Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ex-FC Porto vai ser o próximo reforço de Lopetegui

Boa opção? Os andaluzes na última época acusaram a saída de N’Zonzi e o ‘Polvo’ no capítulo defensivo é dos mais competentes.

O Galatasaray comunicou de maneira oficial que está a negociar a transferência de Fernando Reges para o Sevilla. Caso não haja um volte-face o médio defensivo, de 32 anos, que passou pelo FC Porto, será o 8.º reforço de Lopetegui para esta época.

20 Comentários

  • FilRamos
    Posted Julho 11, 2019 at 1:24 pm

    Bom reforço. Mais uma equipa como o lopetegui quer. A ver vamos se vai para o 5 lugar (deve ser o que a direção exige)

  • Kacal
    Posted Julho 11, 2019 at 1:28 pm

    O meu MDF defensivo preferido do Porto desde que vejo futebol. Para mim o trinco deve ter como principal função defender, encher aquela zona do campo, dobrar os colegas e dar liberdade aos outros médios e o Fernando fazia isso como poucos. Em termos físicos, tácticos e defensivos era um “monstro” autêntico (não era chamado de “Polvo” por nada)!! Mas penso que não se tornou num trinco de classe mundial porque nunca teve muitos pézinhos, foi tornando-se competente mas nunca foi acima da média. Seja como for, caso ainda esteja bem fisicamente e com ambição alta, o Sevilla tem aqui um belo reforço. Bom reforço e é bom ver o Fernando “O Polvo” de volta aos grandes palcos!

    • Xyeh
      Posted Julho 11, 2019 at 2:08 pm

      Para mim quando saiu do Porto era dos melhores do mundo a nível defensivo, o futebol é que mudou e agora exige-se pézinhos para sair a jogar, o Fernando dava muita liberdade ao Raúl Meireles e ao Lucho para aparecerem em terrenos muito avançados (a quantidade de golos que o Lucho e Meireles fizeram a aparecer em espaços abertos tipo segundo avançado foram possíveis pelo trabalho defensivo do Fernando a dobrar as posições deles).

      • Kacal
        Posted Julho 11, 2019 at 8:55 pm

        Sem duvida, Xyeh. Tenho a mesma opinião e penso o mesmo! Adorei o Fernando e também foi um excelente profissional enquanto cá esteve. O meu médio defensivo preferido!

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Julho 11, 2019 at 2:29 pm

      Não considero Fernando superior ao Costinha. O português era mais cerebral e tinha mais “pézinhos”. No jogo aéreo era, também, superior. Menos físico, mas mais “polido”.
      Bom… se a ideia do Lope é a de ter um meio campo a dois… ui… aí muito provavelmente o polvo vai-se afogar. Não tem as características indicadas. Em certa medida recorda-me o que se passou um pouco com o Javi Garcia no City: quando se lhe exigia criatividade… a coisa não dava. Culpa dele? Não: culpa de quem compra sem saber ao que vai.

      • José S.
        Posted Julho 11, 2019 at 2:52 pm

        De acordo.
        Este é daqueles que tem de ter como função, defender no meio campo, daí médio defensivo na pura ascensão da palavra. O pessoal usa o termo trinco, mas Fernando não é um trinco na essência que que sai a jogar porque não tem características para isso.
        A jogar em 4-3-3 é perfeito com 2 médios mais à frente um género box e outro mais centro campista organizador ou mais avançado.
        A jogar em 4-4-2, vão lhe pedir o que ele não pode dar e facilmente será “comido” pela táctica do adversário do que pelo jogador.
        É o que é.
        A título de curiosidade, também era um dos meus preferidos e a minha ordem é mesmo, costinha, fernando, paulo assunção. Há outros como emerson, paulinho santos, paredes, etc, ou mais atrás como andré e afins, mas os tempos mudam e os jogadores também.
        Cumprimentos

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Julho 11, 2019 at 3:40 pm

          Sim, também tenho essa opinião. Paulo Assunção, Paulo Assunção… “roubado” ao meu Sporting… O Peseiro bem o quis. Era um jogador que, além de trabalhar muito, sabia tratar bem a bola. Prova disso foi aquele golaço contra o Paços: fintou meio mundo + guarda redes. Era mais habilidoso que o Fernando.

          • José S.
            Posted Julho 11, 2019 at 5:00 pm

            Pois foi…?
            Muito fm joguei com ele no porto sempre a ser o meu trinco.
            Fm08, dos meus preferidos.
            Olha que o Danilo também esteve com o pé no Sporting ?
            Abraço

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Julho 11, 2019 at 5:32 pm

              Verdade… E foi uma pena ele não ter vindo. Poderia ter acrescentado mais solidez ao meio campo e permitido a venda do William, que andou um bom par de épocas a desvalorizar no Sporting…

              Fm08? Deixa cá ver … … … … … Ui! Farias, Lisandro, Lucho… o Bolatti, que não resultou…

              No Sporting a malta tentava a famoso losango do Paulo Bento: Vukcevic, Izmailov… Miguel Veloso ainda tinha notas fracas e o Paredes estava literalmente “rebentado”… Pereirinha, Djaló, Grimi, Romagnoli, Derlei, Pedro Silva, Stoijkovic (grande redes, mas completamente noutra…) … Hehe :D
              Bons tempos…
              Um abraço.

              • José S.
                Posted Julho 12, 2019 at 11:16 am

                É isso mesmo!! :)
                Também cheguei a jogar com o sporting, precisamente para experimentar o losango e o 4-3-1-2.
                Outros tempos indeed..
                Abraço

        • Kacal
          Posted Julho 11, 2019 at 7:32 pm

          Para mim a palavra “trinco” vem de trancar ou trincar, tipo trinco de uma porta, o trinco serve para fechar a porta logo o trinco serve para estancar os ataques contrários e fechar a porta da baliza e dos centrais. Sair a jogar é uma coisa mais recente.

          De resto, totalmente de acordo contigo no teu comentário mas eu acho que disse o mesmo que tu por outras palavras no meu comentário, eheh. Não disse o contrário disso!

          Cumprimentois

          • José S.
            Posted Julho 12, 2019 at 11:25 am

            Sim, é verdade.
            Como disseste e bem, trinco vem do verbo trincar ou o substantivo trinco de fechadura para fechar uma porta. Não era de todo a minha intenção truncar as palavras e apenas dar a minha ideia sobre a variação do médio “trinco” conforme eu aprendi.
            Talvez tenha comparado demais com os médios actuais, mas a verdade é que na gíria do futebol, já ouço à algum tempo, que embora médio defensivo e trinco sejam a mesma coisa, há quem defina que médio defensivo num sistema mais defensivo é só para defender e um trinco num 4-3-3 por exemplo já tem de saber sair a jogar e daí a comparação. Mas sim é para a mesma posição e o futebol evolui como é normal. :)
            Sempre me regi assim mas concordo com a variação porque efectivamente é o que vai acontecer cada vez mais e nós adeptos também nos temos de adaptar.
            Abaço ;)

            • Kacal
              Posted Julho 12, 2019 at 12:15 pm

              Pronto estamos de acordo então, José. Mas o teu ponto também é bastante válido, aliás, até vou ter mais em consideração diferenciar as designações assim até porque cada vez mais o trinco moderno tem boa técnica e sabe sair a jogar. Na altura do Fernando ainda havia uns trincos a ter apenas a função de defender e nisso ele era exímio! Mas sim, cada vez mais o futebol vai evoluindo e mudando, concordo com a tua visão e faz sentido.

              Abraço :)

      • Kacal
        Posted Julho 11, 2019 at 7:30 pm

        Eu disse “desde que vejo futebol” e eu comecei a ver em 2003, mas recordo-me mais das finais da Taça UEFA 2003 e Champions 2004 mais o Euro, mas confesso que já me falha um pouco porque era pequeno, mas desde que vejo futebol com olhos de ver e me lembro bem, o Fernando foi o melhor para mim.

        Eu próprio disse que os pézinhos não eram o forte do Fernando, assim como concordo que o Costinha tinha mais e também era mais cerebral, nada a dizer.

        Mas lá está, tacticamente eram igualmente fortes, fisicamente acho o Fernando superior e em termos defensivos gosto mesmo da agressividade do Fernando. No Porto era incrível, ia ao choque, estava em todo o lado, os cortes de carrinha eram lindos! Era um “monstro” realmente, adorei a sua passagem pelo Porto.

        Sobre o Lopetegui, ele no Porto jogou em 4-3-3 de posse, aí o Fernando encaixará bem no sistema, não lhe poderá pedir uma saída de bola limpa e de qualidade, mas certinha e coloca-lo a “varrer” aquela zona e libertar os criativos do meio-campo.

        Mas concordo totalmente e subscrevo que a culpa foi de quem o contratou para o City, noutro contexto de um sistema e modelo de jogo mais favorável aos seus pontos fortes num colosso, talvez tivesse tido outro impacto fora de Portugal.

        Por fim, a estima por ela vai também no sentido dele ter aceite renovar para nos dar um encaixe e não sair a custo zero, será sempre lembrado por mim como grande!

        • Valderrama
          Posted Julho 12, 2019 at 1:14 am

          Lembro-me bem do Costinha e vi todas as épocas dele no Porto, não apenas as das conquistas do Mourinho. Embora o Costinha fosse muito melhor no jogo aéreo considero o Fernando bem superior no geral e com uma regularidade exibicional impressionante. No Porto de meio campo a três, o polvo foi para mim claramente o melhor trinco do clube desde que vejo futebol (meio da década de 90).
          Em relação ao último parágrafo que referes, já no último ano do Fernando no clube houve uma campanha promocional do City em que o punham frente a frente com o Fernandinho e desafiavam-nos a escolher o 11 ideal com que já tinham jogado. Tenho ideia que o Fernando no 11 pôs para aí 10 jogadores com quem tinha estado no Porto, aquilo era praticamente a equipa que tinha ganho a Liga Europa com o AVB! Estando num clube cheio de estrelas mundiais, mostra de facto essa identificação com o clube, mesmo algumas épocas depois de ter saído!
          Abraço

          • Kacal
            Posted Julho 12, 2019 at 12:12 pm

            Também tenho essa ideia, vejo que não estou sozinho eheh. Estamos em sintonia mais uma vez, é bom! Mas sim, concordo totalmente contigo nisso e partilho da tua opinião.

            Bem visto e lá está, só demonstra ainda mais o caracter do Fernando e o quanto gostou do Porto. Sem duvida.

            Abraço!

  • T. Pinto13
    Posted Julho 11, 2019 at 1:33 pm

    Tem tudo para ser um bom reforço.

  • Estigarribia
    Posted Julho 11, 2019 at 3:06 pm

    Boa contratação para o Sevilla. Fernando é aquilo que um médio-defensivo deve ser: um destruidor de jogo natural e cobrir todas as área do campo.

    Saudações Leoninas

  • Secret B
    Posted Julho 11, 2019 at 5:48 pm

    Não tenho acompanhado o seu desempenho, mas parece ser uma boa contratação. O Fernando que esteve no Porto era um belíssimo jogador mas foi sempre muito underrated.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 11, 2019 at 9:51 pm

    Um bom reforço, um jogador com características que faltavam ao plantel do Sevilha. Preferia ver uma aposta no N’Zonzi, mas o Fernando é uma boa alternativa low cost.

Deixa um comentário