Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogar futebol na rua fica mais caro em 2014

O governo de Mariano Rajoy aprovou, em Conselho de Ministros, uma versão daquilo que poderá ser a futura Lei da Segurança e Cidadania em Espanha. Uma das novas penalizações a ser introduzida na lei é a “prática de jogos ou desportos em espaços públicos que não tenham sido concebidos para tal”. Tal significa que actividades como jogar à bola na rua vão passar a dar direito a multa. De acordo com a imprensa, este tipo de coimas deverá variar entre os €100 e €1000 e serão aplicadas quando “houver risco de dano de propriedades ou pessoas” ou quando houver impedimento do tráfego rodoviário devido a tal prática desportiva. A decisão está já a causar sururu em Espanha e é fácil perceber-se porquê.
Se olharmos para o futebol como uma arte, podemos afirmar que os melhores artistas são aqueles que começam por pintar na rua. Faça sol ou chuva, haja lama ou neve, existem sempre condições para uma “peladinha”. Então aí, nesse rectângulo mágico onde duas pedras são uma baliza, os benjamins vão ganhando aquele “ginga”, aquela garra belicosa e aquele descaramento – quase político – com que avançam para os adversários. É aí, no verdadeiro teatro dos sonhos, que desenvolvem o traço que distingue os predestinados dos grandes jogadores, mas com a aprovação desta lei, serão muitos os niños que ficam sem tela para pintar. Ainda assim, o desaproveitamento de futuros magos do futebol não é, como diria Pacheco Pereira, a questão essencial…
Citando Camões, “outro valor mais alto se alevanta”. Sim, Espanha (numa 1ª fase, na maneira como este tipo de ideias ganham dimensão, quem sabe a Europa e consequentemente Portugal numa 2ª) perde possíveis Messis e Ronaldos, mas milhares de miúdos perdem, numa geração cada vez mais agarrada às novas tecnologias, a oportunidade de brincar na rua – “de jogar à bola”. Esta é uma lei pró-sedentarismo, disso não haja dúvida. Por arrasto, perde-se ainda a verdadeira aura do desporto rei: o futebol de rua. Jogar na rua é pegar no conceito “futebol” e com uma borracha utópica apagar todas as coisas más, a que a modalidade dá guarida.
Antes de mais, os jogadores são escolhidos, um a um, para as equipas. De graça, sem milhões de euros em cima da mesa, apenas milhões de sonhos. Depois, não é preciso ser um Diego Velásquez do futebol para poder jogar na rua. Desde o puto-maravilha lá da aldeia, até ao maior tropeço, todos podem jogar. Durante o jogo, existem sempre grandes casos de arbitragem, mas como não há árbitro, esses casos são tão efémeros como os hematomas nas pernas dos miúdos. O gordo vai sempre à baliza, porque… sim. Há sempre um miúdo mais franzino, que antes do começo da partida diz “não vale remates de força”, para desalento dos miúdos mais velhos. Quando o jogo começa, já ninguém mede a velocidade da bola. Os resultados finais têm sempre dois dígitos e há sempre alguém que marca uns dez golos ou algo ainda mais irreal se o miúdo for um Inzaghi em ascensão. O jogo nunca acaba com os três apitos do árbitro, mas sim de três possíveis maneiras: os “jogadores” são chamados pela mãe para irem jantar e o jogo termina de imediato; as equipas não aguentam o cansaço e procede-se à regra de “quem marcar ganha”, mesmo que o resultado seja 12-4 para uma das equipas; o dono da bola zanga-se a meio do jogo, possivelmente por causa de um remate de força, e leva a bola para casa, para desespero da pequenada.
A mais recente regra para acabar com o romantismo no futebol é o pagamento de uma multa entre os 100 e os 1000 euros, a ser paga sempre que uma criança for “apanhada” a cometer o delito de jogar futebol. As ruas espanholas ficarão nos próximos tempos certamente mais calmas e arrumadas, mas também ficarão menos alegres e com um vazio que chamará certamente alguém à razão. Nessa altura, devolvam os pincéis aos miúdos e deixem-nos jogar à bola…

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Pedro Bento

62 Comentários

  • The Truth
    Posted Janeiro 1, 2014 at 9:40 pm

    Considero uma estupidez tremenda, embora actualmente o futebol de rua (pelo menos na minha zona) esteja morto e enterrado, uma junçao dos problemas de segurança e do surgimento das novas tecnologias. Grandes tempos em que se passavam dias inteiros na rua apenas com intervalo para jantar e almoço…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 1, 2014 at 9:47 pm

    ridiculo

  • Anónimo
    Posted Janeiro 1, 2014 at 9:54 pm

    ahahahahhh o quanto me ri das "regras"

    a minha infância descrita num texto!

    simplesmente perfeito!

    rpga

    • Jorge
      Posted Janeiro 2, 2014 at 10:53 am

      O primeiro mandamento do futebol de rua é definitivamente a regra do gordo ir sempre à baliza… Normalmente, o gordo era o dono da bola, e, quando estava a perder, ameaçava que se ia embora com a bola se não recomeçassem o jogo.

    • Pedro Chambel
      Posted Janeiro 2, 2014 at 11:23 am

      Rpga é a tua infância e a minha de um momento para o outro deu-se um Flash Back em mim e relembrei esses tempos.
      Saudades

  • Bruno
    Posted Janeiro 1, 2014 at 9:58 pm

    Discordo do dramatismo do post, afinal estamos a falar, acima de tudo, de segurança. Aliás, fico espantado é que como isto não era lei anteriormente, aplicada ou não, isso já é outra conversa. Existem certamente espaços próprios para a prática de futebol, e os novos Messis e Ronaldos continuarão a aparecer, porque é disso que este post fala. Se fosse outro desporto qualquer não havia este alarido todo.

    Isto é tão básico como dizer que é proibido fazer meia-maratona na A1. Muito provavelmente sou o único a pensar assim..

    SL!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 3:12 am

      o problema e que nesses supostos espaços e preciso pagar. e ridiculo. no minimo e preciso deslocar-nos. como refere no post, a poucas horas do jantar, ninguem se quer afastar muito de casa. ainda por cima, os menores, de 12/13 anos nao devem poder ir sem acompanhamento, por isso e que a rua da casa e importante.

      quando eu o queria bastava ir para a rua, chamar umas pessoas e estava feito. em vez de ficar em casa, divertia-me bastante. quantas vezes joguei eu em jardins nos quais nao se podiam. quantas vezes joguei na minha rua. e obvio que e diferente de jogar em auto-estradas, ou estradas nas quais muitos carro passams. se onde eu joguei havia risco de danos, e claro. havia carros estacionados, havia casas, havia de tudo. com esta regra os jogos nao diminuem, as multas aumentam. e quase criminoso, punir rapazes por se quererem divertir. o numero de vezes que eu ia para rua, nem que fosse para jogar a uma rabia, ou dar uns toques.

      nao se esqueça como começou o ronaldo. e muitos desses craques brasileiros tambem. quem nunca jogou com um par de sapatos, ou umas pedras a fazer de baliza?
      jogar na rua, e o futebol. nao ter a pressao de ninguem a ver. nao sermos obrigados a fazer um bom jogo. ganhar ou perder nao interessa, o que interessa e o prazer e a diversao. sabendo que no final do jogo tudo continuara a ser igual. quando se da uma cueca , ha o excitamento independentemente da equipa a que pertenças. e o futebol espectaculo. e um futebol de inclusao. como diz o post , e necessario hoje mais do que nunca,com cada vez mais electronica, mais maquinas, o futebol e essencial para fazer algo. eu jogava futebol em clubes, antes de ir para os treinos jogava-o na escola ou na rua, e depois ainda poderia ir para a rua jogar.

      esta regra nao e so sobre o futebol, aplica-se a outros desportos. provavelmente o basket, andebol, rugby, etc.

      ps- sera que esta regra inclui praias? um espaço publico nao concebido para tal com varias pessoas, logo ha risco.

    • Ricardo
      Posted Janeiro 2, 2014 at 8:15 am

      A tua opinião é a prova que existem sempre opiniões para tudo. enfim.
      Já agora, se morares na zona de sintra/mem martins diz-me os locais próprios porque sinceramente, entre tantos prédios só se fores jogar para a serra de sintra……

    • Vuk
      Posted Janeiro 2, 2014 at 5:10 pm

      Pagar? aqui existem pelo menos 5campos de 5 em que podes jogar de graça, mas uns quantos de 11… Mas secalhar é só aqui.

    • Bruno
      Posted Janeiro 2, 2014 at 7:44 pm

      Já li todas as opiniões e continuo a não ver razão para este dramatismo típico do povo Português. O texto refere-se a Espanha, e certamente que lá existem mais espaços para a prática segura de desporto. As pessoas estão a descentrar-se do essencial, que é a segurança dos miúdos. Mas provavelmente quem agora critica, são os mesmos que quando uma criança é "passada a ferro" dizem que ninguém mete mão nisto. Acho muito bem que haja legislação para estes casos.

      Quanto a espaços não pagos para a prática, em Espanha, não sei porque nunca morei lá, agora em Portugal, pelo menos na minha região, o que não faltavam eram espaços próprios para jogar futebol. Não havia "terrinha" que não tivesse os tais "ringues".

    • Pedro Filipe Marques Pereira
      Posted Janeiro 2, 2014 at 9:15 pm

      Na perspectiva do adepto de futebol esta notícia é deprimente. Os grandes talentos mundiais, aqueles nos prendem ás televisões e nos fazem ir ao estádio religiosamente têm todos uma boa dose de "futebol de rua". O "futebol de rua" ensina ao jogador a reacção à imprevisibilidade do futebol e dá-lhes a capacidade de improvisar que tanto apreciamos no futebol de topo. Sem "futebol de rua" o jovem jogador torna-se um robot de treino, forte fisicamente com boa técnica, mas dificilmente será aquele craque.

      Somos uns privilegiados por consumir futebol na era de Messi e CR7, entre outros.

      Para um país com um domínio recente no futebol mundial tão vincado como a Espanha, este pode ser um passo atrás a médio-curto prazo.

      Cabe aos adultos avaliarem a questão da segurança, e intervirem cada vez que virem miúdos a dar pontapés na bola num estádio que eles idealizaram em minutos.

  • RiefSilva
    Posted Janeiro 1, 2014 at 9:59 pm

    Excelente texto!

    Critico para com uma lei que faz pouco sentido, pois acredito que os muitos miúdos (e não só) que ainda jogam futebol de rua, tenham o bom senso de ter especial cuidado ou evitarem zonas em que possam causar transtorno, ou danos materiais ou pessoais, como eu tinha quando praticava tal "modalidade".

    Depois descreve uma "modalidade" cada vez menos praticada devido a vários condicionalismos da sociedade, mas que me deixa com muitas saudades dos tempos em que passava as "férias grandes" a jogar à bola na rua.

  • João Figueiredo
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:00 pm

    Simplesmente rídiculo, o futebol está, cada vez mais, a deixar de ser uma arte para ser um negócio.

  • Winnervic
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:12 pm

    Nao consigo avreditar no que estou a leer…proibido jogar á bola!! Mas que merda é esta!! (Desculpem a palavra, mas nao há outra forma de fazer esta pregunta)
    Nao consigo ver se o problema é a necessidade do Governo de Rajoy de continuar a oprimir, se é a necessidade de aumentar a receita com mais multas, se é uma mega conspiraçao mundial… mas que tristeza…

    Muito bom texto. Apesar do tema ser azedo, adorei a tempo de leitura.

    • João Lains
      Posted Janeiro 1, 2014 at 10:50 pm

      Mas quem é que proibiu de jogar à bola? Não existem espaços próprios para isso como os ringues de futebol que se vêem cada vez mais em qualquer cidade? O verdadeiro futebol de rua é característico dos países desenvolvidos e não da grande maioria dos países europeus. Não sei onde vão buscar essas ideias e muito menos todo o dramatismo que estão a fazer em torno desta medida.

    • João Lains
      Posted Janeiro 1, 2014 at 11:00 pm

      Correcção o verdadeiro futebol de rua é associado aos países subdesenvolvidos o que contrasta com a esmagadora maioria dos países europeus. Por exemplo, nunca joguei futebol na rua mas a famosa história de que o gordo ia sempre à baliza, o dono da bola é que terminava o jogo, a equipa que marcar ganha também se passava nos meus tempos de infância, mas sempre durante os intervalos das aulas.

  • Kafka
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:14 pm

    É das leis mais estúpidas que já vi, e com isto só a Espanha é que perde, e nem falo apenas na vertente do futebol (sem futebol de rua terão muito menos grandes jogadores), mas principalmente quem perde são os milhões de crianças espanholas que cada vez mais vão estar é fechadas em casa a jogar playstation isoladas do Mundo, quando deviam era estar na rua a brincar entre elas…A Europa Ocidental com estas medidas caminha cada vez mais para uma sociedade de gente atrofiada que só percebe de computadores e percebe ZERO da vida e do Mundo real..enfim

    • João Lains
      Posted Janeiro 1, 2014 at 11:03 pm

      Acredito que a possibilidade de aparecer um novo Iniesta ou um novo Xavi, irá baixar consideravelmente depois desta medida entrar em vigor. A única coisa que aqui vejo é que jogar à bola na rua, nas estradas é proibido e não vejo mal nenhum nisso, porque só se está a proteger as crianças. Além disso, os espaços próprios para o fazer continuam a existir e cada vez mais até em Portugal eles aparecem. Adoro futebol, mas não sejas tão dramático ao ponto de o colocar com uma importância extra no chamado "mundo real".

    • Kafka
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:54 am

      Vê-se mesmo que nunca jogaste futebol de rua, claro que não é no meio de uma estrada nacional que se vai jogar à bola, isso é óbvio demais, mas é sim ojogar em qualquer sitio, é o brincar, é o tanta coisa que hoje em dia as crianças não fazem, apenas sabem estar enfiadas em casa a jogar playstation ou computador…mas compreendo que não consigas perceber isso, porque já pertences a essa nova geração formatada pelo que não viveste o momento antes deste, onde não havia tlm, não havia consolas, não havia computadores e éramos nos que tínhamos de criar os nossos próprios entertenimentos e não era enfiados dentro de casa, era na rua a socializarmos entre todos nós da mesma idade…

      Mas la esta entendo que tenhamos visões diferentes, porque apesar de ser pouco mais velho que tu, sou da geração de 80 e ainda apanhei o "mundo antigo" por assim dizer, onde ser-se criança era muito mais "saudável" do que ser-se criança nos dias de hoje, onde ser-se criança resume-se a estar enfiado em casa a jogar playstation ou computador…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 3:17 am

      kafka eu sou dos anos 90, sempre cresci com playstations, gameboys, televisoes, tudo, mas sempre ,agora menos claro, joguei futebol na rua. fazia o dobro do exercicio que nas aulas de educaçao fisica, divertia-me mais. nas ruas aperfeiçoa-se algumas tecnicas, nomeadamente 1-1. e obvio que os remates e força e os passes longos nao. e um aperfeiçoamento sem dar conta.

      joao, nao ha assim tantos espaços publicos, e como ja disse mais acima, nao e facil para todos se deslocarem para la, e mesmo esses ja podem estar ocupados

    • Pedro Chambel
      Posted Janeiro 2, 2014 at 11:26 am

      eu tenho 22 anos e inda joguei futebol de Rua em parques de estacionamento, no terraço do meu prédio, e acessos a garagens grandes tempos

    • Green Storming
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:39 pm

      Incrível como esta gente pensa sobre a nova tecnologia….até fico parvo. Esta regra não vem tirar essência nenhuma o futebol, e nem é por causa disto que não vão aparecer jogadores do outro mundo, porque hoje em dia quem tem talento já joga num clube de futebol, digo eu. Mas pronto, é a tua opinião.

    • Kafka
      Posted Janeiro 2, 2014 at 1:14 pm

      Gree Storming, o meu problema não é o futebol e o aparecimento de Messis, porque isso vai haver sempre, porque o Brasil e Argentina são pobres e infelizmente sempre o serão e sempre terão favelas, e os grandes jogadores de futebol, os fantasistas nascem é na favela, portanto o problema não é esse…para além de que existem coisas bem mais importantes que o futebol…o problema é quererem na Europa principalmente fazer das crianças cada dia que passa mais atrofiadas, que a única coisa que sabem fazer é jogador computador e playstation mais nada…as crianças de hoje em dia já não são capazes de criar e inventar os próprios divertimentos, isso por si só tira poder criativo às crianças no futuro, e não é saudável para o seu desenvolvimento social e humano…é muito mais saudável crecer rodeado de miúdos da mesma idade o que obriga à respectiva socialização e consequente crescimento que dai advem a todos os niveis do que crescer enfiado atrás de um ecra de computador a falar pelo facebook e sobre o jogo de playstation, digo eu, mas pronto é a minha opinião

  • Nuno R
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:17 pm

    Numa perspectiva urbanística, nas grandes cidades há cada vez menos espaço para jogar à bola, os carros invadem os passeios, não há pracetas, and so on…
    No que respeita à lei em si, é mais um passo para manter a sociedade controlada; a malta em casa agarrada às consolas ou em frente ao PC. É demasiado vil para sequer comentar.

  • Pedro Paulo
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:19 pm

    Nas cidades atuais não se vêem miúdos a jogar à bola na rua, existem muitos espaços próprios para o efeito e é aí que se concentram os miúdos (e graúdos).
    Nas aldeias é que deve ainda ser prática o "futebol de rua" no seu sentido literal mas aí existe menos policiamento e certamente ninguém vai multar um vizinho por estar a jogar à bola.
    A lei em si acho que não vai ter consequências drásticas. O futebol de rua está a perder-se por haver outros vícios como as redes sociais e os jogos eletrónicos.

  • João Lains
    Posted Janeiro 1, 2014 at 10:47 pm

    Acho que se está a fazer todo um dramatismo em torno deste assunto. Eu vivo fora de uma cidade e sempre que joguei à bola em miúdo era no terraço da minha casa ou na casa dos meus colegas. Nunca, mesmo com o baixo tráfego me passou pela cabeça a ideia de jogar no meio da rua. Mesmo dentro das cidades há espaços próprios para se jogar à bola como os ringues de futebol. Por isso acho que esta medida faz todo o sentido. Acho que há aqui muita gente que está a pensar nos países subdesenvolvidos e nas recorrentes imagens de crianças descalças a jogar futebol num campo em que as balizas são feitas com dois paus espetados no chão. Não será por isto que se irão perder grandes talentos .

    • Winnervic
      Posted Janeiro 1, 2014 at 10:55 pm

      Venha dar uns toques a uma cidade de Espanha, vamos por Barcelona como exemplo. Se quer jogar num sitio permitido, terá de pagar. Nao ha terraços, apenas cimento elevado gigantemente. Há parques, mas está proibido jogar á bola (pelo menos até agora nao havia multa).

      Com a correcta educaçao nao sao necessarias multas, cidade, campo, Espanha, Portugal, ou onde for…

    • Tomas W
      Posted Janeiro 1, 2014 at 11:26 pm

      Se calhar é por não viver numa cidade que não vê o mal da medida.
      Os ringues de futebol que existem nas cidades são pagos, as jogatanas intermináveis que se jogam nas ruas não são suportáveis por ninguém se tiverem que ser jogadas em ringues pagos.
      Essa do futebol de rua ser do 3º mundo não cola, u nunca joguei de pé descalço mas toda a minha infância joguei futebol obviamente na rua.

      Quando se fala de rua não se está a falar só da estrada propriamente dita, os passeios, os jardins e os baldios também são rua e estão todos incluídos na lei.
      Nas cidades cada vez menos os prédios têm quintais ou terraços por isso o "recreio" dos miúdos é mesmo a rua.

      As escolas publicas não permitem que os alunos que não estão a ter aulas ou em actividades proporcionadas pela escola permaneçam nas instalações da mesma. Assim, com uma medida destas em Portugal, um grupo de amigos que depois das aulas queira fazer uma jogatana, não a pode fazer na escola, não a pode fazer na rua, por isso ou arranjam 30 euros para pagar um campo ou jogam mesmo é na PS.

      Mas olhe que a medida não fala exclusivamente de desporto, fala em jogos. Uma interpretação rigorosa da lei proíbe igualmente jogar à apanhada, andar de bicicleta ou até trepar ás arvores.

    • João Lains
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:39 am

      Obrigado pelo esclarecimento, eu actualmente também estou na cidade mas pronto já me habituei a pagar para jogar à bola, normalmente um preço que ronda os tais 30 euros. Não é que me agrade mas é a única alternativa. Mas lá está não estou contra esta medida, podia-se era facilitar o acesso a estes tais ringues de futebol que já existem, baixando-se os preços para os utilizar.

    • Kafka
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:42 am

      João, pelas tuas palavras vê-se que és muito novinho e que já estás formatado a esta nova realidade…

    • Gabriel
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:54 am

      Concordo plenamente com Winnervic e Tomas W. Parece-me que o João conhece uma realidade específica e não se apercebe que pode ser diferente das realidades de outras pessoas e crianças. Eu incluo-me nestas últimas. Se não fosse o futebol de rua só podia jogar no clube (onde cheguei mais tarde e por causa do que aprendi a jogar na rua), porque não tinha ringues ou outros espaços gratuitos por perto, e muito menos terraços de amigos (só se fosse o topo do prédio…). Ainda hoje a zona onde cresci mantem as mesmas condições, à excepção de um campo coberto pago de futebol de 5 em relva sintética, que custa demasiado para crianças irem dar um pontapés na bola e aprender o desporto.

  • Pelezinho
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:08 pm

    Eu vivo nos arredores de Lisboa e sempre joguei à bola na rua, 2 pedras a fazer de baliza e pronto, quero ver quem é que vai multar alguém.
    Quando passa um carro para-se a jogada, não há crise nenhuma.
    Se houvesse ringue íamos para lá, mas o mais perto é a meia hora de distancia, é muito mais prático jogar em frente à casa, o único problema é quando vai pra casa dos vizinhos, mas isso salta-se o muro e pronto, é tranquilo.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:25 pm

    Muito bom o texto!
    Esta nova regra é simplesmente ridícula! Tirar a bola das ruas é a mesma coisa que retirar o verde da nossa avenida dos aliados! Querem modernizar tudo e acabam por estragar as coisas mais agradáveis e naturais que existem!

    TP

  • S. B.
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:26 pm

    Duvido que esta lei a ser aprovada tenha algum efeito prático. Hoje em dia existem pavilhoes e ringues e a lei so será aplicada em casos de "risco de dano de propriedade ou pessoas", por isso nenhuma pide ou gestapo vai importunar os futuros messis e ronaldos que estejam a jogar no descampado atrás da escola.
    Messis e Ronaldos que hoje em dia são formados cada vez mais novos nas escolas dos principais clubes europeus (aliás o próprio messi é o caso) e pouco lhes interessa o futebol de rua que a meu ver (e que pena tenho) já está em extinção há algum tempo…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 2, 2014 at 8:00 am

      o descampado atras da escola tinha um problema e grande! Se a bola fosse muito alta – 1.5 metros quando marcavamos golos, ia para o terreno em que havia tres caes que mordiam mesmo. so se podia jogar com bolas pequeninas.
      o messi deve ter começado a jogar aos tres anos la em casa e na rua como todos os outros miudos.
      Ripas

    • Kafka
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:06 pm

      S.B. o futebol de rua vai sempre existir porque a Argentina e o Brasil são Países pobres e têm como principal modalidade o futebol, logo futebol de rua existirá sempre…e basta pensares que por algum motivo a Argentina e Brasil tiveram sempre jogadores muito mais técnicos e fantasistas que o típico jogador Europeu, e muito dessa fantasia advém do que se ganhou na rua, porque evoluis muito mais a fintar num descampado cheio de buracos, que num relvado sintético perfeito…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:39 pm

    É fascizante como todas as medidas que os estados ocidentais vão aprovando para regulamentar e controlar cada vez mais a vida das pessoas. O Rajoy devia preocupar-se era com os 26% (!!!) de desempregados em vez de se entreter com imbecilidades!

  • pedritxo
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:45 pm

    o texto fez-me recordar a infancia onde jogava na minha rua onde as balizas ou faziamos nos com pedras ou qualquer coisa que viesse a mao, ou uma porta com comprimento pequeno era a baliza para todos jogarmos na frente e nao haver gr.
    A bola a ir para a casa dos vizinhos,etc,etc.. isso sim era brincar, hoje em dia a geraçao dos miudos ate aos 13 anos nao sabe brincar, so querem tecnologia para a cabeça e as crianças espanholas com esta medidas ainda pioram mais as coisas.

    E verdade que existe muitos ringues de futebol, mas tambem convem dizer que sao a pagar e os que nao sao, sao ocupados pelos mais velhos ou por outro tipo de pessoas que nao as crianças ou os mais novos,por isso so lhe sobram as ruas ou o patio de suas casas.

    Esta medida para ir para a frente teria que ser construido mais ringues que teriam q ser divididos e geridos por um funcionario para haver igualdade.
    Na europa o futebol e o desporto rei, seria a mesma cena que nao se pudesse jogar basket sem ser num ringue no eua.
    Tambem acho que os miudos tem noçao onde jogam,e tem cuidado para nao fazer asneiras quando jogam a bola

    mas ate contrariando um pouco o que disse acima, ha cada vez menos miudos a jogar a bola na rua, porque ja se perdeu o habito..

  • Bernardo Cortes
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:49 pm

    Acho que o ponto a reter é o seguinte: as coimas só serão aplicadas quando houver risco de dano de propriedade ou pessoas ou quando houver impedimento de tráfico. Ora, parece-me óbvio a mim, não deveria ser permitido jogar futebol em locais que infringissem estes requisitos, já que a preservação das pessoas e propriedade é mais importante que o direito de se jogar à bola no meio da rua.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 2, 2014 at 6:53 pm

      A "preservaçao das pessoas" vai directamente para o top!
      Não é o jogo das crianças que impede o trafico. é o trafico que impede o jogo das crianças. Nunca viste nenhuns putos a jogar no meio da avenida da republica, pois não?
      Isto é uma lei fascista e profundamente anti-futebol.
      O futebol é o desporto mais universal porque so necessita de uma bola. Os outros necessitam de campos, cestos, redes, raquetes, patins, etc. Assim deixa de ser.
      Tambem se nota pelas tuas prioridades que deves ter jogado sempre no jardim la de casa com caneleiras para nao danificares a propriedade e que nao te passa na cabeça que ha crianças pobres que se vêem à rasca para conseguir uma bola e nao poderao pagar nem os campos, nem as multas.
      Ripas

    • Bernardo Cortes
      Posted Janeiro 3, 2014 at 12:03 am

      Não percebo a agressividade e os ataques pessoais, Ripas. Apenas constatei o óbvio. Imagina que tinhas uma loja numa rua, e as crianças, a jogar à bola, partiam o vidro da montra. Achas bem? Alguém terá de pagar o pagamento de um novo vidro. Agora, se me perguntares se acho que deveria ser proibida a prática de futebol em jardins ou na praia, claro que não. Mas se achas, sinceramente, que o direito a jogar futebol na rua sobrepõe-se à preservação de propriedade então não sei que te diga. Finalmente, uma coisa é danificar a tua propriedade outra coisa é danificar a propriedade de outrem. Quando uma pessoa joga à bola com caneleiras está a tentar preservar o seu bem-estar, enquanto que quando, por exemplo, parte um vidro de uma loja, por estar a jogar na rua, está a danificar a propriedade de outrem.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 3, 2014 at 7:17 pm

      Caro Bernardo, talvez ate ja tenha tido mas agora nao tem nada de pessoal o meu ataque.
      São as ideias e os principios que eu ataco. Jogar na praia é proibido assim como jogar na rua. Sempre foi. Na minha vinham os policias à paisana roubar-nos (tirar-nos) a bola e nao devolviam nem que lá fossemos á esquadra muitas vezes. A perversidade desta lei consiste na multa. Quando parti o vidro das freiras bem me custou que teve o meu pai que pagar 20 contos na altura. Era com arame. Não joguei la perto muitas mais vezes acredita. Houve vidros que nao paguei mas acrediro que a percentagem de prejuizos causados pelos miudos a jogar a bola é insignificante. É caso para dizer Cai na real!
      A perversidade da lei é a de alem de ter de pagar os danos causados, ainda têm uma puniçao extra de terror de 100 ou mais euros. psicologicamente é terrivel
      O gajo que se sentou a pensar uma lei destas so podia estar com uma azia terrivel e queria lixar toda a gente: as maes, os pais, as avós, as crianças.
      A agressividade é reactiva ao teu comentario e ao atentado a uma liberdade basica do ser humano
      Ripas

  • SardaoDaNoite
    Posted Janeiro 1, 2014 at 11:51 pm

    Senti uma profunda dor ao ler esta notícia, estão a tirar às crianças espanholas uma das melhores coisas de ser criança. Jogar futebol na estrada é das coisas que mais saudades sinto dos meus tempos infantis, imperdoável o que o governo espanhol faz, não por perderem futuros craques, mas por tirarem às crianças a oportunidade de serem isso mesmo, crianças, e divertirem-se.

  • PM
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:21 am

    Completamente ridículo este Rajoy!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:26 am

    À imagem apenas acrescento uma coisa para estar perfeita : "Não vale bujas" ahahahah

    Quanto à notícia, já não dá vontade de rir, quem é o miúdo que não gosta de ir para uma qualquer relva que encontre e ir dar uns pontapés na bola ou jogar com amigos? O principal prejudicado, será mais uma vez o FUTEBOL e as crianças, que hoje em dia já não são tantas como antigamente a ir para a rua jogar todos os dias (computadores…), e assim poderá ainda ser pior.
    Aquelas "estrelas" de rua, e alguma da imprevisibilidade poderão começar a desaparecer!

    É preciso urgentemente alguém que trave a indu$tria em que o futebol moderno se está a tornar…

  • benficasempre
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:44 am

    Permitam que lance a questão: E a praia é um espaço público concebido para a prática de futebol? Então acaba-se com o futebol na praia!
    Estas leis ultrapassam o ridículo. Certo que não se perdem Ronaldos ou Messis, mas são as crianças que perdem o prazer de jogar um futebol mágico! E não é só o futebol, que esta lei levanta inúmeras questões: Será que já não se pode jogar a apanhada? Ou seja as crianças supostamente não pode ter nenhuma brincadeira a não ser que estejam num espaço concebido para tal, ou seja, possivelmente teriam de pagar para brincar! Nunca esta lei vai entrar em vigor e espanta-me como é que se lembram de a fazer, sabendo dos problemas que pode levantar.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 2, 2014 at 3:24 am

      acabei de escrever uma resposta a mencionar a praia antes de ver o seu comentario. eu concordo completamente.
      nem o simples jogo da apanhada se pode jogar.ridiculo

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 3:15 am

    Assim os miúdos já naó levam porrada das mães por chegar tarde ao jantar como me acontecia quase todos os dias hehe.
    Fora de brincadeiras, é una falta de senso tremenda, nunca se joga numa estrada nacional, mas sim em sítios onde o tráfego é reduzido.
    Pedro Soares

  • André Raio
    Posted Janeiro 2, 2014 at 3:40 am

    Tudo serve para encher os bolsos…

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:58 am

    Obrigado Pedro!
    Os filhos dele(do Rajoy) devem ser cá uns betinhos!!!
    Ripas

  • Bishara
    Posted Janeiro 2, 2014 at 10:25 am

    O mais provável é a lei não fazer diferença nenhuma. Se a multa e proibição só é aplicada quando houver risco de danos a propriedade alheia ou pessoas, acaba por não fazer muita diferença em relação à situação que grande parte de nós utilizadores vivemos na infância, isto porque só uma queixa pública poderá fazer com que se acabe uma peladinha.

    No entanto, há que entender duas coisas. Primeiro, que hoje em dia o espaço público "rua" é bem menos seguro para qualquer desporto ou actividade de lazer que há umas décadas. Em média, há mais pessoas, há mais veículos, há mais velocidade… Segundo, que hoje há mais, melhores e mais acessíveis espaços para jogar futebol do que quando éramos miúdos.

    Neste caso, a nostalgia e dramatismo em excesso só tornam a avaliação da questão mais difícil. Em vez de se dizer que se perdem Messis e Ronaldos, pessoalmente prefiro ver que o facto de o desporto se tornar um negócio levará que o futebol chegue muito mais longe e a muito mais público do que hoje. O futebol como o conhecemos hoje em dia não é velho, há muito espaço por onde evoluir e mercados como a Ásia, América do Norte ou Oceânia só tendem a progredir nesse sentido. É necessário abrir a mente a uma nova realidade, à inovação e à tecnologia, porque há muitos (demasiados) comentadores que me parecem uns autênticos "velhos do Restelo".

  • Paulo martins
    Posted Janeiro 2, 2014 at 10:53 am

    Bom dia a todos,
    Tenho 24 anos e entristece-me esta noticia.

    Tenho um irmão de 13 anos que fica a vida em casa a jogar "pes" e "fifas" e nao consegue ir para a rua jogar a bola, a vontade já é pouca com tanta tecnologia em sua posse mas sendo esta lei aplicavel seria de todo possivel.

    Relembro os meus tempos, não tantos como isso, de passar tardes ( 4 a 5 horas) na rua intercalando entre futebol, apanhada, ao "pica" etc, era quase como uma regra sair para a rua e divertir com 10, 20 , 30 crianças.

    Agora? Agora vejo a minha rua vazia, vejo as crianças mas é a correr para casa uns dos outros :(

    Eu pago para jogar 3 vezes por semana, umas miseras 3 horas ( 90 euros), MAS COM DIREITO A BANHO (ridiculo), 1 pedra e uma arvore no meu tempo a baliza estava feita e eram horas a jogar ao " roda bota fora" e agora? agora a unica coisa que sabem e os botoes da playstation :(

    Cambada de incompetentes que tudo serve para encher o bolso…

  • Paulo martins
    Posted Janeiro 2, 2014 at 10:53 am

    Bom dia a todos,
    Tenho 24 anos e entristece-me esta noticia.

    Tenho um irmão de 13 anos que fica a vida em casa a jogar "pes" e "fifas" e nao consegue ir para a rua jogar a bola, a vontade já é pouca com tanta tecnologia em sua posse mas sendo esta lei aplicavel seria de todo possivel.

    Relembro os meus tempos, não tantos como isso, de passar tardes ( 4 a 5 horas) na rua intercalando entre futebol, apanhada, ao "pica" etc, era quase como uma regra sair para a rua e divertir com 10, 20 , 30 crianças.

    Agora? Agora vejo a minha rua vazia, vejo as crianças mas é a correr para casa uns dos outros :(

    Eu pago para jogar 3 vezes por semana, umas miseras 3 horas ( 90 euros), MAS COM DIREITO A BANHO (ridiculo), 1 pedra e uma arvore no meu tempo a baliza estava feita e eram horas a jogar ao " roda bota fora" e agora? agora a unica coisa que sabem e os botoes da playstation :(

    Cambada de incompetentes que tudo serve para encher o bolso…

    • Kafka
      Posted Janeiro 2, 2014 at 12:03 pm

      Plenamente de acordo, os miúdos de hoje são na grande maioria uns completos atrofiados que só sabem de computadores e playstation, mais nada…não se sabem entreter de outra forma, nem criar os próprios entretenimentos.

  • CSousa
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:08 pm

    Antes de tudo, esta lei é um bocado parva, apesar da segurança, bla bla bla…

    No entanto, caso a Espanha seja parecida com Portugal, não irá causar grandes transtornos. A verdade é que eu joguei a minha infância toda futebol de rua, no entanto, tenho 4 irmaos mais novos que nunca o fizeram pois tinham jogos de computador e outras coisas do genero que os entretiam. Para além disso, existem "ringues" em quase todo o lado. Acredito que não seja em todo lado mas o exemplo que eu tenho do meu concelho é que existe pelo menos 1 ringue por cada freguesia e que estão disponiveis para quem quiser jogar de forma gratuita. Mesmo assim, estes locais continuam as moscas… Infelizmente, já ninguém se interessa por este tipo de jogos onde no fundo se aprendia muitas coisas para o resto da vida.

    Quanto à segurança, acho que são mais perigosos os vizinhos do que o trafego. Falo por experiência própria pois tinha mais medo da minha vizinha quando tinha de ir buscar a bola ao quintal dela do que das entradas que me faziam no jogo (que não eram brandas!)…

    Quanto ao texto, muito bom. O facto de me fazer relembrar de grandes momentos da minha vida faz deste, um dos melhores textos que já li aqui neste blog.

  • Tomas w
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:12 pm

    Se a lei não fizesse diferença nenhuma para a situação que já havia, então era um absurdo fazer uma lei nova que não alterava nada.
    Se foi feita uma lei nova é porque se pretende alterar a situação actual.

    O problema duma lei destas é precisamente a palavra risco. Aonde há uma bola a saltar existe sempre o RISCO de haver um vidro partido. Aonde há uma criança a subir a uma árvore existe sempre o RISCO de haver um ramo partido. Aonde há uma criança a aprender a andar de bicicleta existe sempre o RISCO dela chocar com alguém.
    Se a lei penalizasse quando existisse o dano seria aceitável, punir o risco de dano parece-me absurdo

  • Rodrigo Cruz
    Posted Janeiro 2, 2014 at 12:18 pm

    Todas as opiniões são validas e esta também o é, principalmente se tivermos entre 30 e 40 anos de idade onde o futebol e as outras aventuras de rua nos livraram da maior fila de Portugal que na altura não era no Jumbo ou Continente mas sim no Casal Ventoso… Hoje em dia o perigo da toxicodepencia já não é tão elevado mas temos outros como o sedentarismo, obesidade e a comunicação com outras pessoas ( chamada lábia ou paleio ) que hoje em dia os miudos deixam muito a desejar.

    Acho que a questão não foi bem analisada tanto por nós (comentadores) como pelo VM e principalmente pelo Pedro Bento. Considero que o futebol não é o alvo do Rajoy mas sim os desportos radicais. Nós em Portugal não sofremos muito com isto pois usamos nas cidades um tal de pavimento denominado calçada portuguesa que nos impossibilita de andar de skate ou in-line pelas ruas das nossas cidades. Em Espanha por exemplo eles utilizam pavimentos de lajetas cimenticias que são brutais para a pratica deste desporto. Vamos analisar Barcelona, todas as praças, avenidas, ruas tem pessoal a andar de skate a fazer grinds por aqui e por ali, grinds estes que danificam tanto as bicicletas, skates como os spots onde são feitos dando prejuízo as autarquias e danificando o espaço. Penso que por um exemplo destes a questão poderá fazer sentido mas tem de ser mais esclarecida por parte do governo, pois se não querem pessoal a andar tem de ser criados espaços para que isso aconteça…

  • luis bcn
    Posted Janeiro 2, 2014 at 3:18 pm

    Nao sei qual é o problema da lei, alias quem de facto leu o primeira paragrafo tem que concordar que tem lógica. Se estamos a jogar futebol num local publico e partimos um vidro de um carro como é? Ou se por nossa culpa ha um acidente? Normalmente ninguem joga futebol em ruas com transito ou cheias de carros por isso isto é uma lei para encher chouriços. Para alem disso os espanhois tem um cultura de desporto diferente e posso dizer que pelo menos em valencia ha uns 20 campos de basket para qualquer cidadão vem como de futebol e de tenis (sim tenis, de borla).

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:27 pm

    A maioria das pessoas que comentaram estão a levar as palavras demasiado à letra. Quando se fala em "futebol de rua", não se fala única e exclusivamente das estradas, mas sim de terrenos baldios, que são públicos, e onde não se poderá com esta lei jogar à bola.
    Seja em Espanha, em Portugal ou noutro país qualquer, esta medida tem um cariz perverso de dimensões bem agudas. Numa sociedade em que cada vez se fala mais do sedentarismo, obesidade e falta de imaginação, retirar às crianças (às poucas que ainda brincam na rua) a magia de brincar na rua é uma medida que promove a inactividade. Mesmo que sejam poucos os miúdos que querem brincar na rua, não existe motivo para retirar essa opção àqueles que o querem fazer.
    Quanto aos espaços próprios para o efeito, são quase todos a pagar. Quando se fala em futebol de rua neste artigo, fala-se em putos que não têm capacidade para gastar dinheiro em todas as vezes que querem jogar à bola. Até porque esta rotina do futebol de rua era, na minha infância, o pão nosso de cada dia. Todos os dias eu jogava à bola. Se tivesse de pagar, isto nunca aconteceria.
    Para terminar, parabéns ao Visão de Mercado por ter textos desta categoria em cartel. Muito bom mesmo. É por artigos como este que continuo a acompanhar o vosso trabalho, assim como muita gente que conheço acompanha. Parabéns!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 2, 2014 at 6:56 pm

    A proxima lei do Ratoy vai ser proibir os p]assaros de voar!
    Ripas

  • Vitor sousa
    Posted Janeiro 2, 2014 at 7:22 pm

    Este post para mim pode ser analisado de dois pontos de vista
    Por um lado acho q esta lei apenas será utilizada nas cidades,o que até s justifica pois nos dias d hoje em qualquer cidade existem vários espaços especificamente preparados para estas "reuniões" e também porque nas cidades o chamado futebol na rua constitui cada vez mais, um perigo para os praticantes, para os condutores,etc
    Nas aldeias penso que não existirá grande rigor na aplicação desta lei por várias razões.
    Analisado o conteúdo político/legal do post quero parabenizar o autor pois o restante conteúdo é um autêntico regresso ao passado onde está retratada quase a cem porcento uma realidade comum a todos ou quase todos nós, pois acho que"no nosso tempo"como se costuma dizer, era mesmo assim
    Muitos parabéns e obrigado ao autor

  • Filipe Nunes Vicente
    Posted Janeiro 3, 2014 at 6:03 pm

    "Práctica de juegos o deportes en lugares no habilitados cuando haya riesgo para las personas." Este é o artigo da lei que se refere à questão do post. Acho que houve algum exagero na forma como o tema foi abordado; antes de mais, o enunciado é ambíguo. Não diz que é sempre proibido jogar na rua, mas considera essa possibilidade. Naturalmente que ninguém no seu perfeito juízo vai jogar ou brincar para o meio de uma rua movimentada com bastante trânsito. O risco até é acrescido para os próprios praticantes. O que esta lei poderá eventualmente desencadear é a possibilidade de alguém se poder queixar do facto de haver miúdos a jogar futebol num parque ou numa zona residencial, mas isso não é muito diferente do que existe actualmente. E se for um terreno abandonado ou um baldio, não há risco de punição, uma vez que não acarreta nenhum perigo para as pessoas. Acho que a questão mais importante em termos do futebol de rua(e quem diz isto, diz todas as brincadeiras que se podem fazer ao ar livre) é o facto de serem cada vez menos numerosos os espaços disponíveis gratuitos para esse tipo de actividades. A construção desenfreada também contribui para o problema. Isto, aliado a uma tendência crescente dos miúdos para ficarem agarrados ao computador e à playstation, acaba por ser extremamente prejudicial a todo o desporto e actividade que as crianças possam fazer ao ar livre. Claro que isto também passa pelos pais e pela forma como somos educados… eu também recebi uma PS1 quando era novo e não foi por isso que não deixei de jogar futebol várias horas no pátio de minha casa ou no jardim. Mas isso era porque fui incentivado desde novo a fazer desporto e a jogar futebol. No meu caso, pelo meu pai, pois não tinha praticamente nenhum vizinho da minha idade, morava num prédio cheio de velhas e estudantes universitários. Querem que os miúdos vão para a rua brincar? Não os encham de actividades extra curriculares, dediquem-lhes tempo, deixem-nos conhecer pessoas da idade deles e , se for necessário, no Natal, troquem um jogo por uma bola de futebol , de basket ou uma corda para saltar.

Deixa um comentário