Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto perto de fechar Chancel Mbemba por 8 ME

Boa opção? É um jogador rápido, forte fisicamente, agressivo nos duelos, com passe e que arrisca na saída de bola, mas vem de duas épocas fracas (7 jogos a titular na PL e apenas 12 no Championship) e peca por ser algo baixo (1m82).

Depois de alguns avanços e recuos o FC Porto está perto de chegar a uma base de entendimento com o Newcastle por Chancel Mbemba a troco de 8 milhões de euros. O defesa-central congolês, de 24 anos e 1m82, já se tinha comprometido há muito com os azuis e brancos para quatro temporadas, mas os Magpies pediam 10 ME pelo seu passe, o que estava a complicar o negócio.

39 Comentários

  • Marcos
    Posted Julho 5, 2018 at 11:10 am

    24 a caminho dos 30… Acho um preço exagerado pelo jogador. Mas a vir há que esperar e ver se rende. Espero estar enganado, mas acho que vai ser um flop.

    • Portofan
      Posted Julho 5, 2018 at 1:23 pm

      Concordo totalmente! Mas espero estar enganado e daqui a uns meses serei o primeiro a dar a mão à palmatória em relação a este jogador. Mas não acredito!

      Jogador baixo para a posição, demasiado duro e agressivo e sem margem de progressão…desengane.se quem pensa que este menino tem 23 anos!

      Ou muito e engano, e volto a referir que espero que sim, ou são 8 milhões deitados ao lixo.

    • Portofan
      Posted Julho 5, 2018 at 1:26 pm

      Este jogador não é o central que o Porto precisa!

      Entre o Mbemba e o Indi preferia o segundo e isso diz tudo.

    • José S.
      Posted Julho 5, 2018 at 9:17 pm

      Eu não estou de acordo. Pelo que vi parece-me um central que encaixe na matriz do jogo do Porto e realmente a única lacuna que lhe aponto é a sua altura, não sendo o primeiro e definitivamente o último e o que impede de jogar bem a central. Oxalá esteja certo.

  • paulopinheiro
    Posted Julho 5, 2018 at 11:12 am

    Fabio Cannavaro tinha apenas 1,76 cm e era um central muito sólido (exceptuando o período no Inter e no final da carreira). Portanto, a altura não é um problema. Como vi poucos jogos dele, não poderei avaliar se é uma boa adição ao sector defensivo dos campeões nacionais.

    • Abilio
      Posted Julho 5, 2018 at 11:20 am

      O Baresi também tinha 1m76, o Ayala 1m77 e o Gamarra 1m80. E então? Estás a comparar o Mbemba, que nem era titular no Championship, com um dos melhores centrais na história?

      Nunca percebi essa ideia de por um jogador, de há 10, 20, 30 anos, ter X de altura ter sido bom, agora este também pode ser bom.

  • Estigarribia
    Posted Julho 5, 2018 at 11:19 am

    Boa contratação, na teoria.

  • Berto
    Posted Julho 5, 2018 at 11:20 am

    O FC Porto agora só tem interesse em jogadores africanos? Quero ver como vai ser no ano da Taça das Nações Africanas. Ficamos sem jogadores e jogamos com a equipa B? É o Mbemba, hoje falam de um medio Maliano do Lille.

  • Rui Costa Reis
    Posted Julho 5, 2018 at 11:22 am

    Não conheço bem o central, mas considero o preço elevado, tendo em conta o número de jogos que fez nas duas últimas temporadas. Dou-lhe o benefício da dúvida, até porque parece ser um pedido expresso do Sérgio Conceição, mas agradaria-me mais a contratação do Juan Jesus.

  • Prontauro
    Posted Julho 5, 2018 at 11:26 am

    Não conheço grande coisa sobre o jogador, por isso não o posso julgar pelo que, eventualmente, joga. Mas, atendendo às suas características físicas e à descrição do jogador feita pelo VM, continuo a achar (tal como já tinha escrito noutro post) que não era este o tipo de jogador que o FC Porto necessita.

    Ora bem, um jogador rápido, forte fisicamente e agressivo nos duelos é, nada mais nada menos, que o Felipe. A diferença é que o brasileiro deve ser muito superior nos duelos aéreos em virtude da sua altura., apesar de não ser grande coisa na saída de bola (abusa da bola longa, muitas vezes sem critério e com força desmedida). Para além disto, há toda aquela polémica à volta da idade do Chancel, que é algo que, como adepto do clube que, ao que tudo indica, o vai receber, também dispensava.

    No últimos dias falou-se também de um eventual interesse do Porto no Juan Jesus, da Roma, que penso que seria uma melhor escolha (apesar de, provavelmente, mais dispendiosa): é um jogador mais experiente, também agressivo nos duelos, apesar de menos físico e de também não ser muito alto, e é polivalente (também joga a defesa esquerdo).

    Mas vou dar o benefício da dúvida ao Mbemba e esperar que não seja um flop.

    • José S.
      Posted Julho 5, 2018 at 9:23 pm

      Eu presumo, e sou eu que estou a dizer, que para esta época Felipe irá (tentar ) fazer mais de Marcanno e mbemba entre um Felipe e marcando, ou seja, o Felipe entrar naquela onda entre a sua zona de acção, as dobras e a limpeza controlando todo o jogo aéreo e não saindo muito da zona defensiva. Mbemba será o jogador que arriscara um pouco mais fazendo uso da sua velocidade, antecipação e corte deixando o jogo aéreo para o Felipe, uma vez que com Danilo também se ganha muito nesse aspecto.
      Mas é a minha visão, poderá estar totalmente errada.
      Cumprimentos

  • RicardoFaria
    Posted Julho 5, 2018 at 11:30 am

    Não tenho conhecimento acerca do jogador mas há uns anos atrás era um central que prometia mas parece não ter confirmado todo o seu potencial.
    Vou dar o benefício da dúvida é espero que seja um bom reforço.

    Saudações DesPortistas!

  • Rabensandratana
    Posted Julho 5, 2018 at 11:34 am

    Vi alguns jogos dele enquanto era jogador do Anderlecht depois foi para o Newcastle e perdi o rasto.
    Era um defesa razoável, jogava muito com o seu físico, um pouco como o Felipe faz, já na altura cometia alguns erros comprometedores.
    Eu sinceramente optava por um central mais alto e de preferência europeu, não sou fã dos defesas centrais africanos, cometem geralmente muitos erros devido ao excesso de confiança e gostam sempre de inventar, para ter contratado este central o Chidozie chegaria perfeitamente e não se gastaria mais uns largos milhões.
    Eu preferia que o clube fosse contratar menos jogadores mas com mais critério, jogadores que entrem no imediato para a titularidade do que oiço falar só o Roger Guedes terá o tal perfil que preenche o que mencionei.
    Espero estar totalmente enganado e que o Mbemba possa ser um dos melhores centrais a jogar em Portugal.

  • Pedro Salgado
    Posted Julho 5, 2018 at 11:44 am

    Por este dinheiro penso que era melhor opção o Raul Silva do Braga.

    • M'difh
      Posted Julho 5, 2018 at 12:39 pm

      Dar 8M por Raul Silva é crime. Ele não é bom nem será, marca uns golitos e as pessoas ficam logo histéricas. Um central tem de saber defender, o resto é peaners

  • w0bbly
    Posted Julho 5, 2018 at 11:45 am

    Como já tinha referido no post do Diogo Queirós penso não ser o melhor reforço para o Porto. É demasiado igual ao Felipe e muito propenso ao erro. Continuo a achar o Schar bem melhor opção

  • Tiago Silva
    Posted Julho 5, 2018 at 12:27 pm

    Tem tudo para se impor na nossa Liga. Não se impôs no Newcastle, mas o Mitrovic também não e ninguém duvida da sua qualidade. Na minha opinião foi um super reforço.

  • Azevedo
    Posted Julho 5, 2018 at 12:57 pm

    Não quero desvalorizar o jogador até porque acho que pode fazer a diferença no nosso campeonato, mas acho que D Queiroz e chidozie são muito bons centrais e que podiam lutar os 2 pela titularidade ao lado de Felipe. E o Porto ficava com uma grande dupla de centrais.

  • kurt
    Posted Julho 5, 2018 at 1:06 pm

    Parece uma versão do Indi.

  • Crocas
    Posted Julho 5, 2018 at 1:26 pm

    Não vi jogos suficientes do jogador em questão para ter uma opinião formada.
    Uma outra solução seria Fabian Schar, aproveitando a descida do Deportivo.

  • Kacal
    Posted Julho 5, 2018 at 1:55 pm

    Seria um bom reforço para nós, quem sabe poderá vir a revelar-se excelente até. Não acho é que seja o reforço ideal para jogar ao lado do Felipe como já tinha dito antes, mas é uma boa contratação. Tal como o Reyes tem a capacidade para jogar a MDF também e até pode dar uma perninha a DD, essa polivalência é sempre útil. Ainda é jovem para a posição o que lhe dá alguma margem de progressão e evolução, o que poderá permitir relançar-se e afirmar-se trazendo retorno financeiro mais tarde. É imponente fisicamente, forte no desarme e até tem boa velocidade. O seu destaque é o físico. Mesmo com bola nos pés é decente, vai arriscando nesse aspecto. Tem as suas qualidades para serem trabalhadas e nada melhor que o Sérgio Conceição para trabalhar um central com as suas características e potencialidades, a meu ver.

    Contra vem a sua altura, não me agrada centrais baixos mas não significa muito visto que já houve centrais baixos a atingir nível muito altos, tudo depende da qualidade e mentalidade. E o facto dele perder a concentração em alguns momentos o que o leva a prejudicar o seu posicionamento e ficar mais suscetível a erros, daí dizer que não é o reforço ideal para jogar ao lado do Felipe, que padece do mesmo problema por vezes. Mas isso é algo que se trabalha e resolve com os jogos e a experiência, claro. Muitas vezes um jogador é “mais um” lá fora e vira “estrela” cá, vejo no Mbemba boas capacidades e quem sabe pode acontecer o mesmo. Mas vem de duas épocas fracas realmente, onde correu menos bem a passagem pelo Newcastle, é verdade. Embora também não tenha tido a estabilidade necessária e quem o acompanhasse. Além disso destacou-se na Bélgica e não é por uma passagem menos boa por Inglaterra que deixa de ter qualidade, afinal só está há 3 anos no Newcastle e ainda tem uma carreira inteira pela frente.

    Apesar de achar que não é o reforço ideal, por outro lado até é um reforço que me entusiasma pelo nome e acredito que poderá vir a dar frutos, mas depois também me deixa receptivo porquê parece-me um “novo Indi” e eu não era fã do holandês, não é um tipo de central que me agrade. 8 milhões não é barato para um clube português, mas parece-me o possível e não é fácil arranjar centrais de qualidade abaixo dos 10 milhões hoje em dia. Pelo menos que não sejam “agarrados” por colossos ou equipas de campeonatos de top com dinheiro. Caso venha é dar o beneficio da duvida e apoiar, estou curioso e expectante para vê-lo em acção de azul e branco, caso se confirme. Certo é que a dupla Felipe-Mbemba poderá ter dificuldades de concentração mas será muito imponente e dominante fisicamente, além disso ambos têm algum golo em si, pode ser interessante. Esperemos que saía um “novo Mangala”! Agora é esperar para ver. Preferia um central como Schar, mais na linha de Marcano, mas é o que há.

    • RicardoFaria
      Posted Julho 5, 2018 at 2:47 pm

      O Mangala também se destacou aqui em Portugal e depois chegou a Inglaterra e desiludiu.
      Esperemos que este tenha o mesmo sucesso que o francês do Everton.
      Ainda se fala que SC quer um central com mais experiência.

      Saudações DesPortistas!

      Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Julho 5, 2018 at 2:53 pm

        Sim, é verdade. Pode ser que aconteça o mesmo, embora o Mangala fosse mais alto e tivesse outro potencial. O Mbemba é mais à Martins Indi, parece-me. Mas, a confirmar-se, será um bom reforço e há que dar o beneficio da duvida e apoiar até prova em contrário, acredito que corra bem. Se viesse também o Schar era ótimo, mas duvido já que este já vai ser caro. Mas sim, um central mais experiente também seria bem-vindo, claro.

        Saudações DesPortistas!

        • RicardoFaria
          Posted Julho 5, 2018 at 3:06 pm

          Do que se fala hoje na comunicação social (Abola) é do Raúl Silva que a mim não me fascina e preferia também o Schar mas duvido que venha.

          • Kacal
            Posted Julho 5, 2018 at 4:24 pm

            O Raul Silva é na linha de Felipe e Mbemba. Começa a formar-se um padrão nas características dos centrais, caso juntemos o Chidozie às opções mais ainda. Talvez o Sérgio Conceição vá priorizar centrais mais físicos. O Raul Silva não me agrada minimamente, mas é um central com experiência de 1ª liga e goleador. Schar seria o ideal, mas também não seria propriamente barato e também duvido que venha. Preferia até o Pedro Henrique do Vitória.

            • RicardoFaria
              Posted Julho 5, 2018 at 5:41 pm

              Eu preferia que se apostasse na prata da casa. Os Diogos têm muito potencial e uma vez que o Mbemba já está praticamente certo, não faz muito sentido ir gastar +6M bom Raúl Silva.
              Deviam centrar atenções no Roger Guedes que esse sim, parece ser um craque.

              Saudações DesPortistas!

              • Kacal
                Posted Julho 5, 2018 at 10:45 pm

                Sinceramente, para apostar em Raul Silva e pagar mais uns valentes milhões, também preferia ter os Diogos como alternativas à dupla Felipe-Mbemba ou então o Chidozie como 3ª opção e um dos Diogos como 4ª. Não conheço nem Roger Guedes, nem o Balbuena mas presumo que signifiquem investimentos algo elevados e duvido que iremos ao mercado pagar tanto por outro central além do Mbemba. Até gostava do Pedro Henrique ou do Vezo para 3ª opção, vendendo o Chidozie que está valorizado em França. Mas concordo com o José S. em relação ao que disse do Raul Silva, nunca fui fã e também não o quero no Porto. Prefiro 1000x a aposta nos Diogos.

            • José S.
              Posted Julho 5, 2018 at 9:27 pm

              A mim também não. Raul Silva tem golo a componente física e pouco mais… parece-me pouco inteligente a defender. O juan era bem melhor. Mas com chidozie e outro, eu acho que o Porto não precisa de mais centrais, mas é provável que venha mais um.

            • José S.
              Posted Julho 5, 2018 at 9:29 pm

              Também gosto do balbuena..

  • RodolfoTrindade
    Posted Julho 5, 2018 at 2:29 pm

    Está encontrado o parceiro do Felipe.

    Sinceramente vi pouco dele e o que vi foi na Bélgica, nessa altura lembro-me que tinha por vezes algumas falhas de concentração, mas que batia e bem…

  • Berto
    Posted Julho 5, 2018 at 4:11 pm

    O mais barato e melhor de todos é o Balbuena do Corinthians. Não sei do que estão à espera, não engana, marca golos, é líder dentro do campo, seria uma conjugação perfeita.

    • WildFury
      Posted Julho 5, 2018 at 5:01 pm

      Tudo dito, clausula baixíssima e já jogou com Felipe (salvo erro).

    • Ah ok...
      Posted Julho 5, 2018 at 5:05 pm

      Tenha calma.
      Balbuena custa 7/8 M por isso nem é por aí e acho que ja esta garantido no SCP.
      Só estao á espera que Coates se resolva…

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 5, 2018 at 9:29 pm

    É um excelente central e encaixa na perfeição no estilo físico de futebol de Sérgio Conceição.

    Central de bom jogo aéreo mas que se destaca por ter bastante técnica.

    Mbemba que perdeu o estatuto em Newcastle que tinha quando chegou do Anderlecht, tornou-se conhecido não pelo futebol que praticava mas sim pelo facto de ter 4 datas de nascimento registadas…

    Há quem diga que nasceu em 88, há quem diga 91, o Anderlecht inscreveu como se fosse de 94, ele acha que nasceu em 90…
    Essa confusão toda marcou a sua carreira em Inglaterra e nunca se afirmou no Newcastle.

    Portugal pode ser um destino óptimo para relançar a carreira. Era dos meus centrais preferidos há 4/5 anos mas a sua evolução não correspondeu ao previsto.

  • Marques
    Posted Julho 5, 2018 at 11:16 pm

    Muito bom central. Rápido, excelente na antecipação, muito forte no ombro-a-ombro, sai muito bem a jogar e forte no passe longo, talvez tenha que melhorar nas bolas paradas. Quanto a altura nao vejo grande problema, muitos dos melhores centrais tem a mesma altura. Sergio Ramos 1,83, Umtiti 1,81, Otamendi 1,83.

Deixa um comentário