Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto critica estátua de Cosme Damião

Comunicado dos Dragões:
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a comparticipação na construção de uma estátua do fundador do Benfica. E desta forma continuamos, todos nós, os que gostam de futebol e os que não gostam, os que são do Benfica e os que não são, a pagar os devaneios da classe política. Numa altura em que o país atravessa a mais grave crise das últimas décadas, em que se cortam salários e reformas baixíssimas, com o argumento que todos têm de contribuir para o esforço de recuperação das contas públicas, a Câmara Municipal de Lisboa decide fazer-nos a todos, ainda que indirectamente, pagar uma estátua do fundador de um clube. Em causa não está tratar-se deste ou daquele clube, em causa não está uma qualquer associação entre uma câmara, ou outra entidade pública, num projecto que crie emprego, crie valor, mas sim o luxo de se continuar a gastar tão mal o dinheiro de todos nós. E porque nestas coisas do futebol os políticos gostam sempre de sol na eira e chuva no nabal, certamente que Lisboa receberá em breve outros monumentos de homenagem aos fundadores de outros clubes, pagos pelos portugueses de Monção a Vila Real de Santo António.

143 Comentários

  • Fernando Guilherme
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:26 pm

    Grande moral para falar, para quem têm um centro de treinos em Gaia que custou 15M aos cofres públicos e paga 500€ de renda.

    • Piri-Piri
      Posted Novembro 7, 2013 at 6:52 pm

      500€ deves receber tu ao final do mês se tanto..! e já é 1figo para autor de tamanho disparate. O comunicado tem razâo de ser e é adequado.

    • Zé da Costa
      Posted Novembro 7, 2013 at 6:54 pm

      O seu argumento é comparar uma estátua com um centro de treinos? Ok, estamos conversados.

    • Jaime Ferreira
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:09 pm

      Lá está. tinham de vir descontextualizar isto. Isso tem de ser comparado com os 65M de euros que o Benfica recebeu da CML para fazer o novo estádio. «O Benfica encaixou 65 milhões de euros à custa do contrato-programa firmado com a Câmara de Lisboa, no âmbito do Euro 2004.»

      A verdade é que a CML vai continuar a gastar dinheiro em coisas do Benfica que são de interesse público.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Novembro 7, 2013 at 8:31 pm

      Que eu saiba o Porto não apontou armas a ninguém para pagar esse preço. A Câmara de Gaia estipulou esse preço e o Porto simplesmente pagou. Se eu fosse rico e decidisse alugar esse Centro de Treinos, teria essa centro de treinos para mim por 500€.

      Agora o que está em causa não é ser uma estátua para o Benfica, é esses políticos tentarem ganhar apoio do povo (neste caso dos lisboetas benfiquistas) com a construção de uma estátua que não serve para nadinha! Mesmo que fizessem uma ao Pinto da Costa no Porto eu e os outros portistas estaríamos contra!

      Soubessem canalizar o dinheiro do povo no que é essencial e não estaríamos assim!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:15 pm

      mas segundo os portistas, os 1500 para a estatua e que sao escandalosos…

    • Luisilva13
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:03 pm

      Caro Fábio Costa, pegue na sua última frase e aplique-a sempre não apenas quando lhe convém, soubesse a Câmara de Gaia canalizar o dinheiro e não estaria no top das câmaras mais endividadas..

      Ao menos seja coerente, e não venha com essas analogias de apontar armas, estamos de a falar de muito dinheiro que tiraria fome a muita gente para se vir brincar, claramente que as pessoas que o fizeram tinham as suas intenções, mas pelos vistos os portuenses não foram na cantiga..

    • Pedro Pinto
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:06 pm

      De facto depois da última vitória do António Costa em Lisboa, o que ele mais precisa é de neste caso ganhar o apoio dos lisboetas.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:14 pm

      Fábio Costa, tens noção que foste completamente incoerente em todo o teu comentário?

    • Daniel Martins
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:29 pm

      Claro Fábio. Eu faço um centro de estágios por 16 milhões de euros e arrendo-o por 500€/mês, um valor inferior àquilo que várias famílias pagam por mês para viverem num T2. E daqui a 2700 anos tenho esses 16 milhões pagos, a partir daí é só lucro! Este tipo de negócio é sobejamente conhecido no mundo da economia como "negócio a loooooooooooooooooooongo prazo", que são uma prática bastante comum em vários regimes ditatoriais em África e na América do Sul.

    • Carlos Aguiar
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:54 pm

      o fabio costa não foi incoerente, embora pareça. Porque ele ao ter dito a ultima frase criticou a camara de gaia, em nenhum sitio do texto ele apoiou a camara de gaia

    • Bruno
      Posted Novembro 8, 2013 at 11:48 am

      O Fernando Guilherme falou o que muitos parecem não querer ver! A comparação dele foi meramente para mostrar que o Porto não tem moral nenhuma para falar em dinheiros públicos quando o seu centro de estágio foi construido pela câmara de gaia e o contrato assinado faz com que o pagamento deste apenas atinge uma pequena percentagem dos gastos envolvidos. Quanto à construcção da estátua para mim não tem lógica nenhuma também!
      Fabio Costa diz que a estátua não serve nadinha, e realmente não serve.. já agora, para que serve o centro de estágio para a cidade de Gaia? Será que é o Porto que ajuda monetariamente a camara? humm não me parece… Isto de brincarem com dinheiros publicos no futebol tem muito que se lhe diga! vai haver sempre um governante a desviar o €€€ para interesses próprios..neste caso para a sua equipa. Tristeza!

  • Bernardo
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:28 pm

    Pena agora o Sporting de Bruno de Carvalho ser subserviente do Benfica, este comunicado devia ter sido do Sporting.

    • AF
      Posted Novembro 7, 2013 at 6:37 pm

      Não haja dúvida que é, aposto que até leva o LFV ao Estádio da Luz de carrinho. Pelo amor da santa.

      O facto de o Sporting não ter (ainda) lançado um comunicado sobre o assunto pode querer dizer que existe mais trabalho a fazer(digo eu, talvez um clube de futebol exija algum tempo do dia do BdC) e que a importância dada ao assunto não é mais que aquela que merece. E merece um reparo como o que foi feito pelo Pinto da Costa, disso não há duvidas( se bem que o Senhor arranja todo e qualquer pretexto para falar o rival de Lisboa).

    • Leão de Honra
      Posted Novembro 7, 2013 at 6:49 pm

      Você andou durante todo o período de Eleições a criticar o Bruno de Carvalho, apelida-lo de Val e Azevedo 2, e agora que o Sporting está no caminho certo e que ninguém se atreve a questionar o empenho e bom trabalho, inventa que Bruno de Carvalho é subserviente do Benfica só porque não fez um comunicado

      fabuloso…

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:27 pm

      O sr sabe quem foi Cosme Damião?

    • Nunes
      Posted Novembro 8, 2013 at 2:04 pm

      Cosme Damião foi um rapazola com tiques de visconde.

  • J. R.
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:29 pm

    Dizem os tipos que pagam 500 euros de renda pelo aluguer dum centro de estágio que custou 16 milhões à Câmara de Gaia…

    Sendo o contrato de 50 anos, no fim desses 50 anos terão pago 300 mil euros.

    • Denis20
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:25 pm

      Isso foi só no 1º ano para conseguir o cliente Porto sad.

      Se continuassem a cobrar só esse valor aquilo já tinha falido.

    • Eduardo Sa
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:48 pm

      Ao menus pagam renda, eu moro num apartamento arrendado e fiz as contas e ao fim de 50 anos nao chego ao valor da casa, isso nao quer dizer nada, pelo que li varias autarquias se candidataram ao centro de estagio é tambem porque viram que ia dar alguma coisa a cidade, sendo portista nao concordo nada com ambas as situaçoes mas fazer uma estatua nao tem qualquer utilidade.

  • Henrique Lopes
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:29 pm

    Parvo, é o nome que eu dou a este comunicado. Pela simples razão de que a decisão de colocar a estátua foi tomada no decorrer do Orçamento Participativo da cidade de Lisboa, isto é, decidida pelos cidadãos na assembleia municipal.

  • Tiago Madeira
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:30 pm

    Pura clubite a falar. Cosme Damião tem de ser considerado um dos mais marcantes lisboetas da história. Um pouco irónico vindo da região de onde vem, que é apenas a cidade com mais alto índice de corrupção no território nacional.Preocupem-se com outros assuntos.

  • Henrique Lopes
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:31 pm

    A decisão foi discutida no Orçamento Participativo de Lisboa, votada pelos cidadãos da mesma. Enfim…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:31 pm

    Quer se goste ou não este comunicado tem toda a razão de ser. A verdade é que neste momento do nosso paí, não nos interessa nada ter despesas superficiais em coisas que em nada são importantes ou relevantes para a evolução do nosso país..

    • André Ribeiro
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:31 pm

      Tem uma razão relativa, ainda por cima de uma camara que tem tentando diminuir em grande escala uma grande divida que tem. Pois o Custo disto não iria permitir criar um unico posto de trabalho por um ano ou aumentar todas as reformas 1 centimo durante um mês. A unica razão que pode ter será como sensurar o exemplo de um gasto mediatico e indispensável, no entanto a moral de quem diz isto é que é nula, uma vez que tem um centro de treinos pago pelos contribuintes e sempre criticou Rui Rio por este nunca realizar acções como esta ao clube da cidade

    • Daniel Martins
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:42 pm

      Luís, falarei por mim e por muitos outros benfiquistas que de certeza que partilham da minha opinião. O que está em causa não é a mensagem do comunicado, que tem toda a razão. O que está em causa são os telhados de vidro fino nos quais o Porto deveria ter pensado antes de lançar este comunicado. Refiro-me claro a tudo o que envolve o centro de estágio de Gaia.

    • Quantas
      Posted Novembro 7, 2013 at 7:54 pm

      O comunicado não tem nenhum sentido, os valores são irrisórios e o acto da votação foi de grande cidadania e de participação dos lisboetas para enriquecer a cidade.

      Estou de facto preocupado não com os 1500 euros gastos na estátua mas sim com o pagamento de um centro de estágio em Gaia e um estádio em Braga. Os utilizadores pagam 500 euros mensais em equipamentos superiores a 50 milhões de euros.

      Mas, areia é necessária para calar os anti-Paulo Fonseca e nada como um comunicado a falar do Benfica.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 7, 2013 at 8:36 pm

      Luís até podes ter razão quanto a isso, agora tem é de haver coerência da parte das pessoas que proferiram estas declarações, e o que se verifica é que não há coerência nenhuma, pois o centro de estágio do Porto foi pago na integra pela câmara municipal de Gaia, ou seja, todos nós é que pagamos aquele centro de estágio, e na altura eu não me lembro do Porto ter feito algum comunicado todo indignado por a Camara Municipal lhes estar a fazer um centro de estágio de graça, portanto perdem todo o sentido estas declarações

    • troza
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:23 pm

      Sendo do Benfica concordo que há maneiras muito melhor do que construir estátuas. Mas o comunicado está cheio de hipocrisia.

      1 – Houve outra estátua aprovada (D. Nuno Alvares Pereira), também dinheiro mal gasto mas essa não incomoda;

      2 – O Porto deve muito à câmara de Gaia e isso custou muito mais que uma estátua (e bem podíamos falar dos desnecessários estádios da altura do euro…).

      3 – O projecto foi votado pelos habitantes de Lisboa. Se isto foi bem feito (aqui também duvido) pode ser algo para portugueses fazerem o que não seria nada mau.

      4 – Nós todos pagamos à PSP mas quando a malta cá de baixo vai lá acima vê-se que é dinheiro mal gasto… Aí sim, é usar o dinheiro dos consumidores para pagar serviços a um clube.

      Por fim… o gajo é mentiroso… O dinheiro não vem dos contribuintes todos mas dos de Lisboa, pelo que percebo. A câmara continua a pagar aos seus funcionários (e bem demais ao que parece)… E agora vai fazer a vontade dos cidadãos. Até a culpa é de quem votou… eu não moro em Lisboa, não votei.

      Mas sim… concordo que há formas melhores de gastar dinheiro. Também havia quando se fizeram os estádios, quando se fizeram auto-estradas, quando se paga o ordenado ou uma reforma de um parasita como o Cavaco.

      No entanto… eles não se preocuparam com nada disso… daí isto ser pura hipocrisia. Porque esse gajo também deve fugir pouco ao fisco e tal… mas pronto.

    • Rui Sancho
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:28 pm

      Claro. Vamos então encerrar toda a produção em termos de cultura e desporto, a não ser que dê lucro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:03 pm

      o problema nao e o dinheiro mal gasto, pois todos concordamos nisso. o problema e a moral do porto, a estatua tem um orçamento maximo de 1500 euros, nada a ver com o tal centro do porto.

      o problema e so referirem a estatua de cosme damiao, e esquecem-se do resto que foi aprovado.

    • Ulisses
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:08 pm

      a camara do seixal também deu o centro de estágio ao Benfica, além de que foi a camara de lisboa que lhe pagou o novo estádio da luz.

    • paalexg
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:29 pm

      Deu o Centro de Estágios do Seixal ? Custou 14 milhões ao Benfica.

  • Gaudi
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:33 pm

    A estátua do Fernando Pessoa foi outra estragação de dinheiro, paga pelos portugueses de Monção a Vila Real de Santo António, quando essa personalidade que só interessa a quem lê poesia nasceu em Lisboa.

  • Guilherme
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:36 pm

    Este comunicado não passa de uma forma de pressionar o Rui Moreira, para que este também suporte o FCP, mesmo que sejam em assuntos menores, como apressar burocracias, etc..

  • skop
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:40 pm

    Será verdade o que estou a ler!!!!!…….Estas pessoas nao tem vergonha na cara… para a próxima vou eu arrendar o centro de gaia para fazer umas tainadas e jogatanas com os amigos!!!!!! Afinal nao fica mais caro que o meu T3…

  • Sideshow Bob
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:43 pm

    A estes senhores faltou a explicação de que a estátua é fruto de uma coisa chamada orçamento participativo, tendo sido a 5ª proposta mais votada se não estou em erro.

    É o que dá querer atacar só porque o nome "Benfica" está envolvido.

    Um abraço

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:45 pm

    Os Portistas criticam a construção desta estátua porque não sabem quem é que foi o fundador do seu clube. Queixem-se de quem anda roubar em outros locais e não em quem tenta enriquecer uma cidade, a arte é um bem essencial para a sociedade.

    Pedro Manuel Mamede Passos Coelho

  • Luisilva13
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:46 pm

    Desde já, não concordo que seja a Câmara de Lisboa a pagar, pois uma estátua não tem um valor assim tão elevado que o Benfica não consiga pagar.

    Mas posto isto também não posso concordar com o argumento do artigo dos que gostam e não gostam de futebol, e de ser ou não simpatizante do Benfica, pois esta homenagem serve para lembrar alguém que fez algo pela cidade. Clubite à parte, Cosme Damião ganhou o seu lugar na história com a fundação do Benfica, um dos clubes que leva o nome de Lisboa a toda a Europa, da mesma forma não será de estranhar que Pinto da Costa terá uma estátua daqui a uns anos.

    Mas como adepto de futebol, porque razão merecem estátuas algumas personalidades de certas áreas como a escrita, poesia e o futebol é marginalizado? Não convém esquecer que o futebol será sem dúvida o espetáculo mais visto em Portugal.

    Mas como é algo relativo ao Benfica claro que o Porto viria comentar, depois admiram-se certa rivalidade em demasia resultar em cenas lamentáveis, mas esta crítica cabe bem a quase todos os clubes, mas o Porto é mais incisivo e concreto nas suas declarações.

  • Filopez
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:51 pm

    Como portista e portuense acho que o FCP esteve mal no comunicado…isto foi um projeto publico e ouve outros que ficaram à frente que tambem vao para a frente. E imagino que daqui a uns anos o Pinto da Costa tambem terá uma ou mais estátuas na invicta e com certeza a câmara também andará metida.

    Que a camara de lisboa é a que tem maior divida toda a gente sabe. Que é a mais favorecida, que tem metro a serio enquanto cá para cima só nos deixam construir "elétricos" e que estouraram como nunca na reablitaçao da zona da expo e no porto nao fazem nada toda a gente sabe. que nos querem destruir o aeroporto tambem sabemos…mas neste projecto nao temos que reclamar…é com eles. (a nao ser claro, que depois o estado tenha que ajudar a camara "roubando" indirectamente ás outras autarquias todas)

  • ViCio
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:51 pm

    Sempre que há algum comunicado, algum tipo de actuação, há logo quem desculpe isso com outra situação!

    Meus amigos, todos os clubes beneficiam de dinheiros públicos, seja na construção de centros de estágio, estádios, etc, ou esquecem-se que muitos estádios construídos para o Euro 2004 são propriedade das câmaras, construídos com dinheiros públicos e depois alugados aos clubes por ninharias?

    A questão aqui não é se a estátua é do fundador do Benfica, Sporting, Porto, Arouca, Infesta ou outro clube qualquer, a questão é que uma câmara está a usar dinheiros públicos, numa altura em que se pede cortes e uso racional dos orçamentos, para uma coisa que não vai trazer qualquer tipo de mais valia!

    E abrindo este precedente, não terá o Sporting também direito a uma estátua do seu fundador? Ou o Benfica tem mais direitos na câmara de Lisboa que o Sporting? E o Belenenses não tem direito também? Se alguém poderia querer que a estátua do seu fundador fosse construída teria de ser o próprio clube e este mesmo a pagá-la.

    Agora digam-me, se fosse a câmara do Porto a colocar uma estátua do fundador do clube, ou até do Pinto da Costa, num qualquer local da cidade, gastando dinheiros públicos, qual seria a reacção geral? Que escândalo seria!! Lá estaria o clube da aldeia a levantar a crista! Lá está a plebe com os seus exibicionismos complexados!!!

    Desculpem, mas se fosse ao contrário, seria um escândalo, como não é, está tudo bem porque o FCPorto também só paga 500€ de renda pelo centro de estágio…

    • paalexg
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:15 pm

      O Francisco Stromp tem um busto e deu o seu nome a uma rua de Lisboa e não vejo o pessoal indignado com isso…

    • Diogo Duarte
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:35 pm

      e quem pagou esse busto, e quanto custou, e estávamos numa crise como agora? E o q é q custou aos portugueses atribuir-lhe o nome de uma rua? Por mim até podiam dar o nome do Damião a uma avenida que não me fazia diferença agora gastar-se dinheiro nesta altura em estátuas é que é completamente desnecessário.

  • rls1997
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:53 pm

    Deixem a porcaria dos clubes de lado, por um momento. Se o Benfica quer construir uma estátua do seu fundador, o Benfica que o pague e não as pessoas que não querem pagar, independentemente de serem benfiquistas, portistas ou de outro clube qualquer. E o pior é que o povozinho Benfiquista ainda ataca o Porto, como se isto tivesse alguma coisa com o clube que cada um prefere.
    Isto já nem é sobre futebol. Continuem a fazerem-se de parvos e a serem enganados, e depois queixem-se que vos cortam nos salários. Aliás, corta-se nos vossos salários para gastar em estátuas e vocês até aplaudem. Com povo tão fácil de iludir, é realmente um grande surpresa estarmos no buraco onde estamos. Continuem a culpar os políticos, mas, mais do que deles, a culpa é, inequivocamente, vossa.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:55 pm

    Engraçado…No outro dia falei do dinheiro (milhões e milhões) que todos vamos pagar para ver Futebol na Rtp e toda a gente me caiu em cima,mas agora cai o Carmo e a Trindade.

  • porquinhodaindia
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:56 pm

    O SL Benfica tem todo o direito (até dever) de prestar homenagem ao seu fundador. Que seja o município a fazê-lo com recurso a fundos públicos não faz sentido algum. Como distribuir fundos públicos é uma questão que deve obedecer aos princípios da equidade e da eficiência, não me parece que esta obra faça o que quer que seja por algum destes princípios.

  • benficasempre
    Posted Novembro 7, 2013 at 6:59 pm

    Por amor de Deus, deixem os vossos clubes de lado durante cinco minutos. Isto não tem nada a ver com futebol, nem com o vosso clube. Se o Benfica quer uma estátua do seu fundador, que a pague e não todos nós, nomeadamente quase metade do nosso país que não quer o raio da estátua. E depois o povinho benfiquista ainda ataca o Porto, como se isto tivesse alguma coisa a ver com o clube de cada um. Abram os olhos.
    Aliás isto não tem nada a ver com futebol. Depois queixem-se que vos cortam nos salários, quando tiram dinheiro para fazer….. estátuas. E o mais engraçado é que tiram-vos esse dinheiro e vocês ainda aplaudem. Com povo tão mesquinho e fácil de enganar, é realmente uma surpresa gigante o buraco onde estamos. Continuem a culpar os políticos, mas a culpa é, inequivocamente, vossa.

  • gonzab
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:00 pm

    Como benfiquista quero comentar aqui duas coisas:

    Primeiro, a efectiva comparticipação com dinheiro público para uma estátua. Nem que fosse de um presidente da república. Estamos em condições de fazer isto? Absolutamente repugnante e triste. O futebol, particularmente em clubes desta dimensão, gera dividendos milionários e deveria ser o contrário a acontecer, os clubes apoiarem a sociedade que lhes dá condições para crescer, que se identificam com a instituição e que a apoiam. Infelizmente não é isso que acontece e ainda temos de pagar para estas barbaridades.

    Segundo, agradeço o serviço público do FCP ao chamar a atenção para este caso, porque como entidade têm relevância e haverá mais pessoas que vão ouvir falar nisto, o que é importante. No entanto, todos temos dois dedos de testa e sabemos que a intenção não foi propriamente esta, e que telhados de vidro há em todo o lado. Mas de qualquer forma, fica o agradecimento.

  • Czarli
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:03 pm

    O que está em causa é efectivamente este ou aquele determinado clube mas tirando esse facto, o resto é verdade!

  • marcelo féria
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:03 pm

    Alguém me poderia ajudar? Só consigo fazer comentários pelo telemóvel, pelo computador não consigo. Já tentei com a minha conta google que utilizo no telemóvel e em anónimo, e nunca dá… Obrigado, cumprimentos!

  • Charal
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:05 pm

    Para quem não sabe, isto não se trata de um capricho da câmara, trata-se de uma iniciativa que decorre todos os anos e em que qualquer projecto pode ser apresentado (este ano foram 208), os quais são depois sujeitos a uma votação (que este ano foi feito através de sms) e onde os mais votados são concretizados.. Quanto ao facto existirem coisas mais importantes onde utilizar o dinheiro, até concordo.. Agora, isto não se trata de um capricho da câmara, foi um dos projectos mais votados e é uma estátua do fundador da instituição mais importante em Portugal!

    • Diogo Duarte
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:34 pm

      Instituição mais importante em Portugal? Baseia-se no que para dizer isso? Na sua humildade talvez

  • Carlos
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:06 pm

    Por muito que eu concorde que este tipo de despesa seja completamente desnecessaria, este tipo de comunicados so vem espalhar mais odio entre os adeptos dos diferentes clubes. Nesse aspecto tanto Porto como Benfica têm se revelado peritos na matéria. Tenho a certeza que se a camara municipal do porto tivesse proposto a construçao na avenida dos aliados, de uma estatua do Antonio Nicolau de Almeida ou de José Monteiro da Costa, nao haveria nenhum comunicado por parte do FCP, possivelmente um dos SLB com a mesma utilidade.

    SL

  • Kev
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:06 pm

    Concordo completamente.
    É isso e perdões de divida fiscal.

  • André
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:13 pm

    Concordo que este comunicado é extremamente oportuno. Não nos podemos esquecer que numa situação de crise estas coisas ressoam ainda mais.

    Não obstante deste facto gostava de perguntar o seguinte:

    – Qual o orçamento das CM da chamada zona do grande Porto é adjudicada ao FCP?
    – Qual o orçamento das CM da grande Lisboa para o Sporting e Benfica?
    – Qual a % de financiamento de outras instituições com os mesmos fins?
    – Qual é a % de outras CM do país com os seus clubes da região?

    De uma forma ou de outra desconfiamos todos da resposta.

    Isto seria uma discussão interessante, o facto dos contribuintes, benfiquistas ou não pagarem esta estátua. Eu gosto de futebol, a minha mulher não, mas é o dinheiro dos impostos dos dois que financiaram os estádios de futebol do Euro (à excepção de 2 que tiveram a "decência" de aproveitar o investimento para outras modalidades) inclusivamente alguns destes investimentos foram a fundo perdido pois a infraestrutura ficou propriedade privada os estádios dos chamados 3 grandes.

    Não vou falar do centro de estágios do Olival, porque na minha óptica extravasa as questões ética, tornando-se mesmo um caso de polícia.

    Concluo dizendo que por muito oportuno e justificado que o comunicado seja:

    "Quem tem telhados de vidro…"

    • Filopez
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:52 pm

      Sim, nao ha duvida que o Rui Rio tem favorecido o FCP….

      A camara de Lisboa que ponha as contas em dia que é a que tem a maior divida e é tambem a que mais apoios recebe e alguns ilegais (como fundos europeus para as zonas mais pobres do país e o governo gastou 90% em Lisboa…)

      è inacreditavel é como uma camara como a de Lisboa esta no estado lastimável que esta e ainda se põem com estas coisas…para o ano aumenta o IMI e é bem feito

  • Jaime Ferreira
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:15 pm

    «Benfica "ajudado" em 65 milhões, conclui PJ»
    28 Janeiro 2010 – https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html

    pena que desse dinheiro não tenha sobrado nada para fazer a estátua ao homem

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:16 pm

    Nao discordo inteiramente. Tambem as estatuas de Camoes e Bocage deviam ser retiradas das ruas de Lisboa uma vez que ha tanta gente em Portugal que nao sabe ler, penso eu de que. Mas grave mesmo e o estado portugues propor-se a pagar 300.000 euros por semana a uma empresa quase falida a fim de transmitir um jogo de futebol em canal aberto.

    Pedro

  • Comanche
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:18 pm

    Mais uma vez Pinto da Costa a demonstrar que sonha com o Benfica e vive para ele… Sócio nº1 do Anti-Benfica.
    Se o problema deste país miserável fossem apenas estátuas do Cosme Damião estávamos nós bem servidos no que à classe política diz respeito. Chama-se a isto "mandar areia para os olhos".
    Preocupem-se é com coisas realmente importantes. Atenção que digo isto sendo Sportinguista, portanto não me identifico em nada com esta estátua ou com o clube em questão.
    Um abraço!

  • Ricardo Peixoto
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:19 pm

    A pergunta seria, neste momento, quem vai encher os bolsos? Porque num negócio destes há sempre o tipo que vai encher os bolsos…

    Mas o comunicado (coisa que eu sou contra) tem fundamento mas não tinha que ser o FC Porto a fazê-lo mas sim alguém de Lisboa. Isto no Porto quer a termos sociais ou financeiros pouco impacto terá.

    Para os comentários que li sobre o 500€ de renda é uma forma de desviar o assunto porque os alhos e os bugalhos não tem nada haver. E já se sabe que as equipas de futebol vão ser sempre (de certo modo) ajudados mas mesmo assim o Benfica continua com uma ligeira vantagem.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:31 pm

    Desculpem mas, clubismos à parte, acho ridícula a construção desta estátua por parte da câmara de Lisboa. Acho que nem o maior benfiquista da terra, se meter a mão na consciência, acha esta atitude certa. E eu, como Sportinguista, igualmente criticaria uma estátua ao visconde de Alvalade paga pelo estado…

  • Fehér 29
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:33 pm

    O centro de treinos em Gaia… O Estádio… O porto é que pagou isso tudo, certo?

    Hipócritas.

  • NFM
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:36 pm

    curioso que criticam o porto por pagar a renda que paga a camare de gaia (eu como portista tambem acho mal) e em vez de lamentarem mais este roubo da classe politica criticam o porto???

    o devem achar os todos os contribuintes principalmente os que nao sao do benfica???
    nao se abriu um precedente grave??
    a camara de lisboa tambem vai fazer uma estatua aos fundadores de sporting e belenenses???

    a muitos anos que porto, benfica principalmente têm estas benesses do poder politico, principalmente nas camaras principalmente nos terrenos cedidos, condescendencias e apoios que os pequenos nao têm…

    o pais tambem esta como esta por causa destas situaçoes, o euro 2004 ainda custa muito caro ao pais e ainda fazem estatuas…

    mais do mesmo

  • Rui Pedro
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:39 pm

    Não percebo o problema. Aquilo que Cosme Damião fez transformou-se num marco incontornável da sociedade portuguesa, goste-se ou não. Não vejo o problema de ser assinalado. Se for um poeta ou escritor já ninguém fica escandalizado, no entanto, são poucos aqueles cuja obra teve o impacto da obra que cosme damião começou. Agora, destacar esta estátua em particular, quando há centenas em todo o país, só porque não se gosta do benfica é uma valente palermice.

    • Diogo Duarte
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:42 pm

      Rui Pedro tem razão quando diz q se fosse a estátua de um qualquer poeta ou escritor ninguém se importaria. No entanto o q está em causa agora não é isso, é q durante as dificuldades que o Pais está a passar irem fazer estátuas que em nada ajudam ao desenvolvimento do mesmo já de si é estupido. Ainda para mais quando se trata da estátua do fundador de um clube, e aqui sim temos q perguntar o pq de ser este fundador deste clube (e podem vir dizer-me que foi o mais votado e blablabla isso n conta para nada pq se não estão todos de apoio, e perto de meia capital não estará certamente, então não deveria ser o escolhido) e não o de outro ou melhor de outros, pq se esse merece os outros também merece, o Benfica não financia o estado nem ajuda em nada o pais que os outros clubes não façam também. Parece-me simples, não se sintam os benfiquistas ofendidos mas sim "roubados" para uma obra totalmente desnecessária.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:46 pm

    Esquecendo os "telhados de vidro" que o FC Porto tem, admito que este comunicado tem toda a logica, sendo que ate nem costumo concordar com a politica de comunicaçao da estrutura azul e branca. Nesta altura o pais enfrenta dificuldades que deveriam impedir a sobrecarga de mais despesas (superficiais) por parte dos cidadaos que ja mal sobrevivem.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:18 pm

      Rodrigo, mas quem tem telhados de vidro, cai no ridículo na minha opinião quando abre a boca, ou seja, o Porto não pode dizer o que disse, e depois andar a pagar uma renda de 500 eur num centro de estágio que custou 15 milhões de eur, ou seja, só daqui a 2666 anos estaria paga

  • Carlos
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:50 pm

    A lógica que está por detrás de alguém dizer que se estamos em crise não se podem fazer estatuas é a mesma que levaria alguém do governo a dizer ao povo que se têm pouco dinheiro, então comam menos!
    Mas adoro a postura de virgem ofendida que reina no futebol nacional. E esta virgem pinta-se de azul, verde e vermelho…

  • francisco duque
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:53 pm

    É pena que os dirigentes do FCP não tenham um conhecimento assim tão aprofundado de história, porque senão iriam facilmente entender esta aposta nas obras públicas por parte da Câmara de Lisboa… Se voltarem atrás uma década e observarem a estratégia de recuperação económica exercida tanto por Hitler e Salazar (e aqui não têm em causa as suas ideologias mas sim as suas estratégias económicas) que recuperaram do «lixo» respetivamente Alemanha e Portugal, irão desvendar uma grande aposta nas obras publicas. E é fácil perceber porquê: cria postos de trabalho, deixa a população feliz e eventualmente há sempre alguém a financiar estes esforços (e digo isto sendo benfiquista…)

    • Tiago
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:20 pm

      a ultima parte não precisava dizer pois estava a vista de todos

    • Ulisses
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:44 pm

      mas que riqueza cria uma estátua?? há com cada um

    • Filopez
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:56 pm

      Por obras publicas entende o que? A expo paga pelos portugueses ou o Metro pago pelos Portugueses? É que os Lisboetas dá ideia que nao pagam nada, tem as ajudas todas, um metro que a ultima linha custou mais do que o sistema do "Metropolitano" (com aspas porque é mais um electrico) do Porto mas claro…como a camara de Lisboa nao é a que tem maior divida do País nem nada podem dar-se ao luxo de gastar dinheiro no que quiserem…

    • Fábio Teixeira
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:10 pm

      Cria postos de trabalho para a limpar.

  • DJ SP'
    Posted Novembro 7, 2013 at 7:54 pm

    Depois de saber que se não fosse a CM de Lisboa e o estádio da Luz não existia e que se não fosse a CM de Gaia e o centro de estágios do Olival também não existiria, isto não espanta nada (sabendo que Cosme Damião, antes de fundar o Benfica foi jogador do Sporting, por isso, é uma estátua ao fundador do Benfica ou ao ex-jogador do Sporting?).

    Agora mais a sério, porque é que as CM's continuam a investir nos clubes, que não dão nada a essas mesmas CM's e ainda por cima gastam dinheiro que não têm em jogadores de tudo o que é país?
    Porque não como em Inglaterra, onde se viu por exemplo o Arsenal, que foi contratando jogadores jovens e baratos, sem loucuras desmedidas, enquanto pagava as dívidas em relação à construção do estádio? Agora que essas dívidas estão saldadas, sim, investem em jogadores de grande valor e que custam mais do que o normal, mas apenas o fazem depois de pagarem aquilo que devem!
    Aqui em Portugal não! Deves dinheiro? Toma lá esta estátua e este estádio, mais estes jogadores para ver se chamas a atenção de mais adeptos e se vais mais longe nas competições internacionais para dares prestígio ao país… Apoiar as construções, fazendo empréstimos aos clubes? Sim! Agora pagar com o nosso dinheiro esse tipo de obras? Não!

    • paalexg
      Posted Novembro 7, 2013 at 9:58 pm

      Como é que o Cosme Damião antes de fundar o Benfica foi jogador do Sporting, se o clube que ele fundou, juntamente com outros 23, o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e o Sporting em 1906?
      deve estar a fazer confusão…

    • Tiago
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:22 pm

      Porque o Benfica não foi fundado em 1904.

      1904 é a data escolhida onde só o benfiquistas acreditam ou querem acreditar

    • paalexg
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:33 pm

      Então o Sport Lisboa foi fundado quando? Elucida-me…

    • Tiago
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:51 pm

      O Sport de Lisboa e Benfica foi fundado a 1908, quando a instituição Sport de Lisboa ( fundado a 1904 ) que possuía equipa de futebol se juntou a instituição Sport clube e Benfica que tinha um campo, em 1906 assinaram um acordo onde juntavam as 2 instituições e passavam a chamar-se Grupo Sport e Benfica, e só em 1908 e que passaram o nome para Sport de Lisboa e Benfica.

      Uns dizem que foi em 1906 outros 1908 os Benfiquistas que nem a própria historia sabem dizem 1904

    • Fehér 29
      Posted Novembro 8, 2013 at 11:18 am

      A sério Tiago? E o porto foi mesmo fundado no século XIX… Acorda…

  • Sam
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:01 pm

    deve-se então cortar em todos os subsídios à cultura em portugal? é isso?

  • RVT
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:11 pm

    Mas estão sequer a comparar um centro de estágios que ajuda a desenvolver um clube do país que traz muitos dividendos ao próprio país com a imbecilidade de uma estátua?! Mas brincamos?!

  • Tranquilo
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:13 pm

    E o centro de estágio oferecido e do qual usufruem apenas a pagar 500€ por mes , querem comparar a despesa? Falem mas é do contrato criminoso para a contas públicas do estado, ou será que isso já não convém falar?
    Isto foi um concurso público com vários projectos, um dos que ganhou foi este, mas os velhos do alterne querem atirar areia para os olhos de quem?

  • Posted Novembro 7, 2013 at 8:13 pm

    Comentários de quem não sabe do que fala…

    Foi VOTADO pelos Lisboetas, não foi imposição do Benfica, não houve subserviência de ninguém (ao contrário do que vai acontecendo por terras mais a Norte)…

    A estátua faz parte do orçamento participativo da CML:
    "Os projectos mais votados daquela que foi a sexta edição do Orçamento Participativo foram anunciados nesta quarta-feira, numa cerimónia que decorreu no salão nobre da Câmara de Lisboa. Ao todo, registaram-se 35.922 votos, num conjunto de 208 propostas apresentadas pelos cidadãos….
    Já nos projectos de valor inferior a 150 mil euros houve 14 eleitos, que a Câmara de Lisboa se compromete agora a executar. Entre eles a construção de uma estátua de D. Nuno Álvares Pereira e de outra de Cosme Damião" in Jornal Público

    E com o excerto que se encontra em cima espero que se faça luz sobre as mentes mais incautas….

    Cumprimentos,

    • Diogo Duarte
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:11 pm

      E então? Apesar do teor do comunicado poder ter como finalidade atingir o benfica a questão para mim e para muitos dos que estão a escrever neste blog certamente é que isto não deixa de ser ridiculo, investir dinheiro público em estátuas que em nada ajudam ao desenvolvimento do pais é só e apenas ridiculo! Não digo que seja um pedido do Benfica ou q tenha sequer algo ligado ao clube, aqui a questão é o esbanjar dinheiro que não temos em bens que não necessitamos

  • André Sousa
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:16 pm

    Isto é uma vergonha realmente.
    Mas o que é que o FC Porto tem a haver com o assunto?
    Mais uma tirada que demonstra o enorme complexo de inferioridade que tem este clube em relação ao Benfica.
    A renda do Olival por acaso já subiu?

  • Posted Novembro 7, 2013 at 8:17 pm

    E para avivar a memória de alguns:

    "Em Gaia, a autarquia gastou 16 milhões de euros a erguer o centro, sem qualquer participação do clube. O FC Porto paga, desde 2002, uma mensalidade de 500 euros pelo complexo de mais de 80 mil metros quadrados, que o antigo presidente da FIFA, João Havelange, considerou como "um dos melhores do mundo, senão o melhor". Para que os portistas conseguissem ressarcir todo o investimento da autarquia tinham de estar no centro de treinos durante… 2666 anos, mas o contrato é apenas de 50 anos (ou seja, 300 mil euros de renda, no total)." in Diario de Noticias

    Cumprimentos,

    • Filopez
      Posted Novembro 7, 2013 at 11:00 pm

      O centro de estagios do Olival foi construido para o Euro nao para o FCP.

      A renda é de 500 euros (segundo se diz) que implica que se a câmara quiser pode tirar o Porto de lá por 1500 euros…

      Cumprimentos,

      PS: se quiser passe o cheque à Camara de Gaia e ponha lá o Vilanovense a treinar

  • vsn7647
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:29 pm

    Apesar de não concordar e achar tudo menos credivel a esta direcçao do Porto agora tiveram razão no que disseram se bem que por outro lado tambem não são o melhor exemplo e toda a gente em Gaia (sendo eu Gaiense) sabem bem que o Crestuma é o grande prejudicado nesta marosca do centro de estágio pois tem de jogar num campo miserável (o mais pequeno em que joguei em toda a minha vida) quando o centro de estágio seria deles .
    De realçar também um pouco a parte curiosa desta estátua é que o sr Cosme Damião , 1º presidente do Benfica, chegou a jogar pelo Sporting e as imagens provam no …

    • paalexg
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:02 pm

      O Cosme Damião nunca jogou no Sporting nem nunca foi presidente do Benfica, muito menos o primeiro.
      E já agora na foto que refere onde o Júlio Cosme Damião está com a camisola do Sporting, ele não está a representar o SCP, pois foi um jogo da selecção da AFL em Espanha e o Sporting ofereceu os equipamentos, por isso aconselhava a não falar daquilo que não sabe.

  • Manuel
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:36 pm

    Olhem que é preciso ter lata! A hipocrisia para aquela gente deve ser uma religião.

    Receberam, dado pela Câmara de Gaia, um centro de treinos que custou, segurem-se – 16 Milhões de Euros! – e pagam de renda mensal de 500€! (Sem pagarem os respectivos juros, levariam 2666 anos a pagar o custo do empreendimento).

    Uma autêntica fraude pois se lermos a razão para a sua construção – os documentos são públicos – escreveram que seria para benefício e UTILIZAÇÃO da população de Gaia. Que eu saiba a única utilização é a que é feita pelo FCPorto.
    A Câmara de Gaia está endividada até ao pescoço pois este investimento está a ser pago e irá ser pago durante muitos anos. Assim como pelos demais contribuintes portugueses, de Monção a Vila Real de Sto António.

    A estátua para além ser apenas comparticipada pela Câmara de Lisboa, o custo total é insignificante em comparação.

    Provavelmente a inveja será grande pois ao mudarem de fundador e de ano de fundação deixaram de saber quem era o fundador e por isso não têm possibilidade de lhe erigir uma estátua igual. Ao fim e ao cabo têm copiado tudo o que o Benfica tem feito.

    • Simoes
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:07 pm

      o benfica tambem mudou o ano de fundaçao, basta pesquisar um pouco

    • pedro
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:13 pm

      Terrenos do estádio da luz, subsidio da cml, perdão das finanças pela ferreira leite, e as condições no seixal, dizem-lhe alguma coisa??

      complexo da enormidade?!!

      os nossos filhos q fechem a porta…

    • bruno
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:18 pm

      se fosse só a estatua. mas é desde do estadio até á oferta de terrenos ao benfica, para depois o clube o vender e assim conseguir reforçar a equipa como oferta de terrenos para a construçao dos centros de estagios, dividas perdoadas etc etc etc realmente é preciso ter lata.

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:39 pm

    Como Benfiquista, concordo em absoluto com o comunicado.

    Aliás, digo mais, como o FCP legitamente preocupado com as contas publicas e com os gastos das camaras, deve dar o exemplo e denunciar a parceria que tem com o Camara de Gaia. Nada como dar o exemplo!

    Agora, mais a sério. Volto a concordar, numa altura de crise devia-se ser mais rigoroso com os "nossos" gastos.

    No entanto não posso deixar de referir que infelizmente, são sempre os mesmos que vêm criticar, mesmo sabendo que são os mais beneficiados deste sistema politico, que procura usar o futebol em troca de votos.

    Tico

    • pedro
      Posted Novembro 7, 2013 at 10:18 pm

      Porto o mais beneficiafo por um sistema político q troca apois por votos??

      mas será q não conseguimod ter um mínimo de sentido critico sobre tudo isto??

      perdão fiscal e manuela ferreira leite… Sistema político?!?!

      andamos todos a dormir…

  • Sabugo
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:48 pm

    Quando estamos perto de um Benfica-Sporting não há nada como tentar criar faíscas entre eles. O que o Porto pede é que os Sportinguistas se indignem com tal coisa…

    Porque o fundamental é dividir para reinar!!

  • Luís Pinto
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:49 pm

    podem dizer que é pouco dinheiro mas isto é brincar com dinheiros públicos. O que Cosme Damião fez por Lisboa para justificar a estátua? Nada.

  • Saiyan
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:49 pm

    Moral para falar ou não o que é certo e que tem toda a razão.

  • Manuel
    Posted Novembro 7, 2013 at 8:49 pm

    E para completar o meu comentário, foi também aprovada uma estátua a D. Nuno Álvares Pereira. Esta já não foi criticada, no entanto custa dinheiro ao erário público e também não é um projecto que "crie emprego, crie valor" como é acusado no ridículo comunicado.

  • joao
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:08 pm

    Também irão fazer de José de Alvalade?

  • Semperfi SLB
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:11 pm

    Para quem nao sabe, a decisao em questao foi votada conjuntamente com um vasto conjunto de proposta no seguimento dum programa da CM Lisboa intitulado " Orcamento participativo", num conjunto de 16 projectos vencedores. Se fosse proposto um busto ou uma estatua a Carlos Lopes (ja tem um pavilhao) Moniz Pereira, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, entre outras personalidades nao Benfiquista, eu Benfiquista, votaria com muito agrado, apesar de nao estar no topo das prioridades. Cosme Damiao e fundador do maior clube portugues, e merece respeito. Ja a CM Gaia, aonde nao esta sediado nenhum clube relevante, ofereceu com o dinheiro de todos, um centro de estagio a um clube doutra cidade.

    Percebo que para os lados da antas, um monumento a bar de alterne "o calor da noite" merecesse identica aclamacao.

  • Gonçalo Pereira
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:17 pm

    Concordo com o comunicado, mas a moral é nula por parte de quem vem… (uma estátua não deve custar assim tanto, de certeza absoluta que nem 1/40 do salário do jj ao ano é)…

  • Gonçalo_slb
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:19 pm

    ridiculo, simplemente ridiculo este comunicado … foi votado pelos cidadãos de lisboa… foi a que ganhou, se nap fosse esta estatua seria outra qq o dinheiro iria ser sempre gasto!

  • JoPeCaAr
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:25 pm

    Sou do Benfica, mas concordo plenamente com o comunicado! Uma estátua completamente desnecessária tendo em conta o estado do país! É de uma injustiça enorme que cortem salários a todos para construírem estatuazinhas…

  • André Santos
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:27 pm

    Não queiras comparar. Por muito que o contrato de arrendamento seja quase simbólico, estamos a falar de um projecto que deu emprego directo, nomeadamente na construção, e indirectamente. Quem conhece a zona do centro de estágio sabe muito bem que em termos de comércio evolui. Aliás, era uma zona praticamente desertificada. Isto para não falar que foi construído muito antes da crise e de todas estas medidas de austeridade.
    Por isso, comparar a estátua a um centro de estágio é ridículo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:29 pm

    Independentemente de ser SLB, SCP ou FCP, continua-se a brincar com dinheiros públicos…é triste, mas parece que nunca mais se aprende no nosso país (ou não dá jeito aprender). Seja em estatuetas, perdões de dívidas à Seg. Social…
    No fim das contas quem paga é sempre o mesmo. Seja de que clube for, neste tipo de situações há que tirar a cor das lentes e olhar mas é para o futuro das próximas gerações. É muito "bonito" ir tirar uma foto ao lado de um senhor de metal ou pedra, mas nos tempos que correm seria mais bem gasto o dinheiro em outro tipo de infraestrutura.

    Faia

  • Diogo Galvão
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:29 pm

    O proposito tem todo o fundamento, e como Sportinguista e Lisboeta ainda me custa mais que dinheiro publico seja gasto desta maneira, no entanto, só é pena o FC Porto não condenar o facto de pagar apenas 500 euros pelo alugar do centro de estagio do Olival. Sporting e Benfica fizeram um… o FC Porto, aluga o seu por miseres 500 euros…

  • paalexg
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:35 pm

    Perguntem ao Porto pelo centro de estágio de Gaia, ou isso já não interessa…A estátua não é por ter sido um dos fundadores do Sport Lisboa e Benfica, mas sim por ter sido um grande Lisboeta que contribuiu muito para a cidade e na divulgação do desporto.

  • CRF
    Posted Novembro 7, 2013 at 9:56 pm

    Concordo totalmente com o comunicado. Apesar de ser um apreciador do António Costa, desta vez meteu o pé na argola. E é também nas pequenas coisas que se vêem os grandes homens.. O que vai contribuir esta estátua para a alegria e o bem-estar dos lisboetas e dos portugueses? ZERO. Nem sequer me admiro que venha a ser vandalizada visto ser uma 'obra' ridicula aos olhos de 99% dos portugueses.

  • Luciano Castro
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:06 pm

    Independentemente da origem do comunicado o seu conteúdo tem toda a razão de ser e é na minha opinião completamente correcto. É vergonhoso o constante favorecimento da Câmara de Lisboa ao SLB ainda para mais num período de crise destes.

    • Mandavir
      Posted Novembro 8, 2013 at 10:04 am

      Quando se comenta dessa forma corre-se o risco de parecer ou pouco inteligente ou mentiroso…
      Numa primeira fase a CML, lançou o concurso, em que os munícipes podiam propor uma "obra", tendo
      um deles proposta a construção de uma estatua do Cosme Damião.
      Numa segunda fase, foi aberta votação ao publico, a estátua foi uma das mais votadas, logo foi opção dos munícipes de Lisboa e só à que respeitar a decisão.
      Assim, qual foi a parte que não percebeu para escrever " o constante favorecimento da Câmara de Lisboa ao SLB", dado que o SLB é completamente alheio a esta situação?
      Já agora sabe quanto é que representa no orçamento da CML a obra proposta? Sabe qual será o valor máximo da mesma? e sabe que o dinheiro seria sempre gasto, quer se trate de uma estátua do Cosme ou de outra obra?
      Ao menos quando comentar, tente perceber um bocadinho mais do que fala, pois falar desta situação quando se é adepto de um clube para quem foi construído um centro de estágios e treino à conta dos portugueses é de mau tom…

      P.S. Sabe que Lisboa já têm uma rua e um busto do Francisco Stromp?

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:09 pm

    Acho que o FCPORTO não deveria ter feito este comunicado, já que o Centro de Estágio onde a equipa portista treina diariamente custou um balúrdio à Câmara daquela zona.
    Mais uma vez estes comunicados em nada beneficiam o desporto. Estou farto destas "guerras entre clubes".
    Amanhã sairá o comunicado da parte da SLB, já estou a ver o cenário.

  • paalexg
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:12 pm

    E mais, o problema do Porto é por a estátua ser do fundador do Benfica, porque se fosse o mesmo projecto, exactamente nas mesmas condições, mas se em vez do Cosme Damião fosse o fundador do Belenenses não piavam…

  • Sideshow Bob
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:12 pm

    "Orçamento Participativo (OP), com o objectivo de aprofundar a ligação da autarquia com os seus munícipes, inspirado nos valores da Democracia Participativa, tal como inscrito no artigo 2º da Constituição da República Portuguesa. O OP de Lisboa teve a sua 1ª edição em 2008, distinguindo-se de outras experiências congéneres por se tratar de um processo verdadeiramente deliberativo, que confere efectivo poder de decisão aos cidadãos para apresentar propostas para a sua cidade e votar nos projectos que considerem prioritários. Os projectos mais votados, até um valor equivalente a 5% do Orçamento de Investimento (que até à presente edição tem sido de cinco milhões de euros), são integrados na proposta de Orçamento e Plano de Actividades do Município do ano seguinte."

    É preciso acrescentar alguma coisa?

    Um abraço

  • OAutor
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:39 pm

    Eu acho que a estátua não tem mal nenhum e o comunicado do FCPorto não faz sentido!! Eu como portista gostaria de ter lido um comunicado e uma posição forte do meu clube contra a UEFA ter despenalizado o Witsel, isso sim era importante!! Agora quem deveria ficar ofendido neste caso era os restantes clubes de lisboa!

    Quanto aos telhados de vidro que todos estão prai a falar…não foi o FCPorto que pagou dividas com acções que nem estavam cotadas em bolsa, e se essas acções serviram para pagar a divida, gostaria de saber quando é que foram devolvidas. Caso não tenham sido devolvidas o estado é accionista do benfica! :P

    • Matemático
      Posted Novembro 8, 2013 at 9:09 am

      Eu não vi o jogo mas o que consta é que ele foi mal expulso..portanto se assim foi é justo que lhe retirem o 2º jogo de castigo, tendo um jogo já sido demais! (se realmente foi mal expulso como consta)
      Em segundo lugar, depois de um jogo com várias expulsões e pelo menos um penalti perdoado não teria esse clube moral nenhuma para se queixar da UEFA, pois se ainda tem hipótese de continuar em prova é graças a esta.
      Terceiro ponto, pagar dividas com ações? A sério..é o chamado engravidar de ouvido. Não esteja preocupado, o Benfica pagou todas as dividas a que se refere, e não, o Estado não se tornou acionista do Benfica. A ações nunca foram devolvidas porque nunca foram do Estado, foram dadas como garantia até ao pagamento.

    • Mandavir
      Posted Novembro 8, 2013 at 9:50 am

      Essa cabeça está um bocado confusa… Ninguém em Portugal pagou dividas com ações e muito menos que nem estavam cotadas na bolsa. O que houve foi um clube (Benfica) que deu como garantia para o pagamento de uma divida as futuras ações da SAD. Ora como o Benfica pagou totalmente a sua divida, o Estado português não teve que acionar nenhuma garantia…

  • Lista G SJTalha
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:52 pm

    Uau.. Gastou-se dinheiro numa estatatua para um clube de futebol. Alguém terá ideia do quanto o estado recebe apenas com os descontos nos salários dos jogadores? Uma estatua é peanuts.

  • Zapata
    Posted Novembro 7, 2013 at 10:52 pm

    É preciso lata. Mas uma lata tremenda.

    Fala o clube que paga 500 euros de renda, de um empreendimento que custou 16 milhões.
    Disso não falam eles.

  • Anónimo
    Posted Novembro 7, 2013 at 11:06 pm

    as pessoas nunca tinham ouvido falar em 'Cosme Damião' e hoje não falam doutra coisa.

    Rui Mendes

  • Zapata
    Posted Novembro 7, 2013 at 11:19 pm

    O que estes querem, sei eu. Vêm aí jogos contra Sporting e Braga…

    ——————

    São 2% do total para projectos este ano e 0,2% do total a investir desde 2008.

    Um dos maiores impulsionadores do futebol português e o homem que criou o maior fenómeno desportivo e social de Portugal, não pode ser homenageado pela terra que o viu nascer
    Isto só peca pelo atraso. Um bem-haja ao homem que criou a coisa mais bela de Portugal.
    O resto, é deixá-los falar, tal o recalcamento.

    (O Stromp também tem uma rua em seu nome e uma estátua. E acho bem.)

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 7, 2013 at 11:42 pm

    É a opinião deles, tem o direito a ela. A estátua foi construída porque as pessoas quiseram;havia uma votação, e a não ser que se tenham mal contado os votos, o que não me parece uma vez que foi pela internet, a Câmara tem autorização para construí-la. Não vejo o escândalo e se propusessem uma para o sporting ou belenenses, porque não? São marcos da cidade. Repito, foi dado às pessoas a possibilidade de votar e esta foi a escolha delas. Ponto final.

    Se calhar, se o clube nortenho não passasse tanto tempo a falsificar datas de fundação e a inventar fundadores, talvez pudessem pedir ao amigo Rui para erguer alguma coisa em honra de José Monteiro da Costa.
    Para quem quer Lisboa a arder, estão muito preocupados com a paisagem agora.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 8, 2013 at 12:21 am

    sinceramente eu nao percebo isto. sim, o dinheiro e mal gasto. mas os comentadores aqui nao estao a perceber que se nao fosse uma estatua de cosme damiao seria outra qualquer. isto foi uma votaçao, esta estatua ficou em 5º, se nao fosse esta era a que estava em 6º, ou em 7º, ou o que quer que fosse. concordo que nao e tempo de se fazer estatuas, mas ai e nenhuma estatua, incluindo a outra de que ninguem fala. se e para criticar so porque e de cosme damiao, entao nao faz sentido.

  • Bruno
    Posted Novembro 8, 2013 at 1:02 am

    É tudo verdade. Mas esqueceram-se de falar da renda exorbitante que pagam pelo centro de treinos. Centro esse pago por pessoas doutro planeta, todos sócios fanáticos do FC Porto.

    Os Portugueses deviam abrir os olhos, e manifestarem o seu descontentamento para estas situações de promiscuidade, não olhando a clubes envolvidos. Infelizmente, para o mal deles mesmos, só vêm para um lado. Depois queixam-se..

    SL!

  • Sergio
    Posted Novembro 8, 2013 at 7:47 am

    Dinheiro mal empregue, é o que se gasta na justiça, em que há "apitos dourados", e ninguém vê o sol aos quadrados….

    Não sou benfiquista, mas uma estátua é uma gota num oceano de maus gastos que se fazem neste país…

  • N.T.
    Posted Novembro 8, 2013 at 9:30 am

    Este comunicado revela apenas a ignorância de quem o escreveu. Convém saber do que se fala antes de se "botar faladura".
    Não há qualquer devanieo político visto que isto não resulta de qualquer proposta política. O orçamento participativo vive de propostas dos cidadãos e da votação dos cidadãos. Não há qualquer poder decisório da autarquia, que se limita a concretizar a vontade da população.
    O caso torna-se mais ridículo quando o comunicado inicial até visava um vereador, como se a proposta partisse de uma vereação da CML.
    Não vi essa agremiação preocupada quando todos nós, os que gostamos e não gostamos de futebol, pagámos estádios e centros de estágios aos mais variados clubes.

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2013 at 9:38 am

    Grave é o governo obrigar a RTP a ter que adquirir direitos de transmissão da Liga para o próximo ano, estamos a falar de milhões e milhões que todos os portugeses vão pagar, e isto numa altura de crise, talvez das maiores de sempre. Mas aqui já não há problema não é? É o pensamento limitado dos portugues, ah e tal até gosto de ver a bola então é na boa não se reclama até me dá jeito!

    Francisco TM

    • Anónimo
      Posted Novembro 8, 2013 at 1:59 pm

      se calhar porque os jogos de futebol dão audiências que a RTP nunca tem e geram mais receitas. Com mais receitas não são precisos tantos impostos. É uma estratégia de gestão.

      Nuno

  • Luis F. Meneses
    Posted Novembro 8, 2013 at 10:03 am

    Só acho que o porto teve uma imprecisão no seu comunicado que foi:

    "… E porque nestas coisas do futebol os politicos gostam sempre de sol na eira e chuva no nabal, …"

    Quando devia ter dito: E porque nestas coisas os politicos gostavam de sol na eira e chuva no olival, assim ainda se poupava na conta da agua que está incluida na renda do centro de estágio.

    Não ficava muito melhor?

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 8, 2013 at 12:18 pm

    Conseguiram atingir um novo patamar do ridículo! Tanto despeito, tanta vontade em meter o nariz onde não são chamados, tanta pequenez. Coitados…

  • Anónimo
    Posted Novembro 8, 2013 at 1:47 pm

    Que alergia e esta aos processos democraticos? Houve uma votacao publica e o Cosme Damiao foi o vencedor.

    Joao Paulo

  • Kg93
    Posted Novembro 8, 2013 at 2:21 pm

    1- Trata-se de um orçamento participativo, isto é munícipes LISBOETAS sugerem projectos que são votados, e os mais votados vencem, um conceito democrático, algo que entendo ser complicado de assimilar pelo porto.
    2- Este projecto não foi o único proposto, se não me engano foi o quarto mais votado, sendo que os três primeiros vão ser implementados.
    3- tem um impacto muito reduzido no orçamento da CML, câmara que tem umas contas saudáveis.
    4- Trata-se de um projecto em Lisboa.
    5- Trata-se de um projecto financiado pelo orçamento da CML.
    Os poristas se quiserem sugiram a construção de uma estátua do seu fundador (não terão oposição do presidente da CMP), o problema é que não está claro (no mínimo) quem é o fundador do porto.

  • Trust3r
    Posted Novembro 8, 2013 at 2:54 pm

    O comunicado está correcto e apenas diz a verdade. Agora como é óbvio, todos têm os seus telhados de vidro. Mas se vão fazer uma estátua do fundador do Benfica, esperemos pelas estátuas do fundador do Sporting e do Belenenses em Lisboa.

    • Zapata
      Posted Novembro 8, 2013 at 3:42 pm

      Estátua de Stromp já existe há anos. Na rua com o seu nome.

      Se calhar nem os sportinguistas sabem.

  • Manuel
    Posted Novembro 8, 2013 at 11:20 pm

    Para aqueles que falam dos favores ao Benfica, deixo o texto retirado do relatório do Tribunal de Contas sobre os favorecimentos, legais e ilegais, ao FCPorto aquando da construção do estádio.

    "Auditoria do Tribunal de Contas

    O Tribunal de Contas (TC) na sua auditoria calcula os seguintes benefícios estatais e municipais directos e indirectos ao FCP: o Estádio do Dragão recebeu 137,6 M€ de apoios directos e 88,4M€ de apoios indirectos, o que perfaz um total de 226M€!!

    Segundo as Inspecção Geral de Finanças (IGF) os 88,4M€ de apoios indirectos estão sub-avaliados. As Finanças dizem que a Câmara favoreceu o FCP em 55M€ (JN 2004-10-09). “A execução do Plano de Pormenor das Antas terá causado um rombo equivalente a 87M€ no patrimóno da Câmara do Porto. O relatório final da IGF em que se destacam os 55M€ atribuídos pela autarquia, de forma “ilegal”, ao FCP. O Inspector-Geral remeteu o relatório para o Ministério Público, justificando a decisão com os “indícios de favorecimento” ao clube.

    Como se pode ler no relatório, a cedência de parcelas e da respectiva capacidade de construção ao clube foi avaliada pela Câmara liderada por Nuno Cardoso, em 27M€ (300€/m2). Os auditores acrescentam que os lotes em questão estavam destinados à construção de um centro comercial e um hotel, o que significa que deviam ter sido avaliados a 750€/m2. Contas feitas, aos 27M€ que a autarquia admitia estar a dar ao clube haverá que somar mais 28,5M€. Ou seja, a prenda vale 55M€!

    Somando os 226M€ de apoios directos e indirectos concedidos pelo Estado e pela Câmara, referidos na auditoria do TC, aos 28,5M€ de apoios ocultados e ilegais averiguados pelo relarório da IGF, que não estavam considerados nos relatórios oficiais, chegamos aos 254,5M€!

    Metro do Porto

    Por outro lado, o custo inicial do Estádio apontava para valores a rondar os 123,3M€, mas no final a obra custou apenas 98M€ ao FCP (descida única no mundo das obras públicas em Portugal). Esta diferença deveu-se ao facto do Metro do Porto ter assegurado o pagamento das fundações do Estádio pelo facto de ter construido o Terminal do Dragão. Estamos a falar de mais 25M€ de apoios indirectos, já que o Metro do Porto podia ter feito uma Estação normal da Zona e além disso trata-se de acessibilidades ao Estádio. Somando tudo temos:

    Apoios directos do Estado: 137,6 M€
    Apoios indirectos da Câmara 88,4 M€
    Apoios Ocultados por parte da Câmara 28,5 M€
    Apoios do Metro do Porto 25,0 M€
    TOTAL a preços de 2004 279,5 M€
    TOTAL a preços correntes 310 M€!!!

    Nem vale a pena falar do Centro de Estágio “oferecido” pela Câmara Municipal de Gaia ao FCP e que custou aos contribuintes 16M€!!. O total aqui Já vai em 340M€!!!"

Deixa um comentário