Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Golaço de Otávio num teste marcado por uma 2.ª parte muito pobre; Danilo esteve intratável; Pepe regressou, Diogo Costa também alinhou de início mas não foi testado, Shoya pouco se viu; Tomás Esteves mostrou mais qualidade nas acções ofensivas que Saravia

Encontro que serviu para demonstrar que neste momento os dragões não têm parceiro para Danilo. O médio defensivo português brilhou, demonstrando um espírito competitivo que nem parecia de pré-época, com recuperação, passada larga e chegada à frente, mas viu Sérgio Oliveira ficar aquém do exigido e Bruno Costa sem conseguir oferecer progressão com bola (Romário Baró, que na teoria era um dos candidatos ao lugar, jogou a médio ala). De resto, num encontro com 30 bons minutos no primeiro tempo e demasiado tempo a ver o Fulham circular a bola (a equipa de Conceição passou mais tempo a correr atrás da bola, do que propriamente a jogar), nota para as dificuldades sentidas pelo reforço Renzo Saravia na lateral, contrariamente a Tomás Esteves, que esteve bem melhor, especialmente do ponto de vista ofensivo (demonstrou ainda uma grande visão de jogo num passe que rompeu as duas últimas linhas do adversário). Nakajima, tirando um ou outro pormenor, também pouco se viu, o que foi comum à grande maioria dos elementos ofensivos. Já Pepe e Diogo Costa começaram de início e cumpriram, apesar de terem sido pouco testados.

O FC Porto bateu o Fulham, no Algarve, por 1-0, naquele que foi o primeiro teste com transmissão televisiva na pré-época. Otávio, aos 30′, com um remate acrobático, apontou o único golo numa partida que ficou marcada pela titularidade de Diogo Costa, Pepe (primeiro jogo desde a lesão na Liga das Nações), Nakajima (pouco se viu) e Saravia. Zé Luís e Luís Díaz também se estrearam pelos azuis e brancos, mas a 2.ª parte foi muito pobre, sendo que o emblema do Championship foi a única equipa a ter alguma bola e oportunidades (Vaná evitou o 1-1 nos descontos).

XI do FC Porto – Diogo Costa, Saravia, Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira, Corona, Otávio, Soares e Nakajima. Entraram: Vaná, Tomás Esteves, Romário Baró, Bruno Costa, Diogo Leite, Osorio, Luis Díaz, Diogo Queirós, Loum, Fernando Andrade, Zé Luís, Aboubakar, Fábio Silva, Galeno e Queta.

A visão de jogo de Tomás Esteves:

47 Comentários

  • Kacal
    Posted Julho 16, 2019 at 10:31 pm

    Gostei da 1ª parte. Nos primeiros 15 minutos nem tanto, estávamos a ter tendência para o passe longo com o Pepe a tentar fazê-lo por 2 ou 3 vezes, mas depois o nosso jogo assentou e melhoramos, começamos a criar mais jogo e a fazer boas jogadas no ataque com bola no chão e a circula-la rapidamente. Gostei da dinâmica dos homens da frente. Pareceu-me que jogamos em 4-4-2 com Corona nas costas de Soares, mas houve muitas movimentações e grande dinâmica entre os 4 da frente a arrastar marcações e abrir espaços e trocar a bola, o que foi muito positivo. Estivemos por cima com boa intensidade e atitude competitiva no jogo, já a apresentar um bom nível para esta fase.

    O problema que tive com as movimentações constantes foi o facto do Soares sair demasiado da area e andar um pouco por todo o lado, faltando depois uma referência na area e o brasileiro não tem o nível técnico e capacidade de desequilibrio para fazer a diferença em zonas mais recuadas. Com um Aboubakar pode funcionar melhor, por exemplo. Mas gostei da entrega do brasileiro e já a aparecer com muita pujança física.

    Individualmente o Diogo Costa pouco trabalho teve, os centrais estiveram bem mas claro que falta entrosamento como dupla e atingir os melhores índices físicos, sobretudo Pepe que é uma excelente notícia vê-lo de volta, mas sobretudo vê-lo careca e a usar o #3, traz boas lembranças eheh. Marcano pareceu-me sólido como se não tivesse saído. Danilo e Sérgio Oliveira a segurarem bem o meio-campo. Depois os 4 da frente estiveram bem, rotativos, dinâmicos e com muita vontade. Nakajima já a mostrar ao que vem, nota-se logo o talento quando recebe a bola. E já vi melhorias em relação ao Brahimi nesta 1ª parte. O nipónico não se agarra demasiado à bola, tenta o passe para assistir o colega e quando pode tenta logo o rematar sem pedir licença, além de ser mais eficaz na condução de bola, notou-se nesta 1ª parte quando recebeu a redonda, discordo que pouco se tenha visto. Corona a começar como acabou com muito desequilibrio e sem medo de ir para cima do adversário.

    Só Saravia teve menos bem, Kebano deu-lhe cabo do juízo. Ele até me parece ser um jogador inteligente quando ataca a subir bem no terreno e até com bons pormenores, tem a disponibilidade física e a raça, mas não me agrada laterais muito baixos e tem dificuldades no 1×1 defensivo, é algo a rectificar, embora tanto Corona como Otávio pudessem ter dado mais apoio porque deixaram-no sozinho no 1×1 contra Kebano em várias ocasiões.

    Na 2ª parte o jogo ficou “morno”, não percebo fazer 3 alterações ao intervalo, quebrou logo o ritmo. Para mim é manter o XI até aos 65 minutos ou por aí, depois sim começar a alterar aos poucos. Aos 67 minutos já não estava ninguém do XI que começou o jogo. Acho que não é a melhor maneira de introduzir os mais novos. O Saravia, por exemplo, não estava a ter um jogo feliz e podia ter começado a 2ª parte para ver como corria e se rectificava. O Diogo Costa pouco trabalho teve e na 2ª parte o Fulham melhorou, podia ter sido mais testado. Prefiro usar um XI durante 65 minutos e fazer alterações pontuais e depois no jogo seguinte usar um XI novo e repetir alterando aos 65. Até porque temos 2 jogos em 3 dias, dá perfeitamente para testar todos. Assim quebrou um pouco o ritmo e ímpeto, mas sobretudo não deu a possibilidade a certos jogadores de rectificar a 1ª parte ou mostrar-se mais. E depois os jogadores acabam por não ter tempo suficiente para vermos o suficiente deles como foi o caso dos jovens da formação e dos reforços na 2ª parte. Inclusive 3 deles entraram e saíram na mesma parte.

    E o Fulham esteve um pouco melhor que na 1ª parte, houve mais algum jogo do nosso lado do campo e não deu para ver muito dos jovens da formação que entraram, nem de Luís Diaz e Zé Luís. Mas até vimos o Luís Diaz a acelerar bem o jogo, o Romário Baró a ocupar bem todo o espaço e o Zé Luís a batalhar muito na frente mas sem rotinas é normal que se tenham desentendido no momento de fazer o passe e tabelar. Tomás Esteves parece-me um lateral interessante, quando sobe vai com convicção e apresenta imponência física.

    De positivo destaco a exibição do XI base na 1ª parte, onde gostei muito da dinâmica dos 4 homens da frente e a aposta nos jovens na 2ª parte. É bom vê-los a ter minutos, só espero que não seja coisa de pré-época apenas e depois sejam encostados. Obviamente não estão prontos para o XI, mas podem ir somando minutos durante a época nas Taças e em jogos mais acessíveis em casa até no decorrer do jogo. Venha o próximo!

    • NCM
      Posted Julho 16, 2019 at 10:58 pm

      O Nakagima é um jogador superior ao Brahimi. Falta um guarda-redes e um médio.

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2019 at 11:23 pm

        Concordo NCM, também considero o nipónico bem superior ao Brahimi. E sim, faltam esses 2 reforços que sejam reais mais-valias e “arrumar a casa”, feito.

    • RicardoFaria
      Posted Julho 17, 2019 at 12:49 am

      Boas Kacal,

      Disse-te os horários e, infelizmente, quase não consegui acompanhar o jogo.

      O teu comentário (e de outros users) já me deixou mais convencido mas também nesta fase não se pode pedir muito devido a carga física aplicada nos treinos o que leva os jogadores a estarem muito cansados.
      Na sexta já vou conseguir ver o jogo contra o Bétis! Eheh.

      Saudações DesPortistas!

      • Kacal
        Posted Julho 17, 2019 at 1:36 pm

        Boas Ricardo,

        Acontece, a vida tem dessas coisas. Por vezes surgem imprevistos e o futebol embora seja uma paixão nossa e o nosso Porto também, há coisas mais importantes.

        Tens o jogo contra o Bétis para ver, lá está eheh. Eu se calhar não vou ver esse jogo, acontece como disse. Ou talvez veja só a 2ª parte, vai depender, vou ver se consigo.

        De resto, podes ficar mais convencido porque na 1ª parte com o XI base já demonstramos um bom nível, depois claro que com as alterações e a carga física que referes, o ritmo baixou e o jogo ficou pobre, faz parte.

        Saudações DesPortistas!

        • RicardoFaria
          Posted Julho 17, 2019 at 2:31 pm

          Sem dúvida Kacal!

          Estive agora a ver o resumo e acho que precisamos de um médio para titular mas era necessário que esse jogador viesse o mais rápido possível.

          Saudações DesPortistas!

          • Kacal
            Posted Julho 18, 2019 at 1:50 pm

            Concordo totalmente, Ricardo. O Danilo exibiu-se a muito bom nível, se as lesões o deixarem, poderá ser a sua época de “explosão” total. Mas faz falta um médio box-to-box ao seu lado que leve a bola para a frente e tenha mais capacidade técnica.

            Saudações DesPortistas!

            • RicardoFaria
              Posted Julho 19, 2019 at 12:59 am

              Vamos lá ver quem é que vai chegar.
              Pelo que li hoje, o SC pretende apenas +1 médio porque vai ficar com Baró e sendo necessário só 1, podemos gastar mais nesse jogador.

              Saudações DesPortistas!

              • Kacal
                Posted Julho 23, 2019 at 8:37 pm

                Eu apoio essa gestão. O Romário Baró treinando com os mais velhos todos os dias e ir tendo minutos e ganhando “cabedal” irá com certeza ser uma mais-valia, tenho gostado de o ver na pré-época! Um reforço e junta-lo a Sérgio Oliveira e Romário Baró como opções da posição #8, por mim é assim!

                Saudações DesPortistas!

                • RicardoFaria
                  Posted Julho 24, 2019 at 11:17 am

                  Estou curioso para saber qual será a primeira equipa do 1o jogo oficial.

                  Saudações DesPortistas!

                  • Kacal
                    Posted Julho 24, 2019 at 1:29 pm

                    Também estou curioso Ricardo, mas se tivesse de apostar num XI, seria: Diogo Costa; Saravia, Pepe, Marcano e Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Corona e Nakajima; Marega e Zé Luís.

                    Ficando o maliano, penso que irá a jogo mesmo chegando mais tarde. É demasiado adorado pelo SC. A ver vamos.

                    Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 24, 2019 at 2:20 pm

                      Também acho que o XI será muito semelhante talvez mude apenas no DD.
                      Vou emitir um comunicado no faccebook a dizer que não quero que o Marega fique no Porto eheh.

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 26, 2019 at 12:48 am

                      Não acredito que mude o DD mas até gostava de ver o Tomás a jogar e voto nesse comunicado sobre o Marega, já tens o meu apoio eheh!

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 26, 2019 at 12:14 pm

                      Parece que resultam, infelizmente!

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 26, 2019 at 2:25 pm

                      Pois, realmente resultam pelos vistos, infelizmente!

                      Saudações DesPortistas!

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 16, 2019 at 10:36 pm

    Continua a meter o SO e o Bruno Costa à beira do Danilo, Sérgio, continua. Enquanto isso, o verdadeiro sucessor do Herrera vai joganda a extremo… Credo, que asco que tenho a este treinador.
    Fernando Andrade é para dispensar, só está a ocupar espaço ao Galeno.
    Tomás Esteves melhor que o Saravia, a continuar assim tem de começar a época a titular.
    Gostava de ter visto mais do Fábio Silva (achei interessante o pouco que jogou), mas temos muitos jogadores e não dá para dar 45 minutos a cada (várias posições com 3/4 opções).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 16, 2019 at 10:37 pm

    Quando teve a melhor equipa gostei muito do FC Porto. Equipa pressionante, a encontrar soluções com facilidade e a adiantar-se no marcador com naturalidade, apesar da boa exibição de Bettinelli. Quando chegarem o guarda-redes titular e um médio o plantel ficará fortíssimo e capaz de dar resposta em todas as provas. Individualmente, nota particular para o Danilo, que não parece ter parado depois da Liga das Nações e esteve um monstro no miolo. Agora que é capitão parece estar a preparar-se para uma grande temporada.

  • BlueRabbit
    Posted Julho 16, 2019 at 10:38 pm

    Com este jogo confirmo algumas das notas que já tinha deixado anteriormente no VM.
    Contratamos o Marcano a mais, o titular deveria ser o Diogo Leite (como no inicio da época passada) junto do Pepe, com as sombras do Mbemba e do Osorio já que o Pepe não irá aguentar a época inteira. (Queirós precisa de jogos na 1ª liga, deveria ser emprestado)
    Temos 3 extremos esquerdos no plantel e apenas um direito (Madi Queta deveria ser emprestado a um clube da 1ª liga) Ou ficam os 4 e um deles começa a adaptar-se a jogar do lado direito, ou então é necessário vender o Galeno e apostar em alguém jovem para a direita.
    O Saravia demonstrou alguns bons pormenores e surgiu bastantes vezes envolvido no ataque, que era uma critica que lhe era apontada. (O Manafá na sombra das duas alas e a possibilidade de ter o Tomás Esteves de reserva é suficiente)
    No meio campo, o Sérgio e o Bruno são duas boas alternativas mas acho que o último beneficiava de um empréstimo, gostava de ver uma combinação entre Danilo e Loum porque ambos têm boa chegada à área adversária. O Romário é muito forte e tem uma vontade de ter bola e uma segurança a jogar assinalável.
    No ataque acho curto o Aboubakar e o Zé Luis, com o Fábio Silva ali à procura de oportunidades. (André Pereira devia voltar a ser emprestado)
    Para despachar este ano antes que seja tarde demais ou porque não têm qualidade, Otávio, Soares, Marega e Fernando Andrade.

    • NCM
      Posted Julho 16, 2019 at 10:53 pm

      Soares ou Marega: vender 1 ( os 2 é arriscado pq o Aboubakar é propenso a lesões e o Fábio Silva é muito novo).
      Otávio: só com uma proposta boa.
      Fernando Andrade: emprestar ou vender (ideal). Cumprimentos.

      • WildFury
        Posted Julho 16, 2019 at 11:02 pm

        Ainda há o Zé Luis por isso acho que não é por aí…
        Contudo penso que ainda falte o finalizador, e deviam sair esses todos referidos, na minha opinião.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 16, 2019 at 11:11 pm

      Marega acaba contrato em 2021, talvez seja por aí. Otávio e Soares ficam. Fernando duvido, talvez seja incluído como moeda de troca em algum negócio.

  • Alvaromoreira
    Posted Julho 16, 2019 at 10:41 pm

    Boa primeira parte, péssima segunda. Tomás Esteves não engana é muito craque
    Aos entendidos de formação em Portugal, o Tomás Esteves tem mais ou menos potencial que o Tomás Tavares do Benfica?
    Se bem que para nós nada vale, nunca irá ser aposta com SC

    • NCM
      Posted Julho 16, 2019 at 10:55 pm

      Nunca vai ser aposta? Acredito que vai mas não se pode esperar que seja titular este ano. Deve jogar na equipa B e fazer alguns jogos na equipa A.

    • PauloDybala1O
      Posted Julho 16, 2019 at 11:00 pm

      Do que eu já vim de ambos, Tavares com mais potencial mas nunca se sabe amigo !

      • Alvaromoreira
        Posted Julho 16, 2019 at 11:21 pm

        Thanks bro.
        Não deixa de ser contraditório que goste da aposta nos jovens e tenha tão pouco conhecimento sobre eles, mas com um ou outro não tenho dúvida que Portugal está servido para a posição.

    • ATSAONiNO
      Posted Julho 16, 2019 at 11:15 pm

      Esteves melhor que Tavares até porque o último não evoluiu este ano como se esperava. No entanto o melhor dele ainda está para vir. Filipe cruz, fixem o nome

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 16, 2019 at 11:19 pm

      O Esteves é mais completo e para mim por esse motivo é melhor…

      Mas o contexto competitivo e principalmente facto de neste momento jovens no Porto terem que nascer 20X para jogar e terem oportunidades, não me espantaria que o Tavares crescesse mais e tivesse mais impacto do que o Esteves.

    • Kacal
      Posted Julho 16, 2019 at 11:36 pm

      Penso que o Tomás Esteves deve ter oportunidades, mas não começar a titular. E primeiro deviam tentar renovar com ele aumentando a clausula para um valor alto.

    • Goncalo Silva
      Posted Julho 17, 2019 at 2:33 am

      Esteves é melhor sem dúvida. A comparação tem de ser feita com os dois na mesma idade e Esteves é melhor a meu ver por ser mais completo.

    • coach407
      Posted Julho 17, 2019 at 3:21 am

      Parabéns por não entrares na conversa do João Ferreira que é demasiado banal para estas conversas.

      O Tomás Esteves é melhor, na minha opinião.

  • AngeloGJ
    Posted Julho 16, 2019 at 11:07 pm

    Primeira parte muito boa do FCP, todos os jogadores tiveram globalmente bem sendo que o melhores foram Danilo(muita frescura física e capacidade de liderança), Marcano (sempre certo) e Pepe, gostei de ver a equipa jogar, não apresentaram um futebol chutao(apesar de que alguns jogadores tentaram fazê-lo), combinaram muitas vezes, fizeram um jogo apoiado buscando envolver os homens de dentro e os extremos, gostei muito daquele triângulo, Saravia, Otavio e Corona, para 1 semana de trabalho vê-se que a potencial para trabalhar (a pessoal que a esta altura já está certamente a exigir entrosamento), os 3 foram crescendo no jogo, e Saravia que começou menos bem ( não mal) cresceu na partida e mostrou bons pormenores, há qualidade nele e vê-se que precisa apenas ajustar-se ao futebol europeu( notou-se no início do jogo que ainda estava a jogar a um ritmo sul americano) pelo que vi com os ajustes que o SC vai certamente fazer, o FCP ganhou um bom lateral, pela negativa não gostei de ver a equipa não por o Nakajima mais em jogo, cada vez que pegou a bola viu-se a diferença de nível em relação aos outros homens da frente, faz as coisas com propósito e também estou muito curioso para ver como vai crescer neste FCP o início da construção no último terço tem de passar pelo Nakajima porque Nakajima vê-se que sabe o que faz com a bola.

    Parece-me que se o Marega sair o FCP vai apostar num falso 442 que na prática é mais um 4231, com apenas um homem golo na frente, e com um segundo falso avançado que durante o jogo podem ser Nakajima, Otavio (ou um reforço) e Corona, estou muito curioso para ver mais deste FCP como eu previ este ano haverá mais qualidade de jogo…

    E para terminar, o Tomás Esteves não esteve melhor do que o Saravia, perdeu algumas bolas, não soube proteger o seu lado, teve sim alguns vários pormenores de grande qualidade mas sem nenhuma objectividade, não lhe falta qualidade mas hoje sentiu a diferença entre jogar num patamar competitivo superior onde o físico para um jovem defesa de 16 anos e’ importante, não ficaria triste se descesse a equipa B e o FCP apostasse num DE para fazer sombra a Alex Telles(Arzamendia ou Rebocho seriam os meus escolhidos)

  • MegaBadjeras
    Posted Julho 16, 2019 at 11:09 pm

    Este Sérgio Conceição é tão mau! Está claramente a sufocar o FC Porto até à última.

  • andresilvac
    Posted Julho 16, 2019 at 11:13 pm

    Sou obrigado a concordar com o comentário do blog Tomas esteve melhor que Saravia, o que não me espanta Saravia vai ter que como qualquer defesa sul americano “calibrar” para o estilo europeu,fora isso achei com potencial se resolver o deixar espaço nas costas livre, Tomás Esteves é craque (espero que não fique queimado a primeira falha).
    Gostei de SO, Marcano como esperado pegou de estaca…falta só as rotinas com Pepe.
    Falta um PL já que parece que Zé Luís é na linha de Soares e Marega (de fora para dentro) , pode ser Aboubakar.
    Loum e Fernando Andrade ainda estão em modo época passada.
    Guarda Redes gostei de ver o DC e Vaná para mim não é cepo nenhum (não entendo porque tanta gente aqui o da como suplente adquirido) pelo que se nao fossemos buscar mais nenhum GR para mim nao caía Carmo e Trindade nenhum…
    Como observação o jogo interior pelo meio campo do Porto é feito pelos alas (que descem) quase em exclusividade eu espero que seja por ainda não haver reforço para o meio campo (estou iludido bem sei).
    Bons 30 minutos finais da primeira parte mais que isso não deu para ver, gostei dos miúdos especialmente TE,
    dos 3 Diogos e o Fabio Silva tem visão de jogo mas ainda é muito trapalhão (só tem 16 anos) como miúdo menos punha o Baró mas também na segunda parte mais parecia jogo de taça das festas da aldeia.

  • WildFury
    Posted Julho 16, 2019 at 11:15 pm

    Para o primeiro jogo aberto até que não foi mau, face à rotatividade total dos jogadores.
    Na baliza a vir o Trapp, fica fechado e na minha opinião bem resolvido.
    Na defesa, tirando o excesso de centrais (sem contar com Mbemba, que se vier proposta devia sair) até estamos bem, temos opções aceitáveis às 2 alas. Neste jogo Esteves foi melhor que Saravia e a continuar assim é o dono do lugar mesmo tendo em equação a sua idade, o problema é a clausula de rescisão, que se não me engano é de apenas 15M€.
    No meio campo acho que temos mais jogadores para o 4-3-3 do que o 4-4-2 e gostei bastante de ver Baró, muito participativo e nota-se que já tem qualidade suficiente para a A. Danilo foi monstruoso e parece-me indiscutível e falta na minha opinião 1 MC (de qualidade, claro e partindo do pressuposto que jogamos em 4-4-2) e não 2 como se prevê.
    Bruno Costa deveria sair…
    No ataque, se não se vender Marega e Soares está fechado.

    O meu plantel nesta fase seria:
    Guarda Redes: Trapp, D. Costa, Vaná
    Defesas: Saravia, Esteves, Pepe, Marcano, Leite, Osório, Queiros (se for emprestado fica Mbemba), Telles e Manafá
    Médios: Contratação, Danilo, S. Oliveira, Baró, Loum, Otávio
    Avançados: Corona, Aboubakar, Zé Luis, Nakajima, Luis Diaz, Galeno, F. Silva
    (Plantel para um 4-4-2, como referido acima, se fosse para o 4-3-3 era necessário outro MC)

    Saidas: Marega, Soares, Fernando A., B. Costa, A. Pereira.
    Se fosse possível ainda tentava trocar Aboubakar, devido ao histórico de lesões, por outro avançado que desse melhores garantias.

  • Rubix
    Posted Julho 17, 2019 at 12:00 am

    Honestamente eu não acho que o FC Porto tenha má equipa!! Os jogadores não são maus (muito longe disso) e acho até que com um ou outro reforço cirúrgico o plantel ficava fechado.

    Agora, ninguém me convencedo contrário… O melhor reforço para o Porto era o SC ser dispensado. Na minha opinião, o seu tempo no Porto terminou. Os adeptos deste clube merecem mais do que ver somente o “chuto para a frente” e uns poços de força a correr o campo todo.

    Gostava de saber o que se passa nos bastidores para termos um Porto tão diferente. A diferença entre o Porto do início do século e o atual é o 8 e o 80!

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 17, 2019 at 12:26 am

    Como é possível o romário baró não estar a ser testado na sua posição??

    Neste momento é titular neste porto com meio campo a 3..

  • Tiago Silva
    Posted Julho 17, 2019 at 2:37 am

    Só vi a primeira parte, e vi um futebol aos trambolhões, onde apenas o Danilo e o Otávio estiveram bem. O Nakajima nem esteve mal, fez um belo passe no lance do golo.

  • FCPenta
    Posted Julho 17, 2019 at 3:29 am

    8 e GR e fica fechado, mesmo com a saída de Marega.

    Apenas se saírem dois avançados será necessário ir ao mercado.

    Soares é jogador de rotação, não gosto dele, por mim vendia. Mas é o que é…

    A frente de ataque com
    Nakajima, Abou, Zé Luís, Corona e Otávio, Galeno, Díaz e Soares como alternativas é muito forte.

    É engraçado que o plantel parece-me mais talhado para um 433 que um 442 mas o sistema será um pouco entre os dois. Digo isto por existir Danilo, um jogador que pode finalmente ter a época que merece se as lesões deixarem. Um monstro elegante. A 6. Sempre a 6.

    Esteves em bom nível, o que permite a Manafá ser o que sempre devia ter sido: a sombra de Alex Telles.

    Defesa nada a apontar. Apenas quem vai ser o sacrificado entre Mbemba e Osorio, parece-me exagerado manter os dois. Mas isto não é FM e as lesões acontecem, talvez seja só eu que tenha este ponto de vista.

    Baró, mesmo com a vinda de um 8 tem espaço no plantel, ao contrário de Bruno Costa progride com a bola para além de ser disciplinado sem ela. Forte no corte e no choque hoje a jogar com gente grande. Tem pormenores que prometem.

    Fábio Silva com os dois ou três toques na bola mostrou tudo aquilo que Soares nunca vai ser.

    Muitos empréstimos por tratar: Bruno Costa, Queirós, Leite, Queta, Mbaye… Minutos acima de tudo para aqueles que são o futuro do Porto (não são todos, mas eles sabem que são).

    Andrade é uma incógnita na frente com os reforços, mas seria perigoso descartar um “renascimento” tipo Marega, a melhor solução é o empréstimo também.

    Apesar das vendas, as feitas e as iminentes, pode ter aqui um grupo mais forte para atacar o título e a qualificação para a Champions.

    Curioso para ver Sérgio Conceição a finalmente ter as armas que merece e aquilo que pode fazer com elas. Não é o trolha que muitos dizem ser, apenas é cínico o suficiente para perceber o caminho para estar mais perto da vitória. Isto custa a engolir a muitos Portistas infelizmente, somos um clube que vai do 8 ao 80 com demasiada facilidade.

  • Baia_99
    Posted Julho 17, 2019 at 8:35 am

    Primeiro jogo de pré-época á porta aberta e com muitas mexidas, não é possível tirar ilações mas deixo aqui alguns apontamentos:

    Gostei de ver o Pepe sobre a direita, esteve bem no desarme e a inicuar a construção, sendo que tem mais qualidade que Felipe para essa última função!

    Gostei de Leite, focado, ganhou mais físico e este bem nas poucas acções a que foi chamado, deveria ser aposta a titular.

    Saravia mostrou um pormenores interessantes, até acho que resolveu (com mais ou menos dificuldade) todos os problemas criados pelos extremos do Fulham) e mostro têr bom toque de bola. Ofensivamente parece-me dar pouco á equipa mas poderá equilibrar a defesa quando Telles ataca!

    Esteves mostrou que é tem muito potencial, parece que há ‘roubou’ o lugar ao Manafá! Acredito que terá muitos minutos já esta época.

    Danilo, á comendador!
    Nenhum dos outros médio tem qualidade para titular. Acho que Costa deveria ser emprestado, Romario fazer um ano de B, vê-se que tem bons pés mas não tem intensidade para um meio campo a dois. O banco esta fechado com Oliveira e Luom.

    Nakajima é muito mais objectivo que Brahimi e penso que dará mais a equipa! Espero que seja testado também a segundo avançado ou penso que pode dar mais a equipa!

    Do resto não deu para ver muito, esperar pelo jogo com o Betis para tirar algumas ilações!

    Só adicionar que esta pré-época do Porto, totalmente feita em Portugal foi uma boa decisão, ninguém precisa de voos inter-continentais mesta fase!

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 17, 2019 at 9:50 am

    Daquilo que fui vendo do jogo, percebe-se que as cargas físicas não deixam, e bem, nesta fase da época mostrar muito mais que isto, apesar de haver sempre espaço a melhorar. E pelo que os jogadores mostraram, o plantel apenas precisa de alguns retoques para estar praticamente fechado. Com base na exibição e naquilo em que devíamos trabalhar esta época, o plantel devia ser algo semelhante a:

    Baliza – a contratar um GR, que eu acho fundamental, apenas deve ficar Vaná ou Diogo Costa. Ficando os dois, ou estagnamos Diogo Costa (mais um ano) ou é desperdício no salário de Vaná, que pouco ou muito, dá para outros jogadores. Por mim, contratação e Diogo Costa.

    Defesa – neste zona do terreno, o que é necessário é dispensar. As laterais ficam fechadas com Saravia, Telles e Manafá (que joga em ambos os lados). Tomás Esteves deve ir jogando na B e treinando com a A e, caso surja a oportunidade, ir tendo alguns minutos. Os centrais temos em demasia, pelo que eu aproveitava a valorização da Copa América para vender Osório, vendia Chidozie que nota-se que é o único proveito que podemos ter do jogador e emprestava Diogo Queirós, que se nota que precisa de outro estimulo competitivo. Por mim, ficava com Pepe (Mbemba), Marcano (Leite).

    Meio Campo e Ataque – com a posição de médio defensivo fechada com Danilo (que exibição monstruosa ontem) e Loum, fica a faltar 2 médios centros, um para um jogo de progressão com bola e outro mais de posse e toque curto. Pela exibição de ontem de SO, nota-se que é apenas para construir o plantel e por ser formado no clube, não dando mais que aquilo (por alguma razão já foi dispensado duas vezes?). Romário Baró e Madi Queta por mim, ficariam na B com treinos na A, tal como Tomás e caso surja uma oportunidade, emprestar em Janeiro a um clube da primeira. Nas alas, está fechado com Otávio (infelizmente continua), Galeno, Diaz, Nakajima e Corona. Este último tem sido testado nas costas do avançado, faltando ainda para mim um jogador de outro tipo e gostaria de ver sair Marega (é a nossa última oportunidade de fazer um bom negócio). Caso fosse possível, não me importaria de ter um extremo direito e Corona contar apenas como SA. Na frente Aboubakar e Zé Luís devem ser os ponta de lança, pelo que não faz sentido Soares voltar a ficar no plantel, ainda por cima se falando de propostas da China (literalmente) pelo jogador.

    Resumo: Contratação (Diogo Costa), Saravia (Manafá), Pepe (Mbemba), Marcano (Leite), Telles (Manafá), Danilo (Loum), Contratação (Contratação/SO), Contratação (Otávio), Nakajima (Diaz), Corona (Contratação), Aboubakar (Zé Luís). Apenas 22 jogadores, havendo espaço para potenciar alguns dos campeões da Youth League que ficariam na B como Tomás Esteves, Fábio Vieira, Fábio Silva, Romário Baró.

    Vendas: Vaná, Chidozie, Osorio, Waris, Ewerton, Agu, Marega, Soares, André Pereira.
    Empréstimos: Diogo Queirós, Galeno (caso apenas se consiga um reforço para a frente, fica), Bruno Costa.

    Nota: não considerando Fernando Andrade jogador de futebol, não faz sentido estar a mencioná-lo.

    • RicardoFaria
      Posted Julho 17, 2019 at 11:05 am

      Concordo com tudo!!
      Podíamos tentar o Pavón para extremo direito e o Róger Guedes para substituir o Marega!

      Saudações DesPortistas!

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 17, 2019 at 12:23 pm

        Se fossem esses dois que viessem, eu dispensaria também Otávio. Ficaríamos com Corona e Pavón para a direita, Nakajima e Diaz para a esquerda e Róger Guedes, Corona e Nakajima para as costas do ponta de lança. Penso que um problema que tivemos na época passada foi a falta de profundidade do plantel, mas o excesso de boas opções também cria um certo mau estar naqueles que jogam muito menos. Uma coisa é deixarmos Hernâni no banco sem minutos, outra é Pavón, penso eu.

        Mas acredito que teríamos um melhor plantel e com mais soluções que no passado, mesmo em termos de heterogeneidade nas posições. Penso que o maior problema é a resolver a questão dos médios centros. Mas com as vendas previstas e as efectuadas, nunca poderá ser uma questão de dinheiro.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 17, 2019 at 12:41 pm

          Mantinha o Otávio porque podia ser importante se em dada altura fosse necessário passar para 4-3-3 e porque vai sempre fazendo alguns golos/assistências e para rotação é um bom jogador.
          Com Pavón poderias ter uma frente de ataque com Nakajima/Corona na esquerda, Pavón na direita, Nakajima/Corona atrás do PL que seria Aboubakar/Zé Luís.
          Luiz Diáz e Róger Guedes eram alternativas a extremo esquerdo e 2o avançado!

          Saudações DesPortistas!

          • Kacal
            Posted Julho 17, 2019 at 1:38 pm

            Concordo com ambos, mas duvido que venha mais alguém ofensivo. Penso que virá o GR e 1/2 médios fechando o plantel em entradas, de resto será “arrumar a casa”.

            • RicardoFaria
              Posted Julho 17, 2019 at 2:32 pm

              Nos falamos em vir mais alguém se Soares ou Marega fossem transferidos por caso isso não aconteça também não me parece que venha mais alguém para o ataque.

              Saudações DesPortistas!

            • Francisco Ramos
              Posted Julho 17, 2019 at 3:20 pm

              Se for só arrumar a casa já não me importava! Haha.

              Mas a suposta condição de vir Zé Luís era para o lugar de Soares, que ele não tem perfil para jogar nas costas do ponta de lança. E eu preferia aproveitar a última oportunidade de vender Marega e trazer alguém mais técnico, era o que comentava com o Ricardo. Agora o GR e os DOIS médios é fundamental, a meu ver.

Deixa um comentário