Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto não aproveita o empate do Zenit e só consegue 1 ponto frente ao modesto Austria Viena (Fonseca fica na história com o pior registo em casa do campeão nacional na LC); Dragões (apesar de serem cabeças de série) já não dependem de si para chegar aos oitavos-de-final; Jackson marcou (mas voltou a estar perdulário), Defour nada acrescentou, Licá e Ricardo continuam sem demonstrar nível para representar os azuis e brancos

FC Porto 1-1 Áustria Viena (Jackson 48´; Kienast 11´)

A vergonhosa campanha europeia do FC Porto continua em marcha, desta vez, com um empate caseiro frente ao modesto Áustria Viena (os austríacos marcaram o seu 1º golo de sempre na competição). Os dragões, comandados por Paulo Fonseca, consumaram a pior prestação da sua história, em casa, na fase de grupos da Liga dos Campeões, com apenas 1 ponto conquistado em 3 partidas (o FC Porto nunca tinha terminado uma fase de grupos sem qualquer vitória caseira). Os dragões tinham todas as condições para subir ao 2º lugar do grupo, depois do empate entre Zenit e Atlético, mas com este resultado perante o campeão austríaco, os azuis e brancos já não dependem de si para chegar aos oitavos-de-final (curiosamente, dos 8 cabeças de série, dragões e águias são os que estão em posição delicada). O FC Porto precisa mesmo de um milagre para chegar à segunda fase, e que passa por ganhar em Madrid e esperar um desaire do Zenit na Áustria. Jackson Martínez regressou aos golos, mas esteve bastante perdulário, Defour (aposta de Fonseca) não esteve em campo, enquanto Licá e Ricardo confirmaram que não apresentam nível para representar os dragões.
A partida começou praticamente com o golo dos austríacos. Danilo fez um disparate e Kienast, à entrada da área, dispara para o fundo da baliza de Helton (também podia ter feito melhor). Os dragões responderam de imediato por Jackson Martínez (grande defesa de Lindner), mas na resposta, o Áustria Viena quase fez o 0-2 (valeu Lucho). Aos 22 minutos, a melhor oportunidade de golo para o FC Porto. Lucho Gonzalez isolou Defour, mas o belga permitiu nova intervenção a Lindner. Os dragões, mesmo sem grande intensidade, iam criando perigo, contudo, o intervalo chegou com 0-1. Para o segundo tempo, Paulo Fonseca colocou Varela em campo (no lugar de Defour), e o FC Porto acercou-se ainda mais da baliza austríaca. O empate chegou logo aos 48 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com Jackson a cabecear para a baliza deserta (assistência de Mangala). Lucho ficou perto da reviravolta, num remate com o peito (Lindler voltou a defender), enquanto Varela desperdiçou nova excelente oportunidade. Até final, mais duas excelentes ocasiões de golo para Jackson Martínez, que na primeira viu Mangala tirar-lhe o golo (lance caricato), e na segunda atirou ao lado.

Destaques:


Paulo Fonseca – O treinador é, injustamente, o elo mais fraco, mas é difícil não atribuir culpas a PF pelo modo como a equipa por si montada foi manietada durante 45 minutos por um adversário bem mais fraco. Mexeu bem na equipa, tirando os elementos com menor rendimento, mas isso não apaga o mau jogo colectivo do primeiro tempo. A campanha caseira do Porto na LC foi a pior de sempre, mas mesmo somando todos os azares (golos ao cair do pano, expulsões e golos falhados), fica acima de tudo a ideia de que o FC Porto nunca foi a equipa dominante que costuma ser em casa e este ano a falta de qualidade a nível técnico e táctico tem sido notória não só a nível europeu como no próprio campeonato (nos últimos 2 jogos os dragões perderam 4 pontos).

Alex Sandro – O melhor portista em campo, foi o único em rendimento máximo desde o apito inicial. Foi mais extremo que defesa, ultrapassando amiúde quem lhe aparecia pela frente, e colocando diversas bolas de golo no coração da área.

Jackson Martinez – O colombiano voltou a facturar, ganhando na raça um duelo nas alturas na pequena área, mas falhou golos suficientes para ultrapassar CR7 na liderança dos marcadores (e podia ter sido herói nos momentos finais, caso o seu pé esquerdo estivesse mais afinado). O avançado continua imparável no modo como foge aos defesas e ataca a bola, mas esta simplesmente não entrou. Fosse por intervenções milagrosas do keeper austríaco, falta de pontaria, ou simples obra do acaso, o que fica na memória é o modo como Jackson não decidiu e continua sem decidir, pelo menos como o fez na época passada.

Fernando / Lucho / Defour –  O futuro internacional português (?) esteve desastrado na primeira parte, parecendo perdido e entregando bolas aos adversários. Foi subindo de rendimento, assumindo-se como o recuperador que é, e carregando a equipa para a frente. Lucho mostrou classe enquanto teve pernas (bons passes a rasgar), enquanto que o belga raramente se viu. Demasiado preso à sua posição, viu os austríacos trocarem o esférico nas suas barbas, e pouco apoiou o ataque (e a única vez que o fez, abriu logo brechas na muralha).

Licá / Varela / Ricardo – O ex-estoril foi um a menos (não tem, ainda(?) capacidade competitiva para estes palco), limitando-se a uns fogachos entre perdas de bola infantis e mergulhos na relva. Já o internacional sub-21 também mostrou ainda não estar maduro o suficiente para estas andanças. Quanto a Varela, participou no melhor período do Porto, teve boas iniciativas atacantes, mas continua a decidir mal muitos dos lances que cria.

Áustria de Viena – Equipa medíocre, que nem na Liga Europa faria figura. O campeão austríaco trocou a bola com critério na primeira parte, mas a partir do momento em que o FC Porto pressionou, as lacunas técnicas dos seus elementos vieram ao de cima (à excepção de Hosiner, que voltou a demonstrar qualidade), e limitou-se a agrupar as tropas em frente à baliza, e distribuir bolas para longe da sua área. Os centrais estiveram fortes nos duelos dentro da área, e o jovem Lindner evitou um punhado de golos com um conjunto de intervenções de elevada dificuldade, mas sem ser Hosiner a maior parte dos elementos não irá fazer história na senda internacional.

87 Comentários

  • RV
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:36 pm

    Meu Deus…Nunca vi tanta falta de qualidade num treinador … e consigo trouxe o azar todo! Incrível como a bola não entrou meia duzia de vezes.. Enfim

    • luis bcn
      Posted Novembro 27, 2013 at 2:01 pm

      Alexsandro a extremo e danilo do outro lado…nao fariam pior que os que lá estao (o alexsandro jogava a medio muitas vezes na selecçao). O pior é que o fucile nao treina e o quinones nao conta para o treinador

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:37 pm

    Uma equipa que não ganha a um Áustria de Viena em casa, não merece mais que a Liga Europa. Licá,Ricardo,Josué? Ao ponto que o Porto chegou, de ter que jogar com jogadores destes na Champions. Saudades daquele Porto que fazia frente aos maiores clubes da Europa quando jogava na Champions, neste momento não passa de uma equipa de 2 Divisão Europeia.
    Gomes

    • Santos A.
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:39 pm

      Viste o Josué a jogar no meio-campo??
      Ele não é extremo, diga-se só de passagem… É de caras o melhor '10' português neste momento…

    • DannyMontero
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:00 pm

      Santos conheces o André Martins?…se nao conheces digo-te já que mete o josué no bolso!

    • Joao Lopes
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:05 pm

      isso é para rir, ele é um dos piores do sporting, o menino do benfica ou o rafa sentavam-no fácil

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:12 pm

      santos e dannymontero. nem josue e o que dizem dele , muito menos o andre martins. josue e superior ao andre martins, mas se este e o melhor 10 portugues, entao ve-se porque a nossa seleçao esta como esta.

    • Sem Nome
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:13 pm

      O André Martins não é nenhum 10, ele é um 8 e também um 6 (a sua posição na formação).

    • Eduardo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:48 pm

      Concordo plenamente, esses nao são jogadores a Porto. Alguem ja viu o Ricardo fazer alguma coisa de jeito? eu nao percebo como é que conseguiu entrar primeiro que o Quintero.
      Este treinador é a destruição do Porto e parece que esta a fazer de proposito com o Lica, o Josue e o Ricardo a jogar não ganha a ninguem.
      Este ano a minha esperança é que mandem o treinador embora porque senão adivinha se uma epoca sem titulos

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2013 at 12:09 am

      Josué não é mais que um Carlos Martins, que só servia basicamente para marcar bolas paradas e fazer uns passes engraçados. E não concordo com o que diz de ser o melhor 10, porque nem de perto nem de longe tem qualidade para isso, basta vermos outros 10 do Porto como Deco,Diego,Anderson,James, até parece ridículo quando vemos Josué e lica titulares numa equipa do 1 pote da LC
      Gomes

    • Santos A.
      Posted Novembro 27, 2013 at 12:42 am

      Alguma alma inspirada que me diga um '10' português com a qualidade do Josué??
      E aquela do André Martins deixou-me a rir ( a chorar de tanto rir…) ..
      Ai esta cultura futebolística dos portugueses… enfim…

    • hertz
      Posted Novembro 27, 2013 at 1:12 am

      Eu sou benfiquista e não gosto nada do Josué (do seu feito e personalidade) mas não tenho problema nenhum em dizer que ele é um belo jogador, bastante talentoso. é preciso é que o deixem jogar na sua posiçao e não a extremo. Faz-me lembrar também os que tem criticado tanto o Ghilas dizendo que ele é um flop quando o coitado nem oportunidades tem para jogar, quanto mais para mostrar o seu valor.

    • Akalince
      Posted Novembro 27, 2013 at 2:29 am

      o andre martins não e melhor 10 nem 8 que o josue….no entanto o josue continua a ser mau demais…. o andre é que consegue ser pior.

    • Hugo Silva
      Posted Novembro 27, 2013 at 4:54 am

      Quem é o André Martins?

    • Fura
      Posted Novembro 27, 2013 at 9:05 am

      Josue nao e jogador pro porto…E concordo que o Andre Martins nao e nem um 10, nem um 8 nem um 6. E um projecto de jogador, que nao vai passar disso, tal qual josue…Sera mais um 16, daqueles que sao bons para aquecer o banco…

    • Tiago Quintas
      Posted Novembro 27, 2013 at 10:16 am

      O Danny mete o Josué no bolso a qualquer dia da semana.

      E o André Martins então, nem saiu do infantário, coitado do rapaz não lhe sai uma.

  • Kev
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:38 pm

    Eu, sendo Sportinguista, vou dizer então a táctica que o FCP tem de usar:

    4-3-3 Com trinco sozinho à frente dos defesas centrais.

    Helton
    Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro
    Fernando
    Josue e Lucho
    QUINTERO e VARELA
    Jackson

    É assim tão dificil?

    O Domingos Paciência punha esta equipa a jogar "à séria".

    Um bem haja.
    SL

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:40 pm

    Época miserável dos clubes Portugueses na Europa…Só vi a segunda parte mas este Áustria joga tão mau futebol que em Portugal lutava para não descer de divisão. Até gostei de alguns pormenores do Ricardo. Não consigo compreender como é que o Helton continua a fazer fintas em quase todos os jogos,será que ninguém lhe diz nada?

    • hertz
      Posted Novembro 26, 2013 at 9:48 pm

      O Helton naquele lance fez o que tinha a fazer. Ele quando se vira tem o jogador do Áustria mesmo em cima dele e o Helton consegue tirar a bola da sua frente num grande gesto técnico. Muitos GR sofreriam golo ali.
      Alias, para mim há poucos GR no mundo que joguem melhor com os pés que o Helton.

    • jF
      Posted Novembro 26, 2013 at 9:53 pm

      Enquanto ele não falhar ninguém lhe vai dizer nada.. Quando tal acontecer, todos lhe vão cair em cima!
      Mas sim, é dos melhores GRs do mundo com os pés

  • mp vaz
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:42 pm

    eu sou benfiquista e custa me ver o PORTO na Europa a desperdiçar pontos num grupo acessível, isso custa pontos ao ranking e ate ao próprio prestigio internacional da equipa.
    exibição pobre contra uma equipa muito limitada para não dizer pior.
    continuo sem perceber como é que o Licá joga nesta equipa, não conseguiu fazer nada que se aproveitasse
    e defour vai no mesmo caminho.
    Mário Vaz

  • hertz
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:44 pm

    Nao há desculpas para não ganhar ao Áustria de Viena, primeira participação de sempre na Champions, ainda por cima em casa. E tivesse o arbitro assinalado aquele penalty e não sei se com o Áustria a ganhar 0-2, o Porto conseguiria chegar ao empate.
    O Zenit escorregou, tiveram a oportunidade de ficarem a depender só deles para passar a próxima fase e mesmo assim não conseguiram ganhar. O Porto não merece passar aos oitavos e em Madrid, apesar do Atlético ir poupar jogadores, acho que passara por um mau bocado.

  • MM
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:44 pm

    licá, ricardo, josué, defour, varela, paulo fonseca.. mediania a mais, como eu já não via há muito tempo numa equipa do porto

  • Miguel
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:45 pm

    O Defour foi apenas o melhor dos 3 médios (ou 4, contando com o Josué) na 1ª parte. O único a recuperar bolas (Fernando uma nulidade, perdeu mais do que recuperou) e a distribuí-las sem complicar.

    Mas o pior da equipa é o ataque. Quando os melhores extremos do plantel são o Alex Sandro e o Danilo.. é triste.

    • Santos A.
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:41 pm

      Fernando uma nulidade???
      Só deves ter visto a 1ª parte…

    • Hugo Silva
      Posted Novembro 27, 2013 at 4:58 am

      Santos A, lê outra vez o que o Miguel escreveu…sim, 1ª parte!

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2013 at 9:28 am

      O Fernando fez dos piores jogos que já o vi fazer, na 2º parte foi mais do mesmo parecia que a bola queimava.. para mim o Defour e o Lucho foram os únicos pontos positivos no meio campo, mas são opiniões.

      Francisco TM

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:45 pm

    Há muito que não me lembro de ver o Porto com extremos tão fracos, cruzes! No entanto, convenhamos que este é o Porto mais fraco dos últimos anos… Vítor Pereira, por exemplo, teve Hulk e mesmo quando o perdeu ainda tinha James…

    Será Pinto da Costa e o Porto a perder jeito no mercado? O que sei é que Licá, Josué e sobretudo Ricardo não são jogadores para o Porto, por mais que os portistas gostassem que fosse….

    • Emanuel
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:30 pm

      Totalmente de acordo!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:16 pm

      realmente todos os anos o porto conseguiu colmatar as saidas, menos este. com a saida de james, porto perdeu muita qualidade, e sem moutinho perdeu o meio-campo. sinceramente nao percebo porque iturbe nao ficou no plantel. ou porque kelvin nao tem mais tempo de jogo.

      ps- ghilas esta lesionado? nao foi convocado

    • Anónimo
      Posted Novembro 27, 2013 at 3:33 pm

      Sim, esta lesionado.
      MPires

  • yyzx
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:47 pm

    a cara do paulo fonseca é o espelho do desespero total, é a cara de quem está seriamente a ver a vida andar para trás

  • JN
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:47 pm

    Ninguém tem duvidas que o Sporting desta época goleava este Austria de Viena…

    E isso diz muito sobre o que se passa.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 9:56 pm

      Goleava? Dá para rir… ñ conseguiram ganhar ao rio Ave em casa, apanharam 3 deste mesmo Porto e ainda há quem acredite no Pai Natal. Veremos para o ano se pontua na champions (caso lá chegue)… a obrigaçâo tem-na já que só está numa frente!

      Anti Presunsosos

    • Jahkid06
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:09 pm

      A taça da liga não conta? A vossa liderança no canpeonato esta por um fio este fim de semana vão cair!!

    • Euclides!
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:36 pm

      Quando saiu no sorteio da Taça da Liga um Sporting vs Porto já no próximo mês muita gente disse que o Sporting tinha tido azar…

      Eu na altura disse que o Porto é que tinha tido azar, e hoje corrijo…

      o Porto afinal teve Sorte! porque não tarda muito irão ver-se livres do Paulo Fonseca (com ajudinha do Sporting pois claro…)

      *qualquer equipa grande Portuguesa a jogar o que pode com jogadores a altura da instituição goleia o Austria, não brinquemos… o Porto hoje em dia está péssimo, os empates para a liga mostram isso mesmo, tem bons jogadores na defesa, mas a nível colectivo tem problemas e falta-lhe também alguma qualidade nos médios ofensivos, não sei se a culpa se pode colocar toda no treinador, mas a verdade é que Capel e Carrillo não são piores do que Varela e Licá… (na minha opinião)

    • FÁBIO COSTA
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:57 pm

      Euclides, achas mesmo que ele vai ser despedido??!

      Já vi Co Adriaanse a ficar em último contra Artmedia e Rangers e ficou até ao final.
      Já vi Jesualdo a ser trocidado na Liga dos Campeões e Taças e ficou até ao final.
      Já vi a 1ª época do VP e ele ficou.

      Ainda acreditas?!

      A ir alguém embora, que não seja só o treinador. Alguns dirigentes deixam muito a desejar e esta filosofia de futebol chato com um médio a extremo está alastrada pela equipa B e juniores. O Paulo é culpado, mas não totalmente culpado!

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:48 pm

    Isto em Janeiro precisa de uma limpeza… o porto não vai passar e vai ter que vender, infelizmente o Fernando, mas também o Jackson que esta muito fraco e o Otamendi..
    Espero que o porto compre 1 extremo de qualidade, e que vah buscar o Luís Leal…
    O primeira parte do porto foi uma vergonha…
    notas: O alex sandro e o Fernando são os melhores jogadores do Porto
    O Josué tem que jogar no meio campo
    O licá é fraco..
    dos planteis mais fracos que já vi no meu porto.
    Tiago Peixoto

  • luis
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:48 pm

    Para o Jackson custar 40 M€, a cláusula de rescisão de 60M€ tá certíssima…

  • Fernandes
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:50 pm

    Pergunto como é que jogadores como Licá e Josué são chamados à selecção!! Enfim … Neste porto, está à vista que existe um bom 11 base que não rende, mas uma gritante falta de banco!!! Vejo jogadores tipo ricardo a entrar e pergunto que raio de porto é este!!! … E Paulo Fonseca, que raio de treinador é este!! Parece que só da cabo do resto do coração do pinto da costa!!! … Nunca me convenceu este treinador, ao contrario de marco silva!! … Um tiro nos pés do presidente, que por orgulho vai mante-lo muito tempo!!! … E pensar que o meu Sporting podia eventualmente ter tido este homem ao leme!!! Ao menos disso safamo-nos!!! … É um Porto irreconhecivel, deprimente, nem na Europa onde eram massacrantes se orientam!!! … Ghilas não conta já se viu, lesionado ou não, quintero demora a pegar de vez (mais minutos), Jackson completamente irregular (faz-me duvidar se vale os 30/40 milhoes) … Época para esquecer de Portugal na Europa e o benfica vai seguir o mesmo caminho certamente!!! … Ambos para a liga europa, a ver que fazem!!!

  • André R
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:53 pm

    Josué; licá;ricardo claramente para dispensar

    Notas: fernando naõ sabe jogar com um medio ao lado,sozinho vale 5x mais
    o cruzamento é algo neste porto que é abusado em demasia,via varias vezes o jackson sozinho rodeado pelos dois centrais e a bola la para dentro da area a espera que ele resolva,tem de haver mais tabelas quere a entrada na area quer na lateral para despocicionar a defesa

    Quintero maquina só que n te muita intensidade

    Para acabar sou + que fa daquelas fintas do helton ,acho que nunca vi o homem a jogar tao bem coom os pés em termos de finta e que num momento apertado pode libertar a equipa e dar confiabnça a equipa

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 26, 2013 at 9:56 pm

    Primeira parte muito fraca, a 2ª foi melhor conseguida, mas infelizmente a bola mais uma vez não quis entrar.
    Aquele lance em que o Jackson cabeceia e infelizmente o Mangala está no enfiamento da bola e tira um golo feito, tudo nos acontece.
    O guarda-redes do Áustria de Viena fez uma boa exibição parece-me ser um bom guardião.
    Para mim o melhor em campo foi o Maicon, esteve em todo o lado e fez uma grande exibição, espero que continue a titular. AlexSandro também fez uma grande exibição.
    Jackson continua a desperdiçar golos em demasia apesar de ter feito o único tento portista.
    Josué no FCPORTO só pode jogar no meio-campo, o Paulo Fonseca tem de parar de insistir de meter o jovem internacional português a jogar na ala (não acrescenta nada, rigorosamente nada nessa posição).
    Paulo Fonseca mandou embora o Iturbe para colocar o Ricardo a jogar jogos na CL, uma palavra (ridículo).
    Infelizmente nenhum dos extremos, consegue criar desequilíbrios, está na altura de mudar definitivamente a táctica, o 4-4-2 losango tem de ser a solução.
    O FCPORTO não merece seguir em frente nesta prova, uma equipa que só fez um ponto em nove possíveis em casa não pode passar, nem ao modesto AV ganhamos é mau por de mais.
    Este treinador já anda a cometer erros a mais espero que o Pinto da Costa, chame-o à atenção.
    Fernando hoje fez uma má 1ª parte, mas felizmente na 2ª melhorou e voltou ao que é habitual.
    Defour não acrescenta nada ao jogo, Herrera é muito melhor não percebi porque não foi utilizado a titular.
    Lucho exibição q.b.
    Licá muito esforçado mas não dá mais do que aquilo.

  • Kev
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:01 pm

    Está toda a gente a dizer que o Josué nao é jogador para o porto e é para dispensar e blah blah blah
    Entao diziam que o Josué é mil vezes melhor que o Adrien e que merece a chamada mil vezes mais do que o Adrien ?
    ?????????????

    Não vos percebo amigos Portistas, não percebo.

    • André R
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:11 pm

      o adrien é melhor e ta a jogar melhor que o josué.no sporting o adrien joga a medio no sporting não é convocado o josue no porto joga a extremo vai pa seleção para jogar a medio. e o que mais me choca nem é o josué ser chamado a seleçao é termos lá o meireles que chega a 1ª parte todo rebentado das pernas como se o jogo tivesse a acabar.dps admiram-se como portugal n se apura diretamente?Pois.qnd os melhores jogadores portugueses da posiçaõ n são convocados é complicado ir a algum lado

    • hertz
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:18 pm

      O Josué é um grande jogador. Nao tem culpa que esteja a jogar a extremo, se jogasse a médio renderia muito mais.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:19 pm

      Deves pensar que jogar no Porto é o mesmo que jogar no Sporting…

      Embora eu ache que o Josué não tenha estado mal, há la piores que ninguém atreve-se a falar.

    • luis
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:33 pm

      Para mim Josue é muito mais jogador que Adrien

    • Nuno R
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:40 pm

      A cuspir o Josue é top 10 mundial. No que respeita ao domínio do dedo do meio, também poucos o batem. A jogar futebol, está um pouco aquém do que o Porto precisa.

  • franciscoribeiro95
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:01 pm

    Epoca terrivel na champions para o Porto apenas uma vitoria contra o Austria de Viena e com alguma sorte a mistura se bem se lembram…

  • Rodrigo
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:06 pm

    De facto, a epoca dos clubes portugueses na Europa tem sido muito ma (algo que tera efeitos a medio prazo) e este resultado do FC Porto e mais um para somar a lista dos que ja aconteceram nas jornadas anteriores. O Paulo Fonseca fica na historia pela negativa, ja que o FC Porto nunca esteve tao mal em casa na Champions (nenhuma vitoria na fase de grupos) e desta vez nao depende de si para se apurar para a fase seguinte.

    Em relaçao ao jogo nao posso dizer que o FC Porto esteve muito mal, mas nao foram eficazes quando foi preciso e isso paga-se caro em alta competiçao. Alem disso, alguns jogadores nao tem claramente nivel de Champions (Ricardo, Lica, Varela, etc) e isso depois tem os seus resultados. Poderia criticar o Paulo Fonseca tambem (lançar o Ricardo aos 60 min foi ridiculo e mais do que isso onde anda o Ghilas?Kelvin?), mas a verdade e que tem um plantel muito inferior ao que tinham outros treinadores dos azuis e brancos em epocas anteriores. Ainda assim se for eliminado e o primeiro grande fracasso da epoca claramente.

    Por outro lado, gostei novamente dos laterais (apesar do Danilo estar ligado ao golo do Austria), sobretudo do Alex Sandro, que fez um jogo estupendo mais uma vez, do Maicon que cumpriu (o Otamendi ja andava a pedir banco a algum tempo) e do Josue (e criticado, mas na minha opiniao tem potencial e qualidade para vingar no FC Porto, mas tera de ser no meio). O Jackson esteve bem, deu-se ao jogo, mas esteve algo perdulario e com uma maior eficacia do colombiano o FC Porto ganhava. Boa entrada tambem do Quintero, jogador que agita sempre que e lançado, efeito que tambem poderia ter o Kelvin e ate o Ghilas se jogassem mais.

    • kafka
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:36 pm

      a época até esta a ser má, mas com a previsível ida à Liga Europa do Benfica e Porto, as coisas ficarão equilibradas porque tanto um como outro em principio irão fazer campanhas longas, quiça até à final na Liga Europa

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:10 pm

    Este FC Porto no actual 4-2-3-1 deixa muito espaço entre linhas.. Houve momentos do jogo em que entre a linha defensiva e a linha média (Fernando e Defour) estavam 3(!!!!!!) jogadores do Austria. E depois há também o espaço entre a linha média e a linha atacante. Os problemas defensivos estão explicados. Depois Fernado ao lado de Defour anda perdido e Defour prende-se demasiado.. A única vez em que Defour subiu apareceu isolado em frente ao Guarda-Redes… Ofensivamente, há Jackson e Lucho não é o "10" que se pede com esta tática, Josué Tem de jogar a "8", juntamente com Lucho (o Porto na segunda parte fez isso e foram os melhores momentos do jogo) e Licá nunca tira o lugar a Varela, mesmo este estando nos seus piores dias.

    Custa-me ver um ex-campeão europeu não ganhar um único jogo em casa, mas toda esta má época (quem é do FC Porto percebe exactamente isso) é devido ao uso desta táctica. Ora, os melhores jogos/momentos da equipa nas competições europeias foram quando Fernando jogou sozinho à frente da defesa, nomeadamente contra o Zenit, com o Herrera expulso Fernando fica como trinco destacado, passando o Josué para "8", e esta segunda parte em que fez exactamente o mesmo. O não marcar golos deve-se ao Jackson não ter companhia na frente. Fischer?! Bakkali?! Massimo Bruno?! Se têm dinheiro gastem-no!!!

    Agora, o Sr. Paulo Fonseca (e eu admito que vibrei com a sua chegada) não consegue ver isto?! Simplesmente vergonhoso para qualquer portista ou apreciador de futebol!

    Rodri125

  • Enak
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:13 pm

    Licá não tem minima qualidade para jogar no FCP, isso é claro.

    Ainda que dê alguma margem de manobra ao PF, tenho pena que o presidente não tenha ido buscar antes o Marco Silva ao Estoril, que fez um brilhante trabalho!

  • Suarez
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:28 pm

    O Porto tem o treinador que muitos adeptos queriam no final da época passada, e agora só o querem é na rua. É bom relembrar que era o treinador da moda à meio ano, que os adeptos dos 3 grandes o queriam nos seus clubes, e agora passou a treinador fraco. Não é que que o ache muito bom ou muito mau, mas acho que os adeptos estão com a memória muito curta. E verdade seja dita que com Licás e coisas assim tudo fica mais difícil, embora reconheça alguma casmurrice por parte de Fonseca. Josué na ala, Quintero no banco, Ghilas só depois dos 80 min e nem sempre, triângulo invertido…
    O Porto precisa mesmo de extremos a sério, de limpar o plantel, que tem jogadores a mais a não serem opções válidas para Fonseca, e que acabam é por roubar espaço na equipa b aos jovens. Mas penso que isso é mais que evidente para todos.

    Quanto ao jogo de hoje. Licá é algo de deprimente. Não ganha no 1×1, poucos cruzamentos tira, consegue poucos movimentos de rotura, fraco demais tecnicamente para uma equipa como o Porto, já para na falar no cabelo. E as trocas de ala de Licá e Josué para além no não baralhar a marcação, faziam com que Licá, no lado esquerdo, ainda menos acrescenta-se.
    Ricardo pouco mais que Licá veio acrescentar.
    Quintero por Josué é para quando? Vê se mesmo que o Josué é um adorado do PF. A falta de criatividade na 1a parte foi gritante.
    Defour perto de Fernando tira raio de ação ao brasileiro (ou será português? ), que hoje não esteve muito bem. Fernando tem de jogar sozinho no vértice defensivo do meio campo, é nisso mesmo que ele é bom, ou não fosse ele o Polvo.
    As alas hoje estavam tão debilitadas que se não era Alex Sandro a bola nem à área chegava. O lateral é um lateral esquerdo de top mundial.
    No Porto hoje acho que foi dos poucos a destacar se, para além dele, talvez Maicon, Mangala e pouco mais.
    Em termos resumidos, o Porto tem de repensar rapidamente o seu 11, as suas nuances a meio campo, o mercado de janeiro e o que pretende a nível europeu esta época.

    • Madjer
      Posted Novembro 27, 2013 at 5:27 am

      Andas enganado.. a 1ºopçao foi Pellegrini, depois o brasileiro e entre o marco silva e o P.Fonseca escolheu.se o 2…

    • Suarez
      Posted Novembro 27, 2013 at 3:13 pm

      Ora leia como deve ser. Eu falei nos desejos dos adeptos, não nas opções da direção.

  • Emanuel
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:29 pm

    Com jogadores destes não dá para mais! Não se pode vender James e Moutinho, arrecadar 75M em vendas e reforçar-se com Josué, Licá ou Ricardo isto para não falar de Herrera ou Deffour.

    A culpa é da SAD que com os 3 campeonatos seguidos tem ano após anos facilitado mais e mais, até que chegamos a esta triste situação.

    Uma palavra para os adeptos portistas que todos se regozijam com as vendas milionárias e não conseguem ver que com a venda sistemática dos nossos melhores jogadores só andamos para trás! Nos últimos 10 anos exceção feita á época de Vilas-Boas as outras na Europa têm sido um fiasco!!!

    • Enak
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:43 pm

      Concordo inteiramente consigo. O pior é que o dinheiro que o Porto recebe das transferências vai para tudo menos para pagar a enorme dívida que temos. Acho que a gestão do clube precisava de ser melhorada!

  • O Justiceiro
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:29 pm

    Fez bom campeonato, mas também foi muito ajudado, o Paços jogava co porto na ultima jornada e tinha de chegar a essa jornada já ca sua classificação resolvida pra poder perder esse jogo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:33 pm

    o licá é o jogador mais fraco do fcp dos últimos 10 anos. se calhar até dos últimos 20. caramba, tirando o aspecto físico, qual a diferença entre licá e djaló? remata sempre em esforço, passa quase sempre tardiamente e mal e não sabe fazer uma recepção. não acrescenta nada tácticamente e não é particularmente rápido (o djaló, pelo menos, corre que se farta).

    é incrível como jogadores destes chegam a clubes como o fcp, slb, scp, etc.

    mas é a vida.

    o ricardo, apesar de tudo, parece-me melhorzito.

    já o josué tem claramente qualidade para o fcp. nunca será a vedeta da equipa, mas é bom jogador.

    o paulo fonseca se não regressar o mais rapidamente possível ao 433 habilita-se a não chegar ao carnaval.

    José Carlos

    • Euclides!
      Posted Novembro 26, 2013 at 10:50 pm

      O Licã no Estoril fez muito bons jogos, não é nenhum fora de série, mas não é mau jogador
      creio que o problema é a forma de como está a ser utilizado no Porto, no Estoril o Licá jogava muitas vezes como elemento mais adiantado, para segurar jogo ou entrar em tabelas com outro ala, que muitas vezes era o Carlitos ou o Gerso, no Porto o Licá esta a jogar como ala puro, e não me parece que seja ai que ele faça bons jogos, para mim a melhor maneira de tirar partido do estilo de jogo de Licá é como avançado, mas também digo, não é possivelmente avançado para o Porto, seria um bom avançado para um Braga no máximo, o Porto tem ou precisa de jogadores já com outra categoria acima…

      no entanto o Licá é ainda jovem e pode evoluir, tem bom físico, creio que poderia tornar-se um bom avançado, especialmente se ganhasse faro pelo golo, mas nada do outro mundo, embora também não seja assim tão mau como alguns o querem pintar…

  • Kacal
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:44 pm

    Quando um clube como o Porto tem que usar Josués e Licás, não estou a dizer que sejam maus jogadores, mas, é "curto", depois queremos "mexer" com o jogo e temos que por o Ricardo, está tudo dito sobre a qualidade do plantel, depois temos um treinador que mal chegou se armou em esperto e quis mudar o que muitos não mexeram, "inverteu" o trio do meio-campo, não faz rotatividade, faz substituições ridículas, mau timing, tem um discurso que nem merece comentários, tudo está mal e não vejo como possa mudar, é aguentar até Janeiro e trazer 1 ou 2 extremos e ver o que o PF faz na segunda metade da época, não me acredito que seja despedido e muito menos que se demita, resta-nos esperar e ter "paciência".

  • Santos A.
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:45 pm

    Enerva-me quando há aqui pessoas que dizem que o Josué é pa dispensar, que não vale nada, etc etc etc
    O Josué não é, nem será, extremo. (isto acho que é ponto assente)
    Se jogar no meio-campo, ele dá cartas, e apesar de ser um '10', ao lado do Fernando joga mais, constrói mais, pressiona mais que o Defour, por exemplo.
    Viram a segunda parte dele? Notou ou não se notou muita diferença?? Pois…

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:08 pm

      Concordo. O Josué é bom jogador. Nunca será uma vedeta mundial mas poderá ser um jogador muito útil. Quer ao clube dele quer à própria selecção. Na minha opinião daria um interior esquerdo de grande nível num losango. Sendo um médio mais interior também poderia dar muita profundidade ao lado esquerdo pois tem qualidade e características para isso. Filipe M

    • Kacal
      Posted Novembro 27, 2013 at 1:42 am

      Santos A., concordo, acho que se o PF voltasse a "inverter" o trio do meio-campo e usasse Fernando a 6, Josué e Lucho, com a contratação de 1 ou 2 extremos em Janeiro (fala-se em Quaresma e Neílton, seriam boas opções), era Varela, Quaresma e Jackson na frente, Neílton e o "resto" com alternativas, acho que o 11 ficava forte e o Porto jogaria muito melhor, vamos ver.

  • Nuno
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:45 pm

    Palo Fonseca é mau treinador…melhor é bom treinador para equipa pequena mas mau para equipa grande. Já o tinha dito no passado (mesmo com Paços de Ferreira em 3º lugar) e continuo a dizer.

    Porque é que sempre preferi (e continuo a preferir) o Marco Silva ao Paulo Fonseca (ou mesmo o Rui Vitória ao Paulo Fonseca) porque não é um treinadorzeco que vai a Alvalade, Luz ou Dragão jogar de igual para igual com as equipas chamadas grandes. Quem vai e consegue fazer bons jogos mesmo ganhando ou perdendo é treinador de equopa grande. E isso o ano passado só Marco Silva e Rui Vitória jogavam assim (muito masi o Marco SIlva). Eu lembro-me de ver o Paços ganhar 1-0 em Alvalade indo apenas 2 vezes à baliza e defender o resto do jogo…é errado? Claro que não e muito demérito do Sporting e mérito do Paços. Mas não peçam a um treinador com esta visão do futebol fazer boas coisas numa equipa chamada de grande.

    Vilas-Boas jogava ao ataque na Académica, Jorge Jesus jogava ao ataque no Belenenses e no Braga, Leonardo Jardim jogava ao ataque no beira-Mar e Braga, Peseiro sempre foi assim…estes são treinadores de equipa grande com Marco Silva e talvez Rui Vitória… o resto é paisagem.

    Se somarmos isto aos Licás, herreras, Defours, Ricardo mais a má forma de muitos jogadores e estes resultados não são de estranhar.

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:49 pm

    Falam do Paulo Fonseca mas infelizmente no final da época,provavelmente vai ser mais um treinador do Porto que sem saber ler nem escrever fica com um titulo de campeão nacional no currículo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 26, 2013 at 11:22 pm

      Pode bem acontecer, sim. Mais um menos um… E, se acontecer mesmo, na varanda da CMP lá para Maio, ninguém se vai lembrar que um dos principais objectivos da época não foi alcançado vergonhosamente. Entre cantorias e ironias, o dia de hoje vai parecer que não existiu. Filipe M

  • DannyMontero
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:55 pm

    Obrigado ao porto por ter levado o josué!
    SL

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 26, 2013 at 10:59 pm

    Muito mau. Vi a 1ª parte.. aproveita-se o Alex Sandro, o Fernando que segura a equipa sozinho e os golos de Jackson. De resto, entre jogadores que nada mostram, e outros medianos (Licá, Ricardo) é o Porto mais fraco que me lembro de ver no futebol português!

    A insistência do PF no Josué a extremo, o Ricardo a entrar do banco, e a falta de oportunidades a Ghilas, é de quem anda a dormir…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:21 pm

    este paulo fonseca quer dar uma de jesus. no caso do benfica e markovic que joga no meio que vai para a linha, no caso do porto e o josue. e assim se vao queimando dois jogadores. no porto compensa os excelentes laterais (apesar do erro de hoje de danilo).

    jackson… muito abaixo da epoca passada. parece-me que a jogar assim perde o titulo de melhor marcador

  • Eduardo
    Posted Novembro 26, 2013 at 11:59 pm

    cheguei a duas conclusoes neste post, a primeira é que afinal nao ando a fazer uma teoria da conspiração na minha cabeça, Josue, Lica e Ricardo são fracos demais para ser verdade e segundo os sportinguistas andam com um peito, ganharam alguns jogos fizeram umas boas exibiçoes e ja todos os jogadores são melhores que as outras equipas? metem a fasquia alta e depois o tombo é grande, ai os vossos vizinhos da 2º circular que o digam.

  • luispacheco
    Posted Novembro 27, 2013 at 1:32 am

    O Porto so tem laterais e tem um treinador banal…
    Curioso, fala-se de uma das épocas mais miseraveis das equipas portuguesas nas provas europeias, epoca essa em que o Sporting nao dá seu contributo…

  • Silvestre
    Posted Novembro 27, 2013 at 1:42 am

    O VP é que se deve estar a rir….Mais um que não era grande treinador mas tinha muito má imprensa…O FCP dele jogava 5x mais que este…e a ele nimguém lhe perdoava nada…Estes portistas tem uma estranha forma de se comportar….

    Paulo Fonseca é uma anedota…Não tem carisma nenhum….é péssimo a comunicar…o VP ao menos mandava umas bocas….e dava uns murros na mesa…bem ou mal mexia com os jogadores…Este parece que tem um regador na boca….sai sempre tudo devagar…..é sempre injusto o resultado…a culpa nunca é dele….Noutros tempos…(em que o pdc era outro) tinha saltado na 3 ou 4 jornada…agora vai aguentar até ao fim do campeonato…e o mais certo é ser campeão…e nunca mais nimguém se lembra que o FCP este ano na champions nao ganhou um jogo em casa…LoL

  • Bishara
    Posted Novembro 27, 2013 at 11:00 am

    Agora até se põe em causa toda a estrutura e gestão do FC Porto…O comprar "barato" para vender caro já não compensa? Após 3 maus resultados e exibições fracas consecutivas o Paulo Fonseca, Licá, Ricardo e Josué já são horríveis? Tem piada. Até parece que o Porto não é o primeiro classificado da liga.

    A única coisa que acho criticável neste Porto é o estranhíssimo nervosismo da equipa em alguns jogos. Não se entende. Somam erros atrás de erros, ontem também Danilo se juntou à festa com que Otamendi e Mangala já nos brindaram. Varela e Licá não demonstram a confiança nem a irreverência que os extremos precisam, mas têm qualidade. No meio campo não percebo o porquê de não se dar mais tempo de jogo a Defour.

    Desengane-se quem acha que o Porto está muito mais fraco que na época passada. Não me parece que a qualidade de agora seja muito diferente da com James e Moutinho (a meio campo há inúmeras opções, só os extremos precisam de ser mais trabalhados e motivados), embora ache que depois de Villas Boas se tenha registado um decréscimo óbvio de competitividade. Apesar de tudo, neste momento, apostaria no Benfica como campeão esta época.

  • franciscoribeiro95
    Posted Novembro 27, 2013 at 11:45 am

    Esta época esta ser muito estranha grandes equipas europeias estão este ano uns furos abaixo daquilo que costumam valer e deviam fazer, passo a enumerar, M. United, Milan, Lyon, Valencia, entre muitos outros neste lote pode muito bem juntar-se Porto, Benfica e Braga. Será que a crise começa afectar os clubes? Ou será que a mudanças nestes clubes não foram bem-feitas?
    O Porto de ano para ano bem descrendo si o Poro tem sido Campeão em Portugal, mas vamos verificar os factos desde que jesus esta no Benfica que o Benfica foi campeão uma vez em 09/10, no ano seguinte o Porto é Campeão numa época excelente nada apontar, nos últimos dois anos o Porto é campeão porque o Benfica de uma forma incrível entregou os dois campeonatos de bandeja ao Porto, sim o Porto ganhou em conforto directo nesses dois anos, ,mas o Benfica só perdeu esses campeonatos porque perdeu pontos que não devia na fase mais crucial da época, em 11/12 principalmente a derrota em Guimarães e o empate com académica e logo a seguir com porto em 3 jogos o Benfica perdeu a liderança e a vantagem confortável que trazia, em 12/13 o empate em casa com o Estoril jamais o Benfica podia empatar ganhando esse jogo a época do Benfica era diferente, pois era campeão, podia ir ao dragão poupar jogadores para a final da Liga Europa, e mesmo perdendo a final da liga europa o Benfica tendo sido campeão ganharia seguramente a taça de Portugal, isto tudo sem arbitragens a mistura pois existiram algumas coisas esqueci-tas mas pronto…
    Este ano parece-me que vamos ter uma luta a 3, parece-me o Benfica com alguma vantagem devido a qualidade do seu plantel parece-me que não vai tardar a haver um Benfica fortíssimo a roçar a epoca passada (mais este Benfica já devia estar assim pois os jogadores estão todos la).

    Por fim parece-me que época terrível a nível europeu de Portugal ainda vai ser corrida começando isso logo a noite a partir das 19:45.
    Saudações Visão de Mercado e seus seguidores.

  • franciscoribeiro95
    Posted Novembro 27, 2013 at 11:45 am

    Esta época esta ser muito estranha grandes equipas europeias estão este ano uns furos abaixo daquilo que costumam valer e deviam fazer, passo a enumerar, M. United, Milan, Lyon, Valencia, entre muitos outros neste lote pode muito bem juntar-se Porto, Benfica e Braga. Será que a crise começa afectar os clubes? Ou será que a mudanças nestes clubes não foram bem-feitas?
    O Porto de ano para ano bem descrendo si o Poro tem sido Campeão em Portugal, mas vamos verificar os factos desde que jesus esta no Benfica que o Benfica foi campeão uma vez em 09/10, no ano seguinte o Porto é Campeão numa época excelente nada apontar, nos últimos dois anos o Porto é campeão porque o Benfica de uma forma incrível entregou os dois campeonatos de bandeja ao Porto, sim o Porto ganhou em conforto directo nesses dois anos, ,mas o Benfica só perdeu esses campeonatos porque perdeu pontos que não devia na fase mais crucial da época, em 11/12 principalmente a derrota em Guimarães e o empate com académica e logo a seguir com porto em 3 jogos o Benfica perdeu a liderança e a vantagem confortável que trazia, em 12/13 o empate em casa com o Estoril jamais o Benfica podia empatar ganhando esse jogo a época do Benfica era diferente, pois era campeão, podia ir ao dragão poupar jogadores para a final da Liga Europa, e mesmo perdendo a final da liga europa o Benfica tendo sido campeão ganharia seguramente a taça de Portugal, isto tudo sem arbitragens a mistura pois existiram algumas coisas esqueci-tas mas pronto…
    Este ano parece-me que vamos ter uma luta a 3, parece-me o Benfica com alguma vantagem devido a qualidade do seu plantel parece-me que não vai tardar a haver um Benfica fortíssimo a roçar a epoca passada (mais este Benfica já devia estar assim pois os jogadores estão todos la).

    Por fim parece-me que época terrível a nível europeu de Portugal ainda vai ser corrida começando isso logo a noite a partir das 19:45.
    Saudações Visão de Mercado e seus seguidores.

  • luis bcn
    Posted Novembro 27, 2013 at 2:00 pm

    O Porto fez um jogo mais que suficiente para ganhar…nao ganhou teve azar nao venham com estorias, é verdade que jogou com licas e outros mas fez mais do que o suficiente para ganhar como ja tinha feito contra o nacional. curioso que no pior jogo da champions foi o unico em que conseguimos os 3 pontos…O Porto se tem problemas com os extremos entao que ponha o AlexSandro e o Danilo nessas posiçoes…pior nao faziam, alias o Alexsandro na canarinha jogava a médio.

    PS: O pior disto é que o paulo fonseca anda perdido, o Quintero tem que ser titular, faz mais em 10 minutos que o lica e o varela e o herrera nao pode jogar porque é pessimo…ponham o toze que nao fará pior

  • Anónimo
    Posted Novembro 27, 2013 at 3:00 pm

    O sonho do PdC e LFV numa final na Luz tornou-se num pesadelo. Ambos podem agora publicar chegar a uma final na Liga Europa! Rui Matos

  • Anónimo
    Posted Novembro 27, 2013 at 3:48 pm

    Paulatinamente o fcp tem vindo a perder vantagem para o seu mais directo competidor. A politica seguida tem sido o "para quem é bacalhau basta….."Vendem bem jogadores influentes, enchem os cofres do clube e depois não os substituem cabalmente, optando por sucedâneos de fraca qualidade com um investimento reduzido. Até o VP teve dificuldades na linha avançada onde a bem dizer só tem pontificado Jackson…E continua a mesma politica, sempre pensando que os outros são tão fracos que vai sempre chegando para as encomendas. Contudo não é assim e este ano a coisa parece que não está de todo a resultar…E a sorte é que o slb tb. está na mó de baixo, mas isso está em vias de mudar…A prepotência do fcp está ao nível da do seu lider. Com tantas receitas como vão no aspecto financeiro? Já que têm poupado nos investimentos na equipa de futebol que se degrada progressivamente ano após ano.
    Com 1/5 do investimento o SCP está a um escasso ponto do colosso fcp e saneou parcialmente as suas finanças! Pode ser o fim de um ciclo…..
    Dixi

Deixa um comentário