Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hindley é o novo líder do Tour; Vingegaard rebentou com Pogacar

Esloveno vai responder? Ainda falta muito tour e Pogacar é um fenómeno, mas a distância é já importante, ainda por cima a forma como Jonas o despachou foi impressionante (Pog continua a sprintar em todas as etapas e depois isso tem fatura).

Jai Hindley venceu a 5.ª etapa do Tour. O ciclista australiano, que arrebatou o Giro o ano passado, integrou a fuga do dia e desfez-se da concorrência na última subida. Hindley com este triunfo passa a ser também o novo camisola amarela. O dia, no entanto, ficou marcado pelo ataque de Vingegaard, que deixou Pogacar pregado na subida ao Col de Marie Blanque e ganhou mais de um minuto ao esloveno. O líder da Jumbo tem agora menos 53 segundos na geral que Tadej Pogačar.

20 Comentários

  • João Ribeiro
    Posted Julho 5, 2023 at 3:35 pm

    Ainda falta muito Tour e a diferença de tempo não é tão esmagadora assim, mas acho que isto é indicador de que Pogacar continua a ser demasiado ambicioso (diria até com muita sobranceria). Quer ir a tudo, seja Flandres, Ardenas, San Remo ou sprintar em etapas de início de Tour, e por muito que dê a sensação que é um ET, a verdade é que é humano.

    É certo que a explicação pode passar “apenas” pela lesão, mas considerando o histórico do que tem sido regra na modalidade, acho e continuarei a achar que enquanto Pogi insistir neste calendário, Vingegaard terá sempre ligeira vantagem no Tour.

    • Filipe__Santos
      Posted Julho 5, 2023 at 4:22 pm

      Começa a formar-se a ideia de que o Pogacar, apesar de ser provavelmente o atleta mais dotado do ciclismo moderno, não é propriamente um génio tático. Mas do pouco que vai dando para ver da postura do esloveno (é um tipo reservado), não diria que esses falhanços táticos estejam associados a excesso de ambição ou sobranceria: ele simplesmente gosta de correr assim, e diverte-se com isso.
      Não me parece aquele robô super focado na estratégia para ganhar e nos planeamentos milimétricos. Gosta de ação, gosta de proporcionar espetáculo em todas as oportunidades, gosta de explorar opções de corrida e de carreira pouco convencionais – por exemplo, consta que já “avisou” a equipa que independentemente dos resultados desta época, na próxima época vai priorizar o Giro em vez do Tour – e não abdica de se divertir no que faz.

      Dito isto, hoje até pode ter sido só um dia mau, ou o reflexo da preparação mais apressada, mas também começa a ser previsível que, sempre que Pogacar não ataca, vai passar mal.

      • P. Pereira
        Posted Julho 5, 2023 at 6:54 pm

        Concordo em quase tudo o que foi dito no entanto já aconteceu de Pogacar atacar e passar mal no mesmo dia

    • P. Pereira
      Posted Julho 5, 2023 at 6:57 pm

      A questão do calendário pode ser um dos motivos mas acredito que a primeira semana de Pogacar vai ser a pior e é fácil de antever isso tendo em conta a lesão que teve e o tempo depois de ter recuperado para treinar ao nível necessário que é preciso para vencer o Tour, ainda para mais com um adversário direto como Vingegaard.

      Mas tal como disse, o não ser focado exclusivamente no Tour pode dificultar que esteja no pico de forma quando chega o Tour.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 5, 2023 at 4:09 pm

    Vingegaard chegou ao Tour com 26 dias de competição e todos em “provas de 1 semana” – permitindo algum descanso a rolar – e Pogacar chegou com “apenas” 21 dias mas com mais competições de 1 dia, onde o desgaste é maior para quem quer lutar pelas vitórias (Liege-Bastone-Liege, Fleche Wallome, Amstel Race, Milan SanRemo, etc), pelo que o pico de Vingegaard foi feito especificamente para esta altura e o de Pogacar foi feito para estar já a um nível alto nas clássicas e depois descansar para o Tour.

    O que se viu foi que faltou pernas (não acredito que seja da lesão, excepto pela falta de algum treino de rolamento) ao esloveno ainda mais quando se desgasta tanto em todos os sprints (ainda hoje Vingegaard “desistiu” nos metros finais por ter o trabalho feito). Não vejo o Tour perdido até porque apenas Kuss destruiu o pelotão mas já vem do Giro (pode quebrar na 3ª semana) e porque 50 segundos são recuperáveis aliado ao facto de a estrutura da UAE, agora que perderam a amarela de Yates, ser fortíssima para ter várias estratégias de corrida.

    • P. Pereira
      Posted Julho 5, 2023 at 7:03 pm

      Acho que a questão está mesmo nos treinos que foi possível ele ter depois da lesão, pelo que deve passar pior nesta primeira semana (a minha intuição apenas, posso não estar correto). Vingegaard normalmente não tenta o sprint para bonificações porque não é propriamente rápido em sprint. Quem tem Kuss tem um gregário de luxo, aliado a isso o facto lá está de Vingegaard fazer a sua época como Froome fazia quando disputava a vitória no Tour, aparecendo essencialmente no Paris-Nice e no Critérium du Dauphiné antes

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 6, 2023 at 11:29 am

        Eu acredito que ele tenha estado sentado em cima de uma bicicleta a pedalar, em movimento real é que não e isso notou-se ontem na descida (que até é uma área onde é forte) porque a posição das mãos é fundamental para curvar a alta velocidade. A subir acho mesmo que foi um dia mau e não necessariamente da lesão mas hoje teremos mais um dia para tirar dúvidas quanto a isso.

        O Vingegaard prepara a época para esta prova, o Pogacar prepara a época para várias provas, e isso faz diferença nos dias que correm quando há dois monstros na modalidade (já tinha dado este sinal o ano passado). E ter gregários de luxo ajuda bastante, apesar de achar que Kuss vai rebentar na 3ª semana devido à fadiga do Giro.

        Já sobre os gregários da UAE, a táctica é a mesma. Almeida com Vine no Giro, Yates com Pogacar no Tour. O problema é onde estão Bennett ou Covi e como Ulissi, Majka não consegue ter força para destruir um pelotão (não fazem eles também picos para ajudar os seus líderes?). Ou então estarei a ler mal a corrida e eles fizeram tudo o que tinham e não é suficiente quando comparado com outros gregários.

  • É dia de jogo
    Posted Julho 5, 2023 at 4:17 pm

    O ano passado o Pogacar começou bem e acabou mal, este ano fruto da lesão está a começar mal e vai acabar bem porque ainda há muito Tour e ele vai ganhar mais ritmo, acredito que será ele a arrebatar o Tour e a acabar em grande.

  • Jan the Man
    Posted Julho 5, 2023 at 4:17 pm

    Antes de mais, grande etapa! As duas tiradas iniciais já tinham prometido e hoje foi daqueles dias de ficar colado ao ecrã, para já o Tour a ganhar pontos com o traçado escolhido.

    Muito bem Jai Hindley, arriscou e soube gerir bem o tempo que (incompreensivelmente) lhe foi dado. Mais do que a vitória na etapa e amarela, fica em boa posição na luta por um lugar do pódio e a almejar por algo mais do que certamente pensaria.

    Sobre a Jumbo, apesar de alguma descoordenação dentro da equipa (não se percebem os ataques de Van Aert já na fuga, claramente a favorecer os adversários) Kuss e Vingegaard apresentaram-se ao melhor nível e confirmaram desde já o favoritismo nas montanhas, cavando um fosso que lhes permite gerir eventuais bonificações ganhas por Pogacar. O bloco de apoio ao líder deu mais um ar da sua qualidade (chegaram a ser 4 nos últimos 10/12 do grupo principal), pelo que a distância para Hindley poderá ser gerida de acordo com os seus interesses nos próximos dias.

    Já Pogacar e a UAE acabam por sair com um dia péssimo. A equipa desgastou-se na perseguição durante toda a tirada e na última montanha acaba a não conseguir dar apoio ao seu líder, que mais uma vez demonstra ser inferior ao dinamarquês em pendentes mais elevadas (nota ainda para o tempo que perdeu na descida, pouco habitual). Esperemos que tenha sido apenas um dia mau para o esloveno, e que o mesmo consiga ter uma leitura de corrida menos impulsiva, caso contrário podemos ter um Tour decidido mais cedo do que todos pensávamos (vêm aí subidas muito mais difíceis que a Marie Blanque). De qualquer forma, já sabemos que não se vai dar por vencido, pelo que o espetáculo e múltiplos ataques estão garantidos.

  • Miguel Caçote
    Posted Julho 5, 2023 at 5:50 pm

    Vingegaard está mais forte e hoje não me parece nenhuma factura de andar a sprintar. Ele andou a sprintar por bonificações para ganhar tempo e poder jogar de maneira mais defensiva na montanha. O problema é que Vingegaard está melhor e isso acho que tem mais a ver com o facto de fazer uma preparação específica para o Tour, ao passo que o Pogacar anda a lutar por todo o tipo de clássicas.

  • porra33
    Posted Julho 5, 2023 at 6:44 pm

    Golpe duro para o esloveno. Ainda não vi a etapa toda nas irei ver o que me falta, acho que Hindley será uma opção forte para o pódio foi um erro darem-lhe tanto avanço. Pogacar terá que fazer uma escolha. Monumentos e Tour não dá porque Vingegaard não deixa. Neste momento nem é certo que Pogacar focado a 100% no Tour ganhe ao dinamarquês.
    Monumentos mais Vuelta chega para o esloveno? Ou só Tour e ir a duas ou três provas de um dia escolhidas a dedo? Teremos muita animação neste que está a ser o melhor início de Tour da última década

    Estamos na primeira semana e poderão haver dias maus para Vingegaard também, mas não é garantido que Pogacar esteja sempre a 100%. Hoje sem quedas e eventualidades até ao final diria que Vingegaard renovaria o título.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 5, 2023 at 7:29 pm

    Percebem agora a estupidez que é andar a matar-se pelos segundinhos nas bonificações e depois perder minutos quando é preciso perninhas?! Não concordo com a forma de correr da Emirates e de Pogacar, acho que não faz o menor sentido, contraria a sabedoria de um século de ciclismo. E não, ele não é o super-homem, apesar de ser o melhor claro. Hoje deveriam ter jogado forte como outras equipas fizeram.

    Amanhã chegam as decisões. O Pogi tem de atacar no Tourmalet, ganhar vantagem e mantê-la. Discordo daqueles que se fiam nos contrarrelógios, que hoje são curtos e quase irrelevantes. A única forma de vergar Vingeggaard é vencê-lo nas montanhas, no CR são equivalentes. E amanhã é O dia.

    • Miguel Caçote
      Posted Julho 5, 2023 at 10:16 pm

      Ele amanhã já se pode dar por contente é se não perder mais tempo para o Vingegaard, que aparenta estar um patamar acima no que toca à montanha e apercebendo-se da fragilidade do Pogacar hoje, pode muito bem tentar fazer o mesmo novamente.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 6, 2023 at 5:07 am

        Bom dia, isso é o que veremos mais logo. O ciclismo não é um exercício de matemática ou estatístico, num dia estás bem e no outro podes perder tempo. Pogi também pareceu muito forte nas primeiras etapas do Tour, e sim Vingeggaard é humano, e pode perder tempo, assim seja atacado.

        Ah e Pogacar deve atacar de longe, ou seja, a chave será o Tourmalet. Começa a 60 quilómetros do fim, e a ascensão dos seus 17 quilómetros será O momento deste Tour, aquele em que se vai perceber como estão as forças de Pogi. Segue-se uma longa descida de 24 quilómetros, antes da subida final.

    • Syd Barrett
      Posted Julho 6, 2023 at 4:07 am

      Depois do Tourmalet tem uma descida “lenta” de 16 km. Duvido que haja grandes mexidas por causa disso.
      É um erro Pogi matar se por segundos, mas para mim era inevitável o desfecho de hoje. Vingegaard é o melhor trepador do mundo e só um super Pogi o conseguiria acompanhar.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 6, 2023 at 7:33 am

        Gostava de perceber a vossa lógica.

        Quer dizer antes do Tour isto era formalidade, o Tour ia ser ganho pelo Pogi à vontade. Começou o Tour e quando me atrevi a criticar o Pogacar por lutar pelos segundos meu Deus, ele era o super homem e isso das táticas de corrida não eram para ele.

        Ontem teve um dia mau e passou a ser uma merda?!

        Acho que falta equilíbrio a falar de ciclismo. Todos os ciclistas cometem erros, todos. Todos são venciveis.

        • Syd Barrett
          Posted Julho 6, 2023 at 12:47 pm

          A minha lógica mantém se a mesma. Se for ver o meu comentário à previsão do tour , não concordei com o VM e disse que para mim Vingegaard era o grande favorito. Tanto por ter melhor equipa como por ser o melhor trepador do mundo. É só ir ver.
          Continuo a adorar o estilo do Pogacar e de ser provavelmente o que mais gosto me dá ver correr.

  • Bayern de Monchique
    Posted Julho 6, 2023 at 7:32 am

    Como confesso fã do esloveno, é sempre triste quando ele não consegue estar nos momentos decisivos da prova porque por norma estar lá é sinónimo de espetáculo. No entanto custa-me bem mais a narrativa (como se diz hoje em dia) que se tenta passar de que o coitado não se devia “desgastar” a ir buscar bonificações. 

    Estamos na primeira semana. Quinta etapa. Nem 1000km têm nas pernas. Jonas Vingegaard provou simplesmente que está melhor que Tadej Pogačar. Sepp Kuss com aquela aceleração também disse muito. 

    Hoje dará para ter uma melhor noção de como estará o esloveno e dissipar algumas dúvidas.

  • For Dummies
    Posted Julho 6, 2023 at 11:48 am

    Estando a acompanhar o ciclismo apenas há pouco tempo, lanço a questão de que a equipa da Jumbo trabalha sempre mais com uma estratégia bem definida a potenciar o Vingegaard do que propriamente a UAE que liberta muito o Pogacar, que acaba sempre por ter de se defender sozinho. Alguém poderia (in)validar esta dúvida?

  • DNowitzki
    Posted Julho 6, 2023 at 12:20 pm

    Pogi não está em forma, caso contrário teria respondido e nunca Kuss o teria seguido.

Deixa um comentário