Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Se o FC Porto jogasse na La Liga lutaria pelos quatro primeiros lugares»

Concorda? Tendo em conta que três lugares já estão reservados para Barcelona, Real e Atlético seria uma luta (numa competição em que é necessário ser regular) com o Sevilla, Valencia, Athletic, Villarreal ou Bétis (esta época o Alavés e Getafe também estão a intrometer-se na corrida pelo Top 4).

Iker Casillas foi hoje apresentado como o primeiro “LaLiga Icon”, ou seja, o primeiro embaixador da La Liga enquanto jogador no ativo, e abordou as possibilidades do FC Porto caso estivesse no campeonato espanhol. “Estou convencido que lutaríamos pelos quatro primeiros lugares. Creio que o clube teria todas as possibilidades de lutar pelos três pontos em qualquer estádio, apesar da dificuldade de todos os jogos“, afirmou. Já sobre o que falta de jogar esta época, referiu: “Estão 24 pontos em disputa no campeonato. Vai ser uma Liga renhida, na qual nenhum dos líderes pode cometer o mínimo erro. Temos de competir, conquistar esses 24 pontos para estarmos mais perto de conquistar o nosso objetivo”.

33 Comentários

  • Kacal
    Posted Março 18, 2019 at 9:05 pm

    Se o Casillas quis dizer que lutaria pelo 4º lugar, sem duvida. Aí concordo. Agora pelos 3 primeiros seria muito complicado, duvido. E mesmo assim o nível competitivo da La Liga é muito superior ao nosso e todos os adversário impõem algum tipo de dificuldade e portanto acredito que iríamos perder mais vezes pontos, até porque lá os nossos “bichos” não seria tão “bichos” assim.

  • Amigos e bola
    Posted Março 18, 2019 at 9:09 pm

    Individualmente, o Porto não é melhor que o Valencia.

    Rodrigo é muito melhor que o Marega e Soares, Guedes é superior ao Brahimi e arrisco dizer que no Porto só Casillas (pelo nome), Pepe, Danilo e Militão teriam lugar no 11 do Valencia.

    • Nodlehs
      Posted Março 18, 2019 at 9:23 pm

      Juntaria ainda Telles como um dos titulares, e ainda podíamos ter em conta Oliver, Otávio, Aboubakar, Corona e o próprio Marega… São plantéis equilibrados, se olharmos para as individualidades talvez o Valencia seja superior, mas em colectivo acho o Porto mais forte

    • Brunoflip
      Posted Março 19, 2019 at 1:32 pm

      Eu cá preferia ter um Brahimi do que um Guedes sem duvida alguma. Pelo menos neste momento. O Guedes ainda pode melhorar.

  • RicardoFaria
    Posted Março 18, 2019 at 9:22 pm

    Se estivéssemos na La Liga também teríamos outro orçamento o que iria permitir manter os bons jogadores e contratar outros.

    Saudações DesPortistas!

  • Khal Drogo
    Posted Março 18, 2019 at 9:23 pm

    Sim, lutaríamos pelo quarto lugar. Poderíamos, no máximo, ser uma espécie de Braga cá em Portugal.

  • M1950
    Posted Março 18, 2019 at 9:37 pm

    Comparações difíceis de avaliar naturalmente devido à diferença de realidades e contextos competitivos.

    Mas penso que já estava mais que na hora de se tentar uma Taça da Liga Ibérica com os primeiros 8 classificados de cada país numa competição ( seria excelente para o futebol português ) em grupos de 4 , passariam os 2 primeiros aos 4.ºs e as meias finais seriam disputadas a 2 mãos , sendo a final disputada ano sim ano não em cada um dos Estádios Nacionais.

    • Kafka
      Posted Março 18, 2019 at 9:54 pm

      Que interesse os 2 maiores clubes do Mundo teriam nisso? Isso para Barça e Real seria para encher chouriços, logo sem Barça e Real não é viável

      • Kuiper
        Posted Março 19, 2019 at 12:44 pm

        Interessa muito mais a nós, mas fora essas duas, se calhar os restantes clubes teriam algum interesse. Aliás, ao Real este ano dava imenso jeito para pelo menos dizerem que afinal até ganharam um titulo, fosse esse o caso se ganhassem.
        Imagina, no entanto, um Real a vir jogar fora contra um dos clubes fora dos 3 grandes em Portugal. Mais uma casa cheia na época, mais um motivo para os clubes de menor dimensão em Portugal darem o máximo a época toda

    • 100Clubismo
      Posted Março 18, 2019 at 10:04 pm

      Seria no mínimo desnivelado. Misturar Vitória SC e Belenenses, por exemplo, com Barça e Real, seria de um desequilíbrio colossal. Bastava Real e Barça jogarem a 40% que ganhavam todos os anos. No final das contas, seria uma prova inútil e serviria apenas para os colossos espanhóis “engordarem” a vitrine, por muito que os clubes portugueses quisessem ganhá-la.

    • ACT7
      Posted Março 18, 2019 at 10:20 pm

      Seria interessante para nós, já para os espanhóis nem tanto. No entanto este ano até dava jeito para o Real salvar a época.
      Se fosse uma competição a eliminar e partindo do princípio que o 1º de Espanha jogaria com o 8º de Portugal e vice versa, actualmente teríamos:
      Barcelona-Rio Ave
      Atlético-Belenenses
      Real Madrid-Moreirense
      Getafe-Vitória SC
      Alavés-Sporting
      Sevilha-Braga
      Valência-Porto
      Bétis-Benfica

      • NunoLFC
        Posted Março 19, 2019 at 9:31 am

        Não dava para salvar a época, os clubes são normalmente contra novas competições. Basta ver como Porto e Sporting encararam a Taça da Liga ao início enquanto o Benfica não começou a limpar campeonatos. E mesmo hoje, a Taça da Liga não salva nada. Até o Moreirense despediu o treinador 1 mês depois de a ganhar, vê-se bem a importância que se lhe dá. Real e Barça iam encarar isto como amigáveis para jogar com os jovens e nunca iam ligar nenhuma a isto.

    • Joga_Bonito
      Posted Março 18, 2019 at 11:44 pm

      Até nem era má ideia mas faria certas mudanças. E teria de se arranjar espaço no calendário. Defenderia que fossem 4 de cada país, jogada a duas mãos cada jogo. E concordo com a ideia de alternar nos estádios nacionais em cada ano. Defendo que fossem 4 porque sendo realistas o 8º classificado luso contra um Barça ou Real, ia ser 10-0! Logo, a ideia era começar com menos equipas e premiava-se o 4 º classificado português que teria óptimas receitas ao receber os colossos espanhóis. Assim, ia-se criando uma lenta melhoria de qualidade, estimulando os pequenos a lutar por esse 4º lugar, o que só fortaleceria o nosso futebol. Plantar equipas impreparadas para levarem goleadas poderia ser contraproducente. Se a competição fosse um sucesso poder-se-ia alargar para mais equipas.
      A questão era onde se teria de arranjar espaço. Quiçá começar por fazer dessa competição um torneio amigável no fim ou no início de cada época. Depois era ver a evolução.

  • Tiago Silva
    Posted Março 18, 2019 at 10:04 pm

    Concordo, penso que o Porto tinha e tem condições para tal.

  • Tiago_Sa
    Posted Março 19, 2019 at 7:25 am

    Se a afirmação for relativamente a uma junção no curto prazo, concordo totalmente, se for no longo prazo discordo na totalidade.

    Lisboa e Porto são respectivamente a 3 e a 4 regiões metropolitanas da península ibérica em termos populacionais. São cidades costeiras bonitas, com uma qualidade de vida excelente. Pelo que estando o PORTO e o Benfica na LaLiga a receber os direitostv suficientes para manter as pérolas do clube e até ir buscar reforços, sem dúvida poderiam aspirar a voos maiores!
    As pessoas esquecem se mas até a era do Messi o Benfica e o Porto tinham mais champions que o Barça por exemplo.

    • Tartaruga
      Posted Março 19, 2019 at 11:05 am

      Concordo completamente, o Benfica e o Porto se estivessem na La Liga podiam nao ganhar todos os anos qq coisa, mas teriam um orcamento para lutarem pela La Liga e para a Champions.

      • Kafka
        Posted Março 19, 2019 at 11:12 am

        Não teriam nada orçamento para lutar pela La Liga, o Atl Madrid não consegue e o Porto e Benfica conseguiam mesmo de forma orgânica ter um orçamento de 600 milhões eur para lutar com Real e Barça claro

        De forma orgânica Benfica e Porto apenas podiam aspirar ao 3o lugar até pela dimensão das suas cidades/área metropolitana e consequente massa adepta derivada dessa dimensão

        • Tiago_Sa
          Posted Março 19, 2019 at 6:14 pm

          Kafka em momento algum disse que iriam ter orçamentos iguais. Contudo volto a frisar, no LONGO prazo, na melhor liga do Mundo (com a inclusão dos melhores clubes portugueses), com dinheiro para manter os melhores jogadores da formação ou contratados de outros ligas, não tenho dúvidas que tanto o Benfica e o Porto não teriam medo de ninguém.

          Porque repara, porque motivo os miudos da cantera, iriam querer sair do clube para outro país, se já jogam no clube do coração, ao pé da família, com ordenados a sério e na melhor liga do mundo?

  • Littbarski
    Posted Março 19, 2019 at 10:16 am

    Se fosse à 4/5 anos atrás até concordava.
    O futebol espanhol passou por um período em que as equipas de meio da tabela para cima, derivado da crise, apresentaram algumas quebras e o Porto e o Benfica, tendo melhores plantéis nessa altura, até poderiam lutar pela qualificação para a Liga dos Campeões.
    Mas hoje em dia com o ressurgimento do Valência, com o crescimento do Bétis e outros clubes, não me parece que as equipas portuguesas tivessem qualidade para lutar pelo quarto lugar.
    Até porque não têm uma profundidade de plantel que permite jogar 38 jogos de um campeonato muito mais competitivo que o nosso.
    Acredito que a médio prazo, se o Porto e Benfica entrassem numa liga espanhola, devido à experiência acumulada, aumento das receitas e visibilidade, poderiam vir a ter melhores plantéis, capacidade para segurar os melhores jogadores e quem sabe lutar por um lugar atrás de Barça e Real Madrid.
    Mas nos dias de hoje, não consigo ver o Benfica e Porto a bater-se até final do campeonato com Sevilla, Valência e outras equipas que lutam pela presença nas competições europeias.

    • offtopicguy93
      Posted Março 19, 2019 at 12:12 pm

      Comentário sem nexo nenhum, o valência é de longe a equipa mais inconstante do campeonato espanhol apesar do forte investimento por parte de LIm e Mendes, já o sevilha, é claramente uma equipa que época após época tenta safar a mesma na Europa. O benfica/porto teriam sim que lutar pela 3º posição da liga espanhola com o Atletico, que é de longe, a equipa com a maior progressão nos últimos 5/6 anos em toda a europa (a par de city).

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 19, 2019 at 10:51 am

    Certamente também teriam outro orçamento…

  • Tartaruga
    Posted Março 19, 2019 at 11:10 am

    Acho que o importante aqui ‘e perceber que os grandes de Portugal se estivessem na La Liga teriam receitas muito diferentes, poderiam almejar um plantel muito melhor! Acho que tanto Benfica como Porto podiam at’e lutar pelo titulo. Imaginem, em vez de ser so Portugueses a ver jogos de Benfica e Porto, teriam a audiencia mundial que a La Liga tem. Praticamente nao existem estangeiros a ver o tugao..

  • Adnarim
    Posted Março 19, 2019 at 11:14 am

    A verdade é que Real, Atleti, Barça, Benfica e Porto deveriam ser sempre os 5 1os de uma liga Ibérica. Os orçamentos seriam totalmente diferentes bem como Benfica e Porto atrairiam melhores jogadores e não vejo como ficariam atrás do Atleti com estas condições. Imagino o Benfica e Porto muito mais fortes.

    • Kafka
      Posted Março 19, 2019 at 1:18 pm

      Vocês navegam na maionese, ainda não perceberam que Real e Barça são os 2 maiores clubes do Mundo…

      A Andaluzia tem 8 milhões habitantes tem paixão imensa por futebol e não consegue produzir um clube da dimensão do Real… Mas Portugal conseguia logo produzir não 1 não 2 mas sim 3 clubes da dimensão do Real e Barça, pois claro

  • GN
    Posted Março 19, 2019 at 11:25 am

    Não seria tão linear quanto isso. Se o porto ou o Benfica jogassem na la liga os seus orçamentos quadriplicavam certamente, devido aos direitos televisivos e investidores. Se quisermos brincar com a história e se no século XVII continuasse o território de Portugal a pertencer a Espanha, fazendo uma ligação com a história recente, não tenho dúvidas que tanto o Porto como o Benfica, ou Sporting lutariam pela la liga, não só pelas áreas metropolitanas que representam mas também pelo talento que produziram no século passado

  • MiguelF
    Posted Março 19, 2019 at 12:18 pm

    Com o orçamento das equipas da La Liga certamente que o FC Porto lutaria pelo TOP 4 mas duvido seriamente que acabaria nos 3 primeiros lugares, só com uma época muito abaixo de uns dos 3 candidatos.

    Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid ficariam 99% das vezes à frente do FC Porto e depois não podemos esquecer que equipas como Valência, Sevilla, Bilbao e Villareal (não o desta época) seriam também candidatos ao 4° lugar.

    É uma realidade completamente distinta do cenário português e mesmo outras equipas como Betis, Alaves (está a fazer uma excelente época), Getafe (outra equipa em excelente forma), Real Sociedad, Girona, Espanyol ou Celta de Vigo seriam ossos duros de roer.

    Com uma Liga ou Taça Iberica (4-5 melhores classificados de cada país) poderíamos ter uma ideia de como as equipas portuguesas se iriam sair contra as equipas espanholas mas duvido seriamente que aconteça até porque Real Madrid, Barcelona e Atlético teriam pouco ou nenhum interesse em entrar em mais uma competição (mais esforço, maior risco de lesões) onde seriam certamente os 3 primeiros classificados.

    • Kafka
      Posted Março 19, 2019 at 1:13 pm

      Não lutavam nada pela La Liga, a área metropolitana de Lisboa e Porto não é muito maior que Valência ou Sevilha e nenhum dos 2 consegue dar luta a Real e Barça

      A Andaluzia é do tamanho de Portugal e tem uma população de cerca de 9 milhões habitantes e mesmo assim Betis e Sevilha não conseguem estar ao nível de Real e Barça

      A única forma de um clube Português ter o nível de Real ou Barça, seria nesse cenário hipotético que falas de termos continuado a ser Espanha, um clube Português ter emergido na década de 50/60 e aglomersr Portugal INTEIRO, como o Barça fez que aglomerou TODA a Catalunha e todos os recursos humanos e financeiros da Catalunha estão dedicados ao Barca, só assim seria possível ter um clube da dimensão do Real ou Barça….

      Benfica, Porto e Sporting de dimensões similares iriam anular-se e ficar mais fracos… Só um clube com os 10 milhões habitantes de Portugal poderia ter nível para o Real/Barça

      • GN
        Posted Março 19, 2019 at 1:37 pm

        Meu caro pela sua lógica o maior clube da Europa seria o Galatasaray, e acho que não é isso que assistimos. Penso que o seu comentário deverá ser uma resposta ao meu. E o que usei no meu comentário foi a conjugação “ou” e vários “se”. Portanto não implica que os três maiores clubes portugueses conseguissem vingar nessa disputa. É apenas um cenário hipotético como referiu muito bem, mas é um facto que Portugal em toda a sua história, apesar do seu “tamanho inferior á Andaluzia” conseguiu estar muitas vezes na vanguarda.
        Saudações benfiquistas

        • Kafka
          Posted Março 19, 2019 at 1:54 pm

          Errado não seria o Galatasaray porque a Turquia não está nem nunca esteve na vanguarda da evolução futebolística, logo nunca conseguiu ter uma das melhores ligas do Mundo etc etc…

      • MiguelF
        Posted Março 19, 2019 at 2:03 pm

        Acho que essa resposta não era para mim Kafka.

        Saudações Desportistas

  • Apessoa
    Posted Março 19, 2019 at 5:44 pm

    Duvido muito, com este estilo de jogo e com estes jogadores, ao nível de intensidade da La Liga, os jogadores passados 3 meses estavam metade no estaleiro. Eu não estou a dizer que não tinham qualidade para ficar em 4, mas sim para aguentar o ritmo da liga. Não tem comparação.

  • Manolas
    Posted Março 19, 2019 at 9:17 pm

    A inteligência de alguns colegas que habitam este planeta futebol chamado Visão de Mercado deixa-me extremamente satisfeito (com excepções obviamente). E estou a ser 100% sincero. Como já foi referido o Porto se jogasse na liga espanhola, ao mesmo tempo (longevidade) que o Real e que o Barça era um clube de dimensão mundial que jogaria para ganhar o campeonato espanhol e a Champions. E basta dar dois exemplos: quantas Champions não teria ganho a equipa de Mourinho com Deco e companhia (porque estando no campeonato espanhol não iria ser necessário vender). Quantos títulos teria ganho a equipa de Hulk, Falcão e companhia? A juntar a isso uma zona geográfica boa, um aglomerado populacional muito interessante no Grande Porto, e muitos outros fatores que iriam por, sem dúvida nenhuma, o Porto ao nível de um Barcelona. E sem dúvida que o mesmo se aplica ao Benfica e ao Sporting. O campeonato espanhol teria 6/7 grandes clubes e seria aí sim a melhor liga do mundo. Às vezes somos vítimas da nossa dimensão, é mesmo assim.

    • Kafka
      Posted Março 20, 2019 at 1:24 am

      Outro navegante na maionese, a equipa do Mourinho ganhava apenas 1 Champions mais nada pq não era de todo a melhor equipa da Europa foi sim muitossssssss competente em aproveitar a oportunidade única dos ? seremos todos eliminados, o Milan ou Real era superiores ao Porto, mas de longe…. Quantas ligas ganhava o Porto do Falcão? Lool ganhava zero que a equipamento do Barça e Real na altura era melhor

      Depois de claro era uma região espanhola (no tal caso de sermos Espanha) com apenas 10 milhões habitante que ia mesmo produzir 3 clubes da dimensão do Real e Barça, claro está, have regiões em Espanha que não o conseguem mas ia Portugal conseguir só porque sim loool

      Essa de que o Porto com apenas 1 milhão e tal de habitantes “ia sem dúvida estar ao nível do Barça” que aglomerado TODA a Catalunha que são quase cerca de 8 milhões, é muito mas muito bom

      Essa bolhinha onde vivem é uma maravilha

Deixa um comentário