Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto vs Benfica – Frente-a-Frente: Danilo ou Maxi Pereira?

No próximo fim de semana, FC Porto e Benfica disputam não só um clássico mas igualmente a decisão do campeonato. Com uma vantagem na tabela classificativa (2  pontos), os encarnados procuram fazer a festa no Estádio do grande rival, enquanto os dragões, quando já parecia impossível, podem subir ao topo da classificação. Em confronto, duas equipas com orçamentos astronómicos, com plantéis de qualidade e principalmente com um 11 titular que na teoria se equilibra entre si (apesar de ser evidente que as águias apresentam um plantel com mais individualidades). Nesse sentido o Visão de Mercado e para tentar descortinar que equipa tem não só o melhor plantel, mas principalmente o melhor 11, além de não poder ficar indiferente ao clássico, interroga os leitores sobre qual o melhor jogador em cada posição e qual estará em particular evidência no próximo fim de semana, confrontando os prováveis titulares de cada lado do campo. No lado direito da defesa, 2 jogadores que desiludiram este ano (Danilo ainda não justificou o rótulo de “Sr. 18 milhões”, enquanto que o uruguaio fez a sua pior época na Luz), mas que parecem determinados a fechar bem a temporada (aumentaram o nível nos últimos jogos). Melhor lateral direito: Danilo (FCP) ou Maxi Pereira (SLB)?

41 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 7, 2013 at 2:49 pm

    Dificil… Danilo talvez mais consistente e equilibrado mas não me convence.
    Já o Maxi gosto da atitude competitiva e da capacidade ofensiva… mas em termos defensivos e principalmente este ano tem estado péssimo.
    Mas voto em Maxi.. continuo a achar que o Danilo devia ser aposta no meio campo (vender Fernando que já merece o salto e apostar em Danilo a 6).

    Helton

    Maxi

    • RiefSilva
      Posted Maio 7, 2013 at 5:39 pm

      O Danilo, na minha opinião, nunca será um 6, a menos que apanhe um treinador que o transforme num.
      Mas concordo que renderia muito mais como médio, mas não como 6, mas sim como médio interior.

    • Raiuga
      Posted Maio 7, 2013 at 11:22 pm

      Partilho da opinião do LuísRafaelSCP (excepto Danilo a trinco, tenho dúvidas quanto a isso), Danilo, desportivamente poderia render mais no meio campo (como diz o RiefSilva a médio interior), mas para mim, é na questão monetária de recuperar o investimento feito, que se deveria tornar isso numa realidade.
      A lateral direito, com a qualidade que tem apresentado (não estou a dizer que seja muita ou pouca) dificilmente sairá do FCP por um valor superior ao que foi pago…

      Cumprimentos

      Raiuga

  • Ricardo Costa
    Posted Maio 7, 2013 at 2:55 pm

    è uma questão muito complicada, por um lado Maxi, tem muitos anos de futebol Português, alguns a um bom nível, mas este ano, tá a fazer uma época medíocre…Quanto ao Danilo, não há dúvida que é um bom jogador, mas para o que custou, ainda não provou nada. Portanto se fizermos a questão Qualidade/Preço é o Maxi sem dúvida. Fisicamente e Margem de Progressão é o Danilo, como disse é muito difícil!!

  • Tiago Quintas
    Posted Maio 7, 2013 at 3:00 pm

    Danilo. Maxi tem estado bastante abaixo do seu nível este ano.

  • carlos
    Posted Maio 7, 2013 at 3:17 pm

    Danilo daqui até Fátima..
    O Maxi está em muito má forma e tem cometido bastantes erros para aquilo que nos tinha habituado.

  • João Gonçalves
    Posted Maio 7, 2013 at 3:19 pm

    Por norma escolheria o maxi está num patamar mais elevado que o danilo, apesar de achar que o danilo tem potencial para ser melhor que maxi.

    No entanto tanto pelo valor de maxi e pelo campeonato medíocre que tem feito (cheio de altos e baixos) vou optar pelo — Danilo

  • RiefSilva
    Posted Maio 7, 2013 at 3:40 pm

    Uma posição equilibrada neste frente-a-frente. Danilo apesar de as suas exibições não agradarem a todos, estatisticamente, é o melhor lateral direito do Porto dos últimos anos. E tem vindo a subir de rendimento. Melhorou muito o aspecto defensivo, e é agora um jogador mais completo nesta posição.
    Maxi tem feito uma época abaixo do esperado, defensivamente erra muito tendo em conta o clube que representa, mas compensa a nível ofensivo, onde é um perigo constante.

    Danilo é neste momento a minha escolha, por ser um jogador mais equilibrado nas várias fases do jogo.

  • João Costelha
    Posted Maio 7, 2013 at 3:41 pm

    No confontro de posições entre os "onze" dos emblemas é curioso o blog iniciar precisamente o confontro entre os dois defesas direitos.
    Explicando-me,Maxi Pereira e Danilo, na minha opinião, são uma verdadeira antítese no que ao perfil de jogador diz respeito.
    Maxi Pereira é um médio adaptado a defesa-direito que tem claras deficiências na posição que ocupa em campo…Coloca-se mal, sobe no terreno quando a equipa está descompensada na defesa (este ano essa falha foi normalmente colmatada pelo enorme Matic) e aborda os lances mal, normalmente em falta. Contudo, a sua devoção e o empenho que entrega ao jogo, descutindo cada lance como se fosse o último olvida muitos dos seus defeitos e torna-o num jogador mais ou menos consensual para a massa adpeta.
    Agora Danilo, olha-se para o perfil do indivíduo e este sim, àpartida tem tudo para ser um bom defesa, boa estanpa física, sabe ler o jogo e tem recursos técnicos elvados. Agora Danilo veio para o FCP com o ego no máximo, títular indiscutível no Santos, grande campanha na Libertadores e chamada ao escrete, levaram a que Danilo, à semelhança de muitos brasileiros, "adormecessem na forma", e tudo isso aliado a uma inexplicável vontade de jogar mais à frente (meio-campo)tornaram o jogador amorfo e em constante amuo. É enervante ver o seu desleixo e a desconcentração em campo deste jogador, sobretudo quando se tem tudo para ser uma referência na posição. Tudo isso aliado a forma desapaixonada como vive o clube, basta reparar na forma "efusiva" como comemora os golos…
    Em resumo o que Maxi tem a mais, Danilo tem a menos e vice-versa…

  • Tiago Leite
    Posted Maio 7, 2013 at 3:42 pm

    Numa análise isenta e superficial, a minha opiniao é que ambos são jogadores de qualidade, muito embora possuam caracteristicas distintas na forma de jogar, influenciados também pelo próprio sistema de jogo das suas equipas.
    O Danilo é um jogador que está a ser moldado para jogar a lateral direito (relembro que no Santos jogava quase sempre a meio campo como "volante") e ainda está a adquirir rotinas necessárias à posição. O seu preço poderá ter sido elevado, mas é um jogador de selecção, muito jovem, com uma margem de progressão enorme e que pode desempenhar a função actual, como também pode ocupar várias do meio campo. Assume muita importância no sitema do FCP, que usa os laterias como alas quando está em posse, sendo que no meu entender, precisa de melhorar o posicionamento defensivo, bem como as decisões nos últimos 30 metros do campo, dado que o FCP joga a maior parte dos 90 minutos no meio campo adversário.
    O maxi pereira é um tipico jogador sul-americano e reúne caracteristicas que qualquer treinador gosta: raçudo, viril, abnegado, resistência infindável e espirito de sacrificio. Tal como Danilo, foi derivado para lateral direito para suprir a lacuna que o benfica tinha, dado ter sido contratado para o meio campo. Não tem a técnica de Danilo (nem nada que se pareça) mas compensa esse facto com uma entrega ao jogo assinalável. Tem um posicionamento defensivo muito bom(fruto de alguns anos de rotina na posição) e é um apoio importante a Salvio nos desiquilibrios ofensivos, perdendo-se por vezes em dribles desnecessários que resultam por sua vez em contra ataques que podem ser explorados pelos adversários, como aconteceu no último jogo com o Estoril.
    Joga contra si o facto de ser, diversas vezes, demasiado impetuoso na abordagem que faz aos lances, sendo o protótipo de jogador que pode perder a cabeça num ambiente desfavorável ou…….num Clássico.

    • JPQ
      Posted Maio 7, 2013 at 3:56 pm

      Tenho que admitir que é uma análise com a qual me revejo caro Sr.Leite.

      No entanto, apesar de concordar com quase tudo o que diz, a adaptação do Danilo tem demorado bem mais do que esperado. É um bom jogador, quiçá um dia seja um excelente elemento, mas neste momento apresenta um rendimento medíocre, bem abaixo de outros jogadores do FCP. Para que os 17/18 milhões dispendidos não sejam "chorados", tem que render o dobro. Basta olharmos para o outro lado da defesa para o Alex Sandro.

      Quanto ao Maxi, compensa as suas falhas com sprints de 100 metros aos 90 minutos, para simplificar. Não é o jogador mais inteligente nas suas acções (nem de perto nem de longe), mas pelo que custou e pelo que já trouxe à equipa do SLB, foi umas daquelas contratações que são de borla. Tivessem alguns jogadores de muitas equipas a vontade dele.

  • Manuel Lopes
    Posted Maio 7, 2013 at 3:42 pm

    Em teoria Danilo seria sempre considerado muito superior a Maxi Pereira, mas na prática, Maxi tem carta branca dos árbitros portugueses para cometer infracções sem que sejam punidas técnica e disciplinarmente.

    Assim sendo, Maxi contraria melhor as investidas dos adversários e consegue dinamizar os ataques da sua equipa, ainda ontem Maxi foi o melhor atacante da sua equipa ao marcar um golo e ter grande chance para ter marcado outro, além de ter proporcionado outros lances de ataque.

  • NFM
    Posted Maio 7, 2013 at 3:51 pm

    danilo subiu muito de forma na segunda metade da epoca e tem sido o grande dinamizador de ataque nos ultimos (estranhamente ate mais do que alex sandro)

    maxi esta a fazer a pior epoca no benfica e como ja expessei aqui varias vezes para mim é o elo mais fraco do benfica (tanto psicologicamente como defensivamente)

    escolho danilo

    • Carlos
      Posted Maio 7, 2013 at 6:37 pm

      Concordo que é a pior época do Maxi em Portugal. Agora o elo mais fraco psicologicamente?? O jogador mais raçudo que passou nos últimos anos pelo Benfica, apenas comparável a Petit e Coentrão. É daqueles que sente a camisola, dá tudo o que tem, faz piscinas o jogo todo. Ontem marcou um grande golo e ainda podia ter feito outro, se tivesse sido mas frio a finalizar. Foi importantíssimo na vitória na Luz contra o Beira-Mar. Como já disse, é sem dúvida a época mais fraca dele, e penso que neste momento Danilo é melhor, mas se há algo de que Maxi não pode ser acusado é de fraqueza psicológica.

      Helton
      Danilo

      Cumps

    • Tiago Quintas
      Posted Maio 7, 2013 at 8:05 pm

      O elo mais fraco psicologicamente é Carlos Martins, como se viu no ultimo jogo.

      O que vale é que raramente calça.

  • Czarli
    Posted Maio 7, 2013 at 3:54 pm

    Se este post fosse da época passada diria sem rodeios Maxi, mas para este ano o Danilo tem sido bem superior ao uruguaio.

    O Danilo tem jogado mais, é parte da melhor defesa do campeonato e tem os mesmos golos do Maxi.

    O Danilo é mais técnico, o Maxi é mais raçudo. O 1º precisa de ganhar calo e o 2º, não jogasse onde joga e tinha uma colecção imensa de vermelhos.

    (Ainda) não vale o que custou, mas actualmente o Danilo é superior.

  • Paulinho da Mata
    Posted Maio 7, 2013 at 3:56 pm

    Embora nenhum tenha estado ao seu nivel esta epoca, Danilo esteve menos mal pelo que o meu voto vai para ele!

  • José
    Posted Maio 7, 2013 at 4:15 pm

    O Danilo chegou ao dragão sem condições físicas para ser um lateral dito europeu. Aliás, quando chegou ao Porto notava-se uma "barriguinha" e excesso de peso. Neste momento a sua condição física melhorou bastante mas ainda fica aquém das espectativas. Ser lateral é necessário uma grande resistência física. Penso que para o ano o Danilo vai começar a revelar qualidades. Eu acho k que ele é um grande jogador. Vamos ver como será a próxima época dele.
    Quanto ao Maxi, para mim é o jogador do Benfica com mais garra. Para o próximo ano faz 29 anos. Penso que o problema dele é mesmo esse, a idade. É um jogador que sempre se esforçou imenso na carreira, sempre deu tudo em campo. Com 29 anos o corpo dele já começa a pagar a fatura.
    Não concordo muito quando diz que o Benfica tem um 11 com mais qualidade individual. James, Jackson, Moutinho e Alex Sandro têm muita técnica. A única coisa que pode dizer e ai talvez concorde é que o Benfica tem mais soluçoes ofensivas que o Porto. Mas em contrapartida tem menores soluçoes para o meio campo.

  • André
    Posted Maio 7, 2013 at 4:23 pm

    Danilo desiludiu muito e não tem estado, nem de perto, nem de longe, ao seu melhor nível.
    Maxi consegue superar o seu homólogo de posição e ainda está pior, André Almeida seria até o titular na minha opinião.
    Apesar de os dois terem estado fracos(a posição de lateral direita é a que mais debilidades tem nos onzes de FCP e SLB), o meu voto vai para o Danilo, pela margem de progressão que ainda tem

    Helton—Danilo…

  • Filipe
    Posted Maio 7, 2013 at 4:56 pm

    Não gosto de nenhum. Um é caceteiro e o outro é simplesmente fraco.

  • mpcp
    Posted Maio 7, 2013 at 5:39 pm

    Entre os 2 neste momento o danilo esta mais consistente! Se fosse o maxi de à uns anos era claramente maxi! Por isso ate poderá não jogar, mas como também estará de fora na liga europa…

  • Diogo Amorim
    Posted Maio 7, 2013 at 5:42 pm

    Neste duelo penso que o Danilo leva vantagem. Na minha opinião fiquei desiludido em relação ao potencial do brasileiro porque sempre pensei pelo que demonstrou no Santos que poderia vir a ser muito melhor jogador (e também pelo custo do mesmo), ou talvez possa render mais a meio-campo.

    Em relação ao Maxi não tenho muito a apontar, é um jogador bastante agressivo e competente mas não rende tanto nos jogos a doer.

    Diogo Amorim

  • Rabensandratana
    Posted Maio 7, 2013 at 6:10 pm

    Neste duelo aposto no Maxi, mais experiente, dá muita porrada, tem bastante isenção dos árbitros é um raçudo e dá tudo o que tem e o que não tem, apesar de achar a época do Danilo bastante consistente, mas custou uma fortuna e tem de jogar mais e subir ainda mais no terreno.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Maio 7, 2013 at 6:26 pm

    O preço não tem de estar directamente relacionado com o rendimento e por isso, embora ainda lhe aponte algumas falhas a nível técnico e no transporte de bola, escolho Danilo.

  • Raiuga
    Posted Maio 7, 2013 at 7:51 pm

    Em boa forma (coisa rara nesta época), Maxi é superior, mesmo não gostando nem um pouco da atitude dele, muito quezilento, faltoso e "porco"…

    Danilo não tem desiludido mas tem estado longe de deslumbrar, algumas lacunas para jogar lateral, quer a nível defensivo quer ofensivo. Talvez no meio (onde supostamente quer jogar) fosse melhor para jogador e clube (apenas para rentabilizar o investimento, coisa que parece difícil de acontecer com as exibições conseguidas a DD…).

    Cumprimentos

    Raiuga

  • pedro barata
    Posted Maio 7, 2013 at 7:51 pm

    Apesar de, como refere o VM, ainda não ter atingido tudo aquilo que pode dar e que levou o Porto a dar quase 20 milhões por um lateral, prefiro o Danilo. É mais rápido, tem mais técnica, melhor capacidade de passe, defende bem, ao contrário de Maxi, fraco desse ponto de vista, nomeadamente pelo facto de ser muito fraco a fechar o espaço interior e ter "paragens" a nível de posicionamento. Maxi tem muitos aspectos nos quais é muito fraco, disfarçando-os com a raça e garra que imprime em cada lance

  • João Costa
    Posted Maio 7, 2013 at 9:05 pm

    De tudo o que já deu ao futebol português o meu voto vai para o Maxi Pereira, apesar da fraca época

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 7, 2013 at 9:07 pm

    Sinceramente…dá empate. Maxi já não é o mesmo de outros tempos,mas parece vir a subir de forma nos últimos jogos.Danilo tem bons pormenores mas ainda não convenceu totalmente,problemas de adaptação talvez.

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 7, 2013 at 11:36 pm

    Nenhum deles é lateral, nem jogador de topo.

    Cumprem razoavelmente o seu papel mas por este final de época (quem esteve na luz contra os turcos sabe do que estou a falar) escolho Maxi.

    Danilo nem no inicio nem no fim da época se destacou, manteve sempre o mesmo nível, mediano (pelo menos a lateral).

    Um abraço

  • Diego Nunes
    Posted Maio 8, 2013 at 2:38 am

    Maxi

    Danilo ainda tem guardado muito daquilo que tem para mostrar.
    Maxi tem tido uma época alguns furos abaixo do seu melhor nível demonstrando sempre disponibilidade fisica em qualquer altura do jogo.

  • TIAGO_SCP89
    Posted Maio 8, 2013 at 3:18 am

    Danilo ainda não mostrou o que realmente vale mas so nos 50% que mostrou dá para superar um fraco técnica/tacticamente Maxi.
    Helton
    Danilo

  • Saraivix
    Posted Maio 8, 2013 at 8:12 am

    Danilo

    Apesar de ser gritante a falta de qualidade no cruzamento final (não percebo que raio treinam eles a semana toda) o Danilo defensivamente é muito melhor que o Maxi e não precisa de recorrer à falta como o uruguaio faz tantas vezes. É mais alto, mais rapido e tecnicamente mais evoluido.

    Espero que o novo treinador consiga tirar mais rendimento dele. Seja na lateral seja no meio (como ele quer).

    E já agora, alguém que lhe explique que também não sabe marcar livres por isso parem de insistir sff

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2013 at 8:25 am

    Mais constante e com mais tecnica, voto no Danilo, Maxi tem estado muito mal esta época

    Voto para o Danilo

    Rodrigo Fonseca

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2013 at 9:43 am

    Esta não tem sido a melhor época do Maxi mas o que eu vi nos ultimos jogos dele que provavelmente se não fosse ele o Benfica tinha perdido com o Estoril por isso o meu voto vai para Maxi Pereira

    Até agora:

    Helton
    Maxi Pereira

    João Matos

  • Lion_Heart
    Posted Maio 8, 2013 at 12:16 pm

    Escolher o melhor dos dois é difícil, isto porque Danilo não tem mostrado aquilo que prometia e porque apesar de reconhecer as qualidades de Maxi, por e simplesmente não consigo optar por um jogador que a cada jogo deveria ser expulso.

  • Nuno Silva
    Posted Maio 8, 2013 at 2:03 pm

    São jogadores com perfis muito diferentes.

    Um é jovem e em início de carreira, a ambientar-se ao futebol europeu e a um aposição específica que desconhecia… o outro é experiente, matreiro e a caminhar para um final de carreira já após o atingimento topo das suas capacidades e em ligeiro declínio.

    Ao nível mental o Maxi é extraordinário na entrega, na combatividade… mas várias vezes excessivo na violência e agressividade… a sua experiência permite-lhe usar e abusar de artificios ilegais para parar os adversários sob a complacência da arbitragem. O Danilo é um jogador mais elegante e tecnicista, menos experiente, e que evitar até fazer subir a dimensão fisica dos seus duelos individuais.

    Maxi é exactamente o inverso de Danilo, muito mais físico, mais intenso, mais agressivo… depois comete muito mais erros de posicionamento, e nos seus duelos individuais porque também se desgasta imenso.

    O Danilo é criticado sobretudo por ter-se criado uma expectativa excessiva e proporcional ao seu preço alto. No entanto ele está a fazer uma excelente época… uma época de evolução como era de esperar para um recém chegado à europa. O menos culpado do valor da sua transferência é ele próprio.

    Danilo é o melhor dos 2 … Danilo tem ainda uma margem muito grande e a top será melhor que o Maxi a top.

    Recorde-se que Danilo vem para o Porto como 10 dos sub 21 canarinhos… e nunca se viu uma palavra ou gesto de desagrado por jogar a defesa direito. no 4-3-3 do porto ele não teria lugar a extremo obviamente, poderia apenas eventualmente substituir o Lucho num lugar de médio / médio interior. Mas reforço que o comportamento é exemplar para quem está sob a pressão que tem. Técnicamente o Danilo é um dos melhores do plantel e isso diz tudo, falta-lhe apenas um pouco de fulgor físico em termos de mudança de velocidade para os duelos individuais.

  • Pedro Melo
    Posted Maio 8, 2013 at 2:04 pm

    O Maxi é o jogador do Benfica que me mete mais impressão ver jogar, põe constantemente em risco a integridade física dos adversários, por isso, opto pelo Danilo…

  • wsedrfghj
    Posted Maio 8, 2013 at 7:02 pm

    Aqui não há duvidas, Maxi Pereira é muito melhor.
    Danilo é um Médio, não Lateral Direito.

  • Hugo
    Posted Maio 8, 2013 at 7:22 pm

    Maxi Pereira

  • HugorPT
    Posted Maio 10, 2013 at 3:32 am

    O Maxi foi, à uns anos, o melhor lateral direito a actuar em Portugal, mas esta época tem sido absolutamente horrível. Não fosse a impunidade que goza no campeonato português e teria deixado o Benfica a jogar com 10 muitas vezes. Um jogador grosseiro que já viu melhores dias. O Danilo não justificou (ainda) o valor pago por ele, e tem muitas lacunas, mas neste momento é bastante superior ao Maxi actual.

Deixa um comentário