Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Frente-a-Frente – Sporting vs FC Porto: Qual o melhor XI?

Sporting e FC Porto vão medir forças num clássico que coloca frente a frente os dois primeiros classificados. Os leões ainda só venceram em casa, mas estão mais pressionados depois da derrota em Guimarães. Já a turma de Conceição chegou ao primeiro lugar de maneira algo improvável e agora até pode jogar com isso (um empate até pode ser bom, já que na segunda volta recebe os dois rivais no Dragão).

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

63 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Dezembro 15, 2023 at 12:42 pm

    Diogo Costa
    .
    Joao Mário
    Diomande
    Coates
    Inácio
    (falta o defesa esquerdo) Galeno
    .
    Alan Varela
    Eustáquio
    .
    Pepê
    Taremi (devia ser o Galeno)
    Gyökeres
    .
    SCP: 4
    FCP: 7
    .
    Treinador: Conceicao
    .
    SL

  • masterDC
    Posted Dezembro 15, 2023 at 12:48 pm

    Segundo as opções de escolha:
    Diogo Costa
    Diomande
    Pepe
    Inácio
    João Mário
    Hjulmand
    Morita
    Galeno
    Edwards
    Pote
    Gyokeres

    Conceição

  • Zizaran
    Posted Dezembro 15, 2023 at 12:51 pm

    Diogo Costa
    João Mário
    Diomandé
    Coates
    Inácio
    Galeno
    Hjulmand
    Morita
    Edwars
    Pote
    Gyokeres

    Treinador : Conceição

  • Valentes Transmontanos
    Posted Dezembro 15, 2023 at 1:14 pm

    Muito equilibrado. Tive muitas dúvidas entre Hujlmand e Varela, mas fui pelo Varela, que “conheço” melhor (ou seja, vi mais jogos dele na carreira). Edwards e Pepê é 50/50 para mim, fui pelo inglês só porque gosto mais do estilo de jogo. Entre os treinadores também tenho dúvidas, fui pela simpatia pessoal.

    Diogo Costa

    Diomande
    Pepe
    Inácio

    João Mário
    Alan Varela
    Morita
    Galeno

    Edwards
    Gyokeres
    Taremi

    Rúben Amorim

  • JJeoBoss
    Posted Dezembro 15, 2023 at 1:33 pm

    Não vejo os jogos do Porto mas o João Mário é assim tão melhor que o Geny? É a única que posição que não concordo até agora nas votações. Isso e o Gyokeres estar só com 94%

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 15, 2023 at 1:46 pm

      O Gyökeres concorre com o Evanilson. Eu sei que parece, mas ele nao é o super homem e o Evanilson, quando bem (como parece estar finalmente), é excelente também. Se o tema for a %, entao todos os que vencem deviam ganhar 100-0. Se o tema é a proximidade de qualidade dos jogadores, entao é normal qiue haja gente que ache o Evanilson melhor.
      .
      O Catamo teve bons lances, mostrou qualquer coisa, o pouco que mostrou é infinitamente melhor do que o muito que mostrou o seu concorrente interno para a posicao, mas (à hora que comento) o Joao Mário leva 2/3 dos votos, o que significa que 2/3 das pessoas o acham melhor. Provavelmente temos diferentes nocoes do que é ser “tao melhor”, porque eu nao consigo retirar nada disso desta votacao. Até podem ser os dois muito identicos em quantidade e a votacao ser 90-10, nao sao eventos indepenendentes.
      .
      SL

    • FilipeA
      Posted Dezembro 15, 2023 at 3:36 pm

      Então, mas se não vês os jogos do Porto, como podes concordar com as restantes votações?

    • Fireball
      Posted Dezembro 15, 2023 at 4:18 pm

      Acho o João Mário melhor sim. O Geny está a fazer uma época acima do esperado, não quer dizer que seja melhor jogador.

  • brunosilva386
    Posted Dezembro 15, 2023 at 1:37 pm

    O facto de ver tamanha diferença entre Alan Varela / Hjulmand e Morita / Eustáquio, só prova que este site é claramente direcionado mais a pessoas da capital. Dito isto, este é para mim, claramente o melhor 11. E até vou colocar Inacio a lateral esquerdo, usando eu um esquema de 4-4-2. Aqui vai:

    Diogo Costa
    J. Mário
    Pepe
    Diomandé
    G. Inácio
    Alan Varela
    Eustáquio
    Pepê
    Eduarwds
    Pote
    Gyokeres

    Quanto ao treinador, só alguém muito desonesto (que pelos vistos é a maioria das pessoas da capital que votaram) é que não diria Sérgio Conceição. É que ate acho insultuoso para o Sérgio ser colocado no mesmo patamar.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 15, 2023 at 1:50 pm

      Mas porque? Nao pode haver gente do Porto a votar em massa no Hjulmand ou no Morita é?
      Só porque essa diferenca te choca, isso quer que este site é direcionado mais a pessoas da capital? Nao pode haver gente honesta no mundo? Se fosse ao contrário, como era? Eram todos gajos decentes ou este site era virado para pessoas do Porto (para mim por exemplo)?
      .
      Deve mesmo ser um insulto enorme ser colocado no mesmo patamar de um treinador que pegou numa equipa em farrapos e fez dela campea nacional. É que no Porto qualquer Zé Mota se arrisca a ser campeao. O Conceicao, coitado, nao só é perserguido como agora também é insultado.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 15, 2023 at 2:15 pm

        A sério que perdeste tempo precioso a responder àquele comentário? Falta do que fazer?

    • Wey
      Posted Dezembro 15, 2023 at 3:27 pm

      Tens razao razao, isto esta dominado por pessoal da capital.
      Olha o exemplo Gyokeres vs Evanilson, 93% contra 7% neste momento. O que isto nos diz, que ha apenas 7% de adeptos portistas com palas no blog.

    • Fireball
      Posted Dezembro 15, 2023 at 4:17 pm

      Sim, no momento do registo temos que fornecer comprovativo de residência e se não formos “da capital” temos que esperar vaga, para garantir que não há demasiada gente da província e as pessoas “da capital” ficam em maioria. É isso mesmo, tens razão.

    • johnyboy13
      Posted Dezembro 15, 2023 at 5:37 pm

      Do Eustáquio eu já o sigo desde o Torreense pelo que posso falar á vontade, do Alan Varela vi pouco até agora.
      Onde é que o Eustáquio é superior ao Morita?… E mesmo sem ter visto muito do Alan Varela, o Hjulmand no mínimo é do mesmo patamar ao Varela.

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 15, 2023 at 6:49 pm

      Eu pensei que já não havia cassetes, mas no teu caso ainda tens a ranhura para as lá enfiar.
      Amigo, eu sou natural do distrito de Viseu e hoje moro a quase 600 km da capital. Vai a um cirurgião estético para te alargar os horizontes.

  • 20324AC10
    Posted Dezembro 15, 2023 at 1:39 pm

    melhor 11 possivel na minha opinião (ignorando os confrontos do vm):
    diogo costa

    pepê
    diomande
    pepe
    inácio
    nuno santos

    hjulmand
    morita

    edwards
    gyokeres
    galeno

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 15, 2023 at 2:08 pm

    Diogo Costa, Diomande, Pepe, Inácio, Pepê, Varela, Morita, Galeno, Edwards, Pote, Gyokeres. Treinador: Conceição

  • É dia de jogo
    Posted Dezembro 15, 2023 at 2:16 pm

    Sou do Sporting mas os 2% que votaram Adán devia dar cadeia ahahhaa

    • disturbed17
      Posted Dezembro 15, 2023 at 4:47 pm

      Não é pior que os 8% que votou no Evanilson

    • Syd Barrett
      Posted Dezembro 16, 2023 at 2:09 pm

      É muito pior. É sem noção mesmo. O Sporting está em 1° apesar do Adan. Tivesse um bom guarda redes e estaria isolado. É o elo mais fraco do 11 , logo não faz sentido voltares no pior jogador da tua equipa vs o guarda redes titular da seleção e a razão do Porto se aguentar em 2°. O Evanilson não é o pior jogador, diria até que é o segundo melhor avançado em Portugal depois do Gyokeres. Como disse acima, tem 13 contribuições de golo em 16 jogos. Entre o Gyokeres e o Evanilson comparas dois grandes jogadores, entre o Costa e o Adan não.

  • Mantorras
    Posted Dezembro 15, 2023 at 2:50 pm

    Diogo, Diomande, Coates, Inacio, Galeno, Joao Mario, Varela, Morita, Pote e Gyokeres.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 15, 2023 at 3:59 pm

    O meu onze combinado, ignorando momentos, de forma seria Diogo Costa, João Mário, St. Juste, Pepe, Inácio, Galeno, Hjulmand, Eustáquio, Edwards, Gyokeres e Taremi.

    Na baliza acho que Diogo Costa é o melhor guarda-redes em Portugal pelo que seria a minha escolha natural e penso que na maioria dos parâmetros é melhor que o seu concorrente.

    Na lateral direita, coloco João Mário porque é o menos mal de todos. Penso que o nível tem descido ao longo do tempo em Portugal e o último grande nome a sair foi Porro. Já houve Nélson Semedo, Ricardo Pereira, Danilo, etc., hoje escolho o menos mau que cá anda.

    No núcleo central, entre Pepe e Coates, prefiro o primeiro. Tirando o jogo de cabeça, principalmente em bolas paradas, considero o luso-brasileiro superior. Na direita, sem lesões, nunca teria cá chegado, pelo que St. Juste é aquele que oferece mais velocidade e largura e na esquerda Inácio garante estabilidade defensiva mas com uma saída limpa de bola.

    Na esquerda Galeno era o ideal para esta tática como mostrou no Braga. No Porto nota-se um bocadinho mais as suas fragilidades porque joga mais à frente e o último toque não é o seu forte mas retirando isso do jogo, é um monstro cá no burgo (e acabou agora de ser MVP da jornada da Champions).

    No meio, o Sporting acertou em cheio na contratação. O jogador enche completamente o campo e ainda consegue chegada à área (o que destabilizou a votação com Varela), sendo que o seu complemento é alguém que também sabe ser 6 e ser 8, conforme os momentos. Faz-me lembrar o meio campo do Porto com Herrera e SO!

    Na frente escolho o maior desequilibrador e que está a colocar a sua capacidade ao serviço do colectivo, o jogador deste campeonato até agora e com uma quantidade de golos assinalável e o avançado mais completo desde Jonas que cá passou (tirando esta época, estava com estatísticas brutais).

    A treinar isto Sérgio. Sérgio consegue ser campeão 1 vez a cada 2 anos, Amorim é 1 vez a cada 3 anos, sendo que no final é isto que festejamos independente do número de golos marcados, sofridos, nota artística, etc.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 15, 2023 at 8:19 pm

      Sendo que o Sérgio treina o Porto e o Amorim treina o Sporting. Faltou esse “pequeno” detalhe.

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 15, 2023 at 10:03 pm

        Nesse pequeno detalhe, os jogadores do Sporting jogam no Sporting e os do Porto no Porto! Além de que o Amorim investe em média por ano mais que o Sérgio!

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 16, 2023 at 8:44 am

          O Porto teve sempre equipas muito superiores à do Sporting. Eu não sei onde foste buscar essa ideia de que o Amorim investe mais em média (já agora os dados sff), mas, acreditando nisso, só é normal já que o Sporting parte muito atrás.

          Eu próprio votei no Sérgio. Acho é esse argumento estapafúrdio. O Porto oferece muito melhores condições de sucesso que o Sporting. E volto a bater na mesma tecla: é uma vergonha que o Sérgio tenha perdido um campeonato para o Amorim, e basta apenas um. Foi comido por um novato a liderar uma equipa muito pior, um clube fracturado numa situação instável.

          • Francisco Ramos
            Posted Dezembro 17, 2023 at 1:21 pm

            Começo a cansar-me das tuas teorias mas vou dar uma última possibilidade de tentares ser sério nos teus comentários, até porque depois das provas respondes com bugalhos aos alhos falados.
            O Amorim gasta em média 44,5M ano no Sporting comparado com os 35,5M investidos pelo Porto em igual período e isso não significa que parte atrás mas que investe mais, caso contrário estaríamos a dizer que o Benfica partia muito, muito atrás! E aqui tens a tua primeira prova/dados.
            Segundo, como é que o Porto oferece melhores condições? Não tem academia, está em fair-play financeiro, refém de uma direção e claque sabe deus, entre outros pontos. Está fraturado e instável como se viu na penúltima AG! Isto é oferecer melhores condições? E o Porto foi campeão com Maregas, Zaidus e Manafás, não sei onde é que a equipa é pior quando tens jogadores no PSG, Tottenham ou Man City dessa equipa!
            Por fim, vergonha? Porra! Tens o teu treinador em muita má conta e o meu em muito boa! O Guardiola é melhor que os outros mas não é vergonha quando perde, há que dar mérito a quem o tem e isso não invalida o primeiro ponto em que ele é melhor! Contudo, o teu comido por cebolada deixa muito a desejar, esperemos que na comida seja melhor!

            • Neville Longbottom
              Posted Dezembro 17, 2023 at 2:03 pm

              Vamos la então. Não e e PORQUE o Sporting investe mais que parte de trás. Não há qualquer relação de causalidade aqui. São acontecimentos independentes. Se não claro, era válido para o Benfica. O Amorim pegou no Sporting em 4 lugar, terminou esse ano em 4 lugar e dispensou os craques todos, fez uma equipa de jovens e valores da primeira liga. O Sérgio tinha sido campeão e tinha uma equipa muito superior. Ou não tinha? Isto não é consensual? Perdeu o título para o Amorim tendo muito melhores condições de sucesso, aliás como provam os sucessivos posts do VM na altura (o Sporting estava para terminar em 4 lugar novamente) e as odds das casas de apostas.
              .
              O Porto oferece muito melhores condições de sucesso. Por isso é que treinadores como o Jesualdo (falhou nos outros grandes), Vitor Pereira, AVB, etc só tiveram sucesso no Porto. E não estou só a falar de planteis e qualidade, há muitos outros fatores. Fatores que levam a que as equipas respeitem o Porto e não respeitem o Sporting. E não é roubos nem árbitros.
              .
              Voltando ao exemplo das odds, o Amorim começou todos os campeonatos com as casas a darem o Sporting no 3.o lugar. Alguma vez o argumento do Sérgio ganhar 1 em 2 e o Amorim 1 em 3 tem validade? E quase tão estapafúrdio como dizer que o Artur Jorge é um meco porque nunca foi campeão. Mesmo como o Sporting a frente do Porto no campeonato, continuam a dar o Porto como favorito.
              .
              Se querem por o Sérgio como melhor treinador, usem melhores argumentos. Há vários. E bons. Vir com o argumento dos títulos, como se os dois treinadores tivessem igual responsabilidade é parvo.

            • Neville Longbottom
              Posted Dezembro 18, 2023 at 9:48 am

              Já agora, vale eleger os teus 3 piores jogadores e depois dizer que nós temos jogadodores no PSG, Tottenham ou Man City? Isso quer dizer o que?
              .
              Tambem tinhas nessa equipas jogadores de Arsenal e do PSG olha que coisa! Isso é válido para que? O Porro quando veio era um Fresneda pior, basta ver os primeiros jogos. Quem o fez jogador foi Amorim. Assim como os outros. O Matheus Nunes nem sequer era titular. O Ugarte nem sequer estava no Sporting.
              .
              Com argumentos desses, é normal que fiques cansado. Perdes sempre.

              • Francisco Ramos
                Posted Dezembro 18, 2023 at 4:44 pm

                Eu fico cansado dos teus argumentos, daí deixar de te responder, porque nem se trata de ganhar ou perder! Falaste de investimento, justifiquei-o, vieste com Odds. Depois que nós tínhamos super equipa e vocês não, justifiquei-o, vieste com o JF, AVB e sei lá mais quem. Como nunca argumentas nada do que te digo, foi a última vez que te respondi!
                P.S. O jogador que está no PSG é Nuno Mendes!! Mas entendo, estás cansado!

                • Neville Longbottom
                  Posted Dezembro 18, 2023 at 11:41 pm

                  Não amigo. Eu nunca pus em causa o investimento.

                  Mas acabar de perder mais um. Ou o Porto não tinha jogadores do Arsenal e PSG também? A isso não respondeste.

                • Neville Longbottom
                  Posted Dezembro 18, 2023 at 11:43 pm

                  Já agora.

                  Eu falo de qualidade e tu falas de investimento. É a tua contra argumentação.

  • NoSense
    Posted Dezembro 15, 2023 at 3:59 pm

    O meu frente-a-frente esteve quase em concordância com o restante, mas com algumas opiniões diferentes:
    Digo Costa (sem discussão)
    Diomande (neste momento sem discussão)
    Pepe
    Gonçalo Inácio
    João Mário (maior experiência e qualidade)
    Hjulmand (na minha opinião é mais forte nos 2 momentos do jogo)
    Morita (na minha opinião é um dos 2 melhores médios do campeonato)
    Galeno
    Pepê (na minha opinião, e vale o que vale, quando focado e na posição certa é um dos 3 melhores jogadores do campeonato, apesar de lhe faltar golo. Prevejo que jogue a médio ofensivo entre linhas neste jogo)
    Taremi (por muito que goste de Pote, mas aqui vou para Taremi)
    Gyokeres

    Sérgio Conceição (melhor a ler o jogo dentro e fora de campo)

  • Zizaran
    Posted Dezembro 15, 2023 at 4:00 pm

    Gostava, sinceramente, que quem votou no Adan, Zé Pedro e Zaidu viesse justificar as suas escolhas. Ou foi um misclick ou então não sei

  • Kacal
    Posted Dezembro 15, 2023 at 4:05 pm

    Diogo Costa e Diomandé deveriam ter 100% mas nunca será possível haver um 100% porque alguns entram, olham para a camisola e votam conforme a cor, pena mas é o que é resta aceitar e respeitar fazendo a nossa parte. Todas as outras escolhas acho que são mais discutíveis e com argumentos a favor de cada lado. Mas eu votei em Gyokeres por exemplo, acho o Evanilson muito bom jogador e que ainda tem ali margem para evoluir se for mais consistente, mas não consigo não votar no sueco que acho uma máquina! Nos treinadores votei no Amorim porque nutro mais empatia por ele e acho que tem feito uma época melhor apesar de tudo. Os restantes votei mais ao menos no que a maioria votou embora tivesse duvidas em alguns como Hjulmand/Varela e mais um ou outro, mas acho que há um equilibrio nas escolhas. Vai ser um jogo intenso e bem disputado decidido em pormenores, não tenho duvidas. Que vença o melhor!

  • Fireball
    Posted Dezembro 15, 2023 at 4:15 pm

    Um pouco surpreendido com a diferença entre o Galeno e o Nuno Santos. Tive bastante dificuldade em escolher entre eles, entre Edwards e Pepê, e entre Pote e Taremi. O resto nem precisei de pensar duas vezes, para mim as escolhas foram óbvias.

  • Fantantonio
    Posted Dezembro 15, 2023 at 4:21 pm

    Neste ponto da época:

    Diogo Costa
    Diomande
    Coates
    Inácio
    Pepê (por default, qualquer jogador do FCP ganha aqui, só seria equilibrado entre Esgaio e Jorge Sanchez)
    Hjulmand
    Morita
    Galeno
    Taremi
    Edwards
    Gyokeres

    Se fosse no início da temporada, Alan Varela tinha lugar no lugar de Morita. Se estivesse no seu melhor, Pote era uma opção óbvia, mas não está ao seu nível. Pepe tem sido gerido fisicamente, mas poria no lugar de Coates em termos de qualidade intrínseca. Adán poderia discutir o lugar há 2 épocas, mas neste momento ter 3% dos votos é quase criminoso, nem deveria ser discutível que o Diogo Costa é melhor. O Galeno está num excelente momento.

  • Veridis Quo
    Posted Dezembro 15, 2023 at 4:52 pm

    O Varela pode vir a ser o próximo Rodri e o Hjulmand o próximo Farnerud, mas do que se viu até agora, surpreende-me que haja alguém a defender o rendimento do argentino sobre o do dinamarquês. O Varela com bola é praticamente nulo, uma vez que literalmente só passa para o lado e joga curto nos centrais ou laterais e mesmo sem bola parece-me menos impressionante do que se apregoava na Argentina. O Hjulmand, por outro lado, passa o jogo inteiro a meter bolas entre linhas e a verticalizar o jogo. Sem bola, também me parece bastante acima do que o Varela tem feito. E se o olhómetro podia falhar, os números certamente que não.
    —-
    Passes progressivos p/ 90m em médios do FCP na era Sérgio Conceição:
    Óliver Torres: 7,4
    Héctor Herrera: 5,3
    Vitinha Ferreira :4,9
    Matheus Uribe: 4,4
    Bruno Costa: 4,3
    Stephen Eustáquio: 4,2
    Sérgio Oliveira: 4,2
    Marko Grujić: 3,9
    Danilo Pereira: 3,6
    Alan Varela: 2,5

    Dados do Goalpoint e que assinalam bem a pobreza e a nulidade que o Varela tem sido com bola. O Hjulmand, por exemplo, vai com 5.9 passes progressivos por 90. No remate (e até no cruzamento) também já mostrou mais predicados que o Varela.
    —-
    Indo aos números defensivos por 90:
    Tackles: 2.54 (Hjulmand) vs 1.33 (Varela)
    Tackles won: 1.58 vs 0.66
    Recuperações de bola: 7.18 vs 5.83
    % de tackles a dribles: 54.5% vs 50%
    % de duelos aéreos ganhos: 50% vs 45,5%
    Dados do FBREF.
    —————–
    Não sei como é que se olha para o rendimento e para o que ambos têm feito, com e sem bola, e a conclusão é que o Varela tem estado melhor. Acrescenta MUITO menos com bola e mesmo sem bola quase todas as métricas vão a favor do Hjulmand.

    • Dr. Esgaio
      Posted Dezembro 15, 2023 at 7:43 pm

      Percebo as estatísticas Veridis e não tinha noção disso, mas por acaso dos jogos que vi do Porto gostei do rendimento do Varela, e também já vi jogos menos conseguidos do Hjulmand. O Varela parece ser importante para o Porto na circulação de bola, que acho que fica mais visível se o jogador nao jogar. Também haveriam outras estatísticas que acharia interessante comparar.
      Eu diria que neste momento seria ela por ela, gostava de ter os 2 no Sporting, mas percebo o teu ponto e pelas estatísticas parece haver uma superioridade do dinamarquês

      • Veridis Quo
        Posted Dezembro 15, 2023 at 8:49 pm

        O Varela acrescenta zero à circulação do Porto. O meu ponto não é as estatísticas, o meu ponto é mesmo pelo que vejo. As estatísticas só confirmam o que se vê. Não é ver futebol pelo excel, mas é usar o excel para confirmar ou desmistificar o que se vê.
        O Varela tem tido um rendimento banal. É um bom médio, tem margem de progressão, mas até para o que esperava dele, o máximo que se pode dizer é que tem sido certinho. Não impressiona em condução, é inexistente no passe praticamente, sem bola é competente mas longe de ser um Ugarte ou até um Florentino. Tem estado aquém até do que eu esperava, tanto que até o pedi aqui para o Sporting. Não tem deslumbrado em praticamente nada. Os números vão de acordo ao que se vê.

    • The Mo
      Posted Dezembro 15, 2023 at 9:32 pm

      Se não for pedir muito, mete ai esses dados para a comparação Eustaquio vs Morita.

  • Pablo
    Posted Dezembro 15, 2023 at 5:12 pm

    Segui o fluxo apenas discordo em partes…SC é melhor que o Rubén Amorim, Pepê melhor que Edwards e Taremi melhor que Pote…

  • Filipe__Santos
    Posted Dezembro 15, 2023 at 5:48 pm

    Curiosa a diferença entre Morita e Eustáquio. O canadiano tem pouco reconhecimento para o que joga. Apesar de não ter um estilo fácil de admirar para quem não vê jogos de início a fim, é daqueles médios que sempre que marca ou assiste, é candidato a MVP (já o foi 3 vezes esta época).

    Sendo o confronto com Morita, que também é um médio com pouca estatística, surpreende-me o resultado.

    • DICAS
      Posted Dezembro 15, 2023 at 8:12 pm

      Porque não vês jogos.do Sporting.

      Tal como falas do Eustáquio e bem, o Morita so não tem mais fama porque veio do santa clara já com 27 anos ( saltou tarde para a Europa).

      Para mim é o segundo melhor médio do campeonato atrás do Musrati so (e atenção que votei mais jogadores do porto neste ranking que do Sporting).

      Vê lá uns jogitos do japonês e percebes o que te estou a dizer. Qualidade técnica sublime, visão, execução, um pulmão inesgotável, defende, desarma, antecipa. Sabe ler os momentos de jogos e parar e acelerar quando necessário. Tem chegado cada vez melhor na área onde percebe quais as zonas não cobertas por companheiros. Excelente passe curto e longo, remate. Já o mostrou na Champions, liga, taças …

      É um jogador com muiiita qualidade e um dos melhores do campeonato ( na minha opinião).
      Mas lá está, é médio e é baixinho e não reclamam muito … Não chama a atencao

      • Filipe__Santos
        Posted Dezembro 15, 2023 at 10:04 pm

        Vejo vejo. Eu se calhar expressei-me mal, porque apesar de só ter falado do Eustáquio, não quis desconsiderar o Morita que é um dos jogadores mais regulares do campeonato desde há vários anos.

        O que me surpreendeu foi a disparidade de preferência, precisamente por serem dois jogadores de estilo discreto, e eu considerar que – esta época – Eustáquio tem sido mais preponderante que Morita. Claro que esta análise depende sempre do momento da equipa: é mais fácil um médio centro destacar-se numa equipa que tem tão pouco acerto ofensivo como o Porto: como não há quem realmente “brilhe”, valorizamos mais outro tipo de contributos. Já no Sporting, com a regularidade concretizadora do sueco e os fogachos Maradonianos do Edwards, os destaques estão sempre longe dos médios trabalhadores.

        Acho que o que pode fazer aqui pender tanto a balança para o Morita é a eterna questão da relação com bola, que todos associamos quase automaticamente à qualidade.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 16, 2023 at 12:29 am

        Não sei se é o segundo melhor, mas o jogo que fez em Turim na época passada foi dos melhores jogos que vi um médio fazer na minha vida. É um grande jogador.

    • Veridis Quo
      Posted Dezembro 15, 2023 at 8:19 pm

      O Morita é mais resistente à pressão, tem mais qualidade no passe, constrói melhor, é praticamente ambidestro e é tão ou mais competente que o Eustaquio sem bola. Tirando o remate, não vejo grande atributo do Eustaquio acima do Morita.

      • Filipe__Santos
        Posted Dezembro 15, 2023 at 10:38 pm

        Morita é excelente, de uma regularidade incrível provada em dois contextos (estilo de jogo, qualidade dos colegas, comportamento padrão do adversário) praticamente opostos dentro do que é a realidade portuguesa, e no acumulado da carreira, é facilmente um jogador mais completo e interessante que Eustáquio.
        NESTA ÉPOCA, porém, tudo o que dizes na primeira frase está errado. Se retirarmos o fator de “ser agradável à vista” – porque realmente estamos a olhar para o jogo e repararmos que Morita tem melhor relação com bola que Eustáquio – quase tudo o que é mensurável em campo é favorável a Eustáquio. Basta googlar “Compare Morita Eustáquio Stats”.

        Por exemplo “Morita é mais resistente à pressão”:
        -Número de perdas de bola originadas por desarmes de adversários: Morita 10 | Eustáquio 3 (para contextualizar isto, Morita tem muito mais vezes a bola nos pés, mas ainda assim Eustáquio consegue correr com a bola praticamente a mesma distância no total, e superioriza-se com algum relevo na distância em condução progressiva).

        “Defensivamente Morita é tão ou mais competente”:
        -Tackles: ligeiramente melhor o Eustáquio, mas muito próximos
        -“Blocos” (vezes em que interrompe o passe/remate do adversário, sem ficar com a posse de bola): Morita 5 | Eustáquio 15
        -Interceções (vezes em que interrompe o passe/remate do adversário, e fica com posse de bola): Morita 3 | Eustáquio 14

        Morita merece ser considerado um melhor jogador que Eustáquio, concordo, mas esta época não o está a ser, devido ao performance de Eustáquio, muito acima do seu nível médio.

    • GuGu
      Posted Dezembro 15, 2023 at 11:07 pm

      À lenha que distribui, seria uma opção inviável para qualquer equipa que não o Porto.

  • Veridis Quo
    Posted Dezembro 15, 2023 at 8:22 pm

    Diogo Costa
    Pepê
    Diomande
    Pepe
    Inácio
    Galeno
    Hjulmand
    Morita
    Edwards
    Gyokeres
    Evanilson

    Não acho que o Coates esteja a fazer uma época inferior ao Pepe, portanto nesse é uma moeda ao ar. Em tudo o resto, tenho poucas dúvidas.

  • AndreChaves9
    Posted Dezembro 15, 2023 at 8:43 pm

    Eu gosto muito mais do 11 do Sporting. Individualmente são bem melhores na minha perspetiva. Individualmente olho para os jogadores do Porto e sinceramente….

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 15, 2023 at 9:01 pm

    Adan com 3% e Evanilson com 8% atingiram, nesta votação, o ponto mais alto das suas épocas.

    • Hugorr
      Posted Dezembro 15, 2023 at 9:50 pm

      Julgava eu que o ponto mais alto da época do Evanilson tinha sido um hat-trick na Champions League.

    • Syd Barrett
      Posted Dezembro 16, 2023 at 5:49 am

      Votei Gyokeres, mas essa piada foi bem ao lado. Evanilson está na sua melhor forma com 13 contribuições de golo em 16 jogos…

  • jimmyvicente
    Posted Dezembro 16, 2023 at 1:08 pm

    Aqui o problema é que vão jogar o esgaio e o Mateus reis

Deixa um comentário