ter bons pés. Matheus é capaz de ter mais poder de choque, mas a defender não é a mesma coisa, no jogo sem bola acho que não é tão forte, mas parece partir à frente na lista de RA.

    • hortalica
      Posted Abril 1, 2021 at 11:51 am

      Honestamente há espaço para os dois e são jogadores completamente diferentes. Para o ano na champions (por exemplo) vais jogar com adversários que terás de passar muito tempo a pressionar e sem bola e ai vais precisar de jogadores como o Matheus Nunes. É quase como o Battaglia na época do JJ, o WC a maior parte dos jogos internos (que íamos dominar e ter bola) jogava apenas o WC, mas quando jogámos contra os tubarões europeus na champions, o Battaglia jogava ao lado de WC, porque eram jogos que íamos ter pouca bola. O Matheus Nunes poderá dar um contributo interessante contra tubarões europeus.

  • Chomate
    Posted Março 31, 2021 at 11:54 pm

    Fez formação a 6, jogou mais a 8 este ano no Sporting, jogou a 10 no Estoril, onde ganhou o prémio de melhor jogador jovem da segunda liga.
    O Sporting fez a melhor exibição em 2021 contra o Vitória em que jogaram Palhinha, JM e Bragança, por isso não acho que não possa ser titular com os dois.
    Depois há o Matheus Nunes, que também gosto muito e também é um jogador que já vimos fazer as três posições no meio campo, e também a jogar na ala. Para o ano vamos ter mais jogos, por isso até acho que precisamos de mais uma opção, de preferência com um perfil idêntico ao do Palhinha, que é difícil de encontrar.

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Abril 1, 2021 at 12:01 am

    É um erro não ser aposta no próximo ano. Pode render muitos milhões e honestamente, tirando a rotação em jogos grandes, o João Mário não é capaz de oferecer muito mais

    • Pao com Presunto
      Posted Abril 1, 2021 at 7:43 pm

      João Mário nunca será, com RA, jogador para “rotação em jogos grandes”. E com razão, se ficar é para ser titular ou no mínimo muitos minutos (com aquele salário, ainda por cima…)

  • Gunnerz
    Posted Abril 1, 2021 at 12:26 am

    Já devia ter mais minutos, mesmo sem ser titular. O João Mário para mim começou mal mas já se tornou 1 jogador importante e o matheus tem d continuar a ter o seu espaço, pode ser caso sério tanto como o Bragança. E palhinha é intocável. Mas gostaria de ver mais jogos com 3 em simultâneo, prescindindo de pote ou Nuno. Aliás se o Sporting tivesse mais 1 pinta seria muito interessante um 3-5-2. Pessoalmente apesar do bom arranque não acho assim tanta piada ao Nuno e ao pote, pelo menos neste sistema. Isto tem sido um problema no Sporting há muitos anos, a falta de avançados/extremos ao nível dos rivais.

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 1, 2021 at 10:41 am

    Já tinha aqui falado sobre o Dani há uns tempos, em como é o jogador mais diferenciado tecnicamente do nosso meio campo e deixei uma estatística muito positiva: O Sporting com Bragança em campo tinha um média superior a 3 golos marcados por 90min e 100% vitórias. É óbvio que não é tudo responsabilidade do Dani, mas o Dani é um jogador incrível e ímpar no plantel. Merece mais minutos sem dúvidas. E caso dúvidas subsistissem, ontem foram completamente dissipadas e até na recuperação de bola ontem esteve fantástico:
    4 tackles won
    4 interceptions
    2 aerials won
    10/14 duels won

    Tudo isso aliado àquela qualidade técnica que nem é preciso fazer referência já, mas de qualquer forma:
    115 passes
    96% pass accuracy
    8/8 accurate long balls
    3/3 successful dribbles

    • hortalica
      Posted Abril 1, 2021 at 11:42 am

      Quando os jogadores têm menos minutos é normal que a estatística não seja tão linear. Se não me falha a memória, há dois jogadores no SCP que se destacavam muito estatisticamente e eram suplentes:
      – Carlos Mané era o extremo do campeonato português que precisava de menos minutos para marcar/assistir e numa altura que o FCP e SLB contavam com Brahimi/Gaitan (se não estou em erro). O Mané maior parte das vezes entrava com resultados adversos e assistia/marcava. Outro dado, sempre que o Mané entrou e o SCP estava a perder, acho que o SCP nunca perdeu esse jogo.
      – Slimani ao inicio (quando era suplente) tinha um aproveitamento enorme, o rácio golos/minutos era muito bom.

      Outro jogador suplente que costuma ter impacto é o Jovane (tem muito mais impacto como suplente do que titular), os números dele a suplente no SCP devem ser agradáveis, já a titular o seu rendimento tem uma quebra acentuada. Acho que o Jovane já merecia ter sido titular mais um ou outro jogo, naquelas alturas que o Nuno Santos passa ao lado do jogo e o Tabata também não aproveita.

      Com isto não quero tirar mérito, nem aos jogadores acima nem ao Bragança, mas quando és suplente e fazes alguma coisa bem é mais fácil notar isso nas estatísticas. Claro que fazer algo bem estando pouco tempo em campo também é difícil.

      O Bragança tem entrado muito bem nos jogos (ou foi no último ou penúltimo jogo é que não entrou tão bem e cometeu alguns erros). Mas neste momento será muito difícil entrar no 11 titular. O Palhinha está numa forma espetacular e o João Mário (que estava a ser o elo mais fraco do meio campo) ultimamente melhorou consideravelmente a sua qualidade exibicional, tem sido dos melhores em campo (principalmente jogos mais difíceis, tipo Porto). Ao inicio ainda acreditava que o JM perdesse a titularidade, mas ultimamente (e ainda bem, boa dor de cabeça) está melhor. O Pote é o Pote, mesmo quando não joga muito bem consegue ter um impacto enorme no jogo, assistindo ou marcando.

      Uma curiosidade, um rookie da NBA (há uns 2/3/4 anos) tinha uma cláusula no seu contrato que se acabasse a época regular com uma percentagem de acerto de triplos superior a 40/45/50% (não me recordo bem, mas isto é super difícil). Como era rookie jogava pouco tempo e o pouco que jogava, lançava pouco mas permitiu-lhe no fim da época regular estar ligeiramente acima da percentagem. Perto do fim da regular season como estava mais interessado no bónus do ordenado, ele começou a lançar ainda menos com o intuito de ganhar o bónus (para não estragar a estatística). Se não me engano num jogo perto do fim, completamento sozinho poderia ter lançado e acabado com o jogo (no último ou penúltimo jogo da regular season) e não o fez apenas com o intuito de manter a percentagem no bónus.

  • O Patrão
    Posted Abril 1, 2021 at 10:49 am

    Assinar pelo Benfica?

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 1, 2021 at 11:01 am

    O Daniel Bragança há 2 anos estava a jogar na Liga Revelação, no ano passado estava na Segunda Liga a brilhar pelo Estoril e este ano continuou a sua evolução, ainda não conseguiu ganhar o lugar como titular no Sporting mas não tenho dúvidas que já esteja num nível de Liga dos Campeões.

    Caso queira sair do Sporting para jogar mais regularmente (o modelo do Rúben Amorim também não o ajuda muito em termos de características, ainda para mais com o meio campo a 2) mas não tenho dúvidas que não teria dificuldade em arranjar lugar numa equipa onde pudesse jogar na Champions.

    Comparando com outros médios da sua idade como o Filipe Soares, Nuno Santos ou Domingos Quina (todos ainda num nível Liga Europa) o Daniel Bragança pelo menos tem sabido evoluir de mês para mês.

    Não esquecer os médios da mesma idade que partilharam balneário com ele no Sporting como o Tomás Silva ou o Nuno Moreira que também apresentam muita qualidade técnica mas aos 21 anos ainda não encontraram a consistência exibicional que o Daniel Bragança apresentou e o levou no ano passado a ter a oportunidade de mostrar trabalho numa exigente Segunda Liga.

    • Pao com Presunto
      Posted Abril 1, 2021 at 7:41 pm

      Exagero, nível de Champions… nunca sequer jogou nesse contexto, como é que se tira essa conclusão?

  • Tiago Silva
    Posted Abril 1, 2021 at 11:13 am

    Porque não os 3 em simultâneo como aconteceu com o Vitória? Vai haver momentos em que o Sporting irá precisar de esticar mais o jogo, mas aí tem Nuno Santos, Tabata para dar mais verticalidade. O plantel do Sporting é muito completo e o Bragança tem feito o seu papel, apesar de merecer mais minutos claramente.

  • Steleao
    Posted Abril 2, 2021 at 12:00 pm

    O Bragança é um 8 que durante o jogo desempenha funções de 6 e 10, é um médio completo a interpretar o jogo, que evoluído dá mais que o João Mário. Daí que é o jogador que deve fazer de João Mário no fim da época e a titular na próxima época onde em alguns jogos seja substituído por Matheus a sair do banco e na titularidade para rotação. Nesse contexto o João Mário com elevado leva guia de marcha. O Palhinha continua ttiular com o Essugo a lhe dar rotatividade sempre que necessário.

Deixa um comentário