Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Ganhar a Champions vale mais do que La Liga e Taça do Rei»

Concorda? O prestígio da Liga dos Campeões tem sido mais do que suficiente para o regresso do Real Madrid ao topo do futebol mundial (inclusive tem balanceado a Bola de Ouro a favor de Cristiano Ronaldo), mas não deixa de ser surpreendente que um clube que domine o panorama europeu não se consiga superiorizar no seu campeonato.

Sergio Ramos, na conferência de imprensa de antevisão do Real Madrid-Bayern, congratulou o Barça pela conquista de mais um campeonato (o 7.º nos últimos 10 anos), mas realçou que vencer a Liga dos Campeões vale mais. “O Barça fez um grande ano, ganhou dois títulos… teve mérito na Taça do Rei e na Liga ainda mais. Mas vencer a Champions tem o plus de equivaler a esses dois títulos ou até mais. Para mim [se ganharmos a LC] seriam duas grandíssimas temporadas, a deles e a nossa”, afirmou o capitão dos merengues.

VM
Author: VM

24 Comentários

  • SenyorPuyol
    Posted Abril 30, 2018 at 2:45 pm

    Nada a apontar às declarações de Ramos, foi bastante correto e mostra o seu desportivismo. Caso o Real Madrid erga o troféu estarei inteiramente de acordo, duas grandíssimas temporadas pois o Real faria também história.

  • JoaoX
    Posted Abril 30, 2018 at 2:59 pm

    Se olharmos para uma competição como a NBA percebemos que as equipas mais regulares nem sempre são as melhores.
    Duvido muito que os Raptors sejam os melhores do Este e que os Rockets sejam os melhores do Oeste.

    É um bocado essa diferença que existe entre a Champions e os campeonatos internos. As Champions são decididas cara-a-cara onde tens que ser melhor que o adversários direto. Na Liga “só” tens que ser competente contra adversários bem inferiores.
    A mentalidade do futebol sempre foi essa… A maratona dos campeonatos. Pessoalmente sempre achei que sistema de playoffs mais apelativo. Basta pensar que o jogo do título em Espanha foi ontem… na Corunha. Tirando os adeptos do Barça e do Depor quem é que se interessou por esse “jogo do título”?

    • SenyorPuyol
      Posted Abril 30, 2018 at 3:16 pm

      Em contrapartida como saberemos que por exemplo o Liverpool era melhor que a Juventus se não se defrontaram na competição que ambos disputaram? Na Champions tens de ser melhor que 7 adversários com calendários diferentes, e ritmos competitivos diferentes, nas ligas tens de ser melhor que 19 equipas, que se testam precisamente contra as mesmas equipas que tu. Na Champions tens de preparar “só” 13 jogos, para a liga planeias todo o o teu ano e disputas quase o triplo dos jogos.
      Atenção que para mim a Champions dá mais gosto que um campeonato, mas se ninguém puser a outra perspetiva na mesa, vamos todos começar a acreditar que as competições regulares são apenas jogos-treino para a Champions…

      • JoaoX
        Posted Abril 30, 2018 at 6:02 pm

        Eu misturei as coisas e acabei por não ser claro.
        O que queria dizer é que os campeonatos de futebol tem um modelo desatualizado.
        Estamos a chegar ao final do ano e praticamente só há interesse em ver o campeonato italiano e o Português.
        Espanhol? Inglês? Alemão? Francês? Tudo decidido há meses e meses.

        A Champions e os campeonatos finais de seleções são as competições mais seguidas no mundo inteiro não apenas pela qualidade mas pela emoção que trazem acoplada.

        Até o modelo do nosso Andebol é mais apelativo que esses campeonatos decididos desde Dezembro.

        No que ao ponto deste post diz respeito… Para quem é espanhol a La Liga tem muita importância, mas quem vê de fora olha sempre com desdém porque acha que são duas super-potências a bater em mortos e que na Champions é que se vê o verdadeiro poder das equipas.
        Não me parece justo mas existe muito essa perceção.

        • SenyorPuyol
          Posted Abril 30, 2018 at 7:38 pm

          Ainda o ano passado o título da LaLiga foi decidido na última jornada, o campeonato inglês teve um Leicester campeão há dois anos, a Alemanha é um viveiro de projetos interessantíssimos, simplesmente ninguém se aproxima do Bayern porque tudo o resto é bastante equilibrado entre si. As ligas também podem ter emoção.
          No fundo, tudo depende como se virem as coisas, é válido que se procure ver apenas o futebol “à inglesa” que envolva mais emoção, acredito que 90% das pessoas preferem isso, mas haverá sempre um 10% que vai preferir ver por exemplo o trabalho de um Marcelino no Valência, estudar o Napoli de Sarri ou acompanhar a época dos jovens do Schalke e do Leverkusen e isso só se pode fazer numa competição de regularidade como são os campeonatos nacionais.

          Por fim, o modelo do Andebol seria muito interessante sem dúvida, mas com um calendário tão sobrecarredado, é impossível implementar isso no futebol sem “atirar” x equipas para as divisões inferiores e aumentando ainda mais o fosso para os tubarões.

  • Rivelino
    Posted Abril 30, 2018 at 3:00 pm

    O Barça tem 3 champions em 10 anos. O Real igualmente.
    O Barça tem 7 Ligas. O Real 2.

    Existem diferenças.

    Se o Real vencer em Kiev será uma excelente época, obviamente. Se. Para mim não é um dado adquirido que cheguem à final.

    • Sombras
      Posted Abril 30, 2018 at 3:15 pm

      o problema é que a última dessas 3 já foi há vários anos para o Barça.

      • Rivelino
        Posted Abril 30, 2018 at 4:57 pm

        Foi em 2015. 10 anos é um período decente para análise. Não posso escolher 2-3 anos para retirar conclusões.

      • MasterOfPuppets
        Posted Abril 30, 2018 at 7:23 pm

        Problema? Por essa optica as conquistas das taças dos campeoes europeus em mil novecentos e troca o passo do real n deveriam entao valer e as ligas que ganhou… também e mesmo na historia mais recente… a ultima liga…
        “foi há varios anos”

  • PedroFaria94
    Posted Abril 30, 2018 at 3:10 pm

    Não acho que seja ridículo isso do Valverde. Acaba por fazer sentido. Um campeonato são 30 e muitos jogos. Um Champions são metade. O campeonato prima pela regularidade das equipas. A Champions não. Muitas das vezes são pormenores que decidem eliminatórias e num campeonato dificilmente isso acontece.
    Mas claro que vencer a Champions é um grande feito e apesar de serem as melhores equipas da Europa, acho que vencer um campeonato é sempre um grande feito.
    Como VM refere, a Champions tem decidido muitas vezes a Bola de Ouro, quando para mim não faz sentido. Porque lá está uma equipa que joga meia época (porque as fases de grupo são um passeio e que é o que tem acontecido no Real), só tem 7 jogos a sério numa temporada e o melhor jogador CR7 acaba por vencer a bola de ouro. Quando tens outro que carrega a equipa ao longo de 8 meses e só porque não decidiu na Champions já não vence a Bola de Ouro.

  • JDTM
    Posted Abril 30, 2018 at 3:27 pm

    Primeiro têm de ganhar a champions porque se perderem na final, o que eu duvido, será uma época horrivel. No entanto é sempre bom saber que para o ano podemos abdicar de tentar ganhar a liga e a taça para nos focarmos na champions já que só uma competição interessa. Quanto a facto do real ainda ter mais ligas é perfeitamente normal mas é preciso ter em conta que a distância já foi muito maior.

  • SenyorPuyol
    Posted Abril 30, 2018 at 3:31 pm

    De 1960 a 1990, o Barcelona ganhou duas ligas e o Real 19, estava 25-10 para o Real nessa altura, desde aí, o Barcelona ganhou 15 campeonatos e o Real 8, tendo em conta o panorama, as “boas La Ligas” de avanço são bem melhores para o Barcelona agora do que eram em 1990.

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 30, 2018 at 4:36 pm

    Champions é claramente o pináculo do futebol!

    • Nodlehs
      Posted Abril 30, 2018 at 8:12 pm

      Mas o Real de certeza que via o campeonato como um dos objetivos!

    • Michael Scofield
      Posted Abril 30, 2018 at 10:59 pm

      Concordo plenamente Rodolfo. Tenho quase a certeza que qualquer adepto de qualquer clube de qualquer liga trocaria uma champions por uma dobradinha, sem pestanejar, não percebo sinceramente o que tanto se discute aqui. A não ser pelo fato do Barcelona ter ganho muitos mais campeonatos nestes últimos anos, mas mesmo assim, Champions»»»qualquer dobradinha, todos os dias

  • CarlosFCP
    Posted Abril 30, 2018 at 6:03 pm

    Declaração mais óbvia e que personifica o ADN do Real Madrid.

  • MasterOfPuppets
    Posted Abril 30, 2018 at 6:45 pm

    Champions League = Liga dos Campeões.
    Se não fosse por dinheiro e interesses esta competição seria apenas para campeões e não para segundos, terceiros, quartos e afins.
    O Mais prestigiante é ser se campeão do seu País. Senão veja se em Portugal… Ou me engano?
    Mas como é o real e joga la o ronaldo… Muda se a versão e já é o mais importante.
    Barcelona é a melhor equipa da ultima decada e meia.
    Barcelona é a equipa dominante e que nesta liga esta invicta e pode acabar assim como poucos o fizeram.
    Perguntem ao um Sportinguista, Benfiquista, Portista, Bracarense qual preferem ganhar…
    É diferente dirão uns… mas pq por ser uma equipa + “pequena” se bem me lembro o Porto e Benfica já ganharam nos tempos recentes… a luta do penta é por moda? ou por desejo de ganhar? O Porto quebrar a hegemonia vermelha é por moda? ou por ganhar? A fome doSporting é por moda?
    Vontade de ganhar uma liga é mais que uma champions em termos orgulho nacional.
    Champions importa sim obvio mas é por dinheiro e pela montra de vevnda de jogadores sobre tudo. Apenas para “alguns” será melhor que um campeonato.
    Pena é não haver UEFA e Taça das taças… senão o real n ganhava as ultimas como ganhou e ai… uii ai sim o campeonato seria bem mais importante que a champions pois sem o campeonato… nada feito.

    O mais importante é o Europeu e o Mundial. a Nivél de Paises, de orgulho e de vontade e fome.
    O resto.. que ganhe o melhor mas n tiremos o merito de uns para por em outros e se o real ganhar, ganhou e pronto é com mérito.
    Mas o Barcelona ganhar taça e liga e dizerem que não vale tanto… só cegos e demagogos falam assim.
    Se ronaldo jogasse no Barcelona muitas pessoas mudavam seu discurso… certinho ou não me lembro eu quando o figo jogava no Barcelona, com Fernando Couto, Baia e companhia…
    Modas….

    • Michael Scofield
      Posted Abril 30, 2018 at 10:55 pm

      Discordo totalmente com os teus exemplos. Dizes para perguntarem a um sportinguista, benfiquista, portista ou bracarense se preferem ganhar a liga NOS ou a liga dos campeões, é isso mesmo? é que se for isso, desafio-te a encontrares uma só pessoa (para além de ti pelos vistos) que prefira uma liga NOS a uma liga dos campeões, é que não tem cabimento nenhum isso. E vamos ser realistas, nenhuma liga de nenhum país vale mais que a champions, no máximo só a dobradinha em Inglaterra talvez possa quase que equivaler-se a uma champions, mas só pela importância gigante que o inglês dá ao campeonato do seu país. Mas por exemplo, inverte os papéis, achas que o Barça não trocaria esta dobradinha pela champions? Claro que trocaria! Por exemplo, o Mónaco o ano passado fez o feito tremendo de ganhar uma maratona interna frente ao todo poderoso PSG, feito magnifico, mas achas que não trocavam isso por uma champions? é que nem pestanejavam

      • MasterOfPuppets
        Posted Maio 1, 2018 at 2:06 pm

        Acho que nesta altura o real trocaria a Champions por um campeonato. e Mais uma vez… Liga dos…. Campeões isso quer dizer que tens que ser campeão. Não leste o texto todo e apenas cortas te o que achas te melhor. Mas é tua opinião. E sim há mais pessoas a pensar como eu ou achas que todas pensam como tu? Por isso são opiniões e valem o que valem e por isso estamos em democracia.
        O SLB levou a trepa que levou pq é mais importante a champions que o historico tetra é isso … Mas… lá esta… se o ronaldo jogasse no barça…
        Quando o Figo jogava no barça era tudo do barça… mudou para o real foi tudo para la… pessoas com as suas modas. E repito, se ganhar… parabéns e sim é o clube com mais historia no mundo. Mas a ultima decada e meia… é Barça, basta contar todos os titulos.

    • bpstp
      Posted Abril 30, 2018 at 11:29 pm

      Ganhar campeonato é melhor que champions??? Eu dava até 3 campeonatos ao Sporting e Porto para ganhar novamente a champions.

  • Estivela
    Posted Abril 30, 2018 at 6:45 pm

    Andam com muita bazófia, espero que não saia o tiro pela culatra.

  • Luis 1 2 3
    Posted Abril 30, 2018 at 7:36 pm

    Vamos dar o exemplo do Porto o que fica na memoria a champions de 2004 ou uma dobradinha, a champions porque não era favorito, e é assim para 99% dos clubes as excepções sao mesmo esses dois que têm de ganhar tudo, ganhar 3 champions seguidas nunca foi feito mas ganhar 2 campeonatos em 10 anos é pessimo se ganharem a champions acho que fica uma epoca igual entre os dois, o real ganha 3 competições nos ultimos meses contra duas do Barça ficando 89/88 para os culés

Deixa um comentário