Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto teve menos remates, oportunidades, cantos ou posse de bola, mas Farioli afirma: «Fomos a única equipa que tentou vencer»

Maneira peculiar de ver o futebol (ou mesmo à italiana)? Apesar de jogar em casa nunca abdicou de um autocarro, com um 5-4-1 bem fechado, e mesmo as suas substituições foram mais defensivas que ofensivas, mas…

Farioli considerou depois do empate contra o Sporting que o FC Porto foi a única equipa a tentar vencer o encontro, apesar  de ter tido menos remates, oportunidades, posse ou cantos. “Honestamente, a única parte do jogo em que sofremos foram os últimos minutos do jogo, onde eles foram com tudo. Nos restantes 82-83 minutos, houve apenas um líder em campo e uma equipa que fez de tudo desde o início para ganhar e essa equipa foi o FC Porto.”

24 Comentários

  • onetimeuser
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 10:10 am

    E não ter dito que ganhou o jogo, como o outro, foi uma sorte!

  • Velho do Restelo
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 10:30 am

    Treinador à imagem do clube. Mais do mesmo, na linha do SC

  • Kacal
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 10:59 am

    Farioli não tem atitudes agressivas pelo menos para já, como SC tinha. Mas passa uma ideia de passivo agressividade. E depois é com cada posta de pescada ao lado que enfim. Devia preocupar-se mais em aprender Português que só lhe ficava bem… de resto não tenho gostado da “personagem” que se tem revelado com o tempo nem do futebol ofensivo da equipa. Estamos em primeiro, tem havido coisas positivas mas há outras que começam a desiludir. Nada está ganho ele que se lembre disso e acorde! Que se lembre que já no Nice e Ajax lhe custou épocas melhores e titulos (no caso do Ajax) e não cometa o mesmo erro, caso contrário não passará de um “what if”.

    • Stravinsky
      Posted Fevereiro 10, 2026 at 12:00 pm

      Como se em Portugal, o Villas-Boas permitisse que uma hecatombe como a do Ajax acontecesse. Isso é absolutamente impossível. Acreditar que essas coisas podem acontecer em Portugal é acreditar nas histórias da carochinha…

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 4:17 pm

        Exatamente

        • Ricardo8989
          Posted Fevereiro 10, 2026 at 5:07 pm

          Nunca em Portugal se viu uma equipa perder um campeonato depois de vários pontos de vantagem, epá larguem lá esse trauma.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 4:31 pm

        Aí já são outros quinhentos como se costuma dizer, não vou entrar por aí. Por mais que possa haver influência exterior, se não jogarmos nada acabaremos a perder pontos. Será inevitável. E certo é que 3 já voaram.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 5:39 pm

        Por amor de Deus. Então o Villas Boas tem o poder de impedir algo que pode (porventura, quiçá) acontecer dentro do campo? Se tal fosse verdade, não era mais fácil aldrabar o jogo do Casa Pia e manter-se confortavelmente com a vantagem que tinha? Para quê meter-se em trabalhos desta maneira?

        Eu não sei se há gente que dorme melhor à noite se acreditar nesse tipo de coisas, talvez seja. O Porto pode ser um clube com este tipo de atitudes entranhadas, mas não foi isso que os levou ao primeiro lugar. Reconhecer esse mérito exige humildade e algum esforço intelectual, eu reconheço isso. Mas recomendo a tentativa, pode ser libertador.

        • Kacal
          Posted Fevereiro 10, 2026 at 9:56 pm

          Exatamente Neville! Sibscrevo.

        • LABAS
          Posted Fevereiro 11, 2026 at 11:13 am

          Muito bem! Infelizmente vamos ter sempre isto, até já vi aqui no blog pessoas a questionar o primeiro campeonato do bi do sporting por influencias alheias, por isso já nada me surpreende.

  • bong0
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 11:00 am

    Tem razão. Nos minutos finais ainda em vantagem fizeram de tudo para ganhar o jogo, inclusive esconder as bolas de jogo.

  • Valderrama
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 11:34 am

    Excluindo o penalti no final, o Porto teve xG superior ao do Sporting

    • Ilusionista
      Posted Fevereiro 10, 2026 at 12:28 pm

      Uma coisa não está errada, apesar de terem feito os 2 clubes muito pouco o porto esteve efetivamente a ganhar. O Sporting aos 80′ a perder não tinha ainda feito uma substituição. O SCP tentou de facto não perder mas ganhar quando estava empatado não tentou.

      • Aboubakar93
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 2:40 pm

        Isso é o que ninguém que ver, até aos 90´minutos o Sporting nada tinha feito e esses tais remates e xG são em grande parte nos últimos minutos da compensação.

        • Neville Longbottom
          Posted Fevereiro 10, 2026 at 5:42 pm

          Tens toda a razão e tenho pena que o Rui Borges não tenha sido interpelado por isso. Disse aqui que o Sporting tinha de entrar para massacrar desde o primeiro minuto (se calhar por isso é que não sou treinador, talvez), mas mesmo entendendo o jogo especulativo da primeira parte, é incompreensível como não o tenta ganhar a partir dos 60 minutos. Teve de sofrer o golo para mexer.

          Mas o Sporting teve uma boa oportunidade pelo Trincao ainda antes dos 90.

          • Aboubakar93
            Posted Fevereiro 10, 2026 at 10:33 pm

            Olá Neville! Eu entendi o jogo do Sporting mas a certa altura há que meter mais risco no jogo e se o Porto jogou o jogo que está habituado a jogar, de ter uma defesa coesa e aproveitar os poucos momentos do jogo para marcar e depois segurar, no Sporting com 4 pontos a menos (5 por causa do confronto direto) esperava mais na 2ª parte. Aliás, foi a proatividade de Farioli com as substituições que lhe valeram o 1-0. Sim, foi um bom remate mas a nível de xG não contará muito porque não é algo “flagrante”, seria um grande golo a entrar!

    • Balakov
      Posted Fevereiro 10, 2026 at 3:00 pm

      Até ao golo do Porto, a equipa que quis ganhar como diz o Farioli, tinha um xG de 0.09.

      Custa muito admitir que não jogou um boi como o Sporting?

      • Ilusionista
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 5:22 pm

        Acho que ninguém disse que o Porto não jogou um boi

      • Valderrama
        Posted Fevereiro 10, 2026 at 5:38 pm

        E ainda assim, mesmo antes do lance do golo e dos tais remates, tinha mais xG do que o Sporting.
        Não custa nada admitir, foi um jogo miserável de ambas as partes. Do Porto em particular, seria uma vitória muito em linha com o que tem sido o ano do Farioli, equipa que cria pouco e permite muito pouco ao adversário.
        Um jogo equilibrado por baixo. Mas quem lê o título e o negrito não é a impressão com que fica.

    • Eduardo Futebol
      Posted Fevereiro 10, 2026 at 3:34 pm

      Os xG do Porto vem dos remates que precedem o golo.

  • Jp1995
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 12:25 pm

    Sem dúvida que apostou numa equipa bastante fechada, e sendo portista não me revejo nesta forma de jogar, como critiquei contra o Benfica por não ter arriscado, hoje não o posso fazer. 3 das 5 substituições são por lesão, as únicas com dedo dele, Mora e Fofana, estão na jogada do golo. Acho que hoje a esse nível não há nada se lhe possa apontar.

  • Vincent Vega
    Posted Fevereiro 10, 2026 at 3:06 pm

    Concordo em parte com Farioli e discordo em absoluto com o que escreveram sobre as substituições. Três substituições por lesão. As duas substituições do treinador são Gabri e Borja por Fofana e Mora. Podem não ser completamente ofensivas mas dizer que foram mais defensivas não faz sentido. Claramente tentou ganhar o jogo nessa altura. Pelo menos tentou mais que o Sporting, que quanto a mim tinha mais obrigação. O jogo foi fraco, nenhuma equipa correu riscos, nenhuma queria perder. Mas o primeiro a tentar vencer foi o Porto e o Sporting reagiu muito tarde, e apenas após o golo sofrido. O facto de o Porto não ter qualidade ofensiva não significa que não tenha tentado vencer.

  • Observadorfut
    Posted Fevereiro 11, 2026 at 4:44 pm

    Raramente comento apesar de acompanhar o blog mas hoje tinha de o fazer .
    O FCPorto estacionou o autocarro?
    O Porto defendeu em 541 como faz em todos os jogos.
    O Porto recuou linhas como faz em todos os jogos.
    Dizer que o Porto estacionou o autocarro é nao querer ver que o Sporting simplesmente nao conseguiu contrariar isso e criar oportunidades de golo.
    Qual o problema de defender em541?
    Ruben amorim foi campeão a defender como?
    Nao se pode ter dois pesos e duas medidas.
    O Porto tinha a vantagem pontual do seu lado,o Sporting se queria mais do jogo tinha de fazer por isso e nao o fez.

Deixa um comentário