Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto na final da Taça; Matheus Nunes falhou o 1-0 a abrir a 2.ª parte e o Sporting desapareceu, tendo revelado uma enorme inércia perante o domínio azul e branco; Vitinha e Pepê destacaram-se; Martínez marcou; Porro, que foi expulso, voltou a estar desastrado na definição; Sarabia e Paulinho não se viram

FC Porto 1-0 Sporting (Toni Martínez 81′)

O FC Porto levou a melhor no Clássico e marcou duelo com o Tondela na final da Taça de Portugal. Depois de uma 1.ª parte equilibrada, Matheus Nunes logo a abrir o 2.º tempo desperdiçou isolado (grande defesa de Marchesín) e a partir daí o Sporting (acusou o desgaste?) desapareceu e sucumbiu perante a pressão portista, que instalou-se no meio campo leonino e com alguma naturalidade chegou ao triunfo. Vitinha foi decisivo, com a sua dinâmica e recuperações de bola, mas toda equipa esteve predisposta na pressão, sendo que Pepê voltou a impressionar pela sua disponibilidade física. Nos leões Pedro Porro, à semelhança do que tinha acontecido frente ao Benfica, voltou a estar desastrado nos cruzamentos e ainda foi expulso. Paulinho, “numa ilha”, também não se viu. Sarabia foi outro elemento que esteve apagado, enquanto Pote, apesar de ter sido o que mais tentou, também deu sequência à má fase.

Destaques:
FC Porto – Dragões carimbam o passaporte para a final, com mais um triunfo sobre o Sporting. Não foi uma super exibição, mas Sérgio Conceição conseguiu controlar o ataque do Sporting, tanto no corredor central como lateral, sobretudo na 2.ª parte, onde a forte pressão dos Dragões impediu que o Sporting construísse desde trás e, consequentemente, chegasse ao ataque em condições de incomodar. Individualmente, Toni Martínez entrou para resolver, mas a chave passou muito pela segurança de toda a linha defensiva (Pepe e Mbemba intratáveis, Marchesín disse presente na mancha a Matheus Nunes). Já Vitinha foi importante na reação da equipa no 2.º tempo, conseguindo gerir melhor o esférico, enquanto Fábio Vieira e Otávio apresentaram a habitual qualidade a guardar a bola e a reagir à perda. No ataque, Evanílson teve uma noite infeliz, enquanto Taremi também pouco se viu. Nota final para Pepê, que deu alguma dinâmica a partir da lateral direita e defensivamente também esteve seguro.

Sporting – Leões perdem outro objetivo na época, sendo que a missão até final será segurar o 2.º lugar no campeonato. Rúben Amorim recuperou Matheus Reis e Ugarte para o XI e os dois terão sido as melhores unidades da equipa, sobretudo na 1.ª parte, onde o Sporting entrou agressivo, conseguiu chegar mais vezes à área contrária e ameaçar o golo. Contudo, após um lance em que Matheus Nunes desperdiça isolado, a formação leonina ‘desapareceu’ do encontro e nunca mais conseguiu ultrapassar a pressão do FC Porto. Individualmente, além de Ugarte (muito forte na pressão como é costume) e Matheus Reis, várias unidades estiveram abaixo do expectável. Sarabia e Paulinho pouco se viram, Porro e Pedro Gonçalves acumularam lances em que não definiram bem e Matheus Nunes continua num mau momento, não conseguindo fazer a diferença em posse nem desequilibrar no drible. Atrás, Neto cumpriu, mas foi sacrificado para a equipa arriscar mais com Esgaio, ainda que sem sucesso. Já Coates voltou a deixar-se bater no controlo da profundidade, ao passo que Edwards nada veio trazer a partir do banco.

XI FC Porto: Marchesin; Pepê, Mbemba, Pepe e Zaidu; Grujic, Otávio, Vitinha e Fábio Vieira; Taremi e Evanilson
XI Sporting: Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Porro, Matheus Nunes, Ugarte e Matheus Reis; Pote, Sarabia e Paulinho

119 Comentários

  • Mantorras
    Posted Abril 21, 2022 at 10:15 pm

    Sporting bem na primeira parte, algo por cima do Sporting, embora o jogo estivesse equilibrado estava aberto e acho que era isso que interessava ao Sporting. Pena que o Matheus hoje estivesse muito desinspirado. Agradecer ao Evanilson por aquele mergulho fantastico, valeu.

    Segunda parte ha aquele lance no inicio onde o Matheus decide nao passar a bola, parece-me que ainda peca muito na decisao e hoje esteve especialmente desinspirado, inclusive com alguns tiques de vedeta onde perde a bola sem falta nenhuma e fica a protestar e desiste do lance em zona proibida… enfim. Acho que foi o jogador menos do Sporting. No entanto o Porto foi muito forte na seugunda parte e pressionou muito, e tal como no jogo do campeonato o Sporting nao conseguia sair. Muitos erros e precipitacoes e mau futebol, creio que ficou evidente a superioridade do Porto e o nervosismo e falta de estaleca do Sporting em alguns momentos.

    Inacio nao pode perder aquele lance e o Porro so foi expulso porque nao era contra o Benfica, se nao nem amarelo levava.

    Parabens ao Porto e obrigado ao Vertonghen, porque se dentro do campo nao gosto dele, fora tem-me feito rir bastante.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Abril 21, 2022 at 10:19 pm

      Não foi um mergulho, foram mesmo 3. Dois deles que deviam ter levado a amarelo.

      • Mantorras
        Posted Abril 21, 2022 at 10:27 pm

        Sim, quando levou amarelo ja seria o segundo, mas o primeiro mergulho foi mesmo espectacular. Foi tipo o do Vinicius contra o Real Madrid, o defesa esta para ai a 30cm dele quando lhe da o AVC.

  • GoldenFCP
    Posted Abril 21, 2022 at 10:15 pm

    O Porto elimina Benfica e Sporting e chega ao Jamor. Caminho mais difícil era impossível.

    Grande segunda parte. Grande jogo do nosso meio campo, segunda parte eles nem saíam. Vitória justa

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Abril 21, 2022 at 10:15 pm

    Segunda parte miserável e, mais uma vez, zero ideias. Não se mereceu mais do que o que se teve.
    De resto, o asco habitual que é ver jogos desta equipa do Porto. Só a primeira parte de Evanilson demonstra tudo. Isso e o morrer a cada falta.

  • DiogoC
    Posted Abril 21, 2022 at 10:16 pm

    Parabéns ao Porto. Justíssimo vencedor da eliminatória. Muito superior

  • WildFury
    Posted Abril 21, 2022 at 10:16 pm

    O Sporting joga zero. Mais valia ter poupado na gasolina tal foi a falta de ambição.
    Ugarte é o jogador mais, seguido de M. Reis. Matheus Nunes depois do City está grandes furos abaixo.
    Bom jogo do Porto, mais que merecido e a única equipa que quis ganhar, mesmo partindo em vantagem.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Abril 21, 2022 at 10:18 pm

      O Sporting não joga zero. O Sporting está a jogar zero. São coisas diferentes. Se o Sporting tivesse jogado isto o ano todo, não estava na maior parte das decisões até ao fim.

      • Filipe Ferreira
        Posted Abril 21, 2022 at 10:22 pm

        Óbvio, mas é aquela necessidade de hiperbolizar logo. Nem parece que o Sporting foi superior ao Porto no 1º jogo, no 2º enquanto esteve 11×11, no 3º até ao penalti.

    • WildFury
      Posted Abril 21, 2022 at 10:25 pm

      Jogou*

  • tiagoagm
    Posted Abril 21, 2022 at 10:17 pm

    Jogo completamente horrível do Sporting, todos estiveram mal.
    Porto anulou o jogo deles.
    Nuno Almeida uma vergonha, não mostra amarelos claros como agua.

  • Visconde
    Posted Abril 21, 2022 at 10:17 pm

    Mais uma exibição a roçar o medíocre. Continuam sem acertar um passe, a não ser entre os centrais. Quando passam do meio campo parecem baratas tontas sem saber o que fazer à bola. Conseguiram fazer pior do que no jogo com o Benfica, que era quase impossível. Isto parece um tiki taka dos pobres, em que trocam a bola no próprio meio campo até a perderem. A transição ofensiva está uma miséria, o ataque organizado é baseado em chutão para a frente, ou bola para o Porro fazer mais um daqueles cruzamentos horríveis que anda a fazer nos últimos jogos.

    Depois de um banho de bola em casa, mais uma dose de realidade no Dragão, e parece que ainda não vai ser suficiente para alguns dos afilhados de Amorim saírem do onze. Continuam a cair todos em cima do Paulinho quando ele joga numa ilha e a bola nem sequer lá chega. É suposto receber um chutão do Adan, fintar a equipa toda e marcar? Tanto neste jogo como do Benfica, se tivesse lá o Lewandowski era exatamente igual. Não há um único ataque com cabeça tronco e membros, não fazem uma combinação, uma triangulação, nada que se aproveite. O Porto parecia que estava a jogar com 15 e nós com 10, tamanha foi a diferença na pressão e nas bolas divididas.

    Completamente banalizados em todos os momentos do jogo, a passagem do Porto é inteiramente justa e só peca por escassa.
    Andam todos muito preocupados com o que se passa fora das quatro linhas que se esqueceram que os jogos se ganham no campo e que é preciso jogar à bola.

  • Estigarribia
    Posted Abril 21, 2022 at 10:18 pm

    Algumas notas deste jogo:

    1. Jogo com duas partes distintas: primeira bem jogada do Sporting, onde conseguimos chegar perto da baliza do FC Porto; mas na segunda parte, o FC Porto abafou-nos por completo e a vitória acaba por ser justa para os pupilos de Sérgio Conceição;

    2. Tenho defendido o Paulinho o mais que posso desde que chegou a Alvalade. Mas chega, basta: exijo a saída imediata de Paulinho no próximo defeso. Espero que venha Santos Borré, jogador que tenho no meu Sporting do FM19;

    3. Porque é que Slimani não jogou? Novamente falta de empenho do internacional argelino? Ou será pelo Ramadão?

    Saudações Leoninas

    • Miguel Lopes
      Posted Abril 21, 2022 at 11:27 pm

      Não contratámos a “custo zero” e ias agora contratá-lo ao Eintracht Frankfurt por uns 20M€!!!

      • Estigarribia
        Posted Abril 21, 2022 at 11:43 pm

        Miguel,

        Obrigado pela retificação, já nem me lembrava que o homem tinha sido contratado por 20M€…

        Deixei-me levar pelo meu plantel do Sporting no FM19 ehehe
        Ao menos que tenhamos dinheiro para contratar o Siebatcheu ehehe

        Saudações Leoninas

        • Miguel Lopes
          Posted Abril 22, 2022 at 12:03 am

          Não, ele foi contratado a custo zero pelo Eintracht Frankfurt.
          Agora vale 17M€ pelo Transfermarkt, mas quem o quiser contratar, deve pagar uns 20M€ porque ele tem contrato até 2025.

        • DM
          Posted Abril 22, 2022 at 12:03 pm

          O Vertonghen fala de tudo e mais alguma coisa mas ao menos sabe do que fala

    • AngeloGJ
      Posted Abril 21, 2022 at 11:40 pm

      Pegando em alguns pontos, tambem concordo que o Paulinho tem minutos ha mais para aquilo que faz em campo, mas o Ruben Amorim tem uma ideia, que é fazer do Paulinho o titular indiscutivel naquela posicao, contudo ja nao concordo com essa forma de gerir as coisas porque se ve claramente que o Paulinho sabe que quer jogue bem quer jogue mal sera sempre titular, e a forma displicente como joga muitas vezes penso que me da razao.
      Pego nisto tambem para dizer que para mim falta competitividade interna a este Sporting, uma equipa de top nao pode ser formada como é o Sporting, onde ha titulares indiscutiveis independente do rendimento, e aqui creio que o Ruben Amorim esta a errar e tem de ser intiligente para perceber que esta aqui um dos problemas do Sporting, Pote, Paulinho, Matheus Nunes e ate o proprio Adan, nao teem concorrencia interna, jogam mal e sao titulares na mesma, e se olharmos para o que acontece no FCP vemos que o treinador é constante na afirmacao de que nao ha titulares e que quem estiver melhor nos treinos e nos jogos vai a jogo, é isto que se quer numa equipa de top, e este ano o Sporting perde o campeonato e a taca tambem por este conformismo e excesso de confianca de muitos jogadores que sabem que nao precisam dar tudo para jogar.
      Nao sou adepto do Sporting mas espero que na evolucao/crescimento do Sporting a competitividade interna seja percebida como algo muito importante.

  • Dca
    Posted Abril 21, 2022 at 10:18 pm

    Volto a dizer. Conceição é top.
    Porto precisa de sofrer 2 golos para ser eliminado, já vi tantos treinadores a jogarem para o empate nessas circunstâncias. Porto joga para ganhar. E deu um baile de bola na segunda parte. Grande eliminatória do Porto, 100% mérito do Conceição.

  • Kenya24
    Posted Abril 21, 2022 at 10:19 pm

    As linhas em Portugal deviam ser feitas como em Inglaterra, nao duvido que esteja em jogo mas já vi lances iguais no dragão e estar fora de jogo.
    É repugnante ouvir um estádio a cantar por um presidente que rouba o clube, que é a cara da corrupção desportiva em Portugal.
    Na primeira parte o Sporting esteve melhor, na 2 parte o SC ajustou e esteve bem melhor.
    Senti que a equipa do Sporting não estava tão fresca como a do porto, talvez pela dificuldade do último jogo.
    Ruben Amorim muito mal nas substituições tardias, Nuno Santos devia ter jogado de início ou até ter entrada na 2 parte.
    Quem é que tem coragem para meter a mão nisto? Em todos os jogos os adeptos entoam cânticos de insultos aos dirigentes ou clubes.
    Porro devia apanhar 5 jogos, foi uma sorte não ter lesionado o Galeno.

    • Nunop
      Posted Abril 21, 2022 at 10:25 pm

      O Darwin tem um grande lance individual no Dragão esta época no famoso jogo que leva ao despedimento do JJ, que foi anulado por 4cm, que fazia o 2-1 e que na altura as linhas me pareceram algo duvidosas mas pronto…

      É a tal questão, não dá muito para questionar um sistema sobre o qual não se tem visibilidade e é feito a computador.

      • Kenya24
        Posted Abril 21, 2022 at 10:52 pm

        Em Inglaterra fazem zoom determinam o penúltimo jogador, e depois vão fazer o mesmo processo do jogador atacante.

      • Borsalino
        Posted Abril 22, 2022 at 2:30 pm

        Já vi “cortarem” a perna de jogadores do Benfica para justificarem o fora de jogo.
        Tem que ser feito alguma coisa em relação a isso ou as suspeitas continuarão sempre. Ainda ontem vi as imagens das linha no lance do Darwin a que te referes, e o lance do golo do Porto e sinceramente o do Darwin parece estar até mais em linha do que o Toni Martinez.

  • golias
    Posted Abril 21, 2022 at 10:20 pm

    O Porto teve mais pernas, nem parecia que tinha jogado no fim-de-semana…

    • Hirok "The Truth"
      Posted Abril 21, 2022 at 10:28 pm

      A questão é mesmo essa, tiveram um treino com direito a assistência e em todo o campo, melhor era impossível, aliás não ter jogado era pior até, assim mantiveram os índices físicos sem terem de correr quase nada..

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 21, 2022 at 10:20 pm

    Uma vez mais, à semelhança do que aconteceu frente ao Benfica, segunda parte miserável.
    Não sei se é falta de ambição, falta de ideias, não sei. Muita apatia.
    Parece exatamente o mesmo filme.
    Uma das primeiras substituições é o Esgaio, que faria todo o sentido se ele fosse capaz de fazer o papel de Matheus Reis a central mas sobre a direita, o problema é que não consegue. Pessoalmente preferia continuar com o Neto.
    Edwards entra tardíssimo e o que dizer de Palhinha e Nuno Santos. As substituições vieram com 20 25min de atraso.
    Não podemos reagir, temos que agir. Não podemos estar atrás na eliminatória e ficar à espera para ver no que dá, temos que procurar lutar por ela.

    Quanto à arbitragem, fica um penalti por assinalar sobre Coates na 1ª parte e o Evanilson bem que podia ter ido para a rua com a quantidade de simulações.

    Porto acaba por ser um justo vencedor.

    • Estigarribia
      Posted Abril 21, 2022 at 10:24 pm

      Filipe,

      Afinal não fui o único a ver um penalty por assinalar sobre o Coates.

      Saudações Leoninas

      • Filipe Ferreira
        Posted Abril 21, 2022 at 10:49 pm

        Faz lembrar aquele soco do Pepe em Alvalade. Também pouco se falou na altura e tenho ideia de quem nem no VAR foi revisto.

  • Nunop
    Posted Abril 21, 2022 at 10:21 pm

    O Amorim precisa de um plano B…é notória a falta de gente na frente, pq ele n abandona os 3 centrais, quando o Sporting precisa de ir atras do resultado.

    Gonçalo Inácio a mostrar, tal como contra o Benfica, o porquê de ainda haver uma boa quantidade de gente com reservas sobre o seu lugar na Seleção.
    Ele qualidade tem muita mas parece-me notoriamente cansado.

    Pote está miserável, levei aqui muito hate quando disse que não acrescentava ao jogo do Sporting para além do que trazia (e que era muito importante), que era uma capacidade enorme de finalização mas cada vez me dá mais razão.

    Quanto ao Porto é mais do mesmo…nem vale a pena comentar este clube futebolisticamente

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Abril 21, 2022 at 10:28 pm

      Quanto ao Inácio, é preciso notar que também é a primeira época neste nível como titular e com esta pressão toda. Densidade competitiva, 3 em 3 dias, a rodar entre as 3 posições e com muita dependência dele na saída de bola. É normal que tenha quebras, se não tivesse seria um fora de série. Hoje tremeu com um Dragão cheio, normal. Como já tremeu noutros jogos, como fez exibições imperiais como nos 2 primeiros jogos contra o Benfica este ano.

      Preocupa-me mais a sua personalidade que parece pacata e pouco forte, no sentido de não ter grande força mental para quando as coisas correm mal. Mas pode ser impressão. Futebolisticamente, só precisa de jogos e experiência para ter um nível alto. Por agora, altos e baixos normais pela idade e posição. O Carvalho andou a rodar em equipas de menor nível até aos 23. O Inácio fez 20 recentemente.

      • Nuno Red Devil
        Posted Abril 21, 2022 at 11:03 pm

        É mesmo isso… Eu sempre tive um sentimento estranho em relação ao Inácio, ou seja, vejo lhe muitas qualidades mas parece me muito apagado, e num DC isso assusta me um bocado.

        Faz me lembrar o Ferro que tinha excelentes condições físicas e técnicas mas que não conseguia ultrapassar os seus erros. Obviamente o Inácio ainda não esteve tão mal quanto o Ferro.

        Mas sei lá, penso no Otamendi o ano passado enterrou nos primeiros 5 ou 6 jogos pelo Benfica, mandava 20 ou 30 berros,rasgava se todo e conseguiu voltar a um bom nível. Confesso que não tenho grandes expectativas para o Inácio, mas espero que prove que estou errado, a seleção bem precisa.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Abril 21, 2022 at 11:43 pm

          O Ferro tinha condições físicas absolutamente patéticas. O Inácio é muito mais rápido (o Ferro era lentíssimo) e tem um corpo (ainda que algo frágil) bem mais equilibrado.
          Não precisa de ser espalhafatoso ou agressivo, passando o jogo a gritar. Não é isso que queria passar. O Carvalho não o era, parecia que estava no seu mundo e não foi impeditivo. A minha questão tem mais a ver com a confiança em si próprio e aquela arrogância dos grandes jogadores. O receio é que caia e não se levante, mas por agora é só uma suposição baseada na personalidade de um miúdo (que se vai vendo de fora atenção). O Ferro também podia ser fraco mentalmente, mas em termos futebolístico para mim nem estão perto um do outro em praticamente nenhum atributo excluindo o passe longo, onde o Ferro de facto é ótimo. Em tudo o resto era banal ou medíocre. O mesmo não é verdade do Inácio, que tem muitas qualidades.

        • Filipe Ferreira
          Posted Abril 22, 2022 at 9:49 am

          A necessidade de equiparar o Inácio ao Ferro é como a necessidade de equiparar o Amorim ao Lage. Sempre na expetativa que errem.
          O Inácio tem 20 anos, 20! O Ferro estreou-se aos 22.
          O Inácio precisa é de mais jogos destes, sejam eles bons ou maus. Precisa de experiência.

  • Stromp1906
    Posted Abril 21, 2022 at 10:22 pm

    Não VM, o Sporting não revelou inércia, o Sporting depois de um jogo desgastante física e psicologicamente contra uma excelente equipa como uma Benfica, enfrentou uma equipa que fez um treino no fim de semana com a equipa B, na 2a parte a força física de uma equipa e de outra, fez toda a diferença.
    Quanto ao resto, é o Porto, um Presidente comprovadamente corrupto a ser gritado pelos adeptos, os Otávios e os Pepes numa linha que já é tradição, o speaker a chamar Sporting de Lisboa ao Campeão Nacional, e o apoio de um estádio que depois de tudo o que aconteceu no jogo do campeonato continua aberto sem qualquer problema.
    SL

    • Arel
      Posted Abril 21, 2022 at 10:28 pm

      Subscrevo na íntegra, mesmo na mouche!

    • Dca
      Posted Abril 21, 2022 at 10:29 pm

      Resumires este jogo a desgaste é patético.

      • Stromp1906
        Posted Abril 21, 2022 at 10:44 pm

        Patético seria não poder ter opinião.
        No seu caso mesmo sendo de pouca educação, a sua opinião é tão válida como a minha

        • Dca
          Posted Abril 21, 2022 at 10:56 pm

          Achas que ao fim de 45 minutos já já desagaste? Ainda por cima depois do intervalo?

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 22, 2022 at 9:24 am

            Eu acho que há desgaste muito antes dos 45 minutos.
            O desgaste não é só físico. O Sporting não tinha condições mínimas de disputar o jogo com o Porto. Estava um bocado na cara, mas claro que todos alimentamos aquela esperança.

        • jonasc95
          Posted Abril 21, 2022 at 11:14 pm

          Épa, mas o Sporting teve um futebol assim tão intenso contra o Benfica para estarem assim cansados?
          Nesse jogo que me lembre só houve 3 jogadores com intensidade e vestiam de vermelho..
          E se apontas o cansaço à derrota do Sporting, e como acho também posso ter a minha opinião, o Sporting é ou muito fraquinho ou muito limitado, porque no meu desporto, se fosse um jogo “a doer” não havia cansaço que entrasse na cabeça, e se houvesse, quando acabasse um jogo era um banho de gelo e no dia a seguir estava como novo.. ou é por este ano terem mais 8 jogos que no ano passado (da Champions) não estão habituados a um ritmo competitivo alto?

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 22, 2022 at 1:03 am

            NO e só cansaço físico. É mental. Bem sei que já era difícil, mas no domingo o campeonato tornou-se impossível e isso pesa
            Imenso no psicológico dos jogadores. O Porto deu 7 na paz.

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 22, 2022 at 1:05 am

            Para terminar, o Sporting é limitado sim, acho que é consensual.

            Abraço

          • Gregor Samsa
            Posted Abril 22, 2022 at 1:17 am

            Boa noite,

            Nao vi o jogo. Posto isto gostaria de dizer que se assim fosse, todas as equipas de todas as ligas jogariam dia sim dia nao porque ”era um banho de gelo” e os jogadores estavam como novos, fazendo assim muito mais dinheiro em contractos televisivos. Gostaria tambem de lembrar que a corrupção no futebol (e em qualquer outro desporto) tem um efeito ”bola de neve” para o corrupto e para o prejudicado, e passo a exemplificar:

            Para o corrupto
            mais vitorias–» mais dinheiro–» melhores jogadores–» adeptos empolgados a apoiar estas decisoes–» mais facil alcançar ainda mais vitorias–» ainda mais dinheiro–» ainda melhores jogadores–» ainda mais apoio–» ainda mais vitorias etc etc…

            Para o/os prejudicado/os
            frustração–» sentimento de injustiça–» revolta–» dar tudo por tudo para conseguir ganhar ao corrupto–» ainda mais frustração–» ainda mais revolta–» sentimento de impotencia–» desinteresse pela modalidade–» desmotivação total de lutar contra o corrupto etc etc…

            Portanto o SCP depois do que se passou esta época e assim que começou a perceber que nunca na vida ia ser campeao passou por essas fazes todas ate chegar à ultima, por isso se verificou falta de atitude nos ultimos jogos. Já nao ha fome de ganhar porque o ganhar nao serve de nada. Aqui o Amorim vai ter de conseguir motivar o que nao é motivavel… Vamos ver como corre…

            Ps: nem sei como é que alguem ainda vê futebol portugues ou paga para ir a um estadio….

            SL

  • Cpt Obvious
    Posted Abril 21, 2022 at 10:23 pm

    Sporting ligeiramente melhor na primeira parte mas a nem entrar em campo na segunda. A partir do momento que o Porto aos 60 minutos deixa de pressionar a saida de bola do Sporting com marcação à zona e começa a fazer aquela pressão no homem a que estamos habituados, o Sporting deixou de jogar. Fabio Vieira, Otavio e Vitinha recuperaram (surpreendentemente) muitas mais bolas do que deviam na saida do Sporting, e isso foi o que mudou o rumo do jogo por completo.

    Fabio Vieira com uma primeira parte apagada mas a fazer uma 2ª parte de luxo;

    Vitinha a redimir-se do mau jogo que tinha feito contra o Sporting na primeira volta e a fazer uma exibição incrivel. Por outro lado Matheus Nunes, que tinha feito uma exibição brutal no primeiro jogo, a parecer-me algo apagado hoje.

    Pêpe solido, com muita entrega, até a jogar a lateral.

    Mbemba com um jogo certinho e sem falhas;

    Matheus Reis, que pena tenho que não tenha vindo para o Porto como foi falado antes de ir para o Sporting. Apesar do mau feitio, que jeito nos dava essa contratação ter ido em frente. Fez um jogaço tendo recambiado o Nuno Santos para o banco que tantos estragos fas sempre nos jogos com o Porto.

    Arbitragem, que eu tenha visto, sem casos. Acho que ficaram alguns amarelos por mostrar na quantidade de jogadas de contra ataque que foram paradas com encontrões nas costas, mas o importante foi que o critério largo foi levado a cabo ate ao fim do jogo e não mudou para “amarelo por qualquer faltinha” a meio da 2ª parte como é costume.

    • Pao com Presunto
      Posted Abril 22, 2022 at 6:57 pm

      Mau feitio? Deve ter sido por causa do que aconteceu na primeira mão… mas arrisco-me a dizer que o Matheus Reis é dos jogadores mais tranquilos do 11 do Sporting

  • BrunoAlves16
    Posted Abril 21, 2022 at 10:24 pm

    Boa primeira parte onde podíamos ter relançado a eliminatória mas a segunda parte foi deprimente, sem rasgo, sem chama, sem ideias.
    Neto (who else), Matheus Nunes e os três da frente estiveram a um nível miserável, boas exibições apenas de Ugarte (não sabe jogar mal) e Matheus Reis.

    Foco agora em conseguir as duas vitórias que nos permitam o acesso à Champions e continuar a preparar o futuro. A matéria humana é boa a vários níveis, nada a temer. Frustração por não vencermos Campeonato e Taça, mas cá estaremos na luta para o ano.

  • DNowitzki
    Posted Abril 21, 2022 at 10:24 pm

    1. O Sporting, na segunda parte, não existiu.
    2. As substituições de Amorim foram absolutamente nulas.
    3. Só vi jogar Inácio duas ou três vezes, mas devo ter muito azar, porque, sempre que acontece, falha imenso.
    4. A imagem que tenho de Amorim: joga nas costas da defesa contrária. Quando tem de tomar a iniciativa, mostra uma enorme falta de ideias.
    5. Porro foi muito bem expulso. Só não sei qual a diferença para lances de há alguns dias.
    6. O resto foi o espetáculo do costume: fitas, provocações e mais fitas.

  • zebenfas
    Posted Abril 21, 2022 at 10:31 pm

    Amorim “comido”, taticamente, duas vezes numa semana.
    Penso que hoje,Amorim, esteve muito mal, o tempo que demorou a mexer num meio campo “morto” do Scp , não se entende. Palhinha e Nuno Santos pedia-se muito mais cedo.
    O Scp não conseguia chegar a meio do terreno sem perder a bola.
    Penso que a intensidade dos jogos deste fs ,foram fundamentais para a superioridade física do Porto.
    Mas há que dizer: amigo Guardiola, isto de um Benfiquista, leva o Vitinha em vez do Mateus…o melhor MC Português , depois do Felix , é o jogador que mais me entusiasma e que mais gosto de ver jogar….
    Apesar das fitas vergonhosas, aquele trio do Porto constituído por Otávio, Vitinha e Fábio jogam tanto, mas tanto à bola
    Que se passa com Pote? Baixa de forma impressionante

    • FMSM
      Posted Abril 21, 2022 at 10:54 pm

      Do Otávio ainda percebo as queixas o feitio dele, agora ao Vitinha e ao Fábio ? Raramente dão uma bola por perdida, é logo levantar e ir atrás para recuperar.

      • zebenfas
        Posted Abril 21, 2022 at 11:12 pm

        Sim,obviamente , a frase leva a pensar que me estava a referir aos tres, mas não….Estava a generalizar, não estava a individualizar esses jogadores.
        Apesar de concordar que o Otavio pertence a esse grupo de jogadores fiteiros.
        Nunca poderia ser fã de um jogador(Vitinha) e ao mesmo tempo acha-lo fiteiro ,era contraproducente .
        Devia ter feito paragrafo :)
        Cumprimentos FMSM

      • Cpt Obvious
        Posted Abril 21, 2022 at 11:23 pm

        FMSM,

        O Fabio é um bocado fiteiro. Na primeira parte ainda tentou, mas quando viu que o arbitro hoje não ia nessas cantigas, desistiu de mandar vir na 2ª parte.

        Tanto que só ele deve ter recuperado 3 bolas quando a defesa do Sporting tentava sair a jogar, ficando na retina a jogada em que ele, já praticamente no chão, ainda se estica todo para roubar a bola, e ainda vai acabar a jogada com o remate à baliza.

  • AngeloGJ
    Posted Abril 21, 2022 at 10:37 pm

    Depois de um mau jogo no último derbi, mais uma vez se assistiu um mau jogo de futebol daquelas que são as melhores equipas de Portugal(joga-se muito mal em Portugal). FCP a fazer o seu jogo habitual e a mostrar que é uma equipa mais madura, foi assim que sempre conseguiu empatar ou vencer os jogos contra o Sporting (está e a época passada), foi um justo vencedor apesar de não ter se esforçado muito para isso, quanto ao Sporting mais um mau jogo, futebol lento e sem ideias, jogadores em baixo de forma( Sarabia, Porro, Matheus Nunes, Pote e Paulinho com SC estariam a comer banco) e equipa muito desorganizada tacticamente, sou portista mas nao tenho problemas em dizer que a fraca competição interna está época fizeram este FCP parecer bem melhor do que realmente é (basta ver que o FCP na Europa teve muitas dificuldades), espero ver melhores jogos, mais competitivos, mais interessantes e mais entusiasmastes na próxima época porque este ano foi uma lástima ver jogos do futebol português, salvaram-se alguns jogos onde o árbitro não conseguiu estragar muito o jogo mas no geral o espetáculo em Portugal e’ e foi fraco…

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 21, 2022 at 10:47 pm

      O Porto o ano passado foi eliminado pelo Sporting na Taca da Liga.

      • Apessoa
        Posted Abril 22, 2022 at 6:48 am

        Não esquecer, que nesse jogo o Porto jogou bem, mas perdeu com 2 golos nos ultimos minutos.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 22, 2022 at 9:23 am

          Estava apenas a debitar um facto que parece ter escapado ao comentário inicial: “foi assim que sempre conseguiu empatar ou vencer os jogos contra o Sporting (esta época e a época passada)”.

  • Neville Longbottom
    Posted Abril 21, 2022 at 10:42 pm

    Estamos mesmo a cobrar ao Sporting este jogo? Quando jogamos contra um clube que venera criminosos e que fez um treininho com a equipa B no último sábado? É que nós não temos presentinhos desses, o Benfica não meteu Svilars nem estreou ninguém em Alvalade, foi lá para ganhar e arrasou o Sporting.

    Era suposto estarmos fisica e mentalmente nas mesmas condições que eles hoje? Pois.

    Quanto ao futebol, acho que os estímulos que partiram do banco não ajudaram a equipa. Estamos a precisar que o fim da época chegue rapidamente. Olhando já para o próximo ano a trampa das seleções voltará em Novembro/Dezembro, gostava muito que o Sporting não metesse la ninguém mas já estou a ver o filme todo.

    SL

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 21, 2022 at 10:55 pm

      Achar que o porto só foi melhor que o Sporting devido aos jogos do último fim de semana não faz sentido nenhum. O Porto foi muito melhor hoje porque o Sporting não têm plano b, na época passada eram a surpresa, nesta conseguindo anular alguns pontos da equipa, não há mudanças nenhumas…

      E depois, o plantel do Sporting é o mais curto dos 3 grandes, tem excelentes jogadores em algumas posições, mas há ali alguns tanto no 11 como no banco que são bastante fracos. A primeira solução do banco ser o Esgaio diz tudo… E o Paulinho, juro que não consigo perceber o fascínio.
      O Porto ganhou porque foi muitíssimo melhor

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 21, 2022 at 11:16 pm

        Ler e responder aos comentários repletos de ódio deste indivíduo é que não faz sentido.

      • Neville Longbottom
        Posted Abril 21, 2022 at 11:39 pm

        Mas em algum momento eu digo que o Porto não foi melhor?

        Essa letra toda e na continua a ser tudo verdade o que eu disse.

        Mas obrigado por alguém finalmente assumir que o Sporting é inferior Porto e Benfica. Isso justifica a boa época que estamos a fazer.

        • Apessoa
          Posted Abril 22, 2022 at 6:40 am

          Incrivel como se tem desculpas. O Slb jogou depois de um jogo super desgastante em Liverpool, gostava de saber qual foi a desculpa do Scp para esse jogo. Foi porque não tinham jogos a meio da semana? Não tinham competição há muito tempo. Deve ter sido isso.

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 22, 2022 at 9:22 am

            Não são desculpas jovem.

            O Porto tem muito mais condições que o Sporting, mau era não ganhar mais vezes. FOram sem dúvida melhores, ninguém põe isso em causa. Que desculpas são essas?

            O jogo com o Liverpool foi uma coisa boa para o Benfica, logo é normal que tenha chegado em alta ao jogo contra nós.

            Já o nosso jogo com o Benfica foi péssimo para nós, é ainda mais normal que tenhamos chegado em baixo ao jogo de ontem.

            Qual a dificuldade de entender isto?

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 21, 2022 at 10:43 pm

    Baile de bola foi o que o Sporting levou.

    Para uma equipa que tinha que ir ao Dragão marcar dois golos, ficar 60m sem passar do meio campo é muito curto.

    Não deixa de ser verdade que depois do treino do fim de semana contra aquela equipa de amigos do Algarve, o Porto estava fresquinho, mas não é menos verdade que chegou a ser confrangedor ver o Sporting a jogar hoje.

    Algumas notas:

    1. O Porto vai fazer a dobradinha. Era isto que previa.
    Por muito que tenham sido levados ao colo o ano todo, por muito que hajam critérios diferentes para situações iguais (e há), não podemos deixar de admirar o trabalho de Sérgio Conceição com esta equipa.
    Quer no fomento do espirito de vitória (e aqui estão a anos luz da concorrência), quer pelas pouco faladas nuances tácticas que o jogo do Porto apresenta (é muito mais que um 4x4x2), quer pelo trabalho notável que teve com os miúdos da formação do Porto.
    Este talvez o mais notável.
    Subiu-os ao plantel, não lhes deu a titularidade de imediato, obrigou-os a respeitar os mais velhos para conquistarem o lugar, deu-lhes várias duras, mas nunca os deixou cair ou os mandou emprestar aos Celtics, Getafes ou Stuttgarts desta vida, manteve-os no seu lugar como opções e de devagarinho, o Porto será campeão com Diogo Costa, Vitinha, Fábio Vieira e João Mário no 11 base…
    Afinal quem será o sábio?

    2. Sou só eu que acho que a ideia peregrina do Sporting e de Varandas de trazer de volta Slimani e emprestar Tiago Tomás, teve o mesmo efeito Weigl no Benfica, e com isso um balneário saudável ficou de pernas para o ar?
    Terá Rúben Amorim em Slimani o primeiro grande problema da sua carreira como treinador?

    3. Não é costume dize-lo, mas a exibição do árbitro Nuno Almeida foi porventura das melhores do ano.
    Não apitou faltinhas, deixou o jogo ser jogado com intensidade como deve ser, mostrou amarelos por simulação (raridade), vermelho direto por entrada violenta (Sarabia riu-se desta…) e isto tudo num jogo recheado de piscineiros, abusadores, e actores de teatro que em nada ajudaram o seu trabalho.
    Com esta atitude acabou por controlar o jogo e até a postura dos jogadores mudou.
    Houvessem mais arbitragens destas.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 21, 2022 at 10:46 pm

      O Conceição conseguiu perder um campeonato com 7 pontos de avanço. Pior: perdeu outro para um novato com uma equipa esfrangalhada. É bom treinador, mas terá sempre esta pedra no sapato.

      • Tiago Peixoto
        Posted Abril 21, 2022 at 11:10 pm

        É verdade que houve demérito do Porto nesse campeonato, mas não nos esqueçamos que o Porto essa temporada fez 16 pontos na fase de grupos da Champions (tudo bem que era cabeça de série, mas não é qualquer um que faz isso) e teve 18 ou 19 vitórias consecutivas na 1.ª parte da época (penso ter igualado o recorde português na altura).

        Depois disso, houve o regresso do Pepe que desestabilizou a equipa (na altura estava em baixa forma e atirou o melhor central em Portugal na época – o Militão – para lateral direito, onde o brasileiro entrou em sub-rendimento). Ainda assim, o Porto perdeu poucos pontos.
        O problema é que apanhou pela frente um Super Benfica. E o mérito foi todo deles. O que aquela equipa do Bruno Lage fez em meia temporada em Portugal foi um abuso. E o João Félix jogava futebol a um nível que eu nunca pensei ver um miúdo a jogar por cá, era absolutamente mágico (acho que espetou qualquer coisa como 20 golos em meia época). Apesar de alguns erros do Sérgio, acho que nesse campeonato só se pode falar em mérito da equipa que o venceu.

        • Apessoa
          Posted Abril 22, 2022 at 6:37 am

          Também concordo. Foi muito mérito do SLB, desde que o Sérgio chegou o FCP fez sempre mais de 80 pontos, o que diz muito da competitividade do FCP, seja com os MAregas desta vida, ou com os VITINHAS CRAQUES.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2022 at 9:27 am

          Não podia concordar mais Tiago. Para mim o erro do FCPorto nessa época foi a vinda do Pepe, não por ele, mas por ter passado o Militão para o lado direito, onde baixou muito o rendimento. Para mim sempre foi esse o pior erro e, claro, aliado a um Benfica de Lage que dominava o futebol de ataque.

          Quanto ao comentário do Flávio, concordo com praticamente tudo. Até mesmo o último paragrafo !

    • Kacal
      Posted Abril 21, 2022 at 10:47 pm

      Bem Flávio podia comentar mas o teu comentário é exactamente o que penso sobre todos os temas que abordaste portanto faço “copy paste” e subscrevo! Dificilmente alguma vez irei apreciar SC mas como treinador é muito competente e tem muito mérito.

    • Estigarribia
      Posted Abril 21, 2022 at 10:50 pm

      Flávio,

      Sempre gostei do avançado argelino, mas também gosto muito do TT. Espero que o Estugarda não se lembre de o contratar.

      Saudações Leoninas

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 21, 2022 at 11:04 pm

    Sem ter sido uma exibição brilhante, diria que o Porto foi muito competente ao longo de toda a partida e soube escolher os momentos. Na 1.ª parte deu mais iniciativa ao Sporting sem pressionar muito (a linha estava subida, mas coesa, sem muita movimentação em direção ao homem do Sporting com bola), o que cansou o Sporting (que já vinham de um jogo muito cansativo contra o Benfica) e que lhes concedeu poucas ou nenhumas oportunidades, apesar da muita bola que os leões foram tendo. Já na 2.ª parte, com uma equipa mais fresca, a pressão subiu de nível e conseguimos controlar mais facilmente a bola, sem ainda assim criar muitas oportunidades. Perante um Sporting cansado, concedemos 1 oportunidade clara no inicio da 2.ª parte e deve ter sido a última vez que passaram do meio-campo. Acabámos por ir criando algumas oportunidades, coroadas com um golo no limite do Toni, numa fase em que já parecia tudo decidido de qualquer forma.

    Com pernas mais frescas, um plantel mais profundo e maduro e um treinador mais experiente (não que tenha sido uma masterclass, mas o SC, devido ao seu carácter, é extremamente subvalorizado como treinador, aconselho a ler o ponto n.º1 do comentário do Flávio Trindade, não só tirou-me as palavras da boca, como ainda acrescentou algumas), o Porto mostrou ser a melhor equipa, totalmente merecedora do sucesso que está a ter (houve casos, é verdade, mas isto vai muito além disso).

    Por fim, uma palavra sobre o Ruben Amorim. Gosto imenso do seu carácter (apaziguador e calmo quando tem de ser) e aprecio o trabalho que fez com um Sporting que não estava destinado ao sucesso, mas a verdade é que se notou nos últimos tempos alguma falta de experiência. Tal como na Luz, mostrou hoje ser um homem de 1 plano. Se esse plano não funciona, não tem alternativa (ou pelo menos não mostrou ter recentemente). Acredito que vai chegar muito longe na sua carreira, mas tem ainda muito que aprender, algo que o próprio reconhecerá com certeza. E a experiência ganha-se estando lá, cometendo erros. De certeza que vai crescer com isto (podia era crescer num clube fora de Portugal eheh).

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 22, 2022 at 12:28 am

      Oh Tiago mas uma vez que o Amorim é um treinador pouco experiente, é normal que não tenha…experiência!

      Abraço

  • Joao C. Nogueira
    Posted Abril 21, 2022 at 11:08 pm

    Se tanto se gosta de criticar os árbitros cá em Portugal, acho que também se deve dar o mérito a quem o tem: Nuno Almeida fez uma das melhores arbitragens que vi um árbitro fazer esta época. Num jogo de extrema dificuldade. Muito bem.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 21, 2022 at 11:50 pm

      Concordo, fugiu à tentação de dar amarelo a tudo o que assinalou e de assinalar tudo o que se pediu. Merece, de facto, o elogio.

      • Mushy
        Posted Abril 22, 2022 at 9:39 pm

        é normal…
        Vá ler a capa do jornal “ojogo”…
        Penalti por marcar aos 37min sobre Coates.
        Arbitro esteve brutal.
        Curioso que em todos os jogos com o Porto todos os casos com influencia no resultado tiveram sempre o mesmo beneficiado.
        É claro que o arbitro esteve bem…

    • Tiago Silva
      Posted Abril 22, 2022 at 8:30 am

      No início ainda marcou uma faltinhas, mas foi melhorando e concordo com a ideia. Boa arbitragem e uma vitória mais que justa do Porto ontem.

    • Filipe Ferreira
      Posted Abril 22, 2022 at 9:43 am

      É para mim o, ou um dos, melhor árbitro em Portugal.
      Jogos costumam ser fluídos, não quer dizer que não erre (como errou), mas pelo menos deixa jogar.

  • The Mo
    Posted Abril 21, 2022 at 11:25 pm

    Acho que foi uma vitória justa do Porto tal como tinha sido na primeira mão.
    Ao contrário dos dois jogos para o campeonato onde o Porto foi inferior ao Sporting, nos dois da Taça de Portugal o Porto foi efectivamente superior.
    Por último, este ano deu-me um prazer especial ver Vitinha e Fábio Vieira brilharem no clube no qual se formaram, dois jogadores super talentosos, é desfrutar deles os dois enquanto cá estiverem.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Abril 21, 2022 at 11:30 pm

    Destacar ainda o speaker do estádio a chamar Sporting de Lisboa ao Sporting Clube de Portugal. Independentemente da quantidade de títulos que ganhem, continuam a ser muito pequenos. Um clube que, desde que está comandado por PdC, é baseado na cultura de ódio, no desrespeito do adversário e do desporto, na mentira, na dissimulação e na sujidade do seu atual presidente. Se o clube teria de mim o maior respeito, as pessoas que o dirigem são de uma vergonha inacreditável. E, tendo em conta o tempo e culto de personalidade que existe, a mudança de identidade do mesmo está ligado a essas pessoas e o clube confunde-se com quem o dirige. Existisse o que existisse antes na história do Porto, a identidade daqui para a frente dificilmente não será esta e de mim, respeito é zero. São tudo o que há de abominável no desporto.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 21, 2022 at 11:53 pm

      Acho sinceramente que foi apenas banter. Não foi um insulto, não foi nada de especial, apenas uma provocação. Há coisas bem mais graves no futebol português do que chamar Sporting Lisboa ao Sporting CP.

      • DNowitzki
        Posted Abril 22, 2022 at 12:04 am

        Qual a necessidade de tal?
        Por que razão não te limitas a condenar uma estupidez, em vez de a tentar justificar e suavizar? Estamos a falar de dois bêbedos a discutirem numa tasca rasca?

        • Tiago Peixoto
          Posted Abril 22, 2022 at 12:31 am

          Quando digo que é uma provocação, está inerente que é uma estupidez. Só não achei foi algo grave. Se era evitável? Claro. Se era algo que poderíamos ver em Inglaterra e faria os fã rir? Talvez. Não nos speakers dos estádios, mas talvez nas redes sociais.

        • Aurinegro
          Posted Abril 22, 2022 at 9:21 am

          Qual a necessidade de chamar Holanda aos Países Baixos ? Acho engraçado a quantidade de comentários que fizeste aqui para justificar continuar a chamar Holanda aos Países Baixos, mas agora já achas errado não chamar pelo nome oficial, sabendo que toda a Holanda pertence aos Países Baixos, mas nem todos os Países Baixos são Holanda.

          Cá está a coerência do Nowitzki.

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Abril 22, 2022 at 12:06 am

        Comunicados de notícias de hóquei, redes sociais, speaker no estádio. Vejo um padrão. Padrão que é falta de respeito por uma instituição. É grave? Não. É demonstrativo de como abordam o desporto e a competição? Sim. Cultura de ódio. Em tudo o que for possível. Foi banter porque correu bem. Fazer provocações do alto da vitória é sempre bonito. Corresse mal e lá estariam mais uns stewards a bater em jogadores ou balas no relvado quiçá.
        Mentalidade pequena, cultura de ódio. Ripostassem os clubes que defrontam o Porto constantemente com o mesmo ideal e formas de atuar do Porto e este campeonato estava suspenso porque era uma guerra. Assim fica só de um lado e ficamos todos feliz. Cultura de ódio não extravasa quando se ganha, porque não é preciso. Uma espécie de paz podre. Ora quando se perde…

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Abril 22, 2022 at 12:11 am

        Eu acho só triste a ideia em si, de tudo o que é órgão do clube não conseguir dizer e respeitar as instituições que defrontam. A mim provoca-me zero e até me coloca um sorriso nos lábios por vir de um clube cujo nome é a cidade, pelo que acharem que daí parte insulto, se torna engraçado. É só triste e pequenino. E fazem-no constantemente.

        • Apessoa
          Posted Abril 22, 2022 at 6:34 am

          Engraçado é que não te cansas de criticar o Porto, por tudo e mais alguma coisa. Já cansa, todos os posts sobre o Porto tens uma critica. Parece mais anti do que apoiares qlqr clube. É o mal tuga.
          Isto é um blog de Futebol. Em vez de andarem alimentar polemicas, falem de futebol e acabem de vez com o Ruido.
          De futebol, o Fcp abafou na segunda parte, foi raro passarem do meio campo, podem argumentar desculpas para tudo, mas o Fcp foi muitissimo organizado na pressão, quase perfeito. Acho que em termos tacticos deve ter sido o jogo mais bem conseguido Vs uma equipa do Ruben. Os avançados tiveram poucas oportunidades, mas estiveram muito bem no trabalho coletivo, e posicionamento.

          • Filipe Ferreira
            Posted Abril 22, 2022 at 9:41 am

            Vês os comentários todos do Mr. Mojo com críticas mas não foste capaz de encontrar o comentário em que ele também destacou que o Sporting fez uma 2ª parte miserável?

          • Mr. Mojo Risin'
            Posted Abril 22, 2022 at 10:29 am

            Acho sempre piada a esta lógica de alimentar polémicas, como se comentários num blog fossem um impedimento a elas acabarem. O problema não é uma pessoa que está de fora apontar que está ali um incêndio. O problema é, de facto, o incêndio.
            O “futebol” português tem os comentários que merece porque é miserável e os intervenientes (esses sim) não se importam e fazem questão de que isto seja um esgoto a céu aberto. E parte disso é culpa do PdC do Porto que pegou num dos maiores clubes do país e instaurou uma cultura de ódio.

            Repito a analogia, não é por eu que não sou um bombeiro dizer que está ali um incêndio que estou a alimentar e a causar mau estar no futebol. A culpa é de quem causa o incêndio.
            Os comentários são o reflexo do que há. Se não há balas em campo, se não ha stewards a bater em jogadores, se não há speakers incapazes de dizer o nome do adversário (uma coisa menor óbvio), eu não tenho comentários sobre isso. Parece-me simples.
            Passar por cima de tudo e falar de futebol, é passar pano que é o que acontece há 40 anos. E por isso continua tudo igual.

            De resto, pena tenho eu de falar tanto disto. Porque eu gosto é de futebol e do que acontece em campo, mas invariavelmente perco o interesse nisso quando o que está fora é o que é.

      • Numb
        Posted Abril 22, 2022 at 8:10 am

        É isto que tenho pena, é dos adeptos do Porto que não são arruaceiros como os dirigentes, jogadores que vivem aquela cultura e grande parte dos adeptos fanáticos, que tentam vir suavizar as atitudes dos mesmos quando não são como eles.

        Tenho amigos adeptos do Futebol Clube do Porto que vivem o futebol como eu vivo e que claramente não são a favor da cultura de ódio que o seu clube instaura no futebol português mas depois fazem o mesmo que tu acabaste de fazer, tentam desculpar e suavizar as constantes poucas vergonhas que se verificam.

        Então um speaker do estádio provocar claramente os adeptos da equipa adversário dizendo o nome do seu clube mal não é mais uma falta de respeito enorme e um gozo autêntico? Concordo com tudo o que Mr. Mojo disse, fosse a resposta por parte de todos os adversários a estas provocações nojentas constantes que vêm do teu clube e o futebol Português já tinha sido suspenso porque ninguém queria ver os jogos.

        Vocês, os adeptos CIVILIZADOS do FCP, podem passar pela solução ao admitir aquilo que está à vista de todos e condenando também estas situações e não desculpar porque é conveniente e dá títulos. Qualquer dia estão a competir sozinhos.

        • Mr. Mojo Risin'
          Posted Abril 22, 2022 at 10:38 am

          Subscrevo tudo. Tenho pena dos que não se revêm na forma de atuar, mas ao mesmo tempo parece-me ser uma minoria e o restante público parece-me ter ainda mais prazer no quanto mais polémico ou sujinho for.

          • AbreLatas
            Posted Abril 22, 2022 at 11:04 am

            Não acho que seja minoria, muito menos aqui no blog.
            Mas normalmente (infelizmente talvez) as coisas negativas ecoam mais. Seja de quem as faz (o speaker, etc), seja de quem as ouve (neste caso o Mr Mojo).
            Há muita muita gente que não concorde mas se calhar tens razão no suavizar. Como o caso Taremi, não gosto que se faça às faltas e seja um piscinas mas tendo o conta as regras e principalmente os critérios do futebol tuga as faltas são bem marcadas e como é o Porto a converter suavizo.

        • MR
          Posted Abril 22, 2022 at 11:20 am

          Se não gostam da cultura de ódio, se não são a favor da corrupção a céu aberto, se não concordam com os valores desse clube, então porque é que são adeptos do porto?????
          Por ganhar mais vezes que os outros????

          Personificam tudo o que está de mal neste país, tanto é ladrão como o que o faz, como o que o apoia.

          Ligassem mais aos valores e à forma como se comportam e menos às taças e o porto tinha 0 adeptos.

          Como diz o outro, não vale tudo :’)

          Ninguém neste país respeita o porto e eles não se importam, isto é o cumulo

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 22, 2022 at 12:31 pm

            São adeptos do Porto porque são desde sempre.
            Se o Sporting tivesse uma mancha de corrupção, eu não deixaria de ser do Sporting. Seguramente não cantaria “Pinto da Costa allez” no estádio, mas certamente não mudaria de clube.

            • Borsalino
              Posted Abril 22, 2022 at 2:13 pm

              Concordo.

            • MR
              Posted Abril 22, 2022 at 2:26 pm

              Se o teu Sporting viesse de 45 anos anos de corrupção, andarias a apoiar esse clube?
              90% desses adeptos têm menos de 45 anos, sempre viveram na sombra da corrupção

              • Neville Longbottom
                Posted Abril 22, 2022 at 6:47 pm

                Eu amo de tal maneira o Sporting que nunca deixaria de ser do Sporting. Mas vivia tristemente de facto, isso sim. Provavelmente não ia ao estádio etc. E tentava mudar o clube para que o mesmo passasse a ser aquilo que eu sonho que o meu clube seja.

                Mas deixar de ser do Sporting não é opção. Aliás, é algo que nem depende de mim.

            • MR
              Posted Abril 22, 2022 at 6:46 pm

              Ter uma mancha é uma coisa, ser construido graças à corrupção é outra
              Que era o porto antes do pdc e da corrupção?

            • Jokicjoker
              Posted Abril 22, 2022 at 7:44 pm

              Neville, posso garantir que se o teu Presidente tivesse ganho o que o Pinto da Costa ganhou, a corrupção seria secundária para ti. Aliás, sendo realistas e deixando de falar de mundo encantados e cor-de-rosas, o Futebol em si é um mundo corrupto, seja na Primeira Liga, na Segunda, na Terceira. Quem tiver um colega arbitro nas distritais (e se ele for realmente vosso amigo e transparente) dirá que já foi PELO MENOS uma vez proposto a beneficiar X ou Y, recebendo um Presunto, um Anel, o que seja. O principio é exatamente o mesmo. Aliás, vivemos num país latino, e é mais que sabido que faz parte da nossa cultura, seja para o que for, até no dia a dia. Se está errado? Claro que está, mas é igualmente corrupto aquele que paga para passar na carta de condução, aquele que paga para ser atendido mais rápido, que paga para uma licença ser aprovada, entre outros. Dizerem, vivemos num país com cultura corrupta, concordo.
              Agora sentir vergonha por o meu Presidente estar ligado à corrupção? Então ninguém poderia sentir orgulho em nenhum Presidente Desportivo das principais divisões. Seja no hóquei Patins, no andebol, ou até matrecos.

              • Neville Longbottom
                Posted Abril 22, 2022 at 9:16 pm

                Olha eu conheço um adepto do Porto (que nem é portuense, se calhar é isso que justifica o que vou dizer) que não suporta o Pinto da Costa. É um caso único porque aqui na cidade (eu sou portuense) as pessoas veneram o Pinto da Costa como freiras veneram o Papa.

                Não quero de maneira nenhuma hostilizar os adeptos do Porto com este comentário (até porque 99% dos meus amigos são portistas fanáticos e estou sempre de costas voltadas com eles, já chega), mas de facto há uma conivência grande com o que se está a passar e com o que se tem passado nas últimas décadas.

                Acho que concordas com isto, certo? E mesmo que o Porto seja um clube corrupto no meio de outros clubes corruptos, isso não vos devia demover de procurarem um clube “limpo”, certo?

                Eu sei que não é caso único, mas (e agora pergunto genuinamente), vocês entre vocês falam disto? Falam do reinado do Pinto da Costa, enumeram os títulos etc e não é mencionada esta mancha? É mesmo para perceber, não leves a mal.

                Eu sei que o Sporting tem telhados de vidro (na minha opinião continuam a ser bem mais resistentes, mas isso são outros 100). Eu sinto vergonha de ter um presidente que usa o nome do clube para distribuir dinheiro pelos amigos como fez o Bruno (no negócio em que comprou 5 guineeses, etc) e isso nem crime é, também fiquei muito incomodado com o que o Pereira Crstóvão fez. Falo abertamente disso, envergonha-me como clube.

                Por isso, eu acho genuinamente que não tinha o vosso comportamento, mas entendo porque é coletivo e nenhum portista se ia insurgir contra o Presidente do clube no meio 50k aos saltos e a gritar o nome dele. Até porque ia ter problemas a sério.

                SL

      • Filipe Ferreira
        Posted Abril 22, 2022 at 9:40 am

        Apenas banter. Que inferioridade, que necessidade de provocar para criar um clima de tensão porque sabem que só conseguem nivelar quando os outros baixam o seu nível.
        Muita superioridade do Sporting em não ir nas cantigas do porto como aconteceu da outra vez. Até podemos ter perdido, era uma tarefa difícil, mas em termos de clube, pessoas e carácter mostramos sem superiores (se é que havia dúvidas).

    • BrunoAlves16
      Posted Abril 22, 2022 at 9:12 am

      Bem sou da cidade e conheço bem a realidade. No pós jogo, nas redes sociais de adeptos afectos ao clube, era só imagens de figuras do Sporting (Varandas, Amorim, Viana, jogadores…) com descrições como “chupem palhaços de m€r*@”, “inchem”, “voltem para a lixeira” e outras que tais. Preocupam-se mais em insultar o adversário do que enaltecer os seus. E isto não tem nada a ver com claques, são, por assim dizer, o adepto comum. Cultura do clube é esta e não mudará. São indiscutivelmente pequenos e é, de certa forma, um case study, um clube que ganha tanto ser tão diminuído de valores, de cultura, de mística, de…grandeza.

  • RMCL
    Posted Abril 22, 2022 at 9:10 am

    Vitoria justíssima do Porto!
    Destacar pela negativa Pote e Matheus Nunes que coisa mais pobre, Porto a ser um campeão Justissimo a melhor equipa desta época, é brutal a pressão que o FCP faz e ainda ontem sobre o SCP até os abafou de uma maneira que o Sporting não conseguia respirar!

    • Pormenor Tatico
      Posted Abril 22, 2022 at 9:35 am

      Fisicamente o Porto está bastante acima dos outros, o Sporting é o que mais se aproxima, mas mesmo assim está uns degraus abaixo, é por isso que Amorim devia ter jogado com um meio-campo preenchido, com Palhinha, Ugarte e Matheus, na 1ª parte o Sporting aguentou, mas na 2ª já não teve pernas, o Porto jogou com 3 médios, pois Otávio faz de 3ª médio, o Sporting teve apenas Ugarte e Matheus, Pote não consegue fazer esse trabalho de sapa…

      Perdendo o meio-campo a partir dos 60, o jogo morreu para o Sporting, claro que era preciso marcar, mas sem solidez no coração do jogo, era impossível faze-lo, o mais provável era levar 1 golo como aconteceu.

      Continuo a achar a equipa do Porto muito overrated, vive muito do físico, têm imensos jogadores limitados tecnicamente, só em Portugal é que uma equipa deste tipo funciona, porque os adversários não sabem jogar contra eles.

      Amorim têm de deixar o 3-4-3 ou 5-2-3 de fora em alguns jogos, houve n jogos que o Sporting claudicou porque não reforçou o meio, basta ver os jogos na Champions, é claro que precisamos de 4,5 reforços no eixo central, meio, alas e ponta, se possível um le, mas Amorim também pode ler melhor os jogos.

      • Fabio Fernandess
        Posted Abril 22, 2022 at 2:58 pm

        Dizer que o Porto tem imensos jogadores limitados tecnicamente, quando enfia num 11 titular Vitinha, Fábio Vieira, Otávio, Pepê e as vezes João Mário é só não ter noção da asneira que se está dizer. Já agora a lenga lenga de que o Porto está mais que o alcance e que facilmente o Sporting ganhava e goleava também tem piada…

  • Pormenor Tatico
    Posted Abril 22, 2022 at 9:13 am

    Perder com um Porto com Zaidus, Grujics é uma vergonha, o Sporting a precisar de fazer 2 golos e não arrisca nada no jogo…

    Amorim continua a não ter um plano B com equipas mais compactas, temos que ser mais fortes em organização ofensiva, muito jogo direto, muita bola longa, os adversários começam a perceber a nossa forma de jogar.

    Depois não ajuda o Rúben apostar em jogadores em baixo de forma como Pote ou Matheus, é um problema que ele têm, não consegue deixar de fora as vacas sagradas.

    Não me custa reconhecer que a equipa do Porto é mais completa que a do Sporting a nível físico, tecnicamente somos melhores, mas a intensidade de jogo, comprometimento defensivo e velocidade fazem muita diferença.

    O Sporting preparou mal esta época como disse no início, para sermos bi, precisavamos de 4,5 jogadores que fizessem a diferença, nada foi feito, já se sabia que este ano seria mais exigente no plano físico, sendo também outro contexto.

    Urgente 1 central veloz para jogar na direita, fala-se no Juste, Marsá deve ser promovido, Feddal têm de sair e Neto só pode ficar como 5º ou 6º central, na baliza contratar um 2º redes se Virgínia sair, na esquerda iria buscar um le acima da média, Reis é bom jogador, mas o Sporting precisa de mais.

    No meio falta 1 jogador mais criativo do estilo Vitinha, Ugarte, Palhinha, Matheus nenhum deles é forte na construção, fortes nos duelos, o último bom com espaço, Bragança devia sair, não encaixa neste sistema e dificilmente será de elite, não percebo a compra de Morita, é um jogador na linha de Bragança, mas mais intenso, não é assim que vamos lá, promover Essugo.

    Continuo a achar que Pote funcionaria melhor como médio do que como falso avançado, é um jogador que sabe criar e podia mostrar mais a sua visão de jogo, embora lhe falte alguma intensidade.

    Para mim onde temos de investir mais é nas alas e ataque, mais ainda que no eixo central, falta muita criatividade e sobretudo velocidade, Sarabia, Pote, Paulinho tudo jogadores do mesmo perfil, lentos, sem explosão, sem drible, fica muito fácil uma equipa baixa anular-nos…

    Espero que venha Trincão, que é um jogador bem mais criativo e veloz que Sarabia, será um F. Vieira melhorado, esperar que o ganês seja aquele elementos rápido e explosivo que precisamos, que Edwards melhore o seu entendimento com o jogo, embora não seja muito explosivo, traz outra criatividade, para mim Tabata e Nuno Santos saiam.

    Pote se é para continuar a jogar como “falso ala” devia sair, vai-se desvalorizar.

    E na frente precisamos dum ponta mais explosivo como Darwin ou alguém do perfil de Eva ou Taremi, mas sem os “mergulhos”,

    Há muito para fazer, Porto vai manter ou subir o nível, Benfica vai melhorar, temos que dar uma resposta firme, o Sporting não pode ser isto que foi nos últimos 2 jogos, quanto à arbitragem, foi uma agradável surpresa, pena as simulações de Otávio, Eva ou Taremi não serem punidas, mas já estamos habituados.

    Já nem falo do caso Pepe, o Porto faz o que quer.

    • Pormenor Tatico
      Posted Abril 22, 2022 at 9:22 am

      Depois Amorim continua a ser teimoso, na 2ª parte começamos a perder o meio-campo, pois eram 3 do Porto contra 2 nossos, porque o Pote não consegue fazer o trabalho de sapa de Otávio, Ugarte e Matheus tiveram de correr por 3 e claro, deu-se o desgaste e Amorim nada fez…

      Palhinha tinha de entrar, é verdade que precisávamos de marcar, mas sem solidez no meio seria impossível controlar o jogo, Amorim não pode estar tão agarrado a este sistema.

      Custa perder para este Porto que estava perfeitamente ao alcance, bastava o Sporting ter uma frente mais explosivo e facilmente marcavas 1 ou golos ao Porto, continuo a achar que esta equipa do Porto é a mais fraca dos últimos anos, vive só do físico, os adversários é que não conseguem adotar estratégias certas contra eles…

      Não há dúvidas que o Rúben é o melhor em Portugal, o Conceição com o nosso plantel lutava pelo 3º, têm é que saber ler melhor o jogo, com o Porto têm que se jogar com um meio preenchido e jogar um futebol mais apoiado.

      • Cpt Obvious
        Posted Abril 22, 2022 at 10:19 am

        É preciso ter-se muita azia para dizer que uma equipa onde os jogadores que mais fazem jogar são Fabio Vieira, Vitinha e Pêpe só vive do fisico.

        E já agora, lá porque o Sporting está bem servido de medios defensivos, não quer dizer que o Grujic seja mau. O homem pouco jogou este ano (porque o Uribe na posição não lhe dá hipoteses) e mesmo assim, sempre que é chamado, faz jogos solidos.

        Mas é lidar. Afinal de contas o Porto é uma equipa que vive do fisico e só ganhou ontem porque na semana passada fez um jogo amigável, caso contrario tinhamos levado 5 deste super Sporting.

        E ainda bem que esta é a equipa mais fraca do Porto nos ultimos anos, mesmo assim nos ultimos 5 jogos entre as duas equipas o Sporting ganhou….. Zero….. E nos ultimos 9 ganhou…. Um. Portanto eu nem quero imaginar se não fosse. A arbitragem não pode ser desculpa para tudo.

        Não vou dizer que o Porto este ano não teve algumas arbitragens um pouco mais tendenciosas que os outros, mas reduzir este titulo da equipa a isso e a certas atitudes de certos jogadores em campo (especialmente quando temos, neste caso, do outro lado, um Nuno Santos), é ser-se só intelectualmente desonesto.

    • SENSEI
      Posted Abril 22, 2022 at 2:53 pm

      Amorim e vacas sagradas na mesma frase? Amorim deve ser dos treinadores mais transparentes e inteligentes de que me lembro no Sporting. O que não quer dizer que não erre.

      Nunca teve problemas em sentar jogadores quando assim o entende e posso dar várias provas disso. Fê-lo com Mathieu, com Jovane, com Feddal, com Palhinha, com Paulinho, com Vinagre.

      As vacas sagradas do Amorim são aquelas que dão tudo nos treinos e trabalham melhor que os outros, sendo melhores valias do que aqueles que ficam no banco. E depois há opções táticas, e ele por acaso explicou no pós-jogo a importância do Matheus e do Pote. Está disponível na Internet para quem quiser ouvir.

  • Conquistador
    Posted Abril 22, 2022 at 12:28 pm

    Eu leio os comentários de alguns indignados pelo speaker chamar Sporting de Lisboa ao clube adversário, isto até me dá vontade de rir, porque vejo muitos indignados a chamar Guimarães ou Vitória de Guimarães ao Vitória Sport Clube e aí já não vejo indignação nenhuma. São semanas com os do costume a discutir qual dos 3 foi mais beneficiado, só comédia. Todos falam da cultura de ódio do Porto, mas realço a cultura de que só 3 clubes interessam e todos os outros são apenas figurantes. Acho que a Liga deveria fazer 2 campeonatos diferentes, um para os clubes do costume(não vou chamar estarolas para não ferir suscetibilidades) e outro para os restantes. Fora isso, ontem o Porto ganhou bem e não ganhou só porque a equipa é mais fisica que as outras, ganhou porque foi mais competente em todos os momentos do jogo, pelo menos ontem foi assim, agora em certos(bastantes) jogos tiveram(como os outros 2) uma mão amiga a ajudar.

    • Jokicjoker
      Posted Abril 22, 2022 at 3:07 pm

      Enquanto portista concordo, achamos sempre que só nós os 3 é que importamos, os outros não contam.

    • João Ribeiro
      Posted Abril 22, 2022 at 3:35 pm

      Está aqui tudo.

      Hoje caem todos em cima do FC Porto porque, tudo indica, serão campeões, como já caíram em cima do Benfica ou em cima do Sporting, quando os mesmos foram campeões. Ninguém quer saber de verdade desportiva ou se o nosso futebol é corrupto ou não, o que querem é que isso caia para o seu lado e favoreça os seus egos. Ainda recentemente se viu users afetos ao Sporting a defender com unhas e dentes um penalty a si favorável que foi preciso um microscópio para se detetar um toque, users esses que já criticavam os penaltys “sofridos” pelo Taremi em Guimarães. O nosso futebol é corrupto, é horrível e dá vómitos porque a nossa cultura só dá para isso. Temos o futebol que o nosso povo quer e até digo mais: para o nível de cultura desportiva existente cá em Portugal, o nível do nosso futebol é incrivelmente elevado.

    • Tiago Silva
      Posted Abril 22, 2022 at 4:35 pm

      Sou benfiquista e concordo com o que disseste, mas a verdade é que os restantes clubes (não todos obviamente) pouco fazem para alterar esta realidade e alguns vivem mesmo à mama dos “grandes”.

      Quanto ao campeonato, cada vez estou mais fã da Segunda Liga, onde há jogos muito interessantes e equilíbrio até ao fim. Isto poderia ser o nosso campeonato num nível mais elevado, se não existissem essas tais tendências.

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 22, 2022 at 9:06 pm

      Eu não consigo fazer a ponte entre os dois tipos de pessoas. Quem se indignou com o facto de chamar Sporting de Lisboa ao Sporting é exatamente a mesma pessoa que chama Guimarães ao Vitória? Pergunta honesta.

      Eu não sabia que os adeptos dos clubes em questão levavam tanto a peito essa questão de chamar Guimarães ao Vitória, a partir do momento que em que soube, mudei a forma de tratar o clube. Acredito que a maiora das pessoas use Setúbal ou Guimarães para distinguir os dois vitórias, não é para achincalhar. Se o objetivo de chamar Sporting de Lisboa é distinguir do Braga ou Covilhã ou Farense, tudo pacífico, na boa. Mas no caso do speaker do estádio, há uma clara intenção de gozar, o que vindo de um clube associado à sua cidade e que tem pouca expressão fora da mesma é engraçado (mesmo que esteja a gozar com um clube que não tem propriamente 1M de adeptos no Paquistão).

      No global, isso a mim diz-me pouco, sempre que fui ao Dragão houve um caso parecido, mas sinceramente acho pouco relevante, há coisas piores. Aliás não acho particularmente insultuoso chamar Sporting de Lisboa ao Sporting. O que está em causa aqui é a maldade, mas há também muita culpa do nosso lado porque uma parte deste ambiente que se vive entre Porto e Sporting esta época é nossa responsabilidade.

  • Pao com Presunto
    Posted Abril 22, 2022 at 12:58 pm

    Tinha feito um comentário mais completo, mas foi abaixo. Quero deixar os parabéns ao Porto, que jogou melhor e é a equipa que melhor joga em Portugal, e ontem mostraram que sabem vencer sem ajudas de ninguém. Parabéns à arbitragem também, segurou os cartões, vermelho bem dado a Porro, e as faltas foram algo fáceis de assinalar mas pendeu para os 2 lados.

    Nota final, SC é ainda ao dia de hoje melhor treinador que RA. A reacção ao intervalo do Porto, a pressionar mais alto, e do outro lado o Sporting com RA a hesitar nas mexidas e quando o faz, mete Esgaio… e os restantes já depois do golo sofrido.

    As opções de meio campo da equipa das Quinas mete água na boca, só pelos intervenientes de ontem: Matheus Nunes, Palhinha, Otávio, Vitinha, Fábio Vieira (mais descaído). Que qualidade!

    • Neville Longbottom
      Posted Abril 22, 2022 at 1:25 pm

      Palhinha não deverá ser chamado e Matheus Nunes só para fazer número. Os outros sim, acredito.

      SL

      • Pao com Presunto
        Posted Abril 22, 2022 at 6:43 pm

        Ao dia de hoje, concordo. Mas há um futuro na selecção nacional para Palhinha e principalmente Matheus Nunes, é nesse sentido que me refiro.

        Fábio Vieira então é de rir, passa as semanas a cobrar todas as bolas paradas do Porto e a jogar contra grandes, e depois vai ocasionalmente trocar uns passes com os sub-21. Isso diz muito da qualidade da nossa selecção

  • Luis Monteiro
    Posted Abril 22, 2022 at 2:49 pm

    1 parte equilibrada
    2 parte que começa com uma boa oportunidade do Sporting, mas a partir daí estivemos melhor e justificamos a vitória e passagem ao Jamor!
    Venha a dobradinha!
    Força Porto ?

  • Fantantonio
    Posted Abril 22, 2022 at 3:35 pm

    O Porto jogou melhor, mereceu inteiramente a vitória em ambos os jogos da eliminatória, o Sporting tem sido demasiado intermitente nos últimos meses, não há muito a dizer. Pode-se pegar nisto e naquilo de contornos obscuros, mas o que é factual é que olhando para o campo, o Sporting tem muitos jogadores abaixo do que podem dar, que alternam entre boas exibições e jogos onde nem se nota que lá estão ou que simplesmente não têm qualidade/caraterísticas para jogar em jogos de um certo nível.
    Além disso, da parte do treinador, para além da questão aparente de já não parecer imperar a máxima “jogam os que estiverem melhor” sempre, não há alternativa ao modelo tático, podem-se fazer ajustes em função das caraterísticas dos jogadores que compõem o ataque e colocar jogadores de maior propensão ofensiva como laterais ofensivos, mas ter que jogar obrigatoriamente com 3 centrais e um deles ser sempre mediano na melhor das hipóteses (Neto ou Esgaio) e perder muita profundidade quando tem os 2 pontas do plantel em campo porque não desequilibra tanto os laterais ou insistir em Pote e Sarabia sem ninguém que, apesar de tecnicamente ótimos e inteligentes, não são elementos que agitam ou deem profundidade por procurarem terrenos interiores (curiosamente, em teoria, seria o ponto fraco de ambos os rivais, a falta de vocação defensiva dos laterais, mas em nenhum dos jogos pareceram em dificuldades), têm tornado tudo cada vez mais previsível, ainda pior com as melhores unidades em sub-rendimento. As mexidas no decorrer do jogo também são bastante discutíveis, não percebo o decreto de ter que colocar o Esgaio em campo constantemente e acho que parte do impasse que existe entre optar por Palhinha ou Ugarte, acho que poderia ser atenuado com a adaptação de Palhinha a central do lado direito e fixar o Ugarte como o MD titular assumidamente, pelo menos até à decisão da transferência de Palhinha no próximo mercado, poderia passar por aí a resolução do problema de ter a linha defensiva em bloco alto, com alguém a central do lado direito que saiba minimamente o que fazer.

Deixa um comentário