Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

F1: Mazepin impedido de disputar o GP da Grã-Bretanha

Haas devia afastar o russo? Em termos desportivos não se revelou uma mais-valia, bem pelo contrário, e com a possibilidade de outros países impedirem a participação de russos a sua presença na equipa faz pouco sentido.

Os pilotos e equipas russas estão proibidos de correr em eventos realizados dentro da Grã-Bretanha, devido à invasão da Rússia à Ucrânia. Ora, esta decisão afeta Nikita Mazepin, russo da Haas que fica assim impedido de disputar o GP de F1.

22 Comentários

  • Francisco Ramos
    Posted Março 2, 2022 at 12:51 pm

    A Motosports UK fez o que a FIA devia ter feito e não fez por alguma razão! Clap, clap aos primeiros que decidiram em continuidade com o que tem sido feito pela outras modalidades.

    Para a Haas também não seria uma perda desportiva, é garantidamente o pior piloto da grid que só lá anda devido ao dinheiro injetado pelos oligarcas russos (um deles o seu pai). Logo financeiramente pode também ser um rombo nas suas aspirações mas os dinheiros destes que se encontram na Europa estão bloqueados, pelo que será necessário encontrar alternativas, quer ao piloto, quer aos investidores.

    • coach407
      Posted Março 2, 2022 at 2:24 pm

      Mentira. Nenhuma modalidade fez este disparate absurdo.

      O que a FIA fez foi EXATAMENTE o mesmo que as outras modalidades que foi proibir equipas russas de participar, atletas russos noutras equipas podem continuar desde que não usem bandeiras ou qualquer símbolo da Rússia.

      Pronto. Foi o que fez o futebol, andebol, hóquei e todas as modalidades.

      O que o UK fez aqui é um escândalo. Proibir alguém de exercer a sua profissão só porque é russo é estúpido. Uma coisa é punir entidades coletivas como clubes, outra é proibir indivíduos de trabalhar.

      Se formos a seguir esta lógica, todas as empresas têm de impedir todos os russos de trabalharem, mesmo que sejam manifestamente contra o Putin. É injusto. Não faz sentido absolutamente nenhum.

      • Francisco Ramos
        Posted Março 2, 2022 at 3:04 pm

        Eu não gosto muito de debater consigo porque se acha o dono da razão, usa caps locks e insulta os outros.

        Mas apenas para lhe mostrar o raciocínio do meu comentário, vou deixar-lhe o porquê dele ter acontecido. Tênis de mesa afastou os atletas russos e bielorrussos das suas competições. Rubgy suspendeu as seleções de participar. UCI suspende equipas russas e bielorrussas de participar. Voleibol suspende seleções, clubes e atletas russos. Atletismo bane russos e bielorrussos. Remo proíbe atletas russos e bielorrussos. Federação de patinagem idem aspas aspas. E poderia continuar a mostrar-lhe todas as modalidades que PROIBIRAM (sim, posso usar caps lock que o pensamento está correcto) os atletas e as equipas de participarem nas competições.

        O que a FIA fez, ao contrário destas modalidades, foi deixar que eles participassem desde que não usassem as cores da Rússia e/ou Bielorrússia.

        E deixe-me que lhe diga mais uma coisa sobre o seu pensamento. Proibir entidades colectivas é ok mas individualidades é que é um “escândalo” ou “estúpido”. Mas o Zenit, por exemplo, tem, por exemplo, 5 brasileiros que nada têm a ver com isto. O CSKA em Basket tem americanos, lituanos que nada têm a ver com isto. Logo também não deviam proibir os clubes, é isso? A ideologia está correcta mas como sempre há quem vá sofrer por consequência do meio onde está inserido.

        • coach407
          Posted Março 2, 2022 at 5:41 pm

          Há modalidades que proibiram russos e bielorrussos, mas tu disseste que a FIA foi a exceção e não a regra e depois vens falar… do remo?

          Há muitas modalidades que não proibiram os atletas russos de disputar competições e posso dar alguns exemplos:
          – Rugby (porque raio é que falaste no rugby quando fizeram o mesmo que a FIA?)
          – Futebol
          – Andebol
          – Ténis
          – Basquetebol

          Conclui-se o evidente: não, não tens razão quando disseste que a FIA foi contra as outras modalidades. A maioria das modalidades (e as mais praticadas no Mundo) não proibiram os atletas russos de participar, tal como a FIA não proibiu.

          Tens de ir ao remo para encontrar exemplos, eu limito-me aos desportos principais.

          Em relação ao último ponto, sim, os clubes russos têm atletas estrangeiros, tal como as empresas russas. No entanto todos os seus atletas podem ir para outros clubes e exercer a sua profissão.

          Mas uma correção: o Zenit não tem só 5 brasileiros que nada têm a ver com isto. Têm um plantel inteiro com brasileiros, russos e outras nacionalidades que nada têm a ver com isto. Ou os jogadores russos do Zenit mandaram invadir a Ucrânia?

          Todos, brasileiros ou russos, que não apoiem o Putin têm o direito de ir para outros clubes, deixando estes clubes com zero capacidade para atrair atletas. Sancionadas as entidades, não sancionas as pessoas.

          Ou vais despedir os russos todos de todas as empresas? Deixemos de ser idiotas sff

          • coach407
            Posted Março 2, 2022 at 5:45 pm

            Sancionas as entidades e não as pessoas… com exceção daquela lista enorme de pessoas próximas do Kremlin e seus apoiantes.

            E esta lista não é feita pela nacionalidade. Se for um português apoiante do Putin também deve ser sancionado. Sancionar russos só pela etiqueta dizer Rússia quando se calhar é o 1º contra o Putin….. fica pessoa non grata na Rússia… e no resto do Mundo também. Está certo. Completamente sem sentido.

  • JJoker
    Posted Março 2, 2022 at 2:08 pm

    A saída de Mazepin deverá levar, em condições normais, á saída da Uralchem (dona da Uralkali) que, se não for substituída no que ao investimento diz respeito, levará ao fim da equipa e a perda de vários postos de trabalho.
    São efeitos da guerra, e percebo que se queira ver desaparecer tudo o que é figura publica russa por esse mundo fora, mas os efeitos que um movimento aparentemente politico, como a saída de Mazepin da F1, teria efeitos devastadores na vida de muita gente.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 2, 2022 at 2:11 pm

    Como piloto já é dos piores no grid portanto mais vale ir buscar um da F2 que tenha margem de progressão..

  • lipe
    Posted Março 2, 2022 at 2:13 pm

    Sai um GP da Arábia Saudita para a mesa da hipocrisia.

    • Niall joaQuinn
      Posted Março 2, 2022 at 11:19 pm

      Mas alguma vez a Arábia invadiu um país e lançou bombas em alvos civis!?

      • David
        Posted Março 3, 2022 at 12:16 am

        Vai ver o que é que eles estão a fazer aos civis do Yemen.

      • Claudio V.
        Posted Março 3, 2022 at 12:18 am

        Yemen??? Estão em guerra há anos lá

      • Valentes Transmontanos
        Posted Março 3, 2022 at 12:34 am

        Hã? Está a perguntar se isso já aconteceu hoje, dia 3, certo? É porque se não, por amor de Deus, mas o caso ainda é pior do que eu pensava.

      • Dracarys
        Posted Março 3, 2022 at 12:58 am

        Acho que é melhor não pesquisares sobre o que a Arábia Saudita está a fazer no Yemen.

      • Laranjo
        Posted Março 3, 2022 at 1:04 am

        Sim. Yémen.

      • lipe
        Posted Março 3, 2022 at 11:12 am

        Mesmo que a Arábia Saudita não fosse a principal responsável por uma guerra que espalha a miséria e a fome por todo o Iémen, ainda estaríamos a falar de um país onde as mulheres só têm o direito de operar um veículo desde 2018 (!!!). É absurdo corridas de Fórmula 1 realizarem-se num sítio evidentemente medieval.

  • coach407
    Posted Março 2, 2022 at 2:48 pm

    O mais engraçado disto tudo é que o Bernie Eccleston, acionista da Alpha Prema que é um dos grandes players da Fórmula 1, e é um grande nome da F1 (já foi o “patrão” da F1) vem a público defender o Putin, diz que é uma pessoa com muita honra porque cumpriu exatamente aquilo que disse (criar guerra)…

    Mas como é britânico aposto que pode ir ver este GP gratuitamente, com direito a fotos e muito charme. O piloto que é russo, não mostrou apoio nenhum ao Putin e tal que se lixe.

    Ya, critérios. Fico a aguardar a reação da F1 às palavras deste britânico. Vamos ver a coerência. O MÍNIMO é o corte total com a Alpha Prema e este gajo ser banido de tudo. Se é assim que tratam pessoas que não são apoiantes do Putin então é o mínimo fazer o mesmo com estas bestas britânicas.

    • Botswana
      Posted Março 2, 2022 at 3:39 pm

      E o que vão fazer ao PCP e seus militantes?

      E os GPS dos USA, Arábia Saudita podem participar ??

  • Claudio V.
    Posted Março 2, 2022 at 5:52 pm

    Quando se perguntarem como foi possível os Estados Unidos criarem campos de concentração para qualquer japonês que vivesse lá durante a II Guerra, estamos a criar as mesmas condições para tal confundindo ser um cidadão com passaporte de país X com ser responsável pelas decisões de meia dúzia de políticos de tal Estado X.

  • Nickles
    Posted Março 2, 2022 at 6:09 pm

    Opa tão bom. Então o preconceito sofrido pelos russos não é igual ao sofrido pelos americanos ou chineses, como foi dito no post anterior? Estranho….
    Alguém pode me lembrar qual foi o americano ou chinês que deixou de exercer as suas funções por causa da sua nacionalidade?

  • andresilvac
    Posted Março 3, 2022 at 12:51 am

    Acho que este tipo de imposições tem tanto de importante como de injusto.
    Exolicando o meu ponto de vista é o seguinte qualquer sanção a uma equipa ou entidade russa é justa merecida e de aplaudir.
    Fazer deste rapaz o culpado da invasão tem que se lhe diga não sabemos a opinião do rapaz e honestamente será dos menos culpados disto tudo, proibir o rapaz de usar a sua nacionalidade para correr é justo sem que o mesmo tenha vindo a público defender o que acontece na Ucrânia acho excessivo passamos do pouco para o excesso por basicamente nada

  • druga7
    Posted Março 3, 2022 at 11:17 am

    nenhuma figura publica tem culpa da guerra ou tomou alguma decisao para isto acontecer, portanto é injusto… verdade e de acordo.
    agora o pais deles tem sido sancionado e eles estão a levar por tabela.
    é normal que nenhuma competição queira dar oportunidade de vangloriar o país russo e os seus governos e tomadores de decisões.
    forçar as figuras publicas russas a demostrarem-se contra o governo é uma estrategia para
    ajudar a fazer pressão para parar com o que está a acontecer ( o que seria o CR7 não jogar a champions por uma decisão politica do marcelo. acham que o ronaldo não pressionava o MRS para ele parar com o que estava a fazer? como o povo iria reagir a isto?) é muito nesta ótica que acho que estes cancelamentos podem ajudar
    e estas figuras não vão ser presas e por isso podem mostrar-se bem contra o que está a acontecer .
    para além de que sem estas conquistas internacionais na área desportiva o pais Rússia fica mais fraco a nível de visão internacional

  • Alforreca
    Posted Março 3, 2022 at 12:22 pm

    Embora o caso de Mazepin, atendendo à família, ao seu poder e proximidade que têm com o regime, seja muito diferente, na larga maioria não concordo com a perseguição que está a ser feita a quem tenha nacionalidade russa.

    É fácil perceber que se está a tentar fazer rapidamente chegar à mensagem ao povo Russo que o resto do mundo está “contra a atuação do governo em seu nome” e que pode tornar a sua vida num inferno (ou no caso de grande parte da população uns graus mais quente). Mas também vamos afectar aqueles que tiveram de fugir da rússia e que vivem hoje noutras localizações do globo que irão também “comer por tabela”.

    Os atletas russos e bielorrussos acabam de ser expulsos das Paralimpíadas, qual será o impacto disto? Foram eles que invadiram a Rússia? E que tal obrigar a que usem uma bandeira com símbolos de paz? Ou que a inclusão de mensagens nos seus equipamentos?

    É uma situação complicada, mas imagino o que tivesse sido se por Salazar ser um ditador se tivessem fechado as portas do mundo aos Portugueses… Sei que a comparação não é boa, mas há muita coisa que poderia e já deveria ter sido feita antes de atacar os nacionais russos.

Deixa um comentário