Quem poderá preencher estas vagas? Na teoria, Gonçalo Guedes, Nélson Oliveira e João Teixeira podem ter alguma vantagem. Mas nenhum demonstrou ter capacidade para ser uma mais-valia num candidato ao título (os 2 mais jovens nem na B foram decisivos). E isto de se dizer que se aposta na formação tem sempre o mesmo problema: clubes que contratam 15/20 jogadores por Defeso nunca vão dar espaço aos elementos da casa (a menos que contratem muito mal, como tem acontecido em alguns casos).
Luís Filipe Vieira garantiu que na próxima época o plantel principal do Benfica terá pelo menos cinco jogadores formados no Centro de Estágios do Seixal. “Desta casa vão estar cinco jogadores na equipa principal do Benfica na próxima época. A porta está aberta. Têm que confiar. O futuro do Benfica passa por atletas formados aqui. Esse é um rumo do presidente do Benfica e penso que também de todos. Queremos vitórias mas, acima de tudo, queremos atletas preparados para estarem na nossa equipa principal. Vamos estar cada vez mais presentes. O futuro do Benfica é risonho e irá passar pelo Seixal”, disse o líder dos encarnados no Centro de Estágios do Seixal.
Vai juntar-se a Mirko Vučinić, Jucilei, Manuel Lanzini e Jonathan Pitroipa – De acordo com a imprensa italina, Gervinho já é jogador do Al-Jazira. Um negócio que rende à Roma 14 milhões, sendo que o extremo vai auferir 5 milhões por ano nos Emirados Árabes Unidos. VM – Surpreende esta decisão, principalmente pela idade do jogador (28 anos), mas é um grande negócio para as duas partes. Gervinho em 2014-15 esteve muito longe do que apresentou na 1.ª época em Itália. E a nível pessoal é um euromilhões. Resta saber como é que a equipa de Rudi Garcia vai canalizar este encaixe, já que o ataque continua a ser um problema para os Giallorossi: Totti completa 39 anos em Setembro, Doumbia não se afirmou logo, Ljajić e Iturbe são irregulares.



0 Comentários
Guilherme Silva
Com 28 anos vai-se meter nas Arábias já? Não consigo mesmo entender estes jogadores.
Hugo Ferreira
É fácil de entender, euros!
Guilherme Silva
Mas ele ganhava mal na Roma? Era pobre? Vivia com o salário mínimo? Um rapaz que já jogou no Arsenal, estava na Roma, esteve no Lille campeão não deve ser pobrezinho nenhum para "acabar" a carreira aos 28.
RR
Muitos jogadores não tem grande ambição desportiva, e por isso muitos deles não passam de apenas bons jogadores…
António Tonga
De facto incompreensível, subscrevo Guilherme, Gervinho é o jogador que mais me entusiasmava no futebol mundial, mas esta época não esteve num bom nível, com 28 anos, e jogandi em Itália, é jovem, de facto incompreensível… Enfim.
Kacal I
Subscrevo o comentário do Guilherme, a diferença aqui é se ganha 3 milhões (salário na Roma) ou 5 milhões (nem o dobro é) e não se ganha 505 euros ou 1500, está-se a borrifar para a carreira aos 28 anos e é pena porque tem muita qualidade.
Joao Pedro Ribeiro
Isso varia, Num caso assim eu só consigo pensar que o cara simplesmente se cansou de jogar no mais alto nível e só quer sombra, água fresca e uns milhõezinhos no bolso.
Sérgio Lopes
Finalmente os árabes estão com juízo, começam a contratar jogadores que não estão em fim de carreira.
É começar a contratar jogadores jovens para incendiar o mercado futebolístico.
Mah Med
Fala-se muito do Guedes mas no Benfica quem me enche medidas e sem duvida o Nuno Santos
Alberto
Os 5 jogadores serão: Nelson Oliveira, Lindelof, Gonçalo Guedes, Nelson Semedo e Joao Teixeira.
Nelson Oliveira terá a primeira verdadeira oportunidade para demonstrar que tem lugar no plantel do benfica. Oportunidade essa que será também a última.
Lindelof fará de André Almeida, ocupando o lugar de bombeiro do plantel.
Gonçalo Guedes dará continuidade ao que fez na época passada.
Nelson Semedo será a alternativa ao Maxi.
João Teixeira servirá para compor o meio campo, em princípio no lugar de Amorim.
Para aqueles que falam em Diego Lopes, o brasileiro não ficará no plantel.
Vital Moreira
Bruno Varela – Tem que ser emprestado para jogar. Quanto mais superior for o nível melhor. Um ano a titular no Deportivo seria excelente e poderia voltar pela porta grande.
Miguel Santos – Poderia ocupar a vaga de 3º Guarda Redes com a titularidade da equipa B. Mostrou qualidades na última época. Thierry Graça também é muito bom.
Bruno Gaspar – Sem dúvida uma aposta para a equipa principal. Cresceu muito no Guimarães e poderá ser o substituto de Maxi Pereira.
Nélson Semedo – Já não tem nada para evoluir na II Liga. Um empréstimo a um clube de Primeira Liga por um ano à imagem do que aconteceu com o Bruno Gaspar fariam maravilhas.
João Nunes – Aposta na equipa principal. Não tenho dúvidas que tem as qualidades necessárias para ser jogador de topo. No entanto Fábio Cardoso por ser mais velho poderá ter uma oportunidade primeiro na equipa principal.
Marcos Valente – Tem bom físico, nada mais. Não deverá ser aposta.
Rebocho- Precisa de crescer ainda mais. Um ano numa equipa como a Académica ou Estoril seria perfeito. Yuri Ribeiro passaria a ganhar a titularidade da equipa B.
Rúben Pinto – Se ficar no Benfica nunca será titular. Daqueles jogadores que vão acabar no Belenenses como o Miguel Rosa.
João Teixeira – Precisa de jogar num nível elevado e no Benfica pode não acontecer. Um ano no Deportivo e depois se vê.
Renato Sanches, João Carvalho e Gilson Costa – Novo meio campo da equipa B.
Raphael Guzzo – Tem muita qualidade, já não é jogador de equipa B. Precisa de Primeira Liga.
Rochinha – Falhou em Inglaterra, mas como é novo poderá ter outra chance na equipa B.
Hélder Costa – falhou no Deportivo, pelo menos fará a pré-época. Jogar é fulcral.
Nuno Santos e Gonçalo Guedes – Jogadores para a equipa principal. Se o Ola John tem oportunidades então não vejo porque estes dois jovens talentosos também não possam ter.
Portanto as minhas escolhas para a equipa principal são:
MIGUEL SANTOS
FÁBIO CARDOSO
BRUNO GASPAR
GONÇALO GUEDES
NUNO SANTOS
e se no Natal não tiverem tempo de jogo suficiente, são para emprestar também, porque nestas idades o mais importante é jogar. quando mais elevado for o nível melhor.
Rabensandratana I
Nem mais, a mim também é o jogador que mais me impressiona muito mais do que o Guedes que parece que tem o hype da comunicação social a exemplo do que se passou recentemente com o Gonçalo Guedes.
Fico contente por o SLB começar a apostar nas camadas jovens é bom para o futebol português e óptimo para os rivais é sinal que o desinvestimento veio para ficar.
okriashvilli
Alberto
Primeira oportunidade de Nelson Oliveira para mostrar que tem lugar no plantel do Benfica?
Rio Ave, Paços de Ferreira, Coruña, Rennes, Swansea… conto pelo menos cinco oportunidades, todas falhadas.
Não percebo como é que se dá tantas oportunidades a um jogador de futebol, só lhe falta massajar os pés ou quiçá tentar hipnose… é triste ver tentas oportunidades concedidas a um eterno flop com tantos jogadores com talento infindável, mas que permanecem na sombra para sempre só porque não tiveram o padrinho certo. Mas vá, tenta lá outra vez Nelson Oliveira, pode ser que seja desta… alguém ainda acredita mesmo que ele vai alguma vez dar jogador?
Rabensandratana I
*recentemente com o Nélson Oliveira. Desculpem-me o lapso.
Rui Sancho
É muito diferente ter uma hipótese noutras equipas e depois tê-las no Benfica. E a verdade é que ele nunca teve nenhuma. Este ano, para fazer o que o Derley fez, podia muito bem ter sido ele.
Eu acredito.
Anónimo
Okriashvilli, permite-me discordar, no Rio Ave foi a primeiro época no futebol sénior e andou na sombra de um dos melhores que já passou pelo Rio Ave, o mítico João Tomas, no Paços jogou bastante marcou poucos golos mas exibiu-se a um bom nível para um jovem de 18 anos e treinado pelo Vitória, no Coruna concordo que ficou aquém das expectativas mas ainda teve uns golos e mais uma vez um dos grandes avançados daquela equipa a titular ( riki salvo erro), no Rennes a meio da época lesionou-se e teve problemas com a direcção ainda assim acabou como melhor marcador do clube, no Swansea já foi falado.
Considero que falhou em dois clubes mas também que faz parte do processo de aprendizagem e existem muito sexemplo de jogadores que explodiram tarde.
Agora disser que não tem talento è uma tremenda falácia, se disseres que não tem cabeça ainda concordo mas técnica forte velocidade isso ele têm.
Abr a todos,
RREB
alberto
Okriashvilli,
todas essas oportunidades do nelson foram bonitas, mas nenhuma delas foi… como é que eu hei-de dizer isto… no benfica!
Fazer meia duzia de jogos a entrar nos ultimos minutos nao é dar oportunidades. É fazer numero e é queimar jogadores, coisa de que o nelson é um belo exemplo.
Anónimo
Segundo o Rui Gomes da Silva, falta ai o Jonathan e o Mukhtar, que são da formação…
Luis Gomes
Alberto
Aproveito só para relembrar os mais distraídos que o Nelson Oliveira foi treinado pelo Rui Vitória em Paços de Ferreira, onde jogou ao lado de Pizzi (que era só o jogador fetiche de todos os adeptos dos grandes nessa altura). Por isso, esta discussão em torno da inclusão do Nelson no plantel não faz sequer sentido, porque não chega a ser uma dúvida, é um daod adquirido. Quem não gostar, escusa de perder tempo a chatear-se, porque ainda arranja um úlsera nervosa.
Rui Magalhaes
O N.Oliveira nunca na vida será um avançado pra fazer 20/25 golos. e um jogar no estilo do morata, menos nas capacidades de cada um, que é rápido e abre espaços para o outro avançado. é basicamente um baralha defesas
coach407
Claro que acredito no Nélson, temos que ver que ele ainda não teve duas épocas seguidas na mesma equipa, é muito complicado. Rio Ave era júnior, é experiencia falhada? Ainda jogou algumas vezes para um junior… No Paços rendeu o normal para primeira época como sénior. No Depor era suplente de um gajo que era um símbolo do Depor, mas nem se percebe muito bem como era suplente. Apesar disso fez 31 jogos, porque acabava sempre por entrar na 2ª parte, o que é complicado mas chegou a fazer jogos de grande nível, incluindo belos golos (lembro-me de dois chapéus). Mas pronto fez uma época tão má que o treinador da Real Sociedad na última jornada foi-lhe dizer que era grande jogador e que ele treinar o Rennes e queria-o lá porque acreditava que ele era jogador para estar nas melhores equipas do Mundo. Pronto apareceu dois clubes mais interessados: Rennes e Stoke e, claro, optou pelo Rennes. Jogou a muito bom nível na 1ª metade da época, lesionou-se e continuou a jogar até chegar ao Benfica num ponto que até os médicos do Benfica não perceberam como o podiam deixar jogar naquele estado (fácil, tratava-se de um jogador emprestado, por isso não importa). Até o JJ disse numa conferencia de imprensa que o Nélson não podia jogar porque tinha chegado do Rennes muito mal tratado. Queriam que na 2ª volta ele rendesse quando jogava com dores?
Mas pronto nesse verão teve uma proposta de 15M€ do Tottenham que o Benfica rejeitou porque só aceitava o empréstimo e o Nélson preferiu ficar e mostrar-se ao JJ de que ser outra vez emprestado. No entanto e apesar de ter jogado muito bem nas (pouquíssimas) oportunidades que teve, o JJ teimou e não apostou nele. Pra mim foi muito injusto. Dizer que o Derley (ou o Talisca) é melhor jogador é para rir.
A meio da época teve a proposta do Swansea e logo nos primeiros tempos o Gary Monk adorou o Nélson, teve sempre na sombra do Gomis (normal, não só chegou a meio da época como para um país onde nunca tinha jogado) mas mesmo nessa altura o treinador disse em conferência de imprensa que queria contratá-lo a título definitivo e que no clube todos reconheciam o seu talento e o seu potencial para ser dos melhores do Mundo. Entretanto o Gomis lesionou-se e ele passou a ser titular, fazendo exibições incríveis (contra o Newcastle teve espetacular nos 3 golos do Swansea, vitória por 3-2. Empatou com um cabeceamento colocadíssimo de cima pra baixo num canto, que execução! Depois fez uma tabela e assistiu para o Sigurdsson só ter que encostar e no 3º ele faz uma simulação fantástica (aquelas que tamos habituados a ver Gaitan a fazer) que deixa o Jock Cork sozinho na área para rematar para golo. Que jogaço.
Depois teve o azar de se lesionar no tornozelo e acabar a época mais cedo, mas o Swansea já fez uma proposta de 12M€ que ia ser aceite mas com a saída do Jorge Jesus ficou numa indefinição. O Swansea gosta muito dele e ele gosta muito do Swansea, mas a palavra do Benfica é essencial.
Já agora o Derley tem uma proposta de 2M€ que pode chegar aos 4 por objetivos…
Filipe Ribeiro
Proposta de 12 milhões vai já ainda se faz com matrecos o dinheiro necessário para manter o Gaitan.
Anónimo
Guedes Teixeira ou guzzo, nelson semedo, Lindelof e secalhar Renato.
Nenhum como titular obviamente.
Nuno
Unknown
Todos se esquecem do Ivan Cavaleiro? Ou esse ja foi vendido? É que se não, penso que seja o mais capaz de ser uma alternativa devido à maior experiência que os demais restantes.
Júlio Antunes
5 é pouco! Há qualidade para mais.
Seguindo a lógica,
Bruno Varela > Paulo Lopes
Fábio Cardoso > Lisandro López
João Nunes > César
Pedro Rebocho > Loris Benito
Nélson Semedo > Luís Filipe
João Teixeira > Cristante
Nuno Santos > Sulejmani
Gonçalo Guedes > Ola John
Ivan Cavaleiro > Derley
Já para não falar em miúdos como Cancelo ou Bernardo Silva que ainda há um ano os Benfiquistas diziam que nem na B tinham qualidade e hoje em dia é o que se vê.
coach
Fabio Cardoso melhor que Lisandro é um abuso… Nem melhor que o César é. A mesma coisa diga-se do Joao Nunes. O Cesar e o Lisandro têm carateristicas excelentes, muito potencial.
Joao Teixeira melhor que Cristante, hmmm mas pronto mais depressa diria melhor que Talisca que era a alternativa principal na sua posição.
Para mim o jogador com mais potencial no Benfica é o Renato Sanches. Mas com qualidade para serem já apostas sao Teixeira (craque), Nuno Santos e Guedes, Ivan Cavaleiro e Nelson Oliveira. Mais nenhum. Guzzo, Cardoso, Rebocho, Bruno Gaspar, Lindelof, Victor Andrade, Rui Fonte, Ruben Pinto e de certeza que me esqueci de alguns o ideal era evoluir na I Liga e nesse sentido há uma boa notícia para o Benfica: Norton de Matos é o novo treinador do União da Madeira que assim se junta ao Tondela e Belenenses como clubes que mais receberão jogadores do Benfica (talvez até Bruno Varela seja emprestado)
João Magalhães
Provavelmente, uma das vagas será ocupada pelo Bruno Varela, ficando a restar quatro. Se o Diego Lopes e o Ederson chegarem, só sobrarão duas para jogadores que actualmente estão nos quadros do Benfica. E de todos os jogadores, o mais preparado parece-me, sem dúvida, o João Teixeira que, não querendo fazer futurologia, creio que tivesse sucesso tal como os seus colegas que partiram para o estrangeiro.
Quantos aos outros, depende muito da fasquia, se for um Benfica de top, a passar regularmente a fase de grupos das liga dos campeões, dificilmente terão um papel importante na equipa. Se a fasquia for o nosso campeonato, podem acumular alguns minutos. Nélson Semedo(que não é bem formado no Benfica) e Sanches parecem-me os mais formatados para sucesso imediato no clube.
José Miguel Mota Pinho
João Magalhaes, o Renato Sanches ainda não é um pouco novo para figurar no plantel principal? Acredito mais no Gonçalo Guedes ou Nuno Santos não obstante da qualidade do Renato.
Pinho
Sombras
Nelson Oliveira? Tenho as minhas dúvidas.
Acho que será Guedes, Teixeira, Renato Sanches, Nelson Semedo e Fábio Cardoso.
Anónimo
O Benfica então vai trocar oficialmente de lugar com o Sporting e lutar pelo Braga pelo terceiro lugar. Ou o Sporting vai buscar 3 ou 4 grandes jogadores ou prevejo um passseio para o Porto, mesmo com o Lopetegui no banco.
Pedro Martins
rama
o presidente disse que farao parte do plantel, nao quer dizer que vao ser tituares. se o maxi renovar o benfica mantem praticamente a msm equipa do ano passado, tirando gaitan e salvio (metade da epoca). como a equipa é mt experiente é mt mais facil lançar um ou 2 jovens na equipa. o que faltava ao benfica era ter um ou 2 jogadores jovens no banco para lançar qnd a equipa estivesse a ganhar confortavelmente, pois houve mts jogos em q o benfica chegou cedo ao 3-0 e nenhum jovem entrava, msm havendo muhktar, cristante, johnathan, guedes e teixeira.
Se o benfica contratar um bom extremo e um bom medio com perfil para jgr na tactica do novo treinador o benfica mantem se como principal candidato ao titulo porque a equipa irá ser praticamente a msm e ate pode ser reforçada
Sombras
Por num plantel de 30 estarem lá estes 5? Em vez de César, Olá John, Talisca e outros do estilo. Não me parece que seja por aí sinceramente.
Stalley VM
Penso que será mesmo o Rui Vitória o treinador do Benfica, as declarações de Quinta/Sexta(?) e agora estas, vão nesse sentido.
Quanto a estas declarações, esperar para ver, mas não se esqueçam de alguns emprestados que vão voltar, como Helder Costa, Ivan Cavaleiro, Fabio Cardoso, Bruno Gaspar também podem ser esses….estou bastante curioso para que venha a pré época, penso que está época será bastante interessante, tem tudo para ser pelo menos.
SL!
Tiago Santos
Ivan Cavaleiro fala-se que deve ser vendido, Bruno Gaspar está a contas com uma lesão grave como a do Salvio, só deve voltar a meio da época.
Anónimo
Gonçalo Guedes para 3/4 alternativa, Nelson Oliveira para ver se nao tem qualidade ou era a cabeça(visto que Rui Vitória acho que treinou-o e pelo que pareçe consegue falar com os jovens,por lhe juizo na cabeça).João Teixeira tambem visto que provavelmente vamos jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1 e portanto e preciso pelo menos 6 medios(fejsa,cristante,samaris,pizzi,djuricic,joao teixeira).Estes acho que sao os garantidos como o VM ja referiu.Acredito que va o lindelof para 4 central e a jogar na b.o outro nao estou a ver qual mas espero que nao seja renato sanches porque acho que deve jogar primeiro na 1 liga porque ainda tem 17 anos e neste momento nao e preciso na equipa principal.
Daniel Vieira
RR
Eu pergunto, mas qual é a grande diferença entre ter 5 jogadores da formação como 3ª e 4ª opções em comparação com anos anteriores? isso não era já o que fazia Jesus?
Com Roderic, Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro, e outros?
faz-se esta conversa toda da formação, como se não houvesse aposta no passado e agora fosse haver aposta mais especificada, e aquilo que verifico é que a única diferença é que o Benfica pretende desinvestir e já não está la o Jesus…
Mas não deixaram de contratar carradas de jogadores, ainda nem assinou o novo treinador e já foram contratar mais de uma mão cheia deles…
The Monster
Esta-se toda a gente a esquecer de um dos dois melhores jogadores portugueses do Mundial de sub-20, juntamente com André Silva, falo de Guzzo.
Para mim esse está neste momento acima de Guedes e Nuno Santos.
Rui Sancho
Mas o Guzzo ainda só jogou um jogo inteiro e nem sequer deu nas vistas. As figuras estão claramente a ser o André, o Ivo e o Nuno Santos.
Anónimo
Guzzo foi titular em 2 dos 3 jogos da selecção, e de certeza que nos 8avos vai ser titular, o seu concorrente directo, Chico Ramos, está castigado.
Luís Pisco
PedroCastela
Até podem estar lá os 5 no plantel, isso acredito. Servem de desculpa para um eventual insucesso desportivo, com a tal mudança de paradigma.
Mas não acredito que sejam uma real aposta do Rui Vitória. Nem 2, quanto mais 5.
Ao contrário do que estava previsto, penso que vai haver um esforço nesta época em especial (pelo efeito JJ vs Rui Vitória) para apetrechar a equipa com jogadores que dêem mais garantias de sucesso.
Repito: nesta época em particular, em que não é só um campeonato que está em disputa, mas sim o orgulho, em que SLB e scp a única coisa que querem é não ficar atrás do outro. E em que LFV só quer provar que consegue ganhar sem o JJ, com a sua teimosia a alimentar o seu ego.
Em suma, penso que a aposta na formação vai ser escondida e adiada nesta época.
O que muitos dos sonhadores que desejam o Marco Silva (onde eu me incluo) se esquecem, é que o Jorge Mendes não quer o Marco Silva no Benfica.
Este é agenciado por outro empresário e isso nos dias que correm infelizmente é o que conta.. Vamos ver as compensações neste defeso desta aposta e o RV não é nenhum parvo, pode ser que nos consiga surpreender.
Euler
Pedro, toda a tua ideia está bem estruturada, passas a mensagem que é uma, aliás, que concordo totalmente. No entanto, num pequeno pormenor mostras bem o teu nível. Quando escreves as siglas SLB e SCP, juntas, aparecendo a do Benfica tudo a maiúsculas e a do Sporting tudo minúsculas, demonstras a clubite de que sofres, assim como uma falta de respeito gigante.
Jorge Mendes
Rui Vitória é o homem certo para o projeto do Benfica e o tempo, assim, o vai mostrar.
PedroCastela
Euler, percebo. Isso deve-se ao corrector automático do tlm. Apenas e só. Sem filmes. Mas não querendo ferir susceptibilidades, aqui fica a correcção: SCP.
Jorge Mendes, era bom que estivesses certo.. No SLB não há tempo para projectos caso não se vençam títulos.
MM
Gonçalo Guedes, Nélson Oliveira, Renato Sanches e Lindelof penso que estejam certos pelo menos pré-época, sobretudo se jogadores que fazem parte do plantel mas que penso neste momento estarem apenas a "ocupar" espaço saírem. Falo de Rúben Amorim, de César, Sulejmani, Derley, Benito. Depois, Bruno Varela pode ser o 3º guarda-redes se Paulo Lopes sair, o que na teoria é fazer parte do plantel principal, se o Sílvio continuar também é um jogador da formação e se Ola John também sair, talvez o Nuno Santos também tenha a sua oportunidade, ainda que ache que lhe falta crescer muito fisicamente e o melhor até seria um empréstimo a uma equipa da primeira liga. João Teixeira acho sinceramente que não tem qualidade para a equipa principal do Benfica, tal como o Semedo. Espero que se aposte na formação mas que não comecem como loucos porque a prioridade será manter uma equipa competitiva, aliás a prioridade teria que ser a de ter uma equipa com mais qualidade do que no ano passado. E nesta "junção" penso que os jogadores da formação que referi têm qualidade para fazerem parte do plantel e irem ganhando o seu espaço. Resumindo, as minhas apostas são o Gonçalo Guedes, Nelson Oliveira, Renato Sanches, Sílvio e Lindelof.
Numa outra notícia, ou rumor, que para mim não faz grande sentido, mas que me deixou com alguma esperança, fala-se que o Talisca pode estar a ser negociado para o Atlético de Madrid por cerca de 25 milhões de euros, o que seria provavelmente o melhor negócio da história do Benfica.
G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
25 milhões!!! levem-no já!!! e ainda "oferecemos" o Eliseu!
PedroCastela
Esse valor pelo Talisca era um encontro de valores ditado pelos amigalhaços para haver pagamentos de contas nos imensos negócios obscuros entre atlético e SLB.
Ainda estou à espera da tal compensação em jogadores do tempo do Simão Sabrosa…
De qualquer forma, via-me livre do Talisca, que não considero, nem de longe nem de perto, uma mais valia.
MM
Pelo Talisca, qualquer valor superior a 10 milhões já seria excelente, por mais de 20 seria astronómico. Não que não lhe veja potencial, mas tenho dúvidas se alguma vez terá potencial para valer isto, quanto mais agora. Agora parece-me, que se vier Rui Vitória e a táctica for com 3 médios (algo que me agrada), que o Benfica precisa de uma pequena revolução no meio campo. Na minha opinião mantinham-se Fejsa, Samaris, Cristante e Almeida mas Rúben Amorim, Talisca e o próprio Pizzi (mediante boa oferta) poderiam sair, entrando para o seu lugar Melli, Renato Sanches e Bernard ou se o ganês estiver demasiado caro o Guzzo (que me esqueci no comentário acima), que tem mais capacidade para fazer parte do plantel que o João Teixeira.
Filipe Ribeiro
MM
Falas do Meli por vir na imprensa ou porque achas que é o 8 que precisamos?
Porque eu conheço o jogador vejo muito futebol argentino e ele está longe de ser uma mais valia de imediato para a posição.Tem intensidade velocidade mas a qualidade de passe é fraca decide mal não sabe pautar o jogo tudo em esforço.
Pedro
Gonçalo Guedes, Nelson Oliveira, João Teixeira, Nelson Semedo e Lindelof.
Alberto
nem mais.
Anónimo
Alguém que tenha acompanhado a Série A me diz como correu a época a Doumbia e Ibarbo? Sei que não se conseguiram afirmar, apesar de serem umas "bestas" impossíveis de parar, destacando-se no Fifa eheh
Ps: o melhor trio de sempre do fifa acabou agora. Gervinho-Doumbia-Ibarbo. xD
Sérgio
Rodrigo
Surpreendente esta ida do Gervinho para os EAU, mas a nivel monetario e uma grande proposta. Acredito que possa estar um ano fora e depois regresse a Europa, visto que tem apenas 28 anos. A Roma perde o seu extremo mais desequilibrador, um elemento que foi ressuscitado por Rudi Garcia (o costa-marfinense apenas parece render com o frances no comando), sendo que, apesar da epoca de menor fulgor em comparaçao com a anterior (algo que teve impacto a nivel colectivo), ainda era uma peça importante na equipa.
Deste modo, e evidente que as alas e o ataque dos romanos precisam de ser reforçados. Um 9 que garanta 20-25 golos por epoca seria importante, bem como dois alas desequilibradores, visto que Ljajic e Iturbe sao muito irregulares, sobretudo o argentino. Bacca, Falcao ou Mandzukic seriam boas opçoes para o ataque. Yarmolenko, Nani ou Sam dariam qualidade as alas.
Tiago Santos
Só espero que a tão badalada estrutura do Benfica e o próximo treinador estejam a assistir a este mundial sub 20 e que olhem para o miúdo Nuno Santos. É escusado andar a investir milhões em camiões de jogadores de qualidade duvidosa vindos das américas (tipo Murillo), quando há um jogador com um potencial daqueles já nos quadros.
Partindo do princípio que sai Gaitán, e Salvio ficará muito tempo parado, era preciso contratar 2 bons extremos (Zivkovic e Cuenca eram os meus preferidos) sendo que Nuno Santos e Gonçalo Guedes eram segundas opções. Ola John, Sulejmani, Talisca… tudo embora.
Anónimo
A mim era mesmo Zivkovic e Franco Cervi. Com Nuno Santos e Guedes como alternativas a espera do Salvio.
Nuno
PedroCastela
Tiago, não achas o Cuenca muito fraquinho para o Benfica? Eu não consigo gostar dele. Zivkovic, assumo que não conheço, nunca acompanhei, mas pela idade, pode ser algo verdinho.
Alexis
Cuenca?? A serio?? Acho que o Luisinho foi mais vezes titular a extremo que o ex- La Masia..
Anónimo
Cuenca???? Meu Deus alguem que publicamente oferece para ser contratado nao vale um chavalo….
Rui Xavier
rama
concordo, contratar cuenca era dar um tiro no pe, pura e simplesmente n tem qualidade para o benfica
Flávio Trindade
Tiago,
O Cuenca é horrível. Preferia meio joelho do Sulejmani.
Sombras
Acho que Zivkovic é a prioridade e estará a ser tratado.
Fábio Mendes
Zivkovic tem de ser contratado. É um jogador na linha do Markovic.
Será a curto-medio prazo um jogador de grande qualidade.
Tiago Santos
Admito que fiquei fã do jogador aquando dos tempos do Barça. Na altura, inclusivamente foi bastante elogiado por Guardiola e mostrou tanto ou mais que o Tello que está agora no Porto. Se ele conseguisse recuperar isso, seria um bom reforço. Falei no Cuenca porque é uma aposta de baixo risco, o jogador está livre, e depois Salvio recuperava o lugar.
Zivkovic devia ser a prioridade se Gaitán sair, o miúdo tem muito talento. É outro que está a mostrar o que vale no mundial.
Filipe Ribeiro
O Zivkovic é o novo Tosic semelhante em tudo.
Gonçalo Melo
Declarações na minha opinião enigmáticas. LFV não diz especificamente que vao ser jogadores formados no seixal. Pelas suas palavras, Silvio e Ruben Amorim podem ocupar duas das 5 vagas. Creio que neste momento nenhum jogador da formação tem qualidade para ser mais valia na equipa principal. Vende os dois melhores jogadores formados no seixal e só depois se preocupa em nao renovar com jesus para apostar na formação. Não me ocorre coisa mais absurda. Era o mesmo que ha dez anos o barça ter vendido messi e no ano seguinte espetar com 5 ou 6 jogadores na equipa principal. Gestão ruinosa. Nao e com teixeras e guedes que o Benfica chegara ao tri. O melhor jogador da formação neste momento é o Nuno Santos e nao e melhor que cavaleiro por exemplo
MosqueteiroSLB
Depois do JJ mandar embora as 2 pérolas…
Quem fica, não sei.
Mas o facto de ficar, não quer dizer que seja titular, nem que seja convocado para todos os jogos.
1 deles tem que ser Guedes. Não concordo com o vm quando diz que não foi decisivo, pois nos jogos que vi foi sempre dos melhores (e jogou em tudo o que era sítio, desde ponta, a 2º avançado a jogar nas linhas). Tem que subir. Vender Ola e Sulejmani que não são superiores.
Nuno Santos também devia ficar no plantel principal.
De extremos ficávamos com: Gaitan e Salvio (tentar não vender Gatian, Salvio já não deve sair. Não precisamos de vendas excessivas, já que supostamente vamos reduzir e muito os gastos… neste momento e duvido que quem venha para treinador ganhe metade do que ganhava JJ, pelo menos 2M já estão poupados), Guedes e Nuno. Mais do que suficiente.
Por mim a médio ofensivo ficava o Mukthar e o Rochinha ( continuo convencido que é um talento incrível).
Na baliza, com a saída de Artur entrava Ederson para segundo guarda-redes. Mais Paulo Lopes (também formado).
Cesar deve ser emprestado, visto que dificilmente terá minutos, e ficávamos com Luisão, Jardel, Lisandro e Fábio/João. Ou o próprio Lindelof por ser polivalente.
Na frente vender o derley e ficar com o Nelson (pelo menos deixar fazer a pré-época). Sendo que o lugar deve ir para Jonathan.
Depois há elementos como João Teixeira, que merece fazer a pré-época, e Renato que pode ir tendo minutos na taça da liga.
Paulo Lopes, Ederson, Nuno, Guedes, Nelson, 1 dos defesas, o João T. Aqui já vão 7 formados.
Para titular, não vejo nenhum. O benfica tem um bom plantel, e não é fácil um jovem entrar direto para lá. Temos é que começar a meter os nossos jovens a entrar primeiro que alguns estrangeiros que não são de todo superiores.
O Guedes com as oportunidades do Ola não teria feito pior, com as do talisca (sobretudo a 8 e a extremo), com as do Sulejmani… O Nuno Santos igual.
A aposta na formação não é meter os putos todos na A e gabar-nos de ter uma equipa jovem, e como jogam todos numa das principais equipas no campeonato vão todo à seleção e podemos gabar-nos de espinhas e companhias e do número de formados, tendo como consequência uma perda de competitividade, e a respectiva perda de títulos.
Não. Para mim é ir dando tempo aos jovens. Para quê, gastar milhões num 3º extremo quando temos jovens mais do que capazes de assumir essa posição? Se os jovens demonstrarem potencial e talento ficam, se não arranja-se uma solução.
Não quero um jovem lá que não demonstre talento e só esteja lá por estar, para fazer número. Quero que quem esteja lá seja por mérito. Se o estrangeiro for superior, fica o estrangeiro. Se for português fica o português. Algo que JJ parecia não entender.
Vender os excedentários para evitar vender os melhores jogadores. Não despachem os melhores para dar tempo aos de formação. Despachem quem não faz falta, mantenham os melhores e não atirem os jovens à pressa. Não os queremos queimar.
Já agora, fala-se de vender o Talisca ao Atlético por 25M. Se isto é verdade, nem sei o que o benfica está a negociar. Era aproveitar a fama que ganhou. Com esse dinheiro renova-se com o Maxi, e aguenta-se o Gaitan. E mantém-se o grupo do ano passado.
MosqueteiroSLB
Já agora, esqueci-me de Guzzo que tem bastante talento.
scp_fan
Quando será que os Benfiquistas vão entender que quem correu com Cancelo, Bernardo e André Gomes não foi JJ mas sim LFV?
Pelo que ouvi ontem do RGdS, dois dos jogadores da formação deverão ser Mukhtar e Jonathan Rodríguez!
SL
Luís C
scp_fan, na questão do Bernardo, pelo menos, isso não é verdade. Na sua mais recente entrevista à SPORTTV, creio, intitulada de o "principezinho", ele diz claramente que teve uma conversa com JJ e que foi depois disso que sentiu que nunca ia ser aposta para a equipa técnica. Acho que o LFV fez muito bem em não colocar entrave à sua saída para não prejudicar o jogador.
Rui Miguel Ribeiro
Mosqueteiro SLB: Excelente comentário. Os jovens devem entrar como alternativas aos titulares e não como salvadores da pátria; para terem chances tem de se vender os jogadores que não são essenciais, tipi Derley, John, Sulejmani e até Amorim.
Infelizmente só não acredito que haja alguma possibilidade de o Gaitan ficar…
MosqueteiroSLB
scp_fan o Luís já respondeu.
Veja essa reportagem da sport tv ao Bernardo e diga se mantém essa mesma opinião.
O próprio Bernardo explica que foi dos poucos jogadores que não foi titular na pré-época. O Bernardo diz que quando acabou, mandaram-lhe de novo para a equipa B. Ele pediu uma reunião com o JJ (e aqui ele diz mesmo que se não fosse isso nunca teria falado com JJ), e nessa reunião JJ enumera-lhe todos os jogadores que estavam à frente dele. Segundo Bernardo eram praticamente todos.
O próprio JJ numa entrevista disse que o Farina estava à frente do Bernardo.
O Bernardo diz também que foi ele (contra tudo o que defendia) que foi procurar uma solução porque precisava de jogar num nível mais elevado que era o melhor para ele. Não foi LFV foi o Bernardo, que provavelmente falou com o Jorge Mendes e assim foi para o Mónaco.
O JJ forçou a saída de um jovem talentoso formado no Benfica e que vive o Benfica como poucos jogadores, e nunca nos atraiçoaria. Deve ter sido das decisões mais difíceis que o Bernardo tomou.
Um jogador que diz que o melhor momento da sua carreira foi ganhar o campeonato de júniores pelo Benfica.
André Gomes praticamente não calçava quando foi vendido (só começou a jogar após o mercado de inverno quando já estava vendido ao Peter Lim. E apenas jogou devido à saída de Matic e à lesão de fesja, e mesmo asim jogou mais tempo fora da sua posição). Logo, vender um elemento que não calçava por 15M foi um óptimo negócio. LFV limitou-se a aproveitar.
Cancelo igual.
Logo, se o Bernardo foi corrido por JJ, acho que tenho todo o direito de pensar que os restantes também o forma.
Rui nem mais. Meter os jovens directos no 11, é um desperdício. Não tem a qualidade dos que lá estão, nem os queremos queimar. As coisas são para ser feitas com calma. Agora, têm que ir jogando, pois têm tanta qualidade como os suplentes.
Desses jogadores mencionados só tenho dúvidas com o Amorim, eu que inicialmente era contra ele. É um jogador que tem o apoio do público, e parece ser importante no balneário. Além disso é bom jogador.
Mas, não é para titular. E infelizmente caso esteja lá há jovens que não poderão jogar. Mas o Ruben acaba sempre por ser um bom suplente. Que sabe ter bola e acalmar a equipa quando esta necessita.
Antonio Oliveira
Vou continuar a dizer que o problema da aposta na formaçao do benfica é estrutural e nao do treinador. Começa logo por esta treta de obrigar a ter X jogadores da formaçao, isto é anti-formaçao, deve-se apostar na formaçao se lá houver qualidade, não é a definir um numero( se houver 10 jogadores de qualidade aposta-se em 10, se houver 1 aposta-se em 1, se nao houver nenhum nao se aposta em nenhum). Depois o benfica nao tem assim tanta qualidade como se diz, olha-se para a equipa B e com qualidade ve-se Nuno Santos, Gonçalo Guedes e Guzzo. Estes 2 ultimos ainda nao estao preparados. Só Nuno Santos deve ser aposta agora. O Benfica se quer mesmo apostar na formaçao tem que esperar mais 2 ou 3 anos pelos jogadores da geraçao 1997( pode-se apostar já em Sanches ou Joao Carvalho mas nem todos os treinadores sabem fazer isso e pode ser um risco apostar neles tão cedo).
A pouca aposta na formaçao nos ultimos anos deveu-se à fraca qualidade da formaçao. O top-5 da formaçao do benfica dos ultimos anos( desde que foi para lá Jesus) foi, Bernardo Silva, Miguel Rosa, David Simao, Nelson Oliveira e Cancelo( houve tambem Danilo e Diego Lopes mas sairam antes de chegar aos seniores). Algum destes jogadores tinha qualidade para um grande? Só Bernardo, os outros se chegaram a ter qualidade para um Braga já é bom.
MosqueteiroSLB
A culpa era do treinador não da estrutura.
Apesar de concordar com o que dizes a seguir.
Já agora, o Benfica tem qualidade na formação. O JJ podia ter apostado no Bernardo Silva, no Cancelo e no André Gomes. Só aí eram 3.
Não concordo quando dizes que o Guedes não está preparado. Sempre que foi à equipa A representou-a bastante bem (sobretudo nos jogos em que lhe davam mais de 5 minutos).
Contra o Covilhã entrou pelo Ola (por lesão) na primeira parte. E foi dos melhores.
Contra o Setúbal foi igualmente dos melhores (para mim foi o melhor em campo), tendo ganho um penalti, no qual um jogador do Setúbal é expulso, rematado à barra e mostrado muita qualidade. Apesar de tudo JJ tirou-o, quando estava a ser o melhor e deixou o Ola acabar o jogo.
rama
mosqueteiro, a culpa era do jj? ok…era o jj que pagava a 30 reforços por cd epoca…deixem se disso, um clube que ultrapasse os 10 reforços por epoca nao quer apostar na formaçao, nao culpem o treinador.
Stalley VM
O Benfica nunca apostou na formação e com Jesus continuou igual, os treinadores anteriores a JJ, algum deles apostou na formação?
Nunca foi um clube formador o Benfica, também nunca teve um Seixal como tem agora, portanto JJ só continuou o que os outros faziam em conjunto com a direcção, mas conseguiu ganhar títulos.
MosqueteiroSLB
rama os 30 reforços vinham porque o JJ pedia. E o lfv tinha que aceitar, pois precisava dos títulos para conseguir ter uma hipótese de ganhar nas próximas eleições.
stalley- como disseste o seixal não era o que é agora, logo, o JJ teve todas as condições para apostar em jovens talentosos. Antes o melhor era o David Simão, o Miguel Rosa e companhia. No tempo de JJ tínhamos o André e o Bernardo. E ainda o Cancelo que tem um potencial tremendo.
Situações completamente diferentes.
Vila Verde
Por aqui se vê que a aposta do benfica é tudo uma grande treta. Vão estar no plantel 5 jogadores? Estar no plantel sem os utilizar como de certeza vai ser o caso é sem dúvida uma grande aposta na formação
Tiago Santos
Queres o quê? Que se metam 5 miúdos sempre a titulares só porque são formados no Seixal? Eles vão estar no plantel e se mostrarem capacidade para ser opção, devem ser lançados. Não é meter tudo de uma vez, nem é bom para a equipa nem para os jogadores.
Anónimo
Alguém sabe dizer como se portou o Oliveira no Swansea? Sinceramente não tenho grande noção…
Tomás
Rui Magalhaes
quando estava a começar a jogar bem e a roubar o lugar ao gomis lesionou-se…
Paulo
10 jogos um golo; e quando estava a jogar bem lesionou-se ?!?! Alguem nao seguiu a carreira do Nelson no Swansea; O nelson nao jogou nada, de nada no Swansea…fez o primeiro jogo em Janeiro e marcou o seu primeiro golo em Abril!! O Nelson nao vale nada
Anónimo
Paulo, análise mal efectuada, entrou numa equipa a meio da época, foi ganhando minutos e entrosamento sendo que ganhou a titularidade em meados de Março salvo erro e passado 2/3 e com bons jogos elogiados pelo próprio treinador lesionou-se para o resto da época.
Sinceramente se estava há espera que um jogador entra-se numa equipa em janeiro e fosse logo titular e uma fonte de golos então só deve acompanhar a carreira do Ronaldo ou do Messi.
Não sei se vai render esta época e na passada podia ter feito melhor mas dai a dizer que não vale nada é um abuso.
RREB
Tiago m
MM vi também a notícia sobre o Talisca. Não se sabe até pode acontecer. O futebol está cheio de surpresas
Gabriel
Poderá eventualmente acontecer pois trata-se de um dos clubes do buraco negro de Jorge Mendes (Rio Ave, Benfica, Mónaco, Valência e Atlético Madrid). Só assim se pode falar em 25M pelo Talisca. Claro que serão milhões à Jorge Mendes…
Visconde de Alvalade
Serão eles André Gomes, Cancelo, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro ou Vitor Andrade, Vitali Lystcov, Lindelof, Paweł Dawidowicz e Jonathan Rodriguez?
Agora sem provocações acho que Rúben Pinto, e Fábio Cardoso devido ao seus empréstimos Gonçalo Guedes terá certamente espaço João Teixeira e talvez Nuno Santos mas para isso não pode continuar com Fejsa, Samaris, Rúben Amorim, Cristante para uma posição isto para exemplificar que o Benfica tem que reduzir e muito o plantel para dar espaço aos jovens formados no Seixal se isso não acontecer Rui Vitoria por muito que queira não irá apostar nos jovens pois para o seu lugar terá melhores jogadores e mais experiências.
Jorge Mendes
Bernado Silva, Cancelo e André Gomes já foram vendidos por um total de 45 milhões.
RR
A ideia que dá com esta conversa dos 5 jogadores, que mais parece preciosismo, é que não está apostar na formação por serem jogadores de qualidade, ou porque se acredita nos jogadores, mas sim porque é uma imposição, porque é uma política que tem quer ser assim… e porque tem que ser 5, nem 3, nem 4, nem 6, o numero mágico é os 5 da formação…
Alguém acha que no Sporting é assim que se aposta na formação? com a conversa do ah e tal para o ano vamos ter 5 da formação? acham que o Sporting se preocupa se estão 3 ou 4 ou até mais? Ninguém vê isso…
E porquê? porque no Sporting não se atiram com jovens formados na academia para fazer propaganda eleitoral, no Sporting ninguém tem nada a provar, logo não há esta coisa de vir antecipadamente do vamos fazer isto e vamos fazer aquilo, vamos lançar X de jogadores e vamos ser não sei o quê no futuro…
O Sporting vai lançado os jogadores conforme eles vão aparecendo, se há uns que mostrem qualidades, é lhes dada oportunidade a medida a que vai havendo espaço, se não houver espaço vão para outros clubes onde possam jogar, e também não é drama, a maioria dos jogadores titulares do Sporting e que foram formados no clube, foram rodar para outras equipas, em Portugal e no Estrangeiro…
Mas esta conversa do Benfica, vê-se mesmo que não passa disso, conversa, uma conversa política tal e qual os políticos fazem com economia e finanças, um clube sério não precisa de andar a dizer que vai apostar na formação, aposta e pronto, todos os clubes tem obrigação de apostar na formação, porque se não o fazem significa que andam a gastar rios de dinheiro mal gastos a pagar a treinadores a scouting etcetc, não faria sentido ter formação desde sempre e só agora especificamente vir com a conversa de se dizer que se vai apostar na formação…
alias é um erro tremendo que Vieira faz ao estar anunciar isto, coloca logo pressão no futuro treinador, nem lhe dá espaço de manobra para ir incluindo jogadores da formação se bem entender, isto é dar azo a que se por acaso não andarem 5 jogadores da formação a ter tempo de jogo na equipa principal de se dizer que afinal o treinador não gosta de apostar assim tanto nos jovens…
Que o Benfica tenha que desinvestir e pensar mais na sua recuperação financeira aceitava-se perfeitamente, vir com esta conversa de formação imposta, não passa chavão, só acredita quem quer… o Benfica contratou 9 jogadores, vieram a maioria deles de equipas pequenas em Portugal, vão me convencer que esses jogadores são muito melhores que os que o Benfica já tem na equipa B? é que não estamos a falar de jogadores feitos, estamos com excepção do Marçal, de jogadores com idades inferiores a 23 anos… são todos melhores que aqueles que o Benfica já tem?
Em vez de contratar 3 ou 4 jogadores chave que não enganam para entrar logo na equipa e dar outro ar, não, começam a vir em caixotes, depois nenhum serve, nenhum acrescenta nada, quando podia perfeitamente ter 12/13 jogadores de um núcleo duro de qualidade e depois em situações de lesões ou rotação de plantel apostar nos jovens ,porque é assim que se vão integrando nas equipas, é assim que se mescla e se tornam jogadores.. não é com a conversa de ter precisamente 5 jogadores, e depois ao mesmo tempo contratar carradas de reforços de qualidade duvidosa, que ninguém sabe se vão ser emprestados, dispensados ou se é para ficarem como segundas opções…
Porque segundas opções já deviam ser os da formação, esses é que deviam ser segunds opções, porque um clube de futebol quando contrata jogadores deveria focar-se em melhorar o que já tem, portanto a contratar um jogador, ao gastar dinheiro, esse jogador deveria ter qualidade para ser logo primeira opção, não ira isto de contratar para emprestar ou ser segunda ou terceira opção…
Mas enfim! "formação"… vão ter 5 da formação!
Anónimo
Só para clarificar: é o Benfica que tem 34 campeonatos, entre outras coisas. Ninguém anda a tentar copiar o Sporting e como Benfiquista até acho essa ideia algo absurda.
Isto é pura e simples conversa da treta do Vieira, que aliás não é de hoje (não se lembram da espinha dorsal da selecção?), mas que muitos adeptos ficam encantados a ouvir, maravilhados com a ideia das criancinhas portuguesas a jogar no seu clube.
Para mim tanto me da, nao quero saber da nacionalidade ou idade dos jogadores, quero é que ganhem títulos.
Sem embargo, verdade seja dita que esta fornada da formação tem muito valor e merece ser explorada. Pelo menos Teixeira e Guedes claramente.
Tomás
Anónimo
Incrível, tem que vir sempre a conversa do "ah, mas nós é que temos mais campeonatos"…
Gira o disco e toca o mesmo.
O RR acertou em cheio.
Ricardo
Anónimo
Nélson Semedo, Lindelof, Renato Sanches, Raphael Guzzo/João Teixeira, Gonçalo Guedes.
Ass: Carlos Gomes
Anónimo
Não se sabe se Vieira ao falar em 5 "made in Seixal" nao se estará ja a referir a Paulo Lopes, Sílvio e Rubén Amorim.
Tendo isto dito e tendo em conta que Artur nao renovou, os GR do plantel serão – Júlio C, Paulo L, Bruno Varela sendo que logo aqui já se encontram dois jogadores que foram formados no clube.
Passando para a defesa temos a confirmada subida de Lindelof depois de a sua renovação, o que faz com que dois dos centrais (Luisão, Jardel, Lisandro, César e Sidnei) tenham de sair, apostando eu nos dois últimos.
Se Sílvio ficar no clube (acaba contrato agora com o At.Madrid e parece que fica) teríamos já 4 jogadores formados no clube.
No miolo é onde vejo que muito dificilmente aparecerá uma aposta da formaçao, além do já existente Ruben Amorim.
Fejsa, Andre Almeida, Amorim, Pizzi, Talisca, Samaris, Cristante + os emprestados Airton, Guzzo, Farina, Ruben Pinto, Rochinha e Djuricic são muita palha para gerir, para 2 ou 3 posições (mediante o sistema táctico). Nao acredito que nenhum dos emprestados fique, como não acredito que seja aposta um miúdo que jogue nesta posição.
Para as alas já é uma conversa diferente, o Benfica tem poucas opções mesmo com as chegadas dos emprestados. Gaitan e Salvio titularissimos, Ola John e Sulejmani muito irregulares. Regressam as apostas do treinador JJ – Djálo e Bébé e ainda Cavaleiro e Candeias.
Salvio estando lesionado até janeiro, mínimo, tem de entrar um jogador para posição e com as incertezas se Gaitan fica ou não provavelmente terá de ficar mais um, nem que saia em janeiro, como Bébé este ano, depois. Um deles será da formaçao e aí nao sei se será Guedes ou Nuno Santos, e muitos se enganam quando vêm os numeros de Nuno Santos no mundial e dizem que é ou está mais preparado que Guedes. Um tem 20 anos, o outro acabou agora de fazer 18… Guedes é uma potencia em construção, tem tudo para ser um dos melhores extremos do mundo, enquanto que Nuno Santos é um extremo dos novos tempos – muito forte a atacar, nulidade a defender, tentando sempre a jogada individual. Nao falo aqui da possibilidade de Cavaleiro pq ao que parece este já esta vendido. Mesmo assim, com a entrada de mais um jogador made in Seixal já vão 6.
No Ataque tirando os titulares Jonas e Lima, temos o reforço Jonathan e ainda Derlei. Regressam de empréstimo Rui Fonte, Michel, Nelson Oliveira mais 3 jogadores que serão novamente emprestados/vendidos ou metidos na equipa B (Lolo, Harramiz e Friesenbichler). Não estranharia se aqui um dos formados no Seixal ficasse no plantel. Nelson Oliveira é adorado pelos adeptos e parece ter um grande potencial que nao é explorado, Rui Fonte foi uma das grandes surpresas o ano passado e demonstrou a sua qualidade no Belenenses. Nenhum seria titular, mas concerteza têm qualidade para fazer parte do plantel.
Com isto poderão estar 6 jogadores "made in Seixal" no plantel 2015/2016 – Paulo Lopes, Bruno Varela, Lindelof, Sílvio, Ruben Amorim, Guedes/Nuno Santos, Nelson Oliveira/Rui Fonte.
Contudo discordo deste tipo de analise e aposta por parte de LFV, os jogadores quando são bons aparecem na equipa A – casos de Andre Almeida e André Gomes. Nao temos de estar a impor numero de jogadores por época. Com a saída de Artur e em vez de se andar a comprar todo o tipo de redes, apostar num formado no clube. Sem alternativa na lateral direita a Maxi poderia-se também apostar num jogador da prata da casa, sendo o mesmo para as alas e ataque. Faria sentido, portanto, que este ano entrassem 4 jogadores da formação no plantel A. Nao pq estão a chegar eleições, mas pq era necessário!
João Nuno
Abel Alves
Estas cotas para jovens… as coisas não funcionam assim.
Duvido muito do sucesso desta estratégia.
Samuel
5 jogadores num plantel de 26/27 não vejo qual o problema.
Kacal I
Os cinco jogadores da formação devem ser Nelson Semedo, João Teixeira, Renato Sanches, Nuno Santos e Gonçalo Guedes, se contarem jogadores por empréstimo, aí há Fábio Cardoso, Guzzo e Nelson Oliveira (com a saída do JJ poderá ter uma nova oportunidade e gostava que se afirmasse) como hipóteses, sendo que o Lindelof pode estar nesses cinco, acho que o Benfica tem que deixar de contratar "contentores" de 15/20 jogadores por época, onde a maioria não são mais-valias e acabam em empréstimo sucessivos até serem vendidos ou acabar os contratos.
O plantel deve ter um 11 forte e com alguns elementos maduros e experientes, mais 4 ou 5 mais-valias e o resto jogadores da formação, devem contratar 3 ou 4 jogadores que sejam reais mais-valias e valham a pena o investimento, depois é subir os jovens da academia e dar-lhes minutos e a oportunidade de serem alternativas aos titulares.
Quanto ao Gervinho, com a sua qualidade e 28 anos vai para as "Arábias" e é mais um a preferir os $$$$$ à carreira, ao que parece fartou-se da competitividade de alto nível e quer ir para o futebol calmo com um salário a condizer, tenho pena que o costa-marfinense tenha tomado esta decisão, até vinha a ser dos melhores jogadores da Roma e agora vai para o Al-Jazira, custa-me ver estas situações.
Anónimo
A meu ver se não conseguirem vender os emprestados, esses serão os eleitos jogadores da formação + Nuno Santos e Gonçalo Guedes. O resto não gosto ainda do que vi. O central Russo vai substituir o Luisão daqui a 2 épocas na defesa, quero acreditar nisso.
Tomás B,
Rui Magalhaes
o russo é para o valorizar e para render uns bons milhões. não esquecer o preço inflacionado por russos
Anónimo
Rui,
Concordo.
Não é pela razão de serem raros mas sim por lá haver vários poços ;)
Vamos ver quem RV colocará na 1a divisão
Tomás B.
Anónimo
Tanta coisa com a formação e com a estrutura e vão ver-se à rasca para meter cinco jogadores da formação no plantel. Já o Sporting, além dos que lá tem, ainda conta com alguns com alguma rotação. Esgaio, Semedo, Fokobo, Iuri e Wallison, que não sendo propriamente da formação, anda pela equipa B, mais uns miúdos, como Gelson ou Palhinha. A juntar a Patrício, Cédric, Tobias, William, Adrien, João Mário, Mané. Veremos no que dá esta aposta do Benfica, mas jogadores para o plantel principal não aparecem todos os dias. André Gomes, Bernardo Silva e João Cancelo já saíram e esses deveriam sim ter sido aposta. Porém, é bom que apostem verdadeiramente, pois o futebol português sai a ganhar. Cumprimentos. Filipe R.
Ricardo Ricard
À rasca vão-se ver os jogadores da formação do Sporting com o Jesus.
Antonio Ferreira
Claro Ricardo, o JJ vai pegar em jogadores como Patricio, Adrien, Tobias, J Mario, William entre outros e afastá-los do plantel só porque são da formação. A diferença entre os formados no Seixal e os formados em Alvalade é que os últimos são realmente mais valias e trazem algo de benéfico para a equipa.
Anónimo
Para quem não gostava nada do JJ andas sempre a falar dele Rircardo Ricard…
Jorge
Rui Magalhaes
e depois os sportinguistas acreditam que JJ vai apostar na formação. cegos.
Ricardo Ricard
Quando se fala em jogadores da formação logicamente que não se está a falar de jogadores com 26 e 27 anos…
Vamos ver o que acontece a Tobias e a João Mário e se o William fica.
Agora só se pode falar de algo de que gostamos…Esta é nova…
Anónimo
Se o JJ quiser ser campeão realmente devia afastar do 11 o Patricio o Adrien e o Tobias (este por agora), os outros tem qualidade para serem opção.
RREB
Anónimo
Acho que não se pode comparar a formação do Benfica com a do Sporting. A começar logo pela estratégia dos treinadores (no caso do Benfica ao longo dos últimos seis anos) e da realidade financeira dos clubes. Qual foi o motivo pelo qual o Sporting começou a apostar na formação? Simplesmente porque não tinha (e não tem) condições financeiras para apostar em jogadores como o Benfica (Por exemplo 12 milhões por Salvio) ou o Porto (quase 20 milhões o Danilo). Este foi o motivo pelo qual o Sporting passou a apostar na formação. Era isso ou ter jogadores muito baratos e sem qualquer qualidade. E mesmo assim ainda conseguem comprar maus jogadores. E ao longo dos últimos anos é possível perceber isto com as aquisições do Sporting (e refiro-me a jogadores feitos).
JJ tem muitas qualidades, isso é um facto. Mas apostar na formação não é uma delas. Acreditar que ele não vai apostar na formação do Sporting (já deixou claro que quer jogadores feitos e musculados) não significa que vai fechar a porta a Patrícios e companhia porque esses, sendo da formação, são jogadores já feitos. Significa que os que estão na equipa b vão ter dificuldades em ter acesso à formação principal. Porque a estratégia dele vai ser a mesma que teve no Benfica, ou seja, jogadores que ele é que escolhe e que se gaba de os fazer. Não significa que não sejam novos mas devem quase de certeza vir da América do Sul e por aí fora.
Depois acusa-se o Benfica de ir colocar jogadores na equipa principal mas que não vão jogar. Apostar na formação não significa colocar 11 jovens a titular na equipa principal. Assim não se ganha o título nem se faz boa figura lá fora. Apostar na formação é ter os cinco miúdos na equipa principal. Sempre. E não a oscilar entre os treinos da b e da a. Estão lá, treinam rotinas, conquistam o seu espaço e esperam pela oportunidade de ser lançados.
E o ser lançados é ganhar minutos, para ganhar confiança, quando os jogos estão resolvidos. Não é como o Jesus que meteu o Guedes em Paços de Ferreira quando o Benfica já estava a perder e nos descontos. Isto é burrice e queimar um jogador jovem. Os miúdos precisam de tempo. Uma coisa é ser estrela nos juniores ou mesmo na b. Outra coisa é ser mais um na A e ter de lutar para mostrar o seu valor.
Além disso, a presença destes miudos vai motivar toda a formação que estava habituada a ter um treinador que dizia que tinham de nascer 10 vezes para lá chegar. É certo que André Gomes, Bernardo Silva e João Cancelo renderam 45 milhões, uma pequena fortuna. Mas quanto valia um André Gomes hoje se tem ficado com o lugar de Enzo (que poderia ser seu)? Quanto poderia valer um Bernardo Silva que ouviu da boca de JJ que era a ÚLTIMA opção para os lugares onde podia jogar? Quanto valia um João Cancelo se tem ficado e alternado de lugar com Maxi, permitindo a André Almeida fixar-se numa posição? Podiam todos valer menos mas podiam valer muito mais.
Só o tempo dirá se os miúdos do Sporting vão ter a porta da equipa principal aberta ou se vão ter um treinador que não lançou UM único jogador (e não me refiro a jogar meia dúzia de minutos uma ou duas vezes numa época) português da formação enquanto esteve no Benfica.
Bruno
Stalley VM
Bruno, o Sporting sempre apostou na formação, já vem no ADN do clube, sempre foi um clube formador, os melhores jogadores lançados da formação são do Sporting sempre foi, veja-se na Selecção quantos são formados no Sporting, claro que alguns nem renderam nada ao clube quer desportivamente quer financeiramente, mas isso vem das fracas direcção que temos tido ao longos dos anos.
O Benfica nunca apostou na formação, estou a falar em formação não jogadores em jogadores PT, por isso não foi o Jesus, a politica de contratações do Benfica sempre a mesma com outros treinadores, mas faltava os titulos, com Jesus vieram os titulos.
Se o Jesus vai apostar na formação, veremos, é a primeira experiência num clube que aposta da formação, por isso é esperar para ver.
O Benfica com a construção do Seixal melhorou imenso na formação, é um facto e também é um facto que o Benfica sempre teve mais "dinheiro" que o Sporting assim dizendo, mas o Sporting sempre apostou na formação ás vezes por falta de dinheiro outras vezes porque os jogadores são mesmo mais valias.
SL!
Flávio Trindade
Esse será forçosamente o caminho.
Não só para o Benfica, mas também para todos os clubes portugueses.
Primeiro importa referir que é preciso acabar com o mito que a formação não dá títulos e que os miúdos não ganham campeonatos. Isso não poderia ser mais falso.
Dois exemplos disso mesmo são o Barcelona e o Ajax. Os jovens da cantera não têm que ser titulares de caras (isso está dependente da sua valia), mas podem perfeitamente ser as segundas opções de jogadores mais experientes. No Barcelona por exemplo, Busquets, Pedro, Tello, Bojan não iniciaram com Guardiola logo como titulares, mas foram devidamente enquadrados numa estrutura com jogadores mais experientes e talentosos e eles próprios elevaram o seu jogo.
Outro mito que convém terminar, é que os jovens portugueses não dão dinheiro a ganhar aos clubes.
O que dizer de F.Couto, Vítor Baía, R. Quaresma, Simão, Ronaldo e mais recentemente André Gomes, Cancelo ou Bernardo?
Já o disse várias vezes, o jovem talento português se bem enquadrado não só vale tanto dinheiro como as "promessas" estrangeiras como até valerão a curto-médio prazo mais ainda, porque qualquer jovem português a jogar no seu clube, ganhará estatuto de internacional bem mais cedo (face à escassez de talento da Selecção A) logo o valor dos seus passes irá disparar.
Qualquer treinador que não conseguir perceber isto está desfasado da realidade (não é Jesus?).
No caso do Benfica tudo dependerá da forma como o Benfica jogará no futuro.
Acredito que com Rui Vitória o Benfica possa evoluir para o 4-2-3-1.
Neste momento Ederson, Diego Lopes (recém contratados), Nelson Oliveira (de regresso), Lindelof, João Teixeira (os proscritos de Jesus, principalmente o português depois de ter sido o melhor médio da pré época passada no Benfica) levarão alguma vantagem. Mas Gonçalo Guedes, Nuno Santos, Guzzo, Nelsinho e Renato são outros nomes a considerar. Tudo dependerá dos ajustes no plantel.
Não contava com a saída de Gervinho.
A Roma precisa de se estabilizar se se quiser manter como principal alternativa à Juve.
O regresso à velha forma dos grandes de Milão está para breve, Napoli continuará a investir, portanto convém que os romanos se mexam bem no mercado para não perderem o comboio.
Anónimo
Ederson, Diego Lopes, Bruno Varela, Guedes e Teixeira.
SLBfever
Samuel Noronha
Mas ainda alguém dá credibilidade a este senhor? Todos os anos é a mesma promessa, promessa essa que nunca cumpre, mas voltam a acreditar que é este o ano. Mal acabou esta época já tem meia dúzia de jogadores contratados, nenhum indiscutível, acham que os jovens da formação vão ter lugar no plantel? por favor…
Único que realmente podia fazer parte do plantel era Nuno Santos, eu pessoalmente gosto deste jogador, e penso que fazia melhor figura que Bebe, Ola John, etc etc
Anónimo
Passo a vida a ouvir críticas porque não se aposta na formação. E depois quando fala nisso e se projecta situações concretas chovem críticas. Acho que os 5 são o Guedes, Lindeloff, Nelson Semedo, Teixeira e Nuno Santos…todos eles titulares indiscutiveis em todas as equipas da 1 liga a excecao dos 3 grandes..
Dizer que o Guedes não se destacou na equipa B nem merece comentários….
Alexandre Cardoso
Pedro Costa
Titulares indiscutiveis em todas as equipas extra grandes? Deves ser o tipico adepto que só vê os jogos dos 3 grandes e não tens noção nenhuma das outras equipas…
Samuel
Três deles são claras apostas e mais valias para o plantel. Bernardo Silva, André Gomes e João Cancelo, estes até para o 11 têm grande hipoteses. Oh wait………………….
Alexis
Wait.. renderam 45,75M€ e mesmo assim o Benfica foi bi-campeão. Realmente quem estava certo foram os que jogaram com 6 e 7 da casa no 11 titular e ficaram em 3os..
Samuel
Viste algum desse dinheiro? Foi investido em jogadores TOP? pois eu gosto é de ver bola e não de me gabar que vendemos por x ou y. Enquanto que um miudo como o Bernardo que tem uma qualidade de outro nível e que ama e dava tudo pelo clube e podia ser o proximo simbolo do Benfia é despachado da forma que foi e as pessoas continuam a aplaudir e referir que foi vendido por 15M então estamos mal muito mal… Vender é necessário é verdade mas temos que cultivar outra forma de estar no clube, o amor à camisola em vez do amor aos cifrões. Os jogadores que aplaudes no estádio são aqueles que vêm para o Benfica para ter hipotese de ir para um colosso europeu e mais nada….. Enquanto que um miudo como o Bernardo era menino para ficar 5/6 anos e depois sim rendia muito mais do que aquilo que rendeu.
Alexis
Mas sou eu quem tem de ver?? O r&c está ai para consultares. Sim tambem me custou ver o Bernardo a sair, mas infelizmente o treinador decidiu empresta-lo e ele brilhou ao ponto do Monaco pagar 16M. Não creio que nenhum clube em Portugal rejeitava o negócio, mesmo que no futuro pudesse render mais.
Samuel
Alexis, eu perguntei se viste o dinnheiro não por duvidar que tenha entrado nas contas ( como muitos aqui gostam de especular ) mas sim se viste alguma diferença no clube com essa injeção de dinheiro. Porque para mim tudo bem em vender mas sim aqueles que vêm que não irão adicionar nada à equipa principal, agora estes jogadores que referi poderiam fazer a diferença daqui a um dois anos no Benfica. Continuamos a dar 20/30 milhões ano por jogadores inferiores e que passam a epoca no banco ou emprestados. Se não houvesse gasto em contratações falhadas não era necessário vender Bernardo nem Cancelo, aí sim é que aponto o dedo.
Nuno R
Segundo ouvi hoje, o LFV quer reduzir o plantel principal a 26 jogadores.
Cinco serão da formação.
Reforços, só até agora, foram 6.
Mais os que andam emprestados por aqui e por ali.
O Mendes vai ter muito que fazer…
antonio pereira
A "aposta" na fomação com 5 jogadores: Paulo Lopes + Sílvio + Ederson + Diego Lopes + Ruben Amorim
Pedritxo
esse e o meu receio
Stalley VM
O LFV falou em jogadores formados no Seixal.
Vítor Cerqueira
Passo a passo LFV leva o Benfica em busca da utopia desejada pela nacao benfiquista.
Grande presidente.
P.S.: Maxi ate' 2018.
Xusso
Aproveito para indicar que o Sr. Vieira anda a fazer este tipo de promessas desde 2011.
Senão vejam:
https://visaodemercado.blogspot.nl/2011/05/vieira-garante-jesus-em-20112012-e-diz.html
https://visaodemercado.blogspot.nl/2014/12/teremos-quatro-ou-cinco-jogadores-da.html
https://visaodemercado.blogspot.nl/2014/01/lf-vieira-volta-prometer-mais-de-60-ou.html
Até quando os Benfiquistas vão ouvir estas promessas?
Rui Duarte
Pergunte ao Jesus porque é que a promessa de apostar nos jovens não foi cumprida mais cedo…
Anónimo
Serei o único a achar que esta "ascensão" dos 5 miúdos ( se forem mesmo 5 miúdos e não 5 jogadores formados no clube , que são coisas bem diferentes ) lhes pode fazer mais mal do que bem ? Jogadores que ainda não têm qualidade para serem mais valias na equipa principal do Benfica , jogadores que podem perder 1 ano de rotação num clube razoável da 1a liga , só para se dizer que o Benfica tem x jogadores na primeira equipa ? Os jogadores precisam de jogar para evoluir , estão a queimar etapas sem nenhuma necessidade e juntando a isso poe se mais uma vez a questão , " e' com miúdos que se ganham títulos ?" Acho que o Sporting está farto de provar que não.. Sei que as coisas a nível de colocações e transferências neste momento são fáceis de mais na luz , Jorge Mendes e' o melhor do mundo na função dele por algum motivo , mas esta necessidade de colocar jogadores seus a render e a valorizar se não me parece que vá correr bem para o Benfica desportivamente. Financeiramente vendem e vendem bem , o passivo continua uma loucura.. Desportivamente vão entregar o campeonato com este desinvestimento ( na minha opinião ).. Mas pelo menos têm lá 5 putos formados no Seixal.. Parece me uma péssima gestão a todos os níveis , quando o Benfica podia ficar "imparavel" pelo menos internamente , parece que tem tudo para ficar a disputar o 2o lugar com o Sporting.. ( se no porto saírem os jogadores que se falam , juntando ao Danilo , Oliver , Casemiro e o jackson que parece inevitável , não sei se o Sporting não corre o risco de lutar seriamente pelo título )
Ricardo JC
Anónimo
É sempre compreensivel criticar a direcção por ter estado a prometer apostar na formação e nao ter cumprido, afinal de contas são sempre eles os ultimos responsaveis. Eu proprio critiquei muitas vezes e continuo a criticar. Fiquei revoltado com o primeiro emprestimo do nelson oliveira, que vinha de um ano bastante bom em que se estava a afirmar, tendo inclusive ultrapassado o rodrigo como primeira opçao para entrar no decorrer dos jogos. O caso flagrante foi o jogo dos quartos da champions com o chelsea, em que entrou com o benfica a jogar com 10, tendo sido o principal responsavel pelo desbloquar do jogo a favor do benfica. Conseguiu tirar o D Luiz da area onde ate ali tinha limpado tudo. Empatámos e estivemos muito perto de marcar o segundo. Foi ele outra vez que conseguiu desequilibrar a defesa do chelsea e depois, em vez de passar ao urreta, penso, rematou falhando por pouco. è desse lance que o adepto comum se lembra mas pronto, acontece. N ano seguinte, dispensado, ou emprestado. Se por indicação do Jesus ou por imposição não se sabe. O que se sabe é que o Jesus se vangloriava de ser ele a fazer a estrutura (ser um treinador que faz a estrutura e nao que se enquadre numa, palavras dele.) alem de ser ele a tomar as decisoes de quem jogava e integrava o plantel. Para mim ja na altura e ainda agora, foi um grande erro pois ele tinha caracteristicas de equipa grande e estava na idade ideal de se começar a afirmar. So necessitava de alguma paciencia e acompanhamento, qualidades que nao "assistem" ao Jesus. Ha outros casos como o do danilo pereira mas nao me vou alongar.
O caso do andre gomes é um bocadinho diferente. o jesus apostou nele, nao no campeonato, mas na uefa e na taça em que foi dos melhores tendo inclusive chegado `a equipa ideal da taça uefa. Venderam-no a meio da epoca. De quem foi a responsabilidade não sei mas para mim, que desde o primeiro jogo o achei um grande jogador e o futuro do benfica, era clarinho que tinha sido preferivel ter vendido o enzo peres no final da epoca e ter ficado com ele para esta epoca. Neste momento é ele o titular do valencia em detrimento do enzo.
Para culminar o desperdício temos o caso revoltante do bernardo silva a quem pôs a treinar a medio defensivo e defesa direito!!!!!!!!!! esta fica para os anais da historia da estupidez no futebol. Essa e a de não saber jogar sem bola. Enfim… mais o cancelo que pelos vistos tambem não tinha lugar como segundo lateral.
Pode ter sido isto que levou a direcçao ao corte com o Jesus mas tambem podem ter sido decisoes da direcção. Era importante que alguem viesse explicar de quem é a responsabilidade embora nao tenha grandes esperanças que venha a acontecer.
No entanto estou bastante satisfeito que o Rui Votoria venha a ser o treinador do Benfica para o ano.
Gosto bastante do nelson oliveira e do helder costa. gostava de ver o danilo de volta vendendo o samaris. penso que o renato sanches e o joao carvalho ainda terao de fazer mais uma epoca na B e tenho algumas duvidas sobre o lindelof e o teixeira, embora sejam ainda muito jovens. O bernardo guedes parece ter bastante potencial mas tambem ainda é jovem. As suas exibiçoes desiludiram-me bastantes vezes este ano, o que nao quer dizer nada pois os jovens têm fases no seu desenvolvimento em que nao estao tao bem. O nuno santos ja é mais velho e talvez ja tenha outra maturidade para poder agarrar o lugar no plantel. Vamos ver quem fica mas ao contrario de outros acho importante haver uma cota de 5 jogadores da formaçao no plantel pela mensagem enviada aos que ainda nao la chegaram.
PS: espero ver um dia o bernardo silva jogar com a águia ao peito.
Joao