
“It’s coming home?” A seleção dos Três Leões na teoria fica com via verde até à final (a Alemanha era o adversário mais complicado nesta parte do quadro), ainda por cima continua sem sofrer golos e está a contar com um super-Sterling (3.º jogo que resolve, o que faz dele um grande candidato a MVP do Euro). Kane com este golo também vai ganhar confiança e ter alguém a sair do banco como Grealish (esteve nos 2 golos) é um luxo. No entanto é igualmente conhecida a maneira como os ingleses deitam tudo a perder quando começam a ficar ‘com o rei na barriga’. Na perspetiva dos alemães, é mais um fracasso, depois do Mundial 2018, e Löw sai assim pela porta pequena. O falhanço de Müller irá também certamente atormentá-lo durante algum tempo (não era este o regresso à Mannschaft que pretenderia). Fica ainda a curiosidade de nenhum conjunto do ‘grupo da morte’ ter conseguido passar dos oitavos.
A Inglaterra derrotou a Alemanha, em Wembley, por 2-0 e já está nos quartos-de-final do Euro’2020. Numa partida muito equilibrada e com ocasiões para ambos os lados, o nulo só se desfez aos 75′ com Sterling a finalizar uma jogada que o próprio começara e a ser novamente decisivo (já tinha dado a vitória frente à Rep. Checa e Croácia). Logo no minuto seguinte, a Alemanha teve tudo para empatar mas Müller desperdiçou uma ocasião incrível, ao atirar ao lado quando seguia isolado perante Pickford. O jogo assumiu uma toada frenética e Harry Kane, que ainda não tinha marcado neste Europeu, fez o 2-0 após cruzamento de Grealish e deu tranquilidade à turma de Southgate. Os alemães ainda ameaçaram reduzir mas o resultado não se alterou e a Inglaterra fica agora à espera do vencedor entre a Suécia e Ucrânia.
XI Inglaterr: Pickford; Kyle Walker, Maguire e John Stones; Trippier, Kalvin Phillips, Declan Rice e Luke Shaw; Bukayo Saka, Harry Kane e Sterling
XI Alemanha: Neuer; Ginter, Hummels e Rüdiger; Kimmich, Goretzka, Toni Kroos e Gosens; Havertz e Thomas Müller e Timo Werner


145 Comentários
cards
Realmente o grupo de Portugal era o grupo da Morte. Nenhuma equipa desse grupo ainda está em prova… É caso único.
Af2711
Grupo sem norte, isto sim. A Hungria dentro do possível foi a mais corajosa das quatro no grupo.
troza
Para não falar que não faz sentido chamar o grupo da morte quando há um adversário mais fraco a que todos (na teoria) devem ganhar, ficando a faltar apenas um ponto para se apurarem. Enquanto os 3os lugares puderem ser apurados, isto deixa de ser grupo da morte a não ser que estejam em muito má forma…
… E por falar em má forma… A Hungria com muito menos que Portugal, Alemanha e França ia conseguindo ser apurada. Grupo teoricamente forte, na prática o grupo das desilusões do Euro… Só faltou estarem ali os Países-baixos em vez da Hungria.
PCGR
Parece que a GRANDE Alemanha só conseguiu fazer um grande jogo contra nós… Que estranho, tendo em conta o grande plantel que tinham.
Secalhar não eram assim tão bons e nós é que jogámos mal.
De qualquer maneira, o ‘grupo da morte’ já foi todo para casa. Como não adorar futebol!
Af2711
Os amigáveis já tinham dado algumas indicações. As grandes seleções estavam ao alcance de Portugal perfeitamente, se calhar com uma outra postura nesses jogos. É muito fácil comentar após o ocorrido, mas o Europeu está aí para quem quiser ver, não há uma seleção tão acima das demais. Itália e Holanda que para mim foram as melhores na fase de grupos sofreram (mesmo a Itália passando sofreu na segunda parte, levou ao prolongamento)
PCGR
O meu ponto é que a humilhação contra a Alemanha tinha sido completamente evitada com outra abordagem, principalmente do Fernando Santos.
Para não dizer que hoje, contra a mesma Alemanha, os Ingleses só deixaram de atacar nos últimos 5min… até lá continuaram a atacar, até marcaram o 2º. Alguém acredita que sera essa a postura de Portugal?
Já agora, a minha favorita à vitória é a Itália, que ganha a final à Inglaterra. Vamos ver :)
Af2711
Concordo contigo e subscrevo este comentário.
Portugal poderia mais. Neste momento, não vejo esta seleção em termos de nomes muito inferior a qualquer outra, mas em termos de ideias é pobre, a Hungria com muito menos teve mais coragem.
Alex03
Tres notas:
Só Portugal para ter sido vulgarizado por esta Alemanha. Esse jogo bem que decidiu muito do nosso futuro nesta competição.
Muller matou a Alemanha com aquele falhanço escandaloso…o próprio Pickford já estava todo desmanchado no chão a abrir a baliza toda.
Espero sinceramente que a Inglaterra não vença este Euro….um suposto Euro internacional com esta seleção a jogar apenas 1 jogo fora da sua capital era ridiculo. Portanto seria muito engraçado por tudo o que isso iria ser falado que fossem de vela na próxima ronda…no único jogo que jogam fora de Londres.
GoldenFCP
Bem diziam que era o grupo da morte..
Estamos nos oitavos e ja morreram todos.
Inglaterra tem tudo para chegar á final. Goste-se ou não do estilo do Southgate o que é facto é que são muito consistentes defensivamente e depois com os jogadores da frente que possuem os golos aparecem sempre. E ainda jogam sempre em casa. Espero uma final Belgica-Inglaterra
BAFANA BAFANA
2004, 2016.. Vários exemplos de seleções da casa perderem…
Têm tudo para ganhar um título ao fim de 55 anos, a ver vamos!
VettelF1
Uma eficácia ao nível da Bélgica. 2 remates na 2ª parte, 2 golos. Uh!!! Enfim, um final de ciclo penoso para o Löw. Que o Hansi Flick traga as suas boas ideias do Bayern para a seleção.
Bino Costa
Aí está a confirmação que o grupo da morte, era afinal o grupo da sorte. Todas as equipas eliminadas nos oitavos.
O que só enfatiza o quão fraquinha foi a prestação de Portugal de Fernando Santos. Conseguiu ser a única seleção a ser humilhada por uma Alemanha completamente desfeita.
Mas continuemos a insistir na mesma tecla e esperar resultados diferentes, siga para o Qatar sacar mais uns empates contra a Costa Rica e Egipto!
golias
Também fomos os únicos a ganhar à Hungria…
Amigos e bola
Da lembrar o aluno que diz “passei à cadeira mais fácil do curso e tu chumbaste”.
Bino Costa
Isso devia dar direito a uma medalha, ganhar à Hungria com um ressalto aos 84 minutos é realmente digno dos predestinados.
Amigos e bola
Apraz-me dizer o seguinte:
– Cai por terra o argumento de que Portugal passou caro o desgaste da Premier League com os jogadores portugueses que lá jogam ” a aparecerem desgastados”. O Sterling, por exemplo, tem tão ou mais minutos no City que o Bernardo e está-lhe a dar 100-0 em rendimento neste Europeu.
Aliás, a própria seleção inglesa é a seleção com mais minutos nas pernas.
– Grupo da morte fez jus ao nome. Morrem todos nos oitavos.
– O único jogo decente foi contra Portugal. Mostra que a Alemanha está mesmo numa fase má, e parece que somos mesmos fregueses deles.
A Alemanha jogou bastante mal neste Europeu, no geral.
Coisas para refletir.
Af2711
A Inglaterra com seu pragmatismo vai lá chegando…
Tem sido um Europeu com fortes emoções mas há seleções como as duas de hoje que podem tão mais… Deixar Gnabry e Sané no banco em detrimento do Werner é ridículo. Havertz era o único dos três mais avançados que tinha ali algum momento de criatividade. A Inglaterra por outro lado com tanto talento assim no banco e jogar de forma tão burocrática… Entendo que jogos desse nível a margem de erro precisa ser zero, mas espero que isso não seja uma tendência do futebol mundial, de ver as grandes seleções com medo de assumirem favoritismo nos grandes jogos, com medo de arriscar. O jogo de ontem por exemplo foi um prémio à Suíça por não assumir uma postura covarde frente uma das favoritas.
andreb
Todas as equipas do nosso grupo eliminadas.
A França e a Alemanha (com o Flick) vão ser candidatas ao mundial, e isto em nada despreza a qualidade do nosso grupo, que era de longe o mais dificil e que provocou um desgaste, competitividade e pressão superior a muitos dos outros candidatos.
No entanto, depois de ver a França e Alemanha eliminadas, a dificuldade que tiveram em ganhar pontos contra a Hungria, cada vez mais fica muito complicado explicar a nossa prestação. Temos que sair deste Europeu com uma convicção: ao nível do talento somos das melhores do mundo, ao nível de quem nos orienta e prepara somos das piores da Europa.
Obrigado, mas adeus Fernando Santos.
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
Jogo um pouco morno que só aqueceu a partir do golo de Inglaterra.
Grealish revolucionou (pois claro…), Southgate a acertar nas substituições e Sterling a reencontrar na selecção a forma que pouco teve no clube.
Ao contrário do que o VM afirma nas entrelinhas se há algo que Southgate conseguiu é quebrar essa velha mentalidade inglesa. A equipa não se desequilibra muito, é sólida defensivamente e depois tem jogadores que decidem. Não é bonito mas é eficaz e com isto ficam mais próximos de ganhar isto.
Müller teve o golo nos pés mas falhou, acontece aos melhores. Alemanha pouco criou, parece que Portugal foi anjinho e foi o que foi…
Óptimo ver Wembley com 40.000, que atmosfera…
Vamos lá ganhar isto Inglaterra…
Kafka
Ora nem mais Pedro, concordo em absoluto, estou fan da solidez defensiva que a Inglaterra tem apresentado desde o início do torneio, espero que a consigam manter até final
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
De acordo Kafka, Inglaterra tem o caminho aberto para chegar à final se continuarem a jogar como jogaram hoje.
E logo se vê mas parece-me que têm todas as hipóteses se chegarem à final.
Vamos ver o que acontece nos quartos do nosso lado do quadro…
Amigos e bola
Óptimo, nem por isso. Hoje foram mais 20 000 infetados no Reino Unido, de longe os piores número da Europa.
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
É o que dá haver milhões de testes por dia e ser o país com melhor análise e detecção genética de novas variantes.
O headline number parece horrível mas depois se uma pessoa tiver a paciência de ler as estatísticas todas então ver-se-á que está quebrada a ligação entre mortes e hospitalização…
Kafka
O número de mortes é que interessa, tendo só morrido 23 pessoas que é um número melhor que os 6 de Portugal tendo em conta a proporção da população e o facto dos Ingleses terem menos restrições que os Portugueses
Ricksanchez
Com Fernando Santos Portugal entra sempre como se estivesse para jogar com uma equipa dos melhores jogadores que já existiram na história. É pena estas eliminações de França e Alemanha, pq vão fazer esquecer que fomos eliminados e lá vai o FS e o William ao mundial.
Quanto à solidez defensiva da Inglaterra, tenho-a a notado, mas ao mesmo tempo parece-me que se vai desmontar a qualquer momento. Não acredito que vençam o Euro.
Kafka
Muito feliz pela Inglaterra, a seguir à França era a minha grande aposta para este Europeu e hoje voltaram a mostrar o quanto esta equipa está adulta, o Mundial 2018 pode ter sido chave para desbloquear o problema mental que esta Inglaterra tinha em jogos a eliminar
Depois eu sei que sou o único a achar isto desde o início do Europeu, mas esta Inglaterra para mim joga muito, não em termos ofensivos, mas em termos defensivos, hoje voltaram a fazer uma exibição quase perfeita tendo tido a Alemanha apenas 1 oportunidade clara de golo no lance do Muller, devido ao erro individual do Sterling…. Mas no somatório dos 4 jogos que a Inglaterra jogou até agora somam-se pelos dedos de 1 mão o total de oportunidades que a Inglaterra concedeu aos adversários
Confirma-se que o grupo de Portugal era o grupo da morte, foram todos mortos logo nos 8os final
Hirok "The Truth"
Jogar o torneio todo em casa tbem ajuda, este UEFA EURO ENGLAND 2021.. verdade desportiva completamente adulterada.. só agora nos quartos é que vão a Roma fazer um joguito e depois até a final é sempre em Wembley..
Em relação à Alemanha só mesmo Portugal é que levou amasso pq lá está, o banco vale muito, e ter alguém que perceba minimamente de futebol
Kafka
Hirok
Eu aí discordo um pouco de ti, a partir do momento que se decidiu fazer um Europeu em vários Países, e havendo Covid, para mim as cidades sede devem ter o maior numero possível de jogos em casa para tornar viável ter estádios com adeptos…. Porque com Covid as pessoas mal podem sair de casa e portanto não vão estar a sair para irem ver jogos de outras selecções, no máximo saem para ir ver a selecção do seu país
Por todos os países a jogarem fora da sede iríamos ter estádios ainda mais vazios
Agora o que eu acho é que havendo Covid, talvez o Europeu devesse ter sido disputado exclusivamente na Hungria e Dinamarca que são 2 Países Covid-free onde as pessoas são livres e não há problemas de ajuntamentos, e aí provavelmente teríamos todos os estádios cheios
DNowitzki
Duas oportunidades.
Kacal
Diria que nesta fase só mesmo a própria Inglaterra pode impedir que alcancem a final, depois aí é 50/50 e tudo pode acontecer portanto para mim vejo-os como favoritos até porque jogarão em casa a maioria do resto do torneio.
Não acho que estejam a jogar de forma formidável, certamente um jogo bonito não será mas que têm sido bem coesos e eficientes têm. Ao contrário de nós, por exemplo, têm estado com a raça toda, têm defendido de forma agressiva e nas poucas oportunidades que criam são eficazes. Acho que eles estão em “modo Portugal Euro 2016” e estão determinados a conquistar a prova finalmente mesmo que seja de forma mais pragmática e acho muito bem.
Sterling tem sido dos jogadores mais decisivos do Europeu, nem sempre jogou muito bem mas hoje acho que fez um belo jogo, embora aquele erro no lance do Muller pudesse ter estragado tudo mas o falhanço foi positivo para ele porque não estragou o bom jogo que fez, marcou mas não só, lutou bastante e desequilibrou algo que nem sempre foi capaz na fase de grupos mas hoje esteve bem. É um jogador que aprecio e é bom vê-lo destacar-se.
PS: muito contente por Kane marcar finalmente, tem tido um trabalho arduo porque tem sido bem marcado e a Inglaterra não tem sido um portento ofensivo, as oportunidades escasseiam mas ele nunca virou a cara à luta e tem feito um trabalho muito bom sem bola, este golo vai dar-lhe confiança e traz justiça ao seu futebol.
DNowitzki
1. O fabuloso grupo da morte! De facto, morreram todos ao primeiro mata-mata, sem apelo nem agravo. Que grande grupo!
2. O Quim Baixo esteve 12 anos aos comandos da Alemanha. É verdade que tem um Mundial (ganho no último sopro) e uma goleada histórica ao Brasil, mas tudo o resto é fraquíssimo para o que se espera sempre da Alemanha.
3. O grupo da morte: ainda me estou a rir! Diria mais que é o grupo dos mortos.
Amigos e bola
O Low é fantástico. A Alemanha é a seleção com melhor estrutura no mundo.
O futebol praticado até 2018 foi do melhor do mundo em seleções, e consegue integrar jovens na seleção como ninguém. Tomara o nosso selecionador ter 10% da capacidade dele.
DNowitzki
Fantástico! Nota-se… Com tantas qualidades que enumeras e tem «apenas» um Mundial na sacola.
Manel Ferreira
Mas agora é suposto a Alemanha ganhar todas as competições só porque sim?
Estas duas últimas foram fracas, sim, mas antes disso ele tem duas finais (uma ganha e uma perdida) e três meias finais, num período em que teve de concorrer uma Espanha com uma das melhores gerações de sempre. Não percebo como é que não se pode considerar um trajeto bastante positivo do Low, no geral. Falar em “fraquíssimo” é ridículo.
DNowitzki
Um triunfo em 15 anos é fraquíssimo para a Alemanha.
Amigos e bola
Sim, mas um selecionador não se vê só dessa forma. Vê se pela qualidade de jogo que implementa na seleção, pela aposta em jovens valores e na foram como os integra e potencia e nisso ninguém o bate.
Ricksanchez
Apenas um mundial. Finalistas vencidos na final de 2008 contra a Espanha, 3º lugar no mundial de 2010 (perdendo contra a campeã Espanha), Semi final do Euro 2012, campeão do mundo em 2014, em 2016 vai à semi final e é eliminado pela França. 2018 é a morte do artista.
Pelo meio espetou 7-1 ao Brasil.
Mas realmente quase que parece um mau currículo
DNowitzki
1 troféu!
BenDover
Bem, o Nando tem dois. Logo Nando > Quim Baixo!
É isso!
BenDover
Quantos treinadores no mundo dava o c* e 3 tostões para terem apenas um mundial na sacola?
As selecções disputam competições a cada 2 anos, isto não é um clube que tem 3/4 títulos por ano em disputa.
BenDover
Já agora. Diz-me então um seleccionador que tenha mais do que «apenas» um mundial na sacola? Assim de repente só me lembro do Del Bosque.
Tudo abaixo do Del Bosque é fraco então?
filipe19
Peço desculpa mas isso é o típico endeusamento dos portugueses aos alemães. Eu já trabalhei na “estrutura” do futebol alemão e posso te dizer que essa estrutura só funciona para criar robôs. Nos juniores existe uma falta tremenda de jogadores criativos, para um país com dez milhões federados no futebol espera-se muito mais, tendo em conta que todos os 36 clubes profissionais têm uma academia integrada. Se Portugal tivesse essas condições todas nem queria saber quanto talento saía daqui. Até aos Sub21 equipas alemãs não metem medo a ninguém, ou já viste uma equipa alemã chegar às meias-finais da Youth-League? A diferença é que as equipas alemãs mesmo assim aproveitam mais o jogador jovem alemão, quando esse chega ao escalão profissional. Aí sim, são muitos melhores do que muitos, mas não é por falta de qualidade que os jovens portugueses aqui não são aproveitados.
O Löw nos últimos anos foi também alvo de muitas criticas de ser casmurro como o nosso Santos, joga para a vitória sim, mas quantos golos não sofreu nos últimos jogos? Quantos derrotas ridículas não sofreu no passado? 6:0 contra a Espanha, 1:2 (em casa!!!) contra o Norte da Macedónia, o campeonato do mundo 2018 p.ex.. Esta Alemanha não é imbatível, é preciso é saber como se ganha a eles.
Amigos e bola
Falares da comparação entre Portugal e Alemanha quando temos sido o saco de pancada deles nos últimos 20 anos, não deixa de ser estranho.
filipe19
Ao meu ver é de facto um caso de estudo académico e na minha modesta opinião tem muito a ver com mentalidades differentes. O português não gosta ser pisado ou ter que “comer relva” como os alemães gostam de dizer, mas é isso que tu precisas quando jogas contra eles.
Porque os espanhóis não têm problema nenhum de enfrentar os alemães? Enquanto para nós os alemães são a nossa Kryptonita, os espanhóis são o mesmo para eles. Porque será?
Kafka
“Até aos sub 21 as equipas alemãs não metem medo a ninguém”
Ia jurar que a Alemanha é a actual campeã da Europa sub 21, onde curiosamente até venceu Portugal
filipe19
Até…ou seja…tudo abaixo dos 21…Sub19, Sub17
golias
Verdade seja dita, enquanto uns andaram a lutar pelo apuramento no grupo da morte (e a desgastarem com isso) outros nem tanto, já para não falar de que além da Inglaterra ter jogado sempre em casa e a poupar-se ao desgaste das viagens e do calor teve 7 dias de descanso antes deste jogo… Isto não serve de desculpa é só um facto.
Kafka
Golias
Portugal ficou no grupo da morte porque foi incompetente, não tivesse ficado atrás da Ucrânia e teriam tido um grupo melhor,…. Andam a brincar nas fases de qualificação e depois queixam dos grupos que calham
carlos costa
Quando perdem vem sempre alguém meter em causa as qualidades de tudo e todos.
El Bandido
Fraquíssimo? No ano em que assumiu o cargo foi 3o no mundial, só atrás de 2 equipas magníficas (França de Zidane e uma Itália brutal). Em 2008 e 2010 perdeu nas meias finais e final para talvez a melhor seleção da história. Em 2012 perdeu nas meias finais com a Itália (talvez pudesse ter feito mais aqui, mas meias finais não é nada mau). Em 2014 limpou o mundial, humilhando a equipa da casa com um resultado histórico. Depois em 2016 perdeu para aquela que muitos diziam ser a melhor equipa do mundo, e que viria a ganhar o mundial de 2018. E por fim chega o mundial de 2018, onde caiu com estrondo.
Ou seja, com Low em 8 Europeus e Mundiais, só por 2 vezes é que a Alemanha não atingiu as meias finais da prova. Tomara a Portugal ter uma campanha fraquíssima como a Alemanha de Low…
Pablo
Só “um mundial”… Aos dias de hoje é isto esquece-se o passado aproveitam a Internet para gozar com os trabalhos dos outros, o que ficou para trás é esquecido para os pseudo-entendedores reinarem no presente. O selecionador da Alemanha fez um excelente trabalho pena é haver desgaste…
BenDover
Tomara que o Quim Baixo fosse o próximo seleccionador português!
Acho que era preferível vir um estrangeiro porque um português já sabe como funcionam os bastidores não tem ingenuidade nenhuma, já um estrangeiro competente pode sempre trazer boas práticas de fora.
Papagaio
Em relação ao grupo da morte acho que há um motivo obvio e não é pela falta de qualidade de nenhum das 3 seleções .
Primeiro uma época atípica
Segundo a maioria dos jogadores já com desgaste terem 2 jogos de elevada exigência logo no início ser dar um Boost de confiança nem poderem gerir os jogadores.
3 na última jornada Alemanha foi obrigada a ter de suar e mesmo Portugal também , ou seja , em termos anímicos e físicos foi altamente desgastante e numa prova como está após a época que foi , pode explicar.
Em relação a França , foi um pouco diferente , a arrogância paga se caro
Shinzy123
a arrogância? O que dizer da equipas das quinas LOL. Se houve seleção com azar foi a francesa, varios lesionados
Papagaio
Sinceramente penso que o problema da França é exatamente esse , a arrogância , de que com os jogadores que tem mais cedo ou mais tarde acabam por resolver …
Foi nítido ontem , andaram a pastar até ao penalty falhado , a partir daí ligaram o rolo compressor e no 3-1 com aquele festejos e danças , pensavam que já estava feito…saiu lhes caro .
Portugal não foi arrogante, de todo, pelo contrário , até devia ter sido.
A partir do momento que FS diz o que diz antes do jogo da Alemanha , deviam ter tido bem mais ambição e até um pouco de arrogância e confiança em nós mesmos e nas nossas capacidades coisa que foi óbvia que faltou
ihavedepression
Fernando Santos consegue assim a proeza de ter sido o único a ser humilhado por esta Alemanha
Yes Man
Foi também o único a ganhar à Hungria (parece fácil, mas mais ninguém o fez…)
Amigos e bola
Parece fácil? Fomos dados com um golo aos trambolhões aos 84 minutos.
Af2711
Mas também parecia que a Hungria era a favorita. Acho que nem quando Portugal ganhou o Euro 2016 ele pôs Danilo e William no XI, e nesta edição repetiu esta ideia.
ihavedepression
Verdade mas repara que eu não falo em vitórias ou derrotas mas apenas em humilhação que para mim é a palavra que descreve a exibição contra a Alemanha.
A proeza não foi ter perdido com a Alemanha (podíamos ter jogado bem e perdido e nesse caso não comentava isto) mas sim ter feito a exibição que fez contra esta Alemanha
Yes Man
Sem dúvida, exibição muito pobre! Ainda para mais a Alemanha só usou uma tática…
BenDover
Isso que dizes chama-se embandeirar em arco.
Eder the Best
Como já foi aqui dito, o Grupo da Morte provocou um desgaste físico e psicológico nas 3 selecções. Enquanto França, Alemanha e Portugal já tiveram 3 finais, as restantes selecções andaram a disputar “amigáveis” e guardaram forças para esta fase a eliminar, pois só agora começam verdadeiramente o Europeu.
bong0
Portugal não tinha ideia de jogo e não tem um selecionador decente. Deschamps cometeu erros a mexer no jogo e a França não teve força para terminar o jogo e a Alemanha apanhou uma seleção que viu os jogos deles e entrou com uma estratégia para o jogo.
Não me parece que tenha a ver com o grupo que apanharam.
Mongas
Fora que a Inglaterra, holanda e Itália fizeram os jogos da fase de grupos todos em casa, enquanto os outros andaram a viajar de um lado para o outro. A Holanda mal saiu do país foi eliminada e a Itália viu-se e desejou-se para ultrapassar a Áustria. A Inglaterra tirando os jogos dos quartos joga os jogos todos em casa. É habituar a este formato e dá próxima tentar jogar em Portugal uns jogos ?
Cossery
Perfeitamente de acordo, o desgaste foi brutal, além de ser o último grupo a jogar, o que implicou ainda maior cansaço físico. Depois de jogar “finais” de grande exigência, fazer jogos com menos 48 horas de descanso é complicado…
Kafka
Portugal não teve nenhum jogo com menos de 48 de descanso
O formato em termos de datas é literalmente igual ao Euro 2016, portanto quem puser em causa o formato deste Euro, tem tb de pôr o euro 2016 em causa
Em todos os Europeus e Mundiais, há equipas que que descansam menos da fase de grupos para os 8os final, é a única forma de fazer o acerto de jogos
Não vi ninguém em Portugal questionar o formato de datas antes do Euro começar
Sporting1906
Não é menos de 48 horas de descanso, é menos 48 horas de descanso do que o adversário (Bélgica). Não acho que isso sirva de desculpa para a nossa eliminação e prefiro culpar a incompetência e cobardia do seleccionador mas não vamos alterar o que os outros dizem.
Kafka
Sporting
Curioso que não vi ninguém pôr isso em causa no Euro 2016, é que o formato de datas é literalmente igual
Depois para haver futebol todos os dias esta é a única forma… A não ser que queiram que europeus e mundiais se passem a realizar em apenas 7 dias correspondentes a cada jornada e jogam as 32 equipas ao mesmo tempo
Vocês só sabem é chorar… Europeus e Mundiais sempre foi assim e ainda bem, futebol todos os dias é que é
jafdfm
Caso não tenhas reparado. Todos os terceiros classificados nos quartos de final têm uma coisa em comum: mais tempo de descanso que o adversário dos oitavos de final, primeiro classificado, por sinal.
Cossery
Jogámos com menos 48 horas de descanso que a Bélgica. E ninguém está a por em causa o modelo, o sorteio já nos foi muito favorável noutras ocasiões! Trata-se apenas de compreender o debacle das seleções do Grupo F, que em parte teve a ver com as condições do sorteio, o qual faz parte de competições do género.
Pedro FN
Uma pena a seleção da Bélgica não ter jogado grande coisa contra nós, fez parecer que Portugal com Fernando Santos é superior com aqueles remates todos mas 0 fio de jogo e ideias. Agora vai ao Qatar e leva 8 medios defensivos.
No que toca ao Euro pelo que estou a ver estou a torcer pela Dinamarca e Inglaterra.
Jeremias
Group of death:
Portugal – dead
France – dead
Germany – dead
Pablo
Grupos da morte? Dos mortos isso sim, agora entendi pq ficaram no grupo F!
J Silver
ahah boa! Press F
Kafka
Outra nota, a Inglaterra a vencer por 1-0 não baixou o bloco, não meteu autocarro e continuou a pressionar alto mas sem se desposicionar (a oportunidade da Alemanha é um erro individual de total displicência do Sterling), mas em termos colectivos mantivermos a pressão alta, sem se desposicionarem… Exibição exemplar
Nunop
Ver a época que o Sterling fez no City e o Europeu que está a fazer dá vontade de chorar.
Têm um plantel com muita qualidade…dá para um jogador que vai ser transferido por 90M daqui a uns dias ter 5 minutos na competição. Só para lateral direito têm 4 dos 10 melhores do mundo.
carlos costa
É de jogar em wembley, sempre que joga lá ele marca.
Filipe Ferreira
Sinceramente, apesar de resolver os jogos, tem sido um nível bem abaixo do que já vi do Sterling.
Oldasity
Se acha que está a um nível baixo, não viu a época de Sterling certamente, jogador horrível.
Decide quase sempre mal, só quando está em forma é que consegue fazer a diferença, que nem é muita. E como é quase impossível estar a época inteira em forma, Sterling é grande parte da época mais problema que solução. Era enviar Sterling e Jesus para o Tottenham para trazer Kane e ir buscar Graelish e ficavam 10x melhores.
Filipe Ferreira
Esta época do Sterling foi realmente um grande ‘let down’, o Euro, apesar dos golos, também tem sido fraco e custa-me que seja titular quando existe Rashford, Sancho, Mount, Grealish ou Saka.
Sterling e Jesus por Kane e Grealish era um sonho, nem sei se é justo
Pipi Romagnoli
A torcer pela Itália neste momento e como sempre quando Portugal não está presente, mas esta geração Inglesa tem muito talento e tirando a Alemanha os adversários que tem pelo caminho até à final são um bombom em comparação com a Itália. Sl
Andre A
O grupo da morte rebentou-se todo durante a fase de grupos, andou a viajar pela europa e foi o que teve menos dias de descanso, especialmente Portugal e França. A juntar a isto, a Inglaterra fez os 4 jogos em casa, nunca se deslocou sequer a outra cidade, nem um país organizador viaja tao pouco.
Nada contra a Inglaterra ou terem merecido ou não ganhar. Mas é questionável uma diferença tão grande.
Kafka
Os dias de descanso foram exactamente iguais ao do Euro 2016,o formato é literalmente igual, quem questionar o formato do euro 2020 em termos de datas, tem de questionar o euro 2016
Quanto ao factor casa, vocês deviam preferir um Europeu era com estádios completamente vazios…. As pessoas mal se podem deslocar e vão andar de país para país para irem ver futebol lol… Como é evidente as cidades organizadoras têm de ter o número máximo de jogos possíveis das equipas da casa, para que haja o maior número de espectadores possível
Mas se vocês choram com as deslocações deste Europeu, nem quero imaginar a choradeira que vai ser em 2026 quando Estados Unidos (que é quase do tamanho da Europa) e Canadá (outro País quase do tamanho da Europa ) organizarem o Mundial…. É que esse Estados Unidos e Canadá são 2 Continentes, são o dobro da Europa
Filipe Ferreira
Mas aí vai ser sempre diferente. Não vais ter uma Inglaterra a jogar 4 jogos consecutivos em casa. O desgaste vai ser relativamente semelhante para todos. Excepção claro dos países organizadores.
Cambiasso
Mas este não foi o primeiro jogo da Alemanha fora de Munique? Acho que não é por aí…
Podem arranjar as desculpas que quiserem mas isto é só mais um atestado de incompetência ao engenheiro.
Andre A
Incrível como lês um comentário neutro que apenas tenta mostrar um dos factores em que os do grupo da morte estiveram em desvantagem, no fim duma epoca o desgaste físico e mental dum grupo concorrido e das viagens, e multiplicas por mil para poderes reclamar.
Como se ninguem soubesse que há covid ou que o formato é o mesmo… Continua a haver de facto uma diferença, quer tu aches que ha um “vocês” a chorarem ou não
Papagaio
Percebo o ponto de vista , mas existem jogos que desgastam mais que outros , até do ponto de vista mental… Por isso acaba por ser relativo, e ter dois jogos entre Alemanha França e Portugal o desgaste não é o mesmo que com outras seleções ….
jafdfm
Em média, os vencedores dos oitavos de final tiveram mais 18 horas de descanso que os respectivos adversários. Se fosse justo este valor seria tão alto?
jafdfm
Se comparares os formatos, não são “literalmente” iguais. Só por exemplo, anteriormente o segundo do grupo F jogava com o segundo do grupo B e neste campeonato é 1D-2F. Tendo em conta a tua obcessão com o segundo lugar do grupo F, julgava que tinhas reparado nisto.
E em 2016 não houve problema porque esta época foi completamente atípica e deveria ter sido tido isso em conta no tempo de descanso dos jogadores.
Em 2016, o tempo de descanso nos oitavos de final não teve peso significativo (média de menos 7.125 horas dos vencedores), neste teve um peso muito maior (dos 8 vencedores só 2 tinham mais de 24 horas de “atraso” que os opositores, e um destes teve a vantagem de jogar contra 10 quase toda a segunda parte).
NTORION
França teve 5 dias de descanso e a Alemanha 6, penso que já n será por aí.
De qq forma confirmam-se as (minhas) previsões, as 3 equipas do grupo de Portugal eliminadas nos 8, o q nos deve deixar ainda mais apreensivos.
Quanto à Inglaterra ainda terá de passar a Suécia…
Pactum Santorum
Assumindo que a Suécia ganha à Ucrânia, o que não é garantido.
Papagaio
Mais uma nota , penso que Inglaterra é o seu maior inimigo e se empolgarem demasiado com este resultado pode correr mal …não na próxima fase mas contra a Dinamarca/república checa.
Não percebo como grealish não é titular…
Acho anedótico um euro onde a Inglaterra joga praticamente em casa , que faz alguma diferença mas pronto… Como disse é uma vantagem , mas com eles pode correr mal
Miguel SADSC
Se não é em Wembley, o Phillips tinha ido para a rua facilmente na entrada sobre o Kroos. Entre o joelho e o tornozelo de pitons é vermelho em todo o lado, amarelo é para pisões no pé.
Kuiper
“Grupo da morte” = todos despachados nos oitavos.
Santos David
Preparaçao um pouca diferente, deixa-se mais forças de principio, e menos tempo de recuperaçao
Nao é nada mas sao detalhes que também contam
DQuinta
Por isso é que era da morte!!! Agora a sério espero que uma seleção “underdog” ganhe a competição!!!
Fantantonio
A ver o jogo só conseguia pensar como é que sofremos 4 golos dos alemães. Aquele falhanço do Muller que dava o empate então, nossa senhora.
Estou a torcer pela Dinamarca, acho que têm equipa para sair por cima do seu lado do quadro e acho que os ingleses, apesar de muita qualidade individual, ainda não convenceram verdadeiramente neste Euro.
filipe19
E-Mail sent to Fernando.Santos@fpf.pt:
Oi Nando,
então tudo bem? Espero bem que sim.
Olha, eu hoje tentei ligar para ti mas infelizmente não atendeste, julgo que estejas aproveitar o sol português numa bela praia do Algarve. Espero que aproveites e bem!
Só queria dizer-te que eu hoje à tarde tive a ver o jogo dos alemães e afinal eles não são imbatíveis. Ok, o jogo foi na Inglaterra, mas mesmo assim vale a pena dar aqui uma olhadela neste jogo. Eu deixei aqui o jogo gravado para ti. Caso estejas interessado não hesites em dar-me o toque.
Tudo de bom
Filipe
Amigos e bola
Tão bom ?
Ibracadabra
Usar como argumento”Portugal foi a única equipa que venceu a Hungria” é anedótico, no mínimo. Não devem ter visto o mesmo jogo que eu, 80 minutos paupérrimos, um primeiro golo caído do céu (um golo todo rançoso tipo jogos online no FIFA), um penalty e sim um bom golo naquela que foi a melhor jogada que a equipa fez. Enquanto houver engenheiro, Cristiano e jogadores fetiche não se pode esperar mais.
Quanto ao jogo de hoje – excelente vitória inglesa, com a saída de Portugal torço por eles e em teoria têm o caminho aberto para chegar até à final. Espero que o golo de hoje dê confiança a Kane.
Filipe Ferreira
Nem mais.
E desvalorizar o grupo por terem todas caído também faz pouco sentido.
Portugal caiu contra a Bélgica, num jogo muito dividido que podia ter caído para os dois lados;
França apesar de tudo caiu nos penaltis e aos 80min ganhava por 3-1;
Alemanha um bocadinho à semelhança de Portugal, cai contra Inglaterra, num jogo bem disputado e onde desperdiçaram um lance claro de golo quando estava 1-0;
E não esquecer que foram das seleções com menos tempo de descanso e mais viagens. Com um bocadinho mais de sorte e tinham passado as 3.
Não obstante, o trabalho do engenheiro foi fraquíssimo.
Amigos e bola
Nem mais.
kiterioVFC
Nunca percebi um endeusamento a esta selecção da Alemanha com muitos a prever que facilmente era a Alemanha que ia estar na final!
E concordo que num Europeu jogado em várias cidades, ter uma selecção que joga praticamente em casa os jogos todos! Espero bem que a Inglaterra não vença isto.
kiterioVFC
Queria dizer não concordo.
Não percebo como é que as federações dos países sem estádios permitiram isto. Nenhuma selecção devia jogar em casa na minha opinião.
Por exemplo Portugal, jogou na Hungria, depois na Alemanha, depois na Hungria e por fim em Espanha…. Estamos a falar de n horas de avião. Já a Inglaterra joga, sai do estádio e vai para o Hotel descansar.
Kafka
Então íamos ter um Europeu com estádios vazios, ia ser lindo de se ver não haja dúvida
Com Covid as pessoas para saírem de casa já é um problema, e iam mesmo estar a sair para ver outros países que não os deles jogarem
Leandro
Claro, o mundial na Africa do Sul também foi só estádios vazios porque os outros países são todos de longe… Quando queres defender uma ideia vais ao ridículo não importa quê.
Kafka
Leandro
Sim porque em 2010 havia Covid e as pessoas estavam proibidas de sair de casa e viajar não foi?
Esta pandemia já dura há 11 anos e eu não sabia
Santos David
Outro exemplo : a Suiça jogou em Baku, depois em Roma e outra vez Baku totalmente absurdo
Joaquim O
lá se foi o grupo da morte. O facto de termos levado 4 desses alemães torna-se ainda mais preocupante para nós. De resto a Inglaterra tem agora teoricamente boas hipóteses de chegar à final.
BrunoAlves16
Notou-se perfeitamente que as eliminações de 1990, 1996 e 2010 estavam encravadas nos ingleses tal foi a descarga no fim do jogo. Vitória justa da Inglaterra, segunda parte superioridade britanica onde Grealish (incrível como não é titular!) foi decisivo. Sterling fez também um grande jogo, embora quase ia borrando a pintura e Kane a facturar e a tirar um peso de cima, embora ele seja muito mais que golos. Mais um grande jogo do duplo pivot Rice-Kalvin Philips. Veremos que postura assumem os ingleses agora mas não acredito em favas contadas até à final. Espero e desejo um duelo com a Dinamarca nas meias finais mas aí, apesar de serem favoritos se o duelo se verificar, não será pera doce.
Quanto à Alemanha uma autêntica desilusão este europeu e Low sai claramente na mo de baixo, apesar de todo o trajecto nestes 15 anos. Ficará a lamentar a enorme perdida de Muller que daria o empate pouco depois do golo inglês. Tentarão novamente com Flick em 2024 chegar ao quarto título europeu, nesse caso a jogar em casa e tentar um triunfo continental que foge aos germânicos desde 1996.
Lusitano
A seleção nacional, e a contar com os “suplentes”, está repleta de jogadores bons para todas as posições, e ao mesmo tempo temos um monte de treinadores campeões, espalhados pelo mundo inteiro, mas por teimosia, ou falta de visão, ou sei lá do que, temos que apanhar com um treinador tão conservador, e que obviamente já está a tempo a mais na posição que ocupa.
Não tenho nada contra o Fernando Santos, parece-me ser uma excelente pessoa, mas está na hora de mudar para alguém que tenha ideais novas, e pensamento mais arrojado.
MagicoLucho
Bem, será que cai mesmo para a Inglaterra este Euro? Sem jogar muito, mas lá vão segurando, e com o Sancho no banco.
Este jogo só dá mesmo ainda mais raiva do que foi o nosso jogo e mentalidade com a Alemanha… É certo que cada jogo é um jogo, mas esta equipa está claramente em transição, teve de ir buscar jogadores reformados, e mesmo assim o FS conseguiu ter a lata de dizer que nós nem podiamos pensar em ir à Alemanha buscar pontos… Pois bem, fomos a única equipa que não o conseguiu. Melhor, fomos goleados. Que vergonha Sr Engenheiro.
A verdade é que este Euro é muito desnivelado para as equipas que jogam em casa vs as equipas que andam a viajar meia Europa e não jogam em casa. Portugal não jogou grande coisa, mas comparando a situação com a da Inglaterra, que fez todos os jogos em casa e tem a Final 4 em Wembley, é de uma diferença de critérios abismal. Isto parece um Euro dado à Inglaterra anfitria, sem dizer que se joga na Inglaterra. Acho que nem a UEFA pensou que sairia tão bem.
Tiago Silva
A Inglaterra foi justa vencedora, não são uma equipa avassaladora, mas são competentes em termos defensivos e têm individualidades muito boas. Muito bem o Southgate hoje ao colocar os 3 defesas e conseguir controlar a linha de 5 da Alemanha, parece que estudaram o jogo contra nós. Rice e Phillips encheram o meio – campo (o jogador do Leeds está um craque). Mas foi a entrada do Grealish que mudou o jogo, faz os outros à volta jogarem melhor, a energia dele é contagiante e depois vai para cima. Kane melhor também, Sterling voltou a ser decisivo, mas continua sem me convencer, demora imenso a soltar a bola, não consigo gostar dele. Já a Alemanha falta-lhes mais envolvencia, a entrada do Goretzka ajudou, mas falta-lhes alguma coisa mais e na defesa continuam a dar muito espaço. Campanha muito medíocre desta Alemanha e a Inglaterra tem caminho aberto para a final, mas não poderão facilitar como costumam fazer. Ficaria contente se eles ganhassem por causa do Grealish, estou cada vez mais fã dele e ele merece um troféu!
Kafka
Área Europa: 10.180.000 km2
Área Estados Unidos + Canadá + México (Países organizadores Mundial 2026): 9.833.517+9.984.670+1.964.375= 21.782.562 km2
Ora bem, isto é mais do DOBRO do Continente Europeu…. Se já temos choradeira por terem tido a ideia de organizar o campeonato numa área de 10.180.000 km2, eu nem quero imaginar como vai ser 2026 caso Portugal não ganhe a tremenda choradeira que vai ser, com desculpas de viagens numa área que é o dobro do continente europeu
Diga-se ainda que o Mundial 2014 também foi organizado num Continente, a saber foi organizado numa área 8.515.770 km2
E para na falar que a Rússia também é outro Continente e também organizou o Mundial 2018
Os Europeus não têm mesmo noção do espaço, fazem de viagens de 1000 kms coisas de outro Mundo loool… Isso para os Americanos, Russos, Chineses, Canadianos ou Brasileiros é pequeno almoço
Marik
Mas a discrepância de km viajados nesses torneios foi tão grande como neste?
RomeuPaulo
Já tiveste várias competições organizadas em países que possuem um território enorme e esse nunca foi um problema.
No entanto, principalmente na fase de grupos, o que costuma acontecer é teres um grupo associado a uma região do país, existe planeamento, neste Europeu não há, qual é a lógica de teres um grupo que joga em Baku e Roma e outro grupo a jogar em Copenhaga e São Petersburgo? Não faria mais sentido ter Baku e São Petersburgo num grupo, Copenhaga por exemplo com Amesterdão e assim?
Depois posso estar enganado, não me lembro de nenhuma competição em que uma seleção jogasse sempre na mesma cidade e muito menos no mesmo estádio, nem mesmo a seleção anfitriã.
Este Europeu em termos de planeamento é uma aberração, a covid-19 veio complicar, mas não é justificação para tudo, e o problema nunca foi ser disputado em vários países, se fosse bem feito, até podia ser uma ideia interessante e que pudesse ser repetida.
Kafka
A selecção anfitriã se quiserem joga sempre no mesmo estádio na fase de grupos,… Depois na fase a eliminar depende se fica em 1o ou 2o….A Inglaterra se ficasse em 2o tb teria perdido o factor casa
RomeuPaulo
Fui verificar as últimas 5 edições dos Europeus, em 8 países anfitriões, apenas a Bélgica em 2000 e a Áustria e Suíça em 2008 jogaram a fase de grupos sempre no mesmo estádio/cidade.
Nos Mundiais, em 6 países anfitriões, não encontrei nenhum que tivesse jogado sempre no mesmo estádio/cidade.
É algo que pode acontecer, mas não é comum, com exceção dos Países Baixos, só os países com territórios mais pequenos é que utilizaram um único estádio para a seleção anfitriã.
jafdfm
Tive de recuar a 1996 para encontrar um anfitrião de um Europeu ou Mundial que jogou os 4 primeiros jogos (até foram 5) no mesmo estádio.
Rosso
Sim, salvo que S. Petersburgo é bastante mais perto de Copeanhaga do que de Baku.
RomeuPaulo
Acredito que sim.
Pensava que, de todas as cidades que receberam jogos do Euro, São Petersburgo era a que ficava mais perto de Baku, mas afinal não, é Bucareste (que fez parelha com Amesterdão).
Ackerman
Boas, primeiro a área do Canadá e o que é habitado não é de longe a mesma coisa. Segundo o problema não é o euro ou o mundial ser separado por uma área tão grande, mas sim algumas equipas de um lado ao outro da europa para os seus jogos (por vezes quase de extremo a extremo) e outras ficam sossegadinhas a fazer os jogos todos no mesmo estádio, tendo ainda mais dias de descanso. Estás a dar vantagens a essas mesmas equipas e a desgastá-las menos
Wey
Nem mais. As maneira como vemos as distancias na Europa e muito diferente do resto do Mundo.
Por exemplo conheco brasileiros que dizem que moram perto da praia, que fica a 2/3horas de carro, ora em Portugal isso ja seria significaria a morar na fronteira com Espanha. Ou Americanos que fazem viagens de 2500km como nos fazemos Lisboa/Porto-Algarve.
Alex03
Não se trata de a área ser maior ou menor…trata-se das discrepâncias de tratamento num Euro.
A Ucrania jogou em Amsterdão, Bucareste , agora está a jogar em Glasgow e se passar vai jogar a Roma, só depois estabiliza em Londres.
A Suécia jogou em Sevilha , São Petesburgo, Glasgow , se passar vai a Roma e só despois estabiliza em Londres.
Uma destas vai jogar com Inglaterra que jogou em Londres, Londres, Londres, Londres e só agora vai a Roma.
No final das contas tanto a Ucrânia como a Inglaterra entraram neste torneio como cabeças de série…mas como se pode ver o tratamento a ambas é desigual.
A Suécia a meio do torneio atravessou a Europa e tens outros como Suiça , Gales e Turquia fizeram Roma- Baku…
Kafka
Mas se a Ucrânia não é organizadora e a Inglaterra é, queres o quê mesmo?
Portugal em 2004 tb organizou e jogou em casa, secalhar pela tua lógica devia ter ido jogar a Madrid
Alex03
Mas o Euro em 2004 não era exclusivo em Portugal? Não percebo sinceramente esta comparação, nem qualquer outra que envolva organizações exclusivas a 1 país. Até porque a Inglaterra é apenas 1 das 12 anfitriãs deste Euro. A Dinamarca também é anfitriã e nem que ficasse em 1º ou 2º iria jogar os seu jogo dos 1/8 em casa.
A Itália igual e foi jogar a Londres e mesmo que ficasse em 2º iria jogar a Budapeste. O mesmo para os Países Baixos.
Existe claramente um tratamento diferenciado entre todas as seleções e a Inglesa durante esta competição.
No fundo isto é um Europeu bastante europeu para todas…menos para a Inglesa que vai ali fazer uns 90 minutos a Roma que com alguma sorte até pode ficar por lá, o que era engraçado, mal saírem de Londres caírem.
SilvadasAguas
Mas repara, e pensa nessas distancias (excepto talvez Baku, que ja seja uma viagem um bocadinho maior), sao viagens de 3 ou 4h no maximo (se calhar ate tou a exagerar), em avioes de luxo, a unica diferença a estarem num hotel, é que vez de estarem deitados numa cama a jogar PS ou estar no instagram, estao a fazer isso num banco de aviao com todo o conforto
batalha34
esses dados sao bonitos se ignorares o facto de que a grande maioria da populaçao está concentrada numa fração dessa area toda
Lusitano
Concordo a 100%.
Culpar o fracasso de Portugal num pseudo-cansaço devido a viagens longas é uma desculpa esfarrapada.
SilvadasAguas
Isto pelos vistos agora viagens de 3/4 horas de avião em primeirissima classe, em que se calhar muitos deles vao a dormir causa um desgaste imenso aos atletas, enfim, coisas do novo mundo
Kafka
Exactamente Silva das Águas, aquilo são aviões topo de gama, tens mais conforto num avião daqueles a voar 3 horas, de que se fôr preciso nós na nossa vida casa
Desculpa completamente esfarrapada, se fosse há 20/30 anos atrás em que os aviões não tinham condições ok ainda aceitava, agora em pleno século XXI? Lool… Os aviões onde eles andam, são autênticas mansões 5 estrelas
jafdfm
Neste Europeu havia jogos no mesmo grupo em Roma e Baku, obrigando a viagens de 3107.77 km.
Numa vista rápida, os estádios mais distantes entre si são Los Angeles e Boston (4169.50 km). Duvido é que, mesmo assim haja viagens que se aproximem da distância Roma-Baku entre jogos neste mundial.
MansoFrancisco
Gosto desta equipa inglesa, pressão alta, recuperam muito bem no meio campo ainda. Phillips está um craque, adoro ver o Sterling com confiança e ainda põem o Grealish e o Sancho no banco, que luxo. Quanto ao craque do Aston Villa, está cada vez mais um jogador de topo e espero que dê o salto este verão, merece estar a lutar pelas melhores competições que craque!
Espero uma final Itália – Inglaterra, que ganhe o melhor
Apessoa
A Inglaterra a jogar com dois laterais direitos de raiz, para fechar o nosso capataz Gosens, joga em função do adversário, dois médios tendencialmente defensivos, mas que comem metros ao pequeno almoço, deixando no banco Foden, Grealish e Mount. Muita qualidade, e Southgate ganhou o jogo tacticamente, que grande jogo do Shaw e do Sterling q ia borrando a pintura com aquele passe para trás. O Mr. Santos veja se aprende alguma coisa, que este Europeu tá forte em surpresas.
Kafka
Em 2014 a campeã Mundial
– 1° jogo em Salvador
– 2° jogo em Fortaleza a 1.180 km de Salvador
– 3° jogo no Recife a 800 km de Fortaleza
– 4° jogo em Porto Alegre a 3764 km de Fortaleza
– 5° jogo no Rio Janeiro a 1.578 km de Fortaleza
– 6° jogo em Belo Horizonte a 440 do Rio Janeiro
– 7° jogo no Rio Janeiro a 440 km de Belo Horizonte
O drama, a tragédia, o horror, vamos impugnar o Mundial 2014 que a FIFA decidiu realizar num continente inteiro e que obrigou os jogadores a fazerem viagens de milhares de kms de jogo para jogo em autênticas mansões de luxo em forma de avião
Tanta choradeira destes Europeus, fazem uma viagem de 500 km e já acham que deram a volta ao Planeta Terra
RomeuPaulo
A fase de grupos foi toda disputada na mesma região.
Salvador pertence ao estado da Bahia, Fortaleza ao estado do Ceará e Recife ao estado de Pernambuco, todos esses estados pertencem à região do Nordeste.
Depois obviamente que nas eliminatórias é praticamente impossível estar só associado a uma região, mas mesmo assim Porto Alegre (estado de Rio Grande do Sul) pertence à região Sul, Rio de Janeiro (estado de Rio de Janeiro) e Belo Horizonte (estado de Minas Gerais) pertence à região Sudeste.
O percurso até à final do 2.º classificado do grupo da Alemanha era pelas seguintes cidades: Salvador (estado da Bahia), Brasília (estado do Distrito Federal), São Paulo (estado de São Paulo) e Rio de Janeiro (estado do Rio de Janeiro), respetivamente pertencentes às regiões do Nordeste, Cemtro-Oeste, Sudeste e Sudeste.
Que eu me aperceba, não houve nenhuma equipa que passasse dentro da mesma fase (grupos ou eliminatórias) diretamente da região Norte para a região Sul, nota-se que houve planeamento, coisa que este Europeu não parece ter.
Kafka
E o que interessa isso da região ou não se tens de fazer na mesma milhares de km?
Loool
Isso de pertencer à mesma região é fantochada o que importa é os km2 que têm de se fazer independentemente de ser na mesma região ou não
O que é que interessa estar na mesma região se fizer 1500km ou mudar de região e só fazer 1000 km
RomeuPaulo
Sendo o Brasil um dos maiores países do mundo, é normalíssimo teres sempre de fazer muitos quilómetros, no entanto no Mundial 2014 havia uma preocupação clara para não haver uma idiotice do género Roma/Baku, e olha que era algo simples de fazer, bastava colocar um jogo em Manaus e outro em Porto Alegre.
Depois se analisarmos as distâncias (e não áreas, porque podes ter 2 países com os mesmos km2 e com distâncias completamente diferentes entre os seus extremos), a maior distância que a Alemanha percorreu foi entre Recife (último jogo da fase de grupos) e Porto Alegre (primeiro jogo da fase a eliminar), 2 cidades que estão a 2.979 km de distância (a maior distância na fase de grupos foi 1.029 km entre Salvador e Fortaleza e na fase a eliminar foi 1.101 km entre Porto Alegre e Rio de Janeiro).
Neste Euro 2020, e só vou contar jogos na fase de grupos, tiveste seleções a percorrer:
A – 3.109 km entre Roma e Baku
B – 1.150 km entre Copenhaga e São Petersburgo
C – 1.787 km entre Amesterdão e Bucareste
D – 556 km entre Londres e Glasgow
E – 3.576 km entre Sevilha e São Petersburgo
F – 568 km entre Munique e Budapeste
Em 2 grupos tiveste uma distância superior à maior distância percorrida pela Alemanha, se considerares a fase de grupos ou a fase a eliminar isoladas, apenas 2 grupos não percorreram distâncias superiores, uma vez que a Europa é “pequena”, qual é a lógica de percorreres distâncias maiores que no Brasil que é “grande”?
Vou dar-te um exemplo de uma muito melhor organização para o atual europeu.
Londres/Glasgow – 556 km de distância
Copenhaga/Amesterdão – 619 km de distância
Munique/Roma – 702 km de distância
Budapeste/São Petersburgo – 1.552 km de distância
Sevilha/Roma – 1.658 km de distância
Bucareste/Baku – 1.996 km de distância
Kafka
Primeiro era o que região, como a região afinal provei que não faz sentido-horário a final agora já é porque a Alemanha fez menos km lool, o que até é falso, pois de Porto Alegre a Fortaleza são 3764 km e a Alemanha teve de percorrer esses kms de Porto Alegre a Fortaleza
Depois como é óbvio as equipas organizadoras têm de jogar o maior número de jogos em casa, até para a viabilidade da competição a nível de adeptos…. Com Covid as pessoas mal pode sair de casa pela Europa fora e portanto segundo tu o ideal era pôr as equipas da casa a não jogarem em casa ??… Europeu com estádios vazios é que é fixe, isso é que é giro
RomeuPaulo
Realmente, ou tens dificuldades de compreensão ou só queres compreender aquilo que tu queres, estando a distribuição feita por regiões não é normal percorreres menos quilómetros?
Mais uma vez, no Mundial 2014 isso foi feito, com as equipas a jogarem maioritariamente numa região, no Euro 2020 isso não foi feito, tanto jogas no Sul (ex: Sevilha ou Roma) como vais para o Leste (São Petersburgo ou Baku).
Se calhar é importante reveres os teus valores antes de acusares os valores dos outros de estarem falsos, a distância entre Porto Alegre e Recife (foi de Recife que a Alemanha viajou para Porto Alegre e não de Fortaleza como referes) são 2.979 km em linha reta, por estrada são aproximadamente 3.836 km, mas acho que um avião não se desloca por estradas, mas sim a voar.
Se o problema é as equipas jogarem em casa, inserissem mais condicionantes nos sorteios dos grupos, já existem tantas, mais uma ou outra não iria afetar muita coisa, sempre é preferível do que atual palhaçada.
Quanto aos estádios vazios, isso é uma mentira que costumas repetir muitas vezes, mas não é por isso que passa a ser verdade.
França e Portugal jogaram em Budapeste, o estádio estava vazio? Não, havia 54.886 espetadores (na mesma linha dos jogos em que esteve a Hungria).
E já agora nos outros Europeus e Mundiais os estádios também deveriam estar sempre vazios, não? É que normalmente só uma, no máximo duas, seleções é que jogam em casa.
Kafka
Ahahah o exemplo que deste foi logo Budapeste que é um Covid Free onde as pessoas são livres…. Obviamente que qualquer jogo em Budapeste o estádio vai estar cheio, porque os Húngaros são livres e não há problemas de ajuntamentos
E depois outros europeus e Mundiais? ??… A pandemia só existe desde 2020 e tu vens dizer que os estádios estava cheios em outros europeus e Mundiais ???…. Claro que estavam, não havia pandemia, as pessoas podiam viajar livremente, não havia restrições ao turismo nem restrições internamente loooool
Os Alemães para poderem sair de casa já é um problema por causa das regras do Covid , mas bora pôr jogos na Alemanha sem ser a Alemanha a jogar lá, porque aí os alemães vão sair de casa de certeza e mais certeza ainda que vão andar a apanhar aviões para o país onde a Alemanha jogar, com movimentos turísticos em massa claro está… Ah espera não podem
Estádios vazios é que é fixe
Não passam de chorões, mas se é assim agora, nem quero imaginar em 2026
Kafka
A Inglaterra acabou de dizer que não vai vender bilhetes para o jogo com a Ucrânia e aconselhou os Ingleses a não viajarem para Roma…. Mas calma que segundo o Romeu Paulo nos Europeus anteriores os estádios estavam cheios ?????…. Não me lembro de em 2016 o Governo Inglês ter dito aos Ingleses para não viajarem para França…. ??
Mas embora pôr as equipas sede a jogarem fora da sede, que é para termos um Europeu jogado em ritmo treino com estádios vazios, isso é que é superar fixe, como o Romeu Paulo gosta…. Viva os estádios vazios para o Romeu
Alex03
Porque é que a Dinamarca não jogou em Copenhaga?
Porque é que a Espanha não jogou em Sevilha?
Porque é que os Países Baixos não jogaram em Amsterdão?
Porque é que Itália não jogou em Roma?
Porque decidiram baralhar tudo nos 1/8, menos o do grupo inglês?
Porque é que houve grupos a fazer Glasgow , Londres e outros a fazer Roma-Baku ou Sevilha – São Petersburgo?
Se o grande problema é os adeptos, não me parece que meter Suíços a fazer viagens ora para Roma ora para Baku seja um boa ideia.
Ou meterem Polacos a ir até São Peterburgo e de seguida a Sevilha.
Aqui a preocupação pelos estádios vazios mantem-se? Ou os ingleses enchem o deles e o dos outros?
jafdfm
Isso era muito bonito, não fossem essas distâncias por estrada. E não tivessem várias para Fortaleza.