Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«É inexplicável como é que Messi só venceu uma Champions nos últimos anos»

É desta que termina o jejum?

O Barcelona só venceu uma Liga dos Campeões nos últimos 7 anos, quando bateu a Juventus em 2015, e Coutinho, no lançamento do jogo com o PSV, reconheceu que não é fácil explicar como é que Messi está há tanto tempo sem triunfar na prova milionária. «É inexplicável [como só venceu uma vez nos últimos 7 anos]. É o melhor do mundo, talvez da história», afirmou o brasileiro, que admitiu ainda que na época passada viveu uma situação incómoda por não poder participar na Champions. “Foi muito difícil. Sempre que um jogador está fora custa. Queria ajudar de alguma maneira, mas não podia [por já ter jogado pelo Liverpool]. Foi uma eliminação muito dura [contra a Roma], acrescentou.

85 Comentários

  • jpm
    Posted Setembro 17, 2018 at 11:30 pm

    Por acaso é bastante fácil de ser explicado, a resposta é ter azar de coexistir na era de ronaldo!

    • silva
      Posted Setembro 18, 2018 at 2:05 pm

      Caro amigo, teem que ser mais originais, pois a era sempre foi e sempre será de Messi, quer o Ronaldo marque 5 ou 90 golos numa época…

      • Kacal
        Posted Setembro 18, 2018 at 4:31 pm

        Nunca vi ninguém que se referi-se à Era de Messi, mas sim à era de Ronaldo e Messi. Aí também não exageremos. Embora muitos prefiram o Messi e o achem o melhor, a era sempre foi dos dois.

        • silva
          Posted Setembro 18, 2018 at 7:51 pm

          Kacal, podes argumentar o que quer que seja, mas desde o inicio que o Messi comecou a jogar, se fala da Era do Messi, da mesma maneira que se referem a ele como sendo um único ET. Na tugalandia, e na madrilandia, nao sei se terá sido por falta de originalidade, ou pela necessidade de tentar igualar os feitos do Portugues, é que comecaram a utilizar o mesmo tipo de expressoes.

          • Kacal
            Posted Setembro 18, 2018 at 11:20 pm

            Deve ser isso, deve silva. Assim como tu podes argumentar o que quiseres que isso que dizes não se tornará verdade!

  • Chico Ferreira
    Posted Setembro 17, 2018 at 11:30 pm

    Uma parte da possível explicação:

    Cristiano Ronaldo scored 23 quarter finals goals and Messi 10. Cristiano Ronaldo scored 13 semi finals goals and Messi 4. Cristiano Ronaldo scored 4 finals goals and Messi 2. Cristiano Ronaldo is also the all time assist leader.

    If you want just to talk about the last few years like Coutinho is saying: in the last 11 quarter finals games Cristiano Ronaldo has scored 15 goals and 2 assists meanwhile Messi scored 0 goals and 1 assist.

    • Kafka
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:09 am

      A habitual desonestidade intelectual do João Gomes que põe os números segmentados e não globais porque sabe que nós números totais não lhe interessa… Mas mais engraçado de tudo é que esses números todos e depois no fim com VAR isento o Real tinha sido eliminado nos 2 últimos anos pelo Bayern

      • Kacal
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:50 am

        Nos globais temos 120 do Ronaldo contra 100 do Messi. E foi o melhor marcador da competição nas últimas 6 edições consecutivas. Os números globais de golos nesta competição, que é o que está aqui em discussão, são estes. Faltam as assistências, que se não estou em erro, o Ronaldo também é o maior assistente da história da competição, corrijam-me se estiver errado.

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 18, 2018 at 8:01 am

        Falas mal do Chico Ferreira, mas o que acabaste de fazer a mesma coisa ao dizer noutra resposta a comentário que o Barcelona foi ridiculamente prejudicado em dois jogos, esquecendo os jogos em que foram beneficiados ao longo dos últimos 7 anos. Da mesma maneira foste tu agora que tiveste desonestidade intelectual por não teres colocado os factos globais mas sim aqueles que te interessam.

    • Kacal
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:17 am

      Contra factos não há argumentos. Aqui não há discussão.

      • Kafka
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:44 am

        Pois não há discussão, verdade, Messi tem melhor media de golos por jogo na Champions e tem melhor media de golos por jogo no total de carreira, para além de apesar de ser mais novo, ter ganho mais titulos colectivos que o Cristiano… Ah e ainda tem mais assistências que o Cristiano, isto apesar de ter menos jogos no total de carreira que ele… De facto tens razão, contra factos não há argumentos, o Messi no total de carreira tem melhores ratios tanto de golos como de assistências, isto apesar do Messi jogar mais longe da baliza que o Cristiano… Portanto tens razão, contra factos não há argumentos

        • Nodlehs
          Posted Setembro 18, 2018 at 10:49 am

          Incrível como até no futebol internacional os comentários acabam sempre nas arbitragens! Mais ninguém reparou que de 2015 até 2018 não são 7 anos? Hehe

        • Kacal
          Posted Setembro 18, 2018 at 12:39 pm

          Champions, meu caro. Falamos em Champions. Não mudes o tema para o que te convém e foca-te no que falaram. Neste tema, o user Chico Ferreira disse factos.

          • Kafka
            Posted Setembro 18, 2018 at 12:58 pm

            Eu falei de Champions, aprende a ler… Messi tem melhor media de golos por jogo que o Cristiano na Champions, agora como é mais novo é normal ter menos jogos logo tem menos golos, mas a média de golos por jogo o Messi tem melhor ratio na Champions

            • Kacal
              Posted Setembro 18, 2018 at 1:09 pm

              Eu entendo outra coisa por termos globais. Termos globais é golos e assistências no geral, assim como golos decisivos nas fases a eliminar. Mas pronto, o Messi leva vantagem nesse ponto, aceito e ok, mas o Ronaldo leva nos outros a nível de Champions. É assim tão difícil admitires? E porque vais buscar o argumento que te convém? É mentira o que o user Chico Ferreira disse no seu comentário? Se tens argumentos que comprovem que o que ele disse não foram factos, apresenta-os!

              Sobre a parte do “aprende a ler”, nem vale a pena dizer nada, devias ter mais respeito pelas pessoas e não me conheces de lado nenhum. Esta foi a última vez que te respondi, desisto. Não é que te importe se te respondo ou não, mas pelo pouco respeito que ainda tenho por ti, prefiro “avisar-te”. Continua no teu registo aqui no blog, não quero saber. Fica bem.

            • Santander
              Posted Setembro 18, 2018 at 2:15 pm

              Ora vejamos o Ronaldo apresenta uma média de 0,76 e o Messi de 0,8.. Agora dois aspetos apenas se é verdade que Ronaldo é mais velho por isso pode ter mais jogos e golos também é verdade que sendo mais velho deveria ter mais dificuldade em atingir os números que atinge vermos se Messi aos 33 anos faz uma Champions com 15 golos.. Depois isso é tudo muito bonito mas se analisarmos os golos apenas a partir dos 1/4 a diferença é surreal e sim faz toda a diferença, uma coisa é um jogador aparecer na fase de grupos e até 1/8 de final outra é ser decisivo a partir dos 1/4 onde fica a Nata da nata.. Que o digam Lewandoski e Ibrahimovic que tão criticados foram por nunca terem conseguido corresponder quando o nível subiu

  • jpm
    Posted Setembro 17, 2018 at 11:34 pm

    Por acaso é bastante fácil de ser explicado, a resposta é ter o azar de coexistir na era de Ronaldo!

    • Kafka
      Posted Setembro 17, 2018 at 11:51 pm

      Coexistido na era do Cristiano? Como assim? Nos 2 últimos anos quem eliminou o Bayern não foi o Real mas sim os árbitros, com VAR o Real tinha ficado de fora das 2 vezes, portanto 2 Champions em 9 anos de Real

      • Francisco Ramos
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:15 am

        Por acaso o Barcelona nunca foi ajudado quando ganhou! E veja as estatísticas dos golos do Ronaldo e do Messi nos jogos a eliminar.

        • Kafka
          Posted Setembro 18, 2018 at 12:22 am

          Nestes 9 anos, diz-me uma ÚNICA eliminatoria que o Real tenha sido prejudicado, só uma vá lá…. Mas uma coisa em grande, um roubo ao nível do Inter-Barça ou do Atl Madrid-Barça de 2016… Vou ficar à espera sentado, melhor deitado até porque está na hora de ir dormir e não vais encontrar em 9 anos um único roubo ao Real como o Barça já foi roubado

          • Chico Ferreira
            Posted Setembro 18, 2018 at 12:39 am

            Não querendo alimentar estas discussões habituais vou lembrar recorrendo mais uma vez a números.
            2016-2017- Real Madrid elimina em sequência (das melhores e mais fortes que me recordo) Nápoles, Bayern, Atlético e Juventus tendo o grande total de 0 penaltis a favor e 5 contra nessa edição da UCL.

          • Goncalo Silva
            Posted Setembro 18, 2018 at 7:57 am

            O Real prejudicado talvez não se encontre, mas o Barcelona beneficiado tens um grande exemplo: o Barcelona-PSG. Se esse não foi escândalo, então nenhum dos que mencionaste foi.
            Com isto, quero dizer que o Barcelona não é nenhum santo e que as equipas espanholas ganharam 18 das últimas 19 competições europeias por serem claramente beneficiados em relação aos outros países.

          • psychomantis
            Posted Setembro 18, 2018 at 4:43 pm

            Foi prejudicado num jogo em 2011 com o …Barcelona. Houve uma expulsão ridicula de pepe em que este não faz falta nenhuma sobre Dani Alves (nem lhe toca) e o brasileiro sai do campo de maca. Uma vergonha para o futebol.

            • SenyorPuyol
              Posted Setembro 18, 2018 at 5:57 pm

              Mas tem a certeza que viu a entrada? Dos vermelhos mais indiscutíveis que já vi…

              • psychomantis
                Posted Setembro 18, 2018 at 7:22 pm

                Para mim foi dos mais ridiculos, mas pronto, pelos vistos não é assim tão óbvio como pensava. De qualquer das maneiras penso que toda a gente concorda que a atitude do Dani Alves nesse lance foi vergonhosa.
                Já agora, fui rever essa eliminatória e houve outro lance muito polémico. Na segunda mão Ronaldo sofre falta de mascherano e cai contra Piqué (que é derrubado e cai no chão) enquanto Higuaín colocava a bola dentro da baliza… O árbitro marca falta a favor do Barcelona e o Real Madrid é duplamente prejudicado: não é assinalado falta sobre Ronaldo e tem um golo anulado. Isto é mais em resposta ao Kafka.
                Nem gosto muito de estar a falar destes lances até porque nesse ano o Barcelona ganhou o Champions com todo o mérito e praticava um futebol espetacular.

        • untaxpt
          Posted Setembro 18, 2018 at 7:53 am

          Ui nunca foi ajudado não é bem assim. Lembro-me assim de cabeça o jogo contra o Chelsea em Stanford Bridge em 2009, com aquela mítica imagem do Drogba á frente das câmeras a dizer “disgrace”. Aquele patrocínio da UNICEF fazia o Barça uma equipa likable pelos árbitros. Nenhum é santo e estás equipas são claramente ajudadas nas Champions. Só não tem corrido melhor apenas porque têm algum desleixo em alguns jogos fundamentais muitas vezes até foi por falta de gestão.

          • Francisco Ramos
            Posted Setembro 18, 2018 at 10:29 am

            Eu estava a ser sarcastico porque foi exactamente nesses exemplos que pensei. E mesmo quando foi eliminado, também foi ajudado.

          • Quinhas
            Posted Setembro 18, 2018 at 12:29 pm

            Essa da UNICEF é das coisas que mais graça dá…O Mou falou nisso e o pessoal foi atrás.

      • Sombras
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:16 am

        Com o VAR o Messi em vez de uma tinha zero, portanto se vais por aí.

        • oMeuUserName
          Posted Setembro 18, 2018 at 10:27 am

          Porquê? O que se passou em 2014/2015? Não me lembro de nessa o Barça ser favorecido… É que é essa “uma” que se fala aqui, é a de 2015, não a de 2009. É que o Messi não tem uma Champions, tem quatro… Tem uma nos últimos 7 anos, mas ele já joga há bem mais tempo

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 18, 2018 at 7:54 am

        Até parece que o Barcelona tem sido eliminado pelo Real. Mesmo que o Real perdesse as duas vezes com o Bayern, o Messi não ganhava as Champions.

    • AndreChaves9
      Posted Setembro 18, 2018 at 8:02 am

      Mas o Barça tem sido eliminado pelo Real? Essa é nova.
      Escusado será dizer que essa comparação apenas pode ser feita em competições onde.se.encontrem os dois…. Mas pronto ter de pensar um bocado é difícil

  • Kafka
    Posted Setembro 17, 2018 at 11:59 pm

    É facilmente explicável, em 2016 por exemplo há uma mão escandalosa na área do Atl Madrid e o árbitro manda jogar, e o Barça é eliminado… Já o Real é o inverso, mãos na bola na própria área, faltas na própria, é sempre a mandar jogar… O ano passado por exemplo, no último minuto do jogo contra a Roma há um penalty igualzinho ao penalty do Real-Juve qual foi a diferença? O do Real-Juve foi assinalado a favor do Real, o do Roma-Barça, siga segue jogo que assim está bem… É impossível combater isto… Aliás basta ver que depois no confronto directo o domínio do Barça sobre o Real nestes 9 anos foi avassalador, quando defrontaram os mesmos adversários e com as mesmas regras e condições, o Barça ganhou o triplo dos títulos do Real, 6-2 para o Barça

    • Mantorras
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:52 am

      É por isso que estou sempre a pedir que calhe o Real ao Barcelona, mas “nunca calha”. Aí é que eu queria ver os reis da europa, mesmo nos anos em que ganharam.

    • bazik10
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:00 am

      Tamanha hipócrisia… Uefalona ajudada anos a fio e ainda tem coragem de falar em arbitragem. 6-1 Ao PSG foi um belo roubo, prenda da arbitragem. Bela memória seletiva.

    • Nando V
      Posted Setembro 18, 2018 at 7:23 am

      Estás sempre um bocado parcial, Kafka. Para mencionares arbitragens, convinha não esqueceres o modo como o Barça ganhou a sua penúltima Champions (sobretudo um famoso jogo em Londres, com o Chelsea: um dos capítulos mais ínfames e deploráveis da história da competição). Eram supostamente a melhor equipa do mundo na altura, mas também todos os ventos ajudavam.

    • Gus Ledes
      Posted Setembro 18, 2018 at 8:19 am

      Drogba riu-se deste cometário

    • Arel
      Posted Setembro 18, 2018 at 9:34 am

      Realmente o Barça tem muito que se queixar de arbitragens na Champions… o Chelsea, Arsenal e PSG mandam cumprimentos!

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 18, 2018 at 9:59 am

      Oh Kafka o Cris deve ter-te feito algum mal para tal ódio cego…
      Aqui só há uma coisa que concordo contigo: Messi é o melhor jogador do mundo e nem há discussão.

      Posto isto… tanto o Real como o Barcelona são ajudados escandalosamente pelas arbitragens em momentos decisivos na Champions. Real-Bayern, Barcelona-PSG, Chelsea-Barcelona (talvez o mais escandaloso roubo da história da Champions)…
      Agora há que saber ver as coisas. O Leo tem a sua quota parte de culpa nos últimos fracassos do Barcelona na Champions, desapareceu nos momentos decisivos e não conseguiu mostrar a sua qualidade e ser decisivo. ´

      Quanto ao Real, contou com o Ronaldo em alguns momentos decisivos, porque nas alturas que era preciso golos (a única coisa que ele sabe fazer hoje em dia) ele aparece.

      Tem sido o melhor marcador dos últimos anos e é o jogador mais decisivo da competição, o Real beneficiou disto e venceu as últimas 3 edições com uma excelente equipa, ponto.

      Nem tanto à terra, nem tanto ao mar.

    • andreacteles
      Posted Setembro 18, 2018 at 10:07 am

      Quando vamos buscar a arbitragem para desculpar o falhanço de um clube como o Barcelona, é só ridículo. Já foi prejudicado assim como já foi muito beneficiado.
      O Barcelona não ganhou mais champions nestes últimos anos por vários fatores e cada eliminação tem o seu motivo. O ano passado por exemplo, a saída do Barça da Champions foi apenas culpa deles. Muita passividade, e um pensamento que a eliminatória já estava resolvida contra uma Roma que sempre acreditou anular uma vantagem de três golos. Mas acho essa afirmação um pouco descabida tendo em conta que nos últimos 7 anos, 4 deles foram ganhos pela mesma equipa e os outros três: Bayern, Chelsea e Barça, sendo o Barça o último vencedor para além do Real.

    • Lopes da Silva
      Posted Setembro 18, 2018 at 11:10 am

      Uma coisa é tentares ires buscar as arbitragens para justificar as derrotas do Barça. Outra, é ires buscar as arbitragens para justificar os sucessos do Real. Por acaso em algum desses jogos jogaram um contra o outro? Se o Real não fosse beneficiado e passasse a Juve ou o Bayern, o Barça teria ganho? É que até parece que o Barça perdeu porque o Real ganhou.

      Usando uma expressão tua “o contorcionismo às vezes é tanto”….

  • Kacal
    Posted Setembro 18, 2018 at 12:16 am

    Acho um bocado parvo dizer que é inexplicável. Porque? Aconteceu algo sobrenatural que tenha impedido o Barça de conquistar as provas?! É simples, os outros foram melhore e o Barça perdeu, teve demérito também em certos momentos. Não há nada de inexplicável nisso.

    • SenyorPuyol
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:53 am

      A pergunta do jornalista foi “Como é que tendo Messi, o Barcelona só venceu uma Champions nas últimas 5?”.
      Portanto, para mim também é inexplicável. Apontei alguns factores “justificativos” no meu comentário em cima, mas como adepto, não encontro uma explicação “satisfatória” para que o meu clube não tenha aproveitado a presença de Messi para assegurar uma hegemonia indiscutível.
      Aos ouvidos de um adepto, que deve ser para quem Coutinho se dirige (pelo menos somos os mais interessados em ouvir o que ele tem para dizer), a palavra “inexplicável”, de “parva” parece-me ter muito pouco. Entendo perfeitamente que não faça sentido para si e para muita gente, mas no que me diz respeito a mim, pessoalmente, as palavras de Coutinho reflectem exactamente o que eu sinto.

      • Kacal
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:50 pm

        Para mim é parva no sentido que mesmo Messi, apesar de ser um craque e um dos melhores de sempre e “carregar” a equipa, é apenas UM e não pode fazer tudo sozinho e operar milagres. O Barça como colectivo esteve mal em certos momentos, teve demérito. E os adversários colectivamente também foram melhores. E além disso o próprio Messi esteve mais apagado em certos momentos chave, não podemos fingir que o argentino também não teve a sua parte de culpa. Faz parte da equipa e houve jogos que também não esteve ao seu nível. Depois se perderam foi por algum motivo, como disse não aconteceu algo sobrenatural que impediu o Barça de vencer mais a Champions, mesmo jogando de forma fantástico e o Messi estando a top, o que aconteceu foi que estiveram mal e os outros melhores. Mas sendo você adepto do Barça, compreendo que tenha uma perspectiva diferente de ver a pergunta, claro. Aceito.

  • SenyorPuyol
    Posted Setembro 18, 2018 at 12:23 am

    Portanto, deixem-me ver se entendi… o Messi tem ganho menos Ligas dos Campeões porque coexiste com Ronaldo, contra quem, na competição em questão, venceu dois jogos, empatou dois jogos e apenas perdeu um jogo há mais de 10 anos… Ok.

    Portanto, passando à frente do folclore… É verdade que o Barcelona tem estado aquém do que podemos fazer nesta competição, a principal razão que encontro é falta de atitude da equipa, foi assim contra o Atlético as duas vezes e foi assim o ano passado no Olímpico de Roma, pelo meio, nos quartos contra a Juve, a juntar a essa falta de atitude houve Luis Enrique.
    A pouca profundidade de alguns planteis ao longo dos anos também ajudaram e a abordagem dos mercados também foi muitas vezes deficitária (o jeito que dava ter garantido Coutinho o ano passado no verão, apenas como exemplo).
    Dito isto, espero que encaremos a Champions de outra forma este ano, quero que se alargue a seriedade com que tratamos a Liga (para mim, continuar a ser o principal objectivo) para outras competições, não quero atitudes de equipa pequena ao descurar uma competição em detrimento de outra. Temos que ser candidatos a tudo, e tem-me agradado a forma como o plantel fala este ano, agora falta passar isso para dentro das quatro linhas.

    • Mantorras
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:59 am

      O Barcelona, eplo menos em Roma chocou-me, pela forma passiva como se apresentou. Recuperar 3 golos para o Barça, é quase impossível porque para o fazer é preciso arriscar, e ao arriscar, o Barcelona marca quase sempre… mas nesse jogo dormiram e foram dominados até estar 3-0.

      A mentalidade foi horrível. Já tinha existido aquele jogo com o PSG, o tal que depois deu reviravolta histórica, em que a equipa foi trucidada e parecia incapaz.

      O barça se quer vencer não pode ter estes tipo de jogos, não na champions, na champions têm que saber que é preciso estar focado, forte e estabelecer realmente a superioridade, o Barcelona tem que impôr-se em qualquer campo, pelo menos era a isso que eu estava habituado. Podia perder, mas “jogava sempre melhor”.

      • SenyorPuyol
        Posted Setembro 18, 2018 at 12:20 pm

        Subscrevo tudo Mantorras!!

        Precisamente o que mais me tem custado ver é a mentalidade da equipa, o ano passado com Valverde senti que as coisas estavam a mudar, mas nessa fase do ano, o meu ânimo começou a esmorecer, o desgaste já se começava a notar demasiado, principalmente de Busquets e Rakitic e a tal mentalidade da equipa no geral não compensou a menor frescura da sala de máquinas.
        Eu sei que é fácil “prever o Euromilhões no sábado de manhã” mas eu já estava a prever muitas dificuldades contra a Roma (não a hecatombe, mas muitas dificuldades). Vínhamos de jogos bastante complicados contra a nova escola italiana, a eliminatória contra o Chelsea de Conte apenas veio desbloqueada de Londres por um erro do próprio Chelsea. E uma ou duas semanas depois sofremos bastante para equilibrar o jogo contra o Sevilla de Montella (que nem estava a fazer um trabalho extraordinário), apenas a entrada de Messi do banco permitiu o empate.
        Contra a Roma de Di Francesco, a própria primeira mão foi desbloqueada pela má fortuna de De Rossi no auto-golo e depois na segunda, não houve capacidade para abrir o bloco da Roma e fazer incursões por fora ou mesmo forçar a aumentar a amplitude da linha de médios deles, estes dois factores foram essenciais contra o Chelsea, mas no Olímpico faltou com as consequências que sabemos.

  • Quinhas
    Posted Setembro 18, 2018 at 1:27 am

    Não é só a equipa base que ganha jogos…no Real Madrid para além do factor arbitragem,foram os seus reforços que estão /estavam no banco,Asensio,Bale,Kovacic,Nacho,Lucas Vasquez,no Barça Aleix Vidal,Denis Suarez,Alcacer,André Gomes ,acho que não é preciso esforço para ver a diferença…enquanto Asensio foi fundamental contra o PSG,Bale ganhou a Final,o Barça contra a Roma teve como primeira opção/substituição o Aleix Vidal…bem para rir dá.Finalmente a direcção lá acertou os parafusos e há um banco condizente com o nível do clube e aspirações.Embora reconheça ,que contra a Roma com uma vantagem de 4-1, foi pura falta de atitude !!!

  • André Dias
    Posted Setembro 18, 2018 at 2:50 am

    Não percebo o motivo de se dizer que o Barcelona só ganhou uma Champions nos últimos 7 anos quando a última vez que venceu foi em 2015.

    Depois não compreendo o “apenas” como se fosse um enorme falhanço. Se é para falar em fracasso na Champions então que se fale em Juventus (não vence desde 1996) Liverpool (desde 2005), AC Milan (desde 2007), Manchester United (desde 2008) ou Bayern (desde 2013). Ou então podemos falar em Man City, PSG e Chelsea que estão fartos de derreter petrodólares e o único que venceu a Champions foi o Chelsea em 2012 com o futebol mais nojento que me lembro de ver na Europa.

    O Barça conquistou mais Champions na última década do que no resto de toda a sua história. É um dos clubes mais bem sucedidos dos últimos 10 anos. Perde para o Real Madrid a nível de títulos europeus (vencer 4 em 5 é um feito brutal) mas tem dominado internamente. Não faz sentido nenhum falar em jejum até porque o Barça foi precisamente o último clube a vencer a Champions antes do Real Madrid.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 18, 2018 at 7:02 am

    Inexplicável? Eu posso explicar: o Barça foi eliminado porque foi inferior, houve equipas melhores que mereceram vencer, ponto final.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 18, 2018 at 9:43 am

    Os últimos anos é possível explicar porque não ganhou, o troféu já estava “comprado” ainda antes de a prova começar, O Real já tinha reservado o troféu nestes anos e como tal nem que o ataque fosse Messi, Cristiano e Neymar não haveria nada a fazer.

    Por outro lado, não podemos esquecer que o Messi (apesar de parecer) não joga sozinho e o colectivo do Barcelona falhou muitas vezes. Como exemplo mais recente não podemos esquecer a eliminação patética a época passada.

    • hortalica
      Posted Setembro 18, 2018 at 10:40 am

      A sério que queres culpar as arbitragens pelo insucesso do Barcelona principalmente nestes 2 últimos anos? E que o Messi só não fez mais a diferença por culpa dos colegas?

      Nos oitavos em 2016/17 o Barcelona só passou a eliminatória contra o PSG (Neymar ainda estava no Barcelona) devido a uma arbitragem escandalosa. Nos quartos apanharam a Juventus e perderam 0-3 e empataram 0-0 (nem 1 golo marcaram).

      Em 2017/18 o Barcelona passou os oitavos contra um dos piores Chelsea da sua história recente, no quartos de final foi eliminado pela Roma e no jogo em Camp Nou o arbitro favoreceu o Barcelona, até o treinador da Roma veio dizer que o Barcelona não precisava daquelas ajudas.

      Engraçado é que nos últimos 8 jogos na fase a eliminar o Barcelona tem 2 jogos em que é favorecido pelas arbitragens e numa das eliminatórias passou à rasca e noutra foi eliminado. O Barcelona a queixar-se não será certamente das arbitragens nestes 2 últimos anos, foi porque foram incapazes e os adversários foram melhores.

      O Messi é um fora de série mas na fase a eliminar da champions estes 2 últimos anos pedia-se mais, em 8 jogos da fase a eliminar, tirando os 2 jogos com o Chelsea em que esteve muito bem (3 golos e 1 assistências), os outros 6 jogos (2x PSG, 2x Roma, 2x Juventus) foi uma sombra daquilo que é (1 golos e 0 assistências) e isto não é só culpa da equipa. O Ronaldo nestes últimos 3 anos se não fosse ele, o Real Madrid havia eliminatórias que não tinha passado, talvez a mais escandalosa foi contra o Wolfsbrug em que o Real Madrid fez 2 jogos muito maus e se não fosse o Ronaldo a levar completamente a equipa as costas não passavam. Isto a meu ver é o que tem faltado ao Messi nestes 2 últimos anos, ser decisivo nos jogos importantes da fase a eliminar da champions, enquanto que o Ronaldo tem mais golos que jogos contra equipas como o Bayern, Atlético, Juventus e PSG, o Messi para fazer a diferença sentiu muitas dificuldades.

      • Ze Maria
        Posted Setembro 18, 2018 at 11:33 am

        São dois anos da carreira dele.

        O Messi já banalizou toda a gente no futebol, todos os defesas, todos os GR, já marcou e violou toda a gente, tal como o Ronaldo.

        • hortalica
          Posted Setembro 18, 2018 at 12:03 pm

          Eu só disse isso porque Messi e Ronaldo nos habituaram a exibições monstruosas mesmo contra as equipas mais fortes, mas a verdade é que Messi estes 2 últimos anos na fase a eliminar da champions (tirando os 2 jogos com o Chelsea) não foi o Messi que todos esperavam (e a que ele nos habitou). O Messi estes 2 últimos anos internamente (Liga espanhola e Taça do Rei) foi muito forte mas na Champions (e também Mundial) esperava-se mais de Messi.

      • silva
        Posted Setembro 18, 2018 at 1:56 pm

        Da mesma maneira que se pedia mais no campeonato ao Ronaldo e também ao Real

        • hortalica
          Posted Setembro 18, 2018 at 2:42 pm

          Que eu saiba este é um post sobre a champions e eu única e exclusivamente falei em provas internas para enaltecer os feitos de Messi (que internamente esteve muito bem).

          Pedia-se mais a Ronaldo no campeonato? Claro, mas o Ronaldo foi castigado (no inicio da época) e o Real Madrid nesse inicio perdeu logo alguns pontos importantes e ao longo do campeonato foi poupado em muitos jogos (principalmente os jogos mais fáceis). O Ronaldo acabou com uma média de golo por jogo superior ao Messi no campeonato, tal como na champions.

    • LevonAronian
      Posted Setembro 18, 2018 at 12:56 pm

      O real ser beneficiado tem tanto a ver com o insucesso do barca como do Benfica, não foi o real que eliminou o Barça nos quartos consecutivamente

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:17 pm

      O 1º parágrafo é vergonhosamente verdade!

    • Joao Martinez
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:53 pm

      Quais são as provas de que a champions já estava comprada? É que se é para mandar para o ar então também não é preciso provas para se ver que, por exemplo, o caso e-toupeira é vergonhoso, é espionagem, é corrupção, é portanto todas as acusações que estão contempladas na acusação… Se é para ir por aí, vamos por aí em todos os temas!

  • Pedro Salgado
    Posted Setembro 18, 2018 at 10:03 am

    É de facto estranho, não apenas pelo Messi, mas por uma equipa da qualidade do Barcelona ter ganho tão pouco nestes anos. A verdade é que se não fosse uma arbitragem vergonhosa em Stamford Bridge, o Messi não tinha ganho nenhuma, o que tornaria tudo ainda mais estranho.

    • oMeuUserName
      Posted Setembro 18, 2018 at 10:18 am

      Não tinha ganho nenhuma? Essa arbitragem de que falas foi em 2009, depois disso o Barça já ganhou mais duas Champions… O Messi na carreira tem 4, simplesmente nos últimos 7 anos só ganhou 1, mas ele já joga ao mais alto nível há 12/13 anos

      • Pedro Salgado
        Posted Setembro 18, 2018 at 11:23 am

        Admito estar equivocado quanto ao jogo (o tempo passa demasiado rápido). Obrigado por corrigires. De qualquer forma, atendendo à qualidade do Barça e ao upgrade que é ter provavelmente o melhor do mundo no seu plantel acaba por ser curto o pecúlio de Champions, nestes últimos anos. Cumprimentos,

    • Miguel Caçote
      Posted Setembro 18, 2018 at 11:17 am

      Como assim? 2009 não se enquadra nos últimos 7 anos… A que se está a falar que ganhou foi a de 2013 no Barça de Luís Enrique…

    • Ze Maria
      Posted Setembro 18, 2018 at 11:30 am

      O Messi já leva 4 Champions no currículo. Acho que estás equivocado. Depois dessa ainda veio a de 2011 e de 2015, sendo que também venceu em 2006.

    • silva
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:54 pm

      Sim, e se nao fosse a mesma arbitragem vergonhosa nos jogos do Real contra Atleticos, Muniques e Juventus, nestes ultimos anos… Já nem estou a falar dos jogos poupados ao maior arruaceiro da Champions…

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 18, 2018 at 10:44 am

    Nada tem de estranho, pelo simples motivo de que um jogador, ainda que o melhor do mundo (o que eu acho discutível), não joga sozinho.
    Além disso há, hoje em dia, cerca de oito equipas que são sempre favoritas a ganhar o troféu, pelo que é fácil ficar pelo caminho.
    O Real, nas últimas épocas, tem apostado as fichas todas nesta competição, poupando mesmo o Ronaldo na Liga, para estar fisicamente sempre nas melhores condições.
    Isto quanto a mim desfaz dois mitos:
    1. Que o Real não tenha colectivo (como disse nenhum jogador ganha sozinho);
    2. Que seja completamente indiscutível que Messi seja o melhor do mundo (aliás veja-se que Messi quando joga na selecção, onde não tem uma equipa de grande qualidade construída à sua volta, não rende nem metade do que rende no Barcelona);
    Aliás sempre gostava de ver Messi jogar noutro clube, para poder-mos apreciar se o seu rendimento se mantém!

    • AndreChaves9
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:26 pm

      Só é discutível para quem acha que o melhor é aquele que mais gosta ou para aqueles que não vem os jogos

    • silva
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:52 pm

      Poupava o Ronaldo, pois chegava a janeiro e fevereiro já com o campeonato perdido….
      Relativamente aos mitos, esse colectivo do real só se via na champions. E ao Messi sendo o melhor do mundo. Diz-me um jogador que desempenhe a mesma funcao como a que este desempenha no Clube e na Selecao de maneira igual, sendo o principal motor tanto de um como de outro. Sendo o jogador que tem que criar jogo no meio campo e ao mesmo tempo decidir lá na frente? Alem de Neymar, possivelmente nenhum, portanto nao tentem vir com esse argumento da treta que dá jeito ao Sonhor Portugues, porque limita-se a estar lá na frente

  • Fonseca77
    Posted Setembro 18, 2018 at 11:15 am

    Porque falta qualidade coletiva e capacidade de sofrimento, e querer ganhar ao Barça nos últimos anos. O ano passado com a Roma ganham em campo nou e a seguir em Roma foram passear as camisolas

  • 100Clubismo
    Posted Setembro 18, 2018 at 12:30 pm

    A explicação é simples. Falta de capacidade e de consistência. E convenhamos, os árbitros não têm dado aquela mãozinha. Devem ter virado as atenções todas para o rival de Madrid. E não me parece que é desta que quebram o enguiço.

  • Teixas
    Posted Setembro 18, 2018 at 12:36 pm

    O Barça nos últimos anos tem tido o Messi.

    O Real tem tido uma equipa.

    Tudo dito.

    • Teixas
      Posted Setembro 18, 2018 at 1:17 pm

      No entanto face a este assunto até faz sentido dizer:

      É inexplicável como o Ronaldo e o Super Real só venceram 2 campeonatos esta década.

  • joaomiguel14
    Posted Setembro 18, 2018 at 1:07 pm

    É preciso perceber que o Barcelona tem tido uma gestão patética. Maus treinadores e más abordagens ao mercado especialmente depois da saída do Tito Vilanova. Ter Messi chega para o campeonato em que é o melhor jogador da historia da La Liga não apenas pela genialidade mas especialmente pela sua consistência. Ganhar a champions é outra conversa e fazem muita falta jogadores como Xavi, Henry, Eto’o, Villa, Puyol, Dani Alves etc.. E arrisco a dizer que tirando Tito Vilanova que infelizmente viu o seu trabalho condicionado pelos seus problemas de saúde, qualquer treinador a seguir a Guardiola foi um autêntico desastre a trabalhar e a emular as filosofias e caracteristicas do ADN do futebol praticado no Clube.

    • troza
      Posted Setembro 18, 2018 at 3:08 pm

      Acho o mesmo.

      No início do ano passado quando sai Neymar e entra o Paulinho eu até disse para os meus colegas: queixamo-nos da gestão das equipas portuguesas (pelo menos benfiquistas e sportinguistas que são com quem eu falo mais) mas mesmo assim ás vezes fazem mais com muito menos que o Barça (e o Real este ano também está com uma estratégia que me deixa perplexo).

  • Santander
    Posted Setembro 18, 2018 at 2:10 pm

    Sinceramente o que acho que não se valoriza e não se realça é que desde de 2008 (incluíndo) jogaram-se 11 finais da Champions e apenas por 3 vezes a Taça não acabou ou nas mão de Messi ou nas Mãos de Ronaldo. Se quisermos recuar a 2006 13 edições sendo que em 9 foram para algum dos dois ET´s. A verdade é esta e por isso é que esta geração de jogadores é tão desvalorizada.. Vejamos Iniesta tinha limpo à vontade 2/3 bolas de ouro (não o acho inferior a Zidane por exemplo), Ibrahimovic pelo menos uma (se até Owen ganhou), Salah provavelmente com o ano que fez seria indiscutível, Modric também já podia ter uma no bolso e o que dizer de Ribery Neuer ou Griezmann… Enfim estes dois monstros desiquilibram e não é pouco.. Mas infelizmente só serão reconhecidos daqui a muitos anos

    • Graphic Pes King
      Posted Setembro 18, 2018 at 7:32 pm

      Sobre os jogadores concordo mencionados concordo bastante.

      Há um ideia de pouca competividade devido à dualidade Messi/CR mas na verdade é que outros jogadores (os que mencionastes) também têm uma palavra a dizer.

      O ano de 2012, então, pufffff…. Até Falcao seria Bola de Ouro noutra geração.
      Essa geração é, no fundo, muito, mas muito boa em termos de individualidades.

  • Obelix
    Posted Setembro 18, 2018 at 2:26 pm

    A explicação é simples. O futebol não é 1 contra 1, nem 1 contra 11. Apesar da imprensa (como prova esta pergunta ridícula do jornalista) tentar fazer passar que algumas equipas são 1 + 10 a verdade é que não é assim.
    Apesar do Messi ser de longe o melhor jogador que já vi, e apesar de ele ser o jogador que eu mais vezes vi ganhar jogos “sozinho”, a verdade é que contra equipas de classe mundial é impossível fazê-lo sempre.
    O Real Madrid, nos últimos anos, foi a melhor EQUIPA do mundo, com o melhor plantel, com o melhor /maior grupo de jogadores de classe mundial e com os jogadores com mais estofo para os grandes momentos (provavelmente a 2ª equipa com mais “estofo” para estes momentos depois do Barça de Guardiola). E é isso por isso que o BARCELONA não ganhou, porque houve equipas superiores.

    • Quinhas
      Posted Setembro 18, 2018 at 2:46 pm

      Obelix,é isso que é tão simples de ver e a maioria ignora ou faz questão…O Barça tinha o pior banco das principais equipas europeias e até pior que muitas de 2 plano…Aleix Vidal,Alcacer,Denis Suarez,Vermallen,André Gomes

    • kami1991
      Posted Setembro 18, 2018 at 3:47 pm

      Certissimo

  • Littbarski
    Posted Setembro 18, 2018 at 3:56 pm

    Enfim.
    É para estas perguntas ridículas que andam a fazer conferências de imprensa.

Deixa um comentário