Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto não passa em Guimarães e fica com Benfica (a 3 pontos) e SC Braga (a 4) à perna; Marega esteve perdulário e ainda saiu lesionado; Soares acertou na barra; Douglas tirou um golo cantado a Corona; Vitória teve menos bola que é habitual mas contou com um grande Wakaso

Vitória 0-0 FC Porto

Mais juntos. O FC Porto não foi além do nulo em Guimarães e tem agora menos margem para Benfica (3 pontos) e SC Braga (4). Os dragões, apesar de nem sempre terem revelado um grande discernimento, tiveram muitas ocasiões, mas perdoaram e ainda viram Douglas dizer presente já perto do fim. Marega foi o espelho desse desperdício (3 boas oportunidades), e ainda saiu lesionado (deve ficar afastado umas semanas). Também Soares (apesar de um tiro à barra) pecou na finalização, num jogo em que Brahimi foi o primeiro a ser substituído. O Vitória, por sua vez, tentou dividir, mas foi remetida quase sempre à defesa, não definindo bem nos espaços que teve para as transições. Davidson desperdiçou o melhor lance, já Wakaso encheu o campo.

No que respeita à partida, começou intensa e disputada. Brahimi criou perigo num disparo ao lado, na outra área foi Rafa Soares a rematar para fora quando estava em boa posição, num lance onde Casillas teve uma má abordagem. O FC Porto viria depois a ter uma grande oportunidade, numa “bomba” de Soares que bateu na barra. De seguida Alex Telles e Rafa Soares testaram Douglas e Casillas, respectivamente. Os azuis e brancos dispuseram de mais uma excelente ocasião quando Soares isolou Marega, mas este tentou o chapéu e saiu muito por cima. O maliano voltaria a ter chance de marcar após um cruzamento de Alex Telles, mas nem na baliza acertou quando estava em óptima posição e como tal o nulo manteve-se no intervalo. Na segunda parte ambas as equipas surgiram a falhar bastante na definição. Douglas voltou a brilhar, ao travar um cabeceamento de Corona. A primeira aposta de Sérgio Conceição foi Otávio, que substituiu Brahimi. Marega esteve novamente muito perto de facturar (grande passe de Óliver), mas Venâncio tirou em cima da linha. O maliano viria a sair pouco depois por lesão, dando o seu lugar a Fernando Andrade. O jogo estava agora muito disputado, com o FC Porto a tentar chegar ao golo, mas com muitas faltas de parte a parte. Corona esteve perto de ser feliz quando lhe sobrou uma bola dentro da pequena área, tendo Douglas respondido novamente à altura. Já em tempo de compensação foi Otávio, num grande disparo, a fazer passar a bola perto do poste. O técnico portista arriscou tudo com a entrada de Hernâni e saída de Pepe, mas o resultado não sofreu alterações.

FC Porto – Os Dragões vacilam numa jornada teoricamente complicada e vêem a distância para quem vem atrás diminuir. Entrada positiva em campo, com muita dinâmica e ocasiões criadas (Soares atirou à barra) e, após 15-20 minutos maus a abrir a 2.ª parte a equipa tomou de novo conta do jogo, mas não conseguiu ser eficaz e superar Douglas, deixando dois pontos no Castelo após os três perdidos no Dragão na 1.ª volta. Nota para Corona e Soares, que agitaram muito, sendo que o mexicano falhou uma ocasião clara a acabar, ao passo que Marega forçou, mas voltou a não estar inspirado e saiu lesionado (veremos qual o tempo de paragem). No miolo, Herrera e Óliver estiveram ao nível habitual, pressionando alto e ganhando terreno com facilidade, enquanto Brahimi passou ao lado do jogo e foi substituído por Otávio, que veio trazer dinâmica, agressividade e meia distância ao ataque. Por fim, o sector recuado cumpriu e não permitiu veleidades.

Vitória SC – Os vimaranenses voltam a travar um candidato ao título e não perdem nenhum dos dois jogos com o FC Porto esta época. Luís Castro apresentou numa boa organização defensiva como é habitual, mas o Vitória teve menos bola do que é costume e teve pouco impacto no último terço. Ainda assim, Tozé esteve sempre inconformado e tentou levar a equipa para a frente, enquanto Davidson e Guedes podiam ter dado outro desfecho ao jogo com outro discernimento no primeiro quarto de hora da 2.ª parte. Já Wakaso foi um monstro a meio-campo (fartou-se de cortar bolas e de roubar espaço ao adversário), sempre bem acompanhado por Pêpê e Amoah (Mattheus e Rochinha, que têm outras características, não tiveram a mesma capacidade na pressão), enquanto Pedro Henrique liderou a defensiva. Ainda assim, Douglas teve de estar a grande nível para garantir o ponto. Já Rafa foi um problema do lado esquerdo, dando sempre terreno ao adversário, enquanto Sacko esteve mais assertivo do lado direito.

XI do Vitória – Douglas, Sacko, Frederico Venâncio, Pedro Henrique, Rafa Soares, Wakaso, Joseph, Pêpê, Tozé, Davidson e Alexandre Guedes.

XI do FC Porto – Casillas, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Corona, Óliver, Herrera, Brahimi, Marega e Soares

87 Comentários

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:02 pm

    Se Marega ficar de fora algum tempo, o Porto pode vir a passar dificuldades nos próximos jogos. Basta lembrar a época passada. O mesmo para Brahimi.

    • Joao X
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:04 pm

      Talvez não. Se entrar o Otávio para o XI até pode melhorar.

      • Sombras
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:15 pm

        Não porque o Sérgio não sabe. Toda a gente com olhos na cara sabe que o futebol do Sérgio Conceição é bola na frente para os bisontes rápidos, e deixar que estes com o corpo arrastem toda a gente. E resulta, é eficaz, por isso nada apontar. A filosofia defensiva é jogar agressivo e intimidar. Tudo o resto vem do talento individual dos jogadores.

        • Joao X
          Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:25 pm

          Sim, quanto a isso concordo. Falo do Otávio em detrimento do Marega porque o brasileiro trata melhor a bola e já por aí pode ser uma mais valia, digo eu…

        • ACT7
          Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:28 pm

          Não é só isso. Tens alguma razão, mas ele também trabalha bastante bem as bolas paradas por exemplo.

    • opiniaodeadepto
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:35 am

      mcthespecialone, Concordo inteiramente. Se o Marega ficar muito tempo fora o Porto vai ter muitas dificuldades, é o principal desequilibrador do Porto, não tem a elegância do Brahimi, ou do Corona, mas é tremendamente regular, e tudo o que faz é com intenção.
      É muito forte fisicamente, e tem uma técnica de remate e de passe muito boa! Leva sempre dois ou três atrás dele, abrindo assim muito espaço para o outros.
      Ontem por exemplo ia resolvendo o jogo, naquele lance em que o Venâncio tira a bola em cima da linha.
      Quem diz que ele não tem técnica, que me diga quantos jogadores conseguem fazer aquele movimento em Portugal?

  • BrunoG
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:02 pm

    Era até o Porto marcar? Se não foi parecia.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:03 pm

    E jogou-se até aos 99. Que bonito, é até marcar, e nem assim.

    O Maregão foi até rasgar, coitado.

    • RuiCosta10
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:49 pm

      Nem mais, a continuar com isto qualquer dia cá em Portugal joga-se até aos 110. Mas quem manda nisto é o Benfica.

  • ArmadaAzul95
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:03 pm

    Lá está o que mais temia, depois da grande vitória do Benfica o Porto perde pontos. A finalização da nossa equipa é péssima, tanta oportunidade desperdiçada, assim não podemos ter grandes ambições e ainda para mais Marega sai lesionado e vamos lá ver por quanto tempo. Agora o Benfica tem tudo para ser campeão.

  • Luke
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:03 pm

    Continua o fartote. Oliver a ser poupado a uma expulsão clara (segundo amarelo numa mão que cortou um contra-ataque) e 9 minutos de compensação. Enfim…
    Mesmo assim o Benfica passa a depender de si próprio. Não fossem algumas coisas estranhas deste campeonato e o Benfica ia isoladamente em primeiro.

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:09 pm

      Nao percebi esse lance da mao tambem.

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:12 pm

      Não viste uma única imagem em que se vê claramente que o Óliver deu mão mas bora lá arranjar mais desculpas..
      Enfim.

      • Miguel_FCP
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:27 pm

        Ricardo Faria também não vi nenhuma imagem esclarecedora mas já sabes que quando o lance é de um clube rival eles conseguem ver sempre tudo sem duvidas.

        • RicardoFaria
          Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:35 pm

          Infelizmente é assim e no nosso clube também há adeptos iguais. Tenho pena mas é a vida.

          Saudações DesPortistas!

      • Flavio Trindade
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:34 pm

        Ricardo…percebo o que dizes mas nem é preciso nenhuma imagem clara.

        Quer o Oliver quer o Wakaso fizeram muitissimas faltas e terem acabado o jogo só com um amarelo é obra.

        Aliás o primeiro amarelo que o Oliver devia ter visto foi a parar um contra ataque do Vitória. O árbitro dá e bem a lei da vantagem mas não mostra o cartão.

        Ou seja, mesmo antes do lance da mão o Oliver já não devia estar em campo.

        • RicardoFaria
          Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:44 pm

          Flávio, sinceramente quando estou a ver um jogo de futebol não estou atento aos amarelos por isso não sei se o Wakaso e o Óliver deveriam ter levado duplo amarelo ou não por faltas.
          Apenas comentei o lance da mão porque não há uma imagem clara onde se vê que o espanhol jogou com a mão.

          Saudações DesPortistas!

          • opiniaodeadepto
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:29 am

            Não há imagem, ou não querem ver!? Eu vi um repetição, por trás do Oliver, onde se vê ele a levantar o braço e corta o lance … mas começo a pensar que devo ter sonhado!

            • RicardoFaria
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 6:58 pm

              Se há essa imagem eu não vi.
              Durante o jogo não foi passada qualquer imagem onde seja possível ver que é mão.
              Felizmente, não tenho qualquer problema em assumir que um lance foi mal ajuizado pelo árbitro em benefício da minha equipa.

              Saudações DesPortistas!

  • BobbyRalboa
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:04 pm

    O Porto até o final da época fora de casa vai ser isto. Ou marca nos 60 min ou então não ha pernas que aguentem este jogo fisico em Portugal
    Milagres como o do ano passado não se repetem sempre e este campeonato ou muito me engano ou com esta fornada nova que o benfica esta a meter a jogar aos poucos vai dar frutos no final da época.

  • Marcos
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:04 pm

    Algumas considerações sobre o jogo: Oliver, Corona, Pedro Henrique e Joseph a fazerem grandes exibições; Wakaso acabar o jogo é de rir, então o 1º amarelo ser aos 88, melhor ainda; Falta de gestão de SC a dar frutos, Marega sai, Corona agarrado à coxa, Telles com mais de 30 jogos nas pernas esta época brevemente vai pelo mesmo caminho, lindo Sérgio!

    Já estava a prever o Porto perder pontos hoje, espero é que sexta haja uma boa resposta em moreira de cónegos. Se o Porto não ganha sexta não somos bicampeões.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:16 pm

      Falares de arbitragem e não falares na expulsão do Oliver que foi a coisa mais evidente de 2019, então não sei. Se o Wakaso não devia acabar o jogo, o Oliver não devia ter começado…

      • Miguel_FCP
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:20 pm

        Estou à espera de uma imagem que me esclareça que foi mau caro sombras. Dê uma imagem esclarecedora, dado que eu não vi nenhuma, e já que o vejo com tanta certeza fiquei curioso. Se for esclarecedora serei o primeiro a concordar consigo.

        • opiniaodeadepto
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:24 am

          Bem. Se consegues dizer com ar sério que estás à espera duma imagem que confirme que foi mão, então posso te dizer que nunca a vais ver!!!
          Não que elas não existam, tu é que não queres ver.

          • Gus Ledes
            Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:42 pm

            Há dezenas de imagens bem claras, o pior cego é aquele que não quer ver.

            • E o que temos
              Posted Fevereiro 4, 2019 at 3:55 pm

              Nada de novo, hoje inclusivamente no jornal do clube, o coroado consegue afirmar que o oliver nao toca com a mão e nao era expulsão, um ex-arbitro

    • Miguel Carvalho
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:17 pm

      E o wakaso e não te esqueças do Oliver porque isto e tudo muito bonito mas não é só ver 1 lado.

  • RicardoFaria
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:06 pm

    Estivemos melhor que o Vitória mas fomos fracos na finalização e o jogo termina empatado por culpa própria.
    SC ou mete uma tática com 3 centrais ou mete o Manafá a titular porque com Militão na direita, ofensivamente ficamos mais fracos.
    Era notório que alguns jogadores estão a quebrar fisicamente e hoje Marega quebrou de vez com uma lesão muscular. O maliano não tem rendido e podia ter ficado no banco em alguns jogos mas o treinador não pensou da mesma forma e agora deve parar algum tempo.
    Para mim, o melhor jogador do Porto foi Óliver que mostrou toda a sua qualidade ao nível do passe e ainda recuperou muitas bolas (deve ter sido o melhor em campo neste aspeto).
    O resultado foi mau porque vemos os rivais a aproximarem-se mas ainda estamos em 1o e temos que fazer mais para lá continuar.

    Saudações DesPortistas!

  • Kacal
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:07 pm

    Só vi a 2ª parte, mas confesso que o resultado não me surpreende e já estava à espera de um deslize. O Vitória tem um “mini-inferno” no seu estádio e cria um ambiente complicado (a seguir aos três “grandes” é o estádio mais dificil, a meu ver) e além disso jogam bem e estão a fazer uma bela época. Resultado justo, a meu ver.

    Tozé a fazer um grande jogo! ESTE Tozé tem lugar no plantel dos três “grandes”, não tenho qualquer duvida. Fica aqui dito. Sempre fui fã dele e seu defensor, esteve bem em todos os sitios por onde passou e teve uma evolução passo-a-passo. Está um senhor jogador. Muito inteligente com e sem bola, lê muito bem o jogo, tem muita qualidade no passe e tem aquele agilidade de movimentos que gosto, bem a segurar a bola e a lançar os contra-ataques. E Douglas esteve em destaque a liderar a defesa e tem lá uma defesa que vale um golo! Wakaso a fazer um jogaço, 8 recuperações de bola e muita fisicalidade, muita luta, muito forte no choque e a proteger a defesa. Dominou aquela parte do terreno. Não foi uma ajuda na conquista dos 3 pontos, mas foi essencial em aguentar o ponto e esses jogadores também são importantes.

    É de mim ou o Óliver está a tornar-se um pouco “caceteiro”? Será por isso que passou a ter mais oportunidades? Continua com o seu talento, mas começa a tornar-se um jogador menos elegante e para jogar com SC terá que fazê-lo, já deve ter percebido, mas vai cometendo certos erros de abordagem devido a isso.

    Marega “rebentou”! Só surpreende por ser tão tarde, mal vi ele a queixar-se e atirar-se para o chão pensei logo “Já está”. Era uma questão de tempo, sinceramente. O SC usa e abusa dos jogadores, depois paga a factura mais tarde ou mais cedo. Quem será o próximo? Telles?! O que eu sei é que numa fase decisiva cheira-me que o maliano irá parar umas semanas. A ver vamos. Fernando Andrade não é mau jogador, é útil neste estilo de jogo mas parece-me mais ajuda a partir do banco. Não me parece também um prodígio técnico ou um extremo de muitas soluções a desequilibrar, tem o físico e a vontade, mas para o 11 é curto e nem sequer tem a potência e o “cabedal” do Marega, além da sua capacidade de remate. Vai complicar-se.

    Gostei do Soares, bem no choque e a lutar muito, teve algumas recepções de bola e alguns dribles curtos interessantes. Também o Otávio até entrou bem.

    O que eu sei é que o jogo, mais uma vez repito que falo da 2ª parte que foi a única que vi, não foi muito bem jogado e apenas tivemos uma ou outra jogada de principio, meio e fim, de qualidade, foi competitivo e disputado, foi intenso, mas foi mais de luta que bem jogado. Muitas faltas e muito físico. Mas o Vitória a demonstrar uma atitude competitiva e entrega enorme, a dar tudo e garantir o seu ponto. Nós não jogamos o suficiente para vencer e em 2 jogos nem um vencemos contra o Vitória. Demos vida ao Benfica e agora dependem de si, estão com moral em alta e a jogar bem, estão em crescendo e vamos ter campeonato até ao fim e cuidado com o Braga a espreita! Cabeça assente no chão e humildade acima de tudo, vamos treinar e vamos jogar para ganhar, no fim se fazem as contas. Temos campeonato. Não gostei da exibição, treina mais e fala menos Sérgio Conceição, mas SomosPorto! Venha o próximo!

    • Miguel_FCP
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:18 pm

      O Óliver é o jogador mais limpo neste Porto. Dos poucos a par de Militão que consegue maior taxa de recuperações limpas. Não achei que estivesse caceteiro, mas a dado momento o desgaste físico é tão grande que é impossível ter o descernimento necessário, mas mesmo assim esteve bem na recuperação, não achei que fosse caceteiro, e muito menos maldoso.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:41 pm

        Não digo o contrário, Miguel. Nem disse que ele é maldoso, mas noto nele um pouco mais de agressividade no ataque à bola a defender e recuperar, é mão do Sérgio Conceição, mas tudo tem um lado mau quando é em excesso e ele parece-me estar um pouco agressivo demais e acaba por cometer faltas desnecessárias e comete certos erros evitáveis.

    • Mike The Kid
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:24 pm

      Claro que o conceição tem mão no oliver, o jogo do Porto como é visível, é principalmente um jogo físico e claro que isso é o que ele pede
      Eu pessoalmente não gosto deste estilo, não é nada diverso, e muito básico e com equipas mais fortes isso nota-se, com o sporting, por exemplo, bastou defender um pouco mais atrás que o Porto é anulado. Ainda para mais numa equipa que tem oliver, brahim, corona, entre outros, não acho que estilo seja interessante

      • Kacal
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:51 pm

        Eu também não gosto deste estilo, já o disse diversas vezes e critiquei, por mim no fim da época vinha um treinador com outra filosofia de jogo. Mas o meu receio é que ele “molde” o Óliver noutro tipo de jogador e o transforme para pior, à semelhança do que o Mourinho fez com o Herrera ou o Sir Alex Ferguson com o Anderson, por exemplo.

        Mas concordo com o teu comentário e opinião!

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:08 pm

    E de repente, o Benfica passa a depender de si próprio para conquistar o título. Nada mau para quem, segundo alguns, já nem tinha a mínima hipótese no campeonato. Aliás, quando as previsões do Mourinho já são vistas como factos por aqui está tudo dito. Enfim.

    Quanto ao jogo, este mostrou algo que também já vem sendo habitual. Um Porto aguerrido e nitidamente com vontade de querer ganhar o jogo, a mostrar atitude durante quase toda a partida. Mas há uma escassez de processos alternativos nesta equipa que traz ao de cima as suas limitações, e isso hoje voltou a ser visível. Apesar disso, tivemos ocasiões mais do que suficientes para ganhar o jogo, mais ainda do que em outros jogos no passado onde ganhamos sem ter produzido sequer um terço do que se viu hoje. Temos campeonato, como já era mais do que expectável.

  • Alvaromoreira
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:08 pm

    Que miséria, exibição de m****. Não jogam nada. Nadinha. Tudo chutao pra frente à procura do Marega, nada de jogo ligado. Este Rui Costa também não vale nadinha, marca tudo. Estamos bastante mais fracos que o ano passado, toda a gente vê isso, valhe nos que o Rui Vitória ainda treinou o Benfica meia época, vamos a ver se não conseguem a proeza de perder uma vantagem de 5 pontos.

  • Tim Cahill
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:09 pm

    E do nada, temos campeonato! Segunda melhor notícia da noite depois da exibicao monstruosa do Benfica

  • Sombras
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:10 pm

    Já agora, o Luis Freitas Lobo é o maior manipulador da opinião pública em Portugal. É ridículo o esforço de branqueamento que faz para tentar desculpabilizar as decisões erradas dos árbitros a favor do Porto. Qualquer dia diz que o árbitro não viu uma agressão “porque ficou encadeado por um holofote”, não marcou penalti contra o Porto porque “não queria aborrecer o Estádio do Dragão” e diz que um golo com a mão é bem validado “porque o jogador já merecia”. É um cancro para o futebol Português, e não é à toa que é ele que faz os jogos complicados do Porto todos, e as deslocações difíceis do Benfica. Está mais que estudado.

  • ACT7
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:11 pm

    Jogo muito aguerrido em Guimarães.
    Continuo a achar que o Vitória necessita de um goleador, Guedes não é jogador para trabalhar sozinho na frente, visto que há pouca chegada à area quando o Tozé joga na linha.
    Wakaso em destaque, embora fez algumas faltas duras. Sacko também bastante bem, está a evoluir muito bem esta época. Douglas fez uma bela exibição. Até agora apenas o Benfica superou o Vitória.
    Do lado do Porto, há um claro abuso do jogo físico da equipa, o Marega lesiona-se porque é constantemente solicitado em profundidade, Soares também muito no choque (podia ter feito um golaço) sinceramente não aprecio esta forma de jogar, mas para o bem o para o mal já deu resultados.
    Olíver escapa a expulsão e 7 minutos é muito tempo para aquilo que se passou.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:12 pm

    FC Porto a vacilar na finalização e se Marega falhar os próximos jogos podem tremer.

  • WildFury
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:14 pm

    O Marega já estava todo rebentado, hoje foi a gota. Pode ser que joguemos melhor com outro, se bem que Marega como estava acho difícil jogarmos pior, a não ser que o chutão continue.
    Passamos, de a meio da semana fazer contas a alargar a vantagem e encurtamos, tivemos um monte de oportunidades, mas entraram 0. Aquela “falta” que Marega fez quando estavam com os braços a estorvar mutuamente com o do VSC e depois passa a Soares na minha opinião é má assinalada.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:14 pm

    O Sérgio teve a tremenda lata de se queixar da arbitragem, surreal, este individuo vive mesmo numa bolha, tão bom

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:21 pm

      Raras são as vezes em que concordo contigo.
      É ridículo o SC vir falar da arbitragem sempre que perde pontos e hoje perdeu-os por culpa da equipa que em frente ao GR não conseguiu marcar um golo.

      Saudações DesPortistas!

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:19 pm

    23 remates, 63% de posse de bola, 50+ ataques e a bola não entrou… Que fim de semana mais frustrante… Fomos buscar 4 jogadores no inverno, mas não veio o que fazia mais falta, um avançado a sério, um verdadeiro matador (provavelmente também não havia dinheiro para isso).

  • DeMachado
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:19 pm

    Bem eu sou Portista mas Sérgio a ser coerente quando o Porto não ganha e a queixar-se da arbitragem sempre que as coisas não correm bem, é só ridículo. Fomos fracos hoje, como temos sido em vários jogos esta época mas a finalização hoje não nos salvou. O Porto apareceu na 1ª parte porque o Vitória permitiu. A 2ª parte foi para adormecer. Sem Marega, a jogar pouco e em fase decisiva com um SLB finalmente forte e com treinador. Não prevejo um bom futuro já que o foco é na culpa dos outros e não no pouco que estamos a fazer.

    Destaque para Luis Castro. Muito competente e sempre um senhor no discurso. Este sim, é treinador.

  • Muska
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:19 pm

    Luís Castro para o ano no Sporting, vá lá Varandas, não custa nada.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:31 pm

      E ficavam estupidamente bem servidos. O melhor treinador para um projecto de formação em Portugal. É darem-lhe tempo, recursos, e oportunidade de reformular a academia e em 2/3 anos estão de volta na luta real. O problema é que os Sportinguistas não vão conseguir ver o quão longe estão do Benfica e Porto em tudo o que envolve o futebol profissional e formação. O legado de Carvalho.

      • campeaaodomundo
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:21 am

        O legado do Carvalho e de todos os outros que por lá passaram.

        Se fosse só a academia estava o Sporting bem, espero que as alterações que Varandas fez no scouting resultem e tenham um impacto quase imediato, bem precisamos de começar a acertar nas contratações.

  • Teixas
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:20 pm

    Excelente fim-de-semana!

    Já estamos na luta direta!!

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:22 pm

    Adoro ouvir Luís Castro a falar de futebol. Que treinador e que senhor. Gosto que o Vitória ganhe só por ele lá estar.

    Enorme jogo de Wakaso, que tanque. Uns com Petrovic, Gudelj e afins e aqui a uns 300km anda um médio defensivo fantástico.

  • The King
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:25 pm

    Jogo qb do Porto que mesmo sem deslumbrar consegue ter 7 8 oportunidades para marcar… gostei de ver o espírito de sacrifício, de entrega e de luta da equipa, nunca desistiram dos 3 pontos, contra uma equipa capaz e num estádio sempre difícil de se jogar… os nossos dois rivais ganharam nos dois pontos, mas estamos firmes no primeiro lugar.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:26 pm

    Óptimo resultado para o Benfica. O ideal teria sido a derrota do Porto.
    O campeonato está relançado. Apesar de sabermos que o Benfica terá de jogar muito e ser perfeito nos grandes momentos, porque como se viu na Taça da Liga e hoje também, jogamos contra o adversário e contra o VAR.
    Mas eu acredito e os jogadores devem também crer!
    Rumo à Reconquista!

  • master14
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:33 pm

    Houve muita gente a criticar as exibições do Benfica em Guimarães, mas o que é certo é que foi a única equipa a ganhar lá duas vezes na mesma semana.

  • Khal Drogo
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:39 pm

    Eu sei que sou pessimista mas, aquando da derrota do FC Porto na final da Taça da Liga, eu disse aqui que aquele podia muito bem ser o dia do começo do fim da época portista.

    – A já referida Taça da Liga já foi à vida.
    – Nestes 3 jogos pós-Final4 e pré-Champions (em que enfrentamos o 5º, 6º e 7º classificados da Liga), era muito previsível perdermos pontos… e 2 já foram.
    – Com a moral algo em baixo, e com a cabeça no jogo com a Roma, não ficaria nada surpreendido se perdêssemos outros 2 pontos (pelo menos) na próxima sexta, em Moreira de Cónegos, ficando com o Benfica (e possivelmente o Braga) colado a nós na classificação.
    – Vamos a Itália muito nervosos e animicamente afetados, o que é uma ótima receita para vir de lá com a eliminatória “resolvida” a favor dos romanos.

    E depois há a primeira mão da Taça com o Braga, e o jogo com o Benfica para o campeonato… Estão a ver o efeito bola de neve?

    Mas diga-se que a “culpa” de haver a possibilidade de esta sequência de eventos acontecer não é só do Porto. O problema foram os rivais que, mesmo durante a série das 18 vitórias consecutivas, não descolaram. O caso mais flagrante é o do Benfica que, mesmo com vários jogos teoricamente difíceis (Braga, Guimarães, Sporting), e com a fase conturbada da troca de treinador, foi quase sempre amealhando os 3 pontos.

    Não adianta de nada fazer séries de 100 jogos sem perder, se depois se vacila naqueles em que não se pode vacilar.

    • Gil Rodrigues
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:54 pm

      Pensamento muito lúcido…

      … pior, o maior factor limitante, SC, já começou a disparar para todo o lado, se não vencerem categoricamente o Moreirense, avizinha-se o descalabro.

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:30 pm

      Não sei se viste a entrevista do Mourinho ao Porto canal esta semana mas ele disse exatamente o mesmo que tu sobre as sequências de vitórias.
      Mas há algo que ele também disse nessa entrevista que foi o Porto ter perdido pontos antes de uma deslocação à luz mas nessa deslocação também teria a possibilidade de os recuperar. O que quero dizer é que se o Porto mantiver está vantagem até ao jogo contra o Benfica, terá aí a oportunidade de recuperar estes pontos perdidos.
      Em relação à Roma, os romanos não estão numa fase muito boa e por isso duvido que a eliminatória fique decidida em Itália.

      Saudações DesPortistas!

  • Dracarys
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:44 pm

    Que jogo frustrante. Até achei que o Porto jogou bem melhor que nos últimos jogos (notou-se mais qualidade na circulação, pelo menos na 1ª parte), mas a quantidade de ocasiões de golo desperdiçadas hoje leva uma pessoa à loucura. Marega rebentou (e cheira-me que a paragem vai ser longa). SC não aprendeu o ano passado, quando aconteceu o mesmo ao maliano (até tenho ideia que foi por esta altura do ano também), e Telles vai pelo mesmo caminho. Com o Benfica a estabilizar com Lage, e em claro crescendo, é preciso reagrupar e não voltar a vacilar.
    Destaques individuais:
    -Óliver: cada vez melhor ao nível do posicionamento defensivo e do desarme, e com a habitual clarividência na construção de jogo;
    -Soares: nota-se que está confiante, consegue dominar uma bola sem se atrapalhar, tirando até um ou outro adversário da frente em drible, para depois soltar com qualidade para um colega. Que seja para continuar;
    -Corona: forte a desiquilibrar (como é seu apanágio), com pormenores técnicos que fazem uma pessoa ter esperança na sobrevivência do “futebol de rua”. Pena o falhanço.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:48 pm

    Numa semana que poderia ser de game, set and match para o Porto, acaba por ser a semana que relança o campeonato.

    O jogo em si foi muito físico, muito rotativo mas também muito mal jogado.

    O Vitória foi intenso na recuperação e tentou ter critério na transição, mas nunca incomodou Casillas muito por causa da desinspiração de Davidson e dos pontas de lança.

    O Porto mesmo sem jogar bem teve as melhores e únicas oportunidades da partida e Soares, Marega e Corona poderiam ter marcado.

    Algumas notas:

    – Grande jogo do Sacko! A disponibilidade física do lateral do Vitória foi extraordinária e do seu lado ninguém fez farinha

    – Oliver por sua vez fartou-se de recuperar bolas, teve critério no passe e foi muito intenso durante os 90m.

    – Há que abordar um tema que penso que ainda não vi nenhum portista a tocar.
    Frisei isto aqui aquando da sua contratação e isto sem pôr em causa o valor do jogador, mas ainda está para se saber se a contratação de Pepe será um êxito ou um erro.
    A realidade é que desde que Militão saiu da zona central o Porto perdeu metros na zona defensiva, deixou Alex Telles mais exposto defensivamente e perdeu profundidade no flanco direito porque Militão não oferece o que oferecia Corona ou até Maxi.

    – Mais uma arbitragem fraquinha na liga portuguesa.
    Não existiram lances capitais mas Oliver e Wakaso que juntos devem ter feito 20 faltas, chegarem ao fim do jogo é de rir.

    – A conferência de imprensa de Conceição voltou a ser um desfile de azia.

    • Tiago Silva
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:02 pm

      Ora aí está o ponto que eu queria frisar. A entrada do Pepe foi mais um erro do que um êxito, saiu aquela dupla de betão que limpava tudo para entrar um jogador que está sem ritmo, sem rotinas e pouco adaptado. Já não é o mesmo jogador que era, ainda é muito bom disso não há dúvidas, mas prejudicou a dinâmica e o Militão. Mais valia terem ido buscar um lateral direito e deixava-se o Militão a central, até porque têm o Mbemba e o Diogo Leite para central.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:38 pm

        Já o frisei num post anterior.. como benfiquista fiquei contente com a vinda do Pepe pq sabia que Militão iria para a direita e lá não vale metade.. Militão no centro da defesa é top e com Felipe não passava lá nada.. na direita é só bom a tender para o suficiente..

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:26 pm

      Não acho que a contratação do Pepe seja um erro porque o português tem muita qualidade mas no resto tens razão (eu toquei nesse assunto no meu comentário em baixo eheh)!
      Militão não acrescenta nada ofensivamente ao jogo e para uma equipa grande em Portugal, o lateral direito tem que atacar mais vezes do que defender.
      Ou mete uma tática de 3 centrais para jogarem todos ou terá que meter o Manafa a titular.

      Saudações DesPortistas!

  • Pedro Salgado
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 10:54 pm

    Resultado feliz para o Vitória. Hoje a equipa esteve curtinha, muito curtinha, aliás, quando não joga o André isso torna-se ainda mais gritante. Grande exibição do Wakaso (mais uma) e do Joseph. Valeu pelo ponto conquistado e pela moral que isso pode trazer.

  • iki
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:27 pm

    Campeonato ao rubro…Benfica ainda vai ao Dragão e Braga…Porto ainda vai a Braga e Portimão e recebe o Sporting na última jornada! E o Braga recebe o Benfica e o Porto!
    Cuidado com este Braga…Quanto está a odd para campeão? ?

  • João Ribeiro
    Posted Fevereiro 3, 2019 at 11:52 pm

    A exibição não foi boa, mas valeu pelo empate e pela injeção de moral na equipa. O Porto foi mesmo a única equipa que conseguiu tirar a bola bola ao Vitória no D. Afonso Henriques e foi a única que conseguiu empurrar o Vitória para a sua defesa, mas faltou sempre ideias ao Porto e também faltou alguma frescura física na parte final. Empate justo mas a haver vencedor seria o Porto.

    Destacar o Wakaso que é um monstro. Sem dúvida que ele é a peça chave deste Vitória de Luís Castro.

    • Carletto
      Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:21 am

      e de o que é que tirar a posse de bola ao Vitória no D. Afonso Henriques vale para injeção de moral na equipa ? a maior parte da posse de bola do Vitória é passiva e o que realmente fica deste jogo para a moral da equipa é a lesão do Marega.

      o Vitória vinha de 4 derrotas nos últimos 4 jogos e 2 desses jogos foram também em casa e contra o Benfica, não vejo um empate nunca como positivo, especialmente tendo em conta a forma do seu adversário directo, Benfica.

      Wakaso é uma máquina mas não é a única, o meio campo do Vitória tem uma resistência e garra descomunal, apesar de abusarem no contacto físico.

      Mas o Porto merecia ganhar. O campeonato está de novo em aberto.

      • João Ribeiro
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 12:52 am

        Acho que estás a fazer confusão. Eu sou vitoriano, não sou portista.

      • João Ribeiro
        Posted Fevereiro 4, 2019 at 1:01 am

        Mas já agora, obrigado por me informar que os jogos com o Moreirense e com o Feirense foram amigáveis. Pensava eu que tinham sido 2 vitórias importantes mas afinal devem ter sido amigáveis. Pena…

        • opiniaodeadepto
          Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:16 am

          Não te canses, a maior parte só vê os três grandes, e não lhes passa pela cabeça que possa haver adeptos de outros clubes!
          Quanto ao jogo, concordo na totalidade com o que dizes.
          O Vitória consegue muita posse, mas é pouco agressivo no ataque à baliza, o que faz com tenhamos um futebol, muitas vezes inconsequente. Não falo deste jogo especificamente, até porque jogamos contra a melhor equipa do campeonato.
          E sim, a haver um vencedor seria o Porto!

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 9:40 am

    Apenas comento hoje para ser algo escrito sem ser a quente. Um jogo mais disputado do que bem jogado, onde as oportunidades de golo não foram muitas. Existe algum ascendente do Porto durante grande parte do jogo, mas mal seria se assim não fosse, visto que é um candidato ao título a jogar com um pretendente a liga europa. Mas a perda de pontos era algo que já vinha sendo falado entre alguns users há algum tempo, visto que o nosso futebol era cada vez mais aos repelões e com menos oportunidades de golo. Por isso deixo aqui alguns pontos de reflexão:
    – Não temos matador. Nos jogos em que criamos menos volume perto da baliza isso é mais notório porque os nossos avançados precisam de muitas oportunidades para marcar um golo.
    – As lesões físicas são culpa do treinador. A falta de rotatividade era visível e sabíamos que isto ia acabar por acontecer, como aconteceu o ano passado. O Marega não teve descanso e rasgou (por incrível que me pareça dizer isto, vai fazer falta, principalmente nas eliminatórias da taça e CL) e o próximo será o Telles e a seguir o Herrera.
    – Pepe. Ainda não tinha sido contratado e já eu era contra. Sem por em causa o valor do jogador, previa que isto fosse acontecer. É desfeita a dupla de centrais com rotinas e é acrescentado um defesa sem propensão ofensiva, ficando a equipa manca do lado direito quando se corre atrás de um resultado.
    – Falta de soluções atacantes no banco de qualidade. Além de não termos um matador (Soares não é, Aboubakar também não e André Pereira muito menos), não temos opções de qualidade no banco para mudar um jogo. Hernani nada acrescenta – eu conto pelos dedos das mãos as jogadas que ele define bem no último terço – e Fernando é jogador de espaços e quando o adversário se encontra lá fechado, é inconsequente. Adrian voltou a deixar de contar e na equipa B apenas vejo jogadores muito verdes para este nível (Romário Baró e Madi Queta).
    – O discurso. Entendo e apoio, a união das tropas contra um fim comum (foi isto que nos levou a criar uma hegemonia), além de umas críticas à arbitragem, quando se é efectivamente prejudicado. Agora sempre que perdemos pontos, atacar os mesmos, acaba por perder o efeito pretendido. Neste jogo, nem podemos criticar o árbitro que fez o seu trabalho correctamente.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 10:52 am

    Pena o Benfica ter-se atrasado tanto na primeira volta do campeonato com o rei do bombo…

    Agora com uma segunda volta tão complicada não acredito que tenhamos muita sorte, mas já é muito bom ter-mos reentrado na discussão…

  • da Silva
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:10 am

    Boas
    Jogo duro para o Vitória mas acredito que com final saboroso. Apesar da entrada inicial (10 minutos), dos vitorianos, o Porto conseguiu sobrepor a primeira linha de pressão e ir criando frisson junto à baliza de Douglas, apesar de ao nível da finalizazão ter sido sempre mais parra e uva (com a excepção de um par de lances incluindo a bola ao poste). O porto acabou em desacerto e a acusar o resultado de Braga e principalmente do Benfica e pela forma como foi conseguido (certamente terão visto o jogo), era fundamental passar no Castelo, mas o Vitória disse não e estampou o selo de maior candidato à Europa (entre Moreirense e Belenenses). Tinha referido no jogo anterior do Vitória que um meio campo com Pêpe, Wakaso e Joseph seria talvez mais indicado para uma maior segurança contra adversários de mais valia e ontem ficou essa certeza. Mais um realce para o ambiente (foi uma pena a confusão entre adeptos e entre adeptos e polícia), que a a partir de um certo momento cimenta o muro vitoriano e causa ansiedade nos adversários (como ontem se percebeu, quando o estádio começou a erguer a parede emocional e adicionou um jogador extra em campo). Fica também o destaque para a lesão de Marega (fundamental para o “kick and rush” de Conceição) e desportivismo que o treinador do Porto mostra sempre que não ganha (“bad” Sérgio) ao contrário de quando ganha (“good” Sérgio). Luís Castro, foi um senhor e depois de ouvir o SC, não era fácil. Siga campeonato.
    Bem-haja

  • Prontauro
    Posted Fevereiro 4, 2019 at 11:30 am

    Não foi um mau jogo, e penso que o Porto até teve oportunidades para sair de Guimarães com os 3 pontos. A nível defensivo, o Vitória esteve a grande nível; ofensivamente não conseguiu tirar grande partido da transição, principalmente na segundo parte, onde podia ter aproveitado o facto do Porto ter deixado a defesa descompensada por várias ocasiões. Do outro lado, creio que falhou principalmente a finalização, se bem que a partir de certa altura da segunda parte o Porto já estava a atacar de forma muito atabalhoada, com pouco discernimento, também fruto do evidente cansaço (o SC continua sem saber gerir o plantel a nível físico).

    Individualmente, quero destaca novamente a dupla Herrera-Óliver, que continua a entender-se muito bem, quer a nível defensivo quer ofensivo (o espanhol continua a exibir-se a um grande nível, sendo um dos melhores do Porto tanto a nível de recuperação da posse de bola como a nível de distribuição de jogo); o Soares, que tem subido imenso de nível, apesar de hoje não ter sido eficaz, trabalha imenso para a equipa, desce, recebe de costas para a baliza apoiando o meio campo ofensivo, e denota cada vez mais confiança no seu jogo – veremos se não se volta a lesionar até ao final da época; e o Corona, que apesar de até não ter desequilibrado assim tanto, continua a ser dos que mais tenta jogar para a frente (normalmente a par de Brahimi, que ontem esteve ausente).

    Por outro lado, o Militão não rende metade a DD (como já aqui foi dito várias vezes); o Pepe, neste momento, está uns furos abaixo do que o nosso atual DD pode fazer a DC, ao lado do Felipe; o Telles continua a implorar por descanso (Manafá? Jorge?); o Brahimi passou ao lado do jogo, estando complicativo quando com bola, e até solicitando-a menos do que o habitual; e o Marega, que estava a fazer um péssimo jogo (10 duelos perdidos em 11, ao intervalo), somando perdas de bola e deficiências técnicas, acabou por estourar fisicamente (previsivelmente): vamos ver a duração da sua ausência.

    Em suma, penso que o Porto trabalhou o suficiente para conseguir a vitória, mas falhou na finalização. Uma equipa que baseia o seu jogo mais na força física, arrisca-se a pagar este tipo de faturas quando os seus principais intervenientes acumulam 30 jogos em meia época (o Telles já vai com 34).

Deixa um comentário