Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Frederico Varandas demite-se e pode ser candidato a presidente

Boa solução? Bruno de Carvalho ir a eleições (se é que vão haver eleições tal é a maneira como está agarrado à cadeira) contra Madeira Rodrigues é uma coisa, assim, se tiver como adversário Frederico Varandas, o cenário muda, tal é a força que o médico adquiriu nos últimos tempos, pelo excelente trabalho que realizou.

Frederico Varandas renunciou hoje ao cargo de médico da equipa de futebol do Sporting, acrescentando que está disponível para “liderar uma solução de direção do clube que seja convergente com o desígnio histórico”. O responsável pelo departamento clínico dos leões diz que a “faceta autocrática e sectária do Dr. Bruno de Carvalho” tornou impossível a sua permanência “sob pena de faltar ao dever de lealdade para com o Sporting Clube de Portugal”. Comunicado de Frederico Varandas: “Sportinguistas, Hoje entreguei ao presidente do nosso Clube, Dr. Bruno de Carvalho, uma carta comunicando a minha saída do Departamento Médico da Sporting SAD. Tenho a honra de ter crescido numa família de dedicados sportinguistas e tenho estado ativamente ligado às atividades do Sporting. Sinto e vivo Sporting desde os 3 anos e até hoje, mesmo nos momentos mais críticos da minha vida, como na comissão de serviço militar no Afeganistão, nunca deixei de respirar “Sporting”. Tive com o atual presidente, desde que ele confirmou a minha colaboração ao tomar posse no seu primeiro mandato, a máxima lealdade e revejo-me em grande parte no património material e imaterial que ele deixa ao nosso Clube. Revejo-me na valorização dada às Modalidades, no aumento de exigência e ambição competitiva do Futebol Profissional, na concretização do projeto do Pavilhão João Rocha, na atenção aos Núcleos, na dinamização dos Associados e Adeptos. E revejo-me na capacidade demonstrada nos primeiros anos de presidência de convocar os Sócios a participar na vida do nosso Clube. Infelizmente, os acontecimentos dos últimos meses sublinharam a faceta autocrática e sectária do Dr. Bruno de Carvalho, tornando impossível a minha permanência sob pena de faltar ao meu superior dever de Lealdade para com o Sporting. No momento em que se produzem sucessivos episódios desviantes deste nosso Património comum, faço questão de ficar completamente livre para participar numa solução de governação do SCP que respeite os princípios democráticos, éticos e competitivos que marcam a nossa História. Esta minha demissão não deve, pois, ser vista como um afastamento da Vida do SCP. Constitui, na realidade, um primeiro passo para liderar uma solução de Direção do nosso Clube que seja convergente com o nosso desígnio histórico, respeitando os nossos fins, os nossos valores, a nossa identidade, visando a harmonia entre associados e a projeção ambiciosa no futuro que todos queremos. Viva o Sporting Clube de Portugal”.

74 Comentários

  • greenlion1906
    Posted Maio 24, 2018 at 10:01 am

    Um exemplo este senhor!

  • Joao Duarte
    Posted Maio 24, 2018 at 10:04 am

    Coitado, outro que vai ser acusado de ser lamp%$% e de tudo e mais alguma coisa pelo querido líder.

    • DiogoC
      Posted Maio 24, 2018 at 11:30 am

      Nunca. As pessoas podem gostar mais ou menso dele enquanto candidato mas todos lhe reconhecem o Sportinguismo. Homem de coragem que se acredita numa coisa, age. Não fica à espera de ver no que dá

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 24, 2018 at 10:13 am

    Por esta não esperava. Não conheço as competências de Frederico Varandas para dirigir um clube, mas tem sido um excelente profissional desde que está no clube, tem feito milagres com alguns jogadores. Deixámos de ter um departamento médico muito incompetente como era no tempo do Dr. Gomes Pereira. Nesse sentido, a sua saída é sempre uma perda para o clube. Tenho pena.

    Quanto ao futuro, seria um candidato forte. Não só por ser alguém que os adeptos simpatizam, mas por não ser um daqueles nomes habituais e rotulado ao passado. Estava nesta equipa, conhecerá o clube por dentro e isso pode ser importante porque não significaria um corte radical com aquilo que tem sido feito. Em termos de postura não tenho dúvidas que seria muito diferente. Todavia, preciso de ver mais, ver um plano. Tenho dúvidas é que existam eleições sinceramente.

  • Daniel Rosa
    Posted Maio 24, 2018 at 10:16 am

    Pena que goste tanto do seu clube. Não via ninguém melhor para reabilitar o departamento de talhantes existente no Benfica.

  • TomaspereirA
    Posted Maio 24, 2018 at 10:16 am

    Dos funcionários do sporting que mais admiro. Um verdadeiro exemplo de sportinguismo e um homem que vive o clube como poucos.

  • Joao Silvino
    Posted Maio 24, 2018 at 10:16 am

    Aperta-se o cerco

  • SuperEsteves
    Posted Maio 24, 2018 at 10:23 am

    Verdadeiro Sportinguista.
    Obviamente e muito cedo e é puramente especulativo. Mas caso tenha um bom apoio e projeto forte é muito provável que tenha o meu voto!
    De todos os nomes falados até agora, seria claramente entre ele e o Benedito.

  • Salah
    Posted Maio 24, 2018 at 10:25 am

    Quando começar a ser atacado pelo Bruno de Carvalho vai ter saudade do civismo dos talibans com quem se cruzou no Afeganistão.

  • ragnarsson
    Posted Maio 24, 2018 at 10:39 am

    Jogadores do próprio clube Piccini e Bruno Fernandes (para já) com comentários de incentivo no post do instagram. Penso que demonstra o respeito e admiração que os jogadores têm pelo mesmo.

    Nunca teria pensado nele, mas parece-me ser uma boa hipótese.

  • ZOZOKAS
    Posted Maio 24, 2018 at 10:43 am

    Se for eleito aí já vai fazer sentido ter o presidente no banco de suplentes, atendendo e considerando que é médico, pode acumular as funções de médico-presidente, sempre que algum jogador cai para o chão la vai o presidente Vanrandas. O anterior adepto-presidente não serviu de nada !

  • Ss
    Posted Maio 24, 2018 at 10:44 am

    Temos candidato. E será mesmo, até agora, o nome mais forte a aparecer. Teria os jogadores com ele. Espero que o bigodinho à Humphrey Bogart faça um comeback!

  • Goncalo R
    Posted Maio 24, 2018 at 10:46 am

    Eu se fosse sportinguista e socio entre um BdC e um gorila, votava no gorila
    Um Varandas então…

  • Berto
    Posted Maio 24, 2018 at 10:50 am

    O pior que pode acontecer é haver vários candidatos. A oposição tem de ter um candidato forte que reúna consensos de forma a derrotar o atual presidente BdC, não podem dispersar os votos, tem de ser A ou B.

    • Estigarribia
      Posted Maio 24, 2018 at 11:02 am

      Concordo contigo quando dizes que a oposição tem de ter um candidato certo. E aí Rogério Alves é o que reunirá maior consenso.

      • josediogo
        Posted Maio 24, 2018 at 11:11 am

        Caro Estigarribia, concordo que Rogério Alves era um nome interessante.
        Porém, o problema com uma eventual candidatura do advogado era que muitas pessoas ainda o ligam ao tempo em que esteve no Sporting como presidente da assembleia (antes BC) e consequentemente o associam a momentos menos bons do Sporting e com dirigentes que se querem “aproveitar do clube”, um pouco como Couceiro nas ultimas eleições que não se conseguiu livrar do rótulo de “Croquette”.
        Nesse sentido, penso que Varandas poderia ser um candidato mais “isento”, transparente, consensual e equilibrado.

        • Gravensilla
          Posted Maio 24, 2018 at 11:30 am

          Uma lista com Rogério Alves a presidente da Assembleia Geral, Benedito a Presidente do Sporting e Varandas a Presidente da SAD e ninguém fica chateado.
          E mais, acredito que esta combinação seria extremamente produtiva, pois estamos a falar de pessoas com carácter e capazes de trabalhar em prol do Sporting.

          • Berto
            Posted Maio 24, 2018 at 12:14 pm

            Bem visto. São pessoa com retidão e valores, de bem. Benedito dos 3 pelo seu passado julgo que seria o que teria mais simpatia e é o mais conhecido juntos dos sócios.

          • Estigarribia
            Posted Maio 24, 2018 at 12:30 pm

            Essa estrutura poderia muito bem resultar e já agora Paulo Futre como diretor-desportivo e Miguel Cardoso como treinador principal.

          • Joao X
            Posted Maio 24, 2018 at 1:09 pm

            Isso seria um sonho mas é muito improvável, diria quase impossível infelizmente. Não estou nada confiante para o dia de hoje. O meu feeling é que o Marta Soares vai acovardar-se e não convocar eleições. Caso haja eleições e BdC possa candidatar-se é bom que o Varandas e o Rogério Alves ou Benedito se juntem pois apenas com 2 candidatos (BdC + outro) é que pode acontecer um milagre e conseguirmos tirá-lo de lá.

          • Gravensilla
            Posted Maio 24, 2018 at 3:06 pm

            Paulo Futre? Apesar da tirada dos chineses ter sido um “olhar para futuro” mas de forma doida, tal como a personagem, é preciso definir o futebol como um todo e alguém que o conheça em todas as suas vertentes… Couceiro a director desportivo. A treinador, este ano apenas, terá que ficar Jesus, só se sair a bem e sem indemnização. O primeiro exemplo a dar é tratar bem as pessoas e não rasgar contratos. Fomos nessa cantiga uma vez com a vontade de ganhar e motivados pela juventude de um presidente e esquecemos certos pontos… E correu mal.
            Mas isto tudo é sonhar. Falta o Marta Soares iniciar o processo de suspensão a alguém… E isso pode ser complicado.

  • Gravensilla
    Posted Maio 24, 2018 at 10:52 am

    Primeiro, acho que fez um trabalho relativamente bom. Talvez um ou outro percalço pelo caminho, mas infinitamente melhor que a departamento médico anterior.
    Segundo, parece ser alguém com uma excelente relação com os jogadores e equipa técnica e poderá evitar uma sangria.
    Terceiro, sempre se resguardou das polémicas, portanto não só não é um paineleiro, não é também um candidato para-quedas, mas alguém com um nome forte e provas dadas.
    Quarto, pode ser solução ou parte da solução, pois muitos nomes se podem associar a ele e compor uma equipa capaz.
    Quinto, acho que não só é uma resposta a estes dias de “anúncios mentira” como uma pressão extra a Marta Soares para hoje não vacilar.
    Sexto, acho que avança porque também recebeu um feedback positivo de alguns ilustres.
    Sétimo, notícias vão circular que ele dopava os jogadores, foi ele que chibou acontecimentos, que a Holdimo lhe está a pagar e tal nos blogues, enquanto BdC apresenta mais uma medida genial… Caso o Saraiva tenha net outra vez…

  • Estigarribia
    Posted Maio 24, 2018 at 10:55 am

    Tenho o maior respeito pelo Dr.Frederico Varandas. Mostra mais Sportinguista e Amor pelo Clube ao contrário da criatura aberrante que lá está. O apoio dos jogadores e dos sócios terá de certeza.

    Saudações Leoninas

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 24, 2018 at 10:55 am

    Falo com conhecimento de causa e posso dizer que Varandas era um dos poucos homens decentes que ainda restavam no Clube.

    A maioria das pessoas não sonha com o que o homem passou…

    Nunca tinha pensado nele.como possível substituto de BdC, mas seria uma excelente opção.

    Uma coisa é certa: deve ser das pessoas mais consensuais no universo Sporting, sem rótulo de oposição e sem qualquer tipo de colagem a BdC.

  • josediogo
    Posted Maio 24, 2018 at 10:56 am

    Wow! “Didn’t see that coming!”
    Possivelmente, o candidato (Se lá chegarmos a eleições, como refere o VM) surpresa, que poderá efetivamente derrubar BC e “roubar” os votos de muitos Sportinguistas que (infelizmente) ainda estão com BC.
    Pelo que se tem visto nos últimos tempos, muitos sportinguistas continuam a apoiar BC, pelo simples facto de se regerem pelo principio (BC sai e voltamos ao tempos dos “Croquettes”, Godinhos e afins e prefiro como está agora, do que isso). Nota-se que, muitas pessoas têm receio que voltem tais individuos e como tal ficam com BC, o que não faz sentido porque se assim fosse, nenhuma sociedade evoluia, mas este é o receio de muitos.
    Porém, Frederico Varandas não representa o voltar ao passado, bem como, não representa alguma “ingratidão” que BC possa vir a dizer que alguns Sportinguistas estão (segundo ele) a ter.
    O médico parece ser uma pessoa equilibrada, capaz e profissional. Veremos o que o futuro trará, sendo que muito da sua “força” dependerá das pessoas que tiver na sua (eventual) lista.

  • Wonderkid
    Posted Maio 24, 2018 at 11:00 am

    Finalmente fez-se um pouco de luz! Jamais pensaria nele, mas é bem capaz de ser o melhor candidato possível para concorrer contra BDC. Se conseguir nomes, como por exemplo, João Benedito na lista dele então, eu diria que “está ganho”.

  • mateus77
    Posted Maio 24, 2018 at 11:04 am

    Frederico varandas é sem duvidas um nome forte , um grande candidato a presidência do sporting! É sportinguista , tem demonstrado grande profissionalismo durante todos esses anos , Frederico varandas tem uma coisa que nenhum dos outros têm : carisma tanto com os jogadores como com quase toda a massa associativa do scp ! , os jogadores gostam e respeitam ele ( aquilo que aconteceu no final da taça demostra isso, a forma como ele consolou os jogadores e especialmente o Rui Patrício) , neste momento precisamos de alguém apaziguador e Frederico varandas pode ser um bom presidente para a situação atual do scp! Além disso , ele tem muitos conhecidos no mundo do futebol ( incluído treinador, jogadores etc ) oque pode ser uma mais valia, pois pelo que tenho visto e lido na imprensa portuguesa o sr Bruno de carvalho que trazer à tona o morto do Sá Pinto …

  • Bardias
    Posted Maio 24, 2018 at 11:08 am

    Eu só quero é que o BDC saia… No meio de tanta coisa, isso é o mais importante que aconteça.
    Até lá, meus caros Sportinguistas, é acordar todos os dias, e ir logo ver a net se o Bruninho já saiu. Juro que nem ando a dormir descansado… Ao que chegou o meu amor ao clube.
    SL

  • J Silver
    Posted Maio 24, 2018 at 11:19 am

    Uma luz ao fundo do túnel. Inesperado mas bem-vindo. Esperemos pelo próximo episódio.

  • Kafka
    Posted Maio 24, 2018 at 11:24 am

    Coitadinho, se for a eleições (algo que duvido muito pois o BDC não vai abdicar), é mais um que vai ser esmagado pelo BDC nas eleições…

    Vou-me rir imenso quando mais uma vez cair por terra o mito mentiroso que a maioria dos Sportinguistas não está com BDC

    • josediogo
      Posted Maio 24, 2018 at 11:33 am

      Se o BC não abdicar (o que eu também duvido), será “posto fora” do clube, e aí penso que já não poderá recandidatar-se.

  • Kafka
    Posted Maio 24, 2018 at 11:31 am

    Aliás tem imensa piada ver as enormes cambalhotas que alguns Sportinguistas andam a dar, para tentarem justificar o apoio que deram ao BDC nos últimos 5 Anos e que afinal não era apoio, segundo o contorcionismo que andam a dar… O Dias Ferreira então ontem engasgou-se todo quando quis justificar que afinal nunca apoiou o BDC

    Viva a falta de espinha dorsal de muitos… Agora que a coisa está a correr mal, sacode

    • J Silver
      Posted Maio 24, 2018 at 11:39 am

      Já sabemos que os sportinguistas são ginastas já que tu não te cansas de o apontar. Se calhar as pessoas podem mudar de opinião ao perceber que estavam erradas ou não? Sempre é melhor do que estar errado e insistir na mesma.

      • Miguel Cardoso
        Posted Maio 24, 2018 at 1:40 pm

        Nem vale a pena… Já tinha explicado noutro post que as pessoas podem deixar de apoiar mas pelos vistos para certas pessoas se apoias alguem, apoias sempre independentemente das suas decisões.
        O que seria de um país que votassem sempre no mesmo partido…

    • Stravinsky
      Posted Maio 24, 2018 at 1:05 pm

      Caro Kafka, tantos comentários incendiários. É que são apenas e claramente isso, incendiários.

      As pessoas apoiam outras e depois – conforme as circunstâncias – eventualmente retiram os apoios. Diria eu que, isso sim, é ter espinha dorsal. Porque a espinha dorsal mede-se na consciência das pessoas. E quando as pessoas agem de acordo com a sua consciência, aí sim, demonstram espinha dorsal. Não ter espinha dorsal é – digo eu – permanecer mesmo quando a sua consciência o contraria.

      No fundo percebemos que o circo e o estado caótico do Sporting agrada ao Kafka. Mas permita-me afirmar-lhe que essa atitude de aniquilação do adversário – com laivos ditatoriais portanto – não é benéfica para ninguém. Muito menos para os rivais Porto e Benfica. Relembre-se que a competição torna-nos melhores.

      Cumprimentos!

    • JoseRibeiro
      Posted Maio 24, 2018 at 1:23 pm

      Não é preciso muito para justificar o apoio: o clube cresceu imenso com ele (tanto no futebol como nas modalidades, onde basta ver o que os atletas do Sporting dizem sobre ele). Chega a um ponto onde esse crescimento já não é compatível com as atitudes de BdC (que SEMPRE foram más e nunca foi por isso que em algum momento o apoiei).

  • SENSEI
    Posted Maio 24, 2018 at 11:32 am

    Três notas:
    – Frederico Varandas em momento algum diz que se vai candidatar a Presidente do Sporting, apenas que está disposto a “participar numa solução de governação”;
    – Vejo muitos users a falar em “provas dadas”. Provas dadas em quê? Só em Medicina Desportiva, o que não é bem igual a Gestão Desportiva. Por muito bom que seja na parte da Medicina, a parte de Gestão não é bem igual, principalmente para alguém que, segundo penso, nunca ocupou qualquer cargo diretivo. Poderia dar certo ou não;
    – Tal como o Sporting precisava de um indivíduo de rutura no período pós-Godinho, indivíduo esse que BdC serviu bem, agora precisa-se outra vez do mesmo, pelo que o Frederico Varandas, João Benedito ou alguém com perfil semelhante seria o ideal.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 24, 2018 at 11:56 am

      Não diz? “Um primeiro passo para LIDERAR uma solução de direcção”, diz ele.

    • ragnarsson
      Posted Maio 24, 2018 at 12:03 pm

      Em boa verdade ele diz “constitui (a demissão) na realidade um primeiro passo para liderar uma solução de Direcção do nosso Clube que seja convergente com…”.

      Por outro lado é cumpre funções de Director Clínico o que inclui funções de gestão (nas suas várias vertentes).

  • Kafka
    Posted Maio 24, 2018 at 11:36 am

    Já agora porque é que este Varandas levou 5 Anos a aturar isto e só agora que as coisas estão a descambar é que sai fora?

    Levou a 5 anos a perceber algo tão óbvio?

    Pode perceber muito de medicina, de vida percebe ZERO porque não é perceber nenhum génio para saber o que era o BDC à 5 anos atrás… Ou então não passa de mais um indivíduo sem espinha dorsal, que como durante 5 anos não lhe tocou a ele tava-se bem, agora que descambou e antes que toque a ele, toca a sair

    • O Fernandes
      Posted Maio 24, 2018 at 11:50 am

      Bom dia,

      Antes de mais, “o que era BDC há 5 anos”. O “à” está errado, e o “atrás” não se deve utilizar.

      Depois, não sei o que lhe tocou desta vez (Ao Dr. Varandas), mas o Kafka podia elucidar-nos, já que está na posse dessa informação.

      De seguida, e respondendo ao seu comentário abaixo, não houve nenhum contorcionismo, as pessoas apoiaram o Bruno de Carvalho no início em tudo, depois apoiaram em algumas medidas, sendo críticas noutras, e quando perceberam que os pontos fracos eram cada vez mais do que os pontos fortes, deixaram de apoiar. No fundo, é o que acontece em todas as democracias ou em todas as instituições que têm um líder.

      Fico no entanto feliz que ainda não tenha referido o seu teorema de probabilidades, sempre tão repetido e apregoado nestas caixas de comentários.

      Um abraço,

      O Fernandes

      • Gravensilla
        Posted Maio 24, 2018 at 12:08 pm

        Fernandes, sabes que o Kafka pode falar, pq ao contrário dos 95% dos benfiquistas, já em 2003 andava no mIRC a criticar o LFV. ;)
        Va la Kafka. :)
        Demoramos a entender e agora queremos seguir em frente. Para uns foi 1 ano, outros 2 anos,3,4,5.
        Mas ainda é possível mudar de opinião, ou tb nunca vamos votar em ninguém com medo que essa pessoa nos desiluda no futuro, seja governos, câmaras, presidentes, clubes, nada.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 24, 2018 at 11:57 am

      Isto cheira é a oportunismo.

      • J Silver
        Posted Maio 24, 2018 at 1:53 pm

        Sim, no sentido de que esta é a melhor oportunidade para tirar de lá a besta. Não há muito tempo para indefinições devido à iminência das rescisões de grande parte da equipa e não faz sentido estar a pedir a demissão da actual direcção se não houver uma alternativa, por isso ainda bem que esta aparece agora.

        Não é oportunismo portanto, é timing e é urgente.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Maio 24, 2018 at 2:23 pm

          Ok, provavelmente deveria ter estado calado, porque a minha informação é limitada. O meu raciocínio foi que se trataria de um rato a abandonar o navio e a tentar cavalgar uma eventual onda. É um fenómeno corrente em várias áreas, especialmente na política.

    • Ze Maria
      Posted Maio 24, 2018 at 12:03 pm

      Eu gostava de perceber é qual é o mal de uma pessoa apoiar outra e depois deixar de apoiar.

      O próprio Varandas deixou bem explícito que houve obras do Bruno de Carvalho com as quais ele concorda e que reconhece como positivas. Provavelmente isso terá coberto os “contras” que ele ele encontrou no Bruno de Carvalho.

      • J Silver
        Posted Maio 24, 2018 at 12:13 pm

        Também comentei isso mais abaixo. O Kafka nunca demora em crucificar os sportinguistas por causa disto mas na verdade é mesmo assim que as coisas funcionam: as pessoas mudam de opinião, e ainda bem. Pelos vistos isso é censurável para o Kafka. O que deveria acontecer sempre é termos uma opinião formada desde o início e nunca a mudarmos.

        • R1906
          Posted Maio 24, 2018 at 1:20 pm

          O Kafka também diz que é um não apoiante de LFV, mas nas partes mais institucionais , nunca vi criticar por aqui a actual direção. Também é giro ver por aqui , a quantidade de criticos de LFV, mas depois ganha com 90/95%.
          Faz parte da sua costela anti.

          Primeiro dizia que era tudo moldado, agora muitos mudam de opinião, já estão a sacudir o capote. Eu olho para isto e vejo a ideia que quer passar, mas lá está, faz parte da costela.

          • Heisenberg
            Posted Maio 24, 2018 at 2:25 pm

            Nem 8 nem 80. Vamos lá ver… eu não sou um especial apreciador das intervenções do Kafka, sendo que algumas consigo concordar e outras nem tanto. Mas aqui vou fazer um bocadinho de “advogado do diabo” (sem qualquer tipo de ofensa).
            Quer dizer, por um lado dizem que as pessoas têm todo o direito em ter uma opinião e depois muda-la, e o Kafka não tem direito a ter a opinião dele a manter essa mesma opinião e declarar que sempre pensou assim?
            Acho que ele tem muita razão em alguns dos pontos em que toca, pode ou não usar a forma mais apelativa para se fazer entender. Pode ser um problema de forma, mas não de conteúdo, nenhum ponto é descabido.

            Na realidade as pessoas têm todo o direito em ter uma opinião e depois alterar. Mas sejam honestos, quantos sportinguistas conhecem que digam “Eu estava enganado”? É que uma coisa é dizer, que “o apoiei mas estava totalmente enganado em relação à pessoa em questão”. Outra é todo um desfilar de “eu nunca gostei muito dele e tal, mas foi fazendo umas coisas boas e não havia ninguém melhor”, é completamente diferente e é a esta segunda que se assiste maioritariamente. Por orgulho ou não, não sei, mas não tenho ninguém sportinguista que me seja chegado que tenha dito que se enganou… apenas que, agora, concorda com a saída. (tenho alguns sim, que desde o inicio perceberam que era o homem errado para o lugar, mas também esses foram alvo de chacota por terem uma opinião diferente e por desejarem alguém diferente).
            Na realidade, na minha opinião, claro, desde o primeiro dia que estava claro o tipo de pessoa que liderava o SCP. Esta pessoa não mudou… não era um tipo de pessoa e de repente mudou… Não! Sempre foi assim, só que agora foi extremando cada vez mais até chegar as consequências a que se chegou, acompanhada pelo fracasso na busca do título nacional Ainda hoje, se não tivesse acontecido os infelizes acontecimentos da academia, os 90 e tal % dos adeptos continuariam do seu lado. Aliás, ainda hoje uma grande falange esta do seu lado, não tenho uma forma eficaz de quantificar, mas vejo que ainda é bastante gente. Se eliminássemos as agressões na académica da equação, já estaria tudo bem?
            Foi uma pessoa que sempre usou um discurso belicista, de ataque constante e diário, muito na base do anti-Benfica (quer queiram admitir, quer não.. esta é a verdade). E foi assim que conseguiu fazer uma espécie de lavagem cerebral a uma grande fração dos adeptos. Não critico, não pago quotas, logo não tenho direito a opinião, são os sócios que decidem quem querem como presidente. Não venham é agora lavar as mãos como fez Pilatos, como se fosse tudo um paraíso que apenas descambou agora nestes últimos dois meses, pois essa não é a verdade. A verdade é que o BdC sempre pautou por este tipo de comportamentos e os sócios/adeptos são responsáveis por o terem eleito e por o terem mantido e inclusive por, há coisa que dois meses, terem votado com 90 e tal % naquela aberração que foi a assembleia. Qualquer pessoa com mínimo de senso olha para o BdC e vê que é uma pessoa “doente e perigosa” para o desporto em geral e para o próprio SCP em particular. Alguns depositaram tantas esperanças que agora lhes custa imenso caírem na realidade. Não mudaram de opinião amigos, estavam era errados e agora aperceberam-se disso.

            Um abraço a todos

            • R1906
              Posted Maio 24, 2018 at 3:00 pm

              Amigo, não comeces com um nem 8 nem 80 e depois todo o teu comentário vai em prol de uma das ideias.
              O Kafka que tenha as ideias que quer, toda a gente sabe bem o parcial que ele é nquando se fala no que é nacional.
              Ele também para lavar as mãos se intitula de super crítico de LFV, mas crítico em que ? Criticar no futebol? Isso é para inglês ver, porque esse senhor em outros casos do Benfica defende sempre. Se até o pedro Guerra já defendeu, não me venham falar em críticos.

              Ninguém vivia no paraíso e quem perdeu a paciência foi a prova disso mesmo. Ou se um dia o LFV é algum dos casos rebentar não vai acontecer o mesmo? Se calhar muitos querem o LFV na rua, mas também não arranjam melhor e andam aí de cabeça baixa a esperar por algo.

              Podem manter as opiniões que quiserem, mas se antes eram todos uns rapados , agora que já dizem que chega, sai criticados por isso também? Preso por tudo então não?
              Convém não esquecer e que BdC foi assobiado q uns meses no estádio.
              Este discurso de vir para aqui com um objectivo bem claro em quem está contra ele está a lavar as mãos e no fundo manter a sua costela anti e criticar tudo e todos em Portugal excepto o Benfica, que é um desgracado.

              Hoje mais 3 comentários a cascar no mesmo.
              Portanto a ti ficava te bem também não vires com nem 8 nem 80 e seguires depois a totalidade do seu discurso.

              Nas próximas eleições do Benfica irei ver os famosos críticos por aqui, também são mais os que vejo a criticar do que a elogiar, mas os resultados são idênticos.

              • Heisenberg
                Posted Maio 24, 2018 at 5:41 pm

                Caro R1906, como deve calcular eu começo como bem entender, certo ou errado, tenho todo o direito como qualquer outro de dar a minha opinião. Não sou dono da verdade, é a minha opinião, formulada por mim e pensada com a minha cabeça.
                Eu não defendi o Kafka no contexto geral das intervenções que vai fazendo (aliás, até disse que não concordo com algumas das intervenções).
                Falei da situação do Sporting, defendendo que percebia algumas das observações do Kafka. Não falei da situação do Kafka.

                Outra Observação:
                “- O Bruno de Carvalho tal e coiso…
                – Ah mas o LFV isto e aquilo.”

                “- Corrupção no SCP?
                – Ah mas os e-mails e os vouchers.”

                Neste caso estamos a falar do Sporting que falemos do Sporting, quando for para falar do Benfica também falaremos do Benfica. Este constante misturar e justificar coisas porque o vizinho do lado também isto e aquilo… e porque os adeptos também isto e aquilo, é um pouco a imagem do que se estava a tornar este Sporting. Temos de falar do Vieira e do Benfica e do que os adeptos do Benfica acham do Vieira para poder falar desta situação? Não entendo.
                Ninguém é criticado por dizer que chega, a critica é pela falta de clarividência em momentos anteriores quando já estava aos olhos de todos o tipo de pessoa que ali estava, independente das coisas boas que foi fazendo, mas que a paixão clubística não deixava transparecer.
                Temos opiniões distintas, mas que devem ser respeitadas.
                Uma palavra para “O Fernandes” que soube responder com o que concordava, o que não concordava tanto, e sem falar do Benfica e do que os Benfiquistas fizeram ou poderão fazer no futuro. Tudo com respeito pela opinião do outro.

                Saudações desportivas a todos
                Abraço

            • O Fernandes
              Posted Maio 24, 2018 at 3:04 pm

              Boa tarde,

              Concordo com parte do comentário, e entendo o que diz.

              Quando diz que a pessoa não mudou mas extremou mais a posição, esse extremar por si só, já é uma mudança, por isso na minha opinião, mudou.

              Podemos contudo admitir que houve pessoas que desde o início disseram que ele ia extremar essa posição (mudar), e sim, concordo com isso, como concordo que o kafka avisou desse possível “extremar” mais cedo do que eu vi isso acontecer, e isso admito. Agora, este constante “pisar” dos Sportinguistas e o bater sempre na mesma tecla é que não concordo, até porque deixa de ter substância. Todos sabemos o contexto em que ele ganhou com 86% na AG, o contexto é muito importante! Eu não fui lá votar porque não consegui, e iria votar contra ele, e como eu houve muitos sportinguistas, porque as AGs não são como nas eleições em que conseguimos votar independentemente do tempo de espera. Além de que foi aplicada uma chantagem, e muitos sportinguistas deixaram-se ir nessa chantagem, tive amigos e familiares com quem discuti à conta disso, porque não fazia sentido cedermos à chantagem.

              Depois, por último, queria só realçar que eu sou um desses sportinguistas que fala, quando refere o “engano”, eu fui enganado, já reconheci e pedi desculpa por isso num texto publicado aqui no VM a semana passada.

              De resto, percebo a sua intervenção e agradeço!

              Um abraço,

              O Fernandes

    • Niall joaQuinn
      Posted Maio 24, 2018 at 2:27 pm

      Kafka,

      Há duas coisas que escapam claramente a esse raciocínio.

      Em primeiro lugar, o Frederico Varandas era até hoje um trabalhador dependente do Sporting, ou seja não fazia parte dos órgãos sociais, nem exercicia nenhum cargo de confiança directa da Direcção. Era um assalariado, que já estava no Sporting muitos anos antes do Bruno de Carvalho ser eleito. Nessa medida, o facto de ele concordar ou não com BdC era indiferente. Do mesmo modo que o é para qualquer funcionário do clube. Por exemplo, não é por um porteiro ou por um técnico do marketing concordarem ou nao com a direção que se vão despedir.

      Em segundo lugar, Varandas acordou agora como acordaram todos os sportinguistas. Basta pensar que há 3 meses BdC teve 90% dos votos numa assembleia sobre os estatutos.

      A menos que considere os sportinguistas como um grupo à parte, terás que convir que a posição agora assumida pelo Varandas não andará assim tão longe da racionalidade. Pelo menos uma coisa é certa: reflete bem o sentir dos sportinguistas.

  • Luisinho
    Posted Maio 24, 2018 at 11:41 am

    Muito mas muito desiludido com tudo o que seja desporto. A ver isto tudo vejo uma comunidade hipócrita, julgadora, apologista de ódio; tudo detrás de um sistema jurídico supostamente democrático que arrasta se a tomar qualquer decisões, particularmente quando houver grandes interesses financeiros. Sinto uma tristeza profunda, não só pelo Sporting mas pelas novas gerações e a sua herança.

  • Zamorano
    Posted Maio 24, 2018 at 12:00 pm

    Excelente notícia para o Sporting.
    Varandas terá o apoio de Rogério Alves + plantel e será um candidato fortíssimo…
    Curioso será perceber se apostará ou não em jj (a relação entre ambos é excelente mas os resultados desportivos recentes poderão falar mais alto).

    • Joao Duarte
      Posted Maio 24, 2018 at 12:32 pm

      O problema que vejo aí são os timings. A haver eleições serão para quando? Os jogadores têm menos de um mês para rescindir e as eleições nunca serão antes disso. Não estou a ver os jogadores (aqueles que não querem taxativamente trabalhar com o presidente) esperarem por eleições sabendo que existe uma probabilidade, que não é tão pequena quanto isso, de BC ganhar novamente.

  • ACT7
    Posted Maio 24, 2018 at 12:07 pm

    Acredito que com este candidato o Sporting consiga manter os principais activos do clube.
    Veremos se for candidato qual vão ser os ataques a uma pessoa que que trabalhou com BdC durante 5 anos, é que chateiam-se as comadres….
    Caso as eleições sejam entre BdC e mais 3 ou 4 candidatos, o BdC ganha fácil, se for BdC vs 2 (sendo um deles o Madeira Rodrigues) o BdC é capaz de ficar em 2º.
    Posto isto, o mais certo é nem sequer haver eleições e o BdC continua lá até destruir o Sporting.

    • Estigarribia
      Posted Maio 24, 2018 at 12:28 pm

      Exato. Aliás, se o Bruno de Carvalho for a votos só contra um (Rogério Alves ou Dr.Frederico Varandas, por exemplo) pode muito bem perder as eleições. Mas se for contra muitos candidatos a probabilidade de ganhar, infelizmente, é muito maior.
      Em relação ao Dr.Frederico Varandas, salvo erro, ele transita do mandato do Godinho Lopes para o mandato do Bruno de Carvalho. A nível da Medicina Desportiva é, talvez, dos melhores em Portugal e foi um dos obreiros da recuperação física, por exemplo, do Fábio Coentrão.

  • touny71
    Posted Maio 24, 2018 at 12:29 pm

    Já começou a campanha de descredibilização..já passou a chibo, rato, oportunista. Já é o culpado do Piccini ter jogado na Madeira e do Sporting ter perdido o lugar da Champions.
    Foi o Varandas que despoletou toda esta crise..

    De facto há ignorantes em todo o lado, mas os do Sporting fazem muito barulho

    Bruno de Carvalho conseguiu fazer um trabalho de lavagem cerebral brilhante. O ódio ao inimigo comum é de facto mais interessante que o projeto desportivo.

  • El Pibe
    Posted Maio 24, 2018 at 12:55 pm

    Mais um saltinho para fora do barco.
    Engraçado, que foi preciso acertar o passo aos jogadores para estes senhores não concordarem com a direcção, até lá esteve tudo muito bem, ninguém se demitia nem abria a boca.
    Tudo uma questão de oportunidade. Não tarda estará a provar o mesmo veneno do qual foi cumplice.

  • Axel Matic
    Posted Maio 24, 2018 at 12:57 pm

    Duvido que consigam derrubar o Bdc, o homem já foi buscar o Inácio e o Fernando Correia (espetacular como este aceitou fazer o papel de senhora do jornal da Coreia do Norte) e agora se houver a divisão entre Rogério Alves e Varandas, vai ser impossível depôr Bdc, isto porque o homem já alienou no seu discurso de propaganda, uma enormidade de associados, ele continua com o apoio total das claques que no jamor viraram-se contra os jornalistas, por isso acho que o Sporting está-se a tornar numa Venezuela!

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 24, 2018 at 1:52 pm

    O melhor nome até agora. Pedro Madeira Rodrigues é um zero em termos de tudo

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 24, 2018 at 2:08 pm

    Até pode ser o Cristiano Ronaldo como candidato, nenhum terá hipóteses com Bruno de Carvalho….

    O Sporting é neste momento uma jihad cheio de fieis ceguidistas….

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 24, 2018 at 3:41 pm

    O comunicado até tem mais elogios a Bruno de Carvalho do que críticas. Diz Frederico Varandas que só não se revê na recente deriva autocrática e sectária do presidente, e que pretende apoiar uma nova solução mais democrática, etc…
    Em primeiro lugar, não há nada de anti-democrático na postura de Bruno. Ele não é obrigado a demitir-se. Nem pode impedir a realização de eleições. As regras são muito claras.
    Sou a favor do Sporting, mas estou à espera que alguém (finalmente) se chegue à frente. E com propostas concretas, se não for pedir muito. Só leio críticas e mais críticas dos chamados “notáveis” mas gostaria de ler algo mais substancial.
    Rogério Alves, Benedito, Varandas… venha quem vier, tem de mostrar uma ideia de projecto. Até agora não passa do “Bruno é doente, Bruno é aquilo…” Ok, até pode ser… mas essa argumentação não chega.
    Varandas a presidente? “Grande sportinguismo” é um argumento fraco. Tem de apresentar propostas e equipa.

    • Joao X
      Posted Maio 24, 2018 at 4:42 pm

      Calma, uma coisa de cada vez. O homem ainda hoje se demitiu… Se bem que podia ter planeado quase tudo antes de tomar esta posição…

  • 100Clubismo
    Posted Maio 24, 2018 at 6:22 pm

    Este sim é uma nome forte, indefectível no amor ao SCP. Mas, como sempre, vai ser chamado de croquete, de traidor, etc, aliás, os blogs dos fanáticos brunistas já estão a injuriá-lo por várias razões, e se os “notáveis”, entre os quais Paulo Portões e o homem das licenciaturas inacabadas, declararem apoio, aí o Varandas perde crebilidade, porque os brunista, que têm a mania que são anti-establishment, odeiam esses notáveis, croquetes, etc.

Deixa um comentário