Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hulk, Smash!

Acontece algumas vezes. Quando esperamos que o Oscar vá para uma Cate Blanchett, vai para uma Gwyneth Paltrow. Quando esperamos que vá para um Jack Nicholson, vai para um Adrien Brody. Isto sem querer falar da justiça de cada vitória, pois esse é um caso distinto. Claro que uma Blanchett é quase sempre melhor que uma Paltrow; e claro que um Nicholson é quase sempre melhor que um Brody também. Contudo, e porque todos temos maus dias ou, de quando em vez, dias extraordinários, por vezes a sorte muda e os seres ditos inferiores superiorizam-se àqueles que são usualmente laureados.
Por vezes o melhor actor não é o melhor actor, mas aquele que não só teve uma performance fantástica, mas também elevou mais o seu filme. Caso contrário, Meryl Streep e Christian Bale ganhariam todos os anos e estava o caso encerrado. Daí que, por exemplo, a Cate Blanchett tenha ganho o Oscar por Blue Jasmine, deixando Amy Adams, que tivera também uma interpretação fabulosa em American Hustle, mais uma vez sem estatueta nas mãos. Adams é (na minha parcialíssima opinião) superior a Blanchett, mas a última tornou um filme horrível e inacabado em algo agradável de ver.
Tal como no Cinema, a ideia também se aplica no desporto. O que é um MVP? O melhor jogador em termos absolutos? Não, pois se assim fosse LeBron nem teria de aparecer no court para ganhar esse título todos os anos. Um MVP é, entre outros factores, aquele que, com as suas performances extraordinárias, mais peso tem no rendimento (e sucesso) da sua equipa. Daí Curry ter arrecadado o prémio na última temporada da NBA. Os seus Warriors foram a melhor equipa da fase regular (e posteriormente dos play-offs) e para isso muito contribuíram as exibições do outro mundo do mago Steph.
Chegamos por fim ao futebol. Sempre que chega a Champions, muito falamos de Ronaldo, Messi, Neymar, Suárez, Benzema, Bale, James, Ibra, Di María, Agüero, Rooney, Muller, Ribery, Neuer, Robben, Lewandowsky, Alexis, Özil, Griezmann, Hazard, Pogba, entre vários outros. O que é perfeitamente natural, dado que são esses, de facto, os grandes destaques das maiores ligas europeias. São eles as Meryl Streeps e Christian Bales do futebol.
Porém, o grande jogador da Champions este ano não tem sido nenhum desses elementos, mas um Incrível que milita no campeão russo. Falo, pois claro, de Givanildo Vieira de Souza — perdão, Hulk.
O monstro (pouco) verde do Zenit tem sido fundamental para a sua equipa, que por sua vez tem sido o melhor conjunto da Liga dos Campeões, o único com cinco vitórias em cinco jogos. Jogadores como Ronaldo, Neymar, Messi, Suárez, Benzema e especialmente Lewandowsky marcam muitos golos, no entanto, o peso que Hulk tem para sua equipa é superior aos restantes craques.
A equipa do luso Villas-Boas, que aliás já orientara o Incrível na grande época de 2010-2011 do FC Porto, joga mal e parcamente. Tem esse facto expressão exponencial no campeonato, em que não tem tido, de todo, uma prestação estelar. Ainda assim, um jogador tem brilhado, levando a equipa às costas e esse jogador é Hulk.
O Incrível, em 20 jogos no campeonato e UCL, leva 10 golos e 18 assistências, números astronómicos no panorama actual. Apenas na maior competição do mundo de clubes, leva três golos e quatro assistências em apenas cinco jogos. E se é verdade que nem tudo são números e que outros terão mais golos, não menos o é que ninguém de momento tem mais peso na sua equipa que o extremo do Zenit.
O seu rendimento não se resume às estatísticas. O brasileiro joga como ninguém no conjunto de S. Petersburgo e é o pilar ofensivo do mesmo. É, ainda que muitas vezes subvalorizado, um dos melhores do Mundo, mas vai acabar a época com 30 anos e, daqui para a frente, dificilmente exibirá a sua capacidade numa liga Top 3.
Resta aos russos apreciarem a sua qualidade e os portugueses orgulharem-se de o ter visto perfumar os nossos relvados. É um daqueles casos, talvez o mais flagrante dos últimos anos, em que um jogador de top mundial fica arredado dos grandes palcos, por culpa própria e dos demais. E é, realmente, uma pena que não tenhamos a oportunidade de ver Hulk brilhar numa das principais ligas da Europa, pois tem talento para tal.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • PAPbenfica
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:37 am

    Preferiu o dinheiro em vez da fama, daqui a uns anos pode-se vir a arrepender, ou não. Teria sido um gosto vê-lo em Inglaterra.
    Esperemos que o Witsel ainda venha a tempo de ser uma referência no futebol, tem também demasiado nível para o campeonato russo.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:03 pm

      Entre dinheiro e fama prefiro o dinheiro.
      A fama é relativa quando aparecer outro Hulk as pessoas esquecem-se deste portanto ao menos ganha dinheiro, foi inteligente.

    • marcelo féria
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:47 pm

      Quando a família precisar de comer, não vai ser a fama a pagar as contas no supermercado.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:25 pm

      Preferir o dinheiro a fama, nunca é motivo de arrependimento a longo prazo, porque não é a fama que dá de comer e paga às contas, mas sim o dinheiro…

    • Rui Carvalho
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:46 pm

      creio que queria dizer exito desportivo e não fama, eu escolheria o dinheiro em detrimento da fama sempre!

    • Colibri
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:25 pm

      Mas está-se tudo a passar? Vocês falam como se as outras propostas que ele eventualmente poderia ter aceitado, tinham como salário base 500 euros.

      Quando chegas a um determinado nivel no futebol, o dinheiro passa a ser um bocado irrelevante. Em vez de 80 fica com apenas 40 milhões.

      A diferença é que daqui a uns anos, o Hulk cairá no esquecimento. Os seus 80 milhões já ninguém os tira mas, se me perguntassem a mim, preferia ter 40 e ser idolatrado por décadas vindouras.

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:42 am

    O Hulk não figura entre os melhores do mundo, nunca figurou. Dizer o contrário, na minha humilde opinião, é fazer um atentado à lógica. E mais, se algum dia alguém se equivocou quanto ao valor do Hulk foi relativamente à sua sobrevalorização aquando da saída do Porto – ele estava longe de valer 60 milhões em 2012. Mas isso é justificável pela boa capacidade de venda do FCP, pois está longe de ser um caso único.

    Descartes

  • The Monster
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:45 am

    Grande Givanildo!
    Penso que foi no inicio desta época, li um artigo sobre ele, na altura em que estava prestes a fazer o jogo 100 em competições oficiais pelos russos, e já levava 50 golos, nada mau para um extremo!
    Em Portugal, costumava-se dizer quem tem Mário é campeão, o mesmo é válido para o Givanildo, quem tem Givanildo é campeão.
    Esteve 4 anos no Porto e foi 3 vezes campeão, e só não fez o pleno porque na época 2009/2010 houve a emboscada do túnel que o impediu de dar o seu decisivo contributo ao Porto durante 4 meses.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 11:57 am

      A emboscada do tunel, enfim sempre a delirar

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:05 pm

      Sim. Já n pode o Hulk agredir ninguém descansado q é logo suspenso. Uma vítima.

      NunoMS

    • JSC
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:26 pm

      Emboscada não sei, mas não deixa de ser um facto que o castigo foi reduzido e muito do castigo incial, penalizando claramente a época desportiva do FC Porto.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:30 pm

      sem túnel, e supondo que o porto venceria os jogos TODOS ficava a 1 ponto do Benfica, logo perdia o campeonato na mesma.

    • Cristiano A.C. Pinheiro
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:41 pm

      Kafka, o maior cego é aquele que não quer ver.

    • The Monster
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:44 pm

      O Hulk perdeu a razão quando partiu para a agressão, mas se fez aquilo é porque teve as suas razões, não foi porque lhe apeteceu, aquilo foi uma emboscada muito bem montada.
      Cards, isso é uma mentira que já foi dita vezes sem conta mas não é por isso que passa a ser verdade. Vamos a factos:
      Desde que o Porto se viu privado do contributo de Hulk, o Porto empatou com o Paços(-2 pontos), empatou com o Leixões(-2 pontos), perdeu com o Sporting(-3 pontos), empatou com o Olhanense(-2 pontos), o que dá um total de 9 pontos perdidos sem o Hulk. No final o Porto acabou a 8 pontos do Benfica, logo se o Porto tivesse o contributo do seu melhor jogador nesses jogos, provavelmente teria-os ganho, e acabava campeão com 1 ponto de avanço.

    • Joaquim Vitória
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:45 pm

      Mesmo que assim fosse… E o Vandinho e o Mossoró?
      O Braga esteve até à última jornada na luta para ser campeão.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:27 pm

      JSC

      Vai ver o processo e vai ver quem reduziu o castigo, depois continuamos

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:32 pm

      The Monster, nunca deixes de delirar dessa forma, que nos fazes rir e isso é engraçado

    • The Monster
      Posted Novembro 28, 2015 at 4:12 pm

      Kafka, será que é mesmo delírio?
      E o Mossoró e o Vandinho foi o quê?
      Coincidências.

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2015 at 5:28 pm

      Sim coincidencias de facto, "what else?".
      Coincidencia os castigos acabarem na semana que jogavam contra o benfica. Coincidencias privarem o porto e o braga de jogadores essenciais (vandinho). Coincidencia só o porto e o braga serem castigados. E tudo isto onde só houve um beneficiário e tudo ocorre numa altura em que as coisas tremiam para o lado da luz.

      E embora o colinho deste ano tenha sido diferente, n deixou de ser colinho essa vergonha dos tuneis.

      Filipe Mota

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 6:56 pm

      Mas quais coincidências, ambos os castigos foram mais do que justos, mas quando conhecerem o processo e principalmente quem reduziu o castigo, e se conseguirem ser sérios e coerentes, continuamos esta discussão…convinha era saberem do que falam e conhecerem o processo, coisa que naõ sabem de todo para estar a dizer isso

    • Alexis
      Posted Novembro 28, 2015 at 7:30 pm

      Haha daqui a nada dizem que o Hulk é que foi agredido !!

      Mas que emboscada? Foi provocado, mas ele não pode responder!!
      A título de exemplo, o meu irmão, portista delirante como o The Monster, e trabalhava para a 2045, no estádio do Braga. Ele fartava-se de insultar e provocar tudo que equipasse à Benfica… Até ser despedido por mau comportamento, esteve em pelo menos 4 jogos contra o Benfica, e se algum dia algum jogador respondesse, seria por certo castigado!

      P.S: Quem começou a confusão foi o Fernando a dar pontapés as grades e depois o vosso chefe de segurança (Reinaldo Teles) veio incitar à violência, como é apanágio nesse clube… Não se façam de anjinhos e admitam que os jogadores foram bem castigados…
      Como diria o Fernando Mendes "com as substâncias que tomávamos (quando jogava no Porto) íamos para o campo com tanta raiva que só nos faltava espumar pela boca"

  • cards
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:45 am

    Hulk é um excelente jogador, mas dizer que é o melhor jogador da champions é por Hulk num patamar ao qual não pertence.
    Hulk era suplente no barcelona, Bayern, Man City, Real Madrid.
    Destaca-se porque joga numa equipa de média dimensão europeia.
    e quem diz Hulk diz Gaitán, Jonas, William carvalho, Sliman, Brahimi, Aboubakar.

    • Drillex
      Posted Novembro 28, 2015 at 11:54 am

      Mas o que é que isso tem haver?Agora só por não ter o "nome" dos outros não pode estar a jogar melhor que eles?

    • The Monster
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:04 pm

      cards, eu sou portista e também não acho que o Hulk seja um jogador de classe mundial, mas pôr o Hulk no mesmo texto que Gaitan, Jonas, etc, é um crime, o Hulk é muito melhor do que qualquer um desses jogadores.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:09 pm

      Poder estar a jogar melhor neste momento não significa ser melhor é mais fácil Hulk brilhar no Zenit onde é a referencia do que no barcelona.
      Olha este exemplo do basquetebol, Nuno Marçal no Maia é sempre o melhor marcador dos jogos é sempre o melhor jogador da equipa maiata, está quase sempre no 5 ideal da LPB, ele lá é a referência da equipa, mas se fosse jogador do Benfica, Deus me livre, via os jogos na bancada pois não tem nível para o Benfica.

      Hulk é referência no Zenit, mas seria sempre 2ª escolha numa equipa top europeia.

    • Jose Vilela
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:25 pm

      Um cards nao entendeu a noticia, ninguem disse que Hulk é melhor que Messi, Ronaldo ou Bale disseram sim que ele neste momento esta a ser mais decisivo na champions.

    • Drillex
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:49 pm

      Exatamente Jose.

    • Unknown
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:13 pm

      Neste seguimento de ideias na época passada também se poderia dizer que o Douglas Costa ao ir para o Bayern (que ia ter a concorrência de Ribery Robben Gotze) ia entrar em jogos da taça na melhor das hipóteses

      André Seabra

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:59 pm

      Até ao momento é sem dúvida o melhor na Champions deste ano e o melhor do Zenit mas de longe.
      É claro que não é jogador para pegar de estaca numa equipa de topo mas merecia claramente estar num outro campeonato que não o russo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:50 am

    Hulk seria um excelente reforço a curto-prazo na renovação que se augura para o Chelsea. Aliás, Hulk Garay e Witsel seriam 3 grandes reforços para a equipa de Mourinho que precisa de limpar o balneário…
    Situação vantajosa para todos: jogadores vão finalmente participar num dos maiores campeonatos do mundo, Chelsea renova o plantel com jogadores com sede de títulos e protagonismo mas sem tiques de vedetismo e o Zenit abdica de jogadores estrangeiros, visto que me parece ser essa a política futura do futebol russo.
    Sinceramente seria a melhor política para o chelsea: ir buscar jogadores com vontade de se imporem no panorama do futebol mundial; aliás, Mourinho sempre se deu melhor com jogadores com essa atitude do que propriamente com jogadores já feitos, sem mais nada a provar.

    A alternativa seria o AVB trazer o hulk de volta a "casa" para o ano, isso é que era!
    José P.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:01 pm

      É certo que Villas Boas vai voltar ao Porto?

    • Diogo Moura
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:24 pm

      Villas Boas ainda tem mercado e haverão sempre clubes interessados nos seus serviços. Contudo o Porto seria o clube ideal para voltar à ribalta, portanto não é descabido de todo que a direcção volte a apostar nele.
      Tomara eu ter o Andre V.B. no meu Benfica. Cilindrou o mestre-da-tactica por várias vezes. (JJ só lhe ganhou um jogo e foi na primeira nao da Taça de Portugal onde o Porto acabou por dar a volta na Luz).

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 1:33 pm

      garay já jogou no real madrid

    • João
      Posted Novembro 28, 2015 at 5:39 pm

      cards Garay neste momento seria titular de caras no Real. Como o Thiago Silva no Porto. Os jogadores evoluem.

      O Witsel por outro lado sempre fiquei um bocado com a impressão que ficou aquém do que se esperava dele. Mas lá está, o contexto e neste caso a equipa em que se está inserido também tem preponderância.

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:52 am

    Hulk sempre foi bom mas não sou o maior fã dele nem nunca o achei, acho, top para uma equipa igualmente top. Acho que está bem onde está.

    Jonathan

  • Pedro
    Posted Novembro 28, 2015 at 11:56 am

    É indiscutível que tem mais técnica, velocidade e potência que o Cristiano Ronaldo. E quem o tem acompanhado, repara que ele nos últimos 2,3 anos melhorou muito ao nível da decisão.

    Se ele já nos batatais da Rússia faz o que faz – incrível como um campeonato com tanto dinheiro tem relvados tão fracos. Numa equipa como a do Real marcava mais que o Benzema, eram aos 40 golos por ano.

    • Rui Carvalho
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:52 pm

      têm lá um jogador que no meu entender não lhe deve nada em termos de qualidade e inclusive se assemelha em caracteristicas (força,explosão,remate forte) que é o Bale e não marca 40 golos… olha ai as comparações com Ronaldo já roçam o exagero no minimo!

  • Gus Ledes
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:00 pm

    Também temos de ver o grupo em que está o Zenit na champions, onde a maior opisição é um Valência treinado pelo NES… Mister que anda a ver lenços brancos todas as jornadas.
    De resto um Lyon que só perde este ano e o gigante Gent…
    Aposto que o Zenit nem dos oitavos passa…
    Na liga russa têm estado péssimos.

    • cards
      Posted Novembro 28, 2015 at 12:11 pm

      Zenit está nos quartos de final seguramente a equipa é boa, sabem que o campeonato está perdido, péssimo arranque, e certamente apostarão as fichas na champions.

    • Gus Ledes
      Posted Novembro 28, 2015 at 5:50 pm

      Depois quando perderem quero ver se comentas, enfim.

  • ACT7
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:04 pm

    Gostava de ver o Hulk na PL seria sem dúvida entusiasmante ver os jogos dele. Acho que a opção em ir para o Zenit não foi a melhor, mas já witsel e Garay fizeram as mesmas escolhas é porque lá pagam mesmo muito bem.
    Quem sabe se ainda vai a tempo (acho difícil) de jogar numa equipa como Chelsea ou City

  • hdff
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:11 pm

    O Valência que o vá contratar a ver se o NES ainda se escapa da contestação de que tem sido alvo

  • Sérgio
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:14 pm

    Acho um bocado um exagero este texto. Hulk é um jogador algo limitado tecnicamente, e po-lo, a meu ver, como melhor jogador da Champions, é coloca-lo num pedestal no qual não merece estar.
    Foi o melhor jogador que passou nos últimos anos por cá, mas acho que a sua opção de ir para a Rússia não o favoreceu desportivamente. Apesar de ser um belíssimo jogador, não creio que seja de classe mundial, até porque nunca seria titular em Bayern, Barça, Real etc…
    Acho que se acomodou, para ser sincero. Eu até entendo, para quê estar-se a chatear e a treinar no limite se pode receber o mesmo e dar 50% de si e ser a estrela na mesma?
    Está bem no Zenit, como poderia estar em qualquer equipa de segundo nivel europeu. Ps: Agora merecia estar na selecção, sem sombra de dúvidas

  • António Vilares
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:22 pm

    Tem sido, sem dúvida, um dos abonos do Zenit nos últimos tempos. A sua influência na equipa é de tal maneira que André Villas-Boas opta por colocar Hulk no centro de ataque permitindo-o estando sempre próximo da zona de decisão e capaz de decidir um jogo.
    A sua potência e velocidade enquadravam-se muito bem em praticamente todos os campeonatos top, mas a opção de carreira do brasileiro foi outra, e cada um é livre de escolher o seu plano de carreira.

  • Arnaldo
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:24 pm

    Esta época tem-se falado muito de como os críticos de Neymar erraram redondamente quando diziam que não ia render o mesmo no Barcelona, e agora estamos a ver o contrário. Obviamente não estou a dizer que Hulk tem a mesma qualidade de Neymar mas apenas que só na prática é possível comprovar esse tipo conclusões, eu eu ainda gostava de ver Hulk, mesmo que na fase descendente, numa das 3 melhores ligas, porque estou convencido que ia fazer estragos.

  • Nuno R
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:26 pm

    O próprio Hulk esclareceu
    Como disse o homem do libidun fast, mais vale ser rei na aldeia que príncipe na cidade.

    O Hulk teria lugar em qualquer equipa do mundo? Provavelmente, sim.
    Seria um indiscutível? Não
    Mas é indiscutível no Zenit.
    Joga numa equipa de topo de uma liga de 2ª linha, vai à LC, joga regularmente, e ganha bem.
    Foi uma opção de carreira, não tão descabida quanto isso.

    Quanto ao jogador em si, evoluiu imenso com o Jesualdo. A partir daí, estagnou… tem um remate e arranque assombrosos, mas o seu QI futebolístico não acompanha.

  • Afonso Zeppelin
    Posted Novembro 28, 2015 at 12:41 pm

    Muitos aqui nos comentários parecem não ser apologistas da ideia que o Hulk realmente é um jogador de classe mundial. Sempre fui fã. Fiquei muito desiludido quando preferiu ingressar no campeonato russo em vez de uma liga mais prestigiosa e competitiva. A Premier League, a meu ver, seria a ideal. Teria feito um sucesso tremendo num Chelsea, por exemplo. O Hulk ainda vai a tempo de mudar para um grande europeu, tem de se despachar.

  • JSC
    Posted Novembro 28, 2015 at 1:21 pm

    Muito bom texto, e concordo com a ideia de ser MVP, invés de melhor jogador do mundo, primeiro porque ninguém conhece o número 50 (Mendonça que joga a número 10) que milita no actual 1º classificado da segunda divisão da Malásia (Kedah FA), portanto a escolha já está condicionada aos jogadores que conhecemos, se não se conhece o espectro que existe como se pode afirmar de maneira completamente absoluta que um certo jogador é o melhor do mundo (não podemso indicar nada mais que a nossa opinião limitada ao espectro que conhecemos). É a mesma coisa que ter apenas duas maças e dizer que uma delas é a melhor do mundo.

    Portanto na minha opinião só deveria de haver o jogador mais valioso que dependia, muito dos resultados colectivos da equipa e que tenha sido o mais importante dessa equipa.

    Nesse sentido sem dúvida que o Hulk tem sido o MVP da competição até ao momento, pois é a única equipa que conta só por vitórias e o Hulk foi o jogador mais influente em todas elas.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 2:24 pm

      Mas o prémio da FIFA é isso mesmo, o MVP do ano civil em questão…não percebo onde queres chegar…o Cristiano foi o MVP do ano civil de 2014 dai ter ganho o prémio…

    • Jorge Silva
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:00 pm

      Então mas tu queres convencer alguém que pode haver um jogador melhor que o Messi na liga do zimbabwe?

    • JSC
      Posted Novembro 28, 2015 at 3:29 pm

      Kafka I,

      Penso que toda a gente se refere a esse prémio como o prémio para o melhor do Mundo, nunca ouvi ninguém dizer que foi o jogador mais valioso do ano civil (até tu agora), aliás nem faz muito sentido, pois conta duas meias épocas desportivas ao invés de uma completa, portanto como aferir se foi o mais valioso de uma meia época que ainda não se disputou nenhum troféu.

      Jorge Silva,

      Não sei nunca vi a liga do Zimbábue, mas tu poderás elucidar-me já que parece teres a certeza. Qual é o melhor jogador dessa liga, na tua opinião? Certamente que darei uma mirada no seu percurso no futuro, depois prenunciarei a minha opinião acerca do mesmo.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 4:15 pm

      JSC

      Toda a gente se refere ao prémio "para o melhor do Mundo" nesse ano civil, logo isso é igual ao MVP…o MVP é precisamente o melhor jogador num determinado periodo

      Quanto ao facto do mesmo ser relativo ao Ano Civil, há muito que concordo que o mesmo devia ser mudado e passar a contemplar a época futebolistica e não o ano civil, nisso concordo contigo que a regra devia ser mudada, agora neste momento o prémio refere-se ao jogador mais valioso do Ano Civil, ou seja, de 1 Janeiro a 31 Dezembro (não é bem assim, porque a votação é no fim de Novembro, portanto o mais correcto é dizer-se o melhor do dia 1 Janeiro ao dia 30 Novembro..

    • JSC
      Posted Novembro 28, 2015 at 4:41 pm

      Não necessariamente, por exemplo o MVP das finais foi o Iguodala, mas o LeBron foi o melhor jogador dessas mesmas finais na minha opinião.

    • Kafka I
      Posted Novembro 28, 2015 at 5:25 pm

      JSC

      Para ti, mas para quem votou o melhor foi o Iguodala, logo o Iguodala foi o MVP das finais, portanto o foi o melhor jogador desses 7 jogos… como em todas as votações não há unanimidade unviersal, são mais de 7 mil milhões de habitantes na Terra, é impossível estar toda a gente de acordo…

      Não percebo de todo onde queres chegar

    • JSC
      Posted Novembro 29, 2015 at 2:21 am

      Já percebi o problema, temos conceitos diferentes do que quer dizer mais valioso e melhor jogador.

      Para mim melhor jogador é aquele que incorpora tanto a vertente tecnico-tactica de forma exemplar. Aquele em que o gesto técnico do passe é perfeito assim como a sua precisão, o seu posicionamento no campo é o ideal etc. Enquanto o jogador mais valioso é aquele que permite a equipa funcionar como tal,

      Por exemplo, o jogador.mais valioso no Sporting é o Adrien (ou o Slimani), mas melhor jogador é o William.

  • Ribeiro
    Posted Novembro 28, 2015 at 3:15 pm

    Fico com a impressão de que o Hulk rende mais quando se sente a estrela da companhia. Era assim no Porto e continua a ser no Zenit.
    Seria uma excelente opção para muitas equipas mas está atrás de alguns jogadores.

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2015 at 4:46 pm

    Hulk seria estrela num Manchester United.

    Ass: Carlos Rodrigues

  • Kacal I
    Posted Novembro 28, 2015 at 5:16 pm

    Excelente post, muito bom, adorei.

    Eu sou fã do Hulk, é um dos meus jogadores preferidos e para mim foi dos melhores que passaram pelo Porto, tive pena quando saiu e sobretudo por não ter ido para a Premier League onde adoraria vê-lo e acho que faria imensos estragos com a sua qualidade e características, neste momento até trocava Herrera e Brahimi por Hulk e era já, até o próprio Tello podia ir, a chegar aos 30 anos vai começar a perder atributos físicos e será mais complicado ir para a BPL mas ainda tenho essa esperança, para mim é um jogador de classe mundial e os golos e assistências que fez desde do Porto até agora ao Zenit como extremo demonstra isso mesmo e os títulos também, outros jogadores saíram de Portugal para colossos e foi pena que o Hulk não tivesse feito o mesmo mas o dinheiro falou mais alto para clube e jogador, espero que possa regressar ao Dragão no futuro e até lá desejo-lhe tudo de bom.

    Parabéns Inês. :)

  • Bernardo Clara
    Posted Novembro 28, 2015 at 7:50 pm

    Ines Sampaio, apesar concordar e apreciar imenso as tuas análise relativas ao futebol, o mesmo não posso dizer do cinema. Foi um infeliz paralelismo ao futebol. Fazer querer passar a imagem que Christian Bale é o melhor actor actualmente quando tem vários à sua frente é pecado. Ainda mais pecado é subestimar a Cate Blanchett ( que se calhar só a Meryl supera) em Blue Jasmine apesar de perceber que Woody Allen não chega a todos, e ainda mais pecaminoso é inferiorizar a sua prestação à da Amy Adams que eu adoro e que já tanto merece um óscar. Cate Blanchett é só majestral nesse filme e para isso bastan os últimos 5 minutos de filme

Deixa um comentário