Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Geny volta a decidir o dérbi e Sporting passa ano na liderança; Leões foram melhores na 1.ª parte, as águias no 2.º tempo; Gyokeres criou o golo; Quaresma e Hjulmand destacaram-se; Aktürkoglu pouco se viu; Araújo ficou mal na fotografia no golo; Tino também voltou a mostrar dificuldades num jogo grande

Boa partida de futebol, a dignificar o dérbi eterno do futebol português. O Sporting apareceu já com o cunho do novo treinador, alinhando num 4-2-3-1 em momento ofensivo, com Trincão atrás de Gyökeres e uma defesa ‘à Arsenal’ com Quaresma e Reis a fazerem as alas, e foi claramente superior na 1.ª parte, fazendo o suficiente até para conseguir uma vantagem maior (várias oportunidades desperdiçadas). No entanto, as Águias entraram com tudo no 2.º tempo e chegaram a massacrar em Alvalade, aproveitando a quebra física leonina e também algum nervosismo, apesar de não terem conseguido traduzir esse domínio em oportunidades claras (Amdouni desperdiçou a única flagrante). Um erro grave de Tomás Araújo (desastrado) permitiu a Geny, tal como na época passada, ser decisivo (pecou por não ter decidido da melhor forma um lance de 4×2 que daria o 2-0), mas foi Hjulmand o homem do jogo, mandando no meio-campo com uma lucidez impressionante em todos os momentos (raros foram os passes falhados). Quaresma destacou-se no plano defensivo (vários cortes importantes) e ainda conseguiu desequilibrar com as suas habituais arrancadas, enquanto Morita, apesar de debilitado fisicamente, foi igualmente importante (a sua capacidade de jogar ao 1.º toque faz a diferença). De resto, nota positiva para Gyökeres (cria o 1-0 e proporcionou várias combinações, apesar de ter-se apagado no 2.º tempo) e negativa para St. Juste (colocou a equipa em cheque com vários passes de risco), Quenda (voltou a dar pouco e falhou mais um golo cantado) ou Trincão (perdeu vários lances e desapareceu cedo do jogo). No Benfica, dá a ideia que Lage confiou demasiado no talento individual e não tomou as decisões certas. A colocação de Amdouni no XI tirou capacidade no jogo direto, a única alternativa que os encarnados tiveram para sair a jogar na 1.ª parte, e ainda perdeu uma arma forte a sair do banco. A entrada de Beste também não surtiu efeito. Tomás Araújo e Otamendi dividiram erros entre si, Bah e Florentino dificultaram a saída de bola (limitam a equipa pelas suas dificuldades técnicas) e Aktürkoglu foi menos um. As melhores notas foram assim para Trubin, que agarrou a equipa no momento mais difícil (várias boas defesas), Carreras (está feito um grande jogador) e Di María (tecnicamente é outra loiça neste campeonato). Já Kökçü é cada vez mais uma dor de cabeça para Lage, já que com bola é claramente dos mais capazes (perto do golo num livre e aproximou a equipa da baliza adversária com vários passes verticais), mas tudo o resto é penoso. Destaque ainda para a boa entrada de Barreiro e para mais alguns minutos infrutíferos de Pavlidis e Arthur Cabral.

Sporting 1-0 Benfica (Geny Catamo 29′)

O Sporting reconquistou a liderança do campeonato ao bater o Benfica, em casa, por 1-0. Geny Catamo resolveu o dérbi e deu a melhor estreia possível a Rui Borges, num belo jogo de futebol, recheado de ocasiões e que podia ter caído para qualquer lado (os Leões dominaram o 1.º tempo, mas o Benfica foi muito superior na 2.ª metade).

XI Sporting: Israel, Geny, St. Juste, Diomande, Quaresma, Matheus Reis, Hjulmand, Morita, Trincão, Gyökeres e Quenda.
XI Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes e Kökçü; Di María, Aktürkoglu e Amdouni.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

175 Comentários

  • pogagnolo
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:33 pm

    A chicotada psicóloga do Lage já lá vai e o Benfica é incapaz de esconder o resultado de um conjunto de decisões amadoras da direção de Rui Costa: consegue a obra de ter o plantel mais caro, e ao mesmo tempo o menos valioso dos três grandes (de acordo com o transfermarkt), repleto de jogadores que não encaixam coletivamente apesar da qualidade individual (Di Maria, Kokcu, Kerem, Amdouni, etc.), a juntar ao pipe treinador dos três grandes (a viver de 6 meses de estado de graça do João Félix, e notório flop do Botafogo e Wolves). E isto é só no futebol. Nas modalidades então é só torrar dinheiro. Felizmente, estamos muito fortes nos FSEs, nisso não temos rival.

    Hoje do outro lado, uma equipa com uma gestão profissional, que está precisamente a sofrer por ter feito um bom trabalho, que é reconhecido por clubes de topo como o City e o United. Têm uma verdadeira equipa, resultado de sucessivas janelas de mercado coerentes com uma ideia de jogo, e não ao sabor do vento, com relatórios de scouting por ler. Para além de que o dinheiro das vendas é reinvestido no projeto e não acaba em bolsos alheios.

    Os benfiquistas ou são muito burros, ou masoquistas: babam-se por uma velha glória que mal fala inglês, mas acham que os candidatos com mestrados em gestão não têm a experiência necessária para gerir uma entidade desportiva, que no fundo é uma empresa. Pois bem, esses têm o que merecem. Aqueles que têm a clarividência para reconhecer que a direção é o maior cancro deste clube deveriam focar-se em educar os demais benfiquistas, e ter noção da ditadura que se instalou no clube. Vai ser muito difícil limpar o clube, e para tal, são precisos sócios informados e críticos no bom sentido.

    • Flavio Trindade
      Posted Dezembro 29, 2024 at 10:59 pm

      Pogagnolo, em Outubro o cenário será bem diferente. Aliás acho que nunca acreditei tanto como agora que a mudança acontecerá em 10 meses.

      Por muita burrice que ainda esteja instalada (e está) acho que a maioria finalmente percebeu.

      • pogagnolo
        Posted Dezembro 29, 2024 at 11:09 pm

        O meu receio é que isso não chegue. Não te esqueças que o LFV fez de tudo para se agarrar ao poder. Tornou o Benfica anti-democrático: casas de betão com alto poder de voto, votos contados na obscuridade, etc.

        Este ano tenho acompanhado de perto as AGs, pois acho que o desfecho das mesmas é essencial para poder desbloquear qualquer poder real de uma oposição ao regime vieirista que persiste.

        Não vivo em Portugal atualmente por estudar no estrangeiro, mas sou sócio desde os 2 dias de idade e vou fazer questão de dar os meus votos ao melhor candidato da oposição (até agora, o Manteigas).

      • GabCel
        Posted Dezembro 30, 2024 at 8:19 pm

        infelizmente, Basta em abril/maio acontecer uma desgraça de lesões e afins no SCP e/ou FCP, ou fazermos um mundial de clubes decente e o RC é reeleito.

    • pogagnolo
      Posted Dezembro 29, 2024 at 11:03 pm

      pior treinador*

    • Zerobola
      Posted Dezembro 29, 2024 at 11:14 pm

      Que bom alguem que ve as mesmas coisas so corrigo uma coisa os relatorios de scountig duvido que hajam porque deixou de haver depertamento de scouting e os relatorios sao se jogadores vistos anos atras . Em outobro deve ficar tudo igual porque infelizmente os benfiquistas tem memoria curta basta ver o lamber de cu a otamani e di maria . Ja disse varias o di maria pode marcar 15 golos e 15 assistencias se no final nao ganhar mos nada o que serve . Prujedica mais a longo prazo que ajuda . Otamani diz tudo sozinho todo pra homem vem a frente do benfica e com isso dizemos adeus antonio silva que nao esta pra ser suplente de alguem que passa mais tempo a coar que a jogar

    • Carocho1
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:10 am

      Emoldurar este comentário sff.

    • Rosso
      Posted Dezembro 31, 2024 at 3:19 am

      Tudo certo, mas este não é decididamente o jogo para se avaliar isso. não me parce que a diferença que se viu hoje seja a que colocas entre as duas direcções.
      E para afastar os incumbentes seria bom haver uma lista a sério, não a do Benitez ou do Bruno Carvalho.

  • Nickles
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:35 pm

    Isto de acabar o ano em 3º com um dispensado do Botafogo é uma surpresa nada previsivel

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:42 pm

    Não vi o jogo, porque nada de bom dele esperava.
    Tal como nada espero de um homem cujo nome de guerra contém um erro ortográfico.
    Natal em primeiro; passagem de ano em terceiro.

  • porra33
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:43 pm

    Hoje Lage espatifou-se, caiu completamente na esparela de Rui Borges. A chave do jogo foi o condicionamento do saída de bola do Benfica com 4 homens nas alas aliadas à presença de Morita e Hjulmand no meio campo. O Sporting teve mais oportunidades e o Benfica raramente incomodou. O golo acontece num disparate do T. Araújo bem aproveitado pelo carrasco do Benfica. Em três dias Rui Borges conseguiu surpreender Lage como já tinha feito na Luz a diferença é que desta vez jogava em casa e os jogadores do Sporting têm outra dimensão física.
    Quando Lage corrigiu e lançou Barreiro já foi tarde, e depois tardou a meter poder de fogo pelo que quando o Benfica conseguiu controlar o jogo e pressionar nunca conseguiu verdadeiramente incomodar Israel. Grandes jogos de Diomande que cortou tudo e de Quaresma.
    Do Benfica foi tudo fraco menos Trubin e Barreiro mas hoje os extremos foram nulidades. Não percebi a ida do Di Maria para a esquerda onde nunca conseguiu combinar com Carreras e esteve mal no geral e Akturcoglu hoje perdeu a bola um número absurdo de vezes com toques de calcanhar.
    Não houve o habitual post de antevisão mas se tivesse havido eu não teria posto o Benfica como favorito e iria ter razão.
    PS: Odeio o Geny, acho que já está ao nível do Kelvin…

  • Visconde de Alvalade
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:49 pm

    O Benfica dominou a segunda parte, mas não foi muito superior. O Sporting, se fosse uma equipa mais adulta teria aproveitado melhor os espaços deixados pelo Benfica e o resultado seria folgado.

  • Gil-Galad
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:52 pm

    O melhor resultado possível para o campeonato continuar a ter piada

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 29, 2024 at 10:55 pm

    Antes de mais belo jogo em Alvalade.

    Disse aquando da apresentação de Rui Borges que lhe tinha calhado o cenário de sonho.
    Chegaria de peito feito, com menos lesões, com um jogo em casa frente ao grande rival onde poderia passar para a frente e arrisca-se a ser campeão em 6 meses.

    Curiosamente foram os sportinguistas a acharem estranho a afirmação talvez escaldados pelos tempos mais recentes, da mesma forma como muitos dos benfiquistas que vão escrever aqui hoje vão achar que é o fim do mundo e que vão ficar em terceiros…

    O futebol desperta nas pessoas uma irracionalidade sem paralelo. Ou da euforia à depressão em segundos…

    E Rui Borges ganha este jogo (que diga-se teria sido bem mais justo o empate), porque ousa em mudar e dar o seu cunho pessoal com poucos dias de treino. Fez muito bem e revelou personalidade.

    O Sporting fez o que quis do Benfica na primeira parte. Marcou 1, podia ter feito mais, e voltou a expor as fragilidades do colectivo do Benfica que são mais do que sabidas. Quando a rotação sobe, este 11 tem serissimas dificuldades porque não é uma equipa. É um somatório de individualidades que têm como papel deixar confortáveis as principais individualidades. O colectivo joga para o individual e não o contrário.

    Muito curiosa a utilização posicional de Quaresma e Mateus Reis e Geny em modo Lamine Yamal a dinamitar por completo o flanco mais exposto e Hjulmand a jogar de cadeirinha porque até à entrada de Barreiro pôde meter mo bolso sozinho todo aquele meio campo macio e pouco rotativo composto por Florentino e Kokcu (que só vi que estava em campo aos 26m para marcar um livre) e com Aursnes no papel de bombeiro a tentar cobrir o meio, cobrir o flanco de Di Maria e aparecer na frente. Acabou por não fazer bem nenhuma das 3… lá está o colectivo em prol do individual.

    A segunda parte foi nem diferente e o Benfica mostrou mais argumentos e poderia e deveria ter chegado ao empate que só não fez por manifesta desinspiracão ofensiva e no último passe. Relembro um dos últimos momentos do jogo em que com dois pontas na área mais dois jogadores abertos Di Maria não coloca a bola na área para tentar fazer um túnel ao adversário…

    Parabéns ao Sporting foi mais feliz e fez por isso. A Varandas que percebeu bem o que aconteceria se mantivesse João Pereira para este jogo.

    Mas está tudo absolutamente em aberto e este campeonato pode cair para qualquer lado.
    E cairá certamente para a equipa cujo individual trabalhar a 200% para o colectivo.

    Se será Rui Borges, Lage ou Vitor Bruno a passar melhor essa mensagem saberemos em Maio.

    • Mushy
      Posted Dezembro 30, 2024 at 5:54 am

      Bom texto, mas tenho de discordar quando dizes que empate era justo..
      Quando na 2ª parte o crescimento vem do decréscimo de forma do Morita e meteu-se o miúdo, foi notória a diferença o domínio do meio por parte do benfica que também teve o seu mérito, mas se contabilizares quais foram as jogadas mais perigosas de golo claro, foram as duas do Sporting que não soube matar o jogo.
      Quantas defesas fez o Turbin?!? Foi o melhor do lado do benfica por alguma razão.
      Julgo que muitos Sportinguistas tiveram durante os últimos 10min o jogo do ano passado que levaram 2 nos últimos minutos.
      Dinâmicas novas, tática nova, notou-se quando foram pressionados quebraram e ficaram um pouco aos papeis em certas situações, pois não é fácil em 3 dias mudares a forma de defender como faziam antes.

      • Petrol
        Posted Dezembro 30, 2024 at 10:02 am

        Era espectável que a equipa do Sporting baixasse o nível na 2ª parte depois da intesidade com que jogou na 1ª parte e digo que é algo que já tem sido comum nos jogos entre o Benfica e Sporting.

        Quanto às oportunidades na 2ª parte, as oportunidades do Sporting surgiram num momento em que a equipa do Benfica está claramente balanceada para o ataque.

  • Nunop
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:03 pm

    1a parte Sporting muito superior (Benfica sem conseguir envolver os laterais por causa de Quenda e Geny – estava claramente a espera de 3 centrais e foi surpreendido, até porque quando sai o 11, perspectivava-se a tatica habitual e não Quaresma a defesa direito num sistema de 4 defesas). 2a parte, Benfica muito superior.

    Grandes exibições do lado do Sporting de Quaresma, Hjulmand, Geny e Gyokeres, do lado do Benfica jogos enormes de Trubin e Kokçu, com o resto da equipa abaixo do aceitável.

    Relativamente ao Benfica:
    – Florentino é um autêntico destruidor de jogo, destrói tudo o que ambas as equipas tentam criar, ao recuperar imensas bolas e parar ataques adversários, e ao ser uma autêntica nulidade com ela e condicionar toda a construção do Benfica. Há dias em que a primeira compensa a segunda, hoje a primeira não apareceu e a segunda esteve presente.
    – Aursnes é muito certinho mas tem de arriscar mais. A jogar só pelo seguro não se vai lá quando se está em desvantagem, há que arriscar e por volta dos 80 tem um lance frontal à baliza sem oposição em que pode atirar e joga para o lado.
    – Tomás Araújo fica ligado ao lance do golo (erro de inexperiência a este nível, Gyokeres não é uma avançado qualquer) mas de notar que aquele lançamento surge de um passe completamente desparatado do Otamendi para o Bah, que sem pressão nenhuma, meteu a bola na bancada.
    – Jogo péssimo de Akturkoglu, tem uma boa relação com a baliza e por vezes consegue ligar jogo, mas está longe de ser o “salvador” que a maioria dos adeptos esperava quando viu aquele começo de lua-de-mel com golos em todos os jogos.
    – Mais dois talentos queimados pelo Benfica, Rollheiser e Schjelderup. Não se percebe a não integração destes dois.

    Por último, creio que a versão mais perigosa do Benfica seria com um avançado, Amdouni a 10, Kokçu/Rollheiser a 8 e Aursnes/Barreiro/Florentino a 6. Na minha opiniao Amdouni é para ser titular mas não sozinho na frente.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Dezembro 29, 2024 at 11:15 pm

      Já se pode falar mal do Akturkoglu? Como as coisas mudam!

      • Nunop
        Posted Dezembro 29, 2024 at 11:42 pm

        Sempre se pode. Cada um tem direito à sua opinião.

        A minha é que apesar de valer mais do que o Benfica pagou por ele – 12M€ considero na mesma, uma excelente oportunidade de negócio no mercado inflacionado de hoje em dia – Akturkoglu apesar de ter mais golo, é claramente inferior a Neres.

        E recordo, vendeu-se Neres para agradar a Roger Schmidt, e nem duas semanas depois, despediu-se Roger Schmidt.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Dezembro 30, 2024 at 12:11 am

          Eu disse isso aqui em relação a isso e fui atacado sem piedade. E quando falei do estado de graça do Lage foi igual. Há malta que não aceita certas coisas por causa da clubite, mas estás de parabéns Nunop

        • Petrol
          Posted Dezembro 30, 2024 at 9:57 am

          Neres é um virtuoso, Akturkoglu é um jogador de equipa com excelente relação com o golo. Akturkoglu está expremido e precisa de descanso. Caso Neres alguma vez tivesse uma sequência de minutos como tem tido Akturkoglu sem dúvida que o seu rendimento também irá baixar.

  • Zerobola
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:06 pm

    Parabens ao banana e ao lage vamos dar mais ferias aos jogadores e mais viagens ao otamani e esperar resultados diferentes . Vi um sporting que estudou o benfica e trabalho e merece a vitoria . Lage afinal nao sabia como o sporting jogava . Deixo uma nota ao depertamento de scouting do benfica grandes pontas lança que recomenderan pvalis, artur cabral. Mais uma vez obrigado banana tbm queria um patrao assim que me desse ferias e folgas assim .

    • pogagnolo
      Posted Dezembro 29, 2024 at 11:12 pm

      Foi divulgado na auditoria recente que a grande maioria das contratações foram efetuadas sem a revisão dos dossiers do scouting. Portanto, nem que o Benfica tivesse o melhor departamento de scouting do universo… O interesse é pôr o dinheiro nos bolsos certos. Daí teres tido RPB, um paineleiro, como diretor desportivo.

  • Pablo2
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:17 pm

    Clube SLB em clara regressão conforme os anos se passam… Os milhões no banco que tínhamos hoje não fazem um Geny… O Sporting é uma equipa com trabalho só ver as jogadas tem um início e um fim (finalização) no Benfica não tem nada. Meses de treino do Lage e não jogam nada. Atualmente o Benfica é um clube burguês, gastam-se, têm tudo do bom e do melhor que gá cá e não apresentam mediocridade em campo. Viram o jogo dos turcos, miseráveis! Otamendi cag# na nossa cara e erra em todos os jogos importantes, hoje errou em quase tudo que fez. Faz o que quer no clube. E o Araújo? Esse craque que não passa de um Ferro 2.0?

    • Veridis Quo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:54 am

      A comparação com o Ferro não faz sentido, olhando só aos atributos. O Tomás é de um nível completamente diferente no que à rapidez e à agilidade diz respeito. O Ferro era um poste, qualquer jogador com o mínimo na mudança de velocidade ou direção parecia o Mbappé (até o Nanu, para quem se recorda).

    • Rosso
      Posted Dezembro 31, 2024 at 3:21 am

      O Tomás Araújo que tem tido exibições portentosas e teve ontem o PRIMEIRO amarelo no campeonato? A sério? Espero que tenhas escrito isso a quente…

  • Lopes da Silva
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:40 pm

    Nota negativa para St. Juste? Foi depois do Hjulmand o melhor jogador do Sporting. Fez mais cortes do que o Quaresma, não perdeu uma bola ao nível de cortes, o que a meu ver surpassa os passes falhados.

    • Velho do Restelo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:00 am

      Percebo, mas queimou muito os colegas da defesa. Pedia-se mais simplicidade.
      Neste novo modelo ele não pode arriscar tanto como se tivesse mais aberto. O espaço entre ele e o Diomande/Israel é mais curto e principalmente num jogo com um adversário a pressionar alto ainda mais curto fica.

    • disturbed17
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:26 am

      Também concordo, o Quaresma fez 3 ou 4 arrancadas mas não me lembro de nenhuma com consequência positiva, pelo contrário pelo menos 2 em que perde a bola e cria contra-ataque perigoso, embora defensivamente tenha estado exímio.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:57 pm

    Sporting muito superior. Quaresma, Diomande, os médios, Geny e Gyokeres fizeram grandes exibições. Do lado do Benfica, Trubin foi o melhor, seguido do Kokçu. O resto foi tudo muito mau.
    _
    O Benfica joga zero já há algum tempo.

    • Pavel Nedved 10
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:42 am

      No intervalo mudaste de canal.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2024 at 11:51 am

        Não, até porque vi o jogo num local público e não tinha esse poder.
        _
        Mas quê? O Benfica jogou muito na 2ª parte, foi? Reagiu qualquer coisa, sim, mas era o que mais faltava. Teve uma ou duas oportunidades, de resto joga zero. E porque não jogou assim (que mesmo isto não foi nada de especial) na 1ª parte?

    • Carocho1
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:05 am

      Conseguires apontar o Kokcu como um dos melhores é uma obra… VIste a mesma primeira parte que o resto do pessoal? Todos os ataques daquele lado e a passividade do Kokcu? Ou porque fez 2 passes porreiros e um livre já limpa tudo? Absurdo ter feito o jogo todo, quanto mais ser apontado como um dos melhores do Benfica ontem

      • GabCel
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:31 pm

        tudo dito…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:56 pm

        Olha, na 1ª parte até foi quando se destacou mais pela positiva, a meu ver. Porque os outros foram 0. O primeiro passe que errou foi na segunda parte, foi o único com critério, variou o jogo quando teve de variar. Só lhe aponto alguma lentidão nalguns momentos a soltar a bola, mas isso foram todos.
        _
        Com a equipa em 4-3-3 e o Florentino e o Aursnes em campo, acusar o Kokçu de ter sido um passador é obra… viu-se o jogo que o Florentino fez.

        • BP
          Posted Dezembro 31, 2024 at 1:22 am

          Tens toda a razão, mas como me disse aqui alguém conhecedor do jogo, logo no meu primeiro comentário a elogiar o Kokçu, “não vale a pena, eles nunca vão perceber”…e se noutros jogos, a qualidade do Kokçu é mais ‘invisível’ para o comum dos adeptos porque manifesta-se no acerto das micro-decisões e na ligação da primeira com a segunda fase de construção e desta com a fase de criação, não se traduzindo necessariamente em golos ou assistências, ontem o Kokçu esteve em 67% das oportunidades de golo do Benfica…tivemos três oportunidades de golo no derby: o livre directo do Kokçu, o remate do Amdouni com uma assistência primorosa do Kokçu e o charuto do Bah que queria cruzar e ia marcando golo sem querer…mais visível do que isto, é difícil…mas quando as pessoas colam um rótulo, criam um mito e não há realidade, por mais evidente que seja, que desfaça o mito ou que tire o rótulo. Tem o rótulo que não corre e não defende, podes dizer que tem uma média de 10 Km corridos por jogo na Champions (dado factual e objectivo), que não conta para nada porque não estamos no domínio da verdade e dos factos, estamos no domínio do rótulo definitivo e do preconceito…

  • Velho do Restelo
    Posted Dezembro 29, 2024 at 11:58 pm

    Boa vitória, espero que não tenha sido só o “efeito de novo treinador”.
    _
    Estou curioso para perceber quais as novas dinâmicas deste Sporting de RB.
    Olhando para este novo sistema notam-se alguns desiquilíbrios no plantel (naturalmente), principalmente nas laterais (Quaresma, St Juste, Fresneda serão os mais utilizados na ala direita? E na ala esquerda, Mateus e Maxi?).
    Falta também perceber onde se encaixa o Pote neste modelo (posição de Quenda? Encostar o Trincão mais à direita e juntá-lo ao PL?).
    Muitos pontos em aberto e talvez algumas necessidades para o mercado de Janeiro.
    _
    Vai ser interessante seguir este novo Sporting, espero que o RB consiga montar o puzzle dele com estes jogadores e criar um novo ciclo positivo.

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:24 am

      Rui Borges jogava em 3-4-3 no Mafra (com o Diomandé a comandar a defesa), pode perfeitamente utilizar esse sistema em vários momentos do jogo. Hoje o Sporting esteve em pelo menos 3 modelos diferentes consoante as fases do jogo, esteve em 4-4-2, esteve em 3-5-2 e esteve em 4-2-3-1. O que importa é a dinâmica dos jogadores nos duelos e a sua inteligência para interpretarem aquilo que é preciso.

      • Lúcifer Morningstar
        Posted Dezembro 30, 2024 at 7:21 am

        E tu a dares-lhe que o Rui Borges treinou o Diomande no Mafra… Irra que és chato ? O Diomande foi treinado pelo Ricardo Sousa e não pelo Rui Borges.
        *
        Saudações Leoninas ?

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2024 at 11:49 am

        Já te disseram aqui que ele nunca treinou o Diomande no Mafra. Pára.

      • henry14
        Posted Dezembro 30, 2024 at 1:57 pm

        Gostas mesmo de fazer essas figuras, não é António?
        Bom ano.
        Que continues aqui a animar a malta em 2025.

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:33 am

      Quase de certeza que o Sporting vai buscar o Alberto Baio ao Vitória já em Janeiro para a lateral direita

  • MuchoG
    Posted Dezembro 30, 2024 at 12:01 am

    O empate também se ajustava mas o resultado acaba por ser justo. O Benfica deu uma parte de avanço e criou menos oportunidades que o Sporting. Na segunda houve reação (substituição muito bem conseguida de Lage para variar) mas não se traduziu em perigo para a baliza. Cai para 3º e acredito que já não sai de lá até ao fim da época.
    __
    Faz diferença ter um treinador em vez de um aprendiz, nem que seja para a confiança dos jogadores. Sporting continua a ter o melhor 11 mesmo com as ausências e isso ficou claro hoje. Gyokeres, Hjulmand e a abundância de qualidade na defesa fazem a diferença. Geny também pareceu super confortável com um lateral atrás.
    __
    No Benfica há um plantel que não faz sentido. Florentino não acrescenta com bola, Kokcu não acrescenta sem bola, não há velocidade no 11 nem no banco para mexer no jogo. A ideia era jogar em transição com Amdouni quando nem o próprio suiço é rápido? O único com potencial é Schjelderup que deve sair em Janeiro. No Sporting há Gyokeres, Geny, Quenda e Harder no banco. Mas pronto, isso era conversa para múltiplos parágrafos.
    __
    Esperar por Outubro de 2025.

  • VaideMota
    Posted Dezembro 30, 2024 at 12:30 am

    O Laje é fraco e o Benfica não volta à liderança.
    O que também ficou evidente é que o João Pereira foi a anedota do ano e que era o Varandas a tentar equilibrar o campeonato. Chega o Rui Borges (podia ser quase outro qualquer) e os jogadores voltam a correr e acreditar.

  • Veridis Quo
    Posted Dezembro 30, 2024 at 12:50 am

    Viu-se mais futebol nos primeiros 45 minutos que na vigência toda do João Pereira. O resto, foi aguentar, mas também não se podia pedir muito mais, considerando as lesões que há, o espremido que alguns estão e a mudança na equipa técnica.
    Pela positiva na segunda parte, diria que a solidez da defesa. É verdade que a pressão do Benfica melhorou e dificultou a saída de bola, mas também senti a equipa confortável defensivamente. A maioria do perigo do Benfica, que nem foi assim tanto, acaba por surgir por bolas paradas ou na sequência delas. Em organização, não se viu a defesa do Sporting a sofrer por aí além. Com bola, já não se estava a conseguir sair e foi estranho ver a equipa tão relutante em lançar o Gyokeres na frente considerando que esteve com Otamendi ou o Tomás a solo durante bom tempo. Podia ter sido bem mais solicitado, mas nem Quaresma, Geny ou Diomandé estavam certeiros nesse momento.
    Destacar o Hjulmand, o Quaresma (é intratável no 1×1 defensivo), o Geny e o Gyokeres (impecável em apoio e a tabelar ao primeiro toque na primeira parte). Israel com um bom par de intervenções, mas continua a viver debaixo da barra e tem que ser mais lesto a despachar quando já não dá para sair curto.
    Comentar ainda aqui o duelo Diomandé x Tomás Araújo, que vai sendo, como foi com o António Silva, a comparação do ano. O Tomás tem uma capacidade de passe impressionante, é rápido e a nível de desarme também é limpinho. Isto para dizer que é obviamente um bom central e com uma saída de bola que o diferencia logo da maioria. Posto isto, nem olhando para este jogo se quiserem, acho estranho que não seja unânime que o Diomandé seja considerado o melhor central da liga. Sendo ótimo com bola (talvez menos brilhante no passe que o Tomás), ambidestro, forte no jogo aéreo, tem uma coisa que o Tomás não tem. E quem diz Tomás, diz Inácio, Debast, António Silva, Lindelof e mais uns quantos neste molde de central que por cá passou. Que é uma imponência física brutal e uma capacidade atlética (mais no choque que na velocidade) que faz a diferença para ser um central de topo. O Tomás vai sofrer com avançados possantes com regularidade, como sofre o Inácio e outros que aí enumerei. Simplesmente pela diferença atlética e física que existe. Ainda é um fator diferenciador relevante, especialmente se ambos derem o salto. A forma pode ir variando de um para outro em quem está melhor, como terá acontecido com o António, mas o Diomandé é outro nível de jogador por causa disso. O Tomás pode crescer mas nunca para aquele nível de elite. O Diomandé simplesmente tem uma componente genética que o dispara para ser um atleta diferente no que diz respeito à imponência, ao corpo a corpo e aos duelos. A maioria dos avançados da liga (e ainda agora no jogo com o Gil se viu), ele parece que os trata como iniciados.
    Do lado do Benfica, se Schmidt tinha Di Maria a bombear e a ver se arranjava algo saído ali da direita, o Lage hoje parecia ter apostado tudo no Di Maria andar a vaguear por onde quisesse a fazer de quarterback. Houve muito pouco para lá disso e das bolas paradas para criar perigo.
    Akturkoglu é exímio na definição, mas fora isso, acho que já vai ficando claro com a amostra maior, não tem propriamente nada do outro mundo. É rápido, mas tudo o que de bom se espremer dele será sempre pela relação com a baliza. E só isso, no nível em que tem, já o torna muito útil. Faz lembrar o Sarabia, mas mais competente fisicamente (velocidade) e menos criativo e limpo tecnicamente que o espanhol.
    Os 3 avançados do Benfica, se os juntássemos todos, saía dali uma bomba. Individualmente, nenhum parece ser completo o suficiente nos diferentes capítulos para ser brilhante. Amdouni tem um remate e uma facilidade do mesmo assustadora, é de qualquer lado, de qualquer maneira e com qualquer pé, mas como 9 sozinho parece-me curto para ajudar a equipa. Pavlidis liga mais a equipa, mas parece que anda a jogar de Timberlands e o Arthur, apesar de ver coisas boas nele (tanto que achei aqui que poderia ser uma solução engraçada para o Sporting há uns tempo), parece-me um caso perdido neste contexto.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:22 pm

      Afinal o Akturkoglu não é tão bom como pintam? Aí se o Nickles e o Valentes Transmontanos veem isso…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:52 pm

        Eu? Oi? Tens de dizer onde é que eu escrevi que ele era assim tão bom. É um bom finalizador, raçudo e com alguns pormenores de grande qualidade, mas é trapalhão (sobretudo quando está cansado, e é esse o caso actualmente) e toma más decisões demasiadas vezes. Copia aí o comentário em que digo algo diferente disto.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Dezembro 30, 2024 at 6:11 pm

          Estás a brincar, não estás? Tu eras um dos que me massacrava porque eu tinha dito que era limitado tecnicamente. Mas vou procurar não te preocupes

          • Valentes Transmontanos
            Posted Dezembro 31, 2024 at 12:17 pm

            Então, mas eu dizer que discordo que ele seja assim tão limitado tecnicamente vai contra o que escrevi em cima? Não te “massacrei”, só acho exageradas algumas críticas. Agora, isso não me impede de o achar um jogador que perde muito quando não tem o seu golo. E neste momento precisa de descansar.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:30 pm

      Bom comentário, como sempre.
      Em relação ao bom jogo do Sporting, o mérito é de Rui Borges, obviamente, mas deixou-me um pouco alarmado que tenha visto o Benfica superiorizar-se e não tenha reagido, deixado a equipa entregue à sorte. Concordo que estavam confortáveis qb, mas poderíamos muito facilmente ter sofrido o empate.
      Esperava mais pro-atividade a mexer a partir do banco. Mas percebo que o treinador ainda não tenha conhecimento suficiente da equipa e da possível resposta dos jogadores.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:53 pm

        Eu acho que o Rui Borges mexeu muito bem, e quando teve de mexer. Aquela tripla substituição veio na altura certa e “matou” o Benfica.

  • Tavares
    Posted Dezembro 30, 2024 at 1:14 am

    O Benfica chegou a massacrar??
    Oh malta do VM, então?
    A única coisa massacrada são os adeptos com este futebol miserável

    • Outstanding
      Posted Dezembro 30, 2024 at 7:45 am

      Exatamente! Tb não vi massacre nenhum do Benfica. Vi o Benfica a a apertar muito. Acho que o Rui Borges podia e devia ter reagido a esse domínio do Benfica( e é só por isso que não estou absolutamente e totalmente rendido a ele.) mas a até dizer que o Benfica massacrou é falso.

  • Ayatollah of RocknRollah
    Posted Dezembro 30, 2024 at 1:17 am

    Só mm o Lage p me estragar a parlay de Ano Novo… boas entradas!

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 30, 2024 at 1:20 am

    A prova viva de que o balneário não acolheu o João Pereira. A diferença foi brutal e não foram 3 treinos que fizeram o que quer que fosse.
    .
    Já não via o Sporting a jogar assim desde Novembro, com o Rúben Amorim.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 30, 2024 at 1:26 am

    Agora quero ver como o Rui Borges consegue montar a equipa para jogar contra blocos baixos. Jogar contra equipas como o Benfica com todo o espaço do Mundo é mais fácil.

  • BP
    Posted Dezembro 30, 2024 at 2:25 am

    Que saudades do João Pereira…esta vitória do SCP tem a assinatura de Rui Borges. Quando todos discutiam se ele ia jogar com dois centrais ou com três, ele joga com quatro centrais. Quando todos discutiam se ele ia manter o 343 ou mudar para 433, ele joga num 442 clássico, com os médios-ala Geny e Quenda a prender os laterais do Benfica atrás. Percebeu que a projeção dos nossos laterais na largura e na profundidade é absolutamente crucial no jogo ofensivo do Benfica e conseguiu impedir essa projeção, manietando a nossa organização ofensiva.

    O Sporting dominou a primeira parte, o Benfica dominou a segunda. Por isso, acho que o resultado mais justo seria um empate 1-1 ou 2-2. Mas também digo que a vitória assenta melhor ao Sporting porque criou muito mais oportunidades de golo na primeira parte do que nós criámos na segunda.
    O Ausrnes tem que sair do onze, está em péssima forma já há meia dúzia de jogos. É a primeira vez desde que chegou ao clube que Ausrnes tem uma quebra de forma, afinal ele também sabe jogar mal…
    Depois, há o Florentino…é de nível mundial no desarme, mas com a bola no pé é de nível de distritais…um jogador do Benfica não pode ser tão mau com bola, ponto. Mesmo que seja um médio defensivo, tem que ter muito mais qualidade na construção. Que jogue a seis o Barreiro ou o Ausrnes (quando recuperar a forma), é o meu apelo a Lage. Aliás, com Ausrnes na sua forma habitual, eu jogava com ele a 6, Barreiro interior direito e Kokçu a interior esquerdo.
    O Lage nos primeiros tempos tirava o Di entre os 65 e os 75, mas agora deixou de fazer essa gestão e é esmifrá-lo com 90 minutos de três em três dias, à la Roger Schmidt…não pode ser, até porque temos Rolheiser, um craque, para jogar ali.
    Rolheiser, Schelderup e Prestianni são três grandes talentos, têm que jogar muito mais. Por exemplo, quando sai o Akturkoglu, em vez do Beste que de bom só tem os cruzamentos, devia entrar o Schelderup ou o Prestianni, que são muito mais criativos e muito melhores que o Beste a criar desequilíbrios.
    Enfim, já estive muitíssimo mais satisfeito com o Bruno Lage do que estou actualmente…

    • Pbessa
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:36 pm

      O resultado justo seria um empate ????

      Com que base fazes essa afirmação?

      É que só tens uma oportunidade flagrante no jogo todo que foi a do Amdouni e foi na segunda parte, na primeira nem remataram.

      O Sporting na primeira parte podia ter ido para o intervalo a ganhar por 3 ou 4 golos.

      Compreendo a tua frustração e azia, mas tenta ser mais imparcial.

      • BP
        Posted Dezembro 31, 2024 at 12:47 am

        Meu caro, um adepto imparcial é uma contradiction in terms. Não existe em clube nenhum. A ausência de isenção e imparcialidade é inerente à própria definição de adepto e isso é válido para os adeptos de todos os clubes, sem excepção.
        Os sportinguistas gostam muito de se considerar isentos e imparciais e tal, mas é mero wishful thinking, não tem adesão à realidade. Dou-te um exemplo muito eloquente: algures no início da década passada, eu estava a discutir futebol com um colega e amigo sportinguista. Ele desenvolveu a tese de que, apesar de ser adepto do Sporting, conseguia sempre ser isento e imparcial, era desprovido do bias clubista, via futebol sem as lentes verdes. E logo a seguir a este discurso, vira-se para mim e pergunta: “olha lá, tu não achas que o Rui Patrício é o melhor guarda-redes do mundo?” ????? I rest my case quanto a esse animal mítico que é o adepto isento e imparcial…
        Eu disse que o resultado mais justo era o empate porque o Sporting dominou a primeira parte e o Benfica dominou a segunda parte. Mas tb disse que, a haver um vencedor, seria mais justa a vitória do SCP porque criou muito mais oportunidades de golo na primeira parte do que nós criámos na segunda. Mas tu claramente não leste essa parte do meu comentário acima, não dava jeito…

  • Pedro_Almeida
    Posted Dezembro 30, 2024 at 2:33 am

    O Benfica tem o pior meio campo dos 3 grandes. De nada vale ter grandes laterais, extremos e avançados se as máquinas que conduzem a equipa não acompanham o resto.
    Florentino é um mediano que de vez em quando faz uma excelente exibição.
    Kokçu é bom com bola nos pés e apenas isso.
    Aurnes é o melhor médio mas é o Joker da equipa.
    Barreiro uma boa 3,4 opção nunca titular do Benfica.
    E ia me esquencendo do Renato que já está pré reformado.

    Neste momento temos equipa para fazer um ou outro jogo engraçado na Champions e lutar até ao fim pela liga.
    Não temos capacidade para ser consistentes o ano todo e não tem nada a ver por ser o Lage ou Schmidt a treinador porque podia até ser o Guardiola e era igual. Não temos equipa para ter um rolo compressor como no passado e a ilusão que está direção dá aos adeptos foge por completo à realidade.

    • FranLx81
      Posted Dezembro 30, 2024 at 8:54 am

      A qualidade do plantel do Benfica vem-se deteriorando de ano para ano.
      Sai Rafa, Neres e Neves.
      Entra Amdouni, Akturkoglu (foi só mesmo fogo de vista) e Barreiro.
      Estamos à espera do quê mesmo??
      Nunca mais é #OUTubro25

    • batalha34
      Posted Dezembro 30, 2024 at 10:12 am

      Dizer que o Guardiola é igual ao Lage e que o Benfica tem grandes avançados é de chorar a rir, o meu obrigado

  • joaocfml
    Posted Dezembro 30, 2024 at 5:05 am

    Vejo comentários que dizem que o resultado justo seria um empate e eu pergunto-me se essas pessoas viram o mesmo jogo que eu vi! Vi uma primeira parte de domínio do Sporting com pelo menos 2 oportunidades de golo flagrantes e mais uma ou outra aproximação perigosa. Na segunda parte o Benfica equilibrou mais o jogo mas sem criar oportunidades flagrantes (excepto a jogada do Amdouni). As outras situações perigosas foram um cabeceamento ao lado do Aursnes (salvo erro), o “cruzamento-remate” do Bah e o cabeceamento do Otamendi por cima. De resto nada mais. Ao intervalo, o resultado mais indicado seria 2-0, e no fim do jogo penso que 3-1 se ajusta, tendo em conta que o Sporting falha 2 golos cantados na segunda parte que poderiam ter matado o jogo, no entanto todas as oportunidades flagrantes em todo o jogo foram do Sporting. Uma boa vitória para terminar 2024 na liderança, que em 2025 nos dês o 25°! Sporting sempre! ?

  • Mushy
    Posted Dezembro 30, 2024 at 6:05 am

    Otamendi fez de tudo para sair do jogo mais cedo, porque tinha um voo para apanhar para depois chegar a tempo do próximo treino…
    Mas o Veríssimo não foi em cantigas e deixou o menino em campo a fazer o quis, por 2x Otamendi implorou para levar 2º amarelo porque estava atrasado para o voo…. mas ficou até ao fim, é capaz de ter perdido o voo.

    • Rosso
      Posted Dezembro 31, 2024 at 3:23 am

      Experimenta fazer um comentário que não seja “o Benfica é sempre ajudado pelos árbitros”. Vá, é difícil mas tu consegues.

  • Vik_9
    Posted Dezembro 30, 2024 at 8:26 am

    Excelente primeira parte do Sporting. Na segunda o Benfica foi melhor e faltou-nos gás claramente (a diferença para os níveis físicos de Amorim é impressionante, espero que esta equipa técnica os consiga recuperar).

    Jogo perfeito desta defesa a 4.
    Quaresma com muito coração, intensidade e concentração. Falta-lhe dosear o esforço, com as constantes arrancadas estoura mt cedo.
    St Juste imperial, não perdeu um duelo. Precisa de moderar os passes, principalmente a jogar a esquerda.
    Diamonde, sem palavras…
    Matheus Reis, perfeito para um sistema de 4, acrescenta sempre muita raça nestes jogos.

    No entanto fica a dúvida se a aposta vai ser constante em 4 defesas? Quem fará dupla com Diamonde? Jogará Inácio ao meio ou será adaptado à defesa esquerdo?
    Que fazemos com Debast, que está claramente talhado para 3 defesas? Teremos debast, st juste e quaresma a competir pela posição de defesa direito?

    Jogo incrível de Hjulmand, sempre em todo lado. 10/10

    Quenda e Trincao a precisar de banco, claramente.

    Geny é claramente talhado para estes jogos.

    Agora há trabalhar muito, o jogo da próxima sexta vai ser mt mt complicado.

    SL

    • Ricardo10_
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:37 am

      Níveis físicos da segunda parte? Nenhuma equipa do mundo aguentava entrar como o Sporting entrou e depois não se ir abaixo, principalmente num derby. O Amorim era bom mas não fazia milagres nem inventou a roda.

      • Miguel Lopes
        Posted Dezembro 30, 2024 at 12:57 pm

        Tens razão em parte, porque ter 4/5 titulares de fora, e Morita a voltar de lesão sem os índices físicos normais, não ajuda nada a manter a pressão que o Sporting fez na 1ª parte.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 30, 2024 at 9:07 am

    Podia ser interessante o Sporting conseguir repescar o Diogo Travassos e o Rúben Vinagre de volta em Janeiro para darem mais soluções nas laterais sem ser preciso investirem.
    .
    O Rui Borges vai tentar ir buscar o Alberto Baio quase de certeza, mas isso implica ter de investir à vontade mais uns milhões de euros

    • In a Silent Way
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:20 am

      O Alberto Baio é bom?
      SL

      • Mushy
        Posted Dezembro 30, 2024 at 8:51 pm

        É como uma simples sapatilha do Lidl… se várias pessoas dizem que é bom, o Clismo diz que é excelente com potencialidade de calçar qualquer atleta que queira fazer o record dos 100m ou da maratona.

  • batalha34
    Posted Dezembro 30, 2024 at 9:39 am

    Ora bem depois de muitas criticas fica aqui a prova dada do que tenho andado a dizer nas ultimas semanas. Quando o senhor de amarelo nao tem interferencia direta no jogo o SPORTING é a equipa que melhor joga em Portugal e deu para ver o amasso que o Benfica levou na primeira parte e até deu para descansar alguns jogadores na segunda e por jogadores como o FRESNEDA para rodar um bocado a equipa. Isto excluindo o facto do otamendi ter de levar um segundo amarelo mas ja estou a dar de barato.

    A mim faz-me confusao como é que se pode ver um jogo deste benfica e achar que esta equipa tem qualidade para ganhar o que quer que seja. É surreal como vejo comentarios a dizer que este Carreras vai estar no MU e que o Tomas Araujo ja vale 394 milhōes. Completamente comidos de cebolada como já é costume alias nao fosse a arbitragem neste campeonato o benfica ia no minimo a 10 pontos..

    Mas tudo isto já é normal, acredito que por momentos adeptos do benfica acreditaram que iam empatar o jogo na segunda parte e que o sucessor do orelhas lhes recompensasse com mais um concerto no aviario mas pode ser que se exerguem agora e metam la um presidente a serio. Da minha parte que o sucessor do orelhas fique la por muitos anos é o que desejo

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 30, 2024 at 10:08 am

      Que exagero! Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
      Fizemos uma excelente primeira parte, mas na segunda o Bruno Lage mexeu e quem foi comido de cebolada fomos nós, que sofremos durante bons minutos.
      O plantel do Benfica é o melhor do campeonato, de longe e têm qualidade mais que suficiente para vencer o título.
      Aliás, se calhar já no próximo fim-de-semana perdemos contra o Vitória e o Benfica passa para primeiro outra vez.
      Comentário inchado sem motivos para isso.

    • Lúcifer Morningstar
      Posted Dezembro 30, 2024 at 10:36 am

      Se o Benfica quiser meter um DJ novo a tocar no Estádio da Luz sempre pode contratar o DJ Brunão ????????????

    • Ricardo10_
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:12 am

      Mais triste do que alguém ser assim, é sem dúvidas aqueles que gostam de ti não te poderem ajudar.
      Doentio.

    • In a Silent Way
      Posted Dezembro 30, 2024 at 11:19 am

      Belo comentário, sim senhor. Contribui para a discussão e para o ambiente do blog.
      SL

    • GabCel
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:18 pm

      podias demonstrar menos a tua azia? podias.. mas não ia ser a mesma coisa…

      vocês nem conseguem desfrutar das vossas vitórias, só para destilarem o veneno da inveja que vos consome constantemente.

      • Honestly
        Posted Dezembro 30, 2024 at 3:18 pm

        Sim pq vcs são exemplares… ?

        • GabCel
          Posted Dezembro 30, 2024 at 9:28 pm

          até já há um nome, de uma personagem de desenhos animados, que foi adaptado como adjectivo para essa vossa maneira de ser e estar…

          nós não somos exemplares, mas vocês estão num outro nível.

    • Rosso
      Posted Dezembro 31, 2024 at 3:26 am

      Faz-te confusão como é que o Benfica podia empatar na segunda parte como fará a qualquer fanático na sua bolha que escreve esses disparates todos. Sim, o Benfica podia ter ampatado perante o magnificente, hercúleo e martirizado pelas arbitragens Sporting, imagine-se, e sem interferência do árbitro. De resto, tendo em conta que o Benfica tem tantas vitórias em derbys em Alvalade como o próprio Sporting, nem seria nada do outro mundo.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 2, 2025 at 12:01 pm

      Tu percebes tanto que ate assusta. Realmente, foi o arbitro, nao foi a competencia, as mudancas e surpresa do novo sistema e do novo treinador, e a incompetencia do Lage, que foi surpreendido, depois la arranjou aquilo ao intervalo, mas entrou no desespero, meteu 2 PLs e matou a equipa. E sim, quem dera o Sporting ter o Carreras para meter no lugar do Reis, ou o Tomas para o lugar de qualquer um dos vossos centrais, menos o Diomande, que e o melhor da liga. Ah, e para com os testamentos meu, aprende a resumir.

  • Neville Longbottom
    Posted Dezembro 30, 2024 at 10:44 am

    Rui Borges a mostrar um bom trabalho para quem tem 3 dias. O resultado não era o mais importante, importante agora é ver se o Sporting tem capacidade para vencer 10 jogos seguidos contra as equipas deste campeonato que nos criarão muitas dificuldades. Preocupa-me o declínio físico da equipa na segunda parte, mas era algo que era notório ainda no tempo do João Pereira, o Sporting a precisar de carregar o adversário e não conseguir.
    .
    Gostei deste 4231 que na prática é um 442 com Trincão nas costas do Viktor. Pode permitir a ascensão do Harder que, na minha opinião, não tem o que é preciso para jogar na linha, é claramente um ponta-de-lança.

    • Gil-Galad
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:25 pm

      Porto Benfica e Sporting têm jogos desafiantes nos próximos tempos. Veremos quem estará de pé e se haverá alguém a destacar-se.

  • opiniaodeadepto
    Posted Dezembro 30, 2024 at 10:53 am

    A vitória ajusta-se bem ao Sporting que dominou a primeira parte e foi sempre mais consistente durante todo o jogo.
    O Benfica dominou a segunda parte, mas apenas contei uma verdadeira ocasião de golo, sendo que o Sporting teve uma ou duas situações em que, com um pouco mais de critério, poderia ter “matado” o jogo mais cedo.
    Homem do jogo tem de ser o Geny, pelo golo e por ter sido o responsável por esticar o jogo do Sporting na segunda parte. No Benfica apenas destaco o Aursnes que parece que nunca joga mal.

    • Mushy
      Posted Dezembro 30, 2024 at 8:47 pm

      Que mais tem de fazer o Turbin para receber uma mera menção honrosa de ter sido um dos melhores??
      Deixa cá ver assim por alto… Quenda isolado bateu no invisivel… remate do Gyo bateu no invisivel.. Gyo isolado bateu no invisivel… falando em mais uma oportunidade, Geny teve uma branca quando estava 4 contra 2 defesas..
      PS: Invisivel – Turbin

  • Carocho1
    Posted Dezembro 30, 2024 at 10:57 am

    Por onde começar?
    Benfica precisa de uma mudança 360, mas isso já vem de há pelo menos um par de anos não é de hoje.
    Direção, estrutura, treinador e reformulação de plantel. Mas se entro por aí nem amanhã acabo de escrever.
    .
    Notas curtas:
    – Florentino: Pela enésima vez digo, como é óbvio não tem qualidade para titular do Benfica. Um trinco já não é como nos anos 60, e nenhuma equipa que queira ser campeã e competir na Champions pode ter um gajo com tijolos nos pés no 11 titular.
    – Bah: menos escandoloso que Tino, mas é curtíssimo para titular.
    – Kokcu: cada vez menos a solução, cada vez mais um problema. Na 1ª parte era como manteiga passar naquele corredor, impressionante como fazer 2 ou 3 passes bons por jogo faz convencer a malta de que este gajo tem alguma competência para ser o dono do nosso meio-campo… Surpreende porque é que nenhum clube de topo se interessa sequer por ele?
    .
    Lage é o espelho máximo da mediocridade de atitude, comprometimento, estratégia. Ainda consegue vir atirar areia para os olhos a dizer “entrámos bem”. Onde andas Benfica…

    • Miguel Lopes
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:06 pm

      Só tenho uma questão!!
      A mudança de 360º não tem sido feita nos últimos anos!?
      É que para mim, dá a voltinha e volta à base de partida e com isso, ainda perdem poder de fogo porque vendem os melhores.

    • Petrol
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:30 pm

      Mudança de 360 graus significa que ia ficar igual.

    • dzs
      Posted Dezembro 30, 2024 at 4:32 pm

      O teu nickname explica perfeitamente o comentario dos 360 graus…..mais tabaco ajudava carocinho

    • Mushy
      Posted Dezembro 30, 2024 at 8:43 pm

      Exatamente!!!
      A malta quando está a ir pelo caminho errado a primeira coisa que faz é dar uma volta completa e volta de novo pelo mesmo caminho..
      Priceless :D

  • Carocho1
    Posted Dezembro 30, 2024 at 10:59 am

    O Benfica neste momento é como os nossos telemóveis. Vemos umas coisas que nos dão dopamina, ganha-se aqui e acolá, não se vê nada de jeito consistentemente mas continuamos a torcer e a apoiar por alguma razão irracional.
    Enquanto as coisas se mantiverem, eu cada vez me vou desligando mais.

    • Chambel322
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:20 pm

      Como se do teu lado não há esse tal ódio que estás a dizer?
      Basta ver noutra plataformas digitais o tal “ódio” que há pelo o Sporting então há páginas do vosso clube que estão sempre a falar do Sporting.
      Sinceramente posso não gostar do Benfica o que é natural devido a essa tal bazófia, mas odiar é uma palavra muito forte e não a sinto por nenhum clube mas falo por mim, claro que há pessoas que sentem isso.
      E outra simplesmente estávamos felizes pela maneira que o Sporting estava a jogar.
      De resto saudações desportivas e bom ano

  • Ricardo10_
    Posted Dezembro 30, 2024 at 11:33 am

    Entrada fortíssima do Sporting que já seria de esperar, pois o Sporting contra o Benfica tem sempre mais vontade, basta ver pelos adeptos nas bancadas que apareciam na televisão, estavam completamentos loucos, alguns pareciam possuídos. O ódio e a inveja que têm do Benfica é surreal.
    Do lado do Benfica, também já era de esperar a entrada a dormir. Já é imagem de marca do Benfica de Lage.
    Vitória justa para o Sporting, que apesar de um Benfica melhor na segunda parte, teve as melhores oportunidades nos 90 minutos e atacou com mais cabeça. Este jogo serve para demonstrar muito bem aquilo que eu digo há muito tempo. A pressão que o Sporting faz em qualquer lance, é digna do Porto dos anos 90. Tanto jogadores como adeptos, protestam por tudo e por nada, e ontem ficaram por marcar mais 3 penaltys a favor do Sporting e mais duas expulsões perdoadas ao adversário. Logicamente que só mesmo na cabeça deles. Infelizmente o Gyokeres já foi contaminado pelo futebol português, está feito um Taremi autêntico, um tipo que parecia um touro e levava tudo à frente, agora cai com qualquer toque ou até com o vento. Ridículo.
    Ridículo também é o valor que o Kökçü nos custou, alguém devia ser preso por gestão danosa. Mais ridículo ainda é não termos um avançado em condições, o Pavlidis é um dos maiores barretes que o Benfica já levou porque não tem qualidade nenhuma para jogar numa equipa de topo, o mais engraçado é que boa parte dos benfiquistas o venera porque supostamente joga bem de costas para a baliza e mais uma série de características que não interessam para nada, o Cabral é o que é e o Amdouni é o novo Musa, é bom para sair do banco e marcar o seu golinho, apenas isso. O Di Maria por melhores números que tenha, não pode ser nenhuma vaca sagrada, não pode ser sempre titular e muito menos jogar sempre os 90 minutos. O alemão felizmente foi-se embora mas isto continua quase igual, é vergonhoso como se roda tão mal o plantel e como não se fazem as substituições certas. O Schjelderup e principalmente o Rollheiser deviam jogar muito mais, já cansa esta merd* de gestão!

    • Stromp1906
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:56 pm

      Confesso que ler os teus comentários depois de perderes é quase tão saboroso como ganhar um derby. Sobretudo pela hipocrisia constante, odiamos todos o Benfica, mas os teus comentários espelham o quê mesmo em relação ao Sporting?
      Vi o jogo no estádio cumprindo uma tradição, com o meu melhor amigo que é benfiquista, odiamos umas quantas cervejas antes, vibrámos cheios de ódio durante, e odiámos um bom bife no fim. Foi um ódio total.

    • Velho do Restelo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 12:57 pm

      As tuas duas primeiras frases dizem tudo sobre ti. Nem deu para ler o resto. E o comentário acima então, delusional.

    • M4R7UCH0
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:11 pm

      Quer dizer, os adeptos do Sporting têm ódio e invejo do benfica, mas o contrário não é igual?
      Hipocrisia de milhões
      Kkkkkk

      • Ricardo10_
        Posted Dezembro 30, 2024 at 1:58 pm

        O que há para invejar do Sporting? lol
        Atenção que há a inveja boa mas não este o caso de muitos sportinguistas, é aquela inveja má, aquela que os faz preferir que o Benfica desça de divisão do que ganharem a Champions.
        O ódio é para doentes, eu apenas me limito aos factos :)

        • miguel
          Posted Dezembro 30, 2024 at 3:42 pm

          E a falta de noção.

        • Stravinsky
          Posted Dezembro 30, 2024 at 3:59 pm

          Não te conheço pessoalmente, mas pela imagem que passas aqui, diariamente, diria que tu preferias que o Sporting descesse de divisão do que ganhares a Champions.
          E curiosamente, pela amostra de sportinguistas aqui do blog, não diria o mesmo de nenhum deles.

        • Alchimystic
          Posted Dezembro 31, 2024 at 7:40 am

          Quem passa o tempo a falar de ódios… não tem mesmo muito a dizer.
          3 coisas que os sportinguistas odeiam:
          – Ter perdido o Amorim para um MU incompetente e decadente, que irá custar (ou pelo menos ameaçar) o bicampeonato
          – Ter alguns jogadores importantes lesionados há algum tempo. O Pote é o que faz mais falta
          – Ter apanhado com 2 ou 3 arbitragens manhosas na altura “certa”. O St Clara nunca nos teria ganho se fossem marcados os 2 penalties devidos.
          É isto que odiamos. O resto é delírio de alguem com excesso de megalomania

    • gyoking_9
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:12 pm

      Passo 1 – Ignorar o jogo jogado e escrever comentário provocatório.
      Passo 2 – Esperar 20 minutos que alguem aceda à discussão na esperança de ter um pouco de alegria após um resultado de futebol

    • GabCel
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:16 pm

      tudo dito…

    • batalha34
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:37 pm

      Os adeptos do SPORTING têm uma coisa que se chama “gostar de futebol”

      O estadio da luz cada vez mais em jogos grandes e pequenos parece um jogo de ténis so falta mesmo o DJ Kamala pedir silencio aos espetadores antes de espalhar o seu azeite.

      É engraçado ver que a falta de argumentos hoje em dia é tanta que até se pinta os adeptos do SPORTING estarem a torcer pela equipa em luz negativa.. Nāo te preocupes que na segunda volta o jogo é na tua casa e já poderás disfrutar do silencio

      • henry14
        Posted Dezembro 30, 2024 at 1:53 pm

        Ganha vergonha, Battle. Só gostas de falar de árbitros e destilar ódio. Gostas lá de futebol ?

        • pg1960
          Posted Dezembro 30, 2024 at 2:23 pm

          Olha quem falou XD

        • batalha34
          Posted Dezembro 30, 2024 at 4:09 pm

          Completamente errado mas é normal que o filtro vermelho afete tambem o ecrā do telemovel. Já comento neste blog faz anos, so falo de arbitragens quando é relevante, na epoca que o SPORTING acabou em quarto recentemente nao encontras um unico comentario sobre arbitragens, nao jogavamos nada de nada.

          Nāo sou é ceguinho, ja tens ai a minha opiniao sobre o jogo de ontem e acho que o arbitro esteve bem, agora o Benfica levou um tratamento em toda a linha inclusive na parte em que “dominaram” as melhores chances sao.. do SPORTING.

          Aparentemente vocês estao felizes com o que se passa no aviario portanto a mim so me resta estar feliz também, o meu desejo é que o sucessor do orelhas se mantenha por lá muitos anos e continuem com a bazofia do costume e a falar do lance Paulinho e Bruno de Carvalho e dos 20 anos e nao sei que. Se estāo felizes com a vossa alpista eu tambem estou

          • henry14
            Posted Dezembro 30, 2024 at 5:45 pm

            Companheiro, estiveste nos últimos 5/6 jogos sem jogar ponta de um chavelho e só te focaste nos árbitros e em teorias mirabolantes. Não bastando isso, já mencionaste o presidente do meu clube várias vezes quando ele não é chamado para a discussão.
            Em suma, devem haver muitos adeptos do SCP que eu não duvido que gostem de futebol como um Neville, um Jeco ou um Veridis Quo. Tu gostas mais de falar de árbitros e do presidente do Benfica.

            • batalha34
              Posted Dezembro 30, 2024 at 8:05 pm

              Isso é falso tens de desligar o filtro vermelho do telemovel que passas a ver melhor a realidade.

              Eu falei em arbitragens em três jogos recentes, dos quais seria impossivel falar do jogo sem falar em arbitragem pois foram 3 prestações completamente vergonhosas e com influencia direta no resulto, com o intuito de destabilizar o SPORTING.

              Mas até numa situação anormal destas e com um mês com um treinador que nem era treinador que foi tudo feito contra ele tanto em campo como na comunicação social – em principo deverá ser suficiente para ganhar o campeonato na mesma pois o futebol jogado é muito superior a qualquer outra equipa do campeonato em condições normais como deu para ver ontem e agora com um treinador a sério será mais complicado o senhor de amarelo fazer as mesmas graçinhas.

            • Mantorras
              Posted Janeiro 2, 2025 at 12:20 pm

              Ele falar em filtros e azeite <3

      • ForsenCD
        Posted Dezembro 30, 2024 at 1:59 pm

        Deus proíba os adeptos terem paixão no embate contra o clube rival.
        Não é justo, eles deviam ter jogado com calma para deixar o Benfica praticar o seu futebol!

      • Ricardo10_
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:00 pm

        Gostar de futebol…lol…O gostar de futebol é assobiar, ofender os adversários e fazer piretes. Não seria de esperar outra coisa de quem eu digo e não me canso de repetir: Não percebem nem gostam de futebol.

        • miguel
          Posted Dezembro 30, 2024 at 3:44 pm

          Tal como tu então.

        • batalha34
          Posted Dezembro 30, 2024 at 4:10 pm

          Nao gostar de futebol é ir ao estadio ouvir o DJ Kamala, tirar umas selfies para o instagram e pedir a camisola ao Di Maria.. Poupa-me a nivel de ambiente no estadio neste momento o Benfica é dos ultimos clubes em Portugal com moral para dizer o que quer que seja

        • Honestly
          Posted Dezembro 30, 2024 at 5:47 pm

          Não percebi o intuito de resumir os benfiquistas

    • Ricardo10_
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:13 pm

      Admiti a vitória justa do Sporting apesar de grande parte dos benfiquistas dizerem que o empate era mais justo, critiquei o Benfica e não falei da arbitragem até porque foi muito boa para um derby, para ser perfeita só faltava ter compensado mais 1 ou 2 minutos por causa do teatro de alguns jogadores do Sporting, mas isso não serve de desculpa para o Benfica. Mas sou muito doente e chorão…
      Infelizmente muita malta além de não perceber nada de futebol, nem mesmo o básico, tem uma dificuldade tremenda de ouvir criticas e concordar ou calar. Tudo o que eu disse foram e são factos, tudinho. Basta olhar para o comentário mais acima que explica bem aquilo que eu digo, não fossem as arbitragens o Sporting ganhava sempre os jogos todos. Só as arbitragens podem tirar os troféus ao Sporting, incluindo a Champions. São e sempre foram os melhores, mesmo quando ficavam em 6º ou em 7º. Os árbitros são uns malvados e são o clube mais honesto e prejudicado da história do futebol.

      • Neville Longbottom
        Posted Dezembro 30, 2024 at 3:30 pm

        Tu não és chorão (doente sim). Chorões são os outros. Depois de encher um oceano de choro nesta caixa de comentários (“Não é justo, só jogam bem contra nós, odeiam-nos tanto”), continuas com esse descaramento de dizer que os outros é que choram.

    • Mushy
      Posted Dezembro 30, 2024 at 8:33 pm

      Se aparecesse uma foto sempre que fazes um comentário, onde não consegues esconder a tua azia pelo Sporting, mesmo que se esteja a falar do nascer do sol, consegues puxar o nome Sporting… Diria que a tua foto também ias aparecer completamente louco, diria até possuido, tal é o ódio e inveja pelo Sporting…
      *
      Mais uma vez, podes olhar ao espelho, para a próxima vez que o ego crescer e bazófia voltar e estares a falar que os outros só choram. Se tiveres de chorar…chora meu menino

  • Ricardo10_
    Posted Dezembro 30, 2024 at 11:55 am

    Depois da grande estreia do João Pereira e dos 6-0, eram só certezas do novo treinador do Sporting, até porque estava a ser preparado aos anos.
    Agora é o Rui Borges que é o novo Messias porque ganhou ao Benfica e porque o Sporting fez uma grande primeira meia hora. Como se ganhar 1-0 ao Benfica fosse um extraordinário resultado. Vamos todos fingir que foi por 2 ou 3 treinos que o Sporting passou a jogar à bola, que não foi pelo amadorismo do João Pereira, que os jogadores não fizeram meia cama ao João Pereira e porque se há jogo onde os jogadores do Sporting comem a relva, não é contra o Benfica. Enfim…Será novamente para mais tarde recordar.

    • pg1960
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:11 pm

      Para variar (ou não) o teu ódio ao Sporting faz com que escrevas mais uma vez um texto ridículo e nem li tudo (não dá mesmo).

      Ninguém, repito, ninguém ! Aqui está com bazófia. Ninguém está a dizer que o RB é top mundial…
      Tens literalmente, repito, literalmente zero comentários de Sportinguistas a dizer o que escreves. Aliás, tu és o primeiro.

      Que triste e com falta de conteúdo interessante para discutir …

      • JCCT
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:06 pm

        Ninguém está a dizer que RB é Top mundial, mas estás a dizer que DIomande é… mas é só hoje! No último mês era muito mau. Declarações e impressões clássicas de quem é adepto de clube que ganha de 20 em 20 anos! Euforia e depressão…
        Ridículo!!!

        • pg1960
          Posted Dezembro 30, 2024 at 2:49 pm

          Do Diomande até fui eu que falei …

          Porém não distorçam, eu disse se não estou em erro que acho que tem potencial para ser top mundial, é uma diferença relevante, porque genuinamente acho que a par de Mora é o jogador do campeonato que pode chegar a um patamar absurdo mesmo. É a minha opinião, e não é de agora.

          Antes também não me viste a dizer mal do Diomande (sim teve uns 2 meses um pouco a baixo mas nunca comprometeu como por exemplo Antônio Silva faz jogo sim jogo não).

          O Rapaz tem tudo que é preciso para a posição e tem já uns 20/25 jogos a um nível absolutamente imperial (top mundial) e os restantes a um nível muito bom também excepto alguns curtos períodos de quebra de forma (normal em qualquer jogador tirando Messi).

          É a minha opiniao

        • Neville Longbottom
          Posted Dezembro 30, 2024 at 3:28 pm

          Euforia e depressão é mais no outro lado da segunda circular.
          O Sporting nunca esteve 20 anos sem ganhar um campeonato, quanto mais duas vezes. “De 20 em 20 anos”. Pena que ganhou em 2020/2021 e 2023/2024, são 20 anos de diferença.

    • gyoking_9
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:13 pm

      Passo 3 – Voltar ao passo 1 20 minutos depois ahahaha

    • ForsenCD
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:51 pm

      Ainda não percebeste que adeptos de tasca(que prosperam pelo Twitter) são todos iguais?
      Isto não é exclusivo do Sporting e além disso o único que endeusou o João Pereira aqui foi o Clismo.
      _
      Não dá mesmo para perceber a finalidade deste tipo de comentários feitos por ti incessantemente.
      Se eu usasse a mesma lógica não saía daqui até ao final de 2024 a apontar as alarvidades que alguns Benfiquistas disseram nestas últimas semanas.
      Inclusive alguns são pagos pelo Vieiristão para espalhar propaganda e toxicidade absolutamente ridícula como o Hugo Gil… Isso sim é que te devia envergonhar.

    • Paulopes
      Posted Dezembro 30, 2024 at 1:53 pm

      Que continues assim em 2025…no teu nickname já estava o resultado final, sempre a frente do tempo.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:14 pm

      O importante é que este campeonato ganho ao Porto e aos chorões te vai dar um gozo tremendo

    • Mushy
      Posted Dezembro 30, 2024 at 8:26 pm

      Para quem reclama dos choro dos outros… vejo muito lenço de papel molhado espalhado por esse chão

  • pg1960
    Posted Dezembro 30, 2024 at 12:54 pm

    Grande Vitória e quero focar-me em 4 aspectos:

    1) O Sporting tem plantel para este esquema híbrido de Rui Borges, adorei a atitude diferente da equipa, e não houve maroscas da arbitragem… E o Sporting ganha

    2) Hjulmand é tão mas tão superior a qualquer médio da liga. É absurdamente como completo em tudo. Quando juntas a outro médio super completo como Morita, ganhas a luta a meio campo quase contra qualquer equipa.

    3) Diomande é absolutamente monstruoso e na minha opinião, a par de Mora do Porto, o jogador que tem potencial para ser top mundial tipo top 5 na posição. Não passa nada. Absurdo para um miúdo de 20/21 anos.

    4) não acho que chegue a top 5 mas Quaresma a lateral é um projecto que o pode consolidar como um dos melhores na posição a nível mundial porque simplesmente tem as características todas perfeitas para lá. Tem progressão de bola que quebra varias linhas muito facilmente (ideal para asrencadas no flanco), tem antecipação, é provavelmente top 3 em 1vs1 defensivo, é alto para a posição e tem muita qualidade com bola nos pés. A central não passaria de um bom jogador pois falta altura e por vezes tem um a ou outra abordagem demasiado arriscada para posição central, porém a lateral tem tudo mesmo para esconder essas duas características negativas, aumentando a proponderancia das valências que tem.

    Vamos ter de ver mais jogos para t r uma opinião fundamentada mas para primeiro teste tiramos vários aspectos positivos. Boa decisão de Varandas de tirar o JP antes do Benfica (perdíamos na certa)

    • Veridis Quo
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:16 pm

      O Mora tem um talento óbvio, mas teria muito cuidado com previsões em tops mundiais da posição ou coisas do género pela questão física. Ser pequeno ou franzino (e ele infelizmente combina os dois de forma significativa) não é uma sentença de morte, mas o Mora tem um claro défice físico (por enquanto, pelo menos) que poderá limitar o seu teto. É novo, pode e deverá crescer, mas se não conseguir (como algumas pessoas não conseguem) terá aí um handicap. Talento à parte, o Dantas nunca poderia ter relevo com o corpo que tem por exemplo.
      Diria que o melhor exemplo para o Mora era mesmo o Francisco Conceição. Parecia igualmente frágil demais para algum nível interessante e cresceu imenso na massa muscular, robustez e na explosão. Se tiver esse crescimento, aí sim. Mas olhando para ele fisicamente, não daria como dado adquirido que lá chegue.

      • Gil-Galad
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:23 pm

        Totalmente de acordo em relação ao Mora.

      • pg1960
        Posted Dezembro 30, 2024 at 2:43 pm

        Percebo o que dizes e respeito.

        Acho que o talento do Mora é superior a todos os mencionados por ti. O teto dele na minha opinião é superior ainda.

        Falta ver como vai ser a evolução da parte física, mentalidade competitiva e disciplina.

        Já não tinha um jogador que me surpreendia assim à vários anos.

        Não são iguais mas vejo chegar a um nível patamar competitivo de um Deco podendo chegar ainda mais longe. Mas lá está, futurologias é sempre complicado …

        • Veridis Quo
          Posted Dezembro 30, 2024 at 3:48 pm

          Não era uma comparação de talentos que fazia no meu comentário. Era mais pelo facto do teto do Mora, enquanto futebolista de topo, pode estar limitado pelo que ele é fisicamente.

          • Artur Trindade
            Posted Dezembro 30, 2024 at 7:30 pm

            O Rodrigo Mora nada tem que ver com o Dantas, que aos 23 anos tinha menos massa muscular que o Mora já tem aos 17 anos. O Dantas fisiologicamente não enchia por muito trabalho que fizesse, o que era incompatível com a posição de médio posicional, e não tendo a ponta de velocidade ou explosão, não se conseguia subi-lo para médio mais ofensivo, estava condenada á nascença, só o Boto é que não via.
            O problema do Mora é mais parecido com o do Félix, pela questão tática, são dois 10 por vocação (posição descontinuada), tendo até o Félix mais capacidade para assumir como 2º AVA pela altura, mas é difícil encaixá-los encostados na faixa esquerda (perde-se a visão de jogo), e dificilmente arranjam equipas/treinadores que lhes arranjam colocação nas costas de um PL.
            Aos dias de hoje seria impensável que o JVP tivesse a mesma preponderância, pese a sua agressividade, bom jogo aéreo e presença na área, porque simplesmente a posição descontinuou, e encostado na faixa, perderia a baliza, e no caso do Mora tem menos passada que o Félix para chegar á área partindo da esquerda.
            O Chico nunca teria dificuldade em ter o seu espaço, porque desde cedo se viu que seria potente, e jogando encostado á linha faria sempre estragos.

            • Mantorras
              Posted Janeiro 2, 2025 at 12:32 pm

              Por acaso acho que o JVP jogava na boa no futebol de hoje. Era tao voluntarioso e tinha tanta garra, que estaria muito mais perto de ser um Griezmann, um faz todo, que joga bem em qualquer lado, caindo numa ala, baixando no meio, ou como SA, do que o contrario (aka, nao jogar a top em lado nenhum).

        • Mantorras
          Posted Janeiro 2, 2025 at 12:30 pm

          Concordo contigo, com o Veridis e com o Artur. E possivel? xD
          Tambem o acho um jogador com potencial para chegar a patamares muito altos, mas nunca o sera se nao crescer fisicamente. E nao jogando a 10, com liberdade, acabara a precisar de explosao para cair numa ala e fazer a diferenca, ou a ter que ser mais forte nos duelos para poder baixar ao meio campo e contribuir sem bola, ou aguentar certos duelos com equipas que fazem disso vida em ligas mais competitivas.

    • FranLx81
      Posted Dezembro 30, 2024 at 4:57 pm

      Todos os dias aprendo coisas novas. A mais recente foi a de que um central de 1.85m é baixo para a posição… ?

  • henry14
    Posted Dezembro 30, 2024 at 1:45 pm

    1) Jogo equilibrado. Não vi o desequilíbrio que tanto falam. O desequilíbrio que houve chama-se Tomás Araújo que foi um autêntico pato em 2 lances.
    2) SCP ligeiramente superior, pelo que foi justo vencedor.
    3) Benfica nem teve má estratégia na minha opinião mas foram sempre algo lentos e muito cautelosos. É certo que jogávamos fora mas não pode justificar tudo.
    4) Bruno Lage. Bem na troca de Amdouni por Pavlidis. Privilegiou o rendimento. No entanto, vêem como a responsabilidade aumenta quando se é titular? Viram o falhanço do Amdouni? No resto usou o 11 expectável, mas sejamos justos: era em Alvalade que íamos rodar? O problema do Lage não foi este jogo mas sim um todo.
    5) campeonato segue em aberto. Ganhar ao Braga e acabar a primeira volta no máximo a 2 pontos de Porto e SCP. Digam o que disserem, depois do início da época não nos podemos dar por insatisfeitos para o pouco que jogamos. Há o clássico na terceira jornada e se não houver percalços iremos novamente para primeiro ou segundo brevemente. A questão é que o calendário irá apertar pelo que as expectativas para o campeonato são um pouco baixas. Diria que dos 3, e tendo em conta que o Porto recebe os dois rivais, somos o clube com menor chances de ser campeões. Mas é continuar a lutar.
    //
    Pote não jogou. Errei no meu prognóstico. Entendedores entenderão.

    • Gil-Galad
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:22 pm

      Bom comentário. Concordo com praticamente tudo. O Porto é o joker da corrida. Ninguém sabe o que esperar.

      • henry14
        Posted Dezembro 30, 2024 at 3:23 pm

        Será um campeonato animado.
        Se o Porto fizer um campeonato minimamente competente e no mínimo fazer 3 pontos contra Benfica e Sporting (ganhar um dos dois pelo menos ou empatar os dois), é capaz de limpar isto as últimas 5 jornadas. Prevejo que seja nas últimas 5/6 jornadas que o Benfica se vá espalhar ao comprido.

    • pg1960
      Posted Dezembro 30, 2024 at 2:39 pm

      Parabéns pelo comentário racional e com a tua opinião sobre futebol.

      Não estou a ser irónico. Abraço

    • Jeco Baleiro
      Posted Dezembro 30, 2024 at 3:30 pm

      Era um bocado óbvio que o Pote não ia jogar, nunca houve info de sequer estar próximo de estar recuperado.
      Quanto ao campeonato está tudo em aberto, concordo. Os três separados por dois pontos, a meio da Liga, não é nada.
      Sporting com margem para melhorar, agora com um treinador no banco (bom ou mau é outra coisa), e com o regresso dos lesionados. O Porto parece estar em crescendo e veremos se o puto Mora não será um joker no seu futebol (à la Felix em 2019). O Benfica será a mais estagnada das três mas em Portugal não perderá muitos pontos.

  • henry14
    Posted Dezembro 30, 2024 at 2:47 pm

    Falar só um bocadinho de Kokcu e Akturkoglu:
    1)Kokcu. Podia ser uma máquina. Tens uns pezinhos bastantes bons, bom disparo, boa qualidade de passe e boa visão de jogo. Mas todas estas caraterísticas só são valiosas no momento com bola. E sem bola?? Aqui é que as coisas se dificultam. Para seres um grande médio do Benfica, tens que ser muito mais. E Kokcu não o é. Kokcu não se adapta esquemas táticos, o esquema tático é que tem que se adaptar ao Kokcu e aqui começa logo aqui o erro, isto só seria admissível num jogador que nos desse no minímo uns 25 golos por época.
    Agora o que está feito, feito está e provavelmente usaria o Kokcu na mesma a titular até ao fim (quais são mesmo as alternativas? Renato, Leandro Barreiro, Rollheiser?) mas se houver uma possibilidade de venda na casa dos 20/30M é vendê-lo o mais rapidamente possível.

    2)Akturkoglu. Continuo a gostar muito deste jogador. Se é um portento técnico ou não, deixo para o Nickles e para o Non Believer. Mas é com jogadores desta entrega e desta fibra que o Benfica precisa para ser campeão (não confundir isto com jogadores como Cervi com muita raça e pouco futebol). Se precisar de banco um ou dois jogos, Lage que veja isso e que o faça (quem sabe até pode aparecer um Schelderup ou Prestianni) mas precisamos de ter este turco em forma na segunda volta.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Dezembro 30, 2024 at 3:56 pm

      Boa tarde.
      Não culpes o Kokcu, culpa quem o mete a jogar. É um jogador que contra equipas mais fracas dá imenso jeito e isso é impagável.
      Se o Laje ou Lage ou sabotado ou dispensado do Botafogo como o quiserem tratar o mete a jogar neste tipo de jogo o erro está nele.
      O Kokcu está para o Benfica como o Eriksen está para o United apesar do sueco estar fisicamente limitado. São jogadores com muita qualidade com bola e as pessoas já sabem o que vem dali. Os treinadores é que têm de perceber como os devem utilizar.
      E o mesmo pode ser dito do Florentino que é medíocre com bola e já o era há épocas atrás, mas como é da formação ainda ia passando pelos pingos da chuva sempre a ser desculpado pelos erros.
      Ao menos o Casemiro é inteligente na tomada de decisão com bola. Está cansado, não dá para duplo pivot mas é muito útil como vértice recuado de um meio a 3 quando precisas de fechar a porta.
      O Florentino com bola está muito abaixo de vários jogadores de clubes pequenos.
      Hoje em dia jogadores como o Kokcu não abundam e não é por ele que o Benfica vai perder títulos.

      • henry14
        Posted Dezembro 30, 2024 at 5:40 pm

        Ah mas podes ter a certeza que culpo o Bruno Lage. É um dos culpados.
        Por exemplo, sou muito crítico do Sérgio Conceição mas Kokcu se levasse com ele não jogava. Uma coisa é teres uma vedeta a ponta ou a extremo que correm menos mas depois resolvem jogos. Agora no meio campo? Com Sérgio ou mudava ou ia para o banco. Se Lage não consegue fazer com que Kokcu mude, podia tentar abaná-lo de alguma forma. O problema é que o Benfica não tem grandes alternativas, a não ser que mudasse o esquema tático ou assim e jogasse com um meio campo a 2 e com 2 avançados. A cena é: com 2 avançados e Magia, seria suicídio. Se por exemplo Renato fosse o velho Renato, até podíamos voltar ao 442 do Rui Vitória, assim não dá.
        E concordo que Kokcu dá super jeito contra equipas pequenas, mas isso não é voltar aos tempos de Pizzi e RV? De sermos fortes com os fracos e fracos contra os fortes? Pah certo que para rendimento interno dá e fomos felizes com RV e Pizzi. Mas não era nessa altura que toda a gente queria um Benfica a competir com os tubarões europeus? Dar um passo em frente??
        PS: não esquecer que Kokcu custou 30M (OU 25m+5, já não sei). Se ele tivesse custado menos, a exigência não seria tão alta e a leitura/análise que faríamos de Kokcu seria mais leve.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 30, 2024 at 4:29 pm

      Mas repara, se o Kokcu tem essas características, não há melhor equipa para ele do que o Benfica, onde vai jogar 85% dos jogos no meio campo adversário, com bola.
      Nos jogos mais a doer, poderá não ter tanto impacto, mas isso são no máximo uns 10 jogos por época.

    • Petrol
      Posted Dezembro 30, 2024 at 5:36 pm

      Subscrevo. Acrescento que a descida de forma de Akturkoglu muito se deve à forma como tem sido gerido. Devia ter tido mais descanço. Há Schjelderup que já mostrou qualidade para potenciar.

  • Jeco Baleiro
    Posted Dezembro 30, 2024 at 3:24 pm

    Vitória justa a meu ver. É verdade que na segunda parte estivemos mais ma expectativa e mais reativos ao jogo do Benfica mas o perigo gerado junto da baliza do Israel foi quase nulo (diria que o lance mais perigoso foi o chouriço do Bah aos 55′). A primeira parte do Sporting foi muito superior à segunda parte do Benfica, penso que era possível manter a toada mais tempo, apesar disso ainda tivemos 2/3 lances perigosos na segunda parte em que faltou outra definição.
    Bom voltar à liderança mas vamos ver o que é possível fazer depois de 4 jornadas em que demos um grande balão aos rivais. Tudo em aberto e já com uma prova de fogo na sexta feira em Guimarães. Ao menos agora com um treinador no banco.

  • Slayer666
    Posted Dezembro 30, 2024 at 4:20 pm

    1ª parte não jogámos nada de nada, na 2ª melhorámos mas não conseguimos marcar nas (poucas) oportunidades que tivemos.
    Apenas deixo uma ideia (estamos em época festiva e não estou para destilar veneno…hoje!!!!!) e que resume o treinador do Rui: no jogo em que precisávamos de entrar com um PL que segurasse a bola é que ele troca de PL ?
    3 PL caros, muito caros, e nenhum sabe marcar golos ?

  • Rosso
    Posted Dezembro 31, 2024 at 3:17 am

    Um dia depois, fica a ideia de que o Sporting não é um injusto vencedor, mas que o empate se ajustava, também. Pesem todos os erros de Laje, estivesse Pereira no banco do sporting e outro galo cantaria em primeiro. Infelizmente para nós, o Sporting contratou um treinador no Natal. Não importa se bom, se mau: é um treinador, coisa que não tiveram por mais de um mês.
    Tirando os noveis comentadores que parece apenas quererem provocar (há dois que dizem que o Benfica ou Sporting, consoante, a sua cor, são sempre beneficiados), vejo aqui cenários demasiado polarizados: o Sporting parece que afinal vai ser campeão sem espinhas (ou o Porto, porque Mora já será um Maradona em potência) e o Benfica está condenado a ficar em terceiro. Até vejo coisas como “tomás Araújo é o novo Ferro ” (esse não era o antónio Silva?). Aconselharia alguma calma: claro que não gostei de ver o Benfica perder, mas achei bem pior o empate nas Aves, sobretudo no que respeita À exibição. Perder em Alvalade já sem João Pereira não é uma catástrofe irremissível. E para os supersticiosos, recordo que em 2005 . época que muitos, com certa razão, comparam a esta – o Benfica acabou a primeira volta em 3º, depois de perder na penúltima jornada com…o Sporting.

    Sim, o campeonato vai-se disputar até ao fim. Laje não será grande coisa, mas é o único que já o ganhou. O Benfica até poderá acabar em terceiro, mas apostar nisso agora é por demais arriscado. Aconselharia Laje a substituir Florentino por Barreiro, a dar mais descanso ao Artur e Di Maria e dar mais tempo a Rolheiser e Shelderup e, porque não, Prestianni. Pior não farão.

    • Neville Longbottom
      Posted Dezembro 31, 2024 at 9:15 am

      “O Sporting parece que afinal vai ser campeão sem espinhas”.
      .
      Sim está toda a gente a dizer isso de facto. Opinião generalizada.

Deixa um comentário