Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto 2020-21: Pouco alarido, mas 9/10 indiscutíveis da época passada e ainda mais uma dezena de reforços

Dá para o…?

Os holofotes no Verão estiveram mais no Benfica mas se há algum favorito, nem que seja ligeiro, na luta pelo título, tem de ser o FC Porto. Por ser campeão, por iniciar a 4.ª época com o mesmo treinador, por ter mantido praticamente toda a equipa titular que conseguiu a dobradinha, principalmente Corona (MVP da Liga), Marega e Otávio, os 3 que Conceição não descarta (dos mesmo indiscutíveis só saiu Telles… Danilo nunca pareceu agradar a SC e em alguns jogos foi suplente por opção), ainda por cima juntou a tudo isto 10 reforços, dois deles que foram dos melhores marcadores da Liga e um que já motivou uma transferência de 38 ME. Mas nem tudo são ‘rosas’. O futebol, apesar dos troféus, nunca encantou e este ano com melhor concorrência isso poderá pesar, há também a dúvida para perceber como irá funcionar uma equipa que na temporada passada pareceu muito dependente das bolas paradas e cruzamentos de Alex Telles, sendo que este ano existe igualmente menos força na bola aérea, devido às saídas de Danilo, Soares e lesão de Marcano, que é uma das principais armas dos azuis e brancos.

49 Comentários

  • Rodrigues17
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:08 pm

    Luta pelo título, e penso que sairemos campeões! Equipa humilde e lutadora. Um onze que pode muito bem ser este
    Marche
    Manafa Pepe Mbemba Zaidu
    Sergio Uribe
    Felipe Otavio Corona
    Marega.
    Entram só 2 reforços e o núcleo duro mantêm, tirando Telles.
    Na champions com um meio campo mais povoado e 2 setas na frente podemos causar estragos. A ver vamos

  • Jorge Nuno 1893
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:15 pm

    Resumindo e concluindo, parece um paradoxo, mas não é: temos pior 11, mas temos melhor e mais profundo plantel.

    • Jorge Nuno 1893
      Posted Outubro 12, 2020 at 3:23 pm

      Isto, comparando com a época transacta.

    • Mantorras
      Posted Outubro 12, 2020 at 3:35 pm

      Pior 11?

      Marchesin
      Corona Pepe Mbemba Manafa
      Grujic S.Oliveira
      Octavio
      Marega Taremi Andersson

      Nao acho. A melhoria na frente e brutal comparado com o ano passado. Na defesa perdem Telles, mas se Corona for lateral e Manafa jogar a esquerda, ficando mais fracos, ficam estaveis (Manafa tem sido o melhor do Porto). No meio campo estao melhores… e na frente tambem.

    • tfintas1
      Posted Outubro 12, 2020 at 3:51 pm

      O único posto onde estamos pior do que na época passada é no batedor de cantos e livres. acredito até que no posto de defesa esquerdo estamos mais fortes. Assim que o Marega sair do ataque então aí vamos estar muito mais fortes!

    • Chico
      Posted Outubro 12, 2020 at 4:05 pm

      O Porto este ano tem melhor ataque.

      • Jorge Nuno 1893
        Posted Outubro 12, 2020 at 4:26 pm

        Em termos globais, concordo.

        Mas se tivesse que escolher o 11 titular, preferia um ataque com:

        Luís Díaz, Tiquinho Soares, Marega e Corona

        do que Felipe Anderson, Marega, Taremi e Corona.

        • Kacal
          Posted Outubro 12, 2020 at 6:13 pm

          Como assim?! Não faz qualquer sentido ver as coisas assim. O Luis Díaz faz parte do plantel, não saiu portanto não podes dizer que o preferes ao Felipe Anderson quando estão os dois no plantel e o treinador pode escolher qualquer um dos dois, se o colombiano for melhor e demonstrar melhor forma vai jogar.

          Ou seja, desses quartetos a única diferença é Taremi e Soares, mas sinceramente acho o iraniano superior.

  • Ulisses O.
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:29 pm

    Não sou conhecedor da capacidade dos reforços, mas tenho a dizer que o Porto deste ano é diferente do Porto da época anterior. Saiu o Telles, o Danilo, boa parte da linha avançada é nova… isto assim de repente.
    Está mais forte? Para já é difícil (como disse, não conheço bem os reforços), mas uma coisa parece ser certa: têm um leque de escolha mais profundo que no ano anterior.
    Candidato a campeão, pois, claro.

    • Jorge Nuno 1893
      Posted Outubro 12, 2020 at 3:39 pm

      Concordo. Acho que temos melhor plantel, com mais opções que no ano passado. No entanto, analisando apenas o 11, sem Alex Telles e Tiquinho, estamos mais fracos.

      As bolas paradas de Alex Telles e os cabeceamentos de Tiquinho resolviam 50% dos jogos difíceis.

  • Joao Silvino
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:31 pm

    Dá para o 1º, sem dúvida. Se no ano passado deu, este também dá. Vamos ver é se desta vez o Benfica deixa. Mas tenho um pressentimento que a época do Benfica vai ser má e que o regresso de JJ se vai revelar um descalabro.

    De resto, uma tristeza ver a “Invicta” com tamanha quantidade de estrangeiros… Saudades de quando as equipas portuguesas tinham portugueses. Saudades de FCPs com Baías, Costas, Coutos, Domingos, Secretários, Capuchos, Barros, Costinhas, Carvalhos, Maniches… Começa a ser difícil apoiar esta substituição.

  • Mickael.fonseca
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:32 pm

    Não concordo com o Porto favorito. Até pode ter sido campeão, até pode manter o mesmo treinador, até pode ter mantido a base do ano passado. No entanto, o Benfica tem uma equipa e treinador um nivel acima.

    • GabCel
      Posted Outubro 12, 2020 at 5:31 pm

      a parte do treinador apenas é um nível a cima na fama e favorecimento da comunicação social. O Sergio (apesar de ser uma personagem deplorável) já provou que não vai em lirismos, e vai brincar com o “Mestre da táctica”. Não devemos esquecer, sempre jogou todo borr@do, no dragão ou até na Luz, e não será agora que irá mudar. Espermos é que não se lembre de inventar um David Luiz a lateral esquerdo para marcar um Hulk.

  • Mantorras
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:46 pm

    O Porto deve apresentar-se mais forte, assim a integracao dos reforcos corra normalmente e estes tenham o rendimento esperado.

    O ataque esta muito melhor, em vez de jogadores aburguesados (Ze Luis), fisicamente limitados (Abouba) ou abaixo da qualidade exigivel (Soares), passam a ter juventude e qualidade demonstrada ja na liga. Fica a duvida sobre o miudo brasileiro, mas e uma promessa e nao se espera que a epoca dependa dele…

    O meio campo fica por provar, ja que Grujic tem que mostrar ao que vem, mas diria que, alem de Danilo falhar muitos jogos o ano passado, Sergio e Octavio foram muito mais importantes que ele, ainda ha Uribe (nao gosto, mas e regular) e Baro. Com o nivel que Danilo vinha apresentando nao deve ser dificil esse mesmo nivel subir com Grujic, apenas conheco de videos, la esta, falta provar por aqui, mas nao devem ter ficado a perder.

    Na defesa Telles fara muita falta, essencialmente pelo que representava no ataque, cruzamentos e bola parada, aqui terao ficado mais fracos, mas ofensivamente Manafa tem mostrado que consegue ajudar bastante e desbloquear com arrancadas, a qualidade nao e a mesma, mas nao compromete.

    Ja Andersson foi sempre um jogador fetiche meu, nem que seja por ser constantemente parte da minha equipa no UT (fazia sempre uma equipa de brasileiros primeiro) e a sua forma na Serie A nao deixa duvidas do craque que pode ser por ca… Pode ter um impacto tremendo, e uma especie de joker de quem se espera muito…

  • MrGuimas
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:46 pm

    Aparentemente e analisando sobretudo a componente individual, o plantel Porto parece ser mais completo e profundo do que a época passada. Pese embora a saída inevitável de um jogador influente como o Alex Telles, diria que o Porto pode ter duas soluções interessantes por posição e um plantel capaz de variar entre um ataque mais povoado em 4-4-2 ou um jogo mais controlado pelo meio campo em 4-3-3.
    Será um campeonato interessante e com muitas deslocações complicadas com adversários com maior qualidade individual.

  • joaolmaio
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:48 pm

    O Porto vai mudar. Pelo menos na forma. No estilo já tenho mais dúvidas.

    Eu vejo capacidade no plantel (e mesmo no treinador) para se jogar um futebol de posse, apoiado e com a equipa junta.
    Já aconteceu a espaços e a equipa apresentou bom futebol.

    Mas, para isso, teria de ser sem Marega. Ainda assim, acho que vai continuar o estilo de chutão para a frente e fé no Marega e a luta pelas segundas bolas (onde a equipa é forte, diga-se).

    Se fosse eu, apostaria no seguinte 11, em 433:

    Marchesín
    Manafá
    Mbemba
    Pepe
    Sarr
    Sérgio Oliveira/Grujić
    Uribe
    Otávio
    Corona
    Felipe Anderson
    Taremi;

    Mas o Sérgio vai jogar da seguinte forma, em 442:

    Marchesín
    Manafá
    Mbemba
    Pepe
    Sarr
    Sérgio Oliveira
    Otávio
    Corona
    Felipe Anderson
    Marega
    Taremi/Toni Martinez

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 12, 2020 at 3:53 pm

    Ainda antes de olhar para a equipa que irá atacar a época de 20/21, queria olhar para a direcção portista. Se antes a sua metodologia de trabalho era elogiada, neste momento deve ser criticada. Por 3 motivos:

    1º Falta claramente uma visão desportiva a longo prazo. Se antes se procuravam jovens valores a preços acessíveis, para misturar com jogadores experientes com 2/3 anos de casa, neste momento ou se contratam jogadores já mais velhos ou usamos cada vez mais a opção de empréstimo, com a agravante de não terem cláusulas de compra, o que faz com que cada vez tenhamos menos jogadores apetecíveis ao mercado.

    2º A falta de visão desportiva a longo prazo é também resultado da falta de visão desportiva a curto prazo, o que se traduz numa enorme falha financeira. Se antes os jogadores eram, regra geral, vendidos no seu timing ideal (o que é comprovado por jogadores que depois não tiveram o mesmo rendimento), neste momento ou passamos o timing ideal (Danilo ou Teles) ou acabam por sair a custo zero (alguém acredita nas renovações de Otávio ou Marega?).

    3º Nesta mistura de falta de visão a longo e curto prazo, acresce uma falha gritante por não haver concordância entre todas as partes (equipa técnica, olheiros e direcção). Deixo apenas dois exemplos recentes: Nakajima e Zé Luís. Um continua a desvalorizar no plantel quando está mais que visto que não conta para o treinador (quem decidiu a contratação?) e o outro foi vendido abaixo do seu valor de compra visto que o erro foi a sua avaliação anterior de 13 milhões, quando não os valia e nem tinha lugar na equipa. Com estes 2 foram gastos 25 milhões, tantos como esta época inteira com 10 jogadores, daí os usar como exemplo que nem sempre o dinheiro é sinónimo de contratações acertadas.

    Posto este parêntesis, vejo um plantel que não perdeu grande parte do seu núcleo duro mas é ainda mais assimétrico que na época passada. Senão vejamos:

    Guarda-Redes. Se estávamos bem servidos de 2 (Marche e Diogo), para quem contratar um terceiro? Entre prémio de assinatura e salários, temos aqui mais de 1 milhão despendidos, só esta época.

    Defesa direito. Se já considerávamos curto Manafá para titular absoluto, contratamos mais 2 jogadores (sendo um deles mais um erro de casting comprovado pela sua não inscrição nas competições europeias) onde claramente não existe nenhum upgrade ao existente. Pior, a idade deles é 26 ou 27 anos, o que demonstra que não terão grande retorno financeiro, sendo apenas “contratações” para o imediato.

    Defesa Esquerdo. Se antes nos queixávamos que não tínhamos alternativa ao titular, agora temos a alternativa mas não temos o titular. Começar a época apenas com Zaidu, por muito potencial que tenha relembro que apenas há 1 ano estava no Mirandela, é demasiado arriscado e curto.

    Defesa Central. Já havia 4 centrais (sem contar com os da equipa B, os dados e os emprestados), mas mesmo assim porque 1 não pode jogar até ao Natal (que é à gigante distância de… 2 meses), precisamos de mais um. Pior que isso, é que os nossos jovens não servem (Queirós já teve guia de marcha) mas vamos criar um jovem de outro clube sem termos a possibilidade de ficar com ele o que demonstra que foi o último dos últimos recursos.

    Médios centro. Se já havia Loum (ainda podemos contar com ele?), somando aos titulares Uribe e Sérgio Oliveira e ao adaptado Baró (pelas palavras do treinador encontra-se a treinar para a posição 8), faltava alguém que fosse uma mais valia real e com um perfil não tão de trinco vincado (o problema de Danilo no Porto de SC), pelo que a compra aceita-se. Jovem, com qualidade, pena não termos opção de compra por Grujic (o nosso único erro neste empréstimo em particular.

    Ala direito. Há Corona, há Otávio, há Fábio Vieira. Posição fechada com o defeito de chegarmos ao final da época, quer sem o titular, quer sem o suplente. Penso que seja contudo, a nossa posição mais forte.

    Ala esquerdo. Diaz, Nakajima, Filipe Anderson. Mais uma posição bastante forte pela qualidade individual de cada um. Contudo, novamente e como na ala contrária, no final da época, nenhum se irá cá encontrar, excepto se Nakajima comprar o lugar cativo que tem usado na bancada para ajudar o clube a pagar o seu salário e a sua transferência. Esperem… esqueci-me do miúdo João Mário. Onde é que eu já vi a carreira de um jovem da formação mal gerida? Não tem lugar na B e já não tem na A, mas fica a treinar, pode ser que aprenda alguma coisa.

    Segundo avançado. Existe Marega e o jovem Evanilson. Foi a única posição onde foi contratado um jovem valor, para crescer na sombra do titular e no final da época poder assumir o lugar deste. Parecia que estava a falar do passado mas não, o titular irá sair a custo zero, mais uma vez porque o treinador o considerou peça fundamental.

    Ponta de lança. Limpando os 4 que havia entre rescisões, vendas pequenas e vendas grandes, contratamos 2 jogadores com um perfil completamente diferente. Um avançado mais maduro, com um requinte técnico mais elevado e outro jovem, ambicioso, também com faro de golo mas menos de área que o primeiro. Penso que se não fosse o valor das saídas, diria que nesta posição tinha sido um mercado de ouro, pela valia (e baixo valor gasto) dos que entraram e pela saída dos que não tinham qualidade suficiente para vestir aquela camisola.

    Com isto, penso que Nakajima ainda devia sair, podendo voltar para as Arábias por um valor semelhante ao gasto e que continuamos com lacunas nas laterias defensivas para queremos ambicionar um pouco mais. Ou muito me engano ou estes laterais vão ser já massacrados quer contra o Sporting, quer contra o City.

    Não me encontro confiante com a revalidação dos troféus conquistados, até porque a nossa principal arma das últimas 3 épocas foi desmanchada (Teles a cruzar e Danilo, Marcano e Soares a cabecear), mas nunca se sabe. A primeira imagem não é boa, estando já a 3 pontos do líder, tendo perdido um jogo no nosso reduto.

    Saudações desPortistas.

    • Kacal
      Posted Outubro 12, 2020 at 4:20 pm

      Concordo com o teu comentário no geral, Francisco. Tudo dito. Sobretudo a parte da direcção, na mouche! Subscrevo.

      Só uma coisa, porque dizes que ficaremos sem o titular na ala direita? Corona tem contrato até 2022, prevês que será mais um a não renovar e sermos forçados a vende-lo no próximo Verão? Verdade seja dita o timing de o vender começa a escassar tal como todos os outros, o costume.

      Na ala esquerda realmente ficaremos sem o Felipe Anderson, mas sinceramente esse dos 3 que vieram por empréstimo é aquele que vejo com mais possibilidades de ficar em definitivo e temos ainda o Luis Díaz que pelo menos tem contrato até 2024. Mais o Nakajima e o João Mário que também estarão cá.

      Saudações DesPortistas

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 12, 2020 at 5:11 pm

        Kacal,

        Otávio vai acabar o contrato e sair, penso que isto é relativamente unânime entre nós.

        Já Corona vai entrar no último ano de contrato quando a época acabar. E visto que não renovou até agora, ou o deixamos sair a custo zero ou o vendemos abaixo do seu preço de mercado (penso que esta época foi a do timing ideal, por ter sido a melhor e por ter mais 2 anos de contrato). Além de que no final da época, acaba a 6ª época no clube, algo demasiado para um jogador com as suas pretensões.

        Relativamente à ala esquerda, Felipe Anderson custou aos cofres do West Ham a módica quantia de 38 milhões. Mesmo não tendo lugar no plantel do clube inglês, não os estou a ver a vender ao desbarato, pelo que algo abaixo dos 15 milhões é utopia. É apenas um reforço de última hora por não termos conseguido o reforço pretendido que era Pepê, sendo apenas para ter retorno desportivo esta época.

        Luis Díaz se fizer uma época semelhante a esta vai ter vários clubes atrás dele. O problema não é tanto ainda ter contrato até 2024 mas quem é que nós teremos para vender e dar retorno financeiro de forma a equilibrar a balança, daí achar que seja ele o escolhido, porque não vejo outro excepto com milagres do Mendes.

        Saudações desPortistas.

        • Kacal
          Posted Outubro 12, 2020 at 10:45 pm

          Sobre Otávio, totalmente de acordo. Mas não me admirava nada que Corona ficasse até sair livre, o que seria gestão danosa mas não seria o primeiro como sabemos, mas concordo que o timing de venda era este Verão e no próximo será obrigatório caso não renovem.

          Sobre Luis Díaz obviamente poderá sair, mas aí só sairá por um valor altíssimo porque tendo mais 3 anos de contrato temos poder negocial.

          E o Felipe Anderson vi um user por aqui que disse que estava apalavrada uma opção de compra entre os 13 e os 15 milhões, caso se confirme ficaria. Mas sim, a palavra vale o que vale e caso ele jogue muitos jogos e renda muito, o West Ham volta atrás na palavra facilmente.

          Saudações DesPortistas

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 12, 2020 at 4:58 pm

      Concordo com o geral do teu comentário. Quem é que o Porto tem com bom potencial de venda? Diogo Leite, Luís Diaz, Fábio Vieira, Evanilson e Romário Baró. É muito curto tendo em conta que 3 elementos nucleares acabam contrato no final da época, outro tem 30 e muitos anos e outro termina daqui a 2 anos.
      Comparando com o caso do Benfica por exemplo, sem contar com os emprestados Florentino ou Vinicius, há Todibo, Nuno Tavares, Weigl, Rafa, Everton, Diogo Gonçalves, Waldschmidt, Darwin e Gonçalo Ramos pelo menos, quase o dobro. E ainda há muitos valores a saírem da B como Morato, Ronaldo Camará ou Umaró Embaló, enquanto que o Porto tem Justiniano, Rodrigo Valente e Francisco Conceição.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 13, 2020 at 10:30 am

        Gonçalo,

        Leite e Baró neste momento só têm potencial de venda se formos ajudados por um Mendilhões, caso contrário não vejo nenhum clube pagar mais que 10 milhões por qualquer um deles. Relativamente ao Evanilson não o considerei porque ainda não sei que tipo de jogador ali está visto que nem sequer sabia que existia até ser contratado, tal como Fábio Vieira depende muito dos minutos que terá tal a concorrência. Daí apenas considerar Diaz.

        Atenção, podia falar de Diogo Costa mas vai jogar muito pouco. E a partir daí é tudo jogadores com 24 anos ou mais que dependem muito do que derem nas mãos do Sérgio Conceição. Além de que, tal como referes, os jogadores mais valiosos ou acabam contrato (Otávio, Marega) ou estão a acabar contrato (Corona, Mbemba) ou estão emprestados (Sarr, Filipe Anderson, Grujic) ou não contam (Nakajima). Por isso se prevê mais uma época complicada em termos financeiros.

        Relativamente ao Benfica, tem vendáveis Rafa, Weigl, Everton, Waldschimidt, Grimaldo, sem contar com o que podem dar Darwin, Pedrinho ou Tobido (tem opção de compra), além dos emprestados Florentino, Gedson ou Vinicius, pelo que facilmente pode fazer novamente 100 milhões em vendas sem desmanchar o núcleo duro da equipa (esta época apenas saiu 1 e rendeu 50 milhões aos cofres Benfiquistas).

        Logo, quer desportivamente, quer financeiramente, antevêem-se tempos difíceis.

    • Valderrama
      Posted Outubro 12, 2020 at 6:26 pm

      Comentário excelente, de início ao fim

    • RicardoFaria
      Posted Outubro 12, 2020 at 8:37 pm

      Concordo com praticamente tudo Francisco.

      Acho que ficamos mais fracos no lado esquerdo porque no resto acho que está igual ou melhor.

      Saudações DesPortistas!

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 12, 2020 at 4:00 pm

    Há equipas na Champions com médios titulares bem piores do que Romário Baró e Fábio Vieira. Acho incrível como eles se deixaram ficar neste FC Porto mesmo sabendo que serão opções terciárias (e fora de posição) para Sérgio Conceição.. Sinceramente nem sei se foram mesmo eles que se deixaram ficar acomodados ou se foi o clube que não permitiu a sua saída para evoluírem em contextos mais favoráveis..

    Com Nanú e Carraça como opções para a lateral direita e devido a terem escorraçado o Tomás Esteves para o Championship não me impressionaria se o filho do Sérgio Conceição viesse a ter oportunidades na lateral direita na equipa principal ao longo da época.

  • Chines
    Posted Outubro 12, 2020 at 4:01 pm

    Na minha opinião o Benfica era o principal favorito a ganhar o campeonato até aos últimos dois dias do mercado. Nos últimos dois dias o Porto garante grandes empréstimos, na teoria, que o colocam em pé de igualdade com o Benfica. Mesmo intervencionado pela UEFA o Porto constrói uma boa equipa à espera do dinheiro da Champions para tentar colmatar a crise que atravessa. O Benfica (desculpem estar a falar do Benfica num post do Porto) teve nas mãos a oportunidade de conseguir a tal hegemonia nacional mas como é um clube extremamente bem gerido não conseguiu aproveitar a também má gestão do Porto e agora sem a entrada na Champions viu-se obrigado a vender um dos seus maiores ativos e a emprestar o seu principal goleador da época passada. O plantel do Porto é equilibrado, tem muita profundidade. Só não tem laterais e guarda redes a altura, na minha opinião. O mau para o Porto é que os últimos três reforços não passam de simples empréstimos. Sem dinheiro, tiverem de recorrer a estes negócios para travar o mercado que o Benfica teve.

    • cards
      Posted Outubro 12, 2020 at 10:11 pm

      Sim, terminaram bem o mercado mas para isso acontecer perderam Alex Telles e Danilo.
      Tanto Alex Telles como Danilo são superiores a Sarr e Grujic.
      Olha o Benfica passou de Ruben Dias, Jardel,Ferro para Vertonghen, Otamendi, Todibo, Jardel, Ferro

  • Chico
    Posted Outubro 12, 2020 at 4:04 pm

    A meio do verão, disse aqui que o Porto seria o principal candidato pq manteria a equipa dos anos anteriores e fui ridicularizado pelo mercado forte do Benfica e pelo Porto também ir trocar os avançados quase todos (como se isso afetasse o entrosamento da equipa significativamente, aliás até agora nenhum dos que chegou joga). Perderam Telles e Danilo, que eram muito bons, os miúdos que saíram pouco importavam (especialmente o fraco Fábio Silva). No entanto quando achava que a balança estava equilibrada, o Porto teve um último dia de mercado à campeão e voltou a desequilibrar a balança em seu favor. Fez-me lembrar aquele dia em que o Benfica foi buscar o Sequeira, a partir daí fiquei confiante de que seríamos campeões (acho que foi a última vez que o senti com segurança com o meu clube). Ficaria altamente surpreso se o Porto não for campeão com estas condições. O Benfica tem melhor plantel de futuro, mas quatro ou cinco dos nossos principais jogadores ainda têm muito para aprender e maturar. Quando chegar esse futuro, o Porto arranjará forma de sacar umas trutas estilo Felipe Anderson e será sempre difícil.

    • DICAS
      Posted Outubro 12, 2020 at 4:31 pm

      Estas a tentar baixar as expectativas para diminuir a pressao do Benfica ?

      Dont worry …

      A imprensa ajuda.

      Depois do MAIOR ALL IN da historia do futebol Portugues, ja nem se fala do Benfica, alias, agora vai ser pressao nos outros.

      O Benfica tem claramente o melhor plantel. Sim tem defeciencias nas alas mas é claramente o que tem melhores opcoes.

      O Porto tem um plantel forte tambem mas nao se equipara ao Benfica.

      Por isso deixar a hipocrisia de lado porque sabes muito bem que o teu clube é o principal candidato.

      • Oldasity
        Posted Outubro 12, 2020 at 5:32 pm

        Não sei onde é que o Benfica tem “claramente melhor plantel”.

        Não tem um 6 declarado, não tem um 8 de raiz, tem centrais trintões e com dificuldades físicas, não tem lateral direito e o lateral esquerdo é só razoável.

        Nas posições ofensivas sim, o Benfica aparentemente está bastante bem, tanto em termos quantitativos como qualitativos.

      • Chico
        Posted Outubro 12, 2020 at 6:36 pm

        Não é hipocrisia. Simplesmente acho que têm obrigação de ganhar mais de 90% dos jogos e o campeonato se decidirá nos Clássicos. No frente a frente, o Porto tem equipa para esmagar o Benfica, fisicamente mais poderoso, setas capazes de explorar as costas dos centrais lentos do Benfica, capacidade nas bolas paradas onde o Vlacho facilita imenso, a batalha do meio-campo será ganha pelo Porto pela maior velocidade, o Porto tem boas armas para limitar a velocidade dos extremos e avançados do Benfica. Acho um match-up favorável ao Porto em todas as dimensões. O Porto tem uma equipa muito profunda e um 11 superior. Basta ver os comentários dos portistas que conhecem melhor os jogadores do Porto que eu, que num hipotético 11 combinado colocavam 2 ou 3 jogadores do Benfica é o resto era do Porto. Mesmo com os benfiquistas não era muito diferente. O sucesso da época do Benfica está totalmente dependente do Jesus conseguir evoluir parte do talento em bruto no plantel, ainda com muitas arestas para limar: Todibo, Grimaldo, Gonçalves, Ferro, Weigl, Luca, Darwin e até Everton. Se o Jesus conseguir que 50% dos supramencionados eleve o seu jogo de patamar, acho que o Benfica salta para a frente no favoritismo, temos um plantel jovem, mas com muitos jogadores cheios de lacunas graves. Acho que as pessoas confundem capacidade atual com potencial facilmente. Ao dia de hoje, 12 de Outubro, o plantel do Porto é superior, mas o do Benfica tem potencial para evoluir muito!

        • cards
          Posted Outubro 12, 2020 at 10:19 pm

          O Plantel do Benfica é superior ao do Porto.
          Tem mais jogadores e soluções
          para mim o 11combinado dá nisto:
          Marchesin
          Corona
          Pepe
          Vertonghen
          Grimaldo
          Gabriel
          Uribe
          Cebolinha
          Rafa
          Waldschmidt
          Darwin

          Banco
          Vlachodimos
          Otamendi
          Sarr
          Weigl
          Felipe Anderson
          Pedrinho
          Marega

      • Chico
        Posted Outubro 12, 2020 at 6:38 pm

        De resto, é sempre a mesma conversa. Se a Imprensa fala bem do Benfica, é cartilha, não são assim tão bons, sao sempre humilhados na Europa. Se a Imprensa não elogia o Benfica, são uns vendidos, querem só diminuir expectativas. Não fazia mal nenhum ler um bocadinho de Popper e teorias infalsificaveis.

      • Carlos Fierro
        Posted Outubro 12, 2020 at 7:55 pm

        Dizer que o plantel do Porto não se equipara ao Benfica nao é ser honesto. Faz lá posição a posição e diz-me algo.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 12, 2020 at 5:23 pm

      Chico,

      Esse discurso não se co adequa com o historial do Benfica.

      O mercado do Benfica foi fortíssimo, algo nunca visto em Portugal. Continua a ter lacunas, mas quem não as tem entre os 3 grandes?

      Melhor Guarda-Redes? Vlachodimos.

      Melhor Defesa Direito? nenhum tem.

      Melhores centrais? Otamendi com 71 internacionalizações, jogou no campeonato Inglês, Espanhol e Vertonghen, o mais internacional de sempre na Bélgica, com 120 jogos e com 500 jogos entre Tottenham e Ajax, nada devem à dupla de centrais portistas. Tem futuro? Não. Mas para o imediato serão a melhor dupla do campeoanto.

      Melhor defesa esquerdo? Grimaldo. Mesmo em baixo de forma, cansado ou desmotivado, vale mais que Zaidu.

      Dupla de meio campo? A do Porto tem funcionado bem, mas em pico de forma, prefiro a do Benfica, seja ela Weigl-Gabriel ou outro qualquer.

      Ala direito? Corona foi o MVP do Campeonato, pelo que estamos melhor aqui. Mas não existe grande diferença entre Pedrinho (custou 17 milhões) e Rafa (custou 16 milhões).

      Ala esquerdo. Filipe Anderson é ainda uma incógnita no campeonato, o Benfica contratou um titular da selecção do Brasil na última Copa América por 20 milhões. Existe ainda Diaz no Porto, Cervi no Benfica. Globalmente podemos estar melhor, mas penso que têm melhor titular.

      Segundo avançado? Marega foi um dos jogadores mais influentes do Porto mas o seu nível técnico estraga muitas jogadas. Pizzi foi o jogador mais influente do Benfica na últimas épocas mas não é apreciado na bancada (até aqui encontro semelhanças). O Porto foi buscar um jovem ao Brasil, o Benfica um jovem internacional alemão com o dobro do valor, pelo que me parece melhor que o Porto na globalidade, apesar de pior titular para o seu treinador idealiza.

      Avançado? O Benfica manteve um suiço que foi o melhor marcador do último título (já marcou 2 golos esta época, penso) e contratou o jogador mais caro de sempre a actuar em Portugal. O Porto vendeu os seus 4 avançados e foi buscar um ao Rio Ave e outro ao Famalicão (tanto podem sair um Kléber, como fundamentais). Ninguém sai a rir neste momento.

      Posto isto, o Porto não pode nunca ser considerado o principal candidato ao título. É candidato como é o Benfica e neste momento até já está 3 pontos atrás.

  • Kacal
    Posted Outubro 12, 2020 at 4:05 pm

    As laterais não me agradam minimamente, pelo menos não me encantam. No entanto, sendo SC o treinador irão encaixar nas suas ideias e acredito que saíam potenciados, embora ache que a ausência de Telles vai ser um rude golpe e será interessante ver como lidaremos e que soluções arranjaremos para contornar isso e teremos que jogar melhor.

    De resto, até gosto bastante do plantel e talvez entre o Pepê em Janeiro o que nos deixaria mais fortes ainda. E ainda falta o Nakajima na imagem! Diria que falta um SA mais tecnicista e muito móvel, mas o nipónico até poderá fazer essa função, por exemplo. Embora SC não utilize muito essas características e Marega será intocável como sempre.

    No geral o plantel tem qualidade em quantidade, o problema é terem vindo 3 reforços por empréstimo sem opção de compra (oficial pelo menos) sendo que Sarr não ficará de certeza e os outros dois não são jovens promessas propriamente. Teremos que fazer uma época muito convincente a nível desportivo para compensar esta situação.

    • Marcio Ricardo
      Posted Outubro 12, 2020 at 8:13 pm

      Marega vai sair e vai entrar Hulk para o seu lugar. Veremos se em Janeiro ou no Verão. Pepe é uma excelente contratação..

  • De Carvalho
    Posted Outubro 12, 2020 at 5:19 pm

    3-5-2
    MArche
    Sarr Pepe Mbemba
    Manafa Corona
    Otavio SO Uribe
    Tarehmi MArega

  • Carti
    Posted Outubro 12, 2020 at 5:29 pm

    Será curioso ver quais serão os laterais utilizados por Sérgio Conceição. A saída de Alex Telles pode impor uma mudança de paradigma em ambas as laterais.
    Esta indecisão pode levar a algumas experiências que quase de certeza irão afetar a coesão defensiva da equipa numa fase inicial, que era um dos pontos manifestamente mais fortes da época passada. Ainda para mais quando o primeiro teste é um clássico em Alvalade. Penso que Corona e Manafá serão as opções iniciais no próximo jogo.
    Na minha opinião muito do sucesso desta época passará pela capacidade da equipa em “desmontar” blocos defensivos mais baixos e coesos, como o do Marítimo no último jogo. É a meu ver fundamental que a equipa tenha a capacidade de trocar a bola em espaços muito reduzidos e poderá ser por aqui que Felipe Anderson ou até mesmo um dos novos avançados (Taremi, Toni Martinez e Evanilson) assuma um papel de relevo neste 11 do FCP.
    De resto é um plantel com várias opções mas que peca ainda um pouco nas opções para as laterais defensivas, sendo que Manafá até agora tem dado conta do recado na lateral direita.

  • Valderrama
    Posted Outubro 12, 2020 at 6:39 pm

    A nível da gestão do plantel, compras e vendas, comprova-se que o Porto volta a olhar unicamente para o curto prazo com a agravante de se ter desbaratado a geração mais valiosa da formação dos últimos largos anos, não vai haver este bónus com tanta frequência para se poder equilibrar as contas (aqui menção especial para o tremendo erro que se irá revelar a cedência de Vitinha). Três jogadores emprestados sem opção de compra também me parece uma péssima política desportiva e mesmo a nível de rendimento dos jogadores, muito me surpreenderia se nenhum destes três acabar a época sem um desaguisado com o treinador “à la Bazoer“.
    Quanto ao nível desportivo do plantel, até me parece de nível ligeiramente superior ao do ano passado, com o problema de ser um plantel menos apetrechado para o estilo do treinador.

  • Ezio
    Posted Outubro 12, 2020 at 7:24 pm

    O Porto acabou por se reforçar bem, não importa aqui se o jogador X ou Y é emprestado ou não, o certo é que estão à disposição do treinador e nesse sentido a equipa acabou por sair reforçada, ao contrário do Benfica que infelizmente vive muito do foguetório, onde o que interessa é contratar 7 ou 8 avançados e a defesa remenda-se com o refugo que aparecer…
    Infelizmente depois das eleições será mais do mesmo e ao fim ao cabo quando se facto tínhamos tudo para ter uma hegemonia a sério, acabamos por não ter nada de nada, apenas incerteza e fezadas em jogadores, muito deles autênticos pesos mortos que já nada têm a oferecer ao clube.

  • BrunoAlves16
    Posted Outubro 12, 2020 at 8:16 pm

    Da para lutar pelo título, ser campeão é outra história porque só pode ser um entre Porto e Benfica.
    Porto com melhor defesa e mais opções no ataque apesar do Benfica ter melhores soluções. Felipe Anderson pode fazer pender a balança para Porto, vamos ver como se comporta, mas ainda acho que as opções do Benfica são de melhor qualidade.
    Ser campeão é a prioridade máxima, mas se há ano em que ser segundo é um mal menor é este, dá entrada directa na Champions.

  • RicardoFaria
    Posted Outubro 12, 2020 at 8:54 pm

    Acho que ficamos com um plantel ligeiramente superior ao da temporada passada sendo que acho que apenas no lado esquerdo da defesa estamos mais fracos devido a saída do Telles.

    Parece que o XI mais utilizado vai ser com o Marche na baliza, Manafá na direita, Pepe e Mbemba no centro, Zaidu/Sarr no lado esquerdo.
    No meio campo, Sérgio Oliveira e Otávio devem levar vantagem com Corona e Felipe Anderson/Luís Diaz nas linhas a servirem Taremi e Marega.

    Há ainda boas opções como Baró, Leite, Fábio Vieira, Uribe, Evanilson, Toni, Nakajima, etc..

    O grande problema do mercado foi não vender os que terminam contrato caso não consigam renovar com os jogadores em questão.

    Saudações DesPortistas!

  • Cesar Silva
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:33 pm

    O Nakajima foi transferido?

  • cards
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:52 pm

    O Benfica vai ser campeão pois manteve o seu núcleo duro é certo que perdeu Ruben Dias e Vinícius mas chegaram Otamendi, Todibo e Darwin.
    O Porto contratou bons jogadores mas viu sair bons jogadores.
    A saída de Telles será fatal para o Porto.

  • Giuseppe F
    Posted Outubro 12, 2020 at 11:53 pm

    Candidatíssimo ao título, tal como em todos dos últimos 40 anos.

    SL

Deixa um comentário