Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto dá a volta ao SC Braga; Dragões estiveram a perder mas 2 golos nos descontos da 1.ª parte fizeram a diferença; Telles (bis de penalti e assistência) voltou a ser decisivo; Taremi ganhou uma penalidade na estreia; Zaidu (que entrou para extremo) também se estreou; Horta desperdiçou um golo cantado que dava o 2-2

FC Porto 3-1 SC Braga (Sérgio Oliveira 45’+1, Telles 45’+4 g.p. e 89′ g.p.; Castro 21′)

O FC Porto começou a Liga da melhor maneira ao derrotar o SC Braga, equipa com quem tinha perdido os dois jogos na época passada. Os azuis e brancos até estiveram a perder, numa fase em que estavam por cima, mas deram a volta com dois golos nos descontos, quando parecia que iam na condição de derrotados para o intervalo. No 2.º tempo, foi o conjunto de Carvalhal a entrar melhor, mas a desperdiçar (R. Horta falhou um golo que vai demorar a esquecer), e depois ainda sofreu o 3-1 num dos poucos ataques do campeão nacional. Alex Telles foi decisivo com a assistência para o 1-1 e os dois golos de penálti, Marega foi importante na 1.ª parte, sendo que ganhou o penálti que deu o 2-1, enquanto Corona, tal como em 2019-20, acrescentou qualidade em vários momentos, num jogo em que Taremi deixou a sua marca ao ganhar o penálti que desfez as dúvidas. Nos minhotos, Horta foi dos mais interventivos, mas esteve pouco feliz na finalização. Na defesa Raúl Silva voltou a comprometer, com um penálti escusado.

FC Porto – Vitória complicada mas justa. Os Dragões estavam melhor até ao 0-1, ainda sentiram dificuldades para dar a volta e nos primeiros minutos da 2.ª parte, no entanto foram a equipa que controlou mais vezes a partida. O timing dos dois primeiros golos acabou por ser decisivo, num jogo com muito da época passada, pela importância que Telles, Corona ou Marega continuam a ter. Uribe também voltou a ser o melhor do trio de médios, enquanto Taremi marcou pontos com a penalidade que ganhou, num jogo em que Zaidu (entrou para extremo) também se estreou.

SC Braga – Carlos Carvalhal entrou com poucos elementos de cariz ofensivo, ainda conseguiu chegar à vantagem quando tinha feito por isso, mas depois a defesa borrou a pintura, ao permitir o 1-1 quando tinha superioridade na área, e depois o 2-1 de seguida. No 2.º tempo viu-se um SC Braga mais positivo, a tentar ferir o FC Porto, mas aí a ineficácia deitou tudo a perder. Fransérgio destacou-se, Castro marcou um bom golo, mas Abel Ruiz não fez esquecer Paulinho, Raul Silva e Tormena cometeram penáltis escusados e os manos Horta também não foram felizes. Ricardo desperdiçou os melhores lances, enquanto André não teve impacto.

XI FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Alex Telles, Danilo, Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona e Marega.

XI SC Braga: Matheus; Bruno Viana, David Carmo, Raúl; Esgaio, Al Musrati, André Castro, Sequeira; Fransérgio, Ricardo Horta, Abel Ruiz.

98 Comentários

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 19, 2020 at 10:58 pm

    nício forte do Porto a controlar o jogo e a tentar chegar a baliza de um Braga que estava preocupado em tapar os espaços e aproveitar as perdas portistas para sair no contra ataque.
    Depois de 1 golo anulado numa boa jogada (Corona continua a brincar), o Braga chega ao golo com Castro a aparecer bem a entrada da área.
    O meu Porto sentiu o 0-1 e o Braga aproveitou marcando um golo que não contou. Depois disso, o Porto voltou a assumir o jogo e conseguiu colocar justiça no resultado ao dar a volta ao marcador antes do intervalo.
    A 2a parte começou com uma clara oportunidade por parte de Ricardo Horta mas o português (como se falha aquilo?!) não conseguiu empatar o jogo.
    Após os 10min iniciais da 2a parte e já depois de o Braga ter estado perto do golo por 2x, o Porto conseguiu voltar a ter o controlo do jogo.
    SC sentiu que o Braga estava novamente a começar a ir para cima e colocou Zaidu em campo para ajudar a estancar as investidas de Esgaio tendo Otávio passado para o meio.
    Taremi entra e ganha um penalty fazendo com que Telles decida o jogo a favor do Porto.

    Gostei das movimentações da equipa na 1a parte mas na 2a tivemos mais dificuldades em controlar o jogo.
    Os melhores do Porto foram, na minha opinião, Mbemba, Uribe (está com mais confiança e aparece várias x em zonas de finalização, Corona (pfv não o deixem ir embora), Otávio (tem que renovar) e Alex Telles que deve ter feito o último jogo mas vai embora com 2 golos e 1 assistência.

    Saudações DesPortistas!

  • KCL
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:00 pm

    E é isto…

  • Red Punisher
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:02 pm

    Resultado justo. Braga sem os 2 melhores jogadores, ficou difícil decidir. Porto, com mais 10min de compensação faria o 4-1 com alguma naturalidade. De qualquer forma Ricardo Horta falha na baliza do GR aos 48min e, já perto do final, falha o passe para colocar o colega isolado à direita da área Portista. Péssimo jogo. Há dias assim. Alex Telles é mais exímio que Ronaldo a marcar penalties? Penso que sim. Ou muito me engano, ou mais uma vez será um campeonato nitidamente a dois, sendo que o Porto parte em vantagem porque normalmente nos ganha (ao Benfica) com relativa facilidade.

    • Cabbage
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:08 pm

      Quem falha o passe para a direita é o André Horta e não o Ricardo.

    • Valderrama
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:02 am

      Telles e Cristiano têm uma taxa de conversão de penaltis idêntica de cerca de 84%. Com a diferença que o Cristiano marcou mais de 150 penaltis na carreira enquanto que o Telles ainda não chegou a 20

  • Sirius86
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:03 pm

    As 5 substituições vieram para ficar??

  • MuchoG
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:05 pm

    “Somos o alvo a abater dentro e fora de campo”
    “Contra tudo e contra todos”
    Resultado? Um penalti oferecido na primeira parte que permite ao Porto dar a volta antes do intervalo.

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:08 pm

      Oferecido? Explica, sfv.

      Saudações DesPortistas!

      • MuchoG
        Posted Setembro 19, 2020 at 11:16 pm

        O coitado do Marega tem 1,87m e 83kg deve ser o jogador mais forte da liga e cai estatelado no chão depois um toque muito leve. O VAR claro nem olha duas vezes.
        Nem digo que a vitória do Porto não é justa mas, mais uma vez, um momento muito importante do jogo cai a favor do Porto por um erro de arbitragem. Vai ser mais uma vez um campeonato muito renhido entre Benfica e Porto, boa sorte e saudações.

        • RicardoFaria
          Posted Setembro 19, 2020 at 11:32 pm

          Que tem o peso do Marega a ver com o toque do Raul Silva?
          Há toque do Raúl Silva e isso faz com que o Marega se desiquilibre portanto é penalty.
          Deixem as teorias do VAR para os paineleiros.

          Saudações DesPortistas!

        • Mantorras
          Posted Setembro 20, 2020 at 12:40 am

          Raul e perfeitamente desastrado… o Maregs ali so tem que cair e o arbitro so tem que marcar falta. Tenho pena do Carvalhal, isso sim, que chega aos 45m em vantagem, ta o homem a pensar que vai pa cabine com 1-0, sofre o empate, ja nao ia tao satisfeito, de certeza… e depois o Raul faz aquilo?! Coitado do Carvalhal.

        • Enzo Pérez
          Posted Setembro 20, 2020 at 10:19 am

          Em 2 minutos, 2 lances mt duvidosos resolvidos a favor dos de sempre: penalty mt forçado (nem sei se chega a tocar no avançado, o defesa até se encolhe) e no 2. o jogador do porto apoia-se no defesa do braga.

      • Ventola28
        Posted Setembro 19, 2020 at 11:26 pm

        Tenho duvidas é no golo do empate, á falta do segio sobre o jogador do braga!

    • panchuvilha
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:13 pm

      É impressionante este tipo de comentários, se tivesse acompanhado o Braga ao longo da epoca passada (que é a mesma desta epoca) percebia que o grande problema do Braga é a defesa infantil que tem. O Porto está de parabéns pelo jogo que fez e mereceu a vitoria.

      • Mantorras
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:37 am

        Nem mais!!
        Braga entregou o jogo simplesmente por infantilidade da defesa, sem tirar nem por!

    • andresilvac
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:21 pm

      A parte do oferecido deve ser brincadeira, já os vi não marcar por menos mas a intenção do Raul Silva não é de jogar a bola mas sim de “atrapalhar” marega com o corpo no meio existe um toque inegável é um penalti bem “sacado” e até discutível pela intensidade agora oferecido dá a sensação que não existe acção faltosa e ela existe discuto apenas a intensidade da mesma.
      Cumprimentos

    • Cpt Obvious
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:23 pm

      Oferecido só se for pelas abordagens dos jogadores do Braga em ambos os lances.

      Há muitos penalties duvidosos mas estes parecem-me claros.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:52 pm

      Começa cedo o choradinho este ano.
      Foram os 2 penaltys bem assinalados, hoje não há nada a apontar à arbitragem. Eu sei que querias muito que o Porto perdesse pontos, da mesma maneira que eu queria que o Benfica perdesse também, mas o Porto foi melhor e venceu justamente sem casos. Tenho de dizer que enoja um bocado no fim de todos os jogos do Porto ver estes comentáriozecos, mesmo quando na maioria não há casos. Custa muito aceitar a vitória justa de um rival? Também não gosto de ver o Benfica a ganhar, mas não invento casos no final de cada vitória do meu rival.

      • RicardoFaria
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:13 am

        Custa-lhes muito, sem dúvida.
        É o complexo da inferioridade :)

        Saudações DesPortistas!

  • jmbfcp
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:05 pm

    e há pessoas que acham que o Braga está bem servido de centrais… jogaram 4 hoje e nenhum mostrou qualidade para jogar numa equipa que quer lutar por um titulo
    Vitoria justa do porto na minha opinião, na primeira parte fizeram mais pela vida, se bem que o horta, bem que podia ter tornado o jogo mais interessante
    Nota: O cosplay de sonic louro do andre horta até estava interessante

  • MM
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:06 pm

    1) Mal o carvalhal na 1a parte ao montar uma equipa que nao sabe ter a bola nos pés

    2) é devolver o ruiz pk veio com defeito

    3) falhanco do horta aos 48min e estupidez do tormena no final impediram que levassemos pontos hj, o que era perfeitamente possivel

  • zebenfas
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:06 pm

    Pouco a dizer, o normal, o habitual…”contra tudo e contra todos ,um alvo a abater dentro e fora do campo ” ….vai ser um dia triste quando o Pepe acabar a carreira…vai ter muita historia para contar e rir se do que fez ao longo da carreira

    • Cpt Obvious
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:39 pm

      Ups, isto era em resposta ao comentario a cima sorry!

    • O tal Portista
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:40 pm

      Pois vai. Poder contar aos netos que foi titular durante 10 anos da maior equipa do mundo, que ganhou 3 Champions, que é dos jogadores mais titulados de sempre e ainda foi um dos 2 melhores jogadores do 1º Europeu que Portugal conquistou não é para todos…

      • El Pipito
        Posted Setembro 20, 2020 at 5:19 am

        E também vai poder contar que como jogava nessa mesma equipa, não foi banido do futebol como devia ter sido, quando deu pisões e chapadas em colegas de profissão.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:06 pm

    Same old Porto. Tremendamente eficaz, principalmente nas bolas pardas e depois muito bem fechados na defesa. O Braga teve mais iniciativa e conseguiu criar oportunidades mas não definiu bem no último terço, enquanto o Porto ia criando perigo através de contra-ataques ou através de bolas paradas.

  • Liedshow
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:06 pm

    Resultado injusto. O Braga jogou muito bem na 2a parte, encostou o Porto às cordas com uma pressão sufocante e com jogadas bem construídas que deram em falhanços escandalosos por parte dos jogadores bracarenses. Arbitragem polémica, para mim o primeiro penalti não existe.
    O Porto vai lutar até ao fim com o Benfica pelo título não tenho dúvidas, mas não sei se vai passar deste futebol à base da força e de bolas na profundidade. E já agora o Braga a jogar assim não vai dar hipótese ao Sporting no 3o lugar. Além de já terem uma base consolidada, têm um plantel com mais soluções e qualidade que o nosso mas pode ser que esteja enganado e que o Sporting me surpreenda.

    SL

    SL

    • Liedshow
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:29 pm

      De referir ainda, o Porto foi bastante superior na 1a parte, entrou muito forte e com muita vontade de resolver a questão logo no inicio, obrigou o Braga a errar muito na saída de bola e acabou por conseguir dar a volta ainda na 1a parte e notou-se no Braga a falta de alguém mais criativo naquele meio campo, claramente um meio campo de contenção e com a entrada do Horta mudou completamente na 2a parte.

      SL

  • panchuvilha
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:07 pm

    Que seja um abre olhos para o Braga e que vá ao mercado URGENTEMENTE buscar centrais porque por mais qualidade que tenha do meio campo para a frente, é sempre prejudicado pela defesa da regional que tem

  • Francisco Ramos
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:07 pm

    Olhando para a exibição do Porto, parece-me mais do mesmo. Tentar explorar bolas paradas, procurar a profundidade no Marega e desequilíbrios de Corona. O resto é raça, raça e raça mas com muitas dificuldades na transição defensiva (este trio de meio campo não pode jogar em simultâneo) que felizmente não foram aproveitadas pelo Braga (o falhanço é incrível).

    Braga ligeiramente anarquico. Ainda não entendi a posição de Raul Silva durante o jogo e as trocas centrais que permitiram o 3.º golo. Mas depois de um golo caído do céu, tiveram uns bons 15 minutos no final da primeira parte e no início da segunda. De resto não foi (ainda) aquilo que Carvalhal e Salvador apregoam. Até porque quanto mais gente metia para a frente mais perdia o jogo porque ninguém conseguia lá colocar a bola, excepto o Galeno a correr com ela.

    Um aparte. Quando Taremi foi contratado, alguém aqui no blog dizia que o jogador era eximío a conquistar penaltis, o que se acabou por verificar no primeiro jogo com a camisola portista.

    Relativamente ao árbitro. O nível continua o mesmo: baixo! Todos os toques são falta (muitos eram bola) mas sem muitos cartões, foras de jogo mal assinalados para ambos os lados e tenho dúvida no primeiro penalti com as repetições. Incrível como tem a insígnia FIFA.

    Em suma, valeu pelos 3 pontos (algo que já me habituei a dizer nestes 3 anos que quem quer arte vai ao Coliseu).

    Saudações desPortistas.

    • Ventola28
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:25 pm

      Fiquei com muitas duvidas na regularidade do golo do empate do porto do sergio oliveiro! Penso que á falta do sergio sobre o jogador do braga! Os penaltis sao bem assinalados!

    • Lobo
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:03 am

      O Braga jogou no modelo habitual: 3-4-3. Mas como o Porto jogou em 4-3-3, isso obriga um dos centrais a descair mais para a linha. Isso é a dinâmica habitual no Braga desde o ano passado. Claramente, o comentador da SportTv conhece pouco a equipa do Braga e parecia intrigado com a posição do Raúl Silva, por isso estou a explicar.

      Acho interessante essa ideia de que o Porto dominou, e que o Braga marcou sem estar a merecer. O Porto estava a ter um domínio consentido antes do golo inicial, mas oportunidades zero. Essa é que é essa. Aliás, tenho dificuldades em lembrar-me de oportunidades flagrantes desperdiçadas, por parte dos Portistas. Mas foi melhor, indiscutivelmente. Tem melhor equipa. É o campeão nacional.

      O Braga tentou atacar mas sem Paulinho tem mais dificuldades em esticar o jogo. O Ruiz é muito fraco, o Schettine vem de uma lesão e só começou a treinar com a equipa há uma semana. O Braga esteve demasiado desfalcado a nível ofensivo, mesmo assim o jogo não foi muito diferente do da época passada no Dragão. A principal diferença é que o Porto desperdiçou dois penaltis no jogo da época passada e agora marcou. Já na época passada, o Porto tinha sido superior no jogo em casa. O facto de ser adepto do Braga não me faz ser cego.

      Mas no global o jogo foi muito fraco, o que é normal nesta altura da época.

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:22 am

        Lobo,

        Se a táctica do Braga é o 3-4-3, não é por o Porto não ter entrado no seu 4-4-2 que devia ter mudado, penso eu. O Raul Silva sofreu bastante com Corona a ter que jogar mais encostado à ala. Mas agora faz sentido o porquê das dificuldades, apesar de a meu ver ter sido um erro de Carvalhal ter adaptado até porque queria perigo quando fazia 2 para 1 na ala contrária com Esgaio.

        Sobre o jogo, concordo que foi um jogo muito fraco, normal para início de campeonato e ainda por cima com pré temporadas mais curtas.

        Mas não concordo com o resto. O domínio foi consentido pelo Porto ao Braga na segunda parte para explorar o contra-ataque e tendo sofrido muito com aquele meio campo (não podem jogar os 3). Mas na primeira parte, até ao golo, o Braga tinha zero remates e o Porto já tinha tido 1/2 oportunidades. E jogava no meio campo adversário, faltava era o último passe. Depois do golo sim, o Braga cresceu bastante até aos erros defensivos (algo que já vem da época passada, penso).

        Relativamente à análise do Braga concordo contigo. Além da ausência de Paulinho, acho que as substituições não trouxeram algo de positivo, faltando opções de nível superior (penso eu).

        Saudações desPortistas.

      • ESC
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:26 am

        Lobo, só nos primeiros 10 minutos o Marega tem duas excelentes oportunidades, uma em que remata à meia volta e outra onde já depois de ter ultrapassado o guarda redes não consegue colocar a bola na baliza, completamente aberta mas em ângulo difícil.

  • Reaper
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:08 pm

    Tanta qualidade no ataque e um conjunto de centrais que não dão um, curiosamente foi das poucas posições que (ainda) não foi reforçada neste Braga.

    Já agora, aqueles milhões do Abel Ruiz eram virtuais não? Se não eram é capaz de ser dos piores negócios de sempre.

    • MM
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:01 am

      Sao euromendes, como os do felix ou do fabio silva. Nunca o braga daria 8M por um jogador, muito menos deste nivel. O trincao foi por algo como 25M e o braga comprou este pino por 1 ou 2M

  • andresilvac
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:14 pm

    Um jogo a semelhança do Ano passado muita força muita luta e é isso vamos ver se chega.
    Quanto ao jogo o Porto entrou bem criou 2 ou 3 situações flagrantes e acaba por sofrer no primeiro remate do Braga, a partir daí viu se o Porto do ano passado menos expressivo mas mais eficaz, apesar da baixa de rendimento da equipa acaba com um resultado que se justifica principalmente pelo que jogou até ao golo do Braga.
    Na segunda foi a continuação do final da 1a equipa a controlar muito física e bola muito “esticada na frente” muitas vezes sem grande “lógica”.
    Destaques Telles claro marca 2 penalties e ainda faz o cruzamento para o 1o golo.
    Mbemba/Pepe muito bem tal como acabaram a época passada.
    Sérgio Oliveira apesar do golo espero mais dele no sentido de carregar mais a equipa através do meio campo mas faz um jogo q.b.
    Desilusão Corona não faz um bom jogo esta na melhor fase do jogo mas depois apagou se demasiado.
    Em suma um desafio superado estes jogos grandes na primeira jornada são complicados pela falta de ritmo.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:15 pm

    Perdi 2 horas da minha vida a ver este jogo.

    Para um jogo deste cartaz logo na primeira jornada pedia-se muito mais, isto horas depois de se ter visto um excelente jogo de futebol na Madeira, com 6 golos, treinadores jovens e ambiciosos e futebol descomplexado.

    Complexados foram os dois treinadores que entraram em campo ambos a medo.

    Se se esperava a estreia de Taremi a titular ao lado de Marega, Conceição optou por hiper povoar o meio campo, isto tendo uma hipótese de jogar em casa contra um Braga que iria jogar sem dois dos 3 jogadores mais impactantes.

    Do outro lado, Carvalhal conseguiu ter ainda mais medo, ser ainda mais complexado, e falhou por completo no esquema táctico a apresentar.

    O Porto acaba por ser muito superior ao Braga na primeira parte e até acaba por sofrer um golo contra a corrente, mas ainda assim foi sempre mais equipa.

    Como se não bastasse, o Porto para além da sorte do jogo, acabou por ver o Braga cometer uma série de erros individuais imperdoáveis.

    Ricardo Horta fartou-se de falhar, e os penalties cometidos são erros de infantil…o de Raúl Silva então… (já agora, para além do erro estúpido de abordagem, ainda se esqueceu que com os estádios vazios ouve-se tudo, e saiu a oferecer porrada a toda a gente…penalização severa para o brasileiro, espera-se).

    Na segunda parte, quando Carvalhal tentou mudar o chip já era tarde, e ainda por cima as substituições foram quase todas ao lado.

    Quem não tem culpa é o Porto que entra com 3 pontos, num jogo teoricamente muito difícil mas que se revelou mais fácil que o esperado.

    • Chico
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:39 pm

      Só vi cerca de 10 minutos na primeira parte, mas fico impressionado como é que sem adeptos o Conceição não é expulso todos os jogos! Sempre um berreiro malcriado, o quarto árbitro e o árbitro principal sempre a mandá-lo a acalmar, mas têm medo de o expulsar. Além disso, ele não tinha sido expulso na final da Taça? Hoje devia estar suspenso.

    • Sergiomig
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:49 pm

      Flávio, o jogo não foi assim tão desinteressante.
      O Porto esteve muito por cima na primeira parte, o que tira muitas vezes o interesse. Mas isso é o que vai acontecer em 90% dos jogos de Porto e Benfica. Ou achaste interessante ver o Benfica bater em mortos ontem? Só porque houve golos foi bom?
      A segunda parte o Braga tentou mas a consistência defensiva do Porto (tirando aquele falhanço do Ricardo) não deu azo ao Braga criar perigo apesar de estar por cima. Aliás há 2 ou 3 lances na segunda parte em que o Porto pode marcar, mas muitas vezes falhou o último passe.
      O jogo não foi espetacular mas isso é a realidade do nosso campeonato.
      Já agora Fui jogar a tarde com amigos, ficou 11 a 10 (perdi e fiquei com aZia, valeu me o Porto a noite para repor a moral). Duvido que alguém que assistisse achasse que tinha sido um bom jogo.

  • Simon1893
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:21 pm

    Entramos bem no jogo, nos primeiros 20min gostei de ver a equipa.
    Tivemos oportunidades e até chegamos ao golo mas estava invalidado. E bem! Braga a partir dai assumiu e marca 2… um também bem invalidado.
    Não gostei de ver este meio campo. Não podem jogar os 3 em simultâneo.
    Dps os 2 golos ao cair o pano para o intervalo ditaram o resto da partida.
    Conceição bem ao meter Zaidu para tapar os processos ofensivos do Braga pela lateral do Telles.
    Boa entrada de Taremi ao ganhar o penalti! Já fazia isto com inteligência no Rio Ave.
    Se este for o último jogo do Alex Telles… que vai ser do meu Porto… de longe o melhor lateral esquerdo que vi com a camisola azul e branca e vê-se que sente o clube e tem a mística! No entanto, percebo que seja a altura de sair…
    Otávio é pra renovar!
    Luis Diaz pq não esteve nem no banco?

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:27 pm

      O Diaz foi expulso na final da taça de Portugal.

      Saudações DesPortistas!

    • O tal Portista
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:31 pm

      O Diaz estava suspenso já que foi expulso na final da taça.

    • JMVF
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:37 pm

      Luis Diaz foi expulso na final da Taça de Portugal na época passada.

    • Sergiomig
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:39 pm

      Estava castigado. Expulsão do jogo da final da taça.
      Pode ser que venha o Dalot no negócio do Alex Telles

    • Rui Oliveira
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:42 pm

      Salvo erro Luís Diaz está com uma pequena lesão.

    • jmbfcp
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:56 pm

      o Luis tava suspenso

    • Valderrama
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:57 pm

      Melhor de longe que o Alex Sandro? Porque marca os penaltis?

      • Chico
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:45 am

        O Alex Sandro era muito mais talentoso que o Telles, tinha outro toque de bola. Defensivamente nem há comparação possível, Sandro era muito melhor. O Telles vai ser do género do Danilo, por cá tinha melhores stats porque cruzam e chutam melhor, mas por lá não se vão destacar tanto. O Telles parece-me melhor que o Danilo e vai sair para um clube pior, por isso penso que se vai destacar e não vai ser flop, mas Alex Sandro era fantástico, o melhor lateral em Portugal este século e estranhamente muito desvalorizado por portistas e restantes adeptos portugueses.

        • Valderrama
          Posted Setembro 20, 2020 at 10:56 am

          Concordo Chico

        • Simon1893
          Posted Setembro 20, 2020 at 4:36 pm

          Sim, de facto nem me lembrei de Alex Sandro. Era de facto superior ao Telles no entanto, este não tinha a preponderância de Telles. Não falo de penaltis. Falo mesmo da capacidade de cruzamento ou mesmo daquela potência de remate que nos salvou e nos deus tantos pontos. Gosto mais da postura do Telles em campo do que a de Alex Dandro!
          Em relação a Danilo, concordo.
          Danilo não devia ter ido para o Real…
          Obrigado e cumprimentos.

      • Simon1893
        Posted Setembro 20, 2020 at 4:38 pm

        Não me lembrei de Alex Sandro.
        Não falo dos penáltis. Falo da postura em campo e capacidade de cruzamento e finalização do Telles. Valeram já muitos pontos. Alex Sandro que me lembre, defendia de facto muito bem mas não era um jogador que decidia jogos como Telles é por cá!

        • Valderrama
          Posted Setembro 20, 2020 at 8:07 pm

          Os números do Telles são extraordinariamente sobrevalorizados uma vez que é o batedor de todas as bolas paradas. Sem contar com as bolas paradas para as assistências (e em que também beneficia do Porto ter uma equipa muito física e formatada para aproveitamento desses lances) e dos penaltis para os golos teria números normais para um lateral de equipa grande.
          Não duvido que encaixa muito bem neste Porto do Sérgio Conceição mas o Alex Sandro era muitíssimo mais jogador, o Telles tem muitas lacunas no seu jogo

    • ESC
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:01 am

      Luis Diaz cumpriu castigo relativo à expulsão na final da Taça de Portugal.

    • Chrisfroome
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:06 am

      Luis diaz cumpriu jogo de suspensão.

    • Vizela23
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:06 am

      Penso que estivesse a cumprir castigo, porque foi expulso frente ao Benfica na final da taça de Portugal.

  • O tal Portista
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:21 pm

    Taremi entra e em 1 minuto fez aquilo que o treinador queria que o Marega tivesse feito e não tinha conseguido uma única vez nos 87 minutos que teve a oportunidade de jogar. Não sei se o Sr. Pedreiro sabe mas para ganhar bolas, segura-las e conseguir criar perigo, um avançado com técnica, inteligência e que sabe dominar uma bola terá sempre mais sucesso que um tronco que corre o jogo todo como uma barata tonta.
    Enfim, mais um jogo fraco em que as substituições tardias não ajudaram nada. A equipa, ao contrário do que muitos dizem, tem muita qualidade individual mas infelizmente peca pelo jogo coletivo que é (na maioria das vezes) fraco.
    Gostava também de fazer uma menção a 2 jogadores:
    – O 1º é o Manafá, que (e nem acredito que vou dizer isto) me tem agradado ultimamente e apesar de continuar a sofrer no que toca a tomadas de decisão, está bem mais certinho e neste momento é um lateral razoavelmente bom (o que não invalida que o Esteves devia ser titular)
    – E o 2º é o Mbemba, que tem mostrado uma evolução brutal e é neste momento, na minha opinião, o melhor central da liga. Sempre muito certinho, com um posicionamento impecável e com uma técnica bem acima da média
    Já sobre o Telles, espero que tenha sido o último jogo dele pelo Porto. Nem é que não o ache bom jogador, mas se não sair agora vai sair a custo 0. Caso seja realmente vendido, é obrigatório trazer alguém para o lado esquerdo (fala-se de Vinagre, que me agrada bastante, mas gostava imenso de ver o Arzamendia de dragão ao peito)

    Saudações DesPortistas!!

    • Sergiomig
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:38 pm

      Muita injusta a crítica ao Marega. E o primeiro ganhou quem o ganhou?
      Ganhou imensos duelos, sofreu faltas, fez contrariamente a outros jogos bons passes para os colegas.
      Isso é só verificar por criticar

      • O tal Portista
        Posted Setembro 20, 2020 at 12:28 am

        O Marega para o tamanho e força física que tem até ganha bastantes poucos duelos. Além disso, o penalti que sofre foi mais oferecido pelo defesa do Braga do que ganho por ele. Até acho que pode ser minimamente útil mas neste momento além de atrapalhar mais do que ajuda já está numa relação muito desgastada com o clube.

    • Valderrama
      Posted Setembro 19, 2020 at 11:56 pm

      Bom comentário, ainda para mais o primeiro que refere o excelente jogo do patinho feio Manafá!

    • panda
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:38 am

      arzamendia sim senhor, que craque canhoto

  • Cpt Obvious
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:33 pm

    Primeiros 20min só deu Porto, mas como quem não marca sofre, aconteceu o que já se estava mesmo a ver que ia acontecer.

    Na minha opinião os penalties foram limpos mas já sei que vai haver sempre alguém que vai arranjar ponta por onde se lhe pegue para questionar os mesmos e que não se vai falar de mais nada aqui no blog durante a proxima semana, mas pronto, é lidar.

    Até pode ser uma opinião controversa mas gostei das movimentações ofensivas do Porto (especialmente no golo que foi anulado). Apesar de recorrerem ainda muitas vezes ao chutão, nota-se que já há (pelo menos um pouco de) jogadas com cabeça, tronco e membros.

    Na segunda parte pouco futebol se viu e ainda deu para apanhar um susto em duas oportunidades do Braga, com a defesa do Porto a meter muita agua.

    Individualmente, e mais uma vez pode ser controverso, mas Otávio fez um JOGÃO e é para mim um dos melhores e mais influentes jogadores do Porto.

    Conceição bem também a escolher este jogo para colocar Marega a PL onde conseguiu explorar na primeira parte as costas da defesa de um Braga que não estacionou o autocarro, deixando muito espaço nessa zona, coisa que o maliano é eximio a explorar.

    Manafá fez também, na minha opinião, um jogo bastante razoavel e certinho, sendo que Corona (tirando algumas boas tabelas com os colegas) pouco se viu.

    Utilização interessante do Zaidu que até nem entrou mal no jogo (apesar daquela paragem cerebral quando decide fazer um passe longo e entregar a bola ao Braga que acabou numa jogada de perigo) e entrada excelente de Taremi que saca um penalty a primeira vez que toca na bola.

    No geral não desgostei do jogo e estava com muito medo desta jornada, felizmente não entrámos com o pé esquerdo.

    Saudações DesPortistas!

    • Mantorras
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:55 am

      O Octavio e CLARAMENTE um dos melhores do Porto. O ano passado entao, foi jogos a fio o melhor la dentro.

    • Ryovanni
      Posted Setembro 20, 2020 at 7:41 am

      Acho que de controverso não disseste nada. Concordo plenamente com a tua análise. Adicionaria como nota, como é que alguém pode dizer que o Uribe fez um bom jogo. Continua a falhar passes imperdoáveis e ainda perdeu uma bola numa jogada que podia ter sido muito comprometedora.

  • Andrezinho14
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:39 pm

    Porto – Batalhador (hoje até diria defensivo), a usar as suas armas habituais com uma delas num jogo de fraco nível, Corona. As outras usaram bem, bolas paradas sempre perigosas e jogo direto para avançados possantes e moveis (que bem vai encaixar Taremi e que bem tinha encaixado no Benfica). Mbemba melhorou imenso e está um grande central.

    Braga – Carvalhal teve medo. E mesmo no meio de todo esse medo, se não fossem os 2 penaltis oferecidos (pelos seus jogadores) e a coisa até podia ter passado. Esperava André Horta no 11 no sitio do Fransérgio pelo menos. E sem Paulinho a história é outra.

    Sou só eu a achar que, para 1ª jornada, os relvados dos jogos de hoje estavam super maltratados?

    • andresilvac
      Posted Setembro 20, 2020 at 5:26 am

      Não reparei no pormenor do relvado mas provavelmente a chuva destes últimos dias surpreendeu toda a gente e a drenagem não estaria no seu melhor a juntar a isso um uso fora do habitual no mês de Julho (época quente e seca) com a mais que provável falta de manutenção na Primavera (época mais favorável para os relvados) por causa do confinamento e paragem e será normal a relva estar pior que em anos anteriores.

  • ESC
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:44 pm

    Vitória justa mas não brilhante. Foi muito da época passada, como não podia deixar de ser, visto que o treinador é o mesmo de à 3 anos atrás e nenhum dos reforços entrou no 11.

    Corona joga muito e Telles tem muita preponderância, veremos é se algum deles fica por cá… Uribe pelas indicações que deu no fim da época passada e golos nesta pré-epoca parece-me que vai aumentar de rendimento este ano. Nota ainda para um grande jogo de Manafá, quem diria.

    Do lado do Braga, os centrais são fraquinhos e temperamentais (os pênaltis são bem assinalados mas “escusados”). Abel Ruiz foi um erro de casting.

    Quanto à arbitragem, foi portuguesa como a francesinha. Faltas e faltinhas, basicamente é só pedir.

  • Nazgul
    Posted Setembro 19, 2020 at 11:58 pm

    Bem não sei como os adeptos do Porto acham que jogaram bem depois de ganhar com 2 pênaltis destes …

    Sérgio bem avisou o alvo a abater já tem 2 pênaltis logo na primeira jornada e a jogar contra 10!

    • Valderrama
      Posted Setembro 20, 2020 at 12:17 am

      Isto de vir comentar sem ver o jogo…

    • andresilvac
      Posted Setembro 20, 2020 at 5:23 am

      E é neste momento que penso se neste país ignorância (e estupidez) pagasse imposto éramos mais ricos que a Noruega.
      Até podia explicar mas vá descobrir numa das 50 apps de resultados ou dado o seu QI leia o seu jornal favorito amanhã de manhã, ou então espere por segunda e ouça o Pedro Guerra mas qualquer 1 dessas opções é melhor que pensar pela sua cabeça.
      Saudações

    • Goncalo Silva
      Posted Setembro 20, 2020 at 10:36 am

      Nazgul estás a ser ultra injusto. Os dois pênaltis foram descarados, mal seria se não fossem marcados. Foram sim infantilidades do Raúl Silva e do Tormena. Hoje o Braga jogou muito mal, com o Benfica jogaram muito melhor. Mas estas coisas acontecem a qualquer um. Sem as infantilidades e sem o falhanço do Ricardo Horta e tinham ganho. Paciência, seria injusto para o Porto se isso tivesse acontecido porque foram muito melhores hoje.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:10 am

    O Braga bem que está a precisar de centrais uma vez que o Bruno Viana e o Raul Silva enterraram forte neste jogo.

    Era um bom clube para o Diogo Queirós evoluir este ano

    • El Pipito
      Posted Setembro 20, 2020 at 5:14 am

      Nem vi o jogo, mas, mal seria se para o sr. Antonio Clismo o menino Carmo tivesse cometido algum erro.

      • Antonio Clismo
        Posted Setembro 20, 2020 at 10:37 am

        Esse menino Carmo, como lhe chamas, em menos de um ano estará na selecção principal e não sai do Braga por menos de20 milhões, escreve o que eu te digo.

        • Malloy
          Posted Setembro 20, 2020 at 10:50 am

          Ontem não ganhou uma bola de cabeça , foi batido em todas ,todas sem exceção, as disputas aéreas.
          Até pode sair do Braga por €20 milhões mas na seleção A duvido muito. Tem muitas falhas ainda

        • El Pipito
          Posted Setembro 20, 2020 at 6:12 pm

          A verdade é que, quando é jovem e português é defendido por ti. Mesmo quando é miserável. Enfim.

          • Antonio Clismo
            Posted Setembro 20, 2020 at 6:50 pm

            Alguém tem que o fazer, senão Portugal não teria jogadores de nível sequer.

            Estranho a meu ver é ver adeptos a preferir incógnitas vindas do estrangeiro a jogadores da casa (suponhamos em condições de igualdade).
            Juro que nunca vi isso em país nenhum, mas é uma característica que o povo português já carrega há séculos de achar que tudo o que vem de fora é à partida, melhor, apenas porque vem de fora.

            • El Pipito
              Posted Setembro 23, 2020 at 2:49 am

              Toda essa lógica é errada. Há um ano massacravas um rapaz japonês, dizendo que ele só estava a acumular pó e era uma nulidade. Quantas vezes tinhas visto o miúdo antes de ter vindo para o Benfica? Aqui está a tal mentalidade ridícula. Chamar incógnitas a jogadores que por e simplesmente desconheces. É que depois, vejo-te a defender Thierrys e Ferros que tiveram muita sorte na vida para estar onde estão.

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 20, 2020 at 8:42 am

      E o David Carmo não enterrou?

      • Antonio Clismo
        Posted Setembro 20, 2020 at 10:36 am

        Claramente o melhor dos 3. Claro que teve sobre si alguma intranquilidade mas vendo como estavam os colegas ao seu lado, estranho era se não houvesse intranquilidade.

        • Francisco Ramos
          Posted Setembro 20, 2020 at 11:06 am

          E porque não a intranquilidade do Carmo provocar algo semelhante nos restantes?

          É que os 2 primeiros erros do jogo que criam oportunidades ao Marega são por erros deste na saída de bola.

          Atenção, sou a favor do lançamento dos jovens (portugueses ou não) se tiverem valor para. Não os podemos é colocar a todo o custo!

          Agora, é também verdade que o melhor período de Raul Silva já foi, neste momento não eleva a defesa a um nível superior. E o desajuste táctico ainda o prejudicou mais. Uma defesa com Tormena-Viana-Carmo ou Viana-Rolando-Carmo, seria muito mais produtiva apesar de perderem algum poder nas bolas paradas ofensivas (Raúl é goleador).

          Saudações desPortistas.

  • nomenome
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:21 am

    O FC Porto a comecar bem, com pontos que nao amealhou na temporada transata. Curioso para ver mais do Taremi. Esta na hora do Loum dar o passo em frente e provar ser uma alternativa valida. Vai ser preciso contratar para substituir o Alex Telles. Corona continua bem, gosto de ver. Pena ver o Castro a marcar contra a equipa que o formou, mas sao vidas.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:35 am

    Não sei se alguém viu o Porto B hoje mas o filho mais novo do Sérgio Conceição mostrou que se for bem trabalhado e desenvolvido pode vir a ser um jogador de elite. Muitas jogadas à Messi e fez a cabeça em água ao seu opositor directo múltiplas vezes. Pena ainda não ter pilhas para 90 minutos de intensidade na Segunda Liga, mas com 17 anos está no bom caminho.

    Já não via um jogador com a sua qualidade de desequilíbrio em espaços curtos em Portugal com a sua idade há muito tempo. Só não percebo porque insiste sempre em ir à linha depois de passar pelo opositor, é que é fraco no pé direito, e se vai sempre à linha os lances perdem-se sempre porque tem dificuldades em cruzar ou usar o pé direito, o que é contra-producente. Se flectisse para o centro em vez de ir à linha seria imparável.

    • RicardoFaria
      Posted Setembro 20, 2020 at 2:40 pm

      Eu vi l jogo e concordo que o Chico bem trabalhado vai ser um jogador de topo.

      Saudações DesPortistas!

  • jlgoncal
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:38 am

    Este jogo foi muito interessante e excelente, mas não para quem o vê mas sim pela riqueza táctica…. vamos a isto,

    O jogo teve 20 minutos de grande vigor Portista, que com o golo anulado, ficaram abalados.

    Com o golo do Braga e o ameaço do 2º (anulado por 8 cm), a equipa ficou abalada e recolheu, deixando de pressionar tão em cima e começou a pedir intervalo.

    Resolveram atacar nos últimos 5 minutos da 1ª parte e com um bom golo colectivo e uma asneira inacreditável do Raul Silva, coloca-se inesperadamente em vantagem… os dados para a segunda parte estavam lançados.

    SC mete a equipa em modo de pragmatismo, dando iniciativa ao Braga, procurando ferir este, num contra ataque enquanto que o Braga tenta subir a pressão a espalhar mais a equipa, dando sempre dois apoios interiores, em qualquer das linhas, ao homem que estava na ala.

    Isto rendeu a oportunidade para Ricardo Horta falhar de forma anedótica.

    Curiosamente, foi com a alteração táctica bracarense, que o Porto passou a controlar o jogo por completo.

    A entrada de Zaidu, para fechar o flanco, que Otávio teimava em deixar aberto ao defender demasiado por dentro, secou o Esgaio e o jogo arrastou-se amarrado para o fim, tendo um terceiro golo fortuito e a acontecer em mais um lance digno do da Inatel.

    Podia esperar-se um Porto a entrar forte para a segunda parte, para resolver o jogo, mas SC não é assim e foi esse pragmatismo, que deu hoje os três pontos.

    Teria o Porto ganho de outra forma? Não se sabe… o certo é que ganhou a uma das equipas mais complicadas do campeonato.

    • tiagoagm
      Posted Setembro 21, 2020 at 9:15 am

      Este Braga nem para o quinto lugar vai chegar. Aquela defesa é má demais. Entao meter o raul silva na esquerda devia dar prisão. Os penalties então são coisa de jogadores das distritais. Pura estupidez.

  • Mantorras
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:51 am

    So vi a primeira parte e depois o resumo. Porto entra forte, Braga marca um contra a corrente e nao faz 2-0 por 8cm… e depois, mesmo sem fazer muito, mas a atacar sempre bem a profundidade e perigoso nas bolas paradas… o Porto faz dois golos nos descontos da primeira parte, algo que acaba por ser muito duro para quem sofre. Os penalties sao perfeitamente escusados, parancos cerebrais… infantis. O falhanco do Horta pareceu vontade a mais…

    Braga precisa de um central para titularissimo.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:52 am

    Espero qye o Raul Silva substitua o Lindelof no United.

    • Francisco Ramos
      Posted Setembro 20, 2020 at 11:08 am

      Está no bom caminho tal a quantidade de erros que comete e o temperamento que apresenta. Viana-Rolando-Carmo ou Tormena-Viana-Carmo seria muito mais positivo para o Braga. E Fransérgio, apesar de todas as suas qualidades, não pode jogar no trio da frente.

      A falta de defesas de qualidade é uma das razões para a falta de upgrade do Man Utd.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:35 pm

    A qualidade técnica dos jogadores do primeiro e quarto classificado do campeonato anterior é atroz, tirando o Corona parecía tudo jogadores com talochas nos pés, então aquele André Horta Deus ma livre…
    Não tenho dúvidas que se joga bem melhor na Rússia ou Holanda que cá.

    • Giuseppe F
      Posted Setembro 20, 2020 at 3:37 pm

      Se estavas a falar do Braga, acabou em 3.º lugar. Se era do Sporting, sorry, my bad.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Setembro 20, 2020 at 5:16 pm

        Erro meu,obrigado pela correcção, pensei que o Sporting tinha ficado em terceiro.
        Pior ainda se torna a coisa.

  • VaideMota
    Posted Setembro 20, 2020 at 12:48 pm

    Bem ou mal assinalados, o que eu sei é que ganhei 100 euros numa aposta como depois do golo do Castro, o Telles marcava dois golos de penalty.

Deixa um comentário