Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto na final da Taça da Liga; Vitória adiantou-se mas azuis e brancos deram a volta; Golo de Telles, um minuto a seguir ao 1-0, foi decisivo; Soares voltou a marcar; Tapsoba destacou-se mas Edwards e Davidson pecaram muito na definição

Vitória 1-2 FC Porto (Tapsoba 65′ g.p; Alex Telles 66′ e Soares 75′)

O FC Porto marcou duelo com o SC Braga na final da Taça da Liga ao superar o Vitória. A partida foi equilibrada, teve vários momentos, mas prevaleceu a reviravolta dos azuis e brancos. Telles foi decisivo ao empatar logo a seguir ao 1-0, o que evitou que a equipa de Conceição se enervasse, num jogo que teve muito Corona (que inventou o 2-1), sendo que Sérgio Oliveira também se destacou no meio campo. Já os vimaranenses, que podiam ter levado o jogo a penáltis numa má saída de Diogo Costa aos 95 (o VAR anulou o 2-2) dividiram o jogo, tiveram vários lances de desequilíbrio, mas Edwards e Davidson pecaram sempre na definição. Melhor esteve Tapsoba, que foi imperial na defesa e ainda demonstrou a habitual tranquilidade no penálti.

Destaques:

Vitória – A equipa de Ivo Vieira volta a sair de um duelo de grande importância com a sensação de que ficou a ‘um bocadinho’ de conseguir um grande resultado. Os vimaranenses bateram-se muito bem ante o FC Porto, mas falham o sonho de estar na final e agora terão de concentrar energias na I Liga. Num duelo no qual o facto de os conquistadores ‘nunca’ terem estado em vantagem (logo a seguir ao 1-0 veio o 1-1) foi crucial, a falta de acerto dos extremos foi fatal para o Vitória, dado que os pupilos de Ivo Vieira conseguirem fazer a bola chegar à frente em boas condições mas raras vezes potenciaram isso. Individualmente, Tapsoba foi talvez o melhor em campo. O central, além de apontar o 8.º golo da época, esteve imperial nos duelos e muito confortável com bola, evidenciando que pode dar muitos milhões ao seu clube. Já Florent fica ligado ao tento de Soares, por ter perdido o duelo com Corona, enquanto Lucas Evangelista esteve muito forte a ligar o jogo. Na frente, Edwards Davidson acabam por ficar ligados à derrota. Os extremos foram servidos em condições, quer por dentro quer por dentro, mas falharam constante no drible, condução, passe ao remate. O inglês, ainda que tenha demonstrando técnica e facilidade de drible, esteve especialmente mal, complicando muitos lances e não mostrando rapidez para remate, sobretudo quando a bola lhe caía para o pé direito.

FC Porto – Numa época que tem sido conturbada, devido à grande diferença pontual para o Benfica e prematura saída da Champions, os dragções podem ter nesta Taça da Liga uma injecção de confiança. A equipa de Sérgio Conceição não fez uma exibição brilhante mas, ao seu estilo, deu a volta ao marcador para estar na final da competição. Os dragões tiveram dificuldades no 1.º tempo, não logrando explorar a profundidade e sofrendo para contrariar a circulação rival. Após o tento de Tapsoba, a reacção foi perfeita, devido ao rápido virar do marcador, tendo também o FC Porto evidenciado (à excepção do lance do golo anulado a João Pedro) a sua facilidade para congelar as partidas quando está na frente do marcador. Individualmente, Diogo Costa, com ou sem falta no lance que daria o 2-2, não fica bem na fotografia (larga a bola num primeiro momento), enquanto Corona deu continuidade à sua grande época ao somar nova assistência. Mbemba esteve muito seguro e Alex Telles foi essencial ao fazer o 1-1 logo a seguir ao golo de Tapsoba, chegando aos 6 tentos, igualando o melhor registo da carreira. Mais à frente, Uribe teve pouca influência no miolo, Marega teve nova partida infeliz (sem conseguir ameaçar a profundidade) e Soares chegou aos 6 jogos seguidos a marcar.

XI do Vitória: Douglas; Víctor García, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent Hanin; Pêpê, André André, Lucas Evangelista; Edwards, Davidson, Bonatini

XI do FC Porto: Diogo Costa; Corona, Mbemba, Marcano, Alex Telles; Uribe, Otávio, Sérgio Oliveira, Luis Díaz; Marega e Soares

92 Comentários

  • Carol
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:54 pm

    Digam um! Digam um jogo da fase final da Taça da Liga onde não haja polémica. Digam um

    • Pipo
      Posted Janeiro 23, 2020 at 9:22 am

      Este jogo de polémica teve zero. Houve nervos à flor da pele no final do jogo? Houve. Mas foi pela frustração de ter um golo anulado no último lance do jogo, não por “polémica”.

      • Carol
        Posted Janeiro 23, 2020 at 1:08 pm

        Não era esse tipo de polémica que me estava a referir. No jogo de anteontem não houve propriamente polémica. Mas houve confusão. Isso houve. É esse tipo de polémica a que me estou a referir. É um tipo de polémica que não envolve árbitro comprados e etc mas ainda é,na minha opinião,polémica

  • Mike-UK
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:54 pm

    Esta competição não tem ponta por onde se pegue, mas todos os anos se insiste nesta autêntica catástrofe.
    O futebol português dá-me muitos motivos de vergonha, mas nada bate a taça da liga…

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:23 pm

      Vergonha porquê???
      O árbitro anulou e bem o golo, afinal o João Pedro quando remata toca primeiro nas mãos do gk que postiormente deixa a bola escapar.
      Mike_Uk, não gosta da competição não veja.
      Vá ver Premier League, então!!!

  • Red Punisher
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:56 pm

    Gostaria que tivesse ido a penalties mas a vitória foi justa.
    Espero que RA faça 5/5!

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:58 pm

    Não foi uma grande exibição, mas o Porto foi melhor e mereceu a vitória. O golo do Alex foi crucial no momento em que aconteceu. E de referir que o Corona está um senhor jogador. Quando o Manafá não está em campo joga a lateral direito, quando o Manafá está em campo joga a lateral e a extremo. Melhor do Porto esta época.
    Uma nota ainda para o Diogo Costa que, fora aquele lance no final (falta clara sobre ele, mas saiu-se mal), esteve muito seguro e fez várias defesas.

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:02 pm

      E falo ainda do Mbemba, que esteve muito seguro e aquele duplo corte aos 93/94 foi importantíssimo.

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:58 pm

    Ridículo o futebol em Portugal…

  • NotoriousFCP
    Posted Janeiro 22, 2020 at 9:58 pm

    Sofrido, mas acho que foi justo. O Mbemba dá a final com aqueles dois cortes. Mas claro pra história fica o golo anulado ao Vitória que, mesmo não havendo intensidade, acho justo. O penalty é meio duvidoso, até acho que é jogo perigoso do jogador do Vitória até pela forma como vai a bola. Porto por cima na primeira parte, Vitoria melhor na segunda, no fim ganha a equipa que esteve melhor durante mais momentos de jogos.
    Parabéns ao Vitoria pelo jogo!
    Destaco Corona (já não há palavras) e Mbemba.
    Saudações desPortistas!

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:03 pm

    Jogo nem sempre bem jogado mas muito bem disputado, com duas equipas à procura da final. Agora…

    Colectivamente estamos cada vez pior. O nosso meio campo não funciona desde há muito tempo e com isso somos forçados a muitos passes longos que só deixa a nu as fragilidades dos nossos avançados. Em termos de bolas paradas estamos cada vez mais previsíveis, sendo todas as bolas marcadas da mesma fora. Até aqueles lançamentos laterais já enervam de tão ineficientes que são. Por fim, a nossa transição defensiva está tudo menos trabalhada, levando a cada vez mais lances de perigo dos adversários junto da nossa baliza.

    E individualmente, Corona continua a mostrar jogo após jogo que é o nosso melhor jogador a léguas. Participação global em todos os momentos do jogo! Mbemba a fazer também um grande jogo, com dois cortes no final cruciais, a mostrar o seu sentido posicional (ao contrário de Marcano!). Uribe a cair a pique bem como Marega que já nada acrescenta, nem mesmo nos seus pontos fortes (?). Perdas inúteis, recepções falhadas, sem força ou inteligência o que faz pensar que o timing de venda ao tempo que foi embora. E Soares é isto, tecnicamente muito mau, mas vai marcando e é o nosso PL titular.

    Gostaria de na final o 11 ser: Diogo, Manafá (não há melhor), Mbemba, Marcano, Telles, Danilo (espero que tenha entendido o sinal), SO (outro que tem que jogar pela falta de soluções), Corona, Baró (a sua técnica faz a diferença), Diaz e Soares (se marca que jogue!).

  • FiliGon
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:05 pm

    Até quando vamos ver árbitros do porto a apitar jogos do porto e chamar a isso “verdade desportiva”? Estou cansado de ver isto não só nos jogos do FCP mas também nos outros grandes e a malta a apelidar de “verdade desportiva”. Para mim é simples árbitro de lisboa não apitam jogos do scp e slb e os árbitros do porto não apitam jogos do fcp. É uma boa forma de começar a garantir a coisa a que chamamos “verdade desportiva”. É que toda esta situação há muito que me cheira a esturro e incomoda-me ver os responsáveis a assobiar para o lado e a dizer que está tudo bem feito quando as arbitragens são um bocado (grande aqui entre nós) tendenciosas e sempre a favor dos mesmos. Depois queixam-se que na europa qualquer equipa de “meia tigela” humilham os nossos ditos “grandes”.

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:20 pm

      Mas qual foi o problema hoje? O penalty a favor do Guimarães que é meio duvidoso (mas penalty, na minha opinião)? É que não percebi mesmo. A menos que consideres que o GR do Porto levar um pontapé nas mãos quando vai agarrar a bola não seja falta…
      Até digo mais, o Jorge Sousa e o Artur Soares Dias (ambos da AF Porto) são dos árbitros que mais prejudicam/não beneficiam o Porto. Para além disso, são os 2 melhores árbitros portugueses e acho que fazem muito bem em arbitrar os melhores jogos, independentemente que nesses jogos haja Porto, Boavista, Paços de Ferreira, Rio Ave ou Aves (os clubes da AF Porto na 1.ª divisão). Acho que não faz sentido excluir os melhores árbitros dos melhores jogos só porque são da AF Porto, AF Lisboa ou AF Braga.

      • Goncalo Silva
        Posted Janeiro 22, 2020 at 10:38 pm

        Tiago, estás a brincar certo? Então o Artur Soares Dias é super tendencioso, quantos jogos é que ele já beneficiou o Porto? Acho precisamente o contrário, ele é o que mais favorece o Porto. Só em Benfica-Porto lembro-me assim de cabeça de 3 jogos em que foi roubo descarado a prejudicar o Benfica. Verdade seja dita que ele já arbitrou muitos clássicos, mas os que envolveram as suas arbitragens foram as mais tendenciosas a favor do Porto.

    • troza
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:30 pm

      E inclui-se tudo no mesmo saco quando o Benfica é maioritariamente apitado por árbitros do Porto e não de Lisboa…

  • 011eleven
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:05 pm

    Mais um jogo deplorável, até uma foca do circo controla melhor a bola que marega. Soares pode continuar a marcar mas não me convence, porque além do golo não fez mais nada se não o penalti. A entrada do manafá é ridicula e o luis diaz no banco muitas vezes é um absurdo, tem de ser titular nesta equipa. Farto deste estilo de jogo, farto do SC, já nem me dá vontade ver jogos do Porto mas enfim a ver se é desta que ganham a taça.

  • Res
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:07 pm

    Independentemente do resultado e da polémica… agrada a alguém este jogo do Porto? Se tivessem com o equipamento do portimonense nem dava pela diferença.

  • joaolmaio
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:10 pm

    O jogo até nem foi mau, mas o que sonho em ver o Porto jogar com:

    Marche
    Tomás Esteves
    Pepe
    Mbemba
    Alex Telles
    Danilo
    Romario Baró
    Otávio
    Corona
    Luis Díaz
    UM PL DE JEITO

    Mas pronto… enquanto se vai a finais da Taça da Liga, atira-se um bocado de areia para os olhos daqueles que ainda não admitem o quão mal joga o Porto.

    Siga a banda.

    • Pipo
      Posted Janeiro 23, 2020 at 9:11 am

      O Soares coitado, nem a marcar em 6 jogos seguidos tem descanso :)

      O caso do Tomás já se está a arrastar há muito muito, começo a desconfiar que vai ser vendido por meia dúzia de trocos. O Danilo já cá não anda a fazer nada também.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Janeiro 23, 2020 at 10:22 am

      Ver portistas a ainda defenderem a titularidade do Danilo é algo que me ultrapassa! A única justificação que posso encontrar para tal facto é que esta ideia seja defendida por pessoas que não têm vistos 90% dos jogos desta época!
      Se não é o pior capitão da história do Porto, anda lá perto!
      Enquanto portista, sinto-me envergonhado por ver esse indivíduo passear a braçadeira de capitão no campo!

      • Xyeh
        Posted Janeiro 23, 2020 at 11:08 am

        O Danilo parece que está a fazer um frete com a braçadeira, desde a chatice com o SC que parece contrariado no clube e o pior é que só desvalorizou de valor. A direcção está com um historial de mau timing de vendas: Herrera, Brahimi, Marega, Soares, Danilo, Marcano, Adrien Lopez, é demasiado para um clube da nossa dimensão, o único que faz pela vida é o Soares que apesar de ser fraco agora está a atravessar o seu melhor momento de forma (se calhar aprendeu com o Ronaldo).

        • Fabio Rodrigues
          Posted Janeiro 23, 2020 at 11:36 am

          Em relação ao Danilo (que carinhosamente trato por “arrastadeira”) é exatamente isso que vejo. Todos os jogos que faz são um frete para ele. Aliás, já demonstra isso desde o jogo de apresentação aos sócios, frente ao Mónaco.
          Um capitão não pode jamais ter esta atitude em campo.
          A direção e o treinador estiveram obviamente mal ao não permitirem a sua venda, no entanto, se ele tem tanta falta de vontade em representar o Porto, a braçadeira tem que lhe ser retirada.
          Quanto à questão do mau timing das vendas, concordo em absoluto. Penso apenas que nos casos do Marcano e do Adrian Lopez nunca houve boas propostas para serem vendidos, pelo menos não me recordo. Quanto aos restantes, a sua não venda nos timings certos foram erros crassos da direção, com prejuízos financeiros gritantes.

      • joaolmaio
        Posted Janeiro 23, 2020 at 5:51 pm

        Não é porque o Danilo tem estado em baixa de forma que deixa de ser o jogador que é quando está no máximo do potencial.

        É verdade que o Danilo tem estado muitos furos abaixo, mas se conseguir voltar a atingir a melhor forma é dos melhores jogadores do campeonato.

  • Nuno Pereira
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:11 pm

    Alguem me consegue explicar porque e que o golo no final foi anulado? Estou a ver o lance umas 10x e ainda nao percebi.

    • SCP1906
      Posted Janeiro 23, 2020 at 12:55 am

      Eu nem concordo com anular o golo e acho que o golo nunca teria sido anulado se fosse a favor do Porto mas é fácil de perceber qual foi a “falta” que foi assinalada.

    • Pipo
      Posted Janeiro 23, 2020 at 9:08 am

      A sério? A única explicação para não teres percebido, é não teres visto o lance pela câmara mostra o Diogo Costa de frente.

      O Diogo Costa já está com a bola praticamente nas mãos ( não está agarrada mas a bola já está a pousar nas mãos dele), e o Tapsoba chuta unicamente as mãos do Diogo, nem na bola toca.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:13 pm

    Eu não vi o jogo, visto que estava a ver o filme ‘1917’, mas passei agora por um site de um jornal desportivo e diz lá que teve um final polémico. Alguém sabe se houve confusão como no jogo de ontem?

    Saudações Leoninas

    • Teixas
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:18 pm

      Bom filme!

      Sam Mendes nunca falha (humm…. exceto o Spectre não é?).

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 22, 2020 at 10:23 pm

        Teixas,

        Por acaso, esse nunca vi… É bom?

        Saudações Leoninas

        • Joao C Alves
          Posted Janeiro 22, 2020 at 10:32 pm

          1917 é bom? As críticas têm sido bastante positivas, e tenciono ir vê-lo ao cinema.

          Spectre foi uma desilusão para mim, o pior dos 007’s do Daniel Craig (e um desperdício do enorme talento do Christoph Waltz)…

          • Estigarribia
            Posted Janeiro 22, 2020 at 10:49 pm

            Joao C Alves,

            Eu achei o filme muito bom e acho que o Óscar de Melhor Filme será entre o 1917 e o Joker (para mim são os grandes favoritos). Aliás, eu sou particularmente fã de filmes sobre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais (1917, Flyboys, Red Tails, etc, etc).

            Saudações Leoninas

            • Joao C Alves
              Posted Janeiro 22, 2020 at 11:01 pm

              Flyboys é nom, Red Tails nunc vi.
              Mas para um apreciador de filmes relacionados com as Grandes Guerras (eu incluído), não podem faltar os lendários “o Pianista” e “A Lista de Schindler”

              • Estigarribia
                Posted Janeiro 22, 2020 at 11:15 pm

                Red Tails dizem que é quase uma “cópia descarada” dos Flyboys. Mas em vez de ser na 1ª Grande Guerra é na 2ª Grande Guerra, se não estou em erro. E além disso, a “nossa” Daniela Ruah entra no Red Tails.

                Saudações Leoninas

            • Critico de Cinema
              Posted Janeiro 22, 2020 at 11:31 pm

              Estigarribia,

              Antes de mais boa noite! Tenho que lhe perguntar uma coisa: o que vê em Joker (que vi no cinema e gostei de ver de forma geral, uma boa interpretação de Phoenix) para que este filme ganhe o Óscar de melhor filme nas premiações do próximo Fevereiro? Está a incluir Joker num grupo restrito de filmes como Beleza Americana, Danças com Lobos, O Padrinho 1 e 2 ou A Lista de Chindler?

              Sobre o nosso Sporting, pouco há a dizer. Estamos muito em baixo.

              Saudações amistosas

              • Estigarribia
                Posted Janeiro 23, 2020 at 10:56 am

                Critico de Cinema,

                Antes de mais obrigado pelo feedback positivo! Quando ao Joker, eu não disse que ia ganhar, mas, sim, que é um dos favoritos a levar a estatueta dourada para casa. Contudo, acho que o papel Joker, interpretado por Joaquin Phoenix, irá ficar eternamente na História do Cinema. E daqui a uns anos recordaremos esta papel de Phoenix da mesma maneira que agora vemos o Hannibal Lecter interpretado pelo Grande Anthony Hopkins (seja no Dragão Vermelho, no Silêncio dos Inocentes ou em Hannibal).

                Saudações Leoninas

              • Xyeh
                Posted Janeiro 23, 2020 at 11:00 am

                O Danças com Lobos… o filme que roubou o Óscar ao Goodfellas ainda não se percebe muito bem como.

            • El Barto
              Posted Janeiro 23, 2020 at 12:52 am

              Se curtes filmes bélicos, vê o “71”, é muito pouco conhecido, eu só o conheci porque fiz um workshop com o director de fotografia, Tat Radcliffe, e está muito bom.

            • Xyeh
              Posted Janeiro 23, 2020 at 10:56 am

              Noutro registo vê Catch-22, é uma mini série mas está tão boa, passa-se na 2ª Guerra Mundial mas tem cenas completamente inesperadas, é baseada num excelente livro.

              Major Major Major

          • El Barto
            Posted Janeiro 23, 2020 at 12:42 am

            Últimamente tenho tido tão pouco prazer em ver o meu Porto, que esta vez preferi ir ver o 1917 em vez de ficar a ver a segunda parte do jogo (vivo em Espanha, e como aqui é mais uma hora, às vezes é difícil conciliar os horários daqui com os daí).
            Mal começou o filme, esqueci-me completamente do jogo até chegar a casa. Sou suspeito, já que é a minha área, mas grande trabalho de camera do grande Roger Deakins. Todo o filme funciona como um plano-sequencia, o que num filme bélico dá uma sensação de imersão incrível. A narrativa também está boa. Posto isto, vai vê-la que vale a pena.

            • Estigarribia
              Posted Janeiro 23, 2020 at 9:49 am

              El Barto,

              Tudo dito. E sobre o filme do Joker, tens algo a dizer?

              Saudações Leoninas

              • El Barto
                Posted Janeiro 23, 2020 at 11:03 am

                Gostei muito do Joker. Phoenix enorme, alguns momentos impactantes e a foto está muito boa. Mas não acho que seja o melhor da década, como muitos dizem, nem de perto. De 2019 gostei mais do Sul-Coreano “Parasite”. Se ainda não viste, vê que está muito bom.

                • Estigarribia
                  Posted Janeiro 23, 2020 at 11:43 am

                  Como eu referi em resposta ao user Critico de Cinema, acho que daqui a uns anos vamos olhar para este papel de Phoenix, como Joker, da mesma maneira que olhamos para o Hannibal Lecter de Anthony Hopkins (para mim um dos grandes actores ainda no activo, juntamente com Morgan Freeman e Samuel L. Jackson).

                  Quando ao Parasite, já o coloquei na minha lista de filmes para ver. Obrigado pela sugestão.

                  Saudações Leoninas

      • Pipi Romagnoli
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:23 pm

        Ainda não vi, mas vou ver, sobretudo porque o Sam Mendes trabalhou com o Roger Deakins neste filme e eu sou fã do trabalho do Inglês, que transforma qualquer filme numa obra de arte.
        Ganhou o Óscar de melhor fotografia com a versão mais recente de “Blade Runner”, mas recomendo sem dúvida para quem não viu o “The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford”, em que o Roger Deakins trabalhou com o Andrew Dominik, é do melhor que já vi em termos visuais, com uma banda sonora muito boa e apesar de a história ser conhecida, é para mim a melhor versão que já vi até hoje dessa mesma história.SL

        • El Barto
          Posted Janeiro 23, 2020 at 1:06 am

          É bom ver mais gente a reconhecer o difícil e crucial trabalho dos directores de fotografia. Se não conheces, recomendo que sigas também o trabalho do Bradford Young (na minha opinião vai ser o que todos os directores vão querer, juntamente com Lubezki, quando o Deakins e Richardson se retirarem), Chayse Irvin (BlaKKKlansman) e Robbie Ryan (deste só vi o “Catch me Daddy” e alguns videoclips, mas tem uma foto muito boa).

          • Xyeh
            Posted Janeiro 23, 2020 at 11:05 am

            Acrescentava Wally Pfister (Nolan) e Robert D. Yeoman (Wes Anderson) nessa lista, são incríveis, especialmente o Wally Pfister.

            • El Barto
              Posted Janeiro 23, 2020 at 12:02 pm

              Ainda se lhes pode juntar o Hoyte Van Hoytema, entre outros. Apesar de que estes já têm uma enorme reputação, principalmente o Hoyte e o Pfister. Eu tive a sorte de fazer workshops com o Cesar Charlone (Cidade de Deus, Blindness do livro do Saramago) e Andrzej Sekula (American Psycho e Tarantino até ao Kill Bill, chatearam-se e ele recusou o Kill Bill) e é incrivel vê-los a trabalhar, até parece fácil.

          • Pipi Romagnoli
            Posted Janeiro 23, 2020 at 8:38 pm

            Obrigado pela sugestão El Barto, sem dúvida que vou seguir com mais atenção os nomes que me sugeriste. SL

    • Pipo
      Posted Janeiro 23, 2020 at 9:05 am

      Conseguista fazer uma coisa que nunca vi neste blog, pôr o pessoal a falar de cinema eheh. 1917 está na minha lista de próximos filmes a ver também :)

      • Estigarribia
        Posted Janeiro 23, 2020 at 11:01 am

        Pipo,

        A minha lista de filmes também tenho alguns para ver: Le Mans 66 – O Duelo, Marriage Story, The Irishman, Once Upon Time… in Hollywood, Eathquake Bird ou 47 Meters Down: Uncaged, por exemplo, são alguns dos filmes que vou querer ver.

        Saudações Leoninas

    • Turiacus
      Posted Janeiro 23, 2020 at 11:09 am

      Esse e o Parasite são dois dos filmes que tenho mais curiosidade em ver!
      Já agora, junto o filme do Aleixo que estreia hoje (salvo erro) a essa lista ahaha

  • Sergiomig
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:14 pm

    Mais um jogo fraquinho. não há fio de jogo, o conceição até pode querer apostar no músculo e na velocidade mas precisa de ter jogadores para isso, e claramente os que podem adicionar isso estão fora de forma (física). Aquela dupla Soares/Marega é para esquecer que medo com a bola… Otávio a fazer de Deco, e tudo perdido em campo. Valeram situações individuais. Não temos colectivo e duvido que ganhemos ao Braga.
    Em reação ao golo anulado, não me tinha parecido que houvesse falta, mas vendo a repetição parece clara, com o jogador do vsc a pontatear as mãos do Diogo. É escusado virem falar nisso

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:23 pm

    Este jogo foi o espelho daquilo que está a ser a época do Vitória.

    Jogam muito bom futebol, conseguem dominar ofensivamente os seus adversários mesmo os mais fortes, e depois ou levam com um frango por terem guarda redes manhosos ou não finalizam o muito que criam.

    Já o escrevi várias vezes, o Vitória está a um ponta de lança e a um guarda redes de ser uma excelente equipa.

    Edwards agita muito mas falta-lhe definição, Davidson trabalha imenso mas não tem golo, Pepê cresceu imenso e Tapsoba é um craque. Esperemos que este João Pedro (que pelo menos parece ter uma relação simpática com as redes) possa suprir essa lacuna.

    Em capítulo inverso, os laterais do Vitória são bem fraquinhos. Florent ainda disfarça e Vitor Garcia é um barrete bem enfiado pelo Porto nos sucessivos empréstimos.
    Douglas hoje até não comprometeu mas Pedro Henrique fica ligado à derrota com uma abordagem pavorosa no golo de Soares.

    O Porto foi mais do mesmo também.
    Ou seja mau futebol, correria e chutão quanto baste.

    Tirando Corona, não se aproveita nada neste Porto a não ser a agressividade (quando a mesma é positiva).

    Sérgio hoje sentou Danilo passando um sinal claro ao capitão que tem que fazer bem mais e Sérgio Oliveira acabou por cumprir.

    Mbemba foi providencial, ao contrário de Telles e Marcano que se fartaram de enterrar.

    Com o 2-1 caído do céu e contra a corrente do jogo o Vitória acabou (sentiu em demasia) e o Porto sentiu-se em casa e confortável usando Sérgio Conceição a mesma táctica do seu “amigo” João Henriques…
    Queimar tempo e mais tempo…válido e legal. As leis assim o permitem principalmente quando a arbitragem é complacente…

    Ia correndo mal porque o Vitória no final ia repondo aquilo que seria totalmente justo no marcador.

    Salvo pelo VAR mais uma vez, e por muito que custe admitir, bem salvo, já que acaba mesmo por ser falta.

    Estranho apenas que nos jogos mais importantes e equilibrados do Porto, os árbitros sejam constantemente os mesmos 2…
    O Jorge de hoje e o Artur da pastelaria…
    Aliás estranharia imenso se não fosse o Artur a apitar a final.

    • BDEINTER
      Posted Janeiro 22, 2020 at 11:04 pm

      O lance do 2 golo é com o Florent não com o Pedro Henrique

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 23, 2020 at 9:02 am

      Excelente comentário. Esperemos que o Braga ganhe a Taca da Liga. Só tenho pena que aaquele segundo golo do Guimaraes tenha sido anulado.

  • Bisc8
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:26 pm

    Dá mais “pica” ver um jogo do meu Paços do que ver este Porto. Como é habito com esta direção, há jogadores que ja nao deviam estar no Porto, como o Marega….

  • Dracarys
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:42 pm

    Não gosto do Sérgio (e um hipotético título não mudará a minha opinião, quero-o longe do Porto), mas é inquestionável o quanto Corona cresceu desde que este chegou ao Porto. Claramente O jogador desta equipa.
    Quanto ao jogo, intenso, com momentos de bom futebol por parte do Vitória (a definição no último terço continua a ser uma fraqueza), e um Porto a alternar entre as bolas na profundidade e situações em que tentou sair a jogar com bola controlada (maioritariamente na 1ª parte). Contudo, de nada servem estas ocasiões se ela ressalta em paredes quando chega aos elementos da frente. Já chega de Marega, por favor.
    Individualmente, Tapsoba. Que central está este menino, sim senhor. Edwards mostrou talento, mas definiu mal os lances. Pêpê está a mostrar uma clara evolução nos aspetos onde pecava mais, como a intensidade (Luis Diaz que o diga), mostrando que pode vir a subir um patamar.
    Do lado portista, para além de Corona, destacar Mbemba, com vários cortes cruciais e Soares. O home é tosco, mas enquanto for marcando não me posso queixar muito. Por último, Diogo Costa até estava a fazer uma partida bastante segura, com um par de boas intervenções, mas aquelas mãos de manteiga iam deitando tudo a perder.
    Agora é tentar “vingar” a derrota de sexta-feira!

  • DavidDop
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:43 pm

    Há coisas na arbitragem que só em Portugal se vê… Depois admiram se quando se chega a Europa e já não é assim.
    Este tapsoba já devia estar no meu Sporting, mas é melhor dar meia dúzia de milhões por mais um tamanco desconhecido no final da época.

    • BDEINTER
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:58 pm

      Percebo a ideia e o desejo, mas o Sporting não tem dinheiro para um jogador da qualidade do Tapsoba.
      A não ser que estejamos em época de saldos.

      • BDEINTER
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:08 pm

        Principalmente, depois de ter o pagamento do Raphinha em atraso!

      • E o que temos
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:57 pm

        Qual é a clausula do Tapsoba?

        • Sam Tuga
          Posted Janeiro 23, 2020 at 4:56 am

          50 M. Infelizmente não o veremos a fazer companhia ao Dias.

          • E o que temos
            Posted Janeiro 23, 2020 at 11:25 am

            Ui, é para esquecer então. Espero que o vendam para o estrangeiro então e nao entre naqueles negócios conhecidos com o clube do norte (soares maregas e afins)

          • Joga_Bonito
            Posted Janeiro 23, 2020 at 1:02 pm

            A cláusula em si pode não significar que ele seja vendido por esses valores, é para dar margem negocial. Mas tão pouco creio que o Vitória ponha essa cláusula para o deixar sair por 10 milhões. Só creio que o Vitória começaria a negociar a partir dos 20 milhões. Contudo tenho reservas a dar 20 milhões por um jogador que ainda vemos há pouco tempo a actuar. No final da época, se se perceber que tem muita qualidade, poderíamos propor 20 milhões ao Vitória e o clube minhoto ficava com parte de uma futura venda. Seria a única forma, nunca na vida o Benfica daria 50 milhões por nenhum jogador neste momento.

        • PedroFaria94
          Posted Janeiro 23, 2020 at 7:08 am

          50 milhões de euros.

        • Joao X
          Posted Janeiro 23, 2020 at 8:49 am

          Diz-se que é 20M.

    • PedroFaria94
      Posted Janeiro 22, 2020 at 11:40 pm

      E dinheiro para comprar o Tapsoba?!
      Vão comprar e ficar a dever como o Raphinha?
      De qualquer das formas, duvido que alguma equipa em Portugal consiga comprá-lo (só talvez o Benfica porque, de momento, está de “boa” saúde financeira).

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 23, 2020 at 8:48 am

      O Sporting tem mais problemas com que se preocupar. Lá tem dinheiro para um jogador destes.

  • BDEINTER
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:49 pm

    Já podemos dizer que Tapsoba é o melhor central em Portugal?

    • Chico
      Posted Janeiro 22, 2020 at 11:33 pm

      Tapsoba já é melhor que Ruben Dias ou Mathieu??? Calma!

      • BDEINTER
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:41 pm

        Sim, é melhor.
        Mas podemos continuar a fingir que não.
        Só perde para o Rúben Dias na agressividade no ataque à bola na disputa de bolas aéreas.

      • PedroFaria94
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:42 pm

        O que falta ao rapaz?
        Qualidade técnica brutal para um central (ainda hoje tem um lance em que desarma e sai a jogar – com o adversário a pressionar, fazendo um passe de 30 metros para o extremo), rápido boa leitura de jogo, jogo aéreo de topo. Não sei até que ponto não estará já, ao nível desses dois. Ainda assim percebo que seja difícil considerá-lo o melhor da liga. Mas uma coisa é certa, não anda longe disso.

        • Daiuca
          Posted Janeiro 23, 2020 at 1:55 pm

          Concordo, grande central.. Gistova muito de te Lo no Benfica, mas não é melhor fazer melhor que o Ruben Dias, dias é fortissimo no que um defesa central a antiga têm, a liderança dele ent ê rara mesmo. E a sair a jogar está a melhorar.. Viram bem o passe longo para o Vinicius assistir Sefe? Saudações

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 22, 2020 at 10:51 pm

    Como aparte ao meu comentário, a minha vénia e uma salva de palmas à conferência de imprensa de Ivo. Fazer isto quando se ganha é mais fácil, agora quando se perde, chegar ali, não falar de arbitragem mas sim de futebol e explicar as suas opções e situações de jogo… Chapeau!

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 22, 2020 at 10:58 pm

      Francisco Ramos,

      Apesar de não ter visto o jogo vi a conferência de imprensa do Ivo Vieira e faço minhas as tuas palavras. Que mais treinadores tenham está atitude.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 22, 2020 at 11:09 pm

        Num jogo de acesso a uma final, onde o golo que daria o empate é anulado aos 90+5 pelo VAR (independentemente de quem tem razão), libertar a sua frustração, chegar ali e fazer isto, foi alguém que me deixou admirado, agora também pelo homem. E pedir mais exemplos assim em horas difíceis é sublime naquilo que pretende do futebol!

        E concordamos que mais treinadores sigam este caminho. Não só quando se ganha mas também quando se perde!

        Saudações desPortistas.

        • Kacal
          Posted Janeiro 23, 2020 at 4:52 am

          Sempre fui fã do Ivo Vieira, no Estoril tornei-me mais. Um senhor, tem carácter e postura. E um treinador jovem que tem crescido passo a passo e tem potencial. Adorava que fosse o próximo treinador do nosso FC Porto!! Uma mudança profunda de direcção com ele a assumir o comando técnico e algumas mudanças de plantel, seria perfeito!

  • Critico de Cinema
    Posted Janeiro 22, 2020 at 11:03 pm

    Bom jogo entre duas boas equipas do nosso futebol. Aguerridas, fortes e com intensidade. Gostei de assistir a esta partida! Na final tudo pode acontecer.

    Suadações amistosas!

  • Pálas 14
    Posted Janeiro 22, 2020 at 11:45 pm

    Era tão bom para a próxima época ter uma dupla composta por Rúben Dias e Tapsoba. Neste momento o vitoriano é bastante superior ao Ferro (continuo com a certeza que tem um enorme potencial). Ficaríamos com 3 excelentes centrais. Acorda Vieira!

    • PedroFaria94
      Posted Janeiro 23, 2020 at 12:00 am

      Desde que paguem o valor dele, por mim até pode ir para o Carcavelinhos. Não venham é com empréstimos manhosos ou jogadores à troca. Dinheiro e não se fala mais nisso. Sinceramente e do que conheço do futebol português, duvido que o Benfica o faça, por isso o mais certo é ser vendido para o estrangeiro.

    • Sam Tuga
      Posted Janeiro 23, 2020 at 4:54 am

      Com a clausula de 50 M o Vitória fica com enorme margem de negócio pelo que o Benfica nao dara mais de 10M por um central em Portugal, não quero com isso dizer que nao os vale, alias ate acho que ira sair por uma quantia maior para um clube medio da Europa.

  • Analista Especialista
    Posted Janeiro 23, 2020 at 8:31 am

    Importantíssimo para o FCP tentar ganhar algo esta época.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 23, 2020 at 9:47 am

    Foi um jogo bastante interessante de assistir é que acaba, justamente, com uma vitória do meu Porto.

    Em relação ao encontro, a 1 parte foi equilibrada com o Porto a tentar construir em posse mas praticamente sem criar oportunidades de perigo.
    Na 2a parte, o Vitória entrou muito bem e chegou ao golo através de um penalty mas depois disso, o Porto foi com tudo para a frente e conseguiu virar o marcador.
    Espero que o SC perceba que é impossível uma equipa construir com posse quando tem um tipo como Marega que é incapaz de receber uma bola e fazer uma tabela simples com os colegas, ou seja, é menos um.
    Mbemba e Corona estiveram muito bem assim como Diogo Costa que esteve sempre muito seguro excepto no lance final onde ia borrando a pintura.
    Do lado do Vitória Tapsoba mostrou que já é central para outros voos e quem me dera que viesse parar ao meu Porto mas já deverá ser difícil devido à crise económica do meu clube e ao preço do jovem central.
    Lucas Evangelista também esteve bem e Edwards quando se deixar de “coisinhas” poderá ser um jogador para outros patamares.
    Espero que a final seja um grande jogo e que ganhe o meu Porto.

    Saudações DesPortistas!

    • Pipo
      Posted Janeiro 23, 2020 at 10:41 am

      É uma pena termos que estar levar com o Marega quando podiamos estar a jogar com uma dupla de extremos composta por Corona e Luis Diaz!

      Uribe também não justifica em absolutamente nada o estatuto de intocável, não vejo nenhum atributo em que se destaque, fraco nos duelos, construção… Espero ver o Baró com mais oportunidades.
      Nakajima já começa a deixar saudades, que recupere rápido.
      E por fim, Soares, podem dizer o que quiserem dele, mas um PL que vai em 6 jogos seguidos a marcar, tem que ser ele e + 10, que continue a este ritmo, para ver se ainda salvamos a época limpando as 2 taças e fazendo uma boa Liga Europa para valorizar os ativos que têm de ser vendidos. O campeonato já tenho quase zero de esperanças, mas enquanto for matematicamente possível, não podemos desarmar.

      • RicardoFaria
        Posted Janeiro 23, 2020 at 11:10 am

        Infelizmente é mesmo uma pena e juntando a esses 2 o Nakajima ainda fico com mais pena.

        Eu não sou muito crítico em relação ao Uribe porque acho que ele ajuda a equilibrar o meio campo mas acho que não pode jogar ao lado do Danilo porque ambos têm dificuldades em construir mas jogando com o Otávio ou Nakajima esse problema não existe mas gostava de ver o Baró/Vitor Ferreira no lugar dele.
        O Nakajima deixa muitas saudades!!!
        Em relação ao Soares e apesar de achar que não é PL para o Porto e que já deveria ter sido vendido concordo com o que dizes, ou seja, enquanto ele estiver a marcar tem que ser titular.
        Espero que no final da época consigamos transferir Marega, Danilo e Soares para ver se conseguimos ter outro tipo de jogo mas para isso também é necessário que SC abandone o clube.

        Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Janeiro 23, 2020 at 1:16 pm

          Gostava de ver um 4-3-3 com Corona e Luis Díaz nas alas, Soares a PL já que atravessa um bom momento de forma e depois no meio-campo Danilo, Otávio e Nakajima, pelo menos em jogos no Dragão contra adversários teoricamente acessíveis. Em jogos mais complicados pode entrar o Uribe.

  • BiBota
    Posted Janeiro 23, 2020 at 12:12 pm

    Parabéns ao Ivo Vieira pela atitude, embora não tivesse razão de queixa. É pena que tenhamos de elogiar quem tem a atitude “normal”, mas é, de facto uma raridade.

    Infelizmente, tenho quase a certeza que o meu treinador não teria tido igual elevação.

  • NDinga
    Posted Janeiro 23, 2020 at 3:53 pm

    Jogo intenso, mas quase sempre de pouca qualidade.

    O resultado acabou por se ajustar, porque o Porto acabou por ser melhor durante mais tempo, enquanto o Vitória esteve por cima desde o início da segunda parte até ao penalti que deu o golo. Mas o empate também se aceitava, porque apesar dessa alternância na superioridade, nunca nenhuma equipa foi claramente superior.

    Este jogo voltou a mostrar porque é que o Vitória é um dos maiores (ou talvez mesmo o maior) fracassos do futebol português há décadas: apequena-se sempre nos momentos em que tem de cerrar os dentes e afirmar-se que é capaz de ser melhor do que aqueles que normalmente vencem. Aquele golo do empate é um sinal da falta de nervo, daquela vontade inequívoca do clube em bater qualquer adversário que está pela frente. É algo inerente à inexperiência de alguns jogadores, bem como àquilo que o Vitória tem sido e ainda continua a ser na sua forma de estar: um clube de boas intenções, que gosta de fazer figuras bonitas e chafurda em vitórias morais.

    O segundo golo do Porto é um erro individual do Florent, que fez um péssimo jogo, está em má forma e precisa de ser, neste momento, substituído pelo Rafa Soares, lateral que não é melhor, mas pode dar outras coisas à equipa.

    Quanto às prestações individuais, houve jogadores que estiveram bem e outros mal: na defesa, boas prestações de Pedro Henrique e de Tapsoba (espero que o Vitória o venda por muito dinheiro para a Premier League), assim assim de Victor Garcia (foi trapalhão a atacar e sentiu dificuldades a travar o Luis Díaz, embora não tenha comprometido) e má de Florent.

    Os elementos do meio-campo estiveram bem e ganharam vários duelos ao meio-campo do Porto. Pena André André e Evangelista não estarem na melhor forma e não aguentarem os 90 minutos. Depois das suas saídas, o Vitória praticamente morreu.

    Exibição fraquíssima do trio atacante: Davidson e Edwards a serem Davidson e Edwards (em 10 ou 11 ataques, aproveita-se um à rasca, tal é a pobreza no capítulo da decisão). Léo Bonatini não tem simplesmente qualidade. João Pedro é muito limitado, mas é mais proactivo na procura da bola quando ela chega à grande área e mostra algum faro de golo.

    Ivo Vieira é bom treinador, tem muito trabalho de base bem feito, conseguiu melhorar o rendimento individual de alguns jogadores face a épocas anteriores (Victor Garcia e João Carlos Teixeira, por exemplo), mas a equipa piora quase sempre quando começa a fazer as substituições. E as mudanças que faz são quase sempre as mesmas. Não percebo porque não aposta mais num jogador como o André Almeida, uma promessa com técnica, capacidade de construção e chegada à área, quando precisa de mexer.

    Por último, frisar que a claque White Angels está no ponto mais baixo da sua história, tendo proporcionado um espectáculo vergonhoso. Não só pararam o jogo com o lançamento de tochas, como colocaram em risco a integridade física de outros vitorianos que só foram a Braga para apoiar o clube da melhor maneira que podiam. Isso revoltou muitas das pessoas em baixo e condicionou o apoio à equipa, que apesar de audível em vários momentos, não foi nada de especial comparativamente a deslocações como as que temos feito a estádios como o do Bessa. Se fizeram isto pelo facto da polícia lhes ter barrado a coreografia que tinham preparado, não é assim que se protesta. Se estão descontentes por não terem tantos apoios com a nova direção, que discutam o problema, lembrando-se sempre que o Vitória é maior do que eles. Numa noite que poderia ser de orgulho para o nosso emblema, saímos de campo com uma derrota e algumas vergonhas provocadas por uma minoria de pessoas que não sabe estar num estádio.

    Quanto ao árbitro, esteve bem no geral. Os lances mais polémicos foram quase todos duvidosos. Tanto poderia ter decidido de uma forma como de outra. Os únicos lances em que porventura errou foi no penálti por assinalar sobre o Edwards, na primeira parte, e na expulsão perdoada ao Pepê. De resto, foi aceitável.

Deixa um comentário