Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Já não há fortalezas inexpugnáveis

Nos livros de História ou de ficção é sempre possível encontrar relatos de castelos nunca conquistados, de fortalezas que nunca caíram às mãos dos inimigos. Normalmente eram construções imponentes, rodeadas por meios naturais que dificultavam os assaltos, de muralhas enormes e que causavam receio apenas pela sua aparência. Nas enciclopédias do futebol é sempre possível encontrar relatos de estádios que, não só pela imponência, mas também porque neles jogam equipas com uma aura de invencibilidade, em tudo se comparam a essas fortificações inexpugnáveis. Durante anos o Estádio das Antas foi um desses palcos, e o novo Estádio do Dragão seguiu essa tradição. Fosse pelo ambiente, pela qualidade dos conjuntos que vestiam de azul e branco, ou por mero sentimento de intimidação, a verdade é que boa parte dos adversários entrava em campo receoso, e como se diz na gíria, a perder desde o apito inicial. E este sentimento não se resumia aos ditos pequenos, essa sensação de inferioridade atingia os grandes de Lisboa, que raramente se agigantavam na casa do Dragão.
Mas na realidade, não há fortalezas inexpugnáveis. Por força das armas ou do cansaço de cercos intensivos, as mais altas muralhas cederam. E do mesmo modo, assim também o Dragão. O ano passado, o Sporting de Marco Silva foi limpar o FC Porto da Taça de Portugal, sem dificuldades de maior. O personalizado Benfica de Jesus foi alcançar o que não conseguia fazer desde 2005, sendo que antes disso a última vitória tinha já em 1991. E esta semana foi a vez do Arouca deitar por terra de vez o mito da invencibilidade caseira do Porto.
Mas mais impressionante que a derrota caseira, foi o modo como ela aconteceu. Na verdade, o Porto poderia perfeitamente ter ganho o jogo. Teve oportunidades para tal, viu um golo ser mal anulado, e acabou por sofrer outro numa jogada anedótica. Porém, o Arouca, com toda a sorte do Mundo, disputou o jogo pelo jogo, e raramente se desorganizou. E porquê? Porque entraram e jogaram sem medo do adversário, sem receio do inevitável erro que ditasse a derrota, sem sentir a intimidação de quem joga no Dragão. Curto e grosso, o Dragão não mete medo a ninguém. O modo como fizeram o primeiro golo demonstra a falta de respeito que era imagem de marca. E de um mundo em que o Arouca entra já a perder, passa-se para um em que o Arouca entra a ganhar. Literalmente.
Perguntar-se-ão os adeptos em geral e os portista em geral a razão deste declínio. A resposta pode estar em parte na resposta… do público. Chamem-lhe excesso de exigência, maus hábitos de vitória, mas o inferno das bancadas queima mais os próprios jogadores portistas do que os adversários. Os assobios, reservados para as equipas forasteiras e equipas de arbitragem, dirigem-se à equipa da casa. O ambiente intimidante parece intimidar mais Casillas, Maicon e Aboubakar, do propriamente Bracali e Walter. Os insultos com que os ferozes adeptos portistas brindavam tudo que pisasse a relva e não vestisse de azul e branco são hoje direccionados para Lopetegui. Ou quem se segue a Lopetegui. Ou mesmo a quem lá pôs o Lopetegui.
Por outro lado, falta também quem faça o trabalho dentro de campo. A equipa está longe de apresentar a qualidade de outros tempos, bem como a raça e força de vontade que permitiu a onzes com menores argumentos lutar de igual para igual com conjuntos teoricamente superiores. Existe qualidade para jogar bom futebol, mas a mentalidade parece estar em falta. E essa mentalidade acaba por se concretizar num vazio de liderança, faltando sempre o elemento que toque a reunir, que carregue a equipa num assomo de coragem contra todas as contrariedades. Que inspire medo e receio com um carrinho, com uma finta, com uma cavalgada, ou até com uma falta mais dura. Alguém que se assuma como líder, e que crie o pânico nas hostes contrárias. No Porto de hoje não há um Hulk, que mal arrancava com a bola fazia tremer os defesas, ou um Jorge Costa, que mal arrancava para a bola fazia tremer os avançados.
Por último, o exterior. Não, o problema não estará na pintura do estádio ou nos senhores que vendem as bifanas à porta. O problema está na estrutura de apoio à equipa, nomeadamente na estrutura dirigente. Muito do trabalho de intimidação era feito antes da própria partida começar, com declarações, com a preparação de um ambiente hostil. Hoje em dia, a Direcção parece demasiado afastada da realidade do relvado, deixando para o treinador a tarefa de se defender, e de defender os seus. A estratégia do Porto parece demasiado reduzida a uma newsletter, e as aparições de Pinto da Costa são cada vez mais raras, ainda que (quase) sempre eficazes. Ninguém pretende que se regresse aos tempos do cheiro a bagaceira no balneário, mas convenhamos que é cada vez mais confortável (e não só por causa da água quente no chuveiro) jogar no estádio do FC Porto. Confortável para os adversários, a bem dizer.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Cristiano
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:34 pm

    Mais um excelente texto Nuno R.
    Gosto muito destas tuas análises, imparciais e directas, sem rendilhados.

    Parabéns pelo texto!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:36 pm

      Bom texto mas, antes de ano passado, ainda com o Benfica de JJ lembro-me de ir ao Dragão ver o Benfica ganhar 2-0 para a Taça de Portugal, por isso, depois de 2005 já tinhamos lá ganho com JJ.

      Miguel maria

  • Rui Marguilho
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:41 pm

    Excelente texto.

  • Jaime
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:43 pm

    É a realidade. Pinto da Costa perdeu fulgor e está muito mal rodeado no que ao futebol diz respeito

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:44 pm

    Há 15 anos que andam a dizer que o domínio do Porto acabou e há 15 anos que o Porto continua a vencer mais que Benfica e muito mais que o Sporting…

    No inicio do século também ouvi esta mesma "conversa" quando o Porto teve 3 anos a secar entre os 2 titulos do Sporting e o titulo do Boavista, e depois viu-se o que veio a seguir…Campeão Europeu….

    No titulo do Trapatoni, também o Porto perdeu uma data de jogos em casa (acho que foram uns 4 ou 5) e lá veio a cantiga do costume, "que o Pinto da Costa estava ultrapassado"…"que ia começar a queda do Porto"…que isto e que aquilo…depois o que veio a seguir nós também sabemos o que foi…so mais um Tetra para o palmarés…

    NENHUMA equipa no Mundo consegue perpetuar-se eternamente como vencedor (quer dizer o Olympiakos consegue mas pronto tirando esses…), portanto é normal que de quando em vez hajam épocas mais fracas

    Agora só por 1 época menos ma (que ainda assim pode terminar com a vitória na Taça Portugal e ao dia de hoje ainda estaõ na luta pelo titulo), e por outra época onde o Porto ficou a 3 pontos de ser campeão com uma pontuação que daria para ganhar grande parte dos campeonatos anteriores, dizer que o Porto já não é o que era é (para mim) completamente excessivo e faz-me ter o deja vu do inicio do século e do meio deste século…

    • Nuno
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:49 pm

      Completamente de acordo, tudo dito.

      SL

    • Bastos
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:54 pm

      No titulo do Trapatoni, no ano antes o Porto tinha vencido tudo até a Champions; Não podes nem sequer comparar

      O Porto no reinado do Pinto da Costa nunca esteve tanto tempo sem ganhar titulos como agora. se este ano n ganhar a taça vão ser 3 anos em branco, já não é só uma coisa ocasional.

      e mesmo antes destes 3 anos o Porto já ganha 2 titulos de maneira mt sofrida com o VP, ou seja este ciclo negativo já podia ter começado com a saída do AVB

    • Francisco Corona
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:56 pm

      Isto!

    • Jaime
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:00 pm

      a diferença é que agora Pinto da Costa está mesmo ultrapassado, ou melhor, a idade já pesa e muito.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:07 pm

      O KAFKA tem razão no que escreve mas só em parte. Sim, em parte porque se esqueceu que o Porto sempre teve jogadores de balneário que passassem a mística do clube, algo que neste momento já não se vê. Mesmo quando o Porto perdia, havia sempre um balneário forte e atualmente é algo que cada vez mais começa a desaparecer.
      Os jogadores que no ano passado tinham alguns anos de casa sairam quase todos, à excepção de 2 ou 3, Helton(que com a vinda do Casillas, enfim), o Maicon (que anda nas graças dos adeptos portistas) e nesta altura, nem estou lembrado de mais ninguém.

      Miguel Lopes

    • Diogo JR
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:14 pm

      Bastos,

      Não gosto do que está a acontecer com o meu clube, e espero que seja apenas uma fase e que voltemos ao que sempre nos habituamos a ser com Pinto da Costa, mas já estou mais que habituado a ouvir esta conversa do "fim de ciclo", tal como o Kafka disse, a conversa é sempre a mesma quando o Porto fica sem ganhar, o que só demonstra o que temos sido nos últimos anos, até os nossos rivais já se "habituaram" a ver-nos a ganhar, é claro que é negativo ouvir a conversa do "fim de ciclo" porque significa que estamos há algum tempo sem ganhar, mas é positivo porque demonstra o que temos feito nas últimas décadas.

      O Porto, com Pinto da Costa a presidente, nunca ficou tanto tempo sem ganhar como agora, é verdade, mas também é verdade que, com Pinto da Costa, sempre que caímos levantámo-nos muito mais fortes. São mais de 2 anos sem ganhar, mas também é verdade que somos a equipa portuguesa com mais títulos deste século.

      Outra coisa que não entendo é, estamos há 2 anos e meio sem ganhar um título, significa "fim de ciclo", o Sporting está há meia época na mó de cima, significa um nova força a surgir, mas a verdade é que o Sporting ficou em primeiro apenas enquanto Porto e Benfica estavam mal, agora vê-se o Benfica a renascer esta época e já conseguiu recuperar o primeiro lugar. Este Sporting não tem estofo de campeão, e sem a Champions serão obrigados a vender no Verão, e a verdade é que ainda não se viu nenhuma contratação que fosse uma real mais valia no tempo de Bruno de Carvalho, os melhores jogadores do Sporting esta época já lá estavam todos, ou quase todos, quando ele chegou. Não tenho dúvidas que, se o Porto perder na Luz sexta feira, ficámos fora do título e será o Benfica campeão, assim como não tenho dúvidas que para o ano o título será do Porto ou do Benfica.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:20 pm

      Bastos

      O Porto teve 3 anos sem vencer o campeonato no inicio do século, a conversa era exactamente a mesma que a actual que estas a ter sem mudar uma virgula, a única diferença é que não havia na altura o Visão de Mercado para o Nuno R ter escrito o que escreveu hoje :)

      O Porto errou no treinador, apenas isso, acontece ninguém acerta sempre…e agora neste momento de transição a equipa ainda não se encontrou psicologicamnete, isto acontece em todo o lado e em todos os clubes…o Barça também andou à deriva com o Tata Mediocre Martino….

      Porque de resto esta la tudo como sempre teve no Porto para além de terem o melhor plantel do campeonato, ou alguém duvida que com JJ (ou com um treinador como deve de ser) o Porto neste momento era líder isolado do campeonato?

      E ai onde estavam esses problemas e quedas todas que falam?

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:26 pm

      E já agora para terminar, uma das 3 melhores equipas do Mundo (Bayern Munique) a 10 meses atrás perdeu no……Dragão…não foi assim a tanto tempo quanto isso..

    • Diogo JR
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:29 pm

      Miguel Lopes,

      André André, Rúben Neves, até mesmo o Sérgio Oliveira, Danilo parece-me também que já se tornou numa voz de comando da equipa, há jogadores capazes de transmitir o que é o Porto, são jogadores que lutam mas que não ultrapassam os limites, ao contrário de, por exemplo, Quaresma, que a sua paixão pelo clube não o deixava jogar de forma racional quando estávamos a perder (e isso não é a mística do Dragão) por isso foi bom ele ter saído.

      O que falta ao Porto é alguém na direção que não tenha medo de ir berrar com os jogadores quando é preciso, penso que, por exemplo, Jorge Costa seria uma boa adição à estrutura do Porto, para ser aquela pessoa que vai ao balneário dar os parabéns à equipa no fim das vitórias, ou que vai berrar com a equipa nos fim das derrotas, aquela pessoa que não deixa cair a moral mesmo explicando que o que aconteceu não é aceitável. Precisamos de alguém assim porque, infelizmente, parece-me que Pinto da Costa já não está capaz de o fazer e o Antero Henriques não tem perfil para o fazer, nunca foi bom a lidar com jogadores.

    • Nuno
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:34 pm

      Tudo dito.

      Parece que está tudo trocado. Um clube que ja foi campeão europeu nos tempos recentes, 2 UEFA, muitos campeonatos, parece que acabaram. Ao invés, aqueles que não ganham à 14 anos, que nos ultimos 8 anos tem 1 taça de portugal e 1 supertaça, parece que são eles que intimidam alguém e que são os suprassumos da "vitória"….

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:38 pm

      Longe de mim subestimar o Porto ou o Pinto da COsta. Ao PdC já lhe encomendaram o velório mais que uma vez, e sempre discordei. Se há qualidade que ele tem, é de se adaptar às mudanças. Aliás, tenho a sensação de que ele vai continuar a mandar no clube a partir de uma daquelas câmpanulas, como no Futurama.
      Agora, aquela aura do Porto foi-se. E não foi pelo Arouca ter ganho, pois na realidade foi mais sorte que outra coisa. Mas o Arouca não foi o prmeiro a ir ao Dragão, como se nada fosse. Os outros perderam, pois a diferença de qualidade é evidente, mas dão luta, vão à luta. Não se amedrontam. E esse medo que existia era meio caminho andado para a derrota.
      Essa aura demora tempo a criar, e demora pouco a cair. Neste momento está em baixo, não quer dizer que não seja recuperada.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:45 pm

      Diogo Jr
      Mas não queres comparar com jogadores de 1º ano com:
      Vitor Baía; Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Secretário; Paulinho Santos, Aloísio, Domingos, Drulovic isto só para falar de alguns que atravessaram a fase das 3 épocas sem serem campeões.
      Não eram jogadores de 1º ano, e sem contar com Costinha, Deco, Benny Mcarthy ….
      Atenção, mas acredito que os jogadores que enumeraste daqui a 2, 3 anos sejam o garante da mística do Porto, apenas lhes falta traquejo (dá-lhes tempo)
      Abraço,
      Miguel Lopes

    • The Monster
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:48 pm

      O que me incomoda mais é a atitude passiva da direcção do Porto que o autor frisou e bem. O ano passado critiquei a direcção por isso, o campeonato do ano passado ia sendo adulterado jornada após jornada, e deixavam o lopetegui a falar sozinho quase como a cair no ridículo, quando ele tinha toda a razão naquilo que dizia.
      Este ano, o início da segunda volta tem sido vergonhoso, o mesmo árbitro que não marcou um penalti claro a favor do Porto contra o Rio Ave é nomeado novamente para o um jogo do Porto e anula escandalosamente um golo ao Porto que provavelmente daria a vitória. Contra o Marítimo ficaram 2 penaltis por marcar, em Alvalade ninguém falou nisto, mas houve dois foras de jogo mal tirados ao Aboubakar que lhe permitiam isolar-se, as imagens são claras não há como negar.
      Dou de barato que digam que o Porto não fez o suficiente para ganhar estes jogos, que virem as atenções para a má estratégia do Lopetegui e para a péssima atitude do Maicon, agora irrita-me quando usam isto para branquear o facto de o Porto ser a equipa grande mais prejudicada neste momento e a direcção ficar calada, e só falar no newsletter, enquanto os outros dois cada vez que acontece uma "coisinha" fazem barulho por todo o lado.
      O problema do Porto está em não se impor, e enquanto não se impor e começar a fazer barulho outra vez vão continuar a acontecer coisas deste género.
      Como dizia o Pinto da Costa, "enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos", não queiram voltar a ser bons rapazes.

    • SCP_fan
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:12 pm

      Se houvesse em 2002 metade da confusão que há hoje dentro da SAD do Porto…

      SL

    • Diogo JR
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:13 pm

      Miguel Lopes,

      Sim, é verdade, mas a verdade é que também não há jogadores desses para o Porto, infelizmente até na equipa B grande parte deles já é estrangeiro. Tenho grande esperanças que o Francisco Ramos e o Graça venham a fazer parte do meio campo do Porto num futuro próximo, e é importante haver jogadores conhecedores do clube no meio campo, mas penso que a posição com mais importância para transmitir a tal mística é a de central, sempre tivemos centrais como grandes vozes de comando e, infelizmente, não estou a ver muita gente com potencial para chegar à equipa principal com esta força interior, as minhas esperanças estão no Verdasca, mas é díficil de prever como um central se adaptará à equipa principal…

      The Monster,

      Mesmo na "mouche", ainda no posto sobre os italianos não falarem mais de arbitragem falei nisso. De há uns anos para cá temos sido muito mais brandos na arbitragem, e a verdade é que nunca vi sermos tão prejudicados como desde esse momento, enquanto os outros colhem os lucros da pressão que exercem. O ano passado foi um exemplo disso, este ano ainda tem sido mais evidente, qualquer lance de dúvida num jogo de Benfica ou Sporting é decidido a favor destes, enquanto que nos do Porto, por norma, tem sido decididos contra. Pior ainda é ver que isto dura há mais de um ano e ainda nada foi feito, saudades daquele Pinto da Costa que não tinha medo de vir dizer que não era astrólogo em vez de mandar a mulher vir falar com a imprensa. Fico à espera para ver o que acontece, mas as semelhanças são muitas com o tempo em que ele começou a andar com a ex-mulher, foram quase 3 anos sem ganhar, assim como agora que começou a andar com esta.

    • Fernando Soares
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:29 pm

      Sou benfiquista mas concordo com o Kafka e com os que afirmaram opiniões semelhantes. É verdade que FCP não se encontra numa fase boa há já 2 anos e meio sensivelmente, mas também é aquele clube que me parece ter sempre facilidade para sair dessas fases. Óbvio que com um Benfica mais forte e um Sporting que aos poucos também se vai intrometendo numa luta que antes era a 2 vai ter uma tarefa mais difícil, mas não se enganem que esta má fase não será para durar, e felizmente. Não nos interessa ter um Porto mais fraco, de todo. Desejo que o Benfica ganhe, mas convenhamos que com o Porto enfraquecido, esse feito nem tem o mesmo sabor. Saudações desportivas.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:41 pm

      Diogo JR, o Slimani não é uma mais-valia no Sporting? o Paulo Oliveira (reconheço que não é um super-jogador, mas tem qualidade) não é uma mais-valia? o Jefferson? o Bryan Ruiz?
      E mais, tirando o Adrien Silva e o Rui Patricio nenhum jogador (dos pilares da equipa) estava lá antes de Bruno De Carvalho assumir a presidência do Sporting.

      GF

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:53 pm

      Eu considero um fim de ciclo para o FCP, não pelo seu poder em termos de futebol, que continua a ser grande, mas sim devido à sua estrutura e visão do futuro… Pois para acompanhar o SLB, o Porto tem feito grandes investimentos nestes recentes anos, e para pagar esses grandes investimentos tem vindo sistematicamente a perder as peças basilares no seu 11, que não têm sido devidamente substituídas… e esses grandes investimentos terão de ser pagos um dia… Ao invés o Benfica também tem feito grandes investimentos e vai perdendo entre 2 a 3 peças fundamentais no 11 de ano para ano, mas essas peças têm sido muito bem substituídas (tirando a LE) (saiu Oblak entra JC, saiu Maxi aparece o Nelson Semedo, saiu o Javi aparece o Matic, saiu o Matic aparece Fejsa e Samaris, saiu o Witsel aparece um super Enzo, saiu este temos agora uma grande promessa Renato Sanches, Saiu o Di Maria entra um Gaitan, saiu o Markovic temos o Pizzi e o Carcela , saiu um Cardozo, Rodrigo e Lima aparece um Jonas e Mitro)… Não quero com isto dizer que o FCP vai passar uma seca ou mesmo que seja substituído na luta pelo titulo pelo SCP, mas parece-me que a nível organizacional relaxaram e actualmente estão já bastante distantes do Benfica. A nível organizacional o SLB tem vindo a crescer muitíssimo, sendo a jóia da coroa o Seixal e todas as infraestruturas que já lá existem como as que estão prevista (lar e universidade), e estes planeamento não vejo nem no FCP nem no SCP, onde todo o dinheiro que têm serve principalmente para o futebol profissional, e principalmente para contratações/ salário, gastos operacionais e não investimentos nas infraestruturas… No entanto a curto prazo prevejo disputa dos títulos a 2/3 candidatos mas a longo prazo, ou mudam de politica ou poderá passar a ser luta a 1 ou a 2… é o meu ponto de vista, posso estar totalmente errado, mas é que me parece que vá acontecer…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 4:28 pm

      The Monster, quem proferiu essa frase dos bons rapazes foi o grande Pedroto , se não estou em erro.

      Gonçalo Moreira

    • luis bcn
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 5:53 pm

      Ainda há pouco tempo o benfica ficou em segundo depois de perder um jogo no campeonato (e nos descontos)

      Não é que o Porto esteja mal, o Benfica é que está bem melhor.

    • Diogo JR
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 5:56 pm

      GF,

      Dos que mencionou, apenas um é pedra basilar no Sporting, que é o Slimani, confesso que tinha a ideia que já estava lá antes de Bruno Carvalho, mas fui confirmar agora e realmente assinou 5 meses depois. De resto, Paulo Oliveira, para mim, não é jogador para ser titularíssimo num grande, tem feito bons jogos no Sporting, mas não o considero uma "mais valia" pois há muitos com a mesma qualidade. Jefferson vai dando para os gastos, mas nunca me encantou, é um defesa esquerdo que não é fraco, mas também não o acho muito bom, vai dependendo dos jogos, e o Bryan Ruiz também tem alternado com os jogos, não fosse Adrien e João Mário e não fazia metade.

      Atenção que Bruno de Carvalho tem muito mérito em ter recuperado e evoluído alguns jogadores que já estavam no Sporting, mas o verdadeiro teste a um grande é quando se perde as peças chaves e se depende da estrutura para ir buscar jogadores de igual qualidade. É nisso que Porto e Benfica têm dado abada ao Sporting, resta saber se Bruno de Carvalho tem estrutura para fazer frente a isto, ou se vai ser apenas mais um com promessas que não serão cumpridas.

    • Invictus
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 11:37 pm

      Chelsea Bayer e Benfica perderam pouco tempo no dragão parece me que o próximo é o SCP. ..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2016 at 11:49 pm

      Como portista, olho para o meu clube e posso dizer que atravessa a maior crise que tenho memória.
      Desde que me lembro, já vi o meu clube ser campeão, bicampeão, tricampeão, tetracampeão e pentacampeão. Todas as situações de forma "independente" e separadas apenas por 1 ano sem vencer (excepto entre 2000 e 2002, que depois culminou na Uefa e CL!), poucos clubes no mundo têm este luxo!
      Sim, é isso…3 anos sem vencer é muita coisa para o Porto, na perspectiva de Benfica ou Sporting, se calhar não (nunca passaram de tri e tetra, respectivamente).
      Depois o cenário fica mais negro quando acrescentamos a opinião dos próprios adeptos, dos rivais (que tendem em denegrir), e dos do próprio clube, péssimos adeptos (eu incluído), que só porque a equipa joga mal e empata em casa querem fazer rolar cabeças!
      As circunstâncias tornaram-nos muuuito exigentes, e se empatamos 2 jogos no mesmo mês, é porque alguma coisa vai mal…

      Bruno M.

  • joao miguel
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:47 pm

    Parece me que o Porto está a perder a sua identidade, o medo (no bom sentindo) que impunha nas outras equipas e deve-se para mim ao facto de não ganhar nada á 3 anos. Para os portistas isto é muito tempo, eles estão habituados a ganhar tudo nestes ultimos 15 anos, tão habituados a limpar os rivais e a terem os melhores jogadores e nestes ultimos 3 anos isso não aconteceu.

    Isto tudo é culpa da direção do Porto que no ano de Fonseca não lhe deu nada de mais em termos de matéria humana querendo provar que qualquer um ganha no Porto. Depois trouxeram Lopetegui que trouxe todos os jogadores que quis e de facto trouxe ali boas apostas mas que em termos práticos não deu em nada. Lopetegui deixou muito a desejar enquanto treinador e pior, fez com que o Porto perdesse a sua identidade ao trazer aquela imensidão de jogadores e aquela falta de qualidade de jogo. E não ajudou o facto de PdC ter deixado que os empresários dos jogadores mandassem no clube, ele próprio perdeu poder (devido á idade?), o maior simbolo do Porto perdeu força com estas brincadeiras dos fundos e mundos e se ele perde força todo o Porto perde força.

  • Diogo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:50 pm

    O Porto aburguesou-se, passou a ser um clube soft que parece mais preocupado em movimentar dinheiro do que em lutar

  • OVOMALPASSADO
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 1:59 pm

    Faz-me confusão como é que os adeptos dos rivais subestimam o FC Porto é verdade que passam por um período de menor fulgor, mas mesmo assim na ultima década foram o clube português que mais títulos conquistou, assim sendo não faz grande sentido este tipo de análises muito menos de adeptos do Sporting, na viragem do século o Porto também esteve um par de anos sem vencer e a seguir, a seguir? bem surgiram os títulos Europeus e provavelmente a época mais dourada do clube.
    Acho que para quebrar uma hegemonia de 30 anos o Porto têm de estar sem conquistar nada no mínimo uns 6 anos, parece-me precoce, e volto a frisar, principalmente vindo estas análises de adeptos de um clube que passa/passou por uma travessia no deserto no que toca a títulos, dá uma sensação de uma certa arrogância e sobranceria, injustificada na minha opinião.

    • Fábio Mendes
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:22 pm

      A análise do Nuno R. foi, no mínimo, a mais imparcial possível.

      Não vi arrogância nenhuma, disse a verdade pura e dura mas cada um vê aquilo que quer ver…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:48 pm

      Se a análise fosse a mesma mas viesse de um adepto do Benfica, bi-campeão, seria menos sobranceira e mais fundamentada?

    • OVOMALPASSADO
      Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:18 pm

      Nuno admito algum exagero na parte do arrogante é a sua opinião e tenho de a aceitar. Respondendo a sua pergunta, a resposta é não e porque, porque? nenhum clube consegui sequer apresentar resultados parecidos aos do FC Porto logo são pouco legitimas as criticas de alguém que não se consegue aproximar em termos de resultados do FC Porto, tomando como exemplo nos últimos anos( excepção feita a presente temporada) Benfica e Porto conseguiam trazer resultados positivos de Alvalade( Para o Benfica havia um handicap bem maior em jogar em Braga por exemplo), era quase "natural", passe a exagero, ganhar em alvalade ou conseguir um bom resultado, e na minha opinião ainda nenhuma equipa consegui chegar a esse nível de superioridade mental quando vêm jogar ao Dragão.
      Não se trata de ser fundamentada ou não,a sua fundamentação tem por base 3 resultados negativos (Arouca, sporting, Benfica), ora analisando bem apenas o Sporting venceu "sem espinhas" mas nessa mesma época perdeu pelo mesmo resultado, assim como o Benfica perdeu esta época, perdeu para a taça com luís castro, e por aí em diante, não são 3 resultados negativos que fazem temer menos ou mais o dragão.
      Respondendo ao Fábio, "verdade pura e dura" é relativo, a mim parece-me um texto parcial, e na minha opinião bem longe da verdade, mas são opiniões.

  • Daniel
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:00 pm

    Concordo com uma parte do texto.
    Lembro-me bem do que era ver o Benfica a ir jogar ao Dragão com MEDO, até chegávamos a mudar de táctica apenas para esse jogo da época. Concordo com a parte dos assobios e da direcção, os jogadores não estão a corresponder às expectativas, não há um Jorge Costa ou Fernando Couto que deixe a pele em campo, a direcção preocupa-se mais com as comissões e o clube em si parece que foi deixado para segundo plano. O clube é um clube que sempre se habituou a ganhar e que nos últimos 15 anos ganhou tudo o que havia para ganhar vê-se numa situação em que fica 2 anos à seca…
    Mas agora vamos com calma… "O Dragão não mete medo a ninguém" Oi? Calma lá com as euforias e com as hipérboles.
    Por agora o Arouca ganhar no Dragão o castelo deixa de ser temido? O segundo melhor clube do mundo também perdeu no Dragão 3-1. As coisas não podem ser assim tão lineares.

  • António Soares
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:10 pm

    Só falta saber se o Sporting não vai ao Dragão (e depois a Braga) entregar o título.
    Pode ser que mostre mais medo que o… Arouca.

  • André Dias
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:12 pm

    Os jogos no Dragão (e antigamente nas Antas) sempre foram e são reflexo do estado actual do FCP, como qualquer outro clube.

    Quando o FCP dominava o futebol português, qualquer clube que fosse jogar ao Porto festejava o empate por saber que no Dragão quem manda é o FCP.

    Desde a saída de Vitor Pereira que o FCP tem vindo a perder fulgor, já não é tão estranho ver o Benfica e o Sporting fazerem bons jogos no Dragão e até conseguirem os 3 pontos. Mas eu, como benfiquista, lembro-me bem de ver o Benfica ir jogar ao Porto e já saber que os 3 pontos iam para os nosso rivais. Não era falta de confiança no meu clube, tinha apenas plena consciência da força do FCP.

    Actualmente o Porto está em crise, não só por esta época. É estranho para todos nós ver o FCP, um clube que dominou o futebol português nos últimos 30 anos, sem ganhar títulos, actualmente em 3º, a trocar de treinador a meio da época, a perder em casa com um modesto Arouca e a jogar na Liga Europa.

    Pode ser apenas uma fase, podes estar a vir um período de crise como qualquer outro clube no mundo já atravessou. Só o futuro nos dirá o que acontecerá ao FCP. Mas uma coisa é certa, o FCP já nos mostrou várias vezes que consegue superar épocas menos boas para a seguir limpar os títulos todos aos rivais.

    Como benfiquista, desejo um FCP forte, tal como desejei que o SCP voltasse a ser um candidato com todas as letras, porque se o campeonato português já é pouco competitivo, imagine-se um campeonato com apenas 1 ou 2 candidatos fortes. Porque gosto de emoção e competição até ao fim, porque gosto que o Benfica ganhe aos melhores, porque quero que o Benfica vença títulos por ser o mais forte e não o menos fraco, espero que o FCP supere esta fase menos boa.

    Que o Benfica ganhe sexta-feira e que vença o campeonato. Mas que o Porto volte a ser Porto, para bem do futebol português.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:27 pm

    Percebo o texto, para não variar está muito bom, mas a afirmação "O dragão não mete medo a ninguém" está claramente exagerada.

    Há muito que vimos debatendo o mesmo, faltam referências a este FCP que se tornou um entreposto de jogadores.

    Olhamos para aquele balneário e vimos Helton como referência e nem tão pouco é um dos titulares.

    Olhando para os restantes é fácil que verificar que tirando Rúben Neves e um ou outro ninguém possui o "adn" a "identidade" do clube, são poucos os que sentem a camisola.

    Outro dos problemas passa também um pouco pela massa adepta. Os jogadores jogam sob brasas, são assobiados ainda no aquecimento e não têm margem de manobra para o erro.

    Peseiro ainda agora entrou e já na apresentação as críticas eram imensas.

    Noutros tempos a estrutura segurava as pontas, mas esta realmente parece um pouco divida internamente e não faz o trabalho que lhe compete.

    Agora o FCP está longe de estar morto, continua a ser um grande clube e temível e com toda a normalidade voltará aos seus melhores tempos e a ganhar títulos, mas para isso terá de se "reinventar".

    O futebol tem fases e esta é apenas uma menos boa que adorava que se prolongava na luz, mas não vai ser nada fácil.

  • David
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 2:28 pm

    Vítor Baía:"Vou falar daquilo que vimos.

    Errar, todos podemos errar.

    Temos noção de que a nossa carreira implica o risco.

    Perante o erro, devemos ter a personalidade de reagir, e reagir bem. O erro é inerente à profissão de um futebolista.

    Errou? Bola para a frente e limpar a cabeça!

    Neste caso concreto, até ao momento do lance, nada fazia prever que Maicon estaria lesionado.

    Jogou bem, cobriu os adversários, esteve disponível fisicamente.

    Há um erro, e de seguida surge toda a situação que lamento que tenha acontecido, a alguém, que ainda tem mais responsabilidade enquanto capitão.

    O departamento médico do FC Porto é do melhor que há no mundo.

    Tem o doutor Nélson Puga, o José Mário e o Eduardo Braga, que são do meu tempo, todos eles profissionais de excelência.

    Quando falo da ausência e do desaparecimento daquilo que é a mística e as referências, do que é a cultura do FC Porto, refiro-me a isto….

    Isto é impensável.

    Eu vi o João Pinto, e só para falar dos meus capitães, a ter um dedo do pé fraturado e a obrigar o médico a dá-lo como apto para poder jogar, rasgando a bota do lado esquerdo onde o dedo estava em contacto com a chuteira e pintando a meia branca de preto…para poder ir lá para dentro!

    Quando vemos o nosso capitão a fazer aquilo, vamos com ele até à morte.

    É isto a transmissão de valores. Ele aprendeu com alguém, eu e o Fernando Couto com ele, o Jorge Costa connosco e a seguir o Bruno Alves e outros tomaram o testemunho.

    Falando só de centrais, temos ainda o Aloísio num leque de centrais que foram todos capitães.

    Vi ainda o Jorge Costa, já depois de duas operações, quase sem poder dobrar as pernas, a estar sempre lá.

    Vi muitas outras situações assim. Isto é ser um jogador à FC Porto.

    Serei sempre um crítico da destruição completa da cultura do FC Porto.

    Até se pode trabalhar bem na formação, mas de que vale isso se depois não existe continuidade?

    São esses miúdos que sentem verdadeiramente o clube.

    Os miúdos tornam-se homens e sentem a garra, o espírito de superação.

    Isto é-nos transmitido!

    Ganhar dinheiro? Todos ganham.

    O Maicon também. Não ponho em causa o seu profissionalismo.

    Agora, aquele extra de empenho, só surge de jogadores formados nas escolas do clube.

    Vejam o semblante do miúdo, do André André, quando saiu.

    As pessoas ficam maravilhadas de olhar para esses jogadores, porque têm saudades…

    Têm saudades de quando a sua equipa tinha seis ou sete jogadores, que sentiam a camisola que vestem.

    Agora, é privilegiado o negócio puro e duro.".

  • ACT7
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:05 pm

    Não dou o Porto como morto mas dou o porto em modo hibernação. Uma vitória já na sexta feira pode fazer com que o Porto se mantenha na luta e vença a Liga (embora não quero nem acredito que aconteça). Mas o Porto já provou que pode conquistar um campeonato de uma noite para o dia, de um minuto 91 para o 92 quando menos se espera. O Porto costuma ser uma equipa mortífera e ao contrário de Benfica e Sporting nos momentos que menos se esperam chega ao topo. A taça de Portugal pode ser outro troféu (o 2º mais importante) e uma passagem na LE vs Dortmund pode aumentar rapidamente a confiança. Veremos o que acontece.
    Penso que falta a equipa do Porto um verdadeiro capitão e falta o verdadeiro apoio dos adeptos, as claques portistas tem feito bem o seu trabalho, mas isso não chega, é necessário todo o estádio. O Benfica é a prova mais recente disso quando perdia 3-0 vs Sporting em casa, os adeptos foram todos incensáveis no apoio da equipa e o resultado está aí a vista de todos.

  • - Stalley -
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:09 pm

    O Porto ainda esta na luta pelo campeonato, jogo decisivo este fim de semana frente ao Benfica, a Taça de Portugal está praticamente, a Liga Europa é uma questão de sorteio se ultrapassar o Dortmund.
    Portanto ainda não á uma época perdida, no final fazem se as contas.

    Quanto ao texto, concordo em algumas partes.
    Na minha opinião isto no futebol é questão ciclos, neste momento em Portugal domina o Benfica, antes era o Porto que dominava o futebol Português, o Sporting raramente teve essa força no futebol em Portugal, nos últimos 30 anos que mandou foi Porto, lá o Benfica e Sporting ganhavam de vez quando (mais o Benfica que o Sporting).
    Agora aquilo que se passou no Dragão contra o Arouca em outros anos não acontecia, alguma vez o capitão de equipa abandonava assim o campo a passo?, com o jogo a decorrer como se nada fosse, penso que não, depois este plantel tem falta de jogadores "á Porto" e penso que isso não irá mudar nos próximos tempos, vendo as contratações do Porto nos últimos dois anos….

    Quanto ás equipas não ter medo de jogar no Dragão, penso que é um pouco exagerado, mas neste momento tenho mais "medo" de ir jogar á Luz do que ao Dragão.

  • Pedro Antunes
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:12 pm

    O problema é um: falta de humildade. De todos, desde o adepto até ao topo da hierarquia, tudo se tornou numa fonte de vaidade.

    Aquele jogador "meco" que mal acertava na bola mas que lutava até cair e era aclamado na década de 80 agora é criticado no próprio dragão ao falhar o primeiro passe, assobiado ao segundo e ao terceiro já lhe querem rasgar o contrato e mandar pra China. Tudo isto faz com que a equipa ande sobre brasas…

    Não é de hoje, Mariano González corria, esforçava-se mas não era artista de circo, e quando falhava caía-lhe o estádio em cima. Licá idem. Esse tipo de jogador esforçado passou a ser mal tratado pelos adeptos e então deixamos de os ter…Agora temos 11 artistas de circo que dão 101 piruetas antes de falhar na mesma o passe…o resultado é o mesmo mas já serve para comer mais umas pipocas nas bancadas…

  • bpstp
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:29 pm

    Não podemos dizer que a hegemonia do Porto tenha terminada mas o Porto de hoje já não é o mesmo de há uns anos atrás. Já não há jogadores à Porto como eram Aloiso, Jorge Costa, Costinha, etc. Nesse Porto só vejo Helton e André André.

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 3:55 pm

    Excelente texto, Nuno R.

    Fala-se na falta de mística e aposta nos jovens da casa ou em portugueses mas nada tem a ver, na minha opinião, basta ver que na época do Villas-Boas o 11 base tinha 2 portugueses + 1 (Rolando e Moutinho mais Varela a rodar com James) e nenhum formado no clube, acho que a direcção não está acabada e o Pinto da Costa não está ultrapassado mas talvez haja alguém a limitar o trabalho dele e a prejudicar o Porto lá dentro, não sei, alguém a tentar mandar mais que o que devia mas também não sei, o que é certo é que a escolha de treinadores nos últimos 3 anos tem sido duvidosa com um Paulo Fonseca (não estava preparado na altura) mais um grupo de reforços sem qualidade para um clube como o Porto, seguido do Lopetegui e agora o Peseiro mas esse dou o beneficio da duvida porque chegou a meio da época e é preciso calma mas também temos falhado bastante no reforço do plantel.

    Antes vinham estrangeiros mas esses tornavam-se jogadores "à Porto" e davam tudo pela camisola do inicio ao fim e até pareciam sentir o clube como são exemplo Lucho, Lisandro, Hulk, Falcao e afins, agora vemos Maxi e Layún também mas depois temos Indis, Brahimis e mais alguns que nada acrescentam e outros sem qualidade para este nível, acho que é mais por aí.

  • luis bcn
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 6:02 pm

    Não concordo nada…

    Este ano o Porto levou uma tareia no Dragão que foi com o Dínamo. De resto o jogo foi dividido com o Estoril e Rio Ave.

    Todos os outros clubes que pontuaram só o fizeram por fala de eficácia. O Porto perdeu 3-1 com o Marítimo para a Taça da Liga tendo só o Andrà Silva falhado 3 golos claros.

    Quando jogas melhor normamlmente ganhas, o Porto não tem tido estrelinha e tem perdido pontos em jogos em que tem sido muito superior ao adversário.

    Acontece a todos. Ganhamos 4-0 ao União fora e não jogamos nada. Tivemos sorte com o Tondela mas tivemos muitos jogos com muito azar.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 6:18 pm

    Vi o Porto perder em casa com a super equipa do Bratislava e também ai já diziam que o homem estava acabado e dai para cá já ganharam o que? muito por sinal.
    Crise? Ainda tem hipóteses no campeonato, na taça a final esta garantida não esta assim tão mal porque se fosse 1 dos grandes de Lisboa em crise estariam como estiveram muitas épocas a 20 pontos do primeiro.
    Dilia silva

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 8:48 pm

    Texto muito interessante e com uma "imagética muito boa. Também me parece acertado, parece-me evidente que é diferente ir jogar no estádio do Dragão agora ou há uns anos atrás. Isto não quer dizer que seja algo de irreversível ou que o Porto "já não conte para o Totobola", algo, aliás, que o autor não escreve.

  • Unknown
    Posted Fevereiro 10, 2016 at 10:07 pm

    Porto joga o campeonato neste jogo por isso penso que vai ganhar o jogo apesar de querer estar enganado. O Benfica vai entrar a pensar que o jogo ja esteja meio resolvido.

    S.Cunha

Deixa um comentário