Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Galácticos sim, mas a que custo?

Fundado a 6 de março de 1902, o Real Madrid assume, há já largas décadas, um estatuto diferenciado no imaginário de praticamente todos os intervenientes desportivos. Há relativamente pouco tempo, James Rodríguez partilhou a forma curiosa como foi convencido por Florentino Pérez a assinar pelo Real Madrid, quando tinha ofertas bem mais vantajosas do ponto de vista financeiro. “Quieres plata o gloria”, esta terá sido a derradeira frase que fez com que James, no seu pico de cotação, tivesse optado por ingressar nos Merengues.

No meio da sua grandiosa história, existe um nome cada vez mais incontornável: Florentino Pérez. O ex-empresário espanhol já completou mais de 2 décadas como comandante da nau blanca, ficando apenas atrás do mítico Santiago Bernabéu e sendo mesmo o presidente mais titulado da longa história merengue. Na verdade, o Real Madrid tem sido um exemplo de gestão exímia, entendendo como ninguém os finais de ciclo e fazendo transições suaves de figuras míticas para as novas figuras emergentes. Vale a pena notar que da mítica equipa de 2017/2018, a das 4 Champions em 5 anos, apenas restam no plantel 5 atletas, desses 5 atletas apenas 3 daqueles que eram presenças habituais no 11 (Carvajal, Kroos e Modric), sendo que atualmente apenas 2 mantém estatuto de habituais presenças no 11 (Kroos e Carvajal). Contudo, e tão pouco tempo depois desta mítica equipa, o Real apresenta-se com uma pujança invejável. Um estádio novo, 2 títulos da Liga em 3 anos, 4 presenças consecutivas nas 1/2 finais da Champions e 1 vitória e acima de tudo com um plantel renovado e virado para o futuro. Bernardo Silva na antevisão dos quartos de final da Liga dos Campeões, dizia que este Real Madrid é a melhor equipa do mundo do ponto de vista da qualidade individual.

Olhando para os atletas que constituem o plantel atualmente e acreditando nas palavras do jornal A Marca, o plano de Florentino Pérez é verdadeiramente assustador. O periódico, conhecido pelas suas estreitas ligações ao clube da capital, revela que o plano de Florentino passa por trazer já em 24/25 Mbappé, Alphonso Davies e Endrick e para 25/26 Hakimi e Haaland, sendo que a estes ainda pretende juntar um central de futuro. Imaginar um Real Madrid com todas estas figuras, aliado a uma Arábia Saudita que parece ameaçar bastantes clubes europeus no curto/médio prazo, poderá trazer um período de larga hegemonia blanca. Parece-me relativamente pacífico afirmar que esta potencial equipa, os Galácticos 3.0, seriam sem grandes dúvidas a constelação geracional mais completa quando comparados com os Galácticos 1.0 e 2.0.

No entanto, existe algo que salta à vista de imediato neste hipotético plano de Florentino. Se na versão 1.0 estavam no plantel figuras como Casillas, Raúl, Salgado, ou Helguera e na versão 2.0, jogadores como Casillas, Sergio Ramos, Arbeloa, ou Xabi Alonso. Nesta nova versão dos Galácticos não existe qualquer nome espanhol. O Real Madrid arrisca-se assim a montar um 11 de superestrelas, sem qualquer atleta nacional, seja num possível 11, seja até naqueles que não sendo titulares poderão ter uma participação mais ativa vindos do banco (Endrick, Guler, Brahim ou até mesmo Rodrygo).

Quando se compara com aquilo que tem sido feito na Catalunha (obviamente que em grande parte, por dificuldades financeiras), o plano de renovação do Barcelona parece ser diametralmente oposto. A prioridade parece estar dentro de fronteiras e quando vemos aquelas que são as grandes bandeiras de futuro, não existe praticamente nenhum estrangeiro (Cubarsí, Eric García, Baldé, Gavi, Pedri e Lamine) e mesmo Araújo provém da La Masia. Modelos diferentes e visões de clube diferentes.

Logicamente que os clubes são hoje, e cada vez mais serão, marcas globais. Porém, um clube na minha visão, não pode nem nunca deverá ser a ausência de referências e entristece-me ver um Real Madrid que poderia ser um clube de qualquer parte do globo, sem qualquer referência interna. Não sabemos ao certo os impactos de uma gestão assente numa política totalmente externa, mas sabemos que aquilo que fez crescer os clubes para aquilo que são hoje, foram as suas gentes e aqueles que vivem e sentem o clube como mais ninguém, dando-lhes a tão badalada mística. Tudo isto me leva a questionar: Galácticos sim, sucesso muito provável, mas a que custo?

Visão do Leitor: Santander

27 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 8, 2024 at 1:58 pm

    Endrick será um flop de todo o tamanho, daqui a uns anos vamo-nos rir quando vimos o nome dele associado a estes nomes e ele estiver a jogar num Valladolid na Segunda Divisão espanhola.
    .
    Faz lembrar o Moukouko que partia tudo na formação e só agora aos 19 anos, quando o corpo já está mais formado dá para ver que tipo de jogador irá ser.
    .
    O Real Madrid pagou 80M por um jogador baixinho e redondinho, não muito rápido mas que é bom de bola, mas isso são todos no Brasileirão. Na Europa nem vai conseguir respirar quanto mais tocar na bola.
    .
    Rodrygo e Vini Jr. têm a mesma estampa mas ao contrário do Endrick não têm predisposição para engordar. Além disso apenas haverá lugar para um desses 3 neste novo Real Madrid que se está a desenhar.
    .
    O Barcelona já se apercebeu do gigante erro que foi a contratação do Vítor Roque e o Real Madrid estará prestes a perceber o mesmo com o Endrick.. Quem ficou feliz foram os empresários que se encheram de dinheiro com ativos completamente martelados num tipo de “package” que estão a aprimorar para enganar os endinheirados europeus…

    Mais uma para o extenso rol de flops que são artistas do Brasileirão que tem um ritmo parecido à Liga Revelação…
    Óscar foi flop ficou o Chelsea a arder
    Arthur Melo foi flop ficou o Barcelona a arder
    Reinier foi flop ficou o Real Madrid a arder
    Bernard foi flop ficou o Shaktar a arder
    Gabigol foi flop ficou o Inter a arder
    Pato foi flop ficou o AC Milan a arder
    Lodi foi flop ficou o Atlético Madrid a arder
    Éverton Cebolinha foi flop ficou o Benfica a arder
    Deivid foi flop ficou o Chelsea a arder
    Antony foi flop ficou o Manchester United a arder depois do Ajax ter vendido no momento certo
    Ângelo foi flop ficou o Chelsea a arder
    Andrey Santos foi flop ficou o Chelsea a arder
    Pedro foi flop ficou a Fiorentina a arder
    Guilherme Arana foi flop ficou o Sevilha a arder
    Gabriel Verón foi flop ficou o Porto a arder
    Kayky foi foi flop ficou o Manchester City a arder
    etc
    etc

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Maio 8, 2024 at 3:21 pm

      O Moukokou partia tudo na formação porque também mentiu em relação a idade… algo que já foi provado.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 8, 2024 at 3:22 pm

      Como rir a bom rir!
      Porque não pegaste em Vinicius Junior, Rodrygo, Bruno Guimarães, Gabriel Guimarães, Paqueta e outros? Ou anteriormente em Dani Alves, Marcelo, Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Neymar, Kaká e outros.

      Ao menos aprendi que há estampas de engordar e outras que não engordam!

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 8, 2024 at 5:03 pm

        Dani Alves? Craque
        Marcelo? Craque
        Ronaldo Fenómeno? Craque
        Ronaldinho? Craque
        Neymar? Craque, mas com zero de cérebro
        Kaká? Craque
        .
        Não sei se Vini Jr ou Rodrygo entrariam na seleção brasileira de 2006 por exemplo.
        Gabriel Magalhães é um bom central para jogar a partir de trás mas comete demasiados erros nos jogos grandes.. Paquetá e Bruno Guimarães? A sério que deste exemplos de jogadores no seu prime que estão nos colossos Newcastle e West Ham??
        .
        São esses os craques atuais que fazem sombra aos do passado?

        • Tiago Silva
          Posted Maio 8, 2024 at 5:55 pm

          Como se o Newcastle e o West Ham não fossem grandes clubes… e estão nestes clubes agora mas são pretendidos por meia Europa.

        • Francisco Ramos
          Posted Maio 8, 2024 at 9:07 pm

          Espera, o Newcastle ou West Ham não contam mas conta o Ajax, Benfica, Sevilla ou Porto! Está bem então.

          E hoje em dia no Brasil ou outro país qualquer, compra-se futuros jogadores. Uns dão, outros não!

        • LittleMozart
          Posted Maio 9, 2024 at 2:55 am

          Quem te dera a ti teres o Paquetá e o Bruno Guimarães na tua selecção.

    • w0bbly
      Posted Maio 8, 2024 at 3:31 pm

      Ao menos tu para me fazeres rir Clismo. Essa xenofobia contra o Brasil devia ser caso de estudo. O brasileiro que te magoou devia ser mesmo lixado, ficou-te a morder desde então…

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 8, 2024 at 4:59 pm

        Não há xenofobia nenhuma, o Brasil é um país de futebol com muitos craques, mas muito longe do nível onde pensam que estão, atualmente, de uma forma geral.
        Têm bons extremos? Têm sim senhor. Mas não podem fazer uma equipa com 11 extremos, não é verdade?

    • Miguelvuck31
      Posted Maio 8, 2024 at 3:49 pm

      O miúdo é jovem, tem muito potencial, não devemos estar a fazer depreciações neste momento.

      Porque ele tem uma coisa que esses flop’s todos não têm/tiveram, Foco.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 8, 2024 at 5:06 pm

        Será que tem foco? Ou será também esse “foco” uma fabricação da sua entourage por trás dele a trabalhar forte na sua imagem? Ele só diz o que lhe mandam dizer e só faz o que lhe mandam fazer.
        .
        Dos jogos que vi, até deu pena. Alguns bons momentos quando lhe dão o espaço que ele precisa e que só existe no Brasileirão.

    • CABONG
      Posted Maio 8, 2024 at 4:27 pm

      Isso é uma observação completamente falsa e enviesada.
      Não só porque para a maioria dos nomes ainda é demasido cedo para ser considerados flops, outros é completamente falso terem sido flops(Oscar em 4 anos de Chelsea fez 38 golos e 30 assistencias o que para um medio é bem interessante); mas também porque Brasil é um dos maiores exportadores do futebol mundial por cada flop que exportam há pelo menos outro que é bem sucedido.
      Sávio, Ruan, Natan, Rodrigo Muniz, João Gomes, Paquetá, Martinelli, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Bremer, Richarlison, Danilo, Abner

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 8, 2024 at 5:08 pm

        Tudo bons jogadores de Liga Europa. Tirando o Richarlison que é apenas bom jogador de Conference League e talvez conseguisse fazer a diferença no Brasileirão.

    • Gndias
      Posted Maio 8, 2024 at 7:37 pm

      Até posso concordar contigo..mas o que são 80 milhoes para o Real Madrid honestamente? Trocos..

    • LittleMozart
      Posted Maio 9, 2024 at 2:52 am

      Fábio Silva (Wolves)
      Nuno Tavares (Arsenal)
      Fábio Vieira (Arsenal)
      Tiago Dantas (Bayern Munique)
      Renato Sanches (Bayern Munique)
      Vitinha (Marselha)
      João Félix (Atlético de Madrid)
      Bruma (RB Leipzig)
      Francisco Trincão (FC Barcelona)
      Tiago Ilori (Liverpool)
      João Mário (Inter de Milão)
      Rúben Vezo (Valencia)
      Edgar Ié (FC Barcelona)
      André Gomes (FC Barcelona)
      Ivan Cavaleiro (Monaco)
      Rony Lopes (Sevilla)
      Hélder Costa (Wolves)
      Bebé (Manchester United)
      David Carmo (FC Porto)

      E receio que para esta lista irão entrar Diogo Costa e António Silva. Nem incluí os inúmeros jovens “craques” portugueses que tu andaste a promover durante anos neste espaço e que, felizmente, não enganaram ninguém, ao contrário dos flops acima enumerados.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 9, 2024 at 2:50 pm

        Fábio Silva e João Félix foram jogada de agentes para injetar liquidez nos clubes. Simples.
        Quem dera a muitos clubes da Champions terem o Fábio Vieira. 35M foi barato.
        Tiago Dantas esteve apenas emprestado ao Bayern Munique, não conta.
        Renato Sanches era Golden Boy e campeão europeu com 18 anos, querias mantê-lo no Benfica como?
        Bruma no Leipzig? Antes disso esteve no Galatasaray e Real Sociedad.. não estou a perceber a relação.
        Quem dera ao Barcelona terem o Trincão hoje em dia…
        Ilori? A sério que estamos a falar de transferências de apenas 7M de euros? Era um central apetecível naquela altura por ter um estilo Varane, o Liverpool arriscou e o jogador não esteve à altura, simples.
        Edgar Ié… ok, precisaste mesmo de ir buscar transferências de 1.5M de euros… Não te esqueças que estamos a falar de um internacional português eh eh eh
        André Gomes foi comprado por 20M ao Benfica pelo Valência, e fez épocas muito boas no Mestalla tendo saído depois para o Barcelona dando lucro ao Valência.
        Ivan Cavaleiro? Excelente jogador para o Championship. 15M por ele não me choca
        Rony Lopes? Tens noção da época que ele fez no Mónaco em 17/18? Aliás, ele na época seguinte jogou contrariado porque não o deixaram sair e os 25M que o Sevilla deu por ele, souberam a pouco, mas ele já não era o mesmo. Lopetegui também não ajudou, pois não o queria no plantel.
        Hélder Costa? Provou no Wolves que valia os 15M que pagaram por ele tendo seguido depois por 17M para o Leeds, outro que também foi internacional português.
        Bebé? Tanto escândalo pela transferência de 9M pelo Manchester United mas o que é certo é que fez uma carreira bem decente e sólida na LaLiga e valia esse dinheiro, obviamente.
        David Carmo? Teve problemas no FC Porto, mas não acho que 20M tenham sido demais tendo em conta o que nível que ele apresentou com o Carvalhal no Braga. Se não tivesse sido o FC Porto teria sido outro clube qualquer e olha que ele assentaria que nem uma luva no esquema de Rúben Amorim no Sporting…

  • Tiago Silva
    Posted Maio 8, 2024 at 2:18 pm

    Percebo o conteúdo do texto, mas penso que neste momento o Real Madrid já é mais do que um clube espanhol, é o topo do futebol. Praticamente todos os jogadores do Mundo inteiro um dia ambicionam jogar no Real Madrid. Daí esta ideia de Galácticos e o Real Madrid faz muito bem em querer ter os melhores, os craques mundiais! Mas concordo que seja preciso ter jogadores espanhois e jogadores da formação com a equipa para transmitirem os valores madridistas, servirem de ajuda para os craques a viver e a trabalhar em Madrid que é onde eles vivem.
    *
    Dizem que as melhores equipas não são constituídas apenas com estrelas e concordo totalmente com essa ideia. Mas o Real Madrid tem conseguido juntar as estrelas e tornar-se numa equipa, muito mérito para Zidane e Ancelotti que fizeram esse equilíbrio perfeito. Acho bem que o Real continue a reunir os galácticos até porque já é a identidade do clube, o topo, mas precisam de manter um treinador que seja a cola dessas estrelas todas e as torne numa equipa.

    • Francisco Ramos
      Posted Maio 8, 2024 at 3:25 pm

      O problema dos jogadores espanhóis é que a selecção encontra-se numa renovação de ciclo, não existindo grandes jogadores que possam encaixar no plantel do Real Madrid. E a cantera madrilena nunca foi muito forte a lançar jovens talentos, ao contrário da La Masia.

      Basta olhar que jogadores teriam lugar no Real. Rodri? Mas o City não vende! Olmo? Não tem lugar na nova disposição do Real. Quem mais?

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 8, 2024 at 5:11 pm

        Zubimendi era capaz de ter lugar neste Real Madrid caso não pudessem ter o Rodri

      • Tiago Silva
        Posted Maio 8, 2024 at 5:49 pm

        Entendo Francisco e também acho que é por isso que o Real Madrid não tem mais espanhóis. Mas é importante nesse caso reforçar a sua formação para poder preencher o plantel e criar um bom grupo com um bom ambiente merengue.

    • Angelo GJ
      Posted Maio 8, 2024 at 4:27 pm

      O treinador para gerir todas essas estrelas já está encontrado, e a marinar bem em Leverkusen, Xabi Alonso.

  • Angelo GJ
    Posted Maio 8, 2024 at 4:22 pm

    Compreendo o ponto de vista do texto, sou daqueles que gostou sempre de ver as equipas inglesas com os melhores jogadores ingleses, as portuguesas com os melhores portugueses, e assim sucessivamente. Foi sempre desta forma que nos tempos de FM montei as minhas equipas e procurei dar-lhes identidade.
    Há algum tempo percebi que no futebol moderno isso é cada vez mais difícil, exceto se o clube em questão seja forcado (como o Barcelona), e se formos olhar para o contexto do Real Madrid, este modelo já foi tentado pelo Florentino, sem sucesso e com bastante prejuízo financeiro. Quem não se recorda dos Illaremendis, e outros “craques” que nada acrescentaram, e depois não vejo muitos jogadores espanhóis hoje que sejam melhores que os estrangeiros que estão no Real Madrid. Eles são o melhor clube do mundo, essa é a sua marca, e como tal sempre tiveram os e dos melhores jogadores, e os melhores agora são estes.

    Se olharmos para Portugal, o Sporting de Ruben Amorim iniciou o seu projeto com vários jogadores locais e da formação, do que restou, o melhor onze do Sporting tem apenas 2 ou 3 portugueses, sendo que a tendência é ter cada vez menos. Ninguém tem dúvidas que a equipa e o plantel tem melhorado ano após anos, mas para isso acontecer foi preciso trazer os melhores e os melhores nem sempre são os “nossos”.

  • offtopicguy93
    Posted Maio 9, 2024 at 9:04 am

    O real Madrid é o único clube que pode gastar rios de dinheiro em jogadores que a malta vai ter sempre aquela adoração e vamos sempre falar de mística ao invés dos dólares da construção de Florentino!

    Aparecem novos projetos e a malta espalha ódio até mais não, odeiam o city, odeiam o psg, odeiam o chelsea só porque determinada pessoa decidiu fazer daquele clube rico e querer ganhar títulos… e o Madrid não foi igual? Exceto a época do stefano, o Madrid é um clube que só ganha porque o Florentino injeta milhares de milhões no clube! Numa mesma época comprou o bola de ouro e o segundo bola de ouro, e ainda assim andou anos a patinar contra um clube que montou uma equipa com 90% de jogadores da formação. Isso sim é um clube!

Deixa um comentário