Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Jesus disse-me que se o ouvisse podia ser um dos melhores do mundo. O Benfica mudou a minha vida»

Melhor projecto de JJ? Enzo, Di María, etc, também cresceram muito com o português, mas já tinham algum estatuto.

Nemanja Matic admitiu, numa entrevista ao ‘The Guardian’, que o Benfica e Jorge Jesus mudaram a sua vida. «Jesus dizia-me que se o ouvisse e treinasse todo o dia, podia ser um dos melhores do mundo. O Benfica mudou a minha vida», frisou o médio do Man Utd, que também falou de Mourinho: «Se ganhas, ele é a melhor pessoa de sempre. Mas se perderes, tens de te esconder dele no centro de treino. É um treinador incrível», atirou.

52 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Maio 7, 2020 at 11:54 am

    Com isto do Covid o JJ não vai querer ficar no Brasil. Benfica acorda!

    • Aurinegro
      Posted Maio 7, 2020 at 12:02 pm

      Muitos benfiquistas não podem ver o JJ à frente, não por ter ido para o Sporting, mas pela maneira como foi falando quando lá esteve. Honestamente, durante uns tempos eu também não o podia ver.

      Mas foi com ele que vi o Benfica a jogar o melhor futebol, foi com ele que vi jogadores banais no meu clube a jogar como jogadores de topo e foi com ele que estive mais perto de ver algo de realmente de valor na Europa. Por isso sim, gostava de ver o JJ a regressar ao Benfica!

    • Pablo
      Posted Maio 7, 2020 at 12:39 pm

      No Benfica não. Depois de desprezar o clube nunca o JJ deveria ser cogitado para voltar. Há treinadores bons para o Benfica no mercado…

      • AndreChaves9
        Posted Maio 7, 2020 at 1:16 pm

        Para esta direção so ha o BL, Marco Silva, o treinador da B, um ou outro portugues que esteja na primeira divisão e JJ. COmo tal JJ de olhos fechados já que acredito que ele mesmo com um plantel como este seria completamente hegemónico e faria melhores figuras la fora.

        • Fabio Mendes
          Posted Maio 7, 2020 at 2:52 pm

          Só fará sentido apostar no JJ se isso incluir o reforço competente nas posições onde há lacunas.

    • Knox_oTal
      Posted Maio 7, 2020 at 3:20 pm

      Não obrigado! O Benfica não precisa de gente que se acha melhor e maior que o clube… para isso já temos lá o LFV!

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2020 at 3:55 pm

        Também concordo.Além do que tenho uma espécie de superstição (ok, sei que é pouco racional) de que nunca se volta duas vezes a uma casa onde se foi feliz, a não ser em casos muito específicos. A pressão sobre ele seria descomunal, tudo o que não fosse limpar o campeonato com grande futebol e muitos pontos de avanço e finais europeias seria um fracasso. É por isso que muitas vezes os regressos correm mal, as expectativas são enormes. E concordo, JJ depois do que disse nunca pode voltar.

        • Knox_oTal
          Posted Maio 7, 2020 at 8:53 pm

          Também acho que é de evitar um regresso onde já se teve sucesso, sobretudo tendo em conta o que se passou depois! Seria muita pressão e “circo” à volta do treinador, o que seria prejudicial! Além disso, pressinto que as próximas épocas vão ser ainda mais de “vacas magras”… algo com que JJ não se dá bem! Não tem paciência para ver nascer 10x os miúdos do Seixal… eheheh

          Saudações Desportivas

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Maio 7, 2020 at 4:25 pm

        Estou convosco Pablo e Knox.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 7, 2020 at 12:03 pm

    Talvez o jogador melhor trabalhado pelo JJ tenha sido o Enzo, incrível como consegue transformar um extremo mediano num médio organizador incrível! Mas o Matic não lhe fica atrás.

  • André Dias
    Posted Maio 7, 2020 at 12:16 pm

    Em resposta à pergunta do VM, para mim sim. Não contava para o Chelsea e veio como moeda de troca. No Benfica atingiu um nível brutal e saiu como um dos melhores médios defensivos do mundo para se ir assumir como titular no clube que não contava com ele.

    É por causa de Matic que considero a transferência de David Luiz a melhor venda de sempre do Benfica. Receber 25M + Matic por um central que nunca foi sólido defensivamente (em Portugal) foi fantástico.

    • Mantorras
      Posted Maio 7, 2020 at 11:08 pm

      Coloco Felix em primeiro, mas essa e logo a seguir :)

      • André Dias
        Posted Maio 8, 2020 at 1:35 am

        Sim, em termos financeiros a de Félix está a larga distância de qualquer outra. A venda de David Luiz é a melhor para mim porque permitiu um encaixe financeiro generoso e ainda ficámos a ganhar em termos desportivo.

  • Vegeta
    Posted Maio 7, 2020 at 12:27 pm

    Para mim nos seus tempos áureos na posição 6 só perdia para o Busquets.
    E respondendo a questão do V.M. para mim ele o Coentrao e o Enzo foram os melhores projetos dele.
    Deixo aqui uma nota:
    Julio César
    Siqueira
    Coentrao
    Luisão
    David Luiz
    Javi Garcia
    Matic
    Enzo Pérez
    Ramires
    Witsel
    Aimar
    Di Maria
    Saviola
    O que tem em comum todos eles ? Todos dizem que o JJ foi dos melhores treinadores que tiveram.
    Por isso é que não consigo compreender quem diz que este homem não é um grande treinador.

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 7, 2020 at 12:38 pm

    A meu ver, Matic, Enzo, Coentrão e di Maria foram as melhores criações de JJ no Benfica. No Sporting, João Mário, Gelson Martins, Slimani e Bruno Fernandes foram os mais potenciados. No Flamengo, há a destacar as maiores transformações em Arão, Gerson e Gabigol.
    Acho que agora é a altura certa para voltar ao Benfica. Com o estatuto que tem podia convencer grandes nomes a voltarem como David Luiz e Garay e ainda potenciar jogadores como Florentino, Weigl e Taarabt (que maravilha seria ver o atual marroquino com JJ). Gostaria também que Ezequiel Barco fosse a criação mais recente de JJ como segundo avançado.

    • Daniel Alves
      Posted Maio 7, 2020 at 1:21 pm

      Não me faças sonhar…

    • Chico
      Posted Maio 7, 2020 at 7:51 pm

      Essas quatro transformações foram as melhores no Benfica, mas a que mais me surpreendeu foi a do Enzo. Transformar um ala que mal jogava, forçava a saída do clube num 8 combativo que defendia tão bem quanto atacava foi extremamente inesperado.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 7, 2020 at 12:42 pm

    Para mim o melhor projecto do JJ foi sem dúvida o Fábio Coentrão.

    • J Silver
      Posted Maio 7, 2020 at 2:10 pm

      Concordo. No seu auge foi o melhor DE português que vi e não é qualquer um que vai para o Real Madrid.

      • Xyeh
        Posted Maio 7, 2020 at 6:32 pm

        O Secretário foi para o Real Madrid, por isso é qualquer um que vai para o Real Madrid :p o homem fez boas épocas no Porto mas contam as histórias (incluindo uma do Roberto Carlos no canal 11) que tremia todo até nos treinos, tinha tanto medo de errar que começava a pensar em errar e acabava mesmo por errar.

        • J Silver
          Posted Maio 7, 2020 at 7:28 pm

          Bom, ok, há excepções sim. Mas mantenho o que disse sobre o Coentrão :)

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Maio 8, 2020 at 8:27 pm

          Alguém que se lembre me explica a ida do
          Secretário para o RM? Já não era novo e não era propriamente galáctico. Já na altura não entendi.

          • Xyeh
            Posted Maio 9, 2020 at 4:36 am

            O Secretário era um bom lateral mas quando foi para o Real Madrid acusou a pressão, vários jogadores disseram que ele nos treinos jogava bem mas que notava-se que tinha receio de errar e nos jogos isso acabava por ser mais evidente e entretanto lutou pelo lugar contra um mero Christian Panucci, voltou a Porto e ainda ganhou a UEFA e Champions como suplente. Era bom jogador mas não teve mentalidade para singrar, cá em Portugal ficou com má fama pelo caso Paula, o jogador acabou por admitir que passou por uma depressão e claramente foi um problema psicológico que o fez falhar em Madrid, teve melhor carreira que muitos outros laterais portugueses mas é sempre mencionado como flop no Real Madrid.

      • Gil Rodrigues
        Posted Maio 7, 2020 at 6:38 pm

        brincando um pouco: o Secretário é a excepção que confirma a regra… :P

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 7, 2020 at 1:26 pm

    Foi para o Chelsea com 18 anos e não jogou muito, porque estava tapado por monstros como Lampard e Makelele. Depois ainda veio Tiago e Maniche. Foi para o Benfica no negócio Ramires, sendo que uma parte do passe foi descontado na transferência. Na altura muitos torceram o nariz pensando que vinha aí entulho. Saiu um senhor número 6. Obrigado Nemanja e tudo de bom!

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 7, 2020 at 1:48 pm

      Aliás, ele sempre foi um 10 até o JJ lhe ter posto as mãos em cima.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2020 at 3:51 pm

        Tinha uma magnífica qualidade de passe, mas curiosamente pareceu sempre tímido, nunca explodiu a não ser no Benfica. Aliás, basta ver as entrevistas deles para ver que é um low-profile, talvez por conta disso nunca se tenha afirmado antes, parece alguém tímido.

    • Aurinegro
      Posted Maio 7, 2020 at 2:07 pm

      Posso estar enganado, mas não foi na transferência do David Luiz que ele veio para o Benfica? E penso que quando o Tiago e o Maniche passaram pelo Chelsea, ele ainda pela Sérvia.

      E acho que quando ele vai para lá o Makelele já não está. Estava tapado por jogadores como Essien, Ballack, Obi Mikel, Lampard e Deco.

    • cratera
      Posted Maio 7, 2020 at 2:22 pm

      Veio para o Benfica no negocio David Luiz, creio.

    • Kacal
      Posted Maio 7, 2020 at 3:12 pm

      O Matic chegou ao Chelsea em 2009, a concorrência dele era Obi Mikel, Ballack, Lampard e Deco. Era mais um #8/#10 nessa altura. Em 2010/2011 tinha ainda Ramires (podia jogar no meio e até era mais a sua posição mesmo que no Benfica tenha sido médio-ala direito) e Benayoun. Depois saiu rumo ao Benfica mas no negócio David Luiz. Ele foi emprestado ao Vitesse na época 2010/2011 e o Ramires foi para o Chelsea em 2010 e fez precisamente essa época no Chelsea, no Verão seguinte é que o David Luiz rumou a Londres e o Matic veio no negócio. Até porque o David Luiz levou com o Hulk nessa época de AVB, eheh.

      • Aurinegro
        Posted Maio 7, 2020 at 3:41 pm

        Kacal, já nem me lembrava do Benayoun. Não era um jogador de top mundial, mas tinha uma classe a jogar que dava prazer ver. Pena não ter ido mais além (esteve no Chelsea e nem todos podem dizer isso, mas tinha classe para mais). Se calhar um misto de sorte, postura no trabalho e o agente certo. Mas que era uma classe, lá isso era!

        • Kacal
          Posted Maio 7, 2020 at 11:19 pm

          Sem duvida, Aurinegro. Foi um jogador muito talentoso, mas faltou-lhe algo. Ainda assim, teve boa carreira em Inglaterra jogando noutros bons clubes ingleses, quem dera a muitos ter uma carreira como ele, mas concordo que dava gosto vê-lo jogar e foi um sentimento agridoce, podia ter sido ainda maior.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 7, 2020 at 3:52 pm

        Eu confundi as transferências, pensei que era o negócio Ramires.

  • Kacal
    Posted Maio 7, 2020 at 1:43 pm

    E foi, para mim era o melhor do Mundo na sua posição nos últimos tempos de Benfica e na fase inicial de Chelsea, estava a um nível elevadíssimo. E claro que JJ foi fundamental nisso, até porque ele não era um #6 propriamente.

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 7, 2020 at 2:10 pm

    Para mim o melhor trinco do mundo durante um par de anos. Naqueles tempos entre Benfica e depois Chelsea, era um verdadeiro monstro.

  • Nazgul
    Posted Maio 7, 2020 at 2:10 pm

    O Di Maria não foi um projecto até porque foi sempre extremo esquerdo e ja com Quique Flores se via ali qualidade precisava de melhor cabeça e adaptação ao futebol foi um caminho normal.

    Projectos mesmo foi o Fábio, matic, Ramires e Enzo estes sim mudaram as suas posições e maneiras de jogar, o Enzo foi abismal a transformação teve só o “azar” de já não ter chegado tão novo se não tinha ido parar a um grande europeu!

  • Franz
    Posted Maio 7, 2020 at 2:21 pm

    O pessoal benfiquista perceba que deixe de ser teimoso e que aceite o JJ de volte que foi mandado embora. O homem é um grande treinador e faz parte dos melhores do mundo. E desse leque é o único que o Benfica pode almejar. Pra além de estar no top 3 na minha opinião de melhores treinadores do Benfica. Tou farto de ver o Benfica a parecer o Copenhaga. Quem conhece o passado do clube antes de 94, sabe que este Benfica não passa dum clone do verdadeiro que já não existe. E muito começa pelo estádio, a antiga luz impunha outro respeito. São as palavras dum benfiquista que gosta cada vez menos e que já não vê o Benfica por causa da mediocridade dos jogadores que têm, que parecem putos mimados, despersonalizados e sem raça, cheios de medo do FCP, mesmo quando ganhamos o campeonato.
    Um abraco a todos do VM.

    • Nazgul
      Posted Maio 7, 2020 at 6:29 pm

      O Jesus tb tem muitos defeitos principalmente no € gasto e na formação!

      6 anos de Jesus 3 campeonatos em que o do Kelvin foi perdido nitidamente por incompetência no dragão a meter Roderick Miranda e aimar para segurar resultados …

      4 anos sem Jesus 3 títulos … ainda por cima um deles ganho contra ele com +8 pontos vantagem!

      Quando o Mourinho saiu do Porto tb muita agente achou que o Porto não ia ganhar tanto e continuo a ganhar!

      Nenhum treinador è a última bolacha do pacote muito menos Jesus!

      Depois da troca para o sporting em que difamou o Benfica e o Rui vitória pode ir pedir ajuda ao Porto, mas até lá vai ter de baixar o seu ordenado de magnata!

      • Franz
        Posted Maio 7, 2020 at 10:19 pm

        Mas já viste o Benfica ter um melhor treinador desde que és vivo? Se tiveres mais idade viste o Erikson ou Toni com o Benfica na final da champions kkk e esses sim. Eu gostava de ver um grande treinando no banco não o homem do panda ou o Rui derrotas, que já se viu que não misters para o benfas… Claro que ngm gostou ver o JJ a bater no Benfica! Mas o LFV tbm nao o tratou bem. Mas se vier um treinador máquina sem ser o Jesus tbm não é mal pensado! Mas eu acho realmente o Jesus um treinador top 10/15 mundial

    • Gil Rodrigues
      Posted Maio 7, 2020 at 6:35 pm

      JJ nunca!!! mas nunca mesmo!!! e quando levamos 5 do porto? também jogamos com raça? o JJ foi assim tão genial? só se foi de por o David Luiz a marcar o Hulk…

      Não passa de um arrogante que viveu à custa de planteis milionários, e camiões de entulho. Por cada projecto de sucesso quantos é que ele falhou miseravelmente? O Tal que perdeu dois campeonatos para o Vitor Pereira que nem os nortistas queriam na equipa? é esse?

      • AndreChaves9
        Posted Maio 7, 2020 at 7:39 pm

        Quantos jogos perdeu o VP no porto?

      • Franz
        Posted Maio 7, 2020 at 10:10 pm

        Dizes coisas certas ai sem dúvida, mas viste o Benfica desde que nasceste melhor do que no tempo do jasus, e sim o 5 a 0 do Porto ele não teve bem, nem a teimosia dele com alguns jogadores, mas as coisas positivas são muito mais! De certeza que conheces a história do Benfica e quem conhece não deveria aceitar as vergonhas da Europa e o medo do Porto. O JJ não é perfeito, tem defeitos e virtudes, mas o balanço acho que é positivo. Acho que em termos conjucturais eu só vi um Benfica perto de verdadeiro com o JJ! Mas para o contexto do Benfica diz me um treinador melhor que ele, que o Benfica consiga atrair! Ele já é menos bazófia agora, tacticamente é muito bom, na parte do treino tbm e os jogadores gostam dele na sua maioria!

        • Nazgul
          Posted Maio 7, 2020 at 11:33 pm

          O Jesus perdeu uma meia final da liga Europa vs BRAGA em que a seguir íamos jogar a final com o porto!

          Também perdeu uma final da taça de Portugal vs Guimarães, levou 5-0 do Porto e tb nos borrávamos todos contra o Porto …

          Percebo o que dizes que temos um futebol fraco desde que ele saiu, concordo, tirando o ano do vitória que ganhamos em casa do atlético Madrid e demos luta ao Bayern!

          Não é fácil arranjar bons treinadores, gostava de ter visto o Ruben Amorim daqui a um ano no Benfica o lage para mim não da é demasiado mole, só sabe teoria nas conferências e na prática 0!

  • RuiCosta10
    Posted Maio 7, 2020 at 7:11 pm

    Este senhor e o Fabio Coentrão foram os melhores projectos de JJ. Este era um jovem que pouco ou nada davam por ele. Coentrão era um extremo com pés, alguma velocidade, mas sem cabeça nenhuma.
    Tornaram-se top3 das suas posições a nível mundial durante algum tempo.
    Enzo e Di Maria já tinham bastante qualidade mas também subiram bastante o patamar.

Deixa um comentário