Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hamilton tem tudo para igualar Senna

“Defeso” agitado na categoria rainha do desporto automóvel. Alonso na McLaren, Vettel na Ferrari, tentam impedir que Lewis Hamilton iguale Ayrton Senna com o tricampeonato. Nico Rosberg, depois de um ano em que viu a sua equipa dar primazia ao inglês, parte agora em pé de igualdade com o seu companheiro de equipa.

Após 4 temporadas de hegemonia por parte da Red Bull Renault, no ano transacto assistimos a uma clara superioridade evidenciada pela Mercedes. A escuderia alemã venceu 16 das 19 provas constituintes do circuito, arrecadando os respectivos campeonatos mundiais de pilotos e de construtores. Como diz o velho ditado que “em equipa que ganha não se mexe”, a Mercedes parte para a temporada de 2015 com a mesma dupla, constituída por Lewis Hamilton, campeão em título, e o alemão Nico Rosberg, vice campeão mundial. Dança de pilotos protagonizaram Ferrari e McLaren, porventura as duas maiores rivais da escuderia alemã. Fernando Alonso, que irá falhar o Grande Prémio da Austrália, saiu da Ferrari regressando à McLaren, onde irá fazer companhia a Jenson Button, que transita da temporada anterior. No seu lugar, na escuderia italiana, está agora o tetracampeão alemão Sebastian Vettel, proveniente da Red Bull. Grande expectativa em relação ao modus operandi a nível interno na Ferrari, pois Kimi Raikkonen, para muitos o melhor piloto em prova, nunca gostou de ser segunda opção na hierarquia. A Red-Bull Renault, equipa que promoveu Daniel Ricciardo (único piloto não Mercedes a triunfar em 2014) a líder, parte como outsider. O russo Daniil Kvyat é o segundo piloto da escuderia, que conta com Christian Horner e o super engenheiro Adrian Newey, a dupla de maior sucesso fora de pista da actualidade. A jovem Toro Rosso, formada por Max Verstappen e Carlos Sainz Jr, Williams (Bottas terminou na 4ª posição no mundial de pilotos em 2014), Lotus, Sauber, Force India e Marussia completam a grelha de partida.


Num total de 20 Grandes Prémios, divididos por Europa, Ásia, Oceânia e Américas, são algumas as alterações a nível técnico e pontual homologadas, onde se salienta desde logo, a abolição do sistema de pontuação a duplicar nas últimas provas do campeonato. Foi introduzido o Safety Car Virtual, um sistema limitador de velocidade em cada carro, que reduz a velocidade do mesmo, inclusivamente em situações onde o piloto ainda não visualizou a presença da bandeira amarela em situação de corrida. A nível técnico, existem novas regulamentações em relação às dimensões dos bicos dos carros, bem como o peso dos mesmos é agora superior, situando-se em valores não inferiores a 702Kg, sem presença de combustível.

Tudo somado, à partida esta época será uma repetição de 2014, com o domínio da Mercedes e Hamilton a ter tudo para igualar Senna, com os 3 campeonatos. Rosberg partirá como segundo favorito, podendo aproveitar alguns dos problemas pessoais do seu companheiro de equipa e também porque mostrou credenciais no ano passado, onde deu mais luta do que se esperava (só na última corrida se decidiu o título). Em relação ao pódio, espera-se uma luta intensa, com melhorias nas equipas da Williams, Ferrari (interessante ver como Vettel irá estar depois da sua saída da Red Bull, onde se sagrou tetracampeão) e Red Bull. A histórica McLaren parte um pouco atrás nesta disputa, dado que há uma incógnita grande em relação ao seu novo motor e ainda por cima não se sabe ao certo que Alonso iremos ter.

André Carvalho

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Março 13, 2015 at 11:14 am

    Sou o único a achar que a F1 devia ter pelo menos 1 corrida numa oval, até por ser algo diferente (para o público Europeu) e para além de ganhar publico nos Estados Unidos..

    Quanto ao Hamilton, em palmarés até pode apanhar o Senna (é o mais provável, pois tem o melhor carro logo pode vencer este ano o 3º título) mas JAMAIS o Hamillton passará o Senna como piloto, porque é a tal história das estatísticas, que não explicam tudo…o Vettel por exemplo tem mais campeonatos que o Senna e para mim o Senna é melhor piloto que o Vettel…isto evidentemente na minha opinião

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 13, 2015 at 11:31 am

      Isso nem se compara…É triste ver as diferenças entre a Formula 1 antigamente e hoje em dia,tanto a nível de pilotos como de modificações aos carros e às regras que só prejudicaram o desporto.

    • Rui Sousa
      Posted Março 13, 2015 at 11:58 am

      No que diz respeito à pista Oval, tenho de discordar contigo, uma vez que na F1 (ao contrário NASCAR por ex) os carros são tão diferentes e com capacidades tão distintas, que ia acabar por ser um circuito chato porque dos (poucos, infelizmente) pontos de interesse que ainda há na F1 actual, prendem-se com pontos de ultrapassagem em curvas e ganchos, etc, porque tirando isso há diferenças significativas entre os carros que se notam bem em recta (que seria potenciado numa pista oval). Mas é apenas a minha opinião.
      Quanto ao Senna, infelizmente pouco me lembro dele que na altura que ele corria pouco ou nada via de F1, mas tendo em conta o que pintam não é difícil adivinhar que devia ser um génio ao volante.
      Ainda assim penso que nos últimos 7 ou 8 anos o Hamilton é o melhor piloto que a F1 (independentemente de ganhar ou não) tem tido (não sou grande fã do Alonso, e o Raikonnen baixou muito nos últimos anos), sendo que se num futuro próximo (nos próximos 2 ou 3 anos) se o Vettel voltar a ganhar um título e deixar para trás o rótulo de "ganhou 4 anos porque tinha de longe o melhor carro", penso que poderá ser um caso sério uma vez que (já para não falar que 5 títulos de F1 é muita fruta) ganhar por escuderias diferentes, e com a idade que ele tem será um dos grandes feitos da F1 nas últimas décadas.
      A nível de construtores sempre fui fã da Mclaren, embora os últimos anos deixe muito a desejar. Vamos a ver se este sobem a bitola, embora a "pré-época" não demonstre sinais de força.
      Penso que o favorito é o Hamilton, secundado pelo Rosberg (especialmente pelo que se viu a época passada), embora acredite que o Vettel e o Ricciardo vão ter um papel interessante e importante esta época. Não acredito que Raikonnen e Alonso dêem luta esta época.
      Cumps,

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 12:10 pm

      Kafka, para mim uma oval é a coisa mais secante que pode haver, até enjoa só de ver. Já basta os carrosseis que as novas pistas se tornaram. Para mim a F1 tinha dez das provas em SPA cinco em Monza e depois as outras cinco espalhadas.
      Aposto que se o Senna fosse vivo se revia no Hamilton (mutatis mutandi) e odiava o Vettel. Mas isto sou eu a dizer, se calhar estou a dizer um sacrilégio.

      Del Piero

    • Kafka I
      Posted Março 13, 2015 at 12:18 pm

      Aadmito que como pessoalmente gosto de ver a NASCAR estava a puxar um pouco "a brasa à minha sardinha", mas admito que tenham razão e que não fosse de todo compativel com os carros actuais da F1

    • Fabio
      Posted Março 13, 2015 at 1:27 pm

      Uau sempre a virar para a esquerda, ia ser a corrida mais secante de sempre.

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 2:34 pm

      Não acompanho a Nascar, mas acompanho a IndyCar. Não acho a Indy500 secante. Além de ser talvez a mais lendária corrida. Mas claro, ovais também me parece ser incompatível com a F1.

      André Gomes

    • Santos
      Posted Março 13, 2015 at 3:02 pm

      Nenhum piloto depois de Senna morrer chegou perto dele, nem Schumacher que foi levadinho ao colo pela FIA durante anos.

      Senna para além de piloto, era um ícone de liberdade, de profissionalismo e dedicação. Nunca, mas nunca ninguém teve tanto impacto como ele. Senna "só" tem 3 campeonatos porque não o deixaram ganhar mais.
      Eu sou fã de Hamilton, desde GP2… em termos de piloto, não a qualidade,a atitude perante os adversários acho bem parecido, agora não confundam a "pessoa" Senna com o piloto Senna…

    • Nuno
      Posted Março 13, 2015 at 5:49 pm

      Falar de colo da FIA ao Schumacher e nao falar do mesmo ao Hamilton é de bradar aos ceus.

      É que eu ja vejo F1 á muitos anos e por acaso o Hamilton é que parece ter carta branca para fazer tudo e ainda gostava de ver bem explicado como é que um piloto( glock, penso eu) conseguiu perder 4 segundos numa curva para permitir que o Hamilton o ultrapassa-se e com isto ser campeao.

    • Santos
      Posted Março 13, 2015 at 6:12 pm

      Hamilton não tem 7 campeonatos meu caro.
      Gosto como falam sempre da mesma coisa, mas nunca falam da época anterior… só há memoria para algumas coisas.
      Carta branca ? para quê ?

      Acho piada como "ah e tal o Senna fechava a porta se fosse preciso", era o maior, que respeito, impunha a sua presença, bla bla bla.
      "Hamilton fecha a porta", que irresponsável, que agressividade, não tem respeito pelos outros pilotos…

      *suspiro*

    • Rui Ferreira
      Posted Março 13, 2015 at 6:20 pm

      @Nuno se já vês F1 há tanto tempo não seria difícil perceberes como é que o Glock deixou passar não só o Hamilton mas mais 4 ou 5 carros na ultima volta.

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 7:00 pm

      Colo, FIA e schumi. Três palavras que encaixam na perfeição. Lembro-me da célebre linha branca da saída das boxes. Foi das coisas mais escandalosas que vi a nível de ajuizamento de uma situação em todo o desporto.

      Del Piero

    • Joao Pedro Ribeiro
      Posted Março 13, 2015 at 9:29 pm

      Schumi é o maior vencedor mas nem de longe o melhor piloto. na sua hegemonia na Ferrari além do Hakkinen ele não tinha nenhum rival de grande peso, o melhor pra mim foi o Senna. Hamilton é um ótimo piloto (superior até ao vettel na minha opinião) e não foi beneficiado em 2009 como as teorias conspiratórias de alguns aqui dizem (falo como brasileiro)

  • Anónimo
    Posted Março 13, 2015 at 11:30 am

    Felizmente o que se passou o ano passado na Red Bull evidenciou aquilo que eu sempre defendi Vettel não vale metade dos títulos que tem. Não passaram de meros passeios pela fiabilidade e qualidade do carro que conduziu e pelo Webber ser manifestamente inferior ao seu companheiro. Este ano num carro menos fiável e com um grande piloto na equipa foi o que viu. Para mim é o quinto melhor piloto da prova à frente tem:
    Hamilton é o mais espetacular, a experiência está a ajudar o menino a resfriar a sua atitude em pista, o homem nunca achava um segundo lugar um bom lugar pressionava até ao limite e por vezes acontecia o que toda a gente sabe.
    Alonso a milhas o mais completo, é aquilo que eu chamo o piloto mecânico. O homem fez milagres com uns Ferrari que mais pareciam uns FIAT. Não é por acaso que a McLaren no início de parceria com a Honda o foi recrutar. É o Lauda dos tempos modernos.
    Ricciardi é um campeão em potência, quem viu as ultrapassagens que fez o ano passado nota que tecnicamente está bem próximo do Hamilton.
    Tirem a Vodka ao Raikkonen e ele é sem dúvida um dos três melhores do pelotão.

    Quanto às surpresas estou expectante para ver o que o kvyat pode valer, não me vou esquecer do controlo que ele teve no carro numa das etapas do ano passado, creio que Monza, quando tudo indicava que ia sair de pista, foi simplesmente brilhante. Palavra tb para ver o que os filhos de verstapen e sainz vão fazer.

    Del Piero

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 2:06 pm

      Não gosto do Vetel, mas dizer esse tipo de coisas a respeito dele é um profundo disparate. Vai ver aquele grande prêmio (Brasil, salvo erro) em que ele tem um despiste e cai para os últimos lugares, deixando o título a mercê. Se achas que aquilo é só do carro, enfim… Ah, e por essa ordem de ideias o Hamilton (de quem sou fã, note-se) e Roseberg também não prestam para nada, pois apesar de tudo a diferença da Mercedes para os restantes carros na temporada passada foi bem maior que a diferença do Red Bull para os restantes carros em qualquer uma das épocas em que o Vettel foi campeão. Teve um carro muito pior e algumas dificuldades de habituação ao turbo, que tem comportamento muito diferente de um motor atmosférico (a entrega de potência é muito mais brusca, o que não favorece o seu estilo de conducao). Agora este ano acredito que as coisas vão ser diferentes, ainda que o domínio tenda a manter-se na Mercedes.

      Tomás

    • André
      Posted Março 13, 2015 at 2:10 pm

      Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

      É engraçado como dizes que o Vettel só ganhou com superioridade de carro mas o Raikonen é um piloto extremamente completo (Grosjean na Lotus andava a fazer melhor). Podes dizer que o Vettel não é tão espetacular como o Hamilton (a espetacularidade é meter o companheiro de equipa fora da pista?), mas não deixa de ter sido também ele campeão do mundo com o melhor carro (e com o colinho da McLaren) e o ano passado, foi o que se viu.

      Tenho pena que pelos treinos livres dê para perceber que este ano vamos passar mais tempo a ver a luta do 3º ao 6º do que nos primeiros lugares.

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 3:18 pm

      Hamilton como rookie lutou até ao fim pelo título, no ano a seguir vence sem ter um carro avassalador, no ano passado venceu sem favores do colega de equipa. É um bocado diferente convenhamos… Oh Webber deixa lá passar o Vettel.
      O button foi campeão do mundo Porquê mesmo…

      Del Piero

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 5:04 pm

      Del Piero, estás um bocado confundido, foi precisamente ao contrário: disseram ao Vettel para não passar o Webber e ele passou na mesma. Repito, não gosto do Vettel, mas estamos a falar de um tetra campeão mundial, por sinal o mais jovem tetra campeão mundial de sempre, entre outros recordes que ele bateu e que muito provavelmente demorarão largos anos ou mesmo décadas a ser batidos. Por exemplo: mais jovem piloto de sempre a ganhar um GP, sabes ao volante de que fantástica máquina muitíssimo superior às outras e que se farta de ganhar GP's? Um Toro Rosso. Pois… Podia continuar mas tornar-se-ia ridículo, a verdade é que nenhum outro piloto no activo alcançou os feitos do Vettel e ele ainda só tem 27 anitos.

      Enfim, o facto de não gostarmos de um determinado piloto não pode afectar a análise (fria e racional) daquio que ele verdadeiramente vale. E a verdade é que o Vettel é um grandíssimo piloto.

      Tomás

    • Santos
      Posted Março 13, 2015 at 5:28 pm

      Tiago Monteiro também ficou em 3º lugar, apenas atrás dos dois Ferrari… cuidado, performance avassaladora com um dos piores carros da grid.
      Ponto de vista também é importante.

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 5:45 pm

      Tem razão Tomás confundi com o Rubinho e o Schumi!
      Eu não pus em causa o valor do Vettel, disse que considerava que havia melhores pilotos do que este. Eu sei que ele é detentor de vários recordes, mais jovem a testar um F1, mais jovem a conquistar a pole etc.
      Quer queiramos quer não as épocas foram quase sempre um passeio, e quando as coisas não correram tão bem claudicou mesmo perante o colega de equipa.
      Eu disse que o Vettel não valia tantos títulos como os que tem. O Button foi campeão do mundo porque a Brown estava numa realidade à parte porque em condições normais provavelmente nunca teria sido campeão mundial.
      Posso dentro de dois anos vir dar a mão à palmatória e reformular a minha opinião.
      Cumprimentos

      Del Piero

    • Rui Ferreira
      Posted Março 13, 2015 at 6:23 pm

      Tomás, a diferença é que o Hamilton ia sendo campeão no ano de estreia contra o Alonso. Foi no ano seguinte e desde aí não tem tido carro competitivo até o ano passado.
      Hamilton venceu sempre o duelo com o companheiro de equipa onde esteve, ao passo que Vettel nem se aproximava de Ricciardo na temporada passada

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 6:40 pm

      Oh Santos, de facto "ponto de vista" é extremamente importante: nesse GP que falas do Tiago Monteiro não chegaram sequer a correr 14 carros por causa de problemas nos pneus. Apenas alinharam 2 Ferraris, 2 Minardis e 2 Jordans, tendo o Tiago Monteiro (Jordan) ficado em 3.º atrás dos 2 ferraris.

      Agora vai lá ver à frente de quem ficou o Vettel no GP que falei. Monza, temporada de 2005. Correram as equipas e pilotos principais todos (até fui confirmar: apenas houve 1 acidente com o Fisichela, Force India, de resto correu e acabou tudo) e o Vettel ficou em 1.º à frente deles todos, no seu portentoso Toro Rosso.

      Enfim, que comparação mais absurda.

      Tomás

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 7:11 pm

      Rui, eu gosto bastante mais do Hamilton do que do Vettel. Aliás, gosto do Hamilton e não gosto do Vettel e isso este ano até me cria uma espécie de dilema: torço pelo piloto (Hamilton) ou pela equipa que gosto mais (Ferrari)?

      Simplesmente não acho justo ou sequer honesto dizer que os resultados do Vettel foram só porque tinha um grande carro. Ele é de facto um excelente piloto e tem feitos que nenhum outro piloto no activo tem.

      Não é justo nem honesto deitá-lo abaixo só por causa da temporada passada: foi um ano de revolução na F1, teve que se habituar a um carro com um comportamento completamente diferente e também desmoralizou porque o fosso para os Mercedes era demasiado grande.

      O Ricciardo não só pode ter lidado melhor com a mudança (para a era turbo) que o Vettel, como não se pode comparar a moral de alguém que finalmente ascende a uma equipa de topo (mesmo que o carro não esteja ao nível do anterior, está sempre todo contente e vai-se "matar" pelo melhor resultado) com a moral de alguém que estava já nessa equipa de topo, era tetra-campeão com não sei quantos recordes batidos e de repente vê-se sem armas para lutar com os da frente.

      Este ano já vai estar mais habituado à maior "brusquidão" do turbo, tem um carro superior (o Ferrari evoluiu consideravelmente, atenção, acho que só potência são mais 80 cavalos!) e (provavelmente o mais importante) vai estar com uma moral completamente diferente: vai ocupar o lugar que o seu ídolo ocupou durante largos anos com resultados incríveis, e não tenham grandes dúvidas que vai esforçar-se a sério para honrar esse "legado" alemão.

      Tomás

  • Anónimo
    Posted Março 13, 2015 at 11:33 am

    Senna é infinitamente melhor que Vettel, para mim até é o Hamilton o piloto atual mais próximo do estilo do Senna.

    O Irredutível

  • Mike-UK
    Posted Março 13, 2015 at 11:41 am

    Que Rosberg se supere e seja campeao.
    Estive ontem a ver a entrevista do Martin Brundle ao Lewis para o regressado F1 Show no canal Sky Sports F1, questionando-lhe se ele achava que conseguiria bater Senna em corrida e a falta de humildade do rapazola voltou aos pincaros de 2008/2009, achando que sim, que o bateria, que bateria qualquer oponente desde que tivesse um carro igual. Vettel e' um convencido mas sabe ser humilde e aceitar a derrota, Hamilton e' pretenciosismo puro a um nivel que nao vimos nem em Shumi nem em Alonso.

    Quanto ao campeonato, sera' uma reedicao da temporada passada, desta vez com uma Ferrari ligeiramente mais forte depois da chegada de Arrivabene e da saida de Fry mas ainda assim a estabilidade da Williams devera' significar que este ano chegam ao segundo lugar. Arrisco dizer que todas as equipas deverao subir de producao ligeiramente 'a excepcao de Red Bull e Force India.
    O ano da Mclaren vai ser de mais uma travessia no deserto e espero que consigam pelo menos chegar ao Q3 com regularidade. Pelo que vimos no winter testing a equipa tem um muito longo caminho a percorrer.
    Regressa o circo amanha!! Mal posso esperar pelo primeiro Qualifying do ano!!

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 12:18 pm

      Senna dizia o que o Hamilton disse no mesmo momento e nas mesmas circunstâncias…
      Schumi era do mais humilde e limpo que passou pela F1…
      Se uma pessoa não confiar nela vai confiar em quem?! Acho muito bem que tenha dito isso, de meninos de coro está a F1 cheia…

      Del Piero

    • Mike-UK
      Posted Março 13, 2015 at 1:36 pm

      Schumi era o que?!?!
      Schumi foi tudo menos limpo, ou ja' se esqueceu do que tentou fazer a Villeneuve em 97? Ou mais recentemente, a Barrichello em 2010 na Hungria?! Honra seja feita a um dos melhores pilotos de todos os tempos mas como homem sempre deixou muito a desejar.

    • Pedro Rebelo
      Posted Março 13, 2015 at 2:33 pm

      Ler Schumi e humilde na mesma frase até dá cancro…. basta lembrar de Adeleide 94 e Jerez 97

    • Anónimo
      Posted Março 13, 2015 at 3:10 pm

      Estava a ser irónico! Estava a responder ao Mike UK. Odeio o Schumi. Sou McLaren e adorava o rival Mika.

      Del Piero

  • Bruno Fonseca
    Posted Março 13, 2015 at 11:45 am

    Olá Kafka!

    Não sei se acompanhaste os testes de pré-temporada, se acompanhaste achas que a Ferrari e a Red Bull esta época conseguirão intrometer-se entre os Mercedes?

    Cumprimentos.

    • Kafka I
      Posted Março 13, 2015 at 11:54 am

      Pouco acompanhei, só fui lendo umas coisas, mas em todo o lado parece ser quase unânime que a Mercedes ainda é lider destacada, pelo menos para já..

    • Mike-UK
      Posted Março 13, 2015 at 1:38 pm

      Esta temporada vai ser uma copia de 2014.
      A Mercedes teve testes mais lentos mas certamente porque rodava o carro com combustivel cheio, tornando-o mais pesado.
      A Ferrari subira' devido 'as mudancas internas e a um motor substancialmente mais capaz.

  • João
    Posted Março 13, 2015 at 11:46 am

    nos primeiros anos do hamilton acompanhava a formula 1 e é um piloto espectacular, acredito que é daqueles que em condições iguais ganha as corridas. nunca fiquei com a mesma impressão do vettel. não comparo com o senna porque nunca o vi correr

  • karabatic13
    Posted Março 13, 2015 at 11:46 am

    O Senna é o piloto mais carismático de sempre. O rei desta disciplina. A F1 "morreu" para muita gente após a sua morte prematura. Eu fui um deles.

    • Alexis
      Posted Março 13, 2015 at 12:37 pm

      Ja somos dois, embora reconheça que o Schumacher ainda deu algum espectaculo nas pistas no seu tempo (e eu nem gostava do seu estilo anti-desportivo).
      Mas de facto nada como Senna e os seus despiques espectaculares com o Alain Prost, Niggel Mansel e etc…
      Se Hamilton, Vettel,Alonso e companhia corressem nos anos 80, inicios de 90, com as regras vigentes na altura e os carros (e toda a tecnologia usada na altura) creio que disputavam 3os, 4os lugares… Para mim, nunca hpuve e dificilmente haverá outro Senna… a sua condução, principalmente em chuva nunca encontrou outro igual.. La está,o único que se aproximou foi o Schumi.. e mesmo esse….

    • Kafka I
      Posted Março 13, 2015 at 1:07 pm

      Subscrevo a 100% Alexis…em chuva então, ele dava 15-0 sem se cansar fosse a quem fosse…

      E a rivalidade com o Prost ficará para a eternidade, e será uma das maiores rivalidades da história do desporto…eles eram da mesma equipa e nem dirigiam sequer um simples "bom dia" um ao outro…

      No entanto, e por "cortesia" a primeira pessoa a quem o Prost ligou a dizer que ia abandonar a F1 foi ao Senna ao que o Senna respondeu "o quê? é que nem brinques comigo, não me podes fazer isso, vou correr contra quem agora?" …e já depois do abandono do Prost, tornaram-se grandes amigos e o Senna inclusive até pedia dicas ao Prost e tudo…enfim outros tempos…nunca mais a F1 foi a mesma…

    • Alexis
      Posted Março 13, 2015 at 1:13 pm

      Nada mais tenho a acrescentar Kafka.

  • kanjas
    Posted Março 13, 2015 at 12:09 pm

    Atenção que a Mercedes no ano passado não deu primazia a nenhum dos pilotos. Deixou-os andar a vontade na pista e isso ia dando asneira da grossa (foi preciso puxar as orelhas aos dois).

    Este ano vai ser mais do mesmo e pelo que os testes e os treinos estão a mostrar, vai ser ainda maior a diferença da Mercedes para o resto.
    No primeiro treino livre de hoje, os dois Mercedes deram mais de 1 segundo de diferença para o 3o… Calor que os treinos valem o que valem, e por isso é que se sabe que os dois carros prateados ainda têm muito por onde ser espremidos

    • Fabio
      Posted Março 13, 2015 at 1:24 pm

      Isso foi no inicio, mas depois bastou o Hamilton começar a chorar porque o Roseberg ganhava mais e logo a Mercedes fez a cama ao Roseberg.

    • Santos
      Posted Março 13, 2015 at 2:54 pm

      Foi depois do Rosberg propositadamente em Spa mandar o Hamilton para o estaleiro… pois, chorou la agora.

  • Andre
    Posted Março 13, 2015 at 1:28 pm

    Se o Hamilton continuar a ter a proteçao do FIA e da Mercedes acho que sim, que tem tudo para ganhar mais um titulo.

  • Anónimo
    Posted Março 13, 2015 at 1:44 pm

    Começando pelo texto, nunca foi dada primasia ao Hamilton. Houve uma situação (Bahrain) em que o Hamilton utilizou mapas que não podia para manter a posição e outra em que o Rosberg fez o mesmo (Espanha, se não me engano). Fora isso, a equipa sempre tentou colocar os dois em igualdade, apesar de o Rosberg, tanto com o "erro" na qualificação do Mónaco como com o toque em Spa não tenha ficado bem visto. Mesmo assim, nunca vi primazia nenhuma.

    Quanto aos grandes rivais, a Mercedes este ano volta a não os ter. Deve ter 2 segundos de vantagem, segundo deu para perceber, sobre todos os restantes, e isso é enorme vantagem. Será interessante perceber como vai ser a disputa do campeonato entre o Hamilton e o Rosberg. O Hamilton é melhor piloto, mas como já foi aqui referido, ele acha que o Rosberg não tem capacidades de o vencer. E, mesmo sendo pior piloto, o Rosberg é muito mais metódico, e acho que vai dar bastante luta e mesmo conseguir surpreender o inglês. Este está com a cabeça noutros lados (acabou com a namorada no Inverno, ainda não assinou contracto com a Mercedes no qual é apenas ele a negociar), enquanto o Rosberg tem tudo estabilizado para um excelente campeonato.

    Será interessante ver também a luta pelo 2º lugar. A Williams parte em vantagem, mas a Ferrari e a Red Bull deverão dar luta. Principalmente porque o motor da Mercedes já terá mais desenvolvimento mas a Ferrari e a Renaut devem ter guardado alguns tokens para o final de temporada para o desenvolvimento. Para além disso, a Red Bull tem aquele que, para mim, é o melhor piloto da actualidade (Ricciardo) e a Ferrari tem uma dupla que é bastante amiga, que não deverá levantar problemas.

    Na Ferrari também é interessante perceber o que o Vettel trará à equipa, visto que tentará repetir aquilo que o Schumi fez. Pelo menos é esse o espírito que ele traz à equipa e, com a renovação que teve (e que o kanjas já referiu), a Ferrari este ano não é concorrente para o título. Mas é um ano interessante, de a equipa crescer, e aposto que ganham um GP, com o Vettel. Até porque o alemão quer demonstrar que é um bom piloto (as pessoas só recordam que ele ganhou na Red Bull, mas esquecem-se de Monza com a Toro Rosso) e que o sucesso não é apenas devido ao Adrian.

    A McLaren, com o regresso da Honda, terá mesmo um ano muito complicado, pelo menos segundo dá para perceber tanto dos testes como dos treinos livres. Também é interessante perceber se o Alonso regressa na Malásia ou o acidente que teve nos testes foi algo mais sério (e que a equipa escondeu) e leva a maiores consequências.

    Por último, as restantes equipas, destaque para a confusão da Sauber que tem 3 pilotos com contrato, para a Force India que, devido a não ter dinheiro, só utilizou o novo carro nos testes durante 3 dias (o que pode levar a bastantes problemas), ao regresso da Lotus aos lugares cimeiros e aos pontos, com o motor da Mercedes atrás (aposto que, no final do ano, esteja ombro a ombro com a Williams) e a Manor, que se tornou uma das histórias mais surpreendentes do desposto.

    A F1 precisa de mudar, precisa de se aproximar dos fãs (principalmente dos mais novos) mas este ano trará de novo corridas fantásticas. É um desporto que precisa de renovação, mas que as grandes equipas não a querem fazer, pois não são afectadas pela falta de dinheiro. Mas acho que este ano será essencial, e demonstrará que essa renovação tem e vai ser feita, pois equipas como a Force India, Lotus, Sauber, a Manor ou até a Williams podem não chegar ao fim da época. Veremos.

  • Kacal I
    Posted Março 13, 2015 at 2:32 pm

    Não sou espectador assíduo mas estou a pensar em começar a acompanhar e perceber mais deste desporto, alguém me sabe dizer as datas e os horários habituais e quando começa? Obrigado.

  • cards
    Posted Março 14, 2015 at 2:57 pm

    Normalmente o melhor é quem vence mais.

    Mas na F1 isso não é assim pois o melhor piloto de sempre só venceu 3 mundiais… é obvio que estou a falar de Ayrton Senna,

Deixa um comentário