Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Incrível! Russell vence GP da Áustria em final dramático; Verstappen e Norris protagonizaram grande luta pela vitória, mas colidiram no fim e deram triunfo ao Mercedes

Corrida mais emocionante do ano? Norris mostrou-se muito ansioso quando percebeu que podia chegar à vitória e, depois de exceder pela 4.ª vez os limites de lista, já era óbvio que ia ser penalizado e não iria conseguir, pelo que arriscar tantos nestes ataques demonstrou uma certa ingenuidade, mas Max, que só colocou a liderança em risco por causa de uma paragem anormalmente longa, voltou a abusar de uma condução perigosa como faz sempre que se vê atacado e vai novamente ser tema de conversa por motivos menos bons (veremos se a FIA vai intervir). Com isto tudo, Russell viu-lhe o triunfo cair no colo de uma forma totalmente inesperada, acentuando a melhoria nos resultados que a Mercedes vem tendo nas últimas semanas.

George Russell venceu o Grande Prémio da Áustria, o seu 1.º triunfo e da Mercedes esta época. O piloto britânico partiu do 3.º lugar e aí se manteve durante toda a corrida, até à volta 64, em que Max Verstappen e Lando Norris, que estavam numa luta feroz pela liderança (o McLaren até parecia levar vantagem), colidirem e entregarem a vitória de bandeja a Russell. Com isto, Norris foi obrigado a desistir, enquanto Verstappen teve um furo, mas ainda conseguiu acabar em 5.º. Piastri terminou em 2.º e Sainz fechou o pódio. Já Hamilton foi 4.º e Hulkenberg, Pérez, Magnussen, Ricciardo e Gasly fecharam o Top 10, ao passo que Leclerc foi obrigado a parar 4 vezes (teve danos na parte dianteira do carro logo na partida) e, apesar de uma corrida de sacrifício, ficou em 11.º fora dos pontos.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

24 Comentários

  • Art Vandelay
    Posted Junho 30, 2024 at 2:32 pm

    Culpa total do Verstappen, não pode mudar a trajectória daquela forma em cima da curva

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 30, 2024 at 2:38 pm

    Colidiram porque o Max foi do centro para o lado esquerdo, não evitando assim a colisão com o Lando (já seria expectável uma colisão dessas pois o Max já andava a “ameaçar” algo daquele género).
    *
    Gosto do Max enquanto piloto, mas estas atitudes que ele tem só lhe ficam mal. Atitudes mesquinhas e condução agressiva quase à Jake Dennis.

    • riscas
      Posted Junho 30, 2024 at 2:50 pm

      Ainda por cima, o Lando já vinha a avisar há várias voltas que o Max estava a fazer esse tipo de manobras.
      Não se percebe, como atualmente fazem tantas investigações e dão penalizações em incidentes de corrida, mas depois nem anotam este tipo de manobras.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 30, 2024 at 2:39 pm

    O vencedor desta corrida em condições normais seria Lando, mas Max não quis que assim fosse…

    Atitude absolutamente vergonhosa do holandês que tira o seu adversário da corrida e ainda ganha com isso. O crime compensa.

    A vitória acaba por cair no colo de Russell e da Mercedes o que pode vir a ser importante para a estrela de prata que tem vindo a crescer de rendimento.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 30, 2024 at 2:43 pm

      Como assim? Achas que o Norris ia abrir uma vantagem superior a 5 segundos em meia dúzia de voltas? Nem pensar.

      • disturbed17
        Posted Junho 30, 2024 at 3:47 pm

        Quando ambos foram ao Pit faltavam 20 voltas para o fim, e o Norris estava claramente mais rápido, não era apenas pelo DRS, até porque chegou a ficar sem ele e recuperou rapidamente.
        Na verdade ganhar os 5 segundos não seria tarefa impossível, e justamente o Max também deveria ser penalizado, várias vezes a mudar mais que 1x de trajetória para impedir a ultrapassagem, inclusive na batida onde se manda para cima do Lando.

    • Foge Quim
      Posted Junho 30, 2024 at 2:46 pm

      Em condições normais, o Norris já teria levado a penalização por ter excedido 4 vezes os limites da pista.
      O Max sempre foi o será um alvo fácil de apontar o dedo, efeitos secundários de ser um dos melhores pilotos de sempre da F1.

      • disturbed17
        Posted Junho 30, 2024 at 3:48 pm

        Em condições normais o Max teria sido penalizado por mudar de trajetória mais que 1x para impedir a ultrapassagem.

    • Citizen_Erased
      Posted Junho 30, 2024 at 2:58 pm

      Para mim ou penalização na próxima corrida, ou desqualificação nesta. Assim não tentava estas brincadeiras de novo.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 30, 2024 at 2:42 pm

    Verstappen a ser o mesmo nojentinho de sempre, Norris a ser burro como uma porta. Nada de novo, siga para a próxima.

  • riscas
    Posted Junho 30, 2024 at 2:46 pm

    Foi pena a colisão, pois iria haver luta até ao final. Mas, por outro lado, a certo momento parecia ser inevitável haver algum tipo de toque.
    O Max a abusar das manobras de defesa e o Lando a dar demasiado nos ataques (na manobra que terminou com a colisão, com mais calma e experiência, o Lando poderia ter evitado o segundo toque, que provavelmente foi o que obrigou à sua retirada, e com isso beneficiado com isso.
    Quanto ao Max, já são muitas vezes a cometer erros quando pressionado.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 30, 2024 at 2:56 pm

    Corrida brutal, Max a voltar ao que sempre foi quando não tem um carro a anos luz dos outros, é um piloto excecional, mas não o metam na mesma frase com Senna e Schumacher.. Lando devia ter vencido, era o mais rápido era uma questão de tempo, e ali o Max simplesmente não lhe deu espaço e acabou ali a corrida para os 2..
    Checo a mostrar que está a mais, só mesmo em dinheiro de patrocínios porque em skills é 12º para baixo no grid, assim à 1a vista, só o Sargeant, Zhou e Stroll são piores que ele.. o Nico ultrapassá-lo na ultima curva com um Haas foi hilariante..
    Russell a aproveitar o momento e a sacar a vitória, nada a dizer, fez uma corrida constante no 3º lugar e teve o seu momento

    • guardiaodafalacia
      Posted Junho 30, 2024 at 4:13 pm

      Era uma questão de tempo? Bastante tempo teve o Lando para ultrapassar o Max e não esquecer que estava a ter uma corrida bastante morna e, não fosse a paragem nas boxes anormal do Max, provavelmente ficaria em segundo sem ter ameaçado o Max e sem ter sido ameaçado pelo Russell, nem aquecendo nem arrefecendo. A questão das atitudes que se seguiram já é outra conversa, mas dizer que era uma questão de tempo até o ultrapassar parece-me francamente exagerada, até porque o mais provável era que, caso o Lando ultrapassasse o Max, o neerlandês provavelmente iria recuperar o primeiro lugar na mesma.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Junho 30, 2024 at 8:47 pm

        O Max naquela altura tinha os pneus bem mais desgastados, o Lando se o passa depois da curva 3/4, acho que fugia de vez, daí a defesa super agressiva do Max aquelas voltas todas, sempre a mudar de direção antes da travagem da curva 3, que deu depois o acidente, o Lando com o DRS ía ultrapassar de certeza, aliás na volta em que eles batem o Lando já ia para a frente da corrida

        • guardiaodafalacia
          Posted Junho 30, 2024 at 11:38 pm

          Não concordo. Ele esteve umas dez voltas para ultrapassar o Max, sempre com DRS. Nessa altura, nem sei se não era o Lando com os pneus em pior estado. Mas seja como for, estamos a entrar no jogo das suposições e, como tal, nada melhor do que esperar pelas próximas corridas e ver o desenrolar da temporada

          • Hirok "The Truth"
            Posted Julho 1, 2024 at 8:56 am

            Sim claro, o Lando percebeu que na reta para a curva 4 mesmo com DRS não estava a dar, daí a agressividade ou a “Dive Bomb” na 3 que o fez inclusive exceder os limites de pista, mas no acidente entre eles não tem culpa nenhuma o Max muda a trajetória duas vezes, uma penalização de 10s para quem tirou alguém da corrida é muito branda.. quem tira um carro da corrida deveria ser penalizado em 30s ou mais, uma vez que é a pior coisa que se pode fazer numa corrida..

  • Citizen_Erased
    Posted Junho 30, 2024 at 2:57 pm

    Gosto bastante do Max, acho que é o melhor piloto do campeonato, mas devia (duvido que aconteça) ser fortemente penalizado na próxima corrida por esta brincadeira…
    Dá algumas recordações de Schumacher nos anos 90. Não é ganhar a todo o custo…

  • Mike-UK
    Posted Junho 30, 2024 at 3:04 pm

    A perversão de se querer um desporto mais competitivo e ao mesmo tempo se aplicarem penalizações por limites de pista quando se está a competir pelo primeiro lugar é qualquer coisa…
    E depois, a conclusão da coisa: Max com duas mudanças de direção na mesma curva promove o toque, com isso invalida o resto da corrida do Lando mas mesmo assim ainda regressa à corrida para pontuar.
    Well done, FIA!

  • Belio
    Posted Junho 30, 2024 at 3:17 pm

    Engraçado que os mesmos que criticam o Max pela condução agressiva hoje que teve não criticaram a semana passada o arranque do Norris a empurrar o Max para a relva, não criticam o dive bomb do Lando em que empurra o Max para fora da pista…. Era bom alguma coerência mas já nada surpreende com existe o ódio de estimação

    • DNowitzki
      Posted Junho 30, 2024 at 4:33 pm

      O “dive bomb” não, OS, pois foram múltiplos. Por outro lado, saiu de pista 4 vezes, a última graças a uma manobra super agressiva que o arrastou para fora de pista e a penalização demora décadas a sair.
      Há sempre uma forma dúplice de ver as coisas.
      Não querem limites? Ponham lá muros ou gravilha. Queremos espaço para não colocar os pilotos em perigo, mas depois é aproveitar esse espaço para correr? Bom, então é melhor fazer traçados da largura de pistas de aeroporto.

  • Omega
    Posted Junho 30, 2024 at 4:04 pm

    Os meus dois cêntimos.
    Critica-se sempre a defesa do Max… porem ele está lá para ganhar. Deixava-o passar? Certo, foi demasiado agressivo. Não ponho isso em causa.
    Mas no momento em que entram numa pista todos eles sabem o que pode acontecer. Sabem, por certo, se vão atras de alguém e já estão em risco por tudo o que fizeram, mais vale ter calma porque o que vai a frente não vai abrir e criar uma via Verde.
    Max defendeu, Norris foi atacar à louco. Correu-lhe mal

    • Art Vandelay
      Posted Junho 30, 2024 at 9:09 pm

      Não podes mudar a trajetória em cima da curva, o que o Max fez é ilegal….o Max mandou-se para cima do Lando

    • Mike-UK
      Posted Junho 30, 2024 at 9:57 pm

      Nao podes fazer duas mudanças de direção na defesa, precisamente para evitar situações destas em que depois de abrires um lado (aqui cedeu a curvar, o que conta como um movimento) fechas o outro.

  • Alforreca
    Posted Julho 1, 2024 at 11:20 am

    Nota prévia: Sempre gostei do Max e do estilo agressivo, mas depois de 2021, especialmente São Paulo, acho que alguém devia ter feito alguma coisa.

    Relativamente a esta corrida e ao “incidente”.
    Primeiro, discordo com a análise e conclusão de que mudou várias vezes de direcção, vão ver as lutas normais naquela curva, nomedamente o Leclerc a fazer o mesmo naquela curva ao Max – que foi inteligente e travou mais forte para virar mais cedo e passar por dentro – ou o que o Vettel fez ao Hamilton uns anos antes, na mesma curva depois de ultrapassar na recta anterior. As posições do carro são semelhantes a diferença é a quantidade de corrector que os anteriores utilizaram e que o Norris não utilizou.

    Sobre a “mudança de direcção”, é o clássico movimento do Max, trava a direito (vejam o onboard, a partir do momento em que está nos travões o volante está a direito) mas sempre a espremer o adversário. Aconteceu um toque semelhante há uns anos em Monza com Hamilton, salvo erro.

    Agora sobre o Norris. Andou a fazer de “early” Verstappen com dive bombs impossíveis, inclusivamente vimos o Max a evitar bater (algo que nunca julguei poder acontecer). A verdade é que o Lando é o underdog e todos gostamos do underdog, mas já em Barcelona na ânsia de meter o Max fora da pista, perdeu a corrida e hoje fez o mesmo. Nota também para a demora a saírem os 5 segundos de penalização, acho que teria acabado com a hipótese de Norris vencer, mesmo ultrapassando o Verstappen (e talvez acalmasse os ânimos).
    O Lando deveria ter também percebido o que estava a acontecer antes do toque por duas razões: primeiro porque sabe que o Max não está a olhar para aquele espelho, portanto, tal como no divebomb anterior o Max teve que abrir, deveria ter feito o mesmo (quase de certeza que teria conseguido a penalização que “precisava”); e depois, sejamos honestos, no ponto em que se dá o contacto, o Norris nunca ia conseguir ultrapassar o Max até à curva 4.

    Não estou a dizer que o Norris optou por bater, mas não avaliou bem a situação e acabou por deitar uma corrida a perder, devido a um mau julgamento. Acho que está a ser afectado pela pressão de ter um carro que provavelmente é melhor que o Red Bull em ritmo de corrida, mas não está a conseguir capitalizar.

Deixa um comentário