FC Porto 2-1 Juventus (Taremi 1′ e Marega 46′; Chiesa 82′)
O FC Porto ganhou vantagem na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Champions mas o 2-1 acabou por saber a pouco. A turma de Conceição, que criou problemas à Juventus com uma pressão alta, chegou ao 2-0 (marcou aos 60 segundos do 1.º tempo, com Taremi a aproveitar um erro monumental da defesa italiana, e aos 30 segundos da 2.ª parte por Marega), teve lances para ampliar, e quase não sofreu defensivamente (teve o jogo muito controlado até aos 82′), no entanto Chiesa marcou quase do nada, e este golo fora pode pesar. Sérgio Oliveira esteve em todo o lado, inclusive podia ter feito o 3-o, depois de um belo lance. Manafá também deu nas vistas no corredor direito, enquanto Mbemba e Pepe não tiveram grandes problemas em lidar com a frente de ataque da Vecchia Signora (Ronaldo esteve apagado). Já Corona não foi tão influente como é habitual.
.@ChampionsLeague | @FCPorto 1-0 @Juventus | GOLO!
ESTÁ FEITO O PRIMEIRO! @MehdiTaremi9 a mostrar quem manda no Dragão logo ao 1º minuto 💪 #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/XvJgLrU2fE
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) February 17, 2021
.@ChampionsLeague | @FCPorto 2-0 @Juventus | GOLO!
MAREGAAAAA PARA O 2º! 🔥🔥🔥 #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/uRCDOFfTEc
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) February 17, 2021
.@ChampionsLeague | @FCPorto 2-1 @Juventus | Golo
É Chiesa quem reduz para a Juventus. #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/98zOax9Ghm
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) February 17, 2021
Destaques:
FC Porto – Os Dragões obtêm uma grande vitória sobre um dos candidatos à vitória final na prova, irão a Turim em vantagem, mas o 2-1 até sabe a pouco em face de como se desenrolou o jogo. O FC Porto marcou cedo, conseguiu capitalizar essa vantagem na 2.ª parte e anular a Vecchia Signora durante 80 minutos, não consentindo oportunidades de golo, sendo que até poderia ter feito mais golos com outro discernimento. Contudo, acabou por sofrer nos dez minutos finais e por perder algum conforto na eliminatória. Individualmente, Taremi voltou a facturar e, juntamente com Marega, que também marcou, fez a cabeça em água à defensiva bianconera, sendo que Luís Díaz também agitou bastante quando saltou do banco. Já Corona e Otávio estiveram mais apagados. No miolo, Uribe e Sérgio Oliveira dominaram, sendo que o português pareceu estar em todo o lado. Na defesa, Manafá assistiu e fez uma exibição globalmente positiva, tal como a dupla Pepe-Mbemba, enquanto Marchesín esteve seguro no pouco trabalho que teve e sai ileso de culpas no golo sofrido. Mais dificuldades sentiu Zaidu, sobretudo na 2.ª parte.
Juventus – Exibição confrangedora da Vecchia Signora, que começou a partida praticamente a perder graças a um erro infantil na primeira fase de construção, dificuldades que se repetiram quase toda a partida devido à forte pressão alta do FC Porto. Além disso, a Juventus raramente conseguiu ligar sectores, criou poucas oportunidades e apenas acordou nos 10 minutos finais, onde Chiesa marcou um golo que poderá ser decisivo nas contas finais da eliminatória. Individualmente, Cristiano Ronaldo esteve apagado, sendo bem anulado pela defensiva do FC Porto, enquanto Morata veio trazer outra agressividade e capacidade física na frente. Apagado esteve também Kulusevski, enquanto o corredor central mostrou muitas dificuldades para sair da pressão dos Dragões e, sobretudo, definir com critério no meio-campo ofensivo. Bentancur esteve particularmente mal nesse aspecto, perdendo várias bolas, além de ter oferecido o 1-0. Já Chiellini saiu cedo em dificuldade física, mas tanto Demiral como De Ligt sofreram com a presença dos avançados contrários, enquanto Alex Sandro está uma sombra do nível que já exibiu em tempos, mostrando muita passividade e lentidão. Por fim, Danilo e Chiesa não estiveram inspirados, mas o italiano acabou por ser determinante, enquanto Szczesny terá feito a pior exibição da época, mostrando muita insegurança nas saídas e no jogo com os pés.
XI FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Corona, Otávio; Marega, Taremi
XI Juventus: Szczęsny; Danilo, de Ligt, Chiellini, Alex Sandro; Rabiot, Bentancur, Chiesa, McKennie; Kulusevski, Cristiano Ronaldo


120 Comentários
Borsalino
SC é uma pessoa que não aprecio e nunca irei apreciar, mas não deixa de ser um excelente treinador que tem feito um trabalho extremamente meritório e difícil de ser replicado. Vitória justíssima do Porto.
Na Juve, é tudo muito mau mas o maior problema é o processo defensivo que sempre foi uma imagem de marca da Juve, principalmente nas competições europeias. Pirlo faz envergonhar grandes estrategas como Lippi ou Allegri, que apesar de muito criticado é um treinador taticamente muito bom e que consegue colocar a equipa a jogar de diversos estilos e sistemas. McKennie e Kulusevski que tanto tenho elogiado, foram desilusões autênticas.
Miguel SADSC
Juventus na senda do que tem sido esta época, equipa muito fraca.
Miguel SADSC
E isto não é para tirar mérito ao Porto que de facto fez um jogo bastante bom. Não têm tido a regularidade do campeonato, mas têm estado incríveis na Champions. Competitivade e SC é muito bom a preparar jogos perante equipas de valia similar ou superior. Foi pena a distração final.
Mantorras
Parabens ao Porto e aos poetistas, especialmente os ca do blog.
Grande jogo do Porto, a Juventus e fraquinha, mas nao explica tudo… jogo quase sempre controlado pelo Porto com a Juve a ser inofensiva. Uma palavra para Ronaldo que no meio de tanta gente apatica da sua equipa era dos poucos a mostrar alguma urgencia em repor a bola e chegar a frente.
SC por muitos defeitos que tenha, tem muito merito nas campanhas europeias do Porto.
Flavio Trindade
Sim.
Por muito que não se goste do personagem, SC na Europa tem sido super consistente e atingido sempre os objetivos.
O mesmo não se pode dizer de outros treinadores com melhor imprensa…
Mantorras
JJ sempre foi fraco na champions. Verdade.
Mantorras
Escrevi poetistas mas nao era nenhuma piada parva, era para escrever portistas.
Trofa United
Gostava que o Porto tivesse esta atitude sempre que entra em campo para jogos do Campeonato. Grande exibição, grande colectivo, e desta vez sorriu mesmo ao fim do jogo com o penalty não assinalado na falta de Zaidu sobre o Ronaldo. Acho que podiamos ter feito mais um golito no lance do Sérgio Oliveira.
P.S. Sofri uma fratura bimaleolar ha 2 anos, mas acreditem, doi-me mais ver o Marega a jogar.
deus_Ex_machina
Excelente jogo do Porto, muita garra e disponibilidade de todos os jogadores! Uma grande lição tática do SC ao Pirlo. Individualmente acho que os jogadores estiveram todos bem, talvez o único apontamento será para o zaidu no lance do golo. Não deixo de ficar impressionado com o Sérgio Oliveira, mas que grande jogador meu deus, e que falta fazia ao meu Benfica :)
Por fim, temos muitas queixas dos árbitros em Portugal, mas o nível de arbitragem hoje foi muito mau…
Nobre Leal
Pelo contrário, acho que foi uma excelente arbitragem. Sem apitar aquelas faltinhas típicas de Portugal, a deixar jogar, sem amarelos desnecessários, impondo respeito e a permitir ao jogo fluir. Pagava para que todas as arbitragens no tugão fossem assim, tornava o espetáculo 10x melhor.
deus_Ex_machina
Concordo que não apitava faltinhas típicas do tugão, mas há vários lances de falta clara que ele deixa jogar sem qualquer sentido. Assim de cabeça lembro-me de um lance do mbemba com o morata na área, um lance a meio campo com o otávio e um contra-ataque da juve já no final do jogo. Enumero estes porque ele tem visão clara para o lance e diz segue jogo.
Nobre Leal
Respeito mas acho que a maior parte de nós já está toldado pelas arbitragens que vemos semanalmente. Nesse lance do Mbemba, que é o que melhor recordo, lembro-me de ter ficado extremamente satisfeito e até aplaudido o árbitro por ter mandado jogar. E atenção que sou portista. Até comentei logo com os meus amigos, que acharam o mesmo.
Em Portugal os árbitros todos, sem exceção, apitariam falta naquele lance. Para mim foi só o Mbemba a tentar aproveitar-se do facto dos defesas serem tremendamente protegidos nestes lances de disputa de bola perto da sua área.
É deixar jogar, estes duelos físicos fazem parte do jogo e quanto menos se apita, menos fitas há e mais futebol é jogado.
deus_Ex_machina
Nobre Leal, respeito a opinião também, como é óbvio. Neste espaço devemos ser mesmo assim, fomentar uma saudável troca de ideias. Eu acho que os duelos físicos fazem parte e sou totalmente a favor que se deixe jogar quando os contactos são legais. Agora falando em específico daquele caso, há um puxão do morata no ombro, seguido de empurrão na anca. Se era o suficiente para o espalhafato que o mbemba fez, não! No entanto não deixa de ser falta. Se bem me recordo o mbemba aliviou para canto. E se do canto nascesse um golo da Juve? Será que a opinião generalizada que devia ter deixado jogar se mantinha?
oMeuUserName
Curioso que se vê muita gente a elogiar bastante esta arbitragem, e eu acompanho, foi das melhores arbitragens que vi nos últimos anos, e vindo dum árbitro espanhol ainda me surpreendeu mais (eu acho os árbitros espanhóis piores que os nossos). E depois há outras opiniões a falar muito mal da arbitragem, é estranho como a mesma prestação é vista de maneiras tão diferentes
deus_Ex_machina
Eu gosto que os árbitros deixem jogar, mas também há limite. Acho que se enquanto no tugão qualquer encosto é falta, hoje era necessário ter um nível demasiado agressivo na aborgadem aos lances para ser assinalada falta.
Leandro
É a diferença entre quem está habituado à arbitragem portuguesa e acha que o normal é o arbitro parar o jogo de 30 em 30 segundos e quem vê futebol internacional e ainda tem esperança que isto seja o normal, ou seja, futebol com bola e não com o apito.
deus_Ex_machina
Tens razão, a minha televisão só passa jogos nacionais. Ainda bem que temos de ter todos a mesma opinião :)
Apessoa
Pena o golo sofrido, com a quantidade de oportunidades que criamos acaba por ser curto.
Hirok "The Truth"
1a coisa a dizer: arbitragem brutal, muito bom mesmo, não marcou as palhaçadas que se costumam apitar manteve o critério para ambos, apenas dúvida neste último lance do Ronaldo mas penso que é o próprio que força o contacto colocando-se a jeito, portanto ok.
Em relação ao jogo a Juve joga tão pouco parece o Benfica, e o Pirlo é ainda verdinho para treinador de um colosso.. Porto fez um grande jogo cheio de personalidade, é um orgulho para os seus adeptos na Champions isto sim é honrar a história do clube, olhar nos olhos dos gigantes.. mas acredito que aquele golo do Chiesa virou isto pq em Turim o mais provável é a Juve passar mas vamos ver o que acontece, parabéns ao Porto
Estigarribia
Antes de mais, parabéns aos adeptos do FC Porto aqui do VM pela vitória frente á Juventus. Vitória justíssima.
Antonio Clismo
Mais pontos para Portugal
Oakander10
Este jogo devia ser um abre-olhos para a nossa arbitragem… Os jogadores do Porto fartaram-se de cair ao primeiro toque sofrido, acabando por prejudicar a equipa, claramente mal habituados às constantes faltinhas da nossa liga (e sim prefiro criticar os árbitros que os jogadores, porque venham de onde vierem acabam por sucumbir à nossa cultura).
Numero 10
Totalmente de acordo.
Hirok "The Truth"
Referi isso no meu comentário, acho que foi a melhor arbitragem que já vi em alguns anos (se bem que em relação aos incompetentes que estão na liga portuguesa não é difícil fazer melhor que são os que vejo de semana a semana)
Miguel SADSC
Subscrevo, é parar de ceder. Parem de apitar sempre que alguém cai e grita que eles deixam de fazer essas palhaçadas. Eu vejo futebol para ver exatamente isso, não para ver 22 homens de 30 anos a atirarem-se para o chão de 30 em 30 segundos como acontece cá. É surreal e uma das razões para o baixo nível que existe cá.
El Barto
Vi um stream argentino e até os comentadores estavam admirados com isso. Houve um momento em que o Marega pediu falta por um toque nas costas e o árbitro disse-lhe logo que não marcava essas faltinhas. Além disso, não tinha medo de gritar “NÃO” aos jogadores. Fossem todos assim.
AbbasK
Também reparei excelente arbitragem, devia ser sempre assim. No início do jogo, Otávio tenta berrar com o árbitro e ele manda-o imediatamente baixar a bolinha.
Hirok "The Truth"
Acima de tudo notou-se que tinha personalidade
TOPPOGIGGIO
Se alguém dissesse aos portistas, antes do jogo, que o golo da vitória seria uma jogada entre Manafá e Marega dir-lhe-iam que estava louco :) isso também é o bonito do jogo, quando os patinhos feios se tornam cisnes. Boa vitória do Porto (vi a 2ª parte) mas a Juve lá vai apertar. No final do jogo teve piada o Chico Conceição a cumprimentar o CR7 com muito respeito, quase sem lhe olhar na cara :) Benfica que amanhã faça o mesmo.
Mastodon
Só mesmo o David Carmo poderá salvar esta defesa quase amadora da Juventus.
Flavio Trindade
Que grande vitória do Porto!
Daquelas que enobrecem o clube e o futebol português.
Mais saboroso ainda porque o Porto foi claramente superior à Juventus.
Só não foi melhor devido ao golo imerecido de Chiesa que fez equilibrar a eliminatória que por competência portista estava desiquilibrada.
Ao mesmo tempo, exibição miserável da Juventus que criou menos problemas ao Porto que o Boavista no fim de semana.
Muito pobre o jogo da equipa de Pirlo.
Individualmente Sérgio Oliveira encheu o campo, Mbemba e Pepe estiveram imperiais, e Taremi voltou a demonstrar que é um enorme avançado.
Pela negativa apenas Zaidu que não teve andamento para a Champions. Falhou no golo de Chiesa e ia borrando a pintura no fim (não sei mesmo se não há penalty sobre Cristiano).
Do lado da Juventus nada a apontar de positivo.
Desde a complacência do treinador, às péssimas exibições individuais passando pelo equipamento anedótico.
Neves
Flávio,
Dá-me um gosto tremendo ler os teus comentários. Rigor e coerência sempre presentes. O meu agradecimento.
Saudações desportivas.
Flavio Trindade
Obrigado Neves!
Abraço
RicardoFaria
Grande jogo do Porto e só foi pena a Juventus ter conseguido um golo.
Todos os jogadores estiveram bem e estou confiante na passagem da eliminatória.
Agora é mudar o chip para o campeonato.
Saudações DesPortistas!
Ricardo F.
Expectável. Como dizia um user aqui há uns posts, quanto menos vences, estatisticamente mais próxima estará a vitória. O Porto não é clube de estar mais de 4/5 jogos sem ganhar e, apanhando esta paupérrima Juventus, só não ficou com a vantagem mais confortável, porque os laterais são limitados e dormiram num lance.
A equipa esteve muito coesa o jogo todo. Jogaram bastante bem coletivamente, não há sequer um jogador que tenha sobressaído por aí além. Estiveram todos muito ao mesmo nível.
Sobre esta Juve já falei demasiadas vezes. Quem insiste em jogar com o miserável do Danilo (fizeram o negócio da história com o Cancelo…nunca vi um clube ser tão burro), com o inconsequente do Rabiot (e até é dele a assistência para o golo, mas acrescenta tão pouco) e com o cone do Morata, não pode ambicionar nada. O meio campo não tem criatividade, nem verticalidade nenhuma e o jogo é sempre demasiado mastigado. O Pirlo foi muito bom jogador, mas é zero como treinador. Não se vê nada de nada dele. Está tudo pior ou igual ao passado (o que por si só já não era nada bom). Cheira-me a eliminação, tendo em conta o que já vi desta equipa esta época.
SL
Estigarribia
(comentário ficou cortado)
Em relação ao jogo, incrível como o FC Porto consegue mudar a mentalidade do campeonato para a mentalidade da Champions League.
Sérgio Conceição é um treinador que em nada representa os meus valores no desporto e no futebol, mas tem-se que admitir que ele sabe muito bem motivar os jogadores para estes jogos.
Tal como o Visão de Mercado assinalou, também gostei de ver o Sérgio Oliveira em campo. E na segunda parte teve uma chance para marcar em que remata á figura do GR polaco – cujo nome é difícil de escrever ?
Posto isto, o FC Porto tem o pássaro na mão e dificilmente perderá o jogo em Turim. Não vejo a Juventus a eliminar este FC Porto.
Saudações Leoninas
Ricardo Lopes
Exibição muito boa do FC Porto e Sérgio Conceição a ganhar o duelo tático com Pirlo. o único ponto negativo é o golo de Chiesa, que faz com que a Juve só necessite de um golo para passar para a frente e com Cristiano Ronaldo o caminho para esse golo fica mais fácil (ainda que neste jogo esteve muito bem marcado e a Juve não chegou muitas vezes à frente). Apesar de não ser portista, seria bom para o nosso país a equipa fazer uma boa campanha na Europa, além de uma forma de compensar os adeptos da provável não conquista do título.
A Juventus não devia ter promovido o Pirlo a treinador principal, devendo ter ficado nos Sub 23 pelo menos um ano, noto que está muito verdinho. Caso não conquiste nada esta época poderá não ficar na próxima época.
Vamos ver como reagem os italianos na segunda mão e possivelmente sem as mesmas baixas do jogo de hoje.
Fallen Angels
Quando o Ronaldo com 36 anos tem de descer ao meio campo para a Juve fazer alguma coisa… isso diz tudo. Tão mas tão fraca esta Juventus. Mas isso não diminui o bom jogo do Porto que fica com uma noite histórica mais que merecida.
Desta vez muita sorte a acabar, para mim aquilo era penalti clarissimo. Mas também já mereciam depois do azar em Braga.
Kafka
Tem piada que criticas o Cristiano ter de descer ao meio campo, isto quando o Messi tem de fazer isso à anos e tu no Messi já não dás isso como desculpa
Desonestidade intelectual sempre no máximo
Hirok "The Truth"
São jogadores diferentes Kafka, o Messi tem mais perfil de médio que o Cristiano, ele ter de andar a fazer isso durante o jogo mostra bem a falta de ideias que a Juve tem neste momento
Leandro
E porque o Messi não aparece a cabecear nas bolas paradas? Há com cada uma…
AndreChaves9
Tem de descer ao meio campo para se embaraçar…. Que se deixe apenas para o último toque para não dar demasiado nas vistas…
Pablo
Excelente apontamento, era bom que comentasses ontem, como sempre desapareces…
Vegeta
Comparar o Cris ao Messi também mostra bem o que o pablo percebe disto.
Mas o importante é dizer mal do JJ.
Pablo
Melhor que elogiar de certeza depois de tudo o que fez no Benfica. Eu sei que tens esperança hoje, até porque o “Benfica está a melhorar”…
Fallen Angels
Se ficasse para o último toque a Juve não tinha criado um terço do que criou… se fazer a equipa ser mais perigosa é embaraçar-se ok.
Há que ver os jogos antes de comentar. E não falo só deste.
AndreChaves9
Mas a Juve ontem criou algum perigo pelo Ronaldo? Não me diga que está a falar daquele lance a acabar a primeira parte?
Quinhas
Fazer a equipa mais perigosa????? com toques inconsequentes ???Não é á toa que Sérgio Conceição antes do jogo, disse que o cr na zona do meio campo é uma nulidade ,tal como ontem se viu(ou sem golos,nada acrescenta).
Santiago10
Este onze do Porto encaixa perfeitamente neste tipo de jogos. Fortíssimos na pressão e como o pirlo não deixa ninguém mandar uma charutada para a frente (nem o GR) acabam por sofrer. Cada pontapé de baliza para a juventus era um perigo.
Otávio, Marega e Sérgio Oliveira quando entra no jogo sem ser de fato de gala são exímios nesse momento do jogo. Taremi também. Muito bom.
Só não entendo como o Porto não consegue marcar um golo de bola parada. Certo que saiu tiquinho, Danilo e marcano. E telles!
Mas SO bate bem. E temos pepe, mbemba, taremi…
Resultado justo seria o 2-0. Parabéns ao Sérgio Conceição pelo excelente trabalho nestes anos, apesar de não ser valorizado pela imprensa.
Tiago Peixoto
Espero que no fim não nos fiquemos a queixar do desperdício do Sérgio que seria o 3-0… Aquele golo do Chiesa “caído do céu” também doeu. O Porto fez um ótimo jogo, ao seu estilo. Mas quem me surpreendeu mais foi a Juve. Que jogo fraco. Eu bem sei que estão a fazer uma maá época (tal como o Porto), mas têm equipa para nos vencer com toda a facilidade. Precisam mesmo de uma mudança no comando técnico.
Enfim, vai ser difícil em Turim, mas tudo é possível. Duvido que a mesma estratégia resulte 2 vezes, mas com esta Juve nunca se sabe.
É estranho, se me dissessem antes do jogo se ficava feliz com um 2-1 aceitava de olhos fechados. Mas depois do que vi, até estou um sabor agridoce, tal foi a facilidade do Porto, quer na pressão, quer no contra-ataque, quer na defesa. Mas é o que é. Vamos ver se não fazemos igual ao que fizemos contra o Bayern em 2015. Ainda assim, parabéns à minha equipa que bem os merece.
PS: A facilidade com que o Manafa roubou a bola ao Ronaldo no fim da 1.ª parte é dos pontos altos da minha vida.
PS2: Manafá a assistir para um golo do Marega contra a Juventus nos oitavos da Liga dos Campeões é peak Sérgio Conceição.
Tiago Peixoto
Gostava só de acrescentar a incrível arbitragem do Del Cerro Grande. Mais árbitros assim por favor. Não assinala faltinhas, seja para que lado for, não deu amarelos a torto e a direito, deixou jogar, não teve medo de não assinalar lances duvidosos para a equipa “maior”. Gostei muito.
E só para explicar um pouco o meu sabor amargo, o Porto esteve sempre mais perto do 3-0 do que a Juve de fazer o 2-1, foi por isso que me custou.
Mantorras
Ha clubes que tem aquela aura que parece que tem sempre sorte. Porto nao fez o terceiro e sofre o segundo do nada e no fim ainda quase empatam (no lance em que o jogo acaba e o Ronaldo fica a pedir penalty).
Com a Juventus ate ao fim ha sempre jogo, mesmo que nao facam 3 passes seguidos. E incrivel.
RicardoFaria
Há um lance em que o Zaidu agarra a bola com a mão e protesta com o árbitro e o gajo fica a olhar para o Zaidu do género: “Vais te portar bem ou levas amarelo?” .. aqui em Portugal, tinha logo levado o cartão que até era merecido diga-de de passagem.
O que quero realçar aqui é a diferença de atitude uma vez que o árbitro tentou sempre que o espetáculo não fosse estragado com um amarelo que condicionaria um jogador, com uma falta que travaria o jogo.. esteve muito bem.
Saudações DesPortistas!
Tiago Peixoto
Mais uma, que seja um Porto vs Manchester de 2004 e não um Porto vs Bayern de 2015 ou um Porto vs Arsenal de 2010.
Bruno V
Ganhou a melhor equipa, Ronaldo e companhia rocam o mediocre.
O Porto tem tudo para seguir em frente se repetirem a exibicao desta noite.
A Juventus nao jogou nadinha, inofensivos ofensivamente e mediocres defensivamente, o 2-1 e lisonjeiro para os Italianos que saim vivos do Dragao.
Pirlo sem palavras, ate quando veremos ex jogadores terem projectos sem praticamente nenhuma experiencia, a equipa e um marasmo de ideias, e contra um Porto em crise internamente e completamente papado e leva hoje um banho de bola dos Dragoes.
Quanto ao Ronaldo, foi de uma equipa que jogava para ele, para uma que nao consegue criar absolutamente nada e tem de ser ele a vir buscar jogo atras. No final, fica a chorar por um penalti, que com outro arbitro podia ter sido atribuido, mas este arbitro foi muito fraco o jogo todo, e numa decisao desta tem de ir ao VAR, isto sao decisoes de milhoes, nao e propriamente um jogo casados vs solteiros.
Tudo aberto para a segunda mao, mas o Porto com este resultado e favorito para passar a proxima fase.
SL!
Oldasity
Árbitro fraco? Você deve ser daqueles adeptos que acha que qualquer toquezinho deveria ser assinalada falta. Deve ficar todo feliz por ver jogos semana sim semana sim senhor com 40 faltas na liga portuguesa. O árbitro, para mim, foi a surpresa da noite. Critério idêntico para as duas equipas, evitou apitar qualquer toquezinho e deve ser das melhores exibições de um árbitro que vi nos últimos 5 anos.
Em relação ao possível penalty, não consegui perceber se havia ou não penalty, só vi uma reptição e Ronaldo pareceu já estar em desiquilibriu quando há contacto.
Hirok "The Truth"
Ao dizer árbitro fraco já se percebeu que de futebol percebe pouco ou zero..
Se não fosse o grande jogo do Porto diria que a equipa de arbitragem foi a melhor em campo, excelente em todos os aspetos/momentos do jogo e que valorizou o próprio jogo.
Flavio Trindade
A arbitragem espanhola não é exemplo para ninguém.
Mas o Cerro Grande é claramente o melhor árbitro espanhol ao contrário do pavão que eles acham que o é o Mateu Lahoz que é horrível.
Deco10
O Mateu Lahoz deve estar ao nível do mágico Veríssimo. Sempre que vejo algum jogo que ele arbitra até me dá um arrepio na espinha.
FVRicardo
Só vi a primeira parte com atenção.
Marega a aparecer quando joga contra uma equipa que defende com dois centrais/4 defesas.
Porto 4-3-3 a atacar. Conceição inteligente a explorar as costas da defesa da Juve com Corona e Marega a pedir no pé. O mexicano seria massacrado se pedisse a bola de costas para os centrais e mesmo se pedisse a bola em tal espaço não teria apoio para dar seguimento, Marega tem mais arcaboiço para segurar, no entanto perdeu várias bolas fáceis. Corona tem mais qualidade na recepção, por isso lançaram-lhe muitas bolas no espaço pelo ar. Acabou por não produzir nenhum efeito, mas foi bem pensado.
Deixar Chiellini ter bola enquanto Taremi marcava De Ligt. Muito bem Marega e Taremi a ajudarem a fechar os corredores, Porto muitas vezes em 5-4-1 ou até 5-5.
Juve 3-4-3 a atacar. Mckenie sempre nas costas de Oliveira e Kulusevski nas de Uribe ou prendendo centrais para Ronaldo receber na esquerda entrelinhas. Penso que a Juve é provavelmente a equipa menos criativa em prova, um ou dois segundos antes já se sabia o que os defesas ou médios iam fazer quando tinham bola, no entanto o principal culpado é o treinador que não impõe nenhuma dinâmica de corredor, por exemplo. Impressionante como não tentou nada de diferente para que Betancur ou Rabiot recebessem a bola de frente para o jogo.
Peter S
O Porto foi muito melhor do que a Juventus até ao golo dos italianos. A Juve teve muita bola, mas andou a passear com ela, quase não criou perigo. O Porto foi mais objectivo e fez mais por merecer a vitória. Estaria mais de acordo com o jogo um 3-0 do que o 2-1. Defensivamente, a Juventus parecia o Porto de alguns jogos do campeonato e o Porto fez lembrar a equipa asfixiante dos primeiros tempos do Sérgio.
Quanto ao suposto penalti, quando há contacto com o Zaidu, já o Ronaldo se tinha atirado para o chão. Se CR7 não fosse a cair, não teria havido esse contacto. Tentou, como habitualmente, sacar um penalti para aparecer como herói. Ainda bem que o árbitro não caiu na aldrabice.
Pedro FN
Estava mesmo à espera deste jogo.
Tendo em conta o que se passava a nível interno, a choradeira (que pelos vistos fez eco lá fora (90+4)) e a postura do porto no banco, este jogo veio confirmar a continuidade disso mesmo, mas agora têm a UEFA pela frente. A mancha do nosso campeonato pintou hoje o relvado do dragão.
Em relação ao jogo, Juventus muito fraquita e com muitos erros a merecer a derrota. Porto muito bem do inicio aos 80 minutos (O porto foi a melhor bola que podia ter calhado a esta Juve).
SS
Tiago Peixoto
Ah?
Deco10
Isto só pode ser comédia. Então o Porto está 80′ em que a Juventus não cria UMA situação de perigo para o Marchesín (todas as defesas do argentino são lances em que há fora de jogo), controlou o jogo completamente até ao golo da Juve e o que tentas tirar disto é que até a UEFA controlámos? Haja paciência.
Hoje demonstramos mais uma vez o porquê de sermos a maior equipa portuguesa e a única na Champions League, assim como temos sido constantemente a equipa portuguesa com melhores prestações na Europa. Pode doer a muitos, mas a verdade é que há uns anos a Juventus apanhou o Benfica na LE, e os dirigentes e os jogadores ficaram todos contentes a pensar que já tinham passado (que até acabaram por ser eliminados), e agora apanharam o Porto e a diferença de postura foi enorme, somos, de longe, a equipa portuguesa mais respeitada lá fora, digam o que disserem, tentem arranjar as desculpas que quiserem.
E, já agora, os 94 não há pénalti nenhum, em primeiro lugar o árbitro teve critério largo durante o jogo todo, não marcando falta a qualquer mínimo toque (não deve estar habituado a arbitragens europeias, compreendo) e depois quando o Zaidu se aproxima do Ronaldo, ele já estava em queda. Mais engraçado ainda é quereres fazer parecer que as críticas feitas cá em Portugal chegaram à UEFA e criaram uma vantagem do Porto sobre a Juventus.
Pedro FN
Ok, fui algo longe. A UEFA não é nada controlada pelo Porto, a azia e as acumulações é que me fizeram dizer aquilo.
Este post do VM tem como objetivo (depois do que aconteceu em campo claro) felicitar a equipa do Porto e a sua fantástica vitória e era isso que supostamente eu venho fazer apesar de só ler muitas vezes. Mas desta vez vim dizer o que não se quer nem deve ler depois de um jogo incrível por parte do Porto (que eu admito claramente e até digo que o golo da Juve não devia ter existido e o Porto tinha razoes e ocasiões para meter a Juve fora da Champions em março).
O único problema aqui é só um: Sérgio Conceição. Pode ser um treinador muito bom (algo que penso que demonstrou hoje) mas vê-lo a sorrir e feliz depois do que tem feito internamente (postura) não dá. Eu faço esforços para ter empatia e aceitar a pessoa em questão, as vezes até basta um sorriso de lado ou uma palavra humilde para eu ficar contente mas o que eu vejo somente no Sérgio é falsidade, é raiva é tudo de negativo que uma pessoa pode ter (a sua equipa não reagia assim dentro de campo se ele não estivesse lá) portanto sim pode-se dizer que eu não aguento ver o Porto a fazer pontos nos dias em que o Sérgio estiver lá.
O escape que devia ser o futebol não está a ser estes dias, o ódio que ele provoca nas pessoas.
SS
For Dummies
Em Portugal percebo que não seja fácil. A comunicação social é extremamente desagradável em dar visibilidade ao futebol e aos maus exemplos que carrega (ora são as declarações de JJ, ou de SC, ou de um presidente ou de outro qualquer que tenha tempo de antena).
Mas é preciso às vezes ler menos, ver menos, para não perder o amor e o rigor pelo futebol que é jogado dentro de campo pelos jogadores.
Quem o torna podre é quem dá azo a tempo de antena de pessoas desnecessárias, ganha com isso e faz os adeptos revoltarem-se escusadamente. Vejamos mais o jogo, analisemos os lances aos nossos olhos seja tacticamente ou mentalmente, tanto na nossa equipa de eleição como na adversária. Discutamos futebol.
Cpt Obvious
Mas azia do que? De uma equipa portuguesa que não a tua ser saido viva para a 2ª mão dos oitavos de final?
Vamos mal vamos. Surreal. Parabéns pela contribuição fantastica.
Deco10
O For Dummies já disse tudo. Quero apenas acrescentar que julgar as pessoas no calor do momento nunca traz boas coisas. Eu, como portista, gosto do SC, assim como gosto do Pepe, como gostei do Bruno Alves, etc. Em contrapartida não morro de amores pelo JJ, pelo Ruben Dias, pelo Luisão, etc. O que quero dizer com isto é que, por normal, tendemos a gostar muito de quem defende o nosso clube e a “detestar” quem faz o mesmo pelo rival. Já fui assim, mas já me apercebi que isso em nada me faz bem, afinal de contas nem sequer ganho nenhum com estas brincadeiras.
Acho importante é tentar-mo-nos abstrair do clube que se representa e tentar entender a posição de quem está lá. Hoje em dia, e voltando aos exemplos que dei em cima, acho piada ao JJ, e tenho um imenso respeito pelo Ruben Dias e pelo Luisão, consigo perceber que, eu concordando ou não, foram dois jogadores que deram tudo pelo clube que representavam.
O grande problema em Portugal está no toda a gente fazer juízos de valor tendo em conta a sua “cor” e não se pondo na situação do interveniente. Mais um exemplo, quem daqui não achou piada ao Scolari quando estava “protegendo o minino”? Tem muita piada e gostamos porque estava a defender um “nosso”, se fosse o SC, o JJ, o Ruben Amorim, etc a fazer igual estavam todos os rivais a dizer que era isto e aquilo, quando na verdade, e pondo-nos naquela situação, o Scolari como defensor de um emblema estava realmente a proteger um dos seus, depois claro que deve ser castigado, porque afinal de contas teve um ato que tem de ser castigado, mas pessoalmente todos ficamos um pouco mais contentes por ver que tínhamos alguém à frente da nossa seleção que dava o corpo em situações de aperto.
DNowitzki
E o Benfica que não viesse à conversa. O mesmo Benfica que enfrenta uma Juventus bem superior a esta, que ganha em Lisboa, que vai a Turim arrancar um empate, sendo esbulhado de toda forma e feitio pela equipa de arbitragem… e mesmo assim, passa e segue em frente, onde volta a ser roubado em toda a linha por aquele sujeito alemão.
Se formos compara as exibições de então da Juventus com esta de hoje, só poderemos concluir que a desta noite está a anos-luz dessa que pouco depois foi à final da LC.
E tudo isto foi espoletado por uma vitória por 2 a 1 sobre um arremedo de Juventus! Balha-ma Deuse!
Pablo
Tão forte que estava na Liga Europa.
Deco10
Convém ler o que foi escrito e o sentido em que foi escrito, aliás no meu comentário até digo que o Benfica acabou mesmo por passar. Mas compreendo que compreensão em português não é para qualquer um.
Hugorr
Que comentário surreal. Faz-me crer que é uma tentativa de ‘trolling’ mal sucedida.
Cumprimentos
T. Pinto13
Adorei a arbitragem se bem que aquele lance ao fim me deixa muitas dúvidas.
Sérgio Oliveira está um craque!
A Juventus joga zero…
Incrível a falta de qualidade desta equipa quanto tem tanto craque…
E os golos são um atentado…
El Pipito
Foi sempre a abrir a arbitragem. Manteve sempre o mesmo critério (largo) para os dois lados. Não me lembro de ver um árbitro tão permissivo nos últimos tempos.
T. Pinto13
Os árbitros portugueses até acham que aquilo é outro desporto.
A quantidade de faltas e faltinhas que se marca por cá é absurda.
Pablo
Excelente jogo do Porto!! Isso é uma representação digna europeia para Portugal! Os outros campeonatos são melhores sem dúvida por isso temos que valorizar esta exibição portista! Quase toda equipa fez o que pode do resto é a fraca qualidade de alguns jogadores como Zaidu à primeira.
Quanto a Juventus, pessimamente mal, Bentacur fez me lembrar o Gabriel com os passes, Danilo, Alexssandro, Rabiot estiveram muito mal, Ronaldo o mesmo depois melhorou um pouco mas pedia-se mais. Este golo de Chiesa caiu do céu, a Juventus saiu no lucro. Pirlo fraquinho como treinador e o Porto ainda tem chances na eliminatória.
Obs: O engraçado já pelo fim do jogo, não sei se foi o cansaço, a equipa do Porto começou a fazer “corpo mole”, com os seus vícios no tugão, cada toque um grito, os jogadores a caírem por tudo e por nada com o Luís Dias à cabeça. Impressionante este jogador a cada contacto cai-se logo chão, enfim.
Kacal
Grande vitória e que nos coloca na luta para a 2ª mão, continuo a ver a Juve como favorita e a jogar em sua casa basta 1-0 para passar portanto nada está fechado, além disso o CR7 esteve apagado mas todos sabemos que por vezes dá resposta. Mas a “receita” tem que ser a mesma, temos que ser tão competitivos como fomos hoje e temos que dar tanto como demos hoje. O resto a inspiração poderá não ser a mesma, mas a atitude terá que ser. Mas está tudo em aberto. Obviamente a Juve não tem jogado nada esta época e portanto não é nada de chocante ter perdido hoje até porque aquele golo inicial deixou-os fragilizados. Mas é sempre uma vitória importante quer a nível financeiro, quer de reputação como também a nível de ranking portanto muitos Parabéns ao SC, à equipa e a todos nós (adeptos), que venha a 2ª mão! Mas realmente com o nosso estilo físico e a nossa atitude a pressionar a todo o campo e ser intensos, a Juve a querer jogar desde da bancada quase mas sempre sem ideias e muito previsiveis, tornou-se fácil.
Hugorr
Fico com a impressão de que o Porto se tornou absurdamente displicente a partir dos 2-0, e teve uma mão cheia de oportunidades para dilatar a vantagem e aumentar as chances de passar a eliminatória, vantagem essa que praticamente se esfumou quando a Juventus faz o seu golo… desnecessário.
De resto, o Porto teve bem o jogo praticamente todo, gostei de ver, mas a defesa tem tremido por todos os lados, e Zaidu pelo seu lado tem estado numa forma horrenda… onde está o Zaidu do inicio da epoca?
Cumprimentos
BrunoAlves16
Parabéns ao Porto, vitoria justissima e que só peca por escassa. Exibição tremendamente competente perante uma Juve muito frouxa. Centrais, Sergio Oliveira, Corona e Taremi a um nivel altíssimo. Manafa também merece uma palavra, exibição muito competente.
Como muitos de nós previmos aqui no blog, Porto podia discutir a eliminatória com a Juve, esta equipa está muito longe dos actuais tubarões principais do futebol europeu. Ficou provado neste jogo. Se o Porto mantiver o rigor e critério deste jogo na segunda mão acredito que consigam passar, mesmo tendo sofrido este golo no fim. De relembrar que nos ultimos dois anos a Juventus foi eliminada pelo Ajax (depois de ter empatado 1-1 em Amesterdão) e Lyon (aqui com uma derrota por 1-0 em França, estava em pior posição que agora). Se for eliminada pelo Porto é mais do mesmo, são equipas que coloco na mesma linha europeia. Frustrante tendo em conta que contrataram Cristiano Ronaldo precisamente para atacar a Champions.
Kafka
Resultado mais justo teria sido 3-0, o golo da Juve nasceu do céu, mas esse golo muda tudo… Com 2-1 duvido muito que a Juve não passe, prevejo um hat trick de Cristiano dentro do género da eliminatória contra o Atlético Madrid
El Barto
Quem diría que uma vitória por 2-1 nos ia saber a pouco… Foi pena o golo sofrido, que veio quase do nada. Houve ali momentos em que nos via mais perto do 3-0 que a Juve do 2-1.
Grande jogo do SO. Também gostei do Uribe e Otávio, que assim que saiu, a Juve veio para cima de nós; e Taremi – é um autêntico guerreiro persa e se não fosse aquela falta do Alex Sandro para amarelo já perto do fim, ficava com via aberta para a baliza. Faz lembrar o Derlei, que também não desistia de nenhuma bola. Marchesín também esteve muito bem, não podia fazer nada no golo. E parabéns também ao SC que soube anular a Juve e a ganhar 2-0 mostrou querer mais, ao meter o Díaz em vez de recuar a equipa, como faz sempre.
Tiago Silva
Concordo, mas penso que o Sérgio Conceição errou ao tirar Marega e colocar Grujic, fez baixar a equipa que estava muito bem alta, mas percebo a substituição para dar mais segurança ao meio-campo e a equipa parecia mais desgastada perto do fim o que é normal. Mas penso que foi isso que deu alguma vida à Juve, foi uma pena. De qualquer maneira parabéns ao Sérgio Conceição pela forma como abordou este encontro.
masterDC
Parabéns ao Porto e a todos os portistas aqui do blog, foi um grande jogo dos dragões e uma vitória justa. Foi pena é o golo sofrido, já que a Juve não fez por o merecer. O Porto esteve mais próximo do 3-0 do que a Juve do 2-1, mas o que é certo é que o golo sofrido pode vir a complicar a passagem.
Esta Juve não joga nada e mesmo que passem a eliminatória (o golo fora facilitou), podem muito bem ser já eliminados na próxima fase. O campeonato está difícil, só mesmo com deslizes dos rivais é que podem ir acreditando e na Champions também me parece que não irão longe, se bem que no futebol tudo é possível. O melhor nesta altura seria substituir Pirlo enquanto há tempo.
Mais uma vez parabéns ao Porto, mereceram a vitória e foram melhores. O futebol português agradece. Espero que amanhã as equipas portuguesas na LE também consigam sair vitoriosas.
For Dummies
Interessante ler na mesma caixa de comentários que a arbitragem foi fantástica por não serem assinalados toques e faltinhas (opinião à qual subscrevo) e ao mesmo tempo ler sobre a arbitragem fraquinha o jogo todo.
Afinal o que se quer da arbitragem?
Quanto ao jogo, resumo o que já foi dito e reforço que Manafá me surpreendeu neste jogo, bem mais consistente; já Zaidu cada vez pior, seja no discernimento, na falta de qualidade, marcação, posicionamento e passe/cruzamento, pensei que SC o ia preterir pelo Sarr sinceramente a meio da segunda parte porque os erros já eram evidentes.
Excelente a pressão alta e o foco, que valeram os 2 golos e aborrecido por não se ter conseguido o 3º aliado ao facto de sofrer o golo em casa. Vamos ver em Turim que tal mas não se avizinha fácil já que 1 golo da Juve os leva em frente na competição.
Pirlo cada vez mais perto da saída (aposta à la Vitória com o Tiago Mendes, não se percebe), para além dos resultados o futebol é pobre e parece não saber gerir os egos do balneário – bom jogador não significa bom treinador (seja a nível táctico como mental, porque é preciso uma equipa que saiba perceber, seguir o mote do mesmo e saber ser liderada). Há tempos o Maniche teve uma declaração excelente sobre este facto.
Tiago Silva
Há que dar tempo ao Pirlo, deu um passo maior do que a perna, mas acho que é um treinador com potencial. A Juve não pode continuar com ele está época, mas gostaria que assumisse um clube da Série A mais fraquinho ou mesmo da Série B, era o passo certo que deveria fazer. Veja-se o Inzaghi que está agora no Benevento após um mau começo de carreira de treinador e agora anda a fazer maravilhas no Benevento.
For Dummies
Certo.
Mas esta aposta em treinadores que foram outrora jogadores fortes com poucas provas dadas na liderança de uma equipa deu-se no pós Zidane, com os resultados positivos que este teve. A questão é que não há uma regra universal que corra bem para todos, ou mal para todos. Mas a Juve errou à grande porque o Pirlo não tem arcabouço para este nível ainda. De pequenino é que se torce o pepino, mas também é preciso perceber que não se pode querer aliar a uma ideia de jogo só porque sim, é necessário entender o tipo de jogadores que tem à disposição e saber articular a melhor forma de os pôr a jogar.
El Pipito
Apostas em treinadores que foram ex jogadores sempre existiram. Uns são Cruyffs e Guardiolas e outros são Pirlos e Thiagos Mottas.
Mas concordo com o Tiago Silva. Deu um passo maior que a perna e devia ter começado num nível inferior. A culpa nem é dele. Chegou à Juve para ser treinador dos sub-23. O senhor Agnelli é que viu uma luz qualquer e meteu o homem logo na equipa principal.
Knox_oTal
Parabéns ao FCP e aos portistas! A grande diferença (porque no geral há muitas semelhanças) entre os azuis-e-brancos e o Benfica actualidade é “apenas” um pequeno grande pormenor… ATITUDE dentro de campo!
Red Punisher
Resultado ótimo para o Porto acreditar nos quartos-de-final. Claramente o jogo com menos qualidade dos 4 até agora disputados. Resultado justo seria 3×0 ou 3×1 mas assim se desenrolou injustamente o jogo.
Nota clara para a qualidade do árbitro. Imaginem árbitros deste calibre no tugão. De excelência, que não marcam faltinhas “de levar cum pau”. Certamente jogadores como João Mário, Pote, Marega, Taremi, Sérgio Oliveira, Pizzi, Grimaldo e Darwin deixavam de simular faltas inexistentes, embora neste capítulo os pupilos de SC levam a taça, mas de longe, nas suas simulações que lhes concedem 10-15 faltas por jogo, algumas inclusive que resultam em golos, mas enfim.
Para refletir…
Amanhã, lá teremos o Benfica promissor de LFV. Mas hoje foi Porto e foi triste, porque mereciam maior vantagem!
Parabéns ao melhor clube português a jogar na Europa, ano após ano.
Antonio Clismo
Não deixa de ser interessante os benfiquistas, sportinguistas e braguistas a torcerem tanto pela passagem do FC Porto à próxima fase uma vez que isso significa mais desgaste fruto de um calendário caótico o que equivale a perda de pontos para o campeonato pela certa.
A luta pelos lugares da Champions vale mais do que o campeonato em si. No caso dos 3 grandes significa a própria sobrevivência financeira.
Creed Bratton
Ou então é porque o 2º está bem mais perto que o 1º…
AlexanderSearch
Ou então é porque é um clube português… (Além de saber sempre bem ver um underdog ganhar
DNowitzki
Ou isso ou é um comentário ao teu «jeito». Pessoalmente, não torço por nada, limito-me a ver e refletir a minha opinião.
O teu raciocínio pautar-se-á pela lógica do adepto básico, tanto mais que, a ser assim, seria «preferível» a Braga e Benfica saírem voluntariamente da Liga Europa, bem mais cansativa. Enfim, lógicas…
Tiago Silva
Um Porto longe de estar perfeito conseguiu incomodar muito a Juventus, com a sua pressão muito bem feita e a sua garra e genica a sair para o ataque, souberam onde ferir a Juve e não hesitaram, até poderiam ter ganho por mais. A Juve esteve muito apática na maioria do jogo e só conseguiu subir de rendimento com a entrada do Ramsey.
Muito bom resultado para o Porto, pena aquele golo da Juve no final, irá complicar mais a passagem, mas saem bem vivos do Dragão e podem acreditar na passagem.
AbbasK
Só vi a primeira parte. Excelente Porto, mentalidade forte e físico, que é o que falta ao Benfica. Sérgio Conceição estudou bem a Juventus e aproveitou as fragilidades na saída de bola. A Juventus joga muito pouco e do meio-campo para a frente só Ronaldo é jogador do topo, entre aqueles que foram titulares. Pirlo quer implementar uma ideia de jogo que não encaixa com os jogadores que tem. O Porto tem hipóteses.
Antonio Clismo
Ou a transfusão foi feita esta semana ou será feita antes do jogo no Funchal. Os jogadores do Porto vão parecer frescos de agora em diante.
For Dummies
Dá-lhe.
A caixa de comentários é relativa ao jogo Porto-Juventus.
Fala da bola pf.
Santander
Esta equipa da juventus é penosa.. Parece que tem so Maregas em campo dado o nível de trapalhão que apresentam.. Para os que falam dos processos ofensivos do atlético deviam por os olhos nesta equipa.. Não há fio de jogo não há lances estudados não há combinações não há nada.. Desde de 2017 que não havia outro jogador que não Ronaldo a marcar na fase a eliminar.. O que o homem faz ali é verdadeiramente grande.. E que fuja dali enquanto tem anos de carreira..
Wey
Em 2018 Ronaldo ainda estava em Madrid e a Juventus perdia nos 4os de final com golos ante o Real.
Duplo T
Parabéns ao Porto pelo resultado e boa sorte para a segunda mão.
Kafka
Uma coisa que se nota uma enorme diferença do Porto para o Benfica nestes jogos europeus é a dimensão física, hoje o Benfica teria sido engolido pela Juve mesmo que a Juve jogasse mal, porque do ponto de vista físico os jogadores do Benfica são todos bastante fracos… Já os jogadores do Porto pelo contrário estão dentro da mesma dimensão física que os da Juve e portanto segundas bolas, ressaltos, duelos 1 para 1 torna tudo logo mais equilibrado e sendo só a questão técnica e táctica a fazer a diferença…. Já quando é o Benfica na Europa como fisicamente os jogadores do Benfica são todos pele e osso, o Benfica entra logo com esse handicap, que faz com que o Benfica nem dê luta dê, porque perde largo em todos os parâmetros do jogo e se perder em termos de técnicos é normal porque os jogos adversários são melhores, já perder em termos físicos não é inadmissível porque o físico dá para ser trabalhado, o Pizzi não tem mais força apenas porque é mau profissional e não se esforça para isso e é extensível para todos os jogadores do Benfica
Meu nome é Toni Sylva
Isso é a mais pura das verdades e não é só nestes jogos que se nota. A meu ver é o problema do Benfica de há anos para cá e não entendo nem porquê nem porque é que não se resolve. Já sei que a culpa é do Vieir mas não entendo porque é que ele próprio não resolve o problema, e não me venham dizer que é porque não quer saber, porque o homem ou é um grande vigarista ou burro, mas não pode ser ambas as coisas ao mesmo tempo. Para mais, isto não foi sempre assim.
Não entendo, há coisas que todos vemos e dentro daquele clube ninguém vê.
Mrleinad
É exatamente isto que penso.
Ás vezes parece que o Benfica já não existe, e que os tempos em que o Benfica batia o pé a todos (estou a falar das finais da liga europa e em que efetivamente e jogava bom futebol) nunca mais vão voltar.
Nestes tempos vejo apenas jogadores amorfos, falta de atitude .. .Não existe alma naquela gente. Vamos a mais de meio da época e não se veem melhorias a nível do nosso futebol.
Incrível isto estar tão mau. Já para não falar do suicídio financeiro que está a ser esta época, com um investimento sem precedentes e uma desvalorização dos ativos que acompanha na mesma proporção.
Volta Benfica… Seja com Vieira ou outro qualquer.
Hirok "The Truth"
Se fosse só dimensão física estávamos nós bem Kafka, isso resolvia-se com a contratação desse tipo de jogadores, o problema do Benfica é muito mais profundo, é a mística que se perdeu e o não honrar o manto sagrado, que nos anos 60 esteve no topo do Mundo acima do maior clube da história que é o Real Madrid, fomos a 2a equipa na historia a vencer a maior competição de clubes e agora é isto…
Xyeh
Eu acho que um dos problemas do Benfica é os adeptos agarrarem-se demasiado ao passado e a essa história do manto sagrado, há quantos anos o SLB não tem mística? Vai tendo 1 ou outro jogador mas o lixo de presidentes que teve rebentou com a mística, Damásio, Vale e Azevedo e LFV não são benfiquistas e deixaram a mística desaparecer (o Vilarinho dou de barato), o SLB já não é o clube que os seus adeptos acham que é, é uma empresa focada em dar lucro e se pelo meio vencerem uns títulos fenomenal. O FCP parece ter adormecido muito devido à idade de PdC que acabou por deixar uma corja aproveitar-se do clube, no SLB a corja foi colocada pelo LFV. Eu gostava que a rivalidade entre os clubes fosse apenas dentro do campo, umas bocas entre treinadores mas que os presidentes e restantes elementos não intervenientes em jogo ficassem de fora.
Hirok "The Truth"
O problema é que os jogadores não sabem a história do Benfica, o Benfica tem 7 finais de Champions e outras prestações memoráveis, basta ver que hoje deparei-me com a frase do Rafa (não tinha ouvido ontem) em que não sabia o que se passou à 30 anos contra o Arsenal, é inacreditável um jogador com 5 anos de clube não conhecer algo básico, a história é a coisa mais bonita dos clubes, é isso a mística e vestir o manto sagrado, há um desrespeito que começa de cima e chega aos jogadores, Vieira reergueu o Benfica no pós Vale e Azevedo mas já está a dar 4 anos à casa a mais, já chega..
DNowitzki
1. Jogo muito competente do Porto ao nível defensivo e a pressionar altíssimo.
2. Dois golpes em momentos similares: o primeiro golo é oferecido e o segundo muito bem construído.
3. Que a Juventus joga mal já todos sabemos, mas isto está ao pior nível do que tem feito na liga italiana. Lentos, lentíssimos, sem um pingo de criatividade ou agressividade, buracos defensivos atrás de buracos defensivos… Aquele meio campo, excetuando o rapaz que ofereceu o primeiro golo, é horrível. Nem Chiesa hoje esteve em dia sim. E ver Ronaldo a ser desarmado e passado em velocidade pelo DD do Porto foi deprimente.
4. O ano passado foi chutados pelo Lyon. Este ano, como tem sido profetizado aqui por vários comentadores, corre o risco de sair novamente de forma prematura.
5. It’s so easy [to] make money this way…
Xyeh
Um jogo com muita bola nos GR tanto para um lado como para o outro, nota-se dificuldade de construção em ambas as equipas mas o pulmão da equipa do FCP fez a diferença, o FCP continua com o problema de baixar as linhas quando está a ganhar, o golo sofrido é muito venenoso, gostei da arbitragem, SO a jogar muito, centrais imperiais e o Manafá muito bem, do outro lado o Zaidu muito displicente, teve um lance interessante onde arrancou e sofre falta que não foi marcada e já tinha comido 2 jogadores da Juventus mas de resto teve muito mal. Otávio mandou vir com tudo em vez de jogar um pouco mais, o Marega teve alguns toque interessantes mas apesar do golo foi mais útil a defender do que a atacar, o Corona teve um bocado apagado a atacar mas ajudou bastante a defender, falta algo a este FCP como falta algo a esta Juventus, duas equipas que calhasse outro sorteio possivelmente teriam já sofrido um resultado muito negativo, foi o sorteio perfeito para as duas porque ambas têm problemas de construção então o jogo é moído. Marchesin muito bem sempre que chamado disse presente, vamos ver a segunda mão, a Juventus vai entrar com tudo e o FCP não se pode desconcentrar.
Nicola
De facto, o estilo de arbitragem que a nossa liga precisava. O futebol não é basquetebol, simples.
Litmanen
Jornada de dinheiro fácil na Champions. Ontem foi com o PSG e hoje com o Porto. Hoje foram mais uns bons trocos no bolso do mais fácil que existe.
Só quem nunca sequer passou os olhos nesta Juve acha que eles tinham hipótese de ganhar nem que fosse ao Paços de Ferreira neste momento (levavam chocolate). Aquele meio campo a gasóleo agrícola é do pior que já vi na vida… Chiellini está acabadíssimo nem para parar o pino do Marega serve coitado. Uma equipa de banalidades com um estrela frustrada na frente e com a cabeça fora dali.
A Juve não consegue ligar um simples passe de apoio frontal do mais banal que existe, passou o jogo todo e não se contaram 3 passes seguidos que conseguissem ligar no meio campo adversário.
Muito mal o Sérgio Conceição, o tal “destemido e selvagem” que é só garganta, mas depois nunca os tem no sítio nos jogos. O Porto estava por cima com facilidade e com toda a justiça e podia ter chegado naturalmente ao 3-0 (ameaçaram inclusive), mas SC teve medo e estragou a equipa e abdicou do jogo para tentar defender o resultado. Quase me lixava a aposta, levou o 2-1 e pode perder a eliminatória em Itália se tiver azar com umas bolas paradas ou um dia sim de CR7.
O Porto parecia uma super equipa ao pé desta Juventus que se não fosse a Liga Italiana ser como é e os dias bons de CR7 e estavam no meio da tabela.
Jonalty
Era interessante teres feito este comentário antes do jogo. Hindsight is 20/20!
Leandro
Eu pensava que o Porto jogava mal mas hoje vi a Juventus, meu deus. Já não me lembrava do porquê de infelizmente ter tido de deixar de acompanhar os jogos da equipa do Ronaldo.
De resto, grande arbitragem, Carlos de Cerro Grande é o nome.
Meu nome é Toni Sylva
O Porto a mostrar que sabe ganhar quando joga para isso, e depois no fim do jogo arma-se em Benfica e sofre um golo que pode ser perigoso.
Paulo_Leixonense
O Porto foi superior até aos 80 minutos, depois o Conceição quis defender o resultado e acabou por sofrer o 2-1 e, mesmo a terminar, não sei se o lance do Ronaldo não era penálti, só consegui ver uma repetição muito rápida e fiquei na dúvida…
Acredito que Pirlo não dure muito tempo no comando técnico da equipa principal, a equipa não tem fio de jogo, não tem intensidade, não defende bem e nota-se que está em baixo moralmente…
Algumas notas que retiro do jogo:
– O Otávio é essencial neste modelo do Conceição, mas é um jogador “porco” a jogar, sempre com teatros, simulações e sempre que vai à bola e faz falta (maior parte das vezes) começa a mandar vir com o adversário, fiscal de linha e árbitro, parece que não tem noção do que faz! A continuar assim vai acabar por apanhar um adversário que lhe vai dar 2 bananos, como fez o Rafael (VSC) ao João Pereira (SLB). Acho que esta postura dele acaba por o prejudicar e muito. Acredito que vá tentar sair a custo 0 do Dragão mas se for para um campeonato onde este tipo de jogadores não são apreciados, vai ser muito mau para ele;
– Ronaldo com 36 anos era o único que se mexia ali na frente, baixava para buscar jogo e tentava puxar pelos companheiros;
– De Ligt é o mesmo que jogou no Ajax? Meu deus, está muito lento, preso de movimentos, acho que até um pouco pesado;
– Danilo e Alex Sandro nitidamente em baixo de forma e sem confiança, principalmente Alex Sandro, que fazia o corredor todo e ainda cruzava com qualidade;
– Rabiot é um jogador que nunca percebi o hype à volta dele, sinceramente. Acho que é bom jogador, mas não é nenhum craque e quando saiu do PSG foi com o pretexto que era muito bom e não lhe davam o valor… enfim
Brunoflip
O Conceição a querer defender o resultado é a dar-se mal é o acontecimento mais consistente na sua carreira de treinador no Porto.
Filipe Ferreira
Parabéns ao Porto pela exibição, super sólidos. Fizeram hoje lembrar o Sporting no campeonato, com a diferença que foi frente a uma Juventus e na liga dos campeões. Muito coesos a defender, sem permitir chances de golo e sempre à espreita da baliza adversária. Sentia-se que o 3-0 estava mais perto do que o 2-1, mas a Juventus tem jogadores de outro nível que podem fazer golo a qualquer momento, e na única vez que um dos médios rompeu na área do Porto deu golo. Pensei que o Pirlo tivesse um bocadinho mais de inteligência para ver que aquele meio campo estava a ser um desastre. Aparentemente Morata não estava a 100%, e Dybala? Estava no banco (bancada).
Até eu senti a raiva do Cristiano que queria vir mostrar no seu país aquilo que é capaz, como se alguém duvidasse dele (se bem que há uns poucos ainda), e a equipa só complicou. Danilo e Alex Sandro são uma comédia, o meio campo da Juventus deve ser dos mais homogéneos da Europa, todos iguais e todos fracos (safa-se Rabiot de vez em quando). Kulu não esteve em campo, Chiesa e Cristiano foram os mais inconformados.
O Porto venceu, venceu bem e é pena o golo sofrido, mas a 2ª mão vai ser muito dificil. A Juve vai querer vingança e já deverá contar com Morata, Dybala e Cuadrado.
Francisco Ramos
Começando pelos comentários da TVI – péssimos por sinal – na Champions não há factor casa, não há factor primeira mão. Champions é isto! O que quer que seja isto é que ninguém entendeu mas é constrangedor ouvir aquele senhor e isso mostra o nível do jornalismo que temos em Portugal.
Olhando para o jogo, penso que Sérgio estudou bastante bem esta Juventus, criando uma superioridade táctica ao longo de todo o jogo, com a excepção do minuto 82 que sofremos o golo do Chiesa. Muito bem na pressão a campo todo (será pela falta de pressão que criamos pressão?), linhas muito compactas e várias saídas em ataque, quer rápido, quer pausado. O golo muito cedo também ajudou que os jogadores trocassem a bola com uma maior à vontade que seria suposto mas no computo geral foi muito bem conseguido da nossa parte.
Temos a vantagem de a Juventus de hoje não ter a superioridade de outros tempos, com uma completa anarquia táctica (ainda não entendi que táctica é utilizada), onde apenas acontece algo mais pelas individualidades que tem do que pelo que o colectivo devia produzir. Defende mal (várias vezes abriram o corredor central que não deu mais golos por ineficácia portista) e ataca pior, pelo que só quem não tem visto os jogos é que poderia esperar algo diferente. A moda de apostar em ex jogadores ultimamente tem corrido pior que melhor porque, regra geral, não estão preparados para este nível.
Penso que apenas podem ser apontados dois defeitos a toda a estratégia de ontem. Continuamos a produzir zero perigo nas bolas paradas ofensivas, quando antes eramos das melhores equipas da europa a criar oportunidades de golo e materializá-las, e a substituição de Marega por Grujic, apesar de nos dar mais poder no meio campo, já ele cansado pela pressão pelo campo inteiro, também nos fez recuar as linhas e com isso a Juventus começou a chegar mais próximo da nossa baliza (inclusive marcou o golo que deixa tudo em aberto). Já no início da época os resultados mostraram ao Sérgio que o 4-3-3 não resulta e agora sempre que acaba com esta táctica, acabamos com o coração na boca ou sofremos mesmo o golo que não queríamos. A rever, principalmente esta nossa ineficácia das bolas paradas (que o Sporting por exemplo tem conseguido capitalizar este ano e com isso está na frente).
Individualmente, Manafá a mostrar o que é, um “defesa” que ataca melhor do que o que defende. Tão bom na assistência para o 2-0 (algo que ele faz normalmente mas acaba decidindo mal), como na cratera que permitiu Rabiot assistir Chiesa para o 2-1. Mbemba e Pepe a controlar quase todos os momentos do jogo, incluindo a profundidade procurada pela Juventus, com o defeito de muitas bolas perdidas a sair jogar longo. Zaidu está a anos luz do início da época, quer a nível ofensivo (cansaço? lesão?), quer no posicionamento defensivo (sem força não chega a todo o lado mas já podia ter aprendido algo). Sérgio Oliveira a ser o maestro da equipa (e com esta frase dou a mão à palmatória que nunca acreditei que chegasse a este nível de uma forma regular), chegando a parecer omnipresente tal a ocupação de espaços que fez. Uribe muito bem na pressão, sendo por vezes duro demais, e quando apenas lhe pedem isto é um jogador muito competente. O problema é quando o Porto tem que criar e correr atrás do resultado e aí é limitado. Corona uns furos abaixo do que já mostrou, não criando perigo, não acompanhando Alex Sandro, ou seja, passou ao lado do jogo e merecia ter saído mais cedo. Cansaço? Fadiga mental? Alguma coisa será mas não foi o Corona de outros dias e teve espaço para criar muito mais nos seus movimentos interiores, que ontem foi facilmente interceptado. Otávio a ser Otávio durante 60 minutos, mas ainda com falta da intensidade que o caracteriza. Defende melhor que Diaz e com isso deixou Zaidu mas protegido e com a troca vimos o perigo que começou a ser aquele flanco. Contudo Diaz dá ao jogo outras coisas como o esticar ao progredir com bola e dá golo, alguém que Otávio não tem. Importante ontem para tentar continuar a contra-atacar mas infortuito porque a bola não chegava com a mesma qualidade. Marega destruiu quase todas as jogadas em que procurávamos um pivot para jogar longo e fazer a contenção até aparecer um colega mas fez um golo que o poder animar para o que falta do campeonato (não podemos atirar a toalha porque a entrada na Liga dos Campeões é fundamental), pelo que acaba por sair com nota positiva. Já Taremi parece que está num nível superlativo, como se isto fosse um sonho tornado realidade. Ele marca, ele pressiona, ele corre, ele tabela, ele finta, ele proguide, ele defende, ele faz tudo o que precisamos num avançado. Dinheiro bem investido (dizer esta frase no Porto recente é quase um milagre de Fátima).
Vamos ver como este jogo, onde se correu muito terá implicações no próximo jogo, também ele importante e difícil para nós. Ir jogar aos Barreiros não costuma ser fácil para nós com muitos empates e derrotas nos últimos tempos.
Uma palavra para a arbitragem. Bastou ela ser isenta e o Porto ganhou novamente. Critério muito largo (algo que não estamos habituados e por isso ficamos no chão a gritar à espera que marquem algo) mas para os dois lados e sem influência directa no resultado. Foras de jogo apenas apitados após finalização da jogada (sem medo do apito, há VAR para corrigir) e, também, bom critério disciplinar. Pode ter falhado 1 ou outro amarelo, 1 ou outra falta, mas sem influência directa no resultado. Isto por nem ele, nem o VAR, nem eu consideramos penalti numa das últimas jogadas do jogo. Não conhecia o Del Cerro mas gostei do que vi, o que não é normal em arbitragens espanholas.
Saudações desPortistas.
FVRicardo
Acho que o golo do Palhinha na segunda-feira foi o primeiro do SCP esta época em cantos ou livres indiretos, excetuando o jogo com o Sacavenense.
Francisco Ramos
FVRicardo,
Pode ser impressão minha que não vejo jogos do Sporting mas ainda na reviravolta com o Gil Vicente também acho que vi golos de bola parada. E como ouvi que Coates tinha 5 golos, pensei que tinham sido todos de bola parada.
Aliados ao dos que falas de Palhinha, supos (e pode ter sido o meu erro) que estariam a produzir muito a nível de bolas paradas.
Saudações desPortistas.
RicardoFaria
O Coates contra o Gil Vicente marcou o 1-2 de bola parada.
Saudações DesPortistas!