Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto muda para Warrior; Sporting com…Macron

De acordo com o que o Visão de Mercado conseguiu apurar, representantes do Sporting estiveram no último sábado em Bologna a negociar com a Macron, marca que já veste o Sp. Braga e equipas italianas como o Nápoles. Se não houver nenhum desvio, em 2014-15 os leões deixam a Puma e passam a vestir Macron. Também o FC Porto vai mudar de equipamentos, acaba uma ligação de 14 anos com a Nike e começa uma parceria com a Warrior, marca que veste o Liverpool. Pormenores? Para o clube importa é quem dá mais (ou quem dá garantias de manter a essência da Instituição nos equipamentos)? PS – À semelhança com o que fizemos com as camisolas da selecção se algum leitor pretender enviar um possível modelo do seu clube para a época 2014-15, temos todo o gosto em partilhar o mesmo na nossa página do Facebook.

137 Comentários

  • FT
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:46 am

    Parece me boas escolhas de ambas as equipas, principalmente do Sporting.
    Há que variar, SL

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:47 am

    Que raio de marcas…A Nike e a Puma não pagavam mais? Ou a Adidas.

    • David
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:00 pm

      Olha que não sei, a Adidas vestia o Liverpool e a Warrior ofereceu um contrato milionário, portanto não sei se paga mais e a Macron pode querer começar a aparecer no mercado mostrando qualidade e pode vir a ser uma grande marca e por isso investiram muito dinheiro e o Sporting pode ter ido por ai

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:03 pm

      Só para teres uma noção, a Nike paga ao FC Porto cerca de 3,6M€ por época. A Warrior é quem veste o Liverpool, e é um dos maiores contratos da actualidade, o Liverpool recebe 30M€ por época, enquanto que por exemplo o United, creio que recebe 16M€ por época da Nike.

    • DC
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:04 pm

      Tenho ideia que a Adidas tinha uma espécie de exclusividade com o SLB.
      Quanto à Nike, confesso que nunca gostei muito dos equipamentos (apesar de melhores que os Kappa) por variarem demasiado de ano para ano, e se o valor que o FCP receber da Warrior for metade do que recebe o Liverpool, passa a ganhar por época o que ganhou no último contrato com a Nike (pelo menos dos valores que tenho visto).
      Quanto à Puma, vi muitos sportinguistas queixarem-se da descaracterização do equipamento, eu nunca me apercebi, mas também não sou fã do clube. :)

    • Andebolista
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:06 pm

      Para os praticantes de Andebol a Macron não é de todo desconhecida. É a marca oficial das bolas dos campeonatos oficiais e se não estou em erro vestia a selecção nacional, o que por si deve traduzir qualidade.
      Como sportinguista fico contente já que nunca gostei da puma e dos seus equipamentos.
      SL

    • Carlos Moreira
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:10 pm

      Penso que é simplesmente por questões económicas.
      Estas marcas pagam para os clubes vestirem os equipamentos deles.
      E enquanto a nike, adidas e puma já têm uma grande quota de mercado e muito reconhecimento a nível mundial não oferecem tanto como estas novas marcas que querem ganhar notoriedade a todo o custo.
      A warrior não conheço, mas a Macron veste o Braga e o Nápoles pelo menos e mesmo na distrital (pelo menos na AFBraga) quase todos os clubes estão a trocar a Lacatoni pela Macron. É uma marca que está a crescer.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:15 pm

      DC, o Liverpool recebe da Warrior 30M€ POR ÉPOCA, o FC Porto recebeu durante os ultimos 4 anos de contrato no total 14,6M€ por parte da nike, ou seja, por época o FC Porto recebeu 3,65M€. É muito pouco, com a Warrior certamente vai ganhar bastante mais por época.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:38 pm

      Já conhecia as duas marcas mas realmente tem lógica pagarem mais do que marcas que já dominam a maiorias das equipas de topo,são marcas que querem aparecer mais e logicamente os clubes querem é dinheiro.

    • DC
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:44 pm

      Foi exatamente isso que eu disse. Se o FCP conseguir por época metade do que o Liverpool consegue (30M€/2=15M€) ganharia mais por época do que ganhou em todo o último contrato com a Nike.
      Mesmo que seja 1/4 do que ganha o Liverpool recebe quase o dobro, por época, do que recebe atualmente da Nike.
      Parece-me que será vantajoso para o clube, até porque nunca fui fã da Nike.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:45 pm

      Queres comparar a visibilidade do Liverpool, com a do Porto (ou seja de equipa for?) …o Liverpool aparece todos os fins de semana em todas as televisões do Mundo Inteiro, pois joga na liga mais mediática do Planeta…já o Porto nas televisões do Mundo Inteiro apenas aparece 7 ou 8 vezes por ano (nos respectivos jogos da Champions) e aparece como nota de rodapé em Maio a dizer que venceu mais um campeonato Português… São 2 Mundos completamente diferentes…nem vou falar na quantidade de adeptos, na cultura dos mesmos (em Inglaterra, TODOS os adeptos têm um camisola do clube, etc…)

    • João Lains
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:22 pm

      Que os equipamentos são feios ninguém dúvida, mas que dão muito dinheiro aos clubes isso é certo.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:33 pm

      Kafka, o FC Porto passa todas as semanas em sinal aberto na Colombia por exemplo.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:33 pm

      DC, então desculpa, percebi mal o teu comentário. ;)

    • Hortalica
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:11 pm

      A Macron e a Warrior estão a mudar a sua estratégia de mercado, estão a começar a apostar forte nas equipas de futebol de forma a crescerem como marca.
      Como não são tão conhecidas no futebol, têm de oferecer mais que os seus concorrentes mais conhecidos (Nike, Adidas, Puma). Entre ter uma oferta do mesmo valor entre Adidas/Nike/Puma e Macron/Warrior, um clube óbvio que escolhe as marcas mais conhecidas porque dá mais visibilidade. Ou seja, para os clubes aceitarem estas marcas menos conhecidas, que querem entrar neste mercado super agressivo, têm de oferecer valores bem superiores para compensar.

    • Hortalica
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:43 pm

      kafka isso é uma comparação injusta, a vários níveis. Se Portugal em vez de ter 10M de habitantes tivesse 53M (habitantes de Reino Unido), se em vez do ordenado mínimo ser uns 500€ e fosse os 1200€ (do Reino Unido), eu acho que a nossa liga tinha tudo para ser uma das melhores.
      E se eles têm sempre estádios cheios e toda a gente com camisolas é porque também são 5 vezes mais e ganham mais do dobro que nós.

      Em relação aos jogos do FCP (ou até mesmo outras equipas portuguesas) acredita que a nível internacional estamos muito bem para a liga que somos. Os nossos jogos passam em muitos canais internacionais e com muita frequência, até os jogos menos apelativos. E não te esqueças que o FCP teve muitas finais internacionais nos últimos 10 anos (Liga dos Campeões, Taça Uefa, Liga Europa, Supertaças Europeias (3), Mundial de Clubes).

      E a nossa liga cada vez tem mais visibilidade em termos de jogadores e treinadores, basta olhar para as grandes equipas de topo, que quase todas têm jogadores ou treinadores que vieram buscar em Portugal. Só falta é o poder económico para os manter, o SLB conseguiu fazer isso este ano (não vendeu Matic, Garay Salvio jogadores com mercado), mas vai pagar caro no futuro quando as contas se tornarem publicas.

    • Pt1000
      Posted Março 11, 2014 at 8:30 pm

      Mesmo assim a Liga Portuguesa teria de ter mais transparência, e menos manipulação indireta de classificações (Apito Dourado, espécie de Apito Dourado mais refinada, etc.) para ser mais conhecida no Mundo.

  • Tiago Ramos
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:48 am

    Que significa isto? As camisolas serão mais baratas?

    • DC
      Posted Dezembro 9, 2013 at 11:59 am

      Da última vez que lá estive as camisolas do Liverpool eram mais baratas que as do United (warrior vs nike).

    • NoSense
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:00 pm

      Sim, para os clubes são mais baratas, para o comprador serão o mesmo preço…
      Isto faz como que além do que vão receber das marcas, têm mais lucro na venda de camisolas apesar do preço ser o mesmo

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:58 pm

      Bem visto…Mas é capaz de descer 99 cêntimos ou então ficar com o mesmo preço.

    • Martim Ramos
      Posted Dezembro 13, 2013 at 3:27 pm

      Rapaz as camisolas não saõ mais baratas nem mais caras. Não é o clube que as compra mas sim a empresa que as faz é que paga aos clubes para as usar. -_-

    • Pt1000
      Posted Março 11, 2014 at 8:33 pm

      Não são dessas que se está a falar, as dos jogadores é óbvio que são oferecidas pela marca; está-se sim a falar do preço de venda das camisolas ao Público (aos Adeptos). Acho que o preço não tem muito a ver com a marca, mas sim com a quantidade de adeptos que compra a camisola, se muitos adeptos tiverem interesse o preço é mais alto, se poucos quiserem comprar, o preço desce.

  • Marco
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:48 am

    Parece que as grandes marcas andam a perder terreno.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 11:54 am

      As grandes marcas andam a perder terreno?? ou será que o Benfica/Porto/Sporting e que já não dão tanta rentabilidade quanto isso às respectivas grandes marcas, e daí as mesmas se tarem a querer desmarcar..

      Acho que é mais a 2ª opção

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:02 pm

      Sim, Kafka, é por isso que se vê o Guimarães ou o Belenenses com Nike. Dão sem dúvida mais rentabilidade que Porto, Sporting ou Benfica…

      Nelson

    • David
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:04 pm

      Não me parece que seja isso, estas marcas querem aparecer em força no mercado e dado que os Colossos que vão mudar de marca têm que começar por clubes de 2ª linha Europeia e dando altos valores a estes clubes

    • Sombras
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:08 pm

      Andam a perder terreno? Acha que o Porto ou o Sporting têm vendas significativas para uma das grandes marcas? A adidas teve recentemente assinado um novo contrato em Itália com a Juventus, a Nike tem o sempre vantajoso contrato da selecção Inglesa, do Man City e recentemente da Roma, a Puma acabou de ganhar o contrato do Arsenal (5º equipamento mais vendido do planeta) e tem desde o ano passado o Estugarda e o Dortmund, duas equipas que vendem mais no gigantesco mercado alemão tirando o Bayern. Irrisória essa consideração.
      Só a título de curiosidade, para que haja a noção, só em termos de camisolas de clubes, o Benfica, cuja camisola alternativa frequentemente vende mais que as principais de Sporting e Porto, era apenas a 9ª mais vendida da adidas em 2012 (penso não estar errado com o ano) por isso note-se a significância (ou falta dela) dos contratos do Porto e Sporting para a Nike e Puma…

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:08 pm

      Nelson, o que a Nike paga ao Belém e ao Guimarães devem ser valores completamente irrisórios, basicamente dão os equipamentos e pouco mais, ou seja, não perdem dinheiro nenhum…já o Benfica/Porto/Sporting (mesmo que longe dos valores dos grandes Europeuas) custam sempre uns bons milhões de Eur, que provavelmente na visão dos gestores da Nike/Adidas/Puma não compensará tal investimento, pois não tem o devido retorno provavelmente…

    • luis bcn
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:16 pm

      Merchandising (relatorio contas):

      F.C. Porto: 1,74M (-32,5%)

      Benfica: 1,6M (+5%)

      Sporting: 0,61M (-5%)

      fonte: https://www.maisfutebol.iol.pt/as-contas-dos-tres-grandes-todos-os-numeros-e-comparacoes

      PS: reparem como o Porto caiu este ano o que implica que o Porto é o clube que mais merchandise vende em portugal (superior ao Benfica que tem o dobro dos adeptos se nao forem mais)…

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:17 pm

      Kafka, parece-me claramente uma decisão tomada pelos clubes e não pelas marcas desportivas. Para a nike 3,65M€ (que é o que paga ao FC Porto por época) não é nada, são valores irrisórios, acho bem que os clubes mudem, fico contente que o FC Porto se associe à Warrior porque é uma em clara expansão, nos EUA têm muito poder, principalmente no Hoquei no Gelo onde dominam completamente o mercado.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:34 pm

      Face aos valores apresentados pelo luis bcn, vai ao encontro do que eu pensava, o Benfica/Porto e Sporting só dão é prejuízo às grandes marcas, face aos valores baixíssimos que conseguem em Merchandising, como tal é normal o desinteresse da parte dos grandes (Nike, Adidas/Puma…) pelo Benfica, Porto e Sporting…

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:51 pm

      Kafka prejuizo às grandes marcas? Tens noção de que estás a dizer? Então como explicas que o Sevilha venda menos de 500 mil € em Merchandising e consiga um acordo de 10M€ por época com a Warrior? o Sevilla é um clube em expansão? Não é através das vendas de merchandising que as marcas têm lucro, tens noção da influencia que as marcas exercem nas pessoas através dos clubes?

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:08 pm

      O Sevilha joga num campeonato de topo, o Porto joga num campeonato menor…o Sevilha aparece nem que seja no resumo da jornada, todos os fins de semana nas televisões do Mundo Inteiro…já o Porto só aparece 7 a 8 vezes por ano quando joga na Champions, é tão difícil para ti perceberes isso? Acreditas mesmo que alguém ve o campeonato Português fora de Portugal? o campeonato Português é uma liga menor, ninguém vê, apenas aparece em nota de rodapé nas televisões do Mundo Inteiro…o Sevilha é um clube pequeno comparado com o Porto, mas em virtude do campeonato a que pertence, acaba por aparecer mais vezes nas televisões do Mundo Inteiro que o Porto, logo é normal que ganhe mais que o Porto/Benfica/Sporting

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:35 pm

      Volto a repetir, os jogos do FC Porto passam na Colombia em sinal aberto, por exemplo.

    • Manuel Almeida
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:06 pm

      O interesse das marcas em fornecer os equipamentos não é, claramente, só uma questão de obter retorno em vendas de merchandise. Qualquer clube que esteja equipado com determinada marca faz publicidade a essa marca automaticamente e isso tem valor.

    • Álvaro Correia
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:11 pm

      Este kafka é o típico portugues que só o que é de fora é que é bom.
      A liga portuguesa tem muita mais visibilidade do que lhe queira parecer pois é uma liga reconhecida pelos verdadeiros apreciadores de futebol como um viveiro de promessas!
      Acha que a Nike ou a Puma assinam com o porto e sporting respectivamente com vista ao numero de camisolas que vão vender? Não brinque comigo.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:58 pm

      E tu és o tipico Português que vive completamente desfasado da realidade…achas mesmo que o Campeonato Português chega ao mercado de massas do resto do Mundo? achas que alguém vê o campeonato Português fora de Portugal? Vêm tanto o campeonato Português, como tu e 99% dos Portugueses vêm o Campeonato Belga ou o Campeonato Russo, ou seja, vêm o resumo e mais nada…só alguns iluminados é que acreditam que um Russo, um Chinês, um Australiano comum, vão perder hora e meia a ver um jogo do Campeonato Português, enfim…

      Por muito que nos custe, o campeonato Português é um campeonato menor..

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 10:40 pm

      Sombras, a camisola alternativa vender mais que o principal do Porto e Sporting? O FC Porto desde há vários anos é o clube que vende mais camisolas, teve uma quebra de 32,5% das vendas e o Benfica uma subida de 5% no ultimo ano, e mesmo assim, o volume de negócios do Porto é maior. Informe-se melhor.

    • TPdS
      Posted Março 7, 2014 at 1:00 pm

      O assunto é muito simples. Tudo depende da política da empresa e que mercados querem ou não dominar ou então se pretendem ser a marca com maior mercado a nível mundial. A nike e adidas apostam em clubes mais pequenos porque querem dominar o mercado a nível mundial. Existem outras excelentes marcas que nós portugueses nem sabemos que existem e nem se dá valor em Portugal, porque simplesmente apenas apostam em grandes mercados como USA, China e pouco mais.
      No departamento de mercado da adidas e nike, a questão é simples: vamos apostar em vender equipamentos de 2 grandes clubes do desporto rei deste país. Objectivo: Mesmo que não haja lucro na venda de equipamentos, existe outro contexto cultural – as crianças e jovens por vezes não compram equipamentos do seu clube, mas na hora de comprar roupa desportiva, sem querer inclinam-se para a marca do seu clube. E isso é que começa a elevar as vendas destas marcas. Se algum dia os 3 grandes venderam equipamentos, nos próximos 10 anos, de marcas desportivas menos conhecidas, a expressão da Puma, Nike e Adidas em Portugal vai decair imenso (é claro que irão sempre existir por causa dos grandes jogadores que as representam). Mas o grande objetivo de marketing destas empresas é este.
      Para os clubes é simples: basta a Warrior dar mais 500 mil euros por ano ao FCP e desde que mantenham a essência do equipamento da instituição, pronto contrato feito na hora.

  • José Maria
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:54 am

    espero qe isto seja mentira. macron tem os equipamentos mais feios do futebol atual.

    • Rúben
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

      Mais feios ? Mais giros e baratos wue os da puma sem duvida !

    • KingLeao
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:23 pm

      Espero que tambem seja mentira , infelizmente tem razao tem mesmo os equipamentos mais feios e so para nao dizer que ja tem 2 equipas equipadas com a Macron na nossa liga, nao acho que venderiamos camisolas com essa Marca preferia a Kappa ou manteria a puma,

      SL

    • Diogo Sá
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:20 pm

      Concordo !

    • Ângelo Martins
      Posted Dezembro 9, 2013 at 6:26 pm

      Os mais feios são os da Warrior. Basta ver os do Liverpool e do Sevilha.

    • Ângelo Martins
      Posted Dezembro 9, 2013 at 6:28 pm

      Os mais feios são os da Warrior. Basta ver os do Liverpool e do Sevilha.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:55 am

    Que m#### (marca) é essa?
    Quero a Umbro de volta :)

    PS: é tudo feito na China e é… a fábrica é a mesma, só muda a etiquetagem

  • Sombras
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:00 pm

    Parecem-me opções naturais, o Porto deixará de ser uma equipa secundária (ou terciária…) da Nike para ser uma equipa prime da Warrior juntamente com Liverpool e Sevilla, já o Sporting tenho pena, pois apesar de não ser fã do clube, penso que a puma tem feito sempre bons designs para o Sporting, não só em termos de equipamentos de jogo mas também a nível de fatos de treino e outros equipamentos, sendo encarados como uma equipa de topo da marca, assinam por uma marca em expansão, que já conta no seu portefólio com equipas como Nápoles, Lazio ou Aston Villa, que dará seguramente bastante atenção aos Leões. Tem equipamentos de qualidade e bem conseguidos, como é possível verificar pelos apresentados este ano pelo Braga ou Gil Vicente. Em ambos, principalmente no caso do Porto, tudo me leva a crer que serão acordos muito melhores financeiramente para as equipas.

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:00 pm

    Macron? Mas que raio….. Enfim, espera-se que as camisolas sejam melhores do que nos ultimos anos, a qualidade da Puma no que diz respeiro aos equipamentos do Sporting tem sido miseravel….

  • luis bcn
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

    No site da Warrior a camisola do Liverpool custa 45 libras (menos de 55 euros)…ora nao sei qual será a politica mas é bem mais barato que a camisola da nike que custa no site do Porto 85 euros…Se for por aí acho que ficamos a ganhar com isto….

    PS: nao seria melhor mudar para a sport zone? é marca Portuguesa, sediada no distrito através da Sonae e sempre seria melhor uma parceria de marcas portuguesas do que a Warrior que nunca ouvi falar

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:11 pm

      E quanto é que a Sport Zone ia pagar ao Porto, isso é que é importante. A nike paga 3,6M€ por época, a Warrior actualmente é uma das melhores marcas desportivas nos EUA, começaram no Lacrosse, agora são a marca que mais veste equipas do Hoquei no Gelo, estão no Futebol Americano, no futebol estão no Liverpool e Sevilha e calçam jogadores como o Fellaini ou o Fernando do Porto. Há que ser visionário neste aspecto, a Warrior é uma marca em claro desenvolvimento e expansão, para além de que vão pagar muitos € ao FC Porto, bem mais do que a nike pagava.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:16 pm

      A SportZone tem marca própria?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:27 pm

      Tem sim, ja chegou a equipar o Leixões.
      Kevin Mesquita

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:30 pm

      A Nike é que patrocina a NFL e a Liga de futbol Universitário, não sei onde foram arranjar essa de que a Warrior está no Futebol Americano…

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:33 pm

      Kafka, a Under Armour neste momento é a marca desportiva maioritária na NFL e não a nike.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:57 pm

      João Seabra isso é mentira, na América os acordos de patrocínio são feitos com a Liga e não com as equipas, porque as equipas são Franchises da Liga nada mais que isso, como tal é com a Liga que todos os acordos são feito e a NFL tem acordo é com a Nike

      https://www.nfl.com/news/story/09000d5d8280d110/article/nfl-nike-roll-out-new-uniforms-for-all-32-teams

    • Antonino Coelho
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:39 pm

      O pessoal anda com uma necessidade de inventar, Penso que basta ir à loja online dessas ligas e ver, as jerseys da NFL são todas Nike, e na NHL são todas Rebook. É pena uma pessoa ler os comentários e diariamente ser induzido em erro, não digam parvoíces e informem-se antes de postar a informação por favor. A Warrior faz sim equipamento de proteção e sticks na NHL e grande parte dos contratos serão feitos com atletas e não com clubes…

  • Falso Lento
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

    Bela marca, a Macron. Já equipa boa parte dos "underdogs" europeus: Lazio, Napoli, Mónaco, Bétis, Leeds, Aston Villa, etc. Equipamentos com pinta e sem a conotação "massiva e chungosa" da Nike e Adidas. Se pagarem o mesmo ou mais são bem-vindos!

  • Rui Gouveia
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

    A Warrior é um grande marca, mas não a nivel de futebol. é a principal marca americana de hoquei no gelo. financeiramente é muito forte, e está a tentar entrar na europa através do futebol. Segundo li, a nivel de volume de negocios, a warrior está no top 5 mundial de volume de faturação.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:13 pm

      A Reebok é que patrocina a NHL

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:35 pm

      O Kafka parece que entende pouco do assunto, NHL é uma coisa, equipas da NHL são outra coisa, a maioria das equipas da NHL são vestidas pela Warrior, é um FACTO. Tal como a maioria das equipas da NFL são equipadas pela Under Armour e não pela Nike.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:53 pm

      Estás enganado então, na América as coisas não se passam como na Europa, e o patrocinador de equipamente é único fazendo acordo com a Liga e não com as equipas, porque as equipas são meros Franchises da Liga, como tal as equipas todas da NHL vestem Reebok, bem como todas as equipas da NFL vestem Nike

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:59 pm

      João Seabra, pelos vistos tu é que percebes pouco ou nada de desporto americano

      https://www.thestar.com/business/2012/10/17/bauer_to_bid_for_nhl_jersey_license_in_2016.html

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:03 pm

      Eu sei isso agora pesquise qual é a marca desportiva que equipa a maioria das equipas da NFL e jogadores e não falo do acordo com a liga, todas as camisolas são patrocinadas pela nike é verdade, e o resto dos equipamentos? Informe-se se faz favor. Eu não estou a falar nos contratos com as Ligas, estou a falar com as equipas em si, pois estas têm contratos individuais, tal como os jogadores.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:04 pm

      Mas eu não estou a falar no contrato com a Liga que veste os equipamentos oficiais das equipas. Não custa assim muito perceber o que eu estou a dizer. Olhe, visite se faz favor os sites da Under Armour e da Warrior e tente informar-se.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:09 pm

      Tu ou não percebes ou não queres perceber, os equipamentos são da NIKE, e basta veres um jogo da NFL e vês que os equipamento são a Nike

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:46 pm

      A Nike no seu site a vender os equipamentos das 32 equipas da NFL, ups…

      https://www.nike.com/us/en_us/c/nfl

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:49 pm

      Eu acabei de dizer que os equipamentos são todos nike, como na NBA são todos adidas. Mas e o resto? Vê lá as protecções e o restante material desportivo e a maioria dos contratos individuais com os jogadores. Informa-te lá sobre isso.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:54 pm

      Site da Reebok com a venda de equipamentos de todas as equipas da NFL

      https://shop.reebok.com/us/men-s-hockey/_/N-u2Z1z12ucx

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:14 pm

      o da Reebok é NHL e não NFL, enganei-me a escrever

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:36 pm

      Kafka, estas com dificuldades de compreensão, eu não estou a falar nisso, mas tudo bem, continua a martelar no ceguinho.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:09 pm

      João Seabra, admito (não pesquisei portanto se tu o dizes vou acreditar que sim) que os capacetes, luvas, etc…sejam de outra marca que não a Nike, agora para o cidadão comum (é esse que dá realmente dinheiro a ganhar, pois é em maior numero) o que interessa é o capacete e as luvas? ou a camisola? Um típico adepto de futebol americano o que compra para levar ao jogo? a camisola ou um capacete? …nesse capitulo a Nike domina, porque chega a mais pessoas…quando vês um jogo de futebol americano, a não ser que sejas um especialista, no que reparas? na marca do capacete e das luvas? ou na marca da camisola e dos calções? o que salta à vista é sempre a camisola, é essa que marca a diferença…portanto nesse sentido a Nike (NFL) a Reebok (NHL) e a Adidas (NBA) fizeram a opção correcta na minha opinião, ou seja, patrocinam o que salta logo à primeira vista do adepto/fan comprador, que é o equipamento base, ou seja a camisola

    • Miguel
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:14 pm

      O José tem razão. Embora a NFL seja patrocinada pela Nike, outras marcas como a Adidas e principalmente a UA estão fortes no mercado porque patrocinam imensos atletas com outras peças de equipamento que não o equipamento oficial. Coisas como capacetes, viseiras, luvas, cleats, toalhas, etc etc etc. E este mercado é gigantesco aqui nos EUA porque a maioria das vendas são feitas aí. O mercado do sports apparel é muito maior do que pagar 100 ou 150$ por uma jersey da Nike

    • Miguel
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:19 pm

      A Nike tem exclusividade no mercado da NFL MAS enganaste quando dizes que as luvas e capacete não interessam para nada. Milhões de miudos e jovens jogam os desportos aqui nos EUA. Eu se for a uma loja comprar material desportivo acredita que vou ser bombardeado com estas marcas secundárias que patrocinam a maioria dos atletas em vez da marca principal que patrocina a liga em si. A Under Armour patrocina o Combine da NFL por exemplo. Embora não seja a marca que patrocina a liga acredita que tem uma exposição maior que a Nike (por mais incrivel que pareça)

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:28 pm

      Face ao exposto, e com relato de um "Americano" dou a mão à palmatória e admito que estava errado…tinha ideia que o mercado era parecido ao que se passa no Futebol Europeu onde a tipica camisola é o que dá a maior receita…

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:33 pm

      Já agora Miguel, fugindo um pouco ao tema, mas como é tão raro falarem na modalidade aqui em Portugal e neste blogue em particular, qual a tua previsão, vista daí da América, para a fina do Superbowl? a óbvia (Seahawks-Broncos)?? ou acreditas numa surpresa (como o ano passado quando os Ravens surpreenderam tudo e todos) e alguém se vai intrometer entre estes 2…

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

    Preferia a Nike para o Sporting em termos de design, adoro a camisola do celtic… Mas certamente a macron deve pagar mais…

  • Jose Seabra
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:01 pm

    Acho muito bem que o meu clube, FC Porto, mude para a Warrior, a Nike tem desapontado no design dos equipamentos, pagam pouco para um clube da dimensão do FC Porto, a Warrior a par da Under Armour é uma marca com enorme mercado nos EUA, paga 30M€ por época ao Liverpool, a nike pagava cerca de 3,6M€ por época ao FC Porto, com a Warrior espero que o FC Porto receba cerca de 10M€ por época. Há que mudar, as grandes marcas como a Nike ou a Adidas só se preocupam com os colossos como Barcelona, Man United, Real Madrid, Bayern, etc…

    Muito bem feito pelo FC Porto ao assinar com uma das mais emergentes marcas desportivas do Mundo.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:14 pm

      Acreditas mesmo que alguma vez alguma marca dará 10 milhões de Eur ao Benfica/Porto/Sporting? alguma vez algum dos 3 grandes vale isso em termos de mercado? menos..

    • Carlos Atalaia
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:26 pm

      José Seabra,

      Discordo da expressão "dimensão do FC Porto". Não são a quantidade de títulos conquistados, nem a forma como foram, que está em causa. Mas o porto sempre quis ser um clube da região do Porto. Fez parte da estratégia que foi uma das bases do sucesso desportivo. E foi um ponto da estratégia que sempre esteve claramente definido. Veremos como será no futuro. Portanto, é normal que a Nike não tenha feito um contrato ao nível do que a Adidas tem com o Benfica.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:31 pm

      Kafka, a Warrior paga 10M€ por temporada ao Sevilla e o nicho de mercado do Sevilha é inferior ao do FC Porto.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:39 pm

      Carlos Atalaia, o Benfica recebe por época por parte da Adidas 6M€. O FC Porto recebe por época por parte da nike 3,65M€. O FC Porto é o clube em Portugal que mais factura com Merchandising:

      F.C. Porto: 1,74M (-32,5%)

      Benfica: 1,6M (+5%)

      Sporting: 0,61M (-5%)

      Repare que as vendas do FC Porto cairam 32,5% e mesmo assim está à frente do Benfica que teve uma subida das vendas em 5%. Logo caiem por terra todos os seus argumentos.

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:39 pm

      O nicho de mercado até pode ser inferior (o Porto tem mais adeptos que o Sevilha), no entanto o Sevilha joga numa liga de topo (que o Mundo inteiro vê) e o Porto joga numa liga menor (que ninguém fora de Portugal vê), logo por aí o Sevilha acaba por valer mais que o Porto…e já agora apesar do Porto ter mais adeptos que o Sevilha, a média de espectadores no estádio é muito parecida, estão os 2 com cerca de 35 mil espectadores…

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:46 pm

      O Porto joga a Liga dos Campeões que todo o mundo vê, o Porto ganha títulos Europeus como aconteceu há 2 anos. Acho piada falares na média de espectadores quando o FC Porto é o clube portugues com melhor média de espectadores esta época mesmo não estando no seu melhor. Para a Warrior não interessa a Liga em que o clube joga, interessa o mercado, o FC Porto desde ha muitos anos para cá é sempre o clube que vende mais produtos de merchandising em Portugal, tem muitos mais adeptos que o Sevilha, vende mais camisolas que o Sevilla. Concerteza fará uma muito maior divulgação da marca do que o Sevilha. Não custa nada pensar um bocadinho sobre o assunto.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:57 pm

      A Warrior é uma marca que neste momento procura expansão no mercado do futebol, a warrior paga 30M€ por época ao Liverpool, achas que o Liverpool factura mais de 30M€ por temporada em merchandising? Nem 5M€, quanto mais 30M€. A marca simplesmente procura notoriedade e influencia no mercado, é na influencia sobre as pessoas que eles têm todo o seu lucro, ganhando notoriedade, vão influenciar milhões de pessoas a comprarem os seus produtos, é aí que está o lucro. Vestir o FC Porto gera muito mais influencia do que vestir o Sevilla, o FC Porto é um clube de dimensão Europeia, joga a Champions muito mais vista no Mundo do que os jogos do Sevilla. Naturalmente o FC Porto terá um grande contrato comercial com a Warrior, não tenho dúvidas de que será o maior em portugal.

    • luis bcn
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:05 pm

      Kafta do que disse do Sevilla subscrevo porque vivi em Espanha, em Valencia e conheço essa realidade, nao é inferior a nenhum clube Portugues o VFC e esta neste momento a construir um estadio para 75 mil pessoas…de notar que por exemplo valencia tem a populaçao de Porto e Lisboa juntos (ainda que a area metropolitana seja mais pequena) mas só tem 2 clubes nas ligas profissionais enquanto na area metropolitana do Porto ha uma duzia e a seguir ao Porto o benfica e o sporting sao os clubes com mais adeptos da regiao…isso em espanha nao existe, as pessoas sao do clube da terra. Se forrem a Villareal reparam que é uma cidade bastante pequena mas conseguem por mais adeptos que o Braga porque na regiao toda a gente apoia a equipa…ontem em Barcelos estavam todos a apoiar o clube visitante…em espanha isso nao existe e esse paradigma torna os clubes pequenos em clubes pequenos e os grandes em grandes…

    • CUBA
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:10 pm

      Caro Jose, o Liverpool em 2011 vendeu 900.000 camisolas " só superado por Barcelona Real e Manc United" por isso não me parece difícil que cheguem as 30 Milhões em merchandising ;)

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:17 pm

      900.000 camisolas a 70 eur cada uma (e tou a fazer valor mais barato do que elas sao realmente vendidas) da 63 milhões de eur só em camisolas vendidas

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:47 pm

      As camisolas do Liverpool custam 55€

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:58 pm

      Dá 49.500.000 eur,, para quem dizia que nem 5 milhões de eur faziam

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:38 pm

      Sinceramente duvido que vendam 900 mil por ano. Não me parece realista de todo.

    • David Gomes
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:09 pm

      Jose, num pais com 50 000 000 de habitantes em que o liverpool é o clube com mais historia não é de todo impossivel

    • kafka
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:13 pm

      Então não tens a noção do impacto que a Liga Inglesa, Espanhola e Italiana têm no Médio Oriente e consequentemente as vendas astronómicas que isso proporciona nesses mercados

      Nos últimos 5 anos o Liverpool teve uma média de 800 mil camisolas vendidas por ano:

      Real Madrid e United com 1,4 milhões camisolas vendidas por ano e Barcelona com 1,15 milhões são os lideres desta tabela…

      https://www.soccerbible.com/news/football-shirts/archive/2012/10/09/the-world-s-best-selling-club-football-shirts.aspx

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 3:50 pm

      Obrigado pela vossa informação, sinceramente não pensava que o Liverpool vendesse tantas camisolas, estou surpreendido.

  • Rui Gouveia
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:06 pm

    Bom dia,

    Ao contrario do que dizem, a Warrior é um grande marca. Ao nível de volume de faturação é uma das 5 maiores (segundo li num jornal). A Warrior é um marca de grande implantação no mercado americano, especialmente forte no hoquei no gelo.

    Relembro que esta marca está a apostar forte na entrada no mercado europeu, com liverpool e roma. Só ao liverpool pagam qualquer coisa como 30M/época. é muito dinheiro.

    A macron é um boa marca, italiana, que está a crescer.

    Estranho seria um grande usar a Lacatoni (marca portuguesa de Carlos Carvalhal), agora usar uma marca internacional que pode aumentar o valor a receber do patrocinador, acho optimo.

    O Porto no passado teve Kappa, o Benfica Hummel e Olimpic, o Real MAdrid Kelme e Kappa, o BArcelona Kappa. Tudo isto foram marcas que nunca foram munidalmente famosas, e algumas já nem existem!

  • Nuno R
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:13 pm

    Independentemente da marca, gostaria que os equipamentos fossem produzidos em Portugal, dando emprego a portugueses, que bem precisam.
    Ainda me lembro quando os equipamentos desportivos das grandes marcas eram caros, mas de qualidade superiora. Penso que tal já não aconteça, talvez devido à deslocalização das fábricas, e ao neo-conceito de que o material já não "deve durar uma vida".

    • David
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:24 pm

      O problema é que as marcas portuguesas não pagam o mesmo que estas marcas estrangeiras que são menos conhecidas, dou-te um exemplo a Macron imagina irá pagar 5 milhões ao Sporting (é um exemplo não sei se será isto) duvido que a Lacatoni ou a Sport Zone paguem o mesmo

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:08 pm

      não falei em marcas portuguesas, falei em produção em solo nacional. É diferente.

    • David
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:12 pm

      Erro meu, percebi mal peço desculpa, mas gostaria que os clubes em Portugal usassem marcas de Portugal por exemplo a Lacatoni

  • David
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:22 pm

    A Macron veste Napoli, Lazio e Monaco por exemplo na minha opinião não são um clube qualquer principalmente o Napoli que esta em crescimento e tem estado sempre na Champions e com bons resultados portanto a marca não me preocupa

  • Anónimo
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:30 pm

    É compreensível, o Bruno está a reduzir os gastos em todos os setores. A Macron é uma marca bem mais barata do que a Puma, só em equipamentos poupa uma nota preta, mesmo que o contrato seja idêntico, o Lucro vai ser muito maior. Quanto à estética acho que é o menos importante, desde que o clube lucre com isso.
    Gomes

    • José Maria
      Posted Dezembro 9, 2013 at 12:43 pm

      o menos importante ? mas afinal o qe vende a camisola ?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:09 pm

      Eu vejo adeptos do Barcelona com o equipamento alternativo que é horrível, vejo adeptos do Liverpool com a alternativa que é ainda pior. A venda de camisolas é apenas uma migalha nas contas do clube, mesmo que se venda menos, se pouparmos no preço dos equipamentos já lucramos.
      Gomes

  • Bruno R.
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:41 pm

    Em termos de visibilidade gostaria q a Nike patrocinasse o Sporting, mas como já foi dito a Macron é uma marca em expansão e portanto esta disposta a pagar mais q as marcas estabelecidas. Concluindo se é mais dinheiro é bem vindo.

  • Bruso
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:44 pm

    Acho que fazem muito bem com esta mudança. Principalmente o Porto. A Warrior está a investir em força e parece querer destronar a Umbro no mercado Inglês.
    Teve uma grande evolução ao nível das chuteiras e este investimento no equipamentos do Liverpool (dos maiores no mercado inglês) e agora do Porto (sempre campanhas positivas nas competições europeias) ssão sinal disso.

  • Kacal
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:50 pm

    Sinceramente, não gostei desta escolha do Porto, claro que é mais benéfica financeiramente e entendo o porque desta escolha, o Porto fez o melhor para o clube e eu também quero o melhor para o meu clube, nada a dizer sobre isso, a Warrior é uma marca que está a aumentar, está a investir forte no mercado e a tornar-se cada vez maior e paga bem, mas, em termos estéticos, preferia muito mais o equipamento com a nike, isso é óbvio, além de que dá mais visibilidade e renome, mas, o dinheiro fala mais alto, é o normal.

    • Rabensandratana
      Posted Dezembro 9, 2013 at 1:44 pm

      Kacal, tenho exactamente a mesma opinião!!!
      Eu sou um fã incondicional da marca Nike, já que quando era miúdo comprava todos os acessórios da mesma.
      Só fico contente pela mudança de marca, respectivamente ao valor muito mais alto que a Warrior oferece comparativamente com a Nike, um aspecto essencial que poucas pessoas enumerou é que a Warrior tem o 3º equipamento mais feio da Premier League (Liverpool), eu para o ano até já estou a ver os equipamentos feios desta marca associados aos equipamentos do meu FCPORTO.
      A Nike também em termos de equipamentos tem piorado muito, apesar dos avanços tecnológicos que implementaram nas camisolas.

    • Kacal
      Posted Dezembro 9, 2013 at 2:08 pm

      Rabensandratana, eu não falei nos equipamentos horríveis do Liverpool, só se safa o primeiro, porque não tinha a certeza se era a marca a fabricar os equipamentos ou se apenas tinha a sua marca, pode ser uma duvida estúpida, mas, quando eu não tenho a certeza não gosto de arriscar, não gosto de falar sem saber, mas, visto que tu disseste que é a marca que faz o equipamento, concordo contigo a 100% e também tenho "medo" depois de ver o 2º e 3º equipamento do Liverpool para este ano, o 2º é melhorzito, mas, mesmo assim é algo feio, vamos esperar para ver.

  • hertz
    Posted Dezembro 9, 2013 at 12:58 pm

    O que interessa é quem da mais pois em termos estéticos os equipamentos da Warrior são horrorosos. Uma autentica aberração. Basta ver por exemplo os equipamentos de GR e alternativos do Liverpool nestas 2 ultimas épocas.

  • Kev
    Posted Dezembro 9, 2013 at 1:15 pm

    A under armour ficava bem melhor ao SCP.

    • JN
      Posted Dezembro 9, 2013 at 5:44 pm

      Essa faz uns equipamentos incriveis. Os do Tottenham foram simplesmente perfeitos desde que assinaram com a UA.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 8:10 pm

      O do Tottenham do ano passado, era extremamente feio. O deste ano já é bonito. Mas a under armour e a Warrior têm designs muito semelhantes, é só dares uma olhadela nos dois sites, têm ambas roupa desportiva muito extravagante.

  • VR
    Posted Dezembro 9, 2013 at 1:28 pm

    Relativamente ao Sporting espero que seja verdade, é uma marca com equipamentos bem feitos, sem duvida com equipamentos à imagem do clube e não à imagem da marca, como acontecia com a Puma. Além disso o sporting será, sem duvida a grande equipa(talvez juntamente com o Napoles) que esta equipa patrocinará, o que pode garantir além de uma boa contrapartida financeira, um grande empenho por parte da Macron.

    Quanto ao Porto acredito que a nike, em termos financeiros, não seja rentável e que a Warrior proponha alguns milhões a mais, mas acho que vai ficar a perder nos equipamentos. Pelo que vi os equipamentos da marca têm todos os mesmos traços, principalmente os segundos equipamentos, e padrões meio estranhos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 9, 2013 at 2:11 pm

    Para mim é a que der mais dinheiro. A camisola principal será sempre a verde e branca listada, com uma ou outra alteração. A alternativa, por exemplo nas últimas duas épocas (Laranja e este ano Roxa) já nem têm muito a ver com a identidade do Sporting.

    Estou curioso para ver as alterações. Até porque não estava a gostar muito da Puma

    • Nuno R
      Posted Dezembro 9, 2013 at 4:00 pm

      Convém ter alguma qualidade… não estou para dar uns euros valentes por um bocado de tecido que se desbota e rasga à primeira

  • Suspeito do Costume
    Posted Dezembro 9, 2013 at 2:56 pm

    O Sporting para o ano vai vestir-se de verde e branco no principal e o alternativo vai ter uma textura militar em homenagem ao campo de tiro de Alcochete.

  • Paulo
    Posted Dezembro 9, 2013 at 2:59 pm

    O que acontece é que estas marcas menos mediáticas querem ganhar o seu espaço no mercado e por isso estão dispostas a dar mais dinheiro aos clubes. É um investimento forte para ganharem quota de mercado. Os clubes ficam a ganhar porque recebem mais. Os equipamentos à partida estão protegidos pelos estatutos do clube pelo que não podem ser muito desvirtuados. As marcas mais famosas, na tentativa de mudar o equipamento todos os anos, já têm presenteado os clubes com equipamentos pouco apelativos e difíceis de aceitar.

  • JN
    Posted Dezembro 9, 2013 at 5:36 pm

    Macron?! Mau demais, só espero que seja mentira. Vestir Macron até nos tira prestigio internacional…

    A alteração do Porto para Warrior também é muito negativa. Basta ver o que tem sido os equipamentos do Liverpool.

    • Jose Seabra
      Posted Dezembro 9, 2013 at 8:09 pm

      A mim o que é me interessa se os equipamentos são feios ou bonitos? Desde que sejam azuis e brancos às riscas e desde que a Warrior pague bem é o que me interessa. Para além de que os clubes, têm sempre a ultima palavra na questão dos equipamentos.

    • manuelim_s
      Posted Dezembro 10, 2013 at 9:21 am

      A Warrior tem o símbolo do dragão, portanto…

  • CRF
    Posted Dezembro 9, 2013 at 5:56 pm

    Macron costuma primar pela simplicidade..
    A Warrior pela extravagância..
    Será estranho que duas das maiores marcas desportivas do mundo deixem de ter representação ao nivel de um clube grande em Portugal..
    E até que ponto a desvinculação do FCP da Nike não pode criar uma abordagem da Nike ao SCP e uma abordagem da Puma ao FCP?

    Esperar para ver.

    • nuno leão
      Posted Dezembro 13, 2013 at 2:55 pm

      A Nike continua representada com a selecção nacional, provavelmente com um contracto bem superior ao do FCP ou qualquer outro clube em Portugal. Isto claro, ignorando Vitória e Académica que têm contractos com fornecedores locais.

  • DannyMontero
    Posted Dezembro 9, 2013 at 6:04 pm

    Também já ouvi dizer que a Puma vai de ''bola'' e que o Dortmund, Newcastle e o Sporting (entre outras), equipas que vestem puma, vão passar par a adidas que a par da puma também é uma marca alemã!
    Foi o que aconteceu à Umbro que maior parte mudaram para a Nike!
    Ou vi dizer isto num blog sobre camisolas desportiva!

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 9, 2013 at 6:38 pm

    A questão das marcas dos equipamentos não me diz rigorosamente nada. Deixem funcionar a Oferta e a Procura: quem pagar mais veste a equipa e pronto quer seja a prodigiosa Nike (há 14 ando a desfigurar/maltratar o equipamento do FC Porto) ou outra qualquer.

  • Jesus
    Posted Dezembro 9, 2013 at 6:50 pm

    Não desgosto da Warrior que até tem uns equipamentos bonitos agora a Macron.Só espero que não seja verdade.Gostava muito de ver a Nike ou a marca do Tottenham(não sei o nome) no Sporting

  • Pedro Viana
    Posted Dezembro 9, 2013 at 11:53 pm

    Não por favor, um clube da grandeza do Sporting não pode vestir uns equipamentos tão feios e de tão pouca qualidade como os que essa marca faz. Para além do mais, as vendas de equipamentos baixava consideravelmente, ao inverso de um equipamento da nike que daria mais vendas e mais prestigio…
    Este é o meu ponto de vista, SL

  • Posted Dezembro 11, 2013 at 1:04 pm

    É estranho porque a Puma até está forte e fez uma proposta incrivel ao Arsenal que a partir de 2014 vestirá Puma e deixará a Nike ao fim de tantos anos…mas se pagarem melhor, quer Porto, quer Sporting, fazem muito bem.

  • nuno leão
    Posted Dezembro 13, 2013 at 2:51 pm

    A Warrior é uma subsidiária da New Balance, que é só a 3ª maior marca desportiva nos EUA (atrás de Nike e Adidas). A Warrior, que inicialmente se dedicava apenas ao Lacrosse, já se expandiu para o Hóquei em gelo e é através dela que a NB pretende entrar no "Soccer". A divisão europeia é composta pelo antigo staff da Umbro (pré compra da Nike) e a estratégia é paulatinamente ter uma equipa em cada um dos principais campeonatos, um pouco como fez inicialmente a Nike. Não se expandem de a verem aparecer também em França, na Alemanha e em Itália. Tem muito mais dinheiro para gastar que a UnderArmour, por exemplo.

  • AAC
    Posted Dezembro 14, 2013 at 11:00 am

    eu gosto dos equipamentos principais da puma, relativamente ao sporting, acho que nos ultimos 2/3 anos têm tido um bom disigne. relativamente a nova marca, preferia ver o sporting equipado pela Nike ou pela Under Armour porque costumam ter equipamentos bonitos, mas em termos de retorno financeiro, que é o que o sporting precisa, desesperadamente, acho que faz sentido optar pela Macron, e esperar que nao faça equipamentos bizarros

  • Daniel Bastos
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:38 pm

    Partilho da opinião de que as novas marcas americanas (Warrior e Under Armour) são excelentes opções. Uma domina a NHL e a outra já quase domina a NFL e muitas das equipas do campeonato universitário (antes que venham contrariar, sim os equipamentos principais das equipas são Reebok e Nike respectivamente, mas se forem ver bem os equipamento por baixo vão ver que tenho razão). Além de terem uma tecnologia excelente, os produtos da Under Armour falam por si, sendo marcas novas, fazem de tudo para agradar. Mas pronto, como já aí foi dito, o que interessa é que paguem bem.

  • Daniel Moreira
    Posted Janeiro 25, 2014 at 11:15 pm

    Uma das desvantagens dos equipamentos do FC Porto serem da Nike é que as camisolas tomam preços exorbitantes, o que prejudica as receitas de merchandise. Espero que os novos equipamentos, a serem Warrior, sejam significativamente mais baratos para os adeptos, o que por certo levará muita gente a comprar a nova camisola e consequentemente pode valer uma maior receita para o clube.
    Sendo a Warrior uma marca ainda com pouca expressão na Europa (mas já com muita experiência no desporto) e querendo-se expandir, acredito que o acordo com o FC Porto seja substancialmente maior que o atual da Nike que é uma marca perfeitamente estabelecida que nem precisa deste tipo de publicidade para ter uma grande quota de mercado.
    Fica a ganhar o clube e, se os preços baixarem, também os adeptos.

  • Fluke
    Posted Março 7, 2014 at 1:23 pm

    Enquanto a Adidas ficar a fazer o manto sagrado por muitos mais anos, os outros nao me aquecem nem arrefecem. Mas a Warrior "vestir" o Porto vai-lhes dar muito beneficio em termos financeiros, se tiverem um contrato nos mesmos termos do Liverpool. Em questoes de vendas ja duvido mais, pois se olharem para os mais recentes equipamentos do Liverpool, é com cada "fractura da retina"….

  • José Manuel Silva
    Posted Maio 30, 2014 at 11:31 pm

    Caros amigos

    Muitos acham irrisório um contrato de 15M€ anos (metade do liverpool), porque o FCP joga num campeonato mais fraco, ou porque a cultura Portuguesa não é tão vocacionado para o futebol como em ingleterra e bla bla bla. OK!, são 2 factos, agora vamos ver as coisas por outro lado:

    Por acaso têm conhecimento do clube Português que mais influencia têm na ásia?? Talvez não tenham, pois bem, os jogos do FCP passam na china (jogos grandes), o povo japonês adora o FCP devido às nossas conquistas naquele país, na indonésia existem crianças com 10/12 anos que vestem a camisola azul do FCP. O FCP em PT não tem valor nenhum, se formos, à America Latina/Asia o FCP é um caso de estudo. O meu clube é dos clubes com mais presenças na liga dos campeões, é o único clube Português com mais títulos europeus conquistados, também é o único clube que PT que tem as probabilidades a seu favor no que diz respeito à conquista de provas nacionais. Lembrando que um sevilha ganha quase 7M€/época e sendo este clube de 2ª linha, será assim tão irrisório ganhar 15M€/época?!?!

Deixa um comentário