Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogar mal ou defender mal: Como se perde um Clássico?

Está aí à porta o que muitos apelidam de jogo do título. Se é cedo para que um encontro tenha este cariz, começa a parecer tarde para o FC Porto recuperar a desvantagem. Por esse motivo aceita-se a denominação. 

Agora, como é óbvio, esta semana que antecipa o encontro é dos treinadores de bancada, que definem com propriedade, como é que a sua equipa vai ganhar ao rival. Golear até. O que nunca vi foi alguém explicar, tim-tim por tim-tim, como se perde o Clássico. Se é para ser mais um treinador de bancada, ao menos que seja inovador. Cá vai.

Começando pelo conjunto da casa, perder este jogo significa ficar praticamente arrumado das contas do título. O que deve Sérgio Conceição fazer para tirar férias mais cedo? É fácil. O FC Porto tem 3 boas estratégias para errar neste jogo. A dificuldade na construção, a reação pobre à pressão alta do adversário e a forma ineficaz com que defende o último terço. E neste caso, tendo em conta o jogo do Benfica, é vir o diabo e escolher. Dá para todas. Diria que o SC tem a vida facilitada até. Partindo do princípio que o FC Porto assume o comando de jogo e a posse de bola, virá acima a dificuldade em construir e jogar apoiado, já que encontrará um Benfica solidário nas coberturas e bem organizado no momento defensivo, salvo transições. Assumindo também que o Benfica mantém a pressão alta característica do jogo de Lage, teremos um Porto a despachar mais bolas do que a sair a jogar, ou até a errar. E dado que a frente de ataque encarnada tem Taarabt, Pizzi, Rafa, Vinícius e Cervi, está aqui uma ótima oportunidade para a linha defensiva do Porto meter água. Deixo mais uma dica ao Sérgio, esta de borla. Já que perder envolve marcar menos golos que os outros, jogar com o Marega de início poderá fazer bom efeito também.

Se for o Benfica a querer perder, então Lage tens aqui duas hipóteses: jogar sem o Weigl e permitir o jogo exterior do Porto. Claramente já percebemos que o alemão veio para oferecer equilíbrio defensivo e melhor construção a partir de trás. Muitos pensavam que se tratava de um jogador para hat-tricks e cabritos, mas não o é. Não deixa, ainda assim, de ser uma peça fundamental, principalmente quando o grau de dificuldade dos jogos aumenta. É que sem Weigl, o Benfica vai permitir o seu maior pesadelo: transições defensivas. Depois já todos sabemos o que acontece: bola na profundidade, um central entra à queima, o André Almeida ainda está na A1 a chegar ao estádio, golo do Porto. Esta é sólida. Em segundo lugar, permitir o jogo exterior. Com Alex Telles, Corona, Luis Diaz e eventualmente Nakajima, embora o último procure mais a zona central, será um mimo para os laterais do Benfica, que a nível defensivo sofrem. Não preciso de explicar. Basta enumerar: Diogo Gonçalves, Rafael Camacho, Varela, Piazon, Nuno Santos, e Mohammadi sempre que caía no lado esquerdo.  Caso o intuito seja perder, é isto. Depois quando for altura de levantar o caneco, é ver o Bruno Lage a entrar com uma camisola do Benfica com o meu nome e o 38 nas costas.

Amanhã quando chegarem ao trabalho, e se, em conversa, aparecer o vosso colega mestre da tática vencedora, façam um brilharete. Agradeçam depois no sábado, quando virem que equipa é que, efetivamente, quer perder o jogo.

O mundo não é só ganhar. Pensem fora da caixa. Ou da baliza.

Alexandro Ferreira

30 Comentários

  • Fabio Mendes
    Posted Fevereiro 6, 2020 at 10:37 pm

    Isto está tão bom! Ahahah

  • Alexandro80
    Posted Fevereiro 6, 2020 at 10:47 pm

    Se gostaste é seguir:
    FB: @alexandro.ferreira80
    IG: @alexandro.ferreira80
    TW: @ferreiraalex80

  • BENFICA36
    Posted Fevereiro 6, 2020 at 10:49 pm

    Enorme texto , o Porto derrotar o Benfica basta lateralizar e cruzar para a área onde mora o Ferro com Soares nas suas costas .

    1 0

    A partir daí é jogar em contra-ataque.
    Marchesin
    Corona Pepe Marcano Telles
    Baro Danilo Uribe Luiz Diaz
    Nakajima Soares

    Se jogar assim ,ganha por 2 ou 3 .

    Benfica ganhar o jogo depende se o Manafa joga do lado do Rafa, se o Danilo está em quebra ,se o Marega joga , se o Uribe jogar como anda a jogar .

    Tudo depende de como está o estado físico das equipas mas no momento defensivo apenas ter Rúben Dias e Weigl em condições é pouco .

    Ganhará quem tiver menos medo de arriscar e tendo em conta que o jogo é no Dragão, aposto na vitoria do Porto, infelizmente…

  • Kafka
    Posted Fevereiro 6, 2020 at 11:04 pm

    Se o objectivo era falar em jogar para perder tem que se obrigatoriamente falar em Ferro e Seferovic que tudo fazem para levar o Benfica à derrota, o Ferro na defesa é um autêntico passador, com o Ferro em campo é sempre bar aberto para o avançado contrário, faz lembrar aquele amigo que trabalha num bar e dá sempre umas bebidas à borla e depois Seferovic é um dos maiores especialistas Mundiais a falhar golos, tudo o que o Benfica cria ofensivamente no que depender daqueles 2 tijolos nos pés de Seferovic e para destruir

    • BrunoR
      Posted Fevereiro 7, 2020 at 11:41 am

      Oh pá, achava eu que era pessimista (sendo eu, um forte crítico da gestão do Vieira e dos camiões de comissões que aparecem para os lados da Luz, todos os anos!).

      É raro comentar alguma coisa aqui no blog mas, tento sempre andar atento aos comentários (desde 2011, sensivelmente), porque é um espaço de discussão muito diferente dos outros jornais/blogs!

      Agora, já cansa estás tuas críticas (algumas boas outras completamente descabidas).
      Se eu preferia ter um Haaland em vez do Seferovic? Claro que sim… Se preferia ter um Varane em vez do Ferro? Também preferia.
      Apesar de achar que o plantel é curto e mal estruturado em algumas posições (DD, GR, DC, PL), acho que já chega de bater na mesma tecla.
      O Ferro, no ano passado por esta altura, era melhor que o Ruben Dias, ia ser o futuro central da seleção… Não pode ter um rendimento mais fraco? Tem logo que ser mandado abaixo? Um jogador que já deu provas de que, em forma e com a concentração no máximo, é um central muito completo. No ano passado fomos ganhar ao Dragão com ele. Não é por tu passares a vida a criticá-lo que ele vai subir de rendimento, ou que o Lage o vai tirar. Até Ronaldo’s e Messi’s apanham periodos de forma Horriveis.
      Isto é ser tudo, menos Benfiquista. Entendia as contestação DIÁRIA se fossemos um Sporting ou um Aves (com todo o respeito). Agora, estar sempre a bater na mesma tecla, não vai mudar os acontecimentos para os lados da LUZ.

      Aposto que, se o Barcelona do Guardiola tivesse vestisse de vermelho e branco e jogasse um ano inteiro na Luz, tu ias criticar a cor das chuteiras ou o penteado do Pinto!

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 7, 2020 at 3:24 pm

        Falando objectivamente, nao sendo advogado de defesa do Kafka, ate porque neste tema ninguem precisa, porque as exibicoes em questao falam por si.

        E verdade que o Ferro ja fez melhor, mas ele so era colocado acima do Ruben pelos haters do Ruben. Ele nunca foi superior ao Ruben, nunca. Ele tem um atributo melhor que o Ruben, que e o passe, e mais nada. Ha uma grande distancia entre os dois neste momento, tal como ha um ano atras havia… era a diferenca entre um ser titular da A e o outro da B. O Ferro, para ser um defesa completo, tinha que ter abordagens defensivas boas, e acima de tudo boas decisoes. Basta veres o que ele fez no golo do Aves na luz e no primeiro golo do Famalicao. Ele comete erros que desiquilibram a equipa / defesa, onde bastava conter… nada mais. Precipita-se, vai a queima sem qualquer motivo. Nao ha perigo! Ele forca o 1 vs 1 sendo que e comido em ambos os lances… e ha mais exemplos se quisermos ver com atencao, ate de erros diferentes. Ele tem uma agora duas “meias epocas” na A, e ja devia ser melhor na leitura dos lances e decisao sobre qual a abordagem a cada lance. Fisicamente ele tem que “crescer”, e quase “facil” para um avancado forte abafar o Ferro, porque ele e super lento e pouco agil.

        Este estilo de central precisa de muita confianca, para jogar com supless, sair desde tras com eficacia, queimar linhas no passe, etc, e um tipo de jogo que exije muita confianca, que ele agora nao tem. Depois, para cumprir defensvimente, precisa de uma equipa que o proteja, alias, o Benfica precisa de proteger ambos os centrais, porque nao raras vezes os medios sao consecutivamente batidos e os avancados aparecam embalados, com bola dominada, de frente para os centrais. Claro que tudo esta ligado, mas olha que nao e dificil arranjar um central que o Ferro dos ultimos tempos, nao sei se ele estava limitado ou nao, ouvi dizer que sim, mas ele criticado com muita justica, porque tem estado longe de mostrar o nivel necessario para vestir aquela camisola. Sabes ha quanto tempo o Benfica nao sofria 2 golos em 3 jogos consecutivos na luz?

        Quanto ao Seferovic, o tempo encarrega-se de demonstrar que quem o critica tem razao, fico contente por terem contratado Dyego e fico-me por aqui.

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 6, 2020 at 11:45 pm

    Uma perspectiva de analise engracada, sem duvida xD

    Em relacao a analise ao Porto, discordo que, nas condicoes descritas, “bater na frente” seja errado, ou os coloque mais perto de perder. Neste jogo em especifico:
    – O Porto vai tentar ter a bola e ate espero que o Benfica “conceda” algum dominio, para ter espaco para explorar (o Porto tambem e debil na transicao defensiva).
    – O Benfica vai entrar mais concentrado no sabado, do que o que tem feito ultimamente, defensivamente mais solidario e mais coordenado colectivamente na pressao (ou pelo menos eu quero acreditar que sim).
    – E mais provavel que consiga realmente dificultar a saida do Porto, que ja de si nem sempre e famosa.
    Assim, ate pode ser a melhor forma, ou a mais eficaz, do Porto sair e encostar o Benfica (certamente a mais rapida)… batendo na frente:
    – A defesa do Benfica, fisicamente, e vou assumir que Tomas vai jogar, ja que o Almeida jogou os ultimos 2 jogos completos, e muito mais fraca do que o ataque do Porto.
    – No jogo da luz, Marchesin esteve excelente a colocar a bola no corredor do Grimaldo, muito precisao no passe, e o Porto fartou-se de ganhar a primeira e a segunda bola resultante.
    – Com o defesa mais forte do Benfica a jogar como central descaido para a direita, Ze Luis ou Soares, quem jogar na frente, facilmente cai para direita do ataque, chegando perto de Marega, que vai abafar completamente o Grimaldo em qualquer disputa fisica/aerea, e isto, junto om as aproximacoes do Baro e do lateral, para a segunda bola, e capaz de ser mesmo uma das melhores maneiras do Porto sair da pressao, ganhar rapidamente a bola no meio campo ofensivo e assim passar a primeira pressao do Benfica.

  • Rui Silva
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 12:54 am

    Bom texto. Mas não concordo (é até acho que o texto se contradiz) com o seguinte: “Assumindo também que Benfica mantém a pressão alta caracteristica do jogo de Lage, teremos um Porto a despachar mais bolas do que a sair a jogar, ou até a errar.”
    Os meus argumentos são:
    1) o Benfica de Lage não se caracteriza pela pressão alta
    2) a pressão alta beneficiaria o FCP.

    Porquê?
    1) o Benfica de lage só pressiona numa situação: quando a bola cai na lateral (defesa esquerdo direito), para obrigar a chutar para a frente/fazer passe arriscado para o centro, procurando cobrir a linha de passe para o GR/novamente para o centro da defesa. De resto, apenas está preocupado em que a bola não entre no meio (porque sabe que é o ponto fraco da equipa), mantendo se fechado e coeso nessa zona, mas sem pressionar.
    2) se o Porto, como texto diz e bem, tem dificuldade a construir, o melhor é mesmo não pressionar muito alto. É deixar jogar, baixar linhas, e obrigar o FCP a procurar o estilo de jogo em que se sente mais desconfortável: construção de trás. Pressionar alto é convidar ao jogo longo (estilo mais cómodo para o Porto), o que com uma equipa subida pode ser a morte do artista.

    Just my two cents. ;)

  • Marcio Ricardo
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 4:45 am

    Muito bom mesmo, Parabéns!!

  • kanjy6
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 7:46 am

    Ahah tudo muito bonito… Mas para mim em clássicos por norma só um detalhe decide o jogo, a EFICÁCIA, após essa entram as outras de que interessa ao Benfica o Porto errar se o Benfica não conseguir concretizar e o Porto na “primeira vez que for lá” marcar golo?
    Isto aplica-se ao Porto…
    Basicamente, o que interessa é a bola entrar….

  • Nickles
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 8:35 am

    Tudo dito Alexandro.

    A parte do Ferro e do Almeida então é completamente em cheio. O Almeida nunca na vida teve qualidade para ser titular no Benfica. Aliás as únicas qualidades apontadas pelos seus grandes defensores era que cumpria e que era o melhor lateral direito da Liga. Então essa do melhor lateral direito da liga ser atestado de qualidade para o que quer que seja é tão mas tããããão boa que actualmente o melhor defesa direito em Portugal é.. um extremo.

    Quanto ao Ferro. A primeira coisa que um treinador explica (principalmente a um defesa) nos Infantis é para os jogadores não irem á queima. Isto é o básico dos básicos. Portanto neste momento o maior clube Português tem um defesa titular que não sabe o básico dos básicos.
    E para além de ter uma capacidade de desarme ao nível dos Infantis, ainda consegue ser fraco em outros pontos fulcrais de um central, como o posicionamento por exemplo. Ah e já agora o físico.. É inadmissível um central com 1.90 e tal de altura ter apenas 76kg.

  • DiogoC
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 9:25 am

    Por acaso acredito que o Marega nestes jogos é onde é mais perigoso. A pressão alta do Benfica permite a Marega ter espaço para fazer estargos entre o ferro e grimaldo (de longe o ponto mais fraco desta equipa do Benfica)

  • Pipo
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 10:31 am

    Se há jogos onde o Marega tem que jogar, é precisamente nestes. Onde tem sempre oportunidades de explorar as costas da defesa num contra-ataque, que é a imagem de marca dele. É zero contra Tondelas, mas nos jogos grandes é o nosso maior trunfo.

  • Cljool
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 10:59 am

    Excelente texto e com um perspectiva inovadora. Outra forma boa de perder este tipo de jogos é não conseguir manter um certo equilibrio emocional. Enquanto que em outros jogos se precisa de motivar a equipa, nestes jogos a motivação esdtá tão alta que o dificil é manter a eq

  • Manchester Is Red
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 11:50 am

    Tal como escrevi noutro artigo, não vejo o Benfica vencer este jogo.

    Treinador e jogadores sabem que se saírem do Dragão com um empate, o campeonato fica selado.

    “Pre-Game” muito diferente da visita ao Dragão da época anterior em que a equipa precisava de vencer obrigatoriamente e tinha a confiança em níveis altíssimos (aliada ao bom futebol que praticava).

  • RPR
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 12:37 pm

    O Gabriel, apesar de ter arrancado 2020 sem o fulgor do último ano, continua a ser um jogador essencial. Fizemos os melhores jogos com ele e o Adel no miolo. O Weigl é um bom jogador, mais acutilante a nível defensivo e com mais segurança no passe. Mas o Gabriel oferece uma maior capacidade de pressão, tendo também um maior raio de acção, sendo importante para reduzir o tempo e espaço dos jogadores do Porto com bola. Julgo que, num jogo que se prevê intenso, o meio campo iria obter mais dinamismo com o brasileiro e o marroquino no XI

    • Myth1c
      Posted Fevereiro 7, 2020 at 1:36 pm

      Dinamismo e Gabriel na mesma frase… se há coisa que ele não oferece à equipa é dinamismo. Pelo contrário, prende demasiado o jogo do Benfica e torna tudo mais previsível, com a sua insistência em fazer passes longos que, muitas das vezes, não chegam ao destino (só no último jogo para a Taça foram 15 perdas de bola), saindo pela lateral ou sobrando para o adversário entrar em contra-ataque e aproveitar as debilidades da equipa na transição defensiva. A circulação que ele dava à equipa no ano passado, com variações de jogo eficazes, esfumou-se este ano, em particular nos últimos jogos, parece-me que devido à péssima forma física em que se apresenta. Na senda deste post, se o Benfica quiser muito perder, é colocar o Gabriel no 11.
      Por outro lado, se queremos sobreviver no Dragão e não ser asfixiados durante os 90 minutos, é imperativo que joguem Weigl (com o seu excelente sentido posicional e capacidade de passe, dá outra segurança a partir de trás e melhora muito a saída de bola) e Taraabt (o único do meio campo que se tem mostrado capaz de reter a bola, progredir com a mesma e sacudir a pressão). Com este meio-campo, Lage transmitia também à equipa que é para ir sem medos, em busca de um resultado com o do ano passado.
      Os meus parabéns ao autor, que já nos tem habituado a estes textos bem-humorados e sempre pertinentes.

      • RPR
        Posted Fevereiro 7, 2020 at 3:33 pm

        Gabriel empresta dinamismo, sim, ou não fosse ele um dos jogadores mais importantes da equipa. Agora, podemos concordar que não está na melhor forma possível. Mas, dado o jogo em questão, oferece mais que o Weigl. O seu [Weigl] raio de acção fará com que os jogadores do Porto tenham mais espaço e o Gabriel pode atenuar essa situação. Weigl oferece tudo isso que disseste, mas se se remeter a jogar em zonas mais recuadas, haverá um buraco enorme no meio campo.
        A alternativa poderia ser um meio campo a 3, com Weigl, Gabriel e Taarabt, passando Rafa para a esquerda e saindo Cervi do XI. Mas o argentino tem sido importante no apoio defensivo a Grimaldo. Assim sendo, Gabriel e Taarabt continua a ser a minha escolha

        • Myth1c
          Posted Fevereiro 7, 2020 at 5:11 pm

          Continuo sem perceber qual é o teu argumento para deixar o Weigl de fora do jogo. Se a ideia é ter mais consistência defensiva, então seria Weigl com Gabriel, mas ofensivamente iríamos continuar à mercê do jogo de passe longo do brasileiro.
          Quanto ao 433, não me parece de todo que seja o jogo nem o momento para implementar.

          • RPR
            Posted Fevereiro 7, 2020 at 5:36 pm

            Como disse, dada a intensidade do jogo, prefiro ter o Gabriel naquela posição. O Adel, para mim, é intocável neste momento. Noutros jogos de menor exigência, Weigl adequa se melhor, pois a pressão exercida pelos adversários é menor, sendo mais favorável às suas características defensivas. E sim, o 433 não é para a este jogo, mas quem sabe se o BL não tem andado a trabalhar esse sistema. Aguardemos

    • Mantorras
      Posted Fevereiro 7, 2020 at 3:37 pm

      Um medio para ser um grande medio tem que ser consistente, estavel, nao perder a posse de forma risivel.. Reve o jogo de Alvalade e diz-me se achas normal um medio centro, num jogo daqueles, entregar tantas vezes a posse mal como ele fez, e nao e so o entregar mal… e o nivel dos erros que ele comete, porque alguns sao coisas evitaveis que ele arrisca quando a melhor opcao, o ideal para a equipa, era um passe para um colega com o campo aberto e onde realmente esta o espaco, e ele inventa. Literalmente, ele inventa. Nenhum grande medio centro faz isto. Nenhum.

      Prende o jogo feito idiota, da umas voltinhas inuteis, e depois da equipa ficar bloqueada por causa dele faz um passe onde se preocupa em meter o maximo de efeito na bola, cheio de estilo, directo para fora. Altamente. Isto nao e de um grande medio, nem nunca vai ser. Alem disso, quantas vezes ele decide arriscar passes dificeis quando a equipa esta em momento de posse, completamente desposicionada para responder a perda de bola, originando um contra e fazendo a equipa recuar 40 metros? Isto arruina fisicamente a equipa. Um medio centro com classe tem que saber perceber isto, quando a equipa esta pronta para arriscar ou nao, quando o risco pode matar o adversario ou nao.

      O Gabriel e daqueles jogadores capazes do melhor e do pior, e isso num medio centro nao e la grande qualidade. Alias, e um problema grave. Aquilo que se procura num medio, e que seja um jogador que “jogue sempre bem”, mesmo quando nao joga grande coisa… joga bem. Ele e fortissimo na pressao e na antecipacao, embora cometa erros ao entrar a queima, gosto muito da agressividade dele nesse momento, mas ofensivamente, ele com o pe esquerdo que tem, se soubesse decidir… iria render o dobro.

      Posto isto, que e apenas a minha opiniao, espero que no Sabado ele esteja no seu melhor… e ate la que va vendo uns jogos do Moutinho, pode ser que aprenda.

      • Myth1c
        Posted Fevereiro 7, 2020 at 5:03 pm

        Exactamente, Mantorras. Naquela posição, exige-se que o jogador não invente e tenha uma saída de bola limpa, dando opções de passe aos colegas e sendo o primeiro elemento na construção, com pragmatismo. Gabriel tem assumido esse papel de ser o primeiro a recuar para junto dos centrais para começar a construir, mas tem de ser mais ágil e rápido a executar. E, sobretudo, mais eficaz. Caso contrário, vai continuar a empatar o jogo do Benfica. Este estilo molengão, ainda por cima, não cai bem junto dos adeptos na Luz, que começam a perder a paciência com ele.
        Tirando a segunda metade da época passada, pouco ou nada rendeu ainda no Benfica. Weigl pegou de estaca, mesmo não sendo um jogador tão vistoso, e acredito que quando se entrosar melhor com a equipa o Benfica vai dar um salto qualitativo.

      • E o que temos
        Posted Fevereiro 7, 2020 at 5:13 pm

        Concordo com tudo, a verdade é que se ele fosse bom na decisão também nao tinha vindo cá parar.

      • RPR
        Posted Fevereiro 7, 2020 at 5:34 pm

        Percebo o que dizes, mas acho que apenas se trata de um baixo momento de forma. No último ano os passes longos saíam lhe muito melhor e eram uma arma importante no jogo do Benfica.
        A nível defensivo, e como bem dizes, é muito agressivo e tem sido importante. Aliás, no jogo em que ele ficou de fora, para o campeonato, sofremos dois golos (só tínhamos sofrido 6 até então julgo). Talvez o facto de ser muito forte fisicamente faz com que não seja tão célere a circular a bola, sabendo que aguenta o choque e pode protegê la. E isso tem se acentuado. A ver se recupera a sua melhor forma pois é capaz de emprestar muita qualidade ao jogo.

  • matisptfan
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 12:50 pm

    Para o Benfica perder, neste momento, e so jogar com 2 homens no meio-campo em vez de 3.

  • grato
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 1:19 pm

    O Benfica vai perder porque o empate serve!

  • Pedro Almeida
    Posted Fevereiro 7, 2020 at 3:40 pm

    Prevejo um jogo fechado com nenhuma a querer errar. Mas o Porto com mais cabeça e garra que vai aproveitar bem o espaço que o Benfica deixa os adversários para jogar.
    Para o Benfica o empate serve já o Porto vai ter de ganhar ou o campeonato os encarnados fazem o cheque ao título.
    Quanto ao onze do Benfica de pouco vai adiantar quando o que tem em falta é dinâmicas e posicionamento em campo.
    Um reforço do meio campo de para fechar os caminhos para a baliza é o cenário mais realista mas também é a atitude cobarde e sem garra que o Benfica apresenta nestes jogos nesta década…
    O onze que usaria seria:
    Ody
    Tavares ( está melhor fisicamente do que André Almeida e tem mais técnica)
    Dias
    Ferro
    Grimaldo
    Weigl( não sei se já está recuperado mas se não estiver era o Samaris)
    Gabriel
    Pizzi
    Taarabt
    Rafa
    Vinicius

    Mantém-se o duplo pivôt para dar estabilidade há equipa mas dá-se liberdade ao Taarabt para aparecer nas zonas mais avançadas do terreno onde deveria estar sempre pois é o elemento mais criativo e com mais técnica da equipa.
    Rafa volta há sua posição natural sendo que com dois trincos Grimaldo pode subir que tem 4 elementos que ficam encarregues de cobrir o espaço dele nas transições rápidas do Porto.
    Acredito que com este onze somos capazes dominar facilmente o Porto mas é preciso tomates e inteligência em campo( em vez de mandar despejar bolas na frente vindas da defesa por exemplo era um bom começo).

Deixa um comentário