Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fim da sequência de Verstappen e da Red Bull. Sainz vence em Singapura

Sem a Red Bull na frente a F1 é mais animada? Chegar a 2 voltas do fim ainda com 4 possíveis vencedores foi um final digno de outros tempos, com a tensão nos píncaros – veja-se o que aconteceu a Russell – e é disto que a modalidade precisa para crescer ainda mais. Sainz, que já tinha feito uma grande qualificação, esteve sublime na forma como geriu a corrida (ter ‘abrandado’ para facultar a Norris a utilização do DRS e assim se proteger dos Mercedes foi genial) e foi um justo vencedor (está a demonstrar que não deve nada ao seu colega Leclerc). Grandes provas também para Norris (3.º segundo lugar na época, sendo que desta vez ficou mesmo próximo do 1.º triunfo), Hamilton (a época tem estado longe do que já fez, mas a sua consistência é assinalável) e Piastri, que partiu de 17.º e escalou 10 posições até um excelente 7.º. Pela negativa, o destaque vai claramente para a Red Bull, que não erra muitas vezes, mas desta vez montou dois monovolumes defeituosos, pareceu ter errado na estratégia de montagem de pneus e até nas boxes foi mais lenta que o normal. Russell foi o outro grande perdedor do dia (depois de arrancar mal ainda conseguiu recuperar um ritmo que até lhe permitiu lutar pelo triunfo, mas deitou tudo a perder na última volta, claramente acusando a pressão).

Carlos Sainz venceu o Grande Prémio da Singapura e terminou a sequência de vitórias de Verstappen, que tinha ganho as últimas 10 provas, e da Red Bull, que tinha vencido todas as corridas esta época. É o 2.º triunfo de sempre do espanhol da Ferrari, naquele que foi também apenas o seu 2.º pódio na temporada (e logo em corridas consecutivas). Lando Norris, que esteve até ao fim na peugada de Sainz, e Hamilton fecharam o pódio (o britânico fez ainda a volta mais rápida), enquanto Russell esteve com tudo para ser 3.º, mas despistou-se de forma incrível na última volta. Já Verstappen, que partiu de 11.º e conduziu um carro com uma performance bem abaixo do que vinha fazendo, não foi além do 5.º, ainda atrás de Leclerc. Pior fez Pérez, que foi 8.º. Gasly, Piastri, Lawson (estreia a pontuar) e Magnussen terminaram nos restantes lugares do Top 10.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

33 Comentários

  • Julio Miguel
    Posted Setembro 17, 2023 at 1:59 pm

    Sainz foi incrível hoje.

    Ele não é o piloto mais rápido, de todo, nem é Top 5 de pilotos mais rápidos, mas a estratégia dele hoje foi extraordinária, e mereceu completamente a vitória (“it’s on purpose” é provavelmente o momento da época), está num grande momento, e esperemos que continue assim.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:01 pm

    Afinal quando não se tem o melhor carro não há ET’s. Para a semana deve voltar tudo ao habitual, felizmente hoje a corrida foi muito boa na frente, com muita tensão. Muito inteligente o Sainz. Arriscada a estratégia, mas muito inteligente.

    Muito feliz pelo Norris e pela McLaren, já estava a temer que passasse de 2º para 4º no final.

    Quanto ao Russell, ainda não vi dele o que sempre se disse que ele ia ser. Mais um erro de amador.

    Hoje ganhou qualquer fã de F1. Nos últimos largos anos, as únicas vezes que vi o final de uma corrida em pé e com tanta expectativa foram quando a McLaren fez a dobradinha, na vitória do Gasly e no final do campeonato de 2021. De resto, é uma pasmaceira (na frente).

    • FMSM
      Posted Setembro 17, 2023 at 2:33 pm

      Essa primeira frase, que grande analise! Falta também dizer que acontecendo o pior cenário para a estratégia de começar com hards.

    • Eusebio
      Posted Setembro 17, 2023 at 3:06 pm

      Claro que não. Só a malta do drive to survive é que acha que sim mas os minimamente sabedores sabem que o piloto é apenas uma das componentes. Conceito de desenvolvimento, eficiência de desenvolvimento, qualidade de egenheiros, modelo de governo, carro, fornecedores de peças, estrategistas, mecanicos ocupam, no total, uma importancia muito maior que o piloto. O piloto é o Ronaldo da equipa. Tem que ser o melhor a encostar a bola lá para dentro. A uns exige-se apenas que coloquem a bola lá dentro e a outros que driblem adversários com chuteiras rasgadas ou que façam tabelinhas com os colegas de equipa.
      A Red Bull é dominadora porque desde a alteração para estes monolugares foi a que acertou mais no conceito do carro (e tudo começa aí) e porque fez batota no primeiro ano que venceu o mundial de pilotos, como comprovado pela FIA num desses momentos ao penallizar financeiramente a equipa (quando devia ser desportivamente).
      No que ao carro diz respeito, muito mas mesmo muito mérito para Adrian Newey nesse papel (que também já errou mais do que acertou).

      • FMSM
        Posted Setembro 17, 2023 at 3:33 pm

        A penalização financeira da breach do cost cap tem a ver com a temporada antes da mudança das regras. E o dinheiro dessa “batota” dava para um par de front wings e pouco mais, realmente fez uma diferença colossal para o carro da temporada seguinte !

      • lipe
        Posted Setembro 17, 2023 at 4:36 pm

        Sendo assim não sei pra que andam as equipas a gastar dinheiro em pilotos e a correr atrás dos “melhores”. Mais valia fazer dos carros telecomandados e começavamos todos a comprar pósteres de engenheiros.

    • Alforreca
      Posted Setembro 18, 2023 at 10:02 am

      Sem carro ninguém ganha, é uma das coisas que mais me irrita nesta luta de fan boys. Se o Max ou o Hamilton forem para a Williams ou Haas ser campeão do mundo, eu dou o braço a torcer.

      Quanto à falta de emoção, sinceramente, estiveste de pé nas vitórias dos underdogs. Na minha opinião, a época de 2021 foi toda bem interessante – não apenas a corrida final, que tirando a última volta e a luta Hamilton / Pérez até foi bastante aborrecida, por exemplo.

      • Eagle
        Posted Setembro 18, 2023 at 9:41 pm

        Colocas qualquer grande piloto da história num carro que não é competitivo e ele não vai ganhar absolutamente nada, agora também é verdade que os melhores pilotos têm sempre os melhores carros. Mas concordo 100% que o carro é grande parte do sucesso sem dúvida

  • FMSM
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:02 pm

    Corrida aborrecida durante 75% com o Carlos a manter um ritmo de corrida muito baixo na frente o que deixou toda a gente junta, mas vitoria super merecida.
    As hipóteses da RedBull desapareceram depressa com aquele safety car na volta 20, era exatamente essa a pior situação para eles, ainda bem recuperou o Max que com mais meia volta passava o Leclerc.

  • FMSM
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:04 pm

    E muito bem o Lawson a fazer o trabalho certinho e a marcar bons pontos ! O Yuki é como muitas vezes esta temporada anda com um azar tremendo … lixado por um RedBull na qualificação (tinha ritmo para se qualificar 8° ou 9°e depois lixado pelo outro RedBull na primeira volta da corrida.
    Espero que não sejam idiotas ao ponto de o mandar embora, o DR dá grande marketing e experiencia mas o par deveria ser Tsunoda e Lawson.

  • Kafka
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:17 pm

    Acertaram em cheio na corrida dedicada às crianças, melhor corrida do ano para angariar novos adeptos

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:27 pm

    Corrida do ano sem dúvida, muito porque o carro da RedBull se apresentou ao nível dos outros e claro, vem para trás, quando é preciso fazer correções ao volante e nas trajetórias constantemente e não só virar para a esquerda e para a direita daquela forma smooth que temos visto, a coisa já não é tão facil .. Lando deu a corrida ao Sainz naquela defesa a tentativa do Russel que se passa aí ainda com 2 voltas salvo erro ganhava isto, depois tem um erro incrível por estar no limite e a dar tudo para ainda ir ao 2º lugar, a estratégia da Mercedes foi ótima mais precisavam de mais 3 voltitas..
    Sainz excelente do inicio ao fim, ele é o nº1 da Ferrari este ano, o Leclerc ficou muito afetado pelo ano passado quando estava a frente do Max a equipa estragar-lhe as corridas ou o carro dar o peido.. aquilo psicologicamente ficou lá penso eu.. no ano passado era muito mais rápido que o Sainz

    • FMSM
      Posted Setembro 17, 2023 at 3:31 pm

      que inicio de comentário desonesto, repares-te nos tempos por volta dos Mercedes com os pneus medios e os tempos do Max, quando estavam todos em ar livre eram voltas semelhantes. Tanto reclamar do domínio do Max e da RedBull, que é o carro que faz a diferença, quando uma corrida corre mal ai já não é o carro mas sim o piloto? Grande “Truth” que para ai vai então

  • Balakov
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:30 pm

    Cada vez acho mais que o Russell é um flop, não é de agora que venho a sentir isto, mas hoje tive uma “meia” confirmação. A Mercedes vai ter que encontrar o substituto de Hamilton (Norris?) e arranjar um segundo piloto, onde gostava muito que fosse o Mick.

    Em relação à Red Bull, sou um mega fã de Max, mas hoje soube bem não o ver na frente, uma vez que é o melhor piloto e não dá hipóteses para que as corridas sejam renhidas. Perez deve ter o seu último ano dentro do monolugar austríaco e acredito que a aposta recaia num piloto mais jovem.

    A minha equipa favorita, a Mclaren, enormes upgrades que levaram desde o inicio do campeonato, 2 pilotos com um potencial de campeões do mundo, acredito que o Norris acabe por sair, mas o Oscar tem tudo para levar este carro ao lugar mais alto do pódio no futuro. Hoje mais uma grande corrida dos 2 carros, verdade que o Oscar beneficiou dos abandonos e da má estratégia da Red Bull, mas não deixa de ser notável ganhar 10(!) posições. O Norris só vem provar que é top 5 de pilotos na grid e vai ser um futuro campeão do mundo.

    Para terminar, parabéns ao Sainz, corrida perfeita, uma gestão imaculável e mais que merecida esta vitória. Na minha opinião não o acho nada inferior a Charles e acredito que este ano ainda vá ganhar mais 1 ou 2 corridas, isto se a Redbull fizer mais uma má corrida como a de hoje. Parabéns também ao Lawson, excelente corrida e pontos merecidos, liderando o 3º pelotão.

    • FMSM
      Posted Setembro 17, 2023 at 3:28 pm

      Estou de acordo com tudo menos a má estratégia da RedBull, se o safety car fosse na volta 35-40 em vez da volta 20 estarias a dizer exatamente o contrário.

      • Balakov
        Posted Setembro 17, 2023 at 4:24 pm

        Eu não fui claro quando falei disso, eu quis dizer a estratégia durante a corrida, o SC estragou a estratégia inicial, após isso acho que podiam ter parado mais cedo para os médios, pelo menos 3 ou 4 voltas. A previsão para os médios era de 25 voltas, eles fizeram 22. Acredito que em 3 ou 4 voltas a mais, podiam se ter aproximado mais, especialmente o Perez. Ou então podiam ter optado por 2 paragens, parando no primeiro SC e esperar por um 2º SC, tendo em conta o historial da pista em acidentes.

        Claro que isto é tudo relativo, e concordo contigo quando dizes que a conversa podia ter sido outra se não houvesse SC tão cedo, mas na minha opinião, nesta pista, é um erro tentar stints mais longos no inicio, que como disse anteriormente, esta pista é das que tem mais acidentes e a RedBull não se soube adaptar a isso.

    • Romulo
      Posted Setembro 18, 2023 at 5:00 pm

      O russel é um flop e a Mercedes devia troca-lo pelo Mick Shummacer. O flop ficou apenas a frente de um piloto sete vezes campeão do mundo, na sua primeira temporada a correr com o mesmo carro que ele. O outro nem contra um magnussen se conseguia destacar, e acabou preterido por um hulkenberg.

      Acho que deviam despachar o totto e contratar-te, tinha tudo para correr bem!

      • Eagle
        Posted Setembro 18, 2023 at 9:38 pm

        Essa do ficou à frente tem muito que se lhe diga, o Lewis teve imenso azar com safety cars nessa época e esteve a primeira metade da época a experimentar setups enquando que o Russell não, está tudo documentado isso. Fez uma excelente primeira época sem dúvida, mas tens que contextualizar isso.

        • Romulo
          Posted Setembro 18, 2023 at 10:26 pm

          Estava a responder a alguém que sugeriu trocar o Russel, suposto flop, pelo Mick Schumacher, esse piloto com imensas provas dadas na Fórmula 1, principalmente em equipas de topo.

          Não estava sequer a sugerir (de todo) que o Russel é superior ao Hamilton só porque ficou atrás dele na temporada passada. E olha que não ficou atrás só por azar, culpa do gato, etc.: o Russel foi mais rápido com frequência e ficou à frente com todo o mérito.

          Mas uma temporada é pouco, principalmente após uma autêntica revolução e em plena transição.

          Se acho ridículo comparar o Verstapen ao Hamilton nesta fase (é claramente genial e muito provavelmente entrará para o lote dos melhores dos melhores de sempre, mas calma, ainda lhe faltam muitos anos para chegar aí), óbvio que acho ainda mais ridículo comparar o Russel ao Hamilton.

          Mas ainda mais ridículo que qualquer uma dessas comparações, é sugerir que a Mercedes devia trocar o Russel pelo Mick, dizer uma barbaridade dessas é simplesmente ridículo é absurdo.

          Não tenho nada contra o Shumacer, mas dizer que ele devia tirar o lugar ao Russel na Mercedes, principalmente após a última época absolutamente desastrosa que teve, nem chega a ser sério.

          Se ele conseguir voltar a Fórmula 1 para uma williams da vida já será muito bom. E se conseguir isso, quem sabe não vinga e um dia chega a uma equipa de topo. Mas ainda lhe falta muito, mesmo muito para la chegar.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:34 pm

    É um facto, sem Red Bull é a época mais interessante dos últimos anos

  • Bamboo331
    Posted Setembro 17, 2023 at 2:40 pm

    Corrida absurda do Sainz. Pena o Leclerc ter tido azar naquela paragem porque a Ferrari estava a fazer uma corrida sublime a nível de controlo, mantendo tudo debaixo da asa. Mas é preciso dar todos os louros para a corrida do Sainz. Dominou, impôs o ritmo que tinha que impor em cada momento, fez a única coisa que podia para defender a posição (quando manteve o Norris a <1s) e conseguiu aguentar quando as coisas não lhe sorriram (é naturalmente o maior prejudicado do VSC por "não poder" parar). Nota ainda para uma discordância grande que tenho com o negrito do VM: Hamilton está a fazer, na minha opinião, a melhor temporada em termos de qualidade de condução desde 2007/2008. Não tem carro, tem companheiro de equipa de topo (que nunca tinha tido desde então) e tem estado repetidamente superior.

    • Eagle
      Posted Setembro 18, 2023 at 9:35 pm

      Como é que é isso? O Lewis teve o Button e Rosberg 2 campeões mundiais já bem depois de 2007/2008 e dizes tu que ele desde essa altura que não tinha um colega de equipa de topo? O Lewis é o piloto da história de F1 que mais colegas campeões mundiais teve… Eu leio com cada coisa

  • Johny45
    Posted Setembro 17, 2023 at 3:47 pm

    Mas que final… liguei quando faltava 20 voltas para o final e digo que já à muito tempo que não sentia esta emoção numa corrida! Que adrenalina!
    Sainz muito bem e intelegente! Parece que está a dar a volta a Leclerc.

  • Nuno Silva
    Posted Setembro 17, 2023 at 5:14 pm

    Concordo, vamos tirar a RB da grid porque onde já se viu dominarem as corridas. Reconheço que sem eles não há favoritos e fica tudo muito mais aberto mas não vamos fingir que eles é que estão mal.

    • disturbed17
      Posted Setembro 17, 2023 at 6:46 pm

      Ninguém diz que que eles é que estão mal. Mal está a FIA em não criar condições para que isso não aconteça, quem fala agora da Red-Bull fala da Mercedes durante quase 1 década.
      Veja-se outros desportos motorizados (MotoGP, WRC, WTCR) em nenhum acontece uma tamanha hegemonia como tem acontecido na f1.

      • FMSM
        Posted Setembro 17, 2023 at 7:31 pm

        realmente em MotoGP onde 8 das 22 motos são Ducatis e que na maior parte das corridas nos 10 primeiros tens 7-8 ducatis. E onde o Pecco só ainda não ganhou o campeonato por quedas, em race pace a diferença é abismal, domina quase sempre.
        WRC? Ford e Hyundai a serem fortes em quê? 1 rally por temporada e depois estão sempre a ter problemas e nunca beliscam sequer a Toyota? 15 anos de campeonatos seguidos para dois pilotos, grande variadade

        • Francisco Ramos
          Posted Setembro 18, 2023 at 8:55 am

          Nas últimas 5 corridas, nunca houve mais de 6 pilotos com uma Ducati no TOP10 e a média até dá 4,8 (ou seja, metade). Tendo em conta que 8 em 22 são Ducati e o TOP10 é quase 50% das motas, diria que até está bem bom para os outros!
          E a hegemonia é de uma marca, não de uma equipa, da mesma forma que não podemos associar a Haas à Ferrari apesar de usar o motor destes, como acabamos de fazer nas motas, pelo que faz sentido o comentário que refutas.

  • Kafka
    Posted Setembro 17, 2023 at 6:48 pm

    Com Verstappen a não conseguir o podium, o Schumacher continuará a ser o único piloto na história a ter uma inteira com presença no podium em todos os grandes momentos prémios, em 2002

  • Alforreca
    Posted Setembro 18, 2023 at 9:44 am

    A estratégia da Red Bull não estava errada.

    O melhor que a estratégia podia dar era o 6o lugar ao Max. Foi o que aconteceu – o 5o vem de um erro do Russel, nada que ver com a estratégia da RB. Eles arriscaram que um SC os ajudasse, na realidade até “prejudicou” (embora isto também seja discutível) porque o Perez serviu de tampão para o resultado do Max.

    Notas:
    – Sainz é neste momento o número 1 da Ferrari e evoluiu bastante. Ontem mostrou um traço dos grandes pilotos – controlou o ritmo e conduziu o carro dele e “dos outros”.
    – Leclerc “morreu” nas barreiras do GP de França do ano passado, teve algum azar com o pitstop mas está muito longe da performance que o Sainz parece ter, especialmente quando cheira “a vitória”.
    – Russel tem um azar do caraças a verdade é que ao ir tão em cima de Norris (que também bateu no muro) lixa a corrida, mas também mostra que ainda tem muito que aprender.
    – Hamilton continua a mostrar que com um carro “decente” ainda está aí para as curvas e mesmo a puxar faz magia pela durabilidade dos pneus (muito mais ritmo do que Russel nas últimas 3 voltas).
    – Lawson deve estar a começar a deixar “desconfortável” a estrutura da RBR, está a mostrar muita maturidade e qualidade. O Max também ficou desconfortável, dificultou-lhe imenso a ultrapassagem.
    – O Max com a sua arrogância perdeu a possibilidade de fazer 4º lugar. Contra as ordens da equipa andou sempre em cima do carro da frente na primeira parte da corrida, com um pouco mais de borracha poderia ter atrasado mais o pelotão da frente.

  • Borsalino
    Posted Setembro 18, 2023 at 9:56 am

    Grande vitória de Sainz! Não é, na minha opinião, um piloto top 5-6 mas teve uma corrida irrepreensível e espero que a Ferrari aproveite o embalo para ganhar mais uns GP´s.
    Pena o azar surreal que o Yuki tem tido, já começo a pensar que tem de ir à bruxa, senão tem o lugar em risco.
    Por fim, uma nota para a grande atuação do Lawson, sem dúvida foi um grande prémio muito entretido.

  • PCGR
    Posted Setembro 18, 2023 at 3:37 pm

    Não há dúvidas que o Sainz fez uma corrida muito competente.
    Mas por acaso tenho uma opinião um bocadinho em contra ciclo… acho que o leclrec, no início da corrida de macios, só não atacou o sainz porque levou forte (em privado) do Vasseur por causa daquela brincadeira nas últimas voltas de Monza. Claro que depois da 1a paragem a corrida para o leclerc passou a ser outra. Mas até aí, se tivesse atacado (e ultrapassado o colega de equipa), fosse o 1° a parar, não sei não..
    Em todo o o caso, ótima corrida do Sainz! É bom para variar um bocado

    • Alforreca
      Posted Setembro 18, 2023 at 5:04 pm

      É muito difícil ultrapassar em Singapura. Tenho sérias dúvidas que o Leclerc conseguisse ultrapassar o Sainz na pequena janela em que os softs eram mais competentes. Acho que ficou claro com o drop no fim da corrida a forma como a Ferrari estava a rebentar os pneus – Leclerc andou umas voltas em luta após o SC e olha o que lhe aconteceu no fim da corrida quando comparas com Sainz?

      Mas acredito que essa conversa tenha acontecido, até porque uma luta Leclerc Sainz poderia ter “lixado” a corrida do Sainz.

      • PCGR
        Posted Setembro 18, 2023 at 5:28 pm

        Sim, a janela dos softs é curta, mas… o leclerc depois da curva 1 estava já com o russel despachado. E sim, é difícil ultrapassar, mas houve várias ultrapassagens, inclusive entre carros com idêntico desempenho. E como teria sido ontem se no sábado na Q3 o leclerc tivesse ficado com a pole? Estava para acontecer.
        O meu ponto é que muita gente agora acha que o sainz já é melhor do que o Charles, quando obviamente não o é

Deixa um comentário