Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto empresta ex-Sporting; Vettel interrompe hegemonia da Mercedes; Greipel vence no dia da consagração de Froome

Um “desvio” que correu mal (algo esperado já que o defesa pouca qualidade tinha demonstrado em Alcochete) – O FC Porto emprestou Braima Candé ao Mirandela, do CNS. O defesa, de 19 anos, chegou há um ano ao Dragão proveniente do Sporting mas não se impôs, e nem no Freamunde, clube a que foi cedido em Janeiro, foi opção.

Aconteceu de tudo a Hamilton mas o 6.º lugar até foi positivo – Que dia louco na F1… até deu para Alonso ficar em 5.º. Vettel interrompeu a hegemonia da Mercedes ao vencer o GP da Hungria. O alemão, que conseguiu a 41.ª vitória na carreira (apenas a 2.ª da época para a Ferrari, contra 8 da dupla Rosberg-Hamilton), ultrapassou os Mercedes na largada e liderou até ao fim. Daniil Kyvat (melhor classificação de sempre) e Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, completaram o pódio, com o jovem Max Verstappen a ser 4.º, Alonso 5.º e Hamilton 6.º. Rosberg foi apenas 8.º. Prova cheia de incidentes (e nem foi preciso chuva), Hamilton, que se fartou de cometer erros e nem aproveitou o brutal acidente de Hulkenberg, bateu algumas vezes e ainda foi penalizado, mas conseguiu recuperar algumas posições quando a 12 voltas para acabar caiu para 13.º e ainda viu Rosberg bater em Ricciardo já perto do fim e perder a hipótese de lutar pela vitória (ou garantir pelo menos o pódio). Assim o britânico mantém a liderança do Mundial, agora com 202 pontos, seguido de Rosberg, com 181, e Vettel, com 160.

O Tour 2015 terminou com a vitória de Greipel nos Champs-Élysées no dia da consagração de Chris Froome, que com este 2.º triunfo se juntou assim a nomes como Fignon e principalmente Alberto Contador. O britânico, que também venceu a camisola das montanhas, esteve em grande na principal prova velocipédica do Mundo, tendo tido mesmo uma prestação quase perfeita: sempre bem colocado, não perdeu tempo na 1.ª semana (que acabou por provocar algumas diferenças nas geral), dominou nos Pirenéus e chegou aos Alpes mais preocupado em não levar um empurrão de algum adepto, devido ao clima que se criou, do que propriamente com a concorrência. Mérito igualmente da Sky que, à semelhança de 2012 (na altura em redor de Wiggins), voltou a ter uma prestação irrepreensível.


Geral:

1. GBRFROOME Christopher 31 TEAM SKY 84h 46′ 14”
2. COLQUINTANA ROJAS Nairo Alexander 51 MOVISTAR TEAM 84h 47′ 26” + 01′ 12”
3. ESPVALVERDE BELMONTE Alejandro 59 MOVISTAR TEAM 84h 51′ 39” + 05′ 25”
4. ITANIBALI Vincenzo 1 ASTANA PRO TEAM 84h 54′ 50” + 08′ 36”
5. ESPCONTADOR Alberto 41 TINKOFF-SAXO 84h 56′ 02” + 09′ 48”
6. NEDGESINK Robert 131 TEAM LOTTO NL – JUMBO 84h 57′ 01” + 10′ 47”
7. NEDMOLLEMA Bauke 141 TREK FACTORY RACING 85h 01′ 28” + 15′ 14”
8. SUIFRANK Mathias 181 IAM CYCLING 85h 01′ 53” + 15′ 39”
9. FRABARDET Romain 12 AG2R LA MONDIALE 85h 02′ 14” + 16′ 00”
10. FRAROLLAND Pierre 121 TEAM EUROPCAR 85h 03′ 44” + 17′ 30”

Destaques:
– Não foi o melhor Tour de sempre como se perspectivava. Desde cedo passou a ser uma luta a 2, quase até só com um protagonista, tal foi a superioridade de Froome durante quase toda a prova;
– Quintana junta mais um 2.º lugar no Tour ao seu palmarés (também venceu a juventude) e deixa a ideia que mais ano menos ano vai vencer a prova;
– Incrível Valverde, que no ano em que menos se contava com ele termina num brilhante 3.º lugar (correr sem pressão ajudou);
– Excelente 1.ª semana da Etixx, que venceu 3 etapas e ainda viu Martin andar de amarelo;
– Muitas figuras diferentes. Apesar da Sky e Movistar (que, curiosamente, apesar de ter colocado 2 ciclistas no pódio, ficou em branco) terem demonstrado mais força quase todas as equipas conseguiram mostrar-se. A Katusha viu Purito bisar; A MTN ganhou com Cummings e terminou num fantástico 5.º lugar na classificação por equipas; A Ag2R somou duas vitórias, BMC esteve em grande; IAM, Lotto, Trek e Europcar colocaram ciclistas no Top 10; FDJ venceu por Pinot, a Lampre com Plaza e a Giant, apesar de Degenkolb ter desiludido, também somou um triunfo. As excepções neste capítulo foram a Bora, Bretagne e Cofidis, mas também já se esperava pouco. A Orica com os azares que foi tendo não podia fazer mais. A Cannondale ficou em branco mas discutiu algumas etapas;
– Greipel, sem Kittel, assumiu-se como o sprinter mais forte e venceu 4 etapas;
Desilusões:
– Nibali, apesar de ter terminado em grande, sem capacidade para aguentar com Froome e Quintana. A própria Astana esteve muito longe do que se fez no Giro;
– Contador sem fazer a diferença.
– Kristoff, com esta concorrência, esteve longe do que apresentou na Primavera;
– Rui Costa a abandonar pelo 2.º ano consecutivo e no geral a participação dos portugueses foi muito discreta. Tiago Machado, ao contrário do ano passado, pouco se viu. José Mendes igual e Nélson Oliveira foi o único a tentar destacar-se;
Incógnitas:
– Geraint Thomas parece destinado a ser a próxima figura da Sky. Este ano esteve em grande nas provas de uma semana, ainda brilhou no pavé e neste Tour até aos Alpes, mesmo com o trabalho que fez, estava no Top 5;
– A França tem 3 ciclistas com potencial para quebrar o jejum: Pinot, Barguil e Bardet. Mas vai ser necessário juntar alguma regularidade ao talento;
– Sagan venceu pelo 4.º ano consecutivo a camisola verde, apesar de ter ficado em branco, mas continua a deixar a dúvida se não estamos a perder um candidato a pelo menos provas de uma semana. Continua a ser incrível a maneira como ultrapassa as montanhas e neste Tour foi um dos que mais animou;
Futuro:
– Vamos voltar a ver Froome no Tour? Foi sujeito a um desgaste psicológico brutal.
– Nibali vai complicar os planos de Aru e Landa na Vuelta? O italiano precisa de “salvar a época”.
– Quem parte como favorito para a Volta a Espanha?

0 Comentários

  • Ace-XXI
    Posted Julho 26, 2015 at 5:52 pm

    Interessante era saber quanto custou estes "desvios"…. Recordo que na altura além de candé foi também cassamá e o idrissa sambu

    • Renato
      Posted Julho 26, 2015 at 6:00 pm

      Foi um dos que fugiu de Alcochete desde que o Bruno Carvalho assumiu a presidencia, alguns foram para o Porto outros para o Benfica.

    • Avbbs
      Posted Julho 26, 2015 at 6:25 pm

      Mas o Moreto Cassamá tem um grande futuro pela frente…

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 26, 2015 at 6:51 pm

      Verdade, fugiram e ninguem os conseguiu apanhar.
      Ate passaram dias em cativeiro em matos para que nao os encontrassem.

      Amigo isso ja acontecia antes, Rudinilson, Tiago Duque, Hildeberto, como tambem fui um dos melhores jogadores do Benfica agora para o Porto.
      Andre Almeida foi dispensado do Sporting, Andre Gomes do Porto, ninguem fugiu.
      Perfeitamente normal e raramente se deu grandes perdas.

      O Sporting, e muito bem, nao deve pagar ordenados desajustados para a idade.
      Em contratos ainda de formação, só porque os empresários dizem aos miudos que tem varios interessados, ou porque estes acham que novo contrato é sinónimo de derreter dinheiro.

      O risco é sempre elevado, tanto de futuramente no redor de luxos se tornarem em "pains" ou mesmo ter efeito dominó e fazer com que outros putos tão ou mais promissores peçam também salários altos.

      Veja se o caso do Idrissa que já sofreu uma lesão grave.

    • Ace-XXI
      Posted Julho 26, 2015 at 6:54 pm

      Renato ele nao fugiu o SCP por causa se bruma cortou relações com baldé que respondeu e retirou todos os seus jogadores de Alcochete, eu srmpre disse que o único verdadeiramente talentoso era cassama mas muito longe de justificar o que o Porto pagou por ele.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 26, 2015 at 6:54 pm

      Não foi na mesma altura…

    • El Matador
      Posted Julho 26, 2015 at 7:35 pm

      Daqui a uns anos estaremos aqui para ver onde andarão esses sambús e cassamás que desertaram de Alcochete, o Candé pouco interessa porque sempre foi um coxo.
      Pior que esses é o caso do Armindo que se vendeu por um Mercedes branco e desde que foi para o Galatasaray não evoluí nada, zero! Era a maior promessa da sua geração e de Alcochete depois de Quaresma, Nani e Ronaldo, agora já foi ultrapassado por não sei quantos putos, é bem feito! O Sporting traz estes gajos e as famílias todas da miséria dos país deles e os gajo é assim que agradecem, cambada… Já para não falar do mercenário do Baldé e do Bebiano que os exploram e tratam como mercadoria. Mereciam era acabar todos como o Paim, que por acaso até jogava mais que eles todos…

  • Anónimo
    Posted Julho 26, 2015 at 5:55 pm

    Na história do Sporting, houve apenas um jovem que saiu antes de ter minutos na equipa principal e que e conseguiu afirmar: Luis Boa Morte…
    João

  • Bruno Santos
    Posted Julho 26, 2015 at 5:57 pm

    Mais uma vez parabéns pelo excelente texto!

    Penso que o problema da Astana nem vai ser quem vai á Vuelta, mas sim como é que a equipa se vai comportar na ajuda a Aru ou Nibali. Nibali para mim foi fantastico conseguio o 4º lugar nesta volta á França onde teve muito pouca ajuda por parte da sua equipa, espero que na Vuelta possam melhorar isso. Não vou dizer nenhum favorito a ganhar a Vuelta porque vai ser uma volta mais disputada do que o Tour.

  • Rui Magalhaes
    Posted Julho 26, 2015 at 5:59 pm

    À dias disse que Greipel iria vencer e hoje aqui está. Quanto ao resto deixo as Marias falar dos dopados e injustiças.

  • Rodrigo
    Posted Julho 26, 2015 at 5:59 pm

    Nao foi a melhor Volta a França de sempre devido a discussao se ter resumido a Froome e Quintana, mas houve muito espectaculo e nesse capitulo creio que a prova foi superior a anos anteriores. Quanto a vitoria do britanico, parecem-me nao haver duvidas sobre o facto de ser justo, uma vez que foi o mais regular ao longo das 3 semanas e esteve bem em todo o tipo de terrenos. A Sky foi naturalmente a equipa mais forte, sendo que a Movistar esteve muito bem no derradeiro dia de disputa. Deste modo, Froome junta o seu 2º Tour ao palmares, devendo no proximo ano optar por Giro e Vuelta, algo que engordaria ainda mais a sua carreira.

    Em relaçao aos restantes, de facto, quase todas as equipas acabam por levar algo de positivo, sendo que a Astana fica com um certo amargo de boca pois nao esteve na luta pela vitoria e apenas a vitoria em etapa de Nibali salvou uma ma prestaçao, sobretudo quando comparado com o Giro. Veremos se o italiano ira a Vuelta, sendo que se for a equipa cazaque tera um trio de luxo.
    De Contador pouco mais se esperava diria, sendo que a equipa Tinkoff nao ajudou propriamente, uma vez que a excepçao de Majka a equipa esteve mal no apoio ao seu lider, sobretudo na montanha.

    A nivel individual e necessario destacar nomes como Valverde (o seu 1º podio no Tour, no ano em que menos se esperava e onde esteve muito bem na ajuda ao seu lider), G.Thomas (grande apoio ao seu amigo e lider nesta vitoria, podendo estar aqui um futuro vencedor de uma grande volta), Greipel (4 etapas, sendo claramente o rei dos sprints), Sagan (voltou a nao vencer nenhuma etapa, mas deu espectaculo e leva para casa mais uma camisola verde), Tony Martin (esteve na grande 1ª semana em grande da Etixx, sendo pena o seu abandono), Van Garderen (estava em 3º quando abandonou, pelo que fica a duvida se terminaria ou nao no podio), Rodriguez (2 vitorias em etapa, num Tour de preparaçao para a Vuelta, limpando a imagem da Katusha) e, por fim, elementos do top-10 como Gesink, Mollema, Frank e Rolland, bem como para Bardet e Pinot que animaram bastante esta Volta a França e acredito que quando tiverem inseridos em melhores equipas podem ser ciclistas de outra dimensao no pelotao internacional.

    Por outro lado, a Cannondale acaba por ser a desilusao, Kristoff ao lado da competiçao, Cavendish definitivamente a passar o testemunho aos alemaes, Navarro e a Cofidis sem conseguirem aparecer, Chavanel e Voeckler muito longe dos tempos em que eram os franceses mais idolatrados da prova.

    Quanto a Vuelta, teremos provavelmente elementos como Nibali, Aru e Landa da Astana; Valverde (Quintana no apoio acredito), Rodriguez, Van Garderen, Majka ou Van den Broeck, estando reunidas condiçoes para uma boa competiçao.

    • Rodrigo
      Posted Julho 26, 2015 at 6:06 pm

      Esqueci-me de dizer que Thomas para mim nao foi uma surpresa, ja contava que fosse o melhor gregario de Froome. Coloquei-o no fantasy, tendo alguns achado arriscado, mas tinha a certeza que iria estar bastante bem neste Tour. Foi pena aqueles 2 ultimos dias que lhe estragaram a classificaçao geral.

    • Flávio Rodrigues
      Posted Julho 26, 2015 at 6:43 pm

      Qual a sua classificaçao final no tour Rodrigo ?

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 7:40 pm

      Foi superior a anos anteriores mas também não era difícil e da maneira que foi vendida acaba por ser meio decepcionante.
      A Movistar não pode querer ganhar o Tour em 13 km, Froome não seria batido assim.
      Acho que O Thomas como vencedor de grande volta é bastante exagerado, mas coisas mais estranhas já se viram.
      Purito tinha como objetivo este ano o Tour e não a Vuelta, fez declarações no início do Tour em que não queria o pódio mas sim a vitória, vinha muito ambicioso este ano.
      Achas que estar numa equipa francesa não permite lutar pelo Tour?

      Saganas

    • Rodrigo
      Posted Julho 26, 2015 at 7:57 pm

      Tenho a certeza que nao, Saganas. Os corredores das equipas francesas correm um pouco por si proprios, uma vez que as equipas sao muito heterogeneas. Creio que um Pinot ou um Bardet incluidos numa equipa com outra capacidade para os proteger e lançar nas etapas mais complicadas conseguiriam ainda melhores resultados e serem mais consistentes. E verdade que ambos ja fizeram grandes resultados no Tour, assim como Peraud, mas foi um Tour muito singular e em nenhum dos casos tiveram grande apoio da equipa. A AG2R e a melhor equipa francesa ate foi a melhor equipa em 2014 no Tour, mas o ritmo imposto por uma Sky ou Movistar e totalmente diferente.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 8:46 pm

      Sim entendo, até o rendimento individual dos ciclistas quando vão para as equipas Top é diferente, mas a AG2R é uma equipa com bons homens de montanha parece-me.

      Saganas

    • Bernardo Barreiros
      Posted Julho 26, 2015 at 9:59 pm

      O Tour ficou rapidamente decidido, mas como as etapas foram quase todas animadas isto até foi giro.
      Rolland e Hesjedal (não fez top10 no Tour mas fez no Giro e já não é a 1ª vez que o faz assim) deviam escrever um livro de como se faz top10 em grandes voltas da maneira "errada", incrível como no fim da 1ª semana tão recorrentemente a 10/15 min do topo da classificação e ao fim das 21 etapas lá tão eles no Top 10, acabam sempre por ser 2 ciclistas que animam a corrida.
      De referir também o top3 Valverde e o Top 10 do Bardet (outro ciclista muito atacante e que animou o Tour), que para mim é o ciclista dos franceses aquele que melhores condições tem para quebrar o enguiço. Pinot sobe tão bem ou melhor, mas aquela cabeça não me parece ser grande coisa e Barguill apesar de muito bom , não me parece ter tanta qualidade (acredito que fará muitos top10 apesar de tudo).
      Último ponto ao contrário de toda a gente, acho que o Quintana não vai ganhar tantas grandes Voltas como se pensa, aliá se Aru sair da equipa de Nibali, acredito que Aru ganhe mais depressa um Tour do que o Quintana porque ele não tem um bom contra-relógio e parece-me fiar-se demasiado nas montanhas, ou seja, ele na minha opinião parece-me não se preocupar em perder por exemplo 1 min numa etapa que haja cortes por causa do vento, porque na cabeça dele ele vai buscar esse tempo nas montanhas. Também me pareceu que atacou poucas vezes, se tem atacado mais, se calhar tinha ganho.

    • Caf Cunha
      Posted Julho 26, 2015 at 10:52 pm

      A minha perspetiva de luta pelas 3 grandes voltas dentro de 3/4anos:
      – Quintana (Movistar)
      – Van Garderen (Sky)
      – Aru (Astana)
      – Majka (Tinkoff)
      – Barguill (BMC)
      – Porte (Orica)
      – Landa (Katusha)
      Pinot (FDJ) e Bardet (Ag2R) como bons patriotas continuarão a focar a sua preparação no Tour, no entanto devem melhorar o seu desempenho. No geral gostaria de ver este cenário dentro de algum tempo, sendo que todos eles necessitariam de uma boa equipa na retaguarda.
      Cumps!!

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 26, 2015 at 11:23 pm

      Também gostava de ver Landa na Katusha, já o tinha dito aqui. Pode perfeitamente substituir Rodriguez na equipa.
      E Caf, parece-me que te esqueceste do Kelderman, perspetivo-lhe um grande futuro. Ele é um excelente trepador e um magnífico contra-relogista.

    • Kafka I
      Posted Julho 26, 2015 at 11:24 pm

      Caf Cunha

      O Richie Porte é 2 meses e meio mais velho que o Nibali, portanto dentro de 3/4 anos da mesma forma que o Nibali provavelmente estara out o mesmo é valido para o Porte

      Mas de resto concordo, com o que há ao dia de hoje, são os que mais prometem dentro de 3/4 anos, se bem que até lá podem aparecer novos ciclistas…o Froome por exemplo apareceu do nada, aos 25 anos nunca tinha sequer feito um top 30 num grande volta e depois aos 26 fez logo 2º lugar na Vuelta, portanto…

    • Caf Cunha
      Posted Julho 26, 2015 at 11:54 pm

      Concordo Kafka, confesso que pensava que Porte era mais novo e agradeço o reparo. No entanto acho que uma saída da Sky lhe poderá abrir novos horizontes nos próximos 1/2 anos.

      Rafael, sem dúvida que sim, e tal como Kelderman poderão me faltar outros bons ciclistas que mereceriam estar na lista! No entanto faltariam equipas de topo para os receber. E ser líder numa equipa de segunda linha, já sabemos que é meio passo para o insucesso.

    • Kafka I
      Posted Julho 26, 2015 at 11:56 pm

      *2 meses e meio mais novo

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2015 at 12:29 am

      Acho o Pinot e o Bardet mais fortes que o Barguil em teoria, mas veremos. Da nova geraçao acho que o Quintana esta alguns furos a frente de todos, mas se melhorarem no contra-relogio deposito muitas esperanças em Majka e Aru, sendo que Landa se mantiver o nivel do Giro (espero que nao tenha sido um exemplo exporadico) pode ser uma forte ameaça. Ja Van Garderen estara sempre na disputa pois defende-se muito bem na montanha e nos contra-relogios ganha a todos e por larga margem. Curioso, de facto, tirando Porte que e de outra geraçao, apenas Garderen ser bom nos contra-relogios.

      Por outro lado, acrescentar Kelderman, Talansky e o proprio Uran que ainda andara na luta varios anos.

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 27, 2015 at 7:39 am

      Isto daqui a 3/4 anos não se sabe depende muito Porte vai estar fora (e vai pra BMC) depois desses nomes que referiste a mais um francês a emergir, Latour (AG2R) depois a vários ciclistas que podem explodir e ser melhores que Quintana na montanha, como Polanc da Lampreia que tem muito potencial, o já referido Latour, os irmãos Yates (que vão para a Sky daqui a algum tempo), temos o Ruben Fernandez na Movistar, temos Verona que tem estado abaixo do que apresentou em sub23 mas pode explodir, existe vários nomes mas agora em 1/2 anos esses podem vencer uma GV principalmente Quintana se a concorrência for fraca ou o CRI não falar decisivo.

  • Ruben Ribeiro
    Posted Julho 26, 2015 at 6:03 pm

    O Braima apesar de não ser dos jogadores com mais potencial da geração de 95, podia ser um jogador a fazer uma carreira interessante e chegar à A.
    Na minha opinião preferia ver o rapaz jogar a trinco, do que andar a desenrascar na direita.

    E dessa de 95 também acabou por ir o Ricardo Tavares para o Porto, que apesar de ter sido capitão e pra mim em momentos um central fantástico, foi perdendo nivel com a subida de etapas e acentuou-se o handicap da altura, pois é francamente baixo e por isso andou a jogar na lateral.
    Curiosamente tambem nao deu em nada no Porto e agora anda no clube da terra, a Sanjoanense.

  • Anónimo
    Posted Julho 26, 2015 at 6:11 pm

    Que grande dia para a Fórmula 1. Depois da corrida de há três semanas atrás, no Reino Unido, disse que dificilmente haveria alguma corrida melhor esta época. Hoje retiro o que disse, o Grande Prémio da Hungria foi, até agora, a melhor corrida da temporada. Ação do início ao fim, e do modo em que as coisas estão, não me arrisco novamente a dizer que não haverá algo melhor esta temporada!

    Sebastian Vettel fez uma corrida impecável. No arranque, na forma como manteve a liderança, na forma como não vacilou quando teve Rosberg e Ricciardo mesmo atrás de si (o Safety Car resultante do acidente de Nico Hulkenberg retirou a Vettel uma vantagem de vários segundos que tinha vindo a construir desde o início da corrida) e, acima de tudo, pelo enorme piloto que é. Eu já percebi esta última parte há alguns anos, mas parece que a alguns só agora está a cair a fixa (afinal, o tetracampeonato não foi só resultante de um bom carro).

    De resto, de destacar o azar de Raikkonen (merecia fechar a dobradinha para a Ferrari hoje, espero que sejam falsos os rumores de que querem colocar o Valtteri Bottas no lugar dele, uma vez que não só o Kimi tem ainda muito para dar como também o Valtteri tem muitos anos para entrar numa equipa ainda melhor que a Williams, que só por si já é a 3ª melhor equipa atualmente), o quanto vacila Hamilton quando não está a liderar (hoje teve ali uma saída de pista que lhe custou um punhado de posições, tal como no Grande Prémio passado em que os Williams arrancaram melhor, para além de ter perdido tempo com o penalty resultante de ter danificado o carro de Ricciardo), o azar também de Nico Rosberg, que podia ter acabado a corrida de hoje taco a taco com Hamilton no campeonato de pilotos mas não o conseguiu devido a um furo, a grande perfomance de Ricciardo, que podia desafiar o 1º lugar de Sebastian Vettel não fosse o choque na tentativa de ultrapassagem a Nico Rosberg e o inacreditável 5º lugar de Fernando Alonso num McLaren Honda que é dos piores carros da grelha (espero que o motive para o resto da temporada). Os Williams desiludiram acabando a corrida sem qualquer ponto conquistado, depois de terem estado na calha de uma dobradinha no Grande Prémio do Reino Unido.

    No final de contas, Hamilton aumentou a sua liderança no campeonato e Vettel aproximou-se da dupla da Mercedes, apesar de ser quase óbvio que a luta pelo título de campeão mundial de Fórmula 1 será, novamente, entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Nota positiva para os pilotos da Red Bull que souberam aproveitar o azar da dupla da Mercedes e a desistência de Kimi Raikkonen, tendo tido a mais flagrante oportunidade da época para levar pelo menos um piloto ao pódio (até conseguiram fazê-lo com ambos).

    João M.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 6:27 pm

      Foi das melhores corridas recentemente da F1 sem dúvida, já nao me lembrava de tanta acção numa só corrida. Infelizmente este tipo de corridas acontece 2 ou 3 vezes por ano. Faz me recordar da F1 de à alguns anos atras onde era muitos mais emocionante
      -Cabeço

    • tomascapucho
      Posted Julho 26, 2015 at 8:04 pm

      Subscrevo na integra! Corrida fascinante, a melhor da temporada e, nada melhor que um espétaculo destes para homenagear Bianchi.

  • Anónimo
    Posted Julho 26, 2015 at 6:47 pm

    Acabei em 9º na vossa liga do Velogames na minha primeira participação, nada mau!

    Vasco Pestana

    • Rodrigo
      Posted Julho 26, 2015 at 7:57 pm

      Grande resultado, sem duvida. Eu como esperava fiz pior que no Giro.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 8:48 pm

      Fiz 7o, cheguei a ser líder mas foi antes das montanhas.
      Até que não é mau já que as minhas duas maiores apostas foram claramente derrotadas, o Nibali e o Cavendish. Mas o Sagan, o Valverde e o Van Avermaet ajudaram a recuperar.

      Saganas

    • Rodrigo
      Posted Julho 27, 2015 at 12:37 am

      6513 pontos, nada mau, melhor que no Giro ate ao contrario do que disse (ainda assim apenas no 52º lugar). O problema e que a concorrencia era mais apertada (fiquei em 28º no Giro com apenas 5598 pontos) e, apesar de ter Quintana e Valverde, pesou nao ter Froome, Greipel e Sagan. Thomas, Degenkolb e Bardet deram muitos pontos, mas Kristoff esteve aquem (mesmo assim quase 500) e as apostas em Kelderman e Cancellara (abandonou quando era dos mais pontuados) acabaram por me prejudicar, isto alem do Losada que pouco contava para o totobola.

    • Anónimo
      Posted Julho 27, 2015 at 1:53 am

      Eu fiz 7 500 mais ou menos mas tinha o Sagan na equipa autêntico Joker.

      Saganas

  • Miguel Bitton
    Posted Julho 26, 2015 at 6:58 pm

    É de caras que o Quintana vai vencer, pelo menos uma volta a França. Vai melhorar o contra-relógio e se nada de estranho acontecer, vai continuar o rei das montanhas. Não foi o tour que eu esperava, mas deu para entreter. Não "gosto" do froome, mas não sou cegueta nem estúpido, por isso os meus parabéns Chris!

  • Nuno
    Posted Julho 26, 2015 at 7:29 pm

    Que grande corrida deF1. Mas ao mesmo tempo que estou muito contente, estou triste pelo Raikonen. Mereciamos a dobradinha. O vettel ja levava 20 segds de avanço do rosberg e entra osafety car. Se nao houvesse safety car era dobradinha certa. Tambem gostava de saber como e que o Ricciardo nao foi penalizado por ter furado o Rosberg. Entra na curva a matar. Trava muito mal. Mete o carro direito e fura o rosberg….

    • VettelF1
      Posted Julho 26, 2015 at 7:56 pm

      Pensei exactamente o mesmo: como é que o Ricciardo fura o pneu do carro do Rosberg e não sofre penalização na corrida? É que se for assim o Rosberg passa a furar os penus ao Hamilton para lhe ganhar.

    • Rui Ferreira
      Posted Julho 26, 2015 at 10:48 pm

      Exactamente, ao contrário do que foi escrito pelo Visao de Mercado, foi Ricciardo que embateu em Rosberg e não o contrário. Hamilton acabou por ter muita sorte hoje, mas ainda bem :)

    • tomascapucho
      Posted Julho 26, 2015 at 11:23 pm

      Queriam que ele fosse para onde? Não foi propositado e além disso foi tudo muito rápido. Mesmo que não houvesse safety car o raikonnen não completava a corrida, o motor elétrico rebentou.

  • Anónimo
    Posted Julho 26, 2015 at 7:33 pm

    Mais do que correr sem pressão o Valverde este ano na minha opinião foi favorecido pelo perfil das etapas, um desenho mais ao estilo da Vuelta com etapas curtas e sem CR, onde o espanhol não falha.

    Saganas

    • Rodrigo
      Posted Julho 26, 2015 at 7:58 pm

      A questao e que o Valverde tem sempre uma etapa de montanha que perde 3 ou 4 minutos. Desta vez isso nao aconteceu.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 8:49 pm

      Sim mas acho que o Valverde "rebentava" em etapas com muitos Kms e muitas subidas, este ano as etapas de montanha eram de 120 e 120 Kms.

      Saganas

  • Anónimo
    Posted Julho 26, 2015 at 7:49 pm

    Um apontamento meu é que com este perfil nunca podia ser o "melhor" Tour da história, ridículo o recorrido, não era percurso de volta grande.

    Saganas

    • Kafka I
      Posted Julho 26, 2015 at 8:34 pm

      Porque dizes isso?

      Discordo de todo, este sim foi um percurso digno da Volta à França, cheio de montanha na 2ª e 3ª Semana, e na 1ª sempre etapas bastante interessantes quaso ao estilo de clássicas, e espero que o percurso se mantenha assim, porque foi um percurso bastante complicado e o Tour sendo a prova mais importante do Mundo tem de ter o percurso mais complicado e completo de todos

      Ridiculo para mim foi o percurso de 2012 por exemplo, onde não houve montanha nenhuma…

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 8:53 pm

      Tem de haver CR parece-me óbvio, e como queres ver ciclistas a rebentar se as etapas de montanha são de 120, 130 Kms, isto é o Tour de France não o Tour do Pourvenir.
      Essas etapas que falas fazem falta sim, mas acho que já percebeste o meu ponto, e sim o Tour de 2012 também era mau, mas o facto de o Wiggins só ter um adversário e estar na própria equipa agravou.

      Saganas

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 26, 2015 at 9:19 pm

      Kafka, eu concordo e discordo ao mesmo tempo.
      Achei um Tour muito interessante em termos de percurso, muito completo. Achei sim uma estupidez o contra-relogio, ou melhor os contra-relógios. Primeiro na minha opinião em todos os Tour tem de haver um CR individual de pelo menos 25 kms. E foi uma parvoíces haver um CR coletivo à etapa 9, na minha opinião (e também da UCI) deveria ser no maximo à etapa 4.
      O resto do percurso para mim foi muito bom, adorei que houvesse Huy, Bretagne, pavé e muita montanha. Foi pena não ter havido um pouco mais de espetáculo mas a isso devemos aos ciclistas e tácticas das equipas.

    • Kafka I
      Posted Julho 26, 2015 at 9:32 pm

      Ah ok ignorei a falta de CRI e nisso concordo inteiramente com 2, faltou claramente um CR Individual, porque como prova mais importante do Mundo, tem de ter TUDO e tudo implica também um CR Individual

      Subscrevo ainda a questão do CR Colectivo, e na altura do pesquisei nem a UCI permite CR Colectivo à 9ª etapa, sendo o limite a 4ª etapa e o Tour de France teve de pedir autorização expressa para ser à 9^etapa e a UCI abriu a excepção, mas foi absurdo sem duvida, a existir tinha de ser logo ao inicio, concordo

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 9:56 pm

      Houve muitas etapas de montanha mas não acho que fosse um Tour muito montanhoso, poucas etapas longas com muitas subidas, é assim que se faz maior desgaste nos ciclistas que os leva a rebentar e as diferenças de tempo são maiores.

      Saganas

  • VettelF1
    Posted Julho 26, 2015 at 8:03 pm

    Allez Vettel allez!!!

    Tão saborosa esta vitória. Temi que não acontecesse quando li (não vi o grande prémio) que o safety-car ia entrar, mas correu tudo bem e o Vettel consegue finalmente ganhar em Hungaroring.

    Queria destacar o Hulkenberg e o Raikkonen: estavam e fazer uma excelente corrida e tiveram de abandonar, foi pena. Ah e claro, falar do Alonso, que conseguiu levar um fraco Mclaren-Honda ao 5º lugar. Muito poucos o conseguiriam.

    Gostaria só de perceber um aspecto: o Ricciardo e o Verstappen furaram pneus ao Rosberg e ao Bottas, respectivamente, e não foram penalizados. Alguém sabe porquê?

    Que Spa traga mais uma grande vitória, para que o Vettel continue a provar que o tetra-campeonato não foi obra do acaso. É como o Barcelona: são muito bons se tiverem o treinador certo. Que o diga o Tata Martino

    • Rui Ferreira
      Posted Julho 26, 2015 at 10:50 pm

      Não foi obra do acaso, foi obra da Red Bull :P E isso viu-se no ano passado, onde foi inferior ao seu colega de equipa

    • tomascapucho
      Posted Julho 26, 2015 at 11:27 pm

      Não tiveram culpa, foram acidentes e não houve evidências nos actos.

    • Anónimo
      Posted Julho 27, 2015 at 4:16 am

      Rui, o Alain Prost superou o seu colega de equipa para ser campeão mundial de Fórmula 1 em 1989, que só por acaso se chamava Ayrton Senna e o tinha derrotado no mesmo carro no ano anterior.

      O Lewis Hamilton superou o seu colega de equipa na McLaren, Jenson Button, em 2010 e 2012, mas fez pior temporada em 2011 com o mesmo carro.

      Em 2014 foram inseridas várias novas regulamentações que afetaram negativamente os estilos de pilotagem de, por exemplo, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, a acrescentar à ideia que coloquei em cima.

      O piloto pode ser bom, mas se não estiver em total sintonia com o carro, nada consegue fazer.

      João M.

  • Sombras
    Posted Julho 26, 2015 at 9:54 pm

    Nas desilusões falta claramente o Mark Cavendish, que "apenas" leva uma vitória de etapa para casa, sendo claramente derrotado por Greipel neste capítulo, o que é pouquíssimo para os seus pergaminhos.

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 10:08 pm

      Parece que a era de Cavs realmente acabou e não é apenas inferior ao Kittel agora também é ao Greipel.
      No entanto, sempre leva a sua etapita para casa e penso que noutras edições ainda pode ganhar mais 1 ou 2.

      Saganas

    • Kafka I
      Posted Julho 26, 2015 at 11:18 pm

      Ainda só tem 30 mas de facto parece que esta a perder o comboio para o Greipel (que por acaso até é mais velho, pois tem 33) e Kittel, mas veremos como vão ser os próximos anos, acho que ele ainda almeja ultrapassar o Mercks em vitórias no Tour (34 para o Mercks, 26 para o Cavendish), ora 8 vitórias se fizer mais 4 Tour pode lá chegar, veremos…

    • Anónimo
      Posted Julho 26, 2015 at 11:47 pm

      Duvido muito que chegue lá, há uns anos parecia possível mas a este ritmo não acredito. O Kittel é muito forte e outros jovens como Bouhanni ou Demare devem ultrapassá-lo, ainda por cima as "volatas" tem tendência a ser trocadas por muros.

      Saganas–

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 27, 2015 at 12:54 am

      Kafka, duvido muito que lá chegue. Recordo que Cavendish quando saiu da HTC (ou melhor quando esta acabou) perdeu o seu maravilhoso comboio – que maravilha era aquele comboio – e ganhou um fortíssimo adversário, Greipel (que pertencia ao seu comboio).
      E saindo a HTC as vitórias começaram logo a diminuir, no primeiro ano Greipel sobrepôs-se a Cavendish e o próprio Sagan também o fez. No ano seguinte apareceu o furacão Kittel que limpou quase todos os sprints. Em 2014, o azar bateu à porta do britânico e abandonou logo no início do Tour. Por fim, este ano conseguiu apenas 1 vitória.
      Com isto tudo, não ponho em causa a qualidade do Cavendish ponho sim em causa a real qualidade dele, que me parece que era exponencializada pela equipa HTC.
      Das 26 vitórias no Tour do Mark apenas 6 foram depois de sair da HTC.

    • Anónimo
      Posted Julho 27, 2015 at 1:56 am

      O comboio da HTC foi o melhor que eu já vi, não só por terem realmente corredores muito rápidos até bons sprinters e bons rodadores, mas principalmente pela organização, muito bom mesmo.
      Não era fácil manter o nível.

      Saganas

Deixa um comentário