Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: Comprar por 15 para vender por 20

Começa a ganhar força a garantia que o “Mini-Messi” vai continuar na Série A em 2014-15. A imprensa italiana adianta que que o Verona já reuniu as condições para exercer o direito de opção por Iturbe, que está emprestado pelo FC Porto até ao final da época, fixada nos 15 milhões de euros (o próprio director desportivo do clube italiano afirmou publicamente que vão exercer a opção já acordada com os azuis e brancos). Sendo que a estratégia do Verona passa por pagar esses 15 milhões aos portistas, para depois vender o argentino logo de seguida à Roma ou Juventus, mas por 20 milhões de euros. Bom encaixe para os dragões? Ou teria sido preferível beneficiar do rendimento desportivo da jovem promessa?

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 3:42 pm

    E um bom encaixe na minha opiniao, sendo um negocio tipo o do Andre Gomes. E um jogador com potencial, que tem estado bem em Italia (numa equipa pequena diga-se, o que por norma significa mais espaço e menos pressao) e que devia ter sido aproveitado melhor pelo FC Porto. Nao foi e agora um regresso e muito dificil, pelo que rentabiliza-lo e a melhor opçao e 15M e um belo negocio.
    Em relaçao ao Verona, acabara por lucrar 5M com o negocio, enquanto que a Roma faz uma aposta de risco porque 20M parece-me exagerado nesta fase.

    • Hugo
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:05 pm

      o Porto só tem 60% do passe. Comprou os 60% por 4 milhões e recebe 9. Não é assim tão bom.

    • Filipe
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:38 pm

      Eu diria que o Iturbe já mostrou de longe muito mais que o André Gomes para justificar os 15-20 milhões. Por isso o risco é substancialmente menor.
      Seria mais importante beneficiar do rendimento desportivo do Iturbe, mas é menos mau ter ganho económico ao menos. Boa sorte para o resto da carreira é o que lhe desejo sendo transferido!

    • Ruben
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:38 pm

      (Infelizmente) eu acho que o Porto nem tem sequer esses 60%! Eles alienaram parte do passe em meados de 2012. Só para complementar: no relatório de contas do primeiro trimestre de 2013/2014 o Porto declara que a percentagem de direitos económicos que detém sobre o Iturbe é só de 45%.

    • João Gonçalves
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:18 pm

      É melhor 15Milhões que outro atsu….

    • gustavo
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:50 pm

      mas estes 15M é $ a sério. Os do André gomes é $ de monopólio, é a brincar.

    • Hugo
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 6:06 pm

      Ruben,

      de facto fui verificar e tens razão. O clube apenas tem 45% do passe. Enfim…

    • Joel Silva
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 6:21 pm

      Caros colegas,

      Quando se fala em 45% de percentagem no passe significa que já foi alienado parte dele.. Para fazerem as contas dá jeito saber quanto foi alienado e por quanto dinheiro. Somam as vendas das percentagens e assim chegam ao número real. Falar assim é facil, assim como criticar, tem-se é que fazer as contas como elas devem ser feitas.

      15 milhoes é um valor extraordinário por um jogador cujo rendimento está a ser extrapolado. Nao mostrou grande coisa até agora, veremos o que faz quando for para uma Juventus ou Roma, se for ..

      Nada mostrou no FCP, se por culpa dele ou do clube nao sei, mas confio nos dirigentes.

    • Ruben
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:06 pm

      Caro Joel.

      Falar é muito fácil, concordo. Ter o cuidado de abrir o relatório de contas do meu clube já é outra coisa.

      Mas posso adiantar-lhe o Porto comprou 60% dos direitos económicos do Iturbe por um valor (total) de 4,250 milhões de Euros. Desses 60% alienou 15% em duas "parcelas": em Setembro de 2011 (give or take) celebrou com o fundo de investimento Soccer Invest Fund um contrato tendo em vista a cedência de 11% dos direitos económicos do Iturbe por 750 mil euros! O mesmo fundo de investimento manteve o direito de opção de compra de mais 4% no valor de 312,000 mil euros (o qual foi accionado).

      Se eu acho que foi uma boa alienação? Óbvio que não.. o passe dele, agora, poderá valer o dobro do que valia em 2011.

  • joao artur
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 3:44 pm

    Eu acho que este negócio não se vai concretizar, porque tenho a certeza que o Porto vai querer, e vai conseguir convencê-lo a ficar. E o Jogador não querendo ir, não adianta a Cláusula de compra.

    • H Soares
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 3:47 pm

      Eu partilho da mesma opinião e espero sinceramente que não vá.

    • David Gomes
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:05 pm

      penso que nas opções de compra não está apenas estipulado o valor da compra mas também o do contrato com o jogador. mas posso estar enganado

    • Tartaruga
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:19 pm

      David, a opção de compra é como se fosse uma clausula de rescisão, se o Verona oferecer 15M o Porto é obrigado a aceitar. Por outro lado, é preciso que o jogador aceite a oferta feita pelo Verona ao próprio, caso não aceite, tem contrato no Porto. Os jogadores não são escravos que andam praí a ser comprados e vendidos por clubes, eles é que "decidem" se querem ou não jogar num certo clube.

      Exemplo: Hulk não era obrigado a aceitar ir para o Zenit, um clube com pouco sucesso na Europa. Hulk estaria à altura de clubes muito melhores. Porém aceitou pq lhe davam optimas condições financeiras. Caso não as tivesse, podia rejeitar e a transferência de 60M não acontecia (e o PdC partia-lhe as pernas no dia seguinte). Por isso sim os jogadores têm escolha.

    • Tudo certo mas
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:04 am

      Hulk saiu por 40M

    • Radaf
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 9:55 pm

      60. 40 liquidos foi o que o fcp recebeu dos 85% do passe. O resto deveu se a comissoes de intermediacao e aos restantes 15%. Segundo o seu empresario esse valor foram mesmo 60 (40 nunca seriam porque 40 foi o recebido por 85% e o zenit adquiriu 100) fazendo dele a quinta maior transferencia de sempre do futebol mundial e a maior do futebol portugues a frente dos 47 milhoes de falcao e 45 de james.

  • Roderick Maldini
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 3:46 pm

    conserteza que o fc porto deveria colocar este grande jogador, que a meu ver se tiver um bom ritmo competitivo conseguirá ser um grande jogador, mas se for para coloca~lo no plantel da próxima época e nao o convocar nem lhe dar tempo de jogo, mais vale deixa-lo ir para itália, onde se sabe que tem vindo a desenvolver-se muito bem como jogador.

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 3:54 pm

    Que raio de negocio é esse? Para isso o Porto vende o jogador directamente à Juventus ou à Roma não?!

    • Hugo
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:08 pm

      custa perceber? O Porto por 15 é obrigado a vender. Se o Verona não exercesse a opção de compra, o Porto podia negar-se a vendê-lo por esses valores e poderia exigir muito mais. Nesse sentido, os italianos aproveitam-se dessa opção que o Verona tem para comprá-lo por pouco mais que esses 15, sendo um negócio positivo para ambos os clubes italianos: um obtém lucro financeiro, o outro fica com o jogador por um preço mais acessível.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:15 pm

      Lol a opção de compra para o Verona é de 15 milhões, se o Verona tiver possibilidade de ganhar 5 milhões com o negócio é obvio que vai aproveitar isso, sem o Porto poder fazer nada, visto que a opção de compra está lá

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:15 pm

      Então e se a Juventus oferecer 17 ou 18 milhões ao Porto e o Porto oferecer 1milhão ao Iturbe?

    • pitoxoroglu
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:40 pm

      Ricardo Ricard, o Porto apenas poderia fazer isso após terminado o prazo para exercer a compra por parte do Chievo Verona, sem que eles exercessem a opção compra. Apenas depois o Porto terá liberdade para negociar por valores superiores. Parece-me a mim…Acho sinceramente um bom negócio…

    • Fonseca
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:55 pm

      @pitoxoroglu, não é o Chievo Verona mas sim o Hellas Verona.

    • jose
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 6:08 pm

      ricardo ricard se a juventus fizer uma proposta de 17 milhoes e o verona de 15 milhoes pelo iturbe, o porto é obrigado a aceitar a proposta do verona, mas a da juventus só aceita se quiser. neste caso ao aceitar as duas propostas depois dependia do jogador.

    • Rui Mendes
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 12:28 am

      jose o que acabou de dizer é totalmente falso. O porto só pode voltar a negociar com outros clubes a partir do fim do emprestimo, é obvio que o Verona so pode acionar a clausula ate ao fim do emprestimo, logo o que disse não é possivel.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 1:25 am

      Até ao fim do período de empréstimo o Porto não pode aceitar qualquer outra proposta que não a do Verona. Pode rejeitar propostas do Verona abaixo dos 15 milhões… a partir dos 15 milhões, tem de aceitar dependendo depois da decisão do jogador.
      Quando terminar o empréstimo, se Iturbe não assinar pelo Verona, o Porto pode aceitar e recusar as propostas que quiser!

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 13, 2014 at 10:14 am

      Chegamos onde eu queria…O Verona pode oferecer agora 15 ou 50 milhões,o Porto é obrigado a aceitar,mas o jogador não…Se o Porto lhe prometer 1 milhão numa venda para a Roma ou Juventus,só se for parvo é que não aceita.

  • Tiago Meireles
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:31 pm

    Era o jogador que faltava ao plantel deste ano, rápido, irreverente, forte no 1 para 1, desequilibrador, podia ser o "abre-latas" que falta mas lá está o Kelvin também o é e teve dois bons jogos e de um momento para outro passou directo para a bancada, por isso com o Fonseca nada é certo…
    Lembro-me que esteve muito bem na pré-época, mostrou serviço mas pelos vistos não chegou para ficar.

  • RiefSilva
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:38 pm

    Se for vendido pelos 15M acaba por ser um bom negócio. O Porto consegue resolver definitivamente um problema de um jogador que nunca se afirmou no Porto (e não se teria afirmado mesmo que tivesse ficado esta época). Melhor, só vendendo directamente por um valor mais elevado.

    Não acredito que regresse ao Porto, pois o jogador não quer, e duvido que seja essa a vontade dos dirigentes.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 4:46 pm

    Se fosse portista ficaria triste por um jogador com tanto talento não ter rendido no meu clube… pior ainda, nunca ter tido uma oportunidade à séria para vingar no meu clube!

    • Eduardobrg
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:34 pm

      Esta a falar de mim entao, mesmo triste mas primeiro era muito novo, depois era o hulk e mesmo agora ia ser paulo Fonseca, basta ver o que fez com o Ghilas.

  • Invictus
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:15 pm

    Espero que va e que para o seu lugar apareçam outros jovens quem sabe ocampos, ou alguem com talento…sendo certo que faltam 2 alas pois varela e quaresma é pouco para 5 competiçoes.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:29 pm

      Sonhar ainda não paga imposto. O Ocampos tem sido aposta frequente do Ranieri, e tem um potencial tremendo para vingar na Europa, não me parece um jogador para os cofres de um clube português.

    • Invictus
      Posted Fevereiro 12, 2014 at 8:58 pm

      Pois, mas tambem se fala no interesse em mangala e jaksson por parte do monaco no final da epoca..
      pode entrar ocampos ou ferreira carrasco no negocio…

      Ja agora podia continuar a sonnhar e como o shaqiri ñ tem jogado no b.munich , no final da epoca podia "querer"vir para FCP…

      Se é para comprar flops, mais vale apostar em ivo gonçalo paciencia andre silva rafa etc…

  • João Gonçalves
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 5:17 pm

    Adorava ter visto este jogador a vingar no porto, mas poucas foram as oportunidades que teve e mesmo assim quando as teve nada ou quase nada mostrou.

    Assim penso que um encaixe de 15 Milhões é uma boa venda.

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 6:33 pm

    Mais um grande jogador que o Paulo Fonseca nem deu oportunidade de jogar depois da grande pré-temporada que realizou!!!
    Só espero que o Iturbe continue a evoluir, tem um talento fora de série e que assine pela ASROMA que é o clube que apoio em Itália!!!
    Venham daí esses milhões de euros!!!

  • Eduardobrg
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 7:44 pm

    Nao percebo o que se passa com o Porto, e como nao apostam nele.

    Um Pouco Off topic o Porto para o ano jogava com o Fabiano na baliza, Alex Sandro, Abdoulaye, Reyes e Danilo na defesa, com Herrera, Defour e Quintero no meio e com Iturbe, Quaresma e um avançado visto que Jackson vai sair no ataque. Espero que se vá embora mas com este treinador é só Josues, Licas, Ricardos e Carlos Eduardos. Nao tirando o valor a estes jogadores mas para o onze inicial não.

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:24 pm

    O Iturbe tem lugar no plantel do Porto na próxima época e quem sabe no 11, mas estou a falar em termos de qualidade e talento, ele tem também um grande potencial e é um extremo rápido, explosivo e desequilibrador, não temos ninguém com as suas características, mas acho que não há condições para regressar ao Dragão, devido ao seu empresário, devido aos problemas entre ele e o Antero Henrique e também porque ele quer ser a estrela da equipa e quer ser intocável e cá isso é mais complicado, portanto a saída é a decisão mais acertada.
    O Porto pagou 4 milhões por 60% do passe do Iturbe, com os 15 milhões (60% são 9 milhões), teremos um lucro de 5 milhões com um jovem que pouco jogou pelo nosso clube, não é o melhor negócio do Mundo, mas pelo menos é um negócio positivo.

    O Hellas Verona ao comprar por 15 milhões e vender por 20 milhões, com o rendimento desportivo que ele tem dado ao clube, acaba por ser um excelente negócio, acho que é bom para todas as partes.

Deixa um comentário