Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gil Vicente praticamente fora da Conference League

Ivo Vieira abdicou? O treinador gilista poupou vários titulares e a equipa de Barcelos quase não incomodou. Ainda por cima o AZ até aos 78′ parecia ao alcance – apesar de ter dominado também não tinha feito o suficiente para conseguir este resultado. A nível individual Danilo Veiga foi dos poucos a tentar agitar ofensivamente, mas acabou por ficar mal na fotografia no 0-3. Tomás Araújo também esteve bem na estreia, sendo que depois da sua saída por lesão o Gil descambou. Andrew também pouco podia fazer. Já Arai continua a acrescentar pouco, enquanto Alipour e Elder Santana vincaram que estão bastante distantes do nível do lesionado Fran Navarro.

O Gil Vicente perdeu nos Países Baixos contra o AZ Alkmaar, por 4-0, na 1.ª mão do playoff e precisa de uma remontada épica para chegar à fase de grupos da Conference League. Dani de Wit adiantou os holandeses aos 24′, e na 2.ª parte o Gil descambou em 11′, com Lahdo (78′), Pavlidis (85′) e o ex-Sporting Mees de Wit (89′) a consumarem a goleada para os anfitriões.

XI AZ Alkmaar: Verhulst; Hatzidiakos, Beukema, Martins Indi, Kerkez; Clasie, Reijnders; Evjen, Dani de Wit, van Brederode; Vangelis Pavlidis.

XI Gil Vicente: Andrew; Danilo Veiga, Tomás Araújo, Rúben Fernandes, Henrique Gomes; Vítor Carvalho, Fujimoto, Aburjania; Alipour, Arai, Elder Santana.

65 Comentários

  • É dia de jogo
    Posted Agosto 18, 2022 at 9:55 pm

    Este 4-4-2 de hoje faz pouco sentido com os dois médios que jogam, quase não há saída de bola limpa, não faz sentido, o Danilo rebentou aos 60 minutos o Ivo tirou-o aos 80, acho que dava para bem mais, mas foi o que foi.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:03 pm

    Danilo Veiga tem ainda algumas lacunas técnicas a trabalhar mas fisicamente tem um potencial enorme.

    Diria que tem mais potencial para atingir níveis superiores ao Zé Carlos que foi o melhor lateral direito na Primeira Liga no ano passado.

    • FIRESNAKE
      Posted Agosto 18, 2022 at 10:25 pm

      O Pedro Porro joga a guarda redes?

      Que falta de noção meu deus ?

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 18, 2022 at 10:38 pm

        Pedro Porro falhou quase metade dos jogos na época passada por lesão..

        • Mushy
          Posted Agosto 19, 2022 at 3:06 am

          Pedro Porro primeira época -> 37 jogos
          Pedro Porro segunda época -> 35 jogos

          Depois diz que passou quase meia época parado por lesão….
          Sempre a somar pontos Clismo…

          • coach407
            Posted Agosto 19, 2022 at 12:17 pm

            E 35/37 jogos é bom?

            O Matheus Nunes fez 50 jogos na época passada. O Adan fez 45 jogos. O Coates nunca fez uma época inteira no Sporting em que fizesse menos de 40 jogos e chegou a fazer 54 jogos.

            Fazer 35 jogos em 50 possíveis, por exemplo, é apenas 70% dos jogos.

            Ele disse “quase metade”. Foi 30%, pode não ser “quase 50%” na tua opinião, mas não deixa de ser um valor estupidamente relevante. Falhar 30% dos jogos é imenso.

          • coach407
            Posted Agosto 19, 2022 at 12:25 pm

            Aliás, o Clismo até foi bastante específico. Estava a falar do campeonato na época passada quando destacou o Zé Carlos.

            Ora, o Porro na época passada no campeonato só foi titular em 19 jogos. Para ser metade teria de ser 17.

            Parece-me claramente um FACTO que o Porro só foi titular em “quase metade” dos jogos da Primeira Liga na época passada.

  • Nando V
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:04 pm

    Eu não percebo porque alguns clubes festejam a qualificação para uma prova europeia, se depois é isto. É triste, mas é raro clubes portugueses fora do Top-4 passarem das pré-eliminatórias, e ainda por cima — to add insult to injury — poupam titulares… em Agosto? Será possível que já estão desgastados com a sequência de jogos da Liga, após 2 jornadas? Mas nem se preocupam minimamente com o prestígio, e com a oportunidade que representaria uma presença numa fase de grupos?

  • Miguel Mendes
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:05 pm

    As equipas portuguesala fora do top 4 são uma vergonha.

    • Miguel Mendes
      Posted Agosto 18, 2022 at 10:20 pm

      * portuguesas

    • gajodealfama
      Posted Agosto 18, 2022 at 10:42 pm

      As equipas portuguesas fora do top 4 não sao uma vergonha, as equipas fora do top 4 simplesmente não conseguem segurar os bons jogadores como os outros 4 conseguem. O gil perdeu lino, pedrinho, ze carlos, ricardo soares e hoje nem o fran navarro jogou porque quase de certeza que vai para o Sporting. Nenhum dos substitutos está ao mesmo nivel, mas isso já era de esperar. No dia em que a equipa que ficar em 4° conseguir não perder jogadores para a segunda divisao de espanha ou da turquia, talvez tenhamos uma equipa na fase de grupos.

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 18, 2022 at 10:57 pm

        Sim porque as equipas da Bélgica e da Holanda também não os perdem facilmente para a Alemanha, França ou Inglaterra…

        • gajodealfama
          Posted Agosto 19, 2022 at 2:30 am

          “Facilmente” é perder o pedrinho a custo zero para um clube que acabou de subir de divisão na Turquia. Ou no ano passado o santa clara perder o Carlos junior por 2.5M para a arabia saudita. O gil fez 6.5M em vendas este ano e é o record do clube, o AZ (5 classificado no passado, tal como o gil) fez 20M em vendas este ano e 50M no ano passado. Com isto quero dizer que as equipas da holanda e da belgica até podem perder os melhores jogadores como dizes, mas recebem valor es suficientemente altos para os substituis por jogadores de qualidade semelhante. A prova disso é, segundo o transfermarkt, a equipa do AZ valer 3x mais do que a do gil.

      • Miguel Mendes
        Posted Agosto 18, 2022 at 11:03 pm

        Que eu saiba os 3 grandes e o Braga também não conseguem segurar os melhores. Até para os Wolves desta vida os perdem.

        • Sodogodo
          Posted Agosto 19, 2022 at 12:13 am

          Os grandes e o Braga que vão todos os anos lá e têm de dinheiro e negócios com certos empresários para fazerem negócios da China e por isso são capazes de substituir esses jogadores rapidamente por outros da mesma qualidade? Queres mesmo comparar com Gil Vicente? Fora 3 dessas 4 equipas que mencionas qualificam-se directamente para a fase de grupos. Quando têm que jogar pré-eliminatórias as coisas complicam um pouco ou estou errado?

          • Miguel Mendes
            Posted Agosto 19, 2022 at 2:07 pm

            Sim, o Benfica quando perdeu o Di María, o Matic, o João Félix ou o Darwin substituiu jogadores pela mesma qualidade logo a seguir, tal como o Porto quando perdeu o Deco, Hulk ou Falcao e o Sporting o Bruno Fernandes.

      • Mantorras
        Posted Agosto 19, 2022 at 2:41 pm

        A equipa que ficou em 4 nao foi o Braga?

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:12 pm

    O Gil Vicente ainda lutou, mas concordo com o VM nisto: após a saída de Tomás Araújo, os galos descambaram. O central estava a ser talvez o melhor da defesa do Gil Vicente e, depois de sair em dificuldades, a equipa sofre 3 golos. Chato, mas até faz sentido.

    Esperava mais de Fujimoto (espero quase sempre), mas o homem também não pode fazer tudo sozinho.

  • Hugo Silva
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:13 pm

    esta Conference league veio lixar a liga portuguesa… os holandeses vao continuar a fazer muitos pontos .. um dos grandes tem de cair na conference pra fazer pontos

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 18, 2022 at 11:17 pm

      Oupa, voluntariem-se aí.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 19, 2022 at 9:58 am

      A Conference League só vem premiar os países que têm campeonatos sérios e competitivos. Porque um campeonato não é só feito de 1, 2 ou 3 equipas. Acho justo premiar campeonatos como o neerlandês ou o belga que são equilibrados e mais equipas contribuem para o sucesso do país ao nível de clubes.

      Para além disso, vem também ajudar os países mais insignifantes em termos futebolísticos a irem crescendo aos poucos e ganharem algum estatuto também. Essa maldita Conference League…

      Só não concordo com o facto dos pontos contarem tanto para o ranking, mas a Conference League faz muito bem ao futebol!

      • Manel Ferreira
        Posted Agosto 19, 2022 at 2:22 pm

        Isso de que Bélgica e Holanda têm mais clubes a ajudar ao ranking do que Portugal é um bocado mito. Portugal até meteu mais clubes diferentes nos grupos nos últimos 10 anos do que esses dois países. E nos últimos 10 anos, Holanda só teve mais um clube a passar a fase de grupos do que Portugal, que foi precisamente o Vitesse no ano passado, e para isso muito contribuiu o surto de Covid no Tottenham que impediu os ingleses de disputar o último jogo.

        Isso que dizes aplica-se mais a França. Aí sim, as segundas e terceiras linhas são muitíssimo mais produtivas na Europa que as portuguesas e é comum o 5º/6º clube francês chegarem aos 16 avos/oitavos da LE (ou Conference agora).

        A razão pela qual Holanda vai, muito possivelmente, ultrapassar Portugal, não tem a ver com segundas e terceiras linhas serem melhores, mas sim com o facto de 3 dos 4 principais clubes terem andado a jogar Conference (com o PSV a ser constantemente premiado pelo fracasso) enquanto os equivalentes portugueses andavam a jogar LC/LE com adversários bastante superiores, alguns dos quais de topo europeu mesmo. Adivinhem lá onde é mais fácil pontuar.

        Não me parece haver aqui uma questão de “futebol holandês a superiorizar-se” (lembremos que não foi há muito tempo que TODOS os clubes holandeses foram eliminados nas pré-eliminatórias, incluindo Ajax e PSV), mas sim uma incrível confluência de acontecimentos que lhes permitiu pontuar muitíssimo precisamente no ano em que desapareceram os pontos da tal famigerada época de 17/18. A coisa vai voltar ao sítio quando os holandeses forem obrigados a pontuar mais na LC/LE, onde têm sido um desastre, tirando o Ajax.

    • Mantorras
      Posted Agosto 19, 2022 at 2:42 pm

      Tirei a sorte e saiu o Porto. Agora e cumprir.

  • Academista
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:24 pm

    A malta toda adepta dos 3 grandes só se importa com os pontos para os 3 grandes continuarem na liga dos campeões para nenhuma equipa cair na liga Europa ou na conferense porque têm menos receitas. Querem melhores equipas fora do top 4? Centralização dos direitos televisivos.

    • Flavio Trindade
      Posted Agosto 19, 2022 at 12:17 am

      Academista, essa é uma falsa questão.

      Poderia até ser verdade, num país sério, mas estás em Portugal. Por cada 10 clubes que ganhassem mais dinheiro, apenas 1 se ia estruturar para crescer e os outros 9 iam fazer crescer bolsos alheios…

      Aliás essa questão é tão falsa que o atual top 4 nem sequer era o top 4 de há 20 anos atrás, nessa altura com o Boavista campeão e a chegar a fases adiantadas na Europa.

      O Braga em 20 anos estruturou-se, investiu na sua formação (tem hoje umas camadas jovens invejáveis), comprou criteriosamente, apostou quase sempre bem em treinadores, vende caro mas jogadores de qualidade e tem um projeto desportivo sério.
      Chegou a 1 final europeia, ganhou taças (falta o campeonato) e é sempre super competitivo dentro e fora de portas.

      E para isso não precisou que alguém despejasse dinheiro no clube como se fosse a única solução.

      Essa é a solução dos clubes preguiçosos.

      O que o Braga fez em 20 anos é notável e deveria servir de exemplo a outros clubes que também estão em cidades com massa crítica e que têm todo o potencial de crescimento.

      Boavista, Vitória Guimarães, Marítimo, Académica, U.Leiria, Beira Mar, Farense, Vitória Setúbal são exemplos de clubes que poderiam ser muito grandes, super competitivos e só não o são porque foram ciclicamente mal geridos, até mesmo roubados várias vezes por pessoas que se aproveitaram deles.

      Se achas que a má gestão e a se resolve com centralização dos direitos, estás a ser ingénuo.

      • Sousa
        Posted Agosto 19, 2022 at 12:20 pm

        Centralização dos direitos seria só um dos pontos necessários para dar inicio a uma maior competitividade.
        Mas o que se faz com o dinheiro é muito mais importante do que simplesmente ter essa maquia. E o Braga com o Salvador à cabeça, para mim, tem sido o melhor exemplo de gestão de clubes nacionais. Muito bem apontado.

    • Mantorras
      Posted Agosto 19, 2022 at 2:43 pm

      E por essa atitude que comigo nao centralizaria nada. Esse sonho de que esse e o unico problema na nossa liga e surreal.

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:45 pm

    Kerkez vai ser muito melhor que Wijndal. Tenho poucas duvidas disso. 18 anos…

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 18, 2022 at 10:55 pm

      Mees de Wit ainda há 2 anos estava a jogar a Liga Revelação.. pelo Sporting sub23..

      O AZ Alkmaar não é um clube que gasta todos os milhões que não tem para contratar jogadores “tarimbados” para não renderem nada.. é um clube que faz o trabalho duro que é de desenvolver e potenciar jogadores para este nível e portanto merecem passar à próxima fase pois são muito mais equipa e têm um plano de gestão sustentável para o futuro.

      • Manel Ferreira
        Posted Agosto 18, 2022 at 11:42 pm

        O AZ gasta 7/8M em reforços por ano, o Gil Vicente se chegar a 1M já é uma sorte. E hoje o Gil tinha 3 jogadores no onze com menos de 22 anos, exatamente os mesmo que o AZ (que sorte que o Danilo Veiga é português, fosse estrangeiro e tínhamos aqui um testamento…).
        Mas quem lê o teu post, fica a pensar que o AZ é um pobrezinho só com formação e o Gil algum ricaço que foi buscar veteranos com dinheiro do Qatar.

        De resto, esta eliminação é normalíssima. O AZ é o Braga da Holanda, o Gil Vicente será um NEC Nijmegen e se calhar nem isso. Não é preciso exageros, nem de um lado nem de outro.
        Nem as parvoíces do “Portugal melhor que França se não fosse o PSG” (esquecem-se que um campeonato não são só 4 clubes), nem no outro extremo o “somos uma porcaria e vamos cair para 12º do ranking”, quando a maioria dos países nem consegue ter 2 clubes a pontuar com frequência, quanto mais 4 como Portugal.
        O lugar normal de Portugal é o 6º/7º. Este ano, Holanda deverá ficar à frente (quase garantidamente, se o Twente eliminar a Fiorentina), mas depois nos próximos anos, vão ser eles a dividir os pontos por 6 e a serem obrigados a pontuar mais na LC/LE, onde os holandeses têm sido um desastre autêntico, tirando o Ajax.
        É cíclico.

      • GoldenFCP
        Posted Agosto 18, 2022 at 11:53 pm

        O AZ não tem obrigação de ganhar títulos como tem os grandes em Portugal. Facilita a aposta em jovens sem medos. E claro que nao há a pressao dos adeptos como a que temos em Portugal que por andar 1 ou 2 jogos sem ganhar fazem logo um circo.
        O AZ é uma espécie de Braga da Holanda. Não sabia essa do De Wit por acaso.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 19, 2022 at 9:52 am

      Concordo e ainda no ano passado abancou o Wijndal em alguns jogos. Lateral com muito futuro!

      Também o Evjen é um jogador muito interessante, tem um excelente pé esquerdo.

  • henry14
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:46 pm

    Saudades de ter um Guimarães e as equipas da Madeira mais fortes. Gil Vicente, Rio Ave, Santa Clara, Arouca… Nada contra estes clube mas não vão fazer nada às competições europeias. Nem a uma conference conseguem chegar. Bye bye champions para dois dos 4.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:46 pm

    Não vi o jogo mas se abdicou é incompreensível. Então um clube que se qualifica pela primeira vez para as competições europeias (com todo o mérito) vai abdicar do quê? Com duas jornadas do campeonato disputadas e sem taças ainda?
    Quero acreditar que apenas sucumbiu a um adversário superior, muito mais tarimbado e revelou uma natural falta de estaleca nestas andanças.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:50 pm

    As equipas belgas e holandesas deverão ser as principais beneficiadas pelo baixar do ranking das equipas portuguesas.

    Sinceramente acho injusto os pontos da conference league valerem o mesmo dos pontos da liga europa e da liga dos campeões.

    Mas de salutar o trabalho que os belgas e holandeses têm feito.

    Ainda hoje o Anderlecht entra em campo com a equipa quase toda com menos de 21 anos.. aliás vários jogadores de 17 e 18 anos.. e jogaram a bom nivel contra o Young Boys da Suíca que ainda há pouco tempo estava na Champions..

    Já em Portugal os clubes apenas se preocupam em ter mais dinheiro para poderem contratar ainda mais jogadores..

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:50 pm

    Expliquem-me uma coisa. Porque razao adiaram o jogo do Benfica mas nao o do Gil Vicente? Nao sao os 2 portugueses?

  • henry14
    Posted Agosto 18, 2022 at 10:53 pm

    Eu não sou a favor de despedimentos precoces, mas este Ivo Vieira mostrou ser uma verdadeira anedota hoje. Uma oportunidade única e histórica para o Gil e ele vai rodar jogadores? Para mim era rua hoje. Estou curioso para saber a opinião do Coach. E claro também estou para ver o nosso célebre Pormenor Tático a falar do grandioso Ivo Vieira.

    • coach407
      Posted Agosto 19, 2022 at 10:15 am

      A minha primeira reação quando vi o 11 foi essa, mas depois percebi que o Fran Navarro foi lesão de última hora e suponho que preparou a equipa para jogar com Fran Navarro no lugar do Élder Santana e a partir daí parece-me que é uma equipa com pés e cabeça que pode perfeitamente ter sido opção técnica.

      Tirou os 3 jogadores que saíram ao intervalo no último jogo, trocou o Lucas Cunha por Tomás Araújo que não é escandaloso e depois foi obrigado a mudar o Fran Navarro. Só a troca do central é polémica.

      Claro que trocar o Fran pelo Élder… percebe-se o 4x4x2 devido ao perfil técnico do Fran… Sem o Fran percebo que o lógico é trocar só o avançado e não mudar a estratégia toda…

      Ainda assim, a derrocada veio com a equipa já de volta ao normal, inclusive o Lucas Cunha lá atrás.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 19, 2022 at 4:21 pm

      Penso que o Coach elaborou um comentário que responde às tuas ânsias. Mais acima.

      Abraço

  • Kacal
    Posted Agosto 18, 2022 at 11:00 pm

    O Gil Vicente devia ter jogado com o seu melhor XI e adoptar uma estratégia mais conservadora e defensiva. Um 0-0 seria um resultado positivo, até mesmo uma derrota por 1-0. Depois em casa arriscariam mais e tentariam algo. Assim com 4-0 é quase impossível e está fechado para o AZ, uma pena seria excelente ter uma equipa portuguesa na fase de grupos desta competição! Pareceu-me que a partir dos 75 minutos a equipa ou perdeu a atitude e borrifou-se ou quebraram fisicamente e deitaram tudo a perder. Mesmo com 2-0 quem sabe marcando primeiro cá poderiam discutir, assim está fechado.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 19, 2022 at 9:48 am

      Kacal, penso que a estratégia do Ivo foi precisamente manter essa coesão defensiva, defendendo com 2 jogadores mais atrás a ajudar os laterais e apostando num duplo pivô mais defensivo, sem perder a capacidade que tem para atacar com os movimentos interiores do Fujimoto. Mas a ideia saiu um pouco ao lado e não correu bem, acontece.

      Quanto ao ter rodado o XI, não concordo muito, o Fran Navarro esteve lesionado e apostou no Aburjania de forma a conseguir ter um jogador mais capaz com bola ao lado do Vítor Carvalho, sem perder capacidade defensiva. Só não concordei na dupla de ataque, deveria ter jogado o Boselli ou o Villodres na frente com o Alipour.

      O resultado foi também pesado depois da saída do Tomás Araújo, perderam a eliminatória aí. Com o 1-0 a eliminatória estava completamente em aberto.

      • Kacal
        Posted Agosto 19, 2022 at 3:40 pm

        Eu confesso que não vi muitos jogos do Gil, Tiago. Não posso falar muito sobre o Santana que jogou na frente mas à primeira vista do que ontem pareceu-me um “pinheiro” sem qualidade e que estragou um pouco o jogo que o Gil tentou construir, mas pode ter sido apenas um mau jogo. Boselli no pouco tempo que esteve em campo desequilibrou bem mais. Acho que a dupla de ataque que foi titular foi um erro por isso concordo contigo nisso.

        A estratégia adoptada até foi boa mas acho que faltou ter jogadores mais rápidos nas alas e no ataque para poder defender mas contra-atacar rapidamente. Foi uma misturada de ter bola e defender que não resultou, a meu ver.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 18, 2022 at 11:35 pm

    Para que vão estes clubes às competições europeias? Chegam lá, porque os maiores fazem pontos que o permitem, e depois desistem sabe-se lá porquê.

    Patético!

    Já agora, continuo à espera que me demonstrem como vai a centralização fortalecer todos os outros clubes e manter o nível de Porto, Sporting e Benfica que, a nível europeu, já não é grande espingarda.

  • riscas
    Posted Agosto 18, 2022 at 11:46 pm

    Gostava era de saber porquê que o Benfica tem direito a adiar esta jornada da liga para poder manter o foco na eliminatória, e o Gil Vicente tem de andar os já muito inferiores recursos.
    Já não basta os clubes mais pequenos serem desprezados pelos adeptos (muitas vezes da própria terra) também têm de ser desprezados pelas entidades que gerem o futebol.
    É perfeitamente aceitável a postura do Ivo, as hipóteses de passar são muito reduzidas, é normal que pretendar dar prioridade ao campeonato.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 19, 2022 at 7:46 am

      Não é que não tenhas razão, concordo contigo. Mas há 3 argumentos para justificar o facto de apenas o Benfica ter adiado o jogo:

      – Benfica joga quarta e terça, menos um dia de intervalo que o Gil

      – Gil pode não ter querido

      – Boavista pode ter aceitado o adiamento, ao contrário do Famalicão, até porque ao Boavista pode dar jeito jogar mais tarde onde já poderá inscrever os reforços.

  • Sousa
    Posted Agosto 19, 2022 at 3:16 am

    Bem o Gil na primeira parte a conseguir dar alguma réplica. Nota positiva para Danilo a dar profundidade, Tomás bem no controlo das costas do Danilo e como sempre Kanya a demonstrar que é um belo jogador.
    Contudo, os 3 pagaram fatura por esta opção tática. O Danilo é espremido até à exaustão com a linha toda para correr, Tomás que não tem jogado é também ele esgotado com as compensações sobre um extremo que fez um belo jogo e o Kanya não é tão decisivo a jogar da ala para o meio.
    A leitura de Ivo parece-me errada, bem como não me parece exequível jogar com Alipour e Elder ao mesmo tempo, a não ser contexto de chuveirinho.

    O resultado vem do momento da assistência ao Tomás em que a equipa (que já estava a sentir algumas dificuldades) perde a concentração e após o 2º golo perde também o foco.

    Não me parece que o Gil se estivesse a “borrifar” para o jogo e o resultado é bastante penalizador para o que foram os 70 minutos iniciais.

    Só para que não se esqueçam, o Gil tem um orçamento recorde de 7,5M vs 25.5M do AZ. Só o Clasie + Martins Indi quase recebem mais que todos os jogadores do Gil.

    Se querem mais de outras equipas, são necessários mais investimentos e mais projetos de qualidade do que os 3 “grandes” + Braga.

    Pessoalmente até prefiro que o Gil se foque na primeira liga, pois não são poucos os casos de equipas portuguesas que vão a estas pré eliminatórias e depois passem épocas complicadas internamente.

    • coach407
      Posted Agosto 19, 2022 at 10:07 am

      Quais são os casos de equipas que passam as pré-eliminatórias e depois passam épocas complicadas?

      • Luigi Machiavelli
        Posted Agosto 19, 2022 at 11:53 am

        Até tem alguns exemplos, mas assim recentes tem o caso do Rio Ave e do Paços de Ferreira, que após irem a estas pré eliminatórias fizeram campeonatos bastante sofríveis.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 19, 2022 at 4:18 pm

          Mas não passaram essas eliminatórias certo?

          Eu lembro-me do Nacional fazer 5 pontos num grupo de Taça UEFA e ter um campeonato bem decente.

          SL

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 19, 2022 at 4:19 pm

            Já vi que o comentário inicial era apenas “vão a estas eliminatórias”, fui induzido em erro.

            Sorry.

      • Sousa
        Posted Agosto 19, 2022 at 12:15 pm

        A minha frase foi “vão a estas pré eliminatórias”, não foi “passam as pré eliminatórias”.
        Caso maior é o Rio Ave que quase eliminava o Milan e depois desce de divisão.
        Mas se analisarmos a última década pode-se ver que praticamente nenhuma equipa vai à europa em anos consecutivos, retirando o top4.

        Os “milhões” da europa nunca chegam cá realmente e nenhum projeto se afirma como “5º grande” (pois fazem planeamento a tentar chegar a fases de grupos e quase sempre falham, tal como depois não dão seguimento interno), sendo que o único que se assemelha a isso é o Vitória mas mesmo este nos últimos 10 só foi 4 vezes salvo erro. E depois temos uma enorme quantidade de equipas, Paços, Rio Ave, Gil, Santa Clara, Arouca, Marítimo, Estoril, Nacional e ainda deve ter havido outras.

  • Bayern de Monchique
    Posted Agosto 19, 2022 at 8:58 am

    Ivo falhou redondamente na táctica hoje. Não dá para jogar de igual para igual contra um Arouca e com um AZ, simplesmente não dá. Ou melhor.. dar até dá mas não durante 90 min.

    Pedro Tiba e Vitor Carvalho tinham de jogar a par e depois colocar um terceiro médio para criar alguma superioridade no centro e condicionar os médios do AZ. O Reijnders pegava no jogo como queria e onde queria… Faltou também alguma profundidade nas alas – os japoneses são mais bola no pé.

    A outra forma de analisar isto é o Ivo ter abdicado da eliminatória antes de ela sequer começar.

  • coach407
    Posted Agosto 19, 2022 at 10:04 am

    Não acho que o Ivo Vieira tenha abdicado. Penso que essa ideia passou devido à lesão do Fran Navarro já que acredito que a ideia seria jogar com Fran Navarro nas costas do Alipour. O espanhol lesionou-se à última hora e para manter a estratégia acabou a jogar o Alipour atrás do Élder Santana… o que é bem diferente.

    Partindo deste pressuposto que o Fran Navarro seria titular, até me parecem alterações com sentido. Tirou do 11 os 3 jogadores que saíram ao intervalo no último jogo com o Arouca (Pedro Tiba, Boselli e Villodres) e portanto a única troca mais surpreendente seria Lucas Cunha por Tomás Araújo, mas o Tomás é um jogador de qualidade e que faz sentido poder ter uma oportunidade. As restantes 3 parecem ter mais a ver com performance e opção técnica de que gestão física.

    Entram Tomás Araújo e Aburjania que são dois jogadores que podem perfeitamente ser titulares no Gil Vicente com normalidade, depois Fujimoto, Fran Navarro e Arai nas costas do avançado Alipour também são opções normais e com o objetivo de ter Fujimoto a cair da linha mas a surpreender nos movimentos interiores, algo que aconteceu várias vezes.

    Consigo ver que Tomás Araújo, Aburjania, Fujimoto, Arai e Fran Navarro mais recuado possa ter uma intenção clara de melhorar a qualidade da equipa com bola. São tudo jogadores com um perfil técnico mais forte e que realmente trazem coisas que os outros que têm jogado não trazem como Lucas Cunha, Pedro Tiba ou Boselli.

    E a verdade é que, mesmo sem Fran Navarro que foi uma baixa de vulto, a equipa até se deu bem pelo menos do ponto de vista defensivo e conseguiu ter muita bola. Jogo perfeitamente dividido.

    O que ainda dá mais força à ideia de que não foi a estratégia para o 11 inicial do Ivo Vieira que colocou esta eliminatória em causa foi que o 2-0 já surge quando a equipa está a jogar em 4x3x3 com uma equipa extremamente semelhante à que foi titular na 1ª jornada do campeonato contra o Paços de Ferreira. A única diferença foi que não estava o Boselli e estava o Arai. Isto, claro, além do Alipour no lugar do Fran Navarro, mas isso foi por lesão.

    A derrocada não foi a inventar… inventar foi até aos 60 e tal minutos e deu resultados positivos.

  • Estivela
    Posted Agosto 19, 2022 at 10:23 am

    Acho giro o pessoal adepto dos três, virem-se queixar do Gil, quando são os clubes deles que que perpetuam esta fosso abismal. Pois é, na Europa estão-se pouco marimbando se são os maiores cá do burgo, se os restantes não acompanharem de alguma maneira, os três também sofrem. Que fazer? Centralização de direitos não é o cenário perfeito mas é o melhorzito. Sim, já sei que os “pequeninos” vão gastar tudo em jogadores brasileiros que não interessam para nada. E se investirem? Os três e até o Braga já não investiram em jogadores duvidosos no passado? Depois acordaram e viram que para haver sustentabilidade, há que apostar na formação, scouting, infra-estruturas, etc. Ah e tal, vão meter dinheiro ao bolso, de novo, presidentes dos três e do Braga não fazem isso não… No entanto deixo a pergunta, fora da centralização qual seria a alternativa? Faço esta pergunta honestamente. A nossa sorte é que países como a Bélgica e Holanda, não vivem o futebol como nós vivemos, porque senão estavam lá em cima pois talento não lhes falta.

    • Mantorras
      Posted Agosto 19, 2022 at 3:08 pm

      Ha muitos problemas antes da centralizacao dos direitos. Muitos mesmo.
      Isto e uma bagunca e nao vai mudar so porque tem mais dinheiro. Esse choro ja mete do. Sou 100% a favor da centralizacao, mas apenas e so quando esta liga vergonhosa for limpa de cima abaixo.

      • Estivela
        Posted Agosto 19, 2022 at 6:39 pm

        Eu também gostava que esta liga fosse limpa de cima abaixo. Mas não podemos estar à espera disso para irmos resolvendo o problema. O excelente é inimigo do óptimo. Se apenas vamos mudar as coisas quando tudo estiver em pratos limpos, estamos sempre na mesma.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 19, 2022 at 4:17 pm

      Concordo com tudo e eu (que sou até bastante clássico na organização societária e do sistema económico) defendo também a centralização dos direitos.

      Acho que é um passo necessário, mas mesmo assim temos de esperar até 2028 já que os direitos da maioria dos clubes estão todos vendidos até esse ano.

      SL

Deixa um comentário